Entrevista: ‘Não há nenhuma possibilidade de confronto’, diz ministro da Defesa
Segundo general Fernando Azevedo e Silva, ‘a determinação recebida do presidente Jair Bolsonaro é de que, de jeito nenhum, as Forças Armadas brasileiras atravessarão a fronteira’
Tânia Monteiro / BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo
Mesmo com o conflito registrado nesta sexta-feira, 22, na região da fronteira, o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, disse ao Estado que “não há possibilidade de confronto militar” entre Brasil e Venezuela. “A determinação que nós recebemos do presidente Jair Bolsonaro é de que, de jeito nenhum, as Forças Armadas brasileiras atravessarão a fronteira” para levar ajuda humanitária aos venezuelanos.
O Brasil poderá entrar na Venezuela para levar alimentos e medicamentos?
De jeito nenhum as Forças Armadas brasileiras atravessarão a fronteira. A ajuda se dará pelo lado brasileiros, com o abastecimento de caminhões venezuelanos, dirigidos por motoristas venezuelanos. O Brasil não entrará em território venezuelano. Esta já é a segunda operação humanitária e logística. Nós vamos nos preposicionar na faixa de fronteira com medicamentos, gêneros para que os venezuelanos ou as autoridades constituídas venham apanhá-las aqui. De forma alguma nós vamos manter qualquer ingerência em relação ao território venezuelano. É uma operação simplesmente humanitária, de levar uma possível ajuda para fronteira Brasil-Venezuela, para que os venezuelanos venham pegar isso aqui.
E se eles não conseguirem passar para o lado brasileiro ou regressarem para o lado venezuelano?
Os medicamentos e alimentos estarão à disposição dos venezuelanos assim que eles puderem vir buscar, a partir deste dia 23 de fevereiro. A determinação que nós recebemos do presidente Jair Bolsonaro é de que, de jeito nenhum, as Forças Armadas brasileiras atravessarão a fronteira para levar ajuda humanitária aos venezuelanos. A ajuda se dará pelo lado brasileiro, com o abastecimento de caminhões venezuelanos.
Houve mortes do lado de lá. Se esse quadro se repetir, o Brasil pode agir, fazer alguma coisa para defender os venezuelanos?
Não vamos fazer nada. Não temos ingerência sobre território venezuelano. A soberania venezuelana tem de ser respeitada.
Há preocupação com confrontos de tropas brasileiras e venezuelanas?
Nenhuma preocupação em relação a isso. Não há motivo para isso. Não há motivo para um confronto entre tropas brasileiras e venezuelanas. Não tem essa possibilidade. Não haverá isso. Não há possibilidade de confronto militar.
Há prontidão na fronteira brasileira por conta da tensão na Venezuela? Ou aumento de pessoal na fronteira?
Nenhuma. A posição das nossas forças no local é de completa normalidade.
Não seria natural que se aumentasse o número de militares na fronteira diante de uma possibilidade de confronto?
Não. Não aumentamos número de militares porque não há possibilidade de confronto.
Circularam informações de que o presidente Maduro posicionou o Sistema de Mísseis de Defesa Aérea próximo à fronteira com o Brasil? O governo tem essa confirmação? É uma atitude hostil?
Nenhuma informação a respeito disso. Não vejo essa possibilidade como informação verdadeira.
FONTE: Estadão
Tá bom mas não se irrite Neville Chamberlain!
Na mosca!!! Kkkkkkkkk….
O correto e transmitir a mensagem de regularidade, de total controle da situação e nos bastidores procurar ter acesso a todas as informações além da nossa fronteira e preparar sempre para o pior de forma discreta. Desta forma se acontecer o “improvável e não desejado” ter a resposta imediata e bem proporcional para a situação.
Moderadores de plantão neste sábado, liberando postagens em minutos. Aqui está melhor que a globonews.
Sério, ainda não entendi o motivo de moderarem este site. A verdade é que comentários sérios ficam retidos por dias, perdendo o calor do debate, e antoniokings da vida têm seus comentários liberados só porque escrevem insanidades com aparente cortesia.
O problema é o que vc considera um cometário sério.
Pode ser para um, mas pode não ser para outro.
E devemos considerar a guerrinha de torcidas.
Você tem razão, o comentário que é sério pra um pode não ser pra outro. Mas uma coisa é unânime. Seus comentários são todos patéticos. E o que o colega falou é verdade, a moderação da trilogia anda igualmente patética e transformou isso aqui na mesma coisa do PB. Provavelmente esse meu comentário nem será publicado, já que só vale quando a crítica vem de um dos esquerdinhas de plantão!
E me permita um adendo , de a moderação ser nitidamente tendenciosa , não preciso nem dizer pra que lado…quando deveria ser isenta , imparcial ou nula .
Foragido da KGB (ou seja lá o que isso significa).
Seu comentário só reflete a doença que se instalou no País.
Mas, tenha certeza que isso vai mudar.
comuna_kings, a doença no País vem de ideologias que voce faz parte e no seu caso isso não vai mudar, tenha certeza disso.
Não é unânime não: eu considero os comentários do AntonioKings muito sensatos.
Isso vc nem precisa falar……vcs são da mesma cepa….virulenta, mas é a mesma….
O WordPress que é ultrapassado
O Antonio deve ser amigo de alguém aqui ou seus pensamentos batem com o de algum moderador. Como não sou um lunático, até desanimei de participar.
Concordo eles apagam todos meus comentários….
Não podemos falar a verdade.
Lamentável….
Ao Antoniokings deveria ser dado um gostinho de ditadura e barrar os comentários dele na trilogia e em outros sites.
Vou resumir. A tentativa de interferência fracassou .
Não houve conflitos e tudo continua como está;
Maduro é o Presidente da Venezuela.
Continua o povo da Venezuela sendo massacrado e passando fome…
E você aplaudindo.
Agora, é só pegar essa ‘ajuda’ e mandar para o Haiti que está muito mais necessitado quer a Venezuela.
E não precisa de show.
No Haiti já tem bastante gente ajudando. O Governo de lá é consciente e permite que a ajuda entre.
O Governo da Venezuela é assassino e precisará aceitar a ajuda a força.
É naquilo né.. Ninguém nunca deixou de jogar bola na rua porque numa casa tinha um cachorro chato que latia demais.
O que se viu ontem foi uma manifestação gigantesca de apoio da população ao Governo. Gente do povo.
Nas fronteiras o que vimos foram jovens mascarados criando confusão.
Ao estilo black-block.
E todos sabemos para que foram criados esses grupos e porque porque, logo depois, se dissolveram.
Pedro Bó
Eu sei o que é viver sob uma ditadura.
E sei, inclusive, como ela terminou.
