Bolsonaro exclui Defesa e Ciência de cortes de verbas em 2020
O presidente Jair Bolsonaro optou por blindar despesas ligadas aos ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia de bloqueios de verba no ano que vem, destaca o jornal O Estado de S. Paulo. Bolsonaro decidiu, porém, não livrar de eventuais tesouradas os gastos com compra de equipamentos para escolas infantis e de medicamentos para doenças raras, previstos no Orçamento de 2020.
A medida contrariou a equipe econômica, que havia recomendado ao presidente vetar qualquer tipo de tratamento diferenciado a ministérios na hora de contingenciar verbas. A estratégia é utilizada quando o governo enfrenta dificuldades para cumprir as metas fiscais. Neste ano, os sucessivos bloqueios de recursos ameaçaram paralisar o funcionamento da administração pública federal.
Ao todo, Bolsonaro blindou R$ 7,2 bilhões em despesas ligadas aos dois ministérios, que incluem construção de submarinos, compra de aeronaves e de cargueiros militares. No caso da Ciência e Tecnologia, todo o orçamento da pasta no ano que vem – de R$ 11,7 bilhões – passou a ser imune aos bloqueios. Este ano o Ministério de Ciência e Tecnologia tinha previsão orçamentária de R$ 13,6 bilhões.
Dessa forma, caso o governo precise economizar dinheiro no ano que vem, por exemplo, poderá congelar gastos de universidades, mas estará impedido de bloquear o valor reservado para a compra dos blindados Guarani – veículos de combate do Exército -, sob pena de a medida ser interpretada como crime de responsabilidade.
Ao preservar investimentos vinculados às Forças Armadas, o presidente atende a uma solicitação antiga dos militares, uma das bases de sustentação do governo Bolsonaro. Ao longo do ano, comandantes das Forças reclamaram com o presidente dos bloqueios de verbas, que ameaçaram programas considerados estratégicos e até o pagamento de recrutas.
Produção científica
O Ministério da Defesa afirma que, ao ter os recursos protegidos, contribui para a produção científica do País em áreas militares, que empregam mais de um milhão de pessoas – entre empregos diretos e indiretos.
“Não quer dizer que o governo esteja dando uma prioridade (ao Ministério da Defesa). O orçamento que é destinado aos programas estratégicos está muito aquém das necessidades. Isso tem levado a aumentar cronogramas de entrega. Há projetos que só vão terminar em 2040, criando risco de obsolescência dos equipamentos”, disse o general André Bastos Silva, assessor da Defesa para Assuntos Orçamentários. A ala militar ainda aponta que o orçamento total da pasta cairá de R$ 107,7 bilhões, em 2019, para R$ 72,4 bilhões no ano que vem.
De acordo com o secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Julio Semeghini, a atitude de Bolsonaro também garante o pagamento, em 2020, das bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) – que ficaram comprometidas neste ano, após os contingenciamentos -, além de fazer “decolar” o programa espacial brasileiro.
A escolha do presidente ocorreu quando ele sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano. Parlamentares sugeriram que o governo deixasse imune ao congelamento um número muito maior de despesas, que iam de reformas de aeroportos regionais ao programa Mais Médicos.
O Ministério da Economia recomendou o veto presidencial sobre todas as blindagens, mas Bolsonaro decidiu contrariar seus auxiliares e manteve a medida para os programas militares e de Ciência e Tecnologia.
O argumento da equipe do ministro Paulo Guedes foi o de que a limitação para contingenciar verbas contribui para “elevação da rigidez do Orçamento”, dificultando o cumprimento das regras fiscais. Hoje, 96% do Orçamento é engessado.
A recomendação da equipe econômica foi seguida por Bolsonaro quando vetou 16 tipos de despesas que seriam blindadas, caso seguisse as propostas do Congresso feitas no projeto da LDO.
Procurado para explicar o motivo de manter a blindagem na Defesa e na Ciência e Tecnologia, o Planalto não se manifestou. O Ministério da Economia também não quis se posicionar. Para eventual revisão da decisão de blindar os orçamentos das pastas, será preciso que um novo projeto para alterar a LDO seja encaminhado ao Congresso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
FONTE: Isto É
Nada contra gastos mitares e ciência. Entretanto, triste é o país que não prioriza educação e saúde. Mesmo com opiniões diversas, é impossível não concordar com o que escrevi. Paixões e opiniões sempre vão existir, mas saúde e educação representam a base de uma sociedade mais justa e igualitária.
Pois é!
André, nesse caso a manutenção do orçamento de Ciência e Tecnologia também significa investimento em educação:
“ De acordo com o secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Julio Semeghini, a atitude de Bolsonaro também garante o pagamento, em 2020, das bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) – que ficaram comprometidas neste ano, após os contingenciamentos -, além de fazer “decolar” o programa espacial brasileiro.”
Lembrando que o problema da educação no Brasil não é o orçamento, mas assim como ele é aplicado. Enquanto gastamos mais com ensino superior do que com o ensino de base, continuaremos tendo os resultados catastróficos que foram recentemente apresentados.
Caro Fernando, acompanho as discussões por aqui, a um bom tempo. E sei que uma das grandes questões levantadas são a falta de “continuidade” de programas. Posso citar a construção de fragatas, e de submarinos de tecnologia alemã no passado, como exemplos. A falta de continuidade acontece pela falta de aporte financeiro. Sei disso. Mas lembre: sem profissionais novos e com qualificação adequada, de nada vai adiantar a existência de verba para os programas. Da mesma maneira, se perde o conhecimento adquirido e possíveis upgrades, quando da aposentadoria e morte dos atuais profissionais. Volta -se ao ponto zero.
“ A falta de continuidade acontece pela falta de aporte financeiro. Sei disso. Mas lembre: sem profissionais novos e com qualificação adequada, de nada vai adiantar a existência de verba para os programas. Da mesma maneira, se perde o conhecimento adquirido e possíveis upgrades, quando da aposentadoria e morte dos atuais profissionais.”
André,
Sem continuidade dos programas, o conhecimento não tem qualquer chance de ser repassado a novos profissionais muito antes dos atuais se aposentarem ou morrerem, simplesmente porque eles vão trabalhar em outra atividade ou país se os programas em andamento são interrompidos.
E as bolsas do CNPQ ajudam sim a qualificar novos profissionais, garantindo sua participação em pesquisas de ponta. Então seu argumento não faz muito sentido.
Creio que não entendeu. Eu disse que de nada adianta, investimento na continuidade sem garantia de mão de obra. Quanto às bolsas de pesquisa, representam a ponta do iceberg. Trabalho na área. Investimento em educação deve ser amplo na base e no pós doc.
“ Creio que não entendeu. Eu disse que de nada adianta, investimento na continuidade sem garantia de mão de obra.”
Entendi sim, e complementei com a informação de que bolsas do CNPQ também são investimentos em mão de obra.
