Líder militar dos curdos sírios diz aos EUA: ‘vocês nos deixaram para ser massacrados’

229
Civis árabes sírios e curdos fugindo do bombardeio turco no nordeste da Síria

Civis árabes e curdos sírios fogem com seus pertences em meio a bombardeios turcos na cidade de Ras al-Ain, no nordeste da Síria, em 9 de outubro de 2019 (Delil SOULEIMAN / AFP)

Uma foto tirada da província de Sanliurfa, na Turquia, em 9 de outubro de 2019, mostra a fumaça subindo no local da cidade de Ras al-Ayn, na Síria, quando as forças turcas começaram a bombardear o norte da Síria. (Foto de Kerem Kocalar/Agência Anadolu)

(CNN) – O comandante curdo das Forças Democráticas Sírias disse a um diplomata sênior dos EUA: “Vocês nos deixaram para ser massacrados”, exigindo saber se os EUA farão alguma coisa para proteger os curdos sírios enquanto a Turquia continua sua operação militar visando aliados curdos da América na Síria.

“Vocês desistiram de nós. Vocês nos deixaram para ser massacrados”, disse o general Mazloum Kobani Abdi ao Enviado Especial Adjunto da Coalizão Global para derrotar o ISIS, William Roebuck, em uma reunião na quinta-feira, de acordo com um documento interno do governo dos EUA que foi obtida exclusivamente pela CNN.

“Vocês não estão dispostos a proteger o povo, mas não querem que outra força venha nos proteger. Vocês nos venderam. Isso é imoral”, acrescentou Mazloum.

Ele insistiu que os EUA ajudassem a interromper o ataque turco ou permitissem às Forças Democráticas Sírias fazer um acordo com o regime de Assad em Damasco e seus apoiadores russos, permitindo que aviões de guerra russos imponham uma zona de exclusão aérea no nordeste da Síria, negando assim à Turquia a capacidade para realizar ataques aéreos. Os EUA não querem que os curdos se voltem para os russos, dizem autoridades do governo.

“Preciso saber se vocês são capazes de proteger meu povo, de impedir que essas bombas caiam sobre nós ou não. Preciso saber, porque se não forem, preciso fazer um acordo com a Rússia e o regime atual e convidar seus aviões para proteger esta região”, disse Mazloum.

A Turquia lançou sua incursão há muito prometida na Síria depois que o presidente Donald Trump ordenou que as tropas americanas fossem retiradas da área de fronteira. Antes disso, como medida de confiança com a Turquia, os EUA convenceram os curdos a desmantelar suas fortificações defensivas ao longo da fronteira e afastar seus combatentes. Os EUA disseram que a Turquia concordou com o acordo que visa impedir uma ação militar turca unilateral.

Membros seniores do governo Trump insistiram que os EUA não abandonaram os curdos sírios, no entanto, o governo dos EUA ainda não tomou medidas para impedir a incursão turca.

Civis árabes e curdos sírios fogem com seus pertences em meio a bombardeios turcos na cidade de Ras al-Ain, no nordeste da Síria, em 9 de outubro de 2019 (Delil SOULEIMAN / AFP)

O secretário de Defesa, Mark Esper, disse na sexta-feira que os EUA não estão abandonando seus aliados curdos, embora tenha deixado claro que os militares americanos não vão intervir na luta.

“Não estamos abandonando nossas forças parceiras curdas e as tropas americanas permanecem com elas em outras partes da Síria”, disse Esper a repórteres no Pentágono.

“Continuamos em estreita coordenação com as Forças Democráticas da Síria, que nos ajudaram a destruir o califado físico do ISIS, mas não colocarei os militares americanos no meio de um conflito de longa data entre os turcos e os curdos, não é por isso que estamos em Síria”, disse Esper.

Em entrevista ao The Tennessean na sexta-feira, o secretário de Estado Mike Pompeo disse que o governo Trump “tem apoiado incrivelmente os curdos” e que eles foram bons parceiros para os EUA. “Estou muito confiante de que esse governo continuará apoiando essas pessoas que são boas amigas dos Estados Unidos da América”, afirmou.

Trump assinou uma ordem executiva na sexta-feira, concedendo ao Departamento do Tesouro “novas autoridades de sanções muito significativas” contra a Turquia por causa de suas ações na Síria, mas os EUA não têm planos imediatos de usá-las, disse o secretário do Tesouro, Stephen Mnuchin.

A declaração do Tesouro havia dito que a ameaça de sanções de Trump pretendia dissuadir a Turquia de ações que incluíam “o alvejamento indiscriminado de civis, alvos de infraestrutura civil, alvos de minorias étnicas ou religiosas”.

FONTE: CNN

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

229 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
5 anos atrás

Volta a tona a velha teoria de Bismark: a vida de um soldado inimigo não vale o calcanhar de um soldado prussiano.

Munhoz
Munhoz
5 anos atrás

O Brasil também foi ! !

, eles preferem a Argentina,

isso não é novidade, o Vietnã do Sul também foi abandonado, agora o mais triste é os turcos partirem pra cima, quem conhece um turco sabe o que eu estou falando, que isto sirva de lição para nosso amigo Bolso, vai confiando nos gringos, essa gente tem que ser manipulada e não deixar que eles nos manipulem, temos que extrair vantagens e não deixar que eles tirem vantagem.

Um exemplo é nossas FA, servem como uma especie de reserva estratégica bucha de canhão deles, temos uma grande força de fuzileiros, com uma grande capacidade de desembarque, no entanto não temos AA de longo ou médio alcance, sem estoque de misseis anti navio, nossa FAB voltada com as costas para o Atlântico e por ai vai !

Uma força sem capacidade de defesa, mas com capacidade de integrar uma força maior em cooperação, somente isto !

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Munhoz
5 anos atrás

Sem contar que Trump fechou um pré-acordo com a China, negociando a compra de mais soja americana pelos chineses.
Vejo a preocupação americana com seu novo aliado brasileiro.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Veja a preocupação do Bolsonaro com os brasileiros…

Gordo
Gordo
Responder para  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Do jeito que as coisas estão caminhando na Argentina e o Equador em ebulição espero que Bolsonaro tenha um despertar e pare.de fazer campanha política, mesmo porque ela já acabou a quase um ano.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Publicaram a cartinha que Trump mandou para Bolsonaro:
‘Fiz OCDE BOBO.’

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Essa foi boa. kkkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Matheus Santiago
5 anos atrás

kkkkkkk

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Kings, vc é o verdadeiro mito.kkkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  100nick-Elã
5 anos atrás

Mito! Mito! Mito!
kkkkk

SDS

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Mito! Mito! Mito! 😀

QuimicoBR
QuimicoBR
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Após tantos anos acompanhando a Trilogia, é a primeira que faço um comentário: vivi pra ver o Kings ter mais comentários positivos que negativos! Abraços à todos!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  QuimicoBR
5 anos atrás

QuímicoBR

É só o começo!
SDS

kid gumer
kid gumer
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

João Augusto
João Augusto
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

uaheuheauaeahueuhaeaheahuaehu

Alison Lene
Alison Lene
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

essa foi otima. rsrs

Chris
Chris
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Trump é apenas inteligente… Como sabe da dependência econômica que a China tem, do ocidente.

Usou toda a psicologia reversa possível, pra conseguir o que queria. Vantagens pro seu povo.

China.. Sem maiores escolhas.. Aceita ! Mas para o mundo, esse acordo é uma salvação.

Gordo
Gordo
Responder para  Munhoz
5 anos atrás

Bem por aí mesmo. A tragédia humanitária vai ter muitos efeitos, a extrema direita Européia vai ganhar munição.

Pedro Bó
Pedro Bó
5 anos atrás

Mais um Holocausto na conta dos turcos à vista…

Operação militar em território estrangeiro e sem ser resguardada por órgãos internacionais. Isso é motivo o suficiente para se aplicar sanções econômicas e militares à Turquia e ao seu projeto de ditador.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Responder para  Pedro Bó
5 anos atrás

Nenhuma das partes acusará a Turquia em órgãos internacionais, exceto os curdos e os sírios.

O lado europeu foi chantageado pelo Erdogan a não darem pio sobre a invasão do norte da Síria, senão abrirão as portas da Turquia e deslocarão os refugiados as portas da Europa.

O lado americano também foi chantageado pelo líder turco sobre a base de Incirlik, embora eu tenho dúvidas sobre um plano por debaixo dos holofotes sobre a troca de informações sobre o sistema S-400 adquirido pela Turquia, Trump não deixaria seus aliados a troco de uma chantagem exercida pelos turcos, o presidente dos EUA com certeza pediu algo em troca de Erdogan.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Responder para  Matheus Santiago
5 anos atrás

Vale destacar ainda que um posto avançado norte-americano na Síria foi atingido ontem por artilharia turca. De acordo com o Pentágono, o ataque ocorreu na sexta-feira perto da cidade de Kobane, fora da designada “zona de segurança” que Ancara pretende estabelecer no nordeste da Síria.

Os EUA pediu que a Turquia evite “comportamentos agressivos” e que se opõem as operações turcas fora da zona de segurança e em áreas onde os turcos sabem que as forças dos EUA estão presentes.

Parece que os turcos não obedeceram aos termos estabelecidos, agora veremos como será a reação dos norte-americanos.

