1º Batalhão DQBRN instrui tropa paraquedista para operação nos EUA
Rio de Janeiro (RJ) – No período de 9 a 20 de março, o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) atendeu ao Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) da tropa que participará da Operação Culminating, nos Estados Unidos da América, contribuindo para a sua capacitação básica em DQBRN.
Sob o comando do 25º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista, participaram da atividade 188 integrantes das seguintes organizações militares da Brigada de Infantaria Pára-Quedista: 26º e 27º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista; Companhia de Precursores Pára-Quedistas; 20º Batalhão Logístico Pára-Quedista; Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar; e 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-Quedista.
Os conhecimentos transmitidos durante a capacitação auxiliarão a tropa na execução de medidas de proteção em ambiente com o risco da presença de agentes QBRN, por ocasião da atividade operacional naquela nação amiga.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Não é para falar não, mas esses uniformes parece que vieram dos estoques do Us Army.
Se não me engano já vi esse padrão de camuflagem em trajes NQBC do Us Army.
Sim, o mais provável é que, na busca por uniformes “apropriados”, estes eram os que estavam disponíveis, em eventual maior número, a custo pretendido, de “boa” proveniência, etc.
???? Que foi que eu disse?
O que que tem?
Sim, é isso mesmo. Nada contra.
Olá Colegas. Algumas imagens podem passar mensagens perturbadoras. A primeira, com os soldados equipados caminhando em frente aos prédios antigos, pintados em duas cores e telhados de quatro águas, com suas escadinhas à testa do meio-fio lembrando cidadezinhas esquecidas no tempo e as enormes árvores lá no fundo. As inscrições “Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear” destoam.
Camargoer
Eu ia perguntar justamente isso… sobre a estrutura.
Quanto a equipagem dos soldados tudo parece ok.
Mas se aquela for a real estrutura da sede entao ela destoa e muito de outros centros militares equivalentes no resto do mundo. A nao ser que aquelas “casinhas” sejam para o pessoal de apoio administrativo mas mesmo assim, ainda sao totalmente incompativeis com função do local.
Vejam ultima foto, verão prédio moderno, vilas e quarteis militares mesclam mobiliário em todo Brasil. Guerra química/biológica já e realidade, exercito esta de parabéns, precisa ampliar conhecimento e equipagem.
Olá Salim. Eu tinha notado os prédios mais recentes nas outras fotos, contudo a foto inicial no qual aparece o nome do batalhão em um prédio bem antigo passa uma mensagem de contraste. Há uma foto clássica e proposital do Shinkansen correndo á frente do Monte Fuji para criar o contraste do antigo e do moderno. Outra que gosto muito é da geisha usando um celular.
Salim
Eu tbm vi a ultima foto.
O que quero saber é se alguem aqui que tenha o conhecimento ou que esteja na area pode passar mais informacoes sobre a estrutura do local com mais detalhes.
Continue na Quarentena, você não está bem…kkk
Olá Maurício. Agradeço a sugestão. Vou aproveitar o tempo em casa para estudar mais sobre “semiótica” e melhorar a minha capacidade de compreender o mundo. Também vou ler um pouco sobre sincronicidade. Geralmente, as fotógrafos premiados são aqueles que desenvolvem a capacidade instintiva de registrarem imagens representativas do momento. Por exemplo, a melhor síntese do que foram protestos em Pequim foi o rapaz interrompendo sozinho uma coluna de tanques. Ainda estou procurando a imagem que representará esses sombrios dias brasileiros.
Não é permitido fotos que identifiquem pontos estratégicos em Instituições Militares, nunca vão mostrar tudo e nos mínimos detalhes, fica a dica, abraço!!!
Ali não se realiza a pesquisa, ali se armazena material de emprego movel em situação de ameaça quimica, biológica e nuclear. O que importa mesmo são os equipamentos e veiculos e não a garagem, galpão ou o dormitório.
Olá Cris. Mesmo nós centros de pesquisa mais avançados sempre haverá uma infraestrutura mais antiga. Acho normal e até correto reaproveitar estruturas antigas. O ponto que mencionei seria o contraponto entre a sofisticação e especialização do batalhão e onde escolheram colocar o nome da organização.
E qual é a importância disso? E até que a pintura está bem cuidada…
Olá Marcelo. Parece a escola onde fiz ensino fundamental.
Ao invés de falar sobre a matéria, ficam falando sobre arquitetura, se o prédio é antigo, etc….tem que ter muito saco e paciência….barbaridade…..
Não precisa ter saco ou paciência, basta ignorar os comentários que não te agradam ou simplesmente não ler mais os comentários, se te fazem tão mal.
Sabichão, o que eu quero dizer é que a matéria é sobre proteção NQBR e o especialistas ficam falando sobre arquitetura de um prédio de um quartel…..
