Primeiro exercício de tiro de ASTROS 2020 no Nordeste
Recife (PE) – No dia 22 de novembro, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), foi realizado, pela primeira vez no Nordeste, o exercício de tiro do Lançador Múltiplo de Foguetes ASTROS 2020, equipamento composto de foguetes SS80, SS60, SS40 e SS30, de alta tecnologia, com capacidade para disparar 190 foguetes em 16 segundos e que está presente nas atividades de instrução do Exército Brasileiro há cerca de 20 anos.
O Lançador Múltiplo de Foguetes ASTROS 2020 é um sistema de apoio de fogo de longo alcance e alta precisão que faz parte dos Programas Estratégicos do Exército. O sistema é formado por viaturas mecanizadas com tecnologia avançada que incluem radares, computadores, navegação por GPS, sistemas de comunicação por rádio digital, estações meteorológicas e sistemas mecânicos e hidráulicos.
A coordenação tática ficou a cargo do 6° Grupo de Mísseis e Foguetes, do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército, ambos situados em Formosa (GO), que apoiou a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Recife (PE) durante a realização do Adestramento Avançado 2018.
Para a demonstração, foi deslocado para o campo um módulo reduzido composto por uma viatura posto meteorológico, uma viatura de remuniciamento, uma viatura oficina veicular eletrônica, uma viatura posto comando controle e duas viaturas lançadoras universais.
A atividade foi conduzida com pleno êxito e os resultados foram acima dos previstos pela coordenação do Exército.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Acho que ñ divulgam o vídeos pra não chamar muita atenção, são modestos.
Tem um vídeo no canal TVCMNE. https://www.youtube.com/watch?v=qNCaVCVlLmk
Noticia muito boa.
Off – novo fuzil AK-308 em 7,62×51 para exportação. By Sputniknews.
https://br.sputniknews.com/amp/defesa/2018113012800940-midia-americana-avalia-fuzil-kalashnikov-russia/
Alguma noticia sobre o AVTM-300? Última vez que vi estava em fase final de de testes, acho que nessa altura os testes estão concluidos ou perto, não?
20 anos pra fazer exercícios com unidades nordestinas….antes tarde do que nunca! :/
Falando em Astros, nessa semana foi assinado o contrato de aquisição de mais um lote de viaturas.
Bom dia!
Seria possível mostrar os impactos do ASTROS na área de saturação?
Ótima pergunta, sempre quis saber!
Parabéns ao Exercito Brasileiro
Ao contrario do que foi especulado por alguns, Foi noticiado no portal do Exercito Brasileiro um novo contrato para a aquisição do terceiro lote com 13 viaturas do Sistema ASTROS, no modelo MK-6, para equipar o 16º Grupo de Mísseis e Foguetes.
Esse contrato e para a aquisição de 07 Viaturas Lançadora Múltipla Universal (LMU) 02 Viaturas Unidade Controladora de Fogo (UCF), 04 Viaturas variadas de Comando ou apoio
http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9418619
Para mim, deveriam ter construído o Forte Santa Bárbara no sertão nordestino.
Por ser uma região de baixa densidade populacional, seria o ponto ideal para nosso primeiro centro de desenvolvimento e testes de mísseis.
Algo semelhante a base de mísseis de Waty Send,s nos Estados unidos.
Além de propiciar o desenvolvimento da região e da população local.
Quem sabe futuramente o EB crie um centro de mísseis e foguetes no nordeste brasileiro?
Ainda mais agora que teremos versões de longissimo alcance do MT-300.
O CIF chega até Minas. Um dos maiores campos de instrução da América Latina.
A título de curiosidade, a primeira foto do artigo é uma lançadora MK3M (versão modernizada). Já as demais fotos são da família MK6, só aparece uma lançadora MK3M no comboio ali mas a demais são MK6
Só um adendo.
Os Astros mk6 (2020), já realizaram diversos disparos no NE. Uma extensa campanha de disparos para a certificação do sistema astros 2020 foi realizada em 2014 a partir da Barreira do Inferno. Inclusive com um dos protótipos do mtc-300.