Caro Nunão,
Somente um adendo, exceções à parte que possam existir (afinal, o Brasil é o país do “veja bem”), em tese, a formação de novos pesquisadores é responsabilidade da CAPES, sob o ministério da educação, e os bolsistas têm de estar cursando pós-graduações, isto é, são estudantes de alguma forma.
Já o CNPq financia pesquisadores, sob o MCTIC, dentro de programas de pesquisas.
Se for de interesse de alguém, segue abaixo uma aprensentação no congresso, desta última quarta feira, em que o nosso Ministro da Ciência fala sobre as últimas de Alcântara e logo depois o diretor do CNPQ aborda as diferenças entre as duas instituições.
https://www.youtube.com/watch?v=FWrNPxD5r5k
Correta afirmação.
GFC_RJ,
O CNPQ oferece bolsas que vão do ensino médio à pós-graduação, em diversas áreas. Sugiro olhar o portal do CNPQ.
Caro Nunão.
Sim. É verdade. Eu não te discordei.
O CNPq, tal qualquer instituição pública brasileira, tem programas que entram em objetos que não são objetivos primários dela.
Apenas falei que a missão primária do CNPq é a pesquisa científica. A educação é com outra instituição.
Não à toa, de orelhada, estão pedindo a fusão da CAPES com o CNPq, porque vários programas se confundem em diversas atividades.
Lembra que eu disse que o Brasil é o país do “veja bem”? Pois então… Como exemplo… É função do exército construir estradas? Não. A missão do exército é defender o país no que concerne a ameaças externas ao território brasileiro. Mas ele tem um programas de construção de estradas no que o Estado precisar. Tem uma sutil diferença.
O CNPq é a mesma coisa. Tem programas de iniciação científica para a formação de novos cientistas. Minha irmã, inclusive, já recebeu uma bolsa dessa na PUC-RJ lá nos anos 90. Mas o foco da bolsa era a pesquisa, não a educação. Não incluía a cara mensalidade de graduação da PUC, onde o perfil de bolsa da CAPES (com o adendo que não era de pós-graduação) já incluiria.
Abraços.
Correto novamente GFC_RJ.
“Saúde e educação”
O mantra da panaceia política brasileira.
Só que pra você estudar primeiro precisa estar VIVO.
Então prioridade de todo governo tem que ser defesa e segurança.
Nos últimos setenta e cinco anos não tivemos ameças à vida que justificassem grandes gastos militares.
Alguns consideram ausência de riscos desde a Guerra do Paraguai.
Que grandes gastos?
5 submarinos em mais 20 anos, 36 caças em mais 20 anos, isso aqui e Brasil, quase 8 Trilhões de PIB anual, o Brasil é grande e rico, basta não roubar e gastar certo o dinheiro arrecadado nós impostos…pesquisa quanto se gasta com educação superior no país para formar 15% da mão de obra com terceiro grau pois 85%vem das universidades particulares… na minha opinião mais investimento no ensino fundamental e médio, quanto ao superior, auditoria nas universidades federais e restruturação total para tornalas mais eficientes e menos onerosa!!!
Tudo bem, mas contingencie como as outras pastas.
Ensino fundamental, médio e profissionalizante universal e de qualidade com financiamento público. Faculdades e universidades públicas ou particulares pagas, bolsas de estudo para alunos carentes com financiamento público por mérito.
Vê o quanto é rico, informando o pib per capita, não o pib total, pois podes ter um país com 16 Trilhões, mas com uma população de 900 milhões, quando dividissem os trilhões, dava uma população na pobreza. Ainda para mais com um território enorme, com muita falta de infra-estruturas em muitas partes desse país. l
Caro João, não trata-se de “mantra”. Se estudar a tese em questão vai perceber que todas as sociedades que realmente deram saltos qualitativos, investiram de maneira colossal em educação.
Caro André, você já imaginou investimentos vultuosos em educação? Um povo com conhecimento, sabedor de seus direitos e deveres?
Ai não permitiriam as atrocidades de um supremo que rasga a constituição, e nem elegeria tais políticos.
É melhor não investi não kkkkkkkk
Vamos deixar o povo em coma induzido mesmo.
Quando estiver doente procure o quartel do exército então. Vão lhe dar pólvora e C4 como remédio…
Mimimi…”sociedade igualitaria”…mimimi…”sociedade mais justa”…
Parece alguém procurando um paraíso socialista.
O aeroporto está logo ai e Cuba está ao alcance.
Sua limitação de argumentação nem merece preocupação. Em tempos de grande exportação de proteína animal, vai sobrar muito pasto para pensamentos e pessoas assim.
Mesmo, tens absoluta razão, os argumentos da moda, sem conteúdo algum.
É repugnante alguém acreditar que uma “sociedade mais justa e igualitária” é coisa de socialista. São pensamentos rasteiros como esse, carregados de limitação crônica e de uma dose elevada de “achismo” ( paraiso socialista? – vá se tratar cara pálida!) Que mostram o que é chamado do “alvorecer do homem medíocre” que despreza o conhecimento frente a suas convicções. Conhecimento nunca foi e nunca será opinião. Passa vergonha. E muita.
André
Não são sujeitos medíocres.
São espertos que se aproveitam ou se escoram em situações legais de momento para poderem tirar proveito.
Isso tudo em detrimento da sociedade.
Só que a sociedade e as leis sempre mudam e o que está baseado em lei pode não estar no futuro.
Antoniokings creio que as pessoas deveriam ver o significado do termo “medíocre”. Ficariam surpresas. Antes de ofensas pela falta de conhecimento, deve-se saber que o significado é “mediano”. Infeliz de alguém que achar que é uma ofensa.
André, quero aqui mais uma vez apoiar seu raciocínio. A ignorância em todas as faces, é um vírus perigoso que contamina cada vez mais e mais e o primeiro sintoma é cegueira, seguido de loucura que acaba com a morte do mais fraco. Toda via quem defende um regime democrático que não gosta do debate e a troca de ideias, está apenas travestido de democrata, mas não passa de um déspota com sangue nos olhas em busca de vingança de algo que só existe em sua cabeça.
Os pensamentos desse menino por sua vez é fruto de um sistema educacional falido, pálido e segregacional.
Obrigado caro Oséias por entender o raciocínio.
Resumiu precisamente.
Gosta de liberalismo amigo? Vai pra Somália ou Afeganistão, lá o estado é minimo.
Somália tem uns 30 Estados lutando entre si. Está longe de ser um estado mínimo..
“Gosta de liberalismo amigo? Vai pra Somália ou Afeganistão, lá o estado é minimo”.
JC! Onde começo?!
Reduzir liberalismo a estado mínimo é o mesmo que socialista falando de mercado contra a sociedade, como se o primeiro não fosse vivesse em função do outro.
Eu sou um liberal e, sim, sou contra um estado que morde mais de 40% da economia e entrega à sociedade muito pouco. Como liberal, acredito na LIBERDADE individual, sem uma instituição superior (Estado) que dirija o que se deve fazer, o que se deve pensar, o que se deve empreender, o que se deve ler, ou o que e quem ouvir. São questões individuais e o indivíduo que goze dos bônus ou pague os ônus de suas ações.
