Violência no confronto entre oposição e governo na Venezuela
Os líderes opositores Juan Guaidó e Leopoldo López deram início na madrugada de hoje à uma ação para tentar derrubar o regime de Nicolás Maduro.
López, que estava em prisão domiciliar, se juntou a Guaidó. Ambos se dirigiram para a base aérea de La Carlota, em Caracas, onde anunciaram o apoio de militares dissidentes e convocaram a população a se juntar a eles.
Maduro, no entanto, disse que as Forças Armadas do país seguem leais a ele, e convocou uma manifestação popular em apoio a seu governo.
Segundo a Folha de São Paulo, o Brasil vê adesão militar maior e risco de guerra civil em Caracas.
Integrantes da cúpula militar brasileira e diplomatas especializados em Venezuela se disseram surpresos pela rapidez da escalada da crise na ditadura de Nicolás Maduro e já não descartam o risco de uma guerra civil no país vizinho.
Rússia acusa oposição venezuelana de recorrer à violência
Um dos principais aliados do ditador Nicolás Maduro, o governo da Rússia criticou nesta terça a oposição venezuelana e pediu que os dois lados sentem para negociar uma saída para a crise no país.
Após reunião sobre Venezuela, Bolsonaro encoraja apoio a Guaidó
Em nota divulgada após encontro realizado no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (30) para discutir a situação da Venezuela, o presidente Jair Bolsonaro encorajou outros países a apoiarem o movimento para depor o ditador Nicolás Maduro em torno do autoproclamado presidente Juan Guaidó.
Podia passar uma leva de F-35 destruindo as bases dos covardes assassinos de civis apoiadores do bandido MaLduro e os apoiadores de Guaido podiam pegar uns Mi-24 e detonarem estes blindados brancos ae. Muita covardia viu. (comentário editado)
Favor respeitar as regras e não desviar o assunto do tópico.
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Por favor, onde desrespeitei as regras, apenas para que este mau comportamento não se repita ???
Isso não é de minha índole !!!
Acredito que o Fernando queira dizer temos que resolver de forma mais diplomática, com a menor destruição possível, para que isso não evolua para uma guerra civil.
Me referi aos editores que me sensuraram ,por mais que não vi mudança no comentário. Uai
Não se ofenda tomcat, os editores tem estado bastante “sensíveis” quando o tema é algo que vai de encontro a seus “ideias” de perfeição jornalística
Foi a irritação frente a covardia gratuita e um delírio momentaneo.rs
Mas a situação não é pra rir 🙁
Chegou a hora?
Não. Muita água por debaixo dessa ponte ainda.
Tentaram ameaças. Pressão midiática. Sabotagem. Sanções. Regicídio. Chantagem. “Ajuda humanitária”. Quartelada. Resta chamar a turma da Blackwater. Quiçá Academi. Haverá milhares de mortos. O Prince ficará ainda mais multibilionário. E o Maduro (Diosdaldo / Padrino / Arreaza / ou seja lá quem for) continuará no poder.
Definitivamente, arrogância e hipocrisia não são bons conselheiros.
E hoje, Aécio Neves declarou: ‘Brasil deve dar apoio a Guaidó’.
Agora vai!
Dois fósforos queimados tentando parecer úteis.
30.04.2019 | 18h34
Huh? Hora de que?
‘Não vamos falar de invasão, não estamos bem de armamento’
Jair Bolsonaro
Ditadura repremir o povo… Normal. A ditadura brasileira, a nossa ditadura, torturava, estuprava e matava. Ainda pior que “apenas” atropelar.
Errado igual.
Pior que ” apenas ” atropelar ? Que comentário é esse ? Você sabe das execuções extrajudiciais que segundo a Anistia Internacional ,em apenas 3 anos superou 8.200 execuções ?
Isso supera em muito o numero de criminosos mortos pelo Regime Militar, e em 7 vezes menos tempo.
Você quer mesmo ter o atrevimento de comparar cidadãos que lutam desarmados por liberdade e comida com terroristas brasileiros que sob a mais que falsa bandeira ” democrática” iam aprender a explodir pessoas nas piores ditaduras socialistas como Cuba, China, URSS ?
Já experimentou mudar de fornecedor de crack ? Boca de fumo não tem SAC heim !
Espero que isso acabe logo para que o povo siga em frente suas vidas!
Cai logo Maduro, já passou da hora!
A hora é agora da oposição ter apoio militar estrangeiro, se não serão esmagados pelos governistas apoiados.por Cuba e Rússia
Realmente, né. Espero que as coisas não piorem aí no Brasil, ou também vai ser necessário um “apoio militar estrangeiro” aí na Bahia De Guanabara. Tá vendo como pimenta nos olhos dos outros é refresco?
Se a imprensa comuna parar de aporrinhar a PM do RJ resolve o problema do Rio sozinha..
Caro Rodrigo. Em democracias estabelecidas, o papel da imprensa de centro e de oposição é “aporrinhar” o governo. O sociedade espera que imprensa seja livre para publicar a verdadeiras com responsabilidade. Uma imprensa é que iluda seu público defendendo a posição dos seus anunciantes (públicos e privados) e que não autocensure notícias que sejam contrárias aos seus interesses é extremamente danosa para uma democracia. A imprensa livre é um dos modos que a sociedade tem para fiscalizar o Estado.
Só que o que acontece hoje no Brasil é exatamente os grandes grupos de midia defendendo seus próprios interesses ……imprensa livre para publicar a verdade com responsabilidade: isso é o que falta, em grande escala, na nossa grande imprensa…
Olá Flanker. Temo que você tenha razão. Fico bastante incomodado que uma empresa possa controlar TV, rádio, jornal, etc, usando a mesma redação para unificar as noticias. Como são empresas privadas, entendo que busquem lucros, mas o poder dessas empresas em manipular as noticias (são muitos os exemplos) é um problema de complexa solução. Infelizmente, a internet tem sido sub-aproveitada como meio de informação. Fico impressionado com a quantidade de relatórios, teses, artigos, disponíveis para consulta e amplamente ignorados.
Cada lado jogou uma torre, vamos ver se será suficiente para o chequemate.
Caros Colegas. Há alguns meses atrás, tivemos um amplo debate aqui sobre a crise na Venezuela. Naquele momento, defendi que a melhor solução seria a convocação de novas eleições presidenciais sem as candidaturas de Maduro e Guaido, mas o posicionamento do governo brasileiro inviabilizou qualquer iniciativa diplomática coordenada pelo Brasil para uma solução pacífica. Independente de ser bem sucedida ou não, a iniciativa de Guaido de promover um golpe de estado por meio de uma ação militar deveria ser repudiada por todos aqueles que acreditam nas ideias de democracia e direitos humanos. Caso o golpe tenha sucesso, o governo golpista terá que buscar legitimação por meio da violência. Caso fracasse, o atual governo irá reprimir todos os que apoiaram a tentativa de golpe. Apenas uma guerra civil financiada externamente seria um cenário pior do que uma tentativa de golpe fracassada ou bem-sucedida.
Você escreveu muito apenas para justificar a continuidade dos desmandos de Maduro! E não existe “tentativa de golpe” quando o governo que ali está é ilegítimo visto que todos sabemos que após convocar uma constituinte sem se submeter ao crivo do poder legislativo e de criar um absurdo na forma do voto setorial Maduro fraudou escancaradamente as eleições. E uma vez que ditador usurpou o poder do povo, seu verdadeiro titular e que foi impedido de se manifestar nas urnas, o direito de resistência é absolutamente legítimo.
Caro HMS. A solução para a crise na Venezuela deveria ter sido negociada diplomaticamente meses atrás para que agora estivessem ocorrendo eleições gerais, como escrevi há meses, ao invés de combates nas ruas. Uma tentativa de golpe resulta em endurecimento do regime, fracassando ou tendo sucesso. Uma solução utilitarista que justifica uma ação de exceção por um bem maior continua sendo ataque á normalidade constitucional. Um “golpe para proteger a constituição” é um oximoro.
Você não está entendendo! Não há mais espaço para qualquer solução diplomática visto que todas as tentativas anteriores restaram frustradas pelo fato de Chávez e Maduro não cumprirem com o acordado, o que aliás foi dito taxativamente pelo sumo pontífice o Papa Francisco.
Maduro rejeitou eleições livres e ao invés disso fraudou o pleito usurpando portanto a soberania popular. E ao contrário do que você afirma o direito de resistir não é golpe, e sim a usurpação de Maduro.
Caro HMS. Eu consigo imaginar três alternativas para a crise venezuelana. Um delas é uma guerra civil com ampla interferência externa, o que talvez seja o pior cenário que poderia trazer graves consequências para toda a América Latina. A outra será um endurecimento político tanto no caso do golpe fracassar quanto se for bem sucedido. A terceira alternativa seria um acordo entre o governo e a oposição para convocar novas eleições gerais, o que demandaria uma mediação internacional. A alternativa que causaria menor trauma seria o acordo, mas seria também o mas complexo por envolver uma solução de compromisso. Infelizmente, a diplomacia brasileira perdeu a isenção para mediar um acordo na Venezuela. Talvez isso custará muito caro ao Brasil nos próximos anos.
Engraçado que quando o Lu la mandava bilhões do BNDS (que, aliás, já levamos o cano nisto!) para a ditadura do Maduro se manter aí a diplomacia brasileira estava certa, né esquerdista hipócrita? Não custou caro isso não?
Olá Cesar. Eu agradeceria se você pudesse indicar um documento do BNDES com esses números. Acho que seria bastante útil para o debate sobre a crise na Venezuela.
Procure vc! Pelo tanto de Deslikes que vc toma vc ainda não viu que aqui todo mundo já percebeu que vc só esta aqui para tro llar cheio de ¨irudição¨?
Caro Cesar. Já procurei, até mesmo naqueles documentos que saíram da “caixa-preta” do BNDES no começo do ano. Não encontrei qualquer coisa que sustente o seu comentário. Imaginei que você soubesse de algum.
A diplomacia brasileira perdeu a isenção lá atrás, na época dos malfadados Celso Amorim, Samuel Pinheiro Guimarães e MAG, quando apoiou incondicionalmente o chavismo. E pagamos o preço dos desatinos da “diplomacia dos atabaques” até hoje…
Vc está colocando a culpa do atropelamento na conta dos atropelados meu caro por meio desta fala ? Pois assim como Guaido estão lutando por sua liberdade, por comida, por remédios etc.
Caro Tom. Neste momento, aqueles que apoiam Guaido cometem o mesmo erro daqueles que apoiam Maduro. Os esforços diplomáticos deveriam conduzir a uma solução pacífica. De um ponto de vista pragmático, uma escalada de violência seria contrária aos interesses brasileiros. Há anos existe uma pressão de refugiados venezuelanos na fronteira como Brasil, o que irá se agravar no caso de uma guerra civil ou do aumento da repressão política. Caso a tentativa de golpe fracasse, o atual governo irá reprimir os golpistas, caso seja bem sucedido, o novo governo irá reprimir aqueles que apoiavam o regime anterior. A economia brasileira está em recessão há mais de quatro anos, aumentando a capacidade ociosa da indústria de bens de consumo brasileira, mas essa oportunidade foi perdida pelo alinhamento ideológico do governo brasileiro, o que também inviabilizou qualquer processo de mediação diplomática coordenado pelo Brasil. Portanto, qualquer que seja a solução futura para a crise na Venezuela, o Brasil está excluído das negociações e ninguém defenderá seus interesses. A população venezuelana necessita de remédios, alimentos e uma série de bens de consumo, qualquer que seja o regime político na Venezuela, que será atendida por outros países.
Concordo com quase tudo, mas, nosso atual alinhamento político ,não ideológico, é o que nos afastou de virarmos o 2.0 da Venezuela e pior, Lula e Dilma via PT financiaram a miséria venezuelana de hoje em detrimento de melhorias em terras brasilis e com dindin de nossos impostos.
