Intervenções dos EUA na América Latina
No infográfico acima, as intervenções dos EUA em países da América Latina. As intervenções diretas se caracterizaram por ações militares ou da CIA para mudanças de governo.
Com o agravamento da crise na Venezuela, o mesmo fantasma voltou a rondar a América Latina, o da ameaça de uma intervenção militar dos Estados Unidos.
Já em 2017, o presidente americano, Donald Trump, fez menção a “uma possível opção militar se necessária” no país sul-americano.
Depois que a Venezuela recebeu apoio da Rússia, as menções sobre a opção militar para remover o presidente Nicolás Maduro quase que desapareceram do noticiário, mas a tensão permanece.
Excelente infográfico! Trabalhos assim ajudam muito a ter um panorama geral.
Eu adoraria ver com a análise de intervenções de outras potências também.
Eu acho curioso que a imprensa em geral fale de ameaça de intervenção americana, fantasma da intetvenção americana, etc, enquando há décadas sofremos intervenção justamente dos opositores dos americanos.
Ain, nós somos um fracasso por culpa dos outros! Nós somos muito competentes, honestos, e inteligentes, mas os vilões nos sabotam! Não há desigualdade social no Brasil provocada pelo próprio povo, as elites intelectuais, progressistas e nacionalistas, nem corruptos, nem preferimos beber cachaça no carnaval a prestar um serviço comunitário aos que mais necessitam. Não, não somos egoístas nem relapsos. Não, nossa classe política é honesta! Honesta! O problema são os vilões do Norte, aqueles maus! Buá! Buá! Buá!
Caro Vitor. Não creio que o problema seja os vilões do norte ou os vilões do sul. Tenho a impressão que essa abordagem que você critica e ao mesmo tempo defende (talvez por isso é necessário ser sarcástico) parece ser insuficiente para discutir o Brasil, discutir os EUA e comparar os dois.
Isso é mais uma prova de que o que houve em 1964 foi um golpe, uma quartelada com auxílio estrangeiro e que alguns insistem em chamar de revolução. Tavezl com esse gráfico em inglês, compreendam de uma vez por todas.
Caro Sequim. Acho que nos últimos anos aparecem vários documentos do Departamento de Estado dos EUA e da Casa Branca sobre a conspiração que resultou no golpe de 64. Um bom documentário é “O dia que duro 21 anos”. Por outro lado, é importante discutir sempre esse tema para evitar que versões virem fatos.
Esse documentário é excelente!
Olá Antonio. Um dos melhores. Se tiver oportunidade, há um documentário chamado “Teoria do Choque” que ajuda muito a pensar o que são as revoluções coloridas. Também tem um outro mais antigo sobre educação “Para o dia nascer feliz”.
Amen. God bless America.
Tadeu Mendes, foi difícil para você aprender o português? Digo isso, por que dizem por aí que a nossa língua é uma das mais difíceis do mundo para se aprender. Para um americano falar e escrever em português deve ser um feito e tanto. Congratulations dude! Greetings from Brazil.
Português é difícil? Nada! Facinho! Difícil é achar alguém que usa o português de forma correta, só isso.
Caro Vinícius,
Nasci no Brasil. Já fui universitário, já fui militar (EB ), já fui profissional na área de informática, antes de emigrar para os Estados Unidos há 35 anos atrás.
Vivo a mais tempo nos EUA do que vivi no Brasil.
Não tenho dificuldades com o idioma português, porque falo e escrevo muito bem ( muita leitura e excelente em redações).
Quem me faz passar vergonha é o bendito corretor ortográfico que as vêzes faz modificações que passam despercebidas por mim.
Já ia me esquecendo: o português é bem difícil de aprender, mas quando bem falado, os americanos geralmente adoram a nossa pronúncia.
Certamente você apoia o comunismo e preferia o Brasil nas mãos da união soviética.
Caro colega,a maioria esta por aq por modinha, eles não querem compreender ou não demonstram compreensão por um simples fato….não querem assumir que estão errados. Porq os mesmos que negam hoje são os que pediram diretas já, ou foram caras pintadas,eram contra a dominancia dos EUA a 4 anos atras,como eu disse módinhas, que nem sequer sabem oq tem dentro de quarteis..mas seee o Bidem assumir em janeiro, elee passarão a odiar os EUAde novo! O Brasil é fraco, muito fraco e a elite quer que seja assim….
Victor.
Eu concordo contigo. Porém, tem interferencia sim. É ingenuidade achar que não. A Amética latina é quintal dos Estados Unidos. Porque sempre se comportou como quintal.
O argumento do Victor mais o argumento do Antonio, praticamente descrevem o que sempre foi o Brasil.
Antonio,
Dê um exemplo prático e real do Brasil sendo “quintal” americano.
a população come ketchup, prova irrefutável.
E tem o sonho de levar os filhos para a Disney quando fazem 15 anos.
É o êxtase cultural.
Antônio
Aí sim é um argumento lógico e bem razoável acerca da nossa subserviência aos EUA.
Morte aos EUA porque nossas crianças querem ir na Disney quando fazem 15 anos.
*Esse pessoal já foi mais criativo.
Bosco.
Pelo seu cometário temos a exata noção de como a colonização cultural funcionou.
kkkkkkkkkkkk
E pelos seus comentários temos a noção de como a subversão marxista, descrita por Bezmenov, funcionou.
kkkkkkkkkkk
Quem pode, pode. Quem não pode sacode.
Ou você esperava que os brasileiros levassem seus para visitar as praias em Cuba?
Será que você vai levar seus filhos para visitar o mausoléu do Lênin?
Mas os teus ídolos adoram ir para lá…
A tua candidata a vice Presidente a Manuela D´avila foi fazer o enxoval da filha em Nova Iorque, não foi para Havana.
Só se ela pegou o avião para Cuba e desceu no lugar errado.
Eu levei a minha filha quando ela fez 7…
Os Americanos “amam” o “Brazilian Barbecue”, que eles com dificuldade chamam de “churrasco”. Uma dos mais famosos restaurantes dos EUA são o “Fogo de Chão”, onde eles servem o interessante “rodízio”. Os Americanos comem até doer a barriga.
Esqueceu que elas adoram também futebol, samba e a beleza das mulheres brasileiras.
E também comprar bananas a ‘preço de banana’ para exportar caríssimo para o resto do Mundo.
Os russos comentários McDonald’s desde 1990.
E agora, como fica seu argumento Carlos Campos
meu argumento é de que Rússia é quintal dos EUA.
É um FANFARRÃO!
Nas últimas eleições nos mecanismos de pesquisa na web, na ida do atual presidente mais o principal ministro na sede da CIA, em 64.
Nas forças Armadas onde quase não temos equipamentos russos ou chinês.
Munhoz,
Foi fraco isso, né? Ninguém intelectualmente honesto aceita esses “fatos” como sinônimo de subserviência do Brasil aos EUA.
E eu nem me referi ao atual governo mas sim em toda a história brasileira pós SGM.
De 64 a 85 sob um regime comandado pelo EUA e vc acha pouco??
Ah tá. Talvez o período de 64 a 85 tenha sido o período mais paranoico anti-Americano. Totalmente ao contrário do quer você diz. Só se tinha relações com os EUA por interesse de combaterem a desgraça comunista, que ameaçava todo mundo. Foi nesta época que se fazia defesa de mercado, portos praticamente fechados, esforço para alcançar auto-suficiência, bem como um exacerbado patriotismo, visto que os lideres do país eram “militares”. Ou seja, você fala uma imensa bobagem.
O mundo naquela época era diferente, o golpe de 64 teve orientação dos EUA, como o próprio gráfico diz, e ele durou até 85, onde a principal influência em nosso país era os EUA, as relações econômicas na época eram diferentes, o mundo não era globalizado.
O Brasil graças as pesquisas de Cesar Lattes(descobridor da partícula Méson), estava avançando grandemente na area nuclear, inclusive um reator nuclear 100% nacional estava quase pronto, mas aí veio 64 e “chutaram o traseiro” de Lattes, preferindo um reator da Westinghouse e atrasando de vez o programa nuclear brasileiro.
Vinícius,
Até aonde eu saiba, o César Lates trabalha Bells, desenvolvendo LASER.
No me consta que êle tenha sido físico nuclear.
Esclarêça por favor.
Tem um documentario sobre Lattes que fala sobre isso(não me lembro o nome) de vez em quando passa no canal fechado brasileiro, Curta Brasil.
Munhoz,
Os Estados Unidos hoje, tem influência do que nos anos 60.
Tanto é assim, o idioma estrangeiro mais buscado é o inglês.
Concordo. As políticas econômicas de Delfim Netto eram de dar injeja em qualquer “inimigo do mercado”: protecionismo, privilégios e oportunidades únicas para os amigos, reserva de mercado, tabelamento de preços. A “direita brasileira” da decada de 70-80 era isso. E tem representantes ativos até hoje. Pensamento econômico de direita nesse pais ainda é raro.
Munhoz,
Vai para a Venezuela ou Cuba.
God bless America.
Não sou de um lado nem de outro, só acho que não tem santo nesse bolo !
Kct Munhoz. Dizer que a CIA orquestrou o movimento de 64 é uma coisa. Outra coisa é dizer que foi um regime comandando pelos EUA. Pesquise os atritos e problemas entre os dois períodos e você descobrirá a realidade.
Não confunda influência com comando. Estamos falando do país que na época, de longe é o maior player tecnológico e militar.
“Nas forças Armadas onde quase não temos equipamentos russos ou chinês.”
Cara… Você pode mais!
Imagine você conversando com um garotinho de 8 anos sobre geopolítica e você vai saber como me sinto.
Esse seu argumento superou de longe os mantras mais sem nexo e ingênuos repetidos pelo pessoal do grêmio estudantil Che Guevara a respeito do imperialismo americano e de nossa subserviência a ele.
Amigo pense de um modo um pouco diferente, o ideal é uma autonomia em nossa indústria bélica, como em Israel por exemplo, no entanto se vc não tem essa autonomia, o ideal é vc diversificar um pouco, no nosso caso poderia ter uma defesa antiaérea e mísseis anti navio russos, ao ficarmos somente com equipamento ocidental, se uma frota de navios de um país ocidental vier fazer pressão em nosso litoral os meios que possuímos são conhecidos nos mínimos detalhes, frequência de radar etc por exemplo, ou seja nossas forças armadas servem como uma espécie de reserva da OTAN, mas está na mão da mesma sem uma autonomia ou meios para fazer frente a uma eventual pressão.
Israel não tem autonomia na indústria bélica, mas depende o mínimo possível.
E isto se dá não devido exclusivamente a subsídio do estado.
O nível educacional é dos mais altos do mundo.
O governo investe pesado em pesquisa e desenvolvimento.
As empresas são valorizadas e seu sucesso não é visto como monstro capitalista.
O setor privado faz sua parte uma vez que governo gerencia bem a economia.
E, por fim e não menos importante, Israel é um país pequeno cercado por inimigos já sobrepujados, todos juntos, mais de uma vez. Nem preciso dizer o perigo que isto representa.
Curioso esse seu nome…
Argumento fraco.
você está tentando terceirizar a culpa, é isso mesmo?
Tanto um lado como o outro fazem tipos variados de intervenção, não tem santo nesse bolo.
