Merkel

Chanceler admitiu ter uma ‘relação conflituosa’ com presidente francês Emmanuel Macron

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira, 15, em entrevista ao Süddeutsche Zeitung, que a Europa deve se reposicionar para enfrentar seus maiores rivais globais: China, Rússia e Estados Unidos.

“Não há dúvida de que a Europa precisa se reposicionar em um mundo que mudou”, disse ao jornal. “As velhas certezas da ordem do pós-guerra não se aplicam mais.”

A chanceler, que se prepara para deixar o cargo em 2021, afirmou ainda que os países da Europa precisam construir uma frente unida para enfrentar os desafios criados pelas tentativas russas de interferir em eleições, a influência econômica chinesa e o monopólio americano sob os serviços digitais.

‘Relação conflituosa’

Ao ser questionada sobre o presidente francês Emmanuel Macron, Angela Merkel admitiu ter um “relacionamento conflituoso” com o líder vizinho.

“É claro que temos um relacionamento conflituoso”, respondeu a chanceler alemã, explicando que “há diferenças de mentalidade” entre ela e Macron, assim como na forma em que os dois entendem seu papel político.

Questionada se as relações entre ambos se deterioraram nos últimos meses, Merkel rejeitou firmemente: “Não, de maneira nenhuma”.

Ao lado da França, a Alemanha se tornou um dos maiores defensores de um exército europeu comum, que tornaria o bloco menos dependente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Ao mesmo tempo, os líderes das duas nações têm entrado em choque sobre uma série de outras questões, como o congelamento de vendas de armas para a Arábia Saudita, decidido pela Alemanha após o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, o futuro da União Europeia ou sobre os sucessivos adiamentos do prazo concedido ao Reino Unido para o Brexit.

A chanceler, no entanto, destacou na entrevista o “enorme progresso” que foi alcançado na área da defesa, sobre a qual franceses e alemães têm demonstrado posições aproximadas e apresentado programas de desenvolvimento militar comuns.

“Decidimos desenvolver um caça e um tanque juntos. (…) É um sinal de confiança contarmos uns com os outros em política de defesa”, afirmou Merkel.

Extrema-direita e populismo

Na semana que vem, os eleitores do continente vão às urnas para escolher a nova composição do Parlamento Europeu. O partido de Merkel, União Democrata-Cristã (CDU), pode enfrentar perdas significativas na votação.

Ela continua, contudo, popular entre os alemães, segundo pesquisas recentes. Merkel anunciou no ano passado que deixaria o cargo de líder da CDU em 2018, mas decidiu manter a posição de chanceler até as próximas eleições federais, marcadas para outubro de 2021.

A campanha para as eleições do Parlamento Europeu tem sido marcada pelo crescimento de partidos populistas e de extrema-direita. Na entrevista desta quarta ao Süddeutsche Zeitung, Merkel também criticou a tendência das nações do bloco em seguirem o caminho dessa ideologia.

“Muitas pessoas estão preocupadas com a Europa, incluindo eu”, disse. “Isso significa que eu me sinto ainda mais comprometida a me unir aos demais para garantir que a Europa tenha um futuro”.

“Esta é uma época em que realmente precisamos lutar por nossos princípios e valores fundamentais”, afirmou. “Os chefes de Estado e de governo decidirão até que ponto deixarão o populismo crescer ou se, em última instância, estaremos dispostos a assumir nossa responsabilidade conjunta”.

A chanceler abordou ainda os desafios da Europa para manter sua política ambiental. Segundo Merkel, sua “maior preocupação” é gerar riqueza econômica suficiente para enfrentar a crise atual.

Ela reiterou ainda seus objetivos de reduzir drasticamente as emissões de gases causadores do efeito estufa na Alemanha, de modo a atingir até 2050 a chamada “neutralidade climática”. Segundo ela, esse é um “desafio tremendo”.

FONTE: Veja.com

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

202 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

“Os chefes de Estado e de governo decidirão até que ponto deixarão o populismo crescer ou se, em última instância, estaremos dispostos a assumir nossa responsabilidade conjunta”.

Resumindo: Somos de esquerda, e se o povo decidir pela liberdade e ser de direita, vamos reencarnar o Stalin e mandar todos pro Gulag!

Vinícius
Vinícius
Responder para  Rui Chapéu
5 anos atrás

Pensei a mesma coisa!

Pedro Rocha
Pedro Rocha
Responder para  Rui Chapéu
5 anos atrás

Mestre Rui Chapéu, saudações! Eu vou aproveitar seu comentário para externar um sentimento acerca da primeira-ministra alemã: Para mim caiu a mascara de Angela Merkel, por mais que tente demonstrar o contrario está completamente vendida para a Russia! O Putin está demonstrando ser mais ardiloso que Stalin! A UE nunca será protagonista no cenário mundial, não consegue nem na Europa, haja vista o eterno antagonismo que existe entre suas inúmeras civilizações (etnias)! Um dado histórico a última vez que o exercito alemão lutou contra os EUA, Russia e China foi na segunda guerra, nesse período o exercito alemão era mais poderoso e preparado que essa tríade mesmo assim capitulou. Nos nossos tempos acho que o exercito alemão (politicamente correto) não pode pensar nesse enfrentamento com esses três “raquíticos” acima! A guerra comercial já está perdida, pois a Alemanha não vive sem as exportações para os EUA, as importações de petróleo e gás da Russia e exportações e importações da China.

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  Pedro Rocha
5 anos atrás

4ªClasse antiga????? Sabes é nada.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Rui Chapéu
5 anos atrás

A liberdade não é um exclusivo da direita.
De que forma este populismo irá continuar o desenvolvimento da UE?
Da forma que comentam dá a ideia que a UE é uma ditadura, com o desenvolvimento semelhante a países de 3º mundo e prestes a rebentar com tantos imigrantes.
O populismo levanta falsas questões e não traz nenhuma resposta. Trump é um bom exemplo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Hcosta
5 anos atrás

Hcosta para ter um governo que chegue mais perto aos ideais esquerdistas a democracia tem que ser diminuída, isso já é provado pela empiria

Hcosta
Hcosta
Responder para  Carlos Campos
5 anos atrás

Tal como para chegar perto dos ideais direitistas a democracia tem que ser diminuída. Os extremos aproximam-se para o Totalitarismo. E Portugal é um exemplo de como uma ditadura de direita atrasou o país várias décadas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Hcosta
5 anos atrás

aí vamos discordar, pq pra mim portugal não teve um governo de Direita, pra mim existia elementos da Direita no governo, Direita tem suas bases, na liberdade de expressão, seja para ofender, seja para opiniões políticas, sexuais e etc, propriedade privada é absoluta, pouca ou nenhuma intervenção na economia, o nacionalismo que alguns dizem ser de direita não é um elemento base.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Carlos Campos
5 anos atrás

Liberdade de expressão não é exclusiva da direita mas uma característica de um estado democrático.
Portugal teve uma ditadura de direita e fascista, semelhante ao Franco, Mussolini e Hitler.
Rever a História de modo a justificar os movimentos da extrema direita é algo de perigoso.
A extrema direita é tão perigosa como a extrema esquerda

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Hcosta
5 anos atrás

pra mim esses governos são socialistas, coloca jutno o governo do Mao e Stalin e o resto da URSS, extrema direita para mim é libertário.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Responder para  Rui Chapéu
5 anos atrás

Essa é uma política relativamente independente para a Alemanha dos Estados Unidos, é imediatamente o caminho para o Gulag?

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  Evgeniy (RF).
5 anos atrás

Tás mto enganado, Europa não é a A.L.

Peter nine nine
Peter nine nine
Responder para  Rui Chapéu
5 anos atrás

Ela refere se a extremas direitas… Você que veio referir extremas esquerdas, desnecessariamente, até porque são poucos os comunas aqui na Europa.
No entanto, ainda são muitos os que reconhecem o valor das políticas sociais, pro europeias, pro capitalistas, pro ambiente e pro sustentabilidade, da esquerda moderada (centro esquerda).
A direita está, neste momento, com mais tendências ultra nacionalistas e extremistas, isso é um facto, pelo menos por aqui no velho continente.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Peter nine nine
5 anos atrás

O povo não conhece o principio europeu, não morou lá, não entende de parlamentarismo e fala que ela é comunista. Vixe, realmente estamos em tempos obscuros.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Peter nine nine
5 anos atrás

Prezado Peter, para um extrema direita todo o resto é esquerda, o referencial deles é relativo.

Vincenzzo
Vincenzzo
Responder para  Rui Chapéu
5 anos atrás

Acho que você realmente não conhece o contexto europeu né? A Europa está ficando cada vez mais menos LIBERAL a causa do discurso populista e demagogo… A Polônia e Hungria são consideras já democracias não liberais, na Itália a Lega (partido de direita) se aliou com Casapound que é de extrema-direita e defendem abertamente Fascismo! Na europa se está rejeitando os princípios liberais e abraçando o bom e barato populismo demagogo e nacionalista do pior sentido! Só não descarregue o falimento político desses populistas demagogos na ESQUERDA! Talkey?

