O analfabeto geopolítico
Por Francisco Fernandes Ladeira*
O analfabeto geopolítico assiste diariamente aos poucos minutos dos noticiários internacionais da grande mídia brasileira e já se considera extremamente capaz de se posicionar sobre o complexo cenário da geopolítica contemporânea. Ele não recorre a obras de autores como Eric Hobsbawm, Noam Chomsky, Milton Santos ou Domenico Losurdo em suas análises sobre a geopolítica global, pois estes pensadores são “doutrinadores comunistas”, mentores intelectuais dos “movimentos globalistas”.
Além do mais, livros de História, Geografia ou Ciências Sociais são obras prolixas, chatas e démodé. Aprofundar-se em um determinado assunto é coisa de acadêmico, um tipo social que o analfabeto geopolítico abomina. Os únicos professores universitários que ele respeita são aqueles neocons que aparecem em programas de TV pregando o conservadorismo como ideologia e prática governista, isto é, lembrando as palavras de Chico Buarque, que defendem uma diplomacia que fala “grosso” com a Bolívia e “fino” com os Estados Unidos.
O analfabeto geopolítico prefere o imediatismo à reflexão. Formula suas opiniões a partir das ideias de alguns youtubers confiáveis e se mantém atualizado sobre o que acontece no mundo por meio de postagens de amigos e parentes nas redes sociais. Quando assiste a um vídeo de poucos minutos na Internet, em que um youtuber “refuta” todo o pensamento de Marx, o analfabeto geopolítico já se sente com argumentos suficientes para “lacrar” nas principais redes sociais.
Para o analfabeto geopolítico, os maniqueísmos midiáticos são suficientes para explicar os focos de tensão do mundo contemporâneo. Ele percebe as relações internacionais a partir de um raciocínio dicotômico, entre nós e eles (os diferentes). Os antagonismos entre Mundo Islâmico e Ocidente, que datam, pelo menos, ao período da expansão muçulmana no século VII, podem ser devidamente reduzidos a dicotomias como “civilização versus barbárie”, “luzes versus obscurantismo”, ou, lembrando os famosos épicos de Hollywood, a uma “batalha do bem contra o mal”. Ele também desconhece as divisões arbitrárias e as rivalidades étnicas criadas pelos europeus no continente africano. Consequentemente, a geopolítica da África é aquela presente em produções hollywoodianas, e os antagonismos entre diferentes grupos culturais africanos são causados por rivalidades seculares, que nada têm a ver com a interferência dos “civilizados” europeus. Do mesmo modo, a chamada “Questão Palestina” não se trata de disputas por territórios, seria um suposto ódio histórico entre judeus e muçulmanos.
Para o analfabeto geopolítico, o complexo fenômeno do terrorismo internacional é percebido somente a partir de sua representação midiática, suas causas seriam meramente religiosas. Estes ataques são consequências da inveja que os fanáticos islamitas sentem de nós, civilizados ocidentais. “Contextualizar”, “relacionar”, “complexificar” e “refletir” são verbos definitivamente banidas do vocabulário do analfabeto geopolítico. Para ele, a presença imperialista no Oriente Médio tem por único e cândido objetivo levar a “democracia” aos déspotas árabes (diga-se de passagem, o analfabeto geopolítico não sabe diferenciar “muçulmano” de “árabe”). Por que tem tanta convocação? Ele se informou através da Associated Press, da United Press International, da Agence France Press e da Reuters. Como poderosas agências internacionais de notícias, que dispõem de altas tecnologias da comunicação, originárias de países de Primeiro Mundo, poderiam se equivocar? É fato: o analfabeto geopolítico também incorporou muito bem o chamado “complexo de vira-latas”: tudo o que vem das nações do norte, com certeza, é melhor do que o nosso.
O léxico geopolítico da grande mídia está na ponta da língua do analfabeto geopolítico. Palavras e expressões como “democracia”, “ditador”, “ajuda humanitária” ou “comunidade internacional”, por exemplo, são espécies de fetiches. Por si só, já explicam uma determinada questão das relações internacionais. “Israel é a única democracia do Oriente Médio”, logo está justificado o genocídio do povo palestino, “os Estados Unidos são a maior democracia do planeta”, consequentemente podem intervir em qualquer país mundo afora. Aliás, para o analfabeto geográfico, intervenções estadunidenses não são “ações militares”, tampouco podem ser qualificadas como “guerras”, mas “ajudas humanitárias”. Países como Iraque, Afeganistão ou Síria que o digam.
Não obstante, o fato de os dois únicos partidos estadunidenses eleitoralmente viáveis – Democrata e Republicano – serem praticamente iguais no sentido ideológico, fator que para qualquer sistema minimamente democrático é algo extremamente danoso, consiste em mero detalhe para o analfabeto geopolítico. Por outro lado, todo governante que ofereça a mínima resistência aos interesses de Washington é, automaticamente, um “ditador”. O fato de ele ter sido eleito ou não pelo voto popular é o que menos importa.
A expressão “comunidade internacional” – recurso metonímico que difunde os interesses estadunidenses como se fossem os interesses de todo o planeta – é um termômetro para os posicionamentos do analfabeto geopolítico, que, via de regra, sofre de preguiça cognitiva. Parafraseando um conhecido dito popular, “aonde a comunidade internacional vai, o analfabeto geopolítico vai atrás”. Ele condena veemente os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte, mas apoia incondicionalmente o programa nuclear que mais danos causou à humanidade: o estadunidense. Falando em seletividade, vez ou outra, algum analfabeto geopolítico se mostra engajado sobre questões internacionais. Nas redes sociais cita Nelson Mandela, mas no shopping prefere o apartheid. Ele também denuncia violações de direitos humanos em Cuba ou na Síria, mas quando assiste aos noticiários policialescos da mídia brasileira, afirma que direitos humanos aqui no Brasil é “direito dos manos” e argumento para “defender bandido”.
Mesmo que a história insista em demonstrar o contrário, o analfabeto geopolítico tem suas “próprias verdades”. O nazismo é de esquerda, o Foro de São Paulo tem por objetivo implantar o comunismo na América Latina e a escravidão no Brasil foi somente uma transferência continental da escravidão que já existia na África.
O analfabeto geopolítico se orgulha de sua ignorância. Não pode ver uma vergonha, que quer logo passar. Diferentemente do “analfabeto político” de Brecht, o “analfabeto geopolítico” não bate no peito e diz que odeia geopolítica. Pelo contrário, ele não se furta de explicitar seus posicionamentos controversos. O analfabeto geopolítico é o hater das redes sociais, o “idiota da aldeia” citado por Umberto Eco, o pobre de direita e o fantoche nas mãos dos poderosos do planeta. Trata-se do típico oprimido terceiro-mundista que adota a ideologia imperialista do opressor. Nesse sentido, Simone de Beauvoir já dizia que o opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos. Esta é, talvez, a principal função do analfabeto geopolítico: contribuir para que, no plano discurso/simbólico, o processo de dominação de poucas nações sobre o restante do planeta siga o seu curso sem maiores contratempos.
*Francisco Fernandes Ladeira é mestre em Geografia pela UFSJ e professor do PROEJA do IFES – Campus Vitória. Autor (em parceria com Vicente de Paula Leão) do livro A influência dos discursos geopolíticos da mídia no ensino de Geografia: práticas pedagógicas e imaginários discentes, publicado pela editora CRV.