Caro Tom. Tenho a impressão que dois grupos políticos que disputam o poder na Venezuela não terão condições de conviver pois foram incapazes de montar um acordo político quando o cenário era menos radical. Qualquer tentativa de acordo político teria que ser mediado por uma diplomacia internacional que fosse reconhecida pelos dois lados. Esse talvez seja a maior diferença de outras crises que ocorreram na América Latina, quando o Brasil cumpria esse papel de mediador. Acho que a posição do governo brasileiro prejudicou qualquer tentativa de acordo político, que teria necessariamente de passar por novas eleições.
Camargoer dando uma lição de como enrolar, dar uma miguelada e não dizer a verdade: a ditadura de Maduro só se sustenta pela compra de seus três mil generais. rsrsrsrs
Caro Jorene. É bastante difícil argumentar sobre fatos e dados que estão disponíveis sem emitir algum tipo de juízo de valor, mas é instigante quando algum colega aqui da trilogia coloca um argumento circunstanciado que eu desconhecia ou tinha uma compreensão equivocada.
Camargoer
Prezado
Concordo em parte.
Acredito q, por vínculos políticos e ideológicos, a Venezuela não seria melhor ou pior influenciada por outra postura nossa.
Mas, em relação a um acordo entre as partes, concordo q será muito difícil.
Quem está no poder na Venezuela, notadamente um enorme número de militares, estão ganhando muito dinheiro de ouro, petróleo e drogas, em detrimento da melhora de vida da população.
Esse pessoal nunca largará o osso. Estão MUITO mais arraigados do q aqueles q viviam das mamatas daqui.
Ou Maduro (não especificamente ele, mas seu grupo) continuará no poder com uma população cada vez mais na miséria, ou a guerra será grande e demorada.
Pesa o fato na manutenção de Maduro no poder, a enorme quantidade de gente sai do de lá.
Sds
Olá Agnelo. A maioria das análises focaram nas razões do colapso econômico e social da Venezuela e sobre a legitimidade ou ilegitimidade de Maduro após a última eleição presidencial. Acho que nesse momento, a crise venezuelana foi agravada pelo confronto oposição x governo e não será resolvida derrubando Maduro. O “Grupo de Lima” (GL) não reconhece Maduro como presidente. Consequentemente, Maduro rejeita a sua mediação. Por outro lado, o tentativa de golpe liderada por Guaido também fragiliza a sua defesa democrática. Li que o GL estaria considerando incluir Cuba nas discussões, mas ao mesmo tempo, integrantes do GL também pressionam Cuba.
O impasse é essencialmente político. Guaido defende que Maduro deixe o poder como condição para convocar eleições. Meduro parece temer que o governo de oposição que assumir caso renuncie irá impor uma repressão política ao seu grupo.
Camargoer, você é um tremendo relativista.
Caro SPQR, a única que não me trai é a tabela periódica.
Não, estão lutando por poder, o povão normalmente se ferra entre os dois lados.
Camargoer
É evidente que esse Guaidó é um golpista como muitos que infestam a América Latina.
Essa tentativa de hoje só mostra isso.
Golpista que está sedento para assumir o poder e fazer o que esse tipo de gente sempre faz.
Golpista foi quem fraudou as eleições, no caso o Maduro……
O próximo….
Claramente é um blindado golpista a soldo da CIA tentando incriminar o imaculado socialismo bolivariano do século XXI, só não vê quem não quer, não é mesmo camarada?
Ofereça seus conhecimentos a Trump. Ele está, claramente, precisando
Viu o presidente desse povo hoje, no Datena?
https://www.youtube.com/watch?v=hpILKcaAKqo&hd=1
Saudades do semianalfabeto ¨du Bráziu puthânfia¨ ou da estocadora de vento?
O Brasil todo está.
Em tempo.
O Governo está precisando de patrocinadores para o ‘evento’ em Nova York. E de um local também.
Ninguém quer oferecer.
Va lá e ofereça seu patrocínio, afinal vc deve ser um rico empresário, democrata e defensor das causas liberais.
Não perca tempo.
Qual ¨Brasil todo está¨?
Os únicos que querem a volta do partido-quadrilha ao poder são os pe le gos que perderam as bocas nos sindicatos, os artistas esquerdistas e as mídias lacradoras que perderam Rouanet e propagandas governamentais, os 30 mil petistas que parasitavam no governo federal e as ONGs inúteis. Isso sem contar tudo quanto é corrupto preso ou investigado pela lava-jato, ditaduras esquerdistas mundo afora (como o Maduro!) que ficaram sem dinheiro do BNDS, criminosos como o Battisti que não tem onde se esconder mais, etc, etc.
Essa imagem resume a tentativa de golpe melhor do que qualquer artigo:
http://oi65.tinypic.com/j76e53.jpg
É o Guaidó com tanque chinês “zero km” passando por cima de povo que trabalha e produz passando fome? A Venezuela virou um apocalipse zumbi, e o Brasil quase passou por isso, infelizmente alguns ficaram com os cérebros devorados!
Sim, devastador.
Imagine se tivessem disparado 80 tiros em um carro civil.
Ué, voce ainda está aqui? Pensei que estava a caminho de Caracas para defender seu querido regime!
Não precisa. O povo venezuelano vai dar o destino correto a esses golpistas.
O povo está desmaiando de fome. E foi desarmado pela ditadura socialista, tal qual tentaram fazer aqui. Senão Maduro já seria um cadáver há muito tempo.
Ao que parece o Brasil já se antecipou e ofereceu asilo aos oficiais golpistas.
Mas, talvez eles prefiram ir para Miami.
Realmente, para Cuba maravilhosa é que não vão.
Como a Elite brasileira anti-golpista que está indo para Portugal?
Após essa tentativa desesperada, só resta a invasão; há boatos de que dois porta-aviões zarparam da costa leste e oeste com destino ao Mar do Caribe com escoltas e navios de apoio. Os próximos dias serão decisivos.
Não sei se pelego é povo.
E quem mata seu próprio povo de fome e frauda eleições é o quê?
O que você diz ser golpista tem apoio popular, já o ditador que conversa com passarinhos tem apoio do narco-exército e suas gangs de motoqueiros.
Diplomacia com governos autoritários só serve para o ditador ganhar mais tempo. O golpe já houve, Guaido só está promovendo o contra-golpe.
Doug. Os canais diplomáticos são fundamentais para as relações internacionais principalmente com regimes autoritários ou totalitários. As relações entre regimes democráticos são mais fáceis. O objeto das negociações diplomáticas é evitar a escalada militar. Ao tomar partido por um ou por outro lado, o governo brasileiro perdeu a isenção para intermediar uma solução negociada, que será conduzida pelos interesses de outros países.
O Brasil já havia perdido qualquer condição não agora mas lá atrás, quando a “diplomacia dos atabaques” praticada de 2003 a 2016 apoiou incondicionalmente o chavismo
Caro HMS. Desde a redemocratização dos países da América do Sul, a diplomacia brasileira coordenou e intermediou diversos acordos, o que evitou vários conflitos. Essa deveria ter sido a posição do governo brasileiro, usando seu peso diplomático e econômico para forçar que os grupos dialogassem até chegar a um acordo sobre a convocação de eleições gerais. Essa oportunidade foi perdida, restando apenas as alternativas de confronto. É o que eu lamento.
Você insiste no erro! Em relação à Venezuela o Brasil perdeu a isenção quando quando apoiou incondicionalmente os abusos do chavismo. E arcamos com as consequências até hoje…
Inclusive deu guarida para terrorista italiano, apoiou grupos extremistas árabes, defendeu Gadhafi, jurou amizade eterna a ditadores africanos, expulsou atletas cubanos que pediram asilo político e “namorou” as Farc. Não deixa de ser um legado…
Muito fácil falar em diplomacia tendo 3 refeições diárias e não tendo que beber água podre de rio. O que poderia ser feito através dos canais diplomáticos já vem sendo feito há tempos. Você realmente acha que o Maduro vai desistir da sua condição de poder e convocar novas eleições? Você confiaria numa eleição promovida pelo atual governo venezuelano? Por favor, não nos tire para idiotas com essa retórica já conhecida pelos demais colegas foristas.
“Isentão” detected.
Me explique, Camargoer, como ter diplomacia com um déspota como é o Maduro?
Me lembrei de Dilma Rousseff, a estadista que queria dialogar com o estado islâmico…
Tem um tipo de diplomacia que funciona com esse tipo de gente… Aquela que envolve 100.000 t. de aço.
Olá Eduardo. As relações com regimes democráticos são fáceis. Os desafios existem nas relações com regimes de exceção. Apesar dos organismos internacionais mencionarem que hoje existem mais países democráticos do que totalitários. Segundo o relatório “Freedon in the world 2019”, 26% dos países são classificados como “Not free” e 44% são considerados “Free”. Alguns dos países “Not free” com quem o Brasil mantém relações diplomáticas e comerciais são a China, Russia, Arábia Saudita, Irã, Angola (entre muitos outros), além dos países considerados “Partly free”, como Paraguai, México, Colombia, Moçambique, etc). Portanto, o fato de um país ser considerado não democrático pela comunidade internacional não é empecilho para manter relações comerciais e diplomáticas.
É verdade né ? Imagina o Líbano se relacionando com o Estado Islâmico caso os jihadistas tivessem vencido a guerra.
Caro Jorene. Quando provaram que Nixon obstruiu a justiça durante as investigações sobre Watergate (sou fã do filme “Todos os homens do presidente”), foi feito um acordo político que consistia na renúncia de Nixon que tinha a garantia do indulto presidencial. Kissinger tratou secretamente com o governo do Vietnã do Norte a retiradas das tropas americanas e a liberação dos prisioneiros. A posse de Sarney enquanto Tancredo estava internado foi uma negociação política que envolveu Ulisses garantindo o apoio do Congresso e Figueiredo exonerando um comandante linha dura em Brasilia que se preparava para fechar o Congresso e também que Figueiredo não entregaria a faixa a Sarney, o que foi feito por Ulisses. Churchil, Roosevelt e Stalin firmaram diversos acordos políticos durante a II Guerra. Lembro mesmo que mais sabe o Diabo por ser velho que por ser Diabo.
Já reparou que todos esses textões cheios de ¨irudição¨ que vc escreve pode ser substituído por ¨Lu la livri¨, ¨É gópi¨, ¨Diuma mulhé onésta¨ ¨Fássista¨¨ e ¨Eli não!¨ ?
Ignorancia tem cura.
Vc não concorda? Argumente, não desqualifique, parece petista!
Caro Cesar. Espero que você tenha celebrado o 1 de maio com sua família e com aqueles que você estima. Concordo que é um desafio escrever de modo claro e conciso. Peço desculpas pelos comentários mais longos, mas ás vezes o assunto é complexo e muita gente tem dificuldade de entender o que escrevo.
Fala por experiência própria?
Vc fala, fala, fala , fala e não diz nada com nada.
E depois, após ver as imagens das tropas do maduro avançando em civis vc vem querer por culpa no Guaido???
Em que planeta sem lógica vc vive?
Que porcaria de universidade vc frequenta que arrancam seu cérebro e inserem fezes no lugar?
Alguns gatos no telhado de zinco fazem muito barulho.
Me responda uma coisa Antonio. porque quando a Violência é propagada pelo lado que você defende ela é justificável, aplicada com eficiência e sem outras alternativas (segundo você mesmo)
Mas quando a mesma coisa é feita pelo lado que você não apoia ela se torna truculenta, exagerada e desproporcional?
Os Estados Unidos deram o nome de ‘Operação Liberdade’ a essa quartelada tosca.
Gostaria que eles promovessem uma operação dessa para levar a democracia para a Arábia Saudita, local onde pessoas são costumeiramente decapitadas e crucificadas.
E onde nunca ouve eleição.
Conta outra!
Você não respondeu minha pergunta. E eu nunca manifestei apoio a Arabia Saudita.
Mas você tem trazido a Arabia Saudita em várias dos seus discursos.
