Singapura apresenta o novo veículo de combate blindado Hunter
As Forças Armadas de Singapura (SAF) revelaram detalhes recentes de seu mais recente veículo de combate blindado (AFV – Armoured Fighting Vehicle) da Hunter, sua primeira plataforma de combate blindada equipada com uma capacidade anti-tanque (ATGM). O novo veículo foi colocado em serviço durante o desfile de 50 anos do Singapore Army em 11 de junho.
O AFV Hunter de 29,5 toneladas – anteriormente conhecido como Veículo Blindado de Combate de Última Geração (NGAFV – Next-Generation Armoured Fighting Vehicle) antes do seu comissionamento – substituirá os veículos blindados de transporte de pessoal M113A2 Ultra (APCs) atualizados e antigos do exército que entraram em operação a partir da década de 1970 e veículos de combate de infantaria Bionix II em serviço (IFVs). O novo veículo está sendo desenvolvido pela Agência de Ciência e Tecnologia de Defesa de Singapura (DSTA) em parceria com a ST Engineering Land Systems desde 2006.
“O Hunter AFV representa o espírito predatório de detectar, rastrear e perseguir sua presa”, disse o brigadeiro-general Yew Chee Leung durante uma coletiva de imprensa em 7 de junho, revelando que a família da plataforma incluirá cinco variantes: combate, comando, ponte, engenharia e recuperação.
“O Hunter trabalha coletivamente como um matilha para caçar em rede”, acrescentou o Brig Gen Yew. “É também o protetor e o provedor da tribo, por isso acreditamos que essas características são um bom presságio com sua capacidade de manobrar e superar qualquer potencial agressor para garantir uma vitória rápida e decisiva”.
De acordo com as últimas especificações fornecidas pelo Ministério da Defesa (MINDEF), a linha básica do Hunter AFV tem 6,9 m de comprimento, 3,4 m de largura e uma altura total de 3,4 m.
É operado por uma tripulação de três pessoas, composta por um motorista sentado à esquerda na parte frontal, enquanto o artilheiro e o comandante do veículo estão sentados lado a lado imediatamente atrás do motor. Até oito soldados totalmente equipados podem ser transportadas no compartimento traseiro.
FONTE: Jane’s
Ví a foto, e achei que era um M-113 Ultra Anabolizado.
Na verdade é um M2 Bradley “anabolizado” !!!
Pois é … se botar a torre UT30MK2 e blindagem adicional em pelo menos uns 200 M-113BR teríamos um VCI de respeito na Força com capacidade de no minimo 07 ou 08 soldados …
o que falta é dinheiro e visão de necessidade pra isso …
https://rhk111smilitaryandarmspage.wordpress.com/ut30_mk2_02/
Faz mais sentido usar as UT30MK2 e blindagem adicional no Guarani que tem pouco tempo de uso
Colega, é sempre a mesma ladainha do Guarani
Eu nunca vi Guarani em formação com os Leopard nos regimentos de cavalaria… o M-113 vai a lugares que o Guarani nao consegue.
Alem disso, O nosso Guarani é um APC criado basicamente para substituir o Urutu e talvez no futuro o cascavel mas é usado no EB para transporte de tropas e pra isso, a Remax 12,7mm e suficiente.
Tanto é, que segundo o que eu sei é que quase 450 Guarani foram produzidos ate agora e cerca de quase a metade tem apenas a torre manual ja que o EB só comprou pouco mais de 200 Remax e 30 UT-30BR.
Sé os M-113 BR do exercito fossem iguais aos dos fuzimeiros já estava de bom tamanho.
Willber, tu digitou o que eu iria digitar logo quando vi as fotos… esse é com whey hidrolisado, só pode! Kkkkkkkkkk
Belo veiculo. Porém creio que essa torre UT30mk2 ficaria melhor no VBR-MR que o EB pretende adquirir. E nem precisa ser 8×8.O 6×6 já seria interessante. Bota uma torre multifuncional, com capacidade de transporte de alguns exploradores e moderniza de vez à Cavalaria Mecanizada.