FONTE: Obervatório da Imprensa
Prevejo uma chuva de analfabetos geopolíticos criticando o artigo por acreditarem no tal “globalismo”, do jeito que já vi comentaristas acusando o portal de ser comunista… A verdade é que grande parte dos leitores aqui estão mais preocupados em ideologias do que com Defesa em sim
Agora até os nacionalistas e progressistas estão sendo associados a esquerda…como dizia o Nelson Rodrigues : “O brasileiro é um feriado”
Eu me divirto muito nestes blogs…quáquáquá… 😀
Ou moderam ou nao leio mais… tem cara que devia ir pra israel e pra cuba… transformam a possibilidade de discussao tecnica em briguinha de condominio.
Imagino a cara dos editores lendo tantas bobagens de todos os lados do espectro político kkkkkk
Nós nos divertimos 😉
Só vejo publicações de vocês de um lado da moeda. Parabéns pela decadência.
Menos Filipe, bem menos.
‘em sim’? O QUÊ SERIA ‘em sim’?
Vejo apenas um achismo e sofisma nessa matéria.Todo mundo saber a posição do Obervatório da Imprensa no aspectos politico e ideológico; posso cita nome dos jornalista.
Artigo ridículo.
Só falou besteira.
Usa a técnica do deboche.
De imediato, ofende as pessoas de bem que não concordam com o comunismo.
Claro que há diferentes posições, mas grosso modo, aqui na América latina ou temos o mundo civilizado ou os defensores do comunismo.
Os defensores do comunismo usam diferentes argumentos para posar de bonzinhos.
Tentam convencer que os EUA são maus.
Ao fazer isso, qual o objetivo?
Enaltecer o comunismo.
Esse pessoal não gosta do islamismo.
Sequer querem ir morar lá
Mas para tentar ofender os EUA, defendem o islamismo e criticam Israel.
Artigo despido de argumentos e cheio de veneno e deboche.
Tentam jogar para as pessoas de bem, sua própria insignificância.
Curioso constar o pobre de direita, no final do texto, como sendo um analfabeto geopolítico, ou seja, o texto demostra ao que veio no seu bojo! Até concordo em parte com o texto, mas porquê o escritor não aborda os pobres de esquerda que sustentam partidos cujos líderes se enriquecem com a desgraça dos menos favorecidos, os bilhões da família Chaves na Venezuela retratam muito bem essa tática. A massa de manobra no MST, aonde alienados ocupam terras a mando de uma cúpula que duvido estarem de fato preocupados com o bem estar dessas pessoas. A frase de Simone de Beauvoir aonde o opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos, cabe muito bem aos regimes da Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, e tantas outras ditaduras da África. Enfim, tanto uma ideologia como outra possui mazelas e contradições em si mesmas, mas trazer um texto que aponta somente um lado da moeda, mostra que o autor não é um analfabeto geopolítico, mas sim, uma pessoa interessada em manipular e influenciar analfabetos geopolíticos alinhados com sua ideologia.
CITA ( CITAR ) nomes podes , pense bem , talvez a carapuça caiu-te bem como um Chapéu Panamá !
Aprendi uma coisa nessa vida…pessoas rasas adoramgostam da forma e nao do conteudo. adoram apontar erros de portugues , a forma, tentando corroborar seus toscos pensamentos rasos.
Acontece meu amigo que brasileiros do Rio de janeiro , passaram a falarem e a escreverem um português próprio , como cortando os ERRES dos Verbos e cortando os ANDO e ENDO , trocando para comprANO , dizeNO , falaNO ,etc , te corrigi como corrigirei a todos , para que esta Praga não se alastre mais ainda !
Só li um choro de alguém que está perdendo a teta para internet, youtubers e afins.
Provavelmente a verba está secando e não vai conseguir emprego na Grande mídia pq esta está falida.
O jornalismo de “criar regras” acabou. Adapte-se ou morra.
O Nando Moura perdeu a tetinha virtual dele!
Se orgulham de ter um astrólogo paranóico e conspiracionista como guru e querem falar algo sobre jornalismo kkkkk
O Chanceler de vocês teve o avião revistado por meganhas bolivianos com direito ao cachorro farejador ter deixado um “número 2” de presente. É falar fino com a Bolívia que chama?
Tireless, não é porque eu critico o governo atual que sou a favor dos anteriores, a programação de vocês é bem binária…
Essa raiva toda de Bolsonaro não vem de você próprio, mas de seguir os doutrinadores esquerdistas.
Se Gleise Hoffmann estivesse elogiando, os discípulos o fariam também.
Não tente dar uma de esperto. Não vi colar….
Mas eram meganhas e cachorros de esquerda, progressistas, então pode…rsrsrsrsrs
Quando a comitiva do Barack Obama desceu de helicoptero na sede do Flamengo, na Gávea, ministros de Estado do Brasil foram revistados!
Ele sumiu do em alta no Youtube que aconteceu com ele?
PEDRO BÓ É FÃ DO FELIPE NETO, JÁ PINTO CABELO HOJE?
DENYS, pro seu azar eu sou careca =)
Rui Chapeleta,
Onde assino?
Cara eu fiz faculdade de licenciatura em física.
E garanto. Tem coisas que um youtuber NUNCA vai ensinar.
Vai ver uns vídeos e tenta projetar um avião depois.
Sabe, só pq a maioria tá preferindo youtube do que livros isso não quer dizer que é o melhor rumo a tomar.
O pensamento científico, que já era meio precário, tá desaparecendo.
Mas não é pq ele tá errado não (vacinas? geladeiras? transportes?)
Ah….
E lendo melhor sobre essa parte:
“O nazismo é de esquerda, o Foro de São Paulo tem por objetivo implantar o comunismo na América Latina e a escravidão no Brasil foi somente uma transferência continental da escravidão que já existia na África.”
Todas as afirmações estão corretas.
Passar bem seu jornalista, ninguém vai pagar pra ler o que vc acha que é verdade.
E aproveite as últimas verbas federais.
Paulo Guedes já já vai passar o facão nas federais.
Mestre Rui Chapéu, saudações! Faço minhas suas palavras! Querem desacreditar o Olavo de Carvalho de forma rasteira e covarde! O Professor Olavo constantemente os tem desafiado para debater acerca de quem está falando a verdade e nenhum desses pseudo doutos encara a “Fera”! Vendo o artigo começo a entender o significa de “Analfabeto Funcional” e “Idiota Coletivo” e como estamos infectados desse Câncer chamado ideologia. Realmente a verdade pode machucar mas somente a verdade liberta! Troquemos as ideologias pelo o Ideal.
Algum dos dois já pesquisou “Pérolas do Olavo de Carvalho” no youtube? Não é possível que acreditem que esse cara é um intelectual, eu mesmo não perderia meu tempo com alguém que acredita em nova ordem mundial e que o principe Charles é membro de uma organização pró muçulmana secreta
Tem também o vídeo no YT ¨Pérolas da Dilma¨, ¨ídala¨ de vcs com os clássicos ¨Estocar vento¨ e ¨saudando a mandioca¨.
Mestre André Macedo, saudações! Rescrevo o que eu disse: Querem desacreditar o Olavo de Carvalho de forma rasteira e covarde! Sim já vi algumas dessas criticas como a citada e fiz com com elas como fiz com artigo acima, iniciei e alguns parágrafos depois desprezei! Muito fácil manipular informação (sou analista de sistemas), sei “n” formas de faze-lo! Gostei muito da oportunidade que o Rui Chapéu me deu com sua postagem logo no inicio pois poupo-me de ter que ler “pérolas” rasas sem um mínimo de pesquisa do contexto e fatos concretos. Olavo de Carvalho, (para mim um professor mas para não ficar mal quisto aqui no fórum não vou trata-lo assim) tem respondido a todas as criticas que lhe são feitas sendo estas respostas calcadas com argumentos eruditos e verídicos. Frisando o verídico, em outras palavras falando a verdade!
