Tanque T-72B da Venezuela

Tanque T-72B da Venezuela

Tanque T-72B da Venezuela
Tanque T-72B da Venezuela

Oficiais generais presentes à cerimônia do Dia do Aviador, realizada na Base Aérea de Brasília, nesta terça-feira (23) se disseram “desrespeitados” com declarações do candidato petista

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira (22), o presidenciável Fernando Haddad (PT) foi questionado se não via como um erro colocar o seu partido como uma única opção para a democracia.

O petista rebateu dizendo que seu adversário “incita a morte de pessoas” e acrescentou:

O filho dele (Eduardo Bolsonaro), na Avenida Paulista, disse que vai declarar guerra à Venezuela. Ele nem conhece a situação das Forças Armadas. A Venezuela tem condições bélicas superiores a do Brasil.

E acrescentou:

Para o Brasil declarar guerra e mandar jovens brasileiros morrer na fronteira com a Venezuela ou pede ajuda para um império internacional, provavelmente os americanos, para quem ele bate continência, ou nós vamos mandar jovens brasileiros pobres provavelmente para morrer em um conflito que não é o nosso.

Os militares presentes na cerimônia, que preferiram falar na condição de anonimato à revista ISTOÉ, disseram se sentir “ofendidos” e “desrespeitados” com a fala do candidato do PT.

Segundo eles, Haddad “não conhece nada das nossas Forças Armadas” e está “menosprezando” a formação dos militares brasileiros. Criticaram ainda a forma que o petista lida com uma questão delicada ao citar de forma irresponsável sobre declarar guerra ao país vizinho com apoio dos Estados Unidos.

Na manhã de segunda-feira (22), o candidato do PT também criticou a suposta intimidação das Forças Armadas contra as instituições democráticas do país.

Mísseis AAe Venezuela na fronteira
Mísseis antiaéreos da Venezuela na fronteira

FONTE: Renova Mídia/Isto É

NOTA DO EDITOR: seguem algumas matérias sobre sistemas de armas venezuelanos para ajudar no debate:

Chegaram os novos S300 venezuelanos

Exército venezuelano testa com êxito sistema antiaéreo Buk M2, do tipo que derrubou o voo MH-17

Venezuela recebe autopropulsados russos 2S19 Msta-S

O armamento dos Sukhoi Su-30 MK2 venezuelanos

https://www.aereo.jor.br/2016/10/09/o-armamento-dos-sukhoi-su-30-mk2-venezuelanos/

Raio de ação* dos caças Su-30MKV da Venezuela: você está seguro?

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

406 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marco
Marco
6 anos atrás

Haddad: Um imbecil. Um completo imbecil!!! Simples assim.

WVJ
WVJ
Responder para  Marco
6 anos atrás

Não sou petista nem fã do haddad, mas se ele é imbecil nesse ponto não sei. Mais imbecil me parece quem tem certeza que venceríamos. Certamente nossos militares são melhores, nosso conjunto de equipamentos talvez seja. Mas a questão principal é se vale a pena abrir uma frente da briga geopolítica aqui em nosso quintal. Acho melhor desgastar o Maduro até ele cair.

Renato B.
Renato B.
Responder para  WVJ
6 anos atrás

Eu tenho certeza que ganharíamos, mas os primeiros meses seriam de muita morte para o nosso lado. Ganharíamos pelo tamanho do país e o potencial industrial imensamente maior. Mas seria um conflito longo, estúpido e iria nos deixar ainda mais pobres do que entramos.

A não ser que o Maduro ataque o país não vejo razão para se enfiar nessa de forma.

Daniel
Daniel
Responder para  Renato B.
6 anos atrás

Renato,
A questão simples é: por que, cargas d’água, o Brasil se meteria num conflito bélico na América do Sul, onde convivemos em paz em busca do bem estar de todos faz décadas?

Por que, diabos, iríamos nos enfiar no meio da Amazônia para atacar os venezuelanos?

Tal ato, além de não estar de acordo com nossa Constituição e com o Direito Internacional, seria algo sem qualquer sentido para qualquer brasileiro.

Guerras não são filmes tampouco vídeo-game.

Daniel
Daniel
Responder para  Daniel
6 anos atrás

Sobre o comparativo conforme o Galante pediu, acredito que os dados deveriam considerar não só os meios operantes… há necessidade de se avaliar o apoio estratégico de potências estrangeiras interessadas no conflito, direta ou indiretamente.

A Rússia é fornecedora de equipamentos para o nosso vizinho. Os EUA já se propuseram a fornecer material (de graça?) ao Brasil. Como a China se comportaria, considerando seus interesses comerciais?

O Brasil possui meios suficientes para o ataque porém existem elementos também quanto ao TO. Primeiro, temos tropas suficientes nas proximidades? Como faremos para transportar tudo que precisamos? Depois de superar dificuldades iniciais para chegar lá, como seria um combate contra venezuelanos em próprio terreno urbano?

Complexo, caso fosse possível e necessário.

João Augusto
João Augusto
6 anos atrás

Seria legal um comparativo.

Eduardo dos Anjos
Eduardo dos Anjos
Responder para  João Augusto
6 anos atrás

Se não me falhe a memoria, já houve alguns comparativos anteriores no PN e no PA, porém não me recordo aqui no FT.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  João Augusto
6 anos atrás

Para início de conversa eles têm Sukhois, T-72s e. sistemas S-300. Algo muito, mas muito distante do que temos hoje. Além de um exército muitíssimo bem treinado e centenas de milhares de milicianos. Não teríamos muita chance.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Ter é totalmente diferente de OPERAR. eles tem um punhado de T-72 e SU-30 e boas quantidades de S-300. o estado e a manutenção deles? ninguém sabe, mas eu não acreditaria que está em boas condições
Os T-72 deles salvo engano são a Versão T-72B1. sem capacidade de disparar ATMG. não sei se passou por modernização (provavelmente não) então ele tem as óticas de um T-72A em contrapartida os blindados Leopard 1A5 BR tem óticas comparáveis a de Leopard 2A4. alem de que o canhão L7 que equipa os nossos Leopards tem projeteis que varam facilmente um T-72 na sua blindagem frontal. (APFSDS Rules) então seria questão de quem dispara primeiro. fora isso. os nossos F-5 (que estão em sua grande maioria com minimas condições de voo ao contrario dos SU-30) somados aos E-99 são mais do que suficientes para impedir incursões aéreas dentro do nosso território. sinceramente Kings. você não sabe muito bem das nossas capacidades. são limitadas? sim são sim, mas não tanto quanto você pensa.

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Serio q li isso? kkkk

“exercito bem treinado”… milicianos…kkk

Dificil “debater” com pessoas… limitadas…

vou dormir……zZzZzZzZzZz………..

Flamenguista
Flamenguista
Responder para  jorge Alberto
6 anos atrás

O muitíssimo bem treinado foi prá acabar!!!

Marcos R.
Marcos R.
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Super trunfo agora, António kings.
De que adianta ter os equipamentos e não operar e treinar para criar doutrina e aprestar as tropas, sem contar a necessidade de suprimentos para manter a máquina militar em movimento, o Brasil produz munições e boa parte dos equipamentos, a Venezuela não produz nem comida para alertar as tropas!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Marcos R.
6 anos atrás

E Brasil tem doutrina para alguma. O último exemplo de doutrina em algo em que éramos bons acabou em 7 x 1.
Conta outra.

Eu
Eu
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

O que eles não tem é comida…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Menos Antonio.
Depois da primeira salva acaba a munição deles. Que não terão condições de repor. Depois coloca-se o parque industrial brasileiro em esforço de guerra. Como ele não produzem nem papel de limpar a b.. É questão de tempo terminar bem uma guerra dessas.

Munhoz
Munhoz
Responder para  João Augusto
6 anos atrás

Comparando resumidamente o Haddad tem razão pois a defesa aérea e os caças são melhores que os nossos, no entanto tem alguns outros fatores como o nível operacional etc
Porém temos que analisar se realmente o filho do Bolso falou isso é se falou foi besteira pois mesmo com o apoio dos EUA seria uma grande tolice .

Neste caso eu dou razão para o Hadd pois uma guerra desta nem os EUA têm condição de bancar .

