Celso Amorim: participação do Brasil no Comando Sul com EUA é uma arapuca
Ex-chanceler considera grave o país estar ao lado dos EUA diante de nações que eles têm como “inimigos”. Objetivo do Comando Sul é assegurar a hegemonia americana sobre a América Latina e o Caribe
São Paulo – A decisão brasileira de indicar um general para assumir um posto no Comando Sul (SouthCom) das Forças Armadas norte-americanas, no fim do ano, “é uma coisa espantosa”, na opinião do ex-chanceler e ex-ministro da Defesa Celso Amorim. A informação foi revelada no dia 7 pelo almirante Craig Faller, responsável pela divisão incumbida da segurança dos Estados Unidos na América Central, Caribe e a América do Sul, mas foi divulgada no Brasil apenas esta semana. Para Amorim, o Brasil entra numa arapuca.
“Mesmo na intervenção da República Dominicana (1965), que é algo muito criticável, feita durante o governo militar, o general brasileiro tinha autonomia dentro da ação dele, pelo menos teoricamente. Nesse caso, não. Ele está integrado dentro do Comando Sul, dedicado a cuidar dos interesses norte-americanos no hemisfério. Ou seja, o brasileiro está dentro de uma cadeia de comando estrangeira. É uma coisa para mim espantosa”, diz o ex-ministro brasileiro.
O objetivo do Comando Sul, explica, é assegurar, não a estabilidade, como dizem os norte-americanos, mas a hegemonia deles sobre a América Latina e Caribe.
Amorim considera grave o fato de que a aceitação da participação brasileira no Comando Sul implica estar ao lado dos Estados Unidos diante de nações que eles consideram “inimigos”, mas que são parceiros importantes do Brasil.
Em documento encaminhado pelo almirante Faller ao Congresso dos Estados Unidos, ele aponta como ameaças aos interesses estadunidenses na região Rússia, China, Irã, Venezuela, Cuba e Nicarágua. Segundo o documento, Colômbia, Brasil e Chile são “parceiros”.
“É um grande erro, porque, se olharmos o conjunto da declaração do almirante Faller no Congresso, ele próprio define o quadro geopolítico: é para defender os interesses da América do Sul dos inimigos, que não são inimigos nossos. Podem ser inimigos deles, mas não deveriam ser, deveriam ser competidores. Mas eles veem como inimigos”, observa Celso Amorim.
O almirante Faller disse aos senadores de seu país: “Queremos inimigos que nos temam e amigos que façam parceria conosco”. A questão é que, ao entrar no Comando Sul, o próprio Brasil está ignorando importantes parceiros.
“A Rússia, mas a China principalmente. Lembro das gestões importantes que fizemos, por exemplo, para a venda de carnes para a Rússia, e conseguimos abrir um mercado grande, importante. E a China nem se fala”, observa Amorim. O gigante oriental é hoje o maior parceiro comercial do Brasil.
“Estamos nos metendo numa arapuca. É preciso seguir a velha sabedoria mineira. Como dizia Magalhães Pinto, ‘em briga da Jacu, Inhambu não entra'”, pontua. “A estratégia não é a nossa. Tudo isso se baseia numa visão de defesa do hemisfério, em que você tem uma superpotência e tem um quintal. E quando se está no quintal e é promovido a chegar perto da cozinha, parece que é uma grande coisa, mas não é”, diz o ex-chanceler.
Livro Branco
Amorim aponta que o Brasil fazer parte da estratégia militar dos Estados Unidos contraria a Estratégia Nacional de Defesa brasileira e os princípios inscritos no Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN).
Segundo texto no site do Ministério da Defesa brasileiro, o Livro Branco, “para fora do país, tem o objetivo de compartilhar as motivações e finalidades do instrumento militar junto à comunidade internacional para, assim, constituir mecanismo de construção de confiança mútua entre o Brasil e as nações amigas, especialmente as vizinhas”. O texto explica ainda que o Livro Branco contribui “também para fortalecer a cooperação entre os países da América do Sul”.
Amorim lembra que a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco são documentos enviados pelo Executivo e aprovados pelo Congresso Nacional.
A Câmara dos Deputados aprovou em setembro de 2013 os textos da Política Nacional de Defesa (PND), da Estratégia Nacional de Defesa (END) e do Livro Branco, que haviam sido encaminhados ao Legislativo no ano anterior. As ideias inseridas nos documentos já existiam anteriormente, mas foram redefinidas no período de Amorim no Executivo.
“Pode não ser a intenção, mas as Forças Armadas brasileiras estarão sob a égide norte-americana, dentro de uma visão de segurança hemisférica, que é uma herança da Guerra Fria, algo que não tinha mais que existir”, diz Amorim, ministro da Defesa de agosto de 2011 a dezembro de 2014. “O mundo que o Brasil quer é multipolar, plural, está implícito e explícito na da Estratégia Nacional de Defesa e no Livro Branco, que construímos junto com os chefes militares brasileiros.”
FONTE: Rede Brasil Atual
Malditos americanos.
Estão querendo tomar a amazônia de nós convidando um General para ser vice em uma de suas forças (coisa que nunca aconteceu antes) e nós oferecendo material pelo FMS a preços mais baixos, coisa que nunca aconteceu quando esse magnânimo chanceler estava na ativa.
Deveríamos ao invés de aceitar isso, nos associar com países que são mais parecidos com nós como o bravo povo de Cuba, a poderosa Russia e claro, Iran e Coréia do Norte.
Que deus tenha piedade do Brasil e sua associação com nações que poderia ter tomado a amazônia de nós a qualquer momento, mas nunca o fizeram antes.
Ha ha ainda bem que essa ironia não faz parte da cúpula das nossas FFAA
Acho que não temos que nos associarmos com ninguém. Precisamos ficar equidistantes dos “atores” desse “embate” e fazer comércio com ambos. Devemos estar preparados para adquirir tecnologia, equipamentos e bens de consumo que ainda não produzimos, independente de “ideologia”. Se tivermos que escolher um lado, que seja o lado do Brasil.
Falando sério agora. O problema é que sempre fizemos isso, e agora estamos pagando o preço com venezuelanos entrando feito louco pela fronteira.
Infelizmente, vai ter um momento que o Brasil vai ter que tomar partido, seja americano, russo, europeu ou chines.
Poxa, olha o que aconteceu com Israel. Mal o presidente disse que ia mudar a embaixada (por motivos mais religiosos do que políticos, convenhamos) já começou a mandar ajuda humanitária e está pronto para começar a vender material sensível a nós.
O mesmo serve para os Estados Unidos, oferecendo jatos F-15 Eagle (!!!) quando ainda estamos utilizando F-5s.
Concordo que temos que tomar o lado do Brasil, mas infelizmente não estamos sozinhos no mundo, e precisamos começar a nos inserir mais no contexto mundial uma vez que nós não tomarmos partido não significa que os outros não irão vir até nós (vide base Chinesa na Argentina, o uso da economia brasileira para findar o Hamas e a Tríade Chinesa e Bombardeiros russos na Venezuela).
É o velho negócio de “se eu não vou até eles, eles vem até mim”.
Não é que eu goste disso, mas é assim que os fatos estão se desenvolvendo, eu gostando disso ou não.
Não leve para o pessoal, estou apenas tentando trazer uma outra perspectivas ao colega. Sinta-se a vontade para criticar. Estou a disposição.
Concordo contigo Guacamole em numero e grau. No outro blog do forte a mais ou menos um ano atrás falei sobre isso. O país precisa tomar uma posição no contexto global e quando falamos dos amis, é uma posição lógica.
Esse problema de fronteira não é só do Brasil. Os USA estão em pé de guerra contra imigrantes ilegais, cogitam até fazer um muro para separá-los do México, A Europa toda está sofreando com a crise migratória mundial, que é causada, diga-se de passagem, pela política norte-americana que não deixa os países viverem como desejam.
Portanto, a migração dos venezuelanos para o Brasil não decorre da neutralidade brasileira, mas sim do intervencionismo norte-amerericano.
Não há a menor necessidade de ter um lado, até porque se tivermos a necessidade de escolher provavelmente não será o lado americano que teremos que seguir, pois a China manda na nossa economia e mantém nossos setores de maior sucesso, a agricultura e mineração. O Brasil não pode escolher um lado porque vai ter problemas sérios com o outro e isso trará mais problemas do que soluções. Caso haja algum problema, o próprio desenrolar trará os aliados, afinal a Venezuela não foi amiga da Rússia desde sempre e essas confusões levam tempo para cair em algo mais grave, tempo mais do que suficiente para trazer os devidos aliados.
Caro Legionnaire.
Concordo plenamente com seu “… fazer comércio com ambos.” mas pensando pelo lado de levarmos aaaaanos até atingirmos independência tecnológica e força de reação, se algum dia um dos Super Países que tem muuuuuito mais armamento, gente e tecnologia que nós chegar a invadir o Brasil, com que “aliados bem armados” você pretende contar? Os históricos (EUA, RU, etc.) ou aqueles que fracassaram ideologicamente em todo o mundo.
É e sempre vai ser por uma questão de ideologia, mon ami.
Perfeita a análise. Independentes sim, mas com aliados e posições bem definidas. Este negócio de querer ser amiguinho de todos não existe.
E como você explica a Suíça???
Exatamente, quem quer ser amiguinho de todo mundo acaba não tendo amigo nenhum, principalmente na hora do pega pra capa!!!!
Você tem a ilusão de que o Brasil vai ser invadido pela Rússia ou pela China? Isso vai contra a história, principalmente da China, é mais fácil sermos invadidos por um país europeu ou por um americano, e nesses dois casos acho que os EUA não estarão do nosso lado.
Quer resolver isso ? É fácil, mais não é recomendável construa mísseis balísticos e insira neles armas nucleares, ninguém mais vai querer lhe invadir, vai lhe bombardear, fazer boicotes, tentar minar o seu governo etc, mais invadir jamais.
E ao sofrermos sanções de todos os tipos possíveis e imagináveis de praticamente todos os países do mundo nos tornaremos um párea atraindo o ódio e desconfiança de toda a comunidade internacional e sera o caos econômico sem contar a fortuna que seria necessário para manter o seu arsenal dissuasório.
Meu caro, o Brasil não tem a menor necessidade de se aliar com um lado, até porque se for aliar com alguém teria que ser com a China, que é quem paga nossa conta. Como o Brasil não tem condições de ser uma posição relevante por meio da força, o nosso país tem que simplesmente fazer o que faz há 100 anos e que está sendo jogado no lixo por esses malucos, que é a busca de soluções pacificas e não intervenção em assuntos internos dos países.
