Forças Armadas terão corte de 43% no orçamento
Por Miriam Leitão
O almoço de hoje dos comandantes militares em Brasília foi bem indigesto. Os generais foram comunicados de um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas.
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse que terá que ser buscada uma saída.
Os comandantes saíram sem ter ideia de como pôr em prática um corte desta dimensão.
Comentário de um dos generais presentes: “Nem no governo do PT aconteceu um corte desse tamanho.”
O presidente Jair Bolsonaro e o general Augusto Heleno estavam presentes, e esse foi o assunto central do almoço.
FONTE: O Globo
O país esta falido, ou a agenda econômica vinga, ou o país volta para o buraco.
Tem que fazer reforma da previdência, reforma fiscal e o que for.
Pagamos muito e temos pouco em troca.
Um exemplo: Minha luz é 3x mais cara que nos EUA, China ou Paraguai.
Como que vai se fabricar algo aqui sendo que de cara já se paga 3x por luz???
Tem que cortar imposto, cortar na carne, cortar jantar de STF com Lagosta e vinho caro e ir dando exemplo.
Mas tá tudo amarrado, ninguém quer largar o osso.
Sim, a reforma da previdência será tão eficiente quanto foi a geração de emprego com a reforma trabalhista.
Quem fez a “reforma” trabalhista??
Nele eu confio!
Sim, muito confiável, acabou de ser preso.
Vc evidentemente é empresario e sonegador de impostos, certo?
Caravaggio,
Uma vez o Lula disse que um político corrupto vale mais que 10 servidores concursados. Pois eu acrescento: um empresário sonegador vale mais que 10 servidores de qualquer tipo.
Isso diz muito sobre vc.
ahhahahhahah sensacional Bosco!
Caravaggio,
Você acha que realmente a Reforma da Previdência pública e privada vai resolver tudo?
Pode ser a ponta do iceberg. A previdência privada não é deficitária, a pública sim.
Mas o que acaba com o país é a corrupção e os gastos desnecessários.
Aqui todos (uns 90%) querem ser funcionários públicos e não privados, como o poder público vai fazer a economia crescer e se sustentar?
O modelo está errado.
São milhares de reais gastos sem resolver o problema. Veja as rodovias, entra governo e sai governo e não resolve o problema do nosso modal, que o ferroviário seria o ideal.
E assim vai.
A reforma da previdência é boa para o curto prazo especularem no mercado. Depois vão inventar outra desculpa para reformar e não mudar nada.
Precisamos primeiro mudar a mentalidade da população. Pensar como um todo e não eu levar vantagem em cima de você ou achar que o jeitinho brasileiro é bom.
Começará na educação. De repente quando pararmos de focar em ideologias e adotar um programa como o da Coreia do Sul nos anos de 1950 e perpetue como um Programa de Estado e não de Governo, nossos netos poderão ter uma qualidade de vida que provavelmente não vamos ter.
Não quero defender partido A ou B, votei em todos, sou culpado também, mas temos que colocar a mão na cabeça e criticar o que está errado e tentar mudar de alguma forma.
Não entenda meu comentário como uma agressão ao seu comentário.
Vocês tem problema cognitivo.
A reforma da previdência é só o começo para tirar o Brasil do buraco que o PT nos enfiou.
Muitas outras coisas ainda serão necessárias para o Brasil sair da m….
Todo e qualquer argumento contra a reforma da previdência caiu por terra no último 1º de Maio, quando o Paulinho da Força Sindical fez a seguinte declaração:
Se a reforma da Previdência fizer a economia que o Paulo Guedes quer o Bolsonaro, tem a sua reeleição garantida.
Resumindo..
Já com a reforma da previdência devidamente aprovada a economia vai deslanchar e o desemprego cairá drasticamente.
Eleição é economia, o povo vota em quem tira ele do buraco.
Quando os sindicalistas admitem isto…
É porque a reforma está no caminho certo.
O Macri na Argentina continua com essa lenga-lenga de culpar os governos anteriores. Ele fez lá, tudo o que o Bolsonaro quer fazer aqui e o resultado foi que a Argentina, se estava ruim das pernas, ficou bem pior.
Desde o governo do FHC que se faz reforma na previdêncai, até o Lula fez duas. Enganam o povo para aprovar uma reforma que no curto prazo nenhum ganho trará ao atual governo.
Muito pelo contrário, a reforma que o Paulo Guedes quer (capitalização) vai colocar a arrecadação das contribuições na mão dos banqueiros e o governo, sem essa fonte de receitas, terá que arranjar dinheiro para pagar os atuais aposentados.
Reforma da Previdêncai só surte efeito após 30 anos, pois só atinge a quem vai se aposentar futuramente.
Enquanto isso, as despesa com o pagamento dos atuais aposentaods continua até que morram todos eles., É por isso que só dá resultados a longo prazo.,
Vamos pensar: Uma aposentadoria por capitalização, coloca o dinheiro nas maos dos banqueiros, certo? Então tu prefere que o dinheiro continue nas maos do governo, que se mostrou extremamente incompetente para gerir o dinheiro de aposentadorias!
Prefiro mto mais por meu dinheiro em um banco e gerar uma poupança(que é emprestado a outras pessoas gerando rentabilidade pra mim), do que dar ao governo.
Quando se faz uma capitalização, geramos mais recursos correntes para investimentos no pais, o governo vai deixar de pegar dinheiro para cobrir seus defcitis e a grana fica mais barata e eu tenho a certeza que o governo não vai ficar usando o meu dinheiro a toa.
Vide nosso FGTS, que rende menos que a poupança, o governo usa o dinheiro a seu bel prazer. Sem contar que não estou mto afim de ficar bancando aposentadorias de 50, 60, 80, 120 mil reais afora….
Mais vale um empresário sonegador de impostos do que meia dúzia de servidores públicos esquerdistas que mamam nas tetas do Estado pra produzirem menos do que o gato enterra.
Bosco.
Sejamos justos.
Até nisso vc segue o seu ‘mito’.
Bosco e fascista?
É tão sútil quanto um cão raivoso!!!!!
Ah! Esqueci que o Brasil é o país de excelentes servidores públicos, preparadíssimos, competentíssimos, honestíssimos, mas com os piores serviços públicos do mundo e um dos mais corruptos.
O serviço público no Brasil é a típica situação que demonstra a assertiva do ditado que diz que “filho feio não tem pai”.
E ai quem queira mexer nesse modelo de Estado.
Os excelentes servidores públicos são aqueles que não passaram nos concursos.
O Brasil é o lugar onde quem critica o serviço público e as Universidades federais e estaduais são sempre aqueles que nunca conseguem passar nos concursos.
Fato!
Tudo que uma pessoa usufrui no Brasil “gratuitamente” é algo para outros 200 milhões pagarem e não usarem Xings.
Esse não é o problema.
Problema é ter financiar mamata de políticos, salários e mordomas do Judiciários e Ministros do Executivo, pensões integrais para militares e suas filhas solteiras e por aí vai.
A lista é muito longa.
Não é o salário do professor ou da merendeira que está afundando o País, meu caro!
Bravo! Esqueceu a sonegação fiscal das corporações e abastados.
Pela primeira vez li algo sensato e que presta vindo de ti.
Terceira vez que concordo com você Kings!
Antoniokings.
De novo vc falou tudo em poucas palavras.
So nao ve isso quem nao quer.
Nada a ver…se concurso público (CP) fosse tão importante, os países desenvolvidos teriam todos…CP só serve para evitar apatrinhamentos, isto é, só para suprir os princípios da isonomia e transparência…enquanto não for mais fácil, tipo iniciativa privada, a demissão no setor público, não funcionará nada…Brasil está lascado ainda por algumas gerações…
Antoniokings
Falou tudo.
Nem todos os servidores publicos sao incompetentes e mal preparados. Eu msmo fui atendido por um escrivao de policia extremamente competente e tbm por outros servidores que realmente desempenham bem suas funcoes. E a maioria dos serviodres de carreira ganham no maximo 3mil reais. O salario inicial de um Agente de Telecomunicacoes da Policia Civil é de 3400reais, isso no Estado.. Outros servidores de municipio ganham um salario base de 2171reais.
Agora alguns fracassados aqui na Trilogia, que nunca conseguiram passar num concurso, querem fazer acreditat que a culpa da economia estar assim sao dos servidores do baixo escalao. Ninguem fala dos cargos comissionados, das aposentadorias e regalias para politicos, inclusive para a familia Bozo, e ngm fala dos altos salarios do judiciario.
Na cabeça desses bolsominions doutrinados e das olavetes fracassadas tudo é culpa da “izquerda”, ou do trabalhador comum ou do servidor publico de baixo escalao.
Não sei se são, mas é o pais da mais canalha classe empresarial do mundo, aquela que desde Mem de sásempre pretendeu montar um pais só pra ela e o seus. Um pesadelo dos nacionalistas, a patria dessa gente é o dinheiro e apenas isso.
Olá Bosco, não generalize, se refira exatamente a quem quer chegar. Sou servidor público e estou indo trabalhar e lecionar. Nunca faltei e ainda enfrento problemas como falta de recursos, inclusive folhas pra xerox, queda de telhado da instituição, dentre outros. De repente vc pode tentar buscar exemplificar as tuas acusações. É sobre os servidores públicos das forças armadas? Professores? Policiais?
Esse Bosco é o típico ‘olavete’.
Atira em tudo e em todos, mas está perdido como cego nesse tiroteio.