Seria um desastre para todos é um assunto que nem se deve tocar.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Munhoz
6 anos atrás

Eu diria que o Iraque deu bem mais trabalho do que a venezuela daria para os EUA

João Augusto
João Augusto
Responder para  Victor Filipe
6 anos atrás

Pros EUA, com certeza, pro Brasil é outra história.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Munhoz
6 anos atrás

Você é louco ? Os EUA derrota a Venezuela com estalar de dedos, inclusive com grande apoio da própria sociedade Venezuelana.
Essas defesas anti-aerias não durariam um dia e provavelmente não derrubariam nada.

Heitor
Heitor
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

É isso aí, Galante. Gostaria de ver dados técnicos sobe o assunto, qual a capacidade de preparação dos venezuelanos, qual o estados desses sistemas… Se me permite, qual a eficácia de um tanque de guerra em territórios como da Venezuela, com muitas florestas?

sergio
sergio
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

O SU-30 sem inteligência vale muito pouco. Ou melhor na guerra moderna , é muito importante inteligência, por isso as grandes potencias investem em satélites e radares cada vez mais sofisticados! O país pode ter uma super arma , como o SU-30, mas se não tiver um alvo valido , ele é ineficaz ou de baixo resultado. E em questão de inteligência, nosso exercito é muito superior ao venezuelano.

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  sergio
6 anos atrás

Compartilhamos o mesmo pensamento!

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

Po Galante… acho q nem tem o que comparar!

Evitar ao maximo combates… F-5 eh “tatico” + nossos EMB-145 AEW&C.

Prioridade sera bombardear as pistas de pouso…

Soldados? Se ha ate oficiais entrando em nossas fronteiras (“anonimamente”), para se tratarem em nossos hospitais! Certeza que seremos tratados como “inimigos”??? Ou como “libertadores”?

“Analistas de teclado” acham que eh “guerrinha de bairro”… Soldados tem que ser alimentados! beber agua! Ir ao banheiro (papel higienico-sic!), tem toda uma logistica que eles nao tem capacidade de manter! Ou se “tiverem” (o que duvido), nao podem manter!

Que “bom treinamento” aguenta fome e falta de recursos?

A Historia eh cheia de exemplos! “Basico, do basico”! Vamos ler sobre a “guerra dos seis dias”… Acham mesmo que nossos guerreiros nao podem fazer igual ou melhor?

O Estado Venezuelano esta tao tao fragil (existe???), que nao aguentaria uma investida…

Rustam Bogaudinov
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

Venezuela;

T-72B1
BTR-80A
BMP-3
MSTA-S
BM-21 “Grad
BM-30 “Smerch

Su-30MK2
Mi-35M
Mi-17V5

S-300
Beech m2E
Pechora 2m
JYL-1 Chinese three-coordinate long-range radar detection station – 26 units

100,000 AK-103 rifles, SVD rifles

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Responder para  Rustam Bogaudinov
6 anos atrás

T-72B1
BTR-80A
BMP-3
MSTA-S
BM-21 “Grad
BM-30 “Smerch

Nada disso poderia ameaçar o território brasileiro, pois o único caminho seria invadir o Amazonas pela BR174, onde seriam destruídos facilmente pelo Super Tucano e AH-2 Sabre.

Su-30MK2 = os 23 da frota voaram 6.800 horas em 8 anos, ou menos de 50 horas de voo/ano cada célula. É muito pouco. Em comparação, em cerca de 2 anos e meio, os F-5M da FAB voam 1.200 horas e são enviado para Overhaul no PAMA-SP, de onde saem para novo ciclo de 1.200 horas. E temos aviões AEW e eles não.
Mi-35M = Estão groundeados há tempos e foram enviados para a Rússia, para serem recuperados e colocados em condições de voo novamente, assim como os Mi-26.
Mi-17V5 = Alguns poucos em condições de voo.

S-300
Beech m2E
Pechora 2m
JYL-1 Chinese three-coordinate long-range radar detection station – 26 units

Na verdade, a joia da coroa da Venezuela são seus sistemas de defesa AAé, principalmente os 5 mil MANPADS Igla S, que seriam um pé no saco para a FAB, num eventual conflito. O restante, incluindo os S300, poderiam ser neutralizados de várias formas. Eu não citaria especificamente caças A-1 armados com mísseis MAR-1, mas colocaria também a possibilidade da ação de forças especiais.

Enfim, não vejo a Venezuela e suas FAs como bicho-de-sete-cabeças. Talvez umas 3 ou 4 cabeças, rsrsrs

Felipe
Felipe
Responder para  Alexandre Fontoura
6 anos atrás

E os F-16 Venezuellanos?

Pedro
Pedro
Responder para  Felipe
6 anos atrás

Os F16 venezuelanos são da versão A inicial com decréscimo propositado de capacidades, segundo certas fontes.

Sidney Otaviano de Sousa
Sidney Otaviano de Sousa
6 anos atrás

É! mesmo que fosse verdade esse comentário do Haddad, ele não deveria ter falado, pois é muita burrice de um petista falar isso depois de passar tantos anos no poder e não ter sido capaz de melhorar nossas forças armadas.
Esse comentário é um ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA.
É péssimo ver que os políticos não se mancam, não enxergam suas falhas grosseiras.

Robsonmkt
Responder para  Sidney Otaviano de Sousa
6 anos atrás

No período petista as FA têm ou estão em andamento: Submarinos Scorpéne, Gripen E/F, Guarani, Leopard 1A5, Guepard, Fuzis IA2, P3AM, Mi-35, EC-725, Mansup, AV-300, Astros 2020, KC-390.

Mateus Demarchi
Mateus Demarchi
Responder para  Robsonmkt
6 anos atrás

Submarinos e caças superfaturados. Não fizeram mais do que a OBRIGAÇÃO, com a grana sobrando na época, deveriam ter feito MUITO mais. Mas preferiram roubar para benefício próprio.

Robsonmkt
Responder para  Mateus Demarchi
6 anos atrás

Não entrei no mérito se o que fizeram foi muito ou pouco, apenas listei o que fizeram ou deixaram encaminhado.
Lembrando que projetos militares são de longa duração por isso alguns projetos atravessam governos antes de verem a luz do dia.
Do governo anterior, FHC, me lembro do SIVAM, dos AT-29, do R-99 e do E-99, do Porta Aviões São Paulo, dos tanques M-60 e dos Leopard 1BE.
Dos governos Collor/Itamar, não me lembro de nada. Do governo Sarney, me lembro apenas do AMX.

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Responder para  Mateus Demarchi
6 anos atrás

Caças superfaturados? Em quanto? Qual a fonte?

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Responder para  Robsonmkt
6 anos atrás

nossa grande coisa, tem andado no mínimo do mínimo e graças as próprias forças armadas e empresas como a avibrás e Embraer e não ao governo. O próprio programa do caça foi aberto pelo governo anterior e enrolaram tanto que até hoje depois de 20 anos não se tem nada.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Responder para  Sidney Otaviano de Sousa
6 anos atrás

É mais ou menos isso mesmo, o cidadão se esquece que em 2002, 2006, 2010, 2014 Eles vencerão e não resolveram porra nenhuma. Agora em 2018 se travestem de salvadores da Pátria.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Responder para  Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Não, quem se traveste de Salvador da Pátria é outro.

Lucas
Lucas
Responder para  Walfrido Strobel
6 anos atrás

Poxa, analisando as retóricas dos candidatos tenho que concordar.
O outro tem discurso, mas será que vai resolver mesmo?

Sou programador e na minha área sempre dizem
“falar é barato, me mostre o código funcionando”.
Estou só esperando pra ver. E torcendo pelo melhor pro nosso país.

Lucas
Lucas
Responder para  Sidney Otaviano de Sousa
6 anos atrás

Mas cara, com todo respeito. No comentário do Hadad ele não falou sobre melhorar as forças armadas.
Ele só disse que uma guerra com a Venezuela não é uma boa ideia pra ninguém.
E eu concordo com isso.
E mais, acho irresponsável esse tipo de declaração “meio na brincadeira” sobre invadir outros países.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
6 anos atrás

Haddad é muito, mas muito mesmo, ruim e desinformado de tudo, faz parte da quadrilha mais ordinária que já assolou nosso país e que ainda bancou muito do que se vê na Venezuela com nosso dinheiro. Ter, manter e operar são coisas distintas e que se não acontecem muito bem entrosadamente (manter e operar) e constantemente ae já era. E quem sabe se os vizinhos operam bem ou mal seus equipamentos são os setores de inteligencia das forças armadas.

