Helibras apresenta o helicóptero H145M ao Comando de Aviação do Exército
A Helibras apresentou no dia 17 de abril o mock-up H145M ao Comando de Aviação do Exército, sediado em Taubaté/SP.
O helicóptero bimotor multimissão, que é o mais leve do mundo, pode ser ser adaptado com sistema de armamentos de última geração HForce.
O HForce é um sistema abrangente de armas modular e econômico que pode ser usado em qualquer versão militar da gama de helicópteros da Airbus (H125M, H145M e H225M). A flexibilidade do sistema de gerenciamento de armas permite que as Forças em todo o mundo complementem suas frotas com versões especializadas de helicópteros leves de ataque.
O H145M é a versão militar do testado e comprovado helicóptero que teve sua primeira entrega em 2014. Toda a frota de H145 já registrou mais de 60 mil horas de voo. Com um peso máximo de decolagem de 3,7 toneladas, o ágil e leve H145M de ataque, atende perfeitamente as necessidades das Forças Especiais, pode ser usado para uma ampla gama de tarefas, incluindo reconhecimento armado, apoio a fogo terrestre, escolta, transporte tático, MEDEVAC e CASEVAC.
Entre os clientes do H145M estão as Forças Armadas Alemãs, bem como a República da Sérvia e o Reino da Tailândia.
Por quê? O EB decidiu modernizar seus Fennec e Pantera.
Pq o pantera não é pra essa função, e como os helis são fabricados aqui, mais emprego e lucro pra helibras
O 145 não e fabricado aqui e bem montado by “lego” como o EC 725.
Lego Bras…?
Está mais para Embaré kkkkkk
Amigo, acho que você está preso nos anos 80, so pode, hoje em dia a produção de materiais industrializados são globalizadas, nada é 100% nacional. E a helibras, goste você disso ou não, é a empresa que mais produz e vende veículos de asas rotativas em todo o hemisfério sul, servindo tanto o mercado militar quanto o civil, no Brasil e inclusive prestando serviços e vendendo produtos para outros países da região. Não entendo realmente esse espírito que alguns aqui tem de quere denegrir tudo que temos, mesmo quando é algo de excelência reconhecida
Pessoal está no mundo da lua, nada mais é fabricado em um único lugar.
Epa, para lá! A justificativa era de nacionalizar, no mínimo em 60%, o H225M. Se for pra trazer pronto de fora e montar aqui, para que pagar os tubos como se está pagando? E você sabia que, até hoje, a nacionalização do Esquilo não atingiu o que foi prometido lá atrás…há mais de 30 anos?
O contrato prevê 50% de nacionalização e já foi alcançado este índice. Você pode não gostar dele mas não invente fake. E o esquilo foi 40% nacionalizado.
Ah, é 50%? Menos mal…..mas, me diz uma coisa: após a finalização da encomenda de 50 kombis, as empresas envolvodas ma produção dexpartes e peças, vão fazer o que?? Quantas dessas aeronaves foram vendidas para outros clientes? Para um cliente que seja?
Quanto aos helis vendidos para a Bolívia, por que o Evo não comprou aqui, já que é tão amigo do PT? Afijal, a compra boliviana foi feita ainda na época que o PT govrrnava por aqui….
Sério isto ? Porque os helicópteros da Airbus que a Bolívia comprou vieram da França e não da Enrolabrás ?
Porque a Bolívia é governada por um governo de esquerda, em concordância com o atual desgoverno do almofadinha do macron. Vai pesquisar quem presta serviços de manutenção a esses helicópteros… francamente, acho que a graça que a galera tem é esculhambar e criticar tudo que tem aqui Só pela diversão em criticar… lamentável
A Bolívia comprou esses helis muito antes do governo Mcron na França. …ma época da compra, os amigos do Evo Morales ainda governavam por aqui….
O Flanker já respondeu…
Só vou fazer um complemento..
A Enrolabrás é a responsável pela comercialização, “fabricação” e manutenção dos helicópteros da ex-Lixocopter, atual BusãoCopter para a América do Sul.
