LAAD 2019: Saab apresenta o sistema RBS 70 NG
Entre os dias 02 e 05 de abril, a Saab participa da LAAD International Defence and Security, no Rio de Janeiro. Durante o evento, a empresa apresentou suas principais soluções para as Forças Armadas. Entre os destaques esteve o Sistema de Baixa Altura Telecomandado RBS 70 NG, versão recém-adquirida pelo Exército Brasileiro. O encontro contou com a participação do General de Brigada Alexandre De Almeida Porto, Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea.
Durante a LAAD, o diretor de vendas da Saab do Brasil, Virgilio da Veiga Junior, apresentou as principais características e vantagens do RBS 70 NG, destacando, também, seus avanços tecnológicos, a integração a Sistemas de Controle e Alerta e a importância do uso do simulador para o adestramento dos atiradores. O RBS 70 NG oferece capacidade operacional diurna/noturna, guiamento a laser imune a interferências e a função ‘acompanhamento automático do alvo’, que aumenta a precisão do engajamento. O Sistema tem alcance de interceptação de mais de nove quilômetros, isso significa que, em alguns casos, o operador pode disparar quando o alvo estiver a cerca de 15 quilômetros.
”A possibilidade de neutralizar ameaças em espaços aéreos congestionados, faz com que o RBS 70 NG aumente significativamente a segurança das pessoas presentes em megaeventos, por exemplo. O Sistema também é totalmente adequado ao uso na defesa de áreas civis e militares de alto valor, bem como em instalações de infraestrutura estratégica, tais como usinas de energia e centros de comunicação” detalhou Virgilio, durante sua apresentação à jornalistas e integrantes do Exército Brasileiro.
O recurso de rastreamento baseada em análise de vídeo aumenta o nível de precisão do Sistema, que já é alto, reduz a carga de trabalho e a pressão sobre o operador, que continua no controle e pode, sempre que desejar, anular o rastreador e corrigir o ponto de mira. É possível também alterar o alvo ou tornar o controle totalmente manual e realizar o ajuste fino da mira por meio do joystick. Isso aumenta a facilidade no uso e a precisão.
Outros recursos integrados do Sistema são o de Identificação Amigo ou Inimigo (Friend-or-Foe) e de rastreamento ótico do alvo até a interceptação, fazendo com que o operador do sistema RBS 70 NG esteja no comando do que o míssil atinge ou não atinge, reduzindo o risco de fogo amigo e aumentando a probabilidade de destruição do alvo. Além disso, o posto de tiro está mais leve, passando de 55 para 25 quilos já com o visor termal embutido, facilitando no deslocamento e manuseio da solução.
Desde 2014, o Exército Brasileiro conta com o RBS 70. A solução desempenhou papéis de destaque em 2016, ao integrar a defesa antiaérea do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas e as Paraolimpíadas, e em 2019, em Brasília, na cerimônia de posse do Presidente Jair Bolsonaro.
“O Exército Brasileiro é um parceiro muito importante para a Saab. Para nós, é uma grande satisfação fazer parte da transformação da Força, oferecendo um moderno sistema de defesa antiaérea”, disse o Virgilio da Veiga. “O RBS 70 NG agrega tecnologia no estado-da-arte e proporciona mais autonomia com o visor termal BORC já integrado ao aparelho de pontaria, particularmente nas operações noturnas”, complementou.
”Para nós, da Brigada Antiaérea, a aquisição do RBS 70 NG foi um avanço. Tivemos um ganho de capacidade operacional, uma vez que passamos a utilizar um míssil capaz de ser guiado por um faixo de laser. Isso nos proporcionou a possibilidade de utilizar o míssil em áreas urbanas. Além disso, a nova geração do sistema nos permite um deslocamento imediato, facilidade no transporte e rápida instalação” disse o General de Brigada Alexandre De Almeida Porto.
DIVULGAÇÃO: MSLGROUP/Publicis Consultants
A Saab deve possuir um poder de persuasão incrível junto a trilogia. Está presente tem 70% das matérias da trilogia.
Quem vende material de defesa aparece.
..até o presente momento a Embraer não vendeu nada de super tucano, apenas na participação da cct tem notícias dela. Cá entre nós a SAAB tem um portfólio de respeito. Por isso aparece bastante, em todos os canais da triologia.
E a SAAB tem itens de defesa aérea, terrestre e marítima.
Que comentário estúpido cara. É demais a trilogia publicar algo a respeito do RBS70, operado pelo EB? Ou sobre o Carl Gustav? Ou sobre o navio caça Minas, que tanto interessa a MB? Ou sobre o Gripen? É tão demais assim? E outra, mesmo que fosse de propósito, caso a Saab fosse patrocinadora do site, qual o mal nisso?
Antunes 1980, a SAAB é uma das anunciantes da Trilogia, nada mais natural do que divulgar notícias da mesma, que por sinal aparenta ser uma excelente empresa e tem um excelente portfólio.
A diferença é que a SAAB possui visão e patrocina sites/blog de defesa e informa quando possui alguma novidade aos editores das mesmas.
Diferente de uma Mectron que nem mandando email pros caras eles respondiam algo.
Ninguém jamais sabe dos tal MAR-1, Piranha e outros produtos pq não divulgavam, não respondiam e tinham um site que parecia feito por um amador de 1998.
Isso é só pontos para a SAAB.
Corretíssimo Rui!
Rui,
Durante anos eu “denunciei” que a Mectron não tinha sequer um site decente. Em plena era digital uma empresa dedicada à alta tecnologia de mísseis, da iniciativa privada, não tinha sequer um site minimamente aceitável.
Parecia até empresa de fachada. Deu no que deu!