Mas ai é que está, se você critica tanto a censura e violência que o Governo da Arabia Saudita causa, não seria correto você criticar essas mesmas ações cometidas pelo Governo venezuelano de Nícolas Maduro. são as mesmas coisas, só mudam o lado afinal.
A Arabia Saudita é uma Monarquia absolutista. e foi assim desde seu inicio então não espero ver eleições la nem tão cedo e apesar dos pesares é de se dizer que o governo deles é mais verdadeiro do que o de Maduro.
Você ainda não respondeu a minha pergunta. se é abominável de um lado, porque se torna justificável de outro?
Violência existe em todos os lados.
É comum na espécie humana.
Então não tem porque criticar ou defender, não importando o lado que a cause.
A maconha que voce fuma é estragada cara!
Percebemos todos os dias ao ler os seus comentários, uma violência contra o bom senso e um desrespeito a inteligencia de todo o ser humano que respira na face do planeta.
Desculpe: HOUVE.
Kings… quando os caras perguntam sobre “A”… Você deve responder sobre “A”.
Você foge do assunto, fica feio, passa vergonha
Aplica se o mesmo na Syria ?
A força eh a palavra. By Adolf Hitler
Os esquerdistas daqui incluindo esse M a v pago e o isentão ¨irudito¨ aí em cima mal conseguem disfarçar a frustração de ver o ¨cumpanheru¨ ditador cair e a ideologia fracassada deles afundar cada dia mais.
Perfeito. Um faz o papel de agressivo e o outro de sábio moderado.
E o outro de minion compassivo.
Valha-me!
Caro Rui. A despeito das suas perguntas fora do contexto da discussão, defendi ha algum tempo que apenas a intermediação diplomática poderia levar a Venezuela a convocar novas eleições gerais, com a ressalva que nem Maduro nem Guaido poderiam participar como candidatos. Contudo, o posicionamento do governo brasileiro inviabilizou uma solução desse tipo. A crise agora deve ser vista nesse contexto de escalada que poderia ter sido interrompida meses atrás. A consequência agora será um aumento da repressão política independente do resultado da tentativa de golpe. De um modo mais simplista, agora é torcer para os tolos não continuarem fazendo tolices.
Maduro prende opositores, anula o poder legislativo, mata o povo com seus milicianos, mas a culpa da “falta de diálogo” é do governo brasileiro? Além do antonio, voce pretende que mais alguém acredite nesse chorume sob a forma de palavras?
Caro Paddy. Eu pretendo apenas contribuir com o debate, apresentado argumentos baseados em fatos, documentos e números que são públicos. Prefiro que concordem ou discordem de mim a incutir qualquer elemento de fé.
Nao eram civis: eram golpistas.
Caro Camargoer,
Nas últimas eleições presidenciais, Maduro simplesmente impediu que seus dois maiores opositores concorressem.
Não há nenhum organismo internacional minimamente isento que considere que a eleição de Maduro foi legítima. Até OEA se recusou a mandar observadores para as eleições.
Se o governo Maduro não foi eleito legitimamente, não há golpe de Estado, pois a Constituição Venezuelana atribui ao presidente do Congresso, Guaidó, que assuma o Poder Executivo para convocar novas eleições presidenciais.
Ou seja, Guaidó está simplesmente cumprindo a Constituição ao tentar tirar o usurpador do poder.
Caro Rafael. Encontrei que o Art.5 da Constituição venezuelana em vigor diz que “a soberanía reside intransferiblemente en el pueblo” e complementa que ele o exercerá por meios diretos previstos na constituição e por meio de eleições. Portanto, a única saída constitucional seria convocar novas eleições gerais para que a soberania popular seja exercida. Uma tentativa de golpe é um atentado à Constituição por instaura um regime de exceção ao violar soberania popular que deve ser exercida por meio de eleições. A normalidade constitucional não pode ser instaurada por um dispositivo de exceção. O que caracteriza um golpe é sua excepcionalidade não prevista no arranjo constitucional.
Camargoer, creio que a solução diplomática – exclusivamente diplomática – pressupõe um interlocutor minimamente decente. Maduro não atende a essa premissa. Por mais que o Antoniokings discorde.
Caro Pangloss. Infelizmente, a escalada de violência na Venezuela inviabilizou um acordo político agora. Provavelmente será necessário um recuo do governo e da oposição. A recente tentativa de golpe por Guaido o inviabilizou como alternativa que poderia ser aceita pelo governo. A oposição terá que se reorganizar em torno de um nome que sinalize um processo de pacificação.
Prezado Camargoer, Maduro inviabilizaria qualquer opositor, em qualquer momento, sob quaisquer circunstâncias, a qualquer pretexto.
Perceba que ele é um ditador, um usurpador do poder.
E o que você diz do golpe dado por Maduro, que violou a soberania popular ao fraudar a eleição? Está vendo como o seu raciocínio não se sustenta? E uma vez que o ditador deu um golpe qualquer tentativa de cessá-lo, pacífica ou não, é legítimo direito à resistência
Caro HMS. Hipoteticamente, podemos considerar Maduro ilegítimo ou legitimo, sem entrar no juízo de valor. No caso dele ter uma autoridade legítima, Guaido seria necessariamente ilegitimo e não seria possível qualquer defesa. Por outro lado, se considerarmos que Maduro exerce uma autoridade ilegítima, o único caminho para restabelecer a soberania popular seria por novas eleições. Neste contexto, Guaido também seria ilegítimo por não ter sido eleito em uma eleição.
Camargoer, se bem me lembro a proposta inicial do Guaidó é justamente assumir o poder para fazer uma nova eleição, ele tem um prazo específico para fazer isso. Se ele cumprir isso sua intervenção seria legítima e estaria de acordo com sua própria proposta de solução diplomática.
Caro Renato. O mais importante para a normalização política na Venezuela teria sido novas eleições livres. Contudo, o conflito enter a oposição e o governo praticamente inviabilizou as negociações. o que somente terá sucesso se houver um recuo de ambos como sinalização para um acordo. A tentativa de golpe liderada por Guaido o inviabilizou como representante da oposição para um acordo político.
Entendo seu ponto Camargoer, já tem gente chamando a iniciativa de Guaidó de amadora. A questão é que a solução negociada vai ter que envolver Cuba, China e Rússia.
Caro Camargoer,
Tem que ler o artigo na íntegra:
Artículo 5. La soberanía reside intransferiblemente en el pueblo, quien la ejerce directamente en la forma prevista en esta Constitución y en la ley, e indirectamente, mediante el sufragio, por los órganos que ejercen el Poder Público.
Los órganos del Estado emanan de la soberanía popular y a ella están sometidos.
Como o Maduro manipulou o sufrágio, ele não é um representante do povo e, portanto, é ilegítimo.
Caro Rafael. Mencionei o artigo da constituição venezuelana para enfatizar que apenas eleições livres irão legitimar a soberania do povo venezuelano. Um acordo desse tipo poderia ter sido mediado pela comunidade internacional, como ocorreu tantas vezes.
Não! como bom esquerdista vc colocou apenas a parte do texto que te interessava e excluiu o que não podia usar para continuar tro llan do!
Camargoer, como fazer eleições se Maduro se recusa a faze-la. Ele diz que foi “eleito” e não cabe outra eleição … Eleito em uma eleição “viciada”…
Falcon, acho que o que o Camargoer esta dizendo é que para abaixar a fervura na Venezuela, seria necessário uma atuação diplomática, que deveria ter ocorrido a tempos. Agora, isto vai ser bem difícil, pois os dois lados não querem dialogar (talvez se um lado estivesse disposto, um enorme talvez, um acordo poderia ser costurado).
E quanto a diplomacia brasileira, sim ela falhou (governos do PT) e está falhando.
Olá Marcelo. Acho exatamente isso. Quanto ao Itamaraty, o que considero mais grave é que além de ter falhado na defesa dos interesses do Brasil, ela está atuando ostensivamente para que ocorra um conflito, o que é contrário do que se esperaria da diplomacia brasileira.
Caro Falcon. A crise na Venezuela só será superada por meio de eleições. Há alguns meses (certo?) teria sido mais fácil, mas temo que essa possibilidade foi desperdiçada pela diplomacia internacional. Talvez só seja possível colocar a oposição e o governo para negociarem pela mediação internacional. Por outro lado, apoiar um conflito na Venezuela é contrário à todos os interesses brasileiros.
Carmargoer,
Parabéns pelo comentário sensato.
A melhor saída continua sendo novas eleições presidenciais sem as candidaturas de Maduro e Guaido.
Obrigado Aisc. A normalidade democrática só sera estabelecida na Venezuela por meio de eleições livres. Qualquer outra solução será incapaz de pacificar o país.
Isso é mais ou menos como acreditar no Papai Noel. O Maduro não deixará o governo enquanto ele tiver controle das forças armadas e em relação às forças armadas ele aprendeu o elementar com o Fidel Castro: manter o controle das forças armadas, fazendo dela uma casta privilegiada e não representar risco ao vizinhos. Isso é suficiente para manter-se no poder.
Caro Jacinto. As únicas ações aceitáveis são aquelas que levem a uma pacificação do país e a um governo de soberania popular, eleito por eleições livres. Houve uma oportunidade de mediar uma solução diplomática que foi desperdiçada. Agora, qualquer que seja o desfecho do golpe, haverá um endurecimento da repressão política.
De novo, Camargoer: isso é acreditar no Papai Noel. O pressuposto de qualquer negociação é haver tanto o interesse quanto efetiva capacidade de conceder algo ao adversário. Para o Maduro aceitar realizar novas eleições, sem a participação dele, ele teria de admitir a existência de fraude nas eleições que ele diz ter vencido limpamente. E se não houve fraude, a convocação de novas eleições é que viola a soberania popular. Essa opção sua não é realista, nunca foi e esta mediação é só tentativa do Maduro a) ganhar tempo e b) se legitimar como governo legítimo. Acho que você não compreende um fato, que é o verdadeiro fator na Venezuela: o Maduro está seguro no poder e ele sabe estar seguro no poder. E isso porque o verdadeiro poder na Venezuela não é dele, como também não era do Chavéz. O poder, na Venezuela, historicamente, é das Forças Armadas. São as Forças Armadas que controlam o país.
Não com Fidel, qualquer Ditadura só se mantem pelo apoio das Forças Armadas, não existe ditadura desarmada.
Jacinto, entendo sua lógica, mas tem um elemento faltando nesse raciocínio. Muito do controle sobre as forças militares venezuelanas está no aparato de segurança do Maduro, que existe com o apoio cubano. Não vai existir solução negociada sem um dedo de prosa com eles.
Mas eu não acredito em solução negociada com o Maduro. Ao contrário, eu acho que o Maduro vai se tornar uma versão venezuelana do Fidel Castro. E sobre a presença de cubanos, eu concordo 100%, e vou além: a inteligência cubana é enormemente eficiente, e tem sido muito eficiente desde a revolução cubana. Eles são especialmente eficientes na proteção de regimes aliados.
Eu concordo que a solução negociada se tornou mais improvável, mas ainda acho ela melhor que tirar o Maduro na marra e o Brasil ganhar uma Líbia na sua fronteira norte.
Sobre a influência cubana, lembro que eles tiveram um papel discreto, porém importante, nas negociações pelo fim do conflito com as FARC na Colômbia. Se os caras estiverem na mesa de negociação vão ter muita influência sobre o Maduro. Se garantirem algo para chineses e russos a chance também aumenta.
A questão é: Quem tem a competência diplomática para costurar um acordo desses?
Olá Renato. Geralmente, o Brasil ficava à frente das mediações diplomáticas na América do Sul, mas os últimos posicionamentos do governo inviabilizaram a participação do Brasil como mediador. Acho que a solução diplomática ficou mais difícil mas ainda é a melhor opção.
O último conflito de verdade (enfase no “verdade”) que o Brasil teve liderança em mediação diplomática foi a Guerra do Cenepa entre Peru e Equador em 1995. Depois disso, o Brasil perdeu muito espaço na América do Sul.