Se o indivíduo ferir a liberdade alheia, aí entra o Estado de Direito, com o monopólio da força, que venha a proteger a liberdade dos indivíduos (inclusive das minorias) e punir os infratores de acordo com a proporcionalidade e razoabilidade de seus crimes.
Dessa forma, junto com ser um liberal, sou um democrata. Portanto, cada um tem a liberdade de pensar politicamente como quiser. Se quiser ler Marx em um dia e ler Von Mises no outro é um livre arbítrio de cada um. Mas se vai criticar a ideologia alheia, ao menos tente, de forma republicana, um exercício empático para entender qual é o cerne do pensamento do outro e não cuspir clichês.
O liberal não ignora a existência do Estado e muito menos do Estado Democrático de Direito. O Estado tem o monopólio da força e, portanto suas forças armadas e policiais tem de estar bem equipadas, bem formadas e bem motivadas e, ao mesmo tempo, retornar à sociedade serviços públicos (essencialmente segurança) de qualidade e comportamento ilibado. Essa é melhor forma de garantia das liberdades individuais. Muitos chamam de utopia, mas considero, olhando os exemplos históricos, que os locais que seguiram tais preceitos conseguiram, se não plenamente, oferecer melhores condições de vida geral a mais pessoas.
Abraços.
O Brasil gasta muito em escolarização (educação vem de casa), gasta o mesmo que todos os países da América do Sul juntos, o Brasil não deve gastar mais, deve gastar melhor. (o mesmo vale para saúde)
Para mim o dinheiro deveria de ser destinado maiormente ao ensino de base e para as universidades o criterio deveria ser por mérito, a China de Deng Xiaoping entendeu isso (também entendeu que o capital não era o inimigo) e hoje a China é Top 1 em leitura, matemáticas e ciencia no mundo.
Não gastamos mal do em educação, nossos impostos sustentam um elefante branco devorador de dinheiro.
Veja abaixo quanto cada Estado RECEBE e REPASSA ao Governo Federal (via arrecadação de Impostos). Depois faça as contas e veja quem sustenta quem? É assustador… O Brasil que trabalha e SUSTENTA… e o Brasil que não produz e É SUSTENTADO. A maioria dos estados é deficitária e é sustentado pelos outros que mais trabalham e produzem.
*Maranhão*
PAGA: 1.886.861.994,84
RECEBE: 9.831.790.540,24
Saldo NEGATIVO: -7.944.928.545,40
*Bahia*
PAGA: 9.830.083.697,06
RECEBE: 17.275.802.516,78
Saldo NEGATIVO: -7.445.718.819,72
*Pará*
PAGA: 2.544.116.965,09
RECEBE: 9.101.282.246,80
Saldo NEGATIVO: -6.557.165.281,71
*Ceará*
PAGA: 4.845.815.126,84
RECEBE: 10.819.258.581,80
Saldo NEGATIVO: -5.973.443.454,96
*Paraíba*
PAGA: 1.353.784.216,43
RECEBE: 5.993.161.190,25
Saldo NEGATIVO: -4.639.376.973,82
*Piauí*
PAGA: 843.698.017,31
RECEBE: 5.346.494.154,99
Saldo NEGATIVO: -4.502.796.137,68
*Alagoas*
PAGA: 937.683.021,32
RECEBE: 5.034.000.986,56
Saldo NEGATIVO: -4.096.317.965,24
*Pernambuco*
PAGA: 7.228.568.170,86
RECEBE: 11.035.453.757,64
Saldo NEGATIVO: -3.806.885.586,78
*Rio Grande do Norte*
PAGA: 1.423.354.052,68
RECEBE: 5.094.159.612,85
Saldo NEGATIVO: -3.670.805.560,17
*Tocantins*
PAGA: 482.297.969,89
RECEBE: 3.687.285.166,85
Saldo NEGATIVO: -3.204.987.196,96
*Sergipe*
PAGA: 1.025.382.562,89
RECEBE: 3.884.995.979,60
Saldo NEGATIVO: -2.859.613.416,71
*Acre*
PAGA: 244.750.128,94
RECEBE: 2.656.845.240,92
Saldo NEGATIVO: -2.412.095.111,98
*Amapá*
PAGA: 225.847.873,82
RECEBE: 2.061.977.040,18
Saldo NEGATIVO: -1.836.129.166,36
*Rondônia*
PAGA: 686.396.463,36
RECEBE: 2.488.438.619,93
Saldo NEGATIVO: -1.802.042.156,57
*Mato Grosso*
PAGA: 2.080.530.300,55
RECEBE: 3.864.040.162,26
Saldo NEGATIVO: -1.783.509.861,71
*Roraima*
PAGA: 200.919.261,72
RECEBE: 1.822.752.349,69
Saldo NEGATIVO: -1.621.833.087,97
*Mato Grosso do Sul*
PAGA: 1.540.859.248,86
RECEBE: 2.804.306.811,00
Saldo NEGATIVO: -1.263.447.562,14
*Goiás*
PAGA: 5.397.629.534,72
RECEBE: 5.574.250.551,47
Saldo NEGATIVO: -176.621.016,75
*Amazonas*
PAGA: 6.283.046.181,11
RECEBE: 3.918.321.477,20
Saldo POSITIVO: +2.364.724.703,91
*Espírito Santo*
PAGA: 8.054.204.123,90
RECEBE: 3.639.995.935,80
Saldo POSITIVO: +4.414.208.188,10
*Santa Catarina*
PAGA: 13.479.633.690,29
RECEBE: 5.239.089.364,89
Saldo POSITIVO: +8.240.544.325,40
*Minas Gerais*
PAGA: 26.555.017.384,87
RECEBE: 17.075.765.819,42
Saldo POSITIVO: +9.479.251.565,45
*Paraná*
PAGA: 21.686.569.501,93
RECEBE: 9.219.952.959,85
Saldo POSITIVO: +12.466.616.542,08
*Rio Grande do Sul*
PAGA: 21.978.881.644,52
RECEBE: 9.199.070.108,62
Saldo POSITIVO: +12.779.811.535,90
*Rio de Janeiro*
PAGA: 101.964.282.067,55
RECEBE: 16.005.043.354,79
Saldo POSITIVO: +85.959.238.712,76
*São Paulo*
PAGA: 204.151.379.293,05
RECEBE: 22.737.265.406,96
Saldo POSITIVO: +181.414.113.886,09
Maranhão – O que recebe mais esmola, seguido da Bahia e do Pará. E a conta só não está mais feia porque não listamos Brasília, a CAPITAL DOS “ALI-BABÁS”…
Dos estados da federação:
a) *18* = *Dão prejuízo*, só recebem e mordem o esforço dos outros
b) *08* = *Dão Lucro* (*Pagam para os outros viverem numa boa*).