A fala é bem curta e direta, ao afirmar constantemente que o Brasil não vai provocar qualquer agressão, qualquer hostilidade ou que tem cogitação de enfrentamento entre tropas na fronteira. O porta voz cria o álibi de que se os militares agirem vai ser única e exclusivamente em resposta a alguma agressão vinda dos militares venezuelanos. Notei uma informação na fala do porta-voz, nem mesmo um civil iria cogitar “chances zero” para um possível combate na fronteira, faz parte da estratégia militar cogitar sempre o pior cenário, quando não se faz isso acontece casos como 11 de setembro, Pearl habor, Dentre outros acontecimentos onde a inteligência militar não cogitou e ignorou os piores cenários possíveis. Mesmo que a chances seja 1 em 10 tri ainda existe a possibilidade, estar preparado para isso é preservar vidas. Por isso acredito que essa fala de “chances zero” do porta voz é engodo para não criar alarde.
Também acho Wellington. Com essa patrulha midiática querendo um pretexto para dizer que o Brasil interferiu na ditadura do Maduro as FAs precisam mostrar “zero” chances de um confronto, tudo normal e na paz…. mas se de alguma forma nos atacarem … pois um governo agonizante é capaz de tudo (vide Malvinas)… daí precisamos estar prontos à resposta. Esse cenário todo está sendo interessante para vermos a capacidade de mobilização logística de nossas FAs bem como suas redes de inteligência (se é que de fato funcionam) ..
A incapacidade tecnológica brasileira é de chorar. A presença do sistema S-300 na fronteira deveria ser detectada pelos nossos inexistentes satélites de reconhecimento. Triste. O mesmo preparo de 90 anos atrás…
Relaxa, isso daí é igual casamento. Existe o que você sabe e existe tudo aquilo que acontece enquanto você não está por perto. E sem querer te deixar triste, mas pode ter certeza que muita coisa acontece!
Ah, claro. É porque quando os militares falam que não têm conhecimento é porque não sabem mesmo… santa ingenuidade! Se a nossa inteligência dependesse de gente bocuda igual a tu, estaríamos fritos
Os Generais do Governo estão mostrando a moderação necessária ao caso.
Sem chances de guerra.
Antônio
Agora sou obrigado a concordar com você.
Até porque, no caso hipotético do Maduro ordenar um ataque ao Brasil, o general encarregado da ação diria:
“Temo que tenhamos acordado um gigante”.
Abraço
Prezado João.
Deixemos que a História siga seu curso.
E temos (ou não) que ela não será favorável aos EUA.
Caro Antônio
A nossa preocupação deve ser que ela seja favorável ao Brasil.
Agora, quem concorda com vc, sou eu.
Saudações tricolores (do Rio).
Saudações coloradas. A gente se vê no Brasileiro.
Abraço
veja so, quando voce fala coisas com sentido eu concordo, como agora
Rapaz! Sabe que eu começo a simpatizar com os militares no Governo?!?!?!
Ao que parece, estão caindo na real e perceberam que com essa trupe de loucos no Governo não vai dar.
Aguardemos os próximos capítulos.
Vai chorar por 8 anos comuna ?
Ou mais…
Só fala isso porque ele tem medo que Maduro caia.
A possibilidade sempre existe, e como militar ele deveria saber disso e estar um passo a frente dessa possibilidade. Como sempre o Brasil vai esperar alguma tragédia acontecer com o nosso povo para só então VER se toma alguma providência….. Estão brincando com coisa MUITO séria….
Concordo.
Acho que você está assumindo demais em relação à essa entrevista, feita para consumo popular. Algumas das respostas foram bem curtas e sem detalhes, como o fato de que o nosso pessoal na fronteira estar em absoluta normalidade. E pode muito bem ser verdade, mas a normalidade por lá nos últimos meses pode muito bem ser diferente da normalidade do início do ano passado, por exemplo. Mas tenho certeza que há planos de contingência caso a coisa engrosse, mas sinceramente não acredito que será necessário.
Se é para consumo popular é pior ainda, em qualquer país o ministro tentaria passar segurança, mostrar que estão preparados e que está tudo sob controle deles.
Bem, por mim ele passou bastante segurança e principalmente maturidade. Foi calmo, conciso e direto.
Se ele tivesse dito algo como ‘estamos apreensivos e deslocando tropas e material para a fronteira’ isso sim me deixaria com a pulga atrás de orelha, e não teria mais tanta confiança de que o nosso lado sabe o que está fazendo. Ia imaginar um bando de oficiais nervosos do nosso lado da fronteira, o que deixaria os soldados nervosos e isso é a receita para o desastre.
Nada de alarmismo, estamos jogando com as regras do nosso lado. Deixe os Venezuelanos se preocuparem, e principalmente deixa o Maduro se preocupar. Ele que tem que pensar bem no que vai fazer, porque o Mundo está de olho. Inclusive a gente.
O que foi que eu disse? A guarda nacional venezuelana acabou de atirar contra o nosso lado da fronteira com munição real e gás lacrimogêneo! Isso foi uma agressão contra nossa soberania, e brasileiros poderiam ter morrido! Continua confiando no que esse ministro diz….
Chefe, não é óbvio o que está acontecendo?
Não há porque haver guerra, o que há é pressão para o povo venezuelano e o MUNDO verem o que está havendo naquele país.
Ali ou o limitado pede conta, ou o exército babaluniano depõem ele, ou o guerra civil e depois ONU.
Sei disso não, e acho que se tivesse acontecido assim talvez estivesse estampado na capa de todos os jornais. De qualquer maneira, que façam protestos e que continuem de olho.
Você tem acesso a TV por assinatura? Não precisa ser capa de coisa alguma para que tenha acontecido. Passou no GloboNews ao vivo!
Eu não assisto TV, ODST e isso já tem mais de dez anos e isso inclui TV por assinatura. Eu assisto tudo que quero/preciso online e vi o link da entrevista com o Coronel do EB sobre os disparos que alguém disponibilizou em algum comentário mais abaixo.
O que aconteceu foi grave, mas foi aquele negócio de calor do momento, dos Venezuelanos disparando em direção à cidadãos Venezuelanos no lado Brasileiro. Dispararam após provocados, claro, o que não lhes dá o direito de disparar em direção ao território Brasileiro.
O que eu gostaria de ver é uma resposta à altura, sem aumentar a escalada da violência. Ver o EB protegendo com escudos ou mesmo uma linha de soldados bem visível aos Venezuelanos, mas ainda sem armas em punho, apenas para mostrar à eles que aquelas pessoas estão no território Brasileiro e portanto sob nossa responsabilidade.
Ainda assim é um movimento relativamente arriscado. Eles podem achar que simplesmente vamos acobertar aqueles que os atacaram com pedras, etc. E é justamente isso que aconteceria, mas depois dos disparos de ontem, acho que é o que teria que ser feito.
O problema é criar uma situação aonde os Venezuelanos desafiem essa demonstração, fazendo com que leve à um incidente de fronteira que possa ser registrado em câmeras para o Mundo todo ver e fazer com que isso force uma ação agressiva (agressiva de verdade ao invés desse fogo de palha) por parte de um dos lados. Até o momento nossos militares tem sido extremamente profissionais ao lidar com essa situação.