Abraço
Existe um blindado parecido com esse aí que possui um canhão de 120mm. Perfeito para o EB
“O Hunter AFV representa o espírito predatório de detectar, rastrear e perseguir sua presa”, (…)
.
“O Hunter trabalha coletivamente como um matilha para caçar em rede”, (…) “É também o protetor e o provedor da tribo, por isso acreditamos que essas características são um bom presságio com sua capacidade de manobrar e superar qualquer potencial agressor para garantir uma vitória rápida e decisiva”.
.
Brigadeiro-general Yew Chee Leung é mais que um soldado, mais que um guerreiro.
Leung é também um POETA!!!
.
Saudações,
Ivan, o Terrível. 😉
Boa noite. Ele seria concorrente do cv90?
Desde já agradeço a resposta.
Parece ser.
Fora a diferença em calibres da arma principal, o uso dos dois é o mesmo: prover poder de fogo a infantaria e caçar outros veículos blindados com misseis anti-tanque.
Boa noite Guacamole.A diferença entre canhões não chega a ser grande o cv com 35mm e hunter com um de 30mm. Vou tentar achar o preço do hunter para comparar.
Tchau e agradeço a resposta.
Esse afvs estão cada vez mais pesados, visando uma proteção passiva.
Acompanhei um programa no discovery turbo, no qual engenheiros dos EUA, tentavam mudar isso, investindo em mais armas de autodefesa e menos peso na plataforma(um obuseiro m 109, não lembro qual versão). Por que imagina todo esse peso sobre pontes de madeiras, areas movediças, seu transporte e etc… . pode ser um entrave no seu uso.
Leva mal não mas parece uma máquina de lavar com esteiras!!! contagem regressiva para comentarem que o EB não tem nada igual, que o Guarani é isso, etc e blá-blá, blá!!!
Pois maduro ja encomendou 38 desses
Com o avanço das armas anti tanque, vale a pena investir tanto em tanques??
wwilf22
Mas é exatamente esse o carro alternativo ao MBT. Com as qualidades adicionais de transporte de tropa e multi missão. A dotação de um ATGM moderno é crucial para que sua sobrevivência e letalidade se mantenham ao longo dos combates. Parece a mesma filosofia do Guarani. Mas, com vantagens na tração de esteiras, na blindagem e na eletrônica que o coloca com melhor capacidade situacional. A altura também é um diferencial que reduz a silhueta exposta ao fogo inimigo e propicia mais furtividade. Um bom carro, sem duvida agregando idéias das principais potencias fabricantes de /Tanques. Abço.
Caro Floriano, qnd me referi a tanque, eu me referia a blindados em geral…
lembro da guerra entre israel e hezbollah em 2006 qnd a IDF perdeu mais de 30% dos seus merkavas para mísseis Kornet… na época diziam que o merkava era o blindado mais avançado do mundo… foi dizimado pelos Kormet e Milan…
será que os blindados, em geral não são um alvo muito fácil de serem abatidos?? nao falta muito para os mísseis utilizarem AI…
quanto custa um Kornet?? e o guarani??
Armas AC sempre foram mais baratas que os blindados, mais para abrir caminho em uma posição bem defendida só com o uso da arma blindada + é claro o resto para apoiar.
Luiz, a altura nem sempre e fator preponderante no caso. Tem vantagens, porem as desvantagens tambem sao proporcionais. Entre elas, a vibilidade que se tem para adquirir e atingir alvods a maior distancias, ficam mais prejudicadas, visto que o horizonte fica mais perto. Voce poderia escrever…ora bola, mas e os eletronicos a bordo que ajudam a localizaçao do inimigo ??? essa sim seria a comparacao mais pertinente. Uma altura maior, enseja tambem um alcance maior da arma utilizada, bem como torna mais rapida a localizacao e eliminacao do mesmo ao alcance da arma. Ultrapassar terrenos mais alagados tambem e uma vantagem maior do veiculo cuja altura tambem considere eixos mais altos. Enfim…..muita mais coisas a serem discutidas. Sds
Sobre as operações em 2006 no Líbano:
– 370 carros de combate foram utilizados (Merkavas MkII, MkIII e MkIV)
– 52 foram atingidos por fogo inimigo (ATGMs, RPGs, IEDs, etc)
– 21 desses CC atingidos receberam dano suficiente para serem retirados do combate (19 resultantes de ATGM e 2 de IEDs)
– 5 desses foram considerados perdas irrecuperáveis (2 Merkavas MkII, 1 Merkava MkIII, 2 Merkavas MkIV).