É engraçado que os comentários endossam exatamente o ponto tratado pelo autor, qualquer crítica construtiva não é refutada com argumentos construtivos, é “refutada” com o “você é comunista seu esquerdista” kkkk
Cometi o engano enorme de acreditar que os comentaristas daqui não seriam como o de certos canais do YouTube onde saem chamando de “comunista” tudo o que não compartilha da visão deles ou do seu ídolo, ainda se julgam melhor que a esquerda que tanto criticam, seu comentário está cheio de deslikes e não disse absolutamente nada de errado, por exemplo
Reginaldo,
Qual parte exatamente do texto desse professor de geografia você acha que merece ser refutada com argumentos intelectualmente válidos?
Se ele adota um discurso raso e apequenado, completamente enviesado e ideológico, você quer que a refutação seja a nível acadêmico ou lógico ou epistemológico?
Eu não acho o Olavo de Carvalho grande coisa, mas ele não ganha um real do erário.
Mas o lado de vocês é igualmente fraco..
Marilena Chauí é horrorosa… e é sustentada com dinheiro dos nossos impostos…
Mangabeira Unger é outro inútil e também foi sustentado com dinheiro dos nossos impostos.
Fora outros “ícones” da estupidez como Marco Aurélio Garcia, Samuel Guimarães e Celso Amorim que anos foram sustentados com o nosso dinheiro e a política externa brasileira foi um desastre.
Se formos caçar quantos “intelequituais da isquerda” que não serviram de nada mas mamaram muito dinheiro nos 16 anos mais sombrios da história do Brasil, até vocês vão entender que foram enganados.
Rodrigo Martins Ferreira…
Marilena Chauí é uma acadêmica que possui uma obra para ser criticada. Todavia, você não possui capacidade para tecer critica alguma que seja, pois nada sabe de filosofia.
O “inútil” Mangabeira Unger também possui láureas acadêmicas, produziu uma obra que pode ser criticada, mas pelas mesmas razões acima você não pode realizar tais críticas, por insuficiência de conhecimento para tanto.
A realização do trabalho dos “ícones da estupidez”, Marco Aurélio Garcia, Samuel Guimarães e Celso Amorim está gravada na nomeação de brasileiros para postos de direção executiva em órgãos internacionais, caso de José Graziano da Silva, Diretor Geral da FAO e de Roberto Carvalho de Azevêdo, Diretor Geral da OMC…
Para você, pessoa de opiniões primárias sobre tudo e qualquer coisa, o bom é trocar uma posição favorecida na OMC (tratamento especial) em troca da entrada na OCDE, que nada acarreta…
Francisco Fernandes Ladeira, mestre em Geografia pela UFSJ, não sabe sobre o que escreve, mas Rodrigo Martins Ferreira sabe tudo.
Faz-se bem não discutir com piratas, principalmente se for da baixada…
Não é mesmo?
ahahahaha E todos estes gênios deixaram o Brasil na m… que está…
Parabéns! Estes são os gênios da esquerda…
Vocês acabou de assumir o quão incompetentes vocês são.
Rodrigo,
Mas os “intelectuais” da esquerda com seus mestrados à distância conseguiram seu intento, que é deixar um país na merda, tanto moralmente quanto economicamente quanto culturalmente, ao ponto de cagar na rua ser considerado arte e cantar o Hino Nacional ser vergonhoso. Nisso foram magistrais.
Só não conseguiram completar o ato final por conta de um astrólogo que há 20 anos pôs a boca no trombone e que todo mundo chamava de louco porque não frequentou as instituições dominadas pela esquerda.
Claro, precisou da presidentA Dilma meter os pés pelas mãos antes deles conseguirem erguer suas salvaguardas para se manterem no poder por mais uns 30 anos.
Onde assino!!! Resumiu tudo!!
Mas agora Bolsonaro descobriu e chamou um Gênio para a pasta do Exterior , Eduardo Araújo. Este deverá ser o maior Imbecil que jamais tivemos no ministério do exterior , eu pensava que Aloisio Ferreira era péssimo .Coitados dos Rio Branco ( pai e filho ) , Alexandre de Gusmão , Osvaldo Aranha e muitos outros !
Cesar Antonio Ferreira
Quanta maldade!
Nesse comentario o seu golpe foi fulminante.
Depois dessa humilhacao publica o pobre bolsominion Rodrigo vai deitar na cama e chorar durante um mês inteiro.
MG,
Por sempre estar puxando o saco de alguém toma um belo de um dislike.
Chorando de rir do quão patéticos vocês são.
Vocês levam nações a miséria, ao caos total e ainda tem a cara de pau de acharem que fazem o bem por onde passam.
Criem vergonha na cara.
Meu caro MG, sinto muito mas você está pegando o bonde errado e corre o risco de, ao contrário do Rodrigo, ficar um mês inteiro na cama chorando. E olha que março tem 31 dias.
Cesar,
Você aqui não tá conversando com crianças não. Todo mundo aqui tem curso superior, muitos com pós graduação em suas respectivas áreas (lato ou stricto sensu) de atuação e todos sabemos muito bem como funciona a tal “academia”, onde na grande maioria das vezes só avançam os queridinhos (e queridinhas) dos “nobres” professores.
E sabemos melhor ainda o nível dos trabalhos acadêmicos em voga nas universidades brasileiras, principalmente na área de humanas. A maioria das dissertações de mestrado são um lixo. E algumas “obras” não valem o que o gato enterra.
E se a tal Chaui tinha alguma credibilidade e reconhecimento ele se foi o dia que ela resolveu defender e ser porta voz de uma organização criminosa especialista em roubar o erário.
Não vem dar carteirada aqui não que não cola. Não está falando com crianças e muito menos com crianças submetidas à doutrinação marxista.
O nível da Academia de modo geral do Brasil só é superado pelo nível dos índices escolares que 40 anos de paulofreirismo fez ao ensino brasileiro. Não podia ser diferente já que a cria repete os erros do criador.
A academia forma mal o professor e este não tem como formar bons estudantes. É um caso clássico de ciclo vicioso, da cobra se comendo pelo rabo.
Não à toa o guru da direita é um autodidata. Tivesse sido “formado” pela academia brasileira contaminada pela marxismo cultural e seria mais um filósofo/sociólogo boçal progressista dando carteirada por ter um título de doutor meia boca, uma “obra” formada por meia dúzia de livros de bolso que ninguém nunca leu, geralmente versando sobre o sexo dos anjos (não raro sobre o ânus dos anjos) e ter aparecido duas vezes na Fátima Bernardes falando abobrinhas politicamente corretas.
O nome do Celso Amorim ficou bem gravado mesmo, no pior governo da história recente do país… e diga-se de passagem no mais corrupto e que teve a pior política externa… melhor impossível né?
desculpe , como acima coloquei , Criticar.
Vamos aos fatos meu caro César:
Marilena Chauí, a despeito de ser uma acadêmica, é mais conhecida por ter urrado que odiava a classe média a despeito dos seus proventos de aposentadoria na USP a colocarem nesse segmento da sociedade;
Mangabeira Unger junto com Monsieur “Jôban” teve a ideia “jenial” de colocar no mercado de defesa brasileiro as mesmas empreiteiras que já assaltavam a Petrobrás. Taí o resultado….
Celso Amorim, Samuel Pinheiro Guimarães e Marco Aurélio Garcia protagonizaram a pior diplomacia da história brasileira, cuja cereja do bolo foi aquele acordo nuclear farsesco que teve a proeza de ser rejeitado por todos os membros permanentes do CS da ONU.
O Mestrado de Francisco Ladeira não o impediu de escrever uma pérola da retórica vazia.
Moral da história: Títulos não substituem outros valores que não são ensinados na academia.