Essa crise oferece uma oportunidade de o Brasil se impor regionalmente como a figura que mantém a estabilidade regional. Para nós não é uma boa opção simplesmente entrar atirando, por mais que dê vontade ante à violação constante de direitos humanos básicos. Vamos ter que conviver com os Venezuelanos para sempre já que são nossos vizinhos ‘de porta.’ Mas precisamos ser claros que não vamos tolerar quaisquer tipo de agressões ao mesmo tempo em que deveríamos procurar mediar a situação e tentar fazer com que Maduro saia de lá o mais rápido possível para que o país vizinho retorne à normalidade.
E vocês acham que o general não sabe disso? Porém ele sabe muito bem que se disser que existe risco e que o governo está se preparando para isso a chance do conflito ocorrer aumenta. É óbvio que não é uma boa o país ser arrastado para esse conflito. O problema é DELES e não ganhamos nada com isso.
O que importa é: se existe possibilidade de deslocar tropas para lá de forma rápida e aposto que eles já estão avaliando isso em algum escritório do MD.
A possibilidade sempre existe, as tropas da Venezuela ja invadiram fronteiras antes e podem sim num ato de provocação invadir nosso território, é estupidez ignorar isso..
O governo Nao pode ser omisso e ficar torcendo pra nada acontecer, as FFAA deveria sim como precaução enviar tropas e equipamentos para a fronteira para prevenir e se necessário rapidamente tomar alguma ação para proteger a população.
Nao adianta ficar repetindo esse manta de “nada vai acontecer” e ficar acomodado.
Paulo, o problema é que se a Venezuela fizer algo assim, ela vai invocar a ira não só do Brasil como também de diversos outros países. Acho muito muito muito improvável uma incursão no nosso território. Até porque qual seria o objetivo de uma incursão dessas? Provocação não é um motivo muito bom, até porque eles não teriam nada à ganhar com isso.
Com toda a atividade que anda acontecendo na região, eu diria que nossos militares estão de olhos bem abertos por lá.
o objetivo de uma incursão dessas nas nossa fronteiras é pura afronta e provocação e talvez atacar população venezuelana no Brasil para motivar um conflito e se fazer de vitima como os podres sempre fazem.
Pois é, mas eis a questão. A atitude brasileira está corretíssima, e uma incursão dessas não faria nada à não ser fazer com que o Brasil seja a vítima, não eles. Nos dias atuais em que cada pessoa tem uma câmera na mão, conexão com a internet, esse tipo de ação seria imediatamente relatada. Uma agressão Venezuelana em território Brasileiro.
O último cara que fez isso morreu feio, sendo caçado até que seu país fosse praticamente pulverizado e ainda perdeu bastante território. Tenho certeza que os Venezuelanos lembram bem disso, até porque até alguns anos atrás tínhamos um intercâmbio de oficiais com eles, assim como com diversos outros países e certamente foram lembrados disso em diversas cerimônias ao longo dos anos.
Por mais que o louco do Maduro possa fazer qualquer coisa para se agarrar ao poder, acho que ele sabe que fazendo isso ele vai acabar acelerando sua saída do poder. E de forma bem violenta.
Que soberania? A Venezuela está dominada por um usurpador e ocupada por forças armadas dominadas pelo narco-tráfico. O Presidente Guaido e o povo pedem ajuda, estão sendo exterminados pela fome. É muita covardia e omissão desses “generais”!
Não é covardia. É assim que o Mundo funciona. E por acaso você ouviu qualquer coisa sobre Guaidó pedindo que estrangeiros entrem na Venezuela para entregar essa ajuda humanitária? Nem vai ver, porque ele sabe que está pisando em ovos. De um lado precisa de mais legitimidade por não controlar as forças armadas deles mesmos, e de outro lado precisa ruir a legitimidade de Maduro e, ao mesmo tempo precisa evitar um conflito armado na região, que pode fazer com que a Venezuela leve ainda mais tempo para se recuperar do buraco em que os bolivarianos os meteram.
Usar forças armadas é SEMPRE o último recurso.
Covardia? Mais bem, pragmatismo.
A Constituição da Venezuela determina que o “Presidente Interino” tem um prazo de até 30 dias após assumir o cargo para convocar uma eleição para escolher o presidente.
Ocorre que Guaidó já está a mais de 30 dias se intitulando presidente interino, portanto, teria que anunciar uma convocação para eleições presidenciais, mas até agora não fez isso. Parece que ele quer ser mesmo é um presidente interino permanente sem se submeter ao referendo popular.
Guaidó, que ficou conhecido mundialmente por arriar as calças e mostrar as nádegas em seus protestos, tem medo de eleições diretas.
Convocar novas eleições?
Esses esquerdistas sempre com deboche.
Francisco.
Esta oposição venezuelana é como um grupo de gatos no telhado de zinco.
Fazem muito barulho, mas são poucos.
O resultado pífio de hoje mostra isso.
e ele tem condiçoes de convocar eleições? não há ai força maior impeditiva?
O submisso faz do egoísmo a sua miserável pátria e como pária da dignidade, faz da submissão uma redoma para esconder-se da própria covardia, diante do temor da possível ausência do viciante paternalismo…A história se reescreve diariamente, tornando tolo aquele que aponta as exibições de paixão pela terra como uma tolice…
O Poder do Nacionalismo é tudo que os inimigos externos e internos temem :
https://www.youtube.com/watch?v=0uXwzD0CxAY
Rs , acho que muitos militares Brasileiros vão ter a programação de carnaval interrompida.
kkkkk
Verdade. Nao tem possibilidade de conflito pq daqui a pouco já é carnaval. E tb não temos munição para 1h de guerra mesmo. kkkk
E quem disse que nao temos munição para durar nem 1 hora de guerra ?
cara, nao fala besteira, As FFAA tem munição, equipamentos e recursos suficientes para qualquer batalha, nem vou citar a Imbel e CBC porque acho que voce nunca ouviu la.
Volta la pra ver naruto e deixa os adultos comentarem.
Calma gente orgulhosa, eu to brincando em cima da fala daquele general… kkkkkk vcs tao ariscos hj, não da nem pra brincar. E conheço a Imbel sim.
Chevalier, quantos dos nossos depósitos de munição você já visitou? Ou mesmo quantas de nossas indústrias de equipamentos militares você conhece? Por favor, não fale tamanha besteira.
Rapaz falei isso confiando no caso do governo ter um plano B , toodo mundo de prontidão!.
Arrisca o Maduro atacar primeiro, buscando desviar a atenção interna da Venezuela, e Brasília assistir tudo de braços cruzados esperando intervenção americana.
Os Venezuelanos nunca se atreverão a pisar o pé em território brasileiro ou colombiano. Eles não dariam pretexto para uma ação contrária de forças claramente mais fortes.
