Suicídio já causa mais mortes de policiais do que confronto em serviço
Em 2018, 104 policiais civis e militares no Brasil cometeram suicídio, e 87 foram mortos em horário de trabalho
Por Isabela Alves
343 policiais civis e militares foram assassinados em 2018, no Brasil. Em 75% dos casos, os assassinatos ocorreram quando os profissionais estavam fora de serviço. Os dados são da 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O estudo também aponta que a violência à qual os policiais estão permanentemente expostos, o estresse psicológico e o acesso a armas têm causado graves efeitos: 104 policiais cometeram suicídio no ano passado. Esse número é maior do que o de policiais que foram mortos durante o horário de trabalho (87 casos).
O Anuário registrou, ainda, uma redução de 10,8% nas mortes violentas intencionais em 2018, no país. Ao mesmo tempo, houve um aumento de 19,6% no número de mortes decorrentes de intervenções policiais. No total, 6.220 mortes foram provocadas pelas polícias, com uma média de 17 pessoas mortas por dia. 99,3% das vítimas eram homens, 77,9% tinham entre 15 e 29 anos, e 75,4% negros.
Sintoma de uma sociedade doente.
Efeito Danning-Kruger mais uma vez.
Mas ele não deixa de ter razão, os valores se inverteram totalmente no Brasil nas últimas décadas.
Os últimos governos foram um desastre para sociedade. A única democracia que nos deram foi o direito de fazer tudo errado e não respeitar ninguém.
Aham, a culpa é da democracia.
Não foi isso que eu disse, disse que grande parte culpa pela sociedade doente é dos governos anteriores que trabalharam por uma inversão de valores que deu errado. Sendo a apologia ao tráfico e a vitimização dos criminosos como alguns dos melhores exemplos.
No fim falei que não temos uma democracia plena porque nossas demandas não são atendidas.
Duas coisas separadas.
Na ânsia de criticar, costuma escrever essas sandices, né?
E não foi um desastre?
Os caras culpando os outros por coisas que eles mesmos criaram ou tiveram chance de resolver e não resolveram.
Tipo quem ? Seria a menina Ágatha que morreu hoje, depois de levar um tiro de fuzil de PMs no Complexo do Alemão, aqui no Rio De Sespero, digo, De Janeiro, onde há um governador genocida que saí de helecóptero para atirar em pessoas nas comunidades?
Pois é, se tivessem combatido o tráfico há 15 ou 20 anos isso não teria acontecido.
Acho que você não é inteligente suficiente para entender que quem apoia a tráfico é igualmente responsável por esse tipo de tragédia porque, na maioria das vezes, quem começa atirar são os traficantes das comunidades.
” Acho que você não é inteligente o suficiente…” Algumas considerações sobre esse seu comentário: 1. Combata o argumento e não o argumentador; 2. O que você pensa a meu respeito é problema teu, e não meu, tá okey?
Aqui no Brasil impera a “Bandidolatria” tipificsdo nesse comentário. Será que é apenas policias que atiram em inocentes? Você não reclama “deles” por que nas comunidades, não tem roubo, estupro…tudo pago pelos arrastões e assaltos praticados pelos seus deuses, na região central. Não se esqueça que você trabalha fora das favelas e pode ser mais uma vítima desses crimes em? Sangue pagando segurança.
‘Será que é apenas policias que atiram em inocentes?’
Comentário infeliz.
Policias são pagos para trabalhar direito.
Não cometer erros e matar inocentes.
E só esse ano já foram oito crianças mortas por PMs.
Todas em favelas.
Nenhuma em parquinho de escola de ricos em Ipanema.
Vossa Senhoria deve ter informações privilegiadas da perícia! Compartilhe!
Queria que aqui em SP o IC agisse com essa rapidez nos casos de confronto balístico.
Me ajudaria demais nas investigações!
onde vc buscou essa conclusão? tem provas? estudos científicos que provem o q vc afirma? seu reducionismo é impressionante.
tá bom. vc chegou onde queria. a culpa é do PT!!! então explique níveis elevados de suicídio por mil habitantes em países que não tem o partido. (não defendo o pt. mas não force a barra).
Parece que o caminho lógico é a educação de qualidade para gerar uma reflexão cada vez mais sadia nas pessoas e nas futuras gerações.
Uma mente ignorante não é vazia, e sim repleta de ideias preconcebidas, experiências, fatos, intuições, viéses e pressentimentos, além de conceitos que importamos de outras áreas do conhecimento. Com tudo isso, construímos histórias e teorias que nos dão a impressão de serem um conhecimento confiável.
Em termos de educação, se tivermos cada vez mais pessoas com um conhecimento raso sobre algo e cada vez mais lendo somente os títulos da reportagens, vídeos etc, cada vez mais teremos potencialmente mais desigualdade social e mais polarização.
