Venezuela inicia exercícios militares na fronteira com a Colômbia
Maduro declarou “alerta laranja” por suposta ameaça do país vizinho; governo colombiano nega hipótese de conflito
A Venezuela iniciou, nesta terça-feira exercícios militares na fronteira com a Colômbia, atendendo à ordem dada pelo presidente do país, Nicolás Maduro, na última semana.
Em meio à escalada de tensão com o governo do país vizinho, a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) não disparou um único tiro nos exercícios realizados até aqui. Nas manobras desta terça, o governo chavista só movimentou tropas e veículos para a região da fronteira.
Fontes ligadas à FANB disseram aos jornalistas que há 150 mil soldados e policiais na região da fronteira. No entanto, não há informações se todos eles participarão dos exercícios, vistos como uma provocação pela Colômbia.
O chefe do Comando Estratégico Operacional da FANB, Remigio Ceballos, comandou o primeiro dia de exercícios e afirmou que a Venezuela tem “amigos no mundo tudo”, uma resposta à oposição, que denuncia a presença de soldados russos e cubanos entre os militares do país.
Em discurso, Maduro disse que o Exército está pronto para as manobras militares e anunciou que manterá o “alerta laranja” na fronteira, decretado após o líder chavista afirmar, sem apresentar qualquer tipo de evidência, que o governo da Colômbia planeja invadir a Venezuela.
“É para deixar tudo pronto, para defender nosso território. Não ameaçamos ninguém, mas estamos prontos para nos defendermos se necessário”, afirmou Maduro.
Para o líder da oposição, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 governos, entre eles o do Brasil, os exercícios militares são uma estratégia de Maduro para distrair a população da crise econômica que abala o país nos últimos anos.
Do lado colombiano, o discurso do governo é de que o país não cairá nas provocações de Maduro. Essa mensagem foi repassada hoje pela vice-presidente, Marta Lúcia Ramírez, que negou qualquer hipótese de confronto militar com a Venezuela.
FONTE: Veja/EFE
Não entendo pq os eua não apoiam de vez os opositores de maduro com armas. Deixa os venezuelanos fazerem o próprio trabalho sujo e de quebra torna a vida de russia e china piores. Dá as armas e deixa a guerrilha cantar solta.
O mesmo pode ser dito: Por que Maduro não começa a apoiar a guerrilha colombiana?
E, ao que parece, a os guerrilheiros colombianos estão começando a voltar à atividade.
Olá Antoniokigs. O q vc apontou realmente pode acontecer. A questão é q para os eua é um investimento relativamente baixo para tornar a vida de seus adversários mais difícil.
Tchau e saudações.
Pois é…
Erro fazer acordo com terrorista e vagabundo…
Gente desta estirpe merece só chumbo e pancada
Rodrigo eu vejo tento analisar de uma maneira q simule o pensamento de uma grande nação, resumindo amoral. Se vc pode sacanear o seu adversário por pouco e causar um grande prejuízo, vc faz.
Tem uma frase de uma série famosa (breakiing bad): I’m in the empire business. Esse é o pensando de grandes potências e esse deveria ser o pensando do Brasil.
Tchau e abs.
O fato é que a Venezuela também gastaria muito pouco, visto que o Exército colombiano não possui muitas armas pesadas.
Sem contar que o fornecimento poderia ser ‘financiado’ do exterior, como os EUA fariam.
Basta fornecer armamento leves para os guerrilheiros que eles voltariam rapidamente à ofensiva.
O problema que isso atrairia a ira de grupos de extrema-direita aliados a narcotraficantes que são as conhecidas AUC.
A Colômbia não tem tanques pesados, mas tem muitas armas anti-tanques e artilharia, e conseguiriam resistir tempo suficiente para chegar apoio dos EUA, seja com material ou seja até mesmo com tropas! Eu espero que seja só um exercício para mostrar força, tanto a Venezuela como a Colômbia vão perder em apoio e legitimidade se começarem o conflito, vão ficar só na provocação mas nenhum dos dois vão querer ser o responsável pelo primeiro tiro!
A Colômbia usa os Cascavéis da Engesa.
Tanques não servem para nada naquêle inferno vêrde e topograficamente acidentado.
As AUC dariam um banho de sangue nos guerrilheiros do Maduro.
Maduro ja apoia a guerrilha colombiana…
Maduro JÁ FAZ isso. Chávez já fazia isso. Quando o segundo em comando das FARC, Raúl Reyes, foi morto como um cachorro no meio do mato, foi capturado um laptop que deixava claro o envolvimento direto do governo bolivariano da Venezuela com o tráfico de drogas praticado pelas FARC. Quem realmente manda na Venezuela não é Nicolás Maduro, mas sim o coronel Diosdado Cabello, comandante em chefe das forças armadas, presidente do congresso e, last, but not least, quem realmente controla o judiciário de lá, ou seja, praticamente um ditador. Ele é ‘pedido’ pelo Departamento de Justiça dos EUA por tráfico internacional de entorpecentes.
Kings, essa estratégia de fomentar guerrilheiros sempre acaba gerando um mal que invariavelmente volta contra o patrocinador. A historia é cíclica, vimos isso no Cambodja, no Afeganistão, na Síria e em uma infinidade de conflitos na Africa. Uma coisa é certa, os EUA já erraram bastante nessas ações, não irão criar um “monstro” dentro da Venezuela para depois ter que enfrentá-lo daqui a 10 anos. É mais fácil esperar que a população Venezuelana morra de fome graças a incompetência absoluta do Idiota do Maduro. Sempre lembrando que a Venezuela é uma das fundadoras da OPEP e detentora das maiores reservas conhecidas de petróleo do MUNDO. Vai ser incompetente assim no inferno.
Os guerrilheiros colombianos foram abatidos ou se entregaram.
As FARC foram para as zonas urbanas e se misturaram com as gangs de Medellín.
Para de viajar na maionese Kings.
Os opositores perdem.
JPC3 sempre existe alguém pra lutar. A questão aqui nem seria vencer a guerra, mas sim criar um problema ainda maior para os adversários dos eua. Se viesse a vencer ótimo, se não já tornava a vida de maduro e aliados bem pior.
Se já tá ruim agora imagina numa guerra civil.
É. Por incrível que pareça, existem aqueles torcendo pelo estalar de uma sangrenta guerra civil na Venezuela, de pau duro quando pensam em transformar um país vizinho ao Brasil em Síria. Atraso de vida, meu.
