Brasil e EUA assinam acordo de desenvolvimento militar
Brasil e Estados Unidos assinaram hoje (8), no estado americano da Flórida, um acordo na área militar para desenvolvimento de projetos futuros. O Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E, sigla em inglês) vai, segundo o Ministério da Defesa (MD), abrir caminho para aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares. É, segundo o ministério, um acordo que balizar os acordos posteriores entre os dois países.
“O RDT&E é um passo inicial para que Brasil e EUA desenvolvam projetos conjuntos na área de Defesa. […] Cada acordo de projeto que venha a ser desenvolvido pelas partes deverá ser executado em consonância com os termos do RDT&E, assim como os respectivos leis e regulamentos nacionais de cada parte”, afirmou o MD, em nota.
O governo brasileiro espera facilitar seu acesso ao mercado norte-americano na área de defesa, bem como facilitar a entrada de produtos brasileiros em outros 28 países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A OTAN é uma aliança militar intragovernamental da qual o Brasil não faz parte, mas em agosto do ano passado, os Estados Unidos designaram o Brasil como aliado militar preferencial do país fora dessa aliança.
“É uma afirmação dos fortes laços existentes entre as nossas Forças Armadas, laços que continuam crescendo. Assinamos um acordo histórico esta manhã, que abre caminho para um compartilhamento e desenvolvimento ainda maior. Hoje discutimos sobre oportunidades e ameaças que minam a democracia e a estabilidade nos Estados Unidos e no Brasil”, disse o Almirante de Esquadra da Marinha americana, Craig Feller, após a assinatura do acordo.
Em seu discurso, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, seguiu na mesma linha e exaltou a parceria com o país norte-americano.
“Temos os Estados Unidos como um parceiro importante. Estivemos juntos pela democracia e liberdade na Segunda Grande Guerra e hoje estamos discutindo aspectos do ambiente regional. […] Hoje mais um acordo inédito que assinamos com os Estados Unidos, e que poucos países têm, para o desenvolvimento na área de defesa, pequisa, tecnologia, testes, avaliação e desenvolvimento nos aspectos que concernem a defesa”.
A assinatura do acordo ocorreu durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Comando Militar do Sul, responsável por coordenar as operações militares dos Estados Unidos no Caribe, Centro e América do Sul. A previsão é de que Bolsonaro permaneça nos Estados Unidos até terça-feira (10).
Integram a comitiva brasileira, além do presidente e assessores próximos, os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), além do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que escreveu, no Twitter, que “Brasil e EUA, antes de mais nada, trabalham para serem países prósperos, apostando no livre mercado, num Estado menor, apoiando a legítima defesa através de armas e respeitando os valores judaico-cristãos da maioria de nossas sociedades.”
FONTE: Agência Brasil
Buenas. Aos entendidos, com esse gesto, pergunto:
1- vamos deixar de ter uma postura de neutralidade na AS e ter algo mais “pró ativo”? (sanções comerciais, mover desagravos, essas coisas )
2- vai baixar o preço das armas no Brasil? Uma G2C fabricada no Brasil, nos EUA, é 200 dólares, e aqui custa de 3.000 reais pra mais, por ex.
3- vamos redistribuir as forças no Brasil alinhando os interesses com os eua? Eu acho isso pouco provável porque precisa de muito dinheiro pra mover meios e pessoal. A lei não é ágil para atender uma mudança perene…
1- Na prática já deixamos de ter uma postura de neutralidade na América do Sul ao apoiar Guaidó,e também no Oriente Médio tendo uma postura claramente pró-Israel.Em ambos os casos tomamos medidas inéditas na nossa política externa graças a aproximação com os EUA.Particularmente acho isso bom,um país do tamanho do Brasil não pode adotar uma postura covarde de isentão nas relações internacionais.
2- Não.O projeto serve basicamente para que empresas brasileiras sejam subcontratadas em projetos capitaneados por empresas americanas.
3- Esse não é o propósito do acordo.Se bem que os esquerdistas já falam que as Forças Armadas brasileiras viraram na prática forças auxiliares do SOUTHCOM desde que o Brasil se tornou um aliado extra OTAN.
Olá Alan. Esse fundo pode ser usado para uma empresa dos EUA líder de um projeto subcontratar empresas brasileiras, mas também para institutos de pesquisa brasileiros fazerem pesquisa básica sozinhos ou em parceria em temas de interesse do governo dos EUA e para empresas brasileira desenvolverem produtos de interesse do governo dos EUA. Sobre a politica externa do atual governo brasileiro considero equivocada.
Você gosta de política externa com Cuba e Venezuela.
Caro Nonato. Acho que política externa se faz com praticamente todos os países, incluindo Argentina (terceiro parceiro comercial), EUA (segundo parceiro comercial) e China (principal parceiro). Com Japão (o Brasil tem a maior comunidade Nikei fora do Japão) com a Nigéria (o único país que tem mais negros e descendentes de negros que o Brasil), com Portugal e todos os países de língua portuguesa. Com a Russia, India e África do Sul (completando o Brics), como todos os países do G20. Com todos os países da América Latina. Com Vietnan e Coreia do Norte, ambos comunistas. Com Ira e Iraque (os persas são muito próximos da cultura brasileira). Com o Líbano (tem mais descendentes libaneses no Brasil que a população libanesa), Com Arábia Saudita (um ditadura teocrática), com a Inglaterra (uma monarquia democrática), com a França (nossa inspiração iluminista). Com as democracias escandinavas. Com as ex-republicas soviéticas e com os países do antigo pacto de Varsóvia. Com a Espanha, que já foi unida à Portugal no período colonial, depois se tornou uma potência naval financiada com a prata de Potosi, que virou uma ditadura fascista e que voltou a ser uma monarquia. Com México e Canada que fazem parte do Nafta (aliás, os valores culturais do Canadá são bem parecidos aos valores brasileiros). Austrália, Nova Zelandia. Indonésia, Turquia, Egito., etc etc etc. Acho que política externa se faz racionalmente nunca emocionalmente. É possível um país ter relações diplomáticas com quem se gosta e mais importante ainda com que se tem problemas (o Principe, Maquiavel).
Camargoer, política externa ou relações comerciais?
Parece-me complicado alinhar objetivos políticos com todo este montão de gente. Objetivos comerciais não são simples, mas parecem-me mais “alinháveis”, com um montão de gente, do que opções políticas.
Não entendi bem qual sua proposta de “política externa”?
Veja o caso atual da Arábia Saudita e da Russia. Há pouquíssimo tempo o Putin e o bin Salman, posavam de amiguinhos e agora parece que alguma coisa desandou. Como ficaria se fosse com o Brasil?
Veja o caso da Embaixada do Brasil: em Jerusalém ou Tel Aviv?
Politica externa é coisa para gente muito bem informada, capacitada e que seja “do ramo”.
Nós, “achamos”! Tipo: “Conversar sobre isso e aquilo; coisas que nóis não entende nada” como disse o poeta.
Saudações
Olá Edson. Acho que você fez uma boa colocação. São três correlacionadas mas diferentes. Uma coisa são relações comerciais. Outra coisa são as relações pessoas entre os líderes políticos. Por fim, existem as relações institucionais. Todas muito complexas. Ás vezes são até contraditórias. As relações comerciais envolvem as empresas interessadas em vender e comprar, envolvem fontes de financiamento, tarifas e certificações sanitárias. É fundamental a participação dos diplomatas para coordenar tudo. As relações pessoais entre os líderes dependem de coisas imponderáveis. Líderes podem ser amigos ou manterem apenas relações institucionais. Ás vezes, alianças pontuais podem ocorrer entre líderes sem que isso se tornem políticas de estado. Lideres que são próximos e mantém relações de confiança e gratidão influenciam positivamente as relações comerciais. Líderes medíocres confundem suas relações pessoas com os interesses do país, podem até prejudicar as relações comerciais. Política externa é conduzida por profissionais. Servem primeiro para manter abertas as linhas de comunicação entre Estados. Servem para dar fluxo ás demandas comerciais e culturais dos países, mas também servem para executar políticas estratégicas de longo prazo. Gosto muito do exemplo de Itaipu. É um projeto diplomático de décadas (mais de meio século), trata de uma questão estratégica para os dois países (energia) e impacta todas a região do Prata (Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil e até Bolívia), é uma relação comercial que envolve tratados, acordos, legislação, certificação, etc. e independente da relação pessoal entre os líderes do Brasil e do Paraguai, é um assunto permanente na agenda dos dois países. A diplomacia precisa ser feita de modo muito profissional. As consequências são desastrosas quando a diplomacia é exercida por ineptos.
1- o brasil deverá se consolidar o lider natural da regiao isso inclui tudo.
2- o preço das armas é 70% de imposto,é dificil mudar isso pelo deficit nas contas.
3- o ideal é uma base americana no nosso territorio,isso acontecerá cedo ou tarde…creio q devemos ceder uma parte de território na região nordeste.
Cara.
Como você quer um país estrangeiro com base no teu país ?
Pode até ser que este não é teu país.
ja demos muito mais q bases a outros países q todos sabem quais são…agora estamos do lado certo da historia e será um prazer ter bases americanas por aqui e não cubanas…lembrando q alemanha,japão,italia,coreia,colombia,qatar,arabia saudita,polonia tem bases em seu territoria.
Com o tiro certeiro que Rússia e Arábia Saudita deram no óleo de xisto americano, temo que os EUA estejam de olho no nosso pre-sal que tem um custo de extração muito menor que o óleo americano.
Ao preço negociado hoje, e que deve perdurar por algum tempo, o óleo de xisto está praticamente fora do mercado e as empresas deles terão seríssimas dificuldades de sobrevier.
Falou o cara que achava que a Russia iria ajudar a Venezuela… com o preço do petróleo assim a já fraca economia Venezuelana termina de vez… tiro certo Russia, a Venezuela agradece a ajuda… Próxima…
A Venezuela está praticamente fora do mercado aberto.
Além do mais, seu custo de produção é baixo.
Algumas empresas de xisto dos EUA tiveram, hoje, uma queda de quase 70% no valor das ações.
Tombo histórico.
E qual o problema?
Nonato,
“E qual o problema?” Pergunta para os acionistas dessas empresas americanas qual o problema…que eles sabem.
Caro Rafael. A Rússia tem um fundo de US$ 190 bilhões para compensar flutuações da cotação do petróleo. Talvez com a crise do petróleo de 2020, a Venezuela dique mais próxima da Rússia e China. E o Brasil perdeu outra chance de retomar sua influência regional. I
Camargoer
Segundo o MarketWatch, a Rússia pode trabalhar com o petróleo a US 45 o barril.
A Arábia Saudita, apesar do baixo custo de extração, tem de trabalhar com US$ 80 o barril para equilibrar o orçamento nacional
As empresas de xisto americanas já estão no vermelho há muito tempo e com o preço atual seria desesperador para elas.
Importante vc lembrar do fundo criado pelo Governo russo para situações de estresse no mercado.
Olá Antônio. A Arábia Saudita deve ter feito essas contas. Acho a versão que o objetivo seria retaliar a Rússia um pouco mequetrefe. Acho que tem outra razão. Pode ser até mesmo algo relacionado a política interna. Acho que faríamos nem em levantar outras hipóteses.
Caramba, hoje Vi o rolo todo E nem lembrei da Venezuela…. agora que a coisa descamba la de vez…..
Olá Carvalho. A situação ficou complicada. Se por um lado a A. Saudita estivesse tentando pressiona a Rússia, a queda de atividade econo uva no mundo também reduziu o consumo de petróleo no mundo.contudo a Rússia tem um fundo de US$190 bilhões para equalizar o preço do petróleo e evitar choque financeiros pela flutuação do preço do barril. Apertem os cintos…
Eu lembrei dos EUA:
Publicado: 10 de março de 2020 às 7:37 ET
Investidores em títulos dizem que algumas empresas de
energia ‘não sobreviverão’ a golpes de petróleo
“Sinceramente, não sei como isso vai acabar, mas é brutal”, diz um gerente de portfólio.
https://www.marketwatch.com/story/bond-investors-say-some-energy-companies-will-not-survive-oil-rout-slamming-markets-2020-03-09?mod=home-page
Você não tem a menor ideia do que está falando, né, Antonio Reis?
Eles vão é comprar petróleo Saudita a preços baixos…
De olho no que ja sao donos ?Nada agora vao querer o Brasil todo ou voce acha que esse teatrinho do Bolsonaro com Tramp e de graça ?
Boa noite amigo.
O pré Sal só é economicamente viável com o barril acima dos 100 dolares
O pré-sal tem custo de produção de 10 dólares o barril. Informação da própria Petrobrás.
Kings,
Acho que até exageram contigo aqui, mas você também não ajuda né? Para com essa coisa de achar que tem uma conspiração para pegar o pré-sal, se eles quiserem eles importam de nós e pagam, igual fazem com o Canadá, Arabia Saudita, Emirados. Houve um leilão do pré-sal recentemente e nenhuma empresa americana se interessou.
A capacidade de lamber botas de alguns é impressionante e enojante. Melhor esses se despirem de suas hipocrisias, irem de vez para os EUA, pedir cidadania e jurar a bandeira deles.
Sequim,
Eu já morei nos EUA e em Israel e isso não me faz menos patriota. Não é porque alguém foi morar, ou foi estudar, ou morou fora do Brasil que seja um traidor da Pátria. Quem usa esse tipo de ataque como o seu é a esquerda.
Caro Horário. Guantanamo e em Cuba. A Colômbia não tem base dos EUA. Japão e Alemanha e Corra foram ocupados militarmente pelos EUA. A Polônia era um satélite soviético que após a queda do muro se aproximou da Otan para garantir alguma proteção no contexto da guerra fria que ainda causa pequenas crises.
só citei alguns,os eua tem bases em quase todos os paises do mundo…
Caro Horácio. Os EUA mantém militares em mais de 100 países, inclusive Brasil. Pelo que apurei os EUA mantém 51 militates no Brasil e outros 51 na Colômbia. As maiores tropas estão no Japão, Alemanha, Coreia do Sul e Afeganistão, ente 39 e 40 mil enxada país. Nós demais são menos de 3 mil , poucas centenas ou apenas dezenas.
Camargoer,
Esses militares dos EUA no Brasil estão na embaixada e nos consulados. Do jeito que você fala parece que eles estão em alguma base militar aqui …rs. O Brasil também tem militares nos EUA, mas é na embaixada.
Alemanha, Itália e Japão foram derrotados na Segunda Guerra. É bem óbvio que tenham bases do vencedor lá.