Infelizmente, a paralisia de países como Brasil e Colômbia, e todos os impedimentos que serão colocados para uma ação dos EUA, vai fazer o governo Maduro se agarrar a última coisa que lhe resta, descer o pau no pobre povo Venezuelano que terá que se virar sozinho.
“Talvez” havendo infelizmente mais mortos e feridos parte dos militares se revolte e derrube o governo.
Deus abençoe aquele povo, porque se até aqui temos idiotas doidos como o kings, imaginem no governo Maduro.
E a besta de Celso Amorin também falando muita asneira e para criticar Trump, Bolsonaro ou o Governo da Colômbia tem muita saliva, mas nada consegue ver de errado com o que acontece ao povo da Venezuela. OS PETISTAS SÃO E SERÃO SEMPRE OS MAIORES CANALHAS DA HISTÓRIA DO BRASIL.
“O problema não está nem no Comunismo e nem no Capitalismo. O problema está no homem, na sua ambição e no seu servilismo. Talvez por isso tenhamos o mundo que temos; 1% de donos e 99% de servos.”
Filipe de Sousa
Pouquissimas vezes li por aqii comentário tão sensato. Parabéns!
Mas certamente o comentário foi para defender o comunismo.
Não nonato, mas se lhe quiseres pôr palavras na boca… Como é costume dos da tua laia.
Só vi imparcialismo, falta lhe algum, tendo em conta que imediatamente lhe… “serviu a carapuça”.
nonato.
Já que no Brasil falta tudo, principalmente remédios, e o Brasil e os EUA estão mandando esses medicamentos para a Venezuela, eu que digo:
Vai pra Venezuela!!!!!!
“Filipe Prestes
Pouquíssimas vezes li por aqui comentário tão sensato. Parabéns!”
Eles fazem o povo morrer de fome esganando com sanções o país alvo por motivos x e y, para criar pretextos para seus objetivos escusos…promovem guerra econômica e sabotam a economia de outras nações…para derrubar governos e controlar países…mas nada é para sempre…e algum dia cairão também…e o impacto da queda será proporcional ao tamanho que conquistaram as custas de tanto sangue e desgraça que causaram…e o mundo entendera então que nunca foram grandes…mas sim somente ricos…e a riqueza é como a onda do mar…vai e volta…
Esquema Global :
https://www.youtube.com/watch?v=p3fE8ue0ViY
Sem intervenção externa Maduro não cai, já teria caído com todas as promessas feitas para generais e assemelhados. Tem muito mais coisa ai nas entrelinhas para o alto clero das FA Venezuelanas não terem debandado (duvido que tenham respeito por Maduro) é bem provável que exista a sinalização de outros cachorros grandes (China e Rússia) e convenhamos que Trump não é garantia de nada, ai entra aquele ditado “o certo pelo duvidoso”. Essa manobra dos EUA parece ter ocorrido de maneira precoce, a oposição Venezuelana não goza do apoio necessário e pode ter queimado o filme, o Chavismo pode estar saindo mais forte.
Um conflito com ou na Venezuela para nós seria desastroso mesmo com o apoio dos EUA, paralisaria o congresso e geraria um desgaste politico e social bem grande(muitos refugiados), além do mais já estamos com a nossa economia bem enrolada. Fico imaginando o que seria de nossos produtores de soja e frango se a China diminuir pela metade as compras, não pensem que isso não esta sendo colocado a mesa em favor da Venezuela. Será que Maduro vale a possibilidade de todo esse transtorno.
Mourão já disse que Maduro é problema dos Venezuelanos e concordo com Ele. Tem gente da mesma naipe do Maduro mundo afora gozando de bom aliado dos EUA.
ps. O povo do Haiti receberia essa ajuda humanitária de braços abertos, saudando com Orações e Preces.
Maduro desestabiliza a região. Quanto mais tempo fica, pior.
Brasil é fraco e perdeu a liderança na América do sul graças ao PT, sempre deixaram os vizinhos falarem mais alto e darem a volta no Brasil. Se continuasse com o PT no poder perderíamos até território já que esses bolivarianos gostavam de falar em “pátria grande” como se fossem tomar o Brasil.
O que não seria de se espantar, afinal de contas, doutrina socialista prega a eliminação de fronteiras. Se os PTistas se diziam socialistas, era de se esperar que trabalhassem para que isso acontecesse, mesmo que de forma ‘sutil.’ E ativamente a política externa deles sempre foi em prol de uma agenda própria, e nunca em prol do país.
A culpa é do PT malvadão que somente assumiu o poder em 2002. Antes, de 15 de novembro 1889 (1º golpe militar) até 2002, o Brasil era uma super-potência respeitada e temida por todos os países da América do Sul. Os USA temiam e puxavam o saco do Brasil. Inflação aqui era zero, fome não existia, desemprego nem em sonho. Este pais era um paraíso. O PT malvadão acabou com tudo isso. Agora com o Bolsonaro tudo vai mudar, não haverá corrupção embora ministros já estejam caindo e um de seus filhos já esteja sendo processado. Os USA voltarão a puxar o saco do Brasil e o Trump baterá continência para a bandeira brasileira. As nossas reservas de petróleo continuaram sendo nossa. A EMBRAER não será entregue a preço de banana. O Brasil vai voltar a ser um paraíso para os brasileiros.
Paraíso é o país do pt, não viu nas propagandas deles mostrando um país melhor do que a Suécia? Aí sai na rua e as favelas aumentaram ao invés de diminuírem e corre o risco de morrer a qualquer momento por causa da violência.
Fico imaginando se a terrorista ficasse no governo, certamente hoje o país estaria bem pior do que nas décadas de 80 e 90, iria seguir o mesmo caminho da Venezuela que coincidentemente começou a despencar em 2014 também. Muita coisa que acontecia lá também acontecia aqui, incluindo a violencia e impunidade desenfreadas, desindustrialização e priorização de venda de matérias primas, acharam que o boom das commodity iria durar para sempre mas até mesmo o preço do petróleo despencou. Outro detalhe é que coincidentemente 2014 foi o ano em que a China teve o pior crescimento desde 1990 e só vem decaindo desde então.
Foi na administração do PT que o Brasil tomou passa moleque da Bolívia e perdeu uma refinaria…
Será que o índio teria coragem de fazer isto hoje ? Duvido.
E por falar no Índio, ele é bem esperto, veio na posse do Bolsonaro cumprimentou, saiu na foto sorrindo, sem cara feia, está quietinho nesta confusão toda. O seu país cresce mais que a média latino-americana, está conseguindo até atrair investidores externos. Não há desabastecimento de alimento em seu país. É um comunista mas está dando provas que pelo menos não é louco.
Perfeito…
Eu não sou de esquerda e nem gosto de esquerdista, mas ele não sucumbiu ao totalitarismo..