Lindo né ?
Mas ai vem o passa moleque
Quando estes helicópteros foram comprados pela Bolívia, o PT ainda estava no poder.
Tanto os EC145 e o Super Puma, foram comprados durante o Governo do PT e não foi uma compra pequena…
Senão me engano 5 EC145 e 6 Super Puma
Nem para isto tanto o (des)Governo do PT serviu..
Vamos comentar com conhecimento !!
Você compra de quem vende financiando. Vide o nosso exemplo.
O problema amigo é que não temos nada.
Goste você ou não a Helibras nada mais é do que a sucursal da Eurocopter no Brasil.
Não tem nem possui autonomia e ou capacidades de projetar e produzir algo por ela mesmo.
Tanque que só após o acordo do HXBR é que lá para 2020 e não abria é que surgirá da mesma um Helicóptero puro sangue nacional.
Realmente ele não passa de uma “montadora” local da Eurocopter.
Balela, não se desenvolve e não se produz porque não quer. Desde que uma filial da boing na autralia desenvolveu um drone que vai ser comercializado pela matriz isso caiu por terra. Vou mais alem, tem vários casos de veiculos automotivos desenvolvidos por engenheiros no Brasil que são comercializados pela matriz. Se dá lucro eles aceitam.
E tambem, nada impede as forças armadas se elas quiserem desenvolver o helicopetero ou financiarem uma universidada a fazer um e abrir concorrencia para uma fabrica o construir, ate a helibras mesmo. O problema e que só para 12 unidades não rola.
Esse modelo de helicoptero era o ideal para ser dedenvolvido por nós. Leve, pequeno de uso militar e civil. Aliás ele e na minha opinião perfeito. Acabou com todos os defeitos do esquilo.
Concordo os críticos sem conhecimento não tem visão de futuro
Eu critico a compra das kombis e a forma que a Helibras trabalha e é gerida. Depois de quase 40 anos, ainda não projetou sequer uma aeronave própria…..
Se a Enrolobrás só monta, não fabrica, nem projeta, e ainda assim se considera empresa estratégica para o Brasil e suas FFAA, não está na hora de procurarmos outro que deseje aqui investir e produzir helicópteros?
Já temos a EMBRAER , agora em nova era ! Quando o Brigadeiro Delio Jardim foi Ministro , o ITA havia formado Cem Doutores especialistas no Projeto e Fabricação de Helicopteros e, no inicio dos anos 60 o ITA /CTA já havia iniciado seus projetos, então apareceu esta Eurocopter oferecendo ** Vantagens **, como sempre com a Malandragem Europeia .
Fabricamos então somente o papel de EMBRULHO , vamos pensar !!!
Traveco… Denorex…
Patético . Os helicópteros da Helibras não são só montados aqui, também são manutenções aqui e parte relevante deles é produzida aqui. No caso do Esquilo Fenec a nacionalização deles é de 40% , do Pantera chega a 30%, dos Caracal chega a 50%. Não entendo toda essa aversão contra a Helibras, o Guarani é produzido pela Iveco , uma subsidiária da italiana Fiat, tem 70% de nacionalização, os Escorpene BR o primeiro alcançou só 20% e deverá o quarto atingir no máximo 30%, a Tamandaré 40%, todos são montados aqui com parte produzida aqui.
Qual a função do pantera, apenas transporte tático??
Sim
O EB não está procurando um helicóptero dessa categoria. Esse aparelho serve à MB, para substituir os Esquilo. O EB não procura algo desse tipo.
Outro gato por lebre, mais um civil fardado.
Sempre tem alguém pra reclamar…. os principais exércitos do mundo se utilizam de helicópteros similares para a função de reconhecimento armado e ataque mediano, e pra essa função esse helicóptero é a “Ferrari” da sua classe
Exemplo disso é o Lakota do US Army.
Little Bird!!!
O UH-72 Lakota é realmente fabricado nos EUA assim como sua avionica e motorização, desde a 51ª células.
Já foram fabricadas perto de 400 unidades.
