Visita ao Museu Militar da Zona 5 em Da Nang – Vietnã
Por Franz Neeracher
O Forças Terrestres esteve recentemente na cidade de Da Nang, cidade localizada no litoral na parte central do Vietnã.
A cidade, uma das maiores nesse belo país que está vivendo um verdadeiro “boom” econômico, é rica em atrações turísticas como belas praias, museus, montanhas, ótima cozinha e um povo muito simples, simpático e trabalhador.
Apesar da curta estadia, foi possível visitar um interessante museu:
O Museu Militar da Zona 5, maiores detalhes aqui.
O museu é dividido em quatro partes:
- Uma grande exposição ao ar livre de vários equipamentos militares.
- Um prédio repleto de fotos históricas, textos (infelizmente grande parte somente em vietnamita). Essa parte do museu contém também muitas informações sobre o General Vo Nguyen Giap e outros líderes.
- Uma réplica exata da casa que o líder Ho Chi Minh usou a maior parte da sua vida e que pode ser visitada também.
- Uma ala destinada somente ao líderHo Chi Minh
Algo interessante que nos foi explicado pelos senhores Nguyen e Tran que trabalham no museu:
No mundo inteiro a participação dos EUA na guerra nos anos 60 e 70 é conhecida por “A Guerra do Vietnã), mas no Vietnã é chamada de “American War”, e eles estão corretos, porquê para eles a “Guerra do Vietnã” começou no início do século XX contra os franceses, durante a II Guerra Mundial os japoneses, depois novamente os franceses, seguidos pelos americanos (a fase mais sangrenta) e por fim a intervenção no Camboja.
Mais alguns interessantes detalhes:
O A-37 Dragonfly da foto, foi abandonado pelos americanos quando estes tiveram que deixar Da Nang às pressas, tudo o que não podia ser levado junto foi destruído, mas dizem que os explosivos colocados nesse mesmo avião não funcionaram, deixando assim um avião em condições de combate nas mãos do exército do Vietnã do Norte.
Esses rapidamente aprenderam a utilizar o A-37 e o empregaram contra forças dos EUA e do exército do Vietnã do Sul.
O MiG-21 com o número 5114 derrubou um F-4 Phantom II em 1972.
Isso deve dar calafrio nos americanos.
Derrota histórica.
Em tempo.
Parece que os americanos entraram em ‘acordo’ com o Tabelan para retirar tropas do Afeganistão.
Depois de tantos anos, mais uma vitória dos afegãos sobre um potência estrangeira.
Perderam 2 guerras para os ingleses mas foram salvos em ambas ocasiões pelos os Franceses…os britânicos chegaram até a incendiar e saquear Washington…se não fosse os Franceses feios, bobos e malvados teriam voltado a ser colônia inglesa…
No Vietnã os eua perderam mais de 100.000 soldados segundo diversas organizações de assistência a ex-combatentes fã guerra do Vietnã…embora o governo dos eua sempre omitem o número real de mortos e mutilados…
Só chutam cachorro morto!..Só fazem guerra contra países pequenos e na segunda guerra se posaram de vencedores contra os nazistas mas quem venceu Hitler foram os soviéticos!…
“Só chutam cachorro morto!”
Alemanha e Japão?
China?
Iraque em 1991?
Pois eh, os Marines enfrentaram os japoneses praticamente sozinhos. Eh cada uma viu.
Não custa lembrar que os soviéticos derrotaram um exército de 1 milhão de japoneses em menos de um mês.
E já iam começar a invadir o teritório japonês pelo norte.
Foi uma vitória extremamente fácil para os soviéticos, acostumados a enfrentar os poderosos exércitos nazistas.
Os exércitos japoneses não estavam preparados para a moderna guerra mecanizada, visto serem muito pobres em material blindado e até em artilharia.
Suas armas leves, inclusive o famoso fuzil Arisaka, eram relativamente obsoletas.
claro,claro! os soviéticos/russos são os pika das galáxias! pronto,pronto,passou,passou….
Esse foi o motivo subjacente para o emprego da Bomba Atômica.
Alguns analistas e historiadores consideram essa hipótese.
O modo como os soviéticos derrotaram os japoneses causou surpresa.
É importante lembrar que no começo da Guerra, em 1939, os soviéticos já tinham derrotado os japoneses nas Batalhas de Kalkhin Gol o que congelou os planos japoneses de atacar a então URSS.
Tudo bem Antônio, você defender a Russia, Venezuela, Cuba, está no seu direito de defender o que acredita, mas por favor tenha um pouco mais de razoabilidade e bom senso quando defende seus ideais, para não dizer besteiras como defender as prisões políticas na venezuela e ditadores, como eu já vi você fazendo, você sabe muito bem que os soviéticos somente atacaram os japoneses no final da segunda guerra quando os Japas já tinham transferido todo suas melhores divisões do estado de Manchuko, estando lá somente tropas e armas de inferior qualidade. Se fosse no início da guerra a história poderia ser outra, ou pelo menos não teriam essa facilidade que você disse.
A coisa só começou mudar no teatro de operações europeu com a chegada de equipamento americano e principalmente suprimentos. Ninguém ganhou a guerra sozinho, todos lutaram e muitos morreram de todos os lados, até mesmo sem a borracha, algodão e os nossos pracinhas, o esforço de guerra dos aliados seria muito mais penoso. Todos deram a sua parcela de ajuda e todos venceram o mal do nazi fascismo, dito isso, vê-se que não leu e nunca tentou entender o conflito.
“Não custa lembrar que os soviéticos derrotaram um exército de 1 milhão de japoneses em menos de um mês.”
Uma força desgastada pelos combates contra os chineses e um Japão combalido pela guerra contra os EUA.
“E já iam começar a invadir o teritório japonês pelo norte.”
Com que força? Para invadir umas poucas ilhas no norte do Japão os americanos lhes cederam embarcações de todo tipo.
Os marines, em quase todas as operações no pacifico tiveram apoio do exercito
o iraque já estavam com sua infraestrutura militar abalada desde 1990 quando uma coalizão de mquase 30 paises derrotaram eles ,o japão só se rendeu porque os eua jofaram 2 armas atomicas sobre eles e com medo de mais ,assinou a rendição,se fosse pra continuar na guerra convencional talvez o desfecho seria outro .
alemanha boa parte do “trabalho” foi feita pelos soviéticos .
isso o mundo todo sabe .
não fosse os soviéticos talvez,digo ,talvez os eua tivesse sucesso .
tanto é que foram os soviéticos os primeiros a fincar sua bandeira nas ruinas de berlim .
Oiseau de Proie, perdão pelo comentário mas citar o número de baixas dos EUA no Vietnã é longe de ser prova de uma derrota. Afinal diversas fontes apontam q do lado do vietnã ocorreram mais baixas por larga vantagem. De fato os US perderam a guerra, mas tem um grande e complexo cenário para ser entendido. Dar destaque para um aspecto entre vários leva a conclusões erradas.