Por exemplo, no caso da Colômbia, as negociações começaram em 2011 e se concretizaram em 2016 e foram realizadas em Cuba com a participação da Noruega; e os facilitadores foram o Chile (pela Colômbia) e a Venezuela (pela FARC). Houve, portanto, 5 países envolvidos (Colômbia, Chile, Venezuela, Noruega e Cuba) e o Brasil só ficava sabendo das coisas após elas ocorrerem. Nem observador o Brasil foi.
E Cuba vai topar perder mais uma mesada ?
Para eles não interessa a saída de mais um Bolivariano.
Negociação nesse caso significa duas opções: convencer o outro lado que ele ganha mais te apoiando, ou que perde muito se brigar contigo. Se oferecerem uma saída “honrosa” para o Maduro e Cuba entrar em algum dos dois casos eles acabam topando.
Olá Renato. Acho que é por ai mesmo, mas eu ampliaria as soluções possíveis. 1) você ganha mais me apoiados, 2) você perde muito ficando contra mim, 3) você perde menos me apoiando. Em qualquer negociação, é necessário sempre deixar uma saída para o adversário, porque se ele for encurralado, sem nada a perder, ele vai para o tudo-ou-nada. Isso é péssimo. Em diplomacia, as perdas costumam ser ampliadas junto ao publico interno, que é afetado pelas consequencias econômicas e políticas das perdas diplomáticas e deprimido emocionalmente pela derrota. Portanto, uma derrota diplomática deve parecer para o público interno uma vitória moral, enquanto que um ganho diplomático deve ser recebido com humildade. Ao encurralar Maduro, o resultado é torna-lo mais resistente.
Concordo Camargoer, como diz o Sun Tzu “uma estrada de ouro para o inimigo que se rende”. Mas eu acho que o Maduro está mais fraco do que quer aparentar, ele não é exatamente um moderado para ser tão calmo em relação ao Guaidó.
Olá Renato. Você levantou um bom ponto. Eu não consigo avaliar a força de Maduro e de Guaido. Contudo, a cada dia, tenho a impressão que Guaido fica mais fraco. Talvez esse enfraquecimento de Guaido abra uma janela de negociação caso a oposição decida trocar Guaido por outro lider. Isso ficaria mais palatável para o governo. Acho muito difícil que governo aceite negociar com Guaido após a tentativa (ao que parece fracassada) de um golpe.
Renato,
O modo de se evitar um golpe militar é conhecido há muitos anos, e não é nada especialmente difícil. Em verdade, um golpe só dá certo quando parte significativa das forças armadas concordam com ele e para isso é necessário muitas negociações dentro delas. Evita-se um golpe – ou melhor, impede-se o sucesso de um golpe, antecipando-o. Fazendo o movimento golpista antecipar o golpe antes de ele estar em condições de ter sucesso. Foi o que o Maduro fez. O Guaido, de alguma forma, acreditou que tinha um apoio que, no final não se concretizou. Lançou o golpe, e na hora H descobriu ter sido enganado e com isso fortaleceu ainda mais o Maduro.
No caso das FARCS havia um impasse militar. A Colômbia investiu centenas de bilhões de dólares e dezenas ou centenas de milhares de mortos em um conflito de muitas décadas – sem conseguir acabar com as Farcs (embora diminuísse muito seu poder). Estava claro para todos os que observavam aquele conflito que, se de um lado a eliminação completa das FARC era difícil, a obtenção do poder pelas Farcs era praticamente impossível. Havia um impasse, e o que gerou o momento para o acordo de paz foi justamente o impasse militar.
Uma solução negociada é sempre melhor. Quanto a isso não existe nenhuma dúvida, mas o que há a ser negociado? O bem estar do povo, cá entre nós, nunca é o objetivo de ninguém. E lembre-se: o Maduro não é só o Maduro. Ele é apenas a peça mais evidente e pública de todo um grupo político que representa a força militar do país e que saiu grandemente fortalecido (como sempre ocorre quando o golpe é debelado).
O que se pode oferecer ao Maduro – e a todo este grupo de pessoas – que seja melhor do que o controle de todo um país? problema no caso venezuelano é que a discrepância de condições entre as partes é grande demais. Um lado tem tudo: o governo, as forças militares, todo o território do país. O outro não tem nada. Se não existe um impasse, é muito difícil que negociações funcionem.
Jacinto,
pelo que entendi a tentativa do Guaidó foi bem ruinzinha. Foi para uma base militar importante e SE conseguisse número de militares suficiente poderia começar uma insurreição e SE o povo apoiasse massivamente poderia ter sucesso. Nenhum dos SE’s aconteceu e o resultado foi essa montanha que pariu um rato.
Imagino que até exista uma razoável parcela dos militares insatisfeita, mas aí entra o aparato de segurança estrangeiro e a paranóia típica de ditador para impedir que essa parcela insatisfeita se articule. Foi uma quartelada de políticos e soldados. E lembremos que a Venezuela tem um longo histórico de golpes militares, incluindo combates aéreos nos céus de Caracas entre Tucanos e Broncos x F-16. Golpes e quase golpes não são incomuns por lá.
O que ainda existe a ser negociado? Uma boa pergunta. Eu acredito que vai depender da perspectiva: Se os generais acham que as turbulências com Maduro são apenas uma fase ruim eles vão manter o status quo. Se acharem que sua queda é apenas questão de tempo devem estar se articulando para derrubar o cara de conseguir uma saída negociada. Eu achei que a resposta de Maduro ao golpe foi meio fraca, ainda que cruel.
Para eles pode ser melhor um exílio com o que já juntaram do que terminar num paredão. Mas concordo que talvez eles ainda não estejam no impasse que você colocou.
PS: bela análise sobre a Colômbia.
Renato,
O Guaido não é completamente idiota, e se ele iniciou o movimento é porque ele acreditava ter apoio para isso. Ninguém começa um golpe sabendo que ele vai falhar. É aqui que observamos a mão de um serviço de inteligência e contrainteligência fazendo ser trabalho de forma correta: os serviços de inteligência do Maduro conseguiram enganar o Guaido fazendo-o acreditar que pelo menos parte das forças armadas iria aderir a ele. E com isso, fizeram-no lançar um movimento antes de ele estar maduro – que é a forma pela qual se evita um golpe.
Além de escrever muito, escreveu com vários erros de português desde a primeira linha “Há alguns meses atrás…” Se já é há alguns meses não precisa colocar “atrás”.
Caro Alex. Obrigado pela correção. Estarei atento nas próximas vezes.
Recomendo dois documentários no Youtube. Um sobre o “caracazo” em 1989 e o segundo chamada “A revolução não será televisionada” sobre a tentativa de golpe em 2002. Tenho a impressão que são dois registros que ajudam a compreender a crise venezuelana.
Crise na Venezuela = Socialismo.
Não precisa mais nada pra entender.
Tente chegar na Argentina hoje.
Greve geral contra o direitista Macri.
Vai para a lata de lixo de História como toda a corja de extrema direita.
E a lista vai aumentar. Pode anotar.
Haja lixeira!!!!
Que direita?
O cara congelou preços, tá estatizando as coisas lá e tu vem falar que o cara é de direita?
Ele não cortou gasto público, não fez reforma, não fez nada a não ser o que um governo de esquerda faria.
Volta lá fazer dancinha de “tô com maduro!”
Desde quando o Macri é de Direta, analfabeto?
Ah! Esqueci. É socialista.
Para esse asno FHC e Aécio são de Direita então falar o quê, né!?
Mais um ‘olavete’.
Chega!
Mais um adorador de presidiário semianalfabeto corrupto.
Chega!
Não jogue pedra no telhado dos outros.
Daqui a pouco vc pode estar reverenciando seu presidiário também.
Lembre-se. Estamos no Brasil.
Kings, cada palavra que você escreve suja sua imagem desse blog. se alguém separar apenas seus comentários e espalhar na internet dizendo que esse é o conteúdo dos leitores isso vai espalhar grande parte do publico. acho incrível a sua capacidade de passar pano para mortes de civis contanto que elas sejam feitas pelo lado politico que você apoia
Procuro me expressar de maneira hiperbólica para realçar os fatos e alertar as pessoas.
Por acaso vc acredita que os EUA estão muito interessados em promover a liberdade e democracia no Mundo e em especial na Venezuela?
Ou que Guaidó é o paladino da justiça, liberdade e prosperidade do povo venezuelano?
Se acredita é inocente ou está apenas propagando essas coisas com interesses escusos.
E tem muita gente na internet nesta segunda situação.
Pode acreditar.
E quem diabos no Brasil, que mal lê um livro por ano, vai entender uma hipérbole, uma simples comparação já deixa 60% da população confusa! Em relação ao Guaidó, eu não confio 20% nele, sou da opinião de quem assumir o novo governo deve convocar eleições em no máximo 90 dias, caso contrário, será mais ditadoreco de de quinta categoria,desses que só em Terras sub tropicais nos proporcionou!
No seu “texto”, troque EUA por Rússia ou China…..troque Guaidó por Maduro……e na parte “está apenas propagando essas coisas com interesses escusos”….inclua a você mesmo nessa situação…..
As pessoas aqui acreditam tanto em você quanto acreditam em terraplanistas. olha o nível em que você está, isso é triste.
O seu telhado é de vidro, M A V!
Antoniokings, se a crise econômica atingir o Brasil de forma mais forte, até o Bolsonaro vai virar de esquerda.
E desde quando lá é direita? Vide os congelamentos dos preços, nunca vi a direita fazer isso.
Vale o mesmo para o Assad ?
Pelo contrário Rui. A crise na Venezuela tem suas raízes na década de 80, cuja melhor expressão foi o “caracazo”, que estabeleceu as condições para as vitórias eleitorais de Chavez, que por sua vez endureceu as relações internacionais com os EUA após a tentativa de golpe em 2002, e mantinha uma relação amistosa com o Brasil que o qualificava para coordenar a intermediação dos conflitos nos países fronteiriços.
Mantinha “relações amistosas” com o Brasil enquanto o governo esquerdista daqui o apoiava incondicionalmente e financeiramente… Quando a “anta” foi retirada do poder e o drácula assumiu, as relações já começaram a se deteriorar… quando o novo Presidente assume aqui no país, o maduro “rompe” relações conosco e diz que apoiamos os golpistas…mas é o Brasil e a Colômbia, que estão dando apoio aos refugiados produzidos em larga escala pelo governo bolivarianista…
O golpe foi dado quando Maduro impediu seus adversários de concorrerem em eleições livres, quando ele criou uma assembléia paralela para governar, alijando a assembléia eleita pelo povo com maioria oposicionista a ele, quando fraudou as eleições….Guaidó esta tentando arrancar um ditador do poder pela força pois diplomaticamente ele não sairá e, eleitoralmente, sempre fraudará as eleições para manter-se no poder.
O Brasil assumiu, como a muito tempo não se via, uma posição firme contra a ditadura bolivariana. Ponto para o novo governo.
A crise da Venezuela começou assim:
Em meados dos anos 2000, o governo populista de Hugo Chávez resolveu expandir os gastos públicos, como parte do seu programa socialista de governo. Mas como a Venezuela é um país pobre, não poderia fazer por meio de aumentos de impostos (algo impopular).
Por sorte, o dólar começou a perder força no começo dos anos 2000, o que forçou o preço do barril para cima continuamente. Lógico, o preço do petróleo é cotado em dólar, se este perde valor, o preço do barril subirá.
E o que isso significou? Que eles poderiam passar a mão no caixa da PDVSA para bancar o populismo governamental sem se preocupar, já que esperavam um aumento contínuo do preço do petróleo a longo prazo.