Olá Antônio. Os EUA instalaram bases em países que foram ocupados militarmente (Japão, Alemanha) ou que eram estratégicos para defender os interesses dos EUA em uma região. Não há razão para ter uma base dos EUA no Brasil a não ser para legitimar uma base russa ou chinesa na Venezuela.
Para não corrermos o risco de China, Rússia e Cuba colocarem seus representante no comando do país.
nonato e serio isso ? Meus Deu nao acredito que li isso
‘O ideal é uma base americana no nosso território” Pena que só deu para negativar uma vez apenas este infeliz comentário
não creio q o nosso presidente negativaria esse comentário…ambos sabemos o q é melhor para nós,como ele ja deu declarações a esse respeito…até vc iria tirar fotos se tivessemos navios da quarta frota em territorio brasileiro.
O presidente é um pastel, nem na época da guerra fria se cogitou tal coisa.
Olá DF. Interessante ponto. Durante a Guerra Fria os militares brasileiros entenderam corretamente que tripas estrangeiras no Brasil seriam um erro estratégico.
não precisava pois todos os governos da região estavam sob governos democraticos.
Caro Horátio. Pelo contrário. Muitos países alinhados aos EUA eram ditaduras, inclusive o Brasil. Recomendo ao menos três documentários interessantes. 1) o dia que durou 21 anos, 2) a Guerra Fria (episódios dublados no youtube) e 3) Untold history of US (produzido pelo Oliver Stone). Até o Iraque era uma ditadura governada por Saddan Hussein que tirou fotos apertando as mãos de Donald Rumsfeld durante o governo Bush-pai.
temos visões diferentes o q vc chama de
ditadura
não existiu,vc deve acretidar tbm na historia q te contaram sobre golpe,q não existiu o congresso elegeu o presidente em 11/04/1964…não houve ditadura e sim governos legitimos e democraticos q impediram o comunismo de transformar o brasil em cuba. sobre o sadam tudo o q o oriente medio precisa hj é de um sadam, os sunitas se rebelaram com razão pois o iraque foi entregue aos xiitas apoiados pelo irã q exerce influencia hj na região oprimem e cometem atrocidades e execuções em massa.
Não alimentem o troll.
Caro Horário. Temos a mesma visão do que seria uma ditadura. A ditadura aplica exceções ao Estado de Direito, ela viola os direitos humanos, ele restringe a a soberania popular cerceando o direito ao voto. Segundo documentos desclassificados pelo governe dos EUA, o governo brasileiro Executou extrajudicialmente prisioneiros. Também e um fato reconhecido pelos militares as torturas dentro dos quartéis e delegacias. Os atos institucionais foram medidas de exceção. Acho que você percebeu que nem seria necessário debater como foi a derrubada de Jango para caracterizar o período militar como um período de exceção, portanto uma nao-democracia. Sobre o oriente médio, talvez nem Cheney nem Rumsfeld nem Bush-Filho, nem Trump acreditam que o oriente média precisa de mais ditadores aí invés de mais democracia.
Horário. Todo mundo aqui gostaria de embarcar em um NAe ou festroiers dos EUA para tietar e fazer muitas fotos. Todo mundo aqui gostaria de visitar o CDG ou uma FREMm para tietar. Todo mundo aqui gostaria de visitar um destróier ou um submarino japonês. Todo mundo adoraria visitar um submarino nuclear da Rússia ou um NAe da Inglaterra, ou u. Mãe Chinês, ou um Scorpene indiano ou chileno. Acho todo mundo , homens e mulheres, gostariam de tietar a Gisele Bunchen.. Tietagem não tem ideologia nem preferência sexual. Temo que eu teria que concordar que no máximo duas pessoas considerariam uma base dos EUA no Brasil um boa ideia, e provavelmente nenhuma teria PhD ou seria um militar de carreira.
não entraria em algo nuclear russo nem se me pagassem rs…não há nada de mal em ter uns navios da quarta frota ancorados por aqui,até movimentaria a economia!
Caro Horátio. Acho que você precisa assistir “Caçada ao Outubro Vermelho” novamente. Acho que quase todo mundo aqui é fâ do filme. Falta você.
prefiro das boot…é mais realista.
A MB tem um Oberon para visitação no rio de janeiro. Melhor realismo possível. Também seria legal.
Falou o cara que come comida americana, assiste séries americanas, escuta música americana, usa roupas americanas e seria um dos primeiros a ter um orgasmo ao ver um f-22 ao vivo se tivesse uma oportunidade. próxima….
Caro Rafael. Até comunista gosta de coca-cola. Todo entusiasta gostaria de uma foto aí lado de um F22, F35, F18, F38, Rafale, Sukhoi, Tornadi, Harrier, B52, B2, Tu22, Miga 15, Mirage 2000, Victor, Vulcan, Ninrod, P3, banceirulha, catalina, B29, B17,, Stuka, Me109, Spitfire… Contudo prefiro Jonny Walker Gold, Green ou BLUE mas nunca um tenesse.. gosto de hamburger, lasanha, sushi, pizza e bolo de fubá. Jeans e bota de caminhada. café expresso. HBO, Netflix e filmes das décadas de 70 e 80. Relógio Cartier. Acho improvável saber em quem votei para senador a partir desse perfil de consumo.
Rafael Coimbra,
O que tem a ver gostar de Fast Food, gosto musical e moda de roupas com o caça F-22? Eu curto de som europeu e nem por isso tenho orgasmo com Rafale. Gente é cada comparação que vejo aqui… PS: China e Rússia também tem macdonalds e adoram coca-cola. rs
Ceda uma parte da região onde você mora, aqui no Nordeste mesmo não. Tenho negócios com os americanos mas é eles lá e eu aqui. Pagamos o exército para isso, se o EB não tem gestão e deixa tudo sucateado aí é outra história.
Horácio. Ter uma base militar dos EUA seria um erro . Uma base dessas serve para proteger os interesses dos EUA em uma região. Ela nunca servirá para defender os interesses do país que que está sediando a base (pense em Coreia do Sul, Alemanha, Turquia, Espanha, Japão….).. o Brasil tem o maior território, a maior população e a maior economia da América Latina. Tropas estrangeiras estacionadas no Brasil prejudicam Sea inserção com líder regional.
as pessoas só respeitam o q temem,brasil só será lider quando tiverem medo do q podemos fazer,a amazonia no futuro será invadida, é melhor dividir com nossos irmãos americanos do q dar de graça para europeus ou asiaticos.
horatio nelson bobo e quem discute com voce, eu duvido , duvido mesmo que voce seja brasileiro, sou capaz de colocar minha carreira como aposta !
Olá Xerém. As vezes fica claro que existe alguma provocacao. Penso que podemos agir de dois modos. Um seria ignorar o outro seria responder de modo apropriado e educado ao menos em respeito aos outros colegas que acompanham a trilogia. Talvez ignorar alguns comentários equivocados dariam a impressão que concordamos com aquelas ideias erradas.
Voce e tao sem noção que os EUA e a França sao aliados, inclusive se nao fosse os comedores de “caramujo ” os EUA nao seriam o que sao hoje ,entao voce acha que se a França tentar invadir a Amazônia os EUA vai ficar a nosso favor ?Ah eu duvido, so que tem uma coisa eles os Franceses se tentarem vao ser trucidados pelas nossas FFAA .
Caro Horário. Segundo Maquiavel respeito e temor são coisas diferentes em política. Geralmente, basta um contra-exemo para derrubar uma afirmação. A Suíça tem um longo histórico de neutralidade que tem sido respeitado pelos vizinhos em sucessivos conflitos, mas as forças militates suíças não ameaçam nenhum país europeu. A Alemanha perdeu territórios, teve pesadas sanções economicas ao fim da Grande Guerra por ser temida, e por isso não foi respeitada. A Alemanha foi dividida ao fim da Segunda Guerra novamente por ser temida. O imperador do Japão foi mantido no trono por ser respeitado, mas não era temido pelos EUA. O Paraguai invadiu o Brasil porque não era nem temido nem respeitado por Silano Lopez. O Alm. Tamandaré temia mas não respeitava as tropas paraguaias em Humaitá. Caxias respeitava mas não temia as tropas paraguaias após a queda de Humaitá. Os soviéticos não temiam nem respeitavam as tropas irregulares do Afeganistão. Os EUA não respeitavam mas temiam a China durante a guerra da Coreia. Os EUA não respeitavam os norte-vietnamitas nem os vietcongs, mas as suas melhores tripas passaram a teme-los. Podemos votar Napoleão, os colonizadores ingleses nas 13 Colonias ou na Índia, podemos falar da Rússia do Czar e o império Japonês. Da Austrua-Hungria e a Servia, Dos EUA na Etiópia. dosa franceses na Argelia,. Nós guerrilheios financiados pela COA na baia dos porcos…
“O ideal é uma base americana no nosso território”…
Que pena que só posso negativar apenas uma única vez a sua insana postagem…
O senhor já ouviu falar em SOBERANIA NACIONAL, que é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil?
Sugiro uma atenta leitura do “livrinho” (a Constituição)…
todos os mais de 50 paises q tem bases americanas são paises soberanos,incluindo cuba e japão…2 opostos.
A ignorância é, de fato, uma benção…
A maioria dos países desenvolvidos têm bases americanas.
Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul.
Se a Índia tivesse bases americanas, não precisaria gastar tanto com armamentos para se defender da China e do Paquistão.
O dinheiro economizado poderia ser usado para desenvolvimento.
melhor comentario! exatamente isso, perfeito nonato!
horatio nelson base americana ou de qualquer pais no Brasil e inconstitucional, alem do mais quem e patriota de verdade coisa que voce nao deve ser nao aceita uma sandice dessa !
2 – Esse acordo não tem nada a ver com os preços das armas no Brasil, que são altos por causa dos tributos, da burocracia, da criminalidade, do consumidor brasileiro que muitas vezes é trouxa (chega a pagar até R$ 20 mil numa pistola importada) e da pouca concorrência.
O imposto sobre armas e munições no Brasil tem fim extrafiscal, tal como o de cigarros, é alto para suprimir a demanda mesmo.
Imagina essa turma financiando uma casa com o banco… Devem ficar com medo de acordar com alguém dentro de casa dando bom dia!
Caro Bilie. Acho importante entender o que significa esse acordo. Lá no Naval, um oficial da MB que participou da elaboração desse acordo explicou algumas coisas. Já tivemos ua postagem com muitos comentários sobre esse acordo. Cheguei a colocar um link para um relatório do Congresso dos EUA sobre esses fundo. Essrs recursos são para pesquisa básica ou tecnológica, para a fabricação de protótipos e para custear os programas de testes. Sai cerca de US$ 130 bilhões por ano dos quais o DoD tem a maior parte dos convênios. (acho que 40%)..Tanto empresas brasileiras quanto instituições públicas e privadas de pesquisa podem submeter propostas. Os projetos são avaliados por um comitê do.governo dos EUA para avaliar se a proposta atende AS PRIORIDADES dos EUA. Esses recursos não serão usados para comprar produtos brasileiros nem para financiar compras brasileiras de armamentos dos EUA. A exportação brasileira continua sendo financiada pelo BNDES e as importações brasileiras de armamentos pelo FMS. Esse acordo não afeta a estrutura tributária do Brasil nem a organização geografica das forças armadas brasileiras. Esse acordo também não interfere na politica externa (que eu considero muito equivocada e prejudicial aos interesses do Brasil a médio e longo prazo).
Camargoer beleza ,porem ninguem leu aqui ou saberá um dia o que estará nesse contrato ,exemplo os engenheiros ou militares que estarão pesquisando com americanos em geral podem voltar e repassar tecnologias para nossas empresas ou FFAA ? Os EUA ficarão com a patente ? Na minha opinião esse acordo teria que passar pelo congresso e por militares da ativa nao os subalternos que sao pro EUA !
“Na minha opinião esse acordo teria que passar pelo congresso e por militares da ativa nao os subalternos que sao pro EUA !”
.
Esse acordo VAI passar pelo congresso. Dos DOIS países, aliás.
.
Tu sabe de nada. Não tenta forçar a barra pra bancar o entendido aqui.
Olá Xerém. Vice levantou um ponto importante. Acho que o Senado precisa ratificar o acordo. Eu vou tentar baixar o acordo até porque tenho interesse em recursos para pesquisa básica. O Não eu já tenho…. Inclusive, acho que todos os colegas com doutorado deveriam submeter propostas..vamos deixar o ônus de dizer não para eles.
Todos acordos internacionais entre governos tem que serem aprovados pelo congresso!
Olá Americo. Também acredito nisso, apesar de não ter plena certeza sobre as condições nos quais o documento precisa da ratificação do congresso ou seria apenas um ato do executivo.
Olá Xerem. Consegui baixar o PDF do acordo. Vou tentar ler no fimde semana dai colocarei minha opinião.
(https://www.metropoles.com/jair-bolsonaro/veja-a-integra-do-acordo-militar-assinado-entre-brasil-e-eua)
Acho que eu como muitos aqui está mais interessado naquilo que se pode chamar de “urgências imediatas” no que se refere a compra de prateleira de meios para recompor as baixas cada vez maiores em nossas FA … Existem ao menos pretensões para novos meios vindos dos EUA ou de algum pais alinhado ? …
Não acredito que se divulgue nada neste momento. Isso se algo no sentido de aquisição de material militar foi acertado. Agora toda imprensa está com os holofotes voltados para a viagem do presidente, e com certeza usariam este fato de forma pejorativa. Creio que, se ficou definida alguma aquisição imediata, será divulgada em momento posterior.
Quando o Brasil foi classificado como aliado extra-otan isso já foi permitido. Esse acordo de agora é para pesquisa e desenvolvimento para o EUA e para o Brasil.
Maus desenvolvimento para o Brasil ?kkkkkkk eu duvido muito viu, por isso questiono esse acordo sem o congresso ver e analisar e tambem as FFAA e nao um ministro babão de americano e os tres comandantes das tres forças que estao no comando nesse momento que tambem sao babões !
Maus,
Foi o que eu entendi, um acordo para pesquisa e desenvolvimento conjunto. Ms muita gente aqui só fala em “compra, compra, compra”, Aquisição de material bélico é coisa séria, não é coisa de shopping.
Fellipe nesse acorno nao
O acordo é para “desenvolvimento de projetos futuros”.
Tá difícil a interpretação textual?
Não é para aquisição de nada no momento ou “de prateleira”.
Parece haver uma certa preocupação em já expor a opinião pessoal sem ao menos ler toda a notícia.