Tchau e abs.
Pela sua lógica então a Alemanha ganhou a segunda guerra mundial porque matou mais inimigos do que teve de baixas. Pelamesmalógica a Rhodésia venceu os comunistas e existe até hoje porque matou mais rs
Olá sub urbano. Eu nunca escrevi que o número de baixas define vencedores, na vdd apontei q ela deve ser vista dentro de um quadro maior.
Tchau.
Na vdd independente de qualquer destaque pendendo para esse ou aquele lado no final as contas o resultado foi a derrota americana.
Da para ver que o EUA perdeu mesmo… hj o sonho de cada Americano e morar no grande vencedor Vietnã… a Lua tinha uma infraestrutura maior que o Vietnã no final da Guerra, o EUA não venceu a guerra contra ele próprio, qualquer oligofrênico sabe que os militares Americanos entraram na luta de mão amarradas politicamente, caso lutassem livres os comandantes estariam comendo hambúrguer em Hanói de boa na lagoa…
A Alemanha perdeu a guerra para os EUA e a URSS e tem um padrão de vida melhor que os dois somados.
Você está com três nickames na mesma matéria???
Vietnam não era cachorro morto coisa nenhuma. Embora eu concorde que eles perderam, essa conversa de cachorro morto é uma grande bobagem de quem não entende nada.
As armas do Vietnã eram todas cedidas pelos russos e chineses, o Vietnã não produzia nada de munição, combustível, ou coisas do tipo, a maioria de suas tropas eram de camponeses que plantavam arroz de dia, e de noite iam comer o fígado de americano. Resumindo: era sim cachorro morto. A última vez que os EUA enfrentaram um país bem posto militarmente e economicamente falando foi na SGM.
Sabe muito defensor da liberdade.
1-Menos de um terço das tropas do Vietnam do Norte eram vietcongs.
2-receberam treinamento e alguns milhões de toneladas de equipamentos russos.
3- As lideranças tinham anos de experiência em guerra nas selvas.
4-Olha os adolescentes que os EUA mandava para lá, a maioria com dois meses de treinamento.
Esquerdismo se cura com livros….
Mas que caraças tem isto a ver com eswuerdismo?
“… a maioria de suas tropas eram de camponeses que plantavam arroz de dia, e de noite iam comer o fígado de americano.”
Não sei porque o pessoal acredita que a guerra foi travada somente contra os Vietcongues e esquece do Exército do Vietnã do Norte…
“A última vez que os EUA enfrentaram um país bem posto militarmente e economicamente falando foi na SGM.”
Os EUA e a Rússia e todo o resto.
Porém a ultima guerra de alta intensidade foi vencida pelos EUA e seus aliados…
Alfa.
O problema que esse pessoal vermelho só conhece o mundo pela TV.
“esse pessoal vermelho”
Tudo desses caras é acusar o outro de ser vermelho se tiver opinião contrária. A psiquiatria deveria fazer um estudo com esse pessoal, isso me cheira a paranóia gravíssima.
Melhor nem entrar na comparação dos adversários que a Rússia enfrentou depois da segunda guerra, nenhum nem chega perto do Vietnam ou do Iraque..
“Os EUA e a Rússia e todo o resto.
Porém a ultima guerra de alta intensidade foi vencida pelos EUA e seus aliados…”
Creio que vc mesmo em outro comentário tenha falado da China. A última guerra de alta intensidade na realidade foi a Coreia. Depois que a China entrou no conflito ambas as forças ficaram num impasse em torno do paralelo 38.
Portanto a última guerra de alta intensidade resultou num “empate”. Qual outra guerra foi travada diretamente por potências depois disso ?
Citei a China justamente pela Guerra da Coreia. O resto expliquei no outro comentário abaixo.
Sempre que os eua se metem com os chineses levam ferro
Ultimo conflito de alta intensidade foi a Guerra do Golfo.
Os chineses estavam por trás dos vietcông. Assim como estão usando a Coréia do Norte como ponta de lança. Gato escaldado tem medo de água!
Guerras dependem de objetivos e estratégias, não se mede com especificações de armas.
Pois é, só desentricheiraram os japoneses e varreram o Pacífico inteiro na Segunda Guerra, que coitados amadores….
Foi uma vitória bastante custosa, e teria sido mais ainda sem as nukes.
Muitas risadas …
“Uma mentira repetida muitas vezes passa a ser a verdade…”
A doutrina atual que muitos seguem é a da mentira, e sao ensinados a fazer assim porque sabem que se a pessoa mente, mente e mente vai acabar por enganar os mais burrinhos da geração atual que nao conhecem a Historia real.
Da geração actual? Humhum
Viuvas soviéticas tricotando detected.
Derrota politica e não militar, afinal os Estados Unidos nunca perderam uma grande batalha e quem mais sofreu baixas foram os norte vietnamitas, Le Duc Tho que o diga.
Não queira amenizar o fato por meio de retórica dissimulada….capitularam perante o inimigo… saíram vergonhosamente correndo de Saigon….perderam a guerra no Vietnã sem meias palavras…. Não que os monstruosos marxistas de lá fossem coisa que se preste…..muito ao contrário praticaram genocídio em larga escala….mas isso não muda o fato do enorme fracasso estadunidense no Vietnã…
Enquanto existir Hollywood ouviremos tais absurdos….
Quem teve milhões de mortos e ficou destruído foi o Vietnã, enquanto do lado dos EUA morreram menos gente em um década de guerra do que morre em 1 ano no Brasil.
Se não são os esqu.erdistas nos EUA colocando pressão para se retirar da guerra, não iriam conseguir capturar o Vietnã do sul nunca, podia colocar até todo o exército chinês que nem fizeram na Coréia que não iria conseguir nunca haha
Só lamento pelo povo do Vietnã do sul que não queria viver nesse regime do demo, hoje o Vietnã do sul seria tão desenvolvido quanto a Coréia do sul.
Não eram os esquerdistas, os cidadãos americanos por sua tradição liberal na política sempre foram contra todo o tipo de intervenção militar de seu país no estrangeiro, foi assim na PGM, SGM, e no Vietnã também. Lembre-se que quem pôs os EUA nessa guerra foi um… Esquerdista….
JFK esquerdista? Meu Deus… Leia um único discurso dele e tenha a dimensão da loucura que está proferindo.
Será quando que eles vão produzir o Brasil do Sul
Três pontos: 1. Os americanos não capitularam uma única vez diante dos vietcongs e dos norte-vietnamitas. 2. Os americanos já tinham se retirado do Vietnam em 1975. Só estavam lá a guarda da embaixada e assessores militares. 3. E os norte-vietnamitas nunca praticaram genocídio no Vietnam do Sul.