O único problema é que pessoas como ele chegaram ao poder e estão afundando o País.
Marcelobinot
Nem de atencao ao Bosco, um zero a esquerda tem mais valor que as opinioes dele. O Bosco na verdade é um ex pe tis ta lu lis ta frustrado , ele mesmo ja confessou em outros comentarios que ja votou no Lu La e pior, o Bosco é um dos admiradores do Olavo de Carvalho, “doutor” em astrologia que diz que a Terra é plana. So por esse fato vc ja pode analisar a inutilidade dos comentarios ideologicos do Bosco e de outras olavetes aqui.
Bosco, na minha família tem 3 Servidores Públicos Federais e lhe garanto que os 3 trabalham pra caraca!!! São éticos e cumprem, juito bem , suas funções!! Chegaram lá com muito esforço e mérito!! Não vamos colocar todo mundo no mesmo balaio!!!!
E todos votaram no Bolsonaro e querem as Reformas, mesmo sabendo que trabalharão mais tempo, desde que o país melhore para todos!!
Sei que frutas podres existem em todas as profissões!!
Inclusive, sou concurseiro, mesmo com 51 anos de idade!!
Os “gestores” são indicados pelos partidos. Veja onde estavam os políticos do PP, DEM e a toda base do atual governo. Não era na ESG…
Isso é verdade, isso inclui o atual presidente que passou 30 anos na mamata estatal fazendo uma mistura de nada com qualquer coisa. E quando ele estava solteiro usou verba parlamentar para “comer gente”, segundo ele mesmo.
Pois é, 30 anos na mamata e não tem nem um apto no Guarujá! Porra Bolsonaro, votei em você , mas como tú é burro hein!!! Devia ter se juntado com os Sarneys, Renans, Calheiros, Lulas, etc.. Mas não, ….
O patrimônio imobiliário dele é na Barra da Tijuca, na vizinhança das milícias.
Não se esqueça bobalhão, há milhões de funcionarios publicos direitistas e conservadores e estão pagando o pato junto de terem elegido um psicopata ignorante. Eu só observo.
A ineficiência do funcionário público não é culpa nem do PT e nem do Bolsonaro. É cultural e está impregnada em todoss , quer seja de esquera ou de direita. É culpa do apadrinhamento político.
Os nomeados pelo atual governo para gerir a máquina pública não é nenhum exemplo de eficiência.
Deixemos as “paixonites” de lado, pois em nada ajuda o Brasil.
E os militares, desde sempre, produzem o que para o Brasil? Fala então quanto valem os militares….
Muito odio, muito blablabla e nenhuma proposta razoável.
Caravaggio, o tio que vende pastel no mercado que emprega 3 ou quatro ganhando por dia é um empresário inescrupuloso? O senhor frequenta feitas livres? Se sim, exige a carteira assinada de todos os vendedores, xinga os “empresários sonegadores” ali também? Pega nota fiscal do seu pedreiro empresário quando tem obra na tua casa ou contrata empresa para fazer?
Ô Sagaz1
Dá um ‘time’!!!!
Todos sabemos que não esses pequenos comerciantes a que estamos nos referindo.
São os grandes industriais. Grandes comerciantes. Grandes fazendeiros.
Esses que sempre saquearam a Nação com privilégios absurdos, isenções e calotes financeiros criminosos.
E não satisfeitos, invadiram o Congresso e elegeram suas bancadas.
Nunca devemos esquecer a atuação vergonhoso deles na crise de Getúlio (1954), no Golpe de 64, no de 2016 e agora nessa campanha bolsonarista.
O que a política de aposentadoria e seguridade social tem haver com as políticas de preços de energia??????
Que os dois sugam do contribuinte e não sobra $$$ pra investimentos.
Naõ dá para baixar o preço da energia. A ENEL é uma empresa multinacional, salvo engano italiana ou espanhola, o governo brasileiro não pode intervir nos preços dela.
Quem defende as privatizações tem aceitar o preço que a iniciativa privada quiseer fixar.
E outra Francisco, alguém que já se deu ao trabalho de ler uma NF de Energia Elétrica, vai ver o que sobra da conta e vai para a Distribuidora. quase 45% é impostos!!! E ainda temos que pagar pelo “gato” dos espertos!!!!
Caro Rui. A crise fiscal é devido a queda do PIB, o que levou à uma redução das receitas. Cortar impostos quando há uma enorme capacidade ociosa da indústria não irá reverter em investimentos ou crescimento econômico. Hoje, seria possível aumentar a produção de praticamente qualquer setor em 25% sem qualquer investimento. Em uma situação como a atual, qualquer redução de impostos será apropriada como lucro. O consumo foi reduzido devido a taxa de desemprego e a incerteza futura. A maioria irá guardar suas economias para um eventual cenário futuro de desemprego. Sobrou bem pouco para ser cortado nas despesas do governo (nos três níveis). Reformas necessárias, como a tributária ou previdenciária (eu excluo a mudança para o regime de capitalização que é de interesse apenas do setor financeiro) vão demorar muito para ter efeito. É preciso implementar políticas keynesiadas para retomar o emprego e o consumo,
Para fazer Reforma Previdenciária, tem que Judiciário, Milicos, e Políticos também ter corte de salários quando ir para reserva, reformar ou aposentar.
Sem regalias, sem privilègios.
concordo plenamente. também tem que contribuir com 14% pra previdência, como qualquer servidor público, aumentar tempo de trabalho, em vez de aposentar com 25 anos. reduzir o número de oficiais generais para as funções tipicamente militares, sendo as administrativas passadas a civis, que custam menos. por exemplo: não tem exército que justifique diretor de hospital militar ser militar de alta patente, com tantos administradores competentes civis no mercado. ou melhor, terceirizar todas as atividades militares não típicas das forças. pra quê fazenda? pra que “hospital militar”? terceirizar manutenção de viaturas e engenhocas; terceirizar controle de pessoal. privatizar o fuzex e equivalentes da marinha e aeronáutica. militar pagará plano de saúde igual ao resto da população.
tem que cortar na carne, mas igualmente a todos. cortar na do pequeno e substituir uma casta por outra, n resolve. até porque lagosta se consome em todo o alto escalão administrativo, não só no judiciário.
mas estas idéias que proponho s demais. moralizemos… mas nem tanto. afinal de contas, temos de manter as aparências!
Eduardo, o país levará décadas para sair do buraco. Não se vê iniciativas de diminuição da máquina do Estado. Ao mesmo tempo, não se vê controle no aumento dos gastos públicos. O funcionalismo público consome 40% de todas as riquezas produzidas no país.
Não Eduardo, o país FOI falido, roubado, vilipendiado, estrçalhado, destroçado…mas o mandante esta na cadeia. Faltam os associados.
Acredito que seja a hora de cortar na carne, ou seja, pessoal. Não precisamos de uma Marinha de 80 mil homens, por exemplo.
Nossa marinha sem navios com marinheiros engordando enquanto o Reino Unido com aquela frota invejável vende o Ocean para nós pra ter gente o suficiente nos novos porta-aviões.
Cada marinha tem o que merece.
PS: a royal navy tem menos da metade do efetivo da nossa marinha.
A Marinha da Austrália é um belo exemplo, 15 mil homens. E bilhões e mais bilhões de dólares para investimento em novos submarinos, fragatas e aviões que só sonhamos em ter.
A RAN e a RAAF são os melhores exemplos, cerca de 15 mil e 18 mil de efetivo, respectivamente. O efetivo da MB e da FAB, juntas, chega a 160 mil… Bizarro.
Certa vez, fiz umas contas de padaria.
Se a FAB tivesse a mesma quantidade de aviões da USAF, teria quase 1 milhão de militares, se mantida a proporção atual de militares por aeronave.
Obviamente a USAF não tem um terço disso.
Rafael, não tem 20% disto. Aqui no reino encantado do faz de conta temos 90 brigadeiros na ativa.
E dos que vão para a reserva uma gorda parte precisa de carguinhos em Brasília. Tem até lista de espera.
A rotatividade dos pilotos da USAF é bem grande, aqui só os formados na AFA são pilotos.
Talvez tenha 1/10 do nosso tamanho de costa
Sim e não. O método de cálculo por área que toca o mar faz com que nós tenhamos 7491km de litoral contra 12429km do reino unido, está no the world factbook, sinta-se a vontade para conferir.
Mas, mesmo que estivesse correto, literalmente eles tem mais navios de combate e A ÚNICA maneira de atacarem o reino deles é por mar, seja navegando, voando ou por baixo, mas sempre pelo mar.
Realmente Fernando,
Criticam a reestruturação da FAB, com a diminuição dos militares na atividade meio e profissionalização daqueles nas atividades fins, não seria o modelo a ser adotado pelas outras forças para que no médio prazo possa mudar de quantidade para qualidade?
Talvez seja porque os militares da RN se preocupem somente em operar os seus meios, enquanto os da MB são responsáveis por operar, dar a manutenção e garantir o adestramento dos futuros operadores entre outras coisas. Vou utilizar como exemplo uma experiência que eu tive quando visitei o HMNB Devonport(complexo naval), pude perceber que a RN possui uma empresa(A Babcock) que realmente a apoia em se manter operativa e que grande parte dos serviços básicos, são terceirizados. Aí é fácil reduzir o contg.
Sou da marinha e concordo
“Se o capitão Bolsonaro for eleito, o Brasil se tornará uma super-potencia militar”… -43% kkkkkkkkkkk.
