Aiatolá chama os ataques de mísseis de ‘tapa na cara’ dos EUA
O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse na quarta-feira que suas forças armadas deram aos EUA um “tapa na cara” quando dispararam mísseis contra as forças americanas estacionadas no Iraque.
Em um discurso televisionado da cidade sagrada de Qom, o aiatolá Khamenei disse que ações militares incrementais contra os Estados Unidos “não são suficientes”.
“O que importa é que a presença da América, que é uma fonte de corrupção nesta região, termine”, disse ele a um salão cheio de imãs e outros.
“Morte à América!”, a multidão cantou. “Morte à israel!”
O aiatolá Khamenei disse que “sentar na mesa de negociações” com enviados americanos abriria as portas para uma maior intervenção americana na região e que essas negociações, portanto, “deveriam chegar ao fim”.
“Esta região”, disse ele, “não aceita a presença dos EUA”.
O aiatolá não forneceu detalhes adicionais sobre os ataques na noite de terça-feira, nos quais, segundo aliados americanos, ninguém foi morto.
Ele chamou o major-general Qassim Suleimani, considerado o segundo homem mais poderoso do Irã, um “amigo querido para nós” e o elogiou como um “grande e corajoso guerreiro”.
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, em sua reunião com o conselho de ministros na manhã de quarta-feira, detalhou a maior meta regional de seu país em comentários dirigidos aos americanos. “Vocês cortaram a mão de Qassim Suleimani do corpo dele e nós cortamos seus pés da região”, disse ele.
FONTE: New York Times
Esse ”tapa de cara” só causou à base atacada danos mínimos e alguns feridos sem gravidade.
Ainda assim foi uma afronta de respeito! É o mesmo que alguém entrar na sua casa e defecar no seu tapete! Se tu não fizer nada será taxado de covarde…
Uai, mas quem entrou no território dos caras foram os EUA.
Violaram a soberania do país, agora temem as consequências.
O sangue vai jorrar muito ainda.
E hoje os americanos começaram a abandonar algumas bases no Curdistão sírio em direção ao Iraque.
Estão falando que é o começo do processo de retirada.
Excelente notícia.
Só que nesse caso é como se alguém fosse na tua casa, matasse teu marido e/ou esposa e daí tu vai na casa do matador e defeca no tapete dele e dá tudo por resolvido.
Lógico, foi de misseis sem ogiva, apenas para mostrar que se quisessem, teriam destruído a base. Lançaram 50 misseis e pelo menos 22 atingiram a base, imagine o estrago se os misseis estivessem com suas ogivas? Por isso Trump já está recuando.
Ataque de misseis sem ogivas não é ataque, é como despejar entulho no quintal do vizinho.
Perfeito Felipe, os sites americanos afirmam que o ataques iranianos foram “precisos” e não tinham como intenção causar baixas! Foi só para os americanos ter a certeza que se o Iran “quisesse” causaria muitas baixas. Iran foi misericordioso!!!
Preciso? A base tem perimetro de 20km – o que, se fosse circular corresponderia a uma base com 6km de diâmetro. Qualquer coisa com CEP de 6 km a acertaria.
Para ter referência sobre o que isso representa: o CEP do primeiro míssil balístico da história, o V2 da Alemanha Nazista, era de 2,5 a 4km.
Ele foi misericordioso ou cuidadoso? O Trump falou que se houvesse baixa entre os americanos ele atacaria com força, não houve baixas e não vai ter resposta dos americanos, acho que o Irã foi cuidadoso para a situação não chegar num ponto sem volta e a guerra estourar.
O Trump e o Khamenei foram sábios. Nenhum dos dois quer uma guerra.
Ler uma análise com esse conteúdo e profundidade só é melhor do que ser cego.
Ao final das contas,o Irã perdeu talvez o melhor estrategista da sua história, a troco de nem sequer um soldado raso.
Melhor estrategista de um país milenar? Sério?
Depois de digitar, lembrei que queria escrever “história moderna.”
Cansaço. Oh, Well.
O General Suleimani era fiel e patriota ao seu país…era só ver a multidão no seu funeral…Homem dedicado as armas da sua pátria, Pensador, Poeta, Estrategista e exemplo do seu povo pois defendia a cultura Persa…Não virou mártir a toa…
Esta “guerra mundial” está mais para “telecatch” do que para MMA. Ainda bem! Admiro a cultura persa, e acredito que se EUA e Irã esquecessem o passado dariam grandes aliados. EUA precisaria assumir que interveio indevidamente na política do Irã mais de uma vez. E Irã precisaria parar de torrar dinheiro com terrorismo inútil e o ódio vazio a Israel. Assim os EUA não precisariam se estressar (tanto) com o OM e o Irã ficaria riquíssimo. No momento isso é quase impossível, mas quem sabe um dia, né?
Até me lembrei da música:
– Dói, o tapinha não dói, o tapiiinha não dói….
“Tapa na cara” foi derrubar um avião com 176 inocentes!!!
O cara mata seu general e a resposta é um tapa na cara do assassino? Cadê a chuva de milhares e milhares de mísseis contra Israel?
Eles vão usar o temível Qaher-313 pra atacar os EUA !
Mísseis tá fora de moda.
Bosco, esta é a pegada…
Palavras ao vento para levar a bugrada ao delírio é o que mais esta gente saber fazer.
Fizeram esta ação e ninguém no Irã vai ser macho de rir dela..
Acabou o problema.
Tem bugrada enganada nos dois lados dessa bagunça.
Vocês viram o discurso do Trump? Estava visivelmente muito abalado. Algo estranho aconteceu atrás dos bastidores. Talvez uma conversa não muito cordial com Putin nos back channels?
Se eu tivesse uma mulher igual a dele ia viver com cara de cansado.
Se o Commander In Chief precisar de reforço nesse departamento, eu dou um passo adiante!!!
Já havia comentado antes.
E o interessante era a cara dos militares atrás dele.
Estavam bem assustados.
Não é assustado.
Existe algo chamando responsabilidade com as consequências, que o Irã e regularmente os russos não tem.
Responsabilidades com as consequências, análises da tomada de decisões e tudo isto resulta em horas e horas de sono a menos.
No fim da Guerra do Golfo, não me esqueço de uma foto do General Norman Schwarzkopf assinando a trégua com o equivalente iraquiano e pelas feições de ambos parecia que os iraquianos venceram a Guerra.
Srs. … creio que tudo isso é muito bem orquestrado. Os EUA e o Irã são inimigos, mas ambos combatem o ISIS (Estado Islâmico). Os EUA sabem que Iraque, Afeganistão e outras paragens são guerras de insurgência. Não há possibilidade nenhuma dos americanos vencerem. Combater nesses lugares é só paliativo. Saindo do Iraque, promessa de campanha de Trump, eles vão economizar e deixar a briga com o ISIS para o Irã. Os xiitas do Irã e do Iraque (maioria da população) se fortalecerão. Agora, os sunitas, curdos e yazidis serão os grandes perdedores. Trump dá uma de louco, mas é tudo orquestrado. Tanto é que dia desses ele já ressaltou a auto-suficiência americana em petróleo e gás.
João,
Eu notei isso também. Algo muito sério está rolando. O Trump estava pálido e visivelmente cansado.
Eu não me preocupo nem com Rússia e nem China. Se fôssem Rússia ou China, o Trump saberia como resolver o problema no estilo dêle.