EUA se rendeu no Vietnã? Sério?
Você sabe que no momento da queda de Saigon as forças americanas já haviam se retirado do Vietnã do Sul e que toda aquela operação foi de extração de civis?
Quando se entra numa guerra a um Objetivo a ser alcançado….
O objetivo americano na guerra do Vietnam era não permitir que o Sul fosse tomado, e todo Vietnam se tornasse comunista..
Tiveram que se retirar, e até hoje o Vietnam é um país Socialista; Objetivo não alcançado, então houve uma derrota sim! Nada de “si” ou “derrota política” blá blá blá etc….
Pelo menos um aqui leu algo sobre a Guerra… entrar em um rigue de mãos atadas é complicado! se deixassem a maquina americana lutar livremente a guerra não durava 2 anos…
Derrota política? Que tal os milhares de saco preto que voltaram pro eua
Foi uma derrota politica !
No campo militar os EUA fizeram uma guerra de extermínio, com entorno de mais de 2 milhões de baixas para o lado do norte, se o território do norte fosse constantemente bombardeado teríamos até hoje o Vietnã do Sul !
Exatamente!. A guerra foi perdida na dimensão politica. Aopinião publica americana era contra a guerra. No campo militar não houve derrota. Só pesquisa a operação Linebacker que levou os vietnamitas do norte para a mesa de negociação. Houve assinatura dos acordos de paz de Paris.
Assim como a URSS no Afeganistão. Perderam por que guerra consome recursos e neste caso estavam a beira da falência. Agora em termos de matança, coitados dos afegãos.
A guerra é a política por outros meios, logo…..
Você esta errado amigo. No Afeganistão assim como o Vietnan não houve a derrota dos americanos; fui uma retirada estratégica.
Afinal os objetivos da guerra foram atingidos. No Vietnan, os comunistas foram derrotados e uma demicrácia capitalista pujante foi estabelecido, e no Afeganistão, o Taleban foi derrotado e uma democracia capitalista pujante esta no lugar. Kkkk
Meu, vcs desconhecem a historia? Enquanto os americanos estiveram no sul o norte não invadiu. O norte assinou acordo de paz, quando faltou a grana americana para o sul foi q o norte invadiu, vão estudar cambada.
Ocorre que os americanos não foram derrotados. Basta perguntar ao Chuck Norris.
Engraçado é molecada aqui levando para o pessoal e colocando os EUA como os p*** das galáxias… galera, vão ler um pouco… Britânicos, Franceses, Americanos e Russos ganharam e perderam guerras…
Antoniokings confunde taliban com governo afegão. Confunde derrota militar com retirada politica (14 mil soldados). Os americanos estão fartos do Afeganistão assim como aconteceu com os russos. Não tem nada de calafrio americano, quem vai ter calafrio é o povo afegão se o taliban voltar ao poder. Terrorismo, cabeças cortadas, chicotes e fuzilamentos a vista em nome de Alá.
Sujeito que endeusifica Stalin, o homem que matou mais soviéticos do que o Hitler .
Podia ter feito um vídeo da visita.
Em breve sairá uma segunta parte dessa visita a Da Nang!
A história de Ho Chi Min é bastante impressionante. O Vietnã foi muito importante para a modernização e profissionalização das forças americanas.
Verdade, uma força que era composta em sua maioria por conscritos acabou se tornando uma força profissional na década de 70 e 80, principalmente depois da grande infusão de tecnologia e recursos no governo Reagan. Na vitória contra o Iraque na Guerra do Golfo diziam que a Síndrome do Vietnã tinha acabado.
Os americanos foram derrotados pela esquerda, fora e dentro do país. E como voce disse, tiraram muita lição disso. E Ho chi min é realmente um sujeito impressionante, goste-se dos comunistas ou não. Mas é uma excessão. A maioria da esquerda é composta de fracassados, como muitos que frequentam esse espaço de comentários.
Não perderam só a Guerra no Vietnã…Levaram uma surra…Os vietkongs os botaram para correr…E como correram….A televisão da BBC mostrou na época o pânico e caos que resultou com a chegada dos vietkongs em Saigon…Um salva-se quem puder…Gringos, europeus e quintas colunas apavorados, amedrontados, desesperadamente tentando entrar num ônibus ou caminhão que os levasse no aeroporto, e chegando lá, a mesma cena ocorre quando essas pessoas tentavam entrar num avião….
Aquelas imagens de helicópteros sendo jogados ao mar são históricas.
Você sabe que no momento da queda de Saigon as forças americanas já haviam se retirado do Vietnã do Sul e que toda aquela operação foi de extração de civis?
E não foram os Vietcongues (guerrilheiros comunistas sul-vietnamitas) que derrotaram o Vietnã do Sul, mas sim o Exército do Vietnã do Norte, uma força regular e bem equipada.
Marimbondo, a quantidade de erros em uma mensagem tão pequena impressiona a todos. Quanto à “surra”, foram 58 mil mortos americanos contra 750 mil vietnamitas. Mas isso não muda o fato da derrota. Os comunistas venceram pela extrema resiliência que apresentaram. Não davam a mínima pelos números de mortos. De certa forma isso até ajudou, pois fez a opinão pública americana odiar o governo e os proprios soldados. Como disse o personagem “Rocky Balboa”, o importante na vida é quanto voce aguenta apanhar…
Queda de Saigon – The Saddest Day
https://www.youtube.com/watch?v=-zCf3odqOQI
Na última imagem do M-41 na verdade trata-se de um M60,certo ?
Não, é mesmo um M-41.
É um M-48
Exato, você está com razão.
Oi Ricardo!
Corrigido…:-)
embora eu tenha aversão a tudo q é comunista e defender q comunistas e esquerdistas deveriam ser erradicados tenho q admitir q o general GIAP foi um dos maiores generais de todos os tempos e mais vitoriosos…o cara derrotou o japão a frança os estados unidos a china e outros q nao lembro agora…um grande homem! ho chi min era apenas um pedofilo.
E que coleção de respeito que o Ho Chi Minh montou viu…de fazer até o Ralph Lauren rasgar a calcinha de inveja…
Michal David – Třetí galaxie :
https://www.youtube.com/watch?v=7oVkuG1-xvU
Olá a todos. Acho que pode enriquecer o debate informar para algum colega que por ventura não saiba. A netflix disponibiliza um excelente documentário sobre a guerra do vietnã, tratando desde a guerra em si como do contexto social. Inclusive mostra a visão de ambos os lados beligerantes e de civis no confronto. Pra quem quiser o nome é A Guerra do Vietnã: Um filme de Ken Burns e Lynn Novick.
Deixo um tchau e a recomendação para assistirem.
É ótimo, mas não acaba nunca é difícil ver até o final.