O que ocorre é que no atual momento com a internet a situação está um pouco mais sofisticada, aí é que devemos manter uma certa autonomia, na China e na Rússia por exemplo a internet já está blindada, ou seja o governo tem varios sistemas de bloqueio que não deixam entrar robots nas mídias sociais, Youtube etc
Todos os países que não tem isso fatalmente serão manipulados.
Não que a Rússia ou a China sejam democráticos, pelo contrário eles usam essa blindagem exatamente para manter um poder autoritário.
No entanto os dois lados tentam nos manipular, e ocorre o mesmo em outras zonas de interesse, sem essa blindagem qualquer país está vulnerável.
E é provável que a maioria das potências adotem sistemas semelhantes!
Não vemos o autor preocupado com o fantasma de Maduro.
A intervenção americana significaria a libertação do povo venezuelano.
Acredito que quem escreveu apoia uma intervenção europeia na Amazônia.
Os esquerdistas são caras de pau.
Há 100 anos o comunismo tenta tomar o poder na América latrina.
E vc nem tem vergonha de fazer um papel desses, rapaz.
A vocação expansionista estadunidense na América Latina tem raízes na Doutrina Monroe…Desde o final do século 19 os eua usam de força militar para impor alianças comerciais, ver o exemplo do Japão na era Meiji…O Brasil assim como alguns outros na época da guerra fria queriam a liberdade de ser independente das duas potências e esse bloco era chamado de terceiro mundo…
O anticomunismo foi muitas vezes usado como pretexto para reforçar a dominação estadunidense, não havendo uma preocupação com os valores e ideais de liberdade americanos e fundamentais do capitalismo original…Esse intervencionismo tira a liberdade dos países e reforça o poder econômico estadunidense…Hoje não produzem nada… Entram em outros países pra roubar, matar e destruir…Fazem embargo comercial em países que não aceita entregar suas riquezas…
Nenhuma potência tem legitimidade para minar a independência política, econômica e social de uma nação…A posição política é irrelevante…Não devemos apoiar nenhum país que assim o faça…Os estadunidenses são intervencionistas exploratórios escravistas…São os donos dos engenhos e nossa nação a senzala…Os eua são hoje o maior inimigo do Brasil…Exploram o nosso povo e saqueiam nossas riquezas…
Ai coitado… O pobre inocente indefeso. A verdade é que vivemos em uma comunidade. Uma comunidade em conflito. Esta estória de não querer se alinhar com um ou outro, ficar sobre o muro, só existe no mundo das fantasias filosóficas bem intencionadas. Ou você vai para um lado ou outro. Além do mais, a vida é assim, há quem lidera e quem segue a liderança. Como o Brasileiro infelizmente sempre foi muito incompetente, tem que seguir o líder. Tem que comer muito feijão ainda para querer liderar. No mais, estas estórias de sabotagem e assassinatos são teorias da conspiração, como a ideia da Terra Plana ou NIBIRU, uma vez que tais coisas, se aconteceram, aconteceram “dentro do Brasil”, mas “nunca” nada foi efetivamente provado. Nem indícios, só especulações. Se não se pode provar nada, ou não existiu ou o Brasileiro é muito incompetente para descobrir a verdade. E também muito incompetente para fazer a própria segurança, vivendo em uma mundo de fantasias politicamente corretas. Neste caso merece ser capacho mesmo, dos EUA, dos Russos, ou dos Chineses. Ou de qualquer outro. E assim, agindo assim, nunca, nunca exercerão o hipotético “potencial Brasileiro”. A terra, os recursos minerais, a talvez o trabalhador Brasileiro sejam muito bons, mas a política Brasileira é uma calamidade. Então, caia na real.
O que acho interessante neste pais é como tem “brasileiros” que se auto desvalorizam…não resta duvidas de que existem em nosso pais pessoas de péssima índole, mal educadas e calhordas, mas nossa nação também é constituída de muitas pessoas com vergonha na cara, trabalhadoras, honestas, educadas e hospitaleiras como em qualquer outra sociedade…
causa vergonha porque isso não representa o nosso povo…não se iludam em achar que estadunidenses, ingleses, etc, são justos e bonzinhos, pois tem tantos maus caráteres lá como aqui…a diferença é que lá ao invés de ficarem julgando seu próprio povo cada um tenta fazer a sua parte como cidadão…não podemos generalizar e sim culpar e condenar quem de fato está errado…
valorizem seu povo, sua nação, identidade, cultura, costumes e tradições, pois se não serão todos tão calhordas quanto os políticos lesa pátria que desgraçam este pais…tem brazileiros mal caráter?..tem, lógico…mas não dá para generalizar…pessoal gosta de exaltar o que vem de fora e não se auto valoriza…por isso nunca deixamos de ser uma colônia de exploração!..Lá fora também tem corrupção, crime, tráfico de drogas, e também outras coisas terríveis e ninguém divulga…nunca fala nada.…
claro que sabemos que temos um grande problema a ser resolvido porém quando alguns dos nossos principais governantes se corrompem sempre há uma “força” gananciosa e ainda mais corruptora agindo nos bastidores que sobrepõe os interesses do povo…a verdade é que países como os eua sabem bem disfarçar seu “jeitinho estadunidense” e quando corrompem pelo menos fazem em favor de toda nação ao contrário dos brazileiros que se “legislam” em causa própria...
Off Topic, mas vale a pena! Melhor vídeo para celebrar a Independência do Brasil!
https://www.youtube.com/watch?v=GFHBNI7oKX4
Como pode ser tão capacho?
Charuto cubano mofado detectado…
seu comentário, devia englobar, URSS/Rússia, UK, França, Alemanha, Japão, e agora a China.
God bless America.
Só em agosto Trump ameaçou 3x “recebeu apoio da Rússia”.
“quase que desapareceram do noticiário”
Só ler e assistir mais.
Pois é, a melhor parte do texto foi essa do tal “apoio” e o “medinho” do tio Trump(sabem de nada “inocentes”).hauhauhauhauhau
“aim, americano malvado, imperialista”
Ainda bem que temos países na América Latina que fizeram a escolha certa, Cuba e Venezuela, e trilham caminho de sucesso, prosperidade, desenvolvimento e liberdade (sqn).
rs
Caro Gabriel. O fato dos norteamericanos serem malvados ou bonzinhos não muda nem explica o número de intervenções diretas e indiretas na América Latina. É importante notar que outros países que sofreram intervenções dos EUA também têm grandes problemas de pobreza e estagnação, como Porto-Rico, Guatemala, Nicarágua… e os grande países latino-americanos também estão em crise (Argentina, Brasil, México…) mesmo com histórias bem distintas. Acho que as coisas são mais complexas do que ter ou não o apoio dos EUA. Aliás, parece que isso não faz diferença.
Os Estados Unidos levantaram a Europa no pós-guerra, levantaram o Japão no pós-guerra, e levantaram a Corea do Sul no pós-guerra.
Os EUA ajudaram a Rússia durante a Segunda Grande Guerra Mundial e também ajudou a China no mesmo período.
os Estados Unidos são tão máus , que êles ajudaram o Brasil à que viesse se tornar outra latrina cubana.
Ter apoio é uma coisa, ser capacho é outra. Se você quer ser submisso a alguém, isso é problema seu.
Ou é robô ou é jumento.
“aim, americano malvado, imperialista”
Quem nasce para ficar no quintal, não chega nunca à sala de estar.
De ninguém.
Sanções, sanções, sanções… a arma mais eficiente de se frear o desenvolvimento de um país! Cuba está cinquenta anos atrasada por causa de sua “incompetência” em formar engenheiros decentes, ou por conta de uma “dito” embargo de ‘meio século’?
Cuba não tem analfabetismo, população sem médicos, moradores de rua, menores infratores e muitas outras mazelas das sociedades ditas ‘ocidentais’.
Eles são felizes do jeito deles e não será um brasileiro e um argentino com países cheios de miséria que poderão criticá-la.
Mas então por que eles enfrentam tubarões para ir para os EUA? Você quer determinar artificialmente o que é melhor para o povo e quer qualifica-lo de feliz de forma autoritária sem saber a opinião dos próprios. Lá é um latifúndio de um dono só (Castro), autoritário e que se acha deus e o único capaz de saber o que o povo quer e precisa e você acha bonito todo mundo morar na senzala e não chegar nunca a sala de visitas da elite bilionária, e vem falar de subserviência do Brasil aos EUA.
Tem gente que quer enriquecer sem se preocupar com os outros,
Deve ter gente assim também em Cuba.
Poucos, mas devem existir.
O problema nosso é que muitos brasileiros, talvez uma quantidade maior que as populações de Cuba e Venezuela juntas, querem sair do País para poderem sobreviver.
Humm….eita discurso mofado…..tanto quanto as ideologias que você adora! E você, divide tudo o que ganha? Te preocupa com os miseráveis brasileiros?
São tão felizes que curtem pegar uma câmara de pneu e contar com a sorte para chegar à Flórida. Também tem a sorte de não terem diabetes, afinal de contas vivem sob dieta hipocalórica (não opcional) desde o nascimento.
Ih rapaz!
Foi há mais de 20 anos.
O que se sabe é que muitos já estão voltando para a ilha.
Sem contar milhares de americanos que vão para lá usar os serviços públicos porque não têm dinheiro para se tratarem em casa.
Sinal dos tempos
Kings,
Você tem que parar de usar drogas.
Meu Jesus!! Isso só pode ser doença…..mesmo sendo cínico, nesse nível, é doentio…..
AK fazendo o que faz melhor: endeusando da miséria.
Quem endeusa os ‘geradores de pobres’ são vcs.
‘Novos pobres na Argentina csomam 2,65 milhões em um ano’
28/05/2019
https://oglobo.globo.com/mundo/novos-pobres-na-argentina-somam-265-milhoes-em-um-ano-23692284
Verdade, Kings. Tanto que a mídia corporativa argentina, que adota o comportamento de biruta de aeroporto, pois se vira sempre para onde o vento está soprando, já começou a fazer uma “mea culpa” cínica e oportunista por ter apoiado a loucura neoliberal de Macri. Já dão como certa a vitória da chapa da Cristina Kirchner em outubro. É o início do fim de um governo que só produziu miséria na Argentina. Patético ver o Macri fazer promessas que na boca da esquerda são tachadas de “populistas” para tentar reverter o quadro eleitoral.
Mas ele vive muito bem no RJ.
Kings,
Você é cego ou máu caráter?
As duas coisas, com ênfase na segunda….
Mas não tem comida na mesa…
Os que chegam em Miami exaustos, são os pobres coitados que vão tomar um banho de mar em Havana e a correnteza os arrasta até os EUA.
Chegam exaustos de tanto tentarem em vão nadar contra a correnteza para voltar para Cuba.
Atualize-se:
‘Thousands of Cuban exiles are exploring an unusual option: Returning to Cuba to live’
https://www.miamiherald.com/news/local/community/miami-dade/article204732234.html
Kkkkkkkk….boa, Rodrigo!!
