Erdogan da Turquia: mísseis russos S-400 serão implantados em abril de 2020
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o sistema russo de defesa antimísseis S-400 será totalmente implantado em abril de 2020.
A compra do sistema russo pela Turquia aumentou as tensões com seus aliados da Otan, particularmente os Estados Unidos, que advertiram a Turquia que responderá com sanções.
Falando em 15 de julho, no terceiro aniversário da tentativa de golpe de 2016, Erdogan disse que oito aviões já haviam trazido partes do sistema russo e mais estavam chegando.
“Com a permissão de Deus, eles serão instalados em seus locais até abril de 2020”, disse ele a uma multidão no aeroporto Ataturk, em Istambul.
Autoridades dos EUA disseram que, além de ser atingida por uma legislação destinada a impedir que os países comprem equipamentos militares da Rússia, conhecidos como CAATSA, a Turquia pode ser expulsa do programa de caça furtiva F-35.
Em 14 de julho, Erdogan disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, tem a autoridade para suspender as sanções à Turquia pela compra de sistemas de defesa aérea russos e deve encontrar um “meio termo” na disputa.
As tensões entre a Turquia e os aliados ocidentais aumentaram nos últimos meses com a compra do sistema S-400, com uma série de outras ações tomadas pelo Estado membro da OTAN agravando a situação.
Ministros alemães e austríacos disseram em 15 de julho que a União Europeia endossaria uma punição simbólica à Turquia sobre o que chama de perfuração “ilegal” de petróleo e gás no Chipre e ameaça sanções mais severas, a menos que Ancara mude de rumo.
O ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, disse em 14 de julho que a Turquia continuará a perfuração de gás nas águas ao largo de Chipre se o governo cipriota grego reconhecido internacionalmente não aceitar uma proposta de cooperação apresentada pelos cipriotas turcos.
FONTE: Radio Free Europe/Radio Liberty
Eu estou muito curioso para saber qual vai ser a reação grega a instalação deste sistema,sem contar que esta semana a Turquia disparou mísseis balísticos de alcance de 280 km no Iraque,distância esta que cobre boa parte da Grécia.
a Grecia possui S300 ha muito tempo…
Sim,e mísseis balísticos?
Não vão fazer nada; vão deixar que a UE resolva. O x da questão entre gregos e turcos é Chipre. O nordeste da ilha é controlada pela Turquia e o restante são cipriotas de origem grega. Contudo, a Exxon Mobil encontrou o que pode ser a 3ª maior reserva de gás (142 a 227 bilhões de m3) na costa sudoeste de Chipre – a parte que é dos cipriotas gregos.
vai ficar quieta, pois se a Turquia fizer algo de maior relevância vai ser a desculpa perfeita para Tirar o Erdogan do Poder.
Hã!??
A Grécia está de olho em uns F-35, provavelmente em meados da próxima muito provavelmente pode vir a virar uma operadora.
Acredito que eles podem comprar um novo sistema anti-aéreo também pra substituir esses S-300 que já são datados.
Ai temos no meu ver o SAMP-t e o MEADS concorrendo.
Comprando AAA russa, desrespeitando os Direitos Humanos e a liberdade de imprensa, doido pra criar uma ditadura e agora revivendo velhas pendências contra os gregos.
O Erdogan tá se esforçando pra ser odiado, ein?
Erdogan (e qualquer outro político), é importante que seus eleitores o amem. E todos os outros são de pouco interesse para ele.
E vai mais uma vez um erro inexplicável dos editores metendo S-300 ucraniano no meio da matéria. Ate quando??
Isto mostra que o escritor do artigo não tem o mínimo de conhecimento sobre armamento russo. Patetico!
S-300 ucraniano a saga, acho que o editor está te provocando rlx rsrsrs.
Erdogan está simplesmente indo para onde a melhor corrente está levando.
Para a Turquia é MUITO mais importante os benefícios políticos e econômicos de uma aliança com Rússia e China do que com os EUA que, no momento, não tem nada a oferecer a eles.
É importante lembrar que a Rússia e a Turquia estão desenvolvendo um grande projeto de transporte de gás (Turkish Stream) e os portos turcos estão tendo grande atenção da China por conta da Iniciativa B & R.
Na verdade não existe outra corrente para Erdogan, não é uma questão de escolha, ele tem um perfil déspota e anti liberdades civis, ele tem que se alinhar com China e Rússia e seus nefastos regimes autoritários pra sobreviver a longo prazo!
Carlos Gallani
Ponto de vista equivocado.
Não existe perfil mais déspota do que os dos Governantes da Arábia Saudita, Catar, Kwait e etc. e todos aliados dos EUA.
Agora que a Arábia Sauditas está dando umas ‘escapuloidinhas’.
E só
O Império Turco-Otamano foi o que mais durou em todos os tempos. A Turquia tem veia de pais soberano e o Erdogon está fazendo tudo para que o seu pais volte a ter a importância que teve até 1918.