JPC3, sim concordo que ele é muito denso e vagaroso em alguns momentos, tive que vê-lo em partes além de que cada episódio tem a duração entre 1:20 a 1:55.
Não tá pra fazer maratona com uma duração assim. Terminei o último episódio ontem, durante a minha viagem de volta pra casa, Rio x Volta Redonda.
Oxi, por mim podia ter até mais EPs.
Realmente. O da WW2 dele é bem melhor e vai mais rápido, apesar do mesmo tamanho.
Eu ia postar isso, no meu entendimento é o melhor documentário já feito, pois apresenta todo o processo, politico, social e militar do envolvimento americano nessa guerra, acredito ser extremamente importante assistir esse documentário, nem que seja para depois o chamá-lo de imparcial.
É uma imersão nos anos 60/70, é impossível ver o documentário e não ser tocado por ele, principalmente, as entrevistas são muito boas principalmente dos veteranos tanto dos Vietnamitas como dos Americanos.
Não percam essa oportunidade.
Pra quem quer um resumo (com perdas) o documentário “Hearts and Minds” é uma boa pedida.
Muitos aqui tem aquela mentalidade de torcida organizada de “Capitalismo x Comunismo” mas no contexto Vietnamita é muito mais complexo.
Durante a guerra contra os Franceses, Ho Chi Minh queria apoio dos Americanos para pressionar os Europeus pra fora do Vietnã, no que deu na conferência em Genebra em dividir o país, foi só que quando os Americanos começaram a apoiar o governo do sul, que Ho Chi Minh se virou inicialmente para a China. Muitos dos Vietcongues durante a guerra nem mesmo eram Comunistas, mas apenas pessoas que foram vítimas de atrocidades feitas pelo ARVN e Americanos.
E olha que o governo Sul Vietnamita era tão “democrático” quanto o do norte.
Não estou passando pano para os “comuna” os VC e NVA cometeram atrocidades igualmente desumanas no que gerou muitos do interior do país entrar para o ARVN em busca de “vingança e acertos” coisa que ambos os lados faziam bastante.
Se você parar pra pensar e estudar bem esse conflito, Ho Chi Minh era mais nacionalista que comunista e isso é documentado, pena que já na metade da guerra quem dava as cartas era Le Duan. Também foi uma pena que ele teve que se virar aos mesmos para concluir o que ele mais queria, que era a reunificação.
Estados Unidos e União Soviética levaram um baile do Vietnã e Afeganistão respectivamente.
Mas vale ressaltar que por trás do Vietnã do Norte e vietcongue existiam um amplo apoio chinês, soviético, alemão oriental, polonês e até cubano.
Já o Afeganistão só recebia armamentos.
A vergonha russa ao meu ver foi bem maior.
“União Soviética levaram um baile do Vietnam”
E verdade este bilhete!
Estou para dizer que a vergonha americana no Afeganistão é maior, pois estão lá a 18 anos, (soviéticos ficaram a metade disso), e hoje estão sentados numa mesa com o Talibã negociando, para que eles possam fazer parte da vida política do Afeganistão, –saíram da América para destruir o Talibã mas teve que reconhece que é impossível…
Bruno…
.
a evasão de cidadãos afegãos para outros países foi de milhões de refugiados durante o período soviético e o número de mortes entre civis também ultrapassou o milhão.
.
Foram guerras diferentes, consequências diferentes e se os EUA abandonarem de vez poderá ser o início de uma guerra civil…se os EUA estão mais seguros de ameaças terroristas é algo que só se pode especular.
Que eu saiba a Rússia só se retirou por que acabou o money e a URSS estava em colapso. Mesmo com o apoio americano o Afeganistão continuaria a ser massacrado pelos russos se estes últimos continuassem por lá.
Mesmo caso dos EUA no Vietnã. Se eles não se retirassem, o Norte nunca dominaria o Sul.
Mas eu nunca vim aqui dizer que os EUA levaram uma surra ou coisas do tipo, apesar da brilhante resistência do Vietnã do Norte na guerra.
Pois é, contra a Rússia, que lutou com um inimigo muito menos armado e treinado, o argumento é o oposto.
Que resistência do Norte? A maior parte das operações americanas se desenvolveu de forma reativa as incursões norte-vietnamitas ao Vietnã do Sul. Maior parte dos combates travados pelos americanos foi defensivo.
Os guerrilheiros afegãos não tinha nada em comparação com Vietnam do Norte. Pouco mais que apenas armas leves….
Antes de responder sobre os EUA se lembre que os russos perderam cinco vezes mais tropas pelas estimativas oficiais soviéticas com 0% de credibilidade. Tem fontes que falam em 40 mil.
14 mil(oficial) ou 40 mil perdas de soldados para mais de milhão de combatentes afegãos mortos me parce bem impressionante.
1 milhão de civis. Guerrilheiros Mujahideen por volta de 100 mil mortes.
2 milhões de civis vietnamitas que os EUA matou. Quase um holocausto. Não tem santo neste mundo.
Mortos na guerra. Parte disso culpa dos EUA. Parte do Vietnã do Sul. Parte do Vietnã do Norte. E assim vai.
Dados oficiais disse o inverso.
a verdade é que é muito dificil ganhar guerra no estrangeiro sem um apoio razoável de parte da população local. A não ser que seja uma “guerra total”, como foi na WW2.
Discordo:
1 – Tinham uma penca de países lutando junto dos EUA no Vietnã.
2 – O governo afegão aliado da URSS não tinha apoio nenhum da sua própria população fora das grandes cidades.
3 – Os Mujahideens não recebiam só armas e dinheiro, eles foram treinados pelos EUA, este mantinha conselheiros militares e mesmo forças especiais entre eles, além de passar as informações da inteligência. Falta algo pra “amplo apoio” ?
Pelo visto o autor é fãnzoca número um do Ho chi mih.
Hahaha…..não, ele não é fâ do Ho Chi Mihn….eu conheço o autor!
Ele apenas, pelo que me contou, acha a história do sujeito muito interessante.
E ele apenas fotografou as inúmeras estátuas e monumentos em homenagem ao dito cujo….
É o que não falta no Vietnã….esculturas do HCM, do general Vo Nguyen Giap e bandeiras da antiga URSS…
Hi Chi Minh e considerado o pai do país, o responsável pelo ideia de um país unificado e independente, tanto no Sul como no Norte.
Seria o George Washington do Vietnã, um tanto diferente por não ser um militar e nunca ter se casado mas seria por aí.
Parabéns Franz !
.
a guerra do Vietnã sempre polarizará opiniões, e certamente você já esperava por comentários acirrados, mas, a despeito disso acho importante pontuar que já em 1969 os EUA decidiram por “vietnamizar” o conflito, promessa do então candidato à presidência Richard Nixon, retirando gradualmente tropas e deixando o Vietnã do Sul como principal responsável pela sua própria defesa.
