Transposição de curso d’água com VBTP M-113B
Campo Grande (MS) – A fim de capacitar os motoristas da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M-113-B, bem como adestrar seu Pelotão de Manutenção, o 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB) realizou, no dia 31 de outubro, uma instrução de navegação com a VBTP.
Foi a primeira flutuação das referidas viaturas do Regimento após sua repotencialização.
A atividade contou com o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso do Sul.
O m-113 é velhinho mas dá pro casto.Vão todos ser substituito pelos guaranis,mas antes disto poderiam colocar gaiolas para evitar RPG é uma blindagem por cima desta com material composto,afinal eles são mais de 500 no EB é tem uns 10 anos de vida ainda.Depois poderiam ser repassado para as policias militares é uma possível guarda nacional.
Os caras tem é que dar um jeito de resolver a situação do crime nas grandes cidades com investigação e não transformar a PM num semi-exército. Até porque, no contexto atual o M113 nem é tão seguro assim…
Concordo! Com “investigação” e punição severa.Não entrar em corrida armamentista com bandido.Se o cara vier me assaltar,tem de ser na coragem nem ele e eu armados.Vamos então sair na mão.Os policiais são os únicos que podem ter armas,e armas com calibre adequado ao policiamento,se não vira Far west.Tem policiais que estão fazendo um simples policiamento, mas com armas que dariam para combater na 1 e 2 guerra tranquilamente, só faltando baioneta e granadas.
“Far west”
Quem conhece a verdadeira história do velho oeste americano sabe que essa anarquia nunca existiu, os homicídios eram relativamente baixos, mais baixos que nas grandes cidades americanas.
Eu não sei disso não, defensor.O que sei é que os americanos, nunca fizeram questão de dizer que era diferente,e que em todos os seus filmes eram dessa forma.Uma coisa interessante que eu observava quando criança, é que os bandidos sempre levavam ferro.E sempre passava uma mensagem para os expectadores, que o crime não compensa.Diferente de certos partidos socialistas aqui do Brasil, que idolatram e passam a mão na cabeça de bandido.
Além de haver controle de armas, as cidades registravam médias de 1,5 homicídios por ano, e nem todos eram por armas de fogo. No Brasil deve morrer isso à cada 10 ou 15 minutos. Logo o velho oeste não era tão anárquico o quanto parece. Aquele velho oeste que todo mundo andava de espingarda nas costas, e trocando tiros por causa de gado, ouro, prostitutas, etc é ficção.
https://super.abril.com.br/historia/o-verdadeiro-velho-oeste/
http://leiturasdahistoria.com.br/mitos-do-velho-oeste-americano/
No far west tinha xerife, delegado, cadeia, rangers e juiz, inclusive nos filmes.
Ronaldo,
Guarani não vai substituir os M113B. São veículos distintos, para missões distintas. O M113 deverá ser substituído, muito provavelmente, por uma viatura derivada do mesmo modelo de VBCCC que irá substituir os Leopard 1A5. provavelmente usará o mesmo chassis, modificado.
“O M113 deverá ser substituído, muito provavelmente, por uma viatura derivada do mesmo modelo de VBCCC que irá substituir os Leopard 1A5.”
.
Esse seria o ideal, na minha opinião de achista. É a única forma racional que temos de fazer número para algo de bom percentual nacional: criar toda uma família sobre lagarta, no mesmo estilo do projeto Guarani. Alguns itens da própria família Guarani poderiam agregar escala, como os sistemas C2, GCB, sistema de navegação por GPS ou inercial, acentos, coisas desta ordem…
.
Outro ponto, é que ambas as torres de armamentos destas duas famílias, poderiam ser comuns. Isso geraria uma escala extremamente benéfica. E eu incluiria que se o VBR-MR adota-se um canhão de 120mm L45, poderia-se padronizar não só toda a munição da força, bem como boa parte do “recheio” da torre e sistema de tiro. A única coisa que poderia ser diferente é o layout…
.