E isso ai falou TD , o lado que eu escolho e o lado do Brasil e o resto que se f…
Quanta ignorância em uma só cabeça. Guacamole você é intelectualmente nanico.
Ok.
Tadeu, o Guaca foi irônico….
E vc por acaso é um gigante intelectual?Discorde das opiniões alheias mas seja educado.
Para alguém tão inteligente me espanta não conseguir perceber o uso de uma simples figura de linguagem.
Que entregue aos americanos, pelo menos e uma chance de melhorar algo, pois aqui só tem pobreza e descaso, fica esse brasileiros que vivem no sul na luxúria e maior riqueza dizendo que vão perder a Amazônia, nunca ligaram o nada , que entreguem aos americanos, pelo menos creio que pior não fica. E uma nova era quem sabe melhora né. Pelo menos inglês aprenderemos a falar e teremos cidadania americana …. Kkkkkkkkk
Para se ter soberania não precisa se associar a ninguém. Quem pensa pequeno morre pequeno. Essa mentalidade de cachorro vira-latas dos comandantes das Forças Armadas é inaceitável. Aqui mesmo, entre os comentaristas, vemos isso, para alguns só existem duas opções: Ou se é capacho dos russos e chineses ou vassalo dos norte-americanos.
Enquanto os brasileiros pensarem e agirem dessa maneira (mesquinha) o pais continuará na mesma: sem prestígio e sempre baixando a cabeça para a potência do momento.
Isso acontece desde o golpe da república. Já foram submissos dos Ingleses, Franceses, agora é a vez dos USA e, em um futuro próximo, talvez da China ou Russia. Sim porque nenhum pais se perpetua como potência hegemônica (basta estudar história para se convencer dessa verdade), portanto, os amantes dos USA não se iludam, pois aquele pais norte-americano também passará.
Foi exatamente o que Celso Amorim quis, deixar o Brasil subserviente à China e Rússia sob a desculpa de “mundo multipolar”
Francisco, é que falta vontade de querer ser grande, é nesse ponto que falta uma liderança que queira que o Brasil seja o líder entre as nações, os nossos líderes só querem continuar sugando o país.
Por que não existe um investimento no ensino?
Por que não existe um investimento na pesquisa?
Por que não temos um real projeto espacial?
Por que quando convidados a projetos globais de ciências não fazemos a nossa parte?
Não sou partidário do modo político da China, mais admiro a determinação deles de retornarem a liderança mundial.
Lembro se uma reportagem em que um dos seus líderes foi questionado sobre o que esperavam ser, a resposta foi liderar o mundo, o repórter perguntou quando tempo isso levaria, a resposta foi, isso não importa temos mais de 5000 anos de civilização, nem que levem mil anos conseguiremos o nosso objetivo.
Isso sim é determinação.
Guacamole
Isso foi ironia nao foi?
Nos aliarmos a Cuba, North Korea e IRAN?????
Esse comentario seu deve ser uma brincadeira feita so pra causar polemica no blog.
Ele foi irônico…
Tireless
So dps q vi o outro comentario dele.
Ngm em sã consciencia se alia aos fanaticos do Iran.
Deixe de ser ridículo. Sustentar paisetas comunistas com o dinheiro de nossos bolsos. Pare de falar besteiras. Cuba, Venezuela, Argentina, Paraguai, Bolívia? Tudo isso querendo se safar as custas do meu dinheiro??? Porrada neles isto sim.
Quem está querendo tomar a Amazônia, é o grupo criminoso Comandos do Sol,Formado além de outros pela Santa igreja Católica, outros disfarçados de inocentes Ongs, para transformar as riquíssimas terras da reserva TRIPLO A,em um país independente e dominados por eles….
Só espero que isso não implique em nada no setor comercial com os outros países.
Kevin eu vejo esta questão comercial como prejuízo para o país somente por um tempo. O Brasil como poucos é um país que produz muitos alimentos e muitos países mesmo que não queiram seja por qualquer ideologia têm na verdade que continuar comprando, devido muitas vezes a grande população ou devido ao pequeno tamanho de território ou pelos dois motivos.
E é exatamente por esse motivo que o Brasil vai ter que tomar mesmo partido de algum lado em algum momento e, dentre os atores que têm relevância no mundo, o que mais tem afinidade cultural com todo o nosso modo de vida são os EUA, goste-se ou não. Como o Brasil é capaz de sustentar sozinho uma boa parte da demanda de comida, água, minérios e etc do mundo todo em caso de uma tragédia mundial, como foi a IIGM ou algo de mesmas proporções, quem precisar do que nós temos e não puderem comprar, certamente vão vir pegar de qualquer jeito, e nós não vamos ter como resistir, e isso inclui os EUA. Então é melhor se aliar mesmo. Vai ser com os EUA, com a China ou com a Rússia e, pelo jeito que cada um deles trata os seus povos, eu já tenho a minha preferência.
A tah..opinião do Celso Amorim..muito importante a opinião de quem achava que Brasil “putencia” era o que dava dinheiro ou perdoava dívidas de ditaduras e países de grande relevância global…. como Angola…o bom mesmo pra mostrar nossa superioridade era construir porto em Cuba com nosso dinheiro e sem benefício nenhum para brasileiros, mas de acordo com certas ideologias..
Se essas pessoas ainda mandassem por aqui estaríamos alinhados com a Venezuela hoje em dia..escapamos de um abismo
Se ele é contra eu tenho bons motivos para ser a favor.
Pensamento de quem tem preguiça de ler e refletir ou dificuldade intelectual.
Não, é um pensamento bem pragmático….
Sinto cheiro de PTREIRO
A fonte, Rede Brasil Atual pertence a Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho e tem como Emissoras irmãs A TV dos Trabalhadores …
Ou seja não tem nenhuma isenção e por isso carece de credibilidade essa matéria, essa empresa e esse entrevistado.
Li, hoje, a melhor definição de nossa política externa atual:
‘Cachorro vira-lata desdentado’.
o sucedâneo da “Diplomacia dos atabaques”, aquela que fingia falar grosso com os EUA e falava fino com a Bolívia….
Agora nem fingir sabem mais. Falam fino mesmo e pior batem até continência à bandeira norte-americana. Pelo menos naquele tempo queriam ser respeitados e hoje adotaram a submissão total. Imitam o FHC que de tão submisso arriou as calças e tirou os sapatos em uma revista no aeroporto dos USA.
Engraçado como adoram usar esse incidente, que na verdade envolveu o então chanceler Celso Lafer e não FHC e que teve apenas de tirar os sapatos, para justificar a diplomacia lesa pátria de Celso Amorim. Só que muito pior que ter de tirar os sapatos em um aeroporto dos EUA ( o cônsul russo em NY passou pelo mesmo e o assunto ficou por isso mesmo) é ter o avião revistado por meganhas bolivianos tal como aconteceu com ele, Celso Amorim.
Quem batia continência é era sua turma, quando tava no poder gatos nosso dinheiro e acabou com nossa indústria; depois que Cuba mando.
Qual o problema, desde quando isso é sinal de submissão? Cansei de ver militares norte americanos de altíssima patente baterem continência para a bandeia brasileira e não me pareciam nem um pouco constrangidos ou mesmo acharem se tratar de algum ato de submissão. A sua mentalidade do modo como você encara isso é que é sim cabeça vira-lata.
O Sujeito que cunhou essa infeliz expressão é assessor do mesmo partido que praticou a depredação institucional e a diplomacia dos atabaques de 2003 a 2016. Portanto é suspeito….
política externa do brasil no governo petista era um exemplo. Bolivia,Venezuela,Cuba e Angola.Era um exemplo de democracia.
Não, a melhor definição veio na época do lulopetismo, “anão diplomático”. Vai levar anos para o país se recuperar do desastre provocado naquela época.
“Amorim não sabe a diferença entre um capacete e um penico!” – BOLSONARO, Jair. 2012
Pelo que temos visto nos últimos 45 dias, se ele disse isso é porque o Amorim deve ser bom pra caramba.
Amorim foi bom pra caramba em fazer o país passar vergonha, basta lembrar daquele acordo nuclear fajuto que o CS da ONU não apenas reduziu à condição de papel higiênico usado como ainda por cima sapecou um senhor embargo de armas na teocracia fascista.
Parece que o blog é cada vez mais ideologico, no tocante aos comentários e joinhas. Uma pena. A trilogia…. direita marche. Obrigado, pela materia, mas ja percebemos que é apenas para atrair a turma das ofensas.
Sei como incomoda afinal Celso Amorim e sua diplomacia acabaram com a tradição do Brasil nesse campo.
Ernesto Araújo vai recuperar.
Caro Alan, esse é um fórum de debates sério e com argumentos. Se tiver um argumento, traga-o.
Se não tiver, ficar criticando, não adianta nada.
Lembrando, esse senhor acima apoiou a doação da refinaria de gás da Petrobrás para Bolívia quando eles a nacionalizaram.
Lula já havia dito a Morales que nada faria.
Crime de lesão pátria.
E você diz que que é sem fundamento, não é . .
Alan, pouco tempo atrás comentei sobre isso de like aqui…virou briga de torcida e com direito a birras e malcriações. Tem forista que faz comentário técnico e porque a galera nao gosta dele ou o comentário desbanca fundamentadamente um veiculo do coração ou seu ídolo político o público cai matando. As vezes acho muito curioso qdo um forista mal visto comenta algo lógico, a galera clica negativamente e outro cara desconhecido ou queridinho diz a mesma coisa mais abaixo e todo mundo curte! Foi um passo pra trás isso aqui na trilogia. Preferia até quando ninguém comentava. Faz tempo q nao vejo mais alguns foristas tradicionais comentarem porque o clima de torcida e nao mais de debate se consolidou.
Ah, ainda tem um pessoal que acha q os editores são esquerdistas!rs
São os ‘olavete’s. Todo mundo para eles é esquerdista.
Só que nem esse Olavo sabe o que é.
Luciano, posso estar enganado, mas ao que me parece, as pessoas estão abrindo os olhos para a política.
Ficou muito claro nas últimas eleições como funciona o “mecanismo” político aliado a grande mídia que manipula a massa.
Fico feliz em ver que cada vez mais as pessoas estão tirando o cabresto do sistema, não é justo o cidadão comum ter que bancar um país corrupto e ineficiente, gerido por pessoas corruptas e ineficientes e além de tudo sem escrúpulos.