Perfeito…ainda vai correr muita água debaixo dessa ponte ate termos algum fruto dessa parceria…tenho algumas preocupações: isso não será um incentivo para as poucas empresas de defesa nacionais pularem o muro e se instalarem no territorio do tio sam buscando menores custos e melhor capacitação de mão de obra? Nao corremos o risco dessas empresas priorizarem o foco de desenvolvimento mais nad necessidades americanas do que nas nacionais em virtude do mercado que os EUA representam e do volume de compras previsto? Uma das vantagens que vejo é sim trazer know-how de ponta as empresas nacionais…a não ser que seja um projeto de interesse mútuo ai penso que poderemos ter algum produto por aqui…mas ai a questão se teremos condicoes de pagar o mesmo preço nesse produto que os EUA pagarão…a diferença de caixa é absurda
Não existe almoço grátis. A fatura para o pagamento sempre surge depois.
Neste caso há que se lembrar que os USA não dão nada a ninguém., eles só tiram. Todos os países que hoje tem um mínimo de condições de concorrer com o norte-americanos são aqueles que não se alinharam a eles.
Exemplo: China, Russia, Irã, Coreia do Norte.
Os países vassalos são totalmente subordinados e engessados. O Presidente Ernesto Geisel rompeu o acordo militar de 1952 com os EUA, em março de 1977 porque viu o Brasil engessado em suas pretensões. Agora o atual presidente, militar, desfaz o que Geisel fez e amarra novamente o Brasil à política dos USA.
francisco Farias
E o problema é que está trazendo para o Brasil pautas que são estranhas ao País.
Alinhamento militar, combate ao terrorismo, apoio a um lado no Oriente Médio e etc. podem acabar levando a situações políticas e econômicas que só nos trarão problemas.
Sem contar a questão das prioridades.
O Mundo derretendo e o camarada vai assinar acordo militar que ninguém está interessado.
Antonioking, será que você não tem a capacidade parar de falar M? Repete M atras M!
Estranho seria o Brasil NÃO COMBATER O TERRORISMO! Ou pior, ajudar como outros governos!
Mundo derretendo? Que? O mundo agora é um sorvete? Vai ver aonde o Al Goren comprou sua mansão de 9 milhões de dólares… De frente para o mar.
Sinceramente a moderação tinha que banir esse usuário, defender terrosismo já é o bastante!
Ô ‘jênio’!!!!
Acabei de dizer que o Brasil nunca teve problemas com o terrorismo e esse parvo está arriscado a trazer isso para cá.
Se vc quer combater o terrorismo, vá para os EUA e dê sua cota de sangue, porque nunca tivemos isso aqui e queremos não ter.
O pior é que o cara levou ao pé da letra a expressão “derretendo”. Vou desenhar. Mundo derretendo quer dizer:
A). Coronavírus se espalhando pela Europa e EUA;
B).Coronavírus já comprometendo o crescimento da economia chinesa, que este ano “só” crescerá 4%, segundo o FMI;
C). Impacto da baixa econômica chinesa nas compras de matérias-primas (comoditties), o que afeta países exportadores de bens primários, tipo o Brasiil;
D). Decisão da Arábia Saudita de elevar sua produção de petróleo, o que impacta o preço do barril, que já está muito baixo (40 dólares, podendo chegar a 20 dólares o barril);
E). BOVESPA interrompendo o pregão de hoje, após queda de 10% nas cotações das ações.
Sequim
Obrigado pela paciência de explicar e aumentar os horizontes de quem não conhece o assunto.
Verdade Sequim,
o pior aspecto do Cod-19 está se revelando na economia.
Os italianos estão assumindo medidas similares às chinesas. Supondo que o resto da Europa e os EUA assumam medidas parecidas (o que eu duvido no caso dos EUA, mas vai saber) teremos um tremendo cavalo de pau na economia mundial. Com todo o freio de mão puxado que tem direito.
Renato B.
Estado de emergência em uma economia baseada no consumo das pessoas será simplesmente catastrófico.
Por isso o tombo homérico das bolsas americanas.
Tudo pode ser postergado, menos comida….
Kings,
Claro que tivemos terrorismos, mas na epoca eram chamados de guerrilheiros.
Cuba foi o maior financiador e treinador de terroristas das Americas.
Portanto nem vem que nao tem.
O Brasil esta muito melhor se alinhado aos EUA do que sendo capacho dos comunistas latino americanos.
Cuba, Iran, Venezuela, Bolivia e outras republiquetas com as quais o Brasil esteve envolvido, so produzem a miseria humana.
Olá Tadeu. Acho um equívoco colocar todos os que lutam ou lutaram contra um governo no mesmo tipo de terrorista. Israel usou o terrorismo, a OLP foi chamada de terrorista por Israel, a guerrilha de Fidel era terrorista até se tornar governo. A resistência civil contra a ocupação nazista era chamada de terrorista. Malcon X e Luther King eram chamados de terroristas. Os protestos pelos direitos civis nós EUA eram coisa de terroristas. Os militares da linha dura durante o período militar colocaram bombas em bancas de jornal deram terroristas. A bomba do Rio Centro seria um ataque terrorista. Bolsonaro ameaçou explodir o abastecimento de água do Rio de Janeiro. Os protestos em Boston antes da independência dos EUA foram tratados como terroristas pelo governo inglês. Joana Darc foi tratada pelos ingleses como se fosse uma terrorista. Etc etc etc….geralmente, um governo trata aqueles que se rebelan cntra o poder de terroristas.
O nome que se dá, signo, pouco importa. O importante é aquilo que é substancialmente, ou seja, o referente. Se for um grupo terrorista que combateu o nazismo ou o comunismo, tô com eles. Aqueles terroristas que combateram a chamada “ditadura brasileira” e a outra ala, os que não pegaram em armas, mas travaram e ainda travam a guerra cultural, são todos cretinos e jamais pensaram em construir um lugar livre e soberano para o povo brasileiro viver.
Cuidado Mestre,
Como vc chamaria o guerrilheiro que assaltou o banco e matou o vigia do banco???
Para a família, esposa e filho, talvez chamem de bandido não? O vigia que morava na periferia e provável tomasse um pingado com pão na chapa talvez não concorde com vc…
Olá Carvalho. É sempre muito complicado debater sobre situações hipotéticas e pontuais. Para ilustrar, o vigia poderia ser muito violento em sua casa, talvez até estuprando sua companheira (duvido que alguém aqui irá dizer que isso não pode ocorrer). O vigia do banco poderia fazer bicos de segurança no boteco onde tomasse o pingado e já teria executado meia duzia de jovens infratores em torno do bairro onde mora.. etc. Lembro de um filme com Jesse Valadão “Boca de Ouro”. O personagem era um bicheiro assassinado e um jornalista da coluna policial começa a entrevistas várias pessoas sobre o tal “Boca de Ouro” (que tinha esse apelido por ter arrancado todos os dentes e colocado próteses de ouro. O bacana do filme é que cada entrevistado descreve um aspecto da personalidade, variando de um cafajeste, passando por um pai carinho, um amigo fiel, um criminoso violento, ate um santo-herói. Acho muito difícil que exista um ponto de vista neutro sobre um terrorista. Acho que os filmes “7 dias em Embebe”, “Carlos o chacal”, “carrascos e cordeiros” ou “o último Rei da Escócia” são bem legais para ilustrar como é difícil obter um ponto de vista neutro. Contudo, parece um fato que todo governos irá chamar de terroristas aqueles que desafiam o seu poder.
Mestre Camargo, o vigia ou os vigias que morreram no assalto a banco, não são hipotéticos.
Morreram
Não eram militares, forças auxiliares do governo, nem nada
Por favor não vamos distorcer.
Quando você Combate uma forca regular e um civil morre, você pode ate dizer que foi efeito colateral.
Quando você foca um ataque em elementos civis , isto é terrorismo.
Não porta quem faça , quem fez assim agiu como terrorista, governo ou guerrilha
KKKKKKKK, fanfarrão, “acordo militar que ninguém está interessado” Pra quem acha que esquerdismo não causa demência, é só acompanhar os comentários do cidadão acima, mas cuidado, a leitura continua pode causar efeitos colaterais!
Antonio, esse acordo já tramita faz tempo… entre idas e vindas, ajustes e correções, o texto foi aprovado pelas partes quando eu ainda estava em BSB… demorou para subir todas as instância até chegar a esse evento da assinatura durante a viagem do PresRep… estava programado… nada a ver com essa sua argumentação de “mundo derretendo e o camarada vai assinar acordo militar”… abraço…
Olá Fernando. Você poderia dizer quando esse acordou começou a ser negociado?
Amigo….e com o afastamento aos EUA que trilhamos nas ultimas décadas e maior aproximação à Rússia, China etc mudou esse quadro? Veja o status atual de nossas forças armadas…não existe almoço grátis por nenhuma das potências…mas os EUA costumam honrar o que prometem…se não concordam com algo irão fazer de tudo para que não aconteça mas se é algo acordado costumam honrar.. outra coisa grande parte dos equipamentos que temos operacionais em nossas faas vem do norte…e muita coisa via FMS. Se nao fosse assim a situacao estaria ainda bem pior
Sofrível esse espaço ficou. Desalentador! E para piorar.. tá tendo um monte de BadRobot Fakes nos “curtis”
Para comprar alguma coisa de prateleira não precisa de acordo, basta ter $$$$ e pagar…
Olá Rodrigo. Concordo. Se não puder pagar a vista, basta alguém que financie.
Camargoer meu amigo mesmo com grana os EUA nao liberam quase nada para o Brasil nao caia nessa .Por isso repito sou contra certas compras deles e esses acordos “caracu”!
Olá Xerém. Concordo. Quando a FAB pensou no F84, eles ofereceram o T33. Quando a FAB adquiriu o primeiro esquadrão de Mirage IiI eles ofereceram o F5 mais barato de operar que o Cacá francês. Quando o Brasil escolheu o Leo1 eles ofereceram o M60, isso não mudou a opção do EB por outro lote de Leopardo mais modernos A FAB também usará Derby e Meteor. Se eles boicotam p Brasil adquire de outro fornecedor. Financiado ou com recursos do Tesouro.
Rodrigo Martins Ferreira e mesmo ?F14 o Brasil comprou ,F35 o Brasil pode comprar se quiser e outros “brinquedinhos ” tambem ne ? SQN ,Alias estou esperando os mísseis Harpoon chegarem no Brasil para serem usados nos P3 a compra foi de 16 ,sendo 4 para testes e nem esses 4 foram liberados, estao estocados nos nossos amigos do norte nao e mesmo Rodrigo ?A final quando precisarmos os EUA manda pelo Papai Noel !
Olá Xremnao sabia que os Harpoon estavam estocados no nós EUA. Faz bem a MB em nacionalizar o motor do exicet Os EUA também ajudam o pessoal ficar desconfiado. E a síndrome do escorpião.
Assinar e continuar cobrando 5 mil em um imbel md2 não da… 50% imposto é complicado. Quero comprar uma sigsauer e é 13 mil reais, uma arma de seus 900 dólares! Aqui no brasil o consumidor final toma na lapa dês do fabricante, do imposto e dos vendedores e burocracia.
Se fosse só 50% de imposto sobre armas estava bom. Põe na conta os impostos indiretos federais que chega perto de 100%. E ainda tem estados em que o ICMS é extorsivo.
Ademais, o dólar disparou com o atual governo.
Enfim, se quiser pagar menos na sua SIG importada, terá que importar por conta própria.
Ou compre de outra marca. Tem Glock, CZ, DB, Arex e outras a pronta entrega mais baratas. Ou vai de Taurus e Bersa, bem mais baratas.
Rafael Oliveira que falta de caráter eim.
O Dólar vem aumentando desde de 2012, em 2016 atingiu 4 reais. E principalmente com o Trump o dólar começou a valorizar mais! O motivo é mais externo que interno!
Inclusive o Real foi a moeda que mais valorizou no inicio de 2019 e a Bolsa está batendo vários recordes!
Nicolas_RS,
Não sei se lhe falta mais caráter ou informação. Há quantos meses você não vê a cotação do dólar ou do ibovespa?
A Bolsa está derretendo há semanas!!!!! Hoje tiveram até que parar as negociações.
O real é uma das moedas que mais se desvalorizou no ano, ao lado do peso argentino e da moeda venezuelana.
Saia um pouco do whatsapp e vá se informar um pouco.
Óbvio que isso se deve muito mais ao coronavírus e ao preço do petróleo do que as políticas do Paulo Guedes e do Bolsonaro, mas ele ficar falando bobagem em vez de aprovar outras reformas interfere na economia, afastando investimentos estrangeiros.
Rafael Oliveira
Resumo da ópera de hoje
Real chegou a R$ 4,75.
Bolsa caiu 12%.
Nos EUA, o Dow Jones chegou a cair 2.000, e agora está perto de 1.700.
Petróleo despencou para US$ 31,00.
Lembro que no ataque do Irã às bases americanas ele chegou a US$ 65,00.
Um terremoto de proporções mastodônticas.
Pois é. Bolsa em nível mais baixo e dólar muito mais alto do que quando o Bolsonaro assumiu em 2019. Eu até acho que algumas práticas do Paulo Guedes são acertadas, mas precisa fazer mais e falar menos.
A bolsa está baixa assim… porque a regra da B3 incentiva a especulação.
Na China, quando surgiu o problema do coronavirus, o que eles fizeram foi proibir a venda de ativos a descoberto que é uma forma de reduzir brutalmente a liquidez dos ativos. Venda a descoberto é uma forma de operar na bolsa na qual a pessoa aposta em que o preço de uma ação vai cair. Ele vende uma ação que não tem no começo do pregão e compra esta ação, para entregá-la ao comprador, durante o dia (intraday). Se a ação, quando ele vendeu estava a R$ 10 reais e no fim do dia está a R$ 8, ele ganhou R$ 2,00: vendeu a R$ 10 e comprou a R$ 8. Se a ação termina o dia a R$ 12, ele perdeu R$ 2.
Quando a China proibiu essa forma de negociação, ela simplesmente acabou com a aposta a possibilidade de se ganhar dinheiro com a queda das ações, e por isso a bolsa da China quase não caiu, quando comparada com outras.
Já no Brasil, a B3 até incentiva isso com os daytradres. Hoje na Petrobras, por exemplo, muita gente ficou rica: pegou a ação a R$ 22 no começo do dia e a vendeu (mesmo sem a ter) por este preço e a comprou, para entregar ao comprador do começo do dia, por R$ 16 no fim do dia. Lucrou 30% em um dia, sem fazer nada e o melhor: sem nem ter dinheiro inicial.