BrunoW Basillio
Responder para  Matheus Santiago
5 anos atrás

O sistemas S-400 que os Russos venderam para a Turquia eles vendem até para os americanos caso estes queiram comprar…Não a segredo nenhum nisso, é por isso que já chama “modelo exportação”, um S-300 bombado..

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Responder para  BrunoW Basillio
5 anos atrás

Por conta do orgulho, os americanos nunca comprariam diretamente dos russos o S-400. Portanto, a única maneira de colher informações a respeito do sistema é através de países que já estariam operando, é o caso da Turquia.

Mas como eu disse, são só suposições.

Moriah
Moriah
Responder para  Matheus Santiago
5 anos atrás

Em termos estratégicos, infos sobre o S-400 seriam para os states mais valiosos do que tentar se meter nessa invasão turca. O F-35 parece águas passadas, com mais infos do Su-35 em troca de não fazer nada em outras ações turcas na região.

peter nine-nine
peter nine-nine
Responder para  Pedro Bó
5 anos atrás

Mas convenhamos, Erdogan desde o início pediu aos Estados Unidos que arranja-se outro parceiro sem ser os curdos, e os aliados ocidentais fizeram o que? Ignoraram.
Portanto, não estando eu a tomar lados, mas a Operação dos turcos é tão legítima quanto as operações americanas e europeias que ali tiveram e têm presença. De facto, talvez seja mesmo mais legítimo, visto que os turcos fazem fronteira, sendo portanto uma área de influencia, digna de atenção, que no caso até tem a presença de uma organização potencialmente perigosa para a integridade territorial, política e social da Turquia.
Era previsível, a Turquia tem sido ignorada pelos seus aliados, agora Erdogan ignora os seus aliados também, fazendo as coisas sem consulta e sem preocupação com as consequências, visto que, aos olhos deles, os curdos nunca representariam uma ameaça se Ancara não tivesse sido alvo de gozo. Por isso, é quase como uma carta branca: do género “Estamos só a manter a nossa posição, em conformidade com a opinião que temos desde o início, e, nesse sentido, só estamos a resolver a merd@ que os Estados Unidos fizeram”.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  peter nine-nine
5 anos atrás

peter nine-nine.
Voce está certo.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  peter nine-nine
5 anos atrás

O peasoal esquece que a intervenção americana na Siria. Não teve autorização da ONU e ao contrário do afeganistão, nem apoio da OTAN. Tanto e que a presença militar e quase que só americana do lado do ocidente. Portanto e ação no máximo,tão legitima quanto a Turca.

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  Cristiano de Aquino Campos
5 anos atrás

Só Americana? A França esteve na Síria, e o UK.

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Os americanos estão totalmente perdidos em matéria de política externa.

Rene Dos Reis
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Acho que chegou naquele ciclo de olharem pra dentro de casa , naquele momento da ascensão do Ísis e o Assad na corda bamba Havia “interesse” americano nos curdos , a ameaça sumiu caíram fora.

Rogerio
Rogerio
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Igualzinho quando o exercito boliviano invadiu as instalações da Petrobras naquele pais, o que fez nosso presidente daquela época? Nada, abriu uma garrafa de Pitu e comemorou a entrega do patrimônio nacional para o Índio Boliviano, pois é cada povo tem o cachaceiro ladrão que merece.

Gabriel BR
Gabriel BR
5 anos atrás

Os americanos têm fama de serem traíras , e não é de hoje!
É por isso que eu defendo uma aproximação ainda maior entre Brasil e China, esse negócio de ser fã-boy dos americanos é pura xenofilia.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Gabriel BR
5 anos atrás

Para mim não importa se e Chines, Russo ou Americano. O que sei e que e mia facil pelo histórico sermos atacados e invadidos pelos países ocidentais a começar pelos europeus que tem interesses ate fisicos na região do que pela Russia ou China e o pior e que a maioria das nossas armas são daqueles que podem nos atacar.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Gabriel BR
5 anos atrás

Estariamos como a Argentina frente a Inglaterra. Ate hoje não entendo o porque da Argentina não ter comprado material Russo ou Chinês de defesa.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Cristiano de Aquino Campos
5 anos atrás

A Argentina ficou contra a Inglaterra pq quis e não pq foi ameaçada ou atacada.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Gabriel BR
5 anos atrás

Brasil tem é que sugar todos e quando não servirem mais se livrar, Nem China, nem Rússia, Nem EUA, Nem ninguém se deve confiar absolutamente.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
5 anos atrás

Coitados, caíram no conto do americano.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Olhando o interessante mapa sobre a evolução dos acontecimentos na Síria, vemos que russos e sírios já estão tomando posição no norte do País para conter os os turcos.
Os solados americanos que lá se encontram estão cercados.

https://en.wikipedia.org/wiki/Template:Syrian_Civil_War_detailed_map

Matheus Santiago
Matheus Santiago
5 anos atrás
BrunoW Basillio
5 anos atrás

Lembrando que nesta semana, supostamente até uma Base Americana teria sido bombardeada por engano pelos Turcos, neste sábado surgiu vídeos da milícia pró Turca FSA executando prisioneiros e civis na estrada M4, estas vítimas supostamente seria pró Curdos..
Hoje cedo em uma entrevista o porta voz das SDF/YPG disse que o ISIS é problema do “mundo” não deles, eles iria se ocupar em proteger seu povo,deixando claro que abandonariam a luta contro os terroristas.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  BrunoW Basillio
5 anos atrás

O único problema, Bruno, é que o ISIS sempre mostrou uma agressividade acentuada contra os curdos.
Por que será?
Será que tinham outros interesses por trás da atuação do ISIS?

Kommander
Kommander
Responder para  BrunoW Basillio
5 anos atrás

Não sou muito fã dos EUA, mas nesse caso, alguém tem que parar a Turquia. Tá na hora do Trump aplicar umas sanções.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Kommander
5 anos atrás

Não sou fã da Turquia e dos EUA, mas os EUA sempre apoiaram e fortaleceram os regimes turcos, até se tornarem o que são hoje.
É apenas mais uma catástrofe no O.M.

Bosco
Bosco
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Toinha,
Como você fala assim de um parceiro do Putin. E os mísseis S400? E os caças? Fala assim não…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Ainda não é o parceiro ideal.
Esperemos Erdogan ser derrubado para a chegada de um Governo mais ‘à nossa feição’.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Analisa as últimas eleições turcas, que vc vai ver a feição de quem os vitoriosos tiveram..

Pasmem..

Não a sua.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Relatos que chegam da Síria (e já confirmados) dão conta que as remanescentes tropas americanas estão totalmente cercadas pelo Exército turco de um lado e o Exército russo/sírio de outro.
O Representante do Pentágono Mark Esper classifica a situação como terrível.
Mais um desastre americano.
Esse era esperado.

Lima1
Lima1
5 anos atrás

Os Curdos tem grande quantidade de prisioneiros no qual a Europa se recusa a receber. Dentre em breve as tropas turcas chegaram a alguns deles e então será o que?. Pois alguns só são de mulheres e crianças. Os Americanos nunca tiveram uma politica para Siria, só estão lá para ocupar espaço e impedir que a Rússia assuma mais uma vez o controle que tinha antes com o governo Sírio.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Lima1
5 anos atrás

Cara se informa, os Russos estão com a influência ate maior do que tinham antes. Só para lembrar, a Siria ainda e governada pelo Assad graças a Russia que tem várias bases lá. Antes era só uma e mesmo que os Turcos trucidem os curdos o território depois vai ser devolvido para a Siria/Assad, que só não ocupou por esta focado em outras regiões.

BrunoW Basillio
5 anos atrás

Países que são contra, neutros e apoia a operação Turca na Síria, situação em 11/10.
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20191012_162754_392-jpg

Pedro Bó
Pedro Bó
Responder para  BrunoW Basillio
5 anos atrás

Só o Paquistão, celeiro de terroristas, e o Catar, já acusado de fomentar tensões no OM apoiam a ofensiva turca por enquanto.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Os EUA têm que desistir do OM. Se ficam são invasores indesejados e não convidados que forjaram uma revolta popular contra o legítimo governante sírio , se vão são taxados de covardes e responsáveis por um holocausto.
Deixem esse povo do OM à própria sorte sob a asa da Rússia e no futuro, da China. Eles que são brancos que se entendam.

XFF
XFF
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Sem interferência deles, o Oriente Médio será um lugar melhor. Mas eles não vão desistir por causa de petróleo….

paddy mayne
paddy mayne
Responder para  XFF
5 anos atrás

Acho isso muito simplista. Cada povo escolhe seu destino. Noruega é rica em petróleo, escolheu desde sempre o caminho da democracia e livre iniciaitiva, e está muito bem. Venezuela vivia em um capitalismo de compadrio, migrou para o tal socialismo bolivariano e está na lama total. Mas por escolha própria.
E o OM não judeu será sempre essa tragédia, pois a mentalidade tribal deles impede que se formem nações minimamente democráticas na maioria dos lugares.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  XFF
5 anos atrás

XFF,

Sem interferência americana, o Oriente Médio explode. Dá para entender isso, ou você quer que eu desenhe?

Você não gostar dos EUA, eu entendo. Mas uma análise imparcial do problema , estabelece a necessidade de uma superpotência na região.