Outro ponto, que seria interessante de se pensar, seria desenvolver o sistema de suspensão e trem de rodagem baseado em um sistema já existente, já que não existe alternativa civil como no caso Guarani. Isso poderia baratear muito dos custos.
.
Mas o ideal nem sempre é o que acontece por estas bandas, $$$$…
já estamos transpondo cursos dágua com o 113? puxa!
Nossa, esse caixote da morte ainda existe no inventário? Vende isso aí e intera o que conseguir na compra de uns CV90 ou Ascords, ou Kurganets dos russos. Tá na hora das forças armadas do Brasil abandonarem a década de 70 e entrarem de vez no século 21…..
“Foi a primeira flutuação das referidas viaturas do Regimento após sua repotencialização.”
.
Parece que a nova motorização é mais pesada, pois a frente do blindado está mais afundada.
.
Sobre os M113… O problema é usar junto dos VBCCC. De resto, melhor do que nada.
Para transportar tropas num cenário menos “quente” está bom, mas precisamos de blindados mais modernos, mais modulares e mais resistentes. Não sei quem sou eu no jogo do bicho, mas eu acho que está na hora de investir em novos IFVs como o resto do mundo está fazendo. Como alguém falou aí esse blindado não segura calibre 12,5 mm.
Bardini,
Um dos itens do kit de reset dos M113B para o padrão M113BR (M113A3Mk1, para a BAE Systems) é o motor mais potente, justamente para permitir que a Viatura possa acompanhar os VBCCC Leopard 1A5 nos deslocamentos.
Uma .50 faz a festa contra esse m113.
Uma .50 faz festa, em qualquer lugar.Se eu te arrumar uma .50, você topa encarar uma M-113B com seu efetivo todo armado também? Topa tocar nessa festa DJ?
M-113 tem suas istórias. Certa ocasião em que estive em Montevidiu o pais ficou chocado com o afundamento de um M-113 nas águas de um camal. Morreram soldados. Muito triste. Parece que nas atualizações se melhora a capacidade de flutuação.
Caro, Ronaldo de souza gonçalves
Os M-113, não irá ser substituído pelo VBTP SR Guarani por se tratarem de categorias e propósitos diferentes, um é sobre rodas e o outro sobre lagartas, ou seja os M113 mobíliam os BIBs e RCBs que acompanham os tanques Leopards e os remanescentes M-60s, das Brigadas de Cavalaria Blindadas e RCBs nas Bda Cav Mec, já os Guaranis irão mobiliar os ReCMec e BIMec das Bdas de Cav Mecs e Bdas de Inf Mecs!
OS M113, ainda são muito capazes em seus propósitos e utilizados ainda, em muitos Exércitos pelo Mundo afora!
Com a sua modernização / revitalização, darão um bom caldo ainda em nossas OMs blindadas sobre lagartas, com um excelente custo benefício para nossa realidade!
Agora sonhando um pouco, poderíamos atualizar e modernizar os projetos do Charrua da extinta Motopeças para a sua substituição futura, bem como uma atualização do Osório da extinta Engesa para uma futura substituição de nossos tanques Leopards!
Brasil Acima de tudo!!!
Sucesso!!
Off-topic
FT blindada britânica em ação durante exercício em Omã.
*Dá para ver a falta que um VBCI legítimo faz no EB.
https://www.youtube.com/watch?v=vetED_1-n0I
Seria muito interessante o Brasil começar a ir pensando na futura VBCFuz. Desenvolver uma plataforma modularizada, em um sistema de produção próximo do Guarani. O EB deveria sentar com a KMW e desenvolver um veículo próximo do Marder/Puma/Lynx com suas variantes e tal…. resta esperar..
Abraço.
As deficiência dos M113 são os mesmo da maioria dos blindados contemporâneos a ele.