Matheus
Responder para  Tomcat4.0
6 anos atrás

Me diz, sobre o que o Bolsonaro é informado? Só a título de comparação.

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  Tomcat4.0
6 anos atrás

Muito bem colocado!

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
Responder para  jorge Alberto
6 anos atrás

Malddad fez Agulhas Negras?
E vocês fizeram?

Dickson
Dickson
6 anos atrás

Comparativo?
Comece pela força Aérea, e vamos ler sobre SU30, dai vão questionar o grau operacional dos mesmos. Falamos dos S300, seriam de ótima dissuasão. A dupla E99 e R99 nos daria alguma vantagem?
Duas marinhas capengas, mas creio que a nossa ainda tenha “dentes”.
Adestramento em guerra na selva acredito serem compatíveis, similares.

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Já sabemos que não temos condições de “invadir” o espaço aéreo venezuelano!

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  Gabriel
6 anos atrás

Estrategistas pensa: “se nao podemos invadir, o que podemos fazer?”

RODRIGO DE SOUZA
RODRIGO DE SOUZA
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

Mas é o resto? Sabem operar com eficiência? Pois uma invasão terrestre esses antiaéreo nao ajudaria em nada.

Bille
Bille
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

O interessante que o EB na prática não entende isso. Eles acham que basta estalar os dedos e a FAB estará pronta.

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

“Guerra dos seis dias”: Destrua no chao de surpresa!

Ou irao avisar do ataque?

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

E o mais importante nesse sentido seria sua localização, emprego, e se treinam com eles.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

Por um acaso tem essa matéria tb:

Chegou carne e papel higiênico pros militares da Venezuela.

Ou não tem? aeoiheaoiheae

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

Duvido!

Os cara nem cachorro pra matar tem mais. Tão comendo carne podre.

Só se importassem. E ai iam importar carne de quem numa guerra?

Já era. Os próprios soldados iam debandar pro Brasil ou Colômbia.

Heitor
Heitor
Responder para  Rui Chapéu
6 anos atrás

Rui, o Maduro não parece estar podre, porque aqueles que o defendem estão bem mantidos. O pessoal que tem a arma é sustentado. Se o governo mantivesse apenas o alto escalão, o chavismo não estaria mais no poder, pois o soldado raso, mesmo os sargentos ou tenentes se rebelariam. Então não duvido que os soldados, do pequeno ao alto escalão, e suas respectivas famílias, estejam comendo bem e com seus papeis higiênicos em dia.

Dickson
Dickson
Responder para  Rui Chapéu
6 anos atrás

No dia que os militares venezuelanos estiverem sem alimentos, sem $$, Maduro cai, sem trocadilhos.

Lucas
Lucas
Responder para  Rui Chapéu
6 anos atrás

Acredito que tem muita propaganda falando da Venezuela e nem tudo é como dizem.
As forças armadas tem prioridade lá. O Maduro sabe que sem elas ele vai cair fácil.

Sempre tentam descrever eles como se fossem uns completos imbecis. Mas na realidade as coisas não são bem assim.

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás
jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

Galante, se o amigo me permite, mui respeitosamente:

Basta procurar no google (tentei postar os links aq e nao foi), de militares venezuelanos buscando atendimento medico no Brasil…

“SE” eles “tem tudo”, entao a populacao esta pior do que imaginava!

nonato
nonato
Responder para  jorge Alberto
6 anos atrás

Então talvez seja um meio termo. Não têm tudo, mas também não estão sem nada.
E esses militares que buscam tratamento podem ser apenas alguns próximos da fronteira.

Roberto Medeiros
Roberto Medeiros
Responder para  Alexandre Galante
6 anos atrás

Com Su-30 Venezuelano sendo derrubado por KFIR Colombiano, temos bem noção do estado das forças armadas da Venezuela.
Venezuela: o “Rato que Ruge latino americano” (só que afônico).

RODRIGO DE SOUZA
RODRIGO DE SOUZA
6 anos atrás

Sim galante! Mas a Venezuela nao teria como se sustentar num conflito. Algumas coisas pode até ser melhores, mas creio que em outros quesitos Brasil se sai melhor.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  RODRIGO DE SOUZA
6 anos atrás

E nós temos condições? Com um deficit de cerca de R$ 150 bilhões no ano vamos gastar com uma guerra inútil? Não se esqueçam. Essa é uma idéia louca do Trump. Não nossa.

Vinicius Arruda Luz
Responder para  RODRIGO DE SOUZA
6 anos atrás

Pelo artigo a seguir, parece que as coisas estão começando a se complicar nas forças armadas Venezuelanas . https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/05/20/com-fome-soldados-trocam-exercito-venezuelano-por-qualquer-bico.htm

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  Vinicius Arruda Luz
6 anos atrás

Nao ha “patriotismo” que mate fome!

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  RODRIGO DE SOUZA
6 anos atrás

Exatamente o que penso…

Leandro Costa
Leandro Costa
6 anos atrás

Eu não estou em casa agora, e sinceramente andei pensando com certa profundidade sobre isso, muito devido à insistência de um amigo leigo no assunto. Não cheguei à pesquisar números, mas quando eu chegar em casa posto com maior profundidade, mas basicamente sim, o Brasil teria plenas condições de superar a Venezuela em um conflito. Obviamente eu precisaria de maiores informações que jamais terei acesso, mas papel fundamental seria feito pelo adido militar Brasileiro em Caracas. E basicamente, a Venezuela não teria economia para sustentar o combate. O que seria uma sorte nossa, porque nós também não estamos tão bem das pernas assim, mas felizmente ainda anos-luz melhor que a Venezuela nesse sentido.

Outro fato é que o Brasil poderia sim contar com apoio externo. Um apoio muito mais próximo do que aquele que poderia ser pleiteado pela Venezuela. E acredito até que não precisaríamos buscar o apoio. Ele viria até nós.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Claro que o EB tem mais armamento que á Venezuela,claro fora a capacidade antiaérea,uma das fraquezas do EB que tem que consertar o mais rápido possível,pois no hipotético conflito contra a Venezuela a maior capacidade da Fab não poderia ser sentida justamente pelo numero de iglas,bulk,penchora é s-300.é como seria uma guerra de selva igual ou pior que o Vietnam.Claro que os russos e nem chineses poderiam apoiar os venezuelanos mas como a distância é grande esbarrariam num grande problema logísticos.Lembrando os srs que há falta de alimentos e itens básicos para a população civil,mas não faltará para as forças armadas.O EUA apessar das ameaças não vez nada prático contra avenezuela ainda compram Petróleo de lá. È um xadrez se uma intervenção lá séria uma intervenção da ONU.Mandem o Eduardo calar a Boca pois o que esse rapaz deu munição politica essa semana aõ PT, falando do STJ,e pondo parte dos eleitores de centro contra a candidatura do seu pai em cheque.Não defendo o Maduro,que alías já está podre,se houver uma intervenção ela não deve partir do Brasil,deve partir da ONU.

Overandout
Overandout
6 anos atrás

Num conflito de longa duração a Venezuela não possui nem chances, a grande arma do Brasil é seu tamanho (temos terreno pra ceder até preparar uma investida) e sua capacidade industrial muito superior

Walfrido Strobel
Responder para  Overandout
6 anos atrás

Este tamanho gigante do Brasil pode ser bom no caso de sermos invadidos, mas no caso do Brasil atacar outro país não serve para nada, apenas complicaria a logistica gerando grandes deslocamentos.

Overandout
Overandout
Responder para  Walfrido Strobel
6 anos atrás

Mas nesse caso o problema não é o tamanho do país, é a falta de capacidade logística do próprio exército

7meiadois
7meiadois
6 anos atrás
Proelio Procusi
Proelio Procusi
6 anos atrás

A capacidade militar de um país vai além do equipamento que suas forças dispõem. As forças armadas venezuelanas possuem alguns equipamentos que são de fato superiores ao que temos (ou não temos) por aqui. Já se eles poderiam efetivamente emprega-los no provável TO de um hipotético conflito contra o Brasil, é outra conversa.

