Governo desbloqueia R$ 8,3 bilhões do Orçamento – R$ 1,65 bilhão para a Defesa
O governo desbloqueou R$ 8,3 bilhões do Orçamento deste ano. A informação consta do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, que foi divulgado hoje (20) pelo Ministério da Economia.
O relatório bimestral orienta a execução do Orçamento Geral da União com base na revisão dos parâmetros econômicos e das receitas. Quando as receitas caem, o governo tem que fazer bloqueios para cumprir a meta de déficit primário – resultado negativo nas contas do governo sem os juros da dívida pública – de R$ 139 bilhões para este ano.
No relatório divulgado em julho, o valor contingenciado do Orçamento de 2019 chegou a R$ 31,225 bilhões.
A liberação de hoje foi possível devido à melhora na previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, de 0,81% para 0,85%, neste ano, à expansão da arrecadação e ao aumento de receitas de dividendos e participações em empresas estatais.
Na última terça-feira (17), o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, já havia antecipado que o descontingenciamento ficaria em torno de R$ 8,3 bilhões.
Entre os ministérios, o que teve maior liberação foi o da Educação, com R$ 1,99 bilhão, seguido por Economia (R$ 1,75 bilhão) e Defesa (R$ 1,65 bilhão).
Fundo da Lava Jato
Além desse valor do descontingenciamento, na liberação de recursos do orçamento também foram considerados R$ 2,661 bilhões referentes à multa paga pela Petrobras às autoridades brasileiras após um acordo junto ao governo dos Estados Unidos (fundo da Lava Jato).
Na última terça-feira (17), o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes homologou acordo para destinar R$ 1 bilhão para a preservação da Amazônia, e R$ 1,6 bilhão para a área de educação.
Esse valor do fundo da Lava Jato está incluído na reserva orçamentária, com o total de R$ 3,275 bilhões. Além dos recursos da Petrobras, o desbloqueio classificado como reserva tem mais R$ 613,868 milhões.
O governo também liberou R$ 83,538 milhões para os demais Poderes e R$ 799,659 milhões de emendas impositivas (individuais e bancadas estaduais). No total, a liberação chegou a R$ 12,459 bilhões.
FONTE: Agência Brasil
Vai ter muito Oficial fazendo festa com essa noticia, pra quem não para de apertar o cinto ano após ano qualquer folguinha deve ser comemorada kkkk
Já podemos voltar a sonha com 2° lote de Gripen e o termino dos 4 Scorpene, ou essa novela tem mais algum capítulo em breve?
Ô dó!
Pelo jeito ano que vem será pior do que este ano em termos de orçamento para as FAAs
Deveríamos sonhar com a profissionalização das Forças e redução da folha de pagamento, principalmente de aposentadorias incompatíveis com a realidade atual.
Sugiro pesquisar o Projeto FAB 100
Devemos sonhar com o fim da pensão para as filhas dos militares, que foi sancionada na época de Vargas salvo engano, por acharem que as mulheres não seriam capazes de servir as forças armadas. Só cortando isso já geraria bilhões em economia.
Não se pode cortar o “direito adquirido”. Subentenda-se que não pode haver cortes do direito, mas pode por exemplo taxar pensões das filhas dos militares ou mesmo das viúvas, se eu não em engano, a reforma dos militares contempla taxar a pensão em 14%, ou seja, 1/7 da pensão retornaria ao orçamento das Forças Armadas.
O direito adquirido refere-se ao indivíduo e nunca a uma classe ou parte da população, portanto, mulheres com benefícios poderiam seguir ganhando, enquanto que mulheres que ainda não recebem, não teriam o benefício. Esse é um passo importante para a melhoria de nossas FAs.
Sim. Assim que descontar do total 80% para a folha de pagamento. Afinal, as filhas solteiras precisam fazer suas comprinhas lá em Miami, Botox, face lift…
Silicone, roupas, bolsas, massagem…
Talvez este seja o 2º maior problema das ffaa, a falta de periodicidade dos recursos….se eles fossem constantes, mesmo que fossem de valor baixo, seria melhor do que está história de contingênciar e ir liberando ao sabor dos ventos econômicos.
OFF-TÓPICO GOVERNO DE SÃO PAULO
1.000 Fuzis Beretta ASX 200 – Calibre 7,62
300 Fuzis Beretta ASX 100 – Calibre 5.56 .
Quanto aos recursos serão desbloqueados mais 12 Bilhões no mês que vem para vário ministérios .
Que os Generais e Almirantes fiquem de sentinela e alerta para angariar mais recursos financeiros .
Perfeito, Bozzo.
É um pingo no sertão não muda nada mas fará a esperança brotar
1,60 para pagamentos de salarios.
Para projetos do PAC e manutenção dos quarteis, ou seja, dinheiro para os programas estratégicos e soldo.
Infelizmente e isto, garantir salários, pensões e manutenção dia a dia
Horatio,
Salário é despesa obrigatória, que a lei não permite contingenciar.
O que é contingenciado é verba de custeio e de investimentos, então o valor liberado será para dar um alívio nessas áreas.
vdd nunão o q eu quiz expor é q o gasto com isso é muito alto…um dinheiro q seria bem vindo para bons investimentos;embora se fizessemos uma reforma na qual a filha da filha da neta de um oficial não receberia seria bom…além do mais nossos oficiais generais e outros são cheios de regalias e mordomias a quais são desnecessárias ao meu ver.
Horatio, a questão das pensões pra “filha da filha da neta” já foi resolvida há vários anos, segundo pessoal da ativa que comenta na Trilogia. Mas ainda tem que pagar pra quem adquiriu o direito antes da norma mudar. Com o tempo, esse gasto específico deverá reduzir.
ai vai ficar bom talvez de pra comprar até uns bamse…
Todos os que estavam na ativa em 2001 mantém o direito. Quem entrou depois não.
Vai levar uns 30 anos para a redução dessas pensões começar a ter efeito e mais uns 80/100 anos para acabar com essas pensões.
EduardoSP
Só pra você ter uma idéia, tem gente recebendo pensão da guerra do Paraguai.
Então, só quando falhar a sequência de mulheres na árvore genealógica, é que essa mordomia vai acabar.
Mas se eu não me engano, ainda é possível optar por essa aposentadoria para as filhas, netas, bisnetas…
gente recebendo pensão por falecidos na guerra do paraguai? sério isso?
Prezado
Engano.
