Nicolás Maduro: ‘A Ku Klux Klan que governa a Casa Branca quer se apoderar da Venezuela’
Em entrevista à jornalista da BBC Orla Guerin, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se mostrou disposto a resistir às pressões de várias nações para que convoque eleições e afirmou que os EUA tentam criar “uma crise humanitária para justificar uma intervenção militar” no país.
Maduro diz que é o “presidente constitucional” da Venezuela e que Juan Guaidó, parlamentar da oposição que se autoproclamou presidente interino do país em 23 de janeiro e tem sua legitimidade reconhecida por 42 países – entre os quais o Brasil -, integra um “plano golpista” contra a Venezuela orquestrado pelo governo de Donald Trump.
BBC – Enquanto conversamos aqui, há ajuda americana esperando na fronteira com a Colômbia. Encontrei muita gente que necessita dela desesperadamente. Por que não permite que passe?
Nicolás Maduro – Esse é um show montado pelo governo dos Estados Unidos com a complacência do governo colombiano para humilhar os venezuelanos. A Venezuela tem os problemas que qualquer outro país pode ter.
Os Estados Unidos tentaram criar uma crise humanitária para justificar uma intervenção militar. Nós dizemos não às migalhas que pretendem trazer, uma comida intoxicada vinda das sobras que eles têm. Nosso povo não precisa ser mendigo de ninguém.
BBC – O senhor afirma que a ajuda é um show, mas também diria que a fome é um show? Eu vi com meus próprios olhos. No caminho até aqui vimos gente que buscava comida no lixo com as próprias mãos.
Maduro – Vocês produzem um estereótipo na BBC e na imprensa americana de uma Venezuela que não existe. Temos cerca de 4,4% de pobreza extrema. Claro que falta superá-la. Mas antes ela atingia 25%, e reduzimos todos os índices de desigualdade.
O governo Donald Trump sequestrou US$ 10 bilhões de contas bancárias e outros bilhões em ouro em Londres que são nossos, dinheiro com que iríamos comprar alimentos, remédios e insumos. Se querem ajudar a Venezuela, que liberem os recursos.
BBC – Se não há uma crise humanitária aqui, por que mais de 3 milhões de pessoas abandonaram o país? Isso é cerca de um décimo da população.
Maduro – Sem dúvda, como produto da guerra econômica, há um fenômeno novo de migração. Nós temos números oficiais, e não passam de 800 mil os venezuelanos que saíram nos últimos anos buscando alternativas. Muitos deles depararam com situações que não esperavam e estão voltando. A Venezuela segue sendo um país receptor de migrantes. Em dezembro de 2018, tivemos 120 mil chegadas de colombianos.
BBC – A Venezuela tem uma hiperinflação de 1.000.000% ao ano. Nenhum país do mundo sofre algo similar. Quando o senhor chegou ao poder, ela era de 20%. O colapso econômico não tem nada a ver com o senhor?
Maduro – Vocês tomam como referência qualquer coisa que se publica nos meios de comunicação ocidentais. Nenhum país do mundo aguentaria uma inflação de 1.000.000%.
BBC – Muita gente questiona sua vitória eleitoral do ano pasado, e mais de 50 países reconhecem Juan Guaidó como o presidente.
Maduro – Cinquenta? De onde tirou esse número? Você é uma jornalista de verdade ou só veio verificar sua campanha de guerra, a campanha de guerra do Ocidente e da BBC de Londres contra a Venezuela?
BBC – Mas o sr. questiona o número de países que reconhecem Juan Guaidó?
Maduro – É que você está mentindo. Não são 50. É uma dezena de governos, não de países, que estão alinhados com a política de Donald Trump. Os extremistas da Casa Branca querem impor um golpe de Estado na Venezuela.
Na Venezuela, o povo decide e, de acordo com a Constituição, só o povo põe e tira.
BBC – Se cabe ao povo decidir, por que não convocar novas eleições presidenciais críveis? Parece que seu país está muito divivido sobre quem deve ser presidente.
Maduro – Nos últimos 18 meses, a Venezuela teve seis eleições para eleger seus 23 governadores, ganhamos 19, e ganhamos eleições em 307 dos 335 municípios. A eleição que está pendente e certamente será adiantada é a do Parlamento. É a única instituição que não se relegitimou.