Caro Pedro, o atual governo está a 5 meses no cargo, tentando resolver os problemas que foram deixados em quase duas décadas. Todos pagarão a conta pelas aventuras dos governos passados.
Esse malucos ignorantes “tentando resolver problemas”? hahahahahha
Você está confuso. Os malucos ignorantes eram dos governos anteriores, que deixaram o país no estado em que se encontra.
O pais ficou num estado excepcional apos os governos petistas se comparados ao q receberam, de FH, Collor e Sarney.. Temer aumentou o desemprego em 200% e os doidos atuais em mais 3%. em apenas 4 meses. A esperar o que sobrará em um ano.
Já percebi que você é apenas um fanático de esquerda, daqueles que gostam de inventar conspirações mirabolantes para defender uma quadrilha que nos governou por 13 anos, então só vou deixar uma frase bem famosa e parar por aqui:
“O pior cego é aquele que não quer ver.”
Já percebi q vc não tem resposta quando te jogam os fatos na cara. Esse é o grande ódio da extrema direita militarista, saber que devem o po co que o Brasil tem e terá nos proximos anos é graças a governos trabalhistas. Eu não estou defendendo ninguém, estou falando de fatos e aguardo vc contestá-los. Se puder.
Fatos? Estou esperando. Quando os tiver a gente conversa. 😉
Caravaggio voce sabe o que significa algumas palavras mágicas como deficit, gasto publico, divida interna??? Hoje a maior parte do orçamento da união vai para pagar juros da divida, que ela inclusive pega emitindo mais títulos. Ta uma bola de neve que vem desde o governo da Dilma. Voce perdeu uma chance ímpar de evitar expor sua ignorância e ma fé. Graças aos governos anteriores estamos atolados em dividas, pois com o aumento de gastos populistas e tambem graças a gastos obrigatórios previstos na nossa maravilhosa constituição de 88 (na minha humilde opinião, a origem da desgraça de varias coisas desse pais) chegamos aonde chegamos.
Para esse pais nao tem jeito; tem que para tudo, ter uma assembleia constituinte e mudar nossa legislação.
Os irresponsáveis que fizeram o texto base das nossas leis eram um bando de, me perdoem a palavra, idiotas que queriam prover todos os direitos mas nenhum dever. Deveriam ser reunidos todos os que fizeram a constituição e responder pelo mal que fizeram a essa nação.
Outra coisa, a forma como o governo se da nesse pais também eh um escárnio, STF legislando em causa própria, deputados só votam projetos de leis visando o seu $$$$. Devemos repensar a forma de dirigir essa nação. Mas também nao sei se alternativas como o parlamentarismo seriam interessantes….
Concordo com o Sr. Canarinho. CF com mais 200 leis, artigos, fora emendas constitucionais. cada Constituição Estadual , cópia fiel da Constituição Federal. Uma senhora colcha de retalhos. não dá para se governar com esse verdadeiro alfarrábio. Grande abraço
é claro que existem muitos problemas, que continuarão a existir por bom tempo ,daí o extremista lá em cima dizer que o “PT deixou o país neste estado ” é de um ridiculo atroz. Fanatismo perde. Vive no mundo de “Cafta” feito o atual ministro da Educação.
A gente só vê um xingando o outro nessa merda mesmo hein…o ódio e a divisão têm que acabar. Esse corte foi ruim, tinha mais que aumentar os recursos para as forças armadas…Presidente Bolsonaro se preocupa mais com o Twitter dele e o porte de arma que com os empregos dos brasileiros…to achando que trocamos seis por meiaduzia, espero que não.
Deixa de ser desonesto consigo mesmo. A Dilma foi defenestrada com 13 milhões de desempregados e hoje há os mesmos 13 milhões dela.
Nem o Temer e muito menos o Bolsonaro acrescentaram nada que faça diferença nesses números.
Alto lá, infelizmente o desemprego é maior que a estatística diz.. umas 4 ou 5 vezes mais ao menos. acaso fossem 13 milhões, não estaria este mundaréu de gente que se vê na TV em reportagens procurando emprego.
São cerca de 30 milhões de desempregados e sub-ocupados (camelôs, quebra-galhos e etc.).
Sem contar outros tantos que recebem salários miseráveis, apesar da CT assinada. Aí devem ser outros 50 milhões.
Sou obrigado a concordar, é isso ou entorno disso.
Com que base você afirma isso? Não é uma ironia, é uma pergunta mesmo. O que sustenta essa sua opinião?
O problema é que já se vão três anos da queda da Dilma. O que era horrível, não melhorou.
Bom, criar 13 milhões de empregos em 5 meses seria um feito em tanto!!!! Por isso tem que haver reformas, tem que atrair capital externo, tem que destravar a burocracia,
Caravaggio… piadista.
Consegue desenvolver dois paragrafos de raciocinio pra me contradizer, bolsominion?
Caravaggio
Não exija muito do rapaz.
O limite dele é ser seguidor de um ‘mito’.
*Editado*
Você deve ter a solução de todos os problemas né….
Isso, culpe os governos passados. Então eu uso o mesmo argumento, o PT foi ruim (e não foi, vc que está dizendo), por culpa das décadas de desgoverno militar, Collor e FHC.
Só falta achar alguém para acreditar em você. Por um acaso é o FHC que está preso? Pois o governo PTralha sucede o dele, que criou o plano real e entregou um país estável para a época. Só existe um ex-presidente que foi preso até hoje por crime comum. Temos também os condenados Palocci, Delúbio Soares, João Vaccari Neto, José Dirceu, e os que podem ser presos qualquer dia desses, como o Jaques Wagner, Gleisi, Haddad, entre outros. E eles tem algo em comum; são TODOS PTralhas que assaltaram o país! Teu argumento não cola!
Quer ficar bem com a Justiça no Brasil?
Nomeia o Juiz como Ministro.
Inocente.
Do que você está falando? Teu presidiário de estimação nomeou o “amigo do amigo do meu pai”, o “advogado do PT”!
O FHC não tá preso porque o Moro “delimitou” a lavajato a partir de 2003. O FHC foi citado pelo Cerveró mas o Moro disse que “não vem ao caso”. E tem email do FHC pedindo dinheiro para o Marcelo Odebrecht, pedindo “o de sempre”.
Os “presidentes” na época da ditadura cometeram crimes comuns como, por exemplo, assassinato, com a qualificadora de mandante, entre outros crimes e qualificadores. Não é por que não está preso que não cometeu crime, infelizmente muitos cometem crimes no Brasil e não são punidos, ainda mais quando são politicos ou militares… Dentro da corporação policial vejo isso a toda hora, sempre tem vagabundo se safando. Lamentável.
Minuteman
kkkkkkk
Faz arminha que melhora.
Que nada, faz o “L” (de Ladrão) que melhora mais ainda! kkkkkkkkk
Calma que o momento está chegando.
Mais um palhaço. Culpar um governo de 5 meses que pega uma bomba relógio já o desqualifica de qualquer debate fora das paredes de um hospício. Nem vou falar da fotinho de baba ovo de russo.
Não me lembro do Bolsonaro prometer fazer o Brasil uma superpotência militar não. Ele deve ter dito isso só pro Brasil 247.
Eu pelo menos votei nele porque ele prometeu dar fim à praga esquerdista. Se ele fizer “só” isso já terá cumprido a promessa de campanha.
Ou seja: Dilma e Bolsonaro são farinha do mesmo saco, a única diferença é que um é de esquerda, outro de extrema direita, mas na prática é tudo a mesma coisa.
Bosco, só que agora tem mto general no governo que não está nem um pouco a fim de “dar um fim à praga esquerdista”, nem de “despetizar”. O que era uma clara promessa de campanha. Estão com a mesma mentalidade que tinham no governo militar, achando que essa esquerda, que por ora os afaga, não os odeia, ou que ela está sinceramente interessada em trabalhar juntos “pelo bem do Brasil”. São muitas as forças querendo a substituição ou tutela do presidente, sabotando sua agenda escolhida pelo povo.
Chevalier.
Vc está parecendo o Tonho da Lua.
Totalmente sem noção e rumo.
Agenda de Bolsonaro?!?!?!?!.
Vc não assiste o noticiário diário?
A coisa que ele deu mais importância, até agora, foi o fim do horário de verão.
Esse é o problema não só de vocês, esquerdas, mas de toda a população: Ficar vendo o noticiário diário! Já me vacinei, não vejo mais Globo, Band, Record (pois esta apoia demais) , prefiro ver o MBL e o Arthur do Mamãefalei!!
Vai depender do desempenho da econômia. Se ela não se recuperar, a esquerda volta com força.
E ainda foi pagar uma de OTAN nos EUA
Que me perdoe os colegas mas na área militar ele tá indo mal momento!
Munhoz,
Como a oposição criminosa perpetrada pela extrema esquerda brasileira vê como erradíssimo tudo que o Bolsonaro faz, independente do que seja, tais críticas, mesmo que agora, fundamentadas, são tidas como palavras ao vento.
Lembra da historinha do “Pastorzinho Mentiroso”? Pois é!!
https://www.youtube.com/watch?v=LajYr8taSjM
No meu ponto de vista ele é mais um no meio dessa gentalha.
Se fosse um político bom, iria desde a campanha tocar no assunto das ferrovias em nosso país !
Temos uma máfia de montadoras de carro e empreitaras que constroem rodovias, e todo que tocar no tema das ferrovias é tido como louco.
