Milicia Bolivariana

Discurso do chavista foi feito menos de uma semana após ele acusar os EUA de planejarem invadir o país; ‘iremos armar a milícia bolivariana até os dentes’, disse o presidente

CARACAS – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira, 17, que a milícia civil venezuelana atingiu 1,6 milhão membros, mais do que triplicando de tamanho desde o início do ano, e que a missão do grupo é defender o país de agressões externas.

O discurso de Maduro a membros da milícia, transmitido pela televisão estatal, foi feito menos de uma semana depois de o líder socialista acusar os Estados Unidos de planejarem invadir o país, que passa por severa crise econômica.

“Nós iremos armar a milícia bolivariana até os dentes”, disse Maduro, sem detalhar quantos membros do grupo estão armados. “Uma força imperialista invasora pode entrar em uma parte da nossa pátria, mas os imperialistas precisam saber que eles não vão sair daqui vivos.”

A Milícia Nacional Bolivariana é uma força de reserva composta por voluntários civis. Foi fundada em 2008 pelo ex-presidente Hugo Chávez para auxiliar as Forças Armadas.

Maduro ressaltou na segunda-feira que, em abril, deu a ordem para aumentar o tamanho da força de reserva para 1 milhão de membros. Na época, ele disse que a milícia contava com “quase 400 mil” integrantes.

FONTE: Estadão/Reuters

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

88 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Beleza, pode até ser! Mas juntando dez, não da 1 soldado treinado!

Ivanmc
Ivanmc
Responder para  DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Quando eu servi o EB não tinha papel higiênico e nem comida e a farda era seminova, cinto NA descascando, eu só fazia cri cri, capinava e tirava guarda, há e foram 25 tiros de fal no ano de recruta, 8 deu incidente de tiro… Coturno usado, bota 3 fivela usada… Isso já a 30 anos.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Responder para  Ivanmc
6 anos atrás

Tiro de guerra não conta

Mendonça
Mendonça
Responder para  Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Tiro de guerra não usa fal

Ivanmc
Ivanmc
Responder para  Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Mikhail, tiro de guerra????!! Kkkkk foi o campo básico de 7 dias e só, e foi com o “pau de fogo” vulgo mosquetão. Capina, cri cri, limpava cavalo pq servi na cavalaria e só. Tirava serviço de cavalariça, plantão ao alojamento e guarda. Fora a coação moral e humilhações gratuitas que aqui não vem ao caso. 11 meses e só.

Renato Vieira
Renato Vieira
Responder para  Ivanmc
6 anos atrás

O velho Pau de Fogo chama-se mosquefal e nao mosquetão.

Pois.é, desde FHC as nossas FFAA sofrem com essa tal falta de recursos, servi na infantaria na década de 90 e quando saí no inicio dos anos 00 as coisas so pioravam a cada dia. Mas é preciso saber que num conflito há varios farores e variáveis que contam e nao somente armamento ..Doutrina, PIB, Logística, capacidades da indústria de defesa de um país e claro os aliados diretos e indiretos. Penso que o racionamento de rancho nas FFAA daqui é bem diferente do que acontece hoje na Venezuela, aqui sempre foi muito mais falta de vontade política aliada ao gastos excessivo com aposentados e pensionistas, lá é a incapacidade financeira e produtiva e é quase certo tb que esses quase 2 milhões de milicianos citados por Maduro, além de baixissimo treinamento morreriam por falta de alimentos nos primeiros dias de combate em um hipotético conflito. Aqui ainda há como priorizar e alocar recursos e prioridades produtivas, lá inexiste e isso é diferente!

Paulo Costa
Paulo Costa
Responder para  Ivanmc
6 anos atrás

Ha tadinho do bisonho …
vai chorar …
quer um abraço da tua mamãe quer…

cada florzinha que aparece kkkkkkkkkkkkk

Diogo araujo
Responder para  Ivanmc
6 anos atrás

Dura verdade! eu fazia a mesma coisa no meu tempo

josé
josé
Responder para  DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

caro Douglas, vc analisa de forma errada. imaginemos um conflito localizado entre brasil x venezuela, que dure 3 meses, com embate só pela infantaria, num terreno que não permita blindados de qqr espécie e n haja alvos militares de valor para emprego de caças. com lutas por escaramuças, tática de guerrilha. imagine que neste período morram 2000 venezuelanos e 100 brasileiros. quem perdeu mais?