Só falta você dizer que o ditador, ladrão, assassino e genocida Fidel Castro está no céu…
Muito bem. Agora só falta fazer um gráfico sobre as graves ameaças que os EUA sofreram ao longo de sua história que levou a estas intervenções. Porque eu imagino que eles fizeram estas intervenções não por esporte. Nem simplesmente porque não gostavam de fulano, ciclano ou beltrano. Tenha certeza que tudo o que foi feito foi feito por motivos no mínimo razoáveis ou extremamente necessários, como por exemplo, quando há chacinas tirânicas, ou ameaças ao sistema de liberdade civil e econômica tipicamente ocidental. De interesse da maior potência econômica do mundo. Ao redor do mundo os EUA sempre foram ameaçados, e sempre foram justificadas suas intervenções. Precisa ainda, para não parecer injusto, um gráfico das intervenções Russas, não na América Latina, pois é longe ( mas também poderia ser) mas no leste Europeu e Asiático. E comparar quem mais matou e quais países mais se desenvolveram em termos de qualidade de vida, se os que os Americanos intervieram, ou se que os Russos intervieram. Para parecer que não há uma parcialidade deste website. E se alguns disserem que os EUA apoiou ditaduras na América latina, eu aposto que todas juntas não mataram a metade do que matou a ditadura comunista de Cuba. Só de Cuba. Por fim, há uma certa leviandade em acreditar que os EUA não intervem na Venezuela por “medo” da Russia. A verdade é que a Rússia nunca foi impedimento para os EUA intervirem quando quiseram, onde realmente quiseram. Aliás, se os EUA resolverem intervir na Venezuela, a Russia vai fazer o que? Jogar uma bomba atômica nos EUA? Deslocar tropas para salvar a pátria bolivariana? Piedade! Não interveio ainda certamente porque não há condição política na Venezuela (uma uma numerosa horda de comedores de mortadela bolivarianos que ficam o dia inteiro fungando o nariz) além de ter coisas mais importantes para investir o dinheiro. O fato é que Venezuela não significa nada para os EUA, de tal forma que se um dia houver intervenção será para salvar os famintos da tirania do motorista de ônibus, e restabelecer uma real democracia. Não há nada mais que interesse aos EUA na Venezuela. Ouro? O ouro Venezuelano “já” é explorado por empresas canadenses… Petróleo? Os EUA se tornaram auto suficientes energeticamente sob Trump, além do que, eles não precisam tomar nada, quando podem comprar com Dólar, que eles simplesmente emitem. Então, bem, não há nada que interesse. Matéria extremamente parcial, considerando que este website vive uma guerra ideológica entre os comentaristas. Talvez os editores estejam querendo ver o circo pegar fogo…
Troco pelo gráfico das ações soviéticas.
Então perdoe-me, eu não vi… deve ter sido a um bom tempo atrás… Mas, de qualquer maneira… foi feito o comentário…
Só sofre ameaça porque se mete nos outros países.
Quando parar de fazer isso, poderá viver em paz.
A invasão à Baía dos Porcos, em Cuba, em 1961, tentativa realizada por dissidentes e refugiados cubanos residentes nos EUA, mas que foram treinados e apoiados pela CIA, para derrubar Fidel, não consta no infográfico como “indireta”, em Cuba.
Bem observado Flanker
Dá quase para dizer que aquilo foi uma intervenção direta, já que todo o armamento foi fornecido pela CIA.
A invasão não deu certo, foi um fracasso.
Galante,
Há 3 anos estive em Cuba. Peguei um ônibus e fui visitar Baía dos Porcos, num ponto chamado hoje Giron.
O local é o mais estupido possível para planejar um desembarque.
Trata-se de uma zona de áreas alagadas com uma vegetação arbustiva muito densa.
Para sair da praia somente por duas longas e estreitas estradas construídas sobre aterro.
Bastou Fidel botar um ferrolho e a invasão automaticamente perdeu seu ímpeto.
O local do desembarque foi mudado um pouco antes da invasão, o local inicial de desembarque foi escolhido por militares e planejadores da CIA, na cidade de Trinidad, no sul de Cuba — um local com muitas vantagens. Por um lado, estava ao lado das montanhas Escambray, onde rebeldes anticomunistas já estavam no terreno lutando contra o regime de Fidel Castro. O local original também tinha docas, que eram cruciais para permitir que navios obsoletos da Brigada descarregassem gasolina, óleo, material de comunicação e outros suprimentos vitais. Outro benefício importante de Trinidad era a presença de um campo de pouso para aviões da Brigada. Tinha uma cabeça de praia defensável e algumas estradas que levavam à cidade de Havana. A população local, com cerca de 26.000 habitantes, estava insatisfeita com o regime e esperava-se que se juntasse e ajudasse a Brigada. Havia também mercearias com comida e hospitais com equipes médicas para os feridos.
Em vez disso, os conselheiros do CRE no governo dos EUA decidiram mudar o local de desembarque para as aldeias pantanosas e escassamente habitadas de Praia Girón e Praia Larga na Baía dos Porcos — pontos de desembarque sem infraestrutura real, sem docas, sem forças anticomunistas locais para ajudar, e inúmeras outras desvantagens. Para piorar a situação, os recifes traiçoeiros na Baía dos Porcos tornaram o desembarque ainda mais difícil. E, finalmente, não havia boas opções de batida em retirada e nenhuma boa maneira de avançar. Em resumo, foi talvez o pior local imaginável para desembarcar. Aliás, mudar o desembarque de Trinidad para a Baía dos Porcos é amplamente visto como uma das principais razões para a derrota da Brigada.
Essa realidade demonstra o jogo de traição dos Estados Unidos, muito similar a guerra do Vietnã, os americanos não perderem a guerra do Vietnã, simplesmente a abandonaram, e deixaram seus aliados do Vietnã do sul a sua própria sorte, não por decisão da Casa Branca, mas do Congresso americano, facilitando a vitória do comunismo naquela região do Vietnã.
E ainda há quem confia profundamente nos estadunidenses.
Perfeito Matheus,
Giron até hoje é um pequeno povoado de não mais do que 50 casas.
Na década de 80 foi instalado um resort frequentado por russos, hoje decadente.
Ah, entendi…então o estudo é só sobre aquelas intervenções que deram certo? Eu sei que foi um fiasco, mas pensei que englobava todas as ações….Obrigado, Galante!
Você já se perguntou porque mataram o Kennedy?
Não foi por causa da Marilyn Monroe?
Olá Sequim, excelente hipótese. Acho que poderíamos considerar também uma conspiração liderada por Aristóteles Onassis, que visava tornar Jackline uma viúva, por quem Onasss era apaixonado há anos.
Como pode ter gente que defende os interesses dos americano mesmo não ter nascido lá e nunca ter colocado os pés lá também? O negócio dos americanos é guerra, quando não tem uma eles criam, não adianta discutir soberania do Brasil, quando se tem um povo tão bobo, achando que os americanos são nossos “amigos” , “aliado”,sempre caindo na lábia de que os russos , chinese são maus, ( acuse os outros do que você é) eu também era esse pateta de que os Estados Unidos eram perfeito, mas depois do Wikileaks,passei a ver o outro lado da moeda , muitas sabotagem , espionagem e boicote, e não , não é teoria da conspiração, “amigos” hoje inimigos amanhã.
Ah sim, claro !!! A KGB russa nunca fez sabotagem, espionagem e boicotes !!!
E o Partido Comunista Chinês é o paraíso na Terra !!!
Pôxa Claudio… Não força a biela…
Países não possuem amigos e sim, interesses em comum. E isso vale para qualquer um…..para os EUA, como você fala e para China, Rússia, França, Alemanha, etc….
Sem dúvida ninguém aqui acha que países são amigos uns dos outros. Todo mundo sabe esse mantra de que países visam interesses.
Só o Brasil mostrou ser um país amiguinho de vários. Na época do PT o Brasil era amigo de um monte de países e não visava interesse algum, inclusive doando fortunas, refinarias e até sendo amigo dos americanos comprando refinaria enferrujada 10 x mais cara.
Ele só não era amigo do povo que morava nele.
A discussão aqui é mais embaixo. Não é questão de saber se os EUA é ou não nosso amigo e todo mundo sabe que não é . E sim saber se somos subservientes a eles ou não.
Ou para não desviarmos o foco do post, se a ingerência americana no Brasil em 64 foi determinante para a derrubado do governo e a instalação do Regime Militar. Essas são as questões discutidas.
Concordo contigo, Bosco! Eu argumentei sobre o comentário do Claudio, feito mais acima.
Subserviência é um termo forte……fomos subservientes quando houve o caso da refinaria citada por você é em outros durante os anos de governo petista….já agora, no governo Bolsonaro, anunciar apoio à mudança da capital israelense e concordar com tudo que o governo dos EUA faz, também é sinal de subserviência……
Claro que os acordos, alianças, reconhecimentos e apoios dados pelos governos petistas à outros países foram de uma insensatez enorme e com interesses mais que escusos. Só não tenho aceitado muito a concordância incondicional do governo brasileiro à todo e qualquer posicionamento e ação dos EUA.
Flanker,
Não considero que o apoio de Bolsonaro à mudança da capital de Israel esteja atrelado a alguma subserviência do Brasil aos EUA. Acho sim que é intenção do presidente por uma série de motivos.
Em relação à “concordância incondicional do governo brasileiro à todo e qualquer posicionamento e ação dos EUA” eu considero que é devido à figura do Trump especificamente e não à potência “EUA”. Em o Trump sendo substituído por um esquerdista do Partido Democrata essa concordância automática cessa.
Os dois casos que podem nos levam a crer que exista essa concordância automática (caso Venezuela e caso “mudança da capital israelense”) sabemos ser indissociáveis da vontade do Bolsonaro e não fica evidente ser uma decisão de cabresto. Pelo menos eu não vejo assim.
Valeu!
O apoio do Brasil à mudança da capital de Israel foi mais uma loucura desse governo insano. Tanto assim que quando ficou claro que tal apoio poderia comprometer as exportações de frango do Brasil para o Oriente Médio, o covardão que hoje ocupa a presidência da República voltou atrás com o rabo entre as pernas.
Eu incluiria a intervenção em 2016 no Brasil via lava jato e outros think tanks patrocinados por eles.
Humm…..entendi! Ah claro…Moro é agente da CIA, né? Lula, seu partido e sua quadrilha, além de todos os outros políticos, de quase todos os partidos, são inocentes…uns anjinhos…..não roubaram nada….e os bilhões que estão voltando agora para os cofres públicos saiu do nada….materializou-se milagrosamente…..
Ora cidadão, tome um rumo na vida!!!!
Calma Flanker!
O Glenn está destrinchando esse assunto.
Cada semana sai uma coisa nova.
Aguarde os próximos muitos episódios, visto que ele diz que a Vaza Jato está apenas no início.
Vaza-jato = pastel de vento.
Xupah Pantsir kkkkkk
O que o COAF está destrinchando bem é o quanto passou de dinheiro naa conta do marido do Verdevaldo.
Mas a imprensa só fala do Flávio Bolsonaro.
Calma, Rodrigo, eles viram essa história dos vazamentos como uma tábua de salvação…só que essa tábua não vai flutuar muito tempo mais……e eles estão percebendo….e estão ficando apavorados….llkklkkkkk
Cara, você viu que a rejeição ao senhor que hoje ocupa a presidência já está batendo em 40%? Ou você acha que as pesquisas de popularidade são uma trama comunista?