.O Trump parecia têr visto um fantasma. Algo estarrecedôr foi revelado a êle.
???
O.O
Eu acho que a conversa foi interna no próprio Estados Unidos. Ele foi claro que responderia a um ataque iraniano, depois mudou o discurso . que nenhum norte-americano morreu. A pressão é interna.
Na realidade se o Irã retomar o processo de enriquecimento de urânio como anunciaram, mostrará como a administração Trump é despreparada para lidar com situações complexas. Primeiro ele peida e depois corre para purificar o ar.
Pois é Boscovisk, e tem ainda a possibilidade de eles mesmos terem derrubado o 737. Ataque feito de modo a evitar q o tio Trump mande a verdadeira chuva de mísseis. 😉
Fique calmo que a chuva de mísseis vai chegar e será sobre os americanos no Iraque.
Algumas tropas de aliados da OTAN já estão se retirando de lá.
Os Primeiros-Ministros do Iraque e do Kwait confirmaram que receberam cartas do Pentágono (se não me engano) confirmando a retirada das tropas americanas do Iraque.
São acontecimentos que se iniciaram e não há mais como pará-los.
Bola fora de Trump.
Sai pra fora, agoro!!! Porque com a sorte que tenho ultimamente, daqui a pouco quem vai estar lá sou eu.
Lol
Tonico e a eterna mania de inventar fake news.
Aiatolá avisou que ia bombardear a base.
Americanos saíram todos de lá, horas antes do ataque.
Tudo combinado, pra enganar os barbudinhos.
E o comediante da Trilogia falando em chuva de mísseis…
O ataque com cerca de 15 misseis foi para salvar as aparências,pois como houve um show de ameaças com muita valentia,muito parecida com aquelas que o único gordo da Coreia profere,com a intenção de não causar mortes ou feridos,eles temem os USA,pois sabem que em caso de mortes haveria um terrível revide.
O misseis foram lançados com cuidado de não atingirem as bases e ambos os contendores saíram satisfeitos.
A retorica furiosa do Irã não é páreo para os USA.
A nao ser que ele tenha um super trunfo guardado, o aiatola nao quer uma guerra convencional contra a maior potencia militar do planeta. O ultimo jumento que fez isso morreu enforcado ao vivo em televisao aberta (Saddam).
Nesta eles mandaram bem….
Fizeram um ataque, salvaram a sua honra e não chutaram o cachorro grande na cara..
Eu ficava por aí mesmo.
Quero ver agora é a questão do avião que eles muito provavelmente derrubaram sem querer.
As caixas preta foram achadas, porém o Irã, recusa entrga- las a Boing.
Que entreguem para outro país que tenha condição de analisá-las!
Caro Recruta Zero (sou fã do Dentinho). Por um lado, a investigação do acidente deveria ser preservada das disputas políticas, por outro, não há plena garantia que as gravações possam ser manipuladas para criar um problema diplomático. Talvez seja necessário usar um outro país, como França. Sei la.
O problema é que o boca mole disse que se houvesse ataque retaliaria atacando 52 alvos. O Irã lançou 15 mísseis balísticos, algo impensável, mesmo se não matou ninguém foi um ataque. E agora? O boca mole vai cumprir a palavra ou vai ficar desmoralizado??
ahahahaah desmoralizado fica quem diz que vai fazer um ataque devastador e faz isto
E os líderes xiitas iraquianos declararam que os seus ataques serão piores que os dos iranianos.
Na verdade, este parece ser um ataque combinado previamente entre ambos países.
Ligam prós americanos, avisam que atacarão, hora e local, os americanos retiram as suas tropas pra evitar baixas e depois, ambos sabem na imprensa cantando vitória.
Declarações do Primeiro-Ministro iraquiano em exercício Abdul-Mahdi: ‘Trump me pediu para mediar com o Irã e assassinou o meu convidado’
Essa foi a tônica desse atentado. Agiram à tocaia e por motivo torpe.
Agora, serão devidamente convidados a se retirar.
Ou serão retirados.
“ou serão retirados”.
Ai eu pago pra ver.
Fizeram nada. Fizeram um ataque de fachada para terem algo para apresentar para sua população. Pq sabem muito bem que se fizem algo a mais que isso, hoje teríamos uma chuva de tomahawks sobre Teerã.
E outra, não sou a favor de teoria da conspiração, mas é uma coincidência muito grande esse avião ter caído logo ontem. É bem possível que tenham derrubado esse avião.
O fato de não entregarem as caixas pretas só corrobora isso.
Acho, que ele se referia a morte do general Iraniano.
Convidado antes ou depois de atacarem a embaixada Americana?
Ação bem jogo de compadres, liga para o Iraque e fala: olha, vou atacar umas bases ai, cuidado para os americanos não descobrirem antes e se protegerem….
Já encheu o saco…
Parecendo briga de cachorros presos na corrente, e pior, com torcidas dos dois lados ladrando junto. É que nem certos jogos do campeonato brasileiro, só vale a pena ver o placar no outro dia, para que perder o sono assistindo.
Também Acho , Avisaram do “””ataque” e 12 mísseis capazes de transportar 1tonelada de EXPLOSIVOS cada , caem numa base Militar e não houve mortos e com Danos mínimos ?
Melhor Assim , mas tem algumas coisas que não tem cabimento , Reflita aí !!
Quando alguém leva um tapa na cara, ele fica com mais raiva ainda. Eles que tomem cuidado para não provocar uma ação direta dos EUA (sai na porrada).
Já tem diversas imagens do avião em queda, ele já está pegando fogo antes de cair!! Dificilmente saberemos o que causou tal avaria!!
Esse ataque por não ter causado perdas humanas pode terminar acalmando a situação, pois o Irã vai poder arrotar que se vingou e os EUA que tinham prometido uma forte retaliação se americanos morressem como não houve morte não vão precisar cumprir a promessa!
O problema é o boca mole que disse que se houvesse ataque retaliaria, vai ficar desmoralizado??
Ele falou que se houvesse mortes e não houve mortes no ataque, então ele vai pegar esse fato para não retaliar!
Pela retórica o assassinato de Suleimani, gerou grandes preocupações sobre o futuro da influência iraniana no OM dentro do governo iraniano.
Essa frase do presidente iraniano ”Vocês cortaram a mão de Qassim Suleimani do corpo dele e nós cortamos seus pés da região”, me remete aos EUA cortando a influência do Irã na região e o Irã a presença americana da região.
Bom posso estar totalmente enganado mas foi o q a mensagem me passou.
Pra quem achava que eles não responderiam, parece que se enganaram redondamente…
Entre esse ataque e não fazer nada. Acho q q distância não é muito grande
Os EUA estão atacando com o HAARP! Essa noite houve terremoto no Irã!
(Ironic MODE ON)
Os jornais os EUA estão tentando minimizar a situação, tentando ridicularizar o Irã. Porém, a resposta do Irã foi Soberana. Nunca vi uma nação peitar e atacar os EUA diretamente e assumir o ataque e a responsabilidade como Irã fez.
Vao usar isso na eleição presidencial contra o boca mole se ele não cumprir o que disse, se cumprir será a guerra contra o Irã. Foi um cheque mate contra o boca mole, de qualquer forma ele vai ser atacado nas eleições
Evidente que foi uma vitória política enorme do Irã.
E mostrou que o Irã está disposto a ir à guerra.
Cabe lembra que Irã e Iraque têm uma fronteira fluida e podemos vislumbrar um grande apoio iraniano aos seus aliados xiitas do Iraque.
