Austrália emite RFI para substituição do helicóptero Tiger
O governo australiano emitiu um pedido de informações (RFI) para a substituição da frota de helicópteros de reconhecimento armados ARH Tiger da Airbus Helicopters, do Australian Army.
Sob o programa Land 4503, o Grupo de Aquisição e Sustentação de Recursos do Departamento de Defesa da Austrália (CASG) está buscando informações para adquirir um total de 29 células. Destes 29, 24 devem ser baseados em um único local, com mais cinco para serem usados em operações de treinamento.
Os cronogramas para o programa antecipam uma capacidade operacional inicial (IOC) de um esquadrão de 12 aeronaves até 2026, com capacidade operacional total (FOC) a partir de 2028.
O conceito de operações descrito na documentação do RFI inclui a capacidade de desdobrar um grupo de quatro aeronaves no ponto do IOC, com as outras oito aeronaves divididas entre treinamento contínuo de geração de força e construção. Uma vez que o FOC é alcançado, o Exército Australiano seria capaz de “gerar múltiplas forças desdobradas simultâneas de até um tamanho de Esquadrão (12 aeronaves)”, apoiado por um sistema de treinamento de até cinco aeronaves.
O programa de compras tem como alvo uma abordagem de risco reduzido, com a carta de apresentação do RFI observando que a aquisição visa um sistema “comprovado e maduro, pronto para uso” para “entregar esforços de reconhecimento armado em um campo de batalha disputado” .
O RFI também está buscando informações sobre a interoperabilidade de uma plataforma com sistemas não tripulados, particularmente porque o país está substituindo sua frota de Textron RQ-7 Shadow 200 sob o programa Land 129 Fase 3 e está adquirindo a General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI ) MQ-9 Reaper sob o programa Air 7003.
FONTE: Jane’s
(…)observando que a aquisição visa um sistema “comprovado e maduro, pronto para uso”
Como a Austrália não vai comprar nenhum heli russo, vai dar Apache.
Mestre Willber Rodrigues, saudações! Eu também penso assim! Duas coisas contribuem as especificações e principalmente o grande envolvimento da Boeing com a industria australiana. Me sinto frustado com o Tiger, mais uma vitima da colcha de retalhos, e suas implicações politicas que se tornou a industria aeroespacial europeia!
Ou Bell AH-1Z Viper.
O próximo que vai ser encostado vai ser o NH90.
Qual o motivo?
o mesmo que os europeus passaram, falta de disponibilidade, muito caro para operar e etc.
Caixa de transmissão (o principal). O fabricante prometeu disponibilidade para um número de horas que não correspondeu na prática. Compradores tiveram que rever o uso do equipamento em alguns casos. Alemães, preocupados em manter a indústria e fornecedores trabalhando, fizeram de conta que o equipamento não tem problemas.
Tô começando a achar que, helicóptero de transporte ou ataque, só americano ou russo .
O Merlin (EH101 ou AW101, sei lá qual a designação atual) da Leonardo é um ótimo heli de transporte. Mas é caro.
O Mangusta eu não sei dizer se é bom. Mas certamente não é tão ruim e caro quanto o Tiger.
Francamente, aposto minhas fichas no ‘Viper’. E a razão é simples: operações a bordo da classe ‘Camberra’.
Resta saber o que vão fazer com as células de ‘Tiger’, que provavelmente ainda estarão com metade da vida útil pra queimar quando forem retiradas de serviço…
RR,
O Apache também tem um bom histórico de operações embarcadas no RU e mesmos nos EUA.
Concordo, Bosco.
Mas ocorre que o ‘Viper’ nasceu com DNA naval. E se optarem por custos ao invés de performance bruta, então o resultado penderá a favor do heli da Bell.
Embora o ‘Apache’ realmente possa operar embarcado, certamente o faz por um custo terrivelmente maior, e logo ao ponto dos próprios britânicos dispensarem várias de suas máquinas. Mesmo os americanos não o adotam a contento nesse segmento… Assim, muito embora o Apache possa vir a ser o escolhido, nada me faz crer que visarão esse pesado sob esses termos.
Mas enfim… Onde deu ‘Tiger’ contra todos, tudo é possível…
Eles enlouqueceram … Mas será que rola do BR pegar esses Tigers usados ? hahahaha
Algo me diz que a hora-vôo e manutenção desse heli se tornou caro e complicado até pra Australia…
Mas falando em heli de ataque, meu sonho é a EB e FN operando Viper
Alguém deve ter ganhado uma bela de uma comissão para influenciar a escolha do tiguer na Austrália
quando vinham criticar esse helicoptero aqui o pessoa dizia que era coisa americanófilo, não sabe de nada, é mentira, taí o Helicoptero Eurobambi como diz alguns dos nossos colegas, não aguentou a Australia nem se mostrou maduro o suficiente. vai dar Apache
Essa o Juarez deve estar comemorando.
Péssimo helicóptero a ponto dos australianos já o trocarem muito antes do esgotamento da célula. Caríssimo e problemático.