Pelas pesquisas o Haddad seria presidente da república.
Cara quem falou em partido político, Lula, moro é CIA foi você mas que a colaboração do DoJ dos EUA com o MPF de Curitiba já foi confirmada até mesmo pelo dallagnol isso foi, os EUA, desde a espionagem da cúpula do poder pela nsa divulgada pelo Snowden, vem sim trabalhando para desestabilizar o Brasil.
E agora só um adendo: você falou de milhões retornando ao país mas pesquise dos bilhões de prejuízo que a lava jato deu ao país por não ter condenado somente os corruptos mas ter quebrado as empresas mais importantes que tínhamos no país, empreiteiras que dominavam tecnologias em todas as áreas da engenharia e eram referências mundial!
Rafael.
E hoje, no novo capítulo da Vaza Jato, cujo o tema é ‘Vazamentos seletivos da Lava Jato’, encontramos a seguinte pérola do bem-aventurado de Curitiba, o anjo das bochechas coradas: “A questão jurídica é filigrana dentro do contexto maior, que é político”
Ah…..mais teoria da conspiração……como é fácil terceirizar nossa corrupção, incapacidade e desonestidade……
Tenho consciência de nossas deficiências e vícios mas percebo que nossa geringonça de construção civil expandindo pelo conesul e África representava incômodo para concorrentes estrangeiros; assim como nosso plano de auto-suficiência em energia (petróleo, biodiesel e etanol) também incomodava.
Após a Lava-jato (iniciada com uma parceria ilegal entre MPF e Dep. de Justiça dos EUA), rapidamente, tudo resolvido. Não acha intrigante o encadeamento dos fatos?
Rafaelsrs.
E ainda podemos incluir as tentativas de incriminar líderes de esquerda da Argentina, Equador, Peru e etc., utilizando o aparato policiai/judicial para isso.
Acharam que tinham descoberto a pólvora sem fazer barulho, mas esqueceram de perceber que isso não deu certo em lugar nenhum do Mundo.
Precisou de um jornalista americano para esclarecer isso aqui no Brasil.
É possível que seja verdade. Bolso não tinha a menor chance de ser eleito, seu partido era pequeno e ele não tinha capital político para vencer. Muitos youtubers ficaram ricos na campanha… Pouco custa a CIA imprimir 50 milhões de dólares sem lastro e comprar uma eleição latino americana. O resultado vemos hoje: estagnação econômica e mediocridade.
Muitos comentários lúcidos aqui sendo negativados pelos lambe botas de americanos.
Claro que a América Latina tem muita culpa de sua atual mediocridade, mas os “irmãos” do norte nunca moveram um dedo pra ajudar.
Se você acredita que EUA, Rússia ou China querem o nosso bem, ou você sofreu alguma lavagem cerebral ou só é desonesto mesmo.
A maioria aqui se descreve como “patriota”, mas não perdem a oportunidade de lamber as botas dos EUA ou Russia, por isso o país continua a mesma bosta. Os políticos são reflexo da própria população, ou a quem discorde que a população brasileira é muito mal educada e quase (sempre) manipulada!?
Preconceito com o Paraguai, só por que estamos perdendo empresas para eles?
Matheus,
O PT nos anos que estiveram no poder sem dúvida nenhum não foram lambe botas dos americanos mas em compensação lamberam o saco de um monte de estrangeiros, inclusive com doações de refinarias, “empréstimos” para os “amigos”, etc.
Ah! Mas esqueci que vocês só se importam e acham que estamos sendo lacaios quando o negócio é com os EUA. Você, com sua mente mais abrilhantada, poderia nos dar um exemplo prático e real do Brasil sendo submisso aos americanos.
Antecipadamente, agradeço.
Bosco : Boeing engolindo embraer.
Nosso presidente prestando continência a bandeira americana.
Passe livre pra americano entrar no Brasil sem visto.
Filho de presidente usando bonezinho de candidato a eleição nos EUA ( ???)
Quer que eu coloque mais ? Ainda acha que BR não é submisso aos EUA ?
Zygmunt,
Ainda tô esperando um exemplo de submissão aos ianques, onde claramente nossa soberania tenha sido aviltada em favor de alguma causa americana.
Zygmunt,
Na sua lista você deveria ter incluindo a compra da refinaria de Pasadena.
Zygmunt,
Você cita seus belos exemplos de submissão do Bolsonaro aos EUA, como por exemplo, ele bater continência à bandeira americana, mas com certeza considera o Brasil importar médicos de Cuba a peso de ouro uma atitude soberana do Brasil.
Também doar 20 bilhões de dólares aos amigos comunistas é um ato de soberania petista, né.
O que te causa horror é a continência do Bolsonaro.
Quanto à sua implicância com o “passe livre” o Brasil o concede a mais de 100 países. Então, pela sua ótica, somo submissos a todo mundo.
Quanto à Boeing/Embraer, essa eu passo. Prefiro nem comentar sob pena de ser grosseiro.
Bosco, usando teu gancho do Mais Médicos, durante o tempo que durou esse programa, descontando os 30% dos salários que ficavam aqui, para os médicos, que de fato eram quem trabalhavam, foram enviadas para Cuba a bagatela de 2,8 bilhões de reais!!! Ou seja, financiamos o governo decrépito e mofado, de uma ideologia assassina e retrógrada, de forma legalizada e sob as bênçãos, e conivência, do governo brasileiro…..isso, os doentes que defendem essa escória, nâo comentam!!!
Bom, pelo menos a Boeing pagou, né? Já o porto de Mariel e o metrô de Caracas…
Engraçado como voce ignorou as partes onde eu explicitamente mencionei Russia e China.
Mas vai lá Boscão, continua lambendo as botas dos seus mestres, confie no seu potencial cara.
Matheus,
Vocês colocam a Rússia e a China como cortina de fumaça, para posarem de isentões. O que lhes incomodam de fato, que lhes afeta a autoestima e põe pra fora o complexo de inferioridade é só a relação com os americanos.
Quanto a países não serem amigos e sim terem interesses, resta claro isso. Ninguém quer que país algum seja amigo do Brasil. Basta cumprir contratos e nos tratar com reciprocidade.
E o Brasil igualmente não é amigo de ninguém (salvo na época que o Brasil doava dinheiro e importava “médicos” a peso de ouro) .
Bosco,.
Eu acho interessante ver quantidade petralhas vivendo aqui nos EUA.
Dá pra entender?
Os EUA ajudaram o Brasil a não virar Cuba. Quer melhor ajuda que essa?
Por que um outro país precisa mover um dedo para nos ajudar ?
No atual cenário brasileiro onde uma direita conservadora conquistou o governo pela via democrática e tenta sobreviver a 40 anos de gramscismo onde o marxismo cultural nos foi imposto goela abaixo e a tática de subversão comunista foi colocada em prática de forma a detonar nossa cultura e nossa moral com objetivos pouco republicanos e com resultados que todos sabemos quais foram, esse tipo de artigo que o Galante coloca é absolutamente impróprio.
Sem mais!
*Interessante que a intervenção americana para tirar um ditador é considerado um absurdo mas a intervenção russa para manter um é altamente louvável.
Ou seja, o problema não é a intervenção em si e sim quem intervém e onde intervém.
**E os americanos foram responsáveis pelo Regime Militar em 64 no Brasil mas a Revolução Cubana foi um ato legítimo de cubanos sem a mínima interferência da China ou da URSS. Ah, tá!!!!
Não colocarei o contexto “Galante” em questão mas assino em baixo do teu comentário e incluo que o sistema que mais matou na história, mais que o nazismo, foi o comunismo, essa sanha esquerdolenta é totalmente parcial e se as intervenções tem por objetivo extirpar essa doença então é muito provável que elas estejam salvando vidas!
Caro Bosco. Acho que fazer um juízo moral das intervenções dos EUA na América Latina leva o debate para um beco sem saída. A pergunta mais importante seria sobre as consequências econômicas e sociais dos países que sofreram essas intervenções. Elas atenderam os interesses das populações locais, não mudaram nada, ou elevaram a qualidade de vida desses países para níveis elevados? Tenho a impressão que o debate deveria ir nessa direção. Talvez seja necessário pensarmos em Cuba hoje mas também em Porto Rico, Guatemala, Haiti, Bolívia, Honduras… todos sofreram intervenções mas fizeram escolhas históricas diferentes. O que aconteceu com cada um?
Saldo até agora Brasil escapou de ser miserável, Cuba tinha um padrão de vida parecido com os países desenvolvidos e hj é miserável, intervenção para tirar os revolucionários não funcional e situação da população sabemos como é, Chile tá para entrar no Hall dos desenvolvidos, Guatemala ainda é atrasada, intervenção não funcionou, Panamá é praticamente de primeiro mundo, qualidade de vida perto de Portugal por exemplo. Haiti já era uma porcaria desde que os franceses saíram de lá, não houve uma grande intervenção somente americana lá,EUA apoiou a ditadura lá para eles não se alinharem aos soviéticos, Bolívia não conheço a história, Honduras não conheço a história, Porto Rico é um lugar razoável, passando por problemas mas o futuro é bem promissor, não é uma narcorepública nem narco ditadura.
Esta dicotômica ideológica entre direita e esquerda é ultrapassada desde já a muito tempo mas infelizmente muitos ainda acreditam nessa farsa ideológica que não funciona no mundo contemporâneo…só serve para políticos inescrupulosos ascenderem através de quem acredita em conto de fadas…
como Confúcio nos ensinou temos sempre que buscar o caminho do meio, do equilíbrio, pois nada que é extremo é bom…temos que parar de discutir se o melhor governo é o de direita ou de esquerda e procurar nos concentrarmos em pessoas que realmente queiram nos servir, independente de ideologias políticas...espero que um dia o povo pense por si para além das amarras ao raciocínio imposto pela ideologia…
40 anos? Então os militares eram bem incompetentes no seu combate ao comunismo. Ou então era pano de fundo para se manterem no poder, afinal foram os militares que derrubaram a monarquia no Brasil.
Defensor,
Sim! Mais de 40 anos! Bem nas barbas dos militares estava sendo urdido o plano comunista. Um indivíduo pode apresentar estar com plena saúde e na verdade ser portador de um câncer terminal.
na parte que militares foram incompetentes é vdd.
“intervenção americana para tirar um ditador é considerado um absurdo mas a intervenção russa para manter um é altamente louvável”
Bosco para Presidente já !!!
Deus me livre, Bosco iria pôr Olavo de Carvalho como ministro da educação, já imaginou as escolas ensinando que a terra é plana, que Pepsi é adoçada com resto de abortos, e que microondas é uma arma emboioladora? “Mestres do capitalismo” do Nando Moura no telecurso?
E você como palpiteiro a respeito da governança do Brasil não serve. Seu país é o Rio Grande do Sul.
Não manjo de instituições parasitas do Estado, minha área é a privada onde me dei muito bem.
Dá pra perceber que sua área é mesmo a privada.
Diz isso para o meu Mercedes C300…
Kkkkkkkk…..você é o tipico pelado que ganhou uma graninha e não perde uma oportunidade de querer aparecer…..C300 é táxi na Alemanha….rico de verdade não fica falando o que tem….não precisa querer ostentar!