Temos 10% de ferrovias quando comparado com os EUA e em rodovias 100%
Ué mano, a Ferrovia Norte-Sul, aquela que está sendo construída desde o Sarney e não acaba, foi privatizada com 101% de ágio, tá sabendo disso?
Me responde umas coisas que seu corretíssimo presidente está fazendo:
1. Corte de 43% de verbas nas universidades publicas;
2. Cortes no programa ” Mais Médicos ” ;
3. Manutenção das isenções de ganho de capital no IR.
Agora me diz : a medida 3 não é contraditória em relação às medidas 1 e 2? É ou não é um governo de malucos?
Não, você está repetindo o que a mídia esquerdista escreve:
1- Contingenciamento de orçamentos em TODOS os Ministérios, quem dera que o Judiciário e o Legislativo tb congelassem suas festinhas por um ano!
2- Cortes do Programa de Envio de Dinheiro para Cuba sob o lindo nome “Mais Médicos”. Depois as vagas foram preenchidas por médicos brasileiros devidamente credenciados e diplomados!
3 – IR somente vão mexer quando houver a Reforma Tributária que virá após a Previdenciária!
“Depois as vagas foram preenchidas por médicos brasileiros”
Faz o seguinte: vai no interior do nordeste, ou melhor, vá numa periferia de grande cidade, e depois me conte se as vagas deixadas pelos médicos cubanos foram mesmo preenchidas pelos “médicos patriotas”.
Mas é pra ir mesmo, ein? E não só receber notícia pelo wattsapp
Ué, foi a própria mídia Globeleza quem informou!
Cara, como vc é desinformado. O fim da isenção do IR poderia ter sido já feita até por medida provisória. Sabe por que esse governo não faz isso? Pelo mesmo motivo que esse governo não tem coragem de alterar a Constituição para tributar igrejas. Esse governo sabe a quem serve.
sei não…. não acertou uma até agora! Não votei nele,muito menos no PT,mas ele não sabe o que faz.
OTAN e OCDE.
kkkkkkkk
São pândegos.
Nem se fala mais nisso.
Parece que ontem ou foi hoje os EUA rechaçaram novamente a possibilidade da entrada do Brasil na OCDE kkkkk e Bozo e sua trupe de patetas apoiadores foram lá lamber as botas do Trump a troco de nada! Eu acho é bem empregado! Minha consciência segue tranquila, votei no play boy banqueiro, não no capinador de mato de quartel e a trupe errante kkkkkkkk
Eu gostaria de ter votado no Ciro, apesar de algumas restrições.
Votei no Haddad justamente porque tinha mais chances de evitar essa situação que era previsível de acontecer.
Pensei que o caos se instalaria com aplicação de medidas bizarras na economia por esse Paulo Guedes.
Parece que nem vai dar tempo.
Nem precisava dizer em quem você votou! Na Marionete do PT, coitado! Gostava do Haddad, sempre achei que ele estava no partido errado!! mas depois de ver ele pedir a bênção do Presidiário Barbudo,……
Daqui a pouco o PCC tera armas e equipamentos melhires que as Forças armadas,pena que isso aconteça no Brasil
Pode ser, pois o PCC não tem a mídia, a OAB , os DH, a ONU, a UE enchendo o saco deles!!
É amigo..geralmente quem transforma um País em potência militar sem dinheiro pra isso, sem gestão orçamentária e retirando dinheiro de outras áreas só pra isso, são Ditaduras e Párias…..Tipo assim Venefavela… Enquanto tem S300, o povo come cachorro…
Sério, já encheu o saco esse tipo de manchete na mídia inteira. Nunca deixam claro que não são 43%, que representariam ~43 bilhões de reais. São 43% do orçamento não comprometido. O orçamento comprometido das forças armadas brasileiras é ~82% dos 100b que vão direto pra pessoal e aposentados. Os outros ~20b são disputados a tapa entre manutenções, atualizações e aquisições.
O Brasil está a beira de um shutdown, uma vez que nossa legislação não permite sem a autorização do congresso a emissão de dívida para despesas correntes, como é o caso da previdência e seus projetados 300b de déficit desse ano.
Ou passa a reforma ou literalmente não terá dinheiro pra mais nada.
ps: lembrem bem que a reforma da previdência militar enviada é uma enganação, tirando 90b e devolvendo 80b em benesses aos ativos em uma década. Essa reforma sozinha, sem contrapartida e se continuasse com a verba no ministério da defesa faria a diferença do dia para a noite na nossa capacidade.
Muito bem colocado. Um texto como esse do O Globo só tem como propósito desinformação
Esse discurso maniqueísta de “ou passa a reforma ou o país quebra” não ajuda a resolver a questão. Baixe o PPT referente ao resultado do RGPS em dez/2018, vá até a página 3 e leia a nota explicativa, na qual consta que a previdência urbana era SUPERAVITÁRIA de 2009 a 2015. http://sa.previdencia.gov.br/site/2019/01/Resultado-do-RGPS-2018-12-urbano-rural.ppt
Com o devido respeito, esse liberalismo tosco está nos levando para o precipício. O que vai nos tirar do atoleiro é desenvolvimento, emprego, exportação e consumo. O resto é discursinho para enganar os incautos.
a previdência geral é deficitária de 2008 em diante. Foram 10 anos entre começar a dar prejuízo e atingir DUZENTOS bilhões de reais em prejuízo por ano. Se você vê isso e não entende, honestamente, não existe nada a ser discutido, vira religião. Fé não se discute.
Não existe previdência geral.
Existe RGPS – Regime Geral de Previdência Social
RPPS – Regime Próprio de Previdência Social e
RPC – Regime de Previdência Complementar
No RGPS (e RPPS) existem benefícios previdenciários custeados por contribuição previdenciária (tripartite): aposentadorias, pensão, auxílio reclusão, licença maternidade etc.
E existem benefícios sem contrapartida contributiva, como: BPC – benefício de prestação continuada, aposentadoria rural, algumas aposentadorias especiais, alguns benefícios por invalidez etc, que DEVEM ser custeados pelo Tesouro.
Ainda existe a DRU, que utiliza o orçamento da seguridade social para fazer “equilíbrio fiscal”. Também existem ações da área de saúde e de assistência social que o governo bota na conta da previdência, mas que não deveria.
Portanto, não dá pra colocar no mesmo balaio da “previdência geral” questões tão diferentes. E, pior ainda, estão vendendo essa reforma da previdência (ultra liberal) como sendo a panaceia para todos os males, mas basta um pouco de lucidez pra perceber que isso não funcionará, como não funcionou em lugar nenhum do mundo.
Encerro por aqui. Abs
Uma rosa é uma rosa é uma rosa.
Há alguns erros na sua exposição.
Os benefícios assistenciais não fazem parte do RGPS ou do RPPS ou da previdência complementar (até mesmo porque não existe um regime de previdência complementar).
Benefícios rurais, para qualquer categoria de contribuinte, são previdenciários e fazem parte do RGPS.
Ações de saúde e assistência não fazem parte de nenhum regime de previdência.
O RGPS apresenta déficit financeiro e atuarial (são conceitos diferentes) desde 1996.
Concordo. De fato, expressei mal. Entendo que existem benefícios assistenciais na Lei 8213 (sem contribuição previdenciária, como aqueles destinados aos seringueiros, pescador artesanal etc, mas o BPC está na LOAS, por exemplo.
O RPC é mencionado no art. 40, §14 bem como no 202 da Constituição Federal. A Previdência também o trata como regime, apesar de concordar que é um regime “incompleto”. http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/previdencia-complementar/o-que-previdncia-complementar/
Não disse que ações de saúde e assistência social fazem parte da previdência, mas que estas rubricas são utilizadas para justificar o “deficit fiscal da previdência”.
Sim, compreendo as diferenças entre déficit financeiro e atuarial. E não questiono o deficit do RGPS, mas discordo quando se mistura benefício com contrapartida contributiva e sem contrapartida para justificar que a “previdência está quebrada”. Benefício sem contribuição deve ser debitado na conta do tesouro, em vez de redistribuir essa conta para os demais segurados.
No mais, estamos de acordo. abs
Tem ideia das dividas que a Previdencia tem a receber e nunca foram cobradas?
Estoque, não fluxo.
Con tinuam sendo bilhoes e bilhoes.
Continua sendo estoque e não fluxo.
Caravaggio, são 180 bilhões (se não me engano) não paga nem metade de 1 ano dos JUROS da nossa dívida interna.
E nem adianta vim com aquela ideia que escuto sempre de alguns esquerdistas muito mal informados, de querer taxar quem tem iates e helicópteros, daria algumas centenas de milhares de reais por ano, não daria nem pro cheiro.
Não ,são mais de 600 , sem contar os perdões agora dados e os proximos já agendados. Porque vc acha que o empresariado (principalmente o do campo) quer tanto a reforma da previdencia?
Caravaggio, vamos levar em conta que são esses 600 (coisa que não é) pq então o Lula e a Dilma não cobraram quem devia a previdência como eles prometiam nos discursos? Pq vcs da esquerda não cobraram seus políticos como cobram hoje com tanto entusiasmo o Bolsonaro?
Só para refrescar sua memória, o Lula tbm era a favor da reforma da previdência na época que foi presidente, mas arregou na última hora com medo da opinião pública, pois foi por causa dessa atitude de apoiar uma reforma que nasceu o psol.
Se o Lula que amava o povo humilde e trabalhador e odiava banqueiros e magnatas não cobrou , não espere que o Bolsonaro que odeia mulheres, negros, índios e trabalhadores o faça.