João Moita Jr eu não torci por um conflito sangrento na Venezuela. Só fiz a observação q o EUA não fizeram um movimento q me parece natural na situação.
Tchau e saudações.
Señor Batata.
Rússia e China podem fazer o mesmo fornecendo toneladas de equipamentos para os guerrilheiros colombianos.
E não só fornecer para os rebeldes sul-americanos, mas no Iêmen, Afeganistão, Iraque e outros lugares onde poderiam atingir facilmente os americanos.
‘Pau dá em Chico, dá em Francisco’.
Oi Antoniokings existe uma diferença aí. As guerrilhas expostas pelo senhor realmente engrentam aliados americanos ou mesmo tropas americanas. O problema q elas enfrentam parceiros da China e Russia tb. Usemos a própria Colombia (um aliado histórico americano), nesse ano ela já assinou acordos econômicos com a China e provavelmente deve estreitar ainda mais relações com o passar do tempo. E a coisa piora quando se olha grupos extremistas islâmicos, china e russia enfrentam problemas com esse tipo de grupos, veteranos da chechênios lutaram e mantém relação com extremistas no iraque contra americanos e o afeganistão faz fronteira com a própria china. Eua, china e russia são adversários mas ainda tem um inimigo maior q é o terrorismo islâmico.
Não obstante vale notar q a venezuela a oposição da vanezuela hoje conta com apoio internacional (pelo menos boa parte), os maiores afetados por uma eventual subida da oposição venezuelana seriam em grande parte china, russia e algum nível turquia.
Mas como exposto acima pode ser q os eua não terminaram de empurrar a Venezuela pra baixo na ladeira pq ela tá caindo sozinha.
Tchau e saudações.
Señor Batata
O que vc diz tem sentido, mas não podemos esquecer que em uma situação de conflito existe o ‘mal maior e o mal menor’.
Por exemplo. Os insurgentes afegãos bem armados poderiam provocar a saída dos americanos do País, livrando russos e chineses do mal maior. Depois, eles tratariam de se livrar desses insurgentes (mal menor).
A História é repleta desses exemplos.
Até no próprio Afeganistão onde os americanos armaram os insurgentes e os soviéticos saíram.
Depois não tiveram competência para lidar com a situação.
Boa tarde Antoniokings. Perdão mas não compartilho de sua visão. O Afeganistão sem controle é ruim para todos, vira uma base para extremistas islâmicos fazerem ataques em todo mundo (incluindo china e Rússia). Os EUA nos Afeganistão é bom para a Rússia e China, consome recursos de um rival e mantém aquela zona ocupada. Para eles o ideal é o prosseguimento da guerra do jeito q está.
E vale notar q o próprio EUA têm tentando negociar uma saída dali, pq aquilo lá é um túmulo.
Flw
Señor Batata.
O que eu li é que a China está começando a ‘investir’ na segurança do Afeganistão, inclusive com a construção de uma base militar no leste do País.
Nada mais natural, visto que a posição geográfica do Afeganistão torna esse País elemento natural da área de influência chinesa no futuro.
Antoniokings mas a China não tem muita saída mesmo. Ou ela tenta dar um jeito naquela zona ou quando os EUA saírem (objetivo americano) ela arranja um vizinho problemático. A situação é feia pra todo mundo.
Entendido. Mas não é por aí não, amigo. Eu já presenciei os resultados da carnificina desenfreada que gera uma guerra civil. Imagina só milhares de menininhos e menininhas despedaçados, corpos apodrecendo, gente morrendo de fome e sede, centenas de milhares de refugiados desesperados, mulheres, pais, crianças fugindo descalços para regiões e países vizinhos. Por aí não é a saída. Guerra civil é algo horrível, não resolve nada, e destrói tudo e todos.
Abs
O problema é que quase tudo isso que voce listou já está acontecendo na Venezuela, sem guerra nenhuma. Só pela ação de governantes marxistas incompetentes e corruptos (um pleonasmo, admito).
João eu não acredito q seja uma solução interessante para a população da venezuela. A questão q eu levantei é pq os eua não tomaram uma atitude q causa grande problema para rivais (por relativamente baixo custo!. Admito q é um pensando maquiavélico, mas não significa q eu seja a reencarnação do marques de sade. Só significa q no meu entendimento países agem em seu próprio interesse, sem ligar para ética.
Tchau e abraços.
O que você acha de problema para os rivais dos EUA, na verdade e solução ate uma ajuda. Pense em quantas armas a Venezuela vai comprar para essa guerra civil, a propaganda das armas Russas e Chinesas e sem falar na retórica contra os EUA que ai sim vão ser vistos como um pais imperialista que gosta de intervir no pais dos outros por interesse próprio e por ai vai.
Olá Cristiano. Eu não diria q setiam esses os motivos. Lembre q: a venezuela já entregou e vai entregar tudo para china e russia (olha a dívida dela com esses) portanto a russia e china praticamente dariam as armas e com relação a propaganda, rapaz eu não sou formado em marketing, mas é difícil bater a impopularidade do maduro. O cara está numa campanha de atirar em civis, atropelá-los e matá-los de fome. Soma isso com oposição ter apoio de um grupo considerável para ser humilde e vê a situação.
Pensando de maneira fria os eua podem não ter tomado o movimento pq eles entendem q a venezuela tá indo para o buraco sozinha. E portanto nem precisa enfiar recursos pra tornar a situação ruim para venezuela e aliados.
Tchau e saudações.
Caro João, parabéns pela sua lucidez. Você é um soldado profissional que já lutou guerras de verdade e sabe, melhor que todos aqui, que guerra nada resolve. Ela é um fato da vida, mas que deve ser evitada a todo custo. A questão é que têm pessoas a quem chamo de “generais sofá”: estão doidas que comece uma guerra para poder acompanhá-la do computador de casa enquanto tomam seu suquinho.
Isso não seria necessário (guerra civil), o povo já passa isso hoje em dia sob a administração do incompetente Maduro. O povo irá tirar o Maduro do poder. Se esse idiota cometer a maior asneira da historia atacando a Colombia acabará morto como o Saddan Hussein, lembrando que o tribunal que o julgou e o matou era composto apenas por iraquianos.
Pensando do jeito, acho que a Rússia poderia fornecer tecnologia de mísseis e tecnologia atômico a alguns inimigos dos EUA, tais como Irã e Coreia do Norte
Já existe uma guerra na Venezuela, mas somente um lado atira e atropela o povo com carro blindado.