O duro é que ele raramente aperta a descarga rs
Não, Bosco!! Não me diz isso…esse tal de Defensor é gaúcho?? Não pode ser! Meu estado ja produziu umas tranqueiras, mas como esse aí? Duvido!!
Off topic, mas em tempo!
https://www.youtube.com/watch?v=GFHBNI7oKX4
Marxismo cultural é um das teorias mais curiosas que eu já vi, sobretudo quando se aplica num país onde a maioria absoluta das pessoas não tem a mínima ideia de quem foi Marx, e o melhor é que se pode testar: se eu parar 10 pessoas na rua aleatoriamente e pedir uma explicação sobre o conceito de mais-valia, quantas conseguirão me responder corretamente?
Sobre a intervenção americana pra tirar um ditador ser um absurdo, talvez seja por conta de alguns precedentes como Iraque e Líbia, palcos da “redemocratização” estadunidense onde esses países foram quase varridos do mapa e jogados ao poder paralelo ao custo de milhares de mortos fazendo a qualidade de vida da população já afetada regredir consideravelmente.
Por fim, não é comum ver pessoas dizendo que a revolução cubana foi um ato legítimo, apenas não há tanto espanto quanto ao tema por ser um caso onde um governo não democrático e ditador sofre um golpe dando lugar a outro governo não democrático e ditador, enquanto que no Brasil um governo democraticamente eleito é derrubado por militares dando início a um período de 21 anos de obscurantismo, não havendo, portanto, paralelo entre os dois casos.
BJJ,
Mesmo você não parece saber o que é “marxismo cultural”. Isso não tem nada a ver com a teoria marxista, O Capital, o Manifesto Comunista, a “mais valia” ou coisa que o valha.
Marxismo Cultural é um termo cunhando por cientistas políticos conservadores para definir uma “suposta” tática de infiltração no seio da sociedade ocidental que teria sido advogada e colocada em curso pelos pensadores da Escola de Frankfurt com a intenção de minar a Civilização Ocidental com o objetivo de substitui-la por uma sociedade igualitária e justa. Só nisso ela se aproxima de Marx, daí pegaram o nome emprestado.
As expressões mais evidentes do “Marxismo Cultural” na Civilização Ocidental é o “politicamente correto” e o feminismo.
Olavo subscreve como possível, mas não pode provar, que foi Theodor Adorno quem escreveu as ‘músicas’ dos Beatles…
No que tange à destruição dos fundamentos da cultura tradicional, como se explica a batelada de pensadores que, muito antes da Escola de Frankfurt, identificava tal destruição progressiva nas artes, nas ciências, na ética, na moral, digamos, pelo menos desde o Renascimento? O fenômeno destrutivo apontado é real, mas será mesmo que é originado na ação sistemática e voluntária da Escola de Frankfurt ou é de origem menos autoral, mais de época, mais difusa e cheia de fatalidade?…
Alex,
Seria assim se as causas ditas “progressistas” não tivessem sido abarcadas em bloco pela esquerda marxista.
Fosse uma evolução cultural natural isso não aconteceria e sim caminharia ao longo do tempo de maneira esparsa.
Destruir a cultura burguesa sempre foi um desejo dos esquerdistas, sói disant progressistas, porque a consideram um entrave aos seus intentos iluminados de dar à luz o novo (uma fatalidade, segundo a metafisica do materialismo histórico). Desde Nietzsche, o irracionalismo vem fazendo gato-e-sapato do pensamento tradicional ocidental. A Grécia e Roma clássicas também experimentaram um longo período de degenerescência cultural – compare-se um Heráclito e um Platão a algum sofista como Górgias. Por aqui o velho Anatol Rosenfeld lutou sozinho, praticamente na miséria por recusar entrar no clubinho dos iluminados esquerdistas, tentando encontrar um viés positivo no irracionalismo e na obra do quase brasileiro Thomas Mann. Mas pra mim é decisivo que Olavo repute tamanho poder destrutivo à um bando de desterrados (pessimistas de idéias mas otimistas na prática), que a vida toda diziam que tudo estava se perdendo sob uma heteronomia e estupidez acachapantes, fazendo violência interpretativa por reducionismo contra homens tão diferentes quanto Adorno e Marcuse, Habermas e Honeth…
Uma pena que Olavo teime nessa senda, muito se assemelhando ao pathos da cisma esquerdista, queimando tanto respeito que ele conquistou em outros assuntos – um mal que sempre atinge os mais geniais e independentes outsiders.
Caro Bosco,
Dá para incluir a ideologia do gênero nessa miscelânea de patologias mentais?
Olá Colegas. Os EUA e Brasil têm muitos paralelos, mas também muitas diferenças. Ambos surgem da colonização europeia predadora, contudo a independência de cada país teve uma história diferente. A independência dos EUA é consequência de sua revolução burguesa contra a metrópole que deu origem a uma república moderna. Já o Brasil, recebeu se tornou a sede da metrópole com a vinda da família real fugindo de Napoleão, que é a raiz do Império do Brasil independente. A economia brasileira cresce baseada nas fazendas escravocratas, assim como o sul dos EUA. O norte dos EUA inicia um processo de industrialização que resulta em uma guerra civil entre os dois modelos de país, com a vitória do norte industrializado. No Brasil o processo de industrialização é sufocado pela aristocracia agrária baseada na economia escravocrata. A revolução industrial nos EUA permitiu o sucesso de Rockfeller e Carnegie por exemplo, mas a economia escravocrata brasileira levou ao fracasso de Mauá. A proclamação da república no Brasil é um golpe de estado para preservar os privilégios da aristocracia ao invés de nascer de uma revolução burguesa. A depressão de 29 fez o governos dos EUA adotar políticas keynesianas e no Brasil à revolução burguesa (sempre adiada). Os dois países têm um crescimento industrial durante a II Guerra e ao longo do período do pós-guerra. Nos anos 60, ocorre um embate impasse social nos dois países. Nos EUA, a luta pelos direitos civis consegue avançar enfraquecendo a direita, mas no Brasil é ocorre um golpe de estado apoiado pela direita que endurece o Estado. Os dois países chegam ao fim do século XX como potencias industriais e agrícolas, mas com o PIB dos EUA aproximadamente 10 vezes o brasileiro. No início do século XXI, a agenda mundial se volta para os problemas ambientais e de exclusão social, mas também ocorre um novo ciclo de concentração de renda… então, uma nova crise econômica ocorre em 2008. Dai para frente ainda é cedo para entender o que aconteceu no mundo…. resumindo. Os dois países são parecidos, têm um enorme território, uma enorme população mestiça, um passado escravocrata, uma enorme influência de imigrantes europeus; contudo os EUA tiveram sua origem em uma revolução burguesa que levou à uma república e a orgiem do Brasil é um acomodamento da elite que levou o país a um império. Nos EUA, a revolução industrial levou o modelo escravocrata à crise, no Brasil o modelo escravocrata retardou a revolução industrial. A destruição do parque industrial na Europa durante a II Guerra consolidou a liderança econômica dos EUA e também permitiu a industrialização do Brasil. Os EUA não são bandidos nem mocinhos. O Brasil também não. Contudo, exitem bandidos e mocinhos em ambos países.
Ótima contribuição, Camargoer! excelente paralelo entre os dois países. Um abraço.
Olá Galante. Obrigado. Sinto-me lisonjeado e feliz por contribuir com a trilogia, pelo que nutro grande carinho.
Obrigado pelos comentários lúcidos, Carmargoer. A de se parabenizar os Estados Unidos pela força e determinação que possuem. Não costumo gostar das intervenções feitas pelos EUA que agem como polícia do mundo, mas pelo outro lado eu entendo o que fazem, querem se manter sempre na liderança, um passo a frente dos outros. Isso é uma coisa que falta ao Brasil, fome de poder, de crescer, de realmente acordar e se tornar um país grande.
Olá Kommander. Uma das coisas boas aqui na Trilogia é a impossibilidade de conseguir uma unanimidade. Sempre haverá uma informação nova, uma correção necessária, uma fonte adicional. Quando comparo a trajetória dos dois países ao longo desses 200 anos, fico com alguma dificuldade de dizer que “eles” são melhores ou estão com a razão. Darcy Ribeiro, e acho que Jessé de Souza também, defendem a ideia que a elite brasileira foi mais competente que a norteamericana em garantir seus privilégios.
Ótimo texto Camargoer. Quando o posicionamento é pertinente, tem que elogiar!
a orgiem do Brasil é um acomodamento da elite que levou o país a um império” discordo dessa parte, a Elite não era Acomodada, mas parte se sentia ameaçada com a industrialização do país, a família imperial apoiava essa industrialização, mas um ponto em que os danos de terra sentiam raiva da família imperial, a gota d’água foi libertação dos escravos. uma parte da Elite sim atrasou o país, mas não o surgimento do Império em si não tem nada a ver com um acomodamento de toda ela.
Uma ótima demonstração de lucidez, fundamentada em conhecimento histórico (e nao em “estória” baseada em achismos que só reforçam aquilo que é conveniente!) que está presente em grande autores (como Caio Prado Junior, Gilberto Freire, Boris Fausto, Jessé de Souza, Darcy Ribeiro, etc). Um excelente exercício de história comparada! Parabéns, colega! Acredito que vc daria um ótimo cientista social! Dá gosto ler seus comentários!!
Olá Luciano. Estamos aprendendo juntos. Você é uma referência para mim de ética e bom humor. Obrigado amigo.
Colonização dos EUA é bem diferente da nossa.
Os britânicos fizeram muita coisa naquele país antes de serem expulsos, somente viajar e conhecer o que foi as “Treze Colônias”.
Bem diferente da família Orleans e Bragança que nunca pensaram em desenvolver esse país.
Binho, os ingleses, holandeses, portugueses e espanhóis colonizar diversos lugares, mas poucos saíram do subdesenvolvimento. Não há diferença na colonização do norte dos EUA daquela feita pelos holandeses no norte do Brasil ou nas regiões das minas gerais.
Mas é claro que há diferença na colonização do norte dos EUA daquela feita dos holandeses no norte do Brasil.
A região mais próspera do Brasil no século XVII foi a do nordeste sob os holandeses, que haviam trazido consigo mesmos, comerciantes e banqueiros judeus. Porém, quando começaram a perseguir católicos como não é demonstrado nos livros, começou o processo para retomar essas terras invadidas. A consequência disso foi que os holandeses se mudaram para uma cidade chamada Nova Amsterdã, atual Nova Iorque, fundando o primeiro sistema bancário de Nova Iorque. O primeiro cemitério e sinagoga de Nova Iorque trazem nomes portugueses, de sua origem no Brasil.
Qual foi a consequência?
O Nordeste depois da expulsão dos holandeses, se tornou o exemplo mais nítido da decadência do Brasil, enquanto que Nova Iorque com sua fundação sob os holandeses, se tornou o exemplo de potência econômica absoluta. O que o Brasil rejeitou, os EUA aceitaram e ganharam.
Perfeito seu comentário, Matheus Santiago.
Os governos dos EUA sempre incentivaram uma grande imigração de europeus, principalmente do Norte.
Os EUA e Canadá são uma extensão do Norte da Europa nas Américas, aonde herdaram muita coisa como estaleiros, fabricas de armas, fazendas produtivas, industrias e por ai vai.