Infelizmente a maioria dos brasileiros tem no sangue a vocação para ser escravo/submisso. Hoje se abaixam as ordens dos USA amanhã será a hora de se abaixarem para a China.
Francico,
Mas já foi pior. Já nos abaixamos às ordens dos bolivianos e cubanos. E éramos tão subservientes que nos deixamos assaltar pela turma do PT liderado por um semianalfabeto chegado à cachaça que esfoliou o Brasil e a gente batia palminha de felicidade.
Pelo menos agora arriamos as calças para uma superpotência.
As calças já estão arriadas, estão preparando pó de vidro com cola para ser besuntado; bem, melhor interromper o comentário.
Carlos,
Relaxa que não vai doer tanto. Se não sentiu nada quando éramos arrombados pelos nossos patrícios patriotas pode ter certeza que o bilau americano é menor.
Erdogan cairá fora em 2021..SE durar até lá
a Turquia tá indo para o caminho dela, ela é muito forte, tentou se integrar a Europa mas não foi bem aceita justamente por causa do Erdogan, só sobrou a China e Rússia pra ela.
A Turquia já vinha sendo rejeitada muito antes do Erdogan. Na verdade ela nunca foi aceita, era apenas tolerada.
A ascensão do Erdogan, e um renascimento do fundamentalismo islâmico na Turquia, tem muito a ver com isso.
A tendência turca será de se integrar cada vez mais ao mundo islâmico se afastando do ocidente ao qual não pertence e onde jamais seria aceita.
A EUROPA tem medo da Turquia, pois foram os turcos que acabaram com o império romano e invadiram a Europa. É simples assim, a questão não é o Erdogon.
A Turquia e membro da otan desde os tempos da guerra fria e sempre quis fazer parte da união europeia , com o fim da guerra fria viu vários países do leste europeu sendo recebidos de braços abertos na UE, seila se eu fosse turco chutaria o balde da mesma forma.
Por que será?
Olha o resultado das últimas eleições turcas…
O reinado do Erdogan está acabando.
E as realizadas na Arábia Saudita, quais foram os resultados?
Ah! Esqueci que eles dissolvem jornalistas em ácido e enforcam crianças de 14 anos por protestar contra o “governo”.
Espero que vc não seja investidor em bolsa, pois pela sua analise vc estaria falido em pouco tempo…Erdogan e mais um politico populista que vem acabando com a economia turca. Tal aquisição só mostra o caos que sua politica esta provocando no pais…
A ilha de Chipre já deveria ser um país soberano e unificado, sem se submeter a Atenas ou Estambul e suas desavenças
So uma correção, a capital da Turquia é Ancara. Forte abraço
Num mundo onde se respeitam as regras acordadas acho que seria viável.
Infelizmente não vivemos nesse mundo.
Amigo, vai ver a história do Chipre e da intervenção turca, a parte grega da ilha quer fazer parte da Grécia.
Com isto os turcos praticamente caem fora do programa F-35 e não ficaria surpreso em alguns F-35 que seriam destinados aos turcos, irem parar na FA grega…..
Que iram pagar como?
Se as coisas fossem tão fáceis como muitos aqui acham, nos hoje estaríamos com pelo menos 50 f 22 kkkkkkkk
A Turquia neste episódio se queimou com a OTAN e não somente com os EUA, a Grécia continua sendo um importante membro na região, adversária dos turcos e também não devem ver com bons olhos esta aquisição de S-400s, recentemente os gregos assinaram um contrato de modernização de seus F-16s e vão precisar de substitutos para seus F-4s, situação que o Tio Sam facilite a aquisição de F-35s, ainda mais os exemplares turcos já prontos.
A OTAN precisa da Turquia. Será que a Turquia precisa da OTAN? só os turcos podem responder a sesta pergunta.
Ou seja, até 2020 tem tempo pra negociar.
“O Brasil precisa escolher entre autonomia e dependência, soberania ou submissão. Como o viajante, diante da esfinge, a grande pergunta que temos que responder ao Século XXI é que país queremos ser e que futuro queremos ter, como Nação.”
Mauro Santayana
Nações como a Turquia ou a Índia negociam o que querem e o que bem entendem tanto com os eua quanto com a Rússia sem sofrer com nenhum conflito de interesses…negociam com quem bem entendem o que bem entendem…sem temer por retaliações, sanções ou represálias de qualquer tipo…enquanto que aqui os nossos “lideres” tem que tirar os sapatos em aeroporto pra entrar em um pais estrangeiro…
Nações como a Turquia são hoje grandes e fortes porque são livres, independentes e soberanas…se pautam pelos seus interesses e não pelos interesses dos outros…fazem acordos econômicos e estratégicos com quem bem entendem…negociam o que bem querem com quem bem entendem…ao contraio daqui onde abertamente militam submissão, vassalagem, subserviência, clientelismo e entreguismo a estrangeiros…
Enquanto a republica das bananas desiste do PANTSIR, países sérios como a Turquia adquirem S-400 e até passam a se engajar para desenvolver o seu próprio caça de quinta geração…pois trata-se de uma povo que se leva a sério e que se dá ao respeito…sua historia/passado não deixa mentir…é o berço do Império Turco Otomano…um Império que acabou com o Império Bizantino e dobrou a europa no auge de sua época, transformando seus territórios em estados vassalos…durante os séculos XVI e XVII no auge de seu poder sob o reinado de Solimão o Magnífico, controlou grande parte do Sudeste da europa, da Ásia Ocidental, do Cáucaso, do Norte de África e do Chifre da África…
Já na republica das bananas o grande legado deixado a esta nação, em 1889, nos colocaram ao reboque da vontade externa para nos transformar em um país de terceira linha no mundo…uma Nação que era considerada no Século XIX a mais promissora pela Europa caiu em um Buraco Negro de 41 anos, sendo somente em 1930 com Vargas que começou a sair do Buraco Negro…porém após 1945 novamente nos atrelaram ao exterior e desde então estamos nesta situação….