As seguintes desvantagem do M113 hoje em dia:
– Não tem proteção contra IED e nem garante que a tropa ficara segura (não existia esse requisito)
– Não tem velocidade para acompanha um VBCC moderno.
Ele ainda tem vantagem:
– GC 9 militares poucos VBTP-SL tem essa capacidades.
– É mais leve que um Guarani (citei pois é um projeto do EB)
– Pode ser transportado em pares por um KC-390.
– Pode ser paradropado (o nome é esse?)
– Custo
– Numero de veiculo fabricados
– é Anfíbio
Ps.: em termos de blindagem protege contra calibre 7,62mm P, o mesmo do Guarani, a versão A3 tem um proteção melhor e a versão A4 da FNSS tem um proteção complementada por módulos adicionais de blindagem e e feita sobre a A3. O EB tem a versão A2.
“Não tem velocidade para acompanha um VBCC moderno.”
O modernizado acompanha…
.
“GC 9 militares poucos VBTP-SL tem essa capacidades.”
VBTP é um APC… Tá cheio de APC no mercado que leva 8/9 homens. Fica mais difícil é achar VBCI, ou IFV que leve 9.
.
“É mais leve que um Guarani (citei pois é um projeto do EB)”
E oferece menos proteção que um Guarani…
.
“Pode ser transportado em pares por um KC-390”
E na prática, isso é pra lá de irrelevante.
.
“Pode ser paradropado (o nome é esse?)”
Quando foi a ultima vez que você viu um M113 sendo lançado por uma aeronave?
.
“Numero de veiculo fabricados”
O que realmente importa é o número que permanece em operação, e esse vem caindo gradativamente ao longo do tempo…
O M113 tem uma velocidade Menor que os atuais VBCC e sobre APC com GC de 9 tropas é difícil de se ver em veículos sobre lagartas. E único IFV que se enquadra no que o EB (GC 9, 25t, e 20hp/t) quer é o K-21… Sobre as capacidades de transporte aéreo parecer que vai volta a ter importância. A 82ª divisão aerotransportada volto a ter tais tipo de equipamento (Lav-25).
Uma consideração uma .50(12,7mm) tem +30kg uma MAG que pesa quase 12kg precisa de 3 pessoas imagina uma que tem mais do que o dobro de peso…Uma .50 ou algo maior estaria montada em fortificações como arma defensiva ou em veículos. Outra o calibre 14,5mm são mais comum em países que tiveram influencia soviética,pois foi muito usado em armas anti-aérea e nos BTR-60 e BTR-80. Para exportação até que vale apenas blindagem contra 14,5mm.
é o fusca de todos os exercitos…..cumpre o que promete…..
chassi multi uso que deu vida a uma infinidade de versões….tem gente que odeia o bicho…tem gente que ama o bicho….
gosto porque é simples, barato e multifuncional….tem coisa melhor apos mais de 60 anos de projeto? Lógico que tem….seria uma obrigação ter….mas seu conceito o faz ainda hoje ser uma das alternativas mais baratas e funcionais de qualquer força….e no final, conta aquele que estiver rodando….e M-113 com certeza estará lá…rodando….
A flutuabilidade parece que inclinou um pouco a frente….deve ser o motor e a pequena torreta….
eu sou fã incondicional do kit da italiana Aris, na qual o M-113 Arisgator vira um pequeno Clanf com capacidade oceanica de mar 4 inclusive (impressionante não?)….uns dois ou tres lotes deste kit aqui no brasil seria bacana, os indonesios tambem partiram para o uso desta versão e estão muito contentes….
Do chassi do M-113, chegou ate a cogitar um projeto alemão para um Stug montado com um obus Howitzer M2A1 de 105 mm.
Fiquei imaginando um cruzamento do M-13 Arisgator numa montagem stug….teria sido um veiculo interessante
https://www.youtube.com/watch?v=qkpQSPeeYHI