Prezado, enquanto não tiver uma reforma na nossa educação, eliminando a metodologia Paulo Freiriana, não vai adiantar nada investir mais dinheiro. O valor gasto com nossa educação já é alto e com um resultado prático bem coerente com o que de FATO a metodologia Paulo Freiriana intenciona/objetiva alcançar.
Desculpe. Não querendo criar um conflito, qual sua formação para argumentar contra a questão de Paulo Freire? Gostaria de saber com todo respeito a base de sua argumentação, para que eu possa aprender mais. Iria odiar achar que tal posição é mais um “achismo” de especialista de Facebook. Aguardando respeitosamente os dados.
Minha formação? Por que? Precisa de formação para criticar Paulo Freire? As universidades estão formando ‘autoridades’, agora? Não se pode criticar uma autoridade ou alguém que foi ‘lobotomizado’ por uma instituição aparelhada? rsrs!
Brincadeiras a parte, respondo sua pergunta: sou professor! Trabalhei em escola pública e privada. Percebi nitidamente a diferença de um ensino privado e de um ensino público.
Paulo Freire A-CA-BOU com a educação pública brasileira (especialmente a educação básica). E era essa a intensão dele, visto que ele era um militante da esquerda. E a esquerda (também conhecida como revolucionários, progressistas, liberais) é um instrumento a serviço de um pequena elite financeira mundial para desestabilização a governança das nações e a estrutura conservadora dos seus povos. E com todo o respeito, eu já percebi que você é esquerdista (ou isentão, o que dá na mesma).
Eu votei no Bolsonaro e ele está certo em garantir verba para a defesa e a ciência. Verba para a educação tem de sobra. O que falta é mudar a tendência pedagógica de ensino, e abolir Paulo Freire da educação brasileira. E tenho fé que mudaremos isso! Dará muito trabalho, mas conseguiremos êxito!
Sem mais, prezado.
Caro senhor, poderia realmente responder a pergunta e dizer qual o seu conhecimento da obra de Paulo Freire? Aguardando –ainda– resposta. E por favor, limite-se a resposta, sem “achismo” ao meu respeito. Afinal, fazendo isso (me julgando de esquerda) abre o precedente frente a sua limitada resposta ao meu questionamento, para acreditar em uma formação medíocre da sua parte, e que apenas repete como um papagaio, sem ter noção do trabalho de Paulo Freire.
Sem mais, prezado.
O argumento do sujeito se resume a: é ruim porque é de esquerda. Brilhante. Fruto de pesquisa e avaliação.
Prezado
Além do investimento em CT reverter em educação, como Nunão escreveu, a continuidade dos PEE se revertem em CT q se revertem em educação. E a multa por não cumprir contratos…. é cruel…
Além disso, é normal (espero q nesse governo, não) a Defesa ter de gastar “correndo” no final do ano, o q os outros ministérios não tiveram competência pra tanto.
Ou seja…
É mais complexo…
Sds
Entendo sua posição. Mas existem diferenças. Recomendo ver a resposta de GFC_RJ a postagem do senhor Nunão.
Como eu já respondi lá em cima, há diferenças entre Instituições que concedem bolsas para pesquisas, mas, respeitadas essas diferenças na atuação e no foco principal, o fato é que o CNPQ tem bolsas que vão desde o ensino médio à pós-graduação.
http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13/
Ha de se considerar que gastos em ciencia e tecnologia e defesa se reverte em mais riqueza e prosperidade para a sociedade. exemplifico:
O que eh gasto na indústria nacional
Na profissionalização da tropa (recrutas) que depois vao para a sociedade
Na pesquisa em centros do exercito ou para desenvolvimento de tecnologias militares que depois se tornam produtos civis que vao ter competitividade no mercado
Até as coisas boas que o governo faz, sempre tem que criticar.
Saúde e educação possuem investimentos Estaduais e Municipais. Além da iniciativa privada através de escolas particulares, universidades particulares, hospitais e planos de saúde particulares.
Problema da educação no país NUNCA foi falta de dinheiro. Pode até triplicar o valor de repasse, que com esse método Paulo Freire, de nada adiantará.
“Método Paulo Freire” ? O senhor deve estar de brincadeira. Basicamente é o cientista brasileiro com obra mais citada nas grandes universidades do PLANETA. Acredito na liberdade do pensamento, desde que baseada em informações científicas comprovadas, e não em achismo de algum especialista de redes sociais. Com todo o respeito, fala uma asneira enorme. É por isso que vivemos situações como a idéia de que a “Terra é plana” e “vacina faz mal, e só torna laboratórios ricos”. Sua opinião ou a de qualquer pessoa, nunca vai ser conhecimento. Opinião é democrática, conhecimento definitivamente não. A luz de qualquer indivíduo que estuda e trabalha com educação (exclua, pessoas sem formação adequada) fala bobagens. Bobagens enormes. Veja: não dou palpite quando um piloto está no comando de uma aeronave. Ele sabe o que fazer. Eu não sou especialista. Ele é. A mesma coisa para um engenheiro construindo uma casa, e dizendo da necessidade de uma determinada viga de sustentação. Não discuto. Cumpro as determinações. AGORA, por que raios, alguém sem ser especialista, ou ter formação adequada, acredita que pode dar pitaco na EDUCAÇÃO? Assustadora a situação observada.
Acaba com esse negócio de educação, dá uma arminha para cada um e bola pra frente. Cada um que vá empreender com sua arminha.
Saúde e Educação recebem uma pá de grana todos os anos, 6% do PIB vai para a educação, dado esse fato, o Brasil é um dos países com maior orçamento para educação por ano, maior que a média dos países desenvolvidos que é de 5,5% do PIB, entretanto somos pior que o Peru, a questão não é verba mas sim como ela é gerida, basta olhar para as universidades, infestadas de professores e reitores militantes, que muitas das vezes, ficam desviando verbas das universidades para atos de militantes e programas que não irão agregar em nada na sociedade, nem no curto, e muito menos no longo prazo. Depois aparecem pessoas como você com esses pensamentos clichês, achando que o problema é falta de investimento. A pasta da educação poderia receber 100% do PIB (se fosse possível), que não mudaria nada. Enquanto não for feita uma revolução de base na educação e na saúde, como novas leis, nada mudará!
Com todo respeito, você está errado. Basta ver o quanto se gasta por aluno no Brasil em comparação com países da OCDE. Busque dados concretos e pare de achismo. A discussão torna-se mais produtiva e interessante.
A educação precisa passar por uma reestruturação total.
Do jeito que estão não funciona.
Crianças sem estrutura e professores sem capacidade técnica especializada.
Pré-adolescentes que sabem o mínimo do básico em matemáticas e não conseguem interpretar um conteúdo simples.
Adolescentes que tem aversão a estudo e só pensam na exposição social.
Pais que terceirizam a educação do seu filho e o discernimento entre certo e errado para as escolas
Jovens se transformando em ideólogos em uma universidade estudando na área de humanas.