Isso é um verdade, Lula não cobrou. Bozo pretende matá-los.
Engraçado que o desemprego surgiu aos milhões nos governos petistas. Isto e fato e contra fatos não y argumentos.
Hem??
Meu caro, em 2009 o Brasil tinha pleno emprego, fato reconhecido até elo FMI. Antes de postar m., se informe…
Po, estamos em 2019!!!!! E depois de 2009?
E o STF fazendo banquetes de gala de 1 milhão de reais….
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/justica-manda-exercito-explicar-licitacao-para-compra-de-caviar-camarao-e-bebidas-alcoolicas.ghtml
https://www.oantagonista.com/sociedade/exercito-faz-licitacao-para-comprar-caviar-e-duas-toneladas-de-camarao/
Boa tarde Senhores!
O EB ainda levou alguns oficiais em viagens pela Europa, que ainda não foi bem explicado o motivo de tal viagem. Ainda mais pelo fato de que as esposas de alguns, acompanharam a viagem.
CM
Tudo pago por nós, os trouxas, ops…os contribuintes do horário.
Dilma e Lula deram ao Brasil o Prosub e os Gripen.
Bozo, o salvador das FFAAS, que ia nos dar 20 fragatas, 40 corvetas, 450 Abrams e dois porta-aviões equipados com F-35, dá um corte de metade do orçamento.
Que comece o mimimi abaixo.
1º Cadê a prova escrita ou em vídeo que o atual governo daria isso?
2º O resultado “Brasil Puthênfia” está aí… Parabéns aos envolvidos.
E tome mimimi hahaha
A prova é que a Dilma nos equipou com Gripen, se não estaríamos de F-5 por mais 30 anos.
Minuteman, dá uma olhada no crescimento do PIB brasileiro de 2000 pra cá, pega o ano com maior crescimento do PIB e me diz depois quem governava na época, depois faz o mesmo com PIB per capita, depois dá uma olhada no relatório “Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 – Ascensão do Sul: progresso humano num mundo diversificado” da ONU, compara tudo isso com o governo atual que em menos de 5 meses cortou verbas da Educação e está usando a mesma como refém pra aprovar a previdência, como disse o “ministro” da Educação.
Que fique claro que não acredito que o 9 dedos seja um santo, o poder corrompe.
Lulladrão cortou quase 2,5 bi na educação no tempo dele… Dilmanta cortou 10 bi…. o FIES passou meses com “problemas técnicos” para que os estudantes não tivessem como renovar…o Ciências sem fronteiras tem várias reportagens mostrando os estudantes largados no exterior sem a grana do governo federal…
Dilmanta deixou 13 milhões de desempregados, dezenas de milhares de micro e pequenas empresas faliram por causa da “contabilidade criativa” dos des-governos ptistinhas.
Mas o ruim é um governo que esta a 5 meses na administração tomando bombardeio de toda a extrema imprensa por qualquer coisa que faça…inclusive foi manchete de primeira página, em letras garrafais, o “absurdo do Presidente ir ao cinema com a esposa…ou o “inimaginável” de um Presidente chegar antes do anfitrião a uma festa de aniversário….vcs são o atraso deste país….
Vamos esclarecer uma coisa: há uma ENORME diferença entre cortar verbas do MEC e entre o próprio MEC segurar a verba, o Ministério da (des)Educação atualmente tem o orçamento, mas ele mesmo bloqueia os repasses, já o orçamento total do MEC abrange educação básica, média e superior, além de salários e gastos com pessoal/cargos comissionados. Em 2014 o orçamento da pasta era de 115 BILHÕES, mesmo com o corte do Lula ainda aumentou em 7 bilhões pro ano seguinte, enquanto atualmente ronda os 100 bilhões por estarmos quebrados. Isso em falar na justificativa esfarrapada, primeiro era por causa da “balbúrdia” (aqui na UFPI não tinha um cartaz político sequer), depois convenientemente apareceu a desculpa se que só vão liberar de novo quando a reforma da previdência for aprovada.
E não me venha falar em sensacionalismo, seu presidente fez uma campanha contra propostas inexistentes como “kit gay” ou mamadeira de pi…
Vida de gado.
Lula e Dilma deram o Prosub e o Gripen e deixaram a conta para ser paga!
Vc evidentemente preferia q não tivéssemos nada. Todo projeto leva anos a serem pagos. Vc acha q qualquer coisa que o Bozo contrate agora vai no fim ser pago por quem Lá por 2030.
Meu caro, você sabia que esse corte provém do governo anterior ao deste.
O orçamento deste governo só será conhecido no próximo ano.
Para de ficar tentando tumultuar o ambiente.
Tumultuar o ambiente= questionar o statusquo de uma seção de comentarios de eleitores do Bozo, aqueles que trincam os dentes com qualquer controversia a seus miseráveis pontos de vista.
Eles deram o Prosub e os Gripen, e de brinde milhões de desempregados, uma economia estagnada, um país com altos índices de violência, acabaram com a petrobras. Quer que eu continue? ou tá bom pra você petista mortadela.
Heinz Guderian
Nada que os governantes seguintes não pudessem piorar muito mais.
Temer se empenhou e Bolsonaro está se empenhando em dizimar o país.
Tal como vc fez com as divisões alemães na Batalha de Kursk.
Sai pra lá, alma penada.
Nossa! Agora você nos brindou com sua perspicaz noção de História!! putz!!!
Q milhoes de desempregados? Qdo Dilma saiu do governo o desemprego estava em 4,8%, com toda aquela crise fabricada, hj está em 7!
Semana passada, Rodrigo Maia confessou em programa de entrevistas que se arrependeu de ter votado algumas medidas só para prejudicar o Governo da Dilma.
Acabaram criando uma bola de neve que desembocou nisso que estamos assistindo.
Sem falar no Guedes que disse que o Lula não fez nada, é um pouco dúbio mas ele não negou, seria então tácita concordância
Quem está acabando com a Petrobras é esta canalha lesa-pátria em quem vc votou., no momento a estão entregando fatiada, vá se informar.
Qto à mortadela, também gosto, principalmente a Ceratti, um brinde ao paladar. Mas garanto que como muito melhor que vc desde que nasci.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O que falou sobre Dilma e Lula é fato. Ok. Mas sobre o Bozo ainda é cedo ele tem alguns anos para equipar ou não as FA, temos que esperar mais para fazer afirmações conclusivas…
esqueça! É apenas mais do mesmo.
Votei no Bolsonaro para isso? Presidente fraco covarde e ainda por cima quer acabar com as forças armadas! Tenho vergonha de ser brasileiro! Precisamos de uma guerra civil onde morram muitos mesmo, para limpar essa terra que um dia já foi o continente dos sonhos de muitos
BEM FEITO.
Senta lá Claudia.
Flavio o Bolsonaro ta tentando consertar uma coisa que veio arrebentada de longa data. Ele pegou uma bucha na mao e ta tentando arrumar. O remédio vai ser amargo mesmo, nao tem jeito
Cara.
O sujeito vai para um debate com uma ‘cola’ com três palavras.
Vai consertar o quê?
hahahahahaha O analfabeto de TUDO tentando CONSERTAR alguma coisa HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
A conta chegou e alguém precisa arrumar a casa, quem gastou demais e deveria pagar pelo estrago, tá preso ou fingindo que não entendeu a situação solto por ae contando lorotas pra desinformar o povão.
O Brasil faliu. Passamos 16 anos empurrando reformas com a barriga e expandido gastos como se não tivesse amanhã , a conta chegou! Precisamos da reforma da previdência ainda nesse semestre.
Resumiu muito bem!
Devotos do capitão começam a achar que há generais comunistas infiltrados no governo. – Ricardo Noblat
Kkkkk. Bem isso!
kkkkkkk
Essa foi ótima.
Próximas matérias da Trilogia:
MANSUP é adiado
Lançamento no SNBR é adiado
*insira aqui qualquer projeto de P&D das FA’s sendo postergados ad infinitum*
Ah sim, sabem aquele negócio de 2° lote de Gripen e Tamandarés?
Já sabem, né?
E nos comentários teremos os mesmos extremistas sórdidos de sempre vomitando: a culpa é do PT!!
Tinha uma galera ai que dizia
” agora com Bolsonaro nossa FAs vai ser tratada com respeito ” …” logo veremos Super cobras, Abrams” …”Faremos uma boa parceria com Israel, compraremos sistemas antiaéreos e muito mais”…
“Logo vamos assinar um segundo lote de Gripen, a quantidade total sera de 108 unidades”….
Cadê a galerinha que falava isso?
Quer lembrar de algo engraçado?
Quando o Trump disse pro Bolsonaro que queria que o Brasil fosse um “membro” da OTAN, e todo mundo acreditou.
Ou quando Bolsonaro disse que ia trazer bases dos EUA pro Brasil, e voltou atrás.
Sei que meu comentário vai ser negativado e virão “os mesmos de sempre” perguntando “e o PT?”
Mas não dou a mínima.
Sinto muito mas não será, apesar da sua torcida. Estude o que quer dizer contingenciamento.
Bolsominion me mandando estudar.
Que piada….
Vai lá defender seu macho-alfa enquanto repete “mas e o PT?” igual um papagaio, vai.
Leram os comentários da extrema-direita do blog aí em cima?
Agora imaginem os comentários se essa mesma manchete fosse da época dos governos petistas?