Gostam também de matar caminhoneiros e exterminar índios.
Uma guerra só é iniciada quando ela irá render muito dinheiro pra quem está entrando, o petróleo está deixando de ser a bola da vez, dando lugar pro grafeno, nas jazidas grafite do Brasil, tem muitas bases militares das super potências na América do Sul, talvez o alvo da guerra não seja a Venezuela, e sim o Brasil, não vejo com bons olhos o Brasil entrar em guerra com a Venezuela, e nem Colômbia com a Venezuela, acho que a América do Sul deveria permanecer unida pra afastarem qualquer possibilidade de invasão, pergunta pros Americanos porquê que eles não tiraram a família Castro do Poder de Cuba? É muito fácil fazer guerra nas terras dos outros, difícil fazer, e querer uma guerra no seu próprio quintal, as consequências são devastadoras, Israel até hoje sofre com bombas lançadas o tempo todo no seu território, uma guerra entre vizinhos pode durar décadas, ou até séculos.
Meireles o grafeno hoje ainda precisa sair das poucas aplicações práticas q tem e ainda com o tempo assumir suas potencialidades. E vale notar q futuros grandes produtores de grafeno não serão tão raros. E com relação ao petróleo, pode botar décadas pra frente com ele continuando a ser um dos principais comodities do mundo. E com relação a guerra entre vizinhos, o próprio exemplo de Israel prova q é possível lidar.
Tudo na teoria é lindo e colorido, o Brasil está a tanto tempo sem saber o que é uma guerra que não tem nem ideia do que se trata, você vai lidar com a Russia, ou China jogando bombas no telhado da sua casa? A tá, acho que você vai abrir um guarda-chuvas pra se proteger das bombas, por isso elegeram Bolsonaro, porque o Brasil passou anos sem ter um lunático no poder, e o povo não tem mais noção do que é ter um lunático no poder, no outro dia a menina disse que na época da ditadura a mãe dela que tem um irmão militar falou pra ela que a época da ditadura foi boa. Imagina a inflação nas alturas, ninguém conseguia comer, toda a verba destinada pra guerra, você como refugiado nos outros países, sendo ameaçado de ser deportado o tempo todo, e claro, se você tiver dinheiro pra subornar os militares pra te deixarem sair do país correndo da guerra. Aí a mãe da menina falou pra ela que não tinha ladrão na época da ditadura, mas também não disse que não tinha o que roubar, quem ia roubar fusca, ou jeep pra andar meio metro e parar? Telefones ninguém tinha, a moeda do país não valia nada, o povo todo ignorante porque não existia ensino de qualidade, indústria não existia, logo não haviam muitos empregos, meu amigo o que você acha de você ir dar uma passeada na Síria hoje, ou no Iraque e ficar por lá um ano, depois volte e me diga na sua concepção qual é consequência da guerra? Você falar que é fácil porque provavelmente não será você que irá segurar um fuzil na terra dos outros pra lutar pelo que você nem sabe quais são os verdadeiros fundamentos, e sem a certeza se voltará vivo, se você me disser que você vai segurar um fuzil e vai ir lá mostrar que você é o cara na Venezuela beleza, agora apoiar o inicio de uma guerra no conforto da sua casa é muito fácil, porque você não fala pra Bolsonaro mandar os filhos dele pra guerra, e que é pra ele ir junto pra ver se ele vai querer uma guerra, pimenta nos olhos dos outros é refresco.
E aí Meireles, td ok? Primeiro eu não assumi uma postura poliana de q o mundo é bom e td é lindo. Pelo contrário eu tento na medida do possível expor q diferente do pensamento mais comum na sociedade as situações são menos binárias. E com relação a guerra, eu já expus para o colega acima de q eu não torço e nem sou um entusiasta, mas fingir q essa opção não existe tanto para o Brasil como para outros pairar é um erro.
Tchau e saudações.
Senor, acredito que os próprios americanos não tenham boas recordações desse tipo de ação desde que os armamentos que forneceram aos mujahedin para combater os russos no Afeganistão acabaram servindo de base para formação do talibã.
Olá marcos. Realmente guerrilhas porem virar contra os q as mantém. Como bem exposto por vc. Mas vale notar q seriam interessantes observar quais as opções na mesa. Imaginemos da seguinte maneira:1- venezuela vira um estado fantoche e base militar para adversários dos eua. 2- venezuela entra em um conflito q atrapalha a vida dos adversários dos eua e fica com futuro incerto. Entre a certeza de ter um resultado ruim e a dúvida, vc vai na dúvida.
Agora vale citar q houve um apontamento honesto pra explicar pq o caminho da guerra não foi tomado. E provavelmente é pq a venezuela já está ruim, muito ruim. Os eua podem entender q situação vai se deteriorar ainda mais e não vale a pena botar recursos pra afundar um navio q vai afundar e já vai atrapalhar adversários sem custar nada.
Tchau e saudações.
Não precisa, o povo não aguenta mais esse Idiota. Para que usar de violência? Para que criar um grupo de guerrilheiros que pode ser tornar um problema daqui a 10 anos.
A estratégia que está sendo aplicada é muito mais violenta. Estão apenas deixando a incompetência do Maduro abalar de maneira cabal a confiança de um povo que apenas quer ter três refeições por dia e se limpar (principalmente quando fazem o “nro 2”) com dignidade.
Os EUA aguardam com toda a calma. Já garantiram a defesa da Colômbia em caso de qualquer agressão. Minha Mulher com toda a sua sapiência sempre administrou os conflitos que teimavam em existir ente os meus filhos e nessas intervenções sempre usava a famosa frase: “Quem levanta a mão… perde a razão”
E sua cadeira de praia a 800Km de distancia da fronteira Venezuelana aviões de combate americanos estão apenas no aguardo dos Venezuelanos “levantarem a mão”.
Voce fala isso porque voce não mora na região norte, criança.
Uma guerra civil lá é uma enxurrada de refugiados para os estados do Norte.
Matheus eu não escrevi q era bom sobre a perspectiva brasileira. Com relação a refugiados, eles já são um problema. Q o Brasil deveria enxergar como uma oportunidade, são potencialmente mão de obra barata. Deveria haver um melhor entendimento para oferecer para essas pessoas meios de trabalhar e se estabelecer no Brasil e não tratá-los como um estorvo.
Tchau e saudações.