Caro XFF. Eu também fiz essa leitura. O poder de fogo dos EUA é imensamente maior que o do Irã (que tem um gasto militar um pouco maior do que o Chile). Contudo, os ataques aos EUA nos últimos 40 anos foram todos por meio de grupos terroristas. Desta vez foi um Estado (reconhecido pela ONU) reagindo abertamente contra os EUA. Nesse momento, tem um caráter mais político do que militar.
Verdade e pela precisão dos misseis e falha da anti-aérea, no monimo a Arabia saudita vai ficar com um pé atrás com o Iran.
Já aconteceu antes.
Em 1968 a Coreia do Norte atacou e capturou um navio da marinha norte americana – USS Pueblo. O Navio está até hoje na Coreia do Norte como museu.
É verdade…
O garoto forte da outra rua entrou no quintal do João e deu uma surra na mãe dele(02 da casa).
João foi lá na rua do garoto forte e chamou ele de bobo feio…
Mandou bem…
Eua – Matam um general + uma caralhada de militares, com mísseis do fogo do inferno. De bônus, levam mais 50 no enterro dos caras.
Iran – Jogam 3 biribas de frente pra embaixada dos Estados Unidos, ninguém fica sequer ferido e ficam:
“A gente mostrou pra eles, estamos quites”
🙂
Fora que no velório do terrorista (e em pleno Irã!) morreu mais gente (56) pisoteada que no ataque (8).
Isso foi o que o fanboy chamou de “bônus”.
Os EUA matam o Qassem, o Irã fala que vai retaliar, os americanos falam que se no ataque iraniano americanos morrerem vão responder com força, o Irã pouco antes de retaliar avisa aos iraquianos que vão atacar e estes avisam aos americanos, os iraquianos e os americanos se protegem do ataque, nenhum americano e nenhum iraquiano morreram no ataque. O Trump acabou de falar que não vai retaliar, o Irã já tinha avisado que só atacariam novamente se os americanos atacassem. Pronto acabou a confusão, os dois lados vão cantar vitória, os EUA pela morte do Qassem e do Irã por ter sido o último a atirar, os dois lados vão continuar com as provocações, mas o risco de uma guerra diminuiu!
No final das contas ficou mais feio para o Trump. O Irã saiu mais fortalecido internamente. Se o homem cenoura tentava capitalizar para as eleições, o tiro saiu pela culatra.
Penso que não se deve agir assim com o Irã, agora eles irão buscar a bomba nuclear com ímpeto renovado. Israel deve estar louco pra resolver a sua própria maneira achando ser esta mais uma oportunidade perdida para um Irã não nuclear.
Os russos e chineses não tem interesse em bomba nuclear na mão dos iranianos, pois sabem que existe o risco de armas nucleares pararem na mão de radicais islâmicos e coisa sair do controle. E tem mais se o Irã conseguir a bomba nuclear a Arábia Saudita vai correr atrás de conseguir, que nem Índia e Paquistão, a Índia fez a sua e o Paquistão foi atrás de fazer a dele.
Russos e chineses estão esfregando as mãos, felizes com as burrices e a perda de importância e influência americana no O.M.
O Trump acabou de ganhar a eleição. A base conservadora que o elegeu é isolacionista – ou seja, querem retirar os EUA do Oriente Médio – e por isso uma das promessas de campanha dos EUA foi justamente encerrar o que ele chamava de guerras intermináveis. Ele matou o general iraniano e o fez sem entrar em guerra – que é justamente o sonho desta sua base de apoio: atacar terroristas mas sem entrar em guerras.
Quem está se importando com um General?
O que vai ficar na História é que o Irã mandou uma saraivada de mísseis contra os americanos que não reagiram.
Se esta crise ficar nestes termos, será uma retumbante vitória iraniana.
Mais forte do que isso foi a capacidade americana e provavelmente israelense de atrair o inimigo para uma emboscada. Foi uma falha grande da segurança iraniana e russa!
Mais forte que isso, foi o Irã avisar que ia atacar, atacar efetivamente, os americanos não conseguirem deter e, pior, falarem que não iam reagir.
Mas cá pra nós a inteligência russa falhou
Eu acho o oposto. Ninguém atinge a popularidade que este general tinha sem razão – que podem ser boas ou ruins. Herói ou vilão, ele foi o arquiteto de uma estratégia que aumentou a influência do Irã no Oriente Médio, ou por outras palavras – ele tinha inteligência, sensibilidade militar e política, contatos. Seu substituto tem as mesmas qualidades? É difícil saber. Dizer que seu sucessor terá a mesma capacidade é pura especulação. Lembre da nossa história: O Lula – herói ou vilão – tem uma série de características que fez dele um presidente popular. Ele indicou a Dilma, que o auxiliava, para sucedê-lo. A sucessora tinha a mesma habilidade política do sucedido? O Irã perdeu este general e em troca ele obteve… mais mortos, mas não do inimigo, em suas próprias fileiras naquela histeria coletiva que foi o funeral do General.
Mais popular que o Aiatolá Khomeini não era.
No entanto os outros aiatolás que vieram é que expandiram a influência do Irã.
É assim. Sai um e entra outro.
E continuam a todo o vapor com essa expansão.
O Aiatolá Khomeini chegou ao poder em 1979 e morreu em 1989. A Guerra Irã-Iraque durou de 1980 a 1988. Mais de 80% do governo do Khomeini foi um governo em tempos de guerra. O generalato do Suleimani não tve nem um dia em que o Irã esteve em guerra aberta. Parece-me óbvio que governar um pais durante uma guerra aberta é mais difícil do que governar um país durante tempos de paz e por isso essa sua comparação me parece não muito inteligente.
Ontem, o novo Comandante da Guarda Republicana comunicou que não há possibilidade de paz com os EUA.
Khamenei declarou que os EUA devem se retirar do O.M.
Não adianta mudar a figura ‘A’ ou ‘B’ se o processo como um todo continua.
Você é determinista, Antonio, acredita em que processos históricos são irreversíveis e por isso indivíduos são irrelevantes. Mas, nos anos 1960, quem pensava assim (determinismo) também sustentava que a URSS prevaleceria sobre os EUA porque a URSS teria melhores tecnologias (tanto que foram os primeiros a enviar um satélite em órbita e a enviar um homem ao espaço) e seus exércitos pareciam invencíveis. E, além de tudo, eles já estavam na metade da Europa (Muro de Berlin).
Bom, 30 anos depois, a URSS já não existia, porque entrou em colapso e acabou desmembrada em vários países. E sua sucessora (Rússia) foi e continua a perder espaço na Europa. E se na década 60 eles estavam na metade da Europa, esta esfera de influência foi diminuindo, a Otan e UE foram admitindo países que anteriormente eram da URSS ou de sua esfera de influência e hoje a Rússia já praticamente não tem nenhum país europeu em sua esfera de influência. Até a Bielorrússia anda fazendo uns movimentos esquisitos, combinando exercícios militares com a OTAN e com o Lukashenko (que é um ditador) dando uma entrevista esquisitíssima afirmando que a Otan reagiria se a Rússia tentasse violar a soberania da Bielorrússia.
Determinismo histórico é brincar de ser Nostradamus .
Jacinto.
A diferença fundamental é que nos anos 50 e 60 os EUA tinham, disparados, a maior economia do Mundo (quase 50% do total) e a Europa e o Japão começavam a colher os frutos do processo de reorganização após a Guerra Mundial.