Quem estava já em 2001 teve de optar. Optando por sim, tem de contribuir com mais 1,5%.
Quem não tinha filha, optou por não.
Quem poderia ter, uns optaram por sim e outros por não.
Eu tenho filha e optei não.
Tenho colegas q optaram sim e só tiveram homens.
Sds
Como salario se entende terceiros e contratos mão obra, pensões, hospitais e dentistas para aposentados e familiares, quanto manutenção dia a dia, este e claro.
20/09/19 – sexta-feira, bnoite, uma média de R$ 550 milhões para cada força; se souber usar da para fazer alguma coisa relevante. Não pensem em coquetéis, caviar, salmão, senão o dinheiro não dará.
Eu resolveria o problema de 1
Depois de outra
Nesta ordem
Aeronáutica
Próxima marinha
E por último o exército
Eu coloco a marinha em primeiro lugar, a situação das escoltas é de penúria!
Carlos seria se existisse 10 bilhões de dólares
Como temos 1,6 bilhões de reais não é possível resolver nenhuma pendência da Marinha, então para não atolar dinheiro em um pantano, melhor empenhar onde fará realmente efeito, este valor é suficiente para equilibrar o orçamento da aeronáutica.
E no próximo desbloqueio se for algo realmente expressivo como costuma ser de 10 bilhões no final do ano aí sim vale a pena investir na marinha abraço
Escoltas?? Quais escoltas???
Já eu colocaria em ÚLTIMO! Primeiro deveria se agraciar quem melhor administra os recursos. A Marinha é uma vergonha em termos de gestão. Com essa esquadra irrisória e jurássica não é bom exemplo para ninguém. Primeiro tem que ser a Aeronáutica, depois o Exército.
Viva a Guerra!
Semana que vem vai ter a votação do primeiro turno da Reforma , somado a isso temos uma ligeira retomada do crescimento econômico e as boas perspectivas para o ano que vem. Eu acredito que em breve o MD poderá trabalhar com mais tranquilidade.
Você parece muito ingênuo ou não quer aceitar que verba é o que NÃO FALTA para o MD. O que falta é planejamento e organização.
A falta de organização que tu fala, deve ser a que colocou o país no buraco que está! Hoje contamos migalhas enquanto os devedores, amigos do “rei” que usaram nosso dinheiro para “financiar obras”, não vão nos pagar, e os 60 bi emprestados está nos fazendo muita falta hoje!!
Para de bostejar, já vem infectar o tópico com política.
95% disso aí vai pra folha de pagamento de ativos, inativos e vovós solteiras.
E bota vovós solteiras nisso!!!!! Tudo só quer saber de ficar.
67 mil só no exército.
https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/lucio-vaz/pensao-das-filhas-maiores-do-exercito-contribuicao-de-militares-nao-cobre-nem-10-da-despesa/
Nao se iludam,
Infelizmente, esses recursos é para a folha e pagar despesas ordinárias ou seja, não vao comprar nada …
Pessoal, despesas obrigatórias, como salários, pensões, aposentadorias etc, não podem ser cortadas.
O que se contingencia e eventualmente libera depois é verba discricionária: custeio e investimentos.
Então subentende-se que o valor desbloqueado agora será para aliviar um pouco das despesas de custeio e investimento, que precisaram ser cortadas drasticamente, e não para salários.
Isso porque não tem faltado cobertura da mídia a respeito de cortes, nos últimos meses, explicando isso (em especial sobre a pasta da educação, que tem mais destaque nas notícias, mas que vale para as demais).
Ainda faltam R$4,15 bilhões para serem liberados para o orçamento da Defesa, até o final do ano teremos mais notícias, já que o total contingenciado foi de R$5,8 bilhões.
São quase U$ 400 milhões.
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Já pensou se fosse grana voltada a investimento, ou seja, compra de material?
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Dava pra comprar tanta coisa, que fica até difícil fazer uma lista…
Daria para colocar todos os programas da FAB em dia
Ou comprar 1 scorpene
4 a 5 Tamandaré.
9 Amazonas
10 classe Npa 500 BR.
12 Bell AH-1 SuperCobra ou 35 Ah1 cobra
1000 4×4 lince
Mas sinceramente acho que será adquirido 106 toneladas de caviar beluga. Abraço
Me empolguei 1 Tamandaré
Confundi o contrato de 1,6 bilhões de dólares com 1,6 bilhões de reais.
Da aproximadamente 145 gramas de caviar para cada um que recebe o bolsa militar.
738mil beneficiário deste programa social. Dos quais 204814 nunca pegou em uma arma ou vestiu uma farda.
372861 militares da ativa
160948 da reserva que nunca será utilizado
204814 que jura que é solteira e não teria condições de se sustenta com um trabalho digno.
Os generais e almirantes não “irão” passar fome esse mês rsrs
355.000 militares ativos, incluindo os recrutas , dados de 2019.
A simples visão destes números já nos dá o veredito: “nunca serão!”
Jamais o Brasil terá forças armadas dignas deste nome. E a farra com o dinheiro público continua…
Coitado do pobre brasileiro que deverá trabalhar até a idade de 65 anos, se conseguir emprego…, para sustentar esta e outras vergonhas institucionalizadas neste país.
Parece que o brasileiro tem sangue de barata…
Lamentável mesmo, É a latinidade, é quase um entrave ao sucesso. Eu só tenho curiosidade de saber como é a situação de despesa com pessoal em outros países medianos e que possuem FAs bem equipadas tipo Itália, CS, Austrália ou emergente poderosos como Índia.
São reais esses números, Renan ?
Não estou desconfiando, estou é chocado com os dois últimos, se forem reais.
Welt
Esse link ainda máscara um pouco a real situação mas já tem noção de 80% da desgraça.
https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/vozes/lucio-vaz/quanto-custa-a-generosa-aposentadoria-dos-militares-e-todos-os-seus-penduricalhos/amp/
Se você não quiser ler a matéria toda no final tem uma tabela clica nela.
Mas a leitura é boa também
Abraço
Esse país só tem verbas obrigatórias (94% – Orçamento da União), quero ver o que depois de manutenção mínima, vai sobrar para investir????????
Único jeito de nos próximos anos a Defesa ter valores para investir (compra, pesquisa e desenvolvimento) é retirando de alguma verba obrigatória, não sei se é legal, mas falaram mais acima de “taxar” até 17% das pensões… ou 10% de ativos e inativos/pensionistas é melhor taxar e receber um pouco menos e ter meios, que daqui há alguns anos perceberem que não temos mais defesa e resolverem fechar o buteco.