Já leu algum livro de Olavo de Carvalho? Já assistiu pelos menos 5 aulas do seu curso de filosofia? OU seu curso de História da Filosofia? No que eu não acredito é em pessoas que não leram nada do autor e o condenam por vídeozinhos do youtube.
Caro Rui. Sugiro os livros do Evans sobre o nazismo. Também é possível ler a tese de doutorado do Marcos Guterman sobre a moral nazista. Caso contrário, você dá razão ao autor em sua crítica.
ah tá.
Pq eu não li 2 livros comunas eu não entendo nada?
E os trocentos outros livros que eu li a respeito? Só presta o seu lado?
Eu já acreditei que nazismo era de direita, foi justamente lendo que eu entendi que ele é de esquerda.
Vc está dando razão ao que eu falo, só o seu lado é “intelectual sabedor da verdade”.
Se encherga.
O sonho da esquerda é criar o Ministério da Verdade, assim como Putin fez agora na Rússia.
Vão pra lá morar.
Rui, o fantasma do Paulo Guedes logo logo vai chegar para este cara também…
Será que ele vai mandar o Paulo Guedes ler um livro tb ?
O Paulo Guedes vai responder mandando ele arrumar um emprego.
Caro Rodrigo. Se o Min. Guedes ainda não leu os livros do Evans sobre nazismo, acho que seria uma excelente sugestão de leitura. Um colega aqui do blog me sugeriu, com razão, estes livros em uma outra discussão sobre nazismo, pelo que sou bastante grato. Como mencionei acima, sugerir um bom livro é um gesto de apreço.
Quem trabalha o dia todo, o que não parece ser o seu caso, não tem tanto tempo livre assim para ler tantas coisas diversas.
Caro Rodrigo. Talvez o segredo seja não ter tempo livre e ter algum bom senso para escolher o que ler primeiro. Acredito que outros colegas aqui do blog também consigam ler mais do que 55 páginas por dia, considerando as várias sugestões de leitura que já recebi aqui. Mas infelizmente, a lista de livros interessantes cresce mais rápido do que consigo ler. Seria ótimo conseguir mais tempo.
Caro Rui. Para muitas pessoas, sugerir um livro ou até emprestar é um um gesto de apreço. Para outros não. Como disse nosso colega Jacinto “a “trilogia do terceiro reich” é, provavelmente, o que há de melhor em estudo sobre o Nazismo”. Talvez entre os vários livros que você já leu, teria algum que você recomendasse.
Camargoer,
O autor do tópico acima, varia melhor indo catar conchinhas numa praia infinita. Sério, parece conversinha de fofoqueira… Tentando desqualificar o próximo.
–
Soa como mais uma voz opressora, que se incomoda com pessoas (que antes não tinham onde se expressar) que estão exercendo seu direito a um posicionamento político-científico-filosófico-religioso dentro da sociedade moderna.
Se as opiniões são fortemente polarizadas ora isto faz parte do aperfeiçoamento gradativo intelectual de cada um. Seria correto, ou mais simpático, ele reclassificar esses tais “analfabetos geopolíticos” como APRENDIZES da fasta complexidade geopolítica.
–
O autor deveria era fazer uma crítica, PRODUTIVA, sobre as lideranças manipuladoras que ele timidamente cita. Mas mais fácil é falar mal do povo.
Olá Farroupilha. O debate de ideias é essencial. O autor também exerceria o seu direito de expressão ao colocar suas críticas, deixando clara a sua posição ideológica. Também é legítimo que os leitores concordem ou discordem de partes ou de todo o texto. O fato de defender ou contestar veementemente uma ideia não pode ser confundido com a ofensa pessoal. O debate deve estar restrito ás ideias, mas é inaceitável ofender a pessoa pelas ideias que ela defende. Um debate, mesmo sem qualquer brilhantismo, pode ser feito ser feito de modo educado e até com bom humor. Ofensas e agressões nunca serão argumentos.
Exato Camargoer, eu posso concordar ou discordar de um ponto de vista, mas devo sempre argumentar de forma racional e educada. O que vem acontecendo aqui na Trilogia é justamente o contrário, o simples fato de discorda da posição levantada é o suficiente para taxar o interlocutor de vagabundo, de vermelho, de azul, de isso ou de aquilo, sem ó que deveria ser o default, argumentar, colocar opiniões e gerar o debate saudável. Mas alguns aqui acham que são os senhores da verdade, e quando achamos que somos os detentores da verdade, George Orwell bate na nossa porta.
Caro Marcio. G.O. entrou, sem ser convidado, em nossas casas, pela porta entreaberta, enquanto estávamos distraídos.
A “trilogia do terceiro reich” é, provavelmente, o que há de melhor em estudo sobre o Nazismo.
O que mais me impressionou foi descobrir (no segundo livro) que o Estado Nazista era o maior estado de bem estar social da Europa antes da guerra. De uma população de 68 milhões de pessoas, 17 milhões (25%) recebia algum tipo de benefício social do estado nazista.
Errado. Sugiro ler os livros dos Nazistas sobre Nazismo. A doutrina nazista é muito bem definida por seu próprio ideólogo Alfred Rosenberg. Qualquer outra obra é apenas secundária.
É triste dizer, mas é a realidade do Brasil hoje, nosso país esta “superpovoado” de analfabetos geopolitico, a maioria das pessoas da sua opinião não baseado em pesquisas ou dados disponíveis, mas sim doutrinado por uma ideologia ou no que ele defende, as pessoas ficam com preguiça em ir atrás da informação “vasculhar” varias fontes etc, para dar uma opinião baseado em fatos, e muitas das vezes são arrogantes quando confrontado com a verdade…
Não e atoa que em uma pesquisa de um instituto britânico (2018) apontou o Brasil como o 3° pais mais ignorante do mundo, em 2017 foi escolhido como o segundo como ” o povo com menas noção da sua realidade “…
Se quem fez essa pesquisa realmente a intitulou como “povo com MENAS noção da sua realidade”, podemos afirmar que é o pretenso pesquisador quem tem “MENAS” noção de todos…
Analfabetos geopolitico são professores de universidade que vão na globo news, com sua linguagem corporal; dizendo que estão mentido.
O autor desse texto é sério candidato a Ministro das Relações Exteriores do governo (?) do autoproclamado presidente José de Abreu.
com certeza, ele vai ajudar a acabar com genocídio palestino kkkkkkkkkkkk
Aí, o sujeito vai na internet, acessa o Google, a Wiki e assiste Olavo no Youtube e lacra: Tô alfabetizado!
Ou vai ver blogs como o Brasil247, para reunião de sindicato pelego ou encontros de ¨acadêmicos¨ do PSOL como vc faz e … sai de lá mais burro do que quando entrou.
Ou faz como vc: Ir para reuniões de sindicatos pelegos, ver sites como Brasil247 e veja o que deu.
Sim, muito alfabetizado você é com a mentiras que posta aqui.
Lê coisas na internet e sai divulgado sem entender ou se preocupar se são verdades.
Pior que até o Plano Barril eles abandonaram
Bom dia! Sou graduado e pós em História pela UEL, li os autores citados, tenho varias fontes de informação, vivendo na Europa há muitos anos e discordo da inteira linha de raciocínio desse artigo.
O autor se supõe pertencente a uma casta de iluminados mas o seu não passa de preconceito pseudo-intelectual.
“Lacrar” é um termo que não lhe pertence.