Hoje, dependendo do tipo de cálculo, a China já teria uma economia maior que a americana, apresenta um desenvolvimento econômico ainda impressionante e um grande desenvolvimento científico.
As economias europeias estão com baixíssimo crescimento e o Japão está estagnado há mais de 10 anos e sem perspectivas.
E, ainda, o desenvolvimento econômico mundial está lastreado nas economias asiáticas emergentes que possuem um total intercâmbio com a China.
Só a título de comparação, veja o que os EUA e a Europa fizeram com Mossadegh na década de 1950 e a total impossibilidade de acontecer algo parecido com o Irã nos dias de hoje.
Só o comandante mais importante do Irã…
Ué ? Agora buscapé virou míssil ?
O ataque mostrou três coisas importantes que contrariam a lógica da maioria:
1- Os misseis Iranianos funcionam
2- Os misseis Iranianos são precisos
3- A anti-aérea americana mais uma vez falhou e agora na mão dos próprios americanos.
Obs. Tem videos delas reagindo ao ataque, pelo menos os canhões de 20mm.
Tem como mandar o link? gostaria de ver
Se você pudesse mandar o link seria bacana
Estavam no warzone mas foram apagadas.
Cristiano não há defesa anti-misseis no Iraque, somente há o Centurion C-Ram que so serve contra foguetes e morteiros.
Cristiano,
1-Os misseis iranianos funcionam, mas têm cabeça de guerra diminuta e se não forem lançados em grandes ondas são ineficientes. Pelo visto os iranianos não devem ter muitos ou se têm, não tiveram culhões para usá-los.
2- Os misseis iranianos são precisos. Realmente!
3- “A anti-aérea americana não funciona.” Para afirmar isso você deve antes saber se a base em questão estava dentro de uma zona coberta por sistemas Patriot ou THAAD. Isso não é comum de se ter em uma base iraquiana.
* Videos de canhões de 20 mm (o Centurion?) disparando contra mísseis balísticos de médio alcance que reentram na atmosfera a Mach 10?
Me desculpe, mas não vai funcionar mesmo.
Aliás, Bosco, olha só que interessante. A Agência Espacial Europeia lançou um satelite chamado Sentinel-1 (que, apesar do nome, não é militar) que tem como principal sensor um radar de abertura sintética (SAR) que atua na Band C, que é a mesma banda em que alguns radares militares atuam. Como os radares militares geram interferências nas ondas emitidas pelo Satélite, através da manipulação destas imagens (que estão no Google Earth), é (ou era) possível localizar as baterias Patriots (e de outros radares também).
Se tiver interesse no assunto, busque o seguinte:
“X Marks The Spot: Identifying MIM-104 Patriot Batteries From Sentinel-1 SAR Multi-temporal Imagery”
Jacinto,
É um dado curioso (o radar banda C do Patriot imprimir uma “artefato” de imagem na imagem gerada pelo SAR do Sentinel) mas não vejo aplicação militar.
Bosco, não foi o THAAD que tinha apresentado um desempenho aquém do esperando quando os americanos o testaram por ocasião da ameaça da Coreia do Norte atingir o Havaí?
Marco,
Desconheço.
Dos 16 testes divulgados após os sistema entrar em operação por volta de 2005, 3 foram abortados e 13 foram considerados bem sucedidos.
Alguns dos testes abortados após o lançamento do THAAD se devem a falhas no míssil alvo e não no sistema que estava sendo testado.
Ok
Obrigado ?
Bosco, pergunto: simplesmente não teriam deixado de abater mísseis iranianos em razão do dano que eles poderiam causar ser inferior ao gasto com patriots para interceptações ?
Marcos,
Pelo visto foram usados mísseis balísticos com até 600 km de alcance. Tais mísseis são interceptados na fase terminal pelo sistema Patriot. Para isso a bateria tem que estar numa distância máxima de 30 km dos alvos potenciais. Simplesmente não dá pra proteger todas as bases devido à falta de baterias. Elas podem ser deslocadas para alvos potenciais em momentos de crise mas mesmo que tenha sido planejado fazê-lo não houve tempo hábil para tanto.
Mísseis balísticos de maior alcance podem ser interceptados na fase intermediária e aí uma bateria pode cobrir uma ampla área. Por exemplo, se os iranianos tivessem usado um míssil balístico com 1000 km de alcance ele poderia ser interceptado fora da atmosfera por um míssil THAAD. Aí, uma bateria cobre uma área com raio de 200 km. Mas volto a frisar que não existia nenhuma na região.
Mísseis de médio alcance podem ser interceptados bem mais longe por mísseis como o SM-3 e podem cobrir áreas com mais de 800 km de raio. O novo SM-3 Block 2A pode cobrir uma área com mais de 2500 km de raio.
Já mísseis intercontinentais (ICBMs) podem ser engajados pelos mísseis GBI, situados no solo americano. Apenas duas bases , uma na Califórnia e outra no Alasca, cobrem 80% do território americano.
Falei isso tudo pra deixar claro que os mísseis só poderiam ser interceptados por baterias Patriot instalados na base ou muito próximo dela e não haviam tais baterias.
Em resposta a morte do ícone da luta contra EUA e Israel, Irã lançou mísseis q não acertaram nada….
Mostraram pro povo dele q atiraram, não provocaram quem tem a borduna maior q a deles, dizem internamente q mataram vários, e pronto….
Trump matou o líder e organizador, talvez o maior, de operações clandestinas q geram terrorismo no OM, África, Ásia e Europa.
O Irã “deu um migué” de retaliação.
Trump “espetou” a oposição sobre o financiamento daquela direção às armas iranianas.
E o Iraque? Vai perpetuar na função de marisco…
Coloque uma coisa na cabeça.
Trump e os EUA recuaram.
E ponto.
Eu acho o inverso. Quem prometeu mandar os americanos de volta para os EUA horizontalmente se contentou com um ataque que provocou 0 mortos e 0 feridos. Os únicos que estão na posição horizontal são iranianos.
Agora que vai começar a ficar interessante.
Esses foram só os prolegômenos
O processo de ‘ejeção’ dos americanos do Iraque não vai caber ao Irã e sim aos xiitas iraquianos com ajuda maciça, decerto, dos iranianos.
É isso que o Irã quer e parece que vai conseguir
O processo de ejeção dos americanos do OM já dura 100 anos mas até hoje eles estão lá.
*E ainda bem porque senão eles iriam vender seu riquíssimo petróleo só para alimentar lamparinas. Se não aproveitaram do Ocidente para a o bem da população, isso se deve aos déspotas que os governam. Dinheiro do Ocidente é o que não falta na região.
Antonio
Hoje, já uma revolução silenciosa na área de energia – e energia é justamente o que torna o Oriente Médio relevante. E esta revolução, não é nos EUA ou na Europa, mas na China. A China tem a maior reserva de shale gas do mundo, e está começando a explorá-la.
O custo é caro, mas os chineses acreditam que a produção em escala será suficiente para tornar lucrativa a sua exploração e pretendem substituir as importações de petróleo por gás natural produzido localmente – como os EUA fizeram.