O Brasil está altamente atrasado a nível industrial e tecnológico.
Precisamos de investimento nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
Precisamos de investimento massivo no ensino básico e mudança para regime integral.
Precisamos fazer com que nossas crianças e adolescentes gostem de descobrir. Ciência e matemática são as chaves para o crescimento de qualquer país. Na Europa e EUA, todos os países tem locais de inserção e interação nestas áreas.
Precisamos conscientizar o pais para assumir a responsabilidade sobre os filhos.
Precisamos repensar toda a metodologia de ensino atual e acabar com esse pensamento marxista que existe nas instituições de ensino público.
O trabalho é longo e árduo.
A China já enfrentou algo similar, mas a solução só foi possível devido ao novo regime.
André, então vamos cobrar do legislativo que quer tirar orçamento da educação e saúde para aumentar o Fundo Partidário e do legislativo que aplique melhor o suado dinheiro que o cidadão paga em seus impostos.
Bom dia André!
Realmente é triste um governo que não prioriza educação e Saúde.
Mas primeiro pesquise quantos % da receita anual do governo vai para essas áreas. Maior parte fica com gastos com salários, aposentadoria e pensões.
Segundo, para a educação receber mais dinheiros, e necessário reformular todo o sistema de ensino no Brasil, por que se não fizer isso será apenas rasgar dinheiro como foi feito no passado. Já que nossa avaliação no Pisa cai acada avaliação.
O Brasil já investe proporcionalmente o valor em porcentagem do seu PIB em comparação a muitos países desenvolvidos, o problema é que a maior parte fica nas universidades ou somem com a corrupção.
Triste um Brasil pagar tão bem seus funcionários, bem acima que a média do mercado, bem como as super aposentadorias, pensões e regalias do funcionalismo público e não ter recurso para Saúde que essa é sim péssima.
Triste é ver que as verbas para as forças armadas ficarem só com a folha salarial.
Mas para resolver isso, precisamos refundar o Brasil do zero e concertar todas as anomalia do sistema, ou seja, nunca! Quem tem poder de influencia são os beneficiados diretamente dessa loucura que é o Brasil, e nós somos os explorados por um estado completamente ineficiente.
Gastamos menos do que a média da OCDE para cada aluno em dólares anuais. Percentual do PIB, fornece um dado mascarado frente a países com intensa desigualdade. ( Brasil, um dos 15 maiores PIBs, e um dos 10 piores em distribuição de renda).
P.s: Saiu o IDH novo. Caímos uma posição. Estamos agora empatados com a Colômbia.
Tem que cortar do legislativo, judiciário e principalmente do fundo partidário…
Bem como (e principalmente) do sistema de aposentadoria dos militares que insiste em manter privilégios que acabaram para o restante da sociedade.
Uma pequena frase, mas carregada de uma enorme verdade.
Cortar do Judiciário? Você está de sacanagem né? HAHAHAHAHAHAHAHA
Deixa eu adivinhar a próxima sugestão: colocar generais pra julgarem processos, ao invés de juízes. Vai dar certo sim, pode confiar
Questão de prioridades.
Kings
Cuba é logo ali, é só vazar se vc não estiver de acordo.
Mas claro que vc não seria a favor da manutenção da verba pra defesa e ciência, assim como todo esquerdista vc quer verba pra Ongs, sindicatos, MST e outras roubalheiras do PT
Eles preferem mandar dinheiro para artistas doutrinados.
Fábio Jeffer
Estava pensando em conhecer o inferno socialista (Cuba), mas antes dando uma passadinha em um paraíso capitalista tipo Haiti, Honduras, Guatemala e etc.
As opções na Região são muitas.
você escolheu um país capitalista miserável para conhecer.
Antes de ir sugiro procurar um país socialista bem desenvolvido.
Não existe, pois países socialistas não costumam explorar outros povos nem esfolar sua população.
Não me lembro de nenhuma multinacional soviética explorando trabalhadores em plantações de bananas na América Central, por exemplo.
Aliás, não havia multinacionais soviéticas.
Ue a URSS esfolou a alemanha . Ucrania e polonia
Só que os países socialistas acabam todos miseráveis, menos a classe dominante.
No fim é bem mais desigual ainda, porque quem está por baixo não tem condições de mudar a sua condição, somente se for um vendido para o partido.
Excelente notícia.
Que seja assim nos próximos anos.
Os programas de Governo podem sofrer atrasos, os programas de Estado não.
Esse é o problema.
A sociedade não está nem um pouco interessada nesse ‘programa de Estado’.
Não entendo porque você passa vergonha em “fóruns” brasileiros.
Deveria aproveitar tua volta, com o fim do programa de médicos cubanos no Brasil, para se dedicar a fabricar charutos.
Pelo menos os médicos cubanos tinham dignidade e levavam auxílio a pessoas que estavam em lugares node ninguém queria ir.
Não ficavam a pintar meio-fio com cal branca o dia todo e reivindicando aumentos salariais e privilégios que faltam ao restante da população.
Cao!!! Tinha médico cubano em prefeituras q interessavam ao PT!!!!!!
Conheço médicos brasileiros DEMITIDOS, pra dar vaga pra cubano.
Médicos cubanos em cidades vizinhas de cidades com Faculdades de medicina!!! Prefeito do PT!!
Médico brasileiro gosta de consultório em Ipanema, Leblon e Morumbi.
Conta outra.
Para qualquer prefeito era melhor demitir o seu médico e pedir um médico do Programa Mais Médicos (não apenas cubanos, mas brasileiros e de outras nacionalidades). Isso porque ele deixava de ter uma despesa financiada pela prefeitura e passava a ter um médico pago pelo governo federal.
Isso não tem nada de partidarismo, meu caro, é economia.
Foi isto mesmo que aconteceu.
Um médico de verdade para estas cidades pequenas custavam 2x, 3x mais que um cubano.
Prezado
Economia por parte do prefeito, mas por parte da União, não.
Mandou médico pra onde não precisava, pra apoiar a prefeitura de seu partido.
Além de partidarismo da União, é mal gasto do recurso público.
Sds
Deixa de ser mentiroso, rapaz. Tá cheio de vaga para médico sobrando em municípios distantes e nenhum brasileiro quer.
Kings
Cuba é logo ali, é só vazar se vc não estiver de acordo.
Mas claro que vc não seria a favor da manutenção da verba pra defesa e ciência, assim como todo esquerdista vc quer verba pra Ongs, sindicatos, MST e outras roubalheiras do PT
A Trilogia ultimamente tá cheio de viúva petista
Só contar, elas não vão resistir em dar um dislike
O cara é uma máquina de receber deslikes.
Se alguém deu deslike é porque leu. Isso já o torna feliz.
É muito cômodo pregar, de longe, a ideologia dos regimes que ele aprecia.
A sociedade pensante está a favor de programas de estado.
Sociedade pensante? Essa foi pesada, tive que rir.