Quem agravou esta doença foi a turma que vc tanto idolatra..
Sim. Só que piorou muito de três anos para cá.
Está piorando desde o fim do regime militar.
E quem colocou os últimos três ex-presidente foram os vermelhos. Nem tenta que essa bola é sua, kings.
Politica de segurança nos Estados é uma atribuição dos governadores estaduais. Qualquer neófito sabe que sem os sócios nenhum bandido/traficante/milicianos vinga! Todos sabem quem são os sócios do crime! O crime e e seus sócios não tem ideologia nem bandeira! Policiais e cidadãos são mortos diariamente num genocídio que gera bilhões de lucro para o crime e seus sócios! Isso nunca teve nada a ver com ideologia ou bandeiras! Agora legitimar o uso indiscriminado da violência por parte dos agentes dos aparelhos públicos de segurança em detrimento da lei e dos procedimentos e protocolos legais é de uma insanidade tipica de quem realmente não compreende sequer qual é a finalidade do poder público e da política de segurança!
Piorou ? quem mais incentivou toda esta divisão na sociedade brasileira foram os teus amigos do PT, PCdoB, REDE, PSOL e outros inúteis..
Se liga…
Décadas serão necessárias para voltar ao estágio anterior que já n era grande coisa.
Hoje, morreu mais uma criança baleada por PMs no Rio.
Era de uma favela e tinha 8 anos.
Comoção nacional.
Foi um erro e quem errou será punido, SE a munição saiu de uma arma da polícia.
Quem alisa para o erro é você.
Gzuis Cristo, será que os bolsominions não têm dois neurônios que prestem? Parece que antes da era PT o Brasil era um paraíso. Este país, filho do latifúndio e da escravidão, sempre foi um dos países mais desiguais do mundo. Coisas como o Bolsa-família servem para evitar que os mais pobres morram de fome. É pra dar uma amenizada. Senão esta m@#$%da explode.
“”Parece que antes da era P T o Brasil era um paraíso.””
Você mesmo está admitindo a incompetência deles.
Menos ideologia e mais interpretação de textos. Releia com calma e veja o que escrevi, tá okey?
Herança maldita? Mas esse não era o argumento que o Lula usava contra do FHC?
O Bolsa Família, não serve para isto porque ainda tem gente morrendo de fome no Brasil.
Serve para criar uma legião de escravos.
tenho a discordar do Sr. Antônio K… Realmente a sociedade está doente. Porém há sim um despreparo de nossas policias estaduais, consequência das políticas de desmantelamento, sucateamento, permissividade, passividade com o crime de alguns representantes de outrora e atuais(dos três poderes) em se perpetuarem no poder e manterem uma população enganada com falsas promessas. isso tudo visando o voto das urnas. aqui no Estado do rio de Janeiro faz mais de trinta anos e piorando. Não vislumbro aqueles que defendem o “paz e amor’ para se defender traficantes, milicianos ou qualquer outro meliante, nem tão pouco sustento a tese de “guerra total’. Policial tem de ter apoio no seu serviço de combater o crime(apoio financeiro, assistencial, incluindo família, psicológico…e formação na realização de estudos que possam cada vez mais capacitá-lo.) O que falta é Inteligência, preparo, formação. Policial entra e fica seis meses em academia, quer o quê? E o nível de aprendizagem. lembrando, a maioria daqueles que procuram a profissão vêm das comunidades. desculpe o incômodo Sr. AntonioK… Procuro ser justo. A desigualdade começa com a antigo PPP. Existe sempre alguém ganhando com a desgraça da maioria. Grande abraço.
Você sim é um sintoma de uma sociedade doente.
F. You, man .
Com a mídia em especial a Globo quebrando o pau todo santo dia em cima dos PM
Dizendo q eles não prestam e só serve pra matar a população da de ser entender a pressão que as tropas sofrem pra defender a população
Tá certo q tem algum q não respeitam ninguém
Mas por causa desse erro de poucos todo o restante sofre junto com o julgamento alheiros
Salário uma porcaria, sem apoio do governo, o que acontece, é tudo culpa da polícia.
Se atirar, é preso; se não tirar, morre… É complicado, aguentar tudo isso, não e qualquer um.
Se matar inocente é preso.
Que se faça justiça.
Agiu com imprudência?
Cometeu crime?
Que pague na Justiça.
Esse negócio de licença para matar não vai colar.
Imperícia.
“inocente” , tipo os “suspeitos” com ak-47 e granada na mão né?
Não. Tipo Aghata, de 8 anos, baleada por PMs em uma ‘operação policial’ no Complexo do Alemão.
Foi um erro da polícia consequente da guerra do tráfico. A culpa é da polícia ( que agiu errado sim) , dos traficantes e dos políticos que permitiram que a situação chegasse a esse ponto.