No orçamento até vemos previsão de usar 10% para investimento, mas sempre é contingenciado porque vem de verba discricionária e não de uma despesa obrigatória.
O benefício não é salário e pode ser cortado literalmente, ou diminuindo, assim já representa quase 22 bilhões de gasto ano.
Basta retirar todos os benefícios que existe para os militares.
Vivam com o soldo.
Tá difícil,nossas forças armadas cada vez mais se assemelham aos órgãos e empresas públicas do nosso país:folha inchada,pouca eficiência, ambiente de trabalho precário, má gestão orçamentária e pouca preocupação com a atividade fim.
Não entendi bem uma parte e talvez alguém possa me ajudar.
“Na última terça-feira (17), o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes homologou acordo para destinar R$ 1 bilhão para a preservação da Amazônia, e R$ 1,6 bilhão para a área de educação.”
O que eu entendi foi que grana roubada foi devolvida para os cofres da União via pagamento judiciário e um Ministro do Supremo determinou o que fazer com o dinheiro. Se o pagamento é feito, mesmo que através de ação judicial para a União, não seria a União (executivo) que deveria decidir como usar o dinheiro devolvido? Por que um Ministro do Supremo (judiciário) pode determinar o destino final que está sendo devolvido ao executivo?
É provável que existam pormenores em relação à isso ao qual não estou familiarizado ou que a matéria original deixou de abordar, mas foi isso que entendi. E se for isso mesmo eu acho um absurdo tremendo.
Leandro, todo o processo sobre o fundo da Petrobras (gerado por dinheiro de multa resultante de condenações na Lava Jato) foi objeto de negociações durante meses, por se tratar de algo praticamente inédito.
Por isso que o trecho que você destacou fala que “homologou acordo”, ou seja, foi feito um acordo, envolvendo as partes interessadas, sobre a destinação do recurso. Não foi o ministro do Supremo que decidiu sozinho, a coisa foi longamente discutida nesse caso. Pode dar uma procurada na mídia em geral que você vai encontrar dezenas de matérias sobre o vai e vem desse assunto.
Nunão eu dei uma pesquisada junto ao ‘pessoal do Direito’ e me informaram o que disse. Fora isso é que o dinheiro resultante de multa após ação judicial geralmente tem seu destino homologado pelo Supremo mesmo, mediante acordo. Novamente, como você me informou.
Só você responder a você mesmo como provar que foi gasto 1 bilhão na preservação da Amazônia?
Eu posso alegar que usei todo o dinheiro para jogar água no ? fogo ou mesmo que plantei árvores nativas em uma região. Como fiscalizar?
Resumindo 1 bilhão para algo impossível de se fiscalizar.
Isso sugere que o dinheiro vai para cor…….
Abraço
Renan, sim eu concordo muito que esse destino ‘preservação da Amazônia’ é bastante vago em sua descrição e aberto para N interpretações diferentes, podendo ser uso legítimo ou não.
Eu gostaria muito de acreditar que em algum lugar está descrito o que ‘Preservação da Amazônia’ significa com detalhes bem maiores, mas acho que pode entender quando digo que não irei pesquisar mais afundo sobre isso para não ter mais desgosto. Já me tive um câncer esse ano. Mexer com o coração já seria pedir problemas demais 😛
É bom para modernizar os Tanques que já possui.
Prezados,
Vou aproveitar o momento de discussão de descontigenciamento e do PLDO para falar umas coisas. Vejo muitas críticas com muita razão do mau foco dos gastos de defesa, mas com direcionamento completamente equivocado. Não por má intenção do forista ou por imbecilidade deste, muito pelo contrário. Mas porque o pessoal é leigo, o assunto é complicado pra garai, além de muito chato pra maioria das pessoas.
Vamos lá… Nos 3 níveis de governo existem gastos obrigatórios e gastos discricionários. Os obrigatórios, o governo não tem qualquer poder de manobra, pois não consegue mexer (o recurso e o gasto é previamente determinado) por força de lei ou até mesmo pela constituição. Neles estão presentes salários, pensões, juros da dívida pública e por dentro dessas rubricas (ou não) têm cerca de 250 fundos carimbando o destino de certos tributos. Aí tem FUNDEB, FUNDEF, FUNRURAL, FIES, FMM, Fundo da Amazônia, etc. etc. etc. … E mais etc. etc. etc. … E como ainda não é suficiente… ainda mais etc. etc. etc. … E ainda vai faltar etc.
Já o gasto discricionário contém custeio, despesas gerais e investimentos de capital que não possuem o seu próprio fundo (ou dinheiro carimbado). Aqui o governo pode direcionar a política pública que achar melhor. Também é nessa conta que entram tooooodas aquelas verbas contingenciadas, além de que é aqui que se debate junto ao congresso a LDO para entrada em vigor no ano seguinte.
(Continua).
Vamos à notícia em questão. 1,65 Bi para o MD… Esse foi da parte discricionária do orçamento.
Não, esse valor não vai pra soldo, nem novos oficiais e conscritos. O soldo e as pensões são incontigenciáveis e são aumentados SOMENTE POR LEI (I.E. passa pelo congresso). O máximo que se pode fazer com esse valor, de repente, são gratificações (não tenho certeza).
Mas a tendência deve ser gastar mesmo com custeio (manutenção de equipamentos, combustíveis, munições, reforma de quartéis, víveres, contas de energia etc.). Aqui pode ter o tal caviar e champagne do Almirante? Até pode, mas se procede de fato ou não é outra história que não posso afirmar.
Também aqui neste dinheiro está o investimento de capital. (aí o que todo mundo quer… Investimento em equipamentos, melhoria nas estruturas das bases etc.).
Ainda com a liberação desse dinheiro, boa parte do orçamento do MD, aprovado na LDO deste ano, continua retida (contingenciada). É provável que se libere mais um tantinho até o final do ano, mas seguramente uma parte do contingenciado será oficialmente cortado.
Abraços.
Exatamente, GFC_RJ.
E isso que não tem faltado cobertura, na mídia em geral, sobre o fato de cortes só poderem atingir despesas discricionárias, e não as obrigatórias.