Realmente a sociedade brasileira desconhece a importância de certos programas militares, fruto da nossa combalida educação. Mas quando petróleo é jogado na costa brasileira, causando impacto ambiental impossível de mensurar, e trazendo prejuízos econômicos aos ribeirinhos e a setores do turismo no inicio da alta temporada (e estou simplificando muito). Ai vem aquelas perguntas: “Nossa, como a marinha não sabe quem foi?” “Nós não temos meios para monitorar isso?”, “Como isso aconteceu e não vimos?”.
Abraço
Falou tudo, Oseias.
Ainda tem gente aqui que vem pra negativar seu comentário. As FA tem feito um grande trabalho para conscientizar a população da importância do investimento em Defesa
Quem disse que a sociedade não está interessada nesse programa? Fale por você e não pelos outros.
Justifique-se como quiser: que é um fato da sociedade humana, que se um não fizer assim, outro assim fará. Mas uma sociedade que investe em armamentos em detrimento da manutenção natural da vida, é uma sociedade que ruma para o fracasso da sua própria existência.
E a ausência de escrúpulos dessa predileção é nota dos governos mais espúrios em todas as épocas e lugares.
Mais conhecido como: “Farinha pouca. Meu pirão primeiro.’
Longe de paixões e achismo sem base nenhuma, sua publicação Ozawa é sóbria e consciente.
Pelo seu comentário, parece que o governo entrou em uma corrida armamentista e está colocando todo o orçamento para a área mílitar, o que não é o que está escrito no texto.
Pelo o teu comentário parece que ele vai tirar dinheiro dos remédios e colocar em submarino. Sabia que o MEC e o Min. Saúde tem muuuito mais verba que o MD?
Além de que o orçamento da Educação e Saúde foi roubado para incrementar o Fundo partidário.
Será que dessa vez estão começando a aprender a lição?
Vamos esperar para ver!
O problema da saúde no Brasil não é falta de dinheiro , mas sim a incapacidade das secretárias estaduais e municipais de executar orçamento. É por isso que se diz que o orçamento de saúde e educação no Brasil é fictício( só existe no papel)…ninguém executa os valores que estão no papel e bilhões são devolvidos para a União todos os anos em função da burocracia estadual não saber fazer projeto direito.
Bom, muito bom, pelo que entendi agora se for para contingenciar vai ter que ir a plenário do Congresso.
Muita tempestade por pouco. Reclamações sem foco.
Sendo prático… A LOA 2019 foi proposta no governo anterior levando em conta um crescimento esperado do PIB que não veio. O orçamento acabou sendo cumprido pelas receitas extraordinárias de privatizações e concessões. O governo segurou dinheiro até o final, aguardando o resultado do leilão da cessão onerosa. Depois soltou e o orçamento vai ser (mal) cumprido este ano.
Para 2020, o MF foi mega-conservador ao enviar a PLOA para o congresso. Dificilmente haverá tantos contingenciamentos ano que vem. Fora que a receita extraordinária deverá ser grande. Portanto, aposto que esse dispositivo (ou orientação) de tirar o MD e MCTIC dos possíveis contingenciamentos não deverá ser executado.
E porque não contingenciamento do orçamento justo do MD? Não estou no governo para afirmar, mas especulo com bom embasamento que: Primeiro, para justamente economizar dinheiro, uma vez que os grandes contratos, quando há atrasos nos pagamentos, incorrem em grandes multas, contratos esses (Naval Group, SAAB, Iveco, EDS etc.) assinados TODOS no governo PT (sem julgar governos aqui); Segundo, pela dificuldade técnica que incorre nos atrasos produtivos como fuga de cérebros, tanto que o Sirius também deve ter entrado nesta onda.
Sobre educação básica… Há mais de 500 anos, infelizmente, nunca se investiu nisto como política de Estado. Não vai ser agora, com esse ministério, que isso vai ocorrer. Vão ser mais 4 anos estagnados, onde cada estado da federação estará mais uma vez cada um por si.
E para piorar, o Congresso se encarregou de tirar 400 MM do ministério da educação para reforçar o fundo partidário. Fundo esse que PT e PSL estão no mesmo barco recebendo mais de 750 MM cada um. Portanto, o problema está LONGE de ser uma questão partidária.
Grande abraço a todos.
Posição sóbria frente a questão.
Por mais comentários assim. Grato.
A sociedade que não investem em defesa, é conquistada por outra mais poderosa, é assim desde a antiguidade, guerras por terras, aguas, escravos e territorio…
Recomendo ler a análise de Ozawa, pouco acima.
O Nhonho acabou de dizer que tentará mobilizar o Congresso para barrar essa ideia. Disse que prefere um “corte linear”, que afete todos os ministérios. Essa Constituição de 1988 infelizmente tirou o poder de decisão e mando do chefe da nação e o colocou nas mãos do judiciário e dos parlamentares (estes, de baixíssimo nível).
Parabéns, presidente Bolsonaro! Terá meu voto em 2022.
Muito boa medida! Priorizando 2 áreas chaves no progresso de qualquer Nação .
Interessante que os mesmos que reclamavam dos cortes na defesa em governos anteriores, agora são os mesmos que choram do atual governo fazer o contrário, vai entender essa “coerência” rsrs…
Eu só quero saber, é como as FFAA vão justificar sua ineficiência, agora que vão receber a tão sonhada a previsibilidade.
Essa eu pago para ver.
Ineficiência porque? Atualmente as FFAA estão cumprindo funções que nem são delas..
Tem razão, capinar mato e limpar quartel não é função das forças armadas. Por isso advogo pela redução de contingente…
Uma das funções que as Forças Armadas atualmente cumprem que não são delas:
1 – Dar saúde aos necessitados no interior do Amazonas (o Min da Saude deveria fazer isso)
2 – Construir rodovias (quem deveria fazer é o DNIT)
3 – Policiar fronteiras (Quem deveria fazer é a PF)
4- Combater a Dengue, Vacinar cachorro
5 – Fazer papel de policia no RJ e em outros estados, quando convocado
Tudo isso tem um puta custo e precisa de grandes efetivos.
Recentemente o EB estava na operação fronteira sul. Diretamente foram empregados Milhares de homens, imagina indiretamente pra colocar toda a estrutura para funcionar?
Querer a redução do efetivo todo mundo quer, mas precisamos entrar em um consenso para não usar as FA nessas funções. E pasmem, se você achar que as FA só serve para capinar e limpar quartel, você é muito ignorante.
De todas quero ver os almirantes malucos
Só que vc esquece de levar em conta que o orçamento da defesa vai ter um corte de mais de 30 BILHOES.
Deve ser muito frustrante para quem toma esse tipo de decisão receber essas críticas da mídia e de seus cidadão.
Não me refiro às críticas às presepadas que o governo e seus “aliados” têm cometido desde a posse e até antes dela.