.
O bombardeio de Hanói para forçar o Vietnã do Norte à negociação veio tarde demais e se desperdiçou muita bomba no meio da selva e não em áreas estratégicas , mas, então ainda havia uma proximidade maior entre a China e a URSS, coisa que estava começando a mudar .
.
Também acho pertinente que enquanto o governo de maioria democrata apesar de um presidente republicano retirou muito do apoio ao Vietnã do Sul a URSS triplicou à ajuda permitindo assim à vitória em 1975 do Vietnã do Norte.
.
Quem de fato perdeu foi o Vietnã do Sul e há autores que expressam abertamente isso e não estou fazendo apologia aos EUA só não acho que
a guerra do Vietnã possa ser explicada de forma tão simples, como uma vitória da guerrilha sobre a maior potência militar do planeta.
.
No fim das contas, depois da vitória, China e Vietnã se desentenderam, a URSS não parecia mais ser um grande parceiro econômico enquanto os EUA continuaram sendo a maior potência econômica e impondo sanções, então nada mais natural que EUA e Vietnã se aproximassem e hoje até mesmo navios da VII Frota recorrem a estaleiros vietnamitas para reparos enquanto em missões e mesmo um NAe visitou o Vietnã ano passado.
.
abs
.
Recomendo o documentário da Netflix sobre a Guerra do Vietnam pra quem quiser entender os diversos aspectos do conflito. Mas tem que ter paciência, acho que são 10 episódios de mais ou menos uma hora e meia cada.
Dalton aproveitando seu grande comentário. O afastamento da China e da URSS pode ser notado claramente na guerra entra vietnã e camboja, onde cada um tomou diferentes posições de apoio.
Tchau e abs.
Na verdade o afastamento começou na morte de Stalin, quando Mao não se contentou em ser um vassalo soviético e começou a governar independentemente da vontade da URSS. No discurso de Khruschev em que criticou o sistema stalinista, a liderança chinesa achou particularmente ofensivo, pois estavam exaltando Mao em escala stalinesca, foi aí que a cooperação no campo das armas nucleares começou a se deteriorar e em 1958 paralisou de vez, porém essa cooperação deu resultados sólidos para o desenvolvimento de armas nucleares chineses. E para piorar, teve os embates ma ilha de Damansky e no Extremo Oriente, em razão disso a URSS deslocou imensos contingentes de tropas para Transbaikal e Sibéria e colocou unidades na Mongólia, sendo assim as duas maiores potências da Ásia e comunistas com a maior fronteira terrestre do mundo olhavam-se com a mútua suspeita. Aliás, depois da Guerra Vietnã-Camboja, qualquer resultado positivo na relação bilateral sino-soviético eram respondidos com três condições do lado chinês: a URSS teria que sair do Afeganistão, forçar o Vietnã a liberar o Camboja e retirar as tropas soviéticas da Mongólia, o Kremlin não podia aceitar qualquer uma delas.
E aí Matheus. Seu comentário foi bem mais completo q o meu. No entanto eu não quis dizer q divergências começaram na guerra entte vietnã e camboja, mas sim apontar um episódio onde havia claro choque entre estre essas potências. Esclarecido esse ponto, sei comentário foi muito legal, toma meu joia.
Tchau e abs.
As metralhadoras são uma Browning .30 e uma Bren. E o antepenúltimo tanque, de cima para baixo baixo, é um M48 e não um M-41.
Corrigido!
A antepenúltima foto é de um M48 Patton.
Obrigado…..corrigido!
fazer guerra longe de casa casa exige logistica que custa muito dinheiro e prescisa de apoio politico que por sua vez tem que ter base popular que so vai apoiar se a causa for justa ,trazer beneficios para o pais e tambem não abalar a economia ,e assim que funciona em regimes democraticos ,quando os americanos perderam o apoio popular a guerra ,independente dos resultados do combates e da campanha militar começaram a ser derrotados e não foi os sacos de soldados mortos voltando para casa ou as valas cheias de vietnamitas executados vistas pela TV que fizeram eles desaprovarem a guerra mas a percepção de que não valia a pena o esforço e dinheiro gasto.
Prezados, por favor…
Operações como a Linebaker II provaram que, se fosse dada a devida liberdade de ação, o Vietnam do Sul existiria até hoje…
Em quase toda a situação, os americanos estavam agindo sob regras estritas para engajar as forças vietnamitas. Em verdade, o ridículo chegava a tal ponto que até mesmo as espoletas que as bombas americanas iriam usar eram decididas em Washington…!
E mesmo assim, com toda a escaramuça, os americanos ainda conseguiram um acordo de paz nas conversações de Paris, que foram sistematicamente ignoradas pelos norte-vietnamitas a medida em que o apoio militar ao sul ia cedendo ( obra dos conflitos internos causados pela oposição política dentro dos EUA no período ).
Dizer que a “vitória” ( com aspas mesmo, pois não posso acreditar em vitória num conflito tão devastador ) do Vietnam foi obra unicamente do vietnamitas é desconhecer a própria história…
E hoje, vejam só… É a Águia que acorre a terra de Ho Chi Min quando esta se vê sob a mandíbula do dragão…
Essa guerra foi vencida pelos nacionalistas vietnamitas, os mesmos que poucos depois derrubaram o regime genocida do comunista Pol Pot (o maior assassino da História) e deram um pau nos chineses na fronteira. O Vietnã do Norte estava disposto a lutar até o último homem, já os pragmáticos EUA não estavam dispostos a pagar o preço político de mais baixas… e o emprego da bomba atômica estava completamente descartado. Eles sempre tiveram dinheiro e meios para vencer essa guerra militarmente.
Bem descrito.
“Alfa BR
“Só chutam cachorro morto!”
Alemanha e Japão?
PauloOsk
Pois eh, os Marines enfrentaram os japoneses praticamente sozinhos. Eh cada uma viu.”