Ponto para ele.
mas convenhamos, com tráfico de drogas correndo solto fica dificil não ter sucesso econômico mesmo.
brazil não apita nada desde a retirada de serviços Barão do Rio Branco. Depois dele nos nos tornamos miseráveis internacionamente.
Lá no tópico S-300 com cerca de 300 comentários, cheguei atrasado, então fiquei de “botuca” só lendo. Mesmo porquê já tinham falado até das sogras dos vizinhos famélicos do Capeta Maduro.
Enfim,
Bolsomito, Mourão e cia sabem mais do que ninguém que Maduro está Maduro, e “sozinho” vai cair e rolar para longe da árvore governamental venezuelana. Não há necessidade alguma de intervenção militar estrangeira lá dentro. O plano estratégico de ação é apenas um: “Ficar de Botuca.”
–
No mais deixo aqui o melhor vídeo do youtube com montagem de imagens de nossas FFAA, apesar da bizarrice de parte do seu título em russo e de certos equipamentos já aposentados. Só faltou um grande ICBM sendo lançado para o vídeo ficar super impactante e assustador.
https://www.youtube.com/watch?v=ZbjVy2OD1lE
Concordo com a postura coerente do Ministro. A questão é que para derrubar o narcoditador bolivariano Guaidó precisa de tropas ao seu lado, e de preferência do seu próprio país. Os militares de lá que não foram comprados, a maioria absoluta, têm que agir. Porém se Guaidó pedir ajuda a outros países no sentido de uma intervenção armada, os EUA podem atender esta demanda com eficiência.
Sou reservista, e a pergunta é, sera que vai haver guerra? Eu sinceramente não gostaria de ir para um caso de ser convocado, sei que iria morrer, nos temos Tucanos e eles tem “Su” Russia, nos temos o FAL que emperra, e vamos falar a verdade, pessoas da reserva e ativa, fala ae, e verdade ou não que aquilo la emperra a cada tiro? A Venezuela tem “Ak” outra coisa eles tem Misseis muito mais, tanques então nem vo fala dos t-72 Russo… e sua tropa e mil a menos que o Brasil. Sem conta que la na Venezuela eles ensinam o cidadão a atirar, eles tem 700 mil que semana passada aceitaram treinar em defesa da pátria Venezuela.
Brasil em nome dos pais e mães, não se metam em uma guerra onde vai matar seus próprios filhos, sei que aqui tem pessoas loucas que adorariam entrar numa guerra só pra se sentir no BATTLEFIELD OU POR QUE TEM CEDE DE MATA E VÊ COMO É. mais a todos aqueles que não são assim e tem um pouco de consciência, por favor pensem muito antes de apoiar atrocidades.
É piada ne?
Indios desarmados fizeram militares venezuelanos reféns.
Meu caro, a maioria de nós brasileiros não temos “cede” ou sede de matar, somos cordiais, até a cobra começar a fumar. abraços
Fica tranquilo, não haverá guerra. Agora, “cede” é com “s”, rapaz. Vá fazer um supletivo antes de encher nossa paciência.
Rasan, mais uma vez, repito me quando digo, tal como disse já a alguém que sugeriu a tal convocatória:
Eu duvido imensooooo que os reservistas fossem chamados na eventualidade de um conflito, pois sincerente não haveria a necessidade, se o “exército profissional” não resolve ou se a eventual intervenção tivesse de envolver as reservas por amor de Deus, mais vale estarem quietos que só ia ficar e parecer mal.
Vocês tão dando bola pro meu jeito de escrever, meu Deus eu tô falando de algo sério e tentam me atacar com questões de escrita, quem são vocês? Que nível querem chegar? Cara so reservista e sei que é dificil eles chamarem…. Mais vai saber, viatna morreu tanto que eles tiveram que chama reserva até do inferno, se eles me chamarem eu vô e que se foda, só que temos que olhar e analisar onde é que estamos se metendo. Não a lógica atacar, tem gente aqui achando que a venezuela tem exército parecido com o do Congo ou da Guiana, pelo amor de Deus os cara são bons e são fortes, vocês acham que estão desertando lá na fronteira e por isso podem ser fracos…
É comum desertar sabendo que uma guerra está próxima..
Deixa um país ter a possibilidade de atacar o Brasil pra vocês verem quantos vão desertar, a venezuela não é brincadeira. Eles não tão como a Coreia do Norte que se peido e se rebaixado…. Eles lá tão pronto pro que der e vier. E vale muito mais a motivacao de um soldado sendo atacado no seu próprio país do que um soldado entrando e destruindo e matando num país que não é dele, a maioria aqui não tem nem chance de ser chamado, fala sério por isso falam com essa Gana toda essa moral toda, se algo acontecer vão fica só em frente a TV comendo pipoca e olhando como se fosse um filme. Já vô avisando se formos e para morrer. E ter famílias arruinadas, mais acho que a maioria aqui não tá dando muita bola pra isso então foda se
Rasan, temos muitos guerreiros de teclado aqui.ehehhe
Tá se borrando de medo. Kkkk… Faz sentido. Hoje, nossas forças armadas não têm a menor condição de enfrentar o exército venezuelano. Vamos ficar na miúda que é melhor pra gente. Deixa essa treta aí com o Tio Sam que eles dão conta do recado.
Você não tem a mínima noção do que está falando hehehehehe
Assim… só para avisar e tal 😛
Brasil em décimo quarto lugar. Venezuela em quadragésimo sexto.
https://www.globalfirepower.com
“O comunismo existe hoje por que o cristianismo não está sendo suficientemente cristão.”
Martin Luther King
E o pior, grande parte nem entende esta frase, pensa que é uma apologia ao comunismo.
“Existe alguém que está contando com você Pra lutar em seu lugar já que nessa guerra Não é ele quem vai morrer E quando longe de casa Ferido e com frio O inimigo você espera Ele estará com outros velhos Inventando novos jogos de guerra”
Só não foi perfeito para a situação porque frio não existe nessa região.
E quem vem com esse papo é porque quer que Maduro continue e que o povo venezuelano continue morrendo de fome
O Brasil nunca teve política belicista ,de gritar e falar aos quatro ventos que fará isso ou aquilo.
Com certeza os planos e esquemas logísticos já estão traçados e só no aguardo da necessidade de serem implementados. Qualquer das partes do governo dando entrevistas cheias de bravatas e tal só colocaria a população em pânico e daria munição pros amigos do Maduro(PT,Psol e afins) se aproveitarem pra fazer inferninho dentro do Brasil.
Não há amadores em estratégia militar no Brasil muchachos e aos adoradores da Venezuela e seus equipamentos, eu só lamento desapontá-los.
https://www.youtube.com/watch?v=MrvMZSZS2OY
Este link está ao vivo em uma fronteira e o pau tá caindo a folha viu. Pedrada de um lado e gás do outro e tiros pro alto.