Isso não será suficiente para dar uma ajuda ao programa gripen, KC390 entre outros…
Oque foi mostrado na CRE&DN foi alarmante, algo realmente preocupante, teria que ter bem mais recursos a disposição
Caro Adriano,
A apresentação da FAB na CREDN foi relativa ao orçamento que está sendo planejado para 2020. Esse montante 1,65 Bi liberado agora refere-se ao orçamento de 2019. Logo, são pontos completamente diferentes, apesar de se tratarem do mesmo assunto.
Lendo no O Globo de hoje que o MD ainda possui 4,15 BB BRL contingenciados do orçamento de 2019.
Sabe qual é o problema???
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Vou comparar 3 anos aqui, de Pessoal e Encargos Sociais:
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Em R$ bilhões
2016: 64.356,8
2017: 70.740,1
2018: 76.018,8
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Notaram o quanto aumentou???
Praticamente 6 bilhões de reais, isso contando inativos, e muito inativos que JAMAIS deveriam ter ido para esse quadro!
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Quais foram os orçamentos nesses 3 anos?
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Em R$ bilhões
2016: 84.508,9
2017: 93.120,1
2018: 102.938,3
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Notaram uma tendência?
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Enquanto sobe praticamente 6 bilhões pra folha, sobe outros quase 3 bilhões para todo o resto… E resto considera grana pra outras diversas ações ligadas a manter estrutura…
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DE QUE ADIANTA TER UM ORÇAMENTO DE MAIS DE 100 BILHÕES???????
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E os investimentos no mesmo período???
Coisa linda de se ver!!!
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Em R$ bilhões
2016: 6.949,1
2017: 8.518,4
2018: 9.104,9
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Mal banca 1 maldito bilhão de reais e aumento!
E não se vê nada de novo surgir. Tá tudo parado, morrendo…
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E onde é que passa o facão, nos contingenciamentos?
É no que pinga na conta todo mês?
óbvio que não…
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DEFESA É UMA PIADA NO BRASIL!!!
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UM VIVA PARA OS SINDICALISTAS DE FARDA!!!
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https://www.defesa.gov.br/arquivos/orcamento_financas/consolidado-2000-a-2019-v-ascom-dot-atualizadas-e-empenhadas-2019_2.pdf
Perfeito Bardini
Caro Bardini,
Sua observação dos números está corretíssima. Mas vamos avançar dessa análise um pouco mais…
Sim, tem “sindicalista de farda”, mas eu vou além. A questão é o sindicalismo do serviço público como um todo, que são categorias mega-organizadas e conseguiram manter privilégios que só o serviço público brasileiro possui no mundo. Aí se inclui servidores civis do executivo federal, estadual, municipal, judiciários, legislativos… Os militares, para esses casos, apenas surfam na onda, mas com todo um oceano em volta desse cenário.
Verificando esses seus números que você expôs, repare uma coisa… Mesmo que o Estado nada fizesse, isto é, ficasse parado sem repor nem contratar um único servidor sequer, a despesa de folha subiria todo ano. Por que isso ocorre?
Porque:
1 – Há progressões automáticas na carreira dos servidores. Mesmo que o servidor nada faça, a maioria recebe promoções automáticas e lineares. Isso é prática de Estado da cortina de ferro!
2 – Os inativos. Aqui destaco três fatores específicos para os militares:
2.1. Em parte eles vão para a reserva muito precocemente. Claro que parte deles tem de “se aposentar” (ou seja, irem para a reserva) mais cedo mesmo. Não dá para piloto de caça, Grumecs, Comanfs, Parasars etc. se manterem na ativa até 65 anos. Sem condições. Mas mesmo assim estão indo para a reserva cedo demais. Na reforma agora se propõe um aumento geral de 5 anos. Ok, vamos aliviar o problema por uns 15 anos apenas. Depois vai ter de rever isso, de novo.
2.2. A integralidade dos reservistas. Acho que o maior impacto está aqui. EUA e GB fizeram reformas de seus sistemas no início da década. Em ambos os casos se paga 2% por ano de serviço no benefício. Assim, se o cara se manteve na ativa por 30 anos, vai para a reserva com 60%. Com 35 anos, 70%. Pô… Justo. Mas não será o caso no Brasil… ainda. Mas um dia vai ter que ser. Inevitável.
2.3. A integralidade da pensão da viúva! Em todo lugar do mundo, a viúva recebe 50% ou 60% de pensão em relação ao valor original. Claro! Não precisa mais sustentar duas pessoas, mas apenas uma após o falecimento do reservista. A integralidade somente vale para viúva de ativos mortos em serviço. Na GB fizeram até uma regra que somente viúvas com diferença de idade de 12 anos para o marido inativo falecido é elegível a pensão, senão o coroa casa com uma novinha, que vai receber a pensão por uns 50 anos!
Sinceramente, nem sou contra a equiparação dos soldos dos militares como se propõe. Acho que ATUALMENTE Coronel e General não ganham muito bem no Brasil, mesmo comparando ao setor privado. Pelo que estudaram, ralaram e se prepararam, não ganham tão bem assim. Mas ir pra reserva com integralidade é um excrescência, até porque vários continuam trabalhando, não nas forças, mas como civis. Conseguem bons trabalhos porque são muito bem preparados.
Sem atacar estes pontos, você vai continuar vendo planilha do MD de 75%-80% de folha, contra 20% a 25% para investimentos e despesas, quando numa Espanha ou Itália, a proporção é “fifti-fifti”.
Não tenho como discordar do que você expõe. Por isso digo que é um sindicato, e dos fortes, com muita influência política. Mas muita mesmo… Ninguém vai meter a mão nisso aí, muito menos o atual governo, que é da casa.
Prezado
Por partes sobre algumas colocações:
1) os gastos com pagamento aumentaram nos últimos anos, principalmente por causa do elevado número de militares em operação diariamente. No RJ, só no ano passado, eram milhares de homens todo dia em operações, por exemplo.
2) os custos com saúde no EB, por exemplo, aumentaram MUITO. Depois da crise, muitos militares e seus dependentes não tem tido mais planos de saúde e tem utilizado o sistema de saúde de suas forças.
3) na GB os militares ganham metade do salário na reserva, mas contribuem com 0% de seu soldo na ativa. Isso mesmo, ZERO.
Costumam fazer uma previdência por fora pra ter os 100%.
4) nos EUA, todo militar na reserva e seus dependentes tem o melhor plano de saúde do país. Lembrando q lá não há SUS. Cada um q banque o seu.
5) melhor seria q os militares fossem totalmente como os civis, mas não há $$ q pague essa igualdade.