Quando os EUA começaram a produzir petróleo/gas em grandes quantidades, o preço do barril caiu de US$ 100 para US$ 60 (-40%). Quando a China começar a produzir gás em escala, o preço do barril cairá ainda mais, mas o mais importante não é o preço do barril, mas o fato de que nenhuma das três potências (EUA, Rússia, China) será dependente do petróleo do Oriente Médio. É por isso que o Oriente Médio, em médio prazo (10, 20 anos), caminha para se tornar uma região de relevância secundária em relação ao que é hoje.
Isso é muito complicado.
O shale gas é muito mais difícil de explorar e quanto mais profundo vão buscá-lo pelo esgotamento das reservas mais ‘fáceis’, mais caro fica.
E isso já está ocorrendo com diversas bacias americanas.
Sem contar o grande impacto ambiental que ele causa.
Mas, de qualquer forma, é uma alternativa.
Mesmo com uma possível grande escala chinesa.
SDS.
Mas se você tem a maior reserva do mundo e remete quase US$ 300 bilhões por ano ao exterior com importações de petróleo, explorar esta reserva é interessante mesmo que de forma deficitária, porque mantém o dinheiro dentro do país. A China tem uma balança comercial superavitária em US$ 400 bilhões; se deixar de remeter US$ 300 bilhões ao exterior adquirindo o que eles têm no quintal, o superavit de sua balança chega a US$ 700 bilhões e quase dobra. Pense assim: se você vai mandar lavar o carro, é melhor pagar R$ 35 para o lava rápido ou R$ 50 para seu filho?
Tadinho…
Deve ser muito decepcionante ver uma reação tão canela seca dessas…
Como vc perguntou… Quem está se importando com um General?
Quase ninguém, morreram dezenas de pessoas e mais de uma centena de feridos no enterro, pq sao “da Lua”…
Iran atacou uma base americana e o que o pentágono faz? Nada! EUA perdeu a coragem! Repito: “Atacou uma base americana!” Isso em outros tempos não passaria em branco…
Porque as pessoas gostam de achar que tudo o que ocorre é pela primeira vez? Em 1968 a Coreia do Norte abordou e capturou um navio da Marinha dos EUA (USS Pueblo) que ainda hoje está na Coreia do Norte como um museu…
Isso é sinal evidente de perda de poder e influência.
A imagem de um Trump acuado e de militares americanos visivelmente constrangidos no pronunciamento reforçam essa situação.
kkk EUa perdeu a coragem, só matou o principal general do Irã.
O todo poderoso EUA perdeu a coragem! Afinou!
Sobre a mensagem do Aitolá, deixa eles pensarem que foi um “tapa na cara” dos americanos, assim eles param com isso e dá um sossego na região, senão o risco de perder o controle dos dois lados só iria aumentar as tensões, e chegar em um nível que não seria bom para ninguém, inclusive para o Brasil.
Espero que os EUA não respondam o ataque, já que o Irã errou feio os alvos e não fez nenhuma vítima americana, é melhor deixar os aiatolás se ludibriarem com esse ataque de faz de conta, o negócio é acalmar os ânimos e ESPERAR pra ver qual será o próximo passo que o Irã vai dar a partir de agora.
Caso eles lancem outro ataque contra os americanos mesmo que usando milícias, ae quem vai perder a razão e estar provando para o mundo que quem não quer a paz será o Irã, e todo aquele discursinho demagogo deles cairá por terra.
Assim os EUA terá todos os motivos para atacá-los, e ninguém vai poder defende-los por motivos óbvios.
Ataque de fachada, em local previsível, como mencionado em outros comentários, apenas pra dar uma satisfação pro povo, e vai ficar por isso mesmo. Vitoria pro Ocidente.
Senhôres,
Os mísseis foram disparados sem ogivas. Fake ataque.
Foi um falso ataque. O Iran piscou. Tiveram mêdo da reação do Trump.
Eu prefiro confiar num iraniano a confiar num estadunidense….
Tau,
Good luck.
Caro Tadeu
Qual o objetivo dos EUA em relação ao Irã? Tais objetivos estão mais perto ou mais longe de serem alcançados hoje depois do assassinato de um oficial de governo iraniano ( país com o qual os EUA não estão em guerra declarada ) em missão diplomática a convite de um país aliado norte-americanos ( Iraque)?
Qual objetivo do ataque iraniano em relação aos EUA? Até então , independente de qualquer coisa, atacar uma base militar estadunidense era uma linha vermelha!!!!!! E agora?
Então se aconselhe com o Farhad Marvizi, ou se preferir, com o Kia Joorabchian. rsrsrsrs
Uma coisa que me chamou a atenção também é como as mídias ocidentais sempre colocam os números de manifestantes das passeatas feitas por eles na casa de apenas alguns milhares…se observarem os vídeos destas passeatas de manifestação fica bem claro que o número de pessoas delas são na casa dos milhões ou centenas de milhares no mínimo…essa gente pode mentir e enganar o mundo pelas mídias controladas por eles mas a verdade é que a maior parte da população do Irão, apesar de tudo, apoia seu atual governo e está unida a favor dele…campanhas de desestabilização e divisão social não funcionaram demonstrando bem como a população de lá se encontra coesa e unificada como sociedade…
Não funcionara como no Iraque ou na Líbia…pois pra que os eua possam invadir e tomar algum território eles precisam criar as condições favoráveis para que isso seja possível…eles tentaram a pouco tempo esse objetivo no Irão e na Turquia mas não deu certo pois a maior parte da população destes países se contrapuseram e saíram as ruas em apoio aos governos alvos…
Oiseau,
Se nao apoiar, sao torturados e exterminados. Distribuiram comida gratuita para a massa ignara, e como a fome no Iran existe, houve um estampido por causa da comida.
Vários analistas discordam de sua opinião e acusam essas manifestações de apoio serem tão “sinceras” quanto às que o gordinho atômico orquestra na KN…
Resultado do tapa na cara: 0 americano morto e um Boeing 737 Civil ucraniano derrubado. Toninho tem que escolher melhor o time para torcer.
Estou falando desde ontem: ataque com misseis balísticos em duas bases militares, sem mortos ou feridos é “casadinha”, é farsa, é combinação. É ridículo: uma vez eu assisti a uma briga de bar que acabou com mais feridos do que este ataque do Irã.
Verdade Jacinto! Cada um acredita na mentira que lhe convém! Antes mesmo dos mísseis chegarem no alvo os americanos já afirmavam que não houve vítimas… Eles são sensitivos! Mas o que ficará na história é que “uma base americana foi atacada pelo Iran e os americanos não fizeram nada!”
Sincero, a esta altura é obvio que o ataque do Irã foi uma pantomima. O Irã avisou o Iraque sobre o ataque – mas aquela base é conjunta! Lá tem americano, iraquiano e soldados de outros países. Quando os iraquianos souberam do ataque, os americanos (e outros) souberam também. É mais ou menos como o marido corno que liga para a esposa quando chega perto de casa para permitir a fuga do amante.
Quando é que alguém viu um ataque com misseis balísticos em duas bases que resulta em 0 mortos e 0 feridos? Nem uma unha quebrada.
O que fica para história, para quem é capaz de refletir um pouco, é que tudo isso foi uma grande farsa.
Na guerra, a primeira vítima é a verdade.
Trump afinou, e ele não vai admitir que morreram americanos no ataque.
Isso é óbvio.
Agora, volta para casa com a ridícula imagem de ter levado uma saraivada de mísseis de um Pais de médio porte.
E teve medo de reagir.