Notem o aumento contínuo no preço do petróleo iniciado no ano 2000 e que perdurou até meados de 2014:
comment image?s=CL1&v=20170413114500&d1=19900101&d2=20171231
Esse situação foi muito propícia para o governo de Chávez, pois permitiu promover políticas economicamente destrutivas, como controles de preços e salários, estatizações e nacionalizações (entre 2002 e 2012 foram estatizadas mais de 1.000 empresas locais e estrangeiras), controle de câmbio e etc, mas com recursos para mitigar seus efeitos no curto prazo. Tais ataques a economia só não resultaram em efeitos negativos imediatos e de maior intensidade pois o governo venezuelano se aproveitava das receitas provenientes das exportações de petróleo para distribuir “benefícios” a população, aliviando os danos colaterais da gradual planificação da economia.
Assim, a farra chavista perdurou por uma década, sendo sustentada pelo “boom” do petróleo.
Tal arranjo conseguiu se prolongar sem causar maiores convulsões sociais, mas não poderia durar para sempre. Em 2013 o dólar voltou a ganhar força. Tão logo isso ocorreu e manteve-se como tendência, o preço do barril começou a despencar continuamente. Como consequência, as receitas da PDVSA começaram a despencar. E o governo venezuelano se viu sem os rendimentos que antes permitiram expandir seus gastos inconsequentemente.
Como não poderiam cortar gastos para se ajustar a nova realidade (até por questões ideológicas e políticas), qual foi então a solução do governo venezuelano para essa situação?
Imprimir dinheiro.
O banco central venezuelano simplesmente passou a imprimir dinheiro para bancar os gastos públicos, monetizando-os. Descontroladamente.
A quantidade de dinheiro na economia venezuelana explodiu: http://cdn.tradingeconomics.com/charts/venezuela-money-supply-m2.png?s=venezuelamonsupm2&v=201704031549t&d1=20070101&d2=20171231
A intensa perda do poder de compra da moeda fez a taxa de inflação explodir:
http://images.huffingtonpost.com/2015-05-29-1432933441…
Em face disso, o Bolívar desvalorizou-se em relação as demais moedas:
http://fm.cnbc.com/…/files/2015/05/14/Bolivar%202.JPG
Os preços começaram a aumentar continuamente e de forma cada vez mais acelerada conforme o governo ia imprimindo mais e mais moeda.
A população se viu em dificuldades, pois passou a poder comprar cada vez menos. As famílias viram o volume de compras reduzir a cada vez que iam no supermercado. Os mais pobres passaram a gastar toda sua renda com produtos de primeira necessidade. Toda a economia passou a sofrer em decorrência da carestia acentuada.
Nessas alturas, a popularidade do então “presidente” Nicolás Maduro (que sucedeu Chávez após sua morte em 2013) começou a cair. Manifestações passaram a ocorrer por todo o país, demonstrando a insatisfação com o atual governo.
Qual a solução trazida pelos governantes para essa situação espinhosa?
Um controle total de preços na economia (desde 2003 existia um controle parcial).
E qual o resultado? Escassez generalizada.
Controlar preços é atacar os sintomas (aumento dos preços) e não a doença (emissão descontrolada de moeda).
O problema é que ao congelar preços de venda, o governo desconsidera que os custos continuam a crescer (custos são preços) em decorrência da desvalorização da moeda. Tão logo o controle é imposto, aqueles produtores com as margens de lucro mais apertadas passam rapidamente a ter prejuízos e são desestimulados a continuarem atuando, o que reduz a oferta de produtos a disposição e inicia o processo de escassez. No longo prazo, praticamente todos os produtores passarão a ter prejuízos, o que por fim leva a escassez generalizada. Quem produzirá tendo prejuízos?
E mais, com a moeda local em queda livre os importadores não mais terão acesso a moedas estrangeiras, inviabilizando as importações do país. Para importar primeiro é preciso adquirir moeda estrangeira, mais necessariamente dólares (já que é a moeda internacional de troca).
Como conseguir isso, se no país ocorre confisco de empresas estrangeiras? O que afugenta investimentos estrangeiros e impossibilita a entrada de dólares no país. E como conseguir isso com uma moeda que perde poder de compra diariamente, cuja própria população não mais quer portar? Nenhum estrangeiro deseja trocar seus dólares por bolívares. Dessa forma, importações de bens essenciais (remédios, alimentos e produtos de higiene e limpeza) são inviabilizadas, acentuando ainda mais o desabastecimento.
Como consequência, protestos e saques a supermercados irromperam por todo o país, culminando na perda de vidas. A queda no padrão de vida dos venezuelanos, a escassez generalizada e a repressão do governo de Nicolás Maduro jogaram o país em um iminente estado de guerra civil. Milhares já cruzaram as fronteiras buscando refúgio da situação que o governo bolivariano os colocou.
Que conflitos nos países fronteiriços o Brasil coordenou com sucesso ??? Desde quando a diplomacia de nanico serviu para alguma coisa além de ganhar tempo para governos esquerdistas corruptos e falidos ? rsrsrsrsrs
Olá Jorene. Talvez o melhor exemplo seja o conflito Equador x Peru, que resultou em um acorde de paz assinado em 1998, que contou com a participação do EB na MOMEP. Tem um artigo de 2016 “The Ecuador-Peru Peace Process” do Marcelo Biato que vale a pena ser lido.
Não Camargoer, desde 2002 muita água passou por baixo desta ponte. Se você for pensar assim, jogando o problema cada vez mais para o passado, você vai concluir que o problema é o Colombo ter “descoberto” a América. O governo do Chavez, pacificou o país depois de 2002. Eliminou focos problemáticos nas forças armadas e tocou a economia de forma usar o dinheiro dos exportações do petróleo para comprar apoio popular. A crise atual da Venezuela tem origem quase que inteiramente econômica: primeiro, a queda do preço do petróleo. O grande drama venezuelano, em relação ao preço do petróleo, foi a incapacidade do Chavez e do Maduro em reconhecer que a redução do preço do barril deveria implicar o corte dos benefícios sociais que eram proporcionados por estas receitas. O Maduro (nesta época o Chavez já havia morrido) apostou que os preços voltariam para a casa do US$100 e manteve os programas sociais. Como o dinheiro é um só, a manutenção dos programas sociais retirou dinheiro da área de produção e manutenção da PDVSA – e aqui, é importante fazer um esclarecimento: os bolsões de petróleo Venezuela são relativamente pequenos. Isso significa que eles se esgotam após alguns anos e é necessário furar novos poços em substituição aos que se esgotam. Em comparação, há bolsões de petróleo na Arábia Saudita que estão sendo explorados há inacreditáveis 70 anos. Após 2013, se você analisar os dados econômicos da Venezuela você vai observar que ano após ano a produção de petróleo da Venezuela vem diminuindo a ponto dela estar produzindo menos de 25% do que costumava produzir antes de 2013. E como a Venezuela direcionou toda a sua economia para o petróleo, a curva do PIB da Venezuela tem o mesmo destino da sua curva de produção de petróleo: uma diminuição ano após ano. E como toda a economia Venezuelana foi direcionada ao petróleo, ela produz muito pouco e importa tudo. Um dos motivos pelos quais há escassez de comida na Venezuela é o fato de ela explorar menos de 20% das suas áreas cultiváveis, o que é uma piada; e o que é explorado, tem baixíssima produtividade (quando comparada com a do Brasil, por exemplo). E a partir do momento em que a população sofre com desabastecimento a crise política se torna inevitável. A crise da Venezuela surgiu do colapso econômico em que eles se meteram desde 2013.
Bem que o Mourão falou, a próxima missão de paz do Brasil será na venezuela. Aguardem!
Agora sabemos porque a Alemanha perdeu a Guerra para a União Soviética.
Com Generais como esse Heinz Guderian fica fácil.
kkkkkkkkkkkkkkkkk você entende o fino de história
Infelizmente a situação deve ficar pior, torço para que tudo acabe logo com o menor numero de vitimas possível.
Possuo familiares que viveram em Roraima e tem amigos lá, o que falaram é que estão receando um movimento muito grande de refugiados para os próximos dias caso as coisas escalem mais. realmente a situação é triste e complicada.
A Rússia chamou a oposição “armada de paus e pedras” de violenta! Passar com blindados em cima de civis desarmados é o quê? Diplomacia? O pessoal que está achando que nesse ponto ir cantar “Imagine” na frente de uma coluna de blindados vai resolver alguma coisa só pode estar de brincadeira!
Agora não estão armados com “paus e pedras” mais , tem video ai mostrando dezenas de militares que aderiram a Guaido, e todos estão armados…
Vou botar o milho de pipoca na panela e a big coke 2 litros no freezer. Nem pensar em intervenção !
Eia aí o socialismo do século XXI, com a mesma truculência do século XV. É esse o sonho de socialismo e liberdade que muitos por aqui defendem.
“Eu vejo o futuro repetir o passado…”
Dentre todas as categorias de burrice o comunismo é uma das mais mortais!
Quantas mortes o capitalismo produziu em sua existência? Historicamente quantos genocídios foram promovidos por conta dos princípios da mão invisível? Quantas Nações foram vilipendiadas para atender os valores e preceitos da mão invisivel?
A geração de riqueza do capitalismo esta proporcionalmente vinculada à exploração da miséria !
Burrice é imaginar que um sistema que impera globalmente há séculos e não não resultou em soluções factíveis para o mundo seja o caminho a ser seguido!!!!
Verdade. Egípcios, gregos, romanos, todos matavam em nome do capitalismo. Alexandre O Grande invadiu a Babilônia para implantar uma economia de livre mercado. Banqueiros romanos financiaram os combates aos bárbaros. O neoliberalismo da Idade Média (liberalismo já era neo naquela época!) financiou as Cruzadas em busca de novos mercados.
A solução final não pertencia a Hitler, mas sim a Stalin. A criação de “um novo homem”, tudo embasado no ideal. Holomodor, expurgos e Gulags foram somente um meio para criação deste novo homem.
O que são 120 milhões de mortos comparados a tudo o que o capitalismo fez durante a história? Isso explica e justifica tudo, além de me fazer dormir como uma criança.
Péssimo para os venezuelanos, dada a possibilidade de escalada da violência e o país entrar e guerra civil, à depender de quanto apoio militar efetivo, junto às unidades operacionais, cada lado dispõe.
Para piorar ,se a violência se espalhar, aumenta a chance de intervenção estrangeira, seja esta multilateral chancelada pela ONU (pouco provável) seja esta unilateral.
Sim, o fato de possuir grandes reservas internacionais de petróleo aumenta o interesse na região, sejam dos russos, dos chineses ou dos norte americanos, não há santos aqui.
Muito ruim para os países vizinhos, instabilidade e violência geram mais refugiados, que, por sua vez, sobrecarregam os serviços de saúde, segurança, educação (para citar alguns), sejam públicos ou privados.
Aguardemos o desenrolar dos fatos. Torcer para acabar logo e com o menor número de vítimas possível.
Poder é algo fascinante!
Um país esfacelado, economia em ruínas, politicamente inviável, infraestrutura desmantelada, parte considerável da elite econômica e intelectual exilada e ainda servindo de teatro numa agenda geopolítica decidida a milhares de quilômetros.
Mesmo assim, o que não falta são pessoas disposta a tudo – sem exceção – para se manter ou conquistar o comando político deste país.
Maduro jamais entregará o cargo. A cadeira de Presidente é o que garante suas mordomias, sua influência e sua sobrevivência.
“Rússia acusa oposição venezuelana de recorrer à violência” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Porque os militares apoiadores do Maduro vem atirando em civis com dispositivos que espalham sementes de Rosas. Aham…
A Moscou ta tão acostumada a matar civis e massacrar manifestações durante as inúmeras revoltas dentro da URSS na guerra fria que isso ai para eles é apenas briga de bar…
Os EUA já que gostam de meter bombas nos quengos dos outros, deviam pegar uns 3 navios (dois para atacar as bases militares da Venezuela apenas) e um para defesa aérea dos mesmo e só assim dá seu primeiro aviso, pois sansões não adianta mais em nada ali!
Não acho que atacarão, a menos que russia e china atuem diretamente. Também imagino que não queiram destruir os S-300, mas sim eventualmente capturar tal material.