é mais “caro” pra nós perder um soldado, do que a venezuela, com milícia mal reinada e com arma de alto poder de fogo. se eles miram a kalishnikov, disparam 500 cartuchos e matam um soldado brasileiro, tão no lucro.

quanto “custa” treinar um infante brasileiro, armá-lo, torná-lo competente neste tipo de guerra? quanto tempo leva? entendeu a diferença.

perder 1 soldado brasileiro custa muito mais do que um venezuelano, analisando do ponto de vista militar, e sem desrespeitar a condição humana dos contendores, já que a vida humana não tem preço.

botar 1,6 milhão de milicianos armados em campo, ou qqr outro valor, é uma sinuca de bico onde qqr vizinho terá baixas injustificáveis.

neste tipo de embate, maduro tem tudo a ganhar e nós – por exemplo – só choro de viúvas e mães quer perderam seus filhos/as.

Recce
Recce
Responder para  DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

josé 19 de dezembro de 2018 at 11:30

Por mais remota que seja a possibilidade de um conflito com a Venezuela, este não seria uma pura campanha na selva (como foi no Cenepa). Pelo contrário, envolveria uso de forças blindadas e mecanizadas ao longo da fronteira a partir de Pacaraima até a Guiana (veja o terreno). Combate na selva ocorreria a leste (de Pacaraima), envolvendo patrulhas de reconhecimento e combate lançadas para prevenir infiltrações. Seria coisa pontual.

2.000 baixas venezuelanas x 100 das nossas indicaria um desempenho excepcional da nossa força. Claro que toda perda é uma tragédia, por isso guerras devem ser evitadas a todo custo.

Para efeito de comparação, para cada soldado britânico morto nas Falklands, os argentinos perderam 2,8. Isso considerando as batalhas de nível batalhão e acima.

Rodolfo Livio
6 anos atrás

Com ou sem papel higiênico?

Antoniokings
Antoniokings
6 anos atrás

Quero ver os machões do teclado irem lá para enfrentar.
Vão nada!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Pra que ir lá? Eles vão morrer de fome de qualquer jeito.

E os machão venezuelanos estão fugindo pra diversos países mas não querem viver no socialismo que eles mesmo implantaram.

Paulo
Paulo
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Pior são os mor tadelas daqui que como acabou o dinheiro para comprar o embutido não querem mais ficar acampado na frente da cela do ídolo preso por roubar o país deles.
Preferem ficar tro llando na Internet bem seguros na casa da mãe, quanto mais ir ajudar a defender o ¨cumpanheu Maduru¨.

Cbamaral
Cbamaral
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Se for necessário vou, duvido muito que esses milicianos durem mais de 1 semana contra qualquer tropa regular, seja colombiana, brasileira e que dirá um seal americano.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás
Doug385
Doug385
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

A gente viu bem a valentia venezuelana no episódio do drone.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Eu vou. E peço a você que vá também e fique do lado deles. Aí você vai conhecer a fibra de um cearense que não cabe mais no século XXI , educado nos moldes antigos, onde a honra e a valentia são mais importantes que a própria vida.
Estou pronto pra ir até agora se preciso for.
Não, isso não é fanfarronice, grave isso e me cobre depois.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Quando chegar a hora todos os Venezuelanos já terão fugido de lá.

paulo souza
paulo souza
6 anos atrás

a insanidade de chaves e desse homem me impressiona. armar essa população toda, assumindo a função das FFAA, é de uma responsabilidade extrema.

Recce
Recce
6 anos atrás

Organizados em grupos independentes para travar uma campanha de guerrilha certamente seriam uma dor de cabeça na fase de estabilização no caso de uma possível ocupação. Ainda mais considerando a geografia e o tamanho do território.

Sendo empregados como força convencional, seriam facilmente derrotados e capturados aos milhares.