Como só existe uma superpotência no planeta, tire as suas conclusões.

Heitor
Heitor
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Será que realmente explode? Ou simplesmente passa a ser mais uma ameaça aos interesses do seu EUA?

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

E a sua análise por acaso é imparcial?

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Concordo com o Bosco, melhor deixar esse abacaxi com a Rússia

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  XFF
5 anos atrás

Os EUA estando lá ou não, o petroleo vai contimuar a ser produzido e a ser vendido no mercado mundial.

Gordo
Gordo
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Duvido muito Bosco que desistam, olha o tamanho das reservas de energia do lugar, e sem falar que Eles (não necessariamemfe a maioria da população) ganham muito dinheiro moendo carne humana lá no OM, seja derrubando ditaduras ou apoiando ditaduras.

α Tau
α Tau
Responder para  Gordo
5 anos atrás

“Gordo

Duvido muito Bosco que desistam, olha o tamanho das reservas de energia do lugar, e sem falar que Eles (não necessariamemfe a maioria da população) ganham muito dinheiro moendo carne humana lá no OM, seja derrubando ditaduras ou apoiando ditaduras.”

Enquanto houver petróleo no oriente médio o povo muçulmano não vivera em paz e sempre será alvo de maquinações e incursões obscuras como a primavera árabe…na Síria mais de 350.000 civis inocentes…Entre eles mais de 20.000 crianças…estão contabilizados pelos órgãos internacionais como vitimas fatais…isto sem falar nos drones de ataque estadunidenses e seus “danos colaterais”…

Pra que os eua possam invadir e tomar algum território eles precisam criar as condições favoráveis para que isso seja possível…eles tentaram a pouco tempo esse objetivo no Irão e na Turquia mas não deu certo pois a maior parte da população destes países se contrapuseram e saíram as ruas em apoio aos governos alvos…os ataques que promovem contra civis muçulmanos são ações premeditadas, que tem o propósito de inflamar e instigar os muçulmanos contra o ocidente assim como alimentar conflitos…a partir do 11 de setembro os eua colocaram em operação a primavera árabe…forjaram pretextos e justificativas para grampear telefones, e-mail’s, fax, celulares fixos, telefones móveis, redes sociais, torturar pessoas, invadir outros países como o Iraque e obter informações privilegiadas…tudo em nome da “SEGURANÇA NACIONAL”…em cima deste enredo da “guerra ao terror” eles conseguem criar as justificativas e todas as condições que precisam para promoverem suas incursões pelo o oriente médio…não duvidem que aqueles atentados do 11 de setembro tenham sido uma operação de false flag orquestrada pela a própria inteligência dos eua…dado que eles “PLANEJARAM” isto décadas atrás:

Operação Northwoods

No início dos anos 1960, quando a Guerra Fria estava no auge e o medo do comunismo era galopante, um plano chamado Operação Northwoods foi proposto dentro da CIA norte-americana. Em suma, ele apelou para o governo que realizasse uma série de ações terroristas violentas nas cidades E.U. incluindo atentados, seqüestros, motins falsos, e de sabotagem, que poderiam então ser atribuídos a Cuba. Isso iria angariar apoio para uma guerra contra os comunistas e levaria a uma eventual operação militar para eliminar Fidel Castro do poder. O plano foi elaborado e assinado pelo Joint Chiefs of Staff e apresentado ao presidente John F. Kennedy, que pessoalmente rejeitou, e foi posteriormente abandonado. Por muitos anos depois, a Operação Northwoods existiu como um rumor, mas foi finalmente revelada como sendo verdade quando os documentos ultra-secretos que descrevem o plano foram tornados públicos em 1997 como parte de um lançamento de papéis do governo relativos ao assassinato de Kennedy.

Recentemente foi descoberto que o FBI encorajou e até mesmo pagou muçulmanos americanos para incitá-los a cometer atentados durante operações infiltradas, montadas depois dos atentados do 11 de setembro, segundo um relatório da ONG Human Rights Watch(HRW)…A organização estudou 27 casos, com a ajuda da Escola de Direito da Universidade da Columbia…Foram examinados os processos de investigação, acusação e as condições de prisão de dezenas de pessoas…Foram compilados 215 testemunhos, entre acusados, processados, advogados, juízes e promotores…

O relatório cita o caso de quatro indivíduos de Newburgh(Estado de Nova York) acusados de ter planejado atentados contra sinagogas e uma base militar estadunidense…De acordo com o juiz do caso, o governo “proporcionou a ideia do crime, os meios e lhes abriu o caminho”…Segundo a ONG, o FBI busca pessoas vulneráveis, com problemas mentais ou intelectuais para alicia-las…

A maior parte destes grupos terroristas que os soldados estadunidenses combatem hoje são na realidade grupos mercenários recrutados pela a própria inteligência dos eua pra levar e promoverem caos, desestabilização e destruição a territórios alvos…

Esta sendo uma satisfação pra mim ler os seus comentários por aqui…Muito bom seus comentários…

100nick-Elâ
100nick-Elâ
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Bosco, mais do que simplesmente “roubar” o petróleo de outras nações, o objetivo primordial dos EUA é manter o comércio mundial em dólar e o domínio do Sistema Financeiro Internacional. O petróleo é importante para manter esse comércio, já que todos os países do mundo precisam comercializar petróleo, seja comprando, seja vendendo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  100nick-Elâ
5 anos atrás

Não se rouba quando se paga e gera empregos no país “vítima”

Roubar é o que os seus amigos da ORCRIM fizeram com o Brasil

Não confunda as coisas.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Tipo os empregos que os senhores de engenho geraram para os escravos? como era a Venezuela, riquíssima em petróleo, antes do Chavez? porque a Venezuela não era um país rico e com pleno emprego? se fosse assim, o Chavez nunca teria surgido na Venezuela. A fome e a miséria imperavam por lá.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  100nick-Elã
5 anos atrás

Como é a Venezuela rica em petróleo com os bolivarianos no poder ? Uma país de miseráveis.

O que o socialismo melhorou ? A situação hoje é muito pior que era antes do Chavez ascender.

Pega os Emirados que são ricos em petróleo, com as mesmas multinacionais do Ocidente ladras como você diz e veja a revolução que estão fazendo lá em termos de educação.

As petroleiras geram o emprego e arrecadação para estes países. Se os governantes não fazem o que presta com este dinheiro é outra coisa.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Rodrigo Martins Ferreira

Não fique nervoso que a situação vai piorar muito.

tomcat4.0
tomcat4.0
Responder para  100nick-Elâ
5 anos atrás

100nick-Elâ vc foi na mosca agora sobre a questão da manutenção do dólar(calcanhar de Aquiles do tio Sam) como a moeda q norteia o comercio do petróleo(Saddan e Kadafir q o digam). Não tomando partido pra A ou B (todos têm seus interesses) o oriente médio deveria ser deixado a cabo de suas próprias nações sem interferências. Já veem se digladiando desde tempos bíblicos e dificilmente o deixarão de fazer. O mundo seria melhor se cada um cuidasse de seu umbigo mas veríamos muita covardia e atrocidade por isso não é tão fácil opinar, sentado em frente a um PC, sobre temas tão polêmicos os quais envolvem tantas variáveis sendo a principal as vidas humanas.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  tomcat4.0
5 anos atrás

Tomcat,

O mundo não seria melhor não senhor. Basta estudar a história.

Heitor
Heitor
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Seria sim… e quando foi que os EUA, ou Rússia, ou China se preocuparam com a paz e a estabilidade nos seus quintais? Ou vc vai dizer que nenhum conflito é para a venda de armas, que o Governo Americano é o líder do mundo livre e tals e tals…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  100nick-Elâ
5 anos atrás

Nick,

Os EUA são auto suficiente em petróleo. Você deve estar terminando a escola primária.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

O que ele quis dizer é que mantendo o comércio mundial de petróleo em dólar, os EUA ainda detém o poder de ditar as regras do sistema financeiro internacional. A maioria dos países do OM são grandes compradores de armamentos americanos, e esses países são grandes exportadores de petróleo mundial, isto é um grande benefício para os EUA que conseguem manter sua influência a nível global mantendo assim o dólar como reserva internacional. Ou seja, os EUA precisam manter esses países em seu círculo de influência para não terem que usar outra moeda, senão o dólar em seus comércios.

Só o que muda com a autossuficiência dos EUA é que esse país não ficará mais refém da OPEP, e que será um grande player do comércio mundial do petróleo, mantendo assim o peso equivalente as demais nações petrolíferas como Rússia e Arábia Saudita, o que poderia evitar futuramente algo semelhante o que ocorreu durante a década de 70 como a Crise do Petróleo pelo embargo dos países da OPEP aos países europeus e os EUA por apoiarem Israel, o que provocou desestabilização desses países e todo o globo.