Também acho que não… Mas bem que eu queria. Ali já passou dos limites e nada fazem!
E pensar que tem um monte de gente que defende um governo semelhante ao do M a d u r o para o Brasil…
É isso, encerrou a minha cota de comentários aqui no site.
E veja só quem são os tipos! Os mesmos que querem que o semianalfabeto preso por roubar bilhões do país saia da cadeia.
E pensar que pessoas como você ainda não são capazes de enxergar além da própria cegueira!
¨Cego¨ é quem acha que o seu ídolo semianalfabeto preso por roubar/desviar/lavar/cobrar propinas é inocente depois de tudo o que aconteceu, né esquerdista?
Vai terminar como sempre termina, em nada.
Foi a última cartada de Guaidó.
Uma quartelada em uma base aérea.
Ao que parece, não vai dar em nada mesmo.
Caro Marcos. Acho que a situação foi agravada. Ao que parece, a tentativa de golpe fracassou, o que levará o governo da Venezuela endurecer com a oposição, o que acirrará as relações entre o que sobrar da oposição e o governo venezuelano, agora politicamente reforçado. A posição do governo brasileiro o afastou definitivamente de qualquer mediação diplomática, prejudicando irremediavelmente as relações comerciais entre os dois países por muito tempo. A cegueira ideológica não é um privilegio da esquerda.
Claro, a culpa é de todo mundo menos do Maduro, né!? O ditador esquerdista para vc é um santo, né!?
Caro Cesar. Uma dos maiores desafios em um debate é sustentar argumentos sem juízo de valores. O mérito de argumento costuma ser inversamente proporcional à quantidade de adjetivos usados para sustenta-lo.
Falou o M A V ¨iruditu¨! Aproveita e pratique vc os seus ¨conselhos¨!
Oi Robozinho 😉
Eu tenho a impressão que o Maduro só “larga o osso” morto ou, na melhor das hipóteses, se Russia e/ou Cuba o convencerem a renunciar para evitar uma tragédia ainda maior, levando-o ao exílio em um desses países. Mais difícil que destituí-lo será promover a reconciliação interna, reconstruir a democracia e a economia e repatriar tantos que se exilaram pelo extremismo do regime chavista. Me compadeço do povo venezuelano, gostaria de poder ajudá-los de alguma forma.
Concordo.
O Maduro e seus generais tem as armas, e eles não vão usar 2X em usá-las contra o povo pra se manterem no poder. E o Guaidó, até agora, não conseguiu a adesão de praticamente ninguém importante ( ou seja, alguém que também tenha armas ).
Ou o Maduro se exila em Cuba ou Rússia, ou vai ter uma guerra civil pra tirá-lo do poder da pior maneira possível.
Acho que a 2º opção é a mais provável. E lamento pelo povo venezuelano por isso.
Eles não vão usar 2X = eles não vão pensar 2X
Droga de teclado…
Talvez esta seja a única saída, se a Rússia e China acharem que uma guerra civil venha a causar riscos ao investimentos, (Nenhum Goverdo esta preocupado com tragédia humanitária, está preocupado com seus interesses financeiros) talvez eles forcem o Bigodudo e a turma a sair, claro que com benefícios.
Estava assistindo ao vivo no momento em que aqueles 2 veículos militares literalmente passaram por cima dos manifestantes. Ví também quando as FA´s venezuelanas abriram fogo em direção ao povo. Uma covardia sem tamanho.
Será que agora finalmente passou do ponto de não retorno?
Tô vendo muita gente ( eu incluso ) querendo uma saída democrática pra isso. Mas acho essa opção cada vez mais improvável. Quem tá no poder tem armas, e eles não parecem pensar 2X antes de usá-las contra o povo.
Saída democrática: Fim do embargo e eleições gerais. Simples.
Você quer dizer eleições gerais SEM FRAUDE, né Kings?
Isso. Sem fraude e sem embargo.
Porque fica muito fácil bloquear o País, fazer com que a situação econômica piore e depois ofereça a solução como oposição.
Hoje, Trump disse que se os militares tirarem Maduro acaba o embargo.
Bonitão o rapaz, né?!?!?
“Porque fica muito fácil bloquear o país, fazer com que a situação econômica piore”
Então você admite que a situação econômica já estava muito ruim antes, certo?
Mas digamos que haja eleiçôes livres de fraude e o Maduro perca ( como certamente perderia ). Vocês sairiam pacificamente do poder, ou se recusariam, dizendo que é fraude, e tentando dar golpe de estado? ( como vocês certamente fariam )
A situação está ruim. Assim como na Argentina que está indo pro buraco sem embrago algum.
País quebrado e maioria da população jogada na miséria.
E o Brasil já tomou o rumo do brejo também.
Só aguarde.
Quantos anos da familia Kirchner ?
Ele pinguino e la loca ?
E por que a Rússia e a China não restauram sozinhas a economia da Venezuela ?
Estes dias o Maduro já mandou cartinha aqui pedindo pinico.
Só significa que estes dois grandes aliados, não são tudo o que ele pensou que seria.
Embargo?
Mas as poderosíssimas e riquíssimas China e Rússia não estão protegendo a Venezuela?
Caro Adriano. Uma eleição fraudada ou que tenha sido financiada por meios ilegais, em que alguns candidatos sejam assassinados, presos ou tratados de modo desigual pelos meios de comunicação e que grupos minoritários sejam excluídos, geralmente levam ao poder grupos sem legitimidade, que precisam usar da violência e muitas vezes de meios ilegais ou inconstitucionais para impor uma autoridade ilegítima. No caso da Venezuela, a solução teria chamar eleições gerais há alguns meses, o que teria levado a sociedade a se organizar em torno das propostas, submetidas a intenso debate público. Acho que depois de uma tentativa de golpe fracassada, acho improvável que um governo concorde me chamar eleições. No caso de um golpe bem sucedido, não lembro de casos nos quais os golpistas chamaram eleições livres e democráticas.
” Uma eleição fraudada ou que tenha sido financiada por meios ilegais, em que alguns candidatos sejam assassinados, presos ou tratados de modo desigual pelos meios de comunicação e que grupos minoritários sejam excluídos, geralmente levam ao poder grupos sem legitimidade, que precisam usar da violência e muitas vezes de meios ilegais ou inconstitucionais para impor uma autoridade ilegítima” Exatamente o que maduro vem fazendo na Venezuela a anos e não vejo vc reclamar disso… agora que há uma tentativa de arranca-lo do poder vocês esquerdistas pedem “moderação”.
Nesse caso específico, Guaidó é o presidente legal já que o pleito que elegeu Maduro foi fraudado, assim como o que elegeu a assembleia constituinte paralela, composta apenas por aliados dele. Guaidó será constitucionalmente obrigado a convocar novas eleições após assumir o cargo interinamente, ou os venezuelanos trocarão um ditador por outro…
Caro Adriano. Hipoteticamente, é possível assumir que governo de Maduro é ilegítimo ou legítimo. Caso seja legítimo, Guaido estaria tentando instalar um governo ilegítimo. Por outro lado, caso o governo de Maduro seja ilegítimo por não ter o respaldo de uma eleição livre, Guaido também é ilegítimo pela mesma razão. A normalização democrática da Venezuela poderia ter sido recupera caso uma mediação internacional tivesse apoiado um acordo político entre a oposição e o governo para convocar eleições gerais, talvez com o compromisso dos dois líderes de não se apresentarem como candidatos, ou algo assim. Contudo essa alternativa foi despreza e desperdiçada.
As eleições que o Maduro frauda descaradamente!? Não seja hipocrita
Mas a China e a Russia não são as grandes potências mundiais? Como que o embargo dos EUA é tão impactante assim? Ah, lembrei, até mesmo a China precisa escravizar o próprio povo e poluir a torto e rodo para suprir de forma mais competitiva e alimentar o “consumismo estaduniense” em troca de dinheiro “estaduniense”.
La está sem internet, nada de redes sociais. Só funciona a TV que tenta esconder a revolução, não mostra o conflito, mostram apoiadores de maduro e o transito calmo de outros lugares. Sem o poder da mídia para ajudar Guaidó.
O Maduro não cai sem ajuda militar externa. Devia passa uma leva de bombardeiros de uma coalizão pra dar uma amarelada nesses militares safados, forçando a mudarem de lado.
Cara de pau do Madduro, passou no jornal a calmaria filmada de um prédio em uma base militar, deu até pra ver dois ,ao que parecem, Mi-24 venezuelanos!!!rs
A avenida calma era a pista da base.hauhauhauhauhau
Eu apoio, que façam times e se matem, só não quero ver o Brasil numa intervenção, temos que cuidar de casa, a Previdência para retomar, reforma tributária, a inflação que voltou a crescer.
Eu quero ver as FA do Brasil intervindo, com o Gal. Mourão a cavalo na frente.
Esqueceu da Família Trapo dando apoio?!??
É verdade, grande Antoniokings. Tinha esquecido. A família mais a Laranjada.
Olha o M a v usando os seus Nicks para concordarem entre si! Acha que engana quem, Kings?
Aí é muita gente. Um exército poderoso.
kkkkk
Saudações!
Falou pouco, mas falou m****.
1º; A nossa Constituição não permite uma intervenção direta em outro pais.
2º; Como nosso colega Carlos disse, temos outros assuntos mais importantes para resolver.
Uma intervenção só atrasaria o nosso lado.
Concordo. Já temos problemas demais aqui, para nós metermos com os dos outros. Sou contra a intervenção na Venezuela, ainda mais se envolver qualquer participação que seja, do Brasil, nisso.
O Guaidó tentou uma aquartelada como “La Tablada” na Argentina em 1989. Vão tomar chumbo, usam o povo como escudo. Macri, greve geral manda lembranças. De resto, só esperneio dos kids de f a n f i c.
Resolveu trocar de Nick, Kings?
Ele tem uns 4 nicks por aqui.
Os kids da f a n f i c já estão vendo coisas.
Enquanto geral trabalha ele deve ser mais um desses que enforcou a semana toda! É a turma rosa (o novo vermelho)
Rosa é o novo vermelho!
hahahaha
Me lembra o Kogos.
Guaido é um fraco!!! Fiasco total outra vez!
Sou contra o Maduro e qualquer um do governo dele, mas que o Guaido é um tremendo perdedor.
Ta na hora de aparecer um liderança de verdade pra ter realmente apoio da população e os militares.
O Brasil tem que por obrigação em ajudar os Estados Unidos a invadir e derrubar o Governo de Maduro! Vamos povo brasileiro nos colocar no lugar do povo venezuelano, iriamos querer ajuda ou não se estivesemos passando fome e sendo esmagados por esse comunismo dos infernos!
Nem o atual presidente confia na atual situação das forças armadas brasileiras , o estado que as deixaram, e ainda mais com os recentes cortes que o próprio o fez . Más fácil os EUA intervir .
Em isso ocorrendo, o Brasil entra com o sangue e as despesa$,
e os EUA entram depois, para se apossarem do oil e dos negócios lucrativos.
O Trump é esperto demais e o Bozzo, ingênuo demais, para que uma parceria Eua-Brasil seja equilibrada e positiva para ambas as partes.
Será que americanofilos não percebem isto?
“autoproclamado presidente” é o meu ovo!
Sim, porque pela constituição Guaidó é o presidente e não o Maduro
Ao que parece, Leopoldo Lopez fugiu para a Embaixada do Chile.
Vinte e cinco militares pediram asilo ao Brasil.
A pergunta é: Onde está Guaidó ?!?!?(não é Queiroz!).
Mas o seu ídolo continua preso, M a v!
Pode ficar com o seu, o José de Abreu, que por sinal anda sumidão.
Leopoldo Lopez pediu asilo na embaixada do Chile, Guaidó se escondeu, os militares rebeldes estão sendo presos e/ou pedindo refúgio em embaixadas.