Me refiro à tomada das decisões difíceis. A situação econômica do país está dando uma ligeira melhorada. Os índices começam a dar uma animada. Mas a situação ainda não é boa. Ainda há um grande rombo nas contas públicas. A situação fiscal ainda é preocupante.
Então o governo se pega em um dilema. Manter as políticas de austeridade ou atender às inúmeras demandas da sociedade?
Bom, diante da responsabilidade que o nosso Ministro da Economia demonstra, ele recomenda que se mantenha a austeridade.
Mas, o presidente é um homem político e tem demandas à atender.
Na vida pública recente do bolsonaro, ele falou muito de tecnologia, sempre se referindo ao exemplo de Israel.
Diante disso, me pergunto. Manter as verbas da defesa e da Ciência/Tecnologia foi, genuinamente, ligado à ideia de fomentar o mercado de defesa e tecnológico no Brasil, ou foi para atender aos pedidos da ala militar?
Independente disso e o que é muito complicado no Brasil, é que a população, no geral, não entende e repele a todo custo a importância que o investimento em defesa e tecnologia tem para o país. É emprego. É arrecadação. É qualificação. É a tentativa de começar a mudar a matriz econômica do país para a produção com valor agregado. E isso é muito importante. Precisamos deixar de ser o país do agronegócio, da commodities e só.
Mas, tomando essa decisão, o governo acaba deixando a educação e saúde, tão importantes para o crescimento do país, suscetíveis aos contigenciamentos do ano que vem.
Mas será que o problema da educação e da saúde no Brasil realmente é meramente a falta de recursos?
Me parece que não. E o pior que muita gente não enxerga isso. Outros enxergam mas fingem que não estão vendo.
Corrupção, ineficiência, estratégias erradas. Esse é o principal problema da saúde e da educação no Brasil.
Mas, você não vê movimentos firmes e direcionados, como existem em outros países, aqui no Brasil para combater as raízes do problema, para combater os desmandos de nossos legislativos e judiciários de todos os entes, para garantir autonomia e força na atuação dos órgãos de controle, fiscalização e penalização, para evitar a politicagem barata e os lobbys que acontecem na aplicação de recursos pela Administração Pública.
O resultado disso é que as críticas sempre são direcionadas ao ator mais óbvio, o chefe do executivo, seja em âmbito federal ou nos estados e municípios.
Então, na minha opinião, educação e saúde poderiam sim serem blindadas de eventuais contigenciamentos, dada a importância para o desenvolvimento do país. Mas não foram e, mais uma vez, como já aconteceu nesse governo e em todos os passados, poderá sofrer contigenciamento em seus recursos destinados às despesas discricionárias.
A questão é. As despesas obrigatórias estão mantidas e essas, por si só, já representam uma grande parcela dos recursos públicos, superiores que as verbas aplicadas em educação pela maior parte do mundo.
E em relação à essas verbas que algo deveria ser feito. Garantir eficiência na atuação dos órgãos de controle. Garantir punição àqueles que descumprirem a legislação. Mudar estratégias que não estão dando certo. Essas medidas sim irão garantir educação e saúde de qualidade. Se as coisas continuarem como estão, quando a situação fiscal melhorar, pode aplicar o dinheiro que for que vai continuar da mesma forma.
E isso se aplica à todas às atividades exercidas pelo Estado, incluindo as forças armadas.
Cortar verba de medicamentos para doençaa raras, que em geral são astronomicamente caros e que a esmagadora maioria das famílias não tem como custear para comprar mais Guaranis (se é que vão mesmo para aquisição de material novo e não para gordos salários e pensões) é no mínimo um ato espúrio e cruel quando há outras áreas muito menos sensíveis (ou mesmo dramáticas) passíveis desse corte orçamental ao invés de medicamentos para quem mais precisa e não pode pagar por eles.
Deixe de ser idiota
Esse tipo de medicamento em 99,99% das vezes é recebido após o paciente e/ou a família entrar com uma ação judicial
Nenhum juiz vai negar o acesso ao medicamento por causa dos cortes
Olha o tamanho da idiotice e o disparate desse senhor…Algo que é previsto no orçamento e vital para um paciente portador de doença, no mais curto espaço de tempo para o mesmo, agora via de regra terá que ser obtido mediante a judicialização da questão e da boa vontade de um juíz analisar o caso. Até lá a maioria dos pacientes já faleceram ou tiveram complicações irreversíveis. Mas isso é melhor que cortar gastos de outra área qualquer, que não seja para finalidade de entes tão vulneraveis como portadores de doenças crônicas e/ou raras, e tudo isso pra que alguns VBTP sejam comprados, não? De fato, não há medida melhor e esse mesmo montante ser subtraído de outros ministérios e outras finalidades que não esta, não é isso? Essa tentativa de alguns de justificar o injustificavel é pueril e seria cômica se não fosse trágica e desumana.
Ninguém cortou verba de medicamentos. É preciso aprender a ler. Preservar a Defesa e C&T de eventuais cortes não significa cortar verba da área A ou B.
SE (!) houver cortes, a decisão de como e o quê cortar é uma decisão futura, a seu tempo. Ninguém definiu isso agora. Apenas o jornalista do Estadão fez uma matéria ruim, opondo supostos cortes “comoventes” à decisão de preservar as áreas citadas. O intuito, como sempre, é cavar um crítica, usando uma situação que não existe e não foi colocada.
Infelizmente, tem gente que embarca sem raciocinar – ou por birra – nessa tática de jornalismo barato e rasteiro.
Aprenda o senhor interpretação de texto e um pouquinho de honestidade, porque está dito na matéria e o presidente Bolsonaro confirmou em live que uma das áreas afetadas por esse corte será de fato os medicamentos para doenças raras. A não ser que o senhor saiba mais que o próprio presidente e a equipe do governo que submeteu essa PLOA, melhor não dizer nada.
Ninguém disse que ele vai tirar dinheiro de remédio e vai colocar em submarino. O Min. Saúde tem orçamento muito maior que o MD. Para de falar merda. Reflita sobre a matéria. Pesquise. Não se guie por fontes e “jornais”
Nesse corte??? Que corte??? Vocé leu sobre algum corte nesta matéria??? Realmente a educação brasileira está uma lástima… o cara não entende o que lê…
Faz o seguinte: compre um dicionário e procure a palavra “eventual”, (plural: eventuais). E então releia a parte do texto que diz “Bolsonaro decidiu, porém, não livrar de EVENTUAIS tesouradas os gastos…”. Quem sabe com a ajuda do Pai dos Burros você entenda.
É bom ver os hipócritas ladrando “Tirar da educação e da saúde”
Nem parece que somos o país que ficou nas últimas colocações do PISA e que possui milhões de pessoas em filas de espera para receber um tratamento médico
Uai, não estamos em 2020? Pensei que isso só iria acontecer em 2020
O problema do orçamento brasileiro é que sempre inflam a previsão de receitas, para enfiarem mais gastos. Aí quando a realidade aparece, o ministerio da fazenda/economia é obrigado a realizar os contingenciamentos. E sempre sobra para a defesa o maior corte. Num cenário destes é impossivel fazer planejamento de programas militares, pois nunca sabem o quanto estará disponível nem para o ano corrente, muito menos para os próximos anos.