– Um dos MkII destruídos e um dos MkIV destruídos foram atingidos por IEDs, o resto foi perdido devido ao fogo de ATGM.
– 23 “tanquistas” israelenses morreram durante a guerra (18 por fogo de ATGM e 5 por IEDs)
Existem defesas ativas para anular – ou pelo menos reduzir – o risco representados pelo ATGM. Trophy, Afganit e outros.
Os tanques hj com proteção ativa não são frageis como os do da época da Guerra contra Hezbollah, tanto que o Hezbollah e o Hamas tentaram abater eles, desde que o Trophy entrou em ação não ouve perdas.
basta um RPG na esteira/roda que ja “inutiliza” o MBT/blindado…
sim basta, mas acertar que é bom até agora nada.
Prezado
Sim, basta.
Por isso, é prevista a atuação CC+ Inf, o q não se vê muito no OM…
O CC dá poder de fogo e a Inf assegura o Carro.
nao vai demorar muito para acontecer, mas logo logo vao acoplar explosivos em carrinhos de controle remoto e direciona-los para atingir as laterais dos veículos…
As proteções ativas tem se mostrado muito efetivas em lidar com ATGMs
Hora do Brasil ir às compras na Suécia. O CV90/35 seria perfeito para nossas forças mecanizadas.
Lynx, Namer, Puma, Hunter, CV90, o mercado é cheio de boas opções.
A nós só falta o $$ pra adquirir algum(que seja o CV90/35 já que estamos amigos da Suécia). 😉
Caber em um KC-390 deve ser o diferencial.
Nmaer já sei que não cabe
Eu realmente não sei o grau de relevância de um IFV ser aerotransportável porque eles acompanham o MBT, que não tem essa capacidade, algum militar poderia dizer sobre isso com mais propriedade. No entanto, existem versões do CV 90 com menos de 26t, o que o habilitaria a ser transportado no KC-390.
Os vizinhos:
https://www.google.com/maps/@1.3139843,103.5640535,7z
É para exportação ? Baixo custo unit ?
Esses novos veiculos vem com poucos assentos para tropa embarcada, e a tendência é diminuir mesmo…como ficaria a composição do GC blindado com um membro a menos?
Antigo GC do m-113 são 9 membros:
1 sgt + 2x esq. de 4 infantes (cb + 3 sd)
Considerando a redução de 9 para 8, o GC blindado passa a ter o seu comandante integrado em uma das duas esquadras. O SGT comanda o GC e a sua esquadra e um CB comanda a outra esquadra e é o subcomandante do GC. Pelo menos creio que seja isso. O Australian Army parece que segue esse padrão… Aliás: não seria um concorrente para o Land400 phase 3?
Abraço.
Só para confirmar o que foi citado: página 57.
https://www.army.gov.au/sites/g/files/net1846/f/lwd_3-3-7_employment_of_infantry_full.pdf
Sinceramente viu, a baba escorreu pela boca. Que eletrônica embarcada(ao menos visualmente) show. Os caras controlando tudo de dentro do veículo, câmeras pra ver tudo do lado de fora e tal, segurança pra tripulação. Singapura e seus desenvolvedores de parabéns!!!
Bonito e bem tecnológico… Show!
Acharia legal um post sobre as manifestações na China, principalmente Hong Kong tá ficando séria a coisa, e a China tá culpando os EUA.
E vc já viu matéria condenando a China aqui nesse blog? Acho meio dificil hein?!
Prefiro este
http://www.tanks-encyclopedia.com/modern/Russia/photos/T-15-HIFV.jpg
Também prefiro Antunes, sem dúvida.