Qual o nível de treinamento e adestramento das suas forças? Eles possuem devido suporte logístico? Possuem recursos para sustentar uma campanha prolongada? Ou mesmo uma de curta duração?

Fabio Mayer
Fabio Mayer
6 anos atrás

Um canal do You Tube fez um levantamento esse dias. Em equipamento, o Brasil é inferior à Venezuela em apenas dois itens: defesa anti-aérea e aviação de caça. Quando os Gripens chegarem, a aviação de caça deixará de ser inferior, ficará apenas a defesa anti-aérea, mas é bom lembrar que a Venezuela não produz suas munições, mísseis e foguetes nessa área, ela tem uma limitação operacional.

Em todo o resto, o Brasil tem vantagem em termos de equipamentos.

Afora alguns outros fatores:

– A economia brasileira é industrializada em um nível em que tem capacidade de produzir materiais necessários à guerra, talvez não todos, mas uma boa parte deles;

– Nossas forças armadas são mais bem adestradas;

– Nossa economia é capaz de fazer trocas comerciais necessárias a um conflito;

– Somos um país gigantesco. Somente EUA e/ou Rússia e/ou China conseguiriam bloquear muitos portos brasileiros, tarefa muito mais fácil contra a Venezuela.

– Não temos conflitos internos como os da Venezuela, de modo que teriamos um enorme contingente de reservistas.

– Não temos animosidade contra Colômbia e Guianas e Suriname, a Venezuela tem.

O fato, porém, é que o Brasil não vai entrar em guerra contra a Venezuela, qualquer que seja o cenário interno, vença as eleições quem vencer. Primeiro porque guerra custa caro e os dois países tem sérios problemas orçamentários. Depois porque, por mais idiota que Nicolas Maduro possa ser, ele não vai embarcar em um conflito externo sabendo que sua oposição interna se fortaleceria com isso. E digo mais: China e Rússia não apoiariam Maduro, são países com investimentos e interesses no Brasil, e hoje, são os dois maiores parceiros comerciais daquele país.

Rafael_PP
Rafael_PP
Responder para  Fabio Mayer
6 anos atrás

Ouso discordar, senhor Fabio.

“Nossas forças armadas são mais bem adestradas;”, a última vez que este país combateu um exército profissional, Guaraná tinha rolha, e foi uma força auxiliar, num teatro secundário, alimentada, vestida e municiada por uma coalizão.

“Não temos conflitos internos como os da Venezuela, de modo que teriamos um enorme contingente de reservistas.”. O que não falta aqui é conflito interno. Inicialmente, as incontáveis organizações ligadas ao narcotráfico teriam uma oportunidade ímpar para agir numa escala ainda maior. Segundo, grupos sociais, ideologicamente ligados ao governo bolivariano poderiam coordenar várias ações de desestabilização ao longo do território nacional. Terceiro, nossa juventude. Metade não está disposta a derramar seu sangue por um candidato e outra igualmente pelo outro candidato.

Jose Pádua
Jose Pádua
6 anos atrás

Não levando em conta predileção por este ou por aquele candidato e observando apenas os números (ou seja, ignorando a disponibilidade e o treinamento) o Brasil não segura a Venezuela em um conflito, o Haddad está corretíssimo, eles possuem boa defesa antiaérea e caças poderosos, um exercito com quantidade razoável de carros de combate e VBTT, não seria fácil, mas se julgar superior também já é demais.

Doug385
Doug385
6 anos atrás

Falou como verdadeiro preposto de Caracas.
Teria sido uma ameaça?

737-800RJ
737-800RJ
6 anos atrás

E ele, claro, não faria nada a respeito para melhorar a situação, partindo do princípio que a afirmação seja verdadeira, afinal, poderia atrapalhar o desenvolvimento do projeto regolucionário e ditatorial dos amigos do Foro de São Paulo. Até porque seu partido investiu muito dinheiro do pagador de impostos naquele país. Em dois ou três anos essa história de SU-30, se assusta, não terá mais efeito algum com a chegada dos Gripen NG. Quanto à defesa antiaérea, sim, eles são superiores e não dá nem pra começar a comparar com a nossa. É nosso calcanhar de Aquiles, infelizmente. Os caras possuem defesa em camadas com muitos Igla-S, Pechora, Buk-2 e S-300. Penso, e essa é só a humilde opinião de um leigo que aprende muito com a Trilogia, que esse assunto é o mais urgente de nossas Forças Armadas. Estamos completamente expostos. Sei das limitações orçamentárias, mas tem que haver uma solução que não seja de longo prazo. Uma adequação de desejos pode ser feita frente à nossa realidade: ao invés de sonhar com sistemas mais completos como Patriot, por exemplo, sistemas de menor alcance e que utilizam mísseis já conhecidos pelos nossos militares, como o Spyder da Rafael, podem nos servir muito bem. Quais suas opiniões, amigos?

Capa Preta
Capa Preta
Responder para  737-800RJ
6 anos atrás

Ele faria sim para melhorar a situação…deles. Via BNDES.
os canhotos são de ideologia internacionalista, sonham com uma America Latina formada por um bloco socialista único , e sabem que as Forças armadas Venezuelanas e melancia (verde por fora e vermelha por dentro) as nossas não.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
6 anos atrás

Esse tal Hadad é ignorante em materia de detesa também.

Munhoz
Munhoz
Responder para  Tadeu Mendes
6 anos atrás

Ele não é ignorante, ele apenas tem informações genéricas.

Pior é o outro que falou em invadir outro pais.

No meu ponto de vista os 2 são ruins e o brasileiro não sabe votar !

Aquele banqueiro milionário que poderia por nossa economia no eixo nem teve votos, no meu ponto de vista ele era o mais preparado, consertou as cagadas da Dilma.

Mateus Demarchi
Mateus Demarchi
Responder para  Munhoz
6 anos atrás

Quando aparece um presidente com bolas, que fala duro com nossos vizinhos, os ignorantes já aparecem com seu mimimi. Geração de covardes e mimizentos.

Se a gente não for duro e não defender nossas coisas, NINGUÉM vai fazer por nós. Estamos sozinhos nesse mundo, cada pessoa/país luta por interesses próprios.

Munhoz
Munhoz
Responder para  Mateus Demarchi
6 anos atrás

Interessante o Maduro faz o mesmo discurso para se manter no poder !

Não adianta chorar, no meu ponto de vista o Maduro ainda teria alguma chance contra uma marinha estrangeira em seu litoral com os Su 30 + mísseis anti navio russos, pior é o Brasil que tem somente mísseis chipados padrão OTAN !

Os militares venezuelanos podem supostamente até ser mal preparados e seus equipamentos não serem 100% operacionais no entanto eu prefiro o seu programa de aquisição do que o nosso !

Quero só ver quando um membro da OTAN vir xeretar em nosso litoral em busca de ouro negro a choradeira que vai ser !

Vamos mandar os meios que eles mesmo fabricaram !

O que vai ter gente se lastimando de não termos comprado alguns SU 30 + uns Bramhos que não quero nem ver !

E vc até tem razão no fim de seu comentário !

Estamos sozinhos e deveríamos ter nossa própria indústria, no entanto na falta desta deveríamos comprar de acordo com nossa posição geopolítica e neste caso devemos levar em conta que o ocidente está bem mais perto de nossas fronteiras do que o oriente, então no nosso caso seria bem mais interessante comprar equipamentos dos Russos e Chinas do que nos equiparmos apenas para servir de retaguarda da OTAN, da qual nem fazemos parte e entre eles mesmo sai um arranca rabo de vez em quando ( Turquia e Grécia ou Espanha e Inglaterra por exemplo ) lembrando que está última é junto com a França nossos vizinhos também aqui !

Não concordo com o regime do Maduro e acho seu governo junto com os outros aqui da AL ruins, no entanto também não confio no ocidente e acho que é melhor comprar armas de países mais distantes do oriente do que de vizinhos e isso até os mais humildes sabem !