Demarch
Demarch
6 anos atrás

Gostaria de ver a logística para alimentar este 1,6 milhões de “guerrilheiros”. Em um país que mal está conseguindo alimentar sua população, como alimentar um “exército”?

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Responder para  Demarch
6 anos atrás

Sem perigo, sem logística e menos ainda alimentos essa milícia se implode sozinha.

andrepoa2002
andrepoa2002
6 anos atrás

Meu Deus, esse Maduro está cada vez mais pancada da cabeça. Pobre Venezuela.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

Aí, o caldo está engrossando.

Sidy
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

É o passo seguinte à visita dos Tu-160s. Estão dando um”tiro diante da proa”…
Para ser honesto, não acreditava que as coisas chegassem a este ponto, mas parece que este caldo está engrossando.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Sidy
6 anos atrás

Assino embaixo. Não pensei que fosse chegar a esse ponto.
Mas, as trapalhadas proporcionadas por Trump estão levando a essa situação.
E até os europeus estão escabreados.
Parece até que Putin colocou Trump lá. Será?

Paulo
Paulo
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

¨Serᨠque o Putin colocou o Trump lá ou ¨serᨠque o Moro trabalha para a CIA? São tantas questões mortadelísticas!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Paulo
6 anos atrás

Dá na mesma. O fim será o mesmo.

Sidy
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Pouco me importa quem colocou quem. Desde que nos mantenham fora deste rolo, que façam seu inferninho particular.

Marcius
Marcius
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

Será que vai ser outro Assad defendido pela Rússia? Aí teremos uma Síria como vizinhos. O cara vende até o país para ficar na cargo, impressionante! Mais canibal ainda é a “meia dúzia” digamos assim, digo, uma parcela de pessoas egoístas, egocêntricas e gananciosas quererem privilégios, tipo, para sempre!, aos custos do resto da população inteira do país, ou o que restou dele.

AC
AC
6 anos atrás

Possivel e provavel sequencia de fatos:
1- Populacao venezuelana armada e sem treinamento
2- moral baixa, fome e privacoes de todos os tipos
3- para comprar um remedio ou insumo de urgente necessidade, vender arma no mercado negro
4- arma chega ao Brasil pela fronteira para ser fornecida a grupos criminosos
5- A vitima pode ser voce ou alguem proximo

O perigo eh mais imediato e tatico do que parece

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  AC
6 anos atrás

Não se preocupe com isso, O esquema de tráfico de armas no Brasil estão tão evoluído que não precisa disso.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

O problema é a vinda de MANPAD e de AC algum que já preocupa o EB…

josé
josé
Responder para  Flávio Henrique
6 anos atrás

aé hj n sei como n usam o RPG-7, q s compra por ninharia no mercado negro internacional. aliás, n sei pq o crime organizado n fabrica suas próprias armas. com essas impressoras 3D, fica fácil fácil.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  AC
5 anos atrás

Só está se esquecendo que os barões do narcotráfico da Colômbia e Venezuela podem muito bem financiar a guerrilha venezuelana, e tirar proveito da situação, aí eu quero ver como vão se livrar da situação.

Andre Vedoze
Andre Vedoze
6 anos atrás

A tendência a longo prazo é que estas milícias armadas tornem-se grupos paramilitares que irão buscar lucros onde o Estado venezuelano se mostrar ausente, ou seja narcotráfico, contrabando, prostituição, invasão de terras, etc. Colocar armas na mão de civis sem qualquer escrutínio nunca será bom negócio, com a iminente falência do governo central logo estas milícias estarão lutando nas ruas.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Andre Vedoze
6 anos atrás

Tens razão Andre,
A falência do conceito de “Estado Nação” é um cenário bem presente no nosso entorno.
O perigo é qdo estas forças passam a dominar frações das forças armadas.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Andre Vedoze
6 anos atrás

Isto já acontece na Colômbia e no Brasil, sendo que aqui está se expandindo demais.

andrepoa2002
andrepoa2002
6 anos atrás

Já comentei antes que esse maluco ainda vai inventar um factóide na fronteira para desviar o foco da população.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
6 anos atrás