O complicado é que não existem ainda valores divulgados para o T-15. Se levarmos em consideração o valor do T-14, são US$ 7 milhões de dólares (R$ 27 milhões de reais) acredito que o valor não deva ficar muito abaixo.
Seguindo o pensamento, o CV90 que também é um ótimo blindado, custa € 4,5 milhões (R$ 17 milhões).
São valores bem altos se levarmos em consideração o custo do Guarani, que é de R$ 3,5 milhões.
Pois é , pra mim deveríamos, assim como já fizeram, aproveitar nossos M-113(suas plataformas) e neles montar algo similar,porém nacional, deste mesmo veículo da matéria, nos moldes e mantendo similaridade nos equipamentos do Guarani.
Gosto bastante do M-113.
A modernização que a Turquia fez me despertou uma momentânea tristeza, por não termos adotado a mesma linha.
Mas entendo que o custo talvez não tornasse o projeto atraente.
Segue um vídeo com a modernização. Ele fica, ainda mais, bonito.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=dQJD5fmDijk
Para VBTP – Viatura Blindada de Transporte de Pessoal ou VBCI – Viatura Blindada de Combate de Infantaria, parece-me que há uma desfavorável exposição das “partes baixas”.
Deve fazer um estrago considerável na quantidade certa, alguém sabe dizer o equivalente deste em uso pela China.
VN17..
GUERRA no GOLFO!
Mais um IFV que viraria pó contra os ATGM.
Na Síria nem os Leo 2 escaparam da vergonha.
Difícil acreditar em mais um “lançamento “ de maquete.
Papo de quem não entende nada…
.
Um ultrapassado Leopard 2A4, que tinha menos capacidade de lidar com estas ameaças que um SABRA, nunca será base pra dizer que todo blindado seria triturado por ATGMs.
.
O projeto dos Leopard 2 já tem mais de 4 décadas nas costas. Os 2A4 nunca foram pensados para combater essas ameaças simétricas.
Fora o emprego errôneo. Os turcos deixavam os seus Leo 2 dando sopa na crista em elevações. Nunca ouviram falar de desenfiamento.
Design futurista, dá a impressão de um veículo ágil e bastante manobrável. Tem tudo pra ganhar o mercado internacional.
Triste e que nem uma modernização descente do M-113 nós fizemos. Não digo blindagem adicional e tal, más pelo menos podiamos ter padronizado com os M-113 dos fuzileiros que ficou superior aos do exército.
M 113 ´é o tal de bonitinho, mas ordinário. Até serve como anfíbio, se com flutuadores adicionais. No Oriente Médio sofre com o tal armamento russo de 14,5 mm. metralhadora pesada. A tal arma faz picadinho de carro blindado desse tipo. Uma tristeza. Um carro moderno tem que resistir, pelo menos a esse calibre. Bom teste para o Guarani. Taca um tiro de 14,5 mm. e confere. Se resistir está aprovado, que RPG sabemos que não aguenta.
O Brasil já deveria ter um desses no nosso Exercito.
Mesmo com tantas opções de IFV atualmente disponíveis no mercado, acho o CV90 a melhor opção, um equilíbrio excelente entre poder de fogo, blindagem, mobilidade e peso. A versão com blindagem básica que já é muito boa, pode ser transportada pelo KC-390.
Nenhum IFV do mercado, minimamente moderno vai caber dentro do KC-390… nem o CV90.
.
E um IFV nem tem de caber ali dentro. Não faz sentido querer enfiar esse tipo de blindado dentro de um avião pequeno desses bem como não faz sentido esse tipo de movimentação de blindados por via aérea no BR. Se for para operar no exterior, é via navio ou C-17/An-124 da vida.
.
E outra, a FAB vai ter condições de operar manter uma quantidade de 28 KC-390, ou vai ser como Super Tucano, que vai comprar quase uma centena e operar muito menos que isso e ficar enrolando mais uma década pra começar a modernizar uma meia dúzia que seja?
.