Tiago
Tiago
Responder para  Rui Chapéu
5 anos atrás

Que pensamento perturbado o seu

Gustavo
Gustavo
Responder para  Rui Chapéu
5 anos atrás

A Europa vive uma onda de tendência neo-conservadora e ascensão de movimentos populistas de extrema-direita, e você vem falar de Gulags da esquerda? Isso é um sintoma da distopia epistemológica que reina no Brasil ultimamente: tudo pode ser “refutado”, reconstruído, ressignificado e reescrito, até mesmo a História, a despeito de fontes históricas e comprovação material.

nonato
nonato
Responder para  Gustavo
5 anos atrás

O esquerdismo é uma espécie de seita.
Usam termos perjorativos para denominar grupos de direita.
Seriam “extrema direita” “conservadores” (como se isso fosse algo ruim), “populistas”.
A imprensa sebosa manipula a. população e a direita é populista.
Esse pessoal que está no poder na Europa há algum tempo a tem destruído.
Deixam entrar milhões de pessoas que invadem a região para domina-la e não entendem porque a população é contra.
Aí Merkel vem falar em enfrentar Estados Unidos?
Ela é uma nova Hitler?
Os estados unidos derrotaram e ocuparam a Alemanha e o Japão na segunda guerra Mundial, e hoje ambos são potências.
Como os estados unidos são maus.
A Alemanha vive de exportações e acha ruim quando Trump quer equilibrar a balança comercial…

Vincenzzo
Vincenzzo
Responder para  nonato
5 anos atrás

Até pouco tempo atrás no Brasil o principal partido de esquerda no poder era chamado de populista, demagogo e de EXTREMISTA daí o discurso vale pro um lado e pro outro não né? O papel da impresa em qualquer lugar do mundo vai ser de criticar e atacar o governo se em este país existir a DEMOCRACIA LIBERAL! A Europa começou a derreter com a crise de 2008 de origem AMERICANA e essas ondas de imigração são uma consequência do intervento AMERICANO-EUROPEU na Líbia gerando um caos nesse país.
A Merkel tem todo o direito de querer enfrentar os USA se esses atentarem contra os interesses da soberania popular alemã, eles pensam e agem como estadistas do seu povo a diferença de como se age aqui com vassalagem aos USA e como vc mesmo disse a Alemanha vive de exportações e está em seu direito de discorda dessa politica…
Casapoud é um partido de EXTREMA-DIREITA ligado a Lega di Matteo Salvini e Fratelli d’Italia (que deriva do extinto Movimento Social Italiano, grupo de ex facistas ligado a benito mussolini).

Juarez
Juarez
Responder para  Vincenzzo
5 anos atrás

Errado, Europa está ruindo por se deixar seduzir por sindicatos que habitam uma galáxia distante aonde o dinheiro e trazido em naves Klingons.
Cidadão, a conta dos franceses trabalharem cinco horas por dia e depois irem café na Avenue Foch a 10 euros chegou….

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  Juarez
5 anos atrás

A Europa tá ruindo!!!!! kkkkkkkkk, e quem te dera o nível de vida dos Franceses, sem noção, os 60milhões de Franceses têm mais dinheiro que os vss 200 milhões. Engraçados vcs, com um nível de vida muito inferior ao françês, e ficam se achando grande potência. Grande potência é a Europa, por mais que vos custe, e custa muito, é um player global.

Victor Filipe
Victor Filipe
5 anos atrás

Ai ai… soa bem hipócrita da parte dela falar que a Europa precisa se unir contra fulano, sicrano e beltrano quando as ações do governo alemão são evitar gastos militares a qualquer custo.

Faz parecer que a Alemanha quer ser carregada nas costas da França e Inglaterra.

Ta feio Merkel… Ta feio…

Alias. Precisa de umas 3 Europas pra parar EUA, China e Russia. uma pra cada um deles.

Wagner
Wagner
Responder para  Victor Filipe
5 anos atrás

Verdade, por outro lado é preocupante isso.
Controlar três grandes players com fome de poder já era difícil. Quatro impossível. É uma vergonha o Brasil do tamanho que é, com a economia que tem não estar o minimo do minimo preparado pra uma grande escalada de tensão.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Wagner
5 anos atrás

Eu diria que controlar Russia, EUA e China já é impossível para nosso pais no estado atual

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Responder para  Wagner
5 anos atrás

O maior escudo brasileiro atual na geopolítica é igual ao escudo nosso contra a espionagem e controle estatal: a irrelevância.

Pedro S.
Pedro S.
Responder para  Wagner
5 anos atrás

O presidente Brasileiro quando sobe ao poder, não é para botar o nosso país entre os grandes, é para ser capacho de alguma potência estrangeira! Seja ela de direita ou esquerda. Isso em um país que tem tudo para estár liderando o mundo pelo menos entre as 5 primeiras potências mundiais.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Victor Filipe
5 anos atrás

Três europas vão penar contra a China sozinha, contra os EUA não dá nem pra fazer piada, contra a Rússia… bom, contra a Rússia mesmo com a Alemanha fraquejando, deu ruim para os russos, guerra não é só quem tem mais armas, existe todo um aspecto econômico por trás e eles não estão nada bem.
Em 2014/15 o PIB da UE rivalizava pau a pau com os EUA, China + ou – 40% menor, Rússia com pouco mais que um décimo dos EUA ou EU, rasoavelmente atrás de uma certa república da banana que mal consegue comprar 4 corvetas!
Atrás de um soldado existe todo uma indústria funcionando e o dinheiro é o combustível da mesma, em um embate prolongado ter uma economia com fôlego faz toda a diferença, só se a China requentar o conceito do Land lease….

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Responder para  Victor Filipe
5 anos atrás

Na verdade, a União Europeia tem um PIB bem maior que a China, somente um Brasil atrás dos EUA. A questão é que botar todos eles juntos é como tentar que gatos puxem trenós.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Fernando Turatti
5 anos atrás

Exatamente, nada como um inimigo em comum!

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  Fernando Turatti
5 anos atrás

Estamos juntos á decadas, acorda.

Bavarian Lion
Responder para  Victor Filipe
5 anos atrás

Você não entendeu que a grande Merkel fez uma jogada de gênio.

Nada melhor que a frança pagar pelos caças e tanques, e a inglaterra pagar pelos motores dos caças.

Basta ver a quem pertence a Airbus e a Rolls Royce. Os britânicos estão arrependidos do brexit, e irão pagar o resto da cara que não pagaram antes…

A União Européia será um forte e unido conglomerado econômico e militar, tal qual a OTAN em seus tempos áureos…

Ainda tem gente que diz que um partido como a União Democrática Cristã pode ser “de esquerda”. Maniqueísmo não cabe em gestão eficiente.

Paulo Costa
Paulo Costa
Responder para  Bavarian Lion
5 anos atrás

” Os britânicos estão arrependidos do brexit …”

Você ta vendo muito a globo news e suas mentiras…
a verdade é que a May (globalista que nunca foi a favor do Brexit) junto com muitos deputados conseguiu enrolar e empurrar com a barriga botando terror no povo dizendo que o Brexit é um apocalipse e coisa e tal … mais ele vai acontecer porque o povo e a realeza nao querem mais fazer parte da UE e ser dominados por burrocratas de bruxelas.

Peter nine nine
Peter nine nine
Responder para  Paulo Costa
5 anos atrás

Os britânicos estão de facto arrependidos…. No entanto só voltam a ter voto na matéria conforme a vontade do parlamento de fazer outro referendo.

Peter nine nine
Peter nine nine
Responder para  Paulo Costa
5 anos atrás

Amigo, may sempre foi apoiante do brexit, só não contava com a dor de cabeça, pare de inventar.

Foragido da KGB
Foragido da KGB
5 anos atrás

E eis que surge mais um Fuhrer para implantar o 4º Reich !!!

Davi
Davi
Responder para  Foragido da KGB
5 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk

Jacinto
Jacinto
Responder para  Foragido da KGB
5 anos atrás

Há quem diga que a Merkel conseguiu fazer com o Euro o que o Hitler não conseguiu com os Panzers…

Theo Gatos
Theo Gatos
Responder para  Jacinto
5 anos atrás

Essa é a opinião de alguns especialistas na ESG tbm…
.
Sds.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Não duvidem que se a Europa rever alguns itens críticos de sua política de bem-estar social e ambiental, e de política de imigração, dará um salto e tanto.

away
away
Responder para  Delfim
5 anos atrás

Mas não irá rever… Por isso a fala foi ridícula.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Responder para  Delfim
5 anos atrás

A Europa corre o risco de se tornar muçulmana em 20 anos…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Adriano Luchiari
5 anos atrás

É isso me preocupa!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Adriano Luchiari
5 anos atrás

Com a mais absoluta certeza. Um cidadão, um voto. E os muçulmanos tomam conta. Ai haverá “choro e ranger de dentes”. Neste caso é melhor mudarem para a Russia.

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  Adriano Luchiari
5 anos atrás

Inveja inveja inveja, a poesia ao vento é vossa, continuem que nós adoramos comédia. O que vale é que vcs são irrelevantes.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Delfim
5 anos atrás

Um salto para trás.
A UE é um dos melhores exemplos de desenvolvimento económico, social e ambiental. Se tiverem escolha preferem viver na Rússia, China etc ou num país da UE?

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Responder para  Hcosta
5 anos atrás

Gostei do AMBIENTAL , a Europa a maior destruidora do Ambiente no mundo , mas com suas ONGs colocando este Rabo nos outros e, fazendo os Otários ou de ** MÁ FÉ ** atacarem o Brasil , com seus 68% de Território Virgem !
Este deve estar inserido em um dos dois casos !