Se vocês não conhecem, tem muitos prédios de quartéis do EB que são muito, mas muito antigos….e tb tem prédios moderníssimos!
O problema é que, via de regra, se desvia do assunto do tópico para falar de coisas que não tem nada a ver com o assunto.
Mas, em tempos de facebook e outras bost@s do tipo, escrever textão e c@g@r tese é a moda….
Fica bem, sabichão….
Caro Flanker. O comentário foi sobre a mensagem semiótica de ter o nome do batalhão especializado sobre a parede de um prédio antigo. Quando o governo do Japão usa a imagem de um geisha usando um smartphone na capa de um documento de divulgação cultural, eles sabem o impacto disso. Quando o EB coloca o nome do seu batalhão de defesa especializado em um prédio que lembra uma escola primária é no mínimo descuido. Talvez falte um “sabichão” versado em comunicação social como existe em outras instituições, inclusive privadas, para não perder oportunidades.
“Quando o EB coloca o nome do seu batalhão de defesa especializado em um prédio que lembra uma escola primária é no mínimo descuido.”
Claro, porque tem uns malas como você para ficar prestando atenção nisso…..
Fala sobre o equipamento, o treinamento, a capacitação, a missão que eles irão desempenhar na operação lá nos EUA….mas, não!!! É mais fácil falar de semiótica e de uma gueixa usando smartphone em um tópico sobre proteção NQBR……
Parabéns às FFAA. Em que pese as tristes restrições orçamentárias, e a falta de visão a longo prazo de nossa classe política, fazem o melhor que podem para manter o profissionalismo.
Iran, cuidado…..muitos aqui acham que o prédio lá no fundo da foto é muito antigo….e que isso não pega bem….é descuido……
Melhor unidade de defesa QBRN da AL e uma das melhores do mundo, parabéns EB, as fotos ficaram boas.
Off topic : https://youtu.be/O_TtiJ3Wj4I
Alguns aqui podem até não gostar dos russos, mas têm que se adimitir que os caras são bons em propaganda, vendo esse vídeo com tantos tipos de armas e equipamentos deu até inveja, imagino que o US army poderia fazer um melhor se quisesse 🙂 mas o exército russo aparenta estar bem moderno comparado a uns 20 anos atrás.
Muito bom o vídeo, isso faz parte da natureza para não brigar mostre os dentes.
Não sou paga-pau dessa gente, mas ali vi algo que nunca fizeram aqui no Brasil, a filmagem da zona de impacto de uma salva de foguetes de artilharia com muniçao real. Com o Astros aqui só atiram com muniçao inerte.
Astros com munição inerte?
Desconheço
Matheus
Muito bom o video das Forças Russas, eles realmente capricham na propaganda. Se conseguir poste um com exercicios dos EUA tbm.
Show de bola esse vídeo. As FA do Brasil nunca fizeram parecido? Seria muito interessante.
Abraço.
Americanos fazem MUITA propaganda tambem, se chama “Hollywood”.
Procurem filmes de guerra e ficção russos, são muito bons !
Munhoz
Sim… ja assisti alguns filmes russos de guerra.
Eles são filmes bem mais realistas que os de Hollywood.
Se vc se interessar assista:
– T-34 (2° Guerra)
– KV-1 Almas de Ferro (2° Guerra)
– Céu em Chamas (2° Guerra)
– Fortaleza de Brest – A Resistencia (2° Guerra)
– 9° Pelotao (Guerra do Afeganistao)
– A Guerra de Agosto (Guerra da Geórgia)
O filme 9° Pelotao tem cenas realmente tensas.
Ele mostra desde o treinamento dos cadetes russos ate a invasao.
Tem um filme de ficção “Atração” é muito bom
Munhoz
Vou procurar… obrigado pela dica.
Se puder assista esse de ficçao:
. O Duelista
(Filme ambientado ainda na epoca do Imperio Russo)
Olá.Mgnvs. Assisti duas vezes “o duelista”. Bem legal. Umas sequências diferentes e ângulos estranhos. Fica logo claro que não e Hollywood, nem europeu, nem brasileiro em chinês… Engraçado como essas coisas tem identidade.
Camargoer
Sim… o Duelista é um filme russo com uma premissa interessante. Tbm gostei muito. Mostra bem como era a sociedade russa burguesa da epoca, com seus nobres e tudo mais.
Assisti o 9° pelotão ontem, muito bom o filme, obrigado por recomendar !
Matheus Augusto
Disponha.
Se puder assista o T-34 (efeitos especiais estilo Matrix) e assista tbm o KV-1 Almas de Ferro. Excelentes batalhas de tanques.
Qual será a máscara que eles usam?
Qual será a máscara que eles utilizam?
Jean, nem perde tempo em perguntar. Eu não sei te responder, mas os outros preferem falar de cinema russo em uM tópico sobre defesa NQBR do EB……