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Responder para  Matheus Santiago
5 anos atrás

Todas as commodities são em dólar, até o nosso açúcar é, soja, ferro; por um motivo muito simples: No passado as mercadorias eram trocadas por outras e depois foi usado o padrão ouro como moeda internacional; após a II GM os EUA tinham a maior parte do ouro do mundo sendo o dólar substituído o ouro como moeda internacional. Como a maioria dos países possui moeda desvalorizada, as moedas internacionais pra comércio são: Dólar, Euro, e Libra. Até a China exporta e importa em dólar. A única forma de não usar precisar usar o dólar seriam que todas as moedas tivessem paridade 1 x 1. Isso vale tanto pra o petróleo como para qq outro produto

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Não são não, 40% do petróleo que usam vem do Canadá, 15% da Arabia Saudita além de uma menor porcentagem dos Emirados Árabes e do Catar. Os EUA produzem muito, mas consomem muito. O mesmo a China que produz muito, mas consome muito tendo que importar da Rússia e a do Irã

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Émerson Gabriel
5 anos atrás

Em 2019 eles se tornaram auto suficientes.. da um F5 na narrativa

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

O único problema, Tadeu, é que o petróleo americano é caríssimo para extrair e só é rentável a US 60 por barril.
Como os preços estão caindo, várias empresas dessas de petróleo de xisto já estão fechando.

Delfim
Delfim
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Mudou de idéia Bosco ?

Dudu
Dudu
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Bosco:
Está atrasado ums 50 anos.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Os mesmos esquerdopatas que arrotavam que os EUA tinham que sair da Síria são os que agora arrotam que é uma covardia eles saírem. Vai entender a mente doentia de quem tem a ideologia comunista no sangue e a dialética marxista deformada como argumento.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Os EUA erraram ao entrar na Síria no intuito de derrubar Assad e devastar o país com uma guerra criada e preparada por eles. E erraram ao sair porque, depois da Rússia acabar com a festa e vencer a Guerra, os EUA covardemente abandoram os curdos, a quem prometeram mundos e fundos, para continuarem com seus objetivos escusos. A Turquia entrou na parada e os EUA fugiram como covardes que são. Vale lembrar que os curdos também são traidores, portanto os EUA agiram com os curdos do mesmo jeito que os próprios curdos agiram com Assad. Se ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão, traidor que trai traidor tem perdão também?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  100nick-Elã
5 anos atrás

100nick

Desenha para ele que ele não entendeu.

Mgtow
Mgtow
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Aproveitando o ato de traição dos “seu pais amado” EUA para fazer psicologia reversa né safado? Isso não cola. São traidores sim. Eles criaram o inferno naquela região ao longo do seculo XX desestruturando tudo e depois sair como se nada tivesse acontecido, e vc como bom bozzonarista aproveita pra criar narrativas e ainda vem esbravejar tentando inverter as coisas. Essa tatica só funciona com a turminha da sua bolha ideologica

Heitor
Heitor
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Relaxa Bosco é só para terem o prazer de criticar mesmo rsrsrsrs

Dudu
Dudu
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Bosco:
Admiro teus comentários técnicos.Abrilhantas os debates com eles.
Mas deixando os tais “esquerdopatas” pra lá,me diz uma coisa,por gentileza:
Tú achas correto os EUA apoiarem os Curdos,e de repente,de uma hora para outra,abandonar a zona de guerra?
Desde já agradeço.

XFF
XFF
5 anos atrás

Os Curdos estão pagando alto preço por traíram o governo Sírio. Aliaram a um invasor, deram proteção a um invasor e esse invasor abandonou eles. Sem contar que os curdos passaram a combater o exército Sírio e matar muitos soldados Sírio sob comando dos EUA.

No início da guerra o Damasco fornecia armas para os curdos combaterem os grupos terroristas do Estados Islâmico. Aí chegaram os Estados Unidos, prometeu sonho de Curdistão e derramou milhões de Dólares na mão dos Curdos. Os Curdos passaram a ser inimigo do governo Sírio.
Quem pode salvar os Curdos agora é governo Sírio e a Rússia.

Satyricon
Satyricon
Responder para  XFF
5 anos atrás

Assad não vai mover uma palha.
Os USA acabam de jogar outro povo no colo do Irã.
Depois reclamam

Bueno
Bueno
Responder para  XFF
5 anos atrás

Quem mesmo que opera a área petrolífera do Curdistão?

paulof
paulof
Responder para  Bueno
5 anos atrás

No Iraque – Curdistão, quem salvou o KRG da falência foi a Rosneft, eles têm muita força lá, mas o negócio deles é gás, petróleo Gazrom, shell etc; mesmo assim eles (curdos) perderam em 2017 vários campos petrolíferos.
Síria, deve ter agora uma produção pequena, mas se os contratos em tese se mantém, são Total, Himalaya Energy Syria ( consórsio India e China), Shell, mas exportação em grande escala só via Homs e a infra-estrutura deve estar bem danificada.

Ricardo
Ricardo
Responder para  XFF
5 anos atrás

Assad já mandou recado: “se virem bando de traidores!!!”

paddy mayne
paddy mayne
Responder para  XFF
5 anos atrás

Os curdos não trairam ninguém. São uma minoria nos 4 países por onde estão espalhados. No sistema tribal árabe eles não tem a menor chance. Estavam apenas procurando cuidar de seus interesses.

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Confiar em americanos da nisso. E os Sauditas deveriam pensar bem sobre a relação deles com americanos.

XFF
XFF
Responder para  PauloR
5 anos atrás

Arábia Saudita tem muito petróleo ainda. Está segura por enquanto…

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  PauloR
5 anos atrás

Os sauditas pediram à Moscou que realize uma perícia onde ocorreu o ataque em suas refinarias para descobrir que foi o culpado. Putin disse que “condenará o Irã se o mesmo for culpado”. Vamos aguardar.

André
André
5 anos atrás

E mais fake news da mídia globalista CNN (que está com planos de se instalar no Brasil, já que a rede Globo está quebrando).

Wener
Wener
Responder para  André
5 anos atrás

O ignorante, vai pesquisar em qualquer noticiario e vai ver a mesma coisa, não apenas na CNN. O que esta acontecendo lá é real e se tem duvidas ainda e acha que o mundo todo esta conspirando contra você, vai lá e confere.

André
André
Responder para  Wener
5 anos atrás

Chora mais que aqui não dá pra te ouvir, seu lixo! Aguarde e verá!

Wilson França
Wilson França
Responder para  André
5 anos atrás

Qnd começa a chamar os outros de lixo é pq não tem argumento (nem educação). Mais um a ser ignorado até aprender a ser gente.

André
André
Responder para  Wilson França
5 anos atrás

Chamo de lixo quem já vem com patada me chamando de ignorante. Seu lixo!

Heitor
Heitor
Responder para  André
5 anos atrás

mimimimimimi quem tá chorando agora?

André
André
Responder para  Heitor
5 anos atrás

O seu colega vitimista o qual eu respondi adequadamente e agora você, que está chorando em defesa dele… Chora mais! Chora!

Caio
Caio
Responder para  André
5 anos atrás

Vish chegou o terraplanista?

André
André
Responder para  Caio
5 anos atrás

Não, não… terraplanista eu deixo pra vcs que criam narrativas para queimar os conservadores…

Zygmunt-toni
Zygmunt-toni
Responder para  André
5 anos atrás

Ui, coitadinho do conservador que vive na bolha do zap.

Caio
Caio
Responder para  Zygmunt-toni
5 anos atrás

Os conservadores (ou melhor, os reacionários que se acham conservadores) já fazem isso, não precisa ninguém de fora para queimá-los.

André
André
Responder para  Caio
5 anos atrás

Os conservadores salvaram este país das garras dos seus socialistas queridos (conhecidos como centrão).

Caio
Caio
Responder para  André
5 anos atrás

Até o centrão é socialista agora kkkkkkkk

André
André
Responder para  Zygmunt-toni
5 anos atrás

Ui, coitadinho do cool-boy que perdeu a tetinha (bolsa qlq coisa) e agora tem que encarar o mercado de trabalho. Boa sorte, maconheiro vagabundo.

Dudu
Dudu
Responder para  André
5 anos atrás

André:
Quebrando a banca né?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 anos atrás

Poloneses e sul-vietnamitas dão um abraço nos curdos e dizem: eu te entendo.
Espero, sinceramete, que os curdos não temham o mesmo destino que os armênios.

Agora falando sério….qual a chance dos curdos serem os novos aliados dos russos ou chineses?

Vinícius Almeida
Vinícius Almeida
Responder para  Willber Rodrigues
5 anos atrás

A ironia histórica é que os curdos auxiliaram os turcos no genocídio armênio do começo do seculo passado, e se analisar bem, o território que eles reivindicam é praticamente o mesmo a qual os armênios habitavam.

Space Jockey
Space Jockey
Responder para  Willber Rodrigues
5 anos atrás

Vc acha que os EUA deveriam ficar no Vietnam pra sempre ?!

Bosco
Bosco
Responder para  Space Jockey
5 anos atrás

Space,
O Vietnã do Sul teve 15 anos para cuidar de si e não tava preparada e a culpa é dos States por ter saído após um acordo de paz não cumprido pelo VN.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Willber Rodrigues
5 anos atrás

O que vai acontecer com os Curdos, se quiserem continuar existindo, é que vão pular no colo do Assad e do Putin.

Se conseguirem um território com alguma autonomia no norte da Síria já foi lucro.