A tendência de mover-se a direita é o movimento básico para quem só vivia na direção esquerda… já provamos por muito tempo o sabor da esquerda, não gostamos, agora experimentaremos a direita e caso essa não nos agrade, ou agrade em partes, a próxima tendência será a de buscar o centro…
Li certa vez que a tendência após os extremos é sempre voltar ao centro, pois é necessário agradar ambos os lados…
Eu sinceramente, vejo o movimento a direita como algo mais apropriado para se viver no ocidente e como o Brasil faz parte do ocidente, nada é mais natural do que isso.
A tendência de mover-se à direita é o movimento básico para países que estão com sérias crises econômicas e sociais e estão em processo de decadência.
Junto com isso vem as questões básicas de xenofobia, racismo e outras coisas mais
Isso é histórico e vimos acontecer na Alemanha de Hitler e atualmente nos EUA, Inglaterra, Itália, Hungria, Brasil e outros.
Só que, como a História mostra, a tendência é o fracasso.
O “socialismo do século XXI”, com os mesmos problemas do socialismo do século XIX, na Venezuela que o diga não é mesmo!?
E já que o Brasil está “em decadência” não custa lembrar que a mesma foi provocada pela corrupção generalizada e depredação institucional vigentes de 2003 a 2016
Acho que em decadência foi uma ‘bondade’ sua.
Antonio, de fato todo extremo leva ao fracasso, por isso o quanto antes se alinhar mais perto do centro, melhor.
Detalhe, por mais que eu saiba que a tendência é buscar um equilíbrio ao centro, sou a favor do centro-direita.
Nada de extremos.
“A tendência de mover-se à direita é o movimento básico para países que estão com sérias crises econômicas e sociais e estão em processo de decadência.”
As palavras acima são suas!!!
Então, podemos deduzir que se a tendência de países em sérias crises econômicas e sociais e em processo de decadência é de mover-se à direita, deve-se a estarem nessa situação porque anteriormente optaram por mover-se à esquerda. Se já estão em má situação e optam pela direita é porque a esquerda já fez o estrago anteriormente!
Perfeito, essa era a resposta que eu ia dar mas ao ler a sua resolvi poupar meus dedos.
Hahahahaha!
Sensacional
Olá, Alex. Os extremismos são condenáveis, seja de direita ou esquerda. Eles terminam em retrocessos e muitas vezes em sérios danos.
Contudo, me referi ao comportamento de boa parte dos foristas em desabonar ou creditar simplesmente porque foi contrariado ou o autor do comentário é de uma corrente diferente. É coisa de menino de sexto ano, birrento. Não apresentam argumentos e muito menos estão realmente dispostos a debater e aprender. É apenas mais um campo de batalha pra impor verdades.
Tempos atrás, por exe, acho que no Poder Aéreo, vi uma das coisas mais esdrúxulas aqui: um debate entre foristas onde um após humilhar o interlocutor disse que só entrava em debate para vencer, que estava aqui pra isso, que era o prazer dele! Pô, qual é!
Eu diminui muito minhas participações aqui, pois os “donos da verdade” só acreditam no que é conveniente, nao importando se o assunto é algo em que eu tenho contato e experiência e que estudo há quase 20 anos. O mesmo aconteceu com Fred e outros.
A trilogia é uma importante fonte de informação e formação para quem se importa com esses assuntos e vem se aperfeiçoando a cada ano. Contudo, o comportamento dos foristas, em boa parte é inversamente proporcional, por incrível que pareça. Felizmente, aparentemente, com o fim das eleições diminuiram as ofensas diretas e tenho visto menos intervenções dos editores. Mas isso dos likes, ao meu ver, não ajudou.
Desculpe o longo texto, mas o foco do meu comentário anterior foi nesse sentido. Abç
Concordo com suas palavras Luciano.
Abraço.
O problema não é saber a diferença. O problema é colocar o pinico na cabeça quando os outros mandam. É assim que o Brasil está se comportando hoje.
Esse é um grande pilantra, enganador e bajulador de facínoras….
shara, precisamos vere quem chegou primeiro rsrsrsrsr eu estou aqui a mais de 10 anos……Seria razoavel que voce colocasse sua opiniao com o nick de Celso 1. Valeu…..Sds
Ahhhh… Vai te deita!
kkkkkkkkkkkk deviam proibir esse cara de falar em público
Celso “megalonanico” Amorim, que financiava filmes ruins quando era presidente da EMBRAFILME, que quando chanceler foi um dos protagonistas da pior diplomacia brasileira de todos os tempos, merecedora de uma acertada alcunha por parte de um funcionário da chancelaria israelense e de Monsieur Jôban o apelido de “Diplomacia dos atabaques”, e que como Ministro da Defesa teve o avião revistado por meganhas bolivianos atrás de drogas ( dizem até que o cachorro farejador fez um “número 2” no tapete da aeronave), calado é um poeta…..
Em termos práticos esse posto do General brasileiro no US Southcom vai funcionar como uma espécie de “oficial de ligação”, o que não é nada do outro mundo! A FAB na II Guerra tinha um oficial da USAAF (Major John Buyers, que apesar do nome era brasileiro) nos seus quadros funcionando como oficial de ligação
Naquele episódio eles estavam atrás do senador boliviano que havia se refugiado na embaixada brasileira. Evo temia que ele poderia tentar fugir num voo oficial(!). Fez sabendo que não haveria nenhuma consequência ruim, afinal, os cumpanheiros do lado de cá dariam um jeito de abafar qualquer saia justa, a exemplo da invasão da refinaria. Quero ver ele ter culhões pra fazer isso hoje.
Mas, pode ficar sossegado que a possibilidade do Brasil transferir a embaixada para Israel é ZERO.
Quando esse Governo cair, que pelo jeito não vai demorar muito, esse assunto estará totalmente esquecido.
Essa questão (a embaixada) é irrelevante…..
Relevante é que a diplomacia dos atabaques de Celso Amorim é parte do passado….
Já temos embaixada em Israel.
Desculpe. Em Jerusalém.
Jerusalém é árabe e será a capital da Palestina.
Antônio Reis, preciso cumprimentá-lo pela coerência: para passar vergonha, você escreve besteira sobre qualquer assunto. Sem restrições.
Provavelmente o pior Ministro das Relações exteriores que já tivemos.
Errado, amigo. Não é “provavelmente”, é certamente. Ele foi o mentor do país anão diplomático, ou nanico-potência, ou gabirudiplomacia.
Olha, vai por mim, a História Brasileira é meio coberta de disses-me-disses, mas sim, dos que eu conheço, Celso Amorim, de longe, foi o pior de todos.
É difícil inclusive listar todas as peripécias loucas e incompetentes nas quais ele ajudou o Brasil à se meter (até porque o Ministro das Relações Exteriores, de facto, era o outro megalomaníaco fascínora do Marco Aurélio Garcia, o ‘acessor’ para assuntos internacionais do 5+5=9).
Eu gostaria que alguém, com muita paciência, conseguisse contabilizar quanto dinheiro o Brasil perdeu quando esse senhor estava à frente do MRE. Quanto de prestígio internacional perdemos quando ele estava lá, quantos fracassos e demonstrações de inaptidão ele conseguiu dar… difícil mesmo.
‘Provavelmente o pior Ministro das Relações exteriores que já tivemos.’
Vc já viu o atual?
o que seria ‘aquilo’?
O atual já se se subordina ao Evo Morales alguma vez, deixando revistar solo brasileiro, que é o avião que ele viaja?
Isso tem nome: Subserviência.
O atual foi subserviente quando?
Você nunca tinha ouvido falar do atual ministro mas vomita o que ouviu das suas fontes fidedignas. rsrssss
Considerando que o cara tem pouco mais de um mês no cargo, e por mais que eu não goste de tudo que ele faz, até o momento, ele não ativamente trabalhou contra o país e nem muito menos nos comprometeu de alguma forma que fosse deixar algum legado ruim. Então, até o momento, eu prefiro reservar meu julgamento sobre o MRE atual, mesmo que eu ainda tenha ressalvas, preciso dar um julgamento justo à todos.
Já o Celso Amorim já é velho conhecido. Inclusive na época em que ele estava no comando eu assisti diversas palestras com ele, acompanhei todas as apresentações, palestras e congressos sobre o livro branco de defesa nacional que fossem feitas no RJ, etc. Então sou categórico em dizer que se existe um dicionário visual com a palavra ‘Incompetente,’ a cara dele deve estar estampada lá. E isso para não falar do direcionamento intencional que ele ajudou à dar à política externa brasileira, que dispensa maiores comentários. Mas os maiores FRACASSOS da política externa brasileira aconteceram enquanto este senhor estava no cargo de Ministro das Relações Exteriores. E FRACASSOS maiúsculos mesmo, públicos, bem conhecidos e que deveriam ter envergonhado todo e qualquer Brasileiro e que em algum país com pessoas comprometidas com o cargo que ocupam teriam entregue suas cartas de demissão imediatamente.
O que desalenta é o congresso não ter imediatamente chamado o cara para pedir explicações e ter aberto investigações quanto à esses absurdos e após as repetidas lambanças ter pedido a cabeça dele, mas pedir competência daqueles caras lá em Brasília é como pedir que uma baleia voe.
Se o atual MRE for tão ruim quanto, vou pedir a cabeça dele também, mas até agora não tive motivo para distribuir os garfos e acender as tochas.
“Podem ser inimigos deles, mas não deveriam ser, deveriam ser competidores. Mas eles veem como inimigos”, observa Celso Amorim.”
É mesmo?
E porque será que para o Socialismo “quem é de direita” (ou “usamericanumalvadu”) são sempre “inimigos”, e nunca “competidores”?
Discurso típico da Esquerda: “Acuse os outros daquilo que você mesmo faz!”.
Santa cara de pau desse ex (péssimo e inútil) ministro Batman!!!
Para ele, nações amigas são a Venezuela, Cuba, Nicarágua e Bolívia. É mole ou quer mais ?
Esqueceu o Irã.
O Irã sempre foi uma nação com boas relações diplomáticas com o Brasil, e agora boas relações comerciais.
Boas relações não justificam convidar um criminoso como Ahmadinejad para visitar o nosso país e tampouco expor o país a um vexame internacional tal como o experimentado naquele acordo nuclear fajuto.
Netanyahu já cometeu muito mais crimes e foi convidado para a posse de Bolsonaro.
Crimes a que me refiro são homicídios mesmo, porque a acusação de corrupção que pesa contra ele é outro assunto.
Está arriscado a ser apeado do poder.