Lucas
Lucas
Responder para  Mateus Demarchi
6 anos atrás

O que mais me incomoda no outro candidato é a subserviência aos EUA.
Isso não precisava.

O Brasil tem população, território e riquezas pra ser tão rico quanto eles.
Mas o pessoal por aqui prefere agir como se a gente tivesse o tamanho do Uruguai e fazer tudo que gringo manda.

São meus dois cents.

Pieter
Pieter
Responder para  Lucas
6 anos atrás

Lucas, eu entendo seu ponto de vista patriota, mas se juntar a podre é foda cara…e é isso que o PT faz…o que tem tanto de errado com os EUA? Todos os países que trabalham com ele se desenvolvem…vai ficar do contra pq? Ego? Juntar com a Cuba? Venezuela? Russia? Pra quê? Tudo lixo…Russia só é o que é pq tem nukes…se não tivesse, não prestaria pra nada…e nada verdade não presta. Então, é EUA e Europa meu velho, se não, vai sofrer pra sempre.

Gabriel Nery
Gabriel Nery
6 anos atrás

O Astros 2020, pelo que ja vi sendo comentado aqui teria um alcance de 1000km. Daria para esse sistema atacar e destruir os S300 ou até mesmo algumas bases na Venezuela? Por que se pensarmos nesse sentido a bateria anti aérea venezuelana que, sim são sem dúvidas superiores as nossas, deixariam de ser um problema no caso de um eventual conflito.
Ou eu estou falando besteira? Sou leigo então me perdoem. rsrsrs

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  Gabriel Nery
6 anos atrás

Sim, foi dito por um oficial do EB que conduz o projeto do AV-TM 300 Matador que o mesmo teria o alcance que as Forças Armadas necessitarem. Vi alguns comentários aqui na Trilogia, de pessoas que possuem prestígio nos blogs e que sacam do assunto, que os mísseis poderiam ultrapassar facilmente os 1000 KM de distância, pois sua turbina possui capacidade de operação de muitas horas, sendo que decisivo seria a capacidade do míssil em levar combustível suficiente para tal. Possuo a mesma dúvida que você: seria possível saturar as defesas antiaéreas da Venezuela com dezenas de mísseis Matador? Nonato, Galante e outros, por favor, nos ajudem aí! Ahahahahahaha

Roberto F. Santana
Roberto F. Santana
6 anos atrás

Analisando somente a guerra aérea e desconsiderando aspectos como doutrina e atuais condições das aeronaves, faço a seguinte análise:
Principais aeronaves:
Venezuela: SU-30 e F-16.
Brasil: F-5, AMX, A-4 e A-29.

-Supremacia aérea: Nível mais alto da guerra aérea, onde um dos oponentes tem controle total do espaço aéreo.
Creio que nenhum dos lados fosse capaz de alcançar tal nível.

-Superioridade Aérea: Nível menor em que um dos oponentes tem o domínio de determinado espaço e por determinado tempo, permitindo avanço das outras forças (exército e marinha) sem a interferência do inimigo.
Creio que a Venezuela estaria mais favorável a essa situação por conta das aeronaves Sukhoi.

-Paridade Aérea (ou air parity, paridade aérea [tradução livre]): Ambos os oponentes só tem o domínio aéreo sobre as próprias forças.
No caso, ambas as forças teriam tais condições. Entretanto, a suposta superioridade aérea do SU-30 transformaria a ação das força aérea brasileira restrita somente a recusa de determinado espaço aéreo (air denial [tradução livre]).

Onde:
A supremacia aérea de um , causa a incapacidade aérea do oponente.
A superioridade aérea de um, causa a restrição aérea (recusa aérea [air denial]) do outro.
A paridade aérea de um, obviamente causa a mesma situação no oponente.

Portanto, na guerra aérea, levando em conta SOMENTE os dados técnicos das aeronaves, a Venezuela teria condições de ganhar o conflito, justamente por possuir superioridade aérea.

camilo
camilo
Responder para  Roberto F. Santana
6 anos atrás

Quantos SUKHOI tem na verdade ?,uma coisa é ter e outra é saber usar,Os F16 leva parados há anos por falta de mantenimentos,(falta de peças),pelo embargo EUA,Igualmente é igual os caças que tenha sempre que o oponente tenha boa artilheria antiaêrea,por exempro MISTRAL,se pode fazer perfeitamente emboscadas aos SUKHOI,O bRasil tem superioridade numerica em tropas (infanterias),podendo fazer com facilidade 2 frentes,Se pode ganhar a Venezuela sempre quando se planeje e seje relampago e que efetue os detalhes das invasões,lugares,prioridade e seguro que Colombia tambêm tem vontade de ajudar com o 3º frente,e Venezuela cae em menos de 1 semana.

Roberto F. Santana
Roberto F. Santana
Responder para  camilo
6 anos atrás

A segunda parte na análise seria a número de aviões.
Se analisarmos somente isso, com base em informações públicas, ainda assim, creio que a vantagem seria da Venezuela.

A terceira parte da análise seria o armamento dos aviões envolvidos:
?

A quarta parte da análise seria as condições dessas aeronaves:
Aqui o Brasil muito provavelmente ganharia, levaria vantagem.

A quinta parte seria a qualidade dos pilotos e seu treinamento:
Penso que o Brasil também possua essa vantagem.

Bille
Bille
Responder para  Roberto F. Santana
6 anos atrás

Só não podemos desconsiderar que o pessoal dos SUKHOI estejam indo para a Rússia, treinar lá. Às vezes se 3 decolarem com pilotos com a “mão quente” na Rússia vão dar um trabalho grande e vão conseguir vitórias significativas.

É fácil pagar a passagem pra Rússia e o treinamento também. É nisso que tem que ficar ligado.

Roberto F. Santana
Roberto F. Santana
Responder para  Bille
6 anos atrás

Sem dúvida.
Ou até mesmo instrutores russos que venham até a Venezuela atualizando os pilotos nas táticas e ajudando na manutenção da proficiência.
Existem vídeos em que os venezuelanos treinam com munição real, não dá para subestimar uma força aérea que treina assim, mesmo que eventualmente.

Antoniokings
Antoniokings
6 anos atrás

Brasil não tem meios financeiros, logísticos e muito menos equipamentos necessários para confrontar a Venezuela naquela região. Vai mandar dezenas de milhares de soldados para lá? Tanques, canhões e aviões, de maneria geral obsoletos. Combustíveis? Não tem a mínima condição.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

ah mas tua cabeça a Venezuela ta ótima economicamente né? tu se faz de bobo ou é desprovido de inteligencia assim mesmo? vamos atravessar o pais inteiro com M60 e Leo 1A5 pra jogar no meio do mato e enfrentar T-72 que forças especiais ou comandos conseguem desabilitar com AT-4 no meio do mato? jogar T-72 na amazônia. genial para eles mesmos…

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Victor Filipe
6 anos atrás

Vc esqueceu de considerar a já conhecida taxa de incompetência brasileira. Presente em todos os setores da sociedade. Do esporte ao ensino. Menos. A vida não é videogame.

Pablo
Pablo
Responder para  Victor Filipe
6 anos atrás

merece um oscar, a maioria dos quarteis de cavalaria estão no sul do Brasil, principalmente aqui no RS e um dos motivos é principais é o terreno, agora, mesmo que fosse deslocar esses meios até a região norte como seriam utilizados em meio a floresta? pra ambos os lados os problemas seriam os mesmo. Economicamente o Brasil ta umas 1000 vezes melhor que a Venezuela e com a atual situação deles como iriam financiar um conflito? alimentar tropa, munição, equipamento, enfim. Se o Brasil ta obsoleto a Venezuela pode estar pior ainda e o que eles tem de bom talvez não tenham nem treinamento adequado para combate, isso já foi dito no caso dos SU-30, é como tu ter um camaro na garagem e não saber dirigir, ter só pra bonito.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Responder para  Pablo
6 anos atrás

Roraima não é floresta. Já foi comentado ano passado noutra matéria similar, que, caso os venezuelanos atinjam Manaus via BR-179 (é isso? não recordo), a cauda logística será demasiado longa.
O EB já efetuou um treinamento logístico, há poucos meses, deslocando blindados de Santa Mari para Boa Vista.

carlos
carlos
Responder para  Rinaldo Nery
6 anos atrás

BR-174

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Responder para  Rinaldo Nery
6 anos atrás

Comandante, Roraima só não é Floresta na região Central, que é de Campos Gerais (vegetação tipo Savana, com árvores esparsas). Na região Sul, a vegetação é de Floresta Equatorial Amazônica, intransponível para blindados, que teriam que se deslocar até Manaus via BR174, onde estariam à mercê de ataques do EB e mesmo de A-29, A-1 e AH-2.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Já ouviu falar em mobilização? Cada meio civil que se prestar ao uso no conflito seria requisitado, desde caminhões até aeronaves e navios de transporte. Com a palavra o pessoal da arma logística.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Mikhail Bakunin
6 anos atrás

A nossa última mobilização foi para a Micareta fora de época.
Menos, né?!?!