Soldat
Soldat
5 anos atrás

Bom em todos esses anos sendo um leitor assíduo da trilogia eu Sempre disse para não confiar nos Âmis… e os fanáticos do blog choravam, esperneavam, reclamavam…blalalala..
É bom os Ucranianos e Poloneses abrirem os olhos(esse já foi traído uma vez e não Aprenderam pobres coitados!!!).

O fato é que os EUA são uma colonia Israelense e o governo logico só pensam em Israel acima de tudo o resto mundo que se danem.

nonato
nonato
Responder para  Soldat
5 anos atrás

Fanatismo é um problema sério…
Muita lavagem cerebral anti EUA…
Criticar a Turquia nem pensar.
O objetivo é falar mal dos americanos…
Criticarem Rússia, países europeus, nem pensar…
Se os Estados unidos entram na Síria, falam mal.
Se saem, falam mal.
A programação recebida é falar mal.
Muito odio na mente e no coração.

100nick-Elâ
100nick-Elâ
Responder para  nonato
5 anos atrás

Claro que esse ódio é gratuito, não é? quer que eu enumere os crimes americanos, desde o massacre dos índios nativos norte-americanos até os crimes na Síria? Falar dos crimes que os EUA cometem daria uma enciclopédia.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  100nick-Elâ
5 anos atrás

Nick,

Vai pra escola. Esse blog aqui é muito complexo para a sua cabecinha.

Os crimes cometidos pelo nazismo, pelo socialismo e pelo comunismo superam em atrocidades e matança, qualquer ato de confrontaçao entre americanos e outras raças e/nações.

Space Jockey
Space Jockey
Responder para  100nick-Elâ
5 anos atrás

enumera os da Rússia, do Japão, do Iraque tbm por favor.

Flanker
Flanker
Responder para  100nick-Elâ
5 anos atrás

Uma coisa não invalida a outra. Os EUA já foram responsáveis pela morte de milhões de pessoas pelo mundo…..mas,você já viu alguma notícia sobre a morte de milhares e milhares e milhares de norte-americanos, ordenadas pelo seu próprio governo, pelo simples fato desses milhares de pessoas serem contra esse próprio governo…ou mesmo não concordarem com ele? Pois é!!! Seu país maravilhoso e seus parceiros já fizeram….e alguns, ainda fazem!!! Portanto, mesmo com uma mente dicotômica e bitolada como a sua, talvez consiga entender que deve olhar para o próprio rabo antes de apontar o dedo para acusar os outros daquilo que você é mestre em fazer!!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Flanker
5 anos atrás

Flanker,

Em que colégio você estudou? Quanta baboseira.

Você está passando um atestado de burrice. Vai falar besteiras em outro blog.

Bosco
Bosco
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Tadeu,
Eu acho que o Flanker se dirigiu à 100Nick.

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Isso é que é argumento. “Vai estudar, você burro”
Não é mais inteligente divergir sem se ofenderem?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Tadeu Mendes
5 anos atrás

É Tadeu!
‘Tá osso!’

Bosco
Bosco
Responder para  Flanker
5 anos atrás

Esse é um problema quando não se coloca o vocativo.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Flanker
5 anos atrás

Flanker

Nota ZERO.
Comentário ridículo.
Quer dizer que se não justifica matar no seu próprio País, mas justifica matar em outros País.
Deus me livre!!!!!!!

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  nonato
5 anos atrás

Porque haviam de criticar a Rússia e a Europa, não foram eles que traíram os Curdos, mas sim os USA, como já tinham feito o mesmo com os xiitas iraquianos.

paddy mayne
paddy mayne
Responder para  Soldat
5 anos atrás

Na verdade, não se deve confiar em país algum, exceto em si próprio. Quem sabe agora o Bolsonaro aprende a não segurar o saco do Trump.
Quanto a essa conversa de “colonia israelense”, se fosse verdade, já teriam atacado o Irã e não teriam abandonado os curdos, pois são aliados de Israel.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Soldat
5 anos atrás

Não é uma questão de odiar e amar o outro e sim de ver que lado oferece mais, os EUA sempre ofereceram mais, porém o erro do Brasil é ser corrupto e não procurar seu lugar ao Sol no mundo sempre dependendo os Estrangeiros….. sobre os Ucranianos eles já foram traídos, tinham armas nucleares, a promessa americana era: se a Rússia te atacar eu te ajudo, resultado a Rússia tomou a Crimeia, e tá apoiando descaradamente separatistas que quase metade do país.

Dudu
Dudu
Responder para  Soldat
5 anos atrás

Soldat:
Pô pobres coitados que enfrentaram a Alemanha nazista e a URSS e ainda mantiveram seu território.
Que visão peculiar a sua.

Vincenzzo
Vincenzzo
5 anos atrás

O Brasil deve tomar isso como lição e seguir uma política externa independente se os nossos interesses são semelhantes aos USA ou Chineses podemos ser aliados mas nunca esquecendo quem são eles! Não temos que trocar os Usa pelos Chineses! INDEPENDÊNCIA E SOBERANIA NACIONAL!

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Vincenzzo
5 anos atrás

Comentário sensato.

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Curdos reclamando de traição? O que eles fizeram com governo da Síria foi o que?

paddy mayne
paddy mayne
Responder para  Wagner
5 anos atrás

Voce acha que Assad governa para os sírios? ele governa para a minoria alauita.

Flanker
Flanker
Responder para  paddy mayne
5 anos atrás

Não!! Assad governa para ele mesmo!! Agarrou-se ao poder de tal forma que prefere, literalmente, destruir o país até não sobrar nada, do que abrir mão do cargo e convocar eleições!! Ou seja, nada mais que um ditador, déspota e sanguinário….

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Responder para  Flanker
5 anos atrás

Convocar eleições, copiar o nosso modelo em sistema com cultura valores totalmente diferentes, exportar democracia… para indivíduos que extraem as tripas/coração do próprio inimigo e os comem, não satisfeitos gravam e usam essas imagens como propaganda.
Sera que iria funcionar ou vai virar outra Libia?
Gheddafi já não é mais desse mundo, mas a condição de vida e estabilidade do país melhorou?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Wagner
5 anos atrás

Apesar do o Assad ser um FDP, ele é a melhor opção, veja a porcaria que ficou o Iraque depois da operação Iraq Freedom! eu concordo com a Desert Storm mas a Iraq Freedom foi idiotice…. o Gadaffi saiu da Libia e o que aquele país se tornou? um lugar sem lei, nem Allá consideraria aquilo algo desejável, virou uma porcaria, como era a Síria antes? o paraíso na Terra? claro que não, mas Judeus, Cristãos e Islamistas viviam sem se matar morando um do lado do outro. quanto aos Curdos acredito que eles merecem seu país mas não na Síria e sim no Iraque, que devia ser 3 países, um Curdo, um Sunita e um Xiita.

Dudu
Dudu
Responder para  Wagner
5 anos atrás

Wagner:
“Governo”?

Elton
Elton
5 anos atrás

Os americanos dizendo que não abandonam mesmo abandonando. Faz lembra um “apoio” prometido há um certo país sul-americano que na prática não fez diferença alguma.

Binho
Binho
5 anos atrás

Fizeram mesma coisa com Sul Vietnamitas, brigada de cubanos exilados na invasão baia dos porcos, Manuel Noriega, Saddam Hussein que foi um aliado, Exercito Branco na revolução Russa………..isso que me lembro rápido.

Só governo do Bozo, seus seguidores, milicada brasileira e uma meia duzia daqui pra acreditar na “AMÉRIKA LIFE”

nonato
nonato
Responder para  Binho
5 anos atrás

Assina: defensor do regime cubano criticando os Estados unidos por não terem dado mais apoio na baía dos porcos…
Melhor é o estilo de vida em Cuba, Coreia do norte…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Binho
5 anos atrás

Países tem interesses e não amigos, os interesses mudam

Caio
Caio
Responder para  Carlos Campos
5 anos atrás

Traição que chama

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Já não tenho mais dúvidas : o Daesh é braço terrorista e quinta coluna da Turquia, e o tal “califado islâmico” na verdade é o Império Otomano.
Turquia quer tudo que tinha em 1914 de volta.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Delfim
5 anos atrás

bom eles compravam petróleo do EI, mas não mexiam com a AS, o como diz o Mossad: O Oriente Médio não é para os fracos.

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

…Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão…

Chora…

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
5 anos atrás

Gente, essa ofensiva turca contra os curdos foi negociada diretamente com Washington. Não existe almoço grátis; além do mais, o principal objetivo desta operação(por enquanto) é criar uma zona tampão para afastar os curdos da fronteira com a Turquia. Agora resta saber o que Erdogan ofereceu em troca para o Trump. SDS.

André
André
Responder para  Vinicius Momesso
5 anos atrás

BIN-GO!

Exatamente. Trump NÃO abandonou os curdos. Ele fez uma mudança de posição das suas tropas e SIM, os curdos FORAM AVISADOS e se realinharam numa NOVA POSIÇÃO.

O que foi negociado com Erdogan está fechado a quatro paredes e Trump já avisou que se a Turquia ousar eliminar os Curdos, os EUA destruirá a ECONOMIA Turca! Simples assim!

E no mais, vale lembrar que esta ‘retirada’ dos americanos no conflito Sírio é promessa de CAMPANHA que elegeu Trump. Ele concorre para nova reeleição (e GANHARÁ, para desespero da globalistaiada nojenta e enraivecida) e este novo posicionamento na Síria é estratégico para que ele logre as eleições.

