Kalashnikov está entrando no negócio de drones auto-destrutivos
A empresa responsável por fabricar armas leves para o Exército russo está agora fabricando drones que colidem com seus alvos e explodem
A empresa de defesa russa, a Kalashnikov Concern, batizada em homenagem a um dos mais famosos projetistas de armas leves de todos os tempos e fornecedor de armas de infantaria para as Forças Terrestres Russas, está vendendo um drone capaz de carregar uma pequena carga explosiva para mergulhar sobre alvo e fazê-lo em pedaços. O drone Kalashnikov KUB-BLA é efetivamente um kamikaze destinado a voar sob o radar dos sistemas tradicionais de defesa aérea.
Nos últimos anos, a Kalashnikov expandiu-se para além do mundo das armas leves, para novos sistemas de armas e até para veículos civis. A empresa está fornecendo novos fuzis de assalto AK-12 e AK-15 e rifles Chukavin para armar as Forças Terrestres Russas, mas também está construindo o novo tanque drone BAS-01G, uma hovercicleta e até um carro elétrico.
A Kalashnikov apresentou o drone KUB-BLA na Exposição Internacional de Armas e Equipamentos Militares IDEX 2019 em Abu Dhabi. O KUB-BLA tem uma carga útil de três quilos, um tempo de voo de 30 minutos e uma velocidade máxima de 130 km/h. Normalmente, a carga é de alto explosivo. O drone é de 47 centímetros de largura por 37 centímetros de comprimento e 6,5 centímetros de altura.
De acordo com a Kalashnikov, o KUB-BLA ataca alvos depois que as coordenadas são introduzidas no veículo. Como alternativa, ele pode atacar um alvo com base em uma imagem carregada no sistema de controle. Se isso for verdade, isso sugere que os operadores poderiam escolher uma imagem, por exemplo, de um veículo americano M-ATV e o drone procuraria veículos de aparência semelhante no campo de batalha. Esse tipo de sistema de reconhecimento de alvos é cada vez mais comum em mísseis anticarro.
Sergey Chemezov, CEO da Rostec, da qual Kalashnikov é uma subsidiária, é citado como tendo dito: “A carga neste complexo (sistema) é entregue ao alvo, independentemente de sua furtividade e terreno, tanto em pequenas quanto em altas altitudes. Esta é uma arma muito precisa e eficaz que é muito difícil de combater com o uso de sistemas tradicionais de defesa aérea. De acordo com a Kalashnikov, o drone foi testado com sucesso e está pronto para uso”.
FONTE: Popular Mechanics/Kalashnikov
kkkkkkkk, a propaganda negativa dos Harop estraçalhando os Pantsir fez seu trabalho. Já que não há como evitá-los vamos também oferecê-los e amenizar as prováveis perdas de vendas do alvo russo de drones.
Claro, porque na cabeça de fanboy um drone desses é projeto e colocado no mercado em um mês. Para que tentar poluir o blog com um comentário desses?
O que tem a ver sua observação com meu comentário fanboyski? Você interpreta de forma distorcida e fala bobagens. E os editores tem discernimento suficiente para determinar o que é poluição e o que é aceitável e não cabe a você dar pitacos sobre isto.
Cabe sim, criança, cabe a todos apontar comentários infantis, bocós, de gente que só vem aqui para parturbar a discussão. E não venha se fazer de sonso, está na moda se dizer mal interpretado quando provavam a besteira que foi dita. Eu é que te pergunto, o que tem a ver o seu comentário com o a assunto do post? A minha observação é óbvia, o seu comentário é estúpido.
Meu comentário diz respeito ao fato dos russos decidirem investir em algo que se mostrou eficiente contra seus sistemas AA, caro velho adolescente, está evidente mas sua interpretação distorcida, intransigente e arrogante, talvez movida por alguma simpatia cega, lhe leva usar o espaço para extravasar raiva. Meu comentário é claro, sua observação é estúpida. Sugiro que crie seu próprio blog e seja feliz impondo sua repressão moral ridícula nele.
Paulo, não ah nem vontade de lhe responder.
Não só há como você se deu ao trabalho de postar isto, abçs.
Ah uma grande diferença em dar uma resposta propriamente dita e o que eu fiz.
A sua ideologia anula qualquer possibilidade de debate e de troca saudável de conhecimento.
Você faz parte de um velho grupinho de lacradores de viés esquerdista cujo modus operandi é sempre o de tentar desqualificar com distorções aqueles que não corroboram com a doutrina ideológica para a qual vocês rezam. Realmente a troca saudável de conhecimento com tipos como vocês é impossível. É o mesmo que debater com pombos.