Nossa Constituição contempla a figura do referendo revogatório. À oposição resta a opção de ativar um referendo revogatório em 2022.
BBC – Muitos dizem que as eleições, especialmente as últimas, não foram limpas.
Maduro – Não houve um só questionamento legal interno perante o Conselho Nacional Eleitoral nem perante o Poder Judiciário.
É uma guerra política do império americano, da extrema direita e da Ku Klux Klan que hoje governa a Casa Branca para se apoderar da Venezuela.
BBC – O senhor acha que o presidente Trump é um supremacista branco?
Maduro – Ele é, pública e abertamente. E estimulou as correntes fascistas, neonazistas dentro dos EUA, na Europa e na América Latina.
BBC – O senhor diz aos EUA que se mantenham fora da Venezuela. Mas por que acredita que o senhor também é criticado por muitos países da América Latina, seus próprios vizinhos?
Maduro – Lamentavelmente, alguns governos de extrema direita chegaram à frente de alguns países. Colômbia, Chile, (Mauricio) Macri na Argentina.
Eles formam um grupo de 11 países. Com o resto dos países da América Latina e o Caribe temos relações permanentes.
BBC – A ONU diz que ao menos 40 pessoas morreram em protestos recentes, 26 delas nas mãos das forças de segurança.
Maduro – Que protestos? Não nos mostraram uma só prova em uma campanha que durou quase 15 dias.
Só um grupo de pequenos delinquentes saiu às ruas e foi capturado em suas ações de violência.
BBC – O senhor confia no apoio do Exército?
Maduro – A Força Armada Nacional Bolivariana é estruturalmente humanista, democrática e institucionalizada. Não é um exército de pinochetistas, nem vai ser. Por isso essa força armada está firmemente leal à Constituição, mobilizada, preparando-se para a defesa do país.
BBC – Há alguma circunstância na qual o senhor consideraria deixar o poder?
Maduro – Não estou no poder porque quero nem se pode tratar a saída do poder como uma decisão individual. Eu formo parte de um movimento social, político, histórico, revolucionário, e esse grande movimento popular me deu essa responsabilidade, cumprindo todos os passos e requisitos constitucionais e eleitorais.
O mandato que me deram é muito poderoso e tenho de cumpri-lo. Eu o jurei com minha própria vida.
FONTE: BBC Brasil
Ku Klux Klan governando os EUA? Achava que o presidente americano era um Republicano e não um Democrata…
HAHAHA pensei a mesma coisa.
Hahahahaha, eu não teria uma tirada sarcástica melhor… Parabéns, levou meu joinha 😛
– Demente
– Jornalista que entrevista de verdade é outro nível, vide os da Record ao entrevistar B17, patéticos.
– Maduro não chega ao fim do ano.
Vc está sendo irônico, né?
Aceita que doi menos.
Gorgoroth,
.
Não chega nem na metade…
.
Sds
O que eu tenho a dizer para o Maduro: HAHAHAHAHA!
*Como pode/pôde existir pessoas tão egoístas e gananciosas por poder como ele, Fidel, Kim Jong-un entre tantos outros ditadores? Aff…
Parei de ler na parte da legitimação das eleições. É realmente uma pena. Esta entrevista demonstra que este bebezão da mamãe não vai abandonar o osso por nada, a não ser a morte. Está claro que isso vai dar muito pano pra manga e pra que isso mude somente com o aval da Russia e China que fazem parte do conselho de segurança o que duvido muito, pois tais países assim como este ditador da Venezuela está se lixando se alguém como lixo ou não.
Esse Maduro é osso duro de roer.
e tu um doente mental
Todos somos!
não, só vc mesmo.
Os comunas se entregam fácil fácil 😛
BBC entrevistando Maduro e divulgando.
Será que algum órgão de imprensa da Venezuela poderia entrevistar (e divulgar) Bolsonaro ou Trump?
Para perguntar sobre nióbio, kit gay, muro na fronteira ou o quê?
Caro Antônio
Muito bom o teu questionamento. Mas se vê que você não é jornalista.
Para o Trump poderia perguntar se ele pretende invadir o país, o que ele achou da vinda dos bombardeiros russos, se a ajuda que está retida na fronteira com a Colômbia é mesmo de restos, enfim, perguntas provocativas.