Foi te dar um like, pois concordo contigo.
Incrível que um estudo GLOBAL aponta que o suicídio entre policias aumentou assustadoramente, um problema a nível mundial. NIVEL GLOBAL, não apenas só no Brasil, como aponta certas emissoras(GroboLixo).
Toda profissão tem riscos, e as funções públicas tem muito mais benefícios que as privadas, não preciso nem listar aqui. Não quer correr os riscos não entre, simples assim.
Ah sim, para o servidor público do poder executivo federal que entrou nos últimos anos, com nível superior e sem apadrinhamento político, os benefícios são enormes:
– Não poder ser demitido sem um processo administrativo ou judicial;
– Poder se ausentar do trabalho por 3 meses a cada 5 anos para fazer um curso de aperfeiçoamento
– Ter o direito e a honra de ser chamado de privilegiado por um bando de gente que produz tanto ou menos que ele(a).
Enquanto isso, os políticos de estimação de todos os lados estão rindo da nossa cara, que, divididos, não conseguimos pressioná-los, porque vivemos em uma sociedade esquizofrênica.
Tenho 2 tios, por parte materna, que serviram no EB no começo dos anos 90 ( não lembro em qual unidade/batalhão ) e ambos moram em BH a anos. Um é da PM de BH ( tambem não lembro seu atual posto ) e o outro é agente prisional.
Desde o começo do ano pra cá, eles postaram,no grupo de watsapp da família, uns 10 casos de companheiros ou ex-companheiros que se mataram, por diversos motivos.
Não tenho base para o que vou falar, mas eu duvido MUITO que, em todo o Brasil, “apenas” 104 policiais tenham cometido suicídio. Não me espantaria se fosse o dobro ou triplo disso. Suicídio ainda é algo muito estigmatizado pela sociedade como um todo.
Conheço muitas pessoas que tiveram parentes que cometera suicidio, mas escondem isso de todo mundo. Deve ter milhares de casos a mais de suicídio de civis e militares, mas que o caso é varrido pra baixo do tapete, porque no Brasil, falar abertamente sobre suicídio é tabú.
Não só no Brasil, em grande parte da sociedade. geralmente quem comete suicídio acaba sendo visto como fraco e a família esconde o caso.
Muito triste essa situação de um profissional que deveria ser tratado como Heroi.!!
Na rua da minha casa morava um PM que se suicidou faz uns 3 anos.
12 anos de corporação.
Uma noite saiu pra atender uma ocorrência, trocou tiros com marginais, matou um deles.
Vou repetir.
Matou um marginal durante uma troca de tiros.
Logo apareceu um promotorzinho dos Direitos do Manos(humanos) falando que foi execução.
Tudo pq não encontraram a arma do ladrão, provavelmente os comparsas que estavam com ele levaram na fuga.
E o cara teve que responder processo, foi afastado da rua, perdeu a promoção que estava esperando…
Nenhuma ONG ajudou.
Como ele não tinha dinheiro, o advogado contratado era pago com ajuda dos outros PMs do batalhão dele. E com rifas vendidas em redes sociais. O cara ficou cabisbaixo, recluso.
Um dia a família chegou em casa e encontrou ele pendurado na garagem de casa. Nem carta de despedida deixou.
Ao lhe virar as costas, a sociedade que ele jurou proteger, fez ele se matar.
Ou talvez não tinha nenhuma arma com o vagabundo, seu vizinho cometeu excesso crente na impunidade, mas teve problemas. É só uma hilação, uma possibilidade; afinal nem eu nem vc estavamos lá né
Se tivesse se excedido com certeza não teria se suicidado. A questão é , pessoas de bem ,na maioria delas vezes pois policial bandido não tem remorso ,sendo punidas pela sociedade ,agora apodrecida, a qual juraram proteger.
Ô Lucas!
Para de jogar para a galera!
”promotorzinho dos Direitos do Manos” (sic)?
Vá conhecer o trabalho do Ministério Público antes de falar estas bobagens.
Policiais no mundo tôdo estão expostos não somente à violência, mas também diferentes tipos de mortos.
Nos Estados Unidos, aonde os policiais são geralmente muito respeitados, e possuem treinamento, salários , e equipamentos de primeiro mundo, é a carreira que apresenta um alto número de suicídios.
Nos sofremos com todas essa patifaria dos políticos todos os dias…mas não temos a nossa vida colocada em risco diretamente (indiretamente sim)….já esses caras se expoem para a proteção da sociedade sem respaldo do poder público, pelo contrário, com todos contra e dificultando ao máximo…quem ainda não entendeu mas isso faz parte de um plano maior, e vem de fora…fico abismado de ainda não ter estourado no nosso país uma revolta, principalmente destes verdadeiros heróis….