Sim ,eu to vendo faz um tempo ja …foda é largar a ajuda com o s civis e eles que se lasquem com a PNB na fronteira …eu acho que a Colombia deveria dar uma ajuda para esta ajuda atravessar a fronteira ,senão fica impossivel ela passar e não ter violencia .vi uma cena onde tinha civis jogando pedras contra os proprios civis do lado da fronteira da colombia …ous seja ,tem muito civil ali q ta lutando do lado do Maduro
O que tem de adolescentes postando aqui. Guerreiros de teclado.
Querem que nossas autoridades gritem, deem murro na mesa, ameacem e outras posturas juvenis.
Quem já foi num pronto socorro num sábado à noite deve ter observado. Apesar dos casos gravíssimos e da histeria dos parentes, os profissionais da emergência mantém a calma. Se eles entrassem na onda de desespero, daí a coisa desandaria.
Nossas autoridades fazem o mesmo. Suas declarações denotam calma, segurança. O que a Venezuela fez contra nós? Nada. Apenas fechou a fronteira. Um direito deles.
Deslocar uma bateria S 300 para nossa fronteira comum seria um desperdício de recursos, deixando locais de valor realmente estratégicos desprotegidos.
Até mesmo os “blindados” levados para próximo da fronteira, segundo publicou hoje o bol.com.br, seriam fakes. Tratava-se de viaturas indo para manutenção, que acabaram sendo desviadas para a fronteira, só para impressionar.
Mas só impressionam os amadores. Não os profissionais.
Bom fim de semana a todos
Brasil ficou intimidado com a Venezuela! Não tem a menor condição de bater de frente! Essa é a única verdade! Quando se fala em “guerra” os brasileiros assustados viram a cara e vão assistir novela e futebol!!!
Sim, verdade, como os Paraguaios bem sabem. Aliás, os Alemães também. Durante a Segunda Guerra Mundial até a UNE (quem diria!) protestou após o torpedeamento dos navios brasileiros exigindo que o Brasil devia declarar Guerra à Alemanha. A UNE! Quem te viu, quem te vê…
Mas em nenhum desses casos fomos os agressores. Sempre fomos os agredidos.
Leandro Costa, vou completar um pouco o seu comentário dizendo que: Além do Paraguai, a Argentina, a Bolívia, as FARCs Colombiana, a França na Guerra da Lagosta, a Inglaterra e Holanda e França que no Império invadiram o Brasil e se deram mal, Portugal que só aguentou um ano de na guerra de nossa independência. E até o exército da Venezuela. Todos eles já testaram os brasileiros e se deram mal.
Pra quem não conhece a história do Brasil e suas guerras, deveria estudar mais, em vez de confundir responsabilidade com covardia.
Cuidado ao exemplificar a História. Tem coisa estranha nesse exemplo…
Que bobagem.
Por que o Brasil iria bater de frente com a Venezuela se a crise é deles e não nossa????
“”Não tem condição de bater de frente por causa das armas russas melhores do mundo, blá, blá, blá …..”””
é impressionante, muda o nick ms o conteudo continua caso de tratamento. divagações esquisofrênicas e rasas.
Se não há nenhuma possibilidade de confronto, nem tampouco os s300 estarem próximos, podemos parar com as conjecturas de guerra, logística e etc. Se a região não precisa ser reforçada, se está tudo em paz, calmo e ficará desta forma, que rezemos e torçamos para que o madurinho a mantenha.
“Toda propaganda de guerra, toda a gritaria, as mentiras e o ódio, vem invariavelmente das pessoas que não estão lutando.”
George Orwell
Nestes momentos de tensão fica evidente o desespero de alguns Brasileiros!!!!!!Está claro e evidente que o Brasil não quer o enfrentamento bélico com a Venezuela, quanta bobagem escrevem alguns Aki …… Nossas forças estão em alerta e monitorando TD!!! E se necessário for estão preparadas!! tenham todos está certeza!! Não há oq temer ……só de ler os comentários de alguns dizendo que nem munição temos chega ser uma piada,kkkkkk
Como seria bom se todos pudessem ter a oportunidade de servir o país nas forças amardas, fiquem tranquilos nada vai acontecer caso contrário estaremos preparados e de prontidão,!!!!
Que benção,entraram com ajuda humanitária, palavras de Guaidó no Twiter;
“Atenção Venezuela: Anunciamos oficialmente que o primeiro carregamento de ajuda humanitária entrou agora em nossa fronteira com o Brasil. É uma grande conquista, Venezuela!”, escreveu Guaidó no Twitter.
tem uma reporter na fronteira ,ao vivo ,na globonews ,ela ta dizendo que não passou nenhum caminhão pelo bloqeio .ele so passou a fronteira ,mas não atravessou o bloqeio da guarda naciaonal
Era o que eu temia pois o bloqueio está dentro do lado venezuelano e não na fronteira em si.
É mentira estou assistindo a Globo News desde cedo e nenhum caminhão entrou na Venezuela. Esse Guaidó não passa de um mentiroso atiçando os pobres coitados.
Ele em parte é o culpado desta confusão toda no dia de hoje .Nenhuma ajuda chegou na venezuela hj .QUal resultado de td isso ? Um monte de gente morreu ,varios feridos e nada de concreto para o bem deles aconteceu .
@INFORMAÇÃO
Os índios estão lutando pela Venezuela. Tomaram de assalto o Aeroporto de Santa Elena, local em que supostamente está o S-300
Em qualquer conflito aeroportos são alvos prioritários ponto pros indios. kk kkk
Fake.
Dai se vê o estado da moral e prontidão dos soldados venezuelanos. Parabéns aos índios por lutarem por seus ideais,liberdade da opressão.
Parabéns indiada guerreira!
Nem mesmo a selva está aguentando o Maburro.
Não sejam ingênuos…
Os olhos do lado de cá, estão bem abertos sim…
O que não faz sentido é colocar contingentes e mais contingentes em Pacaraima..
A hora dos algozes também será iminente….eles não entendem também que chegaram num ponto em seu caminho sem volta…onde só existe duas opções agora…ver a China supera-los ou entrar em confronto com ela e a Rússia…
Nada mais pode deter a China…o embate entre as potências do ocidente com as do oriente é inevitável…pois a China ira superar os eua…e eles sabem disso…eles não retrocederão….não irão parar…e os eua não permitirão que a sua hegemonia seja tomada…não permitirão que o seu poder, domínio e status quo sobre o mundo sejam tirados de suas mãos…o confronto entre estas superpotências será inevitável…assim como uma nova guerra mundial…pois o caminho para o inferno é pavimentado pela ganância…e o mundo esta completamente tomado pela ganância e cobiça…
Pior do que a guerra é pagar qualquer preço para adiar a guerra que não pode ser adiada…
Impérios vem e vão..os ingleses, espanhóis, franceses e portugueses duraram 300 anos..o dos romanos 500 anos durou…dos grego-macedônicos 300…dos medo-persas 1700 anos…dos otomanos 600…o Império Bizantino 1000 anos durou…o dos egípcios cerca de 4000 anos…dos Imperadores Chineses 3000 anos…o Napoleônico durou 12 anos…o Terceiro Reich de Hitler 13 anos…o Soviético 74 anos…hoje são os Chineses que desde 2014 desbancaram os eua como maior Potência Econômica…Chegara o dia em que o mundo entenderá então que os eua não eram grandes…Mas somente ricos…E a riqueza é como a onda do mar…..Vai e volta…
Misericórdia….