Paulo
Quando analisamos os ataques e as imagens dos mesmos, notamos que os Pantsir ou foram pegos de surpresa (devido ao apurado reconhecimento e inteligencia de Israel )ou foram saturados, e isto não menospreza o sistema pois o mesmo já foi avaliado por diversos países sendo reconhecido como até melhor que outros sistemas da mesma categoria do ocidente !
Se fosse um sistema ocidental o resultado seria o mesmo ou até pior !
Devemos analisar que quando se trata de Israel estamos falando do pais com mais experiencia no mundo em suplantar baterias anti aéreas !
Concordo plenamente amigo.
Daqui a pouco um comentarista/frequentador deste blog vai afirmar que esse dronte é melhor, mais potente, maior, mais veloz, mais tecnológico e mais outras coisas do mundo.
Não é Reis?
Esse aqui é bem menor, alcance bem menor também.
Mais lento, mais descartável e provavelmente bem mais barato.
Se já é o melhor eu não sei, mas que a Rússia e a China estão disparadas na frente na pesquisa e aplicação deste tipo de arma, isto estão. E digo, com certeza absoluta, no campo de veículos autônomos e com I.A.
Jamais meu caro.
Jagderband#44
Com certeza e tudo isso e mais um pouco porque a Russia não brinca nessa horas e apesar do seu deboche a Russia tem muita experiencia nessa área pirotécnica e fique sabendo que seus carros ja explodem ao colidir ha muito tempo então nada demais em drones seguir esse caminho.
Israel feelings….
Acho esse tipo de arma eficaz e não compromete ninguem, faz o serviço discretamente e se cair ou errar ninguem assume. O Harop entre seus acertos tem perdas tbm, sendo muitos abatidos. O enxame drsses drones permite essas perdas. Não é exatamente uma ideia nova mas acho que é tendência.
Vão colocar a venda no Aliexpress?
Sim, o pros venda e feita pelas empresa Doofenshmirtz
um concorrente para o Harop, o Brasil já tem tecnologia para esse míssil, devido ao MAR 1, então só falta fazer o VANT, no caso com a Venezuela, nas Guerras que virão esse tipo de arma vai ser muito útil para qualquer país.
Como fartamente demonstrado, o futuro será das armas autônomas e com altíssima aplicação de inteligência artificial.
E o braziu ladeira abaixo…
“Depressa meu irmão, / E sai da pista, / Que o Brasil é um trem / Sem maquinista!”
Millôr Fernandes
Os drones da FAB, o 450 e o 900, podem ser armados?
sim pode levar um podre esquerdista amarrado pior tipo de arma bacteriologia ja inventada
Eu me pergunto os moderadores não vêem estas idiotices?
Acontece que se vem da direita, então tudo bem.
Joao Moita, quem mais fala bobagem aqui é o Antonio e ele nem braço direito deve ter.
rapaz, eu ri aqui…
Contudo, concordo com o colega acima, o comentário do paulo é só ofensivo. Pergunto se o sujeito é assim na vida real ou só na internet, deve ser difícil guardar tanto ódio assim sem sair matando gente na rua rsrsrs.
Falou cara que usa falacia em seus argumento.
Paulo
Eu não sou esquerdista no entanto com poucas palavras vou tentar abrir sua mente !
Vi recentemente o advogado do Trump abrir o bico, imediatamente fui conferir o que a mídia russa estava falando pois já sabia que o Tio Putin controla até os EUA ??, e para minha não surpresa não ? tinha nada a respeito no Sputnik !
Se fossem inimigos não seria para sair na capa uma notícia desta magnitude ??
Tenta entender como funciona o mundo ao teu redor !
Confira as evidências !
Outro que só posta falacia da midia americana, que é anti-trump.
Como localiza e se defende de um drone desse?
bloqueadores de sinal. Tem uma empresa dos EUA que desenvolveu um sistema portátil. Detecção radar e visual. IR provavelmente também ajude.
Além dos bloqueadores já mencionados eles também podem ser abatidos de maneira convencional como qualquer outra aeronave. Com a vantagem de serem tipicamente mais fáceis de abater com canhões pois esse tipo de drone geralmente é relativamente lento especialmente quando comparado com um míssil.
O Iran capturou alguns Scan Eagles e fez engenharia reversa dos mesmos e em parte são usados como drones suicidas !! Acredito que o Harop israelense seja mais moderno porém o Iran e agora os russos possuem essa ferramenta !!