Os eua nunca salvaram ninguém…seu interesse na segunda guerra era só em ganhar dinheiro em cima do conflito…entraram na guerra pressionados/forçados pela europa…sua participação foi pífia se limitando mais em fornecer equipamentos e suprimentos do que em lutar no conflito…todo o crédito pela queda do eixo é incontestavelmente dos Russos…os Japoneses se submeteram a assinar uma rendição pois sabiam que uma invasão estava sendo preparada pelos Russos…e que a aniquilação e destruição que sofreriam seria pior que a provocada pelas bombas atômicas estadunidenses…
os eua ficaram independentes financiados as custas do povo francês…em sua colonização roupas com catapora foram dadas aos nativos americanos como forma de dizimá-los…escravidão de milhões de Africanos, Kuklusklan, Bomba em Hiroshima, Iraque…e indiretamente interferem na política interna de dezenas de países vizinhos, financiou e financia secretamente assassinatos, grupos terroristas, golpes de estado e ditaduras mundo afora…em sua política financeira causa a morte por inanição de milhões de pessoas todos os dias e que digam os europeus presos a seus acordos…e os que sofrem sanções…
O povo vietnamita venceu os eua e nenhuma falsificação histórica conseguirá mudar esta verdade…O Vietnã pôs pra correr a frança e os eua mas Hollywood tenta mudar a história pateticamente nos cinemas e nos programas de TV mostrando só vitórias deles e apagando as derrotas vergonhosas que tiveram…
Tentam minimizar ou apagar sua participação na guerra entre a frança e grupos guerrilheiros(Viet Minh) que lutavam pela independência da Indochina(Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia) que começou em 1946 e terminou em 1954…Mesmo que seja de conhecimento público que a frança não tinha meios aéreos suficientes para a campanha…É em 1954 que com a saída da frança começa o trabalho dos “assessores” militares estadunidenses no Vietnã do Sul treinando o seu exército que combatia os norte-vietnamitas…Em 1964 chegou a 16.000 o número de assessores do exército dos eua instalados no Vietnã do Sul…
Tentam de todas as formas determinar que a guerra se iniciou em 1965 quando desde o fim da década de 1950 várias tropas dos eua já combatiam ao lado do exército sul-vietnamita…Querem fazer acreditar que não usaram todo seu poderio bélico quando se sabe que só faltou usar armamento nuclear para tentar dobrar o vietcong e o governo norte-vietnamita…
Essa guerra não foi perdida para a imprensa estadunidense vendida aos comunistas como muitos pateticamente tentam incutir…A imprensa da época tinha o que a atual não tem…credibilidade pública suficiente para ser independente…o que a protegia da pressão governamental…Atualmente a imprensa local que cobre os conflitos dos eua são todos “embutidos”(embedded no jargão local) dentro das unidades militares para escreverem apenas o que é permitido pelos comandos…Não existe mais “descrição dos fatos” mas “descrição de ponto de vista”…
Esse papo de que os eua perderam a guerra politicamente não passa de conversa pra boi dormir…A ofensiva norte-vietnamita começara um mês antes da capitulação de Saigon…Os militares estadunidenses foram surpreendidos pelo rápido sucesso dos vietcongues e a fraca resistência do exército sul-vietnamita…
Uma nova intervenção dos eua foi descartada pelo presidente Gerald Ford por falta de apoio no congresso…Como resultado os norte-vietnamitas conquistaram o sul, a 30 de abril de 1975, no que ficou conhecido como a “queda de Saigon”…A evacuação de nove mil estadunidenses foi feita as pressas na última hora…
Que história é essa que os militares estadunidenses foram surpreendidos? Os EUA suspenderam a campanha militar em 1973.
“Os eua nunca salvaram ninguém…seu interesse na segunda guerra era só em ganhar dinheiro em cima do conflito…entraram na guerra pressionados/forçados pela europa…”
Entraram pois foram atacados pelo Japão. Pearl Harbor sabe. E a Alemanha declarou guerra aos EUA. Logo…
“todo o crédito pela queda do eixo é incontestavelmente dos Russos…os Japoneses se submeteram a assinar uma rendição pois sabiam que uma invasão estava sendo preparada pelos Russos…e que a aniquilação e destruição que sofreriam seria pior que a provocada pelas bombas atômicas estadunidenses…”
Vai dizer que quem derrotou o Japão foi a URSS? Toda a Campanha no Pacífico, Sudeste Asiático e China não serviu pra nada? Só depois dos soviéticos derrotarem a força japonesa na Mandchúria (capada de pessoal e material) é que os japoneses foram derrotados de fato?
“Esse papo de que os eua perderam a guerra politicamente não passa de conversa pra boi dormir…A ofensiva norte-vietnamita começara um mês antes da capitulação de Saigon…Os militares estadunidenses foram surpreendidos pelo rápido sucesso dos vietcongues e a fraca resistência do exército sul-vietnamita…”
“A evacuação de nove mil estadunidenses foi feita as pressas na última hora…”
Começou bem antes na verdade, em dezembro de 1974. Nessa altura os americanos já haviam se retirado do Vietnã do Sul.
Nove mil civis?
http://news.bbc.co.uk/nol/shared/spl/hi/asia_pac/05/vietnam_war/img/maps/5.gif
“Uma nova intervenção dos eua foi descartada pelo presidente Gerald Ford por falta de apoio no congresso…”
Única coisa correta que disse.
“…era só em ganhar dinheiro em cima do conflito…”
A economia americana quase foi a bancarrota em 1945… Ai se a guerra não tivesse terminado…
“…entraram na guerra pressionados/forçados pela europa…”
Marinheiros americanos já estavam morrendo mesmo antes de Pearl Harbour…
Ao contrário, os americanos só não entraram antes por conta do poderoso lobby anti conflito, liderado por políticos de oposição a Roosvelt, a pressão da imensa comunidade germânica nos EUA, e por metacapitalistas desejosos em não perder mercados.
“…sua participação foi pífia se limitando mais em fornecer equipamentos e suprimentos do que em lutar no conflito…”
Midway, Coral Sea, Guadalcanal… A reconquista do Pacífico foi obra quase que única de americanos ( não desmerecendo as forças do Commonwealth, claro ).
A luta contra os U-boats, no Atlântico, não teria sido vencida sem a USN… E não fosse o domínio dos mares, não haveriam os desembarques na África e o Dia D, e consequentemente não haveria vitória…
Tivessem os americanos ignorado o cenário europeu e a URSS se veria obrigada a lidar com a Wermatch em sua totalidade, tendo a retaguarda um Japão hostil e estando virtualmente isolada do Ocidente. Aliás, interessante notar a “colher de chá” dada pelos japoneses, que permitiram a passagem impune de suprimentos para os russos por mares sob seu controle…
“…todo o crédito pela queda do eixo é incontestavelmente dos Russos…”
Primeiramente… Russos, vírgula…! 1/3 do exército soviético era composto de ucranianos bielorrussos, cazaques, entre outros… É bem verdade que o esforço da URSS foi descomunal, mas ele somente foi possível graças a logística montada sob provisões e transportes americanos… Até mesmo as rações consumidas pelos soldados soviéticos era americana…! Não fosse a América, e aquela carga de filmes de bangue-bangue levada a efeito por Zhukov nunca seria possível…
No mais, seguem as palavras do próprio Stalin:
“Sem a indústria americana, os aliados nunca teriam vencido a guerra…”
Nikita Khrushchev, em entrevista aberta após o conflito, reforçou as palavras de seu antigo líder, admitindo o quanto o dito cujo estava receoso acerca dos rumos da guerra e admitia a possibilidade de derrota sem o apoio americano.