Aqui seria somente mais um kit de montar, igual a tudo o que a Helibras fez desde sempre.
Se o Brasil se dispor a comprar a metade, pelo menos, com certeza poderia ser produzido 100% aqui.
Esse helicóptero e usado como utilitário e tarefas para policiais e só. Nunca foi ou e um heliilitat.
Perfeitamente. Helicóptero ótimo para polícias e corpos de bombeiros… e péssimo para exércitos. Basta dizer que o US Army emprega esse modelo para tarefas domésticas, típicas de guarda. O cavalo de batalha mesmo é o UH-60.
Poxa Juarez, talvez vc deva avisar isso para os países da Otan que operam esse helicóptero, principalmente os alemães e o franceses. Diga pra eles o erro wue estao cometendo em operar esse veiculo
A Aírbus e deles, se eles náo comprarem, ai ninguém compra. O estranho e Brasil pagar TOT para produto de um helicóptero em produção para a filial do fabricante. TOT pra empresa nacional acho ate valido, mais pra filial de multinacional acho suspeito.
Eles Opet como Anv em funções secundárias, medevac,ovação e funções para policiais.
O único que está comentando erros e você que não sabe ler e entender o que está no aceito. A não ser que você seja mais um dos talões vans plantados pela Airbus aqui no fórum para segurar a o da deles.
Primeiramente, aprenda a escrever, não entendi metade do que você digitou.
Seguidamente, o que foi que eu disse quando falei das funções desse helicóptero?
Excelente helicóptero nas 2 funções, civil e militar.
Bem adequado para perseguição policial a assaltantes que explodem bancos.
Pra isso vc precisa de uma 20mm e lança fogetes de 70mm ?
Até imagino o helicóptero perseguindo assaltantes de bancos no meio da cidade e disparando os foguetes, destruindo a via, casas, carros, gente inocente… É cada doido!
Pois é, é isso que dá a popularização do tema defesa na sociedade, por um lado e bom, mas por outro atrair esses malucos para o debate. Ainda tem gente que discorda quando você coloca o óbvio na frente delas
Estranha sua colocação. Eu pago meus impostos, logo quando compram algo para equipar as nossas FFAA, indiretamente são compradas pra mim. E não tem indicação no site quem pode ou não acessar e deixar seu comentário. Bom senso é adequado a todos nós. Inclusive a mim, que não opino quase nada. Só aprendo.
Bem trovão azul mesmo kkkkkk
kkk vamos comprar apaches para o bope então kkk
Para reconhecimento e policiamento de fronteira é sensacional
Acho ótimo esse helicóptero e se o EB compra-se algumas dezenas seja para a função que for seria melhor ainda.
Não sei se o EC635 e uma variação dele mas na guerra contra o EI os iraquianos usaram em missões de ataque junto com AHR70 com poucas perdas ,então para conflitos de média e baixa intensidade ele é uma boa plataforma com boa capacidade de sobrevivência.
Acho que o EB deve focar seus recursos em comprar helis de ataque, o resto é enrolação.
Excelente pensamento Diego Tarses Cardoso !!! Dai a gente vai poder destruir posições inimigas, mas nao poderemos fazer evacuações medicas ou transportar tropas para a zona de batalha sem helicópteros de transporte. Cada uma que aparece que a gente so pode bater palmas pra um pensamento desses !!! ???
Pse MCX, a galera que pensa assim é a mesma que acredita piamente que força aérea é só caça e marinha e só fragata. Eu chamo essa gente de “galerinha do tiro porrada e bomba”, ou “jogadores de BF”. Cujo raciocínio limitado não permite observar operações militares mto além desse escopo …
Para isso tem 34 Pantera (sendo modernizados e remotorizados), 16 Jaguar (novos, sendo entregues ainda), 8 Cougar e 4 Blackhawk….. e esse heli transporta menos tropa do que qualquer um dos citados.
É mesmo ? E quem vai fazer o transporte aeromóvel? Quais vai ser os veículos que irao realizar o reconhecimento e aerofotogrametria do terreno para a artilharia ? Etc…..