Na boa ,as chances de não rolar tumulto com algum país só diminuem. Com a instalação de alvos para os Gripen’s então hein, chiiiiiiiiiiiiiiiiii…

Sidy
6 anos atrás

Pegunta até infantil: Maduro conta com o apoio da população? Porque se não conta e dá armas, elas podem servir para derruba-lo.
De qq forma, me preocupa mais a base russa…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Sidy
6 anos atrás

Taí a pergunta que tenho certeza que nenhum brasileiro terá coragem de ir lá para fazer.
Lembro daquela ‘comitiva’ de políticos brasileiros que ficou desesperada de medo quando passou no meio de uma manifestação de chavistas.
Eram brabos pra caramba aqui, chegaram lá…….

Piloto de Combate
Piloto de Combate
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Os que lá estavam sofriam do mesmo mal que vc…

Os milicianos se submetem ao treinamento somente para ganhar uns trocados…

Cbamaral
Cbamaral
Responder para  Sidy
6 anos atrás

Sidy 18 de dezembro de 2018 at 13:40

70% das pessoas simplesmente não foram as urnas, 70% !!!!, a própria smart matic admitiu que houve fraudes.

Sidy
Responder para  Cbamaral
6 anos atrás

Meu ponto é este: ele vai armar uma população que não o apoia?

Cbamaral
Cbamaral
6 anos atrás

Vão fazer o que ? Ondas humanas ? guerra de guerrilha com idosos e crianças mal nutridos na selva ?

Qual equipamento e treinamento essa milícia tem ?
Qual a logística por trás ? tem comida ? munição ? fardamento ? equipamento básico de sobrevivência ? contarão com algum tipo de apoio ? tem unidades mecanizadas ?

Parece Hitler no final da guerra onde ele armou todo mundo dos 12 aos 65 anos e mandou segurar o avanço aliado, nem preciso lembrar qual foi o resultado.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
6 anos atrás

Uma milícia dessa serve mais para conter uma ameaça interna que externa. Seriam só carne num moedor frente a um exército profissinal treinado!

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

Na Venezuela falta tudo que é item básico mas a pessoa tem um fuzil, não é preciso ser genio para saber o que vai acontecer. O crime já está absurdo lá e vai piorar ainda mais, esse país não se recupera nunca mais, vai virar um novo Afeganistão.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Responder para  SmokingSnake ?
6 anos atrás

O pior é que será um Afeganistão bem do lado. Temos que reforçar e muito nossos pelotões de fronteira e equipa los com o que houver de melhor. E liberar o abate de todas as formas.

Diego K
Diego K
6 anos atrás

O EB que se atente! Esses milicos venezuelanos podem querer criar conflito pra justificar uma guerra antes de eles não terem suplimentos e acabar a unidade(União) Venezuela. Talvez na cabeça do ditador uma guerra com apoio aereo russo seja menos pior que ser deposto e morto pelo próprio povo.

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

Na primeira bomba que os EUA ou qualquer outro país jogar no meio desse pessoal, eles vão entender a realidade e vão se esconder debaixo de suas camas, e será o fim dessa ditadura miserável socialista.

o Brasil precisa urgentemente aumentar seu efetivo na fronteira, e ser bem rigoroso no controle do q entra e sai na fronteira com eles, e apenas vigiar todos os movimentos.

MadMax
Responder para  Alessandro
5 anos atrás

Isso foi engraçado pra burro.

Chevalier
Chevalier
6 anos atrás

Ué.. mas a esquerda daqui (aliás no mundo todo) não vive dizendo que armas não são a solução? Que armar o cidadão está errado? — A não ser quando é para armar a milícia socialista contra o fantasma imperialista não é? Hipócritas!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Chevalier
6 anos atrás