E ainda querem negócio de liberar porte de arma…O suicídio é a principal causa de morte entre policiais ao redor do mundo…Vítimas de um trabalho desgastante e em contato diário com a violência, o estresse e traumas podem fomentar os atos de suicídio entre esses profissionais…Nesse sentido, o contato permanente e facilitado com as armas de fogo pode também ser um fator importante a ser levado em conta, especialmente considerando que esses profissionais são constantemente treinados para enfrentarem situações traumáticas e estressantes…Um estudo publicado na Comprehensive Psychiatry em junho de 2018 mostrou que a taxa média anual(2006-2015) de suicídios entre os policiais do Rio Grande do Sul (12,5/100000) é maior do que aquela vista na população geral do estado(10,5/100000) e quase três vezes maior do que aquela vista entre a população geral do Brasil(5,1/100000):
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0010440X18300993
Se a posse de armas resolvesse o crime os eua teriam menos crime que a Europa…Estimular a posse e o uso de armas de fogo nunca será uma solução positiva pra nada…Não existem evidências científicas de que isso é uma estratégia efetiva de segurança pública…Pelo contrário…Diversos estudos feitos ao longo dos anos mostram uma forte relação entre o acesso facilitado e porte de armas e o aumento no número de suicídios…E amplas medidas de redução da disponibilidade e acesso de armas de fogo em alguns países foram efetivas para diminuírem o índice de suicídios:
http://ajp.psychiatryonline.org/doi/abs/10.1176/appi.ajp.2016.16010069
Estudos apontam que a presença de armas em uma casa está estatisticamente vinculada a riscos mais do que a possíveis benefícios podendo elevar as chances de suicídios, de acidentes fatais com crianças e de uma mulher ser morta por um parceiro violento…a liberação de armas contribuirá como um facilitador e consequentemente aumentara ainda mais os índices de suicídios no país…o suicídio costuma ser um ato impulsivo…o método estando a mão contribui…se os meios não estiverem a mão o impulso passa e na maior parte dos casos a vida continua:
http://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2582989
E um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada(Ipea) sobre austeridade e saúde diagnosticou a partir da análise de diferentes estudos que as crises econômicas e o consequente aumento do desemprego aumentam o risco de suicídio e de mortes decorrentes do abuso de álcool…
A crise gera uma série de problemas a medida que vc provoca uma situação de instabilidade…A austeridade por meio do corte de despesas da área social acaba tirando possibilidades de mitigação dos efeitos da crise na vida das pessoas…
CRISE NA ESPANHA :
https://www.youtube.com/watch?v=-K720mMrPXc
As estatísticas de desemprego e da perda econômica estão afetando não só a conta bancária mas também o estado físico emocional da nossa sociedade…Para além das contas bancárias zeradas e da consequente redução do consumo, a desocupação deixa sequelas profundas…Ansiedade, depressão, destruição de lares e até suicídios têm vindo a reboque com essa situação em que se vivencia o país hoje…
“e ainda querem liberar porte de arma…” já ouviu falar em enforcamento, envenenamento, salto de plano elevado??? cada argumento hen
Obviamente ter a posse de uma arma de fogo não aumentará a idealização suicida no indivíduo…Uma pessoa determinada a tirar a própria vida…resultante de um pensamento momentâneo ou acumulativo…irá tentar o ato com qualquer tipo de método ou arma a disposição priorizando meios de fácil acesso…Nesse sentido as 3 principais causas para tornar as armas de fogo aliadas número um dos suicídios são :
– Elas são um dos métodos mais mortais para se cometer tal ato, enquanto outros meios frequentemente tendem a falhar (afogamento, envenenamento, cortes com faca, etc.) ou demoram tempo suficiente para um socorro chegar. E, após a falha no suicídio, o indivíduo tende a desistir da ideia de colocar fim à própria vida seja por ter mais tempo para racionalizar sobre seus problemas seja por receber maior apoio externo de familiares e profissionais de saúde;
– Boa parte (mas não a maioria) das pessoas tendem a estar, quando decidem se suicidar, sob um impulso instantâneo de desprezo à vida, ou seja, agem pelo momento. Com uma arma de fogo à disposição, o ato fica mais fácil e rápido de ser cometido, enquanto outros métodos mais planejados e calculistas permitem que a pessoa tenha mais tempo para pensar durante sua preparação, fazendo-as desistir bem mais frequentemente no momento de execução. Isso também é ainda mais válido para os casos de homicídio;
– Puxar o gatilho dá uma sensação de alívio instantâneo, sem sofrimento, enquanto os outros métodos podem passar uma ideia de grande tortura antes da morte. Além disso, o ato de puxar o gatilho cria uma ilusão de que um terceiro está tirando sua vida, e não você mesmo, deixando o ato mais fácil de ser executado. Este último ponto também vale para os casos de homicídio.