Os eleitores do PT tinham que pagar essa conta. Vai ser dificil se livrar dessa herança maldita, ainda mais com um presidente incapaz e cercado de lunaticos como o atual.
Temos a melhor herança que podiamos ter, uma realidade de novos caças para a FAB e um projeto de submarinos de ultima tecnologia. Essa é a herança.
A única cisa que vocês deixaram foi uma dívida pública monstruosa, impagável, um deficit previdenciário que implodirá o pais, 15 milhões de desempregados e mais uns 15 milhões sub empregados, deficits mastondônticos nas estatais parasitadas por vocês, em síntese um país em frangalhos.
Um dia a hora de vocês acertarem as contas vai chegar….ah vai.
Juarez, por acaso você sabe que o partido do presidente está sendo investigado? E sabe também que ele assumiu que tem conhecimento da propina que rola no partido dele?
Lembra-se ?
de 20 à 25 anos para nos recuperar, contanto de 2014, lembra-se JM ?
Fomos apedrejados, você, eu, Oganza, Iväny Jr, Vader ……
Pois é, faltam somente 20 anos …..
Mas se virarmos 4 mandatos seguidos de centro-direita talvez o façamos em 16 anos.
Aos discípulos de Gramsci eu desejo uma cova e bem funda, que apodreçam.
País nenhum do mundo paga sua divida publica, ô analfabeto economico. Sabe qto é a da tio Sam? 16 TRILHÕES de dólares.
Estava em 22 trilhões em março:
https://www.thebalance.com/the-u-s-debt-and-how-it-got-so-big-3305778
Parece que só Brasil e Eslovênia pagam.
Quem deixou uma dívida pública monstruosa foi o FHC , com aquela história do real valer mais que o dólar e permitir que se importasse tudo, até carvão vegetal. Menos desonestidade intelectual e mais fatos, taokey?
Juarez, nem sempre concordo contigo mas, onde assino este comentário?
A FONTE SECOU GALERA!!!
Que coisa ?eu pensado que não iria piora
Assistiu a entrevista do Mansueto na Band Domingo a noite ?
Estão reprisando na BandNews.
RECOMENDO A TODOS !
Diminuir efetivo, generais e extinguir unidades inúteis sem poder algum pra fazer mal a uma mosca.
Também acho importante acabar com esse negócio de serviço militar obrigatório, algo estranho em um país que não entra em guerras desde a 2ªWW. Quem precisaria disso são os USA, que vivem se metendo em tudo que é confronto, além de reclamações dos seus Generais de que os jovens atualmente não se interessam muito em ingressar nas forças armadas de lá.
E mesmo lá o alistamento é voluntário…
Prefiro começar por: PETROBRAS, BB, ELETROBRAS, E um monte de BRAS!! Governo é Saúde, Educação e Segurança, o resto é Bolsa de Valores e meritocracia!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sério? E quando a Bolsa quebra? Titio Sam vem socorrer ou deveria deixar que os meritocráticos banqueiros e especuladores que provocaram a crise de 2008 quebrassem todos? Quando banco quebra? Tio Brazuca deveria deixar os meritocráticos banqueiros quebrarem ou deveria salvar o rabo de todos como fez com o Proer nos anos 1990? É cada uma viu…
Parabéns ao mito pela coerência, não tem necessidade dar tanto dinheiro para um setor que não tem a capacidade de exercerem suas funções.
Conforme as próprias palavras do presidente
“Não estamos bem de armamento, não podemos fazer frente a ninguém. Seria uma aventura e não é nossa vocação”.
Portanto se são incompetentes administrativamente, não podemos desperdiçar bilhões com os militares.
Que cortem pessoas, cargos, regalias, e que não comprem vinho, lagosta, etc.
Acorda ministro da defesa faz uma limpa reduz o quadro para no máximo 60 mil militares de carreira e 140 mil temporário, divididos nas 3 forças e teremos muito dinheiro para o necessário.
( Exército 30 mil militares de carreira com 90 mil militares temporário, marinha e aeronáutica divide o resto)
Não podemos quantificar uma redução de efetivo das FA “no chute”. Que é inchado, principalmente na MB e FAB frente ao número de meios disponíveis é sabido, porém elas tem outras atividades que lhes são inerentes, como o controle do tráfego aéreo, por exemplo.
Adriano chute baseado no mundo inteiro. Mas logico que é apenas um número de exemplo.
É só ver os equipamentos das forças armadas e ver que realmente pagamos 82 bilhões de salário e pensões atoa.
Tem outra maneira junta tudo e coloca dentro dos vasos de guerra que estão funcionando quem caber fica, quem não entrar está dispensado.
Não se responde a alguém que chama Bozo de Mito. É um lobotomizado da seita.
Vai ser um pepino cortar pessoa.
É absurdo que antes do corte, Turquia com um orçamento quase 50% menor que o nosso tem forças armadas infinitamente mais bem equipadas (se comparados com os nossos) com números de equipamentos muito maiores e com uma industria de defesa que faz de tudo: de mísseis a IFVs, helicópteros de ataque e navios.
Podem não ser o melhor do mundo. Mas que estão na frente de nós, isso estão.
Meus deus, eles tem mais soldados que nós mesmo com um orçamente menor.
Está mais do que na hora de passar um lei que diz que não se pode usar mais do que tantos % dos gastos de defesa em salários. O resto TEM que ser pra adquirir equipamentos e pra Pesquisa e Desenvolvimento.
E que venham os ufanistas dar deslike e dizer que o Brasil é o mais poderoso da América do sul. Grandes coisa. Como se a competição aqui fosse lá grande coisa e que tanto a Venezuela quanto o Chile, em se falando de equipamentos, estão bem a frente.
Isso nunca irá acontecer! o plano é deixar o Brasil obsoleto, medíocre, incapaz de defender a si próprio e, que nunca tenha a chance de mostar todo o potencial que possui. E muitos que colaboram para isso são “Brasileiros”.
Da maneira que está, se esse é mesmo o plano, então pode dar como missão cumprida.
http://www.abimde.org.br/noticias/nos-estamos-no-limite-diz-ministro-da-defesa-sobre-bloqueio-de-verbas-1717.html
.
É A MESMA porcaria de sempre… Ano passado:
.
“Em março, foi anunciado um bloqueio de R$ 42,1 bilhões nos gastos da União, que afetou diversas áreas. Em julho, o governo fez novo corte, de R$ 5,9 bilhões. O Ministério da Defesa, pasta responsável pelos repasses ao Exército, teve R$ 5,75 bilhões de sua dotação orçamentária para 2017 bloqueada. Com isso, o valor liberado para despesas recuou de R$ 22,28 bilhões para R$ 16,52 bilhões. O Exército sofreu contingenciamento de 43%”
.
O mundo acabou?
Não… Não cortam na porcaria da própria carne. Não fazem nada. Só reclamar. O que é do homem o bicho não come…
.
Tem que acabar é com quadro atochado de militar inútil, que corrói a conta que deveria sustentar militar útil, bem equipado, bem pago e bem treinado.
.
Tem que enxugar as diversas bases INÚTEIS que o EB tem espalhadas Brasil e reestruturar, padronizar e modernizar essa porcaria de doutrina do tempo do Guaraná com Rolha.
.
Mas e como fica a mão amiga da cumpanheirada?
E como vão lançar os seus candidatos, se aproveitando DESCARADAMENTE dos índices positivos de avaliação da instituição?
.
Como o Comando vai ter tempo de fazer politicagem, se estiver voltado a fazer Guerra?
Esqueceu de falar que tem que acabar com aquelas “jabuticabas” chamadas de “tiros de guerra”… Aquilo é o fim da picada… Pegar um pé rachado, dar um mosquefal (wtf?) E dizer que isso é preparo. Nota 0 pra estratégia do nosso generalato ineficiente e fedendo a naftalina.
Concordo, fim dos TG e do serviço militar obrigatório!
Raramente eu concordo 100% contigo, mas desta vez te superou. Nota 10 com louvor para o comentário. Para um “paisano raiz”, ficou muito realista.
Tio… Tu e tuas conspirações. Sou só um pobre mortal, como você.
Paisano raiz? Eu servi no TG da minha cidade em 1980, ordem unida com fuzil 1932 e 12 tiros de mosquefal no stand. O resto era faxina, capinação, ajudar na campanha do agasalho e cantar hino nacional, do exército e da infantaria. Uma formação militar e tanto…Deve ser assim até hoje!
Respondi ao Bardini.
Meu Deus que absurdo, mas também, com o país do jeito que tá, agora é que eu sou a favor da reforma de TUDO, incluindo a previdência.
Hora de bater na porta do tio Sam…com o pires na mão…FMS é a solução…infelizmrnte é o que tem pra hj
O que deveria ter pra hoje é vergonha na cara e corte no contingente. A marinha Australiana patrulha muito mais mar territorial que a nossa, tem muito mais embarcações (muito mais modernas), um orçamento bem menor e tudo com um efetivo de apenas 15.000 militares. A MB tem 80.000 e a maioria nunca “viu mar”. 85% do orçamento vai para salários e pensões e os parcos navios que temos, enferrujam no cais.
Exatamente Caio, e eu venho defendendo isto aqui faz anos, mas a turma do mundo encantado da “Guanabara bay” quer criar mais uma diretoria na “Marinha Avalon” para poder ajeitar mais algum quatro estrelas……
Olha a autora da notícia…deve estar vibrando até agora
Que ingratidão, ela passou uma década incitando o telespectador contra o PT e vc dá uma dessa, ingrato?