A B3 precisa de uma urgente reforma.
Vender a descoberto é lícito e não deve ser proibido, sendo comum em praticamente todas as bolsas de valores. Votei no Bolsonaro para ter mais liberdade na economia e não mais controle estatal.
Vender a descoberto é legal quanto você acerta e a ação cai. Muita gente perde dinheiro quanto erra. É assim que o mercado funciona.
Eu não disse que vender a descoberto é ilícito. É lícito, não há nada que proíba, mas ela tem como consequência o aumento de instabilidade em momentos como o atual. Veja a China: lá também é permitida a venda a descoberto, mas eles compreendem que em momentos de grande instabilidade financeira, tal procedimento é deletério à economia, porque destrói o valor de mercado das empresas e por isso proibiram este procedimento de forma momentânea. O regulamento da B3 prevê a paralisação das negociações por meio do circuit braker por este exato motivo.
Ok, mas me explique como um governo controla fatores como os de hoje (petroleo e corona). Pode até minimizar efeitos, mas essas porradas acontecem…
Não controla fatores externos, mas somado a outros fatores internos, explica porque o ibovespa caiu muito mais que outras bolsas e porque o real se desvalorizou muito mais do que outras moedas. E olha que o Coronavírus mal chegou aqui.
Por exemplo, cadê a reforma administrativa que o Governo iria mandar ano passado, depois virou logo após o Carnaval e até agora não foi enviada?
E a Reforma Tributária ele entregou para o Congresso fazer alguma coisa.
Bolsonaro ter implodido o PSL não ajuda em nada seu governo.
Caro Rafael. Temo que se o Posto Ypiranga (PY) fazer mais vai piorar. Talvez se deixar de fazer, olhar para o lado e sair assoviando o pessoal nem lembre mais dele…
Paulo Guedes não consegue nem mandar a reforma administrativa para o congresso. Só faltou dizer que o cachorro comeu.
Como se só a bolsa brasileira tivesse caído drasticamente né kings? Sempre contado apenas parte da notícia que lhe interessa rsrs.. as bolsas da Europa, China, EUA e todo o restante do mundo estão despencando sem parar, e sobre dolár, tu quer mesmo dar lição de moral sobre estar desvalorizado, sendo que a China que vc vive puxando saco sempre se aproveitou disso e nunca vi vc criticar, então conta outra vai.
Alessandro. Acho que quase todo mundo já entendeu que o problema e uma crise internacional de proporções mastodonticas, com definido por um colega. Todas as balas estão caindo por causa da redução da atividade econômica e pela pressão da Arábia Saudita sobre o preço do petróleo. O problema nem seria dizer que o país passa por uma crise (o que seria verdade, pois há 3 anos o PIB estagnou e o desemprego subiu) mas acho um tremendo erro tentar minimizar os problemas achando ué está tudo bem, tudo normal. Não está.
Camargoer, e quem está falando que está normal? Só pq o Paulo Guedes disse que vai tratar o assunto com tranquilidade e não com histeria como faz certos grupos no Brasil isso virou problema para vc?, Essa mesma turminha que exige dele algum projeto econômico “milagroso” como acontecia nos governos anteriores só equacionava os problemas a CURTO prazo, pois no médio e longo prazo só PIORAVA e muito disso é consequência do que estamos vendo hoje, herdamos muito dos problemas econômicos que enfrentamos das péssimas decisões do passado que se eu colocar aqui vai faltar espaço.
O Plano desse atual governo é bem fácil de entender, é fazer o país crescer de forma SUSTENTÁVEL, sem os vícios dos projetos “milagrosos” dos governos passados onde o Estado carregava tudo no colo sozinho, esse é o grande problema do Brasil, quase nada aqui consegue andar mais sozinho sem o papai e mamãe Estado bancando, o projeto do Guedes não é de curto prazo, é de médio a longo prazo, precisa fazer REFORMAS PROFUNDAS na administração, tributária, previdência e trabalhista (essas duas já foram feita parcialmente) e tbm uma grande reforma política, e tantas outras para o país não depender tanto assim do governo, e diminuir o peso do Estado em cima do trabalhador brasileiro que não aguenta mais esse Elefante em cima das costas do contribuinte, e tudo isso precisa da aprovação do Congresso e do Senado. Eis o X da questão, temos um congresso OMISSO, INOPERANTE e PREGUIÇOSO que boa parte só pensa em si mesmo pensando nas próxima eleição, briguinhas de egos inflados(na qual o governo atual tbm tem sua parte de culpa) e com isso quem paga é o cidadão, e os mais DESAVISADOS ou mal intencionados, caem nessa de que precisa de um desses projetos econômico feita nas coxas de última hora, pra resolver um problema que vem de longe e NÃO SERÁ solucionado de uma hora para outra, com o agravante de problemas internacionais como vc mesmo reconheceu.
Brasileiro parece que gosta de ser ENGANADO, e parte não estão acostumados com gente SÉRIA no poder que não foi escolhida por indicação de partido, na qual não fica prometendo algo que não pode dar de imediato, mas não culpo-o povo por ser oq é, pois é a primeira vez que estamos passando por isso depois da redemocratização, e o atual governo quer fazer transformações profundas no SISTEMA, na qual luta DESESPERADAMENTE para isso não acontecer, pois sua SOBREVIVÊNCIA de se manter no poder mantendo seus VELHOS VÍCIOS e sua agenda NOCIVA ao país está em risco, então eles vão usar qualquer coisa para DETURPAR e fazer parecer que governo atual são formados por pessoas incompetentes, que não sabem oq estão fazendo, oq não é verdade!
Não acho que a Arabia tenha cacife…
Mesmo que tenha cacife econômico, não teria politico, muita gente de todos os lados ficariam insensíveis para com a segurança de suas refinarias e exportações Árabes…
Que mentira deslavada Alessandro, o Yuan sempre se valorizou perante o dólar nos últimos anos, por que tu acha que o poder de compra deles aumentaram?
Defensor
“perante o dólar nos últimos anos”
e o resto? Como vc acha que conseguiram levar tantos fabricantes europeus e americanos para lá, e crescer sua economia astronomicamente nos anos anteriores?
Aumentou o poder de compra mas em compensação o PIB já não cresce mais como antes né? vamos ver por quanto tempo vão aguentar o ritmo.
Grande parte foi por causa da mão de obra barata pela inexistência de barreiras burocráticas.
Sim tbm, mas o yuan foi por muito tempo desvalorizado diante ao dólar, isso tbm ajudou nas exportações chinesas e contribuiu demais no seu PIB de dois dígitos.
Hoje não teve pregão em Moscou, mas as ações da Gazprom Rofsnet e outras empresas ligados ao petróleo são negociadas em Londres.
Gazprom: -17%
Rosneft -21%
Lukoil: – 22,77%
ARAmco -5,5%
Em suma: uma situação de perda perda total, todo mundo vai sair perdendo nesta história.
Jacinto.
Algumas empresas de xisto dos EUA tiveram perdas de quase 70%.
A grande maioria delas, está operando no vermelho há anos, sobrevivendo de empréstimos, apesar do aumento enorme de produção.
O que os analistas dizem é que as coisas não vão mudar, por enquanto, visto que os preços do setor estão protegidos por hedge.
O que vai ocorrer é que elas terão enorme dificuldades em renovar esses empréstimos. É obvio.
Depois, a esse nível de preços, não terão como sustentar a produção.
Link da lista das empresas americanas que perderam pelo menos mais de 30% hoje.
https://www.marketwatch.com/story/these-oil-stocks-are-taking-the-worst-beatings-after-saudi-arabia-shocks-the-energy-market-2020-03-09?mod=home-page
As empresas de shale oil, ou vão receber auxílio, ou vão quebrar, isso é simples. A questão é que a economia dos EUA depende menos das empresas de shale oil dos que a Rússia.
EM 2017, qunado o Brent estava orbitando a casa dos 50-60 dolares, as exportações russas foram de US$ 340 bilhões, dos quais pouco mais de 50% (dados da OEC) são petróleo cru ou refinado. Petróleo a US$ 30 por barril representa uma redução muito significativa no valor das exportações russas algo em torno de US$90 bi. É ruinoso para a Rússia, assim como é ruinoso para a Arábia Saudita, Irã, Venezuela, Brasil, Nigéria, ou seja, é ruinoso para os países que tem na exportação de petróleo parte significativa de sua receita externa;.
Olá Jacinto. Concordo. Pegou geral. Isso está sendo catastrófico inclusive para o Brasil. A situação parece ser tão grave que o primeiro erro seria achar que tudo passa e vamos dar risada no futuro. Acho um erro.
Camargoer
É terrível para todos os países produtores de petróleo. Como o petróleo é um ativo não substituível, cada barril vendido barato é um dinheiro que foi perdido e não será recuperado. As reservas do Brasil duram mais uma década (Se a produção se mantiver no patamar atual e se não forem descobertas novas reservas) e podem durar mais porque deveremos descobrir mais óleo por aí, mas um dia acaba.
09/03/2020 – segunda-feira, bnoite….Antoniokings, nobre amigo, voce esqueceu de informar ao sr. Rafael Oliveira, que o grandioso ministro da fazenda, vulgo Posto Ipiranga, jogou fora (linguajar monetario “”torrou “” 3.000.000,00 (tres bilhoes), isso mesmo 3 bilhoes de USA, ……dolares….de nossas reservas, e, como sempre encheu o bolso dos especuladores (bancos, corretoras, d de valores)…..e…..como sempre o dolar nao caiu……com esta grana gasta atoa…comprariamos varios ou muitos equipamentos militares que tanto necessitamos para nossas FFAA’S……e….ninguem fala nada. Eta BRASIL.
Olá Vovozao. Acho que alguns colegas já vinham pontuando que o ministro PY (posto Ypiranga) está atento apenas as demandas do setor financeiro, sem qualquer ação para proteger o setor industrial. Contudo quem toca nesse assunto acaba negativado.
Camargoer,
Eu acho que o setor financeiro no sentido mais estrito possível, de quem empresta dinheiro para o governo, empresas e pessoas, está passando por maus bocados em razão da redução da taxa de juros pelo Banco Central, iniciada no governo Temer e continuada pelo governo Bolsonaro.
Eu tenho um financiamento imobiliário com o Itaú, fechado no governo Dilma com taxa de 10,5% aa. No governo Temer renegociei para 9% e, agora com o Bolsonaro, caiu para 7,7%.
Esse é o tipo de medida estrutural que beneficia tanto as contas públicas quanto a vida das pessoas e das empresas. Menos juros, melhor para a economia.
Vale dizer que é a menor taxa de juros da história brasileira.
Então acho contraditório aos fatos dizer que o governo está beneficiando o setor financeiro. Esse é um exemplo claro que não está.
Aliás, a crítica comum de que o governo beneficia o rentismo chega a ser bizarra, pois os títulos do governo estão com as menores taxas da história (se você tem dinheiro em fundos de renda fixa deve ter percebido isso). Se esse governo beneficia o rentismo, os governos Lula e Dilma eram verdadeiras mãe e avó do rentismo, pois as taxas eram bem mais altas.
O melhor jeito de incentivar o setor industrial é acabar com o IPI. Mas nenhum governo tem coragem de fazer isso (o PT chegou a zerar temporariamente a alíquota para alguns setores). Penso que o ideal seria extinguir esse imposto e, no médio e longo prazo, a arrecadação de outros tributos subiria com a maior produção industrial e menor importação.
Essa estratégia é mais acertada do que tentar criar campeões nacionais, criar subsídios para energia elétrica, mudar as contribuições previdenciárias da indústria e outras medidas heterodoxas dos últimos tempos.
Por fim, indiretamente, o aumento do valor do dólar pode acabar beneficiando a exportação de produtos e atrapalhar a importação em alguns setores industriais.
Olá Rafael. A Selic está baixa mas os juros de mercado estão altos. Pelo que li, o setor bancário teve os maiores lucros da história em 2019. Alguma coisa está funcionando muito bem para eles.
Os juros dos empréstimos estão altos, mas mais baixos do que estavam. Isso que eu quis mostrar com meu exemplo pessoal.
Essas notícias sobre lucros dos bancos sempre levam em conta os valores nominais. Lucraram x bilhões em 2019 contra x-y em 2018. Só pela inflação o valor já é naturalmente maior.
Uma notícia similar de quem em vez de criticar o governo tenha a intenção de agradá-lo seria: salário mínimo é o maior da história (claro que é, mas o poder de compra pode ser bem menor do que era antes – sem fazer ponderações e atualizações monetárias, é uma afirmação vazia).
“Empregados tem os maiores salários da história” e “Bancos tem o maior lucro da história” são afirmações sem significado científico para uma crítica econômica.
PS: os bancos aumentaram seu faturamento com a cobrança de taxas de administração de fundos de investimentos (cuja captação vem aumentando bastante desde a mudança na poupança e a queda da SELIC). A participação de empréstimos dentro do faturamento dos bancos vem caindo nos últimos anos.
Vovozão
É por aí!
SDS
Kings,
O custo da gasolina para o meu carro baixou consideravelmente . Hoje paguei US$ 2.30 por galon.
Logo no inicio do ano eu escrevi aqui que o maior inimigo da China era medido em Nanometros (Coronavirus).
A China derretendo. A Venezuela derretendo. O Iran derretendo.
Pode esperar por que isso vai durar meses, ou talvez ate o proximo ano.
Tadeu
Dados americanos de ontem:
1) Dow Jones – menos 2.000 pontos
2) Taxa do Tesouro de 10 anos – cerca de 0,4% (a menor da História)
3) Taxa do Tesouro de 30 anos – cerca de 0,9% (a menor da História).
4) Deficit orçamentário – US$ 625 bilhões nos últimos 5 anos.
A situação está muito, mas muito complicada por aí.
A Tadeu. Tudo derretendo e algumas pessoas achando que seria por causa das mudanças climáticas.
Tadeu Mendes nos moramos no Brasil e nao nos EUA ,paguei hoje 4,70 a gasolina aqui no RJ , voce fazer essa comparação com os salários pagos ai com os daqui nao da ne ? Fora economia etc .Mais uma vez te digo esquece os EUA e foca no Brasil ou esquece o Brasil e foca nos EUA .
O Paulo “Posto Ipiranga” Guedes disse hoje que está absolutamente tranquilo com a crise. Parece a orquestra do Titanic depois que o navio atingiu o iceberg: tocando alegremente enquanto o navio e as vidas dos passageiros e tripulação vão pro fundo do oceano.