Para o Bolsonaro, como o Brasil está recebendo os refugiados, o que os refugiados contam da situação da Venezuela, se ele apoiaria uma invasão por parte dos EUA, por que mudou tanto a postura do Brasil para com a Venezuela e por aí seguiria.
Pergunta é o que não falta.
Abraço
Não adianta perguntar. Eles não entendem desses assuntos.
Seria perguntar mais do mesmo pois todas estas perguntas já estão respondidas, quanto aos refugiados o governo federal está auxiliando Roraima com o exército fazendo alimentação e muito boa por sinal e com cuidados médicos. os refugiados já falaram em entrevistas e ao próprio Bolsonaro como são tratados pelo governo boliviariano, o presidente já disse tbm que o Brasil provavelmente não se aventuraria numa intervenção militar, e o porque mudou a postura com a venezuela é que antes o governo PT era condizente com o governo Chavez/Maduro e agora o governo Bolsonaro condena o massacre imposto por Maduro não teria muita novidade pra perguntar em respeito a Venezuela.
Caro Ismael
Seriam perguntas feitas pela imprensa venezuelana para o povo venezuelano.
Tudo isto que você citou nós sabemos, porque aqui há liberdade de imprensa. As perguntas seriam para o público interno. Que não sabe de nada. Só o que o governo Maduro permite que seja divulgado.
Veja o absurdo: a vice presidente da Venezuela disse ontem que a ajuda humanitária vinda dos EUA, que está retida na fronteira com a Colômbia, contém alimentos impregnados de sustâncias cancerígenas. Estaria aí o motivo de ter sido barrada.
Impressionante o nível tecnológico a que chegou a medicina venezuelana. Eles conseguem detectar substâncias cancerígenas à distância e em embalagens lacradas.
Repetindo: repórteres venezuelanos entrevistando Bolsonaro e/ou Trump para a entrevista ser divulgada nos jornais/rádios/TV da Venezuela. Sem censura.
Abraço
Não é muito diferente dos jumentos daqui, vivem de mentiras e da negação dos fatos. As pessoas precisam de uma montanha de dinheiro para comprar coisas básicas mas a inflação está controlada, o salário vale menos de 10 dólares mas ninguém está na pobreza, é tudo mentira dos golpista, a Venezuela está melhor do que a Alemanha!
Chega a dar nojo!!! espero que tenha o mesmo destino que os outros ditadores…
seu povo morrendo e o individuo na cara de pau, negando a entrada de comida, falando que diminuiu a miséria… só mentiras, enfim vou me conter pra não falar demais e ter que ler besteira de quem apoia esse criminoso.
por fim, a justiça dos homens falha, a divina não!!!
Num… esse Maduro me parece, em discurso a um demagogo. Típico da política. Porém observem que ao longo da história, esses tipos não foram bem vistos pelo resto do mundo e pagaram um preço caro. Tinha uns caras lá nos anos 30 do séc passado que pareciam o Maduro e se lascaram (lembro que são contextos socio-economicos diferentes)… Fica a dica Maduro: fala menos e ajuda o povo… o Napo já dizia: a revolução começa pelo estômago…
Abraço
Alguém percebeu que Maduro não fala mais nada do Brasil ?
Para vc ver a que nível de irrelevância que o Brasil caiu.
As portas da Venezuela estão abertas muchacho, não precisa passar vergonha aqui.
Vai pra Argentina!
Limite-se à sua irrelevância, não coloque 200 milhões no seu cesto (ou outro tipo de recipiente a qual confira a sua insignificância)
Uma bolsa de colostomia?
Nao mesmo, essa salva, mas o seu raciocinio demente e ironico nao. Seus comentarios merecem mesmo e o fundo de uma fossa septica (dito esgoto ).
Rapaz ,tirou a questão de meus dedos,rs. Por que será ???
Medinho do braço forte do EB???
Prezado F-14, diria que é melhor não cutucar onça com vara curte.
Deixa ela quietinha no canto dela mostrando os dentes de vez em quando, sem ela levantar e resolver que é uma ameaça e ser atacado e destruido por ela…rsss
Morre de medo que o Brasil resolva acabar com a brincadeira maluca dele!