O Maduro sabe que se a Venezuela partir para cima da Colombia, os EUA baixam o porrete neles.
Então você assume a “incapacidade” colombiana de “se defender” da Venezuela? Acho melhor não provocarmos Maduro, por que este tem poder para subjugar toda a South America.
Sério?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hahahahahaha pera, calma, respirando… HAHAHAHAHAHAHHAHAHAH
Não vou nem sacanear. Vai que é doença…
2
muito boa a sua piada
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
“Acho melhor não provocarmos Maduro, por que este tem poder para subjugar toda a South America.” Você poderia explicar qual poder é esse?
Deve ter um arsenal nuclear!
O Maduro treinará tropas especializadas em roubar papel higiênico de todos os países sul-americanos, tornando a vida neles um inferno.
só se for a south america memes
A Venezuela nem precisa mandar seus soldados, basta enviar seus milhares de generais gorduchos. rsrsrsrsrs
Meu Deus, Vinicius, voce precisa de uma colonoscopia cerebral.
Vão eh “subjugar” todos os papéis higiênicos, comidas e remedios q encontrarem! Kkkk
Isso sim!!
Esquerdopata!
Sinto, mas quem está protestando contra a fome é a Argentina.
Os direitopatas detruíram a outrora orgulha Nação.
Estão passando fome.
https://oglobo.globo.com/mundo/argentinos-tomam-principal-avenida-de-buenos-aires-em-protesto-contra-fome-23942072
Xings,
Eu não sabia que os Kichners eram da direita.
Modo irônico: On.
Quem está te pagando para usar a Internet e vir aqui só para zoar.
E não são de direita.
A situação piorou muito com o Governo desastroso de Macri.
https://oglobo.globo.com/mundo/em-baixa-as-voltas-com-protestos-macri-aceita-declarar-emergencia-alimentar-23943662
Emergência alimentar em um País como a Argentina não é fácil.
Tonho Rei, como assim “Sinto, mas quem está protestando contra a fome é a Argentina”???? O assunto aqui é a Venezuela que está em uma gravíssima crise criada pela esquerda e seu bolivarismo doentio…que cegueira é essa que essa ideologia esquerdista causa em vocês, a ponto de negar a ditadura chavista??? eu entendo e respeito que cada um tem o direito de escolher um lado, mas negar os fatos já é um pouco de mais….
E a Argentina está nessa situação graças também a esquerda que em governos passados destruiu o país, o que faltou ao Macri foi “culhão” para enfrentar o aparelhamento. E a Argentina é culturalmente de esquerda, em todas as vitrines de todas as livrarias da Av. de Mayo em Buenos Aires existe um livro com a cara do Karl Max estampada.
Esquerdopata e o esfíncter que o pariu.
Racha fora MAV.
Anthony,
Cuidado, porque o Maduro vai subjugar AS tôda, para roubar papel higiênico.
Mais um para a coleção dos Sem Noção.
Isso foi ironia pelo fato de no comentário principal, estar escrito a seguinte frase”…os EUA baixam o porrete neles.” Como se a Colômbia não soubesse se defender sozinha. Agora toda ironia tem de ser finalizada com a palavra ‘ironia’ para que entendam ser uma ?
A Colombia não sabe se defender sozinha.
Precisou de milhões de dólares e muito treinamento e equipmento americano, para fazer as FARC, aquela guerrilha esfarrapada recuar.
Contra a Venezuela, somente com a ajuda americana, seriam capazes de vencer um conflito.
Se você foi irônico e ninguém entendeu ao menos serviu de sparring.
…Essa gente, fala cada coisa….
HAHAHAHAHJAHAHAHAHA
Já liberaram a maconha venezuelana por aqui ?
Poderia botar esses caras para plantar comida…..
Maduro provoca a Colômbia, faz graça na fronteira deles..
Mas aqui ele pensa 2 vezes…
Até parece que o Brasil iria fazer alguma coisa. No máximo Bozo escreveria um Twitter reclamando e é só. Fosse eu na presidência aí sim o Maduro seria deposto, nem que eu levasse um impeachment depois, do jeito que sou “bolo doido” como diz na Bahia.
Bom….
Como sempre você vive em um mundo paralelo e ignora a realidade.
A Venezuela, não vê desta maneira. O Maduro é ditador, mas não é louco.
Tanto que não faz provocações na nossa fronteira e veio procurar o Governo brasileiro para ter diálogo.
É verdade, provocam um país que tem bases dos EUA, mas não provocam o Brasil que está dispensando recruta mais cedo por falta de comida, faz todo sentido amigão!
Depois sou eu que vivo num mundo paralelo.
O que não faz sentido é seu comentário. Além de não poder dar conta do Brasil nós fomos aliados deles durante anos e corremos o risco de sermos aliados de novo se os bandidos vencerem.
Não faria o menor sentido provocar o Brasil, só daria força para o governo.
Eles vivem em outro planeta…
Eles ignoram a realidade mais simples de compreender.
Tu é o bichão mesmo em
E ainda chama o outro de Bozo.
Nunca precisamos de tanto bom senso como agora, um conflito na Venezuela é algo muito perigoso. As questões sobre a Amazônia que surgiram recentemente e ainda pairam são mais que um bom motivo para se jogar água fria num possível conflito vemezuelano, Trump começa a governar de olho nas pesquisas e a demissão de seu acessor para questões externas mostram bem isso. A pauta ambientalista vai pegar na eleição dos EUA e nós vamos ser tema debates.
Exato, poucos aqui se dão conta de que uma guerra na Venezuela pode ser o estopim de uma intervenção lá e que com a narrativa da defesa do m. ambiente se alastre pra cá por osmose.E como já escrevi dias atrás, seria o pior momento de todos para nos envolvermos numa guerra, pois estamos em processo inicial de reequipamento das FAs. Temos que ser espertos e aproveitar que Macron deu com a língua nos dentes e nos antecipar. Nessas horas uma cultura oriental nos faz falta.
A demissão do acessor de Trump aconteceu porque ele não conseguiu comprar a área de defesa da Embraer, o KC390 pode projetar força de ataque aéreo a grandes distâncias, e a escolha acertiva do Gripen deixou os americanos de cabelo em pé, essas bases no Brasil, e na América latina são como cavalos de Tróia, alguém precisa parar esse negócio de querer ceder a base Alcântara pros EUA, o Brasil tem dinheiro suficiente pra tocar o projeto dos foguetes, tem 1,3 bilhões pra comprar votos dos deputados em um único projeto votado na câmara dos deputados, e não tem dinheiro prós projetos dos foguetes?