Já temos aeronaves pra essa função.
Os Fennecs (que estão sendo modernizados) cumprem brilhantemente a missão
A enrolabrás está no direito dela de apresentar…
Se vão comprar são outros 500
Enrolabras ? Gostaria de saber a opinião dos pilotos e tripulantes dos h225m a respeito dessa sua afirmação
Xiiiiii….não pergunta, não. Tu não vai gostar da resposta.
E o que tem a ver a opinião dos operadores sobre uma empresa que só finge que faz algo no Brasil ?
Ah irmão tu tá falando mta besteira mesmo em… a helibras agora não faz nada ? Francamente, onde está o Roberto caiafa pra dar fora nesses comentários ridículos nessas horas ??
Me fala só uma tecnologia que a Enrolabrás desenvolveu.
Aproveita que não precisa responder de pronto e vai lá e pergunta para o Caiafa.
Dodo, continuo esperando…
Perguntou para ele ?
Militares não reclamam,eles cumprem a missão com o que lhes é disponibilizado.
Não falam porque não podem falar, principalmente sem autorização superior
O pensamento de ao menos alguns que conheço é de tensão ao voar sobre o mar com aquela MGB.
Na boa… pra quem não tem como comprar Wildcat, isso aí estaria muito do bom.
Seria ótimo ter 100 destes, montados no Brasil
Seria ótimo estourar todo o orçamento de defesa tbm né?
Dispensa 100 generais, 10 mil oficiais e 20 graduados que dará para ter até bateria anti. Satélite.
Claramente ele se posiciona como um heli leve adaptado mais para reconhecimento do que para ataque como o esquilo no Brasil ou o Kiowa nos EUA.
A Helibrás não projeta nada, é basicamente uma representante e montadora dos projetos Airbus desde a época em que esta se chamava Aerospatiale. E a Airbus não tem nada a oferecer na área de ataque a não ser o extremamente caro Tiger. Então o que ela pode fazer é oferecer este kit H Force para proporcionar alguma capacidade de ataque aos seus helicópteros de transporte. Em conflitos de baixa intensidade, até resolvem, mas não se comparam a helicópteros de ataque de verdade, que possuem sistemas de armas mais complexos, incluindo canhão orgânico e possibilidade de disparar mísseis anti-carro.
O ideal é que a Helibrás já tivesse propostos um projeto próprio de heli de ataque de custo mais acessível que o Tiger, talvez baseado na estrutura de Panther (motor e rotores) mas com um novo design em tandem. Mas duvido que a matriz europeia autorizasse sua filial a desenvolver um projeto próprio.
Colega,
O problema nao esta na Helibras e sim no comando do Exercito Brasileiro, voce imagina uma industria investir num helicóptero desses e depois o EB dizer que nao vai comprar porque nao tem dinheiro ou que prefere um outro helicóptero de ataque estrangeiro.
Lembre-se dos EE-3 Jararaca, EE-T4 Ogum, EE-18 Sucuri, EE-T1 Osório, MB-3 Tamoyo, VBTP Charrua, VBL Guara, Tupi, gladiador, etc… todos tinham um defeito de serem feitos no Brasil, por isso foram desprezados pelos generais pomposos do EB que preferem equipamentos estrangeiros mesmo que usados, surrados, de 2ª mão mas sendo estrangeiros então são bons e estão a altura do EB.
A KMW do Brasil por exemplo ofereceu fabricar aqui no Brasil um MBT nacional dentro de todas as características que o EN desejar, mas o EB sonha com alguns leopard 2a5 de 2ª mão aposentados por algum país da Europa.
Vou ser direto:
Não tem grana para bancar um projeto de carro de combate nacional.
Esses vendidos da BID são um saco!!!!
Pensam que as necessidades das ffaa são subordinadas aos seus próprios interesses econômicos.
Os militares compram ou ao menos tentam faze-lo, aquilo que lhes atende a necessidades percebidas, não por ser nacional ou estrangeiro.
Se a BID não tem capacidade e menos ainda competência pare atende-los, azar dela.