Pablo
Pablo
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

e tu esqueceu de considerar a altíssima taxa de “apoio” do povo com o maduro!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Pablo
6 anos atrás

Em caso de guerra, vá você na frente. Tenho certeza que ninguém vai atrás de vc. Tá maluco, mano?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Responder para  Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Arma logística chama-se Intendência. Mas isso não fica restrito à Intendência.

Thom
Thom
6 anos atrás

Os venezuelanos podem até ter um sistema anti aéreo excelente, mas nós somos mais preparados.
Com inteligência, daria para fazer ataques furtivos em terra ou com os tucanos e destruir esses aparelhos. Sem falar no Astros 2020 e seu míssil de 300 KM que poderia ultrapassar esse limite e destruir o sistemas anti aéreos.
Na força terrestre e naval somos muito superior. Só pra lembrar eles tem mais ou menos 50 obuseiros sobre lagartas. Brasil tem 200 M-109.
A FAB também é superior, o caças venezuelanos, não estão no “estado da arte”, nossos F-5 sim.
Nossos A-1, F-5, ST e os aviões de AWACS faria um excelente trabalho e o treinamento está em dia. Lembre-se que o Brasil poderá fabricar um míssil ar-ar.
Se houvesse esse conflito, seria uma guerra de interesses estrangeiros. China ficaria numa situação difícil, pois o Brasil é um dos maiores parceiros comerciais deles e o Brasil usaria isso bem.
A Suécia, iria avançar o sistema dos NG, assim como a NAVAL no ProSub. Sem falar nas alianças latino americanas. Chile e Peru poderia estar no lado brasileiro. Sem falar da Colômbia que ajudaria muito com a milicia Bolivariana, por ter experiência com as FARC.
Temos uma industria bélica capaz de produzir armamentos e munições.
Esse conflito, dificilmente acontecerá, mas as Forças Armadas do Brasil é muito superior.

Doug385
Doug385
Responder para  Thom
6 anos atrás

“Sem falar no Astros 2020 e seu míssil de 300 KM que poderia ultrapassar esse limite e destruir o sistemas anti aéreos.”

Está em desenvolvimento, não está em produção, não é operacional, ou seja, ainda não existe!
Quanto ao resto, pega leve na viagem.

Thom
Thom
Responder para  Doug385
6 anos atrás

Míssil está preste para em produção.
Pelo jeito você não conhece a indústria bélica brasileira. O míssil entraria facilmente em produção em qualquer conflito com um país estrangeiro.
“Quanto ao resto, pega leve na viagem”.
Quero saber sua opinião sobre.
Esperando. kkkkkk

Doug385
Doug385
Responder para  Thom
6 anos atrás

Minha opinião é simples: não vai ter guerra nenhuma e, caso tivesse, os nossos vizinhos não fariam nada além de procurar uma solução DIPLOMÁTICA para o conflito. Foi assim no Guerra do Cenepa (lembra da MOMEP?). Quanto à Suécia, você diz que ela aceleraria a produção dos Gripen NG, mas acredito mais que, pressionada pela opinião pública e em conformidade com o politicamente correto que domina o continente europeu, muito provavelmente embargariam ou atrasariam mais a ainda a entrega das aeronaves. Digo mais: muitos parlamentares europeus até levantariam a possibilidade de impor embargos ao Brasil.
Amigo, guerra não é algo fácil de se fazer. Custa muito, muito dinheiro, seja no campo de batalha ou fora dele.
Quanto ao missil, ainda está em fase de desenvolvimento e as primeiras entregas estão previstas para somente 2023. Até lá muitos testes e certificações deverão ser feitos.
Abraço.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Responder para  Doug385
6 anos atrás

Participei da MOMEP em 1998, voando Caravan. Quase morri na Cordilheira dos andes, entre Ambato e Puyo.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Thom
6 anos atrás

Já tem uns 10 anos que o míssil está prestes a entrar em produção. Até hoje não teve um teste com disparo real para saber se atinge ou não o alvo. São só disparos e testes de propulsão.
Por ora, não pode ser levado em conta

Doug385
Doug385
Responder para  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Pois é. Já tem gente querendo ir pra guerra com ele.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Responder para  Thom
6 anos atrás

Thom, nós só temos 4 A-1 modernizados. Os A-29 não possuem capacidade para realizar missão de Supressão de Defesa Anti Aérea (SEAD). Os E-99 estão na EMBRAER, modernizando. Não temos mísseis (Phyton e Derby) em quantidade para um conflito.
Qual seria a vantagem da nossa inteligência operacional?

Marcos R.
Marcos R.
Responder para  Thom
6 anos atrás

O MAR existe, foi até exportado e seria mais interessante contra defesa aérea, lança mísseis AE sem radar não serve para nada.

João Augusto
João Augusto
6 anos atrás

Eu tenho a impressão de que o Brasil venceria qualquer conflito armado na AL, especialmente se fosse uma guerra de defesa. Mas seria a um custo humano terrível se houvesse resistência de fato. Não temos superioridade esmagadora em relação a ninguém, infelizmente.

Não acho que o Haddad esteja certo ao dizer que eles são superiores a nós em potência bélica, mas acho que ele está absolutamente certo ao dizer que seria mandar nossos jovens para a morte e desnecessariamente. A ideia me parece um absurdo total.

Inclusive os custos para lidar com eventual agravamento da migração são infinitamente inferiores aos de se enfiar num conflito armado.

Lucas
Lucas
Responder para  João Augusto
6 anos atrás

Obrigado!
O pessoal trata guerra como se fosse video game. Isso é assunto sério.
Pra mobilizar o Brasil da forma que o pessoal sonham precisaria de um Pearl Harbor nosso, onde toda a população se comovesse e se mobilizasse.

João Bosco
João Bosco
6 anos atrás

Deixando de lado as paixões politicas, a Venezuela é mais equipada , em alguns aspectos, do que o Brasil. Mas , em outros é muito mal equipada. Ex.: Eles tem SU-30 e nós F-5, mas eles tem T-72B e nós os Leopard, nossa marinha é mais equipada.
Entretanto, será que na Venezuela tem seus equipamentos em condições de batalha? estão sendo bem manutenciados e modernizados? Seu exército está em condições de batalha? Será que, em caso de guerra alguma potência estrangeira vai entrar? e a OEA e a ONU, vão ficar quietas? Os dois lados tem condições econômicas para bancar um conflito de curto, médio ou longo prazo? Os dois candidatos me parecem falar muitas besteiras quando o assunto é geopolítica latino americana e até mundial. Bolsonaro com os filhos falando besteiras e o Haddad mostrando um completo desconhecimento de geopolítica.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
6 anos atrás

Creio que o daria mais dor de cabeça é a narcoguerrilha venezuelana, aquilo com um pouco de treinamento em sabotagem e camuflagem, recebendo ordens dos generais graduados e apoio financeiro do narcotráfico, ainda mais com os 5.000 Iglas que a Venezuela tem, podem dar uma terrível dor de cabeça em qualquer força invasora. O resto das forças venezuelana não durariam muito tempo, ainda mais se fosse uma invasão apoiada pelo poderio aéreo norte-americano. Com um pouco de guerra eletrônica esses sistemas AA venezuelanos seriam derrotados em poucos dias.