Qual seriam os nobres propósitos do Fórum de São Paulo?
o fórum de são paulo nasceu com o intuito de plantar batatas, o fato de seus principais integrantes serem socialistas é um mero detalhe sem relevância, e o fato de eles tentarem integrar os países usando o Mercosul, Unasul, e criando mecanismo de transferência de dinheiro do Brasil para obras fraudados que beneficiam certos políticos e pessoas, e essas pessoas tentam sequestrar as instituições desses países, e adotam várias medidas de viés socialista é só um detalhe, mas Zampol te digo logo que qualquer coisa que vc diga é fascismo. não existe bolivarianismo
Para um graduado em história e leitor de tantas obras importantes me assusta o fato de confundir Fórum com Foro kkkkk
Sem contar que vem com essa mesma baboseira de minion de Foro de São Paulo.
Fala sério!
É a mesma coisa Reginaldo.
Também sou graduado em História e vejo no autor o típico autoritarismo da esquerda. Hobsbawm? Tenho por ele enorme desprezo pela visão canhestra.
O “mestre” não se furta em ofender quem comete o hediondo crime de pensar diferente ! Como muitos na desprezível “academia”.
Lembrou-me um certo “professor” que indaguei a época da conclusão do curso. Pedi que fosse o meu orientador.
Escreveria a respeito à tropas estrangeiras na Revolução de 1924.
Me respondeu que não poderia. Pois era um homem da esquerda e meu tema era de direita.
Escrevi a respeito das tropas húngaras ( comunistas) e italianas ( anarquistas) entre outras. Bela direita a minha !
De boa, concordo sobre o analfabetismo geopolítico dos ativistas de redes sociais.
Mas o autor é claramente do paradigma marxista em RI (o que a princípio tem nada de errado), mas o analfabetismo geopolítico ocorre em todas as correntes ideológicas, inclusive dos pseudo-socialistas que nunca leram O Capital na vida. Atacar somente “aquele lado” perde a credibilidade e deixa o texto pobre, quando tinha grande potencial e essa questão precisa mesmo ser debatida em um nível maior.
Bem, eu sou mais pro realismo… Concordo que a discussão está superficial ao extremo, mas o cara está praticamente está dizendo que: se não pensa o mesmo que ele, é analafabeto… Menos, muito menos, por favor. Eu não sou do paradigma dele e nem me considero um analfabeto. Já li um pouquinho.
Fantástico. É isso mesmo. Queria ter lido sua resposta antes de ter escrito a minha hehehehe
Exatamente a minha opinião, obrigado por escreve-la por mim!
Concordo. Excelente comentário.
Alguns pontos:
1. Texto longo que só subsiste para destratar “o outro lado”;
2. O autor parece ter feito o texto no espelho, onde direita e esquerda apenas se invertem; e
3. O relativismo do autor só serve quando é para corroborar o que pensa. E ele não questiona também, nesse viés, qual é o limite para tal relativismo. Inferno e céu são iguais? Quem não tem lado anda para onde? Enfim, verborragia ideológica. Há textos por aí que disfarçam melhor, com mais cara de “isentões”. Este aí entrega na largada…
Assino embaixo do que escrevestes meu caro!!!
Eu acompanho o voto do relator !
Começei a leer e tive que parar para ir vomitar.
Foram + ou – dois parágrafos e o “mais do mesmo(mimimi esquerdopático quase disfarçado)” me causou desinteresse em continuar perdendo tempo com textão mimizento e nada isento .
Achei interessante a análise do Autor – só existe analfabeto geopolítico de direita. Todos os males apontados por ele na sua análise estão focados no analfabetismo ocidental – como se o analfabetismo geopolítico de esquerda não existisse – onde tudo que Rússia e China fazem é uma resposta a imposição da sociedade judaico-cristã-ocidental, afinal estes Estados são democráticos e voltados para a melhoria de todos os povos. Afinal de contas eles não lidam com terrorismo, nunca se imiscuiram em países em sua área de influência e jamais financiaram estados alinhados com seus interesses e opressores de seus povos.
Adoraria ter visto o Autor, ter feito um mínimo esforço para definir que o analfabeto geopolítico é aquele que preza uma ideologia cega e é incapaz de fazer uma análise racional dos fatos, esteja ele em qualquer dos extremos políticos. Não há heróis e nem vilões na paisagem mundial e sim atores com seus próprios interesses.
Mais uma vez, perdeu-se a oportunidade de uma análise equilibrada – que eu ingenuamente achei que era a proposta do título.
SDS
E o que dizer do analfabeto geopolítico que lê Sput(pe)nik?
Esses, pelo menos, sabem ler.
Agora, experimente conversar com um defensor da Escola Sem Partido.
Ou agora, dessa nova Secretária do MEC. A Escola de Deus.
Para quem chama a trilogia de “trolologia”, você passeia e comenta bastante por aqui!
Você está certo em criticar as pessoas as pessoas que não pensam por si só, mas você citou apenas um lado desse grupo.
Ele não pensa por si só, ele é apenas um NPC da esquerda.
Na verdade o texto serve para os “dois lados” se é que só existe apenas dois lados não é? 😉
De quem é este texto? Fonte: Observatório da Imprensa. Justamente é esta mídia-extrema é quem sofre deste grande mal: analfabetismo geopolítico. É para acabar!
Só a fonte já lhe dá uma pista para onde o texto vai se enveredar, lembro que o Observatório da imprensa antes do petismo era um lugar bom para ler sobre a própria imprensa.
Tudo está na mão do tio Putin simples assim!
Poxa, faltou uma charge do Latuff pra fechar com chave de ouro esse texto cheio de pensamentos pré-estabelecidos de alguém que acredita ser dono da verdade, um cara que tá tão preso dentro de uma bolha acadêmica que perdeu a coerência na forma de analisar as pessoas e a geopolítica propriamente dita.
Obs. Neocon que se informa a partir de youtuberes não perde seu tempo com a grande mídia tradicional, ele praticamente c**a para o Jornal Nacional e nutre um ódio profundo pela Folha de São Paulo e Estadão.
Ironizou a antipatia que o brasileiro tem pelas organizações de direitos humanos que atuam no país, já sei que é mongol…
Joga fora no lixo…
Resumo da obra. Como em qualquer discussão com um esquerdista, ele parte do pressuposto que todos os que não acreditam em sua utopia são ignorantes, ao mesmo tempo que ao, supostamente, ler alguns livros recomendados por alguém também do seu universo paralelo, já se considera dono da verdade universal. O proplema para esse é que outros seres humanos tem cérebro o suficiente para não se deixar enganar tão facilmente. Sendo assim, um esquerdista critica a relação de qualquer país com os EUA, mas aceita de bom coração o que Rússia faz na Ucrânia, na Síria, na Polônia e o que a China faz com o mundo todo, desde que atenda à agenda do partido.
No mundo esquerdista ,ao que se percebe, a melhor visão é a do seu umbigo e o resto que se f#d@.
Eu sou uma pessoa que gosto de me informar com teorias dos dois lados: Esquerda e Direita. Na minha biblioteca particular eu tenho livros dos supracitados Chomsky, Bauman e Hobsbawm e também de conservadores como Scrutton, Burke e Rand. De filósofos pós-modernos como Sartre e Cioran e apologéticos como Agostinho de Hipona. Na minha visão particular de mundo, eu preciso de subsídios para criticar ambos os lados e fazer a minha autocrítica pessoal. O que não dá é ver gente “formada” em Nando Moura ou “pós-graduada” em Brasil247 solapando conhecimentos consolidados (até mesmo científicos) internet à fora. Vivemos em uma época com abundância de informação, mas as pessoas não conseguem organizar conhecimento e senso crítico com elas.
Exatamente, é preciso parar com essa paranoia de que o mundo só se resume em bem(eu) e mal(o resto).
Não há mocinhos e nem vilões, todos são os dois lados da mesma moeda e são aquilo oque é conveniente a ocasião.