O mais impressionante é ver o que o fanatismo e radicalismo fazem… mesmo na situação em que está aquele país um monte de gente foi encheu uma avenida para apoiar o Maduro… é que nem aqui, além dos de praxe (funcionalismo, sindicalistas, artistas, paz&amor etc) há um mundo de gente influenciável, que produz, que simplesmente não tem a capacidade de entender que essa turma que defendem são os parasitas que consomem o país. Deus ajude a Venezuela e o Brasil!
Acho que o vice Presidente Gal. Mourão deveria mobilizar os Regimentos de Cavalaria Montada, até por que temos muitos cavalos, os batalhões de infantária, os BFe, os Super Tucanos, A-1, F-5 para ajudar o Guaidó.
Xingsm, você se importa tanto com aquele país que tanto defende o “líder” que faz chacota com a desgraça do povo daquele lugar e ainda faz pouco do seu próprio país, apenas expõem o seu valor e a diminuta fração das suas dignidade e honra.
Vai tomar o seu Nescauzinho com bisnaguinha, kids. Não tenta falar o que você não sabe. Vai para o colégio primeiro e deixa isso para os adultos. Assitiu 2 videos do Olavo de Carvalho e se acha o supremassista. Vai Estudar, estudar e estudar kids. E creça.
Corrigindo: Supremacista.
¨Adulto¨ não inventa vários Nicks como vc faz para parecer que não esta sozinho escrevendo asneiras, M a v!
C César você está carente. Já está imaginado coisas. Vai ver malhação para relaxar.
Acho que carente é o sujeito que inventa vários Nicks para não se sentir sozinho, né M a v?
O Antoniokings já entrou na mente de vocês kkkkk!! A Fa n f i c está tendo alucinações.
Fala pra gente quantos Nicks vc inventou aqui, Kings! Acho que foi uns cinco.
Mig35
Minions abilolados e sem rumo são muito engraçados.
Brocardo do dia: ‘Nada como um dia após o outro’.
Saudações novamente!
Quem esta sem rumo e abitolados são vcs com o lider máximo de vcs preso, M a v!
Acha mesmo que engana alguém aqui com seus Nicks?
Analfabeto é quem não sabe ler e aceitar a bestialidade da sentença condenatória de um inocente ! Te desafio a mostrar as provas que estabecem a culpa !!!!!!
É isso aí Alexandre.
A História sempre mostra isso.
Os carrascos de hoje, normalmente vão para a prisão depois.
Vc esta dolorido pelo Kings (e pelo semianalfabeto preso por roubar o país) ou para variar é outro Nick do M a v? Quer provas? Vá procurar nos processos! Acha que foram injustos com seu ídolo corrupto? Vá ¨advogar¨ grátis para ele então!
Alguma coisa me diz que vc baixou o espírito do HMS Tireless.
Certo?
É isso aí, Grande Antoniokings. A Gasolina, desemprego, impostos dos minions estão maravilhosos, sqn. Tem muitos kids aí, nem vale a pena. Vou tomar uma “Laranjada” agora e ver uns vídeos do guru da direitopatia e o Ministro “Conje”. E, ver o JN para ver se o Brasil já se tornou um paraíso neolibelista, e, ou o Gal. Mourão já empunhou a sua espada a favor do Guaidó. Um colosso, como diz o PHA.
Saudações.
Mig35
País com 28 milhões de desempregados e subempregos.
Outros tantos milhões na absoluta miséria e os sujeitos preocupados com a Venezuela.
O tempo está passando e as coisas estão acontecendo (como o previsto).
Só comento essas sandices para não perder o gosto.
Você não chama todo mundo de bot ? Agora aguenta a mesma desconfiança.
A Laranjada vai acabar ???
Acho que o que vai acabar é a mor ta de la de vcs!
O que não vai acabar é irracionalidade e a capacidade de agir contra o processo civilizatório dos acéfalos apoiadores das ideias fascistas desse inepto e nefasto e apatrida governo!
Pelo visto vc perdeu alguma boquinha nesse governo, né Pe le go? Diz pra gente: Foi de algum sindicato cheio de inúteis, dos 30 mil petistas expulsos do governo, de alguma ONG cheia de parasitas ou vc é de algum jornalão que não tem mais propaganda governamental?
E com isso aumenta o risco de guerra civil e que isso de muitas formas respingue na população de Roraima.
A questão e que se o maduro cai o guidó vai ter que enfrentar um guerrilha bolivariana com se muito a metade do exército, sem uma policia e sem oficiais se alta patente com pelo menos 20%/40% da polulação pró-bolivarianismo e ele não cai a oposição já era. De qualquer modo, uma guerra civil na venezuela vai gerar milhões de refugiados e alguns desses virão para o Brasil e nós não vamos poder dizer não. Mais um custo para o Brasil.
Nicolas Maduro só sairá do poder morto.
Não adianta pedir eleições, porque se fizerem, ele às fraudará (já fraudou 3, não custa fraudar mais).
Não adianta pedir diálogo, ele não o aceita, o usa apenas para ganhar tempo.
Não adianta ameaçar com novas sanções financeiras, elas não chegam à ele(gordo, saudável, feliz com o poder), chegam apenas ao povo venezuelano.
O que vai acabar com ele é o próprio povo venezuelano. Hoje foi uma escaramuça que não teve resultado, mas elas vão se repetir, cada vez mais violentas, cada vez mais fortes… e no fim das contas, Maduro acabará como Mussolini: pendurado num poste, como carne de gado abatido.
E só terá gente imoral e desonesta chorando por ele quando isso acontecer…
Na verdade, não tem solução. O que Cuba e a Coreia do Norte demonstram é que um governo que mantém o controle sobre as forças armadas não é deposto. E manter o controle das forças armadas é simples: é só torna-la uma casta privilegiada da população, disposta a lutar, não pelo país ou seu compatriotas, mas pelos seus privilégios. O fato de a população sofrer, é irrelevante: milhões de pessoas morreram de forma na Coreia do Norte, sem que isso abalasse o regime.
Com ele não tem acordo nem diálogo, mas se a coisa pegar pro seu lado ele foge para Russia ou Cuba antes de ser morto. Apesar das sanções, China e Russia dão a ele e seu grupo suporte financeiro e militar, e Cuba coordena as milícias bolivarianas. Com tal apoio e sem a efetiva participação das FA venezuelanas para destituí-lo, mesmo à custa de uma guerra civil, a crise na Venezuela não tem previsão de fim.
Não há guerra civil na Venezuela porque não há oposição armada. No final, a Venezuela vai ficar do jeito em que está e isso nem é tão ruim para o Brasil. Enquanto for assim, sempre será uma ótima vitrine para onde o PT queria nos levar e do impacto que o ideário socialista tem na qualidade de vida das pessoas.
Boa noite senhores!
O povo venezuelano está pagando a conta da ambição insana, do Maduro.
Um governante que não se comove com o sangue do seu próprio povo, não passa de um monstro usurpador.
Com a devida vênia, aproveito para fazer um desabafo sobre o FORTE.
O blog está ficando maduro!
Antres tínhamos um debate com um nível elevado e técnico.
Não acredito nesses “personagens folclóricos” que ultimamente tem aparecido neste espaço.
Tenho uma forte suspeita que foram criados para emporcalhar o ambiente!
Quando as matérias são sobre algum tipo de armamento, essa turminha some.
Uma sugestão aos editores;
Todos os dias, postem uma mísera foto de qualquer tipo de armamento, não precisa muito, uma simples foto. Pode ser uma arma de porte, portátil, não portatil, coletiva ou individual. não precisa muito, uma simples foto de um canhão, fuzil, pistola, obuseiro, metralhadora até mesmo, uma mísera baioneta.
Garanto que aparecerão depoimentos, relatos de experiências impiricas, análises, críticas e elogios, e o debate florescerá.
Respeitosamente desejo sucesso a todos, editores e comentaristas!
Enquanto a vizinhança pega fogo, com apoio de russia, china, cuba e hesbollah, heleno e mourão enchem a boca pra dizer …a paz queremos com fervor…ao tempo em que a Marinha manda as poucas belonaves, dignas de assim chamadas, para o Líbano e o Exército manda especialistas para o reino de calibã do interior do congo. Tem que aplaudir a Politica-Estratégia do brazil….
Vamo invadir e tomar o petróleo!
Me impressiona, ainda, vocês tentarem debater com esta turma desprovida de empatia pelo ser humano.
O sofrimento de uma população para eles sempre será aceitável desde que venha do bolivarianismo, socialismo, da China ou da Rússia..
Para eles o ser humano é apenas um objeto. Uma criatura que deve ser explorada politicamente para o ganho da sua causa.
O sofrimento real é mero detalhe dentro desta batalha pela hegemonia de pensamento.
Maduro pode atirar, atropelar, torturar e até colocar pessoas na máquina de caldo de cana.
Isto é um detalhe e culpa do golpe!
Estes mesmos adoradores do Lulla, Maduro, Putin, dos XingLings, etc seguirão distorcendo a realidade para enquadrar o sofrimento destas pessoas em alguma conspiração internacional e por isto elas deverão sofrer eternamente até serem purificadas pela glória do socialismo.
Enquanto isto o nosso presidente democraticamente eleito e sem fraudes. Diariamente tem que lutar uma guerra em dois fronts: o político e o cultural.
Todos os dias é chamado de autoritário e ditador.
Por pessoas que idolatram os maiores sanguinários do planeta.
Só uma palavra para estas pessoas…
Malditos!
Chola neném.
Chorar por que ? Eu apenas tenho pena de pessoas que são massacradas..
Mas você acha lindo..
Parabéns! Gostaria que todos vocês fossem sinceros e abertos como você é e tirassem as máscaras de humanistas ou de apoiadores dos direitos humanos.
Para ficar perfeito, usem os seus nomes reais e coloquem fotos dos seus rostos.
Olha, dá pena da população venezuelana, mas ela se colocou nesta situação quando apoiou o governo bolivariano na época das vacas gordas e permitiu ao Chavez e ao Maduro cooptar o apoio dos militares. O Brasil quase foi para o mesmo caminho e a rigor só não aconteceu o mesmo por conta de questões históricas que remontam ao comportamento do PT e das esquerdas brasileiras em relação às forças armadas após a redemocratização.
O problema que eu vejo é que muito do que ocorre na Venezuela foi com apoio e dinheiro brasileiro.
É fácil falar não vamos nos meter e que o povo venezuelano seja soberano nos seus desejos e bla bla bla bla…
A hora que o Maduro cair e irá cair em algum momento.
Qual será a visão do povo da Venezuela sobre o Brasil ?
Podemos ficar em dois lados… o lado que ajudou a levar os bolivarianos ao poder e do lado que libertou este povo.
Não sou grande fã do Bolsonaro, mas hoje devemos levantar as mãos para os céus e não estarmos passando a vergonha de ver o nosso Governo apoiando o genocida Maduro.
O apoio do Brasil foi mais na esfera da legitimação internacional da ditadura venezuelana. Dinheiro também houve mas não foi o fator que viabilizou a a cooptação dos militares pelo Chavez e pelo Maduro. Mas o inverso também é verdade: Chavez e Maduro também apoiaram sua contraparte brasileira (PT). A diferença é que aqui o PT não conseguiu cooptar os militares.
Não conseguiu muitos….
E vc chorou bastante com a entrevista na sexta do semianalfabeto e seu ídolo máximo condenado por roubar bilhões dos brasileiros?
Foi de chorar mesmo!
Você afirma que Lula roubou bilhões. Seja minimamente honesto intelectualmente e faça o quê o judiciário não foi capaz de fazer: explicite de forma objetiva as provas de tal crime!
Já que tens tanta convicção !
E eu vou lá perder tempo com um asno que depois de tudo ainda acredita na inocência do semianalfabeto corrupto. Vá vc discutir com os vários juízes diferentes de várias instâncias (acho que vc nem sabe o que é isso) que condenaram o pinguço, seu analfabeto.
O Lulla é inocente, segundo vocês…
Cada um acha o que quiser…
mas juízes, que entendem muito mais de direito do que você o condenaram e não foi só o Moro..