Nao consigo entender como ainda estao voz a tremendos canalhas como esse. Alias, esse e outras dezenas. Essa exposicao de um contumaz bandido, arrogante , mediocre e outros adjetivo impublicaveis, deveria ja estar na latra do lixo da historia desse pais
Infelizmente, acho muito ruim que aqui deem espaco para essa mesma exposicao. Brasil, ou o pais acba com esse pulhas, ou eles ainda vao acabar com tudo e todos.
Talvez seja porque este ainda é um país com liberdade de expressão, onde qualquer um pode expressar sua opinião, mesmo q vc ou quem está no governo não goste do conteúdo.
Da mesma forma que ele pode se manifestar, também podem, por exemplo, a ministra do pé de goiabeira ou o chanceler que reza ave Maria em tupi.
Algum preconceito com o idioma tupi? Por mais amalucado que Ernesto Araújo seja esse foi um belo gesto! Ademais ninguém aqui está querendo cercear liberdade de expressão mas apenas estamos ponderando a ausência de autoridade moral de Celso Amorim para tecer críticas tendo em vista que ele praticou a pior diplomacia da nossa história.
Prezado Wilson, nao esta em contexto a tal liberdade disso ou daquilo, mas sim opiniao singela e honesta sobre tudo ou o que este canalha representou ao Brasil sobre minha vida e a de milhoes. Se para voce isso nao representou nada a nao ser a tal liberdade que enfatiza, entao voce esta anestesiado a muitos anos. Cuidado com tal raciocinio simplista e constitucional, voce e milhoes ainda estao a beira de uma grande lavagem cerebral. Rei morto, rei posto, nao cabem mais despauterrimos de tal individuo de tao desequilibrado e ou inocente funcional que acabam por ter manifestacoes pueris e mansas como a sua. Eu nao pactuo e nunca pactuei de vermes como esse, mais ainda, ou temos a capacidade de usufruir da tal liberdade que voce menciona ou nos calamos como CORDEIROS. Esse cara precisa estar ciente que nao e mais bemquisto pela maioria desse pais. Chega de lero lero, a INDIGNACAO bateu a porta e espero que nao retroceda mais. As pessoas de bem no Brasil acordaram, devagar, mas acordaram. Sds
O governo é do Bolsonaro, eleito legitimamente. Tudo bem que a esquerda menospreza a vontade popular e se acha intelectualmente superior e capaz de governar a plebe, mas fato é que o Bolsonaro foi legitimamente eleito pelo povo.
A opinião desse senhor, militante petista, não tem interesse, salvo o folclórico. Quem é o atual chanceler brasileiro é que deveria ser ouvido e não este daí.
Dar atenção a este senhor é fazer chacota com a soberania popular.
Não entendi??? Um ex chanceler está proibido de se manifestar sobre as besteiras que o governo atual faz???
Proibido não está, mas uma vez que ele no cargo foi um fiasco não tem autoridade moral para tal.
Qual o peso da opinião de uma pessoa que comandou a política externa brasileira no seu período mais vergonhoso tem ?
Tem que ser um veículo muito pelego que nem esta Rede Brasil Atual para dar voz a este inútil
O dia que ele devolver aos cofres públicos as mamatas do BNDES entregues a ditadores amigos do PT na sua gestão, ele pode falar. Por enquanto, é só a palavra de um pilantra!
Ele não está proibido de se expressar, mas a gente dar atenção é uma sandice.
Celso Amorim tem tanta legitimidade para comentar relações internacionais quanto Bresser Pereira, Delfim Netto, MAílson da Nóbrega e outros têm para comentar temas econômicos. Liberdade de expressão é ótimo, mas exige tolerância com esses vigaristas, mestres da desfaçatez.
Apoiado Bosco.
Faz assim ó: compra um jornal, nomeia-se editor chefe e aí você escolhe quem pode ser entrevistado. Olha que legal!
Como já foi dito, apesar da liberdade de expressão o fato é que falece ao Megalonanico autoridade moral..
A expansão da influencia dos Russos e dos Chineses ameaça a supremacia dos eua em diversas áreas…nos últimos 500 anos o mundo viu 16 embates entre uma potência estabelecida e outra emergente…em 12 desses casos houve guerra…
depois do fim da Segunda Guerra Mundial os eua têm intervido na vida política de diversos países mundo afora…atualmente é identificado cerca de 50 casos reconhecidos de ingerência direta de Washington nas eleições em outros países…os métodos são diversos…Golpes de Estado…Assassinatos Políticos…Financiamento da Oposição…Chantagem…Corrupção ou Propaganda Política…no mundo de hoje em que vivemos nada é verdade…tudo é mentira com um pouco de verdade…a mentira é suprema e nos somos os capachos proliferadores…
As forças armadas do futuro devem estar preparadas para operar com outras nações quer sejam integrando forças de apoio humanitário ou de combate. O brasileiro é conhecido no exterior como amante de carnaval e de futebol. Quanto mais militares tiverem oportunidade de cumprir missão no exterior, irão aprender sobre a cultura e jeito de pensar daquele país e por sua vez deixaram uma imagem diferente daquela esperada pelos estrangeiros. Como exemplo cito a missão do Haiti e do próprio Gen Santos Cruz. Creio que se EUA quisesse mesmo invadir a Amazônia faria sem nenhum problema.
Concordei com quase tudo Pafúncio. Só não que se os americanos quisessem invadir a amazônia não teria “nenhum problema”. Concordo que poderiam vencer, mas com certeza daríamos sim um bocado de trabalho e problemas pra eles. E dependendo da quantidade de problemas a invasão nem seria mais viável, visto que com certeza antes de invadirem eles fazem todo o tipo de estratégia.
Que que esse vigarista, charlatão quer falar da nossa política externa hein? É um capacho a serviço do PT e do comunismo na AL. Só fala m.
Enquanto este senhor era o chanceler, nossas parcerias e relações eram com Cuba, Venezuela, regimes africanos duvidosos e etc, logo não esperava nada melhor vindo deste senhor.
Ma moral, se o Amorin diz que é muito ruim para o Brasil, pode ter certeza que é um bom negócio rsrsrs.
O cara queimou a imagem do Brasil na geopolítica e quer dar pitaco, totalmente sem noção.
Quando ele esteve a frente do governo, junto com seus “cumpanheros”, não fizeram nada além de surrupiar o Brasil.
Falou o diplomata “nanico”, tudo que é ruim para os saqueadores da nação, é bom para o Brasil.
Esses ministros da era petista são todos uns boçais, energúmenos e muitos outros adjetivos.
É o mais puro entreguismo. O Brasil nunca foi tão submisso aos USA quanto agora. Isso beira a Traição. Quando esse governo terminar, seus integrantes precisam ser julgados pelo crime do artigo 355 do CPM e condenados ao fuzilamento.
O governo é civil e apenas se submetem ao CPM militares….
Se informe melhor!
‘Nossa bandeira jamais será vermelha!’
Só laranja.
Não consegue ver o câncer que consome os seus e fica reparando no furúnculo alheio. rsrsss
Invasão de refinaria, empréstimo para Cuba a toque de caixa, empréstimo para Venezuela a toque de caixa, calote dos dois países. Uma general no Comando Sul é entreguismo?
Melhor vir com outra conversa fiada, porque essa só cola para quem pensa como você.
Pelotão de fuzilamento só existe nas “democracias” que você admira.
Doug, para essas pessoas assaltar e dar todos os prejuízos possíveis aos cofres públicos do Brasil em nome da ideologia deles, nada mais é que “ofícios do destino”, mas nomear um mero general pra fazer parte do comando lá nos EUA, é uma traição imperdoável para a “pátria”. Só por essas coisas a gente já percebe pq o Brasil chegou no estado tão deplorável econômico e social que está hoje.
E Bozo continuou com a receita, vide o novo pacote de subsídios para produtores de leite brazucas. Parabéns Alessandro, sua retórica anticomunista não adiantou de nada, você votou num cavalo de troia, o retorno da esquerda ao poder tem como maiores culpados os apoiadores de um governo mais perdido que cego em tiroteio.
Quem tem que ir para o paredão são os seus amigos da Esquerda que deixaram o Brasil na m…. que está…
Se o Brasil não ajudar a resolver a questão da Venezuela, quero ver a imagem que o nosso( não teu, porque esquerdista é tudo menos patriota) terá com o povo venezuelano..
Eles não vão esquecer facilmente o explícito apoio dos Governos brasileiros na era do Lulla e da Dillma ao Governo Chavez e agora ao Maduro..
Quer dizer que nunca teve entreguemos a Bolívia, a Cuba e a Venezuela, já que demos para eles nossos ativos que não serão devolvidos . . . .
Pela sua lógica, Lula e Dilma devem os primeiros a serem fuzilados. O maior exemplo disso é o mais médicos.
Acabou de ser completado só com brasileiros. Então, como e por que mantínhamos cubanos em regime de escravidão em nosso país e financiavamos, com nosso dinheiro, a ditadura deles?
Acho que, por esses motivos, a lesa pátria que deve levar ao fuzilamento foi de Lula e Dilma, tá.
Lama ambiental
Lama social
Lama econômica
Lama política
Lama jurídica
Lama executiva
Lama legislativa
Lama de identidade
Lama……
A nossa Venezuela é aqui!..um país com 13 milhões de desempregados(segundo a estatística ridícula do IBGE que não computa quem deixou de procurar emprego a mais um de mês)…o número na verdade é muito maior(o dobro ainda é pouco)…fora os que vivem de bicos…80% do mercado nacional hoje é transnacional…
Vamos pagar caro por anos de analfabetismo político e lavagem cerebral desta mídia desgraçada que temos…conseguiram criar milhões de mentes facilmente teleguiadas e induzidos a futilidade…será um tempo de aprendizado para o povo que o mais importante é o eterno milionário futebol, o luxuoso carnaval e sua alegria promíscua…viva o braziu…viva o autêntico brazileiro!…VIVA A REPUBLICA DAS BANANAS!!!…VIVA A RIPLUBICA DOS IXTADUIS UNIDUS DU braziu!!!…
Eles mentem, mentem, mentem… Continue gravando! Mentem, mentem :
https://www.youtube.com/watch?v=LyRI89dD6NQ
O Brasil realmente parece que não tem jeito. É a síndrome de Estocolmo a nível nacional. As forças que poderiam se unir para levar o país adiante (grande mídia, academia, mundo artístico, etc.) depois do tsunami esquerdista não dão mostras de que vão largar o osso e a boca livre sem resistir e vão inviabilizar o governo do Bolsonaro na mais flagrante torcido do “quanto pior, melhor”.