Hcosta
Hcosta
Responder para  jose luiz esposito
5 anos atrás

Como é que a Europa é a maior destruidora do Ambiente?
Ambiente não se limita à conservação natural mas também abrange os efeitos da poluição sobre as pessoas A promoção de energias renováveis, tratamento de resíduos ou a contínua produção de legislação ambiental são exemplos de desenvolvimento ambiental. Deste modo reafirmo que a UE é um dos melhores exemplos no desenvolvimento ambiental.

Não será a desmatação da Amazónia um problema global?
Acho legítimo haver pressão sobre algo que afecta a humanidade.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Delfim
5 anos atrás

Concordo Delfim, mas como a UE depende de uma acordo bem costurado entre todos os integrantes, independente do tamanho, vai ser beeeem demorado.
Mas uma Europa unida é um contraponto, POLITICO e não militar, a Russia, China e os EUA. Se tudo der certo um exemplo de como democracia e capitalismo podem conviver muito bem e gerar prosperidade.

Hcosta
Hcosta
Responder para  marcelo baptista
5 anos atrás

A UE é um projecto económico e social, não apenas capitalista mas também socialista, algo que é diferente do comunismo. É este equilíbrio que permite um desenvolvimento diferente dos EUA e muito diferente da China e Rússia

Charles Mattioda
Charles Mattioda
5 anos atrás

Não estou acreditando que ela disse isso, nacreditável.
Absurdo.

Charles Mattioda
Charles Mattioda
Responder para  Charles Mattioda
5 anos atrás

“Inacreditável”.

Gabriel BR
Gabriel BR
5 anos atrás

Lembrando que quando ela diz “Europa” ela ser refere aos outros, principalmente quando se trata de gastos com segurança. Sinceramente essa mulher não tem mais nada além de hipocrisia e cara de pau para oferecer na politica e tem que se aposentar o quanto antes.

Victor Filipe
Victor Filipe
5 anos atrás

Se a Europa der um pulo para a direita muita coisa vai mudar. mas duvido que isso vá acontecer em um futuro próximo, os Europeus não apanharam o bastante ainda…

Hcosta
Hcosta
Responder para  Victor Filipe
5 anos atrás

O projecto Europeu é apoiado por partidos da esquerda e da direita.
Essa direita é a extrema direita que está mais próxima de Putin e que faz o seu trabalho de desestabilizar o continente.
Em que país a extrema direita contribui para o seu desenvolvimento?

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Responder para  Hcosta
5 anos atrás

Outra vez , um comentário descabido . A Rússia não pensa em expansão , ela apenas vem atuando para manter suas Fronteiras em segurança , mas os que usam antolhos a vêm como Agressora , quando o Agressor é muito bem conhecido , somente pessoas de pouco conhecimento , pensam de forma diferente . É impressionante como brasileiro é cego , não estuda e gosta de História , e nada sabe de Geopolítica , suas informações vêm dos noticiários de TV , onde sabemos dos interesses ligados as redes , com algumas exceções . A Rússia pensa e conseguirá uma integração com a Europa , os EUA tentam dificultar e retardar isso , mas é inevitável !
Se estudarem o que os EUA tentam desde a queda da União Soviética , fica claro como Agua da Fonte a tentativa de isolarem a Rússia , mas até agora não conseguem e não conseguirão , ela é Potência Mundial a mais de 200 anos , e conseguiu atuar rompendo estas tentativas desde o inicio , primeiro tentaram pelo sul na Georgia , não conseguiram , depois derrubando um Governo legítimo na Ucrânia , ela de imediato atuou , fazendo uma secessão no oeste da Ucrânia e retomando o controle da Crimeia ( controle apenas ) porque sempre foi sua e habitada por russos ) , adiante tentaram cerca-la com mísseis na Polônia ( desculpa , defesa contra o Irã ) foi neutralizado etc .
Entendam que o Brasil já pensou como a Rússia , durante o Império do Brasil , mas com o Golpe da Republiqueta , criamos um estado Frankstein , uma Nação de castas Corporativistas , que não largam o osso , e passamos de Cavalo para Burro !

Hcosta
Hcosta
Responder para  jose luiz esposito
5 anos atrás

Pessoas pensarem de forma diferente é normal em qualquer país civilizado.
No meu pouco conhecimento a Rússia não consegue politicamente manter alguns países na sua esfera de influência. Utiliza a corrupção, chantagem e a força das armas para subjugar esses países, algo recorrente ao longo do sec XX e que continua com Putin.

A Rússia é um país continental, com armas nucleares e com um exército de grandes dimensões. O argumento de manter as suas fronteiras seguras através da subjugação dos países fronteiriços é um acto de agressão e sem qualquer fundamento militar.

Não há nenhum país com um desenvolvimento equilibrado (económico, social e ambiental) que esteja dentro da esfera de influência directa do Kremlin.
A agressão russa é uma forma de desviar as atenções do fracasso de desenvolvimento do modelo russo.
Eu prefiro passar de burro para cavalo do que o contrário.

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Merkel, sem dúvidas, a maior estadista do ocidente nas últimas décadas.
.
Idiotas úteis, que não conseguem ver nada além da baboseira de direita vs esquerda e que se acham entendidos ao repetir opiniões furadas de malucos insignificantes, jamais vão entender como a Alemanha mantém a Europa unida, faturando rios de dinheiro com o conceito de globalismo, que é nada mais do que uma ferramenta que alavanca os lucros de sua poderosa base indústrial.
.
Esquerda vs direita? Esqueçam isso, seus limitados. A única ideologia do mundo se chama dinheiro.

C.César
C.César
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Xiiiii! Acho bom vc voltar a comentar só sobre catálogos de armas, camarada.

Bardini
Bardini
Responder para  C.César
5 anos atrás

Quem não tem argumento, bate no comentarista.

C.César
C.César
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Acho apenas que vc devia ficar só na decoreba de fichas de armamentos para impressionar os amiguinhos. Porque sobre política vc não sabe nada. Aqui nos comentários tem trocentas explicações do porque, por exemplo, a Merkel ser tão amiga e próxima da Dilma.

Marcello Magnelli
Marcello Magnelli
Responder para  C.César
5 anos atrás

Quem sabe não é pelas mesmas razões que o Bush Filho era tão amigo e próximo do Lula?

C.César
C.César
Responder para  C.César
5 anos atrás
Bardini
Bardini
Responder para  C.César
5 anos atrás

Não vou perder tempo com um caso perdido, como você.

C.César
C.César
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Então aproveita o tempo para estudar mais sobre política e menos sobre fichas técnicas de armamentos. As FFAAs não vão te chamar para fazer ¨consultoria¨ mesmo.

Bardini
Bardini
Responder para  C.César
5 anos atrás

Será? 🙂

C.César
C.César
Responder para  Bardini
5 anos atrás

¨Serᨠque existe Papai Noel?

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Mesmo, concordo.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Bardini
5 anos atrás

como a Alemanha mantém a Europa unida, faturando rios de dinheiro com o conceito de globalismo

Como?

Esclareça-nos.

Eduardo
Eduardo
Responder para  Bardini
5 anos atrás

O que tomaste tinha receita? Porque com ou sem receita eu quero para mim também!

Bardini
Bardini
Responder para  Eduardo
5 anos atrás

Quem não tem argumento, bate no comentarista.

Bardini
Bardini
Responder para  Bardini
5 anos atrás

A Alemanha não investiu pesado em defesa nas últimas décadas, utilizou-se de uma abordagem muito mais inteligente do que simplesmente se armar até os dentes.
Eles aproveitaram muito bem a estabilidade e a proteção das ultimas décadas para fortalecer as bases que estruturam o país, integrar o que foi divido e expandir sua influência e seu poder no entorno e regiões distantes.
.
Investiram pesado na estruturação da sociedade, em estrutura, setor financeiro e principalmente na indústria, vide revolução da indústria 4.0. A Alemanha tem um sólido sistema bancário e uma base industrial que foi ramificada por toda a Europa (via facilidades da UE) e algumas partes do mundo, incluindo claro o Brasil. Veículos, Motores, Aços e ligas, químicos, fármacos, softwares, eletrônicos, sensores, atuadores, etc… Pesquise e encontrará os Alemães. Eles dominam amplos setores de ponta da indústria, e essa é a arma mais poderosa da Alemanha: a indústria. Sempre foi a indústria. Foi a indústria que nas últimas décadas impulsionou o ideal de globalização e fez a UE surgir, visando cooptar mercados além das fronteiras do seu país de forma pacífica e facilitada, embasada em ideais “bonitinhos” de livre fonteira e etc.
.
Uma Europa forte significa uma Alemanha forte. É o mundo real. É um expansionismo velado, sem derramar sangue e que tem apoio, pois gera isso aqui óh pra quem é “invadido”: $$$.
.
Perceba que mesmo não investindo em uma militarização, que traria uma imagem extremamente negativa aos seus negócios (o mundo tem medo de uma Alemanha armada até os dentes e de expansionismo militar), podendo acarretar complicações de N tipos e embargos, a Alemanha não deixou de pesquisar, desenvolver e produzir tecnologias de combate. Ela produz e exporta muita coisa e recebe destes produtos, todo o feedback de operação, que faz com que a cadeia de desenvolvimento deles continue atual e girando. Estado da arte.
.
Quantas grandes empresas de defesa existem e se sustentam, mesmo com a Alemanha sendo “militarmente fraca” nos dias de hoje?
.
A Alemanha no papel não possui um grande poder militar. Tem é uma série de problemas, devido a merreca que está aplicando no setor. Mas isso não demonstra nem de perto, A REAL a capacidade instalada e os conhecimentos que eles tem disponíveis para se militarizar em um curto período de tempo. Essa é uma questão chave, que poucos observam. Eles tem tudo para se armar até os dentes “do dia para noite”, exceto um “motivo” declarado para isso.
.
Agora começa a movimentação, começa a surgir um “motivo”. Contrapor EUA, China e Rússia. Agora que a Europa foi cooptada economicamente, a Alemanha pode tomar a dianteira do continente e se armar até os dentes para defender seus interesses. E tudo isso pode ocorrer com apoio dos demais membros da UE, que lembrando, recebem isso aqui óh: $$$.
.
Reforçando. Vai chegar o dia em que a Alemanha vai ter “motivos” para se armar até os dentes, e esse dia chegará quando a Europa definir que irá criar um exército comum. Mas o detalhe: os holandeses já integraram uma parte do seu exército ao comando dos alemãs. Os Checos e os Romenos estão sendo integrados. comment image
Os alemães já estão integrando forças menores dentro do comando do Bundeswher. Isso já é um ensaio de algo que pode ser ampliado dentro do contexto da UE e que será comandado pelo temidos “globalistas”.
.
Merkel, na visão dos idiotas úteis é uma incompetente de esquerda que destruiu a Alemanha. No mundo real, Merkel botou de joelhos boa parte da Europa, que hoje está submissa a Alemanha. Para onde a Alemanha decidir ir, boa parte da Europa irá. E se for necessário, Alemanha protegerá sua zona de influências militarmente, se armando até os dentes. Tudo isso ocorrerá com apoio dos membros da União, capitulados economicamente pela indústria globalista.