Gosto muito dos produtos da Saab e não tenho nenhuma queixa quanto a matérias sobre seus produtos.
Não entendi seu comentário, pois a queixa do colega acima não defendia produtos russos.
Por sinal, ainda bem que pararam de todo dia postar matérias falando bem de armamentos russos e chineses e detonando o F 35.
Muito bom sistema, ficariam perfeitos combinados com baterias de Land Ceptor com o CAMM-ER, e Rapidfire 40 mm na defesa aérea do país.
Off topic, mas…emocionante!!!
https://youtu.be/jq4Q0S-5W3w
Allahu Akbar!!!
kkkkkkkkkkk esse Bolsonaro é um pamonha! Sem classe, sem estilo, sem cérebro…
Mas é o nosso atual Presidente, tente superar isso 😉 .
…cri cri cri…
Por isso que eu defendo o separatismo, assim vocês ficam com essa anta aí para vocês. E torço muito para que esse governo fracasse, por que sou desses.
…cri cri cri…
Ou seja, pra vc é melhor que o Brasil vire uma porcaria e todos brasileiros sofram do que o Bolsonaro fazer coisas boas pros brasileiros.
Aceita que dói menos.
Bolsonaro fazer coisas boas para os brasileiros é um paradoxo.
Esse cara aqui que além de t r o l l é um baita de um mentiroso deve ter perdido alguma boquinha. Agora vai ter que procurar trabalho e esta todo indignadinho e bravinho com o presidente.
Conte-nos mais sobre suas constatações, Sr. Holmes.
Qual delas? Que vc é um T r o l l, um mentiroso, um contador de papo e de lorotas ou que vc perdeu alguma boquinha e vai ter que trabalhar?
Sim, comprove cada uma delas.
Não sou eu que conta lorotas aqui. Então não invente desculpas e comprove vc as coisas que vc diz que tem e que faz. Senão vc não vai passar mesmo de mais um mentiroso de internet.
Ao acusador cabe o ônus da prova amiguinho. Você é que tem que provar que eu estou mentindo. ??
Provar o que esta na cara!?
A propósito como se chama mesmo alguém que só sabe contar vantagem dizendo que tem isso e tem aquilo mas na hora que alguém pede para provar ele apela para o sigilo de internet ou fica dando desculpas evasivas?
Resposta: Mentiroso ou Machão de teclado!
Kkkkk!
Então PROVE esta afirmação SUA: “Bolsonaro fazer coisas boas para os brasileiros é um paradoxo.”
Preciso provar ainda? Olhe os 30 anos de “pralamentar” dele e você vai ter sua prova.
Chupa.
Chupa.
Desculpe…
Você está em que parte do Brasil ?
Eu não, mas tu tem cara que curte o Golden shower com um milico….
Quem gosta de Golden shower e a turma do outro lado.
E você não é defensor de liberdade, mas do pessoal que apoia o comunismo e esses banhos aí…
Separatismo? Como assim? Isso existe no Brasil? Explica aí.
Existem vários movimentos, os maiores exemplos é “O sul é meu país” e “o Nordeste é meu país”, com fé em Deus um dia teremos força o bastante para nos livrar deste câncer chamado Brasília.
Antigamente já fui a favor da ideia de separação de algumas regiões, hoje sou a favor de corrigir o que não está certo.
Não adianta varrer para debaixo do tapete, tem que fazer o que é certo, se Brasília é um grande problema, está na hora de corrigi-lo.
Esse foi um dos pontos do plano de governo do atual governo que me chamou a atenção, “Mais Brasil e menos Brasília.
E o seu “Rei” tá na cadeia. Chupa.
Como maior representante da nação, o presidente tem que demostrar respeito aos costumes das nações as quais ele visita. Se ele ir para a Arábia Saudita, e espero que vá, vai ter de fazer média em Meca. Se ir ao Vaticano, vai rezar na capela sistina e assim vai.
Mais de 9km? O RBS-70Mk.2 tem 8km se não me engano, uns dizem 7km, e compramos 16+21 em dois lotes. Estranho tão rápido já comprarem um lote da versão nova , já que sempre buscam padronizar. O blog podia fazer um artigo sobre a nossa AAe no exército , se o planejamento ainda é o mesmo de anos atrás , 9 grupos, sendo que faltam 3 , se os velhos canhões serão modernizados, substituídos ou simplesmente desativados, e etc.
Off interessante…
https://www.infodefensa.com/latam/2019/04/03/noticia-ejercito-espanol-reune-nuevo-avibras-hablar-astros.html
E vamo que vamo. Será que tem possibilidades do EB adquirir o Atmos (obuse auto prop de 155mm israelense sobre rodas? Deve ser mais barato que o Caesar francês.
Duvido muito…
Poderiam usar o 155/52 APU SBT dos espanhóis como moeda de troca pelos ASTROS 2020… Quem sabe.
Teropode, o RBS 70 e congêneres vendem que nem chuchu.
Se vende é porque os estrategistas militares entendem que tem utilidade na guerra moderna.
Precisa saber onde e quando utilizar, acho muito útil principalmente em centros urbanos, armados no topo de grandes edificações ou mesmo em campo aberto no topo de montanhas, por ser um aparato compacto, pode ser camuflado facilmente ou ter seu entorno protegido com viaturas etc, não creio que deixariam o artilheiro exposto de modo que não tivesse nada entre o sistema antiaéreo e o restante do ambiente, claro, a não ser que seja uma situação muito específica e urgente.
Correto….
e o pessoal tem de entender que o RBS-70 não é empregado somente como aae…ele tambem pode ser usado para qualquer coisa anti superficie…se precisar, basta apontar e disparar….mesmo num blindado…lancha ou barco….é bem versatil…