Os militares sabem muito bem aonde conseguir aquilo que atende as sua necessidades.
Agora você falou tudo..
Isto nunca foi um empecilho, a própria Coréia do Sul está indo com uma variante do Pantera. Mas para função do H145M, os Esquilos e Panteras modernizados já são suficientes. Para um função de ataque puro, o EB tem outros interesses (e não, não são os Cobras).
O ponto é que não é interesse do EB (do ponto de vista operacional, muito menos da estratégia de fomentar uma nova indústria de asas rotativas), fortalecer o monopólio da HELIBRAS.
Os esquilinhos estão sendo modernizados e com sistema H-force, então tem muita lenha pra queimar junto com os Panteras, a máquina e boa mas não me hora pra ela ainda. Para a função que foram criados está de bom tamanho agora só acho que onsisyema H-force devia ter mais cabides para transportar mísseis HOT ou Helfire. Mas parece que os foguetes agora são guiados também né?
Exatamente,estão usando o helicóptero H-155 como plataforma,se não me engano o programa se chama LHA(Light helicopter attack)) e ficou muito bom,seria perfeito para países que não podem ter os badalados AH-64 apache,Airbus tiger ou AW-129 internacional.
acho que em breve o Alexandre Galante irá postar algo sobre ele.
Novo helicóptero Sul-Coreano…
https://www.youtube.com/watch?v=LkYUbddAaEA
Com a modernização dos Panteras, não faz sentido neste momento. Outra, tanto o BH, quanto os Panteras, serão substituídos por novos helicópteros de manobra e estes serão maiores do que os H145 e de preferência de outro fabricante.
o Heli da familia “Killer Egg” da Boeing não seria melhor para as FE??
Chegaram tarde. Com a renovação dos meios ja existentes em curso e o fim do programa do EC, o foco será, nesta area, nos helicopteros de ataque puros com predileção pelo modelo italiano. Hoje mão há espaco pra este tipo de aparelho no EB. Unica hipotese de aquisição fora deste gabarito seriam BH de segunda mão se tivessem.oferta com otimo preço. O aparelho em si não é ruim mas perderam o timing.
O Mangusta turco está chamando atenção do alto Comando do EB ???
Onde assino ?
Caros Colegas. Talvez muita gente defenderia com afinco caso a Helibras fosse da Boeing (ao invés de ser Airbus). Bem, mas isso é apenas um achismo, mais chute que verdade.
Tio Igor seria melhor.
Olha um ótimo substituto do Esquilo.
Ao invés do EB ficar viajando em helis de ataque puro, deveriam é adquirir os H145 em boa qualidade, substituir os Esquilos, e desenvolver um pacote de sistemas de armas nacionais para dotação nos H145.
Após dominado os sistemas de armas, partiríamos para um Helicóptero de ataque puro.
Vale ressaltar que muito em breve entrará em operação helicópteros mais modernos e velozes, tais como o Valor por exemplo.
Desculpa meu amigo, mas como colocou o Colombelli, o H145M perdeu o timing. Chegou tarde!
Nem só de helis de ataque puros vivem as FAs.
.
Considerando que aqui no RJ só falta ter mísseis AA de ombro e canhões a partir de 20mm, na prática substituir os Esquilixos por H145 nas Polícias fluminenses não fará diferença, serão igualmente alvos.
Ademais, um míssil antitanque lançado de um H145 faz o mesmo estrago caso lançado de um Apache.
Os israelis em 1982 sofreram em terra com simples Gazelles equipados com mísseis HOT. Os sul-africanos adaptaram canhões de 30mm nos seus Gazelles.
Não há motivos para o BR ter mais de 36 helis de ataque puros, o resto do serviço sendo feito por helis leves armados.
O 145 tem o mesmo desempenho cinemático do Apache???? A mesma capacidade de manobra???? A mesma resiliência e persistência em combate????
É claro que não.
O helicóptero operado pelos sul africanos era o Alouette III e o canhão era de 20mm.