onde assino? escrevi praticamente a mesma coisa e só vi seu post agora. abracos

Carlos Campos
Carlos Campos
6 anos atrás

Bom eu já fui na Venezuela e eles não gostam do Maduro em sua maioria, nem os que vem aqui para o norte não gostam do governo, o problema é que eles veem o governo como o provedor, o que vai ajudar pq essa é a missão dele, ainda bem que o Brasil tá mudando a forma como enxerga o governo, estamos vendo o funcionário público como sanguessuga, os políticos como empregados mentirosos, fico feliz, por isso que acredito que o melhor é deixar a fronteira fechada, tá com fome? pede do maduro! tá sem roupa? pede do maduro! seu filho morreu pq não tinha remédios? faz um filho com o maduro! tá sem emprego? pede um do maduro! um membro da milícia (que manda mais que a polícia) matou teu parente que se manifestou contra o maduro? só chora! ainda bem que moro em Manaus, mas essas pragas estão chegando aqui também, tem um monte na vdd, tento sentir pena, mas quando lembro que eles que colocaram a corja lá no poder, aí passa. essa milícia aí é mais para manter o exército na linha, eles não são leiais a ninguém, só ao partido.

elton
elton
6 anos atrás

o brasil precisa e fortificar a fronteira com tropas de selva e unidades logisticas e aereas para segurar o fluxo de civis armados que vai acontecer quando a venezuela implodir

Chevalier
Chevalier
6 anos atrás

Malditos socialistas vão trazer a guerra para nosso continente! Esses ratos socialistas onde pisam trazem miséria, morte e destruição! E o PT, Freixo e Cia Ltda. achando lindo e maravilhoso! Como diziam antigamente… kill a commie for mommie.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Chevalier
6 anos atrás

Fuja para as montanhas e se esconda.

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

“Fuja para as montanhas e se esconda”
Brasileiro fugir de combate? Somos um povo muito, muito guerreiro. Não por coincidência sempre fomos destaque em eventos de MMA, como Pride e UFC. Brasileiro não foge da porrada e nem da guerra! Fale o que quiser do brasileiro, mas “na hora do vamos ver”, partimos pra cima com tudo!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  737-800RJ
6 anos atrás

haja vista o que fizemos na Itália, onde o exército americano não teve êxito e tomou pancada e foi corrido, nossos pracinhas triunfaram. Não nos menosprezem, e os que o fizerem, terão o sabor amargo da derrota.

Victor Filipe
Victor Filipe
6 anos atrás

Quando o Paraguai empregou milicias Civis o Duque de Caxias não ficou muito impressionado.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Esse tipo de coisa atrapalha mais que ajuda,a Venezuela a sair do enrosco que se encontra.

Cabeça Fraca
Cabeça Fraca
6 anos atrás

“DOUGLAS TARGINO 18 de dezembro de 2018 at 12:43

Beleza, pode até ser! Mas juntando dez, não da 1 soldado treinado!

Recce 18 de dezembro de 2018 at 12:58

Sendo empregados como força convencional, seriam facilmente derrotados e capturados aos milhares.

Victor Filipe 18 de dezembro de 2018 at 15:49

Quando o Paraguai empregou milicias Civis o Duque de Caxias não ficou muito impressionado.”

As forças armadas Venezuelanas são hoje as mais bem equipadas da América Latina…seu exercito é um dos melhores combatentes de selva do mundo…sem contar a milícia paramilitar de milhões de pessoas que o governo formou por todo o pais…

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Cabeça Fraca
6 anos atrás

Milicia Civil continua sendo milicia Civil. Vulgo: População mal armada, mal equipada e nesse caso mal alimentada. para uma força coesa e bem equipada eles não passam de alvos

Quanto a “As forças armadas Venezuelanas são hoje as mais bem equipadas da América Latina…” Isso é algo que esta para debate.

Cabeça Fraca
Cabeça Fraca
Responder para  Victor Filipe
6 anos atrás

“Victor Filipe 18 de dezembro de 2018 at 16:47

Milicia Civil continua sendo milicia Civil. Vulgo: População mal armada, mal equipada e nesse caso mal alimentada. para uma força coesa e bem equipada eles não passam de alvos ”

Rússia planeja abrir fábrica de fuzis Kalashnikov na Venezuela em 2019

24 de agosto de 2018

https://www.forte.jor.br/2018/08/24/russia-planeja-abrir-fabrica-de-fuzis-kalashnikov-na-venezuela-em-2019/

Recce
Recce
Responder para  Cabeça Fraca
6 anos atrás

“As forças armadas Venezuelanas são hoje as mais bem equipadas da América Latina…”

Mais bem equipadas em que sentido? Eles possuem ótimos sistemas de defesa antiaérea. De resto, não estão na dianteira em mais nada.