α Tau
α Tau
Responder para  Bardini
5 anos atrás

“Bardini

A Alemanha não investiu pesado em defesa nas últimas décadas, utilizou-se de uma abordagem muito mais inteligente do que simplesmente se armar até os dentes. Eles aproveitaram muito bem a estabilidade e a proteção das ultimas décadas para fortalecer as bases que estruturam o país, integrar o que foi divido e expandir sua influência e seu poder no entorno e regiões distantes. Investiram pesado na estruturação da sociedade, em estrutura, setor financeiro e principalmente na indústria, vide revolução da indústria 4.0. A Alemanha tem um sólido sistema bancário e uma base industrial que foi ramificada por toda a Europa (via facilidades da UE) e algumas partes do mundo, incluindo claro o Brasil. Veículos, Motores, Aços e ligas, químicos, fármacos, softwares, eletrônicos, sensores, atuadores, etc… Pesquise e encontrará os Alemães. Eles dominam amplos setores de ponta da indústria, e essa é a arma mais poderosa da Alemanha: a indústria. Sempre foi a indústria.”

Irretocável Bardini…melhor comentário…E aliás…Repare como o intento de alguns daqui é só difamar ou diminuir tudo do nosso país…observe como tentam sempre denegrir a historia ou o legado do nosso país…como tentam sempre desmerecer os nossos feitos…como tentam sempre inferiorizar a nossa nação, identidade ou cultura…enquanto que só enaltecem a nação e a cultura dos eua…só defendem os interesses dos eua…e o intuito é sempre atacar a imagem do nosso país e do povo daqui…denegrir a imagem do nosso povo, cultura e costumes…

o intento por trás disso é doutrinar em nossas mentes e corações que nunca seremos nada mais que “vendedores de garrafinhas de água”…que nunca teremos competência para desenvolver ou realizar alguma coisa…e que por isso devemos nos conformar e aceitar em sermos apenas um exportador de bananas e reserva de mercado para “quem tem competência”…

vai custar muito ainda para o povo daqui entender que não é que os outros sejam melhores do que nós e sim que este pais é sabotado para que seja mantido atrasado e nada aqui ande para frente…pois temos todos os recursos e condições para sermos uma nação grande e protagonista no mundo como a Alemanha hoje…

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Responder para  Bardini
5 anos atrás

“Bardini

A Alemanha não investiu pesado em defesa nas últimas décadas, utilizou-se de uma abordagem muito mais inteligente do que simplesmente se armar até os dentes.
Eles aproveitaram muito bem a estabilidade e a proteção das ultimas décadas para fortalecer as bases que estruturam o país, integrar o que foi divido e expandir sua influência e seu poder no entorno e regiões distantes. Investiram pesado na estruturação da sociedade, em estrutura, setor financeiro e principalmente na indústria, vide revolução da indústria 4.0. Eles dominam amplos setores de ponta da indústria, e essa é a arma mais poderosa da Alemanha: a indústria. Sempre foi a indústria.”

Caso cafezinho: como o atraso faz o Brasil rasgar dinheiro :

https://www.youtube.com/watch?v=wD7fgCeJ7mg

C.César
C.César
Responder para  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Xiii, M A V!
Vc achou que o moderador tinha cortado de uma vez o seu primeiro comentário e acabou se enganando com os nomes e entregando o ouro que vc tem mesmo dois NICKs diferentes aqui para tr o llar, não foi?
Se é que vc não tem vários outros nomes ainda, né!?

C.César
C.César
Responder para  C.César
5 anos atrás

Depois desta furada todos os Nicks dele sumiram! Mas antes ele foi no outro post com o outro Nick ¨Kommander¨ para tentar dar uma lacrada no meu comentário. Deve ser o nervosismo. porque além de lidar com tantos Nicks diferentes a passeata de protesto deles não deu em nada e um dos patrões que é ¨guerreiro do povo brasileiro¨ dele voltou para o xilindró.

Vincenzzo
Vincenzzo
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Melhor comentário visto até aqui! Parabéns parece que ainda temos gente com olhar critico e lúcido aqui! ???
Saluti dall’Italia????

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Bardini
5 anos atrás

O pessoal não entende, a real capacidade militar e econômica de um povo é conhecimento, educação. E isto meus amigos a Alemanha tem de sobra.

Renato B.
Renato B.
Responder para  marcelo baptista
5 anos atrás

A guerra que se luta no campo é ganha na fábrica. Na economia atual ela começa na escola e no laboratório da universidade.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  marcelo baptista
5 anos atrás

Perda de identidade, não existe isto lá, um alemão continua se definindo como alemão, e por incrível que apareça, se identificam pelas regiões, mantem seus dialetos, um alemão dirá que é alemão e bávaro, ou schwäbisch (Baden-Wuttenberg), mesma coisa acontece com os Franceses, e os colegas portugueses podem acrescentar mais. É apenas uma questão econômica.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Vc pode usar todos esses argumentos com Suiça, Noruega e até EUA.

E nenhum desses 3 países abraçaram o globalismo.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Rui Chapéu
5 anos atrás

E qual a diferença entre o esse tal globalismo e a globalização? Porque no segundo item esses 3 países fizeram ótimo uso.

Bardini
Bardini
Responder para  Renato B.
5 anos atrás

É só pegar qualquer estudo minimamente sério sobre o caso, no topo do que souberam aproveitar esse principio, estão lá esses citados e claro, o Japão e outros.

PauloSollo
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Excelente exposição, e tudo o que disse são fatos.

Juarez
Juarez
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Bardini, quem pagou está conta foram o Tio Sam que bancou os custos com o guarda chuva de defesa e o restante dos países europeus que tiveram seus custos de vida e produção indo para estratosfera com atualização cambial do euro.
Assim até eu faço.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Dominou a Europa em 50 anos sem dar um tiro. Genial.

Produz os armamentos para ser avaliados pelos outros, recebendo todo o feedback e mantendo a engrenagem militar lubrificada. Genial de novo.

Tem um puta potencial mobilizável, que faz com que a mesma torne-se uma superpotência militar da noite para o dia.

Mas daí a criar um exército comum, unificando doutrinas distintas de países tão díspares quanto Holanda e Eslovênia, vai uma distância gigantesca, e tenho dúvidas se isso algum dia se concretizará.

E tem mais: franceses, britânicos e italianos vão aceitar um comando unificado debaixo do cajado alemão? Duvido…

Bardini
Bardini
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Tá uma bela porcaria ter o comentário sempre preso nessa joça…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Infelizmente não há esperança no WordPress e em uma atitude dos administradores do site quanto a isso.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Na parte econômica a Alemanha com certeza está muito bem a crise de 2008 só foi uma um problema, não entraram em depressão só uma leve recessão, porém quando vemos a população Alemã que só encolhe, e um país que Alemães tendem a se tornar minoria no seu país, quando sunitas e xiitas entrarem para a política e começarem a boicotar Israel, ou apoiar o fim do Estado Israelense, Mandar mulher cobrir a cabeça, começar a ter vizinho se matando pq um era xiita e o outro sunita, quando isso acontecer ainda vai existir Alemanha? claro que vai mas não mais a Alemanha que conhecemos, talvez seja um país ordinário comandando por uma elite financeira que está ganhando muito dinheiro agora. esse protagonismo da Alemanha vai durar? eu acredito que não, não depois da Década 50 desse século….. sim a Alemanha criou um novo Reich, mas ele tem data de validade.

Bardini
Bardini
Responder para  Carlos Campos
5 anos atrás

Isso aí é batuque pra doido dançar. Quem mais ganha com essa polarização e radicalização? Os extremistas…
.
A grande e esmagadora maioria dos imigrantes quer duas coisas: paz e emprego, para colocar comida na mesa dos filhos que serão integrados a uma sociedade de primeiro mundo e terão um futuro. Se isso existir, não existe espaço para malucos prosperarem.