CV90 assim como o Leopard 2, é um projeto que já chegou no limite de evolução. Ambos tem diversas variantes, um lote é bem diferente do outro. Não que seja demérito… Foi pensado com essa filosofia, de ser uma base customizável, por isso venderam tanto. Mas já foi o tempo. Tem coisa nova, muito mais moderna no mercado e pensada para as próximas 4 décadas e além.
O peso e dimensões do CV9040B são compatíveis para o transporte no KC390, se faz sentido esse tipo de movimentação no Brasil eu também me questiono, alguém da cavalaria mecanizada poderia elucidar melhor esse ponto. Discordo sobre o limite de evolução da plataforma, exatamente por conta da modularidade. Quais IFVs você acha melhor que o CV90 e por quê?
Transporte de blindado por via aérea aqui é uma completa ilusão. Se estiverem operando em casa, é mais fácil levar pela estrada. Se forem operar fora, a perna logística disso vai demandar muito das capacidades das aeronaves. O exemplo mais atual disso são os franceses operando no Sahel.
.
CV9040B é um projeto que já tem praticamente 30 anos nas costas… Já existem novos “Mks” do CV90, bem atualizados dentro da era digital e isso demanda crescimento interno que já deu no que tinha que dar. Isso não tira o peso da idade do projeto. Outro fator complicador é que teria de haver uma grande mudança na estrutura da força que opera com Grupo de 9 homens.
.
Qual foi a ultima concorrência que o CV90 ganhou?
Não lembro…
.
Quais IFVs são melhores que CV90?
Isso é muito relativo, depende de uma conjuntura de fatores e do restante da configuração da força que você pretende e onde pretende operar. Seria só IFV ou teriam derivativos? Seria IFV que poderíamos colocar um 120mm pra ser AFV e substituir parte dos Leopard em um mix com alguma quantidade reduzida de um MBT pura por exemplo?
.
IFV top de linha, sem saber muito do que queremos, é o KF-41 Lynx. Esse blindado foi feito para abocanhar até a concorrência do US Army e despachar Bradley. Usa componentes e evoluiu algumas tecnologias e concepções de Marder, Puma e Boxer.
Bardini o CV90 passou de 22t para 37t, você acha mesmo que a plataforma já deu no que tinha que dar com essa capacidade de mudança? Comparar o CV90 mais antigos com o MK IV é como comparar o Gripen C com o E. O CV 90 assim como o Lynx pode acomodar 6 ou 8 soldados, a gosto do cliente. A última conrorrencia que ganhou foi em 2012 se não me engano, e isso não é demérito, o Puma por exemplo não me recordo de algum usuário fora da Alemanha e mesmo assim ele é considerado um dos melhores IFVs. Atualmente o CV90 participa de algumas concorrências ao redor do mundo.
Não que o ASCOD seja a melhor das opções (mas não é nada ruim), mas o caminho “ideal” pra mim seria esse: AFV com 120mm Low Recoil que também poderia ser montado no VBR-MR 8X8 + IFV com Torre calçando munição 30 x 173mm com capacidade ABM, que também poderia ser montado em alguns Guarani 6×6. Seria o bicho e padronizaria muita coisa…?s=e6c7f7c579985a3bea06dc79ae6fd7ea68f6be1c
Singapura:716 km2 de área, 5.8 milhões de habitantes, encravado em outro país Malásia) que tem 330 mil km2, 32 milhões de habitantes, será que serve par alguma coisa, além de gastar a grana que abunda por lá?
Nu que linda máquina de guerra !
Acredito que se estivéssemos evoluindo o projeto Charruá, hoje o mesmo estaria nesse patamar.
Ainda acredito que podemos fazer isso, pegar o protótipo do Charruá (se ainda existir ), evoluir o projeto com os conhecimentos adquiridos da modernização dos M-113BR, Guarani, Torc-30mm, Marimba etc..
Mas !!!!!
Boa opção para o EB
Bardini
Vc está na trilha das receitas de AFV modernos. Eu só agregaria um missil ATGM, de qualidade, para não temer a presença de MBTs. A construção seria muito mais em conta do que um MBT e bem adequado ao nosso TO de America do Sul.