Olá Pedro. O autor do texto sugere alguns autores (Chomsky, Santos, Hobsbaw) que, independente da opção ideológica de quem seja o leitor, são obrigatórios. Poderíamos citar outros (como Zizec, Eco, Tocqueville, Hayek, Faoro, Scrutom, Vargas, Keynes, Marx, Ricardo, Mill, Smith, Churchill… a lista é vasta) que também devem ser lidos. O autor ser de esquerda (alguns intelectuais de direita defendem a mesma tese) não muda o fato dele ter razão em sua crítica. Muita gente tem usado fontes e autores que não deveriam ser mencionados em qualquer discussão civilizada. Um bom exemplo de ignorância intelectual é quando a discussão foca na desqualificação das pessoas com uma violência verbal constrangedora. Essa pretensa ignorância é igualmente desprezível à pretensa erudição de outros.
Sócrates ficaria desesperado com os sofismas usados por ambos os lados para desqualificar o outro por suas orientações políticas. Como dizem os mais velhos, o mundo não é preto e branco como as pessoas pensam, é em matizes de cinza.
Caro Pedro. A democracia é um valor em si. Ela é organizada na divisão de poderes e no estado de direito. Nela, o compromisso é conseguido a a partir do debate. A democracia mais que tolera ou permite o debate de ideias, ela se realiza por meio do debate de ideias. Mas fundamentalmente, a democracia é a garantia dos direitos humanos, o que inclui o direito de opinião e expressão de ideias, excluindo qualquer ataque físico ou moral. A democracia é, além do voto da maioria, a proteção à minoria. A democracia não existe para que as leis sejam obedecidas ou para que a economia seja eficiente. Para isto, existem outros regimes. A democracia é para garantir a liberdade e o bem estar do indivíduo. Portanto, não é possível ser um democrata por conveniência.
Perfeito, Sr. Pedro Bó. Exatamente. Como falei mais em baixo, é o analfabetismo crítico levando a essa polarização improdutiva.
Perfeito.
O Analfabeto Geopolítico é quem lê esse texto acredita 100% nele, que tem vários pontos que não se baseiam em realidade dos fatos, que simplesmente ataca um grupo e defende o outro, que não dá nem para dizer que o autor fez um texto tentando ser isento.
vou deixar o link do face do professor e vejam o que tipo de pessoa ele é
https://w ww.face book.com/franc isco.fernand esladeira
tirem os espaços
O autor senta em cima de sua pretensa erudição para tentar vender a suposta verdade e profundidade de um texto sabidamente raso e vazio tendo em vista o uso frequente de adjetivos e a repetição exagerada de um deles para desqualificar àqueles cujo discurso não concorda. Na verdade o texto consegue ser uma sucessão incrível de lugares comuns e frases prontas que são destiladas há gerações pela esquerda para a produção de uma retórica inflamada e desconectada da realidade. Por fim o autor revela um forte viés autoritário quando considera que o seu referencial teórico (Hobsbaw, Chomsky e Marx) simplesmente não pode ser contraditado ou contestado.
Pô cara! Dá um tempo.
Tem de ter muito estofo para criticar e usar uma expressão com ‘pretensa erudição’.
O sujeito é, comprovadamente, um mestre e vc vai ter de remar muito para chegar nele.
Baixa a bolinha, falou?
Toda a pretensa erudição e o título não impediram o autor de escrever um texto raso, preconceituoso e panfletário.
Sinto muito, esses são os fatos…..
Artigo claramente pendente a esquerda, já que SEQUER faz menção a estupidez coletiva das massas de esquerda.
Longe de mim censurar o Forte, mas este texto não passa de mais uma prova do quão árida está a Academia Brasileira. O autor classifica como “analfabetos geopolíticos” quem faz uma análise rasa de fatos históricos, se limita a autores de apenas um viés ideológico e usa de clichês para embasar suas crenças, PORÉM fazendo uma análise rasa de fatos históricos, limitando-se a visão de autores com um claro viés ideológico e embasando suas crenças em clichês! De novo, nada de censura, deixem os caras escreverem publicamente, pois só assim podemos mostrar o quão contraditórios eles são e obtemos ferramentas para desqualificá-los. Quem sabe, se formos bem sucedidos a Academia Brasileira possa, de fato, produzir para o Brasil e, ainda que não tão importante, obter algum reconhecimento.
E a previdencia… vao repartir igual ou vai ter aumento so pra quem fez cursinho do olavo de carvalho.
Ele falou muitas verdades. O grande problema do texto é que ele toma um lado bem definido e com isso implica que o analfabeto geopolítico é um cara que se diz de direita, quando na verdade, os analfabetos geopolíticos se dizem tanto de direita quanto esquerda, e que são a grande massa de manobra de qualquer grupo que se diga ser X ou Y. Durante 16 anos escutamos exatamente a mesma ladainha fanboyzada do pessoal da esquerda, da qual esse professor obviamente faz parte. De fato se consegue escrever o MESMO texto, trocando apenas expressões/jargões usados pela esquerda, e o texto teria o mesmo sentido e seria tão incorreto quanto. Se ele fosse imparcial, o texto seria ótimo. Como não é, o texto é uma droga.
Em suma, o analfabeto geopolítico, pelo menos no caso explicitado no texto, constitui mais ou menos aí uns 99% da população Brasileira em todas as camadas sociais.
Sim… E fica uma coisa completamente esquizofrênica. Faz uma crítica ao maniqueísmo geopolítico (correto!), sendo ele mesmo se manifestando de forma extremamente maniqueísta.
Parece até o outro lado… critica os ideologismos de Estado (correto!), sendo ele mesmo mega-ideológico…
E justamente esse analfabetismo crítico leva a sociedade a estes extremos, mesmo que sob mesma bandeira, pátria, território, povo… enfim, o que deveria ser a mesma Nação.
Graças a Deus, vejo que nossos Generais definitivamente não são analfabetos geopolíticos.
Acompanho a Trilogia há pelo menos 12 anos!
Leigo e civil, mas sempre gostei dos assuntos militares em geral.
O que mais me agrada, e me fez permanecer fiel por mais de dez anos, com visitas diárias ao site, são as matérias “isentas”. Nem direita, nem esquerda..os fatos sobre Defesa.
Agora, ver um texto grotesco como esse, onde entrelinhas a Esquerda é a luz da humanidade…ter espaço na Trilogia…é de doer.
Será que vou ter de parar de seguir a Trilogia???
*Phacsantos é formado em Geografia pela UNESP e atualmente deve ser considerado Analfabeto Geopolítico, segundo o artigo acima.
O Galante parece estar se esforçando bastante em destruir a imagem e o potencial da trilogia, ao postar essas titicas pseudo-acadêmicas. Será que se tornou o único editor da trilogia? Precisa melhorar o nível das matérias reproduzidas aqui…
estou pensando em parar de ver, não tá mais valendo a pena, tem muita informação que leio em site gringo e não postam aqui, ou postam muito atrasado.
Alguém informe ao autor do texto que os próprios indivíduos que defendem as causas marxistas não leem as obras dos autores acima citados.
A prova foi a eleição de um presidente baseado em notícias fakes do whatsapp, que na campanha mostrou que não tinha nenhum projeto de governo, apenas falácias sobre Kit gay e Mamadeira de PIPOCA.
Não é verdade. O que elegeu o presidente( que sim tinha e tem muitas propostas) foi a total corrupção e incompetências dos governos anteriores.
JPC3
Esse questionamento q eu faco pra vc eu ja fiz no site da presidencia: onde estao os projetos de governo para educacao, seguranca e saude? Qual o plano do governo para alavancar a economia? Qnto o governo Bolsanaro vai investir em Pesquisa e Desenvolvimento? O Governo Bolsonaro vai cortar de forma retroativa a pensao de politicos que se “aposentaram” depois de 08 anos de mandato? E as gratificacoes absurdas do Poder Judiciario, Bolsonaro vai cortar elas? E as malfadadas ajuda moradia, ajuda de gabinetes, Bolsonaro tbm vai cortar?