O brasileiro é o primeiro a querer ser escravo do Estado e dependente dele a e com o tanto de gente que mama nas tetas e que não querem perder os direitos adquiridos, estamos literalmente lascados.
Bosco, quem vai ferrar o governo Bolsonaro chama-se Bolsononaro, tanto o pai quantos os filhos. Espera o Bebbiano começar a contar o que sabe…
Sequim, Para de ser maria vai com as outras. Quem é você para achar que o Bebiano sabe alguma coisa? Soubesse e o Bolsonaro não o demitiria. Não vai nessa conversa esquerdista não que o Lula tá preso e condenado em segunda instância. Para de ler Brasil 247 que eles são apátridas e se lixam pro país, desde que o PT tenha a sua vingança.
Por mais que vocês esforcem não vão convencer ninguém que o poste do Lula era melhor que o Bolsonaro. Ou era o Bolsonaro ou era um golpe militar. O PT e seus puxadinhos (Ciro, inclusive) jamais. Tiveram a sua chance e cagaram no prato. Agora deixa o Bolsonaro fazer o governo dele e ser julgado daqui a 4 anos pelas urnas.
Mestre Bosco, em primeiro lugar não sou uma “Maria vai com as outras” como vc disse. Tenho mais de 40 anos e já passei dessa fase. Sou um ser pensante, igual a vc. Então, da mesma forma que lhe tenho grande respeito, peço a mesma contrapartida da sua parte. Gostei da parte em que vc disse “era Bolsonaro ou golpe”. Aos poucos a verdade dos fatos se revela. É só ser paciente.
Bosco, deixa o Bebbiano dar com a língua nos dentes então. Aproveitem e tragam o Queiroz. Melhor ainda: Leiam também o relatório do Coaf com as suspeitíssimas movimentações financeiras do Flávio Bolsonaro e reveladas pelo Fantástico. A menos que vc ache que a Globo também seja petista.
Bosco
Vc anda muito nervoso com o PT.
Vc so fala nisso, me explique, vc é militante petista disfarçado de direita?
Pq se bem me lembro vc mesmo ja confessou aqui na Trilogia que era PETISTA.
Disse que nao era fanboy americano e que ate ja havia votado no Lula no primeiro mandato dele e agora vc vem aqui querer dar “liçao de moral” dizendo que os outros sao “maria vai com as outras” ou “esquerdistas” quando vc mesmo ja confessou ser eleitor do PT.
De repente essa sua revolta foi pq o PT nao deve ter lhe dado toda a atencao q vc queria.
Explique isso ae pra gente ja que vc se acha no direito de ser mal-educado qndo nao concorda com uma opiniao diferente da sua.
Se o presidente derrotar seu pior inimigo, ele mesmo e a família, a esquerda é fichinha.
Sequim
Exatamente isso.
Bolsonaro acha que ainda esta em campanha e devido aos desmandos que tem acontecido no governo ele esta imitando perfeitamente o Trump nas trapalhadas que faz. Isso é complicado demais pq depende so de um tweeter errado para ele aumentar ainda mais a crise no país.
E se o Bolsonaro nao der um cala-boca nos filhos dele entao a situacao tende a se complicar mais ainda.
No meu ponto de vista tanto Bolsonaro e familia quanto Dilma, Aecio e Alckimim sao todos corruptos. Deveriam estar todos presos junto com Lula e cia.
O governo Bolsonaro será uma tragédia por que, convenhamos, é um misturê de incompetentes, com gente faltando parafusos na cabeça, e um monte de mamadores de teta estatal sem saber o que é produtividade. Fala sério, o mandatário era nada mais, nada menos que um cara que pintava meio fio em quartel, não é um líder, os filhos dão palpite no governo dele sem fazer parte do governo, já mostra sua incompetência em liderança. Acharam que Bolsonaro seria a pá de cal na esquerda, mas na verdade votaram num cavalo de tróia, que possui grandes chances de fazer um governo fracassado e deixar brecha para a esquerda voltar em 2022. Graças a Deus essa cruz eu não carrego, votei num ex-executivo de banco que iria pôr a oposição no chinelo.
Você fala do Playboy cujo partido é uma versão política do Country Clube, onde apenas entram abastados dispostos a pagar uma mensalidade?
Melhor do que a versão brazuca da família buscapé.
Defensor
O povo nao votou no Bolsonaro pela competencia que ele tem, o povo votou no Bolsonaro pq ele era contra o PT.
Se na eleicao no lugar de Bolsonaro vs Haddad fossem Tiririca vs Haddad, ate o Tiririca ganhava simplesmente pq o povo nao votou num candidato e sim contra o PT.
Bolsonaro ainda acha q esta em campanha eleitoral e que pode governar pelo Tweeter, mas ele nao pode. Hj ele é o presidente e tem grandes responsabilidades com isso.
É bom o Bolsonaro dar um cala-boca nos filhos dele pq isso aqui nao é a Monarquia.
Essas batidas de cabeça dos filhos dele e as cagadas dos atuais ministros alem dos desmandos vai atrapalhar o governo.
Porem ha de se dar tempo para ver o que o Bolsonaro ira fazer qndo tudo entrar nos eixos pois nao temos nem 100 dias de governo.
E entregar uma refinaria inteira da Petrobras para a Bolívia?
E financiar (agora vemos que não foi financiamento e sim, à fundo perdido), com dinheiro do BNDES (nosso dinheiro), obras em outros países amigos (que compartilham da mesam ideologia petista/esquerdista) da ideologia reinante à época?
E roubar, da forma mais descarada, os cofres da Petrobras?
Ser corrompido, e corromper, em todos os níveis, para se manter no poder e auferir ganhos pessoais?
Se, e somente se, o governo atual chegar no mesmo nível de corrupção, criminalidade, roubo e entreguismo dos governos do PT, aí sim, vocês, seguidores e adoradores do deus de nove dedos, poderão tecer críticas. Até esse dia chegar, se chegar, vocês não podem falar absolutamente nada! Até lá, coisa que vocês falarem não passa de hipocrisia e desfaçatez!!
O problema não é o Amorim pensar como pensa.
É quem dá ouvidos a ele e acredita nele.
Duro é refletir notícia de um portal desta qualidade
Fiquei curioso e coloquei no Google Rede Brasil Atual..
Primeiro hit..
Portal de notícas independente.. já comecei a dar risada antes de entrar na página..
Manchetes da Primeira Página de agora:
“Reforma penaliza quem já está no mercado de trabalho e os que ainda que virão”
“Wagner Moura e as histórias de resistência no Brasil, que sempre o fascinaram”
“Eu ia mandar o Bebianno embora, desisti, mas desisti de desistir”
“Indígena é roubado, torturado e tem braço amputado devido aos ferimentos graves
Só não morreu porque se fingiu de morto. Há relatos de que os criminosos diziam “que o presidente autorizou matar índio”
“No Ceará, Haddad encontra movimentos e diz que governo ‘está meio perdido’
“Apesar das ameaças, estamos podendo caminhar, conversar, se organizar. Acredito que o povo brasileiro dê uma resposta, assim que ele acordar”, disse ex-prefeito de São Paulo em Fortaleza”
Piada…
São sites da turminha da “resistência” que só contam suas fanfarronices pra enganar a população, não merecem 1 segundo da nossa audiência
Como sempre o Brasil com sitomas da sidrome de vira lata
Devemos afastar qualquer interesses dos EUA, Rússia e China na América latina que não nos trás benefícios ao País…
Principalmente o EUA que só procura o Brasil quando lhe convém o lema do Brasil deveria ser produção interna “madeira in Brazil” não há dependência de produtos externos reduzir a exportação de materias primas e começa o desenvolvimento indústrial 4.0
o Brasil tem potencial de crescimento.
Nosso potencial de crescimento deveria começar pelo uso correto do português.
Vou ser bem sincero. Tenho nojo deste cara. Chegou a reclamar que tínhamos equipamento israelense nos depósitos de armas das Forças Armadas. Se ele pudesse compraríamos apenas equipamentos russos e chineses. Eu me pergunto. Qual a razão de se dar voz a um individuo destes?
Amorim não está de td errado observem.
Comercio com China 2018 exportações 64.205,65mi/ importações 34.730,03mi/ 29.475,62mi superávit.
Comércio com os EUA exportações 28.774,09mi, importações28.967,77mi, déficit -193,68mi.
Fonte: mdic.gov.br
Estou preocupado se vcs forem no site e olhar as exportações e importações de janeiro, estamos agora tendo um deficit grande com a China! A China diminuiu bastante as importações do Brasil.
Será a mudança de governo, Bolsonaro, o motivo? Se for terão de correr atrás desse preju.
Apoiado Colombelli.
E a solução é não negociar com a China???
Walfrido, é necessário sim negociar com a China, porém, o negócio precisa ser bom para os dois lados.
Apesar de termos superavit, nossas commodities tem um peso maior do que os industrializados que eles produzem, nosso governo precisa levar em conta que esses produtos chineses destroem nosso mercado interno, enquanto nossas commodities são o combustível para o crescimento deles… então precisa ver o cenário como um todo e equilibrar a balança ao nosso favor, para além do que acontece hoje, que a princípio nos desfavorece.
Trocávamos toras de madeira boa por cacarecos e espelhos; hoje trocamos minério bruto por cacarecos e celulares. Ora, enquanto não aprendermos a fazer as coisas nossas trocas tenderão a isso.
Opção é fechar as portas ao globalismo e esquecer as novas tecnologias.
Apoiado colombelli. E mesmo que não comprem agora, no futuro terão que comprar, pois é fato, o Brasil é um dos maiores produtores e eles vão vir atrás;
No futuro a China vai plantar soja no Cazaquistão, Ucrânia, Uganda e onde acharem terreno apropriado para isso.
Eles já plantam muita coisa em muita cabeça repleta de material fértil …
É porque o adubo americano não prestou.
Hummm….eles simplesmente vão ir lá e decidir o que e onde plantam? Esses países serão colônias da china?
Papo de gigolô. Nao existe trabalho escravo na China mais. Existe muita mao de obra e essa mao de obra está sujeita as leis do mercado e aceita a trabalhar por um salário baixo, afinal se não aceitar outro aceita. Assim como em lugares de pouca mao de obra pagam caro a um trabalhador, num lugar de muita mão de obra pagam barato.
Ô Colombelli.