Esse argumento tentando associar aumento de suicídios à difusão de armas me parece falacioso, principalmente quando pego os dados da OMS e percebo que países como Suécia, França, Áustria, Bélgica, Japão, Coréia – que possuem uma política de controle de armas de fogo muito mais restritiva que a dos Estados Unidos – possuem taxas de suicídio próximas, iguais ou mesmo superiores.
Agora, é fato que, por razões óbvias, o suicídio por armas de fogo apresenta maior taxa de letalidade…
Trago o exemplo suíço: um dos países com maior proporção de armas de fogo por habitante possui apenas 20% dos suicídios cometidos usando armas de fogo. Quase o mesmo percentual da França (18,3%), que é muito mais restritiva.
Observador, suicídio por arma de fogo, se bem feito é indulor, rápido e eficaz, ao contrário dos restantes métodos que referiu. Não tem comparação….
O civil não precisa de arma, ponto. Sejam idiotas ao ponto de acreditar que sim e… Boa sorte.
Ah, sim. E outros defendem candidatos que criminalizam a polícia e prometem soltar os bandidos que não passam de vítimas da elite branca……..
Ah, por favor.
O que os outros candidatos defendem é que o policial cumpra a Lei.
Não pagamos o salário dele para que ele ache ‘isso’ ou ‘aquilo’.
Tem maus policiais que prendem, julgam e matam.
Esses eventualmente são presos.
Repito.
São pagos para cumprir a Lei.
Se não estiverem satisfeitos que procurem outra profissão.
Em parte você tem razão, mas tem muita gente envolvida com o tráfico que apoia o ladrad pela tolerância com o crime.
Ele mesmo disse que ia soltar presidiários se fosse eleito.
O que os seus candidatos defendem é que bandido é pobre coitado, descriminado pela sociedade…
Que quem tem posses que estimula o crime, já que este pobre coitadinho desfavorecido tb tem vontade de ter objtos caros.
Só que n ninguém lembra que qualquer pistolinha na boca de fumo não vai sair menos de 3K, que ele teve que pagar para ter a sua “ferramenta de trabalho”.
Não se esqueça…
O PCC tem um diálogo cabuloso com vocês, comigo não tem não.
Que eu saiba, o PCC é um problema que foi gerado no Estado de SP e dominou o Brasil.
E lá, o PT nunca ganhou eleição.
Fala-se até na imprensa em acordo entre o Governo estadual e os criminosos.
Foi do tipo ‘a gente entre o Marcola e vc nos deixa em paz’.
Uma espécie de acordo cabuloso.
E parece que funcionou.
“Dominou o Brasil”
Só aí já fica clara a responsabilidade do governo federal.
Surgiu mesmo..
Porque no PSDB tem um monte de socialistas de boutique que pensam que vagabundo é pobre coitado.
PSDB é o PT com nível superior.
E o PSL seria o quê?
O DEM dos semi-alfabetizados?
O PSL é uma sigla de aluguel…
Como todo o respeito, mas discordo do exemplo que você usou sobre a relação entre porte de armas = suicídio.
Quem quer realmente se matar, vai se matar. Com arma de fogo, arma branca, enforcamente, etc.
O que deveria realmente ser feito é um melhor cuidado com a saúde mental de quem serve como policial. Ví uma reportagem ( não.lembro onde, vou procurar e postar aqui depois ) que a cidade do RJ tem, no máximo, uns 5 psicologos pra atender toda a corporação da cidade.
Uma das cidades mais violentas do país, onde tem a polícia que mais mata e morre, só tem 5 psicologos pra atender a PMRJ.
No dia em que um PM desse decidir que quer se matar,ele vai se matar. Com ou sem arma de fogo por perto.
Isto é o que eu queria ler. O assunto maior é sobre suicídio de policiais. Tratar o doente para evitar o mal maior a ele e a terceiros. Pois a família sofre. O risco é enorme todos nós podemos ter problemas e precisamos de tratamento. O policial além de presenciar horrores no seu dia a dia. aliados a má remuneração, perseguição por parte de superiores, Judiciário omisso, MP( estrelista e politiqueiro) falta de recursos de materiais para se combater o crime, família desprotegida, não possui sequer assistência social e psicológica. Sem contar com as tentações da corrupção. Existe uma linha tênue entre policial e meliante. Um deslize e mais um bandido. a coisa é seria. Grande abraço.
Concordo com o sr. Wilber. Reitero saudações.
Seria interessante observar que homens no geral usam método mais violentos e eficientes no suicídio. A melhor maneira de evitar esse problema é tomando medidas de prevenção. Pq jeito para se matar infelizmente existem aos montes.
Galera borá levar a sério problemas psico-mentais a depressão se tornará a doença mais comum do mundo segundo a OMS.
Tchau e abs.
Mesmo com toda esta conversa mole…
As mores no Brasil já caíram quase 25% este ano..