JPC3… em suma… se vc puder me responder… pq ate agora eu nao recebi nenhuma linha do Planalto.
A oposição está aí para apresentar alternativas a todos estes projetos, mas prefere ficar de birrinha, chorando e gritando..
Senão tem alternativa fiquem quietos.
A única coisa que vocês sabem fazer é gritar #MulaLivre e idolatrar o Maduro.
Kit gay nunca foi fake e foi cancelado pela Dilma para não prejudicar sua reeleição , pesquise! A mamadeira era uma piada, como vários memes, alguns tolos levaram a serio, no Brasil interior acreditam até em Saci. Fakenews fez a esquerda com Bolsonaro. A propaganda distorcida na TV deu vontade de vomitar. Tô esperando os campos de concentração do nosso “Hitler” e o golpe kkkk acho que não vai vir. Em 2022 a grande mídia, a tv, a esquerda nojenta e histérica tomarão outra solapada nas fuças.
“PauloR
A prova foi a eleição de um presidente baseado em notícias fakes do whatsapp, que na campanha mostrou que não tinha nenhum projeto de governo, apenas falácias sobre Kit gay e Mamadeira de PIPOCA.”
Propaganda eleitoral no braziu é igual a comédia Stand-up…Quem te fizer rir mais ganha teu voto… 😀
Gozado que eu não recebi nenhuma destas propagandas de fake news..
O que aconteceu comigo foi o inverso.
Me puxarem sem minha autorização para diversos grupos de Facebook do Poste do Presidiário e do Coroné Ciro…
Todo dia cedo eu tinha que sair dos grupos..
Resolvi de uma maneira simples..
Coloquei uma foto do atual presidente na capa do meu perfil e isto acabou.
Que porcaria de artigo. Uma pena, pois esse blog já foi bom.
Texto raso… Digno de Centro Acadêmico de Ciencias Sociais… Segue o jogo… SDS
Não é apenas o analfabeto geopolítico que têm “suas próprias verdades”, mas também , e muito mais gravemente, um doutrinador esquerdista destilando raiva, rancor e parcialidade.
Não vou dizer que o autor se enquadra no termo título de seu texto porque na verdade, em se tratando de geopolítica existem inúmeras “verdades” e o doutrinador em questão está a impor a dele, de acordo com sua construção intelectual que é baseada num viés político e ideológico que dominou este país por muito tempo e fracassou retumbantemente, e é incapaz de aceitar que numa democracia o “outro lado” também têm o direito de ter sua vez, com todas as suas características, pois a dualidade existe em todos os aspectos de nossas vidas e nunca haverá nada que agrade a todos, portanto todos devem ter sua chance.
É um doutrinador, um impositor, um déspota extravasando condicionamento ideológico e como tal apontando “o que é certo e o que é errado”.
É impressionante como a esquerda fracassada em seus projetos de governo e agora destronada, demostra furiosamente todos os infames atributos com os quais acusa o outro lado, destacando-se uma raivosa intolerância histérica.
Pesquisei outros textos deste autor e sugiro aos curiosos que nem percam tempo com eles porque são todos idênticos a este, com a mesma linha de raciocínio, o mesmo viés, a mesma raiva histérica, independente do assunto pauta.
Os analfabetos geopolíticos são aqueles que levam a sério um presidente brasileiro que bate continência para a bandeira americana!
Igual aqueles que veneram um que fingia falar grosso com os EUA e falava fino com a Bolívia e hoje cumpre pena por crimes contra a administração pública
Engraçado que os periodos em que o Brasil mais se desenvolveu foi quando esteve alinhado com os americanos. Getúlio Vargas/Roosevelt e 1964-1979.
A história real não mente.
“quem não te conhece que te compre”
há anos a linha editorial do site propaga as preferências políticas dos donos do blog, o que nada há de errado, diga-se, falta porém a clareza na tomada de posição junto aos leitores desatentos ou novatos; porém, quando questionados, confrontados é block certo apesar de em nada os comentários desrespeitarem as regras nominalmente declaradas para moderação …
triste …
Acho hilário neste país o pessoal ainda defendendo ideias ultrapassadas do século XVIII estilo Liberalismo, Comunismo e Anarquismo...o brasileiro tem que ser estudado mesmo pela nasa…é 14:20 aqui agora…acho que vou assistir um pouco de Chaves… 😀
Caro amigo, me permita discordar.
Essas idéias serão estudadas sempre, em qualquer lugar, caso contrário você mata todo o pensamento ocidental.
Sou neófito no assunto, mas estava estudando a doutrina básica da FAB e lá eles fazem um breve histórico da doutrina do poder aeroespacial. Desde o italiano Douhet nos anos 10-20, passando pelo inglês Trenchard do final dos anos 20, o americano Mitchell nos anos 30… Até os americanos Boyd e Warden que formularam os conceitos mais atuais.
Quero dizer com isso que, se o militar ficar preso lá nos conceitos de Douhet e Trenchard, vai tomar muita bomba na cara. Mas esses pensadores serão estudados para sempre nas escolas aeronáuticas militares, seja nos EUA, na Russia, na China ou no Brasil. Serão sempre revisitados.
O mesmo vale para Ciências Sociais. Adam Smith, Von Mises, Marx, Weber, Maquiavel, Rousseau ou o que for… Serão sempre estudados. Mas sem dúvidas eles têm de ser revisitados e reciclados aos tempos atuais. Não dá para ficar preso aos seus tempos e modelos originais, pois então “vai tomar muita bomba na cara”.
O que eu posso concordar contigo é que… eu vejo um problema grave na maioria dos socialistas brasileiros porque eles ainda vivem um mundo dos anos 50-60, de guerra fria bipolarizada e como se as estruturas econômico-sociais ainda fossem daquela realidade… Poxa… O mundo já mudou um poucão desde então, não é verdade?
Para não dizer que ataquei apenas um lado, os neo-liberalistas também estão bem mofados. Podem evoluir um pouco mais, observando a experiência mais recentes.
Uma das melhores matérias que li aqui. Parabéns. Faz pensar…
Lucas Silva…. pensar pra que… o “professor” já pensou por você é lhe deu todas as respostas… Repita o que ele lhe passou no texto na prova “dele” que você vai tirar um 10! … resultado + mais um doutrinado!
Ano passado eu estava fazendo um curso e do nada, sem nenhuma relação com o curso o professor mandou a seguinte frase…
A reforma trabalhista tirou direitos do trabalhador…
E eu mandei lá do fundo…
Me fala um…
Em área de tecnologia vir bom baboseira de curso de humanas, nunca termina bem para o lacrador.
Depois ainda tem gente que diz que não existe doutrinação em sala de aula.
Texto de professor de “UF” usando o termo “estadunidense”……. acho que o site foi hackeado por alguém da sputnik! Kkkkkkkk!
E que no FB dele tem na capa uma foto do narcoditador Maduro ao lado do Stédile e da Marcia Tiburi (aquela que está “exilada” na terra dos “estadunidenses”) com uma bandeira onde se lê que o ilustre presidiário em CWB seria “preso político”
Jesus! Pra que colocar o texto de uma figura decrépita dessas aqui no site?!
Depois de ler a citação a Chico Buarque, parei para vomitar. Mas fui teimoso e retomei o texto.
Aí cheguei em ” genocídio palestino ” e não teve jeito. Pedi pra c.a.g.a.r e saí…
Millôr Fernandes, quando perguntado do porque da briga com o Chico Buarque..