É impossível ocultar mortos em um incidente como esse. Seria necessária a cooperação de todos os soldados da base, incluindo os soldados americanos, os soldados britânicos além dos próprios soldados iraquianos. Dá para acreditar que entre estas centenas ou milhares de pessoas recusariam alguns milhões para escrever um livro sobre o assunto? Já até imagino o título, algo do tipo “Arquivo Soleimani: a verdadeira história do massacre do ataque a Al Assad”. Ou com um trocadilho do tipo “O Leão de Al Assad: como sobrevivi aos misseis balísticos do Irã” (Assad é leão em árabe).
Mas como você disse, na guerra, a verdade e a primeira vítima, e por isso cada um acredita no que quer.
Jacinto
Vamos fazer uma analogia.
Imagine o Brasil matando um General do Paraguai.
O Paraguai fala que vai reagir e ataca com dezenas de mísseis uma base brasileira. O Brasil afina e diz que não reagir.
Proporcionalmente foi isso o que aconteceu.
Que vergonha!
Com as bases americanas lá e na Bolívia vamos ver isso ainda.
Toinho,
“Vamos fazer uma analogia.
Imagine o Brasil matando um General do Paraguai.
O Paraguai fala que vai reagir e ataca com dezenas de mísseis uma base brasileira. O Brasil afina e diz que não reagir.
Proporcionalmente foi isso o que aconteceu.
Que vergonha!”
–
Quem disse que acabou?
Verdade.
Não acabou.
A Zona Verde acabou de ser bombardeada de novo.
Não preciso dizer qual o alvo, né?
Antonio, eu sempre valoriza mais a vida humana do que bens materiais. Por isso é simples: se vida – especialmente uma relevante para a estratégia do país – é mais relevante do que prédios, que perde vidas perde mais do que aquele que perde prédios.
Jacinto,
Os contorcionismos intelectuais do “Toinho da Lua” na defesa de seus ponto de vista (basicamente centrado na demonização dos EUA e Israel em particular e do Ocidente em geral) são tão pueris que dispensam maiores esforços em refutá-los.
Eu acho que vi um gatinho… vi sim! …vi um gatinho…
“Na guerra, a primeira vítima é a verdade.”
Mas ainda bem que temos representantes da esquerda festiva que prezam sobretudo pela mais cristalina verdade, né Toinho?
Americanos são mestres nisso.
Desde a ápoca do Coronel Custer.
O herói que foi massacrado
Mais hodiernamente, lembro do caso do Vietnã.
O Presidente americano anunciando que a guerra estava acabando com uma vitória americana e, dias depois, os vietnamitas estavam invadindo a Embaixada americana em Saigon.
Logo depois, foram derrotados e expulsos do País.
“Mais hodiernamente, lembro do caso do Vietnã.
O Presidente americano anunciando que a guerra estava acabando com uma vitória americana e, dias depois, os vietnamitas estavam invadindo a Embaixada americana em Saigon.”
Sim, sim, dias depois. De fato, cerca de 750 dias depois.
É mais ou menos o tempo que separa a retirada das últimas tropas americanas do Vietnã (não confundir com um punhado de fuzileiros navais encarregados da segurança de embaixadas em qualquer lugar do mundo) juntamente com o tal anúncio do Nixon, em março de 1973 (lembrando que o armistício foi assinado em janeiro em Paris), da tomada da embaixada em Saigon em abril de 1975. Dois anos e um mês.
Mas o que são dois anos e um mês, ou melhor, uns meros 750 dias na reconstrução das narrativas históricas, não é mesmo?
Enfim, acho que você precisa se lembrar melhor do caso do Vietnã, esta cronologia abaixo pode ajudar:
https://www.historyplace.com/unitedstates/vietnam/index-1969.html
Refiro-me ao Presidente Lindon Johnson que anunciou a iminente vitória americana e levou a Ofensiva do Tet que teve uma invasão e tiroteio dentro da Embaixada americana em Saigon.
As autoridades americanas estavam vendendo a imagem da vitória total e os vietcongues vieram com força máxima
Depois os americanos foram derrotados e definitivamente expulsos do Vietnã.
Antonio…
A ofensiva do TET foi de fato um desastre militar… Apesar do sucesso inicial, os vietnamitas foram completamente dominados nos dias que se seguiram ao assalto inicial.
Ao espalharem seus soldados na tentativa de fazer um ataque combinado, terminaram foi retalhando suas forças em unidades minúsculas, que se viram completamente isoladas – sem que uma pudesse dar apoio a outra. O resultado: dez mil guerrilheiros mortos em uma semana…
No mais, operações como a Linebaker I mostraram que, se fosse dada verdadeira liberdade de ação, os americanos poderiam ter arrasado o Vietnam do Norte e arrancado a vitória final… E mesmo assim, após a Linebaker II foram os vietnamitas que pediram por negociações…
Se os vietnamitas obtiveram alguma vitória durante aquele conflito, esta foi política… E foi, como mostra a história, a que importou, haja visto o resultado final…
O grande problema dos americanos consistiu em generais de escrivaninha e políticos marotos decidindo lá de Washington até que tipos de espoletas as bombas teriam que ter…
‘A ofensiva do Tet foi de fato um desastre.’
Está vendo como funciona a propaganda?
Devo acrescentar que as operações Linebacker e Rolling Thunder dentre outras foram sucessos.
Tantos sucessos que os EUA perderam a guerra.
Segue pequeno texto:
Na Ofensiva do Tet, cerca de 36 das 44 capitais provinciais e outras 64 cidades do Vietnã do Sul foram atacadas, mobilizando 80 mil soldados norte-vietnamitas e vietcongues. Os americanos viram sua teoricamente inexpugnável embaixada em Saigon ser tomada pelo inimigo, que resistiu por seis horas no prédio antes de ser vencido. Em Da Nang, onde ficava a maior base aérea americana, 30 aeronaves foram destruídas.
Leia mais: https://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/ofensiva-do-tet-vira-jogo-no-vietna-9661479#ixzz6ATj8xxlj
stest
“Os americanos viram sua teoricamente inexpugnável embaixada em Saigon ser tomada pelo inimigo, que resistiu por seis horas no prédio antes de ser vencido.”
O texto está incorreto. Uma dúzia e meia de combatentes conseguiu invadir o perímetro da embaixada, mas nunca tomaram o prédio da chancelaria. No fim das contas, só um sobreviveu e foi capturado.
Antonio,
Os números finais são frios.
80.000 vietnamitas pereceram pra nada… Tanto que, após uma avaliação criteriosa, os próprios vietcongs decidiram retornar a modalidade de guerra de guerrilha.
Repito: a verdadeira vitória do Vietnam foi política, e não militar.
Em verdade, os americanos nunca perderam uma única batalha no Vietnam. Mas isso se mostrou irrelevante no final, provando que a guerra é mais que botas no chão…
So em Narnia que dez vietcongs conquistaram a embaixada americana… rsrsrsrs, quase todos morreram nos jardins da embaixada. Cada uma, parece revisionismo soviético !
Não aprende né Toinho ??
Diferente dos países boca de porco que vc apoia (e jamais moraria em um deles, como boa esquerda caviar) , onde tem uns 5 cabeças de bagre que mandam , os EUA não são assim… não houve baixas americanas no ataque de modo a sensibilizar Congresso, Senado e público americano para revidar a altura …mesmo que seja a vontade dele Trump, de fazer…
O jogo inverteu, os americanos estão no aguardo do Irã cometer a besteira que justifique uma resposta militar…onde tenha apoio de países aliados (OTAN entre outros) e mesmo a opinião da sociedade americana….basta haver baixas americanas…
Vão carregar a vergonha de tomar uma leva de mísseis do inimigo muito menor, botar o rabo entre as pernas e sair fora.