O esperneio aqui no ForTe bate em coisas q são justas, mas não tem muito fundamento. Principalmente, para quem não conhece o dia a dia e os verdadeiros custos da “igualdade”.
A questão é: Como tornar iguais os desiguais?
Qual é a fórmula?
Sds
Amigo forista Agnelo.
Em nenhum momento eu disse que a estruturação financeira da carreira militar, incluindo a de aposentadoria, tem que ser paritária às dos civis porque é completamente diferente. É separado, regras à parte e ponto. Indiscutível e consenso.
O que expus acima é que os militares, tal como os servidores públicos em geral no Brasil possuem benefícios que não se encontram em lugar algum do mundo. E isso é um fato que vem diminuindo, mas ainda não vai resolver mesmo com as reformas atuais.
O custo de plano de saúde, mesmo que para a família inteira, para uma instituição gigante como as FAs (trezentos e tantos mil ativos), sendo muito conservador demais, não sai nem R$1.500/mês por membro. Se o processo for honesto, todas as empresas de planos do Brasil e do mundo vão oferecer todos os orifícios do corpo para um contrato desses e vão oferecer preços até bem menores do que eu falei. Por mim, liberava plano de saúde pra geral, justíssimo. Apoiado! Mais um consenso!
A questão é que perto do custo que é a paridade dos reservistas e com esse tempo de serviço atual, o custo de plano de saúde é pinto!
Digo até mais… Se as FAs fazem seu próprio plano de saúde e de previdência complementar (numa fundação civil)… Vai nadar em dinheiro!
Citei GB e EUA como exemplos e em nenhum momento disse que possuem sistemas perfeitos (até porque isso não existe). Se a questão é a contribuição, sem problema… Acaba a contribuição (ou diminui), mas acaba-se a paridade. Vai sair mais barato do que a forma atual para o Estado. Digo mais ainda… Aumenta de 2% para 2,5% ao ano de serviço… Vai sair mais barato para o Estado do que a forma atual de paridade e paridade com viúva incluída.
Eu nem coloquei em discussão o número do contingente porque acho que isso ainda carece de estudos muito mais profundos que até hoje nunca vi. As FAs brasileiras, além de estar no Brasil (que é grande pra garai) atuam em muita função secundária. Aí entra a GLO, o controle aéreo civil, as obras de engenharia, os atendimentos às populações remotas… E isso demanda contingente e despesas. Por isso não afirmo se é muito ou se é pouco porque qualquer coisa que falar aqui vai ser de orelhada.
Mas a paridade “mata” o contribuinte.
Abs.
Prezado
Entendi seu ponto de vista.
Acaba por entrar no q escrevi, muuuuito difícil tornar diferentes iguais.
Quanto a efetivos e disposições. Há estudos, muitos. Só não é assunto publicado.
Mas lhe dou alguns dados pra pensar.
Nosso Exército tem 25 Bda de Inf e Cav.
O resto da estrutura existe (grosso modo) pra q estas cumpram sua missão.
Temos, por tanto, entre 8 e 9 mil homens por Bda (somando quem está nela e quem está na estrutura q as apoiam).
Os exércitos Inglês e Francês, por exemplo, tem mais de 10.000 homens por Bda, dentro deste raciocínio.
Só q a França tem só 9 Bda de Inf/Cav.
Só nas fronteiras, o EB tem 12 Bda e mais 5 que constantemente também operam na fronteira.
Ou seja, o exército francês não cumpriria a missão q cumprimos só na fronteira.
Quanto a GLO, entendo q tem sido mal utilizada. Esta deveria ocorrer somente em casos extremos.
Mas faz parte do escopo de emprego do Poder Militar.
Um importante esclarecimento:
Muitos dizem q o USArmy não é empregado em GLO. Ele, não. Mas seu Poder Militar Terrestre é, no momento em q a Guarda Nacional faz GLO e Ap def Civ. E o USArmy NÃO combate sem a GN.
Ou seja, o q causa espanto não é o exército americano não fazer GLO, mas a União precisar de estados pra ter seu Poder Militar Terrestre eficiente.
O Brasil tem muitas fronteiras permeáveis, com “inúmeros” locais onde se pode realizar uma concentração “do outro” lado e nos atacar. Em tese, grosso modo, por isso temos este dispositivo.
É diferente da Australia, por exemplo. Onde se pode concentrar poder pra invadi-la?
Quem consegue realizar uma OpAnf de mais de uma DE em um local distante, onde depois de conquistada a Cabeça de Praia, terão de andar milhares de Km pra chegar em algum lugar? Com sua única DE, o exército australiano barra qq um.
Causa-me surpresa neste espaço muitos acharem q há achismo, falta de planejamento ou amadorismo no q é feito.
O q deve ser sabido é q as coisas são muuuuito mais complicadas do q se espera ou imagina.
Sds
Legal. Interessantíssimas as informações.
Esse era um assunto que eu queria ler mais, mas como você mesmo disse, tem quase nenhum artigo sobre o tema.
O desdobramento do nosso poder terrestre é complicadíssimo, pois a nossa infra-estrutura de transporte é péssima e isso não depende das Faz. Com isso, se dificulta demais poder concentrar as forças em “alas” e depois desdobrar às fronteiras, o que seria mais eficiente e barato. Consequentemente, se espalha o contingente nas fronteiras e nunca é suficiente.
Cada país é um caso. Mas nego nunca entrou na ESG, que é o principal think tank do Estado. Fui monitor lá em 2005 e é nego do Brasil inteiro passando todo o ano discutindo o Brasil em múltiplas disciplinas. Conversando com os Generais e Coronéis na época lá, o Estado-Maior não só conhece o Brasil, como participa de intercâmbios, congressos, feiras internacionais de armas. Po… Os caras sabem demais! Cometem erros? Claro! Mas julgar depois da merda feita é fácil. E dizer que os caras tomam decisão na orelhada não fazem a menor ideia do que falam.
Abs.
Acho justo todos do Brasil ganha o teto do INSS na aposentadoria, seguindo todos as mesmas regras, no caso dos militares as regras de aposentadoria por insalubridade.
Mas limitado a R$5645,80.
Não importa se é general ou soldados o teto tem que ser o mesmo.
Não importa se é ministro, juiz, governador o teto tem que ser de R$5645,80.
Militar morreu em exercício da profissão todo o direito de sustentar sua esposa pelo resto da vida com R$5645,80.
Militares morreram de causa natural, na reserva ou em casa sem está em serviço. Que a sua companheira arrume um trabalho.