O fato é que em determinado momento um helicóptero dedicado de ataque se fez necessário e então eles desenvolveram o AH-2 Rooivalk.
E o Apache tem a mesma versatilidade que helis leves/médios ?
Lógico que o Apache tem maior capacidade de sobrevivência, mas é um heli dedicado exclusivamente à missão de ataque.
Em qquer país, helis de ataque são minoria.
Para um cenário altamente complexo, acho insuficiente apenas canhões e foguetes não guiados.
É necessário mísseis hellfire e foguetes guiados.
Esta aeronave é blindada?
Blindada pelo manto de fé e por Deus o nosso salvador
Para mim se não tiver blindagem é dinheiro gasto a toa.
Dependendo do tipo da operação não faz sentido..
Os Lakota do USArmy não servem em unidades de combate e não precisam de blindagem, sistemas duplicados, etc..
Pode-se fazer algo a respeito, dependendo do uso e das ameaças. Mas não vai transformar um H-145 em um Mi-24.
pra essa função aí penso que o Boeing IH-6 seja mais desenvolto. Particularmente,não vejo com bons olhos mais um aparelho da Apertoparafusobrás,(desculpa,não pude resistir!) compondo a frota do EB.
Adotar o AH/MH-6 é contraprodutivo..
Eles tem desempenho semelhante ao Esquilo..
Era mais negócio investir em kits de armas guiadas para o Esquilo
Desculpa Rodrigo,mas o Esquilo não se compara ao Little Bird. O H-6 nasceu para o combate lá no tempo do Vietnã ,resultado do Programa LOACH.
Se você me explicar o que o A/MH6 tem de vantagem sobre o Fennec eu até mudo de opinião.
Ambos tem o desempenho muito próximo..
Contra o H6 tem o contra que ele não é mais fabricado. O Exército americano repetidamente contrata uma empresa para fazer a “re-fabricação” dos aparelhos.
Os MD500 atuais novos, são civis até a alma.
A favor do Esquilo/Fennec, a Enrolabrás pode montar quantos novos nós precisarmos..
Nós que não estamos habituados a ver os Esquilos/Fennec bem equipados…
Mas existem versões nos EUA mesmo utilizadas por polícias com as pranchas laterais e suporte para fastrope, utilizados por diversos deptos de polícias.
Em termos de armas, eu ignoraria este kit da Lixocopter e ligaria para Israel.
Era questão de investir em um projeto de Esquilo bem equipado de fato.
Mas seguramente o que um faz o outro vai fazer também.
A diferença é o quanto se quer gastar.
A galera confunde muito, a função desse helicóptero é apoio de fogo a infantaria, não é destruir blindados, um Apache pode realiazar essa função? Logicamente que sim, mas a que custo? Esse helicóptero utilizando foguetes guiados seria ótimo nessa função.
Um ótimo exemplo são os gazelle sirios operando com missiesi AT, fizeram um estrago nas forças blindadas do eI e do FSA ao longo da guerra civil
Para o cenário geo político que o Brasil esta inserido, acho desnecessário aquisição de um helicoptero puro de ataque…esse helicóptero como outros modelos polivalente seria o ideal para nós, famoso 2 em 1.
Amigos,
Para a função de reconhecimento armado, o ‘Esquilo’ dá e sobra. E é isso o que será pelas próximas duas décadas pelo menos…
Os ‘Pantera’ continuarão a prestar bons serviços, ao lado dos ‘Cougar’ e ‘Caracal’. Ponto. Talvez, daqui a alguns anos, se abra oportunidade para a substituição dos BH, o que pode ser… mais BH…
Francamente, gostaria de ver a Aviação do Exército ser dotada de um tipo de médio porte que fosse mais em conta que o Black Hawk, e visualizo isso na forma de uma variante militar do H-160, que pudesse substituir todos os tipos medianos, fazendo um trio com ‘Esquilo’ e ‘Caracal’ somente. Mas isso é fora da realidade neste momento, visto o EB estar claramente focado em um helicóptero de ataque. Talvez, para depois de 2030, se comece a considerar algo assim…
A ideia é de um helicóptero médio, para helicóptero de manobra, mas isto vem depois da implementação da aviação de asas fixas e do helicóptero de ataque.