Pois é, Sequim.
‘O Paulo “Posto Ipiranga” Guedes disse hoje que está absolutamente tranquilo com a crise. ‘
Socorro!!!!!!!
Tu tem ativos?
Olá Jader. Só princípio ativo… Bupropiona, Donaren, sertralina..
O Paulo Guedes é um incompetente mesmo, o cara não consegue arranjar a cura para o coronavírus, e impedir que a Arabia Saudita abaixe o preço do barril pq resolveu entrar em “guerra” comercial com a Rússia sobre o preço do petroleo bruto, sem contar que ele tbm não consegue fazer parar de despencar todas as bolsas asiáticas, europeias e americana.
Chamem o “PÓS-ITÁLIA” ou melhor o Mantega para resolver rsrs…
Olá Alessandro. No início de 2019, o PY (posto Ypiranga) tinha o apoio da midia, do setor financeiro, do congresso e do setor produtivo. O preço do petróleo estava em patamares médios e havia vacina para a gripe, sarampo e febre amarela. Pós esse ambiente positivo foi desperdiçado com embates com o congresso, com a imprensa e com a classe trabalhadora… Agora o apoio da indústria foi perdido sobrando só bancos… Talvez nem mais isso. Senso de oportunidade para ser o contrário do gabinete do atual governo.
Claro que ele perdeu parte do apoio, o centrão junto com a esquerda estão se reunindo em palestras brasil afora para quem quiser ver prometendo fundos e mundos para eles, lembra alguém isso? Oq será que estão prometendo para eles eim meu caro Camargoer? Liga o desconfiômetro, pois vai sobrar pra vc e para todos no final das contas, e eu já vi esse filme antes.
Como ministro da ECONOMIA, deveria vir a público dizer quais os planos do governo para ativar a economia. Sabe porque não veio ainda? Porque não tem planos. O mundo pegando fogo (Brasil no meio) e o senhor que atualmente ocupa a presidência fica fazendo palhaçada com humorista. Vai aos EUA negociar abertura de cassinos, quando deveria ter montado um gabinete de crise para avaliar os impactos do coronavírus na economia mundial (Brasil no meio) e da alta do petróleo. Fez isso? Não! Porque? Porque é um (des)governo sem rumo, sem planos e sem ação estratégica.
Não existe medida econômica contra um surto de doença contagiosa. Nem mesmo a China, que não tem pudor em intervir na economia, conseguiu impedir que o surto de corona virus afetasse sua economia. Ainda não se sabe o tamanho do impacto, mas é certo que o corona vírus impactou bastante a economia chinesa.
Pois é Jacinto, mas o brasileiro gosta de ser ENGANADO, quer de qualquer forma um plano econômico que resolva a curto prazo, eu nunca vi isso acabar bem em lugar algum, aliás nós herdamos muito desses problemas atuais desses planos “milagrosos” feita nas coxas pelos “gênios” da economia que tivemos no passado, e todo mundo sabe o final desse filme.
Sequim nao tem planos esse governo ?Tem sim ativar e melhorar a economia do EUA e afundar a nossa !
Alessandro ao contrario o PG e competentíssimo ,a final deu 3 bi de dólares a toa para baixar os juros e os abiguinhos banqueiros lamberam os beiços, nao vou nem entrar agora no mérito que vendeu e mandou vender empresas estratégicas aos nosso donos e amigos do norte .Voce deve ta em delírio total .Obs: nao tem que vender nada estratégico para pais nenhum !
é Xerem, pergunta aos mesmos banqueiros quanto de LUCRO em cima de JUROS os governos anteriores deram para eles?? Tu vai cair para trás da cadeira, e vai ver que esses 3bi foi GORJETA.
Tu tem ideia de quanto pagamos de juros por ano aos banqueiros e quem foram os responsáveis por isso? Aposto que não, vou continuar aqui no meus delírios rsrs…
Está tranquilo porque não tem o que ser feito. O preço do petróleo impacta todos os setores da economia e não há o que ser feito quando ele varia 30% em uma questão de horas. A influência do Brasil no preço do petróleo é zero.
O pessoal não tem capacidade de colocar “Bolsa” no Google.
“Bolsa sobe, bate recorde e encosta em 100 mil pontos; dólar cai a R$ 3,792” Marco de 2019.
“Bolsa bate recorde e fecha aos 100 mil pontos pela primeira vez na história” Junho de 2019.
“Bolsa bate 3º recorde de fechamento seguido e fecha acima dos 115 mil” Dezembro de 2019.
“Bolsa bate recordes, pula de 88 mil para 116 mil pontos e sobe 32% em 2019” – Dezembro de 2019.
“Bolsa bate 114 mil pontos pela primeira vez na história” Dez de 2019.
“Bolsa de Valores bate recorde e se aproxima de 120.000 pontos” 2 de Janeiro de 2020.
“Bolsa sobe 0,96% e bate recorde histórico” 23 de Janeiro de 2020.
E lembrando que as quedas da Bolsa é devido a Farsa do Coronavírus e Petróleo.
Vão pastar, mas deixam de passar vergonha!
Coloca no Google quanto o Ibovespa caiu hoje:
“Bovespa desaba 12%, maior queda desde 1998, em dia de perdas generalizadas no mercado global.”
Ah é! Você gosta de recorde! Não deixa de ser um recorde, só que péssimo!
2 mandatos do Lula, 1 e meio da Dilma e meio do Temer e não tivemos uma queda dessas.
E olha que teve o 11/09, a crise do subprime, dentre outras graves crises.
Todos os recordes quebrados viraram pó e hoje a Bolsa está num nível mais baixo do que Bolsonaro pegou em 2019.
Essa é a verdade! Aceite ou viva num mundo paralelo.
E quem gosta de pastar é gado de político!
Bota no Google também pesquisa sobre os efeitos da queda do IBOVESPA de ontem. Vou facilitar: somente a queda de ontem anulou os ganhos da bolsa desde o início do (des)governo Bolsonaro. Ou seja, a classe média pagou de otária de novo por ter tirado o seu rico dinheirinho da renda fixa, que foi prejudicada pela queda da SELIC, e ter colocado no cassino da Bolsa.
Ontem caiu 12% hoje subiu 7% e voltou para o nível de abril de 2019. Uma pessoa que, em 01 de janeiro de 2019, colocou seu rico dinheirinho na poupança tem hoje menos dinheiro do que uma pessoa que investiu na bovespa apesar das quedas (calculado pelo IBov).
A grande verdade é que ter renda fixa pagando 14% ao ano sem risco, como acontecia no Brasil, é uma aberração, e um dos fatores de concentração de renda no Brasil. Um cidadão com R$ 1 milhão, recebia R$ 140 mil por anos sem fazer nada, sem nenhum risco e quem pagava isso éramos todos nós, porque os títulos públicos são pagos com nosso rico dinheiro. Então a perversidade dos juros altos é que uma enorme massa de pessoas trabalha para o enriquecimento de muitos poucos.
Na Bolsa, pelo menos, quem paga o enriquecimento dos outros não é a população, mas outros investidores, menos pacientes ou menos resilientes.
Mas é aquilo: sendo rico, pobre ou classe média, a Bolsa de valores pode ser uma fonte de renda ou de prejuízo, a depender de como você investe.
Nicolas Rs entao o Coronavirus e farsa e o Bolsonaro sabe e esta mentindo para o povo ?
Olá. Crises são momentos de ganhos para especuladores financeiros. Estabilidade são momentos de ganho para o setor produtivo.
Acontece uma crise e muitas pessoas resolvem deixar de ter participação acionária em empresas, derrubando o preço de suas ações.
Outras pessoas acham que essas empresas vão se recuperar (dependendo da crise, nem afeta tanto as empresas, pode ser só pânico coletivo) e resolvem investir seu dinheiro nelas.
Por que as últimas são as especuladoras malvadas?
Aliás, se tiver algum dinheiro disponível, recomendo que compre ações.
Camargoer,
O que enriquece os especuladores não são as crises em si, mas a volatilidade que ela causa no mercado. Como nas crises as variações nos preços dos ativos é muito grande e muito rápida isso abre espaço para que o cidadão compre e venda numa operação rápida. Mas os especuladores têm uma função vital na Bolsa, que é o de gerar volume de negócios, que por sua vez gera liquidez no ativo, o que pode ser bom ou ruim (para os investidores) a depender do momento.
Veja só como é: ontem a Via Varejo caiu muito, mas hoje subiu muito – mais de 20% em um dia. Quem sabe operar e comprou o ativo ontem, quando todos estavam vendendo, e vendeu hoje quanto estavam comprando, ganhou, em um dia, mais do que ele ganharia deixando o dinheiro por 3 ou 4 anos de poupança.
Agora, se o cidadão vendeu ontem e comprou hoje ele perdeu dinheiro.
Isso acontece pois o imposto sobre armas tem funçao extrafiscal, não tem nada a ver com arrecadação e sim com supressão de demanda, fruto de decadas de cultura de desarmamento
Sinto uma coisa por dentro quando vejo essas 2 bandeiras juntas!!
De duas uma : Dor de barriga ou êxtase…
kkk
Haha! O sr. nem chegou a dizer que coisa sente, mas foi varado de negativos. O pessoal por aqui tá lendo pensamento rs
Sera que sao gêmeos ?
Com esse acordo vai ficar menos difícil para a nossa indústria de defesa vender para os EUA e seus aliados, bem como para as nossas FA’s comprarem deles.
Calma nobre colegas, ainda precisa do aval do nosso Congresso Nacional…infelizmente….
Esse acordo não ajudará em nada nossa indústria nativa, mais provável que atrase ainda mais.
Por que ?
Porque a indústria militar americana é muito mais avançada que a nossa e, provavelmente, não teríamos nada a acrescentar para eles.
Fala isso para os outros 28 países que tbm estão no acordo de RDT&E tentando abocanhar uma fatia desses 100 bilhões de US$.
Pode ficar tranquilo que desse mato não vai sair coelho.
Sou até capaz de apostar nisso.
Fala isto na EDS
Alessandro, sem querer ofender, mas como vc pode ser tão inocente ?
Inocente nada esse cidadão acompanho a anos aqui e prefere os EUA do que seu pais .isto e se nao for americano infiltrado aqui !
Xerem, sou um agente da cia querendo seu pobre dinheirinho buuuuuuu…. rsrs…
Justamente pela indústria militar americana ser mais avançada e ter seus produtos mais presentes em outros países é que devemos estar próximos a ela, adquirindo expertise, volume e desenvolvendo projetos de forma subsidiária e acessória.
Tal procedimento é bastante comum na Europa, onde indústrias dos mais diversos países europeus desenvolvem projetos e fabricam partes e componentes de produtos militares e civis (Airbus, Navantia, Siemens, Saab, Fincatieri, ThyssenKrupp, por exemplo).
Qual o problema em trabalhar junto a quem sabe mais que você?
‘Justamente pela indústria militar americana ser mais avançada e ter seus produtos mais presentes em outros países é que devemos estar próximos a ela, adquirindo expertise, volume e desenvolvendo projetos de forma subsidiária e acessória.’
Como falam lá em Minas Gerais: ‘Cadiquê que os americanos vão nos estregar seus conhecimentos?
Alice, volte do País das Maravilhas.
Quem está falando em entregar conhecimento é você, pródigo em hipérboles vazias como argumentação.
Bom mesmo deve ser trabalhar em parceria com a indústria paraguaia, boliviana ou cubana, muito mais eficientes e desenvolvidas.
É cediço que a industria militar americana é muito, mas muito mais evoluída que a nossa.
Desse modo, não creio ser possível, ou producente para os americanos ficarem trocando figurinhas com os brasileiros nessa área.
Ademais, se tivermos por aqui algum gênio da indústria militar, certamente ele terá uma oferta de emprego de uma empresa americana para ganhar muito mais e não ficará pela terra brasilis por muito tempo.
AntonioKings precisa ser gênio nao so os engenheiros da EMBRAER e técnicos que nao dou 5 anos vao todos para la fora das outras empresas etc , te digo mais a Boieng vai comprar a parte militar tambem ,pois esta no contrato e nao vai demorar muito, deixa os Brazucas entreguistas colocarem a mao na parte computacional e enlace de dados inigualável Sueca que os EUA tanto querem que ja era !
Xerem
É isso aí!
Nao Dr Mundico o bom e trabalhar com pais honesto que ao assinar contratos e compartilhar tecnologias possamos usa-la como o AR-Darter por exemplo, para nao dizer os demais aqui .Agora me diga qual tecnologia os EUA mesmo trabalhando em suas terras ate com $$$$ de seus aliados eles forneceram ? Diga se de passagem os F35 com Israel e demais países que nao podem ter os códigos fontes e agora os EUA estao querendo os do sistema anti aéreo Iron Dome .E Israel lhe deu um Nao bem grande na fuça !
Voce acredita em papai Noel cara ? Vai pesquisar la ,terá ganho la e nao vira nada para nossas FFAA voces nao aprendem quem sao os EUA nao gente ?
Vc não aprendeu nada com a reserva de mercado dos computadores nos anos 90 né?
A noite lhe respondo melhor
Seguir modelo da Índia caminho melhor
Exato, e pelos dislikes percebe-se que nunca chegaremos aquele nível, provavelmente nunca sentaremos na mesa dos grandes.
Meu deus!
Graças a Deus meu avô está morto para não morrer de desgosto com a atual política nacional.
Deram entrada no Brasil sem visto para eles, a base de Alcântara, Embraer e agora com mais essa entrega da soberania disfarçada de “acordo” .
Em contra partida nos dão truculência no tratamento a cidadãos nacionais lá, um título inútil de “aliado” especial extra Otan e um monte de pedrinhas coloridas.
E os fãs boys piram e ficam em êxtase .
Triste !
Extrema direita nacional, mais entreguista do que nacionalista.
Absurdo.
Ps: podem esculhambar que não ligo.
Desculpe, mas onde “entrega da soberania nacional” entra nisso?
Eu até entendo que você tenha aprendido esse clichê de “entregar a soberania” com seu avô, de tão furada que essa conversa é.
Mas fique tranquilo, morrer também é hereditário.
Dr Mundico.
A morte virá para todo que vive, isso inclue você e seus ídolos .
Cara, fala isso pro México e Costa Rica. Há no México uma expressão que diz: “Pobre México, longe de Deus e perto dos EUA.”
Tá, e daí? O que o Brasil tem a ver com o México?