Filhos de militares, segue a mesma regra até 21 anos após isso bom trabalho.
Isto é justo
Corretíssimo, direitos iguais, militares não são melhores que o todo. Quem quiser receber acima desse teto, que faca previdência privada.
É correta a sua análise Bardini. O problema é que quando criticamos isso, chovem militares dizendo que “não é bem assim”, cheios de não-me-toques, como se fossem santos, e de quebra ainda criticando civis e dizendo que não sabemos o que dizemos.
Isso é um absurdo. O orçamento do MD é mais do que suficiente para termos uma defesa muito superior a atual. Os contingenciamentos não justificam o investimento financeiro pífio que as forças armadas realizam. Enquanto isso não mudar, é difícil respeitar as nossas forças armadas as quais, conquanto tenham muitas pessoas de valor em seus quadros, são ofuscadas por essa pouca vergonha orçamentária.
Exato daglian, aqui no fórum mesmo tem um que dá com os dois pés quando se critica os benefícios deles.
“O orçamento do MD é mais do que suficiente para termos uma defesa muito superior a atual”
.
Imagina quantas empresas de alta tecnologia deixam de existir por conta dessa porcaria de estrutura atual.
Caros: muito do que foi exposto aqui passa principalmente sobre uma reestruturação das carreiras do pessoal militar. Os militares do Blog, obviamente defendem seu status quo, mas a racionalidade, fria dos números, prevê uma revisão dos custos. Reduzir efetivo, reduzir repasses para dependentes, admitir que reserva é aposentadoria, até os aposentados podem “desaposentar” para melhorar seus rendimentos, entre outros, passam por uma melhoria da estrutura das nossas combalidas e custosas FFAA.
Abraço
Precisamos urgente de novos MBT e helicópteros de ataque de última geração.
Leo 2 e AH-1W já !
Por hora sobre MBT ,ao que parece, estão mirando mais em uma modernização dos Léo 1A5 e talvez tbm os M-60 pra segurarem até se ter algo novo nacional ou feito aqui sob licença. Os helicópteros de ataque aí só Papai do Céu na causa.
Algo novo nacional? Pô, Tomcat, dessa vez viajou hein.
Mais Gripens e recheios, mais escoltas, prosub… nosso desafio mudou dos pampas para a selva, não haverão tantos tanques para estes helicópteros abaterem e até os narcotraficantes já tem acesso ao IGLA que no meio daquele mato pode transformar um avanço de asas rotativas em uma carnificina.
Helicóptero de ataque de última geração só quando sobrar dinheiro, no máximo multimissão!
Nem vou entrar no assunto MBT que vai ficar muito longo mas o panorama a médio prazo é Abrams via FMS ou nada, não tem grana pra nada novo e nem tem outra coisa boa usada disponível infelizmente.
Quanto mais fico sabendo sobre o orçamentos das FFAA e para onde a maioria dos valores vão mais me deixa indignado.
Se o presidente (No qual votei) fosse menos corporativista, veria como prioridade os projetos. Como? Fazendo uma reestruturação.
Uma das maiores marinha do mundo em pessoal e “pequena” em numero de navios de defesa e combate, operacionais.
Certo seria uma reformulação completa nas FFAA. Mas duvido com Bolsonaro na presidência, pior ainda se algum liberal assumir (Amôedo).
Interessante é que o filho que quer ser embaixador, participa de uma comissão sobre defesa.
Oras, foi o Bolsonaro quem criou o Exército Brasileiro? A Força Aérea? A Marinha do Brasil? Ao que me consta, não. São instituições, como no caso do Exército e da Marinha, que transcendem mesmo a República do Brasil. Em todo esse tempo, ainda não aprenderam a administrar os recursos que possuem? Por que você põe até isso na conta do Bolsonaro?
Isso não é fruto do presidente. Os almirantes, generais e brigadeiros são os verdadeiros culpados. Se eles REALMENTE quisessem, conseguiriam resolver essa situação em alguns anos, talvez uma década. Mas não se percebe essa tendência.
Permita-me explicar um pouco sobre como funciona a nossa república: o presidente não é um imperador. No Brasil atual, o executivo é, sem dúvidas, o mais fraco dos poderes. Se o Bolsonaro tentar uma reestruturação mais radical das Forças Armadas, é bem possível de isso ser barrado pelo legislativo e judiciário. Além disso, os próprios chefes militares teriam que concordar com isso, pois somente no papel o presidente teria o direito de empurrar isso goela abaixo dos militares. Na prática, se isso ocorresse, não me surpreenderia que ele fosse até derrubado.
Em suma: é muito mais complexo do que parece e não depende somente do Bolsonaro.
Quem é comandante das Forças Armadas? Cabe a ele montar um plano de reestruturação. Mas dúvido ele fazer algo que tiraria privilégios dos seus amigos.
Fazer uma restruturação e diferente de fazer um plano de uma…isso é se não tiver algum já em curso…Só lembrando que FAB já ta fazendo um.
Uma boa reestruturação não se faz é um ano… mas espero que se tenha seja reajustado essa proporção e que se tenha alguma lei/dispositivo legal para garantir fundos para investimentos.
A maioria dos ministérios estavam com previsão de não ter recurso (financeiro) para pagar as despesas a partir de setembro.
Essas despesas não são relativas a “salários”. São relativas a despesas relacionadas ao funcionamento do órgão e investimentos.
A maioria desse recurso que está sendo liberado será para pagar os contratos administrativos com execução orçamentária prevista para os próximos meses (até dezembro). E não é suficiente.
Nesse bolo entra terceirização “obrigatória” (Vigilância, brigada, manutenção predial etc), terceirização não obrigatória (Auxiliares administrativos, recepcionistas, secretariados, atendentes, copeiragem etc), sistemas informatizados (Contratos caríssimos com o SERPRO, DATAPREV e outras empresas privadas), contratos e convênios com bancos e outros inúmeros contratos relacionados ao funcionamento dos órgãos.
Boa parte deles são passíveis de críticas, como contratos de eventos, gráfica, comissaria aérea etc. Mas outros são indispensáveis ao funcionamento dos órgãos, como os que citei acima.
Então não se enganem, pouco desse dinheiro é destinado a “investimentos” em si. As Forças armadas mesmo, são campeãs em contratos administrativos. Basta pesquisar no compras governamentais.
O problema é muito mais embaixo. Não é só problema com pessoal ativo e inativo. É problema da quantidade de despesa que é aplicada no funcionamento dos órgãos, muitas delas que poderiam ser eliminadas.