Vai me dizer que está preocupado com o trabalho ‘escravo’ na China?!?!?!
Vc não está preocupado nem com o trabalho escravo no Brasil.
Conta outra.
Aqui é um site com o nome “forte”. Fortes sempre lutaram contra tiranos, a favor da liberdade.
Fique aí ‘eudeusifEcando’ seus tiranos, afinal você é um fraco infiltrado aqui mesmo.
E você está?
Dei dados do governo de que o comércio com a China é importantíssimo pois gera superávit enorme, alias estamos falando de Brasil maior celeiro do mundo e China maior população faminta do mundo, um precisa do outro, assim como o comercio EUA-China é insubstituível, economias simbiontes. E tudo o que enxergaram foi rixa ideológica. Provado que a maioria são minions, não pensam por si sós. Qnt pra esquerda qnto para a direta, esse posicionamento é ruim em qualquer nação. Essa cegueira ideológica aliada a falta de pensamento crítico levou a Alemanha ao nazismo, e os gregos ao caos econômico.
Vá ver em quantos fóruns na internet ou em qualquer outro ambiente você terá a liberdade de criticar o governo. China, Cuba, e até a mãe Rússia… Escravo não é só na corrente e na chibata, escravo é na mordaça também.
Amorin e Dilma são pessoas particularmente limitadas. São bússolas que apontam para o sul. Se falam que algo é ruim para o Brasil, possivelmente nos será bom. Mas se apoiam alguma iniciativa, então devemos fugir desta desesperadamente…
Aguardo os esquerdistas que frequentam este blog que me apontem uma única iniciativa deste ex-ministro que tenha sido benéfica para o Brasil. Só fazia acordos com ditaduras, caloteiros de todas as espécies e abria embaixadas e representações em qualquer buraco. Muitas delas literalmente entraram em colapso por não conseguir pagar as contas.
Horrível análise.
A colocação de um general nosso lá só favorece o Brasil pois teremos um integrante das FFAA no coração do SouthCom trazendo-nos informações preciosas. Isso é um sinal de confiança dos americanos.
Outra, a composição de uma espécie de EM com oficiais de diversos países é algo muito comum dentro da OTAN. Sem surpresas. Fico contente que o Brasil esteja se alinhando com verdadeiros aliados.
O pensamento do Celso Amorim só encontra a lógica pelo prisma ideológico dele, que é de esquerda.
Tudo o que esse sujeito fala advém de princípios ideológicos.
Barão do Rio Branco se revira no tumulo ao ver um ex-chanceller falar essa abobrinha.
é um pau mandado de Havana, que adora falar mal do Brasil mundo afora, não dá pra levar a sério esses canhotos da “resistência”
Não dá para levar à sério quem votou no pintor de meio fio de quartel. Agora vai lá pagar o subsídio dos produtores de leite, achando que o Bozo é a favor do livre mercado.
Também não dá para levar a sério quem votou em um playboy…
Pelo menos o play boy já comandou um banco, o pintor de meio fio comandou o q mesmo? O resultado estamos vendo aí, um presidente de enfeite.
Você se apega à essa ideia de que um cadete da AMAN, depois aspirante e oficial até o posto de capitão pinta meio-fio de calçada mostra que vc não entende nada do cotidiano de uma unidade militar. Vc tem todo o direito de não gostar de Bolsonaro! Mas, se me mostrar uma Unidade das Forças Armadas em que um oficial pinta meio-fio, eu não digo mais nada!
Ah….só uma pergunta: você prestou o Serviço Militar Obrigatório?
Caros Editores, por que poluir o site com tais matérias inócuas? Seus assíduos leitores merecem conteúdo, comentários e reportagens melhores que “isso”. A menos que o propósito seja nos divertir (ter crise de risos), se assim o for cumpre bem seu papel. A opinião desse senhor não tem relevância alguma, talvez lúdica, e só.
Em qualquer democracia do globo existe o contraditório, o pensamento oposto. Unanimidade é coisa de Cuba, Coreia do Norte e China.
Exatamente o modelo que alguns defendem ardorosamente por aqui quando criticam os “malvados americanos”
Espantoso esse petralha dar declarações como se ele tivesse algum respaldo para criticar. No tempo dele estávamos metidos com ditaduras da russia, china, irã, libia, koreia do norte, bolivarianos e ditaduras obscuras da África. Temos haitianos e subsaarianos espahando doenças que afetam nossas crianças. Dinheiro do povo, via BNDES bancou obras no estrangeiro sem retorno para nós além de terrorismo internacional e programas subterrâneos de armas nucleares.
A culpa do Haiti estar assim é dos EUA. Eles promoveram a desgraça por lá.
Por isso, hoje, 17/02, os haitianos estão protestando nas tuas do País queimando bandeiras americanos e pedindo a intervenção russa.
Seria ótimo uma base russa lá, juntamente com outras em Cuba, Venezuela e Nicarágua para demonstrar o novo equilíbrio e poder no Mundo.
Não haverá base russa por lá! Pode esquecer! Ademais os russos sequer conseguem segurar o Maduro no poder o que dirá colocar base militar por lá! No mais esse novo “equilíbrio de poder” só existe na Sputnik que, como sabemos, não tem compromisso com a realidade
Não sei se existe equilíbrio de poder, mas é espantoso o Chavez ignorar os EUA e não sair do poder. Também é espantoso os europeus ignorarem Washington no caso iraniano e mais espantoso ainda é os russos se meterem nos assuntos dos EUA na Síria, Venezuela, Iraque e Afeganistão. Até brincar com as eleições nos EUA os russos fizeram. Fato é que todo mundo perdeu o medo da América!
Chávez com seu “socialismo do século XXI” plantou as sementes da destruição da Venezuela. Seu sucessor está na iminência de cair com a ajuda dos EUA;
A despeito de não terem abandonado o acordo nuclear os países europeus e suas empresas simplesmente pararam de negociar com Teerã, tudo isso com medo de sofrerem sanções dos norte-americanos. Isso sem falar é claro no fato de Airbus e Sukhoi estarem impedidas de venderem seus aviões para os iranianos, justamente pelos EUA
O aliado russo na Venezuela está na iminência de cair sem que Putin possa fazer nada! Os EUA têm tropas na Síria e no Iraque a despeito dos russos. E não custa lembrar que ano passado os Norte-americanos mataram 200 mercenários russos a serviço do Kremlin. E ainda falando na Síria o maior aliado dos EUA na região ataca os prepostos iranianos ali instalados sem que os russos nada façam salvo espernear.
E apenas para arrematar Trump corre o sério risco de sofrer impeachment caso se constate a tal interferência russa.
Sério que ninguém leva os EUA a sério?
Mais espantoso é o aumento da influência russo-chinesa em todo o Oriente Médio e regiões próximas.
Acabei de ler notícia de que a Arábia Saudita vai construir um complexo petroquímico de US$ 10 bilhões no porto de Gwadar que os chineses estão desenvolvendo no Paquistão.Isto tudo na esteira da iniciativa B & R.
Estamos vendo muitas coisas interessantes acontecendo e os EUA não estão sendo convidados para isso.
*Maduro
Este senhor é um pateta,é o mesmo sujeito que “morreu de amores pelo Irã do Mahmoud Ahmadinejad, que não fez nada em relação ao confisco de ativos da Petrobras na Venezuela, na Bolívia, que bateu palmas para o Paraguai quando o mesmo deu um inacreditável ultimado no Brasil em relação ao preço pago pela energia de Itaipu onde eles reajustaram os preços para cima mesmo faltando anos para a renegociação do acordo binacional.
Este pateta vem fazendo a anos propagando contra o Brasil, contra o próprio país, usando a grande rede que ele montou dentro do Itamaraty para atacar a nação, este senhor não merece crédito e quando você acha que se livrou dele ele volta falando bobagens.
Foi por causa desse cara ai que o Brasil se tornou o tal anão diplomático. Se ele não gostou é porque estamos no caminho certo!
Bingo!
Anão diplomático para mim é um Presidente que bate continência para bandeira alienígena e o filho dele sai andando com o boné do Trump.
Nanismo diplomático é deixar o Evo Morales tomar as refinarias da Petrobrás e ficar de braços cruzados porque ao contrário do boné e da continência isso causou um enorme prejuízo ao Brasil.
Antonio, se for pensar assim, quando o Obama disse que Lula era “O cara”, então ele estava tornando os EUA um anão diplomático?
Esse tipo de situação é só uma maneira de quebrar o gelo ou de dizer, ok, eu te apoio, ou eu penso de modo semelhante.
É só uma cortesia.
Sempre foi anão ou alguém imagina que o Brasil tinha alguma relevância diplomática na época da guerra fria ou anos 90.
Podia até não ser nenhum gigante mas a diplomacia era reconhecida por sua competência, e tudo isso foi perdido com a temerosa diplomacia praticada de 2003 a 2016, que justificou a alcunha dada por um funcionário da chancelaria israelense
Nem vale a pena rebater teu comentário. Sem comentários….
Nunca achei o Celso Amorim um grande ministro da defesa para não dizer medíocre, mas nessa questão ele total razão. Com essa decisão voltamos à mais ou menos 30 anos atrás quando eramos classificados como país de subdesenvolvido subordinado aos EUA contra o comunismo internacional representada pela ex-URSS. O mundo se globalizou e quem não acompanhar as mudanças ficará com as migalhas que sobrar. Devemos sim ter nossas Forças Armadas bem treinadas e equipadas. Empresas livre de burocracia e competitivas. Aliás… Falando nesse assunto… Não vi ainda o governo liberar as empresas de burocracia como prometido. Vai ficar na promessa mesmo?!?
É isso aí.
A China tem o poder de detonar a balança comercial brasileira.
Se não me engano, cerca de 30% de nossas exportações vão para lá.
E apenas produtos básicos.
Se a China garrotear o Brasil, todo o nosso equilíbrio econômico vai para o espaço.
Isso que eu chamo de mentalidade subserviente afinal, se preocupar com os desígnios do PC chinês em detrimento do próprio país é o fim da picada….
Antonio, creio que a hora é agora de cortar as amarras que podem detonar com o país, se 30% ou mais da balança comercial fica na mão da China, isso é um erro terrível, não podemos comprometer um percentual tão grande das exportações somente com um único país.
Dai a necessidade de fazer comércio com o mundo todo, nossas exportações precisam ser distribuidas de modo que não ultrapasse mais de 15% do total para um único comprador (estou fazendo uma média chutada, preferia vender 10% no máximo para cada rsrsrs), é um grande erro estratégico comprometer tanto com tão pouco.