Alguns países da Europa, EUA e Americana Latina se juntam igual hienas para decidir o futuro de um país. Foi assim que os EUA fizeram, na Síria, no Iraque e na Líbia. Destruíram esses países para implantar ” falsos democracias tabajara” que não existe. Criam dificuldades para depois vender facilidades a troca de comidas e medicamentos.
BBC – Muitos dizem que as eleições, especialmente as últimas, não foram limpas.
Maduro – Não houve um só questionamento legal interno perante o Conselho Nacional Eleitoral nem perante o Poder Judiciário.´´
Ah vá…
Bom, a mesma ladainha de sempre. É tudo mentira, a culpa é do
capitalismo imperialista ianque malvado´´, etc, etc…
Nada de novo sob o sol…
Faça o seguinte: Retire todas as sanções impostas à Venezuela. Deixe o País volta a ter um via normal podendo comercializar seus produtos livremente.
Depois convoque eleições para ver quem ganha.
Supondo que retire todas essas sanções o que vai mudar lá ? já que o barril de petróleo está com o preço baixo… Pouca coisa deve ocorrer… O país é altamente depende do setor… deveriam ter usado esses recursos para investir em outras áreas e modernizar a produção….
Então fazer o quê?
Tirar o Maduro e colocar um sujeito tipo o Macri para empobrecer mais o já empobrecido País?
Veja o que está acontecendo com a Argentina.
Levando-se em consideração que a produção de petróleo lá é estatal, altamente ineficiente e corrupta, já obsoleta, e controlado por generais também corruptos, e que o preço do barril, no momento, está em queda, com ou sem embargo não fará lá muita diferença…
Antes dos preços do petróleo caírem, a cleptocracia liberal que governava a Venezuela nada fez, a não ser enviar dinheiro para o exterior.
Agora, ficam em suas mansões em Miami tentando perturbar ainda mais a vida dos seus conterrâneos.
O problema da Venezuela nao e o preço do barril. O problema e que a producao, que chegou a ser de 3.5 milhoes de barris por dia, caiu a 1.3 milhoes por dia. Ou seja a producao de petroleo retonou ao patamar da decada de 50… e nao, nao e culpa do embargo. A producao venezuelana vem caindo desde meados da decada, antes se qualquer embargo porque a PDVSA perdeu capacidade de investimento em virtude da lei que a obriga a destinar 10% do seu orçamento a causas sociais. A mesma situacao (perda da capacidade de investimento) estava ocorrendo com a Petrobras quando a Dilma a impediu de reajustar os preços para controle da inflaçao… os idiotas esquecem que o petroleo dos bolsoes se esgotam e e novos poços precisam ser perfurados para manter a produçao. Petroleira sem capacidade de investimento nao perfura novos poços no ritmo necessario e ai a produçao começa a diminuir…
Suponhamos que o principal culpado do que acontece com a Venezuela é o embargo econômico, e que esse embargo seja retirado totalmente.
Vai mudar a inflação de 1.000%? Vai fazer com que o estado inchado e corrupto venezuelano não se aproprie de empresas privadas? Vai tirar os 2.000 generais venezuelanos em cargos de estatais estratégicas? Vai fazer uma nova Constituição mais democrática? Vai sanar o problema de desabastecimento em todo país? Vão ser realizados eleições realmente DEMOCRÁTICAS lá?
Ou tudo isso acima também é culpa do imperialismo americano malvadão?
Acho interessante que a culpa nunca é dele, sempre é de terceiros…
O problema sa Venezuela nao e embargo. E a brutal reduçao da produçao do petroleo. Para se ter uma ideia do que estamos falando a Venezuela chegou a produzir 3.5 mi de barris por dia. Hoje nao chega a 1.5 mi de barris. E um recuo produtivo que leva a Venezuela de volta a decada de 50 em termos de produtividade. E a causa da reduçao na produçao nao e embargo porque Russia e China negociam com Caracas. O problema e o fato de a Pdvsa ter perdido capacidade de investimento em virtude de idiotices como a lei que obriga a pdvsa a comprometer 10% de seu orçamento com causas sociais. Desde esta lei, que e de meados da decada, a produçao de petroleo na Venezuela esta diminuindo porque os bolsoes perfurados estao se esgotando. Normalmente bastaria fazer novas perfurações para substituir os bolsoes esgotados mas sem capacidade de investimento nao ha plata para isso.