Os americanos se tornaram independentes por seu próprio levante… Franceses somente entraram no conflito com um único propósito: gerar perdas aos ingleses… E olhe que não nego que a ajuda francesa foi fundamental para equilibrar a luta, principalmente nos mares.
A política financeira “genocida” dos EUA trouxe de volta a vida as potências arrasadas pela Segunda Guerra Mundial… Toda a Europa, Pacífico e países que buscaram relacionamento sério são testemunhas dos benefícios de negociar reto com americanos. Aliás, quais são as maiores testemunhas dos benefícios de se relacionar economicamente com os EUA..? China e Rússia… A primeira, alçada a potência pelos dólares americanos, despejados como água em sua infraestrutura e indústria. A segunda, uma beneficiária direta de políticas de boa vizinhança e abertura promovidas ao longo do final do século XX.
Quanto aos países considerados sub desenvolvidos… Assim o são por conta de suas próprias políticas internas, na maioria dos casos movidas por ideologias pré-históricas e distantes de um mínimo de racionalidade; moldes que a muito já deveriam ter sido abandonados, haja visto nunca terem formado uma sociedade que prestasse ou sequer um modelo econômico sustentável.
“Querem fazer acreditar que não usaram todo seu poderio bélico quando se sabe que só faltou usar armamento nuclear para tentar dobrar o vietcong e o governo norte-vietnamita…”
E não usaram mesmo… No pico das atividades, cerca de 450000 militares estavam mobilizados ( considerando que, salvo melhor juízo, menos de 1/4 disso era combatente efetivo ), tendo, ao longo de 10 anos, cerca de 2,7 milhões prestado serviço… Poderiam, se quisessem, ter movido o triplo de homens e máquinas.
Notável também o quanto as forças americanas estavam tolhidas em seus meios para agir. Atirar em uma posição antiaérea ou aeronave vietnamita, por exemplo, somente era permissível em revide, e nunca em primeiro momento… Depois todo mundo se pergunta da razão de haverem tantas perdas…
O período que compreendeu o final dos anos 60 e início dos anos 70 assistiu o auge do movimento da New Left americana e a rebelião de libertinagem que ela causou… Isso impôs mais dano moral aos americanos que o próprio conflito…
Meu caro… A imprensa americana goza ( ainda… ) de uma liberdade quase que ilimitada. Até mesmo porque, é virtualmente impossível controlar as dezenas de milhares de canais de rádio, as centenas de canais de TV, milhares de jornais, milhares de sítios em internet, entre outros que chegam diariamente aos lares dos EUA.
Não entro no âmbito militar, prefiro destacar as primeiras linhas, o fator econômico ! Pequeno país em desenvolvimento, porém recebe imenso número de turistas, algo que o Brasil infinitamente maior e com mais variedade geográfica deixa a desejar em muito. Nós deveríamos aprender com eles. O turismo gera riquezas e trabalho de forma rápida e na maioria das vezes sem maiores custos. E quanto a questão política, parece que o Vietnam é muito mais próximo ao EUA do que a Rússia ou China. Ou não? De qualquer forma parabéns ao povo vietnamita que é simpático e trabalhador.
No Brasil a violência afasta o turismo, as agencias estrangeiras colocam alertas que é perigoso. Ainda tem o problema de infraestrutura e a malandragem de colocar dois preços nas coisas, com preços bem maiores para estrangeiros, acha que eles não percebem isso e que gostam? Quero ver se brasileiro gostaria de viajar para outro país e te cobrarem o dobro ao invés do preço normal apenas por ser brasileiro.
Na verdade os americanos “ganharam mas não levaram” , a estratégia da guerra foi totalmente errada venciam a maioria dos combates com os “congs” mas não ocupavam o território um grande erro , a vários relatos de comandantes de companhia da época que dizem sobre isso , mandavam a infantaria ocupar uma posição uma colina por exemplo , travava um duro combate ali com pesadas baixas venciam , depois “metia o pé” com isso os vietnamitas voltavam de novo , ainda existiam as chamadas patrulhas de destruição que nem tinham objetivos claros , só fazer contato com o inimigo matar e voltar , então baseado nessa doutrina ocorreram vários massacres nas vilas de camponeses , simplesmente a tropa americana chegava naquela região matava todo mundo e falavam que eram vietcongues ,tiravam algumas fotos faziam a contagem de corpos(pois a eficiência da guerra na época era medida por numero de inimigos mortos , não por conquista do território), com isso a imprensa e opinião pública americana foi pressionando ( inclusive os veteranos que voltavam do conflito pois viram que a entrada americana no conflito foi totalmente desnecessária , e ao voltar ao seu pais não tinha praticamente nenhum suporte e ajuda do governo apenas uma medalha.) acho que se a guerra continuasse ate hoje continuaria no mesmo impasse americanos vencendo as batalhas , deixando o território e os “congs” voltando na calada da noite .Enfim ganhou mas não levou e ficou uma grande ferida aberta nas forças armadas americanas que participou desse conflito , principalmente para os soldados que lutaram lá , pois viram que o esforço de guerra deles não serviu para nada pois o país ficou destruído e continuou comunista.
Só o norte era comunista e já havia vencido os franceses. O norte invadiu o sul, matou os americanos e instaurou um Regime comunista. Depois invadiram o Camboja, derrubaram regime comunista de lá e instalaram outro regime menos comunista (mas ainda comunista) no lugar. Depois os chineses invadiram o Vietnã. Perderam também. Resumidamente foi isso rs
Brunow Basillio
Quando se entra numa guerra a um Objetivo a ser alcançado….
O objetivo americano na guerra do Vietnam era não permitir que o Sul fosse tomado, e todo Vietnam se tornasse comunista..
Tiveram que se retirar, e até hoje o Vietnam é um país Socialista; Objetivo não alcançado, então houve uma derrota sim! Nada de “si” ou “derrota política” blá blá blá etc.
…………
“Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado”
George Orwell
O exército Mongol de Kublai Khan também invadiu o Vietnã no século XIII. Não foram mais bem sucedidos que os franceses e americanos.
Para mim, os americanos perderam a guerra, pois não conseguiram cumprir o objetivo básico que era deter o Vietnan do Norte. Ao contrário dos militares franceses, que sim, foram humilhados militarmente, os americanos buscaram nos últimos anos de conflito, uma saída mais honrosa.
A ofensiva do TET, mostrou bem como foi a guerra, militarmente os americanos bateram o Vietnan do Norte e principalmente os VC (que quase foi aniquilada militarmente), mataram mais do que perderam, mas politicamente foi uma derrota, pois mostrou para o povo americano, que a guerra não poderia ser vencida.