É necessário que o setor de relações internacionais garimpe novos mercados e que trabalhe mais na “venda” do país, do mesmo modo que grandes empresas fazem quando precisam expandir seus negócios (precisa desburocratizar o Brasil, tornar atrativo).
Sem contar que a China compra nossas commodities para fabricar produtos que são RECOMPRADOS por nós com valor agregado… ou seja, vendemos a preço de banana milhares de toneladas para eles e compramos milhares de manufaturados pagando caro (não se esqueçam dos milhares de produtos chineses que entram em nosso mercado de modo clandestino e detonam com nosso produtores internos)…
Precisamos parar de só vender commodities, está na hora de começar a vender mais produtos acabados e com maior valor agregado, investir mais em P&D e trabalhar mais o setor de serviços, chega de só focar só no básico.
É cômodo vender só commodities, mas vejam só a Venezuela, que vive só do petróleo, Chile que depende do cobre ou a Colômbia, que vive de vender coca/cocaína (não é uma commoditie, mas é como se fosse).
É necessário mudar a mentalidade, é necessário focar no “Made in Brazil” (com Z mesmo, é internacional), focar em nosso produtores de produtos acabados, focar em ter LUCRO, não podemos continuar exportando minério de ferro para depois importar a barra de aço acabada… é ridícula a situação industrial do país… é necessária uma total desburocratização da industria.
Já passou da hora de pensar grande, não podemos comprometer nossa economia com um único grande importador, que poderá literalmente nos “ferr*r” sem dó nem piedade.
O que vc diz é coerente. mas temos um GIGANTESCO problema que é a nossa desindustrialização.
Esse é um fenômeno de décadas e creio não ser mais possível reverter.
O que vem causando isso são vários fato interligados como falta de ciência e pesquisa, falta de capital, insegurança política, insegurança jurídica e outras coisas.
Se vc perceber, a nossa indústria, com raríssimas exceções, produções material de segunda categoria e quase sempre com patentes internacionais.
Agora, calhou da China ser um gigantesco importador de commodities e não demorou muito para o Brasil se adaptar a isso.
Antonio, o governo aprovando as reformas necessárias (nessas aposto no Paulo Guedes), trabalhando a infraestrutura e desburocratizando o restante do sistema que pesa nas costas do empresário e do trabalhador, pode ter certeza de que não vai faltar investimentos estrangeiros, basta verificar o aumento da Bolsa de Valores e a queda do dólar desde a escolha do novo governo.
Acho que esses são indicativos positivos de possíveis aportes de capital estrangeiro.
Em tempo:
Parece que a China reduziu bastante as compras de soja brasileira voltando a comprar dos EUA.
Além disso, sobretaxou em mais de 30% as nossas exportações de carne de frango.
É melhor não brincar com a China.
Antonio
A China depende tanto de nós quanto nós deles. É uma relação parecida com a de China x EUA. Se um tentar ferrar o outro, os dois se ferram juntos!
A soja que a China compra aqui pode ser substituída por de qualquer outro País.
E eles já estão incentivando o plantio em áreas favoráveis da Rússia e Ásia Central.
Minério de ferro tem vários produtores, como Austrália (que tem as maiores reservas) Rússia, a própria China e etc..
E por aí vai.
Não há possibilidade de vc ‘deitar em louros’ quando só produz itens muito básicos, como o Brasil.
Meu caro, estás redondamente enganado. A China não tem como evitar a compra desses produtos básicos do Brasil. A alternativa seria comprar dos EUA, Argentina (no caso da soja) ou Austrália (minério de ferro). Em qualquer caso, os preços aumentarão muito… O fato é que, ao contrário do Brasil ( que não aproveita a forca que tem), os chineses já descobriram essa enorme dependência estratégica e estão fazendo tudo o que podem para aumentar a produção em outras partes do mundo, em especial na África, sem grandes avanços por enquanto. Por enquanto.
Amigo, a China não tem poder de detonar nem garrotear coisa nenhuma, ainda mais quando consome produtos de todo mundo. Ela precisa do mercado internacional para desovar as bugingangas dele, assim como empresas do ocidente precisam do parque industrial e mão de obra chinesa. Quanto mais a China participa disso, mais ela fica igual a todo mundo. Menos, menos….
As exportações da China em 2018 chegaram a US$ 2,5 trilhões.
Começaram esse ano com aumento de cerca de 10%.
Nessa batida, em dois anos as exportações chegarão a US 3 trilhões, o dobro dos EUA.
Não creio que estejam muito preocupados com o País ‘A’ ou ‘B’. Eles vendem muito e para o mundo todo.
Mas não se pode esquecer que já existem movimentos no cenário mundial para começar a reduzir as importações de produtos chineses, sendo assim, creio que em um futuro breve esses números sejam significativamente reduzidos.
Essa é a questão.
Sabendo disso, os chineses estão investido fortunas na indústria de nova geração.
Ou seja, fábricas altamente mecanizadas interligadas por conexões de altíssima velocidade do tipo 5G.
Além disso, sabiamente, vêm desenvolvimento os setores de alta tecnologia eletrônica e NEVs, veículos de nova energia.
Eles estão jogando muito pesado.
Antonio, o problema de se introduzir tecnologia avançada é que tende-se a cortar mão de obra humana, o que no caso da China é um problema dada a gigantesca população.
Vai chegar um ponto onde o desemprego vai ser um grande problema, sem contar que vai incentivar as pessoas a trabalharem por salários cada vez mais baixo, o que além de não contribuir para a economia, os fará ficar presos em situações análogas a escravidão, onde trabalharam em troca de muito pouco, gerando assim grandes problemas sociais, pois o Estado terá que socorrer essas pessoas em situação vulnerável.
O ODST está correto. Somos interdependentes. Se não comprar grãos de nós, terá que comprar dos EUA. É uma situação semelhante aos EUA e Venezuela. Se odeiam, mas o trading do petróleo continua (com a diferença que não odiamos e não somos odiados pelos chineses).
Mais uma vez, a “análise imparcial” do Sr. AK está equivocada.
Arapuca foi o PT o partido mais corrupto da historia mundial, quase destruir o Brasil em beneficio proprio.
Cara, vc já ouviu falar em Dick Cheney? Tem um filme sobre ele passando no cinema. Assiste e depois vamos debater quem é o maior corrupto do mundo. Menos MBL e Olavo de Carvalho e mais fatos.
Dick Cheney é um problema dos norte-americanos! Aqui no Brasil é preciso discutir o período de 2003 a 2016, onde tivemos depredação institucional, corrupção elevada à condição de praxe administrativa e também como um partido político se uniu a um cartel de empreiteiras para saquear o Estado Brasileiro e se perpetuar no poder.
Depois disso será a vez de discutirmos as milícias e o laranjal, perfeita continuação do descalabro citado acima.
Só 2003 a 2016? Não! Vamos discutir 1970 a 1975, quando os britânicos revelaram o escândalo da propina da construção das fragatas Niterói; vamos discutir 1980 a 1984 e os escândalos da Coroa Brastel e da mandioca e o caso da poupança Haspa; vamos discutir 1995 a 2002 e os escândalos do Sivam e dos bancos Marka e Fonte Sidam, além, é claro, a questão da emenda da reeleição. Meu caro, uma frase que ouvi há muito tempo e que se aplica aqui: quando a memória é seletiva, a moral também é.
Ah, antes que eu me esqueça: vamos discutir a privatização ” no limite da irresponsabilidade “do sistema Telebras.
Tem razão! Bom mesmo era a telefonia estatal quando uma linha de telefone era tão cara e difícil de obter que além da espera monumental, quando e se você conseguisse uma tinha de declarar no IR.
Amigo TIRELESS
Os argumentos do Sequim sao bem fundamentados e sensatos.
Pq vc sempre cita so os periodos de 2003 a 2016? A corrupcao no Brasil é endemica, ela nao veio so do PT, os governos do PSDB tbm dilapidaram o erario publico ou vc se esqueceu da privataria tucana que desviou bilhoes dos cofres publicos? Hoje ate mesmo a familia Bolsonaro esta envolvida em corrupcao, e ele nao era justamente o candidato anti-corrupcao?
Tireless, sei que vc é abertamente pró-EUA e respeito sua posicao. Vc pelo menos tem coragem de se posicionar a favor daquilo que defende e acredita, e eu respeito a sua opiniao, mas nao podemos tapar o sol com a peneira. O Brasil so nao é um grande país por causa dos politicos que tem e isso é independente de partido ou ideologia. Todos esses politicos que estao ae deveriam ser presos, sem exceçao.
Para quem entende português, a expressão significa que os interlocutores sabiam que existia um limite entre a responsabilidade e a irresponsabilidade, e não queriam ultrapassá-los.
Bom seria se nossos governantes dos últimos dezesseis anos tivessem a mesma atitude. Ao invés disso, ajudaram a recriar a concentração, modificando a lei sob medida para a empresa que, por “coincidência”, havia feito um contrato milionário com o filho do presidente.
Vocês tiveram 14 anos para limpar o Brasil e investigar tudo o que você está ai afirmando…
Mas não..
Preferiram só dilapidar o país..
Então amigão..pega a sua violinha e vai tocar em outra freguesia
Bem lembrado! Aliás, ao invés de investigar todos os esquemas citados acima (p.ex Coroa Brastel, SIVAM, emenda da reeleição) eles preferiram se aliar aos autores desses malfeitos
Para início de conversa: não sou seu “amigão “. Dito isso, continuarei aqui neste saudável e democrático (talvez democrático demais para alguns) espaço debatendo idéias enquanto os editores do Forte permitirem.
Eu até discutiria os mesmos, e realmente acho pertinente, mas salvo talvez o SIVAM, o Marka e o Fonte Sindam e a emenda da reeleição o restante já está lamentavelmente prescrito….
De toda forma, dada a gravidade dos delitos praticada de 2003 a 2016, essa discussão se faz muito mais pertinente sim!?
Os casos que você citou acima são amplamente conhecidos e já foram discutidos à exaustão, e os que não tiveram seus responsáveis julgados foram fulminados pela prescrição. E como o amigo colocou abaixo tiveram 13 anos para passar esses escândalos a limpo mas preferiram se aliar aos seus autores para trocar favores e se perpetuar no poder.
Ps: a história da aquisição das fragatas Classe Niterói encontra-se fartamente documentada aqui na Trilogia ( o Galante serviu na F-40) e podemos facilmente constatar que não houve corrupção na aquisição das mesmas.