Há o exemplo atual do Ministério da Economia. O Guedes determinou um corte nessas despesas “administrativas”. Eliminará o famigerado cafezinho. Jornais e revistas. Determinou corte de, no mínimo, 25% em todos os contratos. Proibiu vários tipos de contratação.
É um ponta pé inicial. Dá para reduzir mais dessa máquina grande e ineficiente.
Quem tiver curiosidade para saber o que está sendo cortado do Ministério da Economia, pesquisem a Portaria 424, de 21 de agosto de 2019.
Para terem uma ideia do que escrevi, sobre o que foi liberado não ser suficiente.
Na portaria que citei, do ME, traz um novo limite de despesa para o período de 26 de agosto a 31 de dezembro desse ano. O valor é de mais de R$ 6 bilhões, e isso já considerando as reduções que a portaria determina. E foi liberado 1,75 bilhões agora. Ou seja, não chega nem perto do valor necessário para custear a despesa do órgão no restante do ano.
No MD é a mesma coisa. Tomara que dentro desse recurso tenha algo destinado à manutenção dos projetos do gripen e do prosub, pelo menos.
Ja vão abrir licitação pra vinho e camarão hahaha
vinho premiado acompanhado de Camarão-pistola
A redução de pessoal civil do Executivo está ocorrendo há anos, com uma medida simples: nã há concursos. E o Guedes já afirmou que não vai fazer concursos nos 4 anos de mandato. As instituições perdem pessoal e se viram, informatizar, deixam de fazer parte de suas atividades. Mas as escolas militares continuam abrindo seus concursos anualmente, como se vivessem em outro universo. Essa medida tem que ser tomada urgentemente, reduzir drasticamente as vagas das escolas militares, o país não suporta mais pagar todo esse pessoal Militar.
Dinheiro deve provavelmente usado no Guarani, no primeiro lote do Lince, KC 390, Scorpene , uma compra de oportunidade para MB e obuses via FMS, acredito que ainda venha + notícias até final do ano.
Senhores: Grande parte desse valor vai para manter o custeio do funcionamento das estruturas existentes. Não esperem muito investimento ai.
Abraço
Concordo, mesmo com essa liberação, prevejo pouco desse dinheiro indo ao conjunto dos investimentos estratégicos. O que poderia mudar o cenário seria liberar o restante do que foi contingenciado, aproximadamente R$4,15 bilhões.
Ou se faz profundas modificações ou a defesa nacional será sempre apenas fingimento. Aumentar 1/3 o número de temporários eliminando o excesso de efetivos; diminuir valor da aposentadoria; repassar para os estados e municípios atividades de fiscalização diversas(rios, pontes, produtos perigosos etc); extinguir transporte de políticos; diminuir efetivos. A única coisa positiva da reforma vai ser o aumento do tempo de serviço para 35 anos.
Perfeito é necessário que por lei elaborada pela população seja arrecadada 1 % de assinatura e seja colocada para votação.
Assim acaba com está torneira aberta de gastos desnecessários
E com que dinheiro estados e municípios contratam fiscais?
Usam os mesmos fiscais que ja existem em seus quadros, expandindo as atribuições. Não precisamos da marinha gastando recursos fiscalizando rios do interior, nem do EB fazendo cadastro de armas.
.A recuperação da economia e a esquematização do uso do computador farão voltarmos a regime de emprego e consumo positivos. Com compras via internet somos reféns da China e outros paises que fazem dumping e esmagam tudo.
Uma consulta rápida na Wikipédia mostra o número de escolas militares, centros de instrução e hospitais do Exército. Olhem o tamanho da coisa. É muito ? É pouco ? Seguem os padrões de outros exércitos ? Tem sinergia com as outras Forças ? Os hospitais trabalham com o SUS ? Um olhar externo não permite identificar se muitos unidade são meros apêndices de unidades maiores. Temos 24 Brigadas das quais 10 ainda não possuem grupos de artilharia. E o serviço militar obrigatório ? E 3 Artilharia divisionárias: AD/1, AD/3 e AD/5. Peço o ilustre parecer dos nobres foristas.
Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EPCEx – Campinas/SP
Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN – Resende/RJ
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO – Rio de Janeiro/RJ
Escola de Comando e Estado-Maior – ECEME – Rio de Janeiro/RJ
Escola de Sargento das Armas – ESA – Três Corações / MG
Escola de Sargentos de Logística – EsSLog – Deodoro – RJ
Escola de Instrução Especializada – EsFCEx – Salvador/BA
Escola de Educação Física do Exército – Rio de Janeiro/RJ
Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea – EsACosAAe –
Escola de Equitação do Exército – EsEqEx – Rio de Janeiro/RJ
Centros de Preparação de Oficiais da Reserva – CPOR: 05 unidades
Colégios Militares: 13 unidades
Tiros de Guerra: 224 unidades
Centro de Instrução de Guerra na Selva – SIGS – Manaus/AM
Centro de Instrução de Guerra na Caatinga – Petrolina/PE
Centro de Instrução Paraquedista – Rio de Janeiro/RJ
Centro de Instrução de Guerra Eletrônica – Brasília/DF
Centro de Estudos de Aviação do Exército – Taubaté/SP
Instituto Militar de Engenharia – IME – Rio de Janeiro/RJ
Centro Tecnológico do Exército – CTEx – Rio de Janeiro/RJ
Centro de Estudos de Pessoal – Rio de Janeiro/RJ
Biblioteca do Exército – BIBLIEx – Rio de janeiro/RJ
Indústria de Material Bélico – IMBEL
Escola Superior de Guerra – ESG- Rio de Janeiro/RJ
Escola de Saúde do Exército – Rio de Janeiro/RJ
Hospital das Forças Armadas – HFA – Brasília/DF
OMS Especiais
– Hospital Militar de Resende – HMR (Resende/RJ)
– Hospital de Campanha – H Cmp (Rio de Janeiro/RJ)
– Instituto de Biologia do Exército – IBEx (Rio de Janeiro/RJ)
– Odontoclínica Central do Exército – OCEx (Rio de Janeiro/RJ)
– Laboratório Químico Farmacêutico do Exército – LQFEx (Rio de Janeiro/RJ)
Hospitais Militares de Área
– Hospital Militar de Área de São Paulo – HMASP (São Paulo/SP)
– Hospital Militar de Área de Porto Alegre – HMAPA (Porto Alegre/RS)
– Hospital Militar de Área de Recife – HMAR (Recife/PE)
– Hospital Militar de Área de Campo Grande – HMACG (Campo Grande/MS)
– Hospital Militar de Área de Brasília – HMAB (Brasília/DF)
– Hospital Militar de Área de Manaus – HMAM (Manaus/AM)
Hospitais Gerais
– Hospital Geral do Rio de Janeiro – HGeRJ (Rio de Janeiro/RJ)
– Hospital Geral de Juiz de Fora – HGeJF (Juiz de Fora/MG)
– Hospital Geral de Curitiba – HGeC (Curitiba/PR)
– Hospital Geral de Salvador – HGeS (Salvador/BA)
– Hospital Geral de Belém – HGeBe (Belém/PA)
– Hospital Geral de Fortaleza – HGeF (Fortaleza/CE)
– Hospital Geral de Santa Maria – HGeSM (Santa Maria/RS)
Hospitais de Guarnição. Tipo I a IV: 29 Postos Médicos
Na minha opinião estas são estruturas úteis, o restante é gasto desnecessário, com pessoal, prédios e equipamentos desnecessário.