Esse inventivo era tão grande, que George Washington perdoou os 30 mil germânicos (maioria Hessenos) que lutavam pelo Rei George na guerra da independência, aonde esses mesmo mercenários germânicos foram depois a base do exercito americano.
Aqui no Brasil, Pedro I expulsou todos mercenários após a “revolta dos mercenários” quando maioria se rebelou por não receber soldos.
A primeira sinagoga de Nova York foi sefardita. O primeiro seminário judeu foi fundado pelo rabino Mendes.
Colonização do Brasil teve 2 momentos.
1º parte de exploração do NE e Norte, aonde somente vinham soldados, aventureiros, e os chamados “Os degredados”, trouxeram milhares de escravos.
2º Parte de povoamento, após descoberta do ouro em Minas e Goias, aonde cidades inteiras de Portugal ficaram vazias.
E esse imigração forte até anos 70
Caro Camargoer,
Excelente comentário e aula de história.
Imparcial e apolítica.
Parabéns.
Obrigado Tadeu. Tentei evitar partidarizar a discussão, mas são argumentos fundamentalmente políticos.
Camargoer
Excelente comentario!
Belissimo texto, imparcial, esclarecedor e baseado em fatos historicos.
E o melhor… sem levar o tema para o “achismo” ou besteirol ideologico igual certos “comentaristas ispecialistas” da direita/esquerda daqui fazem.
Coloquem ae em 1964 URSS, pois o livro “O RETRATO” de Osvaldo Peralva que foi treinar lá com os comunistas, deixa bem claro que o governo soviético junto ao partido comunista estavam financiando a luta armada aqui dentro, isso tbm é INTERFERÊNCIA externa.
Pessoal, uma boa pedida , em filme, pra se ver esta influencia na AL por parte do tio Sam é o filme “Feito na América” baseado em fatos reais e estrelado por nada menos que Tom Cruise.
Tomcat
Excelente sugestao.
Ja assisti, é um otimo filme.
Ola Tomcat. São dois filmes complementares. 1. Feito na América, e 2. O mensageiro.
Devemos levantar nossas mãos para o céu agradecendo por todos estas décadas longe da influência e domínio comunista/socialista.
Imaginem hoje sermos semelhante a Cuba, Venezuela, Angola, Coreia do Norte, Vietnã.
Os Estados Unidos e o capitalismo são longe de ser um sistema perfeito, mas como é bom ter liberdade religiosa, poder ouvir a música que você quer, comprar o carro da marca que você quer, ter várias as opções de escolas para os seus filhos, investir o dinheiro do seu trabalho onde você bem entender.
Como é maravilhoso ser LIVRE!
Antunes,
Amém.
Quem não gosta dêsses previlégios, são pessoas mentalente insanas.
O Comunismo e o Socialismo são duas facêtas de uma patologia sociológica.
Tadeu,
Todo mundo, sem exceção, gosta desses privilégios, só que os comunistas não gostam que sejam estendido a todos.
As potências defendem seus interesses, errados somos nós ao sermos displicentes para com a nossa segurança nacional e nossos interesses. ( Isso vale para todos os países latino americanos).
Concordo. Enquanto não cuidarmos de nossos interesses nacionais, seremos sempre joguetes nas mãos alheias.
Seria interessante ver um grafico das intervenções sovieticas e suas consequencias atuais…Afinal, usamericano malvados sairam…ja os comunas ficaram.
A turma da foice e do martelo aqui do Brasil acredita cegamente que a União soviética foi referência em paz, liberdade, defesa da minorias, igualdade e ações humanitárias.
Desconhecem totalmente os quase 15 milhões de mortes pela máquina comunista. Vai entender né ?
Antunes,
15 milhões? Só isso? Você deve saber que só na Ucrânia, Stalin matou 10 milhões de homens, mulheres e crianças por inanição.
Será que você estava querendo dizer 150 milhões?
O Comunismo exterminou aproximadamente, entre 180 e 200 milhões de sêres humanos.
Como eu mencionei aqui, o Comunismo e o Socialismo são patologias mentais.
Caro Colombelli. Acho que o problema é bem mais complicado do que imaginar a AL como um cubão ou venefavela. A AL é uma grande favela, onde a maioria das pessoal são doentes, mal-instruídas e praticamente sem perspectiva na vida. Acho que a maior parte da população latinoamericana não sentiria qualquer diferença entre uma favela em Caracas, Recife, Buenos Aires, Santiago ou mesmo Michigan. Nos últimos anos, ficou muito difícil eu concordar que nos livramos de um fracasso social e institucional para conquistarmos uma sociedade justa e solidária.
“Guerra é o maneira de Deus ensinar geografia aos americanos.”
“Capitalismo é como a tua esposa dizendo que te odeia. Comunismo é como uma prostituta dizendo que te ama”. Victor Moraes
Olá Victor. Fico curioso sobre essa fixação sexual para metáforas políticas. Geralmente são de mal gosto e quase sempre inadequada.
Ain monge Camargo! O pior que fixação sexual é a negação sexual, como se não fosse brasileiro…
Caro Victor. Acho que o destino no “pós-morte” vai depender muito do que cada um fez…. alguns “homens-santos” escolhidos por Deus irão se sentar á sua direita; outros terão um dos destinos descritos por Dante; alguns irão reencarnar; outros se tornarão estrelinhas; outros se transformarão em purpurina. Provavelmente, serei lentamente esquecido. Só serei lembrado em duas datas, aniversariamente: quando fizer anos que nasci, quando fizer anos que morri. Mais nada.
Eu prefiro mil vezes uma pessoa escrachada, que fala de sexo e bebe arrotando e come cuspindo do que um sujeito pedante, que tem como principal esporte corrigir o comportamento das outras pessoas como se fosse o senhor da razão politicamente correta. Não se preocupe, pessoas bem intencionadas assim como você também vão para o inferno.
Caro Victor. Acho que o destino no “pós-morte” vai depender muito do que cada um fez…. alguns “homens-santos” escolhidos por Deus irão se sentar á sua direita; outros terão um dos destinos descritos por Dante; alguns irão reencarnar; outros se tornarão estrelinhas; outros se transformarão em purpurina. Provavelmente, serei lentamente esquecido. Só serei lembrado em duas datas, aniversariamente: quando fizer anos que nasci, quando fizer anos que morri. Mais nada.
“O Comunismo nunca deu certo porque Satanás ficou com inveja de Marx” Victor Moraes
“As pessoas que muito se esforçam em parecer sábias, não fazem esforço algum em parecer chatas”. Victor Moraes
Olá Victor. Alguns indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que aqueles que são bem preparados. Essa superioridade ilusória é chamada de “efeito Dunning-Kruger”. Fico intrigado que ignorar esse comportamento é um modo de reforça-lo.
“Eu tenho certeza que todos aqueles que querem mudar o mundo vivem numa merd@” Victor Moraes
“A grande frustração do politicamente correto é não conseguir dar um destino não danoso para as próprias fezes” Victor Moraes
Antes das datas mencionadas no gráfico, ainda teve a Guerra Mexicano-Americana, entre 1846 e 1848, onde os mexicanos perderam boa parte do seu território, sem contar a colonização americana do Texas, que se separou do Estado mexicano para posteriormente se unir aos EUA. A Amérlca Latina, por seu histórico de miscigenação racial, cultura latino-ibérica e catolicismo, longe de todo aquele ideário WASP, nunca foi respeitada pela América Anglo-Saxônica.
Se o Brasil ainda fosse um Império, talvez (e um talvez bem grande) pudéssemos bater o pé para os EUA de vez em quando.
a gente batia o pé para o UK, até passamos um tempo sem relações diplomáticas, a Rainha vitória pediu desculpa ao Brazil, então acredito que estaríamos melhor e no máximo teríamos um país de segunda categoria e não de 5°
“Bosco
Antonio,
Dê um exemplo prático e real do Brasil sendo “quintal” americano.”
.
Aqui seu exemplo.
https://www.youtube.com/watch?v=zOe0RmLB6bw
Nem precisamos dizer mais nada.
Dá até sono, Olavo e seus seguidores, a máquina de divisão mais poderosa que o Brasil já viu, uma verdadeira seita que chegou ao poder, representam o mais baixo nível da política brasileira, não cansam de passar vergonha com suas teorias da conspiração que são uma por uma desmascaradas, mas sempre aparecem com uma nova.
Carcara,
A maior proeza do diabo é fazer acreditar que ele não existe.
Fique com sua leitura da realidade e eu com a minha.
Políticas e leis idênticas sendo implantadas simultaneamente em todo o mundo ocidental e todas com viés anti cultura ocidental e o Carcara acha que é tudo fruto da geração espontânea e que não há um movimento organizado por traz.
A agenda globalista LGBT, abortista, feminista, a favor das drogas, anti cristã, anti família tradicional, o movimento para aceitar a invasão do Islã no Ocidente, o desarmamento, a vitimização dos criminosos, a agenda ambiental, o socialismo, o discurso politicamente correto… Tudo é fruto da geração espontânea nos diversos e mais distantes países, como num passe de mágicas todo mundo em todo lugar resolveu pensar igual e criar as mesmas leis mesmo ninguém tendo sido eleito para tal.
Quem iria ser eleito se tivesse como plataforma o aborto universal? Ninguém tem coragem de dizer isso numa campanha eleitoral mas pasmem, como por magia há diversos países no mundo que legalizaram o aborto universal.
Mas é tudo fruto da imaginação do OC e dos bolsominios e o Lula e seus “colegas” foram apenas e tão somente políticos convencionais que não queriam implantar nenhuma agenda globalista de cunho socialista progressista. É tudo paranoia.
Caro Bosco. A população mundial é cerca de 7 bilhões de pessoas, das quais 2,2 bilhões são cristãs (parte católica, parte protestante e outra parte ortodoxa), 1,6 bilhão muçulmanos (xiita, sunitas..), 1 bilhão de ateus, 1 bilhão de hindus… o mundo é mais diverso do que a cultura judaico-cristâ. Alguns ideias são universais, como educação igual para meninos e meninas, que parece tão óbvio mas que ainda precisa de programas internacionais para ser amplamente implantado. A campanha mundial de vacinação contra a varíola erradicou a doença, mas só porque todas as regiões atendidas. O verme da guiné é outra que será erradicada em breve. São exemplos de políticas globais essenciais (menos para quem acredita que vacinas são uma conspiração)
“o mundo é mais diverso do que a cultura judaico-cristã.”
Mas você conhece algum outro local onde a cultura e religiões originais estejam sendo diretamente atacadas por um processo claramente orquestrado, como no Ocidente?
Será que está havendo um movimento anti islâmico no Islã? Ou quem sabe um movimento anti hindu na Índia?
Não né? E por que não?
Porque os “socialistas” basicamente consideram a família patriarcal aos moldes cristãos como a fonte primal da opressão no Ocidente e é na família que a luta de classes se inicia.
Tal pensamento revolucionário não abarcou o mundo todo mas unicamente o Mundo Ocidental e só nele haveria de prosperar tendo em vista uma série de fatores.
Nunca houve interesse de Marx e de todos que vieram depois dele (e nem os que vieram antes, desde a Revolução Francesa) em libertar os povos islâmicos ou os miseráveis hindus da opressão mas tão somente os oprimidos pela exploração burguesa capitalista ocidental.