Juarez
Juarez
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Deveria ser, mas na prática não e bem assim, porque
Porque uma parte grande destes imigrantes são que mesmo:
São pobres, com baixo nível de escolaridade, culturalmente opostos aos princípios liberais europeus e muitos deles radicais e fundamentalistas.
Sr quiser entender melhor este fenómeno da uma volta por Bruxelas ou Marselha…..

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Responder para  Carlos Campos
5 anos atrás

Carlos Campos . Perfect ! You Win !

Hcosta
Hcosta
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Concordo e acrescento que fazem falta ao RU e a França um líder como a Merkel que, apesar dos seus defeitos, soube liderar a UE em tempos de crise económica mesmo que as políticas seguidas (défice zero, Grécia, etc.) não fossem as melhores.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Bardini
5 anos atrás

O melhor comentário até agora. A Europa se tornou o exemplo de como o Capitalismo com uma democracia forte gera bem estar para o povo.

Humberto
Humberto
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Não Bardini, não é o dinheiro e sim o poder.
Poder traz dinheiro mas o inverso, nem sempre é verdadeiro. Tanto isto é verdade, que os EUA, mesmo sendo a potencia mais rica do mundo, não conseguiu vencer no Afeganistão.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Bardini
5 anos atrás

When many talks bullshit walks…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Bardini
5 anos atrás

Ideologia somente até a página dois. Ou até chegar ao poder. Daí para frente, é a grana que norteia corações e mentes.

Bardini
Bardini
Responder para  Antonio Palhares
5 anos atrás

Se alguém perguntar: “direita ou esquerda?”, devolve: “quanto custa?”
.
O que manda é o dinheiro. O resto e engana trouxa, papo furado pra enrolar “entendido” que vê comunista ou CIA conspirando em qualquer esquina, quando vai a padaria.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Antonio Palhares
5 anos atrás

Antonio, Enquanto isso na América Latina alguns governantes fizeram o contrário do que você disse.

Muitos os acusam de serem idiotas perfeitos, eu acho que são o contrário.

paddy mayne
paddy mayne
5 anos atrás

Essa reportagem deve ser lida com muitas ressalvas. Esse negócio de colocar EUA ao lado de Russia e China como rivais me parece totalmente descabido.

Mas se ela realmente deseja atingir a maioridade em termos de defesa militar, precisará abandonar algumas travas morais e econômicas:
1- Por a mão no bolso e gastar como gente grande por um longo tempo. Fazer “umas comprinhas” não será suficiente;
2- Aumentar o tamanho das forças armadas em todos os níveis;
3- Considerar a necessidade de um arsenal nuclear. Se vai fazer biquinho para o titio Trump, não poderá esperar que ele se meta em uma encrenca nuclear para salvar o povo alemão. Ou seja, adeus ao guarda-chuva nuclear americano. Tampouco poderá contar com Macron (e os “corajosos” franceses) ou os britânicos em pleno Brexit.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  paddy mayne
5 anos atrás

No caso, rivais politicos, econômicos e tecnológicos.

CRSOV
CRSOV
5 anos atrás

Ué mais a Europa Ocidental e os EUA não são aliados inclusive fundaram a OTAN ??

Walfrido Strobel
Responder para  CRSOV
5 anos atrás

Por isso ela deixou claro que as coisas mudaram depois do pos guerra, hoje economicamente os EUA são inimigos da Europa. Ela só deixou as coisas mais claras ao juntar EUA com Russia e China.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  CRSOV
5 anos atrás

O embargo americanos na venda de misseis europeus para vender seus próprios misseis pegou mal na europa.

Ivan
Ivan
5 anos atrás

“…Europa Ocidental e os EUA não são aliados inclusive fundaram a OTAN…”
.
Sim, caro CRSOV.
Exatamente isso: são ALIADOS.
.
“Esse negócio de colocar EUA ao lado de Rússia e China como rivais me parece totalmente descabido.”
.
Sim, Paddy Mayne,
É um absurdo tratar um aliado histórico e atual como aqueles outros, digamos, menos amigáveis.
.
Vocês colocaram o dedo na ferida.
Alemães e franceses estão tentando colocar os Estados Unidos no status de inimigo, quando foram estes ianques que mantiveram-se firmes contra os Império Soviético, bem como antes disso na já esquecida Segunda Guerra Mundial..
.
Bem.
Poloneses aparentemente guardam uma memória mais recente, das botas que tiveram sobre eles mesmo. Não sem motivo, em vários momentos, notadamente nas compras de defesa, optam por uma aproximação como usamericanusfeiubobos.
.
Papinho besta da Angela Dorothea.
Melhor começar a investir seriamente em defesa, gastar dinheiro com os vizinhos mais pobres e construir um base europeia mais consistente. Falar mau do aliado é como “cuspir no prato em que come”.
.
Sds.,
Ivan, o antigo.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Ivan
5 anos atrás

Exatamente, colocar EUA, Rússia e China na mesma retórica é uma vergonha, os EUA seguraram as pontas de toda a Europa Ocidental na segunda guerra, ajudaram a reconstruir e seguraram as pontas de novo contra os nefastos comunistas, os EUA têm um compromisso com a OTAN até hj, olhem a diferença de gastos dos EUA com os outros membros, é muito cuspir no prato que come, vergonhoso!

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Ivan
5 anos atrás

São rivais sim. Na questão econômica, politica e tecnológica.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Ivan
5 anos atrás

Ivan, não é tratar com inimigo, mas como adversário (econômico e politico), e eu vejo como principalmente econômico, o Laranja joga pesado para defender os interesses dos EUA, eu acho que a UE deve fazer o mesmo, se não vai perder mercado e consequentemente muito dinheiro (o que realmente interessa, o resto é perfumaria)

Ricardo
Ricardo
Responder para  Ivan
5 anos atrás

Os EUA são rivais da Europa Ocidental no campo economico e a pressão que o Trump coloca em seus “aliados” europeus é absurdamente forte! Quanto a Polônia, é considerado um país altamente autoritário e com judiciário amarrado ao governo. Já sofreu várias penalidades da UE por atividades antidemocráticas. Aparentemente os poloneses amam o dinheiro da UE, mas resistem a suas regras. País não é exemplo bom para nada!

Juarez
Juarez
Responder para  Ivan
5 anos atrás

Ivan, como você consegue ser tão claro quanto a luz.
Parabéns.

Pedro
Pedro
5 anos atrás

A Merkel recentemente arregou até para a Turquia pois não quis que os “invasores” na forma de imigrantes vindos deste ficassem antagonizadas com ela, e vem falar em peitar China, Russia e EUA? Primeiro tanque que a Russia coloque na fronteira, ou basta um Su-27 ou Tu-160 voar mais proximo da fronteira da Alemanha, a Merkel é a primeira a ligar para o Trump pedindo socorro! O mundo inteiro sabe o farrapo que esta as FAs Alemãs. Até na situação da Venezuela a Alemanha ficou por um bom tempo em cima do muro e agora querem tirar foto de bonzão!

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Pedro
5 anos atrás

Na mosca!

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Pedro
5 anos atrás

O problema e os EUA vetar a venda de armas europeias com tecnológia americana para vender os seus próprios misseis. Como fizeram com o super’tucano, lembra?

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

E isso destrói as vãs esperanças de ‘american fanboys’ de uma (impossível) aliança entre EUA e Europa contra o Dragão Chinês e o Urso Russo.
Fato que só era ventilado aqui mesmo.

Eduardo
Eduardo
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Passa a receita da groselha

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Eduardo
5 anos atrás

Procure que encontra fácil.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

ué e da onde tu tirou que eles não podem se unir para se defender de um inimigo comum?

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Antônio, uma coisa não tem nada haver com a outra, se o caldo azedar UE e EUA vão estar juntos, pois tem muito mais similaridades , culturais, econômicas e politicas do que divergências. A fala dela é apenas uma mudança de postura da UE, deixar de ser dependente dos EUA e ser mais pro ativa. Mas isto ainda tem muuuuiiito chão para correr, pois depende de acordo entre todos os membros.

sub urbano
sub urbano
5 anos atrás

Essa obsessão de unificar a Europa contra um inimigo “externo” está no discurso dos líderes alemães a mais de um século. O barbarismo deles é genético, são pessoas perigosas.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  sub urbano
5 anos atrás

Calma sub urbano.

Grande parte disso é só discurso mesmo.
A integração da economia alemã com a Rússia e, principalmente, com a China vai de vento em popa.
Inclusive, já se começa a ventilar a entrada da Alemanha na Iniciativa Belt & Road da China.
Insta esclarecer que o maior bloco econômico do Mundo ainda é a U.E, seguida da Iniciativa B&R que ultrapassou o NAFTA no ano passado.
E, ainda, o maior destino de investimentos do Mundo é a B&R e a Europa não vai ficar de fora disso.

PauloSollo
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Voce se supera na arte de dizer baboseiras sob o jugo desta sua obssessao de submissão aos russos e chinos. Ela está falando de se livrar do domínio econômico dos EUA e de impedir que a China os substituam. Ela quer dominar e não ser dominada. Quer suas indústrias se expandindo e não sendo compradas ou fazendo parcerias para dividir o mercado europeu. Acho que eles tem o direito de fazerem o que quiserem, porém não haverá um consenso europeu. É melhor acabarem com a OTAN e a UE e criarem novos grupos diversos que compartilhem visões e objetivos. Vamos ver o circo pegar fogo.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  PauloSollo
5 anos atrás

Chineses não querem subjugar ninguém. Querem cooperar.
Não por outro motivo estão assumindo posição em todos os mercados mundiais e se tornando a maior potência do Mundo.
Ademais, agradeça ao asinino do Trump os contenciosos comerciais com a China e o vindouro com a Europa para essa tão aguardada troca de guarda na liderança mundial.
Que venham os chineses.