Pergunta para qualquer policial se ele n prefere ficar com a arma de serviço dele quando vai para casa, que vc vai ver a resposta deles..
100% vai dizer que sim…
As mortes caíram 25%, mas as provocadas por policiais dispararam.
Sabe por quê?
Porque a milícia está avançando e criando a paz dos cemitérios.
Algumas regiões do Rio que estão dominadas pela milícia tiveram mortes ZERO.
E todos sabemos que os maiores índices de homicídios são devido a luta pelo tráfico.
E esse mês, saiu publicada notícia de que policias milicianos fizeram parte de uma operação policial ma Cidade de Deus no RJ para expulsar traficantes.
Ou seja, eles atuam lado a lado com policiais honestos, sendo que esses bandidos atuam travestidos com seus uniformes oficiais.
Sem contar, Kings, que miliciano mata e some com os corpos. É comum achar cemitérios clandestinos em áreas de milícia.
Exatamente.
Essas são estatísticas oficias.
Cemitérios clandestinos não entram nesses números.
Tem que colocar você na PF, ta manjando tudo..
Ahhh não… mais um Ptista vai mandar dar flores e proibir operações contra o crime..
Não podemos prender aqueles que tem um diálogo cabuloso com o Partido.
Olha, prender milicianos é muito mais fácil que prender traficantes.
Enquanto traficantes se escondem nos morros, milicianos vivem no asfalto ostentando.
É só n sair armado na rua fazendo bandidagem que não morre…
Simples assim..
Agora, a menina de 8 anos saiu armada na rua e levou um tiro nas costas.
Talvez tivesse um lápis em sua mochila.
O erro tem que ser punido.
Eu não compactuo com o errado.
Isto eu deixo para vocês, que distorcem a realidade, tempo e espaço para adequar o mundo a sua narrativa podre.
Olhaí um defensor de Polícia desarmada… é pra jogar flores na bandidagem ?
Eu acredito que tudo tem sua parcela de culpa….Meu amigo era policial e morreu em serviço já faz uns 5 anos, a gente conversava muito…ele nasceu para ser policial tentou até ingressar na PM SP. Era corretíssimo na sua conduta em termos de suborno e corrupção, era vibrador, trabalhou 1 ano na P2 e não gostou…faltava adrenalina, sempre me dizia isso, entretanto as vezes abusava de indivíduos através da violência física, para ele era comum quase que como uma regra….nada muito brusco mas uma tapa daqui e outro de lá sempre rolava, sempre me dizia que vagabundo era muito folgado achava que podia falar o que quisesse e sempre pagava….eu ria muito com as historia dele.
O processo de entrada, o processo de desenvolvimento e o final de carreira de um policial é muito falho, acredito que em todo lugar deva ser parecido, mas aqui é a farra dos governantes e da sociedade….É ele contra todos, a pessoa desenvolve doenças mentais durante o trabalho mas o que interessa é o cara ali fardado e trabalhando não interessa se está doente ou não, acaba que cansa, desmotiva, tem ladrões dentro da PM ele sempre me falava, todo undo sabe quem é quem, mas ninguém se intromete.
A policia acaba que É uma parte da sociedade, como o bandido e o trabalhador, não é algo de marte ou venus. Então a sociedade é doente, ali a doença se espalha também, seja através de suicídio, psicopatas, alcoólatras, drogados e tudo de ruim quanto de bom….mas que é um descaso o grosso dos fatos é…..no final escolher isso deve realmente ser algo tenebroso.
Quem pode estudar deve fazer um concurso melhor ou se é filho de rico, Empreender. Principalmente nas carreiras de base, da polícia civil falo de Detetive, Escrivão e afins: agente de polícia, Tranca (nos estados onde existe ainda) e na PM os praças. Tem muito cara doido, corrupção, o serviço é perigoso, na PM ainda tem prisão administrativa e na civil o delegado pode te remover e te mandar pra uma central de flagrantes com um plantão cabuloso. Agepen eu desconheço por ser coisa mais recente, na minha época a Civil tomava conta de cadeia. Eu já vi muito cara ficar doido na Polícia, vixe se for falar aqui fico até amanhã. Quem é jovem, fuja disso, não vale a experiência.
Concordo com o Sr. Sub urbano. Verdade. Muitos policiais enlouquecem com o tempo. Grande abraço.
E não fique feliz, porque muitas vezes depois de expulsar os traficantes, a própria milícia assume o tráfico.
Ou, como anda acontecendo, subloca o ponto para outros traficantes agirem em paz.
Acho que vc é meio inocente e mão tem a mínima ideia da realidade do País.