O Moro, o STF4 e agora o STJ…
Estão todos errados e só vocês corretos ?
Aí governo dos EUA bloqueiam bilhões de dólares dos venezuelanos. Bloqueiam a exportação de petróleo, tornando para o governo quase impossível comprar comida, mas os americanos são anjos de Deus e Rússia e China que são malvados. Ah faça me o favor! Ali é um jogo entre as grandes potências e nada mais. Ninguém, inclusive os EUA, não estão nem aí para o povo venezuelano!
Só a Rússia e a China que segundo o Kings é a maior potência financeira da Galáxia recuperar a economia da Venezuela.
Não fizeram por que ? Poder para isto eles tem.
“O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a se manifestar sobre a crise venezuelana, desta vez ameaçando Cuba. “Se as tropas e milícias cubanas não cessarem imediatamente as operações militares e outras com o propósito de causar morte e destruição à Constituição da Venezuela, um embargo total e completo, juntamente com as sanções de mais alto nível, será imposto à ilha de Cuba. Espero que todos os soldados cubanos retornem rápida e pacificamente à sua ilha!”, escreveu em seu perfil.”
Eles que pariram Matheus que se matem, o Brasil não entrando nessa para mim está bom demais.
Esses protestos sao financiados pelos USA e seu interesse nas grandes reservas de petróleo da Venezuela.
A capacidade de extração da Venezuela está pulverizada. A produção de petróleo lá caiu 50% desde janeiro deste ano. Ela começou o ano produzindo picos de 1.4 mi de barris por dia e chegou em abril com picos de 900 mil barris por dia. Para comparar, a produção, no começo de 2014 era de 2.9 mi de barris por dia. Quando esta crise acabar, a Venezuela vai precisar muitos e muitos bilhões e muitos anos, talvez até décadas, para recuperar sua capacidade produtiva.
ah vá, se eles quisessem tanto poderiam comprar, coisa que sempre fizeram.
O povo está disposto a lutar, vão para cima só com pedras e paus sabendo que os covardes atiram a queima roupa e passam por cima, só está faltando as armas. Fica a dica ?
Sinceramente…
Quem defende Maduro não passa de um sociopata que coloca a ideologia acima da vida das pessoas.
Exatamente
Acabou de passar ,já no final do Jornal da Band , que o Maduro já estava pre pegar ainda pela manhã um avião e fujir pra Cuba quando a Rússia (tio Putinsk) mandou não sair da Venezuela, conforme a inteligencia dos EUA . Tenso. Primavera latina a caminho ;-\
Só espero que, tal como q primavera árabe, essa primavera Latina não desemboque num inverno latino…
Que falta faz um operativos da CIA que faziam operações de mudança de governo bem feitas na época da guerra fria porque os atuais só dão bola fora.
Difícil acreditar. O Maduro nunca esteve realmente ameaçado. O que estamos vendo é os EUA tentando conectar a desgraça da população venezuelana ao apoio russo, de forma a criar aversão à Rússia na pessoas dos outros países.
Minha visão de mundo
Vejo 98% falando que o povo está com fome, que o povo isso o povo aquilo.
Verdade absoluta.
Mas vejo todos colocando a culpa em uma pessoa ou um sistema político.
Será realmente isso?
Bem eu não gosto de pessar na maioria, eu gosto de pessar no global!
Então se o povo Venezuelano passa fome e o mundo quer ajudar, por qual motivo não cessa as barreiras econômicas impostas ao país.
No meu ver se realizar um embargo econômico severo em qualquer país do mundo ( China, EUA, Inglaterra, Canadá, ….)
Qualquer país em 10 anos estará miserável e o povo sem comida ou remédios.
Não existe hoje um país auto suficiente.
Então por questões humanitárias basta se retirar qualquer barreira econômica de todos os países do mundo e veremos que nenhum país cairá na miséria que se encontra a Venezuela.
Simples assim.
Política interna o povo que se vire para resolver,. Vai levar 30 40 anos mais uma hora resolve.
Agora realizar embargo econômico, gerará miséria, conflitos e discórdia, assim é uma maneira de guerra híbrida desestabilizar as estruturas sociais para gerar conflitos internos.
Gerando a queda do regime dominante.
Esta é minha visão.
Uma potência energética sendo destruída para num futuro próximo ter governantes alinhados estrategicamente a uma ideologia a um bloco.
Segue o jogo de marionetes.
não se faz isso pelo mesmo motivo que não se trato um paciente com cancer com analgésico, pq não resolve o problema, se tirarem a barreiras economicas só quem ganha é os traders e bancos em Xangai, Londres, NYC, Moscow etc, a população continuará a ser humilhada, ser morta, ser roubada, o que vc propõe é desumano e imoral, ninguém devia fazer comércio com a Venezuela, o povo da Venezuela devia resolver isso e pelo visto estão resolvendo.
Discordo,
Não devemos nos envolver em questão interna de qualquer nação.
Se um governo está na liderança de um país é porque seu povo um dia permitiu, então um dia seu povo que o destitua.
O povo da Venezuela está sem cabeça causado pela fome e falta de recursos ( causado pelas barreiras e embargos). A única coisa que estão resolvendo é causar uma guerra civil e destruindo o seu frágil país. Aumentando o sofrimento de seu povo.
Vejo o mesmo ocorrendo no Brasil. De forma lenta e sorrateira.
Vejo o Rio de Janeiro, décadas de péssima gestão pública, virou o berço de poderosos grupos armados, unindo bandidos, político e policiais criando verdadeiro estado paralelo.
Onde a mídia não ousa mexer, os presidentes não atuam de forma severa, os governadores todos tem ligação com o crime organizado, e seus político tem suas campanhas financiada pelos melicianos, (igual a música do facção central o menino do morro).
É o estado brasileiro que mais fechou comércio no país, 14% de desempregado, a cidade do Rio de janeiro 22% da população vive em favela, financiando milícias, e não contribuindo com os impostos que todos pagamos, servindo de escudo humano.
Tem lugar pior Belém tem 54% morando em favela.
No Brasil 27 % da população mora em favela
No Brasil 32 milhões (92 milhões de trabalhadores total) de trabalhadores não tem qualquer tipo de registro, ou seja são 32 milhões de pessoas que não pagam impostos mas cobram atenciosamente médico, segurança aposentadoria, etc.
Temos 5 milhões de pessoas que desistiu de procurar emprego.
E 13 milhões de desempregado.
100 mil pessoas vivendo nas ruas.
Temos mais ou menos 1 milhão de drogados no Brasil.
Estamos em passo curtos mas cada passo que damos é no sentido de sermos uma Venezuela.
Se 30% não paga seus impostos como o governo irá sustentar os benefícios destas pessoas, simples cobrando mais das outras pessoas.
Hoje não dou 10 anos para termos algo parecido com as FARC da Colômbia em nosso país. Onde teremos nitidamente um país com 2 governos, um reconhecido e eleito pelo povo. ( Financiado pelo tráfico).
E outro temido pelo povo fruto da corrupção de nossos governantes, e da fraqueza de nosso povo.(grupo armado)
A miséria na Venezuela estava crescendo em ritmo acelerado desde antes da imposição de embargos. Na verdade, o problema famélico da Venezuela é 100% consequências das políticas agrárias que eles adotaram. Para você medir o tamanho da incompetência do governo Venezuelano: eles cultivam menos de 20% de sua área agriculturável, e o que é cultivado tem baixa produtividade porque se baseia em em agricultura familiar (que é o sonho da esquerda brasileira). O governo Venezuelano é tão incompetente que quando foram buscar consultorias para aumentar a produtividade agrícola, eles foram ao Vietnã cujo solo, clima e produtos são completamente diferentes do que temos na América do Sul.
Um povo desarmado vai tirar do poder um ditador que envia blindados para passar por cima de gente desarmada com o q ?
Com textão do Facebook ? Aplaudindo o pôr do sol ? Fazendo oficina de miçanga ?
Aguardo você alistar na blackwater para enfrentar o Maduro.
Aguardo você em algum coletivo, para defender o Maduro.
O Southcom jã está começando a mover as peças do xadrez.
Tomara que não mandem o pessoal que fez o serviço na Siria porque por lá só fizeram lambança.
Não somente o Southcom, mas asas verde amarelas começam a azeitar suas engrenagens.
A cobra vai fumar, de novo.
Que os anjos digam amém. Bolsonaro deixou escapulir a palavra invasão em comentários ao Datena, e depois tentou consertar e disse que não queria falar de invasão e mais ainda ,falou que estamos mau das pernas belicamente. Acho q ao tentar consertar o furo de informação acabou falando bobagem. Mas vamo que vamo. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!!!
Aço!!!
“Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina”
Nelson Rodrigues
O Golpe foi suprimido. Agora é só fuzilar os líderes revoltosos. Guaidó precisa viver, é um símbolo vivo do fracasso da direita venezuelana.
Quaidó é de Direita, Asno??
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/01/lider-do-legislativo-na-venezuela-alia-pensamento-racional-e-discurso-inflamado.shtml
Resultado dessas ações: 50 feridos e nenhum morto. Se a intenção era criar sangue para justificar uma intervenção, acho que o resultado não foi muito bom. Já vi briga de torcida entre Palmeira e Corinthians mais violenta kkk
E dizem que o Maduro não prende o Guaidó porque falta coragem. Que nada, não prende porque iria eliminar um idiota estúpido e sem carisma para liderar esse movimento. kkkk
A ainda falaram de apoio das forças armadas venezuelanas ao golpe. 25 militares de baixa patente desertaram. Dá para encher 3 kombis? quantos desertaram na Síria e Assad não caiu?
Vocês são uma piada.
Piada é mor ta de la do Brasil dando uma de isentão torcendo para ditadores de outros países massacrar o próprio povo para viver no bem-bão, M A V!
C. César
E ainda usam carradas de “argumentos democráticos” para defenderem a permanência do sujeito no poder e para justificar plenamente estas ações criminosas, perpetradas pelo Podre Maduro!
Ficam muito claros quais são os conceitos da “democracia deles”.
Convém lembrar que nas ditaduras, o poder, a decisão e o mando sempre ficam com quem tem a chave do paiol.
Bom feriado senhores. A pergunta que faço é: Maduro estaria disposto a realizar novas eleições com acompanhamento de fiscais e de forma constitucional? Se a resposta for sim, estará agindo de forma democrática e tornar-se-a legítimo seu governo. É simples e transparente como água limpa, basta uma reunião de cúpula da onu(em minúsculo mesmo) ditando as regras e estas sendo cumpridas de forma integral, qual dos lados não aceitaria esta saída simples para o caos instalado? O que não pode são os países com interesses, riscarem uma linha e afirmarem : Quem pisar na linha xingou a mãe do outro.
Que piada, ele já demonstrou várias vezes que não vai ter mais eleições livres de jeito nenhum. Maduro fez uma constituinte ilegal e abriu um parlamento paralelo só de chavistas depois que perderam as eleições em 2015, se quer ser democrático tem que começar desfazendo o parlamento paralelo deles.
Meu caro, um bom dia a vc e a todos!!! Por isso exaltei que a solução caso desejem é simples, Conclamar todo o povo venezuelano a se unir em nova eleição e exigindo tranquilidade e paz aos 2 lados, tendo a supervisão da mesma a cargo de nações como eua, rússia, BRASIL e outras grandes nações, mas será que ele deseja? abraços
As pessoas não têm idéia da devastação econômica produzida pelo regime Chavez + Maduro porque não sabem como a Venezuela era rica. Na década de 50, a Venezuela estava entre os 10 países com maior PIB per capita do Mundo e era de longe o maior PIB per capita entre os principais países da América Latina (junto com Brasil, México, Chile, Colombia, Peru, Argentina). Hoje a Venezuela é a última deste grupo e o PIB per capital dela (2018) está em US$3.500. No Brasil, por exemplo, esta em US$ 8.500… é uma devastação econômica tão profunda que só é compatível com a devastação econômica produzida por guerras.