O pior de tudo nem é esta lei mas sim a devastação dos quadros técnicos da empresa depois da greve frustada logo no início da era Chavez. Todos os técnicos, engenheiros e demais profissionais capacitados foram perseguidos e demitidos, considerados traidores, e substituídos por militantes e militares com capacitação zero mas de leais ao regime.
Assim, mesmo que a Pdvsa estivesse nadando no dinheiro o resultado seria o mesmo pela incapacidade técnica em investir de forma a manter sua produção.
O que os dados da OPEC sobre produção diária demonstram é que o expurgo na PDVSA em 2002 teve sim um impacto na produtividade da PDVSA nos anos subsequentes. Mas em 2006 a produtividade da PDVSA voltou a crescer e em 2008 ela já estava no mesmo patamar da fase pré expurgo. Foi após 2008 que a produtividade da PDVSA começou a cair anualmente até chegar onde está hoje.
Sim mas eles apenas recuperaram a produção perdida, que voltou aos níveis anteriores, mas foram incapazes de mantê-la ou ampliá-la por falta de capacidade técnica, ou seja, incompetência mesmo.
Maduro, de maduro não tem nada – tá podre faz tempo! Ainda hoje não compreendo como Chavez colocou este tosco no poder… Torço pela sua saída, preferencialmente, do modo que mais beneficie o Brasil e a estabilidade na América do Sul. Só não estou mais animado com o quadro pelo fato do opositor, o Guaidó, ser um sujeito meio suspeito – fazer o quê? É o que se tem…
Agora sei que Pantera Negra não vai levar Oscar nenhum e nem ninguém, manda tudo pro MaLduro pois vai dissimular assim lá no hell !!!!
É forte a erva que esse cara fuma!
Quais seriam as saídas possíveis?
1) Nada acontece e fica tudo como está e é melhor o povo Venezuelano aceitar sua servidão;
2) Pressão diplomática, comercial e sanções que tornam a vida do governo Venezuelano insuportável ao ponto de desistirem. Mas se a vida do governo será insuportável, a do povo será como?
3) Parte dos militares aderem a oposição e a guerra civil se instala. Considerando a milícia bolivariana, haveria muitas mortes. E para haver alguma chance dos revoltosos derrubarem o governo seria preciso no mínimo uns 30% se revoltarem e ainda apoio material externo;
4) Intervenção com apoio interno de parte dos militares ou sem este apoio. Poder para isso quem mais além dos EUA? E teria legitimidade os EUA sem mandato da ONU e apoio efetivo de Brasil e Colômbia? E o Brasil derramaria o sangue de Brasileiros pelos Venezuelanos? (A Colômbia já está acostumada à guerra contra as FARCs e já é até membro da OTAN – com nível reduzido de responsabilidades – e já foi até convidada a participar de coalizões internacionais).
Então é muito complexa a situação, as soluções e cenários. O ÚNICO PONTO POSITIVO é que o Brasil graças a Deus e ao resultado das últimas eleições não está apoiando e dando suporte a Maduro.
Se alguém considerar outras opções, gostaria de conhecer.
“….o reino de terror e corrupção deve ter fim…:
Reparem que os países, segundo o ditador, que possuem governos de “extrema-direita”, não tem o Brasil no meio. Bigodudo tá com o bumbum fechadinho com medo de cutucar a onça. Ele sabe com quem mexe e que o Brasil hoje tem uma liderança…
É simplesmente porque essa barafunda que temos não pode ser considerado um Governo.
Ninguém leva a sério.
“ninguém leva a sério”…quem é esse ninguém?você?
Acabei de ler reportagem que, em Brasília, Mourão é considerado o adulto da sala.
Para vc ver, né?
Bom…pelo menos temos um adulto na sala…e eles? Tem?
É bem melhor não ir lá perguntar, não acha?
Melhor ficarmos quietos. ‘Na nossa’.
vai voce la e erga uma bandeira apoiando Maduro, seja homem. Ficar aqui destilando m…..s e facil, vai la entao e volte com a mesma opiniao que tem sobre esse socialismo hipocrita de ladroes e vigaristas…ou ta com inveja por nao estar participando da roubalheira. Aqui estamos lutando e muito para estancar esse rio de roubos. Ou voce esta favor ou esta contra e nesse caso aqui no Brasil voce nao e mais benvindo. Fique com suas posicoes e ou opinioes, mas guarde para voce. Boca fechada nao entra mosca e muito menos deixa sair m……s
Leu onde, Sputinik? Folha? Blog?
falastrao ignaro……..errar e humano, mas voce persevera em suas opinioes toscas e ainda tenta provocar……..mimimimi….boca mole.