O que você bebe e fuma?!?!?
Flanker qual é o seu ponto de vista sabichão?
Esse é o meu ponto de vista, posso até estar errado.
O ex ministro da defesa Celso Amorim deu uma declaração hoje para o risco de uma guerra na região da América do Sul.
Me recordo da época que ele ligou pros EUA pra questionar o porquê da ativação da quarta frota, e porque que estavam próximo da costa brasileira no oceano atlântico, todos os grampos divulgados pelo Snowden de espionagem americana ao Brasil, e que culminou urgentemente em todos esses projetos de defesa iniciados por Lula que estamos colhendo os frutos agora, ou você está acreditando no amadorismo de Bolsonaro dizendo que os EUA são amiguinhos do Brasil? E que ele é super fã dos EUA mas não quis ir fazer carreira de politico nos EUA, porque lá politico que rouba vai preso, e aqui politico que rouba vira herói, os americanos tem nojo de quem não é patriota, Bolsonaro e o seu filho estão fazendo de tudo pra vender várias empresas brasileiras pros americanos, veja quanto patriotismo você não acha? Nessa semana os EUA anunciaram que vão dobrar o valor de investimentos pros brasileiros que querem ir morar lá, veja quanta hospitalidade você não acha?
O ex secretario Bolton foi demitido por esse motivo que eu citei acima, e vários outros, você acha que Boeing riquíssima precisa da Embraer?
E também acha que se os americanos não lançarem os seus foguetes base de Alcântara eles vão ficar pobrezinhos? acorda logo enquanto é tempo, porquê eu não acho nada agradável ficar acordando com bombas caindo no seu telhado. Qual continente tem tantas bases estrangeiras em volta dele? As bases estrangeiras servem pra quê? Talvez deva servir pra fazer doações pros pobres carentes, talvez não sejam bases militares, talvez sejam ongs de ajuda humanitária, ong da França, Ongs do Reino Unido, ongs da Russia, há já ia me esquecendo a Russia por sinal trouxe dois aparelhos de caridade TU-160 tupolev pra Venezuela tudo pra fazer caridade, se você desse uma passadinha por lá quem sabe eles não faziam uma caridade em você, ong da China, ong da Alemanha os matadores dos judeus, esses são bem bonzinhos gostam de ir matando as pessoas aos poucos, ongs da Itália, os romanos que mataram Jesus, pensa num pessoal bom pra fazer caridade.
Aí você aparece pra receber eles fazendo sinal de arminha, pra eles verem que você é do país do Bolsonaro que eles vão tem fazer mais carinho ainda, eles morrem de amores por Bolsonaro.
Hahahah
exercícios??
Onde ele consegue a grana?
Eles não disparam um tiro, deve ser tipo uma partida de queimada! Hahahaha
Basta pegar alguns T-72s escoltados pelo ar pelos SU-30 que em poucos dias Maduro estaria passeando em Caracas.
Estaria passeando mesmo, pois o SU 30 nem levantaria voo e o T72 estragaria no caminho. Aí teria que ir andando.
Imaginação está calibradinha hein xing’s !!!hauhauhauhauhau
Eu acho que xings estava querendo dizer, T-72 passeando em Bogotá, não em Caracas.
O cara não tem a menor noção do que fala.
Eu conheço a Colômbia muito bem (17 viagens em um período de 20 anos.
Quando vou a Colômbia, fico de três a quatro semanas por lá.
Tenho amigos na Fôrça Aérea, e alguns conhecido no Exército colombiano.
Venho acompanhando o conflito colombiano com as FARC desde 1998.
Passeando em Caracas. No problem.
Mas alguns T-72 vão afundar na lama.
A topografia na região não é para ficar passeando com blindados.
Acho que já existe ligação pavimentada entre a Capital venezuelana e Bogotá.
Kings,
Você não tem noção do que está falando.
Você sabe qual é a distância entre Caracas e Bogotá? Sabe quantos dias
levaria uma coluna de T-72 saindo de Caracas até Bogotá?
Você já ouviu falar na região Los Llanos, que cobre parte da Venezuela e Colômbia.? Não? Imagina o Pantanal do Mato Grôsso.
As estradas em Colômbia não são como as highways americanas.
A malha rodoviária brasileira da de dez a zero na colombiana.
Esqueça essa fantasia de blindados venezuelanos indo até Bogotá.
Pq quem volta da Colômbia fala “em Colômbia” e não “na Colômbia”?
Gallani
De tanto usar o idioma dêles, a gente acaba confundindo as preposições dêles, com as nossas.
Desdobrar meios blindados exclusivamente por vias? Prato cheio para ações retardadoras e emboscadas.
Aqui tu mostra todo teu “conhecimento ” sobre o tema….vai escrever tuas teses esquerdófilas, russófilas, sinófilas, etc…que é para o que você é pago. Escrever coisas do tipo que você escreveu acima só expõe sua total ignorância sobre o tema….
Ah…e só pra te lembrar, ou te informar: Caracas é na Venezuela…..não seria Bogotá?? Kkkkkkkkkk….hilário!!
Será que Jean Willys, Manuela Dávila, Fernando Haddad e Guilherme Boulos; entrariam nas fileiras e dariam a vida pela república bolivariana da Venezuela?
Pelo que ouvi dizer nos manuais revolucionários, quem não se dispõe a uma luta armada, não pode ser aceito em movimentos de esquerda, correto ?
Lembrando que Che Guevara morreu na Bolívia, lutando pela revolução. Assim como outros mártires comunistas.
Só acho que olhando para o hoje, não se faz mais socialistas como antigamente né?
Mas Aécio Neves, certamente, defenderia a Colômbia.
Bom , usando a mesma régua sua: será que se ocorrer um conflito Colômbia × Venezuela, Kim Kataguri, Major Olímpio, Carluxo Bolsononaro, deputado Franceschini, Joice Hasselman , Janaína Paschoal , dentre outros, dariam a vida para defender a capitalista e democrática Colômbia contra a terrível e bolivariana Venezuela? Não se fazem mais neoliberais como antigamente. Aliás, pera aí: são os mesmos de sempre, que mandam os outros lutarem suas guerras.