Johan
Johan
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Não querem subjugar ninguém? Fale isso para um taiwanês.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Johan
5 anos atrás

A China tem potência para mover Taiwan do lugar.
Não o fizeram ainda porque não quiseram.
E, na verdade, nem será necessário.
Taiwan voltará normalmente ao lugar de onde nuca deveria ter saído.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

pô xings! eles deviam ter saído sim, já imaginou eles terem que passar mais tempo sendo um país pobre junto da china comunista? ou eles tendo que queimar livros, matar professor universitário na revolução cultural? acho que a vida humana pra vc não tem valor nenhum, cooperação com monstro o satanás me parece melhor, sobre mover Taiwan do lugar, já perguntou para a população se eles querem se reintegrar a China? ou será que vc apoia a invasão de um país pacífico que não tá fazendo mal para ninguém, vc realmente apoia a morte de um monte gente só para dizer nossa! como chino é fod@!? devia ter mais amor ao próximo, sobre a China querer cooperar, eles poderiam cooperar saindo da área que não lhes pertence no mar do Sul da China, e quem sabe parando de usar sua milicia maritima para roubar as riquezas naturais de outros países ali por perto, quem sabe poderia cooperar deixando os Tibetanos em paz, ou quem sabe cooperar não ameaçando o fraco Butão, ou quem sabe fazendo as pazes com a índia.

Flanker
Flanker
Responder para  Carlos Campos
5 anos atrás

“…acho que a vida humana pra vc não tem valor nenhum…”
Você acha?? Eu tenho certeza que, para esse anormal, a vida humana é apenas um detalhe….isso é doentio e repulsivo…

PauloSollo
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

“Querem cooperar”… isto é de um cinismo repulsivo. Querem subjugar, e o próprio Jinping deixou isto claro em seus discursos, onde disse que até a cultura deles ele quer impor ao mundo. A China de Xi é uma nova versão do Terceiro Reich, uma anomalia que em seu devido tempo ruirá.

Carlos Ravara
Carlos Ravara
Responder para  PauloSollo
5 anos atrás

Credo!! É melhor parar de assistir a Rachel Maddow.

Flanker
Flanker
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

“Que venham os chineses”….você fala isso com qual conotação? Tens sonhos molhados com eles e com os russos, né? Fala pra gente….vai ficar só aqui. ….conta teus devaneios eróticos. …..doente, débil mental!!!!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Flanker
5 anos atrás

Chora minion.
Ao que parece, na visita que o Gen. Mourão fará à China o Brasil será convidado oficialmente para integrar a Iniciativa Belt & Road.
Se vc não gostar, mude-se para os EUA e viva seu sonho na Disney.

Flanker
Flanker
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Hahahaha….. isso é o que seu cérebro doutrinado e dicotômico consegue propor? Por ser contra você e a corja de sua espécie eu sou um minion? Bem típico de mentes rasas que só enxergam o preto ou o branco….e não percebem que o mundo está nas várias matizes de cinza!
Pelo jeito, seus sonhos molhados com chineses e russos não tem sido muito bons…..mas, continua tentando que eles vão dar o que você quer…..hahahaha

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Flanker
5 anos atrás

Rapaz!
Como está difícil encontrar minions agora?!?!?!?
Parece que está todo mundo sumindo.
Dicotomia é achar que, no Século XX!, o Mundo se divide em comunistas e anti-comunistas.
Bem próprio de ‘bolsolavos’ que infestaram o País (na verdade, as redes sociais) e agora tornaram-se espécies em extinção

paddy mayne
paddy mayne
Responder para  Antoniokings
5 anos atrás

Grande bobagem. O sr. AK confunde (intencionalmente) transações comerciais com “laços economicos” e “best friends forever”…

Diferente de voce, eu cito fontes:
https://foreignpolicy.com/2019/04/11/how-china-blew-its-chance-in-eastern-europe/

Não conseguem nem entrar no leste europeu, o que dirá na Alemanha…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  paddy mayne
5 anos atrás

China continua a ser o parceiro comercial mais importante da Alemanha
Data: 21 de fevereiro de 2019

A China continuou sendo o parceiro comercial mais importante da Alemanha pelo terceiro ano consecutivo, com um volume comercial total de 199,3 bilhões de euros (US $ 225,7 bilhões) em 2018, segundo dados preliminares publicados em 18 de fevereiro no Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis).

http://www.chinagoabroad.com/en/market_review/china-remains-germany-s-most-important-trading-partner

P.S. Antes de postar, dê uma ‘googlada’ sobre o assunto. Ajuda bastante.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  sub urbano
5 anos atrás

Este discurso deu 70 anos de prosperidade, algo nunca visto naquele continente. Eu queria ser bárbaro como eles.

Jacinto
Jacinto
5 anos atrás

No Brasil, quando temos eleições vemos:
– político comendo pastel (ou acarajé) de feira e tomando cafe de coador
– político beijando criancinha suja
– político abraçando trabalhador suado em porta de fábrica
– político andado de transporte público ou em caminhão
Depois das eleições vemos
– político comendo camarão e lagosta e tomando champagne
– político beijando modelos/atrizes
– político abraçando empresário perfumado no escritório
– político voando nos aviões da FAB.

E essas coisas que acontecem no Brasil, também acontecem na Alemanha, ainda que de forma menos acintosa. Mas na essência, na véspera da eleição, o político diz o que for necessário para vencê-la, ou para mitigar a derrota.

O fato é que o partido da Merkel caminha para uma (relativa) derrota nas eleições para o Parlamento Europeu (leia-se: deve vencê-la, mas com uma margem muito menor do que costumava ter) e ela precisa rememorar os alemães que a Alemanha, sem a Europa, é como um bom motor sem transmissão. O resto… é só discurso de palanque eleitoral.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Jacinto
5 anos atrás

Ótima comparação, um ótimo motor sem transmissão, sem carroceria, sem combustível.
Só países continentais (EUA, Russia, China, Brasil) tem condições de ser completos.

Talisson
Talisson
5 anos atrás

O velho e perigoso anseio alemão de europa unida.

Heitor
Heitor
Responder para  Talisson
5 anos atrás

Pare de viver de passado

Heitor
Heitor
5 anos atrás

Eu sei, podem me massacrar, mas… eu tenho uma inveja da Alemanha, confesso… Merkel não é perfeita. Só no futuro poderemos ver com mais clareza as políticas dela e suas reais consequências. Porém sinto inveja dos alemães, pois eles têm opções e nós não.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Heitor
5 anos atrás

comentário sensato

paddy mayne
paddy mayne
Responder para  Heitor
5 anos atrás

Os alemães precisam achar um meio termo entre serem ultra-agressivos e ultra inibidos politicamente corretos. Um pouco mais de pulso firme alemão (não estou falando de invadir ninguém) faria bem ao mundo. Alemães falando grosso seriam um grande ajuda à sociedade ocidental, que anda pagando pau para gente como Putin, o czar de um resquicio de império.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Heitor
5 anos atrás

Heitor, é só investirmos em educação que conseguimos chegar perto.

Alex
Alex
5 anos atrás

Essa mulher e uma Idiota, assim como muitos lideres atuais europeus. O maior inimigo deles já estra entre eles e pior, foi convidado a entrar. A maior ameaça a europa são os radicais muçulmanos, eles e que dominaram a Europa, agora e só uma questão de tempo.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Alex
5 anos atrás

Em Portugal temos cerca de 160 mil que querem dominar a religião, o futebol, restaurantes, dentistas, etc. É uma questão de tempo até os brasileiros dominarem Portugal.
O que fazer? Por mim as mulheres ficavam e os homens seriam expulsos.

Davi
Davi
Responder para  Hcosta
5 anos atrás

Hcosta,
Portugal será bem vindo como nosso vigésimo sétimo estado.
Obs.: apenas a mulheres portuguesas serão bem vindas. Os homens nós mandaremos pra China ou Coreia do Norte.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Davi
5 anos atrás

Só para clarificar não tenho qualquer problema com os emigrantes. É mais uma questão utilizada para promover a extrema direita.

Pedro S.
Pedro S.
Responder para  Hcosta
5 anos atrás

Caro amigo Português…. Portugal está fadado a ser a guiana Francesa do Brasil na Europa… Um pé do Brasil no velho continente… É questão de tempo.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Alex
5 anos atrás

A maior ameaça, em qualquer lugar do universo, são os radicais, qualquer um deles.

C.César
C.César
Responder para  marcelo baptista
5 anos atrás

Essa sua conversa hoje é identificado como sendo de Fabianos e aqui no Brasil o expoente máximo dessa corrente é o FHC. E na hora ¨H¨ veja só o lado que ele pendeu.

Ricardo
Ricardo
Responder para  Alex
5 anos atrás

Idiota que mantem o maior motor economico da europa nos trilhos, enquanto os demais países acumulam dividas estratosféricas, caso de França e Inglaterra. Seria interessante ter uma idiota assim governando Brasil

Gabriel BR
Gabriel BR
5 anos atrás

Quanta bobagem num post só! Você está muito “por fora” da situação e essa Alemanha que você descreve não existe mais há décadas.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
5 anos atrás

Europa x EUA/Russia/China…com ou sem o Reino Unido?

Fugitivo da KGB
Fugitivo da KGB
Responder para  Adriano Luchiari
5 anos atrás

Sem UK !

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
5 anos atrás

Triste ver Brasileiros criticando governante que esta defendendo indepedência militar e econômica. Justamente o que todos defendem para o Brasil.
Armas nacionais modernas e eficientes, indepedência econômica e politica, um programa nuclear incluso de armas nucleares e mísseis.

Bosco
Bosco
Responder para  Cristiano de Aquino Campos
5 anos atrás

Cristiano,
“Independência”? Como? De uma Europa unida? Onde a Alemanha irá dar as cartas? Aí é moleza né?

Marcello Magnelli
Marcello Magnelli
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Claro que você prefere uma Europa desunida onde o Trump dê as cartas.
America First!!

Bosco
Bosco
Responder para  Marcello Magnelli
5 anos atrás

Marcello,
Eu não prefiro nada. Só não entendo onde há “soberania” quando os países estão atrelados a um comando central e não podem exercer a soberania plena que por exemplo, e cobrada do Bolsonaro em relação ao Brasil.

Marcello Magnelli
Marcello Magnelli
Responder para  Bosco
5 anos atrás

Bosco,
Ninguem aqui falou em “soberania” mas sim em “independência econômica, militar e política”. Isto pode ser almejado por um único país ou por um grupo de países que compartilhem de um interesse comum. Nada tem a ver com a perda da “soberania” de nenhum deles.
Trata-se, apenas, de trabalhar em conjunto para atingir os objetivos desejados. E nenhum país é “obrigado” a seguir a liderança alemã, se é que ela vai existir.
E qual o problema se a liderança fosse alemã? Apenas o fato dela não ser americana?

Thiago
Thiago
Responder para  Marcello Magnelli
5 anos atrás

Marcello Magnelli você achou a questão que causa tanto incômodo! O fato dessa liderança não ser americana! Para a maioria aqui deve algo impensável, um ato de traição!
Ótimos comentários Marcello, como sempre.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Bosco
5 anos atrás

O pessoal está confundindo cooperação com cooptação.

Davi
Davi
5 anos atrás

Vixe, Merkel mostrou a verdadeira face!
A verdade é que ela odeia os EUA e agora está jogando os alemães contra os americanos usando esse tipo de discurso nefasto.

Fernando Turatti
Fernando Turatti
5 anos atrás

Blablabla da chefe do país europeu com mais dinheiro e com uma das forças armadas menos capazes, pra não dizer a menos capaz dos relevantes europeus(UK, França, Itália e Alemanha), que gasta bem menos do que deveria.

Jrrr
Jrrr
5 anos atrás

Alemanha ja tentou a tal da Europa unida duas vezes. Veremos como vai se sair a terceira tentativa

Ziquisira
Ziquisira
5 anos atrás

Apoio ela nisso esse conceito de soberania é bobagem de milico. Os povos devem ser Unidos respeitando as diferenças. EUROPA tem tudo para avançar UE foi a melhor coisa que aconteceu.
Exército único, defesa única reduções grande de custo construção de um bloco forte.
Só achei besteira receber os muçulmanos refugiados sempre que colocam a religião em um grau de relevância razoável para alto da porcaria. Esse conceito de Deus e Ala não dá mais em pleno 2019.

Ps; ainda bem que pararam com a bobagem de Deus acima de tudo no Brasil.

Felipe Morais
Felipe Morais
5 anos atrás

Muito fácil subir no palanque e sair apontando o dedo pra todo mundo.

1 – Quero ver aumentar o investimento nas FA’s alemãs. Há tempos se divulga que estão aquém, e bem aquém, do mínimo;
2 – Mal cumprem os compromissos com a OTAN. Criticar é fácil. Quer substituir? Vão na fé, só não chamem os americanos malvadões quando o caldo entornar;
3 – Deveria se preocupar era com a imigração. Esse sim é o problema europeu a curto/médio prazo;
4 – Deixar de negociar com os EUA é simples, basta uma decisão. Mas arrume um substituto para os produtos alemães.

Mais uma vez, falar é fácil, quero ver fazer.

Juarez
Juarez
Responder para  Felipe Morais
5 anos atrás

Aqui você tocou no ponto crucial, e não se trata de um simplismo ideológico como o “humilde” Bardini externou com sua costumeira “modéstia”, trata-se sim de que nos últimos anos a Alemanha não cumpriu com seus compromissos com a OTAN, transformando-o em amontoado de quase nada, cheio de vetores repletos de problemas, inoperáveis e impagáveis que foram impostas por governos empenhados e tapar os furos da Airbus e cia.
Defesa em TO quente como é a Europa se faz com investimento constante, treinamento, armamento, mantendo e aperfeiçoando a doutrina operacional, com um nível de prontificação aceitável.
A Alemanha, hoje, não tem nenhum destes preceitos e vai precisar de tempo, de dinheiro e de boa vontade para te-los novamente.

MFB
MFB
5 anos atrás

Essa senhora precisa lembrar que, sem os EUA, hoje, toda a Europa estaria falando russo. Ou alguém acha que Stalin teria parado na parte oriental da Alemanha?

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Responder para  MFB
5 anos atrás

Venha a Europa, o mundo inteiro! Não menos.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  MFB
5 anos atrás

Com o dinheiro que os EUA deram para os russos né? Sem ele os russos estariam bem encrecados, pois os alemães com as armas que tinham já haviam avançado milhares de quilômetros dentro da Rússia, imagine empregando projetos novos como Me-262, He-274, Ta-183, Arado ar 234, V1 e V2 contra os russos, teriam tomado a Rússia de cabo à rabo.

Ricardo
Ricardo
Responder para  MFB
5 anos atrás

Talvez sim, talvez não. Ninguém tem bola de cristal!

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

agora falar da hipocrisia alemã é torcer pelo EUA? lutam por seus interesses? sim talvez, com um exército de advogados que criam regras, mantém a Europa como seu quintal, onde vendem produtos e serviços facilmente para todos, entram pelas fronteiras sem serem perturbados, agora lutar contra a Rússia que como a Alemanha também quer dinheiro e poder eles não são capazes.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
5 anos atrás

A nossa internet esta literalmente toda tomada pelos robôs da gringaiada estadunidense meu caro Fernando…tudo isto não tem nada a ver com ideologia ou baboseira de direita vs esquerda…vários perfis que participam aqui não são de pessoas deste país…

Reparem como o intento de alguns daqui é só difamar ou diminuir tudo do nosso país…observem como tentam sempre denegrir a historia ou o legado do nosso país…como tentam sempre desmerecer os nossos feitos…como tentam sempre inferiorizar a nossa nação, identidade ou cultura…enquanto que só enaltecem a nação e a cultura dos eua…de como o intuito é sempre atacar a imagem do nosso país e do povo daqui…denegrir a imagem do nosso povo, cultura e costumes…

Flanker
Flanker
Responder para  Oiseau de Proie
5 anos atrás

Ué!!! Já li esse texto….só que no comentário do a (ou alfa) Tau, logo acima, postado uns 2 dias atrás! Por que usar 2 (ou mais) nicks? Ganha o que com isso? É remunerado para proceder assim?

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Responder para  Flanker
5 anos atrás

“Flanker

Ganha o que com isso? É remunerado para proceder assim?”

Pão com manteiga na chapa mais uma mortadela frita com uma boa coca-cola…

Flanker
Flanker
Responder para  Oiseau de Proie
5 anos atrás

Tá explicado…….e você fala a verdade, fazendo de conta que está sendo irônico….
“Boa Coca-Cola”?? Ué, mas você não é um dos que espuma de raiva dos “americanumalvadu”??? Coca-Cola não é um dos símbolos do “imperialismo ianque”? Tsc,tsc…não pode tomar Coca….como bom Mortadela que és, tem que tomar água ou, no máximo, um caldo de cana….

marcelo baptista
marcelo baptista
5 anos atrás

Peter nine nine, a resposta não foi para você.

paddy mayne
paddy mayne
5 anos atrás

Aê Fernando, fora o texto desconexo, a argumentação pobre, os inúmeros erros gramaticais e o estilo ruim, seu post está até bom.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

E o Brasil deve se proteger contra a Europa, nesse momento o Macron está reunido com índios brasileiros falando em proteger a Amazônia como se fosse deles

MFB
MFB
Responder para  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Sim. Se alguém tem que ficar de olho na Europa é o Brasil. Apesar que teve um partido de trambiqueiros aí que deixou a farra das ONGs e índios rolar. E ainda chamam os outros de entreguistas heheheh

Pedro S.
Pedro S.
Responder para  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Se o Brasil fosse um país sério, um país que almeja ser potência mundial, já estaríamos financiando separatistas na guiana FRANCESA há muito tempo.. para uma potência mundial respeitavel, séria inadmissível ter a OTAN bem na fronteira… claro que a OTAN e Brasil não são inimigos, porém ninguém sabe o dia de amanhã…

Juarez
Juarez
Responder para  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Smoke, vamos propor ao embaixador Francês tornar a Alsacia Lorena uma “reserva biológica independente” para ver o que ele acha.

Tiago
Tiago
5 anos atrás

Ângela Merkel é sem dúvida uma pessoa muito inteligente, mas que na minha opinião deixou de agir quando foi necessário, a Europa deveria ter se unido quando a Rússia invadiu a Crimeia, deveria ter combatido com unhas e dentes o crescimento de partidos que visavam a “desunificarão” da UE (a entropia existe até na democracia), mas nada disso foi feito, ela olhou apenas para o umbigo dos próprios alemães, mesmo quando em discursos dizia estar lutando por uma Europa unida.

Agora com o crescimento da extrema direita a história tende a se repetir, e mais uma vez a Europa vai pagar com sangue o preço da intolerância e da indiferença.

O ser humano curiosamente parece gostar de se dividir, brancos x negros, direita x esquerda, cristãos x muçulmanos, ocidente x oriente… Só vamos evoluir como civilização quando esses pensamentos medíocres estiverem em um passado distante, mas infelizmente ainda fazem parte de nossa realidade hoje.

ScudB
ScudB
Responder para  Tiago
5 anos atrás

Praticamente tudo bla bla bla..
Sobre Crimeia , sobre direita , sobre humano.
Nada procede.

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

“Europa deve se unir para enfrentar China, Rússia e EUA, diz Merkel !”

É os europeus já reconheceram há tempos o ” lobo em pelo de cordeiro”, enquanto nós flertamos com satanás.
Esse novo governo nacional está entregando tudo que é estratégico para satanás acreditando que o mesmo fará milagres.
Não sou muito religioso mas como diz na Bíblia ” o demônio veio para enganar, roubar e matar”.
Acorda Brasil !

Hcosta
Hcosta
5 anos atrás

A Merkel está somente a dar exemplos, não comparáveis entre si, de como a UE tem melhores condições para tratar esses assuntos. Não está a declarar guerra a nenhum desses países mas a promover uma maior coesão entre os países europeus. É normal que em vésperas de eleições europeias haja um maior destaque para as questões supranacionais e de que forma estas podem ser resolvidas.
A UE desenvolve-se a partir de ideais económicos, sociais e ambientais que estão a ser atacados por movimentos populistas, apoiados abertamente por Putin, baseados em soluções simplistas que vão contra o ideal europeu.

Antunes 1980
Antunes 1980
5 anos atrás

Este discurso antigo de criar falsos inimigos para poder governar, é um meio político muito antigo.
Alemanha tem como alicerce da sua economia, os grandes negócios que suas empresas realizam com todos os países citados; sem exceção!
Ela acha mesmo que alguém acredita neste discurso ufanista?
O mundo é totalmente globalizado. Inimigos já não existem como antigamente.
Hoje a única ameaça real para a Alemanha chama-se terrorismo.
O resto é balela.

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Senhores
Bom dia
NUNCA, a Europa será inimiga dos EUA.
Na invasão do Iraque, foram contra, mas…. enviaram tropas pro Afeganistão, “aliviando” os EUA para q eles pudessem readequar esforços.
No caso do Snowden (é assim q escreve?), fizeram aqueeeeele discurso, mas…. qualquer bobinho sabe q eles sempre atuaram com base nas informações conseguidas pela NSA, sabendo a capacidade daquela Agencia, e somente um Chefe de Estado MUITO bobinho, pra achar q ele também não estava sendo vigiado.
Onde quero chegar?
Mais uma artimanha/discurso pra “motivar” a Europa em se fortalecer militarmente, também aliviando os EUA, fortalecendo a OTAN e dissuadindo outras potencias.
No mais, dou um exemplo de um colega, que trabalha em uma empresa ANGLO-ARGENTINA de logística. Ou seja, enquanto uma manada acha q os países estão brigando ou não são aliados, as empresas de seus países estão a todo vapor ganhando $$$$.
Sds

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Agnelo
5 anos atrás

A palavra “NUNCA” nunca é 100% nunca. As coisas mudam, as pessoas mudam. Quero dizer, nem todas. Algumas ainda vivem na Guerra Fria URSS X USA.

A URSS não existe mais, o mundo é outro e vocês não perceberam.

Infelizmente, muitos começam a ofender e descontar suas frustações nas pessoas que pensam diferente.

Flanker
Flanker
Responder para  100nick-Elã
5 anos atrás

Vejam só quem está acusando os outros por ofender as pessoas!!!! Um dos que mais faz isso, por aqui……quanta hipocrisia!

Jacinto
Jacinto
Responder para  Agnelo
5 anos atrás

Ponto de vista muito interessante: a Europa rearmada assumiria plenamente a sua própria defesa, contendo a Rússia e liberando os EUA para se concentrarem no Pacífico.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Agnelo
5 anos atrás

Rival ou competidor é diferente de inimigo.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Agnelo
5 anos atrás

Parabéns Agnelo, é por aí. O pessoal pega um discurso pela literalidade e não nas entrelinhas. Continuam achando que é um discurso contra o EUA e não um pela União Europeia, e outra coisa, eles nunca, repito nunca, esqueceram ou esquecerão quem os salvou dos Nazi. Eles só querem se manter relevantes e garantir uma existência politica e econômica. Jamais, repito jamais ficarão contra os EUA em questões realmente relevantes. Ambiente, Direitos humanos são questões locais e culturais, que não interferem no relacionamento com os EUA.

Gustavo Barros
Gustavo Barros
5 anos atrás

É interessante notar esse posicionamento da Merkel, ainda que seja tardio em minha opinião. De fato, a Europa tem muitos motivos para pensar em uma união sólida e perene entre os países que a compõe, porque sabe que sozinhos esses países não conseguirão fazer frente a E.U.A., Rússia e China. A Alemanha e a França, têm um papel decisivo nesse processo, já que não podem contar inteiramente com a Inglaterra, que arrogantemente quis se separar da União Européia e agora amarga os dissabores da burrada estratégica que cometeu. Aliás, a Inglaterra é um caso curioso: até hoje não se decidiu entre abraçar a ideia de uma “europeidade”, ou continuar sendo um lacaio, digo, parceiro estratégico e umbilical dos E.U.A. Resta a Alemanha e França acertarem os ponteiros e se entenderem, pois isso pode custar o futuro geopolítico do velho continente.

marcelo baptista
marcelo baptista
Responder para  Gustavo Barros
5 anos atrás

A UE provavelmente não investiu em defesa porque teve que aguentar a pancada da crise de 2008, segurando as pontas dos sócios que não respeitaram as regras de governança. Foram necessários anos de ajustes e correções para que agora, com o Laranja reclamando, e com razão, eles começarem a pensar em investir. E até alguns anos atrás o Czar também não enchia o saco, pois também tinha suas questões internas para resolver.

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
5 anos atrás

Os EUA são o pais mais nocivo do planeta e é aquele que é realmente perigoso para todos nós.
Deveriam se juntar como no passado se juntaram na segunda guerra para derrubar Hitler.

Fábio
Fábio
5 anos atrás

Que a Europa trate de arrumar uma lei “Maria da Penha” para se proteger do próximo “couro” que vai levar em futuro próximo, pois acredito que o vizinho musculoso do outro lado do Atlântico não vai querer se meter em novas brigas para proteger a desarmada Europa.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

“Aiiinnn os EUA socorreram a Europa…”
Falácia. Quem segurou as pontas foi o Reino Unido, como no famoso discurso de Churchill no Parlamento profetizou, que se o UK não caísse, Hitler perderia, como perdeu :
“Aquilo que o general Weygand chamou de “a batalha da França” acabou. A “batalha da Grã-Bretanha” está para começar. Desta batalha depende a sobrevivência da civilização cristã. Dela depende a própria vida britânica e a continuidade de nossas instituições e de nosso império. Toda a fúria e o poder do inimigo devem muito em breve se virar contra nós. Hitler sabe que terá de nos fazer sucumbir nesta ilha ou perder a guerra. Se nós pudermos enfrentá-lo, toda a Europa poderá ser livre e a vida do mundo poderá continuar na direção de campos amplos e ensolarados. Mas, se nós falharmos, o mundo inteiro – inclusive os Estados Unidos, inclusive todos os que conhecemos e com quem nos importamos – irá afundar no abismo de uma nova era de trevas, tornada mais sinistra e talvez mais prolongada, pelas luzes da ciência pervertida.”
Os EUA só se mexeram depois de Pearl Harbor.

Flanker
Flanker
Responder para  Delfim
5 anos atrás

Todos que conhecem um pouco de 2a GM sabem da importância que Britânicos, Soviéticos e Norte-americanos tiveram na derrota dos Alemães. Se os EUA não tivessem entrado na guerra, Hitler teria vencido. O apoio industrial-bélico dos EUA, para britânicos e soviéticos, foi essencial e fundamental.

Delfim
Delfim
Responder para  Flanker
5 anos atrás

Os EUA já apoiavam através do Land-Lease, sem intervir diretamente. O UK poderia ter caído em 1941 e os EUA fariam nada.

Flanker
Flanker
Responder para  Delfim
5 anos atrás

Como assim, fariam nada? Mas, eles já não estavam apoiando pelo led-lease desde março de 1941? E será que os Britânicos não caíram, em parte, devido ao apoio dos EUA? Se não tivesse ocorrido o apoio dos EUA os britânicos teriam conseguido segurar Hitler?
Como eu já escrevi, EUA, GB e URSS foram fundamentais e essenciais para a derrota dos alemães…..sem qualquer um dos três, muito provavelmente Hitler teria vencido.

paddy mayne
paddy mayne
Responder para  Delfim
5 anos atrás

Acredito que esteja sendo simplista. Britanicos foram indispensáveis. Assim como os Americanos. Assim como os Soviéticos. Se um dos três estivesse ausente desta equação o Adolf tinha ganhado a guerra. Felizmente perdeu. Flanker falou tudo.