E daí? O México também abriu mão de sua autonomia, quando assinou o Nafta e hoje não passa de um paraíso de multinacionais que nada agregam à economia mexicana (as chamadas “maquiladoras”). Quanto a Porto Rico (e não Costa Rica), coisa de uns 20 anos atrás tentou se tornar o 51º estado americano e levou um sonoro não de Washington. Isso que dá ser capacho: ninguém te respeita.
Não perca seu tempo caro Sequim, esse Dr Mundico já tá passou pela “lavagem cerebral” dos políticos do Planalto atual.
Se ele não é mais um dos inúmeros Nick Name das “figurinhas” marcadas aqui do fórum.
Exatamente, se pelo menos fossem nacionalistas estariam preocupados com o real desenvolvimento da indústria brasileira. Mas, para eles o que realmente importa é “sermos” bajuladores do Tio Sam, entrando em conflito com a Venezuela, criando atritos com a Argentina, classificando o Irã como um estado terrorista, entre outras coisas sem importância real para o melhoramento da nossa realidade.
Sem contar que o nosso “grande Capetao” ao desembarcar na China de forma bem humilde com o rabinho no meio das pernas não fez nenhuma crítica ao regime totalitário deles, que é bem pior do que o da Venezuela ou de Cuba. Chegou lá dizendo que a China não é comunista e louco para fechar negócios com eles.
Crescer a voz contra a Venezuela Cuba é fácil, agora com a China Comunista aí a conversa é diferente.
E de quebra, o louco rei do norte chamou o Kim de grande líder.
Brasileiro não aprende nunca, o que manda é quem paga bem, e não quem faz o que.
Viva a terra do bananal , o bobo da corte do louco rei do norte e sua trupe trapalhona!
A minha cor e vermelha de vergonha e roxo de raiva! Kkkkk
Exatamente, facil mesmo é quererem entrar em conflito com a Venezuela, criarem atrito com a Argentina , criticarem Cuba, posicionarem o Brasil contra o Irã. Mas, o nosso “grande Capitao” ao desembarcar na China de forma bem humilde não fez nenhuma crítica ao regime comunista chinês, que é bem mais totalitário do que o Venezuelano ou cubano. Por que será?
Esses “nacionalistas tupiniquins” se importam apenas com o alinhamento incondicional do Brasil com o chefe lá da América do Norte. Não conseguem nem enxergar que a relação EUA-Brasil não é de aliados mas, de patrão para subalterno.
Pois é. Nunca achei que essa aproximação excessiva dos EUA era boa coisa.
Afinal, eles tão desinflando e a China tá ficando gigante. É uma questão de tempo até a influência deles ser cada vez menor.
Não acho que a gente tem que se alinhar com alguém. No máximo nossos vizinhos (pq temos que conviver com eles).
Mas ai na hora de escolher alguém pra se alinhar o pessoal vai pro lado que tá perdendo. Ai não faz sentido. A gente vai afundar junto.
O Brasil tem que se alinhar com seu povo, ou seja o brasileiro, e comercializar com todo mundo caro Lucas.
Mas explica isso para essa ultra direita aos acessos!
Graças a Deus nos livramos do comunismo na presidência. Mas ainda tem muito trabalho a ser feito, limpar a política desse entulho comunista e educar as próximas 2 ou 3 gerações, porque as gerações do comunismo no Brasil esses já foram estragados e não tem volta.
Dá trabalho limpar todo esse lixo.
Kkkkkkk comunismo no planalto!
Nunca ri tanto caro Jeff, obrigado por esse momento.
Outro marcatista !
Caro Jeff. O Brasil nunca teve presidente comunista. O trabalhismo nasce na Inglaterra no fim do Sec XIX como um movimento anti-oligarquia (conservador) e anti burguês (liberal). Aliás, o trabalhismo está mais ligado á social-democracia e ao Estado de bem-estar do que ao socialismo ou comunismo. Recomendo a coleção Primeiros-Passos nos seguintes títulos: O que é capitalismo? O que é comunismo? O que é democracia? O que é fascismo? e O que é socialismo? Depois vale a pena ler “O povo brasileiro” do Darcy Ribeiro, 1808, 1822 e 1889 do Laurentino Gomes; a biografia em três volumes do Getúlio Vargas; a trilolgia sobre o III Reich de Evans; Como funciona o fascismo; como as democracias morrem, Fascismo (Madelene Albrich), Introduçao ao Fascismo; É isso um homem? (Primo Levi); O capital do Sec XXI (Piketty); Hayek x Keynes; O caminho da servidão (Hayek), Conjuntura Política Nacional o Poder Executivo & Geopolítica do Brasil (Golbery do Couto e Silva). Depois posso sugerir outros, Acho que essa listinha já são umas 6 mil páginas. Como alguem disse que é humanamente impossível ler mais que 55 páginas por dia, isso daria um pouco mais de 100 dias, menos que um ano
Bem, pretendo esperar o desfecho deste pesadelo!
Serão 4 ou 8 anos, mas, terá fim!!
E você poderia ir junto e nos poupar de tanta baboseira
Excelente!
sim, vamos nos tornar uma potencia militar exportadora com esse acordo.
Acredito que com as novas diretrizes e algumas mudanças, conseguiremos ser uma potência militar mas não será só com isso. Esse é um dos passos necessários: desenvolvimento de tecnologias militares.
Não, isto não vai acontecer porque não é uma vocação do país.
Enquanto o alto comando das FFAA não decidir o que querem de fato, vamos viver do tem para hoje e com alguns pontos fora da curva para os ufanistas se deleitarem.
Mas existem algumas tecnologias que o Brasil está a frente dos EUA, como no caso dos combustíveis alternativos, que uma parceria seria bem-vinda.
Só um exemplo estratégico para a segunda parte deste século e para o futuro.
Armas brasileiras nos EUA, uma coisa ou outra fora da curva…
Duas observações:
1) A reaproximação com os EUA na área militar começou em 2010 com o presidente da época. Depois, os primeiros protocolos foram assinados em 2015 pela então presidente. Agora o presidente atual inicia a concretização dos acordos. Visivelmente esta é uma política de Estado e não de governo. Vejo o dedo das forças armadas por trás disso.
2) A tomada de recursos do fundo exige uma contrapartida por parte do país tomador em igual montante. Para cada dólar que os EUA contribuírem, o Brasil terá de entrar com 4,8 reais ao câmbio de hoje. O governo dispõe deste capital?
é muito entreguismo por parte do Brasil, onde já se viu, tentar entrar no mercado de defesa americano o MAIOR DO MUNDO, e tentar abocanhar uma fatia desses 100 bilhões de US$ para pesquisas militares, onde poderemos ganhar CONHECIMENTO tecnológico junto com os americanos, que parceria mais sem pé e cabeça essa?
O correto era o Brasil DOAR alguns bilhões para países como, deixa eu pensar aqui, tipo a Venezuela ou Cuba e não pedir nada em troca, pois eles tem muito mais a oferecer para nós nesse setor de defesa como, deixa eu pensar mais um pouco aqui, como matar seu inimigo de TÉDIO fazendo um discurso de 12 horas na ONU, ou invadir ministérios com meia dúzia de mortos de fome com enxadas e facões ameaçando o seu inimigo na base da gritaria e vitimismo, isso sim é tecnologia de ponta!!
Essa extrema direita é muito entreguista, ficam fazendo essa polarização desnecessária que só atrasa, se fossem mais moderados e fizessem uma parceria com democracias como Cuba e Venezuela, só ganharíamos com isso.
Diga para nós em quais áreas os americanos vão cooperar mais com o Brasil e abrir seu mercado.
Mísseis balísticos, aviões stealth, porta-aviões nucleares ou mísseis hipersônicos?
É o caso de expectativa x realidade.
Vc acabou de dizer uma, mísseis hipersônicos tá todo mundo na corrida e o Brasil está anos na pesquisa do 14x, armas a laser de baixa intensidade para destruir drones já que será uma tendência mundial esse tipo de guerra no futuro, blindagem para veículos blindados, tbm é algo que os países estão revendo e o Brasil parece que tá querendo entrar no mercado para seu futuro MBT, drones marítimos, radares, a lista é longa, e tem muitas outras coisas menores que podemos fabricar para eles pela questão da cotação do dolar, basta ao Brasil saber tirar o máximo de proveito desse acordo que seja bom para ambos.
Alessandro acorda “ninino ” voce e muito sonhador vai acabar caindo da cama hein? Te digo os EUA jamais farão isso ,vao usar engenheiros e tecnicos do Brasil e vao obriga-los a assinar que nao poderão passar nada nem mesmo para o Brasil larga de ser inocente cara .Quer parceria seria que possa compartilhar e nao nos proibir de fabricar nada aqui ? Vamos la Israel ,Alemanha ,Russia ,Reino Unido (algumas coisas sendo poucas ),África do Sul (no sei por carga D”guas a FAB nao esta nesse momento com parceria para um Merlin da vida ),França apesar dos pesares e se pagar muito bem mesmo ,Suecia ,Itália e talvez um ou outro que nao estou me lembrando no momento viu como o mundo tem opções ótimas ?
Xerem
Israel, alemanha, Rússia, RU e Africa do Sul, França, Suécia e Itália NOS CONVIDARAM para alguma parceria das que já temos para algum novo projeto para começo de conversa? Que eu saiba não!
Vc acha que algum desses países tem CACIFE igual aos EUA para bancar a TOTALIDADE (ou boa parte) das pesquisas e desenvolver em conjunto com o Brasil algo que tbm queiramos? Acho que não
Vc tem ideia de quanto sobra do ORÇAMENTO para pesquisas e desenvolvimento em projetos aeroespacial e militar no Brasil? é esse “ninino” que vc escreveu no seu comentário.
Se os americanos vão usar e abusar dos nossos engenheiros disso eu nunca duvidei, aliás se eles estão BANCANDO TUDO tem mais é que usar mesmo, ou se fosse o contrário nós pagando por exemplo aos sul africanos pesquisar e desenvolver junto com a gente, vc não iria exigir a mesma coisa? Aliás o A-darter não foi assim? Bancamos boa parte do projeto pra ser desenvolvido lá e agora iremos fabricar aqui, será que lá tbm não tem nenhum sul africano reclamando disso já que a tecnologia era deles? Pense nisso
Se for para o Brasil tirar o máximo do proveito possível de CONHECIMENTO dos projetos que seria pesquisado e desenvolvido junto com os americanos AQUI em nossas faculdades/universidades e empresas de defesa, mesmo que depois fosse fabricado por lá, vc acha que não valeria a pena ter o grau de conhecimento desses?
E depois eu que preciso acordar? rsrs..
Cuidado com a invasão vermelha no site muchacho, reclamam do governo brasileiro maligno(rs) mas irem pra Cuba, Venezuela e afins onde reina a “democracia e bondade”nem pensar né!?
Do jeito que as coisas estão indo, dentro em breve Cuba e Venezuela serão paraísos na Terra.
Pelo menos, lá poderão se tratar do coronavirus de graça.
Nos EUA, se o sujeito não morrer do virus, morre depois com a conta do hospital.
Espero que ele não acredite mesmo no que diz…
Por isso a ironia, quem sabe eles acreditam em mim e vão para lá rsrs…
Adorei a ironia. Muito bem feita! Parabéns!
Os estados unidos,assim como demais potências,sabem como operar ao redor do mundo,sempre tem quase o mesmo modus operandi.
Aproximação comercial,cooperação nas áreas de infraestrutura,eletricidade,parques industriais,portos,defesa.
Concedendo empréstimos a países de interesse,e fazendo esses países se endividarem sem poder pagar suas dívidas.
Então os pedidos podem ser variados : Desde conceder áreas de exploração de petróleo,criar uma base militar no país,ou apoiá-los militarmente seja com tropas ou logisticamente,ou então planos de privatizações nas áreas de energia,saneamento e água para corporações multinacionais.
As grandes instituições colocam um país em dívida,aí se oferecem para refinanciar a dívida,com juros não tão agradáveis,usando de táticas de guerra econômica usada para subjugar nações.
Mas o Brasil não cairia em algo assim…
Acho que você tá confundindo EUA com a China meu caro. Esse é o modus operandi chinês, comprou a toda a África dessa forma, e tá querendo fazer o mesmo com o Brasil…
eua,china e Rússia todos são iguais meu caro,e se você acredita que Washington se aproxima de Brasília com afagos por que tem boas e sinceras intenções com o Brasilia é porque você é inocente….
Todos são iguais !
https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g
De pareceria isso não tem nada. Isso é mais um instrumento pra controlar o desenvolvimento do Brasil. O presidente sem noção acha que está fazendo um grande negócio.
https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g
Interessante como a maioria dos brasileiros nao tem a capacidade de ler, interpretar e formar uma opinião sobre isso. Muitos comentários aqui falando sobre baixar o preço das armas, compras de prateleira… Meu Deus! Leiam antes o que significa o acordo!!! Pessoal, pelo amor de Deus, esse acordo é a oportunidade do nosso país nao quebrar no mercado de defesa, pois quando raramente desenvolve algo na vanguarda tecnológica, tem uma cadência de produção somente para as forças brasileiras, e o que compram da pra contar nós dedos. O acordo faz com que empresas americanas, que desenvolvem as tecnologias mais avançadas do mundo, possam financiar parte deste desenvolvimento pelas mãos de empresas fora dos EUA e com isso possibilitando vender para todos os aliados! Nada a mais que isso!!! Não vem fragatas velhas, não vai baixar o preco da imbel, não vão roubar as empresas brasileiras, nada disso. Nossas empresas são todas (raras excessoes) de fundo de quintal, com uma criatividade imensa e com recursos limitadíssimos, lutando num mundo de gigantes e de tecnología que avança em questão de minutos. O pessoal da siat testando a cabeça de busca do míssil sobre uma piscina de plástico 1000 litros com um cigarro aceso mostra o q eu estou dizendo, os caras tiram leite de pedra! O projeto do mansup já trocou pelos menos 3 vezes de empresa, e quando estiver pronto será um míssil ótimo da década de 80. Então, com recursos, poderemos melhorar a mão de obra, dar cadência a linha de produção, participar de projetos complexos e sair do ufanismo que move a indústria nacional. Os EUA não irá querer roubar o projeto de um míssil anti navio dos anos 70, um míssil de cruzeiro de 300km ou o projeto de um cargueiro de 30 ton… Entendam, eles já passaram esta fase a pelo menos 50 anos. Porém é muito interessante para um país que tem um orçamento de defesa que eh praticamente a soma de todos os orçamentos militares do mundo somados, desenvolver seus aliados, capacitá-los no suporte de sua indústria, gerar mão de obra capacitada, conhecer gente que pensa em defesa fora da sua caixa. Então pessoal, se fosse com a China seria interessante, se fosse com a Rússia seria interessante se fosse até com a República rio grandensse seria interessante, imagina então sendo com a indústria americana. Então meus amigos, calma com o andor.. #pax
Agora o desenvolvimento de uma blindagem nacional tipo Chobam, que ao que parece, já está em andamento, vai poder,desde que entre na fila de interesse, deslanchar .