Não sabia que existia um manual do guerrilheiro urbano feito por um pensador qualquer de direita que diz que o verdadeira o direitista que não se dispõe a uma luta armada não pode ser aceito na direita. Tu viu isso onde Sequim? Agora, o manual do Carlos Mariguella existe e ele diz exatamente o que o Antunes falou.
Cara, como você é ingênuo e mal-informado. Existe o manual da “Escola das Américas “, que foi um centro de treinamento de torturadores instituído pela CIA a fim de dar um suporte operacional para as ditaduras latino-americanas nos anos 1970. Vá se informar.
Sequin,
A Escola das Américas ensinava como punir terroristas urbanos, e guerrilheiros sanguinários.
Tortura não era o método principal para extrair informações.
Só existia uma ditadura na América Latina: Cuba.
Foram os guerrilheiros graduados por Cuba, é quem forçaram a mão dura dos regimes militares.
Chile e Argentina puniram e estão punindo militares que participaram das ditaduras que houve nesses países, acredite nelas você ou não. Quanto ao Brasil, passa vergonha porque o atual governo sequer aceita falar sobre ditadura.
O minimanual de Carlos Mariguella foi escrito em 1969. Ensinava táticas de guerrilha urbana para combater o regime.
Eu vi essa parte dessa turma lá no quartel do EB.
Sequim
Essa Janaína certamente trabalharia na ‘Seção de Contra-informação e Guerra Psicológica (ou seria Psiquiátrica?) do Exército deles.
Kings,
Qual exército dêles? Dêles quem?
Só existe um exército: o Exército Brasileiro. O exército de tôdos os brasileiros.
Janaína do DOI-CODE ? S-2
Hoje em dia socialista sua Iphone, come no MC Donalds e passa férias nos EUA.
Davi,
Você esqueceu do whiskey.
O máximo que êles lêem, e a orelha da capa de um livro.
Putz. Tem as Malvinas tb..
Será porque está pegando fogo com as queimadas?
Em tempo: Os ‘bombeiros’ israelenses já foram embora.
Esse filme já vimos antes.
Acho seria essa ameaça de Maduro contra a Colômbia com essas pseudos manobras altamente organizadas e extremamente tecnológicas ..
É necessário com urgência o Governo da Colômbia aumentar o contingente militar nas cidades fronteiriças e dar atenção dobrada na proteção de locais vitais visados pelos venezuelanos como supermercado, restaurantes açougues e em especial nas franquias de Fast food dos ataques da turba de magrelos esfomeados a serviço de maduro.
Esse é um belíssimo dum argumento para justificar no Parlamento Colombiano um programa de reequipamento das forças armadas do país.
Só se for financiado pelo narcotráfico, que é a única fonte expressiva de divisas da Colômbia.
Não está confundindo com Venezuela?
Flávio,
O kings tem o circuito cerebral danificado.
Êle confundi tudo.
Mas isso é um sintoma da patologia esquerdopatética que afeta a tôdos êles.
Minha ideia hipótetica de Maduro ficar no poder e a Venezuela e os Venezuelanos melhorarem……Se Venezuela, adotasse o Yuan como moeda, abrisse seu mercados para o mecado internacional, privatizasse a saúde e a previdência, afinal as duas não existem mais, tivesse uma base Chinesa no país, mas como todo país comandado por socialista, os líderes só pensam em si.
Rapaz, pq diabos a China jogaria sua economia em uma vespeiro deste, o buraco é muito grande e apesar de ser um contra-senso, o sinais da economia chinesa não são dos melhores!
Se eu fosse a china e a Venezuela adotasse minha moeda eu declarava GUERRA! Hahahahhahahah
os da Economia Americanas também não e aí? a Venezuela não sabe mais fazer política monetária, o Yuan apesar de seus problemas ia rapidamente acabar com a Inflação, ou poderia adotar o Franco Suíço, a China ia jogar ia se jogar em vespeiro desses pois o governo ia deixar de fanfarronice e ser igual a china um comunismo de mentira, ia ser um país capitalista na prática, e ia ganhar dinheiro explorando petróleo e utilizando mão de obra barata que é mais perto dos EUA e da Europa.
Acredito que com os equipamentos russos, os venezuelanos estejam em vantagem em caso de um conflito contra a Colômbia.
Mais interessante seria estabilizar a situação no lugar de jogar gasolina na fogueira. Uma Venezuela fraca economicamente só nos trás imigrantes ilegais, o fortalecimento de milícias e narcotraficantes. Isso sem falar no risco de uma invasão. Deveríamos ser mais pragmáticos e menos passionais nestas questões e agir de acordo com os interesses brasileiros a longo prazo na A.S.
Não existe essa opção de salvar a Venezuela com o Maduro no poder!
O que eu acho incrível é que, com tudo que vem acontecendo, o governo não dá o mínimo sinal de que irá reequipar as FA’s com algo. Nem entra na pauta do presidente. E olha que é militar. Mas parece que isso só é relevante na hora de ser corporativista e mexer com remuneração/previdência da tropa.
Um simples exercício de pensamento…já pensou se estoura algo entre Venezuela e Colômbia? O que o Brasil faria? Fingiria que nada está acontecendo? Me parece que seria difícil manter uma postura dessas. E então, com um conflito instaurado na região, vejo a oportunidade perfeita que europeus estão esperando para intervir aqui ou, pelo menos, aumentar a presença. Defender o meio ambiente. Defender o povo francês que vive na Guiana. Defender as populações indígenas da Amazônia. Enfim, desculpas não faltariam.
Sim, Felipe. Seria ótimo se o governo tivesse engatilhado logo a compra de 36 e estar negociando logo de uma vez mais 36 novas aeronaves de combate no estado da arte, quem sabe algumas fragatas leves, submarinos, aeronaves táticas de transporte e por que não até novos veículos blindados de transporte sobre rodas e navios multipropósito com capacidade de operação de aeronaves de asas rotativas e desembarque….
Seria maravilhoso se aproveitasse que a paranóia em defesa da Amazônia está em alta para fazer virar realidade todos esses projetos!
Leandro, quando escrevo algo nesse tipo, nem me refiro a esses programas que estão em andamento. Gripen e Prosub, na minha opinião, são os programas mais importantes em andamento nas FAs. O importante é manter o cronograma e os aportes financeiros e, daqui um tempo, começar a levantar os segundos lotes. Mas digo qualquer sinal mesmo, por menor que seja. Que fosse uma necessidade alta do EB, adquirindo algum meio de defesa antiaérea de média altura. Que fosse a definição da classe Tamandaré com assinatura de contrato. Que fossem aquisições via FMs dos EUA…Abrams, helicóptero de ataque, artilharia. Ou mesmo que fossem aquisições dentro dos programas já existentes…mais Astros, mais IA2, mais RBS70 ou iglas. Enfim…não há sinal de nada para FA’s. O que há é um contingenciamento de verbas do MD e negociações para melhorar a carreira dos militares. Nada mais que isso.