A ideia, também, é implantar uma nova planta fabril e aí o H160M (que já existe para forças francesas) não deve ser a opção, por concentrar ainda mais a dependência do EB à HELIBRAS/AIRBUS, daí porque o interesse de outros fabricantes estabelecerem uma planta no país.
Eu fico pasmo com alguns comentários.
Tipo nêgo comparando essa anv com Heli puro de ataque. Se esquecem da infinidade de missões utilitárias que o EB realiza no seu dia a dia, em TODAS as regiões nacionais.
Mas é fácil resolver isso com um Heli puro de ataque. No dia de eleição é só amarrar a urna eletrônica no canhão 20mm, que transporta-se isso numa boa (o pessoal do TRE que se vire, vá de jipe). No Dia de vacinação na Amazônia vc retira os foguetes e coloca as ampolas e seringas nos tubos de 70mm. Da pra colocar um bocado em cada um.
É cada uma…
Me desculpem a franqueza…mas é mais um helicóptero comprado pro EB na base da politicagem e coisas afins. A Avex é mais um parque de diversões prós seus integrantes do que uma força militar de de verdade.
Só aqui Esquilo é Heli de ataque, pantera é helicóptero tático e tal. Um poço sem fundos de gastança sem capacidade militar de verdade nenhuma.
E está matéria, parece matéria paga……
Afinal de contas, seria ou não uma boa opção para a AvEB? Teria utilidade na segurança pública, polícias Federais e Estaduais?
Uma torreta FLIR, uma arma de 12.7mm ou 20mm, um guincho e tanques extras, seria uma aeronave barata para a MB equipar os NaPaOc em missões de patrulha, abordagem, anti pirataria, SAR, etc.
A Aviação do Exército precisa:
1 – De um batalhão de helicópteros de ataque de verdade, Cobras, Mangustas, o turco que voou por aqui a pouco por exemplo.
2 – Mais máquinas de transporte de assalto de médio e grande porte, com nossa extensão territorial precisamos muito de mais asas rotativas. Precisamos deslocar tropas a pontos sensíveis rapidamente.
Máquinas leves como essa são muito limitadas.
Essa “encrenca travestida” é filhote de um projeto da Messerschmitt-Bölkow-Blohm, modelo Bo 105, que muitos aqui conhecem e respeitam como um projeto de transporte aeromédico. Essa era a essência do projeto. Com as fusões europeias, caiu no colo do conglomerado hoje airbus (helicopter) <—- minusculo mesmo -, liderado infelizmente pelos franceses, que em termos de comércio são gananciosos, lapidadores e centralizadores.
Infelizmente até o momento, o desenvolvimento técnico e o "arriscar", depende de verbas governamentais, então,somos "obrigados" a engolir "sapos".
Tecnicamente falando, nada esta fora das demais aeronaves da força, que são em sua maioria, "encrencas travestidas" de uso civil, com recheio militar.
No "Exercito" salvo os "Black's" que são puro sangue militar – e os "4" restritos ao uso na região amazônica por força de acordo – necessitaria de um "Ozires Silva" da vida para projetar algo que atendesse aos requisitos da arma, implantar e criar algo próprio.
Até lá, ficamos aqui distribuindo "fel" desnecessariamente por "alienígenas" !
O melhor heli de combate, até agora foi o Huey da Bell. Simples e versátil foi o cavalo de batalha no Viet Nam. Todo projeto posterior teve no Huey a sua inspiração ou paradigma. Um Huey modernizado e com alguma blindagem seria sucesso de vendas. Estes laboratórios voadores não são para o nosso bico.