“seu exercito é um dos melhores combatentes de selva do mundo…”

Com base em quê você afirma isso? Qual a doutrina de guerra na selva do Exército Venezuelano? O equipamento é adequado? O infante é preparado para esse tipo de combate (TAI, patrulha, técnicas de combate individuais…)?

“sem contar a milícia paramilitar de milhões de pessoas que o governo formou por todo o pais…”

Como disse antes, essas milícias dariam uma dor de cabeça na fase de estabilização após uma possível invasão, agindo descentralizadamente, realizando ataques pontuais, sabotagens…

Já sendo empregados como infantaria convencional, não teriam muito valor e seriam facilmente subjugados.

Seu valor se dá contra a população civil do país, pois irão agir como olhos e ouvidos do governo, assim como seu porrete.

Conan
Conan
Responder para  Cabeça Fraca
6 anos atrás

São tom bons de guerra na selva que vem toda hora aqui perguntar ao nosso exercito como se faz isso!! KKKKKK

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

A Venezuela tá sendo muito “soberana” trazendo os russos e chineses para dentro do seu país, e risco de guerra na américa do sul, “capacho” é nós brasileiros que fazemos coro com os americanos e todo o restante da américa latina, para o Maduro parar de matar de fome seu próprio povo, é dose, mas é assim que pensa um militante canhoto.

depois reclama quando a gente joga na cara que esse tipo de gente não tem caráter!

Zé
6 anos atrás

Barragens pesadas de foguetes ASTROS resolverão esses detalhes.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Não sendo militares, são desprotegidos pelas Leis de Genebra.

Napalm em cima e phöddassy.

Matheus de Oliveira
Matheus de Oliveira
6 anos atrás

Ah isso é fácil, é só dizer que vão pagar 1 Dollar por mês que o país inteiro se arregimenta!

Antunes 1980
Antunes 1980
6 anos atrás

Alguém saberia me informar se as tropas de selva alocadas nos estados da região norte, estão em estado de prontidão para uma eventual invasão da Venezuela, e se os armamentos que dispomos hoje são capazes de contrapor estas milícias?

Diego K
Diego K
Responder para  Antunes 1980
6 anos atrás

Tomara que estejam de prontidão, não tenham nem natal, ano novo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Antunes 1980
6 anos atrás

antunes isso é coisa do Maduro, não vai ter guerra nada.

Mateus Demarchi
Mateus Demarchi
6 anos atrás

A Grécia derrotou os poderosos Persas e seu império que ia da África ao Oriente, é tudo uma questão de preparo, estratégia e patriotismo. Coisas que esses pelegos com armas não tem. Se juntarmos os reservas com os da ativa o Brasil teria o segundo maior exército do mundo. Tem certeza que quer brincar de números com o Brasil, Maduro?

Fabio Araujo
Fabio Araujo
6 anos atrás

Vi o vídeo e nele temos um grupo com uniformes militares e fuzis modernos e outro grupo de roupa caqui e fuzis antigos de ferrolho. Posso estar enganado mas o primeiro grupo deve ser o exército e o segundo a milícia. Outra coisa 1.600.000 milicianos a Venezuela teria armas para tudo isso? Mesmo sendo velhos fuzis de ferrolho?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
6 anos atrás

Imaginen combater uma milicia composta por milhões de pé rapados que não usam papel higiênico. O mal cheiro dêles vai arrasar com inimigos.

sub urbano
sub urbano
6 anos atrás

Ja assisti videos deles treinando. Mesmo nivel dis consxritos brasileiros. E atiram mais. A venezuela compra navios cheios de munição direto da Russia a preços módicos e fabrica uma parte em Caracas. O Brasil fabrixa tudo na CBC onde um assistente administrativo ganha 8 mil por mês e um auxiliar de produção ganha 20 mil por mês mais beneficios kkkk