Eu creio que os problemas da segurança publica no Brasil que gera esse desastre de suicídios entre os praças sejam:
A tradicional.desvalorização destes em relação aos oficiais, pois no rio um soldado que comete um crime é expulso e achincalhado enquanto quase todos, repito quase todos os oficiais que cometeram crimes do mesmo tipo não perdem a patente e muito menos seus salários, conforme investigação do MP.
O atraso tecnológico material e de treinamento, que joga os policias praticamente só com a cara, a coragem e armas que ENGUIÇAM.
Além da politicagem populista dos que querem posar de defensores dos mais fracos; só ampliando a desgraça na sociedade.
Ai realmente fica difícil para muitos políciais manterem o equilíbrio.
Na boa tenho 0% de pena de funça público seja de qual área for. Essa gente tem uma penca de benefícios que eu não tenho e que são pagos com meu dinheiro, contra a minha vontade. Quer ter meu respeito, saía da máfia estatal.
Para ser policial militar no Brasil, é preciso coragem, amor a farda, no Rio de Janeiro é guerra e medo ao sair de casa, por isso esses trabalhadores acabam com as suas vidas. A corrupção mata, esses homens poderiam ter ótimas viaturas, armas, trabalhar em melhores condições, um bom soldo seria ótimo, no meu estado um terceiro sargento da PM ganha 6.000,00 , um soldado 4.000.
4.000 é 200% a renda media da população brasileira. Estão mais que bem pagos. Se acha que o soldo deles está ruim, doe todo seu dinheiro para eles.
Paulo Lima.
Se vc der um salário de de 10.000 ou 20.000 reais, o sujeito vai querer ganhar 40.000, 50.000 ou 100.000 reais.
É a facilidade de se obter ganhos e a impunidade que estão levando a este estado de coisas.
Muito bom Kings, se não fazem muito com o pouco, não será com o muito que farão. Funça público pode ganhar 50 mil, serviço público vai continuar uma merd@, e essa gente pedindo mais dinheiro e fazendo nada e qualquer coisa no trabalho. Tome aí meu like!
Parece-me o que acontece no Brasil.
Baixo salário nunca foi sinal de desonestidade.
O sujeito que tem má índole, mesmo com dinheiro, faz coisas erradas para ficar mais rico.
Engraçado que aqui aparecem viúvas,fãs e admiradores do tempo da URSS, e seus países satélites da chamada “cortina de ferro”,em que a criminalidade era controlada através do método do paredão.Ou seja roubou era morto,e ninguém família ou mídia reclamava senão enfrentava o mesmo destino, dando palpites.E até a dissidência política desses países iam a reboque nisso.Aqui no Brasil é essa proteção ao bandido,e a demonização da polícia.Para mim vai ser sempre assim bandido bom é morto, policial e agentes de segurança vivos e junto da população de bem.Mas infelizmente a grande parcela da sociedade no geral que enterra seus mortos hoje, acreditaram no sistema socialista que algumas “elites” que não moram no morro, bairros pobres e favelas queriam implantar no Brasil. Foram impedidos em 64,mas voltaram de seus sofridos exílios em países de primeiro mundo após a redemocratização do país.A gente nova pós 1985 foram usados por essa gente de “inocentes úteis,” e a ala mais radical dos socialistas iam impondo aos poucos seus ideais comunistas,desgovernando para gerar o caos e aparecerem como a tábua de salvação para os problemas do país.Até líderes de comunidades,sindicais,vereadores e influenciadores de modo geral só querem ganhar na política, e se mandarem para bairros nobres mudando de vida.Quem continua a sofrer em silêncio por causa dos traficantes e outros bandidos, é essa parcela da população, que parece não saber que a polícia só existe por causa dos bandidos.Simples né?
Incrível como ainda tem forista que consegue politizar uma discussão sobre suicídio. Deprimente essa sociedade doentia em que vivemos.
Suicídio envolvendo funça público, se não for questão política eu não sei o que mais é.
Percebe-se claramente que o senhor realmente não sabe o que é suicídio. Se colocar no lugar do outro independe de crença política.
Infelizmente mais mortes de inocentes virão. A situação chegou nesse ponto por inação, negligência e irresponsabilidade de décadas de governantes venais e incompetentes para enfrentar o tráfico de drogas e a violência urbana.
Por aqui sempre predominou o populismo “gente-boa” , seja de uma esquerda parnasiana perdida em símbolos e mitos, seja de uma direita obtusa e travada em bravatas infanto-juvenis. Esquerda e direita sempre foram duas faces da mesma caricatura. Ninguém nunca levou nada a sério nesse país, verdade seja dita.
O que temos agora é a fase do confronto armado no ambiente urbano, onde traficantes usam estratégia de provocação para forçar uma reação policial difusa e inassertiva. Em outras palavras, o caçador está atirando a esmo mediante provocação.
Combatente nenhum consegue manter a sanidade mental e controle emocional diante de um tiroteio onde não se vê o inimigo diluído e camuflado no ambiente urbano e protegido por vidas inocentes.