Havia uma promessa desta empresa que até o final desta década teríamos um Heli de projeto Nacional , creio que todos devem ter esta lembrança , mas como ficou esta promessa ? Como sempre digo , quem vive de Promessas é Santo ! O Pior é que sempre que alguém cobra alguma coisa em favor dos interesses nacionais , como vemos aqui , existem outros em oposição , sempre com panos quentes etc. O Brasil é um dos três ou quatro maiores mercados de Helis do Mundo , com a cidade que mais tem helicopteros em uso em todo mundo , mas é esta a nossa empresa ligada a sua produção , eu nunca entendo a mentalidade do Estado brasileiro e de nossas Autoridades Aeronauticas . É claro que teremos uma ** Explicação * porém nunca uma justificativa real e crível , pessoal brasileiro em condições de projetar e fabricar helicopteros a muitas décadas possuímos , creio que a Embraer agora em novos rumos , deveria abraçar esta causa e com todo sucesso . .
Aforças Armadas e do próprio Governo tentar atrair mais fabricantes de helicóptero que possa rivalizar com a Helibras (Eurocopter da França), pois as forças armadas a anos reclamam do alto valor de manutenção cobrado pela helibras e a insastifação pelo não comprimento dos projetos prometidos, como a nacionalização prometida de 45% das peças dos 50 EC 725 adquiridos e tão pouco a concretização do projeto do helicóptero 100% made in brazil. E com atual crise entre Brasil e França por causa da amazônia, as tentativas de trazer novos fabricantes deve se aprofunda, dentro do governo tentar recriar o projeto da Embraer fabrica no Brasil helicópteros da Leonardo (fabricante italiana), parceria que foi tentada em 2013 mais não foi adiante, agora com a divisão da Embraer o Governo vê o atual momento propenso para tal parceria. Pois com mais um fabricante as foprças armadas vê uma forma de pressiona a Helibras diminui os valores cobrados de manutenção atual e também seria uma resposta o que o Governo daria a atual governo Frances, a insatisfação e tanta que já existe a possibilidade que Marinha adote o projeto de outro submarinos, pois a Marinha planeja a construção de pelo menos mais 2 submarinos convencional alem dos 4 encomendados. A partir de 2020 a Helibras deverá ter um forte concorrente de seu carro chefe de venda o helicóptero esquilo, trata-se O helicóptero suíço SH09, da Kopter. Pelo visto vai acabar a vida fácil da Helibras no Brasil.
uau, um helicoptero sem blindagem com 7 foguetes não guiados e uma .50, acho q vão nos acusar de escalada armamentista e de desequilibrar o poder na america latina se realizarmos essa aquisição. arma excelente pra enfrentar exércitos q não tenham nenhuma defesa antiaérea e não possuam metralhadoras pesadas. e além de tanto poder de ataque ainda realizam evacuação aeromédica e transporte, atividades q só esta aeronave no mundo é capaz de fazer e q não possuímos no brasil. será dinheiro muito bem aplicado, dá orgulho pagar imposto assim. estava com medo q fossem gastar com coisas como comprar e desenvolver drones velozes, com autonomia e sem expor soldados ou comprar helicopteros de ataque q mesmo blindados e bem armados preferencialmente atacam o mais longe possível para ter mais chances de sobrevivência. helicópteros leves, sem blindagem e levemente armados, isso é o futuro e é o q importa para as forças armadas modernas, qualquer outra coisa é galerinha desinformada e jogadora de não sei o q, onde já se viu, forças armadas gastar comprando armas, q absurdo, vamos rir dos estados unidos, israel, austrália, singagura, paises fracos e atrasados q ainda não aprenderam a gastar dinheiro com pessoal e veículos de apoio em vez de com armamento.
engraçado q o alouette III era bem mais leve e era armado com um canhão de 20mm e 19 foguetes…sinal dos tempos
Precosamos de helicópteros de ataque. Nem que sejam de segunda mão. Super Cobra, pelo menos. com uma boa reforma. O moderno TO exige velocidade, mobilidade e poder de fogo. Sómente helis de ataque, com blindagem e poder de fogo podem resolver uma situação de combate. E só temos poucos Sabres russos. Ou obtemos Super Cobra, as duzias, ou voltamos aos russos por mais Mils. Nunca esquecendo que os Mils tb atuam no resgate e no transporte. Multifunção é a chave.