Com seu belo resumo do acordo, tenho certeza que irão entender…Abraços
Enfim um pouco de luz na escuridão!
Indústria de defesa brasileira morrendo de fome, o governo consegue um acordo que permite que as maiores empresas de armamentos do mundo financiem desenvolvimento e pesquisa no país e os caras falando em “riscos contra a soberania nacional”.
É muita viagem na maionese, meu Deus do céu…
O analfabetismo funcional é o grande problema desse país.
Caro Oráculo. O acordo é importante mas por outras razões. Esse fundo é amplo e vários órgãos do governo dos EUA têm acesso. O DoD costuma envolver cerca de 40% dos recursos. Esses recursos podem ser usados tanto para pesquisa básica quanto para pesquisa tecnológica, inclusive fabricação de protótipo e certificação de produtos. A única ressalva é que ele precisa atender de algum modo os interesses do Governo dos EUA (pode ser defesa, saúde, agricultura, etc). O projeto submetido será Eu não sei analisado quanto ao mérito. Acho que a taxa de aprovação nos EUA não passa de 25%. Empresas públicas ou privadas e institutos de pesquisa poderão submeter propostas. Resumindo. O acordo envolve empresas de várias áreas, inclusive defesa. Não envolver exportação nem importação de produtos. Quem financiará os projetos será o governo dos EUA a fundo perdido. Creio que você também interpretou errado.
Pois é, infelizmente ainda prevalece entre alguns adolescentes que frequentam esse site a cultura do anti-americanismo infanto-juvenil bem como aquele velho complexo de inferioridade tão caro a eles.
Infelizmente esse pessoal não consegue admitir que:
1 – os americanos não vão nos invadir
2 – os americanos não vão acabar com a nossa soberania.
3 – os americanos não vão destruir e sabotar nossas pesquisas.
4 – os americanos não vão espionar indústrias nacionais.
5 – os americanos não vão roubar nossos recursos naturais.
Sugiro ao administrador do site colocar esses avisos na página inicial em alto destaque e relevo para que esses esclarecidos possam visualizar melhor o objetivo desse acordo. Pode ser com letrinha vermelha, tanto faz…
09/03/10 – segunda-feira, bnoite, dr. Mundico, aonde voce estava que nao viu que no governo Obama (USA)/ Dilma ( Brasil), o grande primo rico do norte, estava nos espionando, voces com seu servilismo aos USA, nao enchergam ou fingem que nao vêem, este acordo so vai servir para uma coisa……..eles (USA) vao ter acesso a pouca tecnologia que possuímos e farão como fizeram com a Embraer (compraram)…….uma coisa nao podemos discutir, …….dinheiro nao falta a eles…..mais agora com o dolar a este preço…..nossas empresas ficam cada dia mais baratas…..e….o interesse do posto Ipiranga de entregar nosso pais, fica muito facil…….????? Acorda eles nao fazem nada para ninguem, encherga.
Sr vovozao.
Os EUA sempre espionaram todo mundo, no nosso caso nao foi pra saber se a gente sabe fazer avião ou míssil, ele estava interessado notadamente no nosso posicionamento em questões que influênciassem as políticas americanas. Russos, chineses, americanos, Israel.. Todos fazem.. É bonito? Não! Mas o mundo nem sempre eh bonito, e países tem interesses e não amigos.
Quanto a Embraer, ela é uma empresa privada, pode estar hj no brasil, amanhã na Polônia, se o ambiente empresarial lhe for favorável. Imagine vc um engenheiro aeronáutico que tem a oportunidade de ganhar dinheiro fazendo o q gosta em outro país, vc iria ou ficaria pensando q desfalcaria o seu país de 1 engenheiro aeronáutico? O país para conquistar tecnologías e conhecimento precisam preparar o ambiente para este desenvolvimento, não vivemos mais em feudos ou em países fechados que conseguem impedir a saída de pessoas e empresas. O que podemos fazer para segurá-las eh dar um ambiente saudável, de boa rentabilidade e de mão de obra qualificada, e se possível que as forças armadas do país mantenham um fluxo de compra propício para manter toda uma cadeia de funcionários e fornecedores. Sinceramente o sr acredita q se a boeing não tivesse um bom mercado nos eua ela não mudaria para algum lugar q oferecesse este ambiente? Vc acha q varios engenheiros americanos nao foram contratados por chineses e vice e versa? Somos um mundo globalizado, e lidar Com Isso continua dando um nó na cabeça de quem não saiu dos anos de 1900.
Eu só ri no ponto que o sr vovozao disse que os EUA vão ter acesso a pouca tecnologia que temos. Rússia, China e EUA literalmente estão em oto ??
Como voce garante tudo isso que escreveu?? Se vc ao menos ouvisse o que eu ouvi… sugiro que vc pare de criticar as pessoas, porque se elas ao menos desconfiam dessa aproximacao com os EUA algum motivo deve ter.
Vai por mim, os EUA nao querem um
Japao
ao sul do equador, no mesmo continente que eles. Sei do que estou falando, so nao posso dar mais detalhes, pois nao vou me expor aqui.
Fácil heim! “vc está errado, eu estou certo e eu tenho certeza disto… Mas….. Não posso falar o pq”
interessante.
R-cordeiro tambem ouvi muita coisa e tambem nao posso falar e dai ? Sou do EB e agora Flamenguista ?
Caro Canarinho, bom dia, o secretário de estado norte americano na época Sr Henry Kinssinger, disse que não aceitaria um novo japão abaixo da linha do equador, abs .
Stalim pensava o mesmo de Hitler Dr.
Caro Space. Eu não sei porque esse assunto “Hitler comunista” aparece e reaparece. Contudo, esse erro é tão sério que é importante sempre esclarecer. Nazismo é um tipo de fascismo. Fascismo é uma ideologia de extrema-direita. O Fascismo combate a democracia, combate o comunismo e o socialismo e também combate o liberalismo. O Fascismo é baseado na superioridade étnica e cultural de um povo sobre os demais. O comunismo/socialismo é baseado na igualdade das pessoas da mesma classe e na luta de classes. O Fascismo nega a luta de classes mas defende a luta de culturas. O comunismo/socialismo defende que todos teriam o mesmo direito (portanto combate o direito de algumas pessoas terem a propriiedade dos meios de produção e outras não) mas o fascismo defende que aqueles que pertencem a uma nação tem todos os direitos e os estrangeiros não teriam qualquer direito. O fato dos regimes de extrema-direita e extrema-esquerda serem contra a democracia e a defesa dos direitos humanos não os tornam iguais.
Professor,
acho que alguns não entenderam minha resposta. Citei Hitler poque o cidadão do primeiro post afirmou categoricamente que os EUA nunca irão nos invadir, então citei que Stalin pensava o mesmo de Hitler em 1941 depois do pacto maldito. As respostas saem fora da cronologia aqui no sítio, o que tambem causa confusão, não se sabe quem ta respondendo quem as vezes. Não entro nessas discussòes de Facebook.
Olá Space. Entendi obrigado por explicar. Você tem razão sobre a surpresa de Stalm. Acho que Stalin até esperava uma invasão mas acho que ele acreditava que Hitler não abriria duas frentes. Acho que ele imaginava que a URSS seria invadida apenas a derrota da Inglaterra. Todo mundo imaginava que Hitler faria uma guerra de apenas um frente, sem cometeria mesmo erro da Grande Guerra. Antes da acordo com a Alemanha, Stalin tentou sem sucesso um acordo com a Inglaterra, que teria impedido Hitler de invadir a França ou a Polônia.
Mas realmente, essa de Nazismo ser esquerda esquenta as redes sociais mesmo hahaha. Não me meto nisso e não acho que nenhum dos dois polos que infestam as redes estão com a razão, o tema é muito específico para debates rasos.
Olá Space. Eu receio que o menino repita uma bobagem e a professorinha pergunte onde ele leu tão tolice, dai o menino responde que “o pessoal da Trilogia disse isso e ninguém rebateu”. Só vai faltar colocar a culpa no Galante.
Camargoer,
mas se os povos são para serem “todos iguais”, então por que a Russia cercou-se de “países satélites”? Não foi para proteger o povo russo? A divisão da Polônia não teria sido em função disso? Aliás, gostaria de ver a opinião de um georgiano (aliá titio Josef era georgiano) sobre essa tal “igualdade de povos” na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Quem sabe, a opinião de um ucraniano e até de um polonês, fossem relevantes também!
É possível que alguns fatos não os tornem iguais, mas estão muito, mas muito próximos uns dos outros por vários outros fatos, assim como filhos de um mesmo pais, que descuidou da educação deles, pois não?
Caro Edson. O que dá para escrever são especulações. O trabalho histórico teria que ser feito a partir de pesquisa documental. O que sei foi que Hitler declarou várias vezes que era contra os bolcheviques e que o leste europeu deveria ser ocupado pelos alemães usando a população eslava como escravos. Parece que o ocidente capitalista acreditava que o fascismo era a solução para o dilema entre a maximização do lucro e as demandas trabalhistas que o socialismo soviético prometia resolver. Por essa razão, foram toleradas as sucessivas violações do tratado de Versalhes. Inclusive é fato que os principais industriais e banqueiros alemães financiaram o partido nazista. Tenho a impressão que Stalin temia uma invasão comandada por Hitler porque sabia que seu exército estava enfraquecido pelos expurgos ordenados por ele e por conhecer o poder tecnológico alemão já que os alemães treinavam e desenvolviam suas armas dentro da Russia para enganar a vigilância da França e da Inglaterra. Stalin tentou um acordo com a Inglaterra caso a Alemanha invadisse a França ou a URSS ambos abririam duas frentes contra a Alemanha. Contudo, a Inglaterra não aceitou o acordo. Stalin então fez um acordo com Hitler pela divisão da Polônia primeiro para afastar os alemães da fronteira da URSS (os alemães teriam que avançar pelo território da Polônia ocupado pela URSS antes de invadir o territorio soviético). Segundo porque a Alemanha usaria um ou dois anos para organizar a ocupação na Polônia, o que daria tempo para Stalin reorganizar o exército vermelho. Provavelmente Stalin tinha alguma garantia de Hitler que não invadiria a URSS já que ele teria que organizar a ocupação e colonização da Tchecoslováquia e Polônia. Stalin também deve ter pensado que a Alemanha usaria todas as suas forças para derrotar a Inglaterra para vencer no frente oeste antes de iniciar uma frente no leste. Acho que essa seria a explicação para o acordo entre Hitler e Stalin em 39. Acho que foi uma decisão estratégica sem consideração ideológica.
Camargoer;
você, às vezes, me confunde um bocado.
Pesquisa documental é boa mas não é só!
Haja vista os desaparecidos aqui no Brasil. Cadê os documentos!? Mas eles estão mortos, é inegável.
Aliás, “documentos” da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, eram e foram reescritos ao sabor do ditador de plantão. Já, as pessoas que vivenciaram repassaram a história contada.
Então, você acha isso e aquilo! Mas, segundo você, como não há uma pesquisa documental não dá para afirmar, certo?
Pois eu “acho” que eles eram e sempre foram farinha do mesmo saco. Só que um se achou esperto, com seu nacionalismo, e o outro com seu pan-comunismo. Ao fim e ao cabo ambos, de deplorável memória, deram-se muito mal, cada um em seu tempo, haja documentos ou não, os mortos que eles produziram, ao milhões – muito milhões, são inegáveis.
Olá Edson. Acho que o Nunão, o Luciano e outros colegas escrevem melhor que eu… e também sabem mais história. Posso estar enganado, mas documentos históricos são os arquivos oficiais mas são as cartas, os diários pessoais, os testemunhos de quem sobreviveu, os documentos dos outros países (os arquivos do DoS dos EUA e do Itamaraty são excelentes fontes a partir da visão dos embaixadores de cada país). Além disso, dados arqueológicos mesmo recentes são boas fontes (durante as obras para os jogos olímpicos no Rio, foram encontradas estruturas arqueológicas do período do tráfico de escravos que estão revelando coisas esquecidas ou perdidas)
Outra coisa importante Edson seria evitar usar Rússia e URSS como sinônimos. Stalin nasceu na Georgia e Trotsky na Ucrânia, exatamente como você colocou. O Czar foi deposto em 1917 e houve uma guerra civil entre os “vermelhos” e os “brancos”. A sucessão de Lenin também foi uma luta política que resultou em expurgos. Stalin ganhou e Trotsky perdeu. Essa transição do absolutismo czarista para o socialismo soviético foi feito em um contexto de guerra civil, violência e morte. Ao pensarmos em outros eventos de transição política como a revolução Francesa e a guerra da Secessão, também foram terríveis e violentas.
Stalin ganhou não! Ele assassinou Trotsky e todos os concorrentes – Kamenev; Kirov; Smirnov; Gorky; Bukharin e mais um montão de oponentes.
O titio Josef era um assassino contumaz. Um sociopata que substituiu o absolutismo czarista.
Ah, mas os documentos…
Saudações Camargoer
Caro Edson. Há dois modos de contar uma história. No primeiro há o juízo de valor, é permitido o julgamento moral. No outro tipo, há o juízo de mérito e a tentativa de evitar qualquer julgamento moral. Eu gosto muito da análise do mérito.
Irretocável amigo, parabéns pela análise!
R _ cordeiro lindas palavras so perdem para o Nao dos EUA que nao querem o Brasil industrializado em nada, vao deixar nossas empresas trabalharem la e colocar as ideias e projetos na pratica ,porem nada poderá ser passado para nossas empresas e sabe porque ? Porque querem o Brasil sob coleira e comprar tudo ou quase tudo do aparato militar deles .Voce sabia por exemplo qual foi o motivo do cancelamento do míssil MAR ?
Empresas Brasileiras serão obrigadas a fechar parcerias com empresas Estadunidense , que nessa relação ficaram sempre com o maior percentual nos lucros e nós uma contratada de subfatura, ainda tem a clausula que só permitirá que nossas empresas façam projetos para o Brasil ou para terceiros com prévia autorização do comgresso EUA! Uma parceria lesiva ao Brasil !!