Esta é a diferença entre nações sérias e republiquetas de bananas…não investimos em Educação, Indústria, Tecnológica, etc…não investimos em Defesa como forma de Alavancar o nosso desenvolvimento e Tecnologia…pois somos uma republiqueta pródiga em Mentes Colonizadas…que só da valor ao pais dos outros…que só sabe dar valor aos outros…e ao que é dos outros…
Não investimos em educação, ciência e tecnologia…ao contrario de países como a Turquia…e sim em estádios de futebol e carnaval…porque aqui como na decadente República Romana o que importa é pão e circo…tudo isso é o reflexo de um povo alienado, omisso, sem ética, sem identidade, sem civismo…sem patriotismo…mas sobretudo sem vergonha na cara e que só sabe ficar esperando por milagres!..
Que tal vc parar de lê somente blog militar e pesquisa um pouco sobre geo politica e economia…a moeda turca foi a que mais desvalorizou no mundo, e a bolsa só despescando…Tomara que o Brasil nunca tome esse tipo de escolha como da turquia
“Fabio
Que tal vc parar de lê somente blog militar e pesquisa um pouco sobre geo politica e economia”
Eu não preciso…sou mais bem informado por aqui mesmo…
Muita areia para o caminhãozinho do Brasil o S-400.
O Brasil só compra o que os USA deixam. Foi assim no governo militar, no governo do PSB, no governo do PT e será no governo do Bolsonaro.
A questão não é o partido que está no poder, mas o espírito subserviente de nossos dirigentes.
Francico,
Mas os EUA deixaram a gente comprar os Iglas e os Mi-35 e quase compramos os Pantsir. Quem sabe eles se a gente ficar bem bonzinhos eles não deixam a gente comprar umas duzentas baterias de S400 e mais uns 300 Su-57?
300 não…
3000 ahahahahaah
Mas os EUA deixaram a gente comprar os Iglas e os Mi-35 e quase compramos os Pantsir. Quem sabe eles se a gente ficar bem bonzinhos eles não deixam a gente comprar umas duzentas baterias de S400 e mais uns 300 Su-57?
——
Bem, essas compras foram possíveis antes. Existem outras vezes.
Já compraram e viram que não tem comparação com outros equipamentos que temos acesso.
Bem, que tipo de analógico o MI-35M tem, no oeste? Contrapartida direta.
Com a Turquia comprando os S-400 e abandonando os f-35, possivelmente os americanos irão usar aquele artifício cretino deles, o chamado ato CAATSA, que pune com sanções aqueles que comprarem equipamentos russos…
Caso tentem fazer isso com a Turquia, Erdogangster com certeza não iria deixar passar barato, e com a situação estremecida com os EUA e por assim dizer com a aliança, não me surpreenderia caso ele não fechasse o bosphoro para navios de guerra e comerciais.
Os EUA fazem seus golpes no seu parlamento e enfiam na goela dos outros como se fossem donos do mundo.
Livre mercado só é bom quando favorecem a eles, quero ver fazerem o mesmo com os indianos.
A briga com o EUA sobre o S-400 é só uma ponta do iceberg. Por baixo disso há coisas muito mais importantes acontecendo porque a descoberta de gás Mediterrâneo Oriental nas Zee’s de Israel, Egito, Chipre está mudando a política da região de forma desfavorável à Turquia. Para se ter uma idéia de como as coisas se deterioram para a Turquia, a UE se antecipou aos EUA e declarou ontem que irá aplicar sanções econômicas à Turquia…
Vai haver quebra quebra, incêndio de veículos, etc.
A imigração sem planejamento criterioso vai cobrar pedágio.
Só esquece que os americanos tem duas bases navais na Turquia, vão fechar o Bósforo ?
Abandonando não…
Sendo retirados do programa do F35
De que se trata?..
Num mundo de rapinas travestidas de “policias do mundo” e que estão sempre querendo sabotar nações, lideres como Erdogan são extremamente necessarios.
Líder que cancela eleição quando perde..
Ou como o Putin que não deixa a oposição participar..