Fumo bão esse ai viu…ma bão memo!!
Sou leigo, mas não seria melhor aumentar o efetivo na fronteira? Sem levantar suspeitas de ataque?
Pelo que leio aqui, possuímos obuses com alcance de 11km, onde estaria o dito S 300
Tem até de 30km filho. E só o Astros vai até 95km, se mandarmos a Avibras pode fabricar o SS150 com alcance de 165 km tb
Ás vezes a sensatez tem que ser gritada aos quatro ventos e mesmo assim alguns refratários e “prejudicados” teimam em não ouví-la.
Desejo que o povo venezuelano resolva o caos que construiu para si e que encontre o caminho da paz, civilização e desenvolvimento por suas próprias pernas. Soberania é um bem inestimável para uma nação.
Cada qual que cuide de si. E vamos deixar os venezuelanos se virarem sozinhos e curtir nosso carnaval!
Eu não consigo entender, os caras posicionarem um sistema desses na fronteira. A Alemanha na 2 WW teria tomado esse aeroporto a 11km, com Fusca e motos com metralhadoras e pistolas. No tempo de um cigarro!
@INFORMAÇÃO URGENTE
Vários mortos na fronteira com o Brasil, mais de 30 baleados e contabiliza-se mais de 8 mortos.
A milicia está disparando a esmo na região de Santa Elena de Uairén. A menos de 10 km do Brasil
Saiu do controle meus queridos, hoje começou a guerra civil.
https://twitter.com/ConflictsW/status/1099377411878277122
começou nada …isso ai amanha ja acaba.Brasil não vai fazer nada …qer ajudar com um pouco de alimento e um pouco de remedio e nada mais …vai ver um monte de gente morrer ali e não vai fazer nada …se fosse pra isso ,era melhor não ter inventado esse lance de ajuda .só causou tumulto e mortes desnecessarias .Por isso que muito milityares de alta patente eram contra isso neste momento .Acabaram embaracando na ideia do Trump e ta ai ..varias mortes desnecessaria
Após ouvir a íntegra do pronunciamento do Maduro minha conclusão é:
– Ele não vai renunciar;
– Ele está enfraquecido, mas além do exército, ele ainda tem um certo apoio popular (de uma minoria, mas ele não é sustentado só pelo exército);
– Além dos EUA, ele tem uma grande desavença com a Colômbia, mas ainda tenta algum diálogo com o Brasil, visto que cortou relações com a Colômbia e não com o Brasil;
E do ponto de vista da oposição ao Maduro:
– A coisa vai esquentar hoje a noite;
– O Guaidó e a oposição tem que intensificar o movimento nas ruas, se a coisa esfriar eles serão presos com toda a certeza;
Governo sério e responsável é assim, só vai haver conflito se o Maduro se meter a besta do nosso lado, o resto é conversa fiada dessa turminha da lacração. Me sinto muito orgulhoso de ter votado no Bolsonaro!
É isso ai Alessandro, faço suas as minhas palavras.
O Ministro fez o que deveria mesmo fazer, acalmar a população que está assustada.
Mas não se enganem, todas os desdobramentos e opções estão sendo estudados.
O Brasil, pela História e pela CF-1988, nos proíbe de dar o primeiro tiro, mas nunca deixamos de dar o último.
Of topic ( ou nem tanto… ): https://istoe.com.br/quatro-militares-venezuelanos-desertam-depois-de-atravessar-a-fronteira-com-a-colombia/
A coisa tá esquentando…
“Eles gastam mais dinheiro com propaganda do que comprando comida para quem precisa.”
Renato Russo
Gravação mostra como a CNN fabrica uma notícia falsa nas ruas :
https://www.youtube.com/watch?v=jB98Ek8e_uA
A fronteria com o Brasil esta tendo conflitos ..acabou de mostrar na Globonews
As milicias estão executando pessoas no meio da rua …que fdps….
https://twitter.com/ConflictsW
Queimaram caminhões com remédio e alimento. Raça desgraçada. Cada vez mais acredito que isso só se resolverá pela força.
A Venezuela sabe com quem brinca ! Ameaçar a Colômbia e uma coisa ,, ameaçar o maior exército da região e outra totalmente diferente , mesmo esses caças e essa bateria não iriam segurar um avanço de tropas vindas do Brasil , pistas são destruídas , radares são destruídos e depois disso fica o que, ” pernas pra que te quero ” ! E claro que o Brasil vai fazer o que puder pra fugir dessa opção , até pq isso seria lenha na campanha do PT nas próximas eleições e o Bolsonaro sabe disso afinal um exeprt em guerra e um general e disso ele está cercado !
Cuidado com aquele que USA propaganda enganosa :
https://www.youtube.com/watch?v=8qhwY3bDG4A
https://www.youtube.com/watch?v=Ao6vY6QmiLo
Navio de ajuda que tinha zarpado de Porto Rico, foi interceptado pela Fragata Almirante Brión da Armada Bolivariana. O Almirante Giuseppe Alessandrello ameaçou abrir fogo. Navio está retonando para Porto Rico.
Apesar de toda expectativa internacional em Cucuta-Tachira, fronteira Colombia-Venezuela. Onde ocorreu mortes, grandes enfrentamentos foi em Santa Elena de Uiarén, fronteira com o Brasil. A Guarda Bolivariana, apoiada por milicianos chavistas está atirando com munição letal.
O caldo entornou por completo! Tropas de Maduro (GNB) atirando no povo desarmado e caminhões de ajuda humanitária incendiados na ponte! Começou a guerra civil!
https://twitter.com/ConflictsW
Coronel do EB ,acabou de dizer q tomamos tiros ,gas ,e bala de borracha e que isso não pode acontecer …Ai eu me pergunto ,pq o EB não revidou ?
Fonte?
Acabei de ver, passou no jornal nacional. O Coronel com cara de tacho dizendo que era a primeira vez que um exército estrangeiro jogava pedras e bombas de gás lacrimogênio em território brasileiro. No fim ele, com a mesma cara de tacho, finalizou dizendo todo envergonhado “Temos que resolver pela diplomacia”. Ele citou até disparos de armas de fogo. Classificou de lamentável e quer resolver tudo por vias “democráticas”
Tiros reais, pedras e bombas de gás lacrimogêneo em direção ao território brasileiro.
Que vergonha, que vergonha.