Mesmo dentro do Exercito Americano (bem menos nos mariners), existia a crença que a guerra não seria vencida, e sim, o exercito quase se perdeu, vários oficiais acabaram mortos pelos seus próprios homens (famoso granada que explode na tenda dos oficiais), consumo de droga era “tolerada” pelos exercito, ou seja, uma algazarra. Mas um excelente característica dos americanos (que infelizmente não temos muito) que é consertar o que não funciona, ao invés de lamentar (ou colocar o culpa nos outros), desenvolveram o que é hoje o melhor exercito do mundo, soldados profissionais, bem treinados e motivados, com os melhores equipamentos (hoje um tipico soldado americano é quase bem mais equipado que tropas especiais do resto do mundo).
Hoje, as forças americanas são “invencíveis”, são a única potencia militar, não vejo em um horizonte de 10 anos, esta hegemonia sendo batida por outro país (ou conjunto deles). Imagino a China sendo páreo a médio prazo.
Resumir é complicado, mas acho que é isto ai.
Abraços
O vietnã esta na mira da china e com certeza vai ser invadido, só não da pra saber quando mas todos aqueleis países ao sul da china serão engolidos pelo império chines.
Alias, a China quer crescer e quer dominar o mundo, mas como ao norte a china tem sua fronteira com a Russia e do seu lado tem a Índia, resta a China crescer ao sul começando pelo Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Myanmar e Talvez cheguem ate malásia.
Criando acesso próprio ao Indico e sendo assim alternativa ao disputado mar do sul da china,
Improvável. Não que não queiram, mas o preço seria alto demais. Teriam que apelar para uma guerra total ou o uso de armas nucleares. Isso seria o fim da China. Ninguem mais compraria um alfinete deles, pois não se vitaliza a economia do inimigo. em verdade isso já está sendo levado em conta em uma escala menor pela união europeia e pelo Trump, esse de forma mais escancarada.
A China levaria uma surra dos vietnamitas…e economicamente seria um desastre. Para quem não sabe eles lutaram entre 1979 e 1990 na fronteira…Diz a lenda que as forças chinesas foram surradas pelos calejados vietnamitas. Os vietnamitas eram tão temidos que a força aérea chinesa nunca teve coragem de enfrentar a experiente força aérea do Vietnã numa batalha aérea.
Possíveis consequências de uma de guerra entre China e Vietnã:
1. Severo prejuízo econômico e político para a China;
2. Risco do Vietnã vencer militarmente e humilhar a China;
3. Forçaria a Rússia a escolher um lado. Ela sempre foi aliada e principal fornecedora de armas do Vietnã. Caso ela escolhesse a China, inevitavelmente jogaria o Vietnã no colo do Tio Sam. Os EUA conquistariam um forte aliado no sul da China, protegendo as aliadas Tailândia, Cingapura, Malásia e Austrália, e fechariam o cerco na Ásia.
No Campo de batalha o resultado é previsível: a repetição da História. Um poderoso exército invasor enfrentando milhões de tropas regulares e guerrilheiros (dispostos a lutar até o último homem) e uma força aérea dona dos ares sendo fustigada por SAM e incursões pontuais de caças de origem russa.
Hoje existem apenas 5 países de partidos únicos “Comunistas”: China, Coreia do Norte, Vietnã, Laos e Cuba. Tirando fora a China por sua grandeza, o único destes países que está indo bem é o Vietnã, nos últimos anos não demonstra nenhuma ação de agressão ao mundo, baniu o idioma russo nas escolas e passou a ensinar o inglês como segunda língua, algo entorno de 25% da população consegue comunicar o básico em inglês, investiu no turismo, todos são bem vindos ao seu país, recebe mais turistas que o Brasil, você pode andar sozinho pelas ruas sem risco de ser assaltado ou vigiado por um “agente do estado”, você pode ir no interior do país sem problemas. O país que foi totalmente destruído há um pouco mais de 40 anos e se reconstruiu. O povo é educado, trabalhador e por incrível que pareça feliz. Lógico que é um país comunista com todas as mazelas do totalitarismo gerado por este modelo de governo, mas talvez seja o único exemplo que está dando “mais ou menos” certo neste tipo de regime, embora que sua economia esta bem aberta ao capital privado hoje e por fim, mesmo com a guerra terrível que tiveram elas gostam mais do americanos do que chineses, pois eles sabem muito bem quem são e o que querem o seus vizinhos também comunistas.
Falaram o q eu sempre disse, inclusive aqui no ForTe.
Eles lutaram por um Vietnã.
Se o Sul lutasse pela reunificação e o Norte pela manutenção da separação, o resultado da guerra seria o lado americano vencedor e o lado apoiado pelos soviéticos perdedor.
Foi guerra fria para os EUA e a URSS. Pro Vietnã foi por eles.
Um colega da família foi Legionário. Serviu 8 anos na Legiao.
Um de seus subordinados tinha sido vietcongue.
Ele dizia q tinha lutado pelo Vietnã. Por sua unificação.
Dizia:
Acabou a guerra…. sai de lá o mais rápido possível!!! Comunismo, Deus me livre!!!!
Exatamente. Foi uma guerra nacionalista pela reunificação do Vietnã. Estavam dispostos a lutar até o último homem por esse sonho.
Muito bacana o Museu, porém a parte triste disto é que o ditador Ho Chi Ming matou milhões de civis para manter-se no poder. Meus pêsames as vítimas deste monstro.
Um pouco de preciosismo.
Ho Chi Ming, ao contrário de Mao ou do maluco do Pol Pot, não matou milhões de civis, sim, ele para unificar e colocar o pais independente, incentivou o seu povo para a guerra. Se tem alguém no qual é possível responsabilizar é o general Vo Nguyen Giap, este sim, decidiu que o sacrifício varia a pena.
Os EUA nunca perderam uma batalha (é bom diferenciar batalha de combate !) no Vietnam, só perderam alguns poucos combates. Mas perderam politicamente. O que muitos não sabem é que em 1975 os EUA já tinham retirado do Vietnam as suas tropas de combate. Os aviões de combate, transporte e observação tinham sido passados para os sul-vietnamitas também. Essa vietinamização do exército sul-vietnamita começou em 1970. Em 1973 (Acordo de Paz de Paris) se encerrou a participação militar americana. Em 1974 os norte-vietnamitas atacaram o sul, mas o exército sul-vietnamita resistiu bem. Então em 1975 os norte-vietnamitas testaram as defesas sul-vietnamitas e conseguiram avançar em Pleiku e depois Hué e Da Nang. O exército sul-vietnamita se desmoronou. Acredita-se que uma das causas foi o não socorro dos americanos aos sul-vietnamitas. Saigon caiu sem combates.
Bom dia!
Na sequência do M-8 temos três M-41 e apenas um M-48 antes do M-107, os quais estão com as torres voltadas para a traseira, como se estivessem posicionados prontos para transporte.
Parece até desfile de 7 de setembro do Brasil, tudo que a gente tem hoje está lá no museu do Vietnan.