“Eu desconfio de todo idealista que lucra com o seu ideal”
Este é o Chico Buarque de verdade. Esta frase se aplica a outros “monstros sagrados” da MPB e a atual turma da lacração artística, que hoje chora porque o Bolsonaro cortou a teta.
O opressor são esses próprios com.unistas que ocupam boa parte das universidades de história e geografia, quer que bata palmas para eles por defenderem ditaduras so.cialistas e tentarem tirar nossa liberdade?
Na boa, mude-se de posição no espectro ideológico, e o autor desse texto rebuscado e indigente pode, sem a menor sombra de dúvida, ser classificado como ‘analfabeto geopolítico’. Ele apenas classifica assim os que considera ‘de direita’, ou mais conservadores, se esquecendo de, ele também, ser, só que de esquerda e sem fazer nenhuma tentativa de esconder.
Não passa de um esquerdopata arrogante.
Ah, sim, antes que eu me esqueça: já que ele citou o Chomsky, não deve saber que o escritor denunciou o fracasso retumbante do socialismo, bem antes do capitalismo. Só pra ‘lacrar’, como o autor desse artigo de m.e.r.d.a. gosta de colocar.
“Ele não recorre a obras de autores como Eric Hobsbawm, Noam Chomsky, Milton Santos ou Domenico Losurdo”
Parei de ler, o autor é um idiota.
O texto é a prova cabal da decadência dos intelectuais da esquerda brasileira, sem mais.
Simone o que? A comunista feminista que defendia e praticava sexo com mulheres menores de idade??
Sério Forte? As matérias tendenciosas só crescem aqui. Se for pra virar o portal 247 me avisem que não entro mais aqui.
Em vez de noticiar em por exemplo que o Brasil vai ganhar o status de aliado prioritário dos EUA e quais os reflexos disso, vem com esta porcaria de texto.
Alexandre Galante é tipico de pessoa que se baseia em duas coisa sofisma e achismo, matéria só prova que os analfabeto geopolítico são os membros do site; que precisa correr para Obervatório da Imprensa que apoio PT nos 13 anos.
Denys… o senhor tem certeza que o Sr. Alexandre Galante postou este artigo aqui porque apoia o pensamento deste professor?
DENYS
Dps de ler o seu “comentario” sobre o Galante eu tive que concordar com o texto por mais errado que o autor tenha sido ao julgar apenas um dos lados da questao. Mas vc DENYS realmente fez jus ao termo “analfabeto geopolitico” e com certeza merece esse titulo.
Noam Chomsky? Sério?
Estão revoltados porque Olavo de Carvalho disse umas verdades: nossos generais são uns cagões que deixaram a esquerda caluniar e difamar as Forças Armadas durante décadas e aparelhar tudo , mídia, universidades, e etc. Olavo já havia avisado há muito tempo as consequências. Agora os generais querem lamber a mídia e se fazerem de bonzinhos para depois serem esfaqueados novamente. Não aprenderão.
O autor acusa os analfabetos geopolíticos, entre outras coisas, pela dicotomia esuqerda/direita, capitalismo/socialismo……mas, o que ela fala em seu texto não é absolutamente dicotômico? Ele acusa a direita de ser responsável por todos os problemas do mundo…..sem fazer menção alguma aos erros da esquerda….assim, ele próprio é completamente dicotômico!
Criticou Olavo de Carvalho….ótimo! Eu mesmo não concordo com as ideias desse senhor. Mas, isso me qualifica como esquerdista? Claro que não! O mais próximo da esquerda que sou, é ser canhoto. Votei em Bolsonaro, mas isso, automaticamente, me converte em Olavete? claro que não, mas para aqueles de esquerda, eles entendem que sim.
Enfim, o texto que quer passar uma ideia de inteligência, isenção e crítica ao pensamento alienado alheio, nada mais é que um amonotado de palavras inconformadas com a falência da esquerda brasileira, temperada com um rancor e mau-humor decorrentes desse fato. A esquerda não conseguiu assimilar que um de seus maiores partidos, o PT, que desde a sua fundação em 1980, discursava como baluarte da ética, moralidade e lisura política, acusando e apontando os outros pelo escândalos e corrupção que praticavam, quando chegou ao poder fez exatamente o mesmo, ou pior, do que eles acusavam os outros de fazerem. Mostrou-se tão podre quanto aqueles que ele vivia acusando. Vou imprimir o texto desse senhor Francisco e usar como papel higiênico…..pois as palavras ali escritas se prestam apenas à esse fim.
Gente, que mistureba do cacête que esse mui “douto mestre” faz em seu artigo !
Bateu alhos com bugalhos no liquidificador, juntando um monte de besteirol nitidamente ideológico com algumas verdades, para ver se cola.
Não cola ! E quando começou a repetir “estadunidense”, aí sujou de vez ! KKKKKKK
Esses Doutores em Ciências Sociais do Brasil de hoje vivem do argumento da autoridade e suas obras quando existem são poucas e insignificantes. Nossos medíocres doutores erraram todas as análises que fizeram ano passado e cada dia fica mais claro que suas teorias não se aplicam a realidade, ou seja, são discursos bonitinhos sem poder explicativo nenhum.
Só para ressaltar, eu sou da área de Ciências Sociais.
Pelo que li no post deste ilustre professor só o fato de manter posições ideológicas que diferem do exposto pelo mesmo eu seria um “Analfabeto Geopolítico” … sem problema ou discursão da minha parte… O posicionamento exposto pelo ilustre mestre esta mais para Dogma Religioso… eu não discuto sobre Religião ou Futebol… na minha humilde opinião um Professor não deveria expressar ou defender as suas verdades dessa forma… deveria ensinar, apontar, comparar para fazer seus estudantes pensarem, pesquisarem e assim desenvolverem suas próprias “verdades” … este senhor esta mais para doutrinador de alguma corrente politica do que para professor propriamente dito…
Fico imagino porque os administradores deste site, de vez por outra, colocam este tipo de post… para incentivar a discursão? … de todo modo foi divertido a leitura…
Concordo com o SR. Robert. O professor deve ser imparcial em suas ideia. ser formador de opinião, não implica ser um doutrinador de ideologia. O bom senso, sugere esta imparcialidade para que não haja o que chamamos de “conflitos”. Ora o professor pode enquanto pessoa ter religião, ideologia que assim desejar, porém respeitar os opostos. se um argumento do aluno estiver em oposição as sua ideias daquele, porém o mestre vendo uma boa contra argumentação lhe dará uma nota adequada. este é o propósito. Tese e antítese. Indo para outro lado o Fascismo que a esquerda nacional tanto menospreza iniciou-se com Mussolini sendo este socialista(Jornalista). a diferença básica entre Fascismo e Comunismo é que o primeiro fazia o controle dos meios de produção, enquanto que o segundo , a estatização. Diferença básica. Já o Nazismo copiou este tipo de controle e mais a radicalização através da doutrina da supremacia das raças muito bem discutidas cientificamente nos séculos XIX e XX e a maciça propaganda deu resultado, não só na Alemanha. Mussolini nos seus devaneios imaginava a antiga Roma dos Césares e o seu poder, visto ter perdido várias possessões em África depois da Primeira Guerra. Lembrando que a Itália foi aliada dos britânicos e franceses contra a Alemanha, O Império Austro-Húngaro e O império Otomano(atual Turquia). Isso é apenas história e serve par iniciar algum questionamento. o que não se pode é o professor usar sua influência para demonstrar parcialidade ou utilizar a falácia para incentivara doutrinação de uma ideologia. Finalizando, o autor esqueceu que a dialética pode ser usada contra os argumentos do texto em questão. Qual analfabeto geopolítico? Grande abraço.