Começo a acreditar na inferioridade das Forças Armadas do Brasil, pois aceitar uma ação desse tipo é a única explicação.
tu quer fazer uma guerra por causa disso? vai na fronteira com o paraguai e na cabeça do cachorro pra ver o que acontece costumeiramente. A marinha paraguai ja atirou na pf;
São contextos diferentes. O Paraguai trocou tiro com a PF para proteger contrabandistas e a PF já invadiu uma parte do território paraguaio para prender contrabandistas. Existe uma reação.
https://www.youtube.com/watch?v=Tzc1qx3-oRc
Trocar tiros com narcotraficantes na cabeça de cachorro é totalmente diferente de receber passivamente agressões contra o território nacional da forma que a Venezuela fez hoje na fronteira, mesmo não sendo dirigido aos brasileiros.
Jogou pedras, bombas de gás lacrimogêneo e disparos reais de armas de fogo, de acordo com o Coronel que deu a entrevista.
marcos estuda um pouco de direito publico internacional. Fica a dica. Sorte nossa que não tem gente como voce gerindo a crise. Fomentam ação mas não estão na farda e nem na mira do fuzil. Ai é fácil.
Não compare uma ação deliberada de agressão a um estado com uma ação policial. É isso que voce esta fazendo. Se em outros casos até mais graves não se fez estardalhaço não é neste com toda tensão que se fará. Isso se chama responsabilidade de estado.
Não é fazer guerra ….é só revidar aos tiros que eles deram ue …vai deixar os caras descer tiro na direção do pais e ficar com o rabo entre as pernas com medo disso dar em guerra ?
guerras começam assim. civis falando longe da situação
É um absurdo. Gravíssimo. Se eu fosse o Coronel eu tomaria uma atitude à altura dos policiais e soldados Venezuelanos.
Encheria uns 50 sacos cheios de cocô e arremessava para cima deles no lado de lá da fronteira.
kkkkk
https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2019/02/23/nunca-vi-outro-pais-jogar-bomba-de-gas-no-brasil-diz-coronel-brasileiro-sobre-confronto-na-fronteira.ghtml
Pois é …foi ai a minha indagação .O EB assistiu a tudo isso e se resumiu a assistir e fugir das balas ?
Se eu me disponho a vir aqui e escrever ,é pq é verdade .Se não quer acreditar,sem problemas
Aconteceu a mesma coisa na Colômbia, mas lá os Soldados não recuaram, pelo contrário, estavam preparados para o combate e foram para a linha de frente mesmo recebendo gás lacrimogêneo.
https://www.youtube.com/watch?v=XTzv22GB-_Y
Aqui o EB só assistiu de longe, como se nada estivesse acontecendo.
A Verdade é que o Brasil só cresce a crista contra os vizinhos mais fracos. Um exemplo é a Operação Ágata que já recebeu reclamações por parte do Paraguai e da mídia da Argentina por movimentar um grande contingente para as suas fronteiras.
Pq não inventam uma operação assim para a fronteira da Venezuela?
pelo singelo motivo de que não foi contra brasileiros ou tropa brasileira
Finalmente alguém falou o óbvio.
A lei Brasileira mudou ou estrangeiros ainda têm a mesma proteção e direitos que os nacionais?
Uma humilhação sem precedentes para o EB…
suburbano humilhação é roubar e não pode carregar como vários do PT e do PMDB
Bill, mas os venezuelanos que estavam do lado brasileiro, atacou e incendiou um posto do exército venezuelano do lado de lá, virou briga de venezuelanos contra venezuelanos, e as tropas brasileiras não quis entrar no meio. Os refugiados venezuelanos que atacaram, devem ter corrido de volta para o nosso lado pra se protegerem, e provavelmente os tiros e gás eram contra eles, enquanto as tropas brasileiras só ficaram olhando. É um fato grave isso? Sim, pois claramente ouve violações, mas o problema é que aconteceu dos dois lados
O coronel foi taxativo dizendo que eles exageraram e que o EB teria uma postura mais dura .NA minha visão ,o EB tinha q dar um recado para a PNB ,não sei de q forma ,mas alertar eles ,que da proxima vez que tiver tiros e bombas em direção a fronteira ,o EB ira reagir a altura .Eu vi em um momento na GN ,este coronel no meio da cena ,entre os refugiados e a guarda ,sozinho ali no meio da via .pensei ate q ele iria se dirigir a eles ,mas não aconteceu nada .tomara a Deus que amanha não aconteça nada .Ja esta claro q os caras não vao afrouxar e pode dar confusao de novo
Então o Choque esta autorizado a jogar pedregulhos de volta e dar tiro com munição real em manifestantes? Ou só socialistas tem direito de agir dessa maneira contra manifestantes famintos e sem remédios?
Bill e Cidadão, claro que foi grave os tiros contra os manifestantes, o Coronel confirmou, eu não estou inocentando os guardas covardes do Maduro, mas o problema é que os refugiados entraram do lado venezuelano não para levar comida, e sim para incendiar o posto do exército da Venezuela, ae os soldados do Maduro responderam o ataque, as tropas brasileiras ficaram numa situação complicada, pois se eles contra-atacam e abrem fogo contra os soldados venezuelanos, podem ter certeza, no outro dia começaria um guerra entre Brasil e Venezuela, e o alto comando brasileiro está fazendo de tudo pra evitar isso.
O que houve foi que os ventos trouxeram o gás CS para o lado brasileiro. Esquerdistas estão querendo inflar o problema para causar discórdia, criticar o EB e o governo.
Vc quer discordar do proprio coronel q tava la in loco ???w
Havia um confronto entre a milicia venezuelana e manifestantes venezuelanos que estavam inclusive dentro do nosso território, a milicia revidou os manifestantes e sim veio pedrada pro Brasil, se ouviu tiros e etc.
O coronel não viu sentido em piorar a situação, levando a uma escalada da violência, mas logicamente ele ficou puto, demonstrou isso na entrevista e gostaria que o Itamaraty reclamasse com governo venezuelano.
Contra fatos não há argumentos, vocês já ouviram o termo “bala perdida” ? Sabem quantos km um projétil de fuzil percorre ? E se um projétil desse pega em algum funcionário brasileiro de segurança, seja policial ou militar ? Ou até mesmo em algum cidadão nosso Brasileiro.
Não sou a favor que nossas forças revidem porque isso pode desencadear uma guerra SIM! Mas deveriam mover um contingente pequeno para ficar permanentemente naquela região, se possível entrar em comunicação com as forças Venezuelanas avisando que essa atotude seria apenas uma medida de evitar confrontos defragados para o lado brasileiro. Custa fazer isso governo ?
Caiu o muro de Berlim. Caiu o império Soviético. Seguirão caindo os regimes que aterrorizam sua população para se manter no poder. Putin com máscara de liberal democrata está tentando reerguer o Urso das Neves. Vai comendo nas beiras. A Ucrânia e” A vítima da vez. A Venezuela e’ um caos bolivariano pseudo comunista socialista. Cairá de Maduro
coronel não representa a palavra da força. pra isso existe comando e porta-voz