Renato Vieira
Renato Vieira
Responder para  sub urbano
6 anos atrás

Você sempre rápido na defesa dos amigos do rei. Mas vc fala uma coisa que diz tudo, apesar de caro, o Brasil fabrica algumas coisas e aí já difere do outro que só importa. Fábrica em Caracas? De onde vêm a matéria prima? Para um país que nao consegue produzir P. Higiênico e ainda pior, perdeu a capacidade de produzir ate mesmo na agricultura de subsistência, como iria resistir um conflito por muito tempo com portos e aeroportos destruídos? Nao se produz alimentos, papel, armas e munições estocando vento local.

Nao conseguiriam ir muito longe, logística vai funcionar. esse caso como?

Renato Vieira
Renato Vieira
6 anos atrás

SUB, Tu és sempre rápido na defesa da esquerda, porém ruim de estratégia. No mesmo comentário vc fala duas coizitas #…Um apesar de caro, produz…o outro importa. Fabrica em Caracas? os caras nao tem meios para produzir nem papel higiênico ou ainda mais longe…até a agricultura de subsistência a Venezuela perdeu capacidade quanto mais sobreviver por muito trmpo num com portos e aeroportos destruídos. A comida e demais produtos que nao existem…como ia chegar? Nao se faz comida, papel, munição e armas estocando vento local!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
6 anos atrás

Pensei: 1,6 milhões de civis usando armas de guerra e onde estão os políticos e boa parte da mídia, além de algumas ong´s tipo sou da paz, que lutam a favor do desarmamento da população (38, .380 calibre 12 etc) mas são simpáticos e defendem com veemência a ” democracia venezuelana”. Quanta hipocrisia hein, ou será que há outra intenção em desarmar a população? (Disto não tenho a menor dúvida.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Contra esta gente se usa a mesma arma que se usaria contra a Coréia do Norte..

A mais eficiente arma francesa de todos os tempos..

O pão francês.

Facilmente trocarão suas armas por alimentos.

ALEX ROCHA DA SILVA
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Matou a pau Rodrigo, kkkkkkkk, falou tudo cara.

Mas falando sério agora, independente da situação do país, os que estas ameaças de chaves demonstram e têm demonstrado é até aonde vai nossa paciência. Primeiro diz que se o Brasil invadir a Venezuela seremos arrasados, depois faz acordo para receber aviões Russos num “exercício” militar em seu país, depois cogita-se a a cedência de uma base para os russos e agora isso de armas as milicias.

Assim como tudo na vida, sempre antes de acontecer uma catástrofe há sinais, têm muita gente achando que isso pode não dar em nada, mas estes sinais ai estão mostrando que este cara é mais piscopata do que aparenta e de que esta armando alguma coisa contra nossa nação.

Nosso país em uma hora dessas precisa estar vigilante e nossas forças armadas e inteligência estarem ativas, pois estes sinais demonstram clara disponibilidade de ele querer causar uma encrenca pra os nossos lados aqui.

Que Deus ilumine nosso país. Só sei que este Maduro está querendo causar dor de cabeça por estas bandas.

Pensemos também que toda esta confusão pode ser um gatilho para algo ainda maior na região, ele contando com o apoio Russo já quer dizer alguma coisa.

Como um país muito grande que somos temos que nos preparar mais para a guerra, ainda que não a queiramos em nossas linhas de defesa.

Abraços.

ednardo curisco
6 anos atrás

O patriotismo é o último refúgio dos canalhas.

O discurso do Maduro é típico dos que não têm coisa melhor a mostrar. aí cria essa bazófia.

Hermes
Hermes
5 anos atrás

Mistura de Volksturm com o exército paraguaio em 1870.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
5 anos atrás

Eu é que não confio, milícia com um pouco de treinamento e muita doutrinação causa mais estrago que qualquer força regular. Acho que Iraque, Afeganistão, Chechênia, Vietnã já deixaram isso bem claro… Para os machões de teclado e vlog no youtube podem ir lá salvar a Venezuela do comunismo, eu mano uma coroa de flores…