Resultado do acerto que fizeram para a previdência…o que importa e o bolso…soberania que exploda…lamentável
Que que soberania? Brigadeiros do ar que há anos que não tiram os pés do chão, a não ser em voos de carreira da gol, quando vão para Miami. Almirantes que ha anos não sabem o que é marear , a não ser dentro do navios de cruzeiro, turistando nas ferias ,com suas famílias para o Caribe.
Corta das “senhoritas” de 50-60 anos que não se casam para não deixar de receber a pensão que o papai que morreu deixou.
Já foi cortado. Quando essas jovens senhoras forem pra pedra de mármore (a terra dos pés juntos) o benefício acaba. A lei determina que direito adquirido não se pode retirar, então, enquanto estiverem vivas a farra continua.
Mas, ainda tem muitas jovens que o pai está vivo e que optou por manter o benefício, que ainda vai receber.
Desculpem mas vou ter que falar…mais uma vez o OLAVO TEM RAZÃO..kkkkkkk
na grande maioria das vezes que faz uma análise sobre política sim, mas infelizmente quem não gosta dele ou prefere fechar os olhos para os problemas do Brasil, quer acreditar nas mentiras e difamações criadas contra ele, só pq ele passa do limite da “cota de palavrões” rss…
nobody cares
Só podem estar de brincadeira!
Enquanto isto o ralo público continua a todo vapor!
Com este contingenciamento,
O exército não vai fazer nada de novo, e vai definhar com o mínimo do mínimo. Hélis de ataque, novos blindados, e os próprios guaranis….sacrificados.
A força aérea terá apenas os 36 gripen e mais nada (e olha lá), pois os últimos a1 e f5 vão ficar inoperantes.
A marinha vai deixar de existir, pois não serão fabricados os 2 últimos submarinos classe Riachuelo, assim como o nuclear e as corvetas, que não vão sair do papel…
Ou vcs acham que o cabidão de emprego das FAAs e seus grandões vão largar o osso!!!!
Tenho muita vergonha disso tudo!!
A dona Miriam Porcona não pode ser levada a sério. A notícia tem confirmação oficial num site do Ministério da Defesa?
Bosco, que o corte acontecerá, não há dúvida, precisamos saber o tamanho. Obviamente que está”senhora” não tem legitimidade nem para apontar o dedo para um mendigo, pela sua militância junto aos seguidores do encantador de burros.
Não esqueça meu amigo, eles juraram que iriam desgastar o governo, custasse o que custasse, inclusive a bancarrota do próprio país. Bosco meu amigo, com esta gente e só com” setemeiadois”.
Bosco, a Miriam Pig vai ser desmascarada em breve. Conheces o sistema “S”, pois é, tem mais gente que deu palestra bunda de Pinguin e recebeu……
Mais um que deve achar a folha e a globo comunistas da posse do Bozo pra cá. Qdo tiver vc vai dizer o quê?
Os generais e a tropa já devem estar cantando:
“Entrei de gaiato no navio ho!
Entrei, entrei, entrei por engano!
Entrei de gaiato no navio, ho!
Entrei entrei entrei pelo cano …
Como se o adversário do atual presidente fosse eleito, ele também não teria feito cortes, muito mais severos até… Me poupe!
Até hoje me pergunto como as F.A, entraram nessa loucura.
Um Governo de lunáticos que está empurrando o Brasil para o abismo.
Hoje, o General Heleno (se engano) declarou que o fracasso de Bolso pode queimar a imagem das F.A.
Aguardemos.
É impressionante…quando o pais parecia que iria deslanchar na area de defesa, com os novos projetos do fx2, prosub, Guarani, sisfrom. etc…comeca um boicote sem fim…tem interesses muito fortes que nao querem um brasil forte…internos e externos…não foram concluidos na época da bonança, era molusco, onde sobrava grana pra manter o sistema corrupto, mas os cortes na defesa permaneciam, sob um silêncio ensurdecedor do comando…agora esses projetos correm o risco de entrar em processo vegetativo…e agora os tecnicos e o ministro enrolam o presidente, que enrola os milicos, que se enrolam e tb aos poucos patriotas desta nação …isso porque a guerra bate a porta….infelizmente esse governo parece que ficara marcado por vender a embraer, cortar fortemente o orcamento da defesa que jurou fortalecer, rndirecer as regras da presidencia para o povão, pois e quem pagara a conta no final…
Cidadão ao invés de perder tempo escrevendo este texto repleto de meias verdades, tire seu rabo gordo da cadeira, vá lá, escreva um e mail para o seu deputado intimando ele a votar as reformas, votar pelo país, porque ficar berrando aqui, nada vai resolver.
Ah ta sabichao….e vc acga que escrever e mail vai resolver? Acorda!!!
Seguramente fará mais efeito do que asneiras que tu escreveu ai encima.
“Os técnicos do Presidente” não enrolam ele, são pessoas de primeiro nível, compromissadas com as reformas e com o país e sabem que 2+2= 4.
Você conhece aquele rolo de papel higiênico tamanho master, chamado constituição de 1988???
Não, dá uma olhadinha para tu entender como a banda toca no Brasil.
O Brasil tem duas soluções:
1 O aeroporto internacional mais próximo.
2 Setemeiadois…..
“do de Intervenção Militar Constitucional.
O artigo 142 da Constituição deixa claro que as Forças Armadas “são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.
O parágrafo segundo do artigo 15 da Lei Complementar nº 97, de 1999, reforça: “A atuação das Forças Armadas, na garantia da lei e da ordem, por iniciativa de quaisquer dos poderes constitucionais, ocorrerá de acordo com as diretrizes baixadas em ato do Presidente da República, após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, relacionados no art. 144Constituição Federal.”
Resumindo: elas estão sob o comando absoluto da presidência e, portanto, não podem se voltar contra ela – pelo menos não constitucionalmente.”
E só as Forças armadas venderem propriedades que tem de sobra ,só aqui onde moro um batalhão do exército tem uma área quase do tamanho da cidade SEM NENHUMA FUNÇÃO.
Desde 1990 os militares são os que sempre sofrem os piores cortes no orçamento. Não foi exceção em nenhum governo e não será nesse. Já o legislativo e Judiciário são sempre os privilegiados…
Este país sempre foi uma escola de samba com uma mentalidade predominante voltada para a farra assistencialista e o acúmulo de riquezas e privilégios para se dedicarem exclusivamente a gozar os “prazeres da vida”. Há exceções mas no geral sempre fomos um povo medíocre, inculto e de objetivos baixos e mundanos montados num território riquíssimo. Sem mudar os condicionamentos predominantes e nefastos na identidade cultural brasileira, isto aqui continuará sendo o bordel que sempre foi desde que os portugueses o inauguraram.
Ora pois, a culpa é dos portugueses ???
Muito simples senhores. Eh a estratégia do “bode na sala”. Esses cortes no ministério da defesa, educação e todos outros que serão anunciados eh justamente para deixar a reforma da previdência em evidência para solução imediata e para não deixar dúvidas que hoje estamos quebrados.
Corta- se gastos com escolas militares, formação excessiva de oficiais( centenas de vagas so na AMAN, todos os anos, por que?) redução das regalias e no mínimo 50% menos homens nas três forças.
Bolsonaro corta 43% das verbas do Exército, quer fazer reforma da Previdência e cortar dos aposentados e aposentáveis… cortar de banqueiro, atacando os juros bancários; fazer ajuste cambial; cortar verba para falsa ajuda humanitária à Venezuela, ah, isso não, né?
Tigrão com uns, thuthuca com outros
É só o General Heleno e o Mourão dizerem que apoiam a intervenção militar brasileira na Venezuela que eles recebem de volta esses 43% de volta. E ainda por cima o Feliciano, o Olavo de Carvalho e os filhos do Bolsonaro vão elogiar o Mourão e pedir desculpas publicamente.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHA
E a Reforma Trabalhista, que foi aprovada em 2017, já tem quase dois anos não ia resolver o desemprego? os trabalhadores perderem renda e cadê o emprego? porque não aumentou, porque continua os mesmo 13 milhões do governo Dilma?
100 sei lá o que , como se escreve isso. Sou concurseiro e estudei para o último concurso do TRT 1. região aqui do RJ. Na época que havia sito aprovada a Reforma Trabalhista, regulamentada pela MP que não me lembro o número. Tudo bem, a MP valendo, até que essa caducou e deixo a última Reforma como uma colcha de retalhos. Esta Reforma não valeu, está uma zona!! Tem que acertar um monte de coisas. São 3 as Reformas que o país necessita urgente: Trabalhista, Previdenciária e Tributária, uma depende da outra, tem que ser na sequência, depois vamos ver!
Vou fazer arminha com a mão pra ver se melhora ????
Os Militares esperavam no almoço ter a oportunidade para reclamarem do Olavo e ganharam o que? 43% a menos no seu orçamento. Faz sinal da arminha que melhora.
Quando as Forças Armadas Brasileiras tiverem a coragem e ombridade de cortar na própria carne, quem sabe sua situação frente ao descaso de TODOS os governos com a Defesa seja amenizada.
Das três forças apenas a FAB tem realizado um programa de reorganização onde, parte deste programa, busca redução de custos…
Temos uma marinha de 80 mil homens, que quase não têm navios (cinco vezes maior em contingente que a Royal Navy)… E um exército imenso, espalhado em uma estrutura cara e pesada, com um número gigantesco e injustificável de quartéis, sem falar que ainda existem os hoje inúteis Tiros de Guerra!