Parece que para o próximo ano, o governo já fez uma previsão mais conservadora, para evitar este tipo de problema.
Parabéns Bolsonaro, esse me representa!!!
Li alguns comentários, sobre o assunto, alguns não gostaram, outros entendem, mas ngm conseguiu ver a situação em um contexto fora do escopo interior e passou a ver no escopo exterior. Se o Bolsonaro bateu o pé, e não seguiu o conselho do Paulo Guedes, pode ser que há algo além, e que a área econômica, não saiba. Algo relacionado em manter as capacidades militares em uma condição mínima de defesa, ou uma preparação para haver uma ampliação massiva de investimento em 2021. Nem tudo que sai na mídia é o que realmente acontece nesse governo. Se houver mais algum movimento de preparação ou de aviso, será em 2021, ou vcs acham que o asfaltamento da BR-163 foi só para escoar a produção de soja?
O curioso dessa questão é que eu não to vendo publicações na mídia cobrando o congresso, que está prestes a derrubar o veto do presidente, possibilitando aumentar o fundo eleitoral. O cara de pau do Rodrigo Maia falou, ontem, que essa grana que está sendo remanejada no PLOA da saúde/educação para o fundo eleitoral não irá impactar nos projetos daquelas áreas.
E outra questão é que ele disse que o congresso irá tentar fazer (vão conseguir, claro) que a previsão de contigenciamento seja linear entre os ministérios, ou seja, cortar igual para todos.
E tenho que fazer uma ressalva aqui. Vocês ficam nesse fla flu eterno (algumas pessoas daqui), esquerda vs direita, quero ressaltar o seguinte:
– Praticamente toda a esquerda (com exceção do PSOL) votou pela derrubada do veto (aumento do fundão eleitoral). E pra galera da direita, adivinhem quem foi o “honesto” que também votou pela derrubada do veto do próprio pai, junto com toda a “esquerdalha” que ele tanto critica…isso mesmo, Flávio Bolsonaro.
E depois veio com a desculpa de que votou por engano.
Lembrando que o mesmo canalha foi um dos principais responsáveis pela lava toga não ter dado em nada.
Então, mais uma vez, parem de adotar políticos e seguirem ideologias cegamente. Tem alguns, da esquerda, da direita e do centro, que tentam fazer um bom trabalho. Mas tem canalha, pilantra, safado em toda vertente política e em todo partido.
Perfeito. Sobriedade no comentário.
Ao que tudo indica o parlamento vai derrubar isso, botem na conta do Sr Rodrigo Maia.
Aliás, para quem acompanhou o assunto esta semana, comentaristas econômicos andaram dizendo que a equipe econômica foi extremamente conservadora no orçamento de 2020, o que não aconteceu com o orçamento de 2019 feito pelo governo anterior.
Isto pode resultar em que, pela primeira vez em décadas, em 2020 as contas não precisem ser contingenciadas ou efetivamente cortadas.
Alguns de vcs ( esquerdistas) não tem noção do que está acontecendo com o País, pela primeira vez temos um presidente com uma equipe técnica e bem intencionada conduzindo o Brasil, neste ano(2019) chegaremos a 1 milhão de pessoas empregas com carteira assinada a mais que o ano passado, tenho orgulho de ter votado certo, como dizem os flamenguistas, pula o muro que ele tá baixo, ainda dá tempo, parem de passar vergonha!!!
Juro pelo grande arquiteto do universo que gostaria que isso fosse o futuro de 2020. Todavia, é realmente muito inocente da minha parte acreditar em não contingência de orçamento. Lembra de um único ano em que isso aconteceu na última metade de século?
Olá André. Acho que a gente sempre precisa ser um pouco cético sobre a lei orçamentária. A primeira coisa a ser lembrada que ela é muito mais uma previsão de receita do que de gastos. A arrecadação vai depender do desempenho da economia. Se a economia for melhor do que o esperado (um pouquinho melhor) sobre um dinheirinho em dezembro. Se for pior, vai faltar. É comum que o orçamento seja ajustado ao longo do ano. Adia um gasto, revisa uma conta, faz uma ou outra adequação. Tem que ser feito mesmo. Outra coisa são as prioridades dos gastos em termos gerais, os programas que serão mantidos, extintos ou lançados. Essa adequação do orçamento público ocorre desde o Império. Há um caso clássico de uma carta do governo da cidade de S.Paulo na época da colônia pedindo ao rei em Portugal a instalação de uma escola na cidade para alfabetizar alguns adultos da famílias boas para poderem ocupar os cargos legislativos. Há uma enorme diferença entre abrir uma escola para alfabetizar as crianças de todas as famílias ou uma escola para alfabetizar os adultos de um elite iletrada. Os dois casos são gastos com educação (correto) mas um tem um sentido democratizante e progressista. O outro tem um sentido conservador e elitista.
“A ala militar ainda aponta que o orçamento total da pasta cairá de R$ 107,7 bilhões, em 2019, para R$ 72,4 bilhões no ano que vem”
Alguém sabe me explicar está mágica?
Onde será cortado este valor?
Como iram pagar os salários e benefícios dos militares?
Temos de investimento 11 Bilhões ano, custeio 5 Bilhões, como irá tirar 35 Bilhões do orçamento?
Investir em Ciência & Tecnologia é investir no futuro, os ganhos que virão compensarão e muito o valor investido !
Quanto ao orçamento de Defesa, vale lembrar o imenso descaso que vem acometendo esta área nos últimos 20 anos pelo menos !
Em 2018, dos 104,75 bilhões previstos, apenas 92 bilhões foram executados
Em 2019, dos 109,20 bilhões previstos, apenas 77 bilhões foram executados
Tem que excluir mesmo, bando de mentiroso. Ainda lembro do Presidente e do Ministro da Economia (janeiro) afirmando que não haveria cortes na pasta
Veja o diário oficial de 20/12/18, novos medicamentos para doenças raras foram incorporados a lista do SUS, a judicialização e feita para medicamentos fora dessa lista.
Com a industria 4.0 até a educação esta correndo perigo, pois não precisaremos, no futuro, de gente tão educada.
Uma coisa tenho certeza absoluta..algoritmos não conseguem ainda lavar latrinas, levar cachorro pra passear e deixar seres humanos menos hipócritas.
Já escutaram falar de autodidatas?! Nunca ficou tão fácil ser um hoje em dia.
A ÚNICA educação que prezo/priorizo é a do ensino fundamental integral. Esta sim tem de ser de excelente qualidade desde a creche.
Ensino Médio?! Só prezo o Técnico.
Universidades?! Só prezo se direcionadas para ganhar Nobel…ou seja …com gente excelente MESMO para gastar meu dinheiro dos impostos.