Já ia economizar muito dinheiro
Abraço.
Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EPCEx – Campinas/SP
Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN – Resende/RJ
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO – Rio de Janeiro/RJ
Escola de Comando e Estado-Maior – ECEME – Rio de Janeiro/RJ
Escola de Sargento das Armas – ESA – Três Corações / MG
Escola de Sargentos de Logística – EsSLog – Deodoro – RJ
Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea – EsACosAAe –
Centro de Instrução de Guerra na Selva – SIGS – Manaus/AM
Centro de Instrução de Guerra na Caatinga – Petrolina/PE
Centro de Instrução Paraquedista – Rio de Janeiro/RJ
Centro de Instrução de Guerra Eletrônica – Brasília/DF
Centro de Estudos de Aviação do Exército – Taubaté/SP
Instituto Militar de Engenharia – IME – Rio de Janeiro/RJ
Centro Tecnológico do Exército – CTEx – Rio de Janeiro/RJ
Indústria de Material Bélico – IMBEL
Escola Superior de Guerra – ESG- Rio de Janeiro/RJ
Escola de Saúde do Exército – Rio de Janeiro/RJ
– Hospital de Campanha – H Cmp (Rio de Janeiro/RJ)
– Instituto de Biologia do Exército – IBEx (Rio de Janeiro/RJ)
– Laboratório Químico Farmacêutico do Exército – LQFEx (Rio de Janeiro/RJ)
Hospitais de Guarnição. Tipo I a IV: 29 Postos Médicos
Esse dinheiro não dá nem para tapar os buracos nos dentes da defesa e de seus projetos como o KC390, Gripen-E entre outros projetos importantes…
BEM, MAS DINHEIRO PARA PROPINAS PARLAMENTARES E FUNDO ELEITORAL É O QUE NÃO FALTA???…
CORTEM a gordura desses MALANDROS do parlamento e do judiciário que com certeza dinheiro aparecerá ???‼️
Juiz não precisa de auxílio livro, vale refeição e auxílio educação, assim como esses safados do parlamento não precisam de auxílio moradia, cota postal, vale transporte aéreo e auxílio paletó…
“Se” esses vagabundos do parlamento/judiciário tivessem algum senso de decência e preocupação com o país, haveria inúmeros jeitos de arrecadar o dinheiro necessário para a defesa, seja no parlamento, no poder judiciário, MPF, AGU, PGU, bastava cortar muito gasto supérfluo, com cargos comissionados, números de assessores, vale isso-vale aquilo, sabem quanto os nobres do Olimpo ganham de vale alimentação ?⁉️
O valor de R$910,00 reais?‼️
É um vale para se alimentar, não para fazer uma ceia, somos nós que damos essa boa vida à esses cretinos…
Para que esses safados ganham auxílio pré-escolar de R$ 712,00 reais?⁉️
Só essa farra custa ao governo por ano R$ 13,5 bilhões aos cofres públicos, belo uso do dinheiro público…
R$13,5 bilhões de reais já ajudaria muito projeto parado ou muitos projetos promissores, como radares OTH ao longo de nossa costa.
A culpa senhores, é nossa‼️ Que não pressionamos esses safados, então eles deitam e rolam pois sabem que o povo desse país é um povo fraco e castrados, alguns aqui criticaram os suíços e seu referendo na compra dos caças, onde o não pela compra ganhou, mas ao menos são ouvidos e respeitados, usaram o direito de fazer um referendo, aqui nem isso temos capacidade de organizar.
Às vezes fico na dúvida se estou nas Forças de Defesa ou no G1? Vide tanto comentário absurdo e sem fudamentação nenhuma!!!
O nível de comentários do G1 é muuuuuuuito pior, Marcelo.
Mas não tenho dúvidas de que, ano após ano, muita gente que comenta aqui está se esforçando para diminuir essa diferença, infelizmente.
O problema dos quadros e aposentadorias militares é mundial
Antes, o homem morria por doenças e guerras e assim, morriam ainda com vitalidade física
Hoje, o cara de 50 pode não raro chegar a 100 anos. Terá uma vida intelectual ainda muito ativa mas não necessariamente com a vitalidade física inerente ao combate e esforço físico.
Ou seja, no ápice intelectual e após treinamento formação e treinamento, o dilema fica em aposentar alguém tão bem formado é precioso ao serviço público. O melhor seria criar um processo de transferência para o serviço público e assim, mata dois coelhos ou três com uma cajadada só. Isto ajuda a eliminar o problema de castas e classes na sociedade brasileira.
Sofremos deste mal, a sociedade está muito separada em classes. Temos de unificar isto. O ser humano e cidadãos têm de naturalmente passar por varias fases e experiências de vida, ser militar de carreira ou não ou servidor público de carreira ou não , ser pai e mãe, ser professor, ser político , etc…o problema é que ainda se pensa com cabeça do século 18 e 19, onde as pessoas teriam uma única função na vida e não raro igual a de seus parentes…
https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/aposentadoria/as-aposentadorias-de-militares-no-brasil-são-mais-generosas-que-as-de-outros-países/ar-BBQzhVc
https://exame.abril.com.br/brasil/brasil-investe-mais-nas-forcas-armadas-do-que-israel/
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/04/defesa-tem-maior-gasto-com-pessoal-na-decada-e-investimento-militar-cai.shtml