Eu não consigo entender esses “revolucionários” de esquerda, falam tão mal do capitalismo imperial dos EUA, e culpam os americanos das sanções econômicas e financeiras que eles criam, mas é só não DEPENDER em fazer negócios com os malvadões americanos que não entra em crise rsrs.. ninguém é obrigado a fazer negócio com quem não quer.
Pq o governo Maduro não pede para a poderosa China ou Rússia salvá-los agora ? Manda eles comprar mais o precioso petróleo venezuelano, e incentivar a indústria e comércio local ué!!! Não precisa fazer CAPITALISMO com os países capitalistas. O socialismo não é bom ? Cadê os países socialistas pra levantar a Venezuela e acabar com a fome e miséria por lá ? Cadê Cuba para ajudá-los, ou só sabem pegar dinheiro do CONTRIBUINTE venezuelano?
Socialistas são um bando de MENTIROSOS, sabem muito bem que esse sistema é um FRACASSO e nunca vai dar certo em lugar algum, mas precisam continuar negando os fatos pra se manterem no poder e explorar os mais pobres, quem defende socialismo com todas as informações possíveis hoje em dia, é MAL CARÁTER!!
Se o problema fosse embargo China e Russia resolveriam porque as suas petroleiras tem toda a tecnologia e capacidade industrial para produzir petroleo e dinheiro a China tem. O problema e que a produçao da Venezuela esta caindo por que os bolsoes ja perfurados estao se esgotando e a pdvsa nao tem dinheiro para perfurar novos poços para substitui-los. E para piorar tudo a Venezuela entrega parte da sua produçao a China e a Rússia em pagamento dos emprestimos. Ou seja a pdvsa esta financeiramente asfixiada sem capacidade de investir em novas perfurações e parte do que produz nao e capitalizada porque e usada para pagamebto de divida.
NOJO! É isso que me dá quando eu escuto essa conversa mole socialista/comunista! NOJO!!!
esse cara é maluco mesmo, se sair hoje a Venezuela ainda deve esperar por 10, 15 anos pra voltar talvez ao normal.
Louco!
Mas nem tanto kkkkkkkkkk.
Como dizem, toda loucura tem momentos de sobriedade.
Esse Nicolas Maduro é ridículo. Apoiar um sistema que não funcionou em lugar nenhum do mundo que é socialismo. Crápulas são eles que lutam para se manter no poder a todo custo. Revolucionário?!? Revolucionária só se for para os bolsos deles. Nikita Kruschev no livro “Fitas de Glasnost” em conversa com entrevistador antes de morrer indaga que nenhum governo revolucionário socialista foi votado popularmente e sempre tomado por um golpe no mínimo. Que isso dava o que pensar…
Deveriam informar isso as nações beligerantes e imperialistas sobre essa conclusão.
Vide exemplos recentes como Iraque , Síria, Afeganistão etc.
Aposto que o povo de lá não pediu isso também.
Não me entenda mal, não acredito que o socialismo seja a solução, assim como não acredito nessa “democracia” imposta a outras culturas.
Cada povo deve ter liberdade para ditar seu próprio destino, aí sim, caso requisitem receber apoio internacional para fazer valer sua vontade.
Trocar opressão por fome e morte pela ganância internacional sobre suas riquezas não acho justo.
Entrevista com Presidente Maduro se parece muito com a visão da presidenta do PT Gleise Hofman, mesmo discurso! Esquerda na América Latina e muito igual em seu sistema de governo.