EXATAMENTE !
Olá Jonathan, Não necessariamente. Os recursos poderão ser usados para pesquisa básica (por exemplo na área de medicamentos, vacinas, novos materiais) ou poderão ser usados para testar protótipos ou ensaios de certificação (como os que o A29 vem fazendo). Tem vários documentos do DoD e do Congresso dos EUA explicando como esses recursos podem ser usados.
Dai algum exemplo de parceria exitosa que o Brasil fez com outro país que nos trouxe lucro..
As Kombis, nem na América do Sul nós conseguimos vender, por exemplo.
Jonathan Porto exatamente mais vai enfiar isso na cabeça desses jogadores de vídeo game ?
Eu não entendo muito da retórica daqui, não lançamos nem balão galinha de Alcântara que pra falar a verdade não passa de um cimentadão com meia dúzia de galpões no meio do nada, aí vem alguém pra dar utilidade pro local e é perda de soberania… por esse lógica é melhor ser dono de uma empresa que da prejuízos do que ser sócio de uma lucrativa, é um orgulho que custo a entender, não tem nada haver com patriotismo e sim com falta de conhecimento de causa, humildade e talvez uma pitada de burrice!
Fazem décadas que a postura do Brasil é de um terceiro poder independente, não conseguimos quase nada em comparação com nossa importância, nem aviões, nem tanques, nem navios, nem mísseis para impor respeito em ninguém de verdade, nos não temos capacidade de nos tornarmos uma potência militar de valor global sozinhos em curto prazo, sinto muito mas é verdade e negar isso é condenar o Brasil a ser uma potência apenas regional para sempre. Nem vou falar de países com economias que seriam eclipsadas ao lado do Brasil e que tem desempenho militar de destaque pq é chover no molhado!
Se há um caminho se abrindo com os EUA para as coisas andarem um pouco mais que seja bem aproveitado, melhor com eles que tem um pouco mais de semelhança conosco do que com ditaduras como Rússia ou China!
Que legal! Agora aprenderemos a desenvolver e construir um caça 100% brasileiro, um navio de guerra 100% brasileiro e um sistema de defesa anti aérea 100% brasileiro! Obrigado Tio Sam!!!
Infelizmente ao ler os comentários, posições ideológicas em grande número…Aposto que se os eua cedessem ao Brasil todo o conhecimento e disponibilizarem a construção aqui do f22 vai ter gente contra…Se a rússia fizer o mesmo com o su35 a mesma coisa (pode ser também tank, navios….) Minha avó sempre me orientava, junte-se aos melhores e vc crescerá ou… Quem com porcos anda, farelo come…
Nas ultimas guerras vendemos muito para o exercito americano. Principalmente carne enlatada. Falei com um americano que me disse que durante a guerra do Viet Nam passou cercado uns 20 dias só comendo carne enlatada. Made in Brazil. Marca SWIFT.
Só commodities mesmo, de resto não vendemos um único revólver.
É mesmo, moço?
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/35133/TAURUS–Inaugura-sua-nova-fabrica-nos-Estados-Unidos/
Entendam uma coisa..
Taurus nos EUA é sinônimo de arma barata, que vale o que ela custa.
Me referi ao esforço de guerra para suprir o conflito no Vietnam, não a atualidade.
O que tem haver isso com tecnologia militar ?Eu hein e cada um viu
Te falar eim, da uma vergonha alheia de ler alguns comentários ai. É cada eXpecialista por ai…
Quase 80 comentários, porém praticamente nada que se aproveite.
Exaaaaato!!!!Ta osso!!!
Saber se vai diminuir o preco da imbel pra mim foi o supra sumo de hj. Ahhh os EUA vão nos roubar a pouca tecnologia que temos, tb foi bem interessante. Kkkkk
R-cordeiro a questão nao e nos tomar e sim nos amarrar deu para entender ?Se fosse uma parceria de irmao para irmao ate eu daria o aval mais conheço os EUA trabalho a anos com eles .Pois nao querem o Brasil como potencia de nada o que querem sao nossos mais de 210 milhoes de “compradores de seus produtos ” !
Olá Tutu. Há uma postagem mais antiga sobre esse acordo Brasil x EUA que tem muitos comentários, alguns deles muito bons. Se tiver curiosidade, acho que vale a pena reve-lo.
Devemos seguir modelo indiano seria bom
em primeiro lugar “aliado preferencial extra OTAN” (APEO) não existe. Ou você é desta ou não é nada. E os demais membros europeus já esclareceram – ano passado – que NÃO faremos parte dela. Esse APEO é conversa pra boi dormir. parece com aqueles afagos que os desclassificados do “the kids voice” recebem, quando pulam fora. só isso e nada mais,
gostaria mesmo que as empresas brasileiras fossem subcontratadas em projetos militares americanos e da OTAN. Mas sejamos sinceros: estes subcontratarão aqui, o que podem subcontratar em seus respectivos países? acho muito pouco provável.
o que o governo tá de olho mesmo é naquele dinheirão todo, pensando na possibilidade de algum projeto conjunto ser de interesse mútuo, permitindo às FFAA incorporar algum material novo.
não nos iludamos: o super tucano é construído onde? quem foi subcontratado aqui para produzi-lo lá? a regra é simples: o que eles querem, eles tomam. ou você joga no jogo deles, no interesse deles, ou seu magnífico projeto vira poeira. Alguém falou “EE-T1 Osório” aí?
a questão que não quer calar é: enquanto não tivermos um inimigo sério, que nos ameace e justifique investimento pesado em armas, o que nossas FFA farão é recauchutar material velho, trocar peças, e dizer que fez “modernização”.
e o que quer dizer com “Em ambos os casos tomamos medidas inéditas na nossa política externa graças a aproximação com os EUA”? Nossa posição estratégica mundial mudou? Quando o egito ameaçou cortar importações do brasil, por causa da embaixada em jerusalém, rapidinho tomamos outra “medida inédita”: mudamos de embaixada para escritório comercial.
o que ganhamos apoiando guaidó, um arremedo de ditador que morre de vontade de substituir o que está no poder, duas farinhas do mesmo saco? Não temos posição militar que nos garanta peso na arena internacional. o máximo que fizemos foi levar um M60 velho pra roraima e sair cantando de galo. patético!
Prezado Paulo
Vou me ater apenas ao primeiro parágrafo.
Todos os membros da OTAN são aliados preferenciais dos EUA por força do acordo de defesa mútua.
Mas existem outros aliados como Japão, Austrália, Israel e Coréia do Sul, por exemplo que, mesmo não fazendo parte da OTAN, os EUA também os classificam como aliados, neste caso, extra OTAN. Agora o Brasil entrou neste seleto grupo.
Isto não quer dizer que possam vir a fazer parte da Organização. E nem Brasil e nem EUA sugeriram isto.
São duas coisas completamente diferentes. Aliados da OTAN e aliados de fora da OTAN.
Abraço
E os membros da otam nem precisariam dizer isso, pois uma vez que se trata “tratado militar do ATLÁNTICO NORTE” e felizmente estamos no atlântico sul, so isso já fere de morte o estatuto da organização. Quanto a empresas nacionais se associarem a empresas da otam, o tratado de pesquisa assinado trata justamente disso.
O RDT&E é um acordo entre governos voltado para P&D… falar em aquisições e participação de empresas de cá e de lá, nesse momento, é prematuro… a partir da criação de um projeto comum, muita água vai correr até atingir a maturidade tecnológica suficiente para ser apresentado um protótipo… aí entra a empresa… e mais tempo é necessário até chegar ao TRL 9 e apresentar um produto… aí sim, podemos agir um processo de aquisição… abraço a todos…
Eu concordo que precisamos de tempo. Porém, a questão é: como vamos conseguir chegar nisso com a mistura de zona e miséria na qual o setor de C&T atualmente?
Lembro que estamos num país onde as pessoas acham que se contingenciar recurso de pesquisa tudo fica congelado e se pode começar exatamente de onde parou sem perdas. O TRL (Technology readiness level) não sobe sozinho. É preciso alinhamento de objetivos, trabalho em rede e pesquisa básica para chegar nisso.
As pessoas adoram reclamar do submarino nuclear de 40 anos, mas para mim é só um exemplo do grau de atraso que a instabilidade de fluxo de caixa pode provocar.
Eu achava que a Dilma era uma incompetente e o FHC foi um baita entreguista das nossas riquezas, mas o Bolsonaro esta superando todos eles.
Olá Magnys. Eu digo que o competente mais acerta do que erra (ninguém acerta sempre). Desse modo a média cresce. O incompetente não sabe o que está fazendo.., acerta ou erra pela sorte. Portanto a média não muda. Um incompetente não afeta nada… para a coisa ficar pior tem que ter a capacidade de escolher a pior opção.
Camargoer
“… para a coisa ficar pior tem que ter a capacidade de escolher a pior opção”.
E foi isso que parte do povo brasileiro fez: escolheu a pior opção. Alem de entreguista Bolsonaro age como “lambe botas” dos EUA. Enquanto isso na Casa Branca Trump elogia Putin e faz afagos no “Nhonho” da Korea do Norte.
Olá Magvs. Um ponto fundamental de uma democracia sempre será respeitar o resultado eleitoral mesmo que tenha cheiro de desastre. A atual crise política começou com com Aécio Neves questionando a reeleição da Dilma (nem vou entrar no mérito do caráter do Aécio). Provavelmente ele ganharia a eleição de 2018. Contudo, o pedido de impugnação da chapa da Dilma abriu o processo de crise política que ainda não acabou, inclusive que encerrou a carreira política do Aécio, Cunha, Gedel, Temer, Sérgio Cabral… E provavelmente também do Alckmin, Serra e Aloisyo Nunes. Também acho estranho o atual presidente questionar a legitimidade da eleição que ele venceu.
Camargoer, parece-me que o que ele questionou não foi a eleição dele, mas sim ela não ter ocorrido já em primeiro turno.
Essa foi a questão levantada por ele, para aqueles que têm olhos e ouvidos sincronizados.
Saudações
Olá Edson. Ele questionou o sistema de apuração. Se foi fraudado no primeiro turno, pode ter sido fraudado no segundo. Pode ter sido fraudado antes. Poderá ser fraudado no futuro. As dúvidas sobre a vitória de Bush-filho na Florida eram fortes, mas a legitimidade foi preservada. Bolsonaro questionou a legitimidade da eleição após mais de um ano (há prazos e protocolos para isso) sem apresentar uma única evidência. Fiquei com a impressão que o objetivo era apenas desestabilizar o sistema eleitoral (em ano eleitoral) mas que acabou atropelado pela crise do vírus. Em política não existe coincidência.
Off topic
https://ricmais.com.br/colunistas-brasileiros-principais/marc-sousa/exercito-estuda-criar-batalhao-de-comunicacoes-e-guerra-eletronica-no-parana/
Ser neutro em relação aos EUA que pratica guerra nos 4 cantos da terra e o melhor caminho, este alinhamento vira latas do Brasil pode trazer consequências graves no futuro próximo se vão nos enviar armas ÓTIMO se vão repassar tecnologia e investimento melhor ainda mas enviar jovens brasileiros para morrer nas guerras dos EUA de forma alguma seria inteligente quiça uma aventura contra a Venezuela.
O pacto prevê a possibilidade de parceria em projetos para tecnologias de defesa, que podem levar a produtos com patentes a serem divididas entre os dois países e exploradas pelas empresas desenvolvedores.
O financiamento será público, e terá que ser dividido entre os dois países, mas o desenvolvimento das pesquisas será feito por empresas privadas. Empresas brasileiras e americanas poderão se associar para desenvolver tecnologias e se candidatar ao financiamento pelo fundo.
Agora uma dúvida: Poderemos desenvolver tecnologias e produtos com nossos bons irmãos e parceiros americanos, e na hora de vender, teremos autonomia ou a coleira ficará presa e só venderemos para quem os americanos tem boas relações e para os que forem mal vistos por eles, ficaremos impossibilitados?❓
Vai depender da natureza do produto… confesso que não lembro dos termos do acordo nesse sentido, mas creio que vão ser levados em consideração os limites previstos no ITAR para exportação a certos países… abraço…
Olá Fernando. Acho que minha pergunta se perdeu. A negociação do tratado começou quando?
Camargo, acredito que algo anterior a 2016, pois quando comecei em BSB já cheguei recebendo inputs sobre o tema… abraço…
Olá Fernando. Obrigado. Consegui o texto do acordo hoje pela manhã. Espero conseguir ler no fim de semana. É longo. Quase 60 páginas. Gostaria de entender como serão apresentadas as propostas. Preciso ficar atendo se o MinDef vai abrir editais ou coisa assim.
Com esse acordo ganhamos na área econômica , mas perdemos em diversas outras áreas o Brasil deve ter uma política externa independente como potencia regional independente e o orçamento do governo federal é grande o suficiente para desenvolver qualquer projeto sem precisar de ajuda de fundos externos, o problema é a ineficiência do governo federal que gasta mal o enorme dinheiro que possuí , temos mais dinheiro que a Rússia e eles desenvolvem até caça de 5 geração
Compare a nossa BID e a deles…
Mas o nosso PIB é bem maior que o deles se o governo federal fosse mais eficiente poderíamos ter uma indústria de defesa bem melhor que a Rússia o governo federal sempre da a desculpa para não investir em projetos importantes mas verba para os privilégios deles não falta eu não estou criticando apenas o governo atual todos que passam por lá somente se preocupam com luxo e privilégio dos políticos e nem se preocupam de investir no que é importante para o país.
Caro Demolidor. Os gastos do governo, seja nas comprar públicas ou no salário do servidor (que parte vira consumo, outra parte vira contribuição para a previdência e outra vira poupança privada) ou em investimento direto (obras públicas) impactará positivamente no PIB. Se os gastos do governo forem contingenciados o setor privado não cobrir essa redução do PIB (se o governo interrompe ou reduz a distribuição de remédios gratuitos para a população pobre, essa população continua sem recursos para adquirir esses medicamentos por conta própria nem o setor privado irá fazer caridade). A contribuição das despesas públicas no PIB nunca será substituído pelo setor privado. Outro equívoco é achar que a eficiência dos gastos públicos possa ser medido do mesmo modo da eficiência do setor privado. Em uma empresa, a eficiência é obtida pela redução do custo de produção. No setor púbico a eficiência é medida pelo impacto do serviço público sobre a redução dos custo no setor privado que depende desse serviço público. Restringir os gastos públicos leva a uma estagnação da economia (isso é um dado empírico)