No mais, quem perde é a RÚSSIA, que terá que descascar este abacaxi com o seu novo e vaidoso comprador de equipamentos e, ao mesmo tempo, apaziguar os ânimos do seu aliado Assad.

P.S. Nesta narrativa redigida pela CNN (mídia globalista) verifica-se o forte viés esquerdista, bem ao estilo ‘A hora do povo’. Por que será, né?

Elton
Elton
Responder para  André
5 anos atrás

Isso só faria sentido ser os americanos ainda continuassem com as patrulhas aéreas de combate na área de 30km a dentro e derrubassem as aeronaves que violarem esse espaço assim como aconteceu com o SU22 sirio e os UAVs iranianos no passado.

Brunow
Responder para  Elton
5 anos atrás

“Tudo combinado” kkkkkkk
Os Soldados americanos ferido após o bombardeio turco foi “Combinado”
Os Soldados Franceses atacados ontem foi “combinado”..
Os 75 Soldados Turcos mortos até agora foi “Combinado”…
Os mais de 450 combatentes Curdos mortos até agora foi “Combinado”…
Os 775 Prisioneiros do Ísis que fugiram hoje de manhã foi “Combinado”…
As dezenas de equipamentos turcos e Curdos destruídos até agora foi “Combinado”..
Os vídeos de execução de prisioneiros que a SNA está apresentando aí são “Combinados”…

É impossível em tempos de internet haver tanta gente desiformada e ignorante por aí…..

Émerson Gabriel
Émerson Gabriel
Responder para  Brunow
5 anos atrás

E vai piorar…

André
André
Responder para  Elton
5 anos atrás

Aguarde…

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  André
5 anos atrás

Tu também ´´i love you Mr Trump, ridiculo baixar de cabeça.

Larri Gonçalves
Larri Gonçalves
5 anos atrás

Não existe amigo em política internacional todo e qualquer governo deve se acordar e pensar no povo brasileiro e não em acordos, seja eles com China, Europa, Rússia, USA ou Israel nosso maior aliado é povo brasileiro o resto é só interesse, o governo precisa investir é no nosso povo, ninguém valoriza ninguém se este próprio não se valorizar, portanto chega de alianças ideológicas, seja à esquerda ou a direita é preciso se preocupar com o Brasil e ponto final.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
5 anos atrás

Os Estados Unidos calcularam mal a situação desde o inicio. O objetivo era fazer passar sobre o território Sírio o gás e o petróleo saudita. Para isso teriam que derrubar o Assad. Inventaram a famigerada primavera árabe. Contrataram, treinaram e equiparam terroristas, cortadores de cabeças e destruidores de patrimônio da humanidade. Cuja intenção era derrubar um governo legítimo, que mantinha a unidade de um país soberano. A Turquia se aproveitou disso e começou ela própria roubar o petróleo Sírio. Com centenas de caminhões que pertenciam ao filho do Erdogan. Chegaram a tomar conta de mais de 80% do território Sírio. O erro deles foi não considerar que a Rússia não aceitaria ser tirada do mercado do petróleo sem reagir. A Rússia entrou na guerra e ajudou acabar com a farra dos terroristas ajudados pelo ocidente, muito chamados de “oposição moderada”. Os russos ajudaram o Exército Sírio retomar os territórios e mandar milhares de terroristas para os “gozos eternos” ao lado de Alah. Agora os Curdos terão que fazer alianças com a Síria para salvarem suas peles sem essa de estado Curdo. Países não tem amigos, tem interesses. E o Trump se convenceu que não deveria continuar na privada do do mundo, na qual, o Obama colocou os Estados Unidos. Outro Mané que mais dia menos dias vai se dar mal vai ser um tal de Guaidó. É bom o Brasil voltar a ter um política externa pragmática voltada para os nossos reais interesses.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Responder para  Antonio Palhares
5 anos atrás

O gás seria enviado pelo Qatar, mas que passaria pelo território saudita. Porém a única rota possível era o gasoduto passar por território sírio, na qual Assad prontamente recusou em favor de seu aliado histórico, a Rússia – o principal fornecedor de gás aos europeus. Porém Assad também conta com a ajuda dos iranianos, e ofereceu um gasoduto que viria do Irã e abasteceria os europeus, e o Ocidente recusou.

O problema é que com a mudança do governo saudita, esses viram que uma vez concretizado o plano do gasoduto, o Qatar teria muito mais influência global, o que poderia ser equiparado ao nível saudita com suas reservas de petróleo ou a própria Rússia. Vale destacar que o Qatar construiu uma enorme base aérea ao custo de bilhões de dólares, um gesto para atrair os EUA ao oferecer instalações militares fantásticas, e funcionou. Em 2003, os americanos transferiram sua principal base no Oriente Médio da Arábia Saudita para Al Adid, agora sede do comando regional e forças especiais dos Estados Unidos na região, com mais de 10 mil tropas.

E por conta disso, os sauditas aplicaram sanções aos catarianos para diminuir a independência que o Qatar estava realizando, isto é, a independência da política pelos sauditas, visto que os sauditas sempre controlaram sua política externa. A consequência disso foi que os catarianos foram jogados nos braços de Assad e do Irã por conta das sanções impostas.

A Rússia estava firmemente apoiando Assad até o momento em que a vitória parecia certa para o Ocidente, porém a Rússia teve que agir diretamente para não instalarem um regime de marionetes na Síria e assim perder a sua influência energética na Europa, o desejo do Kremlin em evitar a derrocada de Assad foi um sucesso e hoje, a posição dos sírios é bastante sólido.

Porém, a Turquia é um outro país que detém seus próprios interesses no OM, está tentando reconquistar o prestígio geopolítico otomano, e esses interesses se chocam com interesses de outros países, como a própria Rússia e a Síria. A maioria dos analistas que a leste do Eufrates, os curdos dominam um vasto território, e que se, os turcos tomarem dos curdos esse território, a Turquia será um peso rival geopolítico difícil de ser batido, mesmo com a ajuda dos russos, que não detém o mesmo peso militar dos EUA para barrarem os turcos. Portanto, o único caminho agora são os curdos retomarem as alianças com os russos e sírios a favor de barrar o avanço turco, porém os curdos pedirão algo em troca, o que é o principal obstáculo para as negociações.

Falar de OM é complicado, envolve muitos interesses e agendas na qual são totalmente imprevisíveis, isso que estamos falando não é nem 10% do que realmente acontece naquela região.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Agora está nas mãos da Rússia…Não era ela que dizia defender tão ferozmente o território sírio ?

Ela que defenda o território da Síria dos ataques dos turcos..

Daqui a pouco vai ter gente pedindo a volta dos americanos.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

A Rússia vai defender os curdos? piada digna da sua capacidade intelectual. Para sua informação, a parte curda da Síria, quase metade de seu território, já estava tomada por curdos e americanos, ou seja, já não pertenciam à Assad. Se a Rússia ou o Irã atacassem diretamente os curdos/americanos, certamente a probabilidade de desencadear a Terceira Guerra Mundial seria enorme. Por outro lado, se quem faz isso é a Turquia, membra da OTAN, a situação é diferente. Os americanos estão fugindo que nem ratos (mas uma parte foi morta), os curdos vão sofrer por ter escolhido o lado errado. Depois, para a Rússia, Assad e o Irã será mais fácil negociar com a Turquia um acordo do que com os EUA, depois que a Síria estiver livre desse câncer americano.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  100nick-Elã
5 anos atrás

A Rússia tem obrigação de defender o território da Síria ou não tem mais ou não é e nunca foi capaz ?

A Turquia mais uma vez está jorrando leite masculino na cara dos russos dentro de território sírio que eles juram defender a integridade e não vão fazer nada ?

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Juraram proteger o território sírio ou a vida e o mandato de Assad? Que eu saiba foi o segundo juramento que foi acordado e que, até agora, está sendo cumprido. Não sou de esquerda, mas entendo a posição russa. Interesses vão muito além de ‘ideologismos’.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Vinicius Momesso
5 anos atrás

Então n precisa ocupar o país, deixa um contigente fazendo PSD.

Bosco
Bosco
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

A Rússia defende a Síria mas deixa Israel bater no Assad a vontade. Vai fazer o mesmo com a Turquia.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Bosco, se você fosse um pouco melhor informado, saberia que na última visita de Netaniahu à Rússia, à véspera da eleição em Israel, este foi informado de que não pode mais atacar a Síria. Eu já disse isso para o “gênio” Rodrigo Martins Ferreira e repito para você: se Israel atacar a Síria, a partir de agora, eu calo a minha boca. Mas não acontecerá mais, ou melhor, pode até acontecer, mas a Rússia vai retaliar – usando não somente S-300 e S-400, mas também seus aviões para defender a Síria.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  100nick-Elã
5 anos atrás

A hora que precisar vai atacar e você como sempre vai distorcer tempo e espaço para adequar a sua narrativa de derrotada.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Pois é…

Na prática a Rússia só defende as partes da Síria que lhe interessa..

O resto o Assad que se vire..

Belo aliado este..