E já tá passando aquele período de dizer…”ah, mas são só tantos meses de governo”. Tá começando a virar para “olha, já são 09 meses de governo”. Parece que não há nada em andamento para as FA’s. E o mais frustrante é que esse era um momento mais que oportuno. Não tivemos uma oportunidade dessa nas últimas décadas. Um vizinho problemático, ameaças deliberadas sobre a soberania da Amazônia, um governo com a pauta de “combate a criminalidade e narcotráfico”, etc. Era esse o momento. E, novamente, deixaremos passar, pelo visto.
Pois é, mas os programas mais importantes estão rolando aí mesmo, Felipe. O que eu acho mais crucial mesmo é uma mudança na organização das FFAA Brasileiras, algo bem radical e alguma solução para o problema dos salários e pensões para que as forças tenham dinheiro para suas atividades constitucionais.
Resolvido esse problema, sobraria dinheiro para investir no que fosse. Mas estamos novamente colhendo o fruto de não termos um planejamento de Estado, resultando nos mandos e desmandos do governo anterior que roubou e gastou de maneira irresponsável.
Quando plantamos sementes colhemos os frutos no futuro, sejam eles bons ou ruins. Entendo bastante sua impaciência, mas esse é o Brasil. Isso acontece a gerações por aqui.
Eu lamento muito pelos venezuelanos, povo bom, alegre (creio que agora não), muito simpático. Muito triste o que um seleto grupo de pessoas pode fazer com milhões de. Que Deus esteja com eles
Esse Maduro parece a Dilma falando.
A história é cíclica, olha aí o Maduro tentando dar uma de “Galtieri” ou “Saddan Husseim”.
Será que Ele acredita que a Russia (12.400km de distancia) ou China (15.200km) de distancia) estariam disponíveis para sustentar uma Guerra contra a Colombia??? Será que ele tem ideia do quão difícil seria para os seus grandes aliados manterem uma linha de abastecimento com tamanha distancia?
Tenho dó do povo Venezuelano.
Nossa que perigo! Eles podem se machucar! Melhor chamarem algum adulto para fazerem isso! (Modo irônico).
Ok, mas falando sério agora, não menosprezo o direito de um país de treinar e mostrar sua soberania mas posso questionar os meios que utilizam. Tirando os SU-30 e os S-300, a Venezuela é uma força militar jogada à própria sorte!
Na verdade, o cenário em que era verdadeiro essa realidade acabou com a chegada dos técnicos russos ao país venezuelano. Deixe-me explicar melhor.
Antes da chegada dos técnicos russos ao país, os militares da Venezuela não tinham uma doutrina militar eficaz, ela se baseava na cubana, que diga-se de passagem, não é moldado verdadeiramente a partir de guerras realísticas e sim de métodos arcaicos sem base legítima no mundo moderno. Os equipamentos podiam ser da Rússia, mas a doutrina venezuelana não refletia o caráter essencial do pensamento militar venezuelano no conceito de guerra moderna.
No final de 2014, foi publicado uma antecipação de um documento militar informando sobre a doutrina russa, o General de Exército Valery Gerasimov, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Federação Russa advoga sobre a “neutralização preventiva de ameaças”, representados pelo ânimo intervencionista dos EUA e o documento afirma que a base da resposta é a ‘estratégia da defesa ativa’ que, considerando a natureza defensiva da doutrina militar russa, prevê uma série de medidas para a eliminação antecipada de ameaças à segurança nacional, mais isso claramente depende de equipamentos modernos e atualização dos meios disponíveis, o que dependendo da assistência militar russa à Venezuela, pode estar acontecendo.
Todos esses fatores, somados à ideia de guerra informativa e psicológica, exigem uma consciencialização conceptual e desenvolvimento de uma nova teoria e prática para combater o comportamento agressivo dos países agressores, isso é avaliado e implementado pelos membros do Conselho de Segurança da Rússia. Todos acompanharam os embates da política externa sobre a Amazônia, isso é um nítido exemplo de guerra informativa e psicológica na qual o Brasil representado por seus líderes, transformaram a situação banal ao ponto de atacar a primeira-dama francesa, se tornando tudo uma grande piada, porém isso explica os efeitos e ações das políticas de guerras não-militares. Falando mais no assunto, em guerra psicológica, os russos são bem eficientes nessa área, o que é comprovado historicamente desde o tempo da URSS.
Voltando ao tema de estratégia de defesa ativa, o conceito está ligado ao boxe. “Defesa ativa” é uma expressão utilizada por alguns experientes de desportos de combate para designar uma forma de defesa diferente a uma defesa “clássica” (Por exemplo: bloqueio ou esquiva). Como seu qualificativo indica, ela se demostra por uma atividade dirigida à ofensiva do adversário. Tem por objetivo a utilização da ação do adversário a seu próprio favor, em lugar de satisfazer-se simplesmente de se defender.
Qual é a diferença de uma “defesa clássica”? Sobretudo, trata-se de fazer que a ofensiva do adversário faça o menos de danos possíveis e, de outra parte, de utilizar a atividade do adversário para cumprir um contra ataque eficaz essencialmente um golpe de contra-ataque.
A Defesa Ativa é uma diretriz operacional para a estratégia militar que se
aplica a todos os ramos das forças armadas. Ela declara que o exército se engaja em uma política de defesa estratégica e apenas ataca militarmente uma vez que ela já tenha sido atingida. Contudo, a Defesa Ativa
declara especificamente que esta postura defensiva só é viável se acompanhada de uma postura operacional ofensiva. Além disso, o primeiro ataque que desencadeia uma resposta militar não precisa ser militar:
ações nos planos políticos e estratégicos também podem justificar uma reação, mesmo que o exército defensor dispare o primeiro tiro taticamente.
A China assim como a Rússia, são guiador por essa estratégia militar, incorpora os conceitos através da ciência militar e aplica, isso é muito mais visível no Mar do Sul da China e na Crimeia.
Com relação à Venezuela, a incorporação da doutrina estratégica é o resultado que estamos acompanhando atualmente.