Ola Bosco. Eu discordo da premissa que existam culturas e religiões originais qualquer lugar do mundo. Todas são influenciadas ao longo do tempo. É um equívoco histórico defender a existência de religiões, culturas ou raça s puras ou originais.
Camargoer,
Eu sou ateu mas nem por isso eu acho que o mundo deva ser um lugar sem ordem e sem preceitos civilizacionais mínimos. A promiscuidade pretendida pelo “progressismo” da esquerda é claramente danosa a uma sociedade ordeira e que tenha como objetivo a elevação do ser humano.
A esquerda na tentativa de fazer um mundo melhor, perfeito, sem opressores, meteu os pés pelas mãos com sua engenharia social idealizada por meia dúzia de “intelectuais” e imposta a todo o povo.
É essencialmente má e autodestrutiva por levar invariavelmente ao autoritarismo, à intolerância , ao fanatismo e à quebra do Estado.
Não defendo a sacralidade de religião alguma mas nem por isso sou a favor da bestialização humana proposta pela esquerda.
Acho que homem é homem, mulher é mulher, não devemos cagar na rua , devemos amar, obedecer e respeitar os país, drogas são ruim e devem ser combatidas de todas as formas, as pessoas devem se manter as mais puras possíveis e não violarem seu corpo, as crianças são puras e devem permanecer intocadas, não devemos roubar, não devemos matar, etc.
Esses são alguns preceitos básicos que a esquerda simplesmente os abomina e eu abomino a esquerda, todos os seus defensores e os acho todos ou tolos ou criminosos.
Olá Bosco. Fico feliz pelo retorno do “astronauta”. Acho que de modo simplificado, podemos pensar em uma centro-direita e uma centro-esquerda democráticas, cuja defesa da democracia (e portanto dos direitos humanos) é um valor comum. Elas se diferenciam sobre a prioridade do orçamento, das políticas de distribuição de renda, do papel regulatório do Estado, etc. Elas são fundamentalmente diferentes e usam a arena democrática para ganhar o direito de implementar suas políticas. Já a extrema-esquerda e a extrema-direito são fundamentalmente totalitárias, mas possuem propostas bem diferentes para os seus estados totalitários (o que define claramente quem são os grupos sociais que serão privilegiados e quais os excluídos). Mas o que torna realmente diferente o um regime ser de centro-democrático daquele de totalitário-extremista é capacidade de tolerar a diversidade.
Camargoer,
Só pra deixar claro esse dislike no seu comentário endereçado a minha pessoa não foi meu. O like foi meu.
O ateísmo pode ser interpretado como perversão moral consequência da engenharia social comunista. Ou existe um conjunto de fatores se modificando no mundo e transformações comuns que levam sociedades diferentes a desejarem coisas parecidas. Ou, é tudo um plano maléfico…
Triste ver esse discurso conspiratório consegue cooptar pessoas inteligentes, que podiam perfeitamente defender uma visão de mundo que procura conservar seus valores, sem necessariamente ver a posição oposta como inimiga, ou uma grande orquestração comunista…
Olá Carcará. Há registros de pensadores ateus desde a Grécia antiga. “O Capital” foi publicado em 1867. Valores cristãos têm no máximo 2 mil anos. Ser ateu é uma decisão pessoal que está presente há mais de 40 mil gerações.
Concordo, mas eu não estou discutindo o fato, ou a realidade, mas a interpretação que um grupo grande de pessoas tem do mundo atualmente.
Nem vou entrar no mérito dos valores cristãos surgindo a 2000 anos, porque pra mim é um equivoco.
Bosco,
Estamos sendo destruídos essa legião de demònios que você citou.
Brevemente o mundo vai tomar um susto. Aguarde.
Não sou religioso.
A esquerda se viu por décadas com o monopólio do discurso porque abafou todas as vozes contrárias e aí plantou a ideia que não havia mais esquerda nem direita ou o antagonismo capitalismo / comunismo e que o pensamento humano havia encontrado um equilíbrio e que o comunismo a la soviético havia sido morto e enterrado.
De repente um “deputadozinho” do baixo clero resolveu peitar a mainstream e o establishment e agora o chamam de louco e colocam nele a culpa pelo país estar dividido. E ele em sendo vítima das mais diversas teorias conspiratórias que são invariavelmente desmascaradas é que leva a culpa.
A esquerda está desesperada e não sabe onde errou. Acreditava já estar tudo dominado, com todo o Estado aparelhado e de repente aparece uma voz dissonante que consegue unir milhões de brasileiros.
Só por ter sozinho mostrado o que há por traz do pano do discurso politicamente correto dessa esquerda criminosa ele já é um fenômeno muito maior que o nine fingers sequer poderia imaginar ser um dia.
E hoje o discurso da esquerda já não cola mais. Se antes era dominante e os que duvidavam não ousavam ser contra por medo de serem rotulados, hoje esse discurso é completamente inócuo e chega a dar asco ouvi-lo. As máscaras caíram de forma permanente.
no final eu acho que essas intervenções foram mais benignas do que malignas, vendo como era, como seria, e como ficou, parece ser bom.
Ola Carlos. Acho bastante difícil defender que as intervenções trouxeram algum benefício para as populações locais. Nenhum lugar que sofreu intervenção experimentou algum progresso social ou econômico. Eu tenho a impressão que as intervenções atrasaram ou prejudicaram o processo de consolidação democrática. Democracias são feita por gerações vivendo em um regime estável com planos de longo prazo. As intervenções fizeram o processo de construção democrática retornar ao início. Nenhum país que sofreu intervenção nos últimos 50 anos mostra índices melhores do que os que não sofreram.
Me diz aí como o Panamá sofreu e retrocedeu? se pedi um exemplo, me dê outro se quiser.
Olá Carlos. Fiz uma pesquisa bem superficial mas que pode nos ajudar a pensar. O ístmio do Panamá era território colombiano. Quando a empresa francesa faliu, os EUA decidiram terminar a obra. Como o parlamento colombiano não sancionou o acordo, os EUA apoiaram uma revolução que levou à formação do Panamá em 1904. em prejuízo da população colombiana que perdeu a renda do uso do Canal. Hoje a Colombia é considerada parcialmente livre pela FreedonHouse (65 pontos) e o Panamá livre (85 pontos). A Colombia tem um IDH 0,747 (proximo ao Peru) e o Panamá um IDH 0,789 (próximo à Turquia). A Colombia apresenta um taxa de 35 assassinatos por 100 mil habitantes (similar à Venezuela) e o Panamá tem uma taxa de 11,3 similar á Nicarágua. Comimbia tem uma taxa de alfabetização de 93% e o Panamá 91%. A taxa de mortalidade infantil na Colombia é 21 por 1000 nasciemntos e do Panama 11,3. Indice GINI calculado pelo Banco Mundial na Colombia é 56 e no Panama 52. Os dados sugerem que a população da Colombia perdeu uma fonte de recursos importantes para o ben estar da população mas que também não foi usada para o bem estar da população do Panamá (nem vou entrar na discussão sobre o Panamá ser um paraíso fiscal para lavagem de dinheiro do tráfico e das máfias)
Esqueceu de mostrar que no Panamá os salários são um pouco melhor, e os 15 mil de per capta, queria que vc me mostrasse onde e como a situação país se deteriorou, e vc não fez. em poucos anos o Panamá atingirá os 20 mil per capta e gerá um país de alta renda. índice de Gini não é nada, eu acho irrelevante, anos atrás o Afeganistão tinha um grau melhor que a Alemanha, mas o nível de vida de Alemão não é pior que um Afegão
Parabéns, Galante! Excelente material! Lucidez, dados históricos VERDADEIROS e didática ajudam muito nos debates aqui!
O mais curioso é a turma da lacração que queria a intervenção na Amazônia dar pitaco criticando as intervenções americanas. rssssss
Nada como um dia após o outro.
Curioso era ver a direita acusar a França de colonialismo, quando a mesma direita dizia que colonialismo era invenção da esquerda para destilar o ódio contra o Ocidente kkkkkkk deveriam casar cada direitista com um esquerdista, pois combinam na hipocrisia.
Desde a era Vargas que os eua vem interferindo sistematicamente no Brasil sabotando nossos esforços de crescimento e consolidação de nossa soberania e impedindo que possamos explorar e desenvolver nosso grande potencial…a Austrália faz enriquecimento de urânio a laser mas o braziu não pode…e a imprensa do “ocidente” só mostra nossas favelas, falam dos índios, da Amazônia, etc…os eua, canadá e a austrália maltratam muito mais os nativos dos seus países mas com o braziu novamente é diferente…os estadunidenses não assinaram o protocolo de Kyoto…são um dos maiores emissores de CO2, poluem nosso ambiente e o fardo da responsabilidade ambiental é transferido para nós…somos chacota da imprensa mundial que adora mostrar nossas favelas mas sabotam nossos projetos tecnológicos…os índios foram massacrados porque não tinham tecnologia militar…Tecnologia militar é essencial…
Esse povo deve achar que se tornarmos a ser colônia européia vão virar cidadãos europeus. Inocentes…
Isso é só um contorcionismo retórico que vcs entreguistas eleitores do australopitecus usam para se camuflarem de nacionalistas de ocasião. Quando na verdade são adeptos do papel de Brasil-lacaio dos yankes. Eu não vi em nenhum momento a tal turma da “lacração”,como vcs minions denominam os seus rivais ideologicos, de clamar por intervenção de ninguem aqui. O que vcs adeptos desse vendilhão da pátria que aí está no cargo de presidente querem é que se fechem os olhos para os atos criminosos apoiados por ele. Tipo; querem que bandidos pistoleiros. fazendeiros, garimpeiros, madereiros, caçadores ilegais saiam por ai destruindo tudo e não sejam repreendidos. Não foi a tal turma da lacração que soltaram fogos para a entrega de Alcantara e a não necessidade de visto para a entrada de turista americano fazer turismo sexual aqui. Menos sujeito. Menos
MGTOW,
Deixe de ser “NoFap” porque a gala tá entrando na corrente sanguínea e literalmente comendo seus neurônios.
Graças a Deus os EUA interfiram e/ou interviram nêsses países; inclusive, e especialmente no Brasil, durante a infiltração comunista /guerra fria dos anos, 60, 70 e 80.
Feliz 7 Sete de Setembro.
O Comunismo e o Socialismo jamais dominarão o Brasil. Independência ou morte.
Realmente, a intervenção no Brasil trouxe um ótimo resultado. Com o regime que se instalou a dívida externa explodiu, a renda dos trabalhadores foi achatada enquanto que os ganhos empresariais cresceram absurdamente resultando num aumento considerável da desigualdade e ainda entregaram o país com uma inflação de mais de 200% que só foi controlada depois do Plano Real. Coloca na conta também o aumento da violência nas grandes cidades, a corrupção varrida para debaixo do tapete através da censura da mídia além de todo o ataque às liberdades individuais.
BJJ,
Pra você ver como o comunismo é ruim. Apesar de tudo isso que você disse, graças a Deus aqui não virou um Cuba.
Nem viraria, Bosco.
