Exército demonstra Improved Ribbon Bridge com capacidade padrão OTAN
Porto União (SC) – Na dia 21 de novembro, a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) participou da demonstração de lançamento da moderna portada pesada IRB (Improved Ribbon Bridge) System, realizado no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC Bld). A portada pesada IRB System é composta por três módulos centrais e dois de rampa fabricados pela empresa alemã General Dynamics European Land System (GDELS), por três caminhões Tatra 8×8, de fabricação tcheca, e por uma embarcação de manobra americana Birdon.
O material, recebido pelo Batalhão entre os dias 25 e 28 de outubro, possui a capacidade de carga militar padrão OTAN para 80 toneladas, o que o torna apto a transportar qualquer blindado da atualidade, como o das fotos, em que transporta uma Viatura Blindada Especial de Engenharia Leopard 1 A5, sendo necessário cerca de 24 militares para operá-lo. A Portada ainda aumenta a mobilidade da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada ao transpor meios blindados em cursos d’água de vulto.
A demonstração técnica teve a supervisão de técnicos das empresas fabricantes. A aquisição desse equipamento ocorreu dentro do Programa Estratégico do Exército OCOP (Obtenção da Capacidade Operacional Plena), visando à modernização da Engenharia de Combate da Força Terrestre.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Boa tarde Senhores!
Se não for a mais, certamente é uma das manobras táticas mais perigosas em um TO.
CM
Acredito que só perca para um assalto anfíbio numa praia, que exige muito mais recursos e um apoio de fogo que não está logo ali na outra margem.
Perigosa e mortalo. Fazer a noite é mais seguro./durante a guerra civil americana o general Washington utilizou com sucesso a transposição de rios com as balsas em pendulo. Ou seja a correnteza força a barcaça a seguir para a outra margem enquanto fixada a um cabo na margem, descrevendo um arco, de margem a margem. Hoje com os meios modernos esse equipamento é mais utilizado, e em grandes números para dar vazão as colunas blindadas.
General Washington na guerra civil americana ?
Não seria na Guerra de Independência Americana ? rsrsrsrs
A ponte é padrão OTAN, mas os veículos são padrão Vietnã.
Pode negativar a vontade, isso não vai mudar a realidade.
o chassis tatra é usado no sistema astros 2020
Não estou falando dos Trata e sim do Leopard, amigo…
O cidadão do comentário pode até ser brasileiro, mas a cabeça…
Não vem com esse papo de vira-lata, sou apenas realista. Continue se iludindo com essas “modernizações” de CC.
Nao adianta comprar CC se a infraestrutura do Brasil não aguenta. A logística será pessima. Não temos ferrovias, e nossas rodovias são péssimas! O que adianta comprar um Abrams e não ter infraestrutura para aguentar. Deveriamos desenvolver algo no Brasil!
os países da OTAN que utilizam o leopard 1a5 são padrão Vietnã também??
Então me diz aí, qual é o país da OTAN que usa o Leopard 1 como PRINCIPAL CARRO DE COMBATE?
Esses caminhões tatra são muito bons, eu fiquei impressionado com a performance de um caminhão destes
Acho que faltou mostrar o caminhão theco Trata 8X8 transportando a IRB System: http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2019/11/portada9a.jpg
Show de foto hein. Caminhão imponente e robusto.
Muito em breve sairá de fábrica com o selo made in Ponta Grossa
É uma oportunidade histórica.
Sério? Aí sim.
sim. Já está tudo certo.
https://blogdocaminhoneiro.com/2019/11/tatra-ira-formalizar-instalacao-de-fabrica-em-ponta-grossa/
Parece que os chassis da Tatra são muito bons mesmos. Achei top a suspensão tipo boomerang, com rodas independentes, superando todos os obstáculos.
De parabéns. Já participei de vários FTX, quando pude avaliar e ficar maravilhado com a capacidade enorme de manobra provida por esse excelente meio de transpor barreiras quase impossíveis.
Well done, brothers!!!
40Th MP Support Team Charlie Out.
Não seria uma balsa em vez de ponte ?
Opera como balsa e como ponte
Okay
O exército brasileiro tem o profissionalismo como sua excelência,
o q falta é mais investimento por parte de nossos governantes eu digo isso porquê eu fui um membro do EB!