A única alternativa é abandonar o confronto e deixar o tráfico e a milícia tomarem conta das áreas dominadas, estabelecerem suas relações de força de forma dimensionada e se baterem até um eventual extermínio. Quem souber de outra opção, é só falar.
decididamente é o mal do século 21.
“houve um aumento de 19,6% no número de mortes decorrentes de intervenções policiais”…
O que ocorre e que está acontecendo mais confronto e ninguém atacou o motivo, só o resultado.
“6.220 mortes foram provocadas pelas polícias, com uma média de 17 pessoas mortas por dia. 99,3% das vítimas eram homens, 77,9% tinham entre 15 e 29 anos, e 75,4% negros.”
“6.220 mortes foram provocadas pelas polícias”, como se todo policial militar ou civil saísse de casa, deixando sua família e a tranquilidade do lar, pensando em matar alguém!!!
“99,3% das vítimas eram homens, 77,9% tinham entre 15 e 29 anos, e 75,4% negros”, indiferente a quantidade de pessoas e qualidade das pessoas, se elas buscam confronto, não importa se são homens, jovens, negros ou brancos, ricos ou pobres. O Estado representa você, inclusive, que está sentado atrás do seu teclado e culpa alguém mas você não é o principal culpado porque isso é culpa de uma imprensa tendenciosa que mostra somente aquilo que lhe é conveniente e vende mais jornal… e ações policiais sempre vão ter repercussão, inclusive aquelas que terminam por ceifar a vida de inocentes. Aí resta a pergunta: Onde está a responsabilidade do Estado quando aquilo que foi proposto, ou seja… Segurança pública, não é entregue a sociedade de forma plena? Aí, fugindo de ideologias e teorias… recai sobre o ombro do profissional toda a responsabilidade, com total abstenção do Estado!!!
Todos fogem a questão mas o tema trata sobre o índice de suicídio de agentes de segurança pública e foram poucos que se ateram ao tema… Uma pena!!!
A população, seja pobre ou rica, não quer saber como anda a saúde mental de ninguém, porém, condena o erro e esquece que existe todo desenrolar de fatores até o atendimento de uma situação de emergência… Cobra qualidade e está certa, porém culpa só a parte mais frágil dessa corda podre!!!
Respeito aqueles que não tiveram força para ver uma saída dessa situação. Só quem passa por isso tem razões para falar e eu sei bem como é!!!
Pois é. A politica do quanto mais matar, melhor, dá nisso!
Primeiro que na seleção de pessoas pra compor a “tropa”, boa parte são psicopatas, gente que está lá pra usar uma arma seja em quem for. Aí vem um marginal como o tal PorcoWitzel e manda matar qualquer coisa que se mexa. Aí vira festa.
As Agathas e demais crianças viram petisco de festa pra essa canalha! Ainda mais se forem negras e do morro.
E os “homens de bem” tentando justificar os crimes dos fardados.
Ninguém está justificando a morte de uma criança. Mas não podemos apoiar a ingenuidade ou má-fé (prefiro acreditar em má-fé) de alguns humanistas que não admitem que o bandido está utilizando tática de guerrilha ao provocar a polícia e forçando uma reação desfocada e ineficaz, quase sempre traduzida em morte de inocentes. E que essas tragédias sempre terminam no palanque de organizações e entidades de uma oposição atrás de fatos a serem explorados.
O que não dá é exigir que um soldado seja alvejado livremente sem exercer o direito de reação e legítima defesa. Melhor então abrir mão da segurança pública e deixar cada qual se virar sozinho.
A Polícia não é responsável pela desigualdade que faz pessoas viverem abaixo da linha de pobreza. Nem as retirará da pobreza.
16 anos de esquerda deveriam ter resolvido isso mas não.
E se vc não gosta de Polícia, com certeza deve chupar bandido.
Parabéns ao Forte por observar esse triste “detalhe” sobre o qual os governos que se dizem a favor da polícia preferiram passar batido.
Policiais se matam, aqui e no resto do mundo, porque lidam com a parte podre da sociedade, sem que esta apoie seus esforços.
Não são como “especialistas” que trabalham em gabinetes refrigerados, que apenas colhem números e os distorcem aos seus critérios morais e ideológicos.
Também há outros fatores, como questões familiares, salariais, stress físico e psicológico.
Uma pergunta sincera, existe uma estrutura, um esforço dentro das polícias para reduzir a chance disso acontecer ou tratam como casos isolados?
Sempre tive curiosidade para saber como é distribuído o orçamento das polícias. Por exemplo nas Forças Armadas 70% vai pra pessoal, alguém sabe mais ou menos quantos % as forças polícias gastam com pessoal? Se existe supersalários? Quantos % é gasto com inativos?