O Irã na saberia o que e uma engenharia reversa nem que ela morder-se a bunda do aiatolá, quanto mais usar isto para construir algo tao sofisticado
Uma das fábricas de armas do Iran tem uma linha de produção específica para esse tipo de drone clonado do Scan Eagle !! Mas como você parece ser um ideologicamente alinhado com a direita é cego o suficiente para sequer procurar saber o que o outro lado é capaz de fazer !! Se o Iran fosse essa bosta toda com certeza já teria sido bombardeado e invadido !!
Meu Amigo CRSOV, Não ofenda a direita catalogando o comportamento deste indivíduo como de direita, no máximo um fanboy dos Yankees , frouxinha liberal.
Não pode CR! Que seria dos EUA, sem os seus queridos inimigos tradicionais, probavelmente uma crise existencial a culminar em suicídios.
Mas sim, o irão não passa de sucata no tocante a forças armadas, dizer o contrário é uma opção.
Paulo Costa, pobreza total esse seu comentário.
Paulo Costa
Foi serio esse comentario seu?
A cultura, a ciencia e o povo persa sao magnificos.
Os aiatolas eu concordo, sao uma praga a ser exterminada, mas o povo persa é culto e estudado. Se nao fosse assim Israel nao se preocuparia em matar a bomba os cientistas nucleares iranianos no centro de Teera igual eles fizeram e nem em sabotar o reator persa atraves de um virus de computador.
Amigo Paulo, nao entre na cegueira ideologica de alguns fanboys de direita “mestres” do CTRL-C + CTRL-V aqui na Trilogia
Jamais deve-se subestimar um país q igual ao Iran produz armamentos msmo sob severas sançoes economicas.
Enquanto aqueles malditos aitaolas estiverem no poder o povo do Iran ainda sofrera.
Paulo
O Irã ?? consegue até hoje manter e modernizar os F 14 só aí já é um grande feito!
Fora que está construindo bons mini submarinos, e toda uma linha de mísseis balísticos junto à CN .
Consegue manter F 4, F 5 e diversos outros meios modernizando alguns inclusive!
Isso tudo sobre sanções que sofre dos EUA ?? desde o começo dos anos 80 !
Não se sabe ao certo o nível de atividade de mísseis antiaéreos de fábricação local e cópias do AIM 54 por exemplo, no entanto em meu ponto de vista com as sanções etc os EUA ?? estão acabando de criar uma cobra ? pior que a Arábia Saudita ??!
Pois este consegue fábricar meios próprios ao contrário do outro que só compra !
Infelizmente para os ‘american fanboys’, mas felizmente para outros, os americanos estão gastando trilhões em armas que deveriam ser ‘estélfi’ e não são.
Assim, estão perdendo o bonde da História e deveriam investir nesse tipo de arma autônoma.
Estamos muito satisfeitos.
Xings os EUA já estão na frente, semana passada a lista de Drone furtivo com inteligência artificial subiu, mais um da Boeing.
Não há como empresas americanas isoladas competirem contra a China e a Rússia que utilizam apoio governamental, diversas Universidades e muitos centros científicos com milhares de cientistas.
O resultado estamos vendo. O salto qualitativo destes últimos dois países no campo militar.
Em tempo: Pesquisa feita por prestigiosa publicação do ramo considerou que das 20 maiores instituições de pesquisa de I.A. 17 são chinesas. O investimento chinês nesse ramo é colossal e não pode ser igualado por nenhum outro País
Essa matéria não deveria estar no aéreo?
Geralmente é usado pelo exército como arma de curto alcance.
Junto com a infantaria, meio que substituindo canhões.
Desculpem minha ignorância no assunto, mas drones como este não podem ser desativados no ar bloqueando sinais entre a fonte que controla e o aparelho? Não há radares eficientes o bastante para localizar essas coisas? Fico pensando que com isso é o fim das armas antiaéreas, pois é só saturar as defesas com uma enxame dessas coisas.
Depende… Se for um sistema autônomo, então somente uma carga de PEM poderia neutraliza-lo definitivamente.
Radares podem localiza-los, mas a questão é a que distância se poderia faze-lo. Um alvo dessas dimensões, que empregue tecnologia furtiva, poderia não ser localizado a uma distância prática. É certo que podem adentrar o alcance efetivo das defesa atuais, e, no caso de um tipo para vigilância, os sensores poderiam até mesmo permitir uma operação segura fora do alcance de uma rede que empregue somente tipos SHORAD.
Um tipo como o ‘Harop’ poderia teoricamente ser empregado na negação de um determinado espaço. Um drone com capacidade de “vadiagem”, que possa localizar o alvo pelas emissões, tem a possibilidade de impedir o uso do radar por parte do defensor, obrigando-o a depender unicamente de meios passivos para localizar seus alvos, o que reduz a eficácia da AAA em, no mínimo, uns 75%.