A propósito. Os aliados da OTAN já retiraram suas forças do Iraque e quando as ações começarem será apenas entre Irã, Iraque e EUA.
Quem saiu por cima foi o Trump, ate hoje a Globo, CNN e BBC estavam falando disso, o que me impressionou bastante esperava um massacre midiático.
Bom, o Irã retalhou e jogou pro seu público interno, ja para o Trump, saiu como o presidente que mata terroristas e não tem o preço de soldados mortos em retalhação, uma grande vitória interna, na geopolítica mostrou ate onde o Irã pode ir e ate onde os EUA irão aceitar sem retalhar.
Usando uma analogia futebolística de fácil compreensão.
O Flamengo (EUA) tem um time muito forte e faz um gol no Goiás (Irã) que é um time médio, de investimento muito menor.
Aí o Goiás fala: Vou atacar de qualquer maneira.
O Flamengo retruca: Tudo bem. Pode atacar que eu deixo vcs fazerem um gol e o jogo termina bem para todos.
Fala sério.
Vcs estão na fase do me engana que eu gosto.
Em tempo: Muito provavelmente, as milícias iraquianas vão continuar os ataques com feito novamente hoje na Zona Verde.
“Você é um cara totalmente neurótico.”
O Toinho é o que podemos chamar de workaholic.
*Igual a pirralha Greta Thumberg.
Três arrumadeiras e uma faxineira deixam em ordem em um dia as bases americanas depois desse super-hiper-viper micronanico foguetório iraniano.
Kings,
Só você acredita nisso.
Disso tudo(Donetsk e Irã) fica provado uma coisa, os lança mísseis antiaéreos russos são ótimos para derrubar Boeings cheios de civis.
Como que não vai admitir? Lá, ao contrário do Irã, a internet e a imprensa são livres. Se morrer um cachorro todo mundo já fica sabendo.
Vivi pra ver os americanos comemorando o fato de “ter sido atacado e não sofrer baixas!” Em outros tempos nem atacados seriam, pois eram respeitado ou temidos! Isso acabou!
De novo: em 1968 a Coreia do Norte abordou um navio da marinha dos EUA, capturou tanto navios quanto seus tripulantes e mantém o navio até hoje como um museu.
Você esqueceu quem era o guarda-chuvas coreano, né? URSS.
Hoje, na verdade, existe a desconfiança de que a URSS incentivou o evento para obter o equipamento de comunicações criptografado do USS Pueblo. Isso porque, por meio de uma rede de espionagem na marinha americana chamada “Walker Ring”, os soviéticos obtinham os códigos de criptografia da marinha dos EUA. Com os códigos e as máquinas, os soviéticos conseguiam ler as comunicações dos EUA, pelo menos parte delas.
Agora vi o quanto alguns brasileiros precisam de aula de reforço em história.
Tá, agora acabem está PORRA!!
Vcs dão um beijo no Trumpy e o mundo volta a girar.
Afinal, o que todo mundo quer e comer um Hot Dog na esquina, falar mal do presidente, cantarolar que transou com a filha do vizinho e meter pau no Flamengo.
Próximo assunto…….
Offtopic:
Sugestão para os editores.
Uma matéria própria ou reproduzida acerca de uma questão fundamental relacionada a conflitos militares.
Psicologia e estratégia militar.
Refiro-me ao jogo de xadrez.
Cada ação tem ou pode ter uma consequência.
Um exemplo foi a derrubada do caça Russo pela Turquia.
A Turquia demonstrou força.
A Rússia ficou num dilema semelhante ao de Trump. Deixar por isso mesmo?
Prós e contras.
Nenhum país quer sofrer humilhações.
Mas também não dá, na maioria dos casos, para chutar o pau da barraca.
Nenhum país, normalmente, teria coragem de desafiar EUA, Rússia e China.
Em alguns momentos quando um adversário vê que o outro é muito forte, faz sentido se render ou não agir, como fez o Japão depois das bombas atômicas.
Depois do 11/9, os Estados Unidos não tinham como aceitaria passivamente.
Mesmo com os contras de uma guerra, não agir significaria continuar exposto.
Muitas vezes é melhor não reagir a determinados atos hostis. Mas se o ataque for muito contundente, não há como ficar assistindo. Caso de Pearl Harbor.
Não tem como evitar a guerra com a desculpa de evitar mais mortes.
A não ser que s superioridade japonesa fosse tão grande que não valesse a pena.
Sugiro na matéria abordar essas questões.
Prós e contras em conflitos militares e respectiva estratégia.
É comum medidas diplomáticas levarem a guerras e o contrário tanto é que Trump evitou escalar o conflito por enquanto, especialmente porque não tem apoio do congresso pra uma guerra.
Na realidade nenhum dos dois países quer guerra isso fica claro quando os iranianos falaram que se os EUA não reagissem não iria ter mais ataques, e realmente como não teve mortes americanas os EUA não reagiram só impôs sansões econômicas, acho que foi uma sabia resposta pois entrar em um conflito nesse momento no oriente médio iria só piorar a situação pois aquela região se mostra bastante complicada e custosa pois meio mundo já entrou em um conflito ali e não adiantou muita coisa pois sempre aparece um grupo terrorista um país mais radical e problemas migratórios.
O melhor dos mundos é que tenha morrido aí esta estória(evitando um banho de sangue e destruição) toda com ambos os lados felizes por mais q ,eu particularmente, não botei fé nas palavras do Trump de modo q ele não venha a fazer algo mais.
FONTE: New York Times
Nem li, eh a GLobo dos EUA!!! Para eles pouco importa se do outro lado esta um tirano sanguinario, desde que seja inimigo do presidente dos EUA ou contra os valores ocidentais.
““Os americanos devem ficar a saber que, até ao momento, 13 cenários de vingança foram discutidos pelo Conselho e, mesmo que apenas cheguemos a consenso relativamente ao mais fraco dos cenários, levá-lo a cabo poderá ser um pesadelo histórico para os EUA”, afirmou Ali Shamkhani…Antes destas declarações, o Parlamento Iraniano tinha anunciado a aprovação de uma lei que classifica todas as forças armadas estadunidenses de organismos terroristas…
Para quem disse que o Irão não iria fazer nada por agora ou que estava blefando, se enganou redondamente!..o Irão esta sendo arrojado e ousadíssimo…Colocou a Arábia Saudita de rabo entre as pernas e derrubou um drone caríssimo debaixo do nariz da frota estadunidense…
Pura perda de tempo … Ataque fraco de um mendigo moribundo kkkk
Aceitem, o Iran tá vendendo o almoço para pagar o jantar e vem esses soldadinhos da net querendo guerra e cantando vitoria kkkk
Guerra é um risco caro que o iran não tem como assumir …
A morte do Gal foi uma falha grande da inteligência russa!
Isso é uma guerra de pedradas. A nenhum dos lados interessa um confronto direto, sendo que a coisa vai continuar na pressão e na bravata.
Política se faz de hoje para a frente, coisa que pouquíssima gente por aqui nunca aprendeu nem quis aprender.
Enquanto um lado continuar dando motivo para o outro latir suas bravatas nacionalistas, não tem perigo, podem dormir tranquilos.