Tinha gente que dizia que a Venezuela ia crescer, que a Rússia ia investir bilhões por lá, que ia ter isso e aquilo, e muito mais, cadê o dinheiro? enquanto isso a Venezuela fica mendigando 10 bilhões de dolares, os EUA embargou o país economicamente e derrepente faltou tudo, ué mas e a China não era China que é a potência economica que números de não sei oq lá superou os EUA? kkkkkkkkk esse povo que defende a Venezuela é uma piada, eu rio demais, fico lendo os comentários e acho tão ridiculo que é engraçado, aposto que o Xings se borra de rir, depois cada comentário, pq eu e o resto leva ele a sério no quesito de defender a Venezuela.
a Russia investiu muito dinheiro sim. Mas recebe como pagamento parte da producao de petroleo. Como a producao eeta em queda livre e parte do que e produzido e entregue a Russia e China a Venezuela e a Pdvsa nao conseguem gerar o volume de receitas necessarias para perfurar novos poços em substituição aos que se esgotam
cadê o dinheiro russo pra furar o poço? o chinês? só estou vendo desculpas.
Carlos, investimento não sé dá apenas em dinheiro; serviços também são formas de investimentos. Os russos investiram sim na Venezuela, mas não para ajudá-la, como pensam os bobos, mas para obter lucro na única forma que a Venezuela ainda dá lucro: com pagamento em petróleo a preço inferior ao de mercado. A Venezuela, que já produz pouco comparado com o que produzia 10 anos atrás, entrega parte da sua produção à Rússia, que a revende com lucro. Mas, evidentemente, a Venezuela entrega o petróleo a preço inferior ao de mercado. Com isso, a Venezuela, que já não produz o que deveria produzir, ainda vê parte de sua produção ser entregue à Rússia subprecificado. Não gera novas divisas e desperdiça o óleo que produz.
Estou impressionado, como tem “venezuelano ” dominando esplendidamente o português. Brasil, pátria amada.
Nicolás “caindo de” Maduro….
Graças aos céus o povo brasileiro chutou essa macumba do comunismo pra longe.
.
Sobraram só alguns comunistinhas de universidade, meia dúzia de blogueiros falidos, alguns “artistas” sem Rouanet, o chefão preso e o AntonioKings aqui pra encher nosso saco. ?
Bom dia para todos!
Se vcs analisarem as pessoas que são de esquerda,a impressão que fica é uma falta de maturidade.Elas nunca assumem seus erros e ainda quando erram a culpa é sempre de alguém..
Hora são os militares,a elite dominante do lula(ele nunca deu nome aos bois),os capitalistas,estados unidos…
Aqui no Brasil nas últimas eleições foram os facistas (talvez os mesmos que um dia compraram as propostas do lula em 2002)…..
No fundo são crianças que não foi dado limites na infância e agora adultos culpam tudo por seus fracassos.
Só esqueceram de perguntar ao resto das pessoas se elas queriam embarcar nessas aventuras insanas….
Srs bom dia.
Um off-topic, mas talvez nem tanto:
https://www.valor.com.br/politica/6115805/exercito-dos-eua-tera-comandante-brasileiro?fbclid=IwAR38f833caPc2vEDGC9fqUcjZ-KmDCVs0B3tcH5PrkE2AIDSypU8psOs3mw
Mais um benefício vindo da mudança de postura do governo.
E como é bom estar alinhado com países sérios que de fato buscam o que é de melhor para a nação, não para o partido.
Algo inédito, e quem sabe esse pequeno empurrão na moral não desencadeie uma nova visão dentro das forças, que por sua vez ajude a trazer uma nova visão para a opinião pública* também.
*Claro, estou ciente que a grande mídia vai fazer um escândalo quanto a essa notícia.
Bom dia Alex
Dentro do seu comentário devemos assumir que a américa latina faz parte do nosso entorno estratégico,e nesse contexto buscar e manter as boas relações políticas e econômicas,sem aquele viés que sempre norteou nossa diplomacia.
Seria interessante assumir nossa posição que não é pequena nesse contexto (agir como país grande).
Naquele episódio da refinaria do país vizinho,se fôssemos um governo sério era só pegar quem estava ilegal aqui e mandar para o governo deles dar emprego e comida…
(não é ser facista,afinal eu paguei com meus impostos uma fração ínfima daquela instalação da petrobras)
abraço
Exato Cwb, aproveito para dizer que a política de imigração e fronteira brasileira sempre foi um descalabro e espero profundamente que seja revista já nesse governo, chega de ser a casa da “mãe Joana”.
*Quero ressaltar que nada tenho contra visitantes de outros países, mas tal qual os EUA o fazem, acredito que, para imigrar para nosso país, é necessário ter condições minimas de sobrevivência para que o estado não precise arcar com o ônus adquirido da falta de cuidados de outros países.