Há muito tempo o combate ao “comunismo” se tornou o pretexto para muita coisa, e acho que no Brasil um dos melhores exemplos pode ter sido o chamado “Plano Cohen”, de 1937, que com a paranoia anticomunista empossou por golpe o Getúlio Vargas. Ainda hoje, pegando como exemplo a última eleição, vi diversas pessoas com possivelmente algum tipo de atraso intelectual defendendo voto no despreparado não porque era melhor ou por suas propostas, mas sim para combater o perigo do “comunismo” do PT, o partido que mais enriqueceu banqueiro, desonerou empresário e ainda botou a garotada da escola de Chicago na economia, ou seja, as coisas não mudaram muito.
A verdade é que os militares, apoiados pelos conservadores e empresariado da época há muito queriam ter tomado o poder. Tentaram em 55 e levaram um contragolpe do Marechal Lott. Depois, em 61, tentaram de novo mas bateram de frente com o Brizola e alguns militares dispostos a resistir, de modo que adiaram os planos, que só foi concluído em 64. João Goulart era um político de carreira, democrata, eleito pelo voto, reformista e ideologicamente de centro esquerda. Não tinha vocação pra ditador, tanto que, mesmo quando a resistência aos militares golpistas poderia lhe servir de pretexto perfeito pra radicalizar, preferiu abandonar o país para evitar derramamento de sangue.
A única coisa que poderia resultar num alarmismo seria a presença de alguns grupos de guerrilha, formados por famintos despreparados e que em hipótese alguma conseguiriam tomar um país do tamanho do Brasil naquele contexto. Foram neutralizados sem muito esforço de modo que as próprias Forças Armadas passaram a forjar atos terroristas para justificar a opressão estatal. De qualquer forma, a maioria destes grupos só surgiram após a tomada do poder pelos militares e de forma alguma justificava a deposição do presidente, como muitos países que combateram guerrilhas sem abrir mão da democracia. O mais curioso é que o cerceamento das liberdades individuais foi tão grave quanto àquelas impostas pelas ditaduras comunistas que os militares supostamente objetivavam combater, como afirma uma estudo da CIA mostrando que o período ditatorial brasileiro foi tão repressivo quanto o soviético na mesma época. Mas como disse, o combate ao “comunismo” é sempre uma justificativa plausível para o injustificável.
Até parece que antes disso o Brasil era melhor, povo rico e super saudável! Kkkkkkkkk
Monte de mentiras esse gráfico. O ódio à América fica patenteado e nítida a intenção em denegrir a imagem dos EUA junto aos desavisados. Nunca houve intervenção Americana em 64 ao contrário de soviéticos, chineses e cubanos que vinham treinando, financiando e doutrinando grupos terroristas e subversivos contra a liberdade e paz do povo Brasileiro. Os generais de 64 eram os tenentes de 22, a conclusão dum movimento democrático contra os coronéis e na defesa da Pátria contra o comunismo. Será que minha opinião será censurada?
Ui, temos um cidadão americano no blog minha gente….kkkkkk…olha a ferocidad que ele defende o “pais dele”.
Cara na boa, se toca
Caro Furagelo. O pior modo de denegrir a imagem de um país é negar a história ou distorcer os fatos por meio de um julgamento moral. Para aprender com a história é preciso ser honesto com o passado. Acho difícil avaliar 100 anos da história de um país sem encontrar momentos de orgulho e outros de vergonha. Quanto mais esforço, mais fácil fica.
O povo ainda não se deu conta que o próprio é o maior prejudicado nesse enredo, enquanto isso são usado como massa de manobra através de sua ignorância para atender aos anseios de um sistema…essa história de comunismo no Brasil virou histeria coletiva…direita e esquerda nunca lutou verdadeiramente pelo desenvolvimento do Brasil…é o velho ditado dividir para conquistar…essa dialética direita e esquerda destruiu com as pessoas, colocaram um contra o outro, as pessoas se dividiram pelo sistema, em vez de se unirem para lutar contra o sistema…é uma pena as pessoas se levarem pela emoção do messianismo político…
Mentalidade de guerra civil…
O resto do mundo se bica pela economia, aqui ainda tem aquela mentalidade atrasada de Capitalismo x Comunista, isso prova o quanto o Brasileiro é atrasado. Até a propria China abandonou praticas comunistas em sua economia.
Matheus,
A sua ideia do que seja comunismo e capitalismo é completamente obtusa. Desse modo fica fácil ver a China como capitalista.
Acho engraçado vocês insistirem na tese que não existe mais esquerda e diretia, comunismo e capitalismo. Foi um decreto divino que fez isso tudo desaparecer como num passe de mágica?
Os partidos que se denominam comunistas não o são?
Os políticos que se denominam de esquerda e de direita não o são de fato? Todos na verdade têm o mesmo pensamento acerca de como o mundo deve funcionar e ser gerido e só fingem defenderem posturas diferentes?
O comunismo não morreu para o Ciro Gomes. https://www.youtube.com/watch?v=7F61Yj9AoA0
Atrasado é quem pensa que uma ideia possa morrer como num passe de mágica.
Atrasado é quem acha que a China é capitalista.
Atrasado é quem acha que a Suécia é socialista.
Atrasado é quem acha que social democracia aos moldes europeus é sinônimo de socialismo.
Atrasado é quem pensa que o comunismo se define pela existência ou não de meios de produção nas mãos da iniciativa privada.
Atrasado é quem pensa que só porque parte dos meios de produção estão nas mãos da iniciativa privada só ela se beneficia e ela é autônoma para definir sua política e gerir sua economia.
Atrasado é quem acha que capitalismo de estado é igual à livre mercado.
Tem realmente muita gente atrasada no Brasil.
O comunismo evoluiu de duas maneiras (até câncer evolui).
Primeiro, ele viu que na base da bala não daria certo. Matar princesinhas com tiros de fuzil não vingou.
Optaram pela via “democrática” , antes, porém, dominando toda a sociedade através da tática de “subversão”.
A segunda maneira foi chegando à conclusão que o Estado era um Viram que um nível de “iniciativa privada” tinha que ser tolerado e coexistir com um Estado agigantado, dominador e autoritário. Só assim se chegaria à utopia patológica comunista, caso contrário, a falência era certa e estariam remando sempre contra a corrente.
Vimos que também esse sistema de capitalismo de Estado não funcionou. Afundou vários países e o Brasil por pouco não naufraga de vez.
A China vai pro brejo em no máximo 10 anos.
Mesmo os países que adotam o estado de bem estar social, as sociais democracias, estão num beco sem saída. Vide a França.
Cada vez mais os cidadãos querem mais governo, mais estado, mais proteção. Isso junto com as políticas progressistas e favoráveis à redução da população e à acolhida de ondas e ondas de imigrantes islâmicos, irá destrui-las.
correção: A segunda maneira foi chegando à conclusão que o Estado era um péssimo administrador de empresas . Viram que um nível de “iniciativa privada” tinha que ser tolerado e coexistir com um Estado agigantado, dominador e autoritário.
Olá Bosco. Também considero um erro achar que os conceitos de direita e esquerda estão superados. Tenho a impressão que eles ainda são necessários para compreender a conjuntura política. Parece que além dos problemas antigos relacionados à posse dos meios de produção, exclusão social, sobre as liberdades individuais e o pacifismo (como resposta á guerra-fria), o século XXI também tem a questão ambiental global, direitos humanos e concentração de renda. Alguns problemas podem ser transversais à ideologia (as mudanças climáticas afetam militantes de esquerda e direita do mesmo modo) mas outros problemas terão soluções diferentes dependendo do modo como serão abordados. Contudo, discordo exista necessariamente apenas um modo de conduzir o mundo. Por ou por outro lado, alguns grupos serão beneficiados ou prejudicados. Escolher o seu grupo é a primeira decisão política que terá consequências à direita ou à esquerda.
Caro Matheus. A discussão entre capitalismo x comunismo é sobre quem terá a propriedade dos meios de produção. Isso define quem ficará com a riqueza gerada e quais grupos serão beneficiados ou excluídos. Acho que é uma discussão importante para quem está excluído mas que costuma ser ignorada por quem esta incluído.
É exatamente o que o Melkor falou. Os USA intervém quando os comunistas estão para destruir democracias e pilharem os países de suas riquezas.
EUA intervem quando comunistas vão destruir democracias? kkkkkkk…Vá falar isso para a Arábia Saudita.
Não sabia que a aristocracia saudita era comunista.
Plano Barril II, o Retorno.
Eu só tenho a agradecer ao Blog Trilogia, pela postura de imparcialidade e seriedade com que se conduz hoje…mesmo que não concordem com a forma como eu penso…
‘Banco Mundial alerta para o aumento da pobreza Brasil’
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/05/banco-mundial-alerta-para-aumento-da-pobreza-no-brasil.ghtml
Acredito que você tenha lido a matéria e percebido que a analise foi feita com base nos dados entre 2014 e 2017, oriundos de uma gestão anterior.
Qnto as intervenções e a ingerência de Cuba, Russia ou Nicarágua, nada…
Caro Mauricio. Uma adversativa não muda um fato. Poderíamos listar as intervenções soviéticas (no período comunista) ou russas (no atual período) ou até as intervenções do Império brasileiro nas questões em torno do Rio da Prata. Talvez as ações desses outros complementem a compreensão do contexto das ações dos EUA, mas a documentação diplomática e jornalística conformam que todas as ações dos EUA ocorreram.
Nossa, quantos comentários idiotas, nem um nem outro, não quero depender nem de EUA nem de Rússia/China. Nenhum deles é nosso amigo, todos tem interesse em nos manter indefesos. Quero um país razoavelmente independente e com boa diplomacia como política de Estado. E espero que a moderação pare de censurar meus comentários.
E o Brasil sempre no “olho do furacão”…..
A analise geopolítica é muito mais complexa que a publicação de notícias de lançamentos de equipamentos militares.
Deve ser exposta e moderada por especialistas na área uma vez que reflete na ideologia e pode trazer consequências negativas na analise de opinião.
Trazer este infográfico, sem analise do contexto e sem especificar o autor, é inconsequência, obviamente tentando direcionar através de uma conclusão precipitada.
Qual foi a intervenção americana no Brasil em 1964? Ainda tão batendo nessa tecla?
A AS é uma monarquia absolutista teocrática como várias outros da região e isso é tolerado pela comunidade internacional do mesmo modo que a teocracia iraniana o é. Vale salientar que igual ao Vaticano.
Lá está longe de ser uma ditadura aos moldes como as ditaduras comunistas , vide Cuba, Venezuela e Coreia do Norte, ou as apoiadas pelos comunistas como a Síria.
Na AS é livre o trânsito para seus cidadãos saírem e voltarem quando quiserem. Se fizer uma pesquisa de opinião, nenhum cidadão saudita (homem ou mulher) quer que o sistema estatal vigente mude.
O que eu acho cômico é que alguns apoiam entusiasticamente e comemoram esses fatos, afirmando categoricamente que as intervenções foram maravilhosas. Se alguém questionar, será dito ” Vai pra Cuba !!” .
A quantidade horrenda de mortos devido as invasões e intervenções eles não se importam. Contanto que a bandeirinha dos States tremule, morra quem morrer.
Vamos contar qtos desses ratos lesa-pátria q habitam esse portal vão aplaudir isso.
Tá na hora do Avangard e do Poseidon pousarem na terra do pateta!