Verlow W J
Verlow W J
6 anos atrás

Os Su 30 podem até entrar e fazer um estrago em Brasilia, mas vai ser viagem sem volta. Duvido que a FAB vai emprestar um avião tanque pra reabastecer no ar. Não existe nenhuma razão para entrar em guerra com a Venezuela, não consigo imaginar nemhum cenario que faça o Brasil ou a Venezuela querer uma guerra. É mais provavel que vá ter guerra entre Venezuela e Colombia. Minha opinião. Mas seria interessante um comparativo ou simulação de um cenario. Eu acredito que no futuro o Brasil vai ter problemas na costa se não aparelhar a marinha. Pense em uma força invasora de centenas de navios lotados de exercitos mercenarios vindo de paises Africanos aliados a China, escoltados por uma força expedicionaria Chinesa. Motivo? EUA devastado por um terremoto, em guerra em duas/treis frentes (China invadiu Taiwan, Russia invadiu Ukrania, Israel contra uma nova liga arabe liderada pelo Iran; tudo direta/indiretamente motivado por catastrofes climaticas que deixou o mundo sem comida). Tenho certeza que o Brazil como sempre vai ficar intacto e sera a terra cobiçada por todos.

Doug385
Doug385
6 anos atrás

Para um Su-30 combaterem um dos nossos F-5 ele teria que:
– Estar em condições de vôo;
– Ser pilotado por pessoal qualificado;
– Passar pelos E-99.

Alguém lembra daquele Su-30 que caiu na fronteira com a Colômbia? Teria sido um encontro com os poderosíssimos Kfir colombianos?

Maurício.
Maurício.
Responder para  Doug385
6 anos atrás

Doug385, a disparidade entre um Su-30 pra um F-5 é tão grande que se o Su-30 estiver full operacional ele manda os tanto os F-5 como os E-99 pelos ares, a verdade é essa, alguns vão tentar tapar o sol com a peneira, mas olhando friamente os meios aéreos o resultado é esse.
Eu sou fã do F-5 mas vamos ser realistas, é uma vergonha o Brasil com seu tamanho continental usar caças como o F-5 como sua primeira linha de defesa.
Outra coisa que o Haddad tem razão, esse conflito não é nosso, se os americanos querem derrubar o maluco do Maduro eles que o façam mas sem o Brasil envolvido nesse vespeiro.

Pablo
Pablo
Responder para  Maurício.
6 anos atrás

Pela constituição o Brasil não pode intervir militarmente em outro país, também concordo que não é guerra nossa, mas na hora do vamo ver, vai ter que tomar uma decisão.

Doug385
Doug385
Responder para  Maurício.
6 anos atrás

Concordo plenamente. O F-5 não é páreo para o Su-30, mas temos que considerar os fatores que elenquei. Duvido muito que essas aeronaves estejam em boas condições operacionais, assim como duvido da qualificação do pessoal venezuelano para operar e manutenir adequadamente essas aeronaves. Sei que eles operavam bem os F-16, mas ele é fruto de outros tempos. O Su-30 é uma incógnita.
No mais, concordo com o você: a Venezuela não é problema nosso, mas o Haddad disse isso estritamente com o desejo de preservação do regime de Maduro. Eu digo porque realmente não me importo com a Venezuela.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Doug385
6 anos atrás

Doug385, por isso que eu falei “se estiver full operacional”, eu realmente não sei a real situação dos Su-30 da Venezuela, mas também acho que eles tem sim uma certa capacidade de opera-los a contento, creio que seus profissionais sejam tão bons quanto os da FAB.
No mais, também concordo com você sobre o Haddad e o Maduro.

Robsonmkt
Responder para  Doug385
6 anos atrás

Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Se não se tem informação de fonte confiável do real estado do inimigo, é melhor considerá-lo na melhor condição possível e se preparar tática e estrategicamente para isso.
Os Venezuelanos poderiam fazer a mesma pergunta, só que em sentido contrário:
Para um F-5 combater um dos nossos SU-30 ele teria que:
– Estar em condições de voo;
– Ser pilotado por pessoal qualificado;
– Passar pelas nossas baterias antiaéreas em 3 camadas.

Roberto Medeiros
Roberto Medeiros
Responder para  Doug385
6 anos atrás

Só lembrando que na década de 90, os F5 Chilenos “abateram” Tomcats americanos em exercícios.

Overandout
Overandout
6 anos atrás

Agora falando de geopolítica, declarar guerra contra a Venezuela por quais motivos? Pra acabar com a ameaça do socialismo? Não estamos mais nos anos 60, seria um ato amplamente condenado internacionalmente, principalmente pela China, nosso maior parceiro comercial

IBANEZ
IBANEZ
6 anos atrás

Se a Venezuela tem mais condições bélicas que o Brasil isso é bem questionável, mas realmente é muita irresponsabilidade e infantilidade de um candidato ameaçar entrar em guerra com um país vizinho. Gostando ou não da Venezuela, iniciar uma guerra na America do Sul é correr o risco de mergulhar o continente (que já sofre com a pobreza, violência urbana, corrupção e graves crises econômicas) em um espiral descendente de violência como o que está mergulhado o Oriente Médio.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  IBANEZ
6 anos atrás

Perfeito. Acho que esse assunto foi só para movimentar o ambiente político. Chance zero.

horatio nelson
horatio nelson
6 anos atrás

defesa anti aerea não é tudo todos falam q a unica superioridade da venezuela em relação ao brasil mas lembro do iraque q na guerra do golfo tinha a maior AAA do mundo e não conseguiram negar o espaço aereo, na siria hj a mesma coisa a siria tem muitos SAM mais não impede israel…o mesmo no caso do brasil os su-30 seriam brutalmente aniquilados ainda em solo e os poucos com condiçoes de voo seria abatidos até por amx com piranha rsrs o resto é igual o iraque um grande numero de ak-47 distribuidos para para qlq pessoa no meio da rua…não teria um efeito vietnã pq mais da metade da população quer a queda do regime no vietnã era todo o norte o viés ideologico era mais presente entre todos…a venezuela é mais semelhante com o iraque mesmo…marinha da venezuela é pifia a força aerea só tem uns 10 su30 operacionais os f-16 axo q só voam nos desfiles então é isso não tenho a minima preocupação com a venezuela…brasil primeiro obteria superioridade aerea depois naval a terrestre dependeria muito de uma campanha de bombardeios massivos e com bombas de fragmentação para baixar o moral e gerar rendições estimo uma vitória em 2 semanas no maximo…sem auxilo dos usa com usa seriam 3 dias.

Sidney
Sidney
6 anos atrás

Postando novamente aqui o que já escrevi em outro tópico.

Falar em um enfrentamento militar entre dois países no modo clássico de ESTADO versus ESTADO é algo muitíssimo maior do que considerar que seria apenas o enfrentamento de determinadas forças e equipamentos que existem num determinado tempo e espaço, pior ainda se considerar como uma fotografia que congele estas forças tratando-as como inalteráveis.

Quando dois Estados se enfrentam, se enfrentam na verdade tudo que são naquele momento que é resultado das escolhas do presente e do passado.

Enfrentam-se todas as capacidades da Nação. Inclui sua população, sua educação, sua economia, sua capacidade de produção e de realocação de recursos, sua tecnologia, sua autonomia para produção, operação, manutenção, e movimentação do mais básico que as Forças Militares vão precisar ao mais complexo.

É preciso considerar também suas alianças, o tamanho geográfico, sua história e todos os sentimentos de nacionalidade e união para um propósito comum que justifique os sacrifícios a incorrer e eleve a moral da população para aceitá-los.

A FORÇA E PODER DE UMA NAÇÃO não é apenas a fotografia do estado de suas forças militares num dado tempo e espaço.

Então qualquer um que fale que o Brasil seria derrotado pela Venezuela num eventual conflito está muito equivocado, seja qual for a escala desse conflito.