Bueno
Bueno
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

A Turquia abateu um SU-24 da Rússia,
23:59h O Putinha ficou bravinho,
0:01 Rússia entrega S-400 para Turquia.
A Turquia esta interessada no SU57, o Putinho está aguardando fechar a venda, após o abate de mais um caça ele assina a papelada, kkkk.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Bueno
5 anos atrás

Este e o problema…

A Rússia está entre a cruz e a espada..

Defender o território sírio mediante a agressão turca e manter a família Assad como aliada e perder as vendas para a Turquia ou deixar o Assad apanhar a vontade e garantir as vendas a Turquia ?

aahahahaha

Legal demais ver isto..

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

Eu perdoo os EUA, porque assim como ladrão que rouba ladrão merece perdão, traidor que trai traidor tem compensador.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Responder para  100nick-Elã
5 anos atrás

“Perdoe seus inimigos, mas não esqueça seus nomes”

John F. Kennedy

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Os Estados Unidos “mauzãos” estão saindo, mas por que a China e a Rússia do bem não entram pra defender os curdos ?
Por que a cobrança é só em relação aos EUA como se ele fosse o responsável por tudo? Ele pode estar saindo agora, mas pelo menos ficou algum tempo. E os que nunca ficaram tempo nenhum e simplesmente lavaram as mãos o tempo todo? Não merecem críticas?

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Os Estados Unidos “mauzãos” estão saindo, mas por que a China e a Rússia do bem não entram pra defender os curdos ?

____

Dado que os curdos são uma clientela americana, essa é uma pergunta de um milhão de dólares.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Oxe, a Rússia e a China tinham algum acordo com os curdos por acaso? Esse acordo quem tinha era os EUA, caíram fora como sempre.

Me diz aí direitoso, bastião da moral ocidental, é belo e moral quebrar acordos como os EUA tem feito?

Bosco
Bosco
Responder para  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Defensor,
Mostra aí os tais acordos.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Bosco
5 anos atrás

JCPOA.

Bosco
Bosco
Responder para  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Defensor,
Não existe o tal acordo né?

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Quando os americanos bombardearam o ISIS em Kobane foi a troco de quê?
Bola fora dos americanos que agora estão cercados no Norte da Síria;

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Mas o tema não é sobre os EUA e os curdos?

Bosco
Bosco
Responder para  Vinicius Momesso
5 anos atrás

Vincius,
Não colocou o vocativo mas está na minha linha de comentário então devo presumir que seu comentário foi dirigido à mnha pessoa.
“Mas o tema não é sobre os EUA e os curdos?”
Para ter coerência devia ter postado esse “lembrete” num monte de comentários desse post, alguns inclusive citando o Bolsonaro.
Já o meu comentário é bastante pertinente já que o artigo e quem o replicou (a Trilogia) parece quererem afirmar que o único responsável pelo que acontece na região são os americanos , visão que eu não concordo, haja visto os vários atores na região e interessados, que por ação ou omissão influenciam nos acontecimentos.
Os mesmos que reclamam dos EUA ser a ‘polícia” do mundo agora mudam o discurso reclamando que ele está sendo omisso.
Parece que coerência não é o seu forte. rssss

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Bosco.
Eu acho que o povo americano, praticamente falando. Não dá a minima para o que acontece naquela região. Foram os palhaços Obama e Sarkozy que criaram esta situação chata para o ocidente.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Você se indignou ao pintarem os EUA com os “mausões”, mas se esse “carinhoso” adjetivo fosse dirigidos tanto a China quanto Rússia, você puxaria o gatilho de sua “metralhadora de likes”. Não há espaço para passionalidade na Geopolítica.

Bosco
Bosco
Responder para  Vinicius Momesso
5 anos atrás

Vinicius,
Engano seu. Eu não uso esse discurso maniqueísta ingênuo que a esquerda usa e abusa com intenção de pintar os EUA e Israel como o mal na Terra enquanto esquece ou perdoa as maldades dos amigos.
Não tenho problema nenhum em entender que os EUA é uma nação como qualquer outra defendendo seus interesses e não a julgo com o rigor de alguns “colegas” da Trilogia.
Nunca digo que os EUA são santos do mesmo jeito que nunca disse que a China ou a Rússia ou mesmo a CN ou o Irã são diabos.
Meu discurso não é “criminoso” com intenção de converter os incautos à minha ideologia nefasta.
O problema é que nos tempos atuais, quem não compactua com o mainstream é considerado um louco.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Parei de ler em CNN. Com Israel eles chamam de ocupação mas com os curdos eles apoiam os curdos tomarem território dos outros países.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Responder para  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Na verdade é só uma armadilha para o Trump, se o Trump apoiar os curdos a tomarem território da Síria na mesma hora eles passariam a defender o Assad que nem defendem os palestinos. Vão criticar e atacar qualquer decisão que o Trump tomar, mesmo que seja a melhor do mundo, a melhor coisa é ignorar qualquer coisa que venha dessas mídias.

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

OBS: mais uma jogada de mestre do Putin

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  100nick-Elã
5 anos atrás

Jogada de mestre quando a Turquia invade na cara dura território defendido pelos russos!

ahahahahahahahahaha

Vai chorar na cama que é lugar quente Elaine

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

A Rússia intervir enquanto a Turquia ataca os traidores que se aliaram aos EUA, e enquanto soldados americanos morrem pelas mãos de
Erdogan? só sua mente brilhante mesmo…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  100nick-Elã
5 anos atrás

O aliado Assad está indo lá sozinho..

E ai ? As ursinhas carinhosas vão ficar só olhando ?

Ser aliado da Rússia é isto aí… ficar na mão quando se percisa.

O Exército da Síria não conseguiu vencer nem com a ajuda da Rússia os rebeldes apoiados por meia dúzia de operadores do JSOC e nem a Rússia teve a força de ir lá se impor e fazê-los sair da Síria.

Como agora vão vencer os turcos dentro do seu território, que são muito mais fortes que os rebeldes ?

Antunes 1980
Antunes 1980
5 anos atrás

Os curdos possuem territórios na própria Turquia, Síria, Iraque e Irã. Qual o problema de abrirem mão de um corredor com a fronteira turca?
Estou desconfiado que os curdos não são tão santinhos como a mídia progressista prega por aí. Volta e meia eles atacam forças turcas na região. (isso a g.l.o.b.o. não mostra).
Os Estados Unidos fizeram certo em sair desse balaio de gato que se tornou a Síria.
Existem outras prioridades como Ásia e África.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Antunes 1980
5 anos atrás

Antunes.
A Bandeirantes disse que eles tinham vencido o ISIS com ajuda americana. A nossa imprensa é um lixo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Antunes 1980
5 anos atrás

Ninguém ali é santo…

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  Antunes 1980
5 anos atrás

És a voz do dono.

tomcat4.0
tomcat4.0
5 anos atrás

Muito difícil(pra alguns) ou cômodo(pra outros) opinar daqui no conforto e segurança a milhas e milhas de distância sobre um assunto que envolve variáveis demais tendo como a mais importante as vidas humanas.

Robert Smith
Robert Smith
5 anos atrás

Quem estuda a historia sabe que esta não é a primeira vez que os EUA fazem isso… e muito provavelmente não será a ultima!

paulof
paulof
5 anos atrás

SAA entrou em Kobani e Manbij, acordo selado pelos russos.

paulof
paulof
Responder para  paulof
5 anos atrás

Qamishli, também, provavelmente dai até o Iraque, saiu uma informação da SANA nesse sentido.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Responder para  paulof
5 anos atrás

Eu li que ainda estavam para selar o acordo sobre a entrada de forças sírias e russas para ajudar o SDF em Kobane e Manbij para interromper a invasão turca e que o plano estaria para ser executado hoje, até mesmo o Pentágono confirmou que o SDF estava fechando esse acordo. Outras fontes informam que não seria no domingo, mas sim em 48 horas a partir do selamento do acordo. Mas por enquanto não li nada a respeito sobre a execução deste acordo.

A participação russa se daria por via forças especiais a nível estratégico, mais precisamente o Grupo Alfa(Spetsnaz), que já atua diretamente desde a entrada da Rússia em 2015 sob o comando do general Aleksandr Dvornikov, conforme ele mesmo já declarou.

paulof
paulof
Responder para  Matheus Santiago
5 anos atrás

O acordo foi realizado em uma base russa, o Egito parece que apoiou e Putin estaria na Arabia Saudita. Se a SAA tomar Kobane fica difícil criar um bolsão como queria a Turquia.

Hasakeh e Deir ez-Zor também passam para controle do SAA, provavelmente amanhã Raqqa, que hoje está sem luz sob ataque do EI.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Responder para  paulof
5 anos atrás

Fontes não confirmadas relataram que o SDF e o Exército Sírio se reuniram em Manbij na tarde do dia de hoje e que Assad assumiria Kobani. Disseram que SAA enviou mais de 5.000 tropas.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Responder para  paulof
5 anos atrás

Adeus S-400 e caças russos então hehe

André
André
5 anos atrás

É engraçado ver o pessoal falar que os EUA traiu os Curdos…

Senhores:
a) os EUA é um país que elege presidente periodicamente, com propósitos e agendas diferentes (pelo menos agora);
c) os Curdos foram incentivados e apoiados pelo OBAMA (fantoche dos globalistas);
d) cumprindo as ordens de seus patrões globalistas, Obama acordou com os Curdos a sua participação na guerra da Síria;
e) com a derrota de Hillary (tbm fantoche dos globalistas) e a vitória do CONSERVADOR Trump, o projeto da primavera árabe (primavera globalista) foi pras cucuias…;
f) Trump NÃO TEM OBRIGAÇÃO nenhuma de continuar esta empreitada e também a Síria não interessa ao POVO Americano;
g) Trump vê na Turquia um importante aliado (um mal necessário, diga-se) e os dirigentes Curdos são de orientação esquerdista.
h) Trump já vinha dando sinais aos Curdos de que não continuaria na Síria.
i) Trump já deixou bem claro à Turquia para não avançar além da zona de exclusão, ou então, atacará a frágil economia do país.