Ué agora os iranianos estão arrumando confusão com o Iraque.
Caíram em outra armadilha?
https://www.aljazeera.com/amp/news/2020/01/iraqis-denounce-iran-missiles-violation-sovereignty-200108194618643.html?__twitter_impression=true
Mais de vinte baixas americanas?
E todos aqueles que acreditam no “Tapa na Cara” por uma estranha coincidência..
São todos os amantes da orcrim…
Vai entender esta gente
Rodrigo,
Eles pensam em bloco e sequem o que determina o pensador coletivo. Não tem como mijar fora do balde em nenhuma questão.
A defesa do Brasil não pode se limitar a uma ou duas ideologias.
Pior que eu n consigo dizer nem que isto é pensamento…
Há que acredite em nenhuma das partes. Iraque virou porto rico. Uma dívida de guerra enorme. Será fatiado no decorrer da historia.
O futuro do Iraque é ser dividido em 3 países: curdos, sunitas e xiítas. Na verdade de fato já é assim.
Acho difícil isto acontecer..
Iraque e Irã tem um sentimento nacional forte.
Eles acabarão pode se entender o dia que o Irã e os EUA sairem do seu território e pararem de interferir.
Vai entender né
Pronto, tudo dentro do script! Ao atacar as duas bases aéreas americanas no Iraque em uma ação em resposta ao assassinato do seu principal General, o Irã consegue assim passar a opnião pública sua resolução sem que com isso se escale o conflito.
Isso fica claro pelo tipo de ataque que ocorreu em nas áreas não ocupadas das bases, que junto com o alerta antecipado as autoridades iraquianas, permitiu aos militares americanos se deslocarem aos bunkers, evitando assim baixas do País.
A resposta de Trump no Twitter dizendo que por equanto estava tudo bem, junto com a mensagem do Ministro do exterior Iraniano, dizendo que seu País executou e CONCLUIU a resposta contra a morte do seu General e que o Irã não deseja escalar o conflito demonstra a pré disposição de ambos os Países em gradativamente irem esfriando a tensão e quem sabe no médio prazo, voltarem a mesa de negociações.
Com grande probabilidade de avanço, já que o principal artifice contra o acordo de impedir o Irã de deter armas nucleares está fora do Jogo.
Por isso, ainda bato na tecla que a morte de Soleimani foi uma mão na roda.
Para Trump que ganha capital político e passa a imagem de um líder firme ao seu público interno, para os EUA que assim tem a possibilidade de refazerem um novo acordo com o Irã. ao Irã que sem interferência da ala militar da Guarda Revolucionária, pode aceitar um pouco além do que foi aceito no acordo anterior, conseguindo assim a suspensão do embargo economico. Ao Aiatolá Khamenei e ao Presidente do País que voltam a deter o poder de fato no País.
Isso não vai parar aí não
Interessante a reação do pessoal acerca dos comentários desta postagem. O que vou comentar vale para quaisquer comentários de quaisquer postagens.
Percebe-se claramente uma divisão entre os pró-EUA e os contra-EUA. Os pró superam os contra na proporção de 5 X 1.
Qualquer que seja o comentário, ele é positivado ou negativado se o mesmo é o que o leitor quer ou não ler. Independente se certo ou coerente, errado ou incoerente.
Se o comentário é de um notório pró ou contra, ele será positivado ou negativado automaticamente, qualquer que seja o argumento.
Portanto, isto aqui está mais pra Fla X Flu do que um espaço para se discutir defesa.
Lamentável.
Vidas inocentes pagam com sangue, enquanto líderes fomentam o ódio através de suas redes sociais e os alienados distantes se posicionam ao lado da ideologia que o agrada e as vidas e o sangue que se dane…
11 de março de 1641, a batalha. Aqui não se ve.
Prezado Vilar Souza
Fazendo relação com o episódio atual, quem seriam os guaranis e quem seriam os bandeirantes na batalha de M’Bororé?
Abraço
A diferença é que boa parte dos comentários pró-Irã foram feitos pela mesma pessoa com nicks diferentes. Então, não existe Fla x Flu, existe Fla x Íbis, mas o único jogador do Íbis joga nas 11.
Os eua mataram Saddam Hussein com falsas acusações, e criaram assim o Daesh e seu grande líder al bagdad que matou milhares de pessoas, e ainda evadiu grande parte de todo oriente médio, culminando na grande migração para toda europa, um grande problema para todo ocidente, mas eles mesmo não sofreram nenhuma invasão, pois estão na América e não na rota de alcance desses imigrantes, a europa esta pagando pelos erros dos estadunidenses sem conseguir lidar com tantos refugiados!…
-https://www.youtube.com/watch?v=3hOafAhznww-
Realmente Saddan era um santinho.
Tá com dó, leva pra casa.
*Saddan teve um julgamento e foi condenado. Aliás, faculdade que ele não dispensava àqueles que o desagradavam.
Senhores foi como eu disse uma vez aqui toda essa situação foi como uma grande luta de UFC o marketing da pós luta vendeu mais do que a própria luta, quais foram os ganhos ? Com certeza foram as conquistas domésticas, um país dividido que a pouco tempo teve 1.500 mortos em um protesto contra o atual governo dos Aiatolás hoje pode se dizer que o regime sai fortalecido internamente e do outro lado vemos uma reeleição antecipada de Donald Trump.
Podem voltar para o Call of Duty generais de sofá, seus soldados virtuais estão esperando.
Negada não quer briga. Nem de um lado nem do outro.
A pergunta que não quer calar: quantos pseudônimos o Tonho da Lua tem neste site?
Uns 4
Será que os russos sabiam que o Gal ia ser atacado e não avisaram os iranianos?
É que não dá pra confiar em ninguém…
Esse ataque do Irã parece ter o dedo de gente grande por trás.
Talvez da Rússia ou China.
Medido milimetricamente.
“Se não causar mortes, o congresso e a opinião pública não aprovarão uma guerra”.
E o que acham desse Boeing Ucraniano? A mim parece que foi abatido ou sabotado no “calor”, sem a chancela oficial do regime. Se assumirmos que a “retaliação” iraniana foi combinada e feita pra não ser letal, esse evento não programado, com morte de civis, deve ter dado um bom nó na garganta de ambos os lados.
Tem cara de AA Iraniano a todo vapor.
Já circulam algumas fotos dos destroços com rombos de AA na fuselagem.
“Acredita-se que a aeronave tenha sido atingida por um sistema de mísseis terra-ar Tor-M1 construído na Rússia, conhecido pela OTAN como Gauntlet, disseram à Newsweek os três oficiais que não estavam autorizados a falar publicamente sobre o assunto.”
https://www.aereo.jor.br/2020/01/09/boeing-737-800-da-ucrania-foi-abatido-por-missil-dizem-fontes/
Deu tapa na cara do pessoal aqui do Forte, muitos diziam que o Irã só fabricava buscapé kkkkk o ataque na Arábia Saudita e agora no Iraque mostram que os buscapés do Irã podem fazer estrago.
Não é buscapé, é traque.
Essa conversa é antiga: https://www.planobrazil.com/2012/03/07/como-o-ira-reagiria-a-um-ataque-de-israel-ou-dos-eua/comment-page-1/
Parece que essas bases dos EUA espalhadas pelo mundo afora, não são tão protegidas assim. Se o Iran quisesse acertar mesmo teria feito um estrago grande. O problema é aguentar o porrete dos americanos depois!