A argumentação é boa, eu só discordo do papel dos cubanos. O trabalho deles é manter os militares venezuelanos sob controle do Maduro, só isso. Para não considerarmos que isso é só reflexo do FlaxFlu ideológico lembro que os militares venezuelanos tem um longo histórico de golpes. O Chavez mesmo começou nisso.
Renato B.
Por isso eu disse: “não é moldado verdadeiramente a partir de guerras realísticas e sim de métodos arcaicos sem base legítima no mundo moderno.”
Os cubanos têm como doutrina central, o pensamento estratégico de guerra civil, por isso a influência cubana nos militares venezuelanos não pode ser descartada. Uma dessas doutrinas é criar discórdia entre os militares para pegarem os traidores, isso é uma doutrina claramente anti-militar e desvirtua o propósito inicial das Forças Armadas.
Em seguida eu disse: “Os equipamentos podiam ser da Rússia, mas a doutrina venezuelana não refletia o caráter essencial do pensamento militar venezuelano no conceito de guerra moderna.”
Os militares venezuelanos sabem que vão ganhar guerras com a doutrina influenciada de Cuba, mas sim em teorias modernas, como exemplificado no meu comentário acima. Há muitas queixas de militares venezuelanos quanto à isso.
Correção: “Os militares venezuelanos sabem que NÃO vão ganhar guerras com a doutrina influenciada de Cuba…”
Ok Matheus, mas para clarear as coisas o que você entende como ganhar a guerra?
Eu realmente duvido que as forças de Maduro consigam deter uma eventual invasão. Já transformar o país numa Síria sul americana pelos próximos anos e ainda garantir um lugar na mesa de negociação para o fim do conflito já é algo bem mais provável.
Subestimam demais o Maduro e os russos, conforme comprovado nos comentários acima.
Que meda !!!
Maduro vai cair de podre pois uma hora o dindin acaba!!!
Não há necessidade de se piorar a situação venezuelana com um banho de sangue e destruição massiva em suas ruas/cidades (além do q os apoiadores de Maduro já fazem com os opositores).
Concordo com você, Colombelli, que ele parece querer provocar a Colômbia à reagir de forma armada. Pode ser que ele faça coisas piores para tentar atiçar a Colômbia, que está quietinha na dela, só observando. Fazendo exatamente o que eles tem que fazer.
Se o Maduro consegue uma reação armada da Colômbia, mesmo que defensiva por natureza, ele pode alardear a narrativa que ele bem quiser para o Mundo. Sabe que vai arrastar os EUA para ajudar à Defender a Colômbia, o que pode até arrastar o Brasil junto, mas já é motivo para ele tentar ajuda direta de Rússia e China, o que eu acho que ele não conseguiria, mas ele na confusão ele pode conseguir mais ajuda, pode conseguir emplacar a ideia de que os males da Venezuela são mesmo causados por agentes externos ao invés da incompetência e ganância de poucos atores internos.
Ele não faz o mesmo com o Brasil porque aqui no Brasil nós não temos bases, nem ações de militares estrangeiros em conjunto com nossas forças dentro do nosso território. Ele simplesmente não tem qualquer desculpa, por mais esfarrapada que fosse, que emplacasse em relação ao Brasil. Talvez, em algum momento de rara lucidez, ele se lembre da Guerra do Paraguai, de quando fomos invadidos, com as calças no tornozelo, e mesmo assim alcançamos a vitória total na qual o Paraguai perdeu parte de seu território e uma parcela significativa de sua força de trabalho.
Mas eu se fosse esse incompetente no MRE, eu tentaria deixar claro à Maduro, que no caso de uma agressão à Colômbia, o Brasil penderia para ajuda à Colômbia. No intuito de ‘cessar as hostilidades’ o mais rápido possível. Deixa ele se sentir acuado e cercado de uma vez para ver se ele acelera a queda dele, já que o povo Venezuelano está sofrendo demais já.
Nessas horas eu agradeço a Deus por Haddad não ter sido eleito!
Hadadd? Meu Deus…
De libanês na Presidência da República já bastou o Michel Temer.
O lugar do Haddad,é junto com os companheiros do Hezbolah lá no Líbano ou Venezuela.
Vai ver é por isso que ele AGRADECEU que Haddad NÃO FOI eleito, né?
ahaahahaha
Com certeza…
O problema se o Andrade tivesse sido eleito é estarmos passando a vergonha internacional de estarmos apoiando a Venezeuela.
Venezuela agindo como Coréia do Norte (sem a bomba)
O número de efetivos empregados não seria muito grande para ser um mero exercício?
Aos amigos que são mais entendidos no assunto uma analise do que pode vir num futuro ,Um calculo errado do lado Venezuelano (principalmente das Farc) poderia se tornar um conflito que não sabemos a onde vai parar a varias possibilidades em ambos os lados (Colômbia,EUA,Brasil,Peru,Guiana, e outros x Venezuela,Russia,China,Cuba,Bolívia,Nicarágua e outros) o mundo esta parecido com a antecedentes da 1 e 2 guerra em varias partes do mundo fora os conflitos civis espalhados no continente africano exemplo camarões, disputas no mar da china e no oriente médio etc.
Depois da presença americana com F-16 e B-52 em uma apresentação na Colômbia, Maduro deveria tomar mais cuidado.
Caro Delfim,
Os F-16 de diferentes bases da guarda aérea nacional dos Estados Unidos vão à Medellín tôdos os anos, para fazerem exercícios de treinamento com a FAC.
Basta os americanos darem suporte aéreo que os colombianos resolvem tudo rapidinho em terra…..bem simples…
Exército de Brancaleone…
As potencias como EU, China, Russia não estão pensando em guerras como a Segunda GG. Com os modernos armamentos de grande poder de destruição e precisão resolvem conflitos com países menores em curto prazo e com logística administrável. A Venezuela mandou tropas desfilarem na parada da Chuna que celebrou o aniversário do PLA. Desfilaram como “aliados” da Chuna. Ou seja: Maduro conta com apoio da China e Russia eis que não tem como sustentar o seu povo, que dirá uma guerra.
Não concordo com intervenção, mas esse palhaço desse maduro já deu no saco, ta na hora daquele povo criar juízo e por alguem legítimo lá, um levante militar para depor a cupula sei lá.
A venefavela é problema que já teria sido resolvido não fosse a covardia e a intromissão de melancias em decisões que só cabem ao escalão político.