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

Primeiro: Em nenhum momento o Bolsonaro falou em atacar a Venezuela, DESAFIO achar o audio ou vídeo saindo essa sandice da boca dele, oq foi dito pelo Gen. Mourão é que provavelmente no futuro, a próxima MISSÃO DE PAZ do exército será na Venezuela.

segundo: a nossa própria constituição NÃO PERMITE o Brasil atacar outra nação se não for agredido primeiro, ou apenas em caso de missão de paz aprovado pela ONU

Sobre o tema do tópico, na minha opinião a única coisa que a Venezuela se sai muito melhor que o Brasil é nos sistemas anti aéreos, na aviação aérea apesar deles terem os Su-30 e F-16 informações que chegam de lá é que apenas metade está 100% operacionais, enquanto o Brasil tem mais de 50 F-5 e AMX cada, totalmente modernizados e operacionais, oq na minha opinião dá um EMPATE técnico ou pequena vantagem para nós, até pq temos os E-99 para ajudar

nas tropas terrestres somos MUITO melhores que eles em praticamente tudo, e muito mais bem treinados, no mar então nem se fale, e olha que nossa marinha não está lá essas coisas, mas os da Venezuela é da dar dó!

o Haddad é um imbecil, não negou sua ideologia e quis fazer média com os vermelhinhos de lá, aliás isso não seria ENTREGUISMO, cadê o patriotismo dele ? O partido dele nunca teve orgulho de ostentar as cores e a bandeira Brasileira, sempre colocaram a ideologia marxista em primeiro lugar a frente dos interesses nacionais, por isso não me admiro ele ter falando uma IMUNDICE dessas, até pq ele e o partido que ele está filiado, nunca tiveram respeito a nossa forças armadas, mas podem ficar tranquilos

Não acredito que um eventual governo Bolsonaro atacará a querida Venezuela do Haddad, até pq o Bolsonaro terá preocupações muito maiores para resolver internamente, uma guerra com eles seria a pá de cal do seu governo, seria catastrófico financeiramente, e o povo brasileiro não iria perdoa-lo por isso, oq deve acontecer é cortar os laços com o DITADORZINHO de meia tigela venezuelano, e deixar que o socialismo/comunismo se encarregue de destruir o resto da Venezuela.

Daglian
Daglian
6 anos atrás

Penso que uma comparação puramente Brasil x Venezuela é completamente inútil, pois um conflito desta envergadura envolveria Colômbia e, sem dúvidas, os EUA, ambos do lado brasileiro, é claro. O eventual perigo dos venezuelanos se dá por meio dos S300 e dos SU-30MKV, cuja tecnologia daria muito trabalho às forças armadas brasileiras, supondo que estes equipamentos estejam operacionais. Dada a pindaíba do governo venezuelano e ainda que ele priorize os militares para se manterem no poder, não creio que estes equipamentos estejam em nível operacional adequado, e então as forças armadas brasileiras teriam superioridade, por piores que estejam.

Os T-72 venezuelanos não são um problema se a superioridade aérea for obtida pelo lado brasileiro. Simples Super Tucanos ou até A-1s os destruiriam com facilidade, sem contar os Mi-35 da FAB (apesar de suspeitar que estes estejam com baixa disponibilidade). Em termos de preparação, creio que o topo do Exército Brasileiro e das forças especiais da FAB e da Marinha estejam muito melhor treinadas e adestradas que os seus equivalentes venezuelanos, pois nossos militares treinam com colegas do exterior e têm algum tipo de experiência em conflitos reais, como no Haiti, por exemplo.

Voltando ao início do meu comentário: tudo isso que disse considera apenas o conflito Brasil x Venezuela, onde considero que o Brasil venceria, sim, apostando numa baixa disponibilidade de meios venezuelanos. Com a entrada da Colômbia e, especialmente, dos EUA no conflito, aí a Venezuela não teria quaisquer chances. Os EUA obterão superioridade aérea nos momentos iniciais do conflito, e como sabemos isso é praticamente mais da metade do problema resolvido. As FFAA venezuelanas seriam forçadas a um combate de guerrilha, mas logo iriam se render, pois ninguém quer morrer por um ditador sanguinário e corrupto.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Daglian
6 anos atrás

“Pois ninguém quer morrer por um ditador sanguinário e corrupto.”

A Alemanha nazista, Coreia do Norte e Vietnã discordam de você.

Oráculo
Oráculo
6 anos atrás

A Venezuela não aguenta 1 ano de guerra contra o Brasil.
Já o Brasil aguenta 10 anos de guerra contra a Venezuela.

Os únicos pontos em que estão mais fortes são, defesa antiaérea e ALGUNS aviões. Temos mais quantidade em menor qualidade.

E essa “vantagem” desaparece em 3 meses.

Primeiro pq o Tio Sam manda uns F18 pra gente em questão de semanas. Já pesa a balança a nosso favor.

Em segundo lugar, numa guerra os Gripens poderiam ser fabricados na EMBRAER em escala industrial de combate.
E se a Boeing comprar mesmo a empresa, fazemos até F18 aqui. Americanos adoram essas guerras no terceiro mundo. Lavam a égua vendendo armas a longo prazo para seus aliados.

De resto, varremos eles. Marinha eles não tem.
A deles consegue ser bem pior que a nossa.

E nosso Exército surra o deles, quantas vezes for necessário.

Haddad devia pagar multa por falar besteira, pra ver se para de falar bobagem.

Walfrido Strobel
Responder para  Oráculo
6 anos atrás

O Brasil aguenta 10 anos de guerra??? De onde tirou isso???

Paulo
Paulo
Responder para  Walfrido Strobel
6 anos atrás

Será que foi por causa dos 60.000 homicídios todo santo ano e os bilhões que vão para o ralo por causa da corrupção que fez ele achar que aguentamos uma guerra (só que dessa vez…) externa??

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Paulo
6 anos atrás

O Brasil não tem nem condições de fornecer energia elétrica para Roraima que a recebe da própria Venezuela. Aí, vai querer gastar bilhões com uma guerra inútil.
Fala sério.

Paulo
Paulo
Responder para  Antoniokings
6 anos atrás

Mas quem inventou essa história de guerra com a Venezuela foi o seu herói Haddad, fio!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Walfrido Strobel
6 anos atrás

Se aguentou treze anos de PT

Aguenta qualquer coisa

Sagaz
Sagaz
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Sensacional!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Sagaz
6 anos atrás

Não aguentou dois anos do vampiro e mundo menos aguentará um ano do anencéfalo.

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Uma frase que descontextualizada dá azo a controvérsias insuperáveis. Todo o órgão de mídia tem suas naturais tendências e preferências ideológicas, ISTO É fato.

E nessa ordem de ideias, o periódico em questão tem suas conhecidas escolhas políticas no atual pleito, respeitáveis, mas que devem ser consideradas na análise e nas citações militares reproduzidas, especialmente o destaque a seus melindres corporativos.

Dito isso, numa opinião superficial de Super-Trunfo, a Venezuela seguramente tem uma aviação de caça superior à brasileira. No mais, não creio. Conquanto o domínio do ar seja indispensável para a conquista o terreno.

Mas isso não é Super-Trunfo e essa linha de debate é insuficiente. A economia de guerra teria um peso importante na manutenção dos recursos humanos e materiais empregados. E, hoje, a Venezuela é um cachorro morto.

Assim, só um cachorro louco rosnaria para um cachorro morto ou lutaria com ele, simples assim.

Overandout
Overandout
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

No máximo ia ser briga de cachorro preso, um latindo de cada lado do muro

Heitor
Heitor
Responder para  Overandout
6 anos atrás
Overandout
Overandout
Responder para  Heitor
6 anos atrás

ahahahah exatamente

No máximo umas invasões de espaço aéreo corriqueiras lá nos cafundós do judas, umas interceptações, alguns soldados venezuelanos passando pro lado de cá e voltando em alguma cidadezinha fronteiriça, resultando numa notinha de esclarecimento de cada Governo, protesto na ONU, etc…

Ozawa
Ozawa
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

E quanto aos melindres militares citados na matéria, em sendo verídicos, encerram uma mentalidade preocupante para a idade e a posição dos seus autores. É a postura típica de militares que usam a cabeça apenas para apoiar uma cobertura e não um cérebro.

Eisenhower e Kennedy, ambos ex-militares e mandatários da maior potência econômica e militar do planeta, tiveram que conter a ânsia e os arroubos belicistas dos seus oficiais-generais.

Mas ao menos as Forças Armadas dos