Aguardem os próximos capítulos e divirtam-se com os pasquins esquerdóides da extrema impressa globalista internacional.

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Seria interessante se o Forte acompanhasse o desenrolar dessa guerra. Parece que o Exercito Sírio entrou na cidade de Manbij e estão prestes a atacar Tabqah e uma região petrolifera no Curdistão. Há relatos tbm que os curdos estão prestes a fechar um acordo com Assad e um confronto entre exercito Sírio e turco pode acontecer

Nilson
Nilson
5 anos atrás

Em todo lugar onde os Americanos interviram, a situação é catastrófica. Iraque, Afeganistão, Síria, etc…

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Faltou aos curdos a coragem dos Houthis,se eles não trai Assad,nesse momento o IRGC lhes mostrava como se combate no solo,e como se destrói blindados .

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
Responder para  Wagner
5 anos atrás

Os Curdos e os Turcos são inimigos milenares. Os Turcos acusam os Curdos de banditismo e saqueadores. Os Curdos querem a reunificação das terras que consistiam no antigo Curdistão, divididas entre Turcos, Sírios e Iraquianos.. Quando garoto lia os livros de Karl May tendo predileção por um titulo: No Curdistão bravio, editora Globo.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Qdo o povo crítica a Índia por comprar de todos e não padronizar.
Criticam a China por copiar tudo.
Não dá para confiar em ninguém, ficar na mão de um único aliado é fria.
A história mostra o que vale são os interesses

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Responder para  Ricardo
5 anos atrás

Ainda bem que Deus é brasileiro…?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Deus brasileiro está de férias em algum paraíso “algures’.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

é uma coisa horrível, o Assad devia fazer um acordo e atacar os curdos também, assim acabaria mais rápido essa guerra, não vejo outra opção realista melhor do que o Assad ficar no controle da Síria.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

Eu lembro de quando o Assad tava vencendo a guerra e o Obosta transformou a Síria no que ela é hj, como um desgraçado desse conseguiu um Nobel da Paz? se os EUA não tivessem Armado o FSA a guerra já teria acabado à muito tempo e a culpa nem do Trump, o Trump sempre quis sair dali e pra mim eu sairia, deixa os Russos ficarem com a Síria, deixa o Assad trazer de volta o regime secular da Síria.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Todos estamos carecas de saber:

1 – Sãos os interesses que regem o mundo
2 – A corda sempre arrebenta pro lado mais fraco
3 – Uma nação desarmada, é como # de bêbado, qualquer um traça

E a ONU “preocupada” com a Amazônia…Cadê a ONU pra intervir?…não é a ONU que manda?..Pra mim trump está expondo a ONU mais uma vez, e dizendo ao mundo quão grande é a inoperância e insignificante a ONU é não servi pra nada…

α Tau
α Tau
5 anos atrás

Os eua venderam os curdos, como fizeram com os tchecos na segunda guerra, trocaram a vida dos curdos por aliança e apoio em favor dos eua…

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Responder para  α Tau
5 anos atrás

Trump sempre disse que o único objetivo dele ali era combater o ISIS e nada mais, e essa missão já foi cumprida. Não tem traição nenhuma já que o Trump nunca prometeu nada mais a eles, eles que não prestaram atenção e acharam que os EUA iriam ajudar os curdos a fundarem o Estado do curdistão.

João Augusto
João Augusto
5 anos atrás

“Vamos fazer pacto com uma potência estrangeira para interferir em nossos assuntos internos! Vai dar certinho!”
Não são os primeiros e não serão os últimos.

Thiago Aiani
Thiago Aiani
Responder para  João Augusto
5 anos atrás

Rsrsrs isso, isso! Não tem como dar errado !

Luciano
Luciano
5 anos atrás

“[…] os EUA convenceram os curdos a desmantelar suas fortificações defensivas ao longo da fronteira e afastar seus combatentes.” Espero que a lição seja aprendida!

FERNANDO
FERNANDO
5 anos atrás

Normal,
enquanto eu vejo a Coreia do Sul, produzindo seus aviões, aqui tem espertalhões que aprovaram a venda da Embraer, sem o mínimo de senso crítico.
Alemanha 7 X Brasillllllllllllllllllllllllll 0
Viva o Reich!!!!!!!!!!!!!!!
Quando eu falava aqui do Bolsa e sua tropa de choque, tudo SS invertido, ah, era questionado, humilhado, sacaneado, detonado, críticado, pois bem, o senhor Rousseau, ficaria envergonhado.
Criticam tanto a Venezuela e sua ditadura socialista, mas, esquecem de criticar a ditadura que está se instalando no Brasil.
Alguns aqui, vão dizer: Política!!!!!
Então………………………………
Tomem tapa da cara!!!!!!!!

Bueno
Bueno
Responder para  FERNANDO
5 anos atrás

Em 2017 Iraque, Irã e Turquia negociaram bloqueio ao petróleo do Curdistão
“Se alguém deve decidir fechar os poços de petróleo da região, esse alguém somos nós. A Turquia, o Irã e o governo central do Iraque farão isso juntos”, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, depois de uma visita a Teerã.

Varias empresas petrolíferas dos EUA e Europa Migraram do Iraque pra o Curdistão.
Trump: “Eu não gosto que os curdos vendam seu petróleo para o Irã” Em Janeiro de 2019

Interesses nesta região são enormes, os curdos são os mais fracos em vários pontos, não é um estado nação mas esta em área de grandes reservas de petróleo e quer ter força pra fazer parte da mesa de negociação, prioritariamente por independência. Porem isto não vai acontecer, não com os pés em reservar petrolíferas que eles tomaram do Iraque e com milhares de soldados na fronteira com a Turquia.

Quem naquele pedaço quer da Moral para os Curdos ? Iraque, Irã, Síria, Turquia?
Se a Síria apoiar os Curdo perdera o apoio do Irã?
Quanto custa pra cada ator nesta empreitada defender os Curdos?
Pode ser que Síria e Rússia se unam a “favor” dos Curdos, Será bom para Rússia ter poder sobre os Curdos e excelente para Síria ter acesso ao Petróleo e a grana dos Curdos, além de ter um aliada contra os Turcos, ISIS, Árabes…

Vamos vendo, oriente médio não é para amadores.

FERNANDO
FERNANDO
Responder para  Bueno
5 anos atrás

Pois, é meu amigo.
Não importa o que eu escreva, não importa se mostre a verdade, a bosta da ideologia, cega seus olhos, assim, como da maioria aqui do blog.
AFINAL, agora está na moda ser DIREITA!
Eu não estou aqui defendendo direita, esquerda ou isentão!
E sim principios!
Que alias, para alguns aqui, vale tanto quando um dólar furado!
Como dizia um ex governador aqui no Paraná, defenda sua ideia mesmo que esteja errada. Pois, se aceitar que ela está errada, vc está errado!
Cara, orgulho mata!
Mas, a verdade virá!!
Sempre vem!

Bueno
Bueno
Responder para  FERNANDO
5 anos atrás

Fernando, foi mal, eu iria postar um comentário e acabei respondendo seu comentário.
Como não prestei atenção , não deu tempo de excluir. Mas já que você falou, todos tem uma ideologia, no estrito termo etimológico da palavra, seja de direita, centro (isento) ou esquerda.
Vc tem um viés ideológico, esta intrínseco nos seus comentários, querer persuadir, convencer e dominar os outros pelo argumentação, o conjunto de ideias que você tem concebido do mundo.
O Problema do suo da Ideologia é não aceitar o contraditório.
Existem verdades absolutas, para estas não existem concessões. Homem é homem, menino e menino, macaco é macaco e baitola é baitola kkkkkkkkk e a terra não é plana kkk
Abraço

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  FERNANDO
5 anos atrás

Fernando,

Quem dera estivessem instalando uma ditadura no Brasil. Iria acabar com essa porcarida que a sociedade brasileira tem que engolir diariamente.

O que estao instalando no Brasil chama-se maquina de lavar sujeira, e detector de corrupcao.

O mal cheiro da m….que fizeram no Brasil, chegou aos quatro cantos do mundo.

Heitor
Heitor
5 anos atrás

E os sírios já estão no norte, a qualquer momento as coisas vão esquentar

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Exercito sírio controla Tal Rifat, algumas áreas de Manbij e outras cidades na região do Curdistao, inclusive na fronteira com a Turquia. Diplomacia russa deve tá fazendo plantão para evitar confrontos entre exercito sírio e turco

Heitor
Heitor
Responder para  PauloR
5 anos atrás

Nada… russo quer é vender