A disputa será entre Apache e Viper.
o EB bem que podia reservar eles para fazer dupla com a kombi quando elas ficarem encostadas na helibras esperando peças e as novas MGB ja que aqui os generais adoram qualquer coisa que seja EURO….e que as peças sejam carrissimas.
Quando da escolha do Tiger o preferido era o Apache AH-64D Longbow que inclusive recebeu elogios exaltados do Carlo Kopp. A escolha do Tiger foi considerada uma zebra. https://www.ausairpower.net/longbow-aa.html
Ué? Cadê a velha figurinha Astronauta Pereira?
A julgar pela presença de uma força permanentemente do USMC na Austrália… creio que os Vipers fizeram vontade nos generais da australianos…
Aliás: alguma noticia da, ainda, possível, aquisição dos Super Cobras pelo EB? Não li mais nada a respeito…
Abraço…
não queremos lixos dos americanos..bom
vc deve querer… vc cara latinhas?
Vai dar Apache! O grande problema desses equipamentos europeus feitos pela Airbus é o custo operacional e o risco politico( Alemanha jogar água no chopp)
Meu sonho é ver 30 unidades do Viper na aviação do EB assim como alguns também no corpo de fuzileiros da marinha
espera sentado bolsominion kkkkkkkk
Outro fake/admirador secreto do Tony Kings. Seja bem vindo!
Aproveita e já vai tomando no C…
…opo um café quentinho. ?
Meu sonho tambem
2!!!!!!!!
3!!!
“Um heli de reconhecimento armado” precisa ser, necessariamente, um heli de ataque ?
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Se ainda tem horas de voo pra queimar, das duas uma : ou a manutenção dos Viper se tornou antieconômica, ou titio Trump está pressionando.
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Um drone ou o até o A-29 fariam o serviço de reconhecimento armado de forma mais barata e menos exposta que um helicóptero.
“Se ainda tem horas de voo pra queimar, das duas uma : ou a manutenção dos Viper se tornou antieconômica, ou titio Trump está pressionando.”
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A queixa deles é o suporte logístico.
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“Um drone ou o até o A-29 fariam o serviço de reconhecimento armado de forma mais barata e menos exposta que um helicóptero.”
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Não é só reconhecimento armado… De forma alguma. O tipo de apoio que um helicóptero consegue proporcionar na frente de combate é bem diferente da asa fixa. A presença e as soluções de tiro são bem diferentes.
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Veja vídeos dos Tiger operando no Mali, naquelas regiões pedregosas por exemplo. É complicado ter o suporte de uma aeronave de asa fixa naquelas situações. O Tiger com seu canhão de 30mm e consegue se posicionar em melhores soluções de tiro e pode estar ali presente, fornecendo informação a tropa com seus sensores.
https://www.youtube.com/watch?v=-_mKgM-nuOI
Outra coisa, os Textron RQ-7 Shadow 200 começaram a ser operados em 2012, e também serão substituídos, não dá pra entender.
devem estar tentando deixar suas tropas o mais modernas e letais possíveis devido a preocupações com a China. Forte abraço.
Drone que servia pra combater o Taliban, a Al-Qaeda ou o EI, não serve pra encarar a PRC.
Viu o que aconteceu com o “Triton”, lá no Golfo Pérsico???? E foi só o Irã.
Este RFI está para o Guardian
http://defencetechnologyreview.realviewdigital.com/?iguid=f499d2d4-28b6-42ef-826f-6485f361cfcf#folio=18
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Pra quem quiser ler sobre aqueles Tiger…
Viper é suficiente.
Não precisam de Apache lá pela terra dos cangurus.
Mudando de pato pra ganso parece que entramos numa nova era onde o conceito VTOL está sendo novamente valorizado como foi nas décadas de 50 e 60. https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=e1_bsHG6MBs
A unica coisa boa do Tiger no Brasil seria o fato da Helibras se responsabilizar pelo suporte da aeronave, mas como dizem que sua hora de voo é cara então com certeza não vai rolar é nunca por aqui.
Na minha humilde opinião, o EB devia tentar uma Parceria para potencializar algumas unidades de Panteras com aviônica avançada, blindagem, canhão, lançadores de foguetes misseis e tudo que tem direito para tentar assim adquirir know how e no futuro construir um helicóptero de ataque com DNA nacional parecido com que a Turquia fez.
O problema dos Tigres não tem haver com o custo da hora de voo, porque o custo da hora de voo de helicópteros de ataque são bem próximos uns dos outros. A questão principal foi a falta de potencia em clima quente e o sistema de armas, que é bem inferior ao do Apache e Super Cobra.
O problema da europa e o mesmo dos EUA em certa medida, não querem reduzir o seu padrão de vida opulento e portanto nem pensar em reduzir custos e preços. E ainda se irritam com o avanço Chinês no cimércio mundial.
As compras militares se baseiam em duas coisas:
1-custo de compra e manutenção
2-conveniência politica e econômica.
Cadê o Juarez?
“Euro heli bambi”
O tempo e senhor de todas as verdades:
Mais 260 questionamentos feitos a Airbus e não resolvidos”.
Kombi, a tua hora vai chegar.
Saudações índio velho! Acertastes mais uma.