9º B Mnt testa viatura blindada anfíbia EE-11 Urutu
Campo Grande (MS) – No dia 7 de maio, o 9º Batalhão de Manutenção (9º B Mnt) realizou um teste de navegação da viatura blindada de transporte de pessoal com capacidade anfíbia, o EE-11 Urutu.
A viatura pertencente ao 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), que passou por um processo de modernização, executado pelo 9º B Mnt.
A atividade teve por objetivo testar o sistema de navegação do blindado. Durante o exercício, o blindado de 13.000 kg foi colocado por completo na água, onde demonstrou com excelência sua capacidade de transpor cursos d’agua.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Não me recordava de capacidade anfíbia no Urutu, bacana seber que estão sendo modernizados. Ainda há funcionalidades pro bichão ,vide o uso com a Torc 30 do Cascavél ,que, tirando o pescoço alto do anel de rodagem /junção da torre no blindado,alto que só falta estar escrito “mire aqui”rs, ficou top e funcional, dá pra colocar lançadores de misseis ant carro e ant aéreo nesses veteranos.
Pode ser um substituto futuro para o Guarani
Sério? Sendo que o Guarani está substituindo o Urutu?
Eis um carro barato de produzir, com componentes nacionais. Uma versão moderna seria feita com aço balístico de alta resistência e gaiolas anti RPG, de fábrica. Motor turbo Diesel, de origem automobilística e armamento a base de míssil anti carro guiado e canhão de 30 mm. Um lote inicial de 500 daria um bom reforço no Exército.
Uai…e o Guarani já não foi feito para isto ai???? O Guarani é a evolução do EB para o EE-11 Urutu….
O Guarani surgiu como Urutu III
Ajuda ae o menino rapazeada. Ta difícil.
Mano.
Exército ainda gasta $$ no urutu? Porque não destinar $$ com Guarani!
Também acho…Aposentar de vez os Urutus e investir todo o dinheiro com manutenção, revitalização e modernização do carro com o Projeto GUARANI seria a melhor opção para mim…
Ninguém se desfaz de 200 blindados da noite para o dia. Além disso, o Urutu ainda é útil (Apesar de estar obsoleto no moderno campo de batalha, ele é tão útil quanto qualquer caminhão 6×6, com a vantagem de ser blindado). Ele pode cumprir missões de apoio logístico, Polícia, transporte de pessoal, ambulância, etc.. na retaguarda.
Lendo essa notícia eu percebi o quanto o povo brasileiro é lesado (roubado).
Prezado
Ha necessidade de aperfeiçoamento e manutençao ate serem totalmente substituidos.
Exemplo:
Com os F-22, os EUA largaram seus F-15?
Com o F-35, largaram os F-16, 18 e A-10?
Sds
Ate onde eu sei, o Exercito Brasileiro tem muitos EE-11 Urutus ainda em serviço, com cerca de mais de 200 unidade que estão sendo Lentamente substituídos pelo Guarani muito mais preparado.
Então penso porque nao reaproveitar uma centena desses Urutus como lança-morteiros ou como veículos blindados de apoio para transporte de cargas ou Oficina móvel e ate ambulâncias.
O Mesmo conceito se aplicaria ao reaproveitar o EE-9 Cascavel com torre Torc 30, ao invés de esperar anos por recursos para adquirir um novo blindado de reconhecimento.
Eu creio que ficaria mais barato e seria mais rápido o EB usar o que ja tem em mãos do que encomendar variantes do Guarani para essas funções, deixando o Guarani para o transporte de tropas.
Pergunta off topic:
Qual é o Carro de Combate que aparece, em turo noturno, na foto do banner do ForTe, lá em cima da página inicial? É um Challenger ou um Merkava?
tiro noturno*
Challenger 2
.
E a munição é essa flecha azul
http://i.imgur.com/JTE14Lc.jpg
Valeu, Bardini….obrigado!