Imaginando um cenário de alta intensidade, com o uso de iscas aerolançadas, pesada ECM, e tantas munições guiadas quanto possível, um UAV suicida seria útil para pegar os ‘desgarrados’, que se mantiveram em silêncio de radar durante os ataques.
No caso deste da matéria, estamos falando de um tipo leve e portátil, próprio para ser utilizado em campo por soldados. Seria interessante, por exemplo, para atacar alvos fora do alcance para armas de cano ou que estivessem em posições de difícil engajamento. Essa é a ideia: https://www.youtube.com/watch?v=lDTvUtbPvWU
Obrigado pela aula.
_RR_
Muito gratificante ler seus comentarios aqui e os do Dalton no Naval pois eles realmente agregam conhecimento ao site.
Diferente dessa briguinha de torcidas que nao agregam nada e de comentaristas toscos “mestres” em CTRL-C + CTRL-V que so poluem o site, os conhecimentos de vcs realmente trazem informacoes uteis para aqueles que desejam aprender mais. Obrigado por compartilha-los conosco.
Defensor, MGNVS,
Imagina… Disponham.
Saudações.
tem uma empresa dos EUA que desenvolveu um bloqueador portátil e sistemas de detecção. Não recordo agora o nome. Mas não deve ser dificil localizar ela na internet. Vejo a utilização deste tipo de arma por ora em operações “irregulares”, mas provavelmente com tamanhos maiores poderão ser utilizados para alvos de maior valor e ai surgirá o problema de detectá-los e neutralizá-los.Para pratica de terrorismo será um prato cheio.
Tem vários sistemas desse tipo espalhados pelo mundo feitos por várias empresas, tão se tornando bastante comum especialmente em aeroportos movimentados. Já vi alguns sistemas que basicamente usam peças de uma plataforma AR-15 porém com o upper receiver trocado pelo bloqueador.
Assim:
https://www.youtube.com/watch?v=h3zhkpVsn28
EDS deveria começar a investir na tecnologia de drones. AVIBRAS já tem um projeto similar(Falcão) que trabalhará em conjunto com o ASTROS 2020, mas não se sabe o atual estado do projeto.
O Irã forneceu alguns drones suicidas para os Houthis que fizeram bom uso das armas como sempre. Esse ano mataram um General e feriram gravemente o chefe da inteligência utilizando esse tipo de drone.
Usaram também o ababil-2 contra os radares do Patriot sauditas inutilizando tais sistemas.
Não estou a negar, mas preciso de uma fonte. Não houvi falar de patriots abatidos.
Perfeito Sub Urbano esses drones fornecidos para os Houthis que são muçulmanos xiitas zaydistas (tem como líder Zayd que é um dos Imans do xiismo) alguns drones clonados dos Scan Eagle !!
Kamikase do século XXI…
Empresa Kalashinikov mostrando evolução nos seus produtos.
Com certeza o que não falta é know how.
Acompanho suas redes sociais, e são várias inovações e melhorias em seus produtos já consagrados.
Eita, achei um blog de um oficial do EB.
Bleza, o cara explica tudo direitinho, aqui só da torcedor do FLAMENGO
Era isso o que deveríamos estar fazendo…
Esse tipo de arma é simples e barata, e há modelos que não requerem qualquer infraestrutura para serem utilizados.
E eis que já temos ao menos um embrião disso: https://www.santoslab.com/portfolio/carcara-2/
acabei de lembrar. A empresa dos EUA que desenvolveu um sistema de detecção e bloqueio do sinal usa o som para detectar o drone. O sistema filtra as frequência de som produzidas pelos motores e pás tendo um banco de dados atualizável para tanto. Já o bloqueador utiliza a plataforma da coronha de um M4. Também já há inventores que desenvolveram uma rede disparável para capturar o drone no ar e derruba-lo.
Típica arma norte-americana: altamente tecnológica, caríssima, conceitos avançados e que… não funciona na prática, só funciona nos “testes” criados por eles.
Claro….
Por isto que na prática os sistemas russos sempre tomam pau
dá uma pesquisada. Não tem nada de caro, pelo contrário, me pareceu bem fundo de quintal. Não se trata de uma grande empresa. Inclusive se não me trai a memória ja teriam clientes daqui sondando. Basicamente é um conjunto de microfones bem sensível com um software e um bloqueador de sinal que não tem mais tecnologia que um rádio. O bloqueador como eu disse era uma coronha de M4 com um emissor de rádio, Nada mais.
Durante os anos 1960-1970 a Yakuza japonesa eliminava seus desafetos usando aeromodelos radio-controlados com explosivos que adentravam janelas abertas.
AeroVironment Switchblade são melhores.