Não é o que o WikiLeaks disse…
Grande entrevista do cara que defendia países que nada acrescentam ao Brasil, como Cuba, Venezuela e Bolívia … Não está contente, faça como o JW, vá para a Espanha!
Ainda BEM que você não significa nada pro Brasil. Pois suas afirmações me dão nojo, mais um divulgador de fake news. Poderia me passar matérias, links úteis de investigação que provam o que você falou? Ou você é só mais um que usa palavras vazias pra expressar seu fanatismo político?
Esse Celso Amorim é uma piada, na era Dilma nos alinhou as piores ditaduras, nem a Bolívia nos respeitava mais, falou em ate invadir o Brasil junto com Venezuela e Cuba, e colocou o Brasil na posição de anão diplomatico. Se ele está falando que é ruim porque o acordo é bom.
Fiquei preso no filtro :´( .
pois é … se digito a palavra co-mu-nis-ta aqui, o comentário é retirado… por que será ?! hummm, tendencioso não ?!
Fora a questão ideológica,não faz sentido nos juntarmos a um comando americano sem
que respostas sejam respondidas: qual é a finalidade disso agora?Porque não de outros
países da AS? O que será pedido em troca?
“Hartmam
qual é a finalidade disso agora?Porque não de outros
países da AS?”
A colômbia esta cheia de guerrilheiros querendo derrubar o governo e expulsar os estadunidenses de lá…numa hipotética incursão contra a Venezuela os Russos e os Venezuelanos poderiam armar essa turma com armas mais modernas e potentes e a colômbia poderia acabar numa guerra interna e caindo por isso…
Esse Amorim tinha que estar preso junto com a quadrilha que destruiu a nossa economia entregando dinheiro obtido no mercado financeiro para esses governos de bolivarianos de opereta. Narcotraficantes e apoiadores de criminosos como as FARC e outros grupos de assassinos fratricidas.
Rapaz! Não fale em ‘quadrilha’, milícia e essas coisas que atualmente é muito problemático.
É um rodízio…
Anteriormente era um chileno…
Bem provável nos tempos do Pêtê não ter sido convidado ou permitido a ida
Talvez porque agora temos um governo não mais alinhado com a esquerda sul-americana (se essa proposta fosse feita nos governos do PT certamente seria rejeitada), e também porque o Brasil é o país com maior potencial de liderança nessa região. Se for exigida alguma contrapartida, será estabelecida nos moldes de alianças que os países fazem desde a antiguidade entre nações que comungam os mesmos valores e interesses.
“Carlos
Como sempre o Brasil com sitomas da sidrome de vira lata
Devemos afastar qualquer interesses dos EUA, Rússia e China na América latina que não nos trás benefícios ao País…
Principalmente o EUA que só procura o Brasil quando lhe convém o lema do Brasil deveria ser produção interna “madeira in Brazil” não há dependência de produtos externos reduzir a exportação de materias primas e começa o desenvolvimento indústrial 4.0
o Brasil tem potencial de crescimento.”
A cada dia que passa a presença militar dos eua na Amazônia colombiana vai se ampliando…e assim disfarçadamente vão pondo em ação uma maciça intervenção armada dos eua na Amazônia sul americana…os eua já possuem numerosas bases militares operando no território da América do sul e em ilhas próximas num verdadeiro “cordão sanitário” composto por 20 guarnições em torno da Amazônia brasileira…a pretexto de estrangular o narcotráfico na região esta gente já tem estabelecido na América do sul uma rede de 17 bases terrestres de radar…3 no Peru, 4 na Colômbia e o restante é “móvel e em local secreto”….O Brasil é um dos poucos países da região onde ainda não existem bases, guarnições ou pistas de pouso estadunidenses…Alcântara será a primeira…
Os entreguistas deste pais não fazem isso porque são vira-latas…Eles fazem isso por dinheiro!..Eles vendem a ideia de viralatismo pro povão aceitar os esquemas de maracutaias que fazem com os nossos patrimônios e riquezas…Mas eles mesmos, os entreguistas, fazem por dinheiro…
O que chamam de complexo de vira-latas neste pais faz parte de um programa de doutrinação e dominação cultural que vem sendo trabalhado a um longo tempo em nossa sociedade…
Seja quem for o seu dono você será escravo dele!…existe em nossa sociedade pessoas mal intencionadas e recrutadas para doutrinar em nossas mentes e corações que este pais tenha dono!…Usando teses e falácias dizendo que aquele dono é pior que este dono que é melhor!…Temos que lutar contra isso se quisermos uma nação forte, independente e soberana...
Interesse estadunidense ou chinês/russo?…nós temos mesmo que escolher a quem obedecer?…porque essa gente toda não se unem pelo interesse brasileiro?…
Brasil subordinado do primeiro mundo :
https://www.youtube.com/watch?v=kodh3RyePhs
Assim falou noss ex-chanceler Celso Amorim, Ministro da Defesa de agosto de 2011 a dezembro de 2014, que continua à serviço da esquerda…
Esse sujeito que colocou o país em uma arapuca com essa relação de colônia com a China, os chineses levam as matérias primas do Brasil a preço de banana, se desenvolvem e mandam seus produtos xin ling que matam a indústria nacional. Ele é o principal responsável por garantir o subdesenvolvimento do Brasil.
Eu morro e não entendo esse ressentimento obsessivo que o brasileiro médio tem com tudo que se relaciona com EUA. A patologia vai desde o complexo de inferioridade de sarjeta até o deslumbramento infanto-juvenil com a capacidade e metodologia americana de poder.
Será que nossas escolas não conseguem ensinar que o Brasil faz parte de um continente, de um hemisfério e de um planeta? Que não podemos viver isolados da humanidade nos achando seres diferenciados ou como seres frágeis diante da realidade da vida e da evolução humana?
Nunca nos foi ensinado que temos que aprender a falar diante de outras nações, defender nossas posições, encontrar consensos, divergir e estabelecer relações com opostos? Nunca nos foi ensinado que o mundo é feito de interêsses e conveniências?
Teremos sempre que alimentar esse coitadismo de pé-rapado incapaz e esse ressentimento de chorão compulsivo diante de quem pode mais? Nosso ideal é a passividade brejeira e o doce divagar parnasiano?
Incrível, mas basta alguém falar em EUA para metade da turma surgir com seus pavores de infância, suas “tramas” de domínio e exploração, suas teses esquizofrênicas de “invasão americana para roubar nossas riquezas” e todo tipo de inferiorização reducionista e boboca!
Foi essa a nação fundada a sangue, ferro e suor por navegantes, bandeirantes, desbravadores, revoltosos nacionalistas, escravos, imigrantes e gente desconhecida que nunca arredou pé do que herdou? Crescemos tanto para virar um menino do buchão com mêdo de falar com os outros e viver se escondendo de situações sempre arguindo essa condição de “coitadinho oprimido”?
Passou revolução industrial, passou revolução comercial, passou revolução da informação, já estamos entrando em outro capítulo de uma revolução tecnológica irreversível…. e o povinho ali sentado na beira da estrada contando “causo”, falando de um passado que nunca teve e morrendo de mêdo de um futuro que nunca virá…
Fala muito não. O Governo do Bolsonaro mal começou e já pipocam escândalos por todo lado. Começou com o filho, agora o partido tá envolvido com o escândalo de candidatos fantasmas.
A Globo demorou pouco mais de 10 anos para acabar com o Governo do PT.
Já o do Bolsonaro, ela acabou em pouco mais de 10 dias.
Francisco, o governo Bo.lson.aro vai ser muito mais perseguido, qualquer coisa que acontecer a mídia vai fazer escândalo, você ainda não entendeu que esse novo governo não é bom para os “sugadores” de recursos públicos… para empresas como a Glo.bo, não interessa a situação da população, desde que ela continue ganhando $$$,
eles querem aque a população continue consumindo as por.carias que produzem, incentivando coisas como pros.ti.tuição, glamuriza.ção do trá.fico e da fave.la (que agora mudaram de nome para ficar mais bonitinho, comunidade).
Para as empresas e pessoas que nadavam de braçadas nos recursos públi.cos, o governo Bol.sona.roi não é interessante de modo algum.
Então é de se esperar que venha muito chumbo grosso.
Já é algo esperado, até ai, nada de novo no front :D.
Agora, teria sido muito bom, se na época do Pêtê, tivesse sido assim também, agora todos setores de fiscal.ização resolveram voltar a trabalhar, por que será?
A refinaria que nós perdemos para a Bolivia…
É para colocar nas conta dele(Amorim) ou do partido dele(PT)?
Não. É para colocar na conta da bravura dos bolivianos.
Afinal, só cachorro vira-lata entrega seus bens primários para os estrangeiros.
A maioria dos países tem suas empresas nacionais de petróleo e é muito difícil se estabelecer por lá.
Vai da Arábia Saudita à Noruega, passando por Kwait e França.
Não tem bravura alguma aqui mas somente o rompimento de um contrato! Um governo sério “nestepaiz” teria convocado o embaixador para consultas e congelado os ativos bolivianos mantidos aqui mas não a “diplomacia dos atabaques” de Celso Amorim e cia, que abaixou a cabeça….
Ademais, apoiar o roubo boliviano em detrimento da Petrobrás e do Brasil é uma demonstração inequívoca de subserviência..,
Para efeito de raciocínio, digamos que o que aconteceu com a refinaria da Petrobras tivesse ocorrido hoje, 19/02/19, durante o governo Bolsonaro e ele fizesse o mesmo que foi feito pelo governo do PT. O que você diria?
Devemos pensar realmente qual será o preço cobrado de nós, ao nos alinharmos radicalmente aos Estados Unidos.
A moderação sempre é a melhor maneira de conduzir assuntos diplomáticos.
Na última reunião da OTAN, Angela Merkel deixou claro que dará continuidade ao acordo do gasoduto Nord Stream com a Rússia. Independente da pressão norte americana.
Este não é o primeiro caso em que os Estados Unidos querem arrastar seus aliados para uma guerra que não é deles.
Ter os Estados Unidos como aliados é um ótimo negócio, desde que sejam impostos limites nesta relação.
Markel é pragmática o gás russo é muito mais barato que o GNL dos EUA. Ignorar o gás russo é comprar dos EUA é um tirambaço no pé. O Nord Stream 2 dará a Alemanha o poder para distribuir o gás pela Europa. Isso irá render uma imensa quantidade de dinheiro.
E ainda temos o South Sream e o Turk Stream. É o abraço russo na Europa.
E para desespero da Ucrânia.