Cortem na carne senhores Generais e Almirantado, e vai sobrar um pouco mais do dinheiro suado do trabalhador brasileiro para os projetos de modernização e manutenção de nossas tropas e seus equipamentos… Enquanto todos quiserem manter as coisas como estão e esperarem apenas que a classe política jorre dinheiro para, depois de manutenidas a máquina burocrática e certas regalias e vícios, então utilizarem uma pequena parte não comprometida do orçamento pra investimento, teremos Forças Armadas de Desfile.
Obs. Com isso, não estou concordando com os contingenciamentos, sempre os achei absurdos!
Muda governo mas a cartilha continua a mesma que decepção
Com governo Bolsonaro esperava + investimentos nos projetos militares, porque as três forças estão muito defasadas! Com um possível intervenção na Venezuela esperava que por urgência viria 2 Type23 , obuses de 155 , uma dúzia de Gripem tudo ainda até metade do ano, mas pelo jeito vamos se afunda + ainda.
Sim, agradeça ao governo do “nunca antis vistu” e seus adoradores de jumento.
Fábio, nós não vamos intervir militarmente nem na Venezuela, nem no Togo e nem PQP, porque a nossa constituição impede isto, somos da paz”, te esqueceu???
Outra coisa, para viajar na maionese, não tem T 23 disponível para venda, os abuses auto rebocados estão/estavam sendo negociados com o FMS e uma dúzia de Gripen nem em sonho, se nós só vamos ter o primeiro IOC em 2023.
Toma um lexotan e te acalma.
Se IOC do Gripen for só em 2023 (e não 2021), ficaremos um periodo (curto) praticamente sem caças…
O governo que criticar o Petê precisa bancar o menor índice de desemprego conseguido por eles, 7,3% de crescimento ao ano no auge do governo Lulah, valorização de 160% do salário mínimo acima da inflação que eles fizeram… O governo Bonaro consegue bancar isso? Parece que não.
Você vai dar ao governo Bolsonaro 16 anos, ou vai julgá-lo em 5 meses e dizer “parece que não”? O índice de desemprego conseguido pelo petê é de 12,2% para mais, cara pálida. O crescimento médio do Brasil na era petê foi de 0,5%, com um destaque para um recuo de 3,6% do PIB em 2016 (três vírgula seis porcento). Estes são os números deixados pelo desgoverno do petê, criatura. Se o governo Bolsonaro encerrar o mandato com o país crescendo literalmente 1,5% e com taxa de desemprego menor que 10%, já terá feito governo melhor que a corja que está em boa parte presa atualmente.
É inaceitável e beira a doença a cegueira de você e diversos outros comentaristas neste site, os quais insistem em defender o governo mais corrupto da história deste país. A culpa de toda essa recessão que vivemos é totalmente, ou ao menos em sua maior parte, do governo petista. Qualquer pessoa formada no ensino fundamental deveria entender que os resultados econômicos e sociais de um país no presente só mostram as consequências de políticas adotadas 1 ou 2 décadas antes.
Em outros termos para que você possa me entender: o que vivemos hoje é em maior parte culpa do petê, e o que viveremos daqui a 10 anos será culpa do Bolsonaro. É difícil entender ou preciso desenhar? Qual é o motivo de tamanha idolatria por psicopatas corruptos deste partido que já deveria ter sido cassado? É por comentários como o seu, completamente deslocados da realidade e obstruídos por uma ideologia que só desgraçou os países por onde passou, que eu perdi há muito tempo minha vontade de comentar neste site ou sequer me preocupar com este país. É estonteante e enlouquecedor que ainda se defenda um governo que afundou um dos maiores países e economias do planeta Terra numa das piores recessões de sua história.
Ele destroi o pais e as instituições bem antes disso. E só precisou de um mês pra descobrirem que o filho é ladrão, imagina o q se descobre de toda a familia miliciana até o fim do ano.
Cara, voce deve até saber por que mataram a Marielle?
Um país sem ameaças externas e com um efetivo e aposentadorias mais do que infladas, merece mesmo ter um corte para ajuste nas contas.
Próximo passo é diminuir pela metade os efetivos e os quartéis. Deixando apenas uma força reduzida, mas altamente profissional e capaz.
Mandou bem capitão Bolsonaro!
Desse jeito não vai ter dinheiro nem pra fazer arminha com a mão…
Só o que sei e que o povo esta nem ai para ideologia de direita ou esquerda. O que manda e a economia, se ela se recuperar depois de tudo o que for feito bom para o governo, agora se ela for ruim a esquerda volta triunfante e desfaz tudo.
“Senhora, teria algumas migalhas de orçamento para este cidadão necessitado?”
– Forças armadas.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu Avisei !
Agora o Bolsonaro se junta ao Olavo de Carvalho na humilhação aos militares !!!!
kkk
VOLTA LULA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O que o país vive hoje é consequência do que foi feito ou deixou de ser feito há 10 anos atrás ou até mais, volta o 9 dedos mesmo para ver aonde vai parar.
E novamente a questao se torna um palanque ideológico…..governo atual isso, governo anterior aquilo……como se todos os problemas que vivemos fossem frutos de ideologismo. Horas….acordem….
ITAMAR, COLLOR, FHC, LULA, DILMA, TEMER E BOLSONARO são tudo farinha do mesmo saco. São produtos de um sistema politico e estatal falido desde suas bases. Nenhum deles teve ou tem realmente um projeto de Brasil, mas sim projetos de poder mais de cunho ideológico (direita ou de esquerda) venderam como se fosse a causa e a solução a todos os problemas do nosso pais.
A nossa maquina publica e politica nada mais são doque reflexos da nossa deturpada sociedade, que vive de modismos e idolatrimos estrangeiros, que seguem cegamente “salvadores da patria” que dividem a nossa politica em “-OU ESTA COMIGO OU ESTA COM ELE”, mas que nunca são capazes de admitir que estao errados e atacar as verdadeiras e enraizadas causas da nossa ruina como nação.
Somos uma nação fragmentada que ao inves de aceitar que o caminho que seguimos esta errado, preferimos ficar jogando a culpa e responsabilidade “no outro lado” pois é mais facil.
Defendemos aqui as Os russo, Os americanos, O chineses, Os bolivarianos, atacando uns aos outros, mas nenhum de nós defende o Brasil. Nenhum de nos e capaz de engolir o orgulho e chamar para uma solução, deixando de ser fanboys de quem quer que seja e passe a ser Brasileiro. Se voce é de esquerda ou de direita, nao interessa ficar de mimimi achando culpados ao inves de sentar e juntos construir construir um Brasil.
Querem um pais melhor? entao precisamos primeiro é comecarmos a ser Brasileiros.
Carlos Eduardo Góes
Olá Carlos. Discordo quando diz que todos os governos desde a CF88 foram iguais. Sem cair na armadilha ideológica de defender o melhor ou condenar o pior, eles foram em algum grau mas parecidos ou mais diferentes. Cada governo definiu prioridades e alocou recursos de modo diferente. As semelhanças entre eles resultou de estarem sob a mesma ordem constitucional e mesma estrutura burocrática. Uma sociedade complexa como a brasileira precisa ser fragmentada (apenas um estado totalitário conseguiria anular as diferenças). Contudo, além de fragmentada, a sociedade brasileira é excludente. Acho muito difícil que saber o que seria um brasileiro. São muitos brasileiros (com diferentes origens, religiões, valores). Isso não é nem melhor nem pior. Você tem razão quando diz que haveria apenas “nós”e “eles”. Tenho a impressão que o ambiente democrático é essencialmente conflituoso, por isso a importância da intransigente defesa do Estado de Direito e dos Direitos Humanos (o primeiro é ideia que todos obedecem á mesma lei, o segundo é a garantia que a lei protegerá o mais fraco do mais forte).
Muita gente revoltada porque, mais uma vez, vão cortar os programas de reaparelhamento das Forças, mas ninguém se atenta ao por que disso: o gasto excessivo em pessoal.
Se querem o reaparelhamento, terão que adotar uma gestão muito mais eficiente e cortar na própria carne (coisa que duvido que as altas patentes vão fazer).
Ninguém vai cortar nada, é contingenciamento.
Ninguém lembra por que o país tem 5.580 municípios, cada um com um Prefeito e uma Câmara de Vereadores e tem mais de 150 processos para emancipação.
27 Assembléias Legislativas com 80 deputados mais 20 assessores, 513 Deputados Federais mais uns 20 assessores para cada um, 81 Senadores mais uns 30 assessores para cada um, fora carro, apto funcional, vale passagem aérea, correio, cópias, aposentadoria com 8 anos de mandato, verba de gabinete, etc. E o que acaba com o país são uns 1500 ou 2000 Oficiais Generais!!! Esse Brasil tem que ser estudado mesmo!!! kkkkkk
Ninguém falou que o que acabava com o país era isso, mas é notória a disparidade entre oficiais generais e o resto da tropa e desta com a disponibilidade de meios. Alguém falou aqui ou em outra matéria que temos umas das maiores proporções de oficiais em relação a comandados. Nossas forças armadas, notadamente FAB e MB, possuem muito mais gente do que meios. Por que não enxugar essas? Ninguém levanta essas possibilidades porque é sempre mais cômodo jogar o problema pra outro poder. O Executivo faz isso, o Legislativo também e idem o Judiciário.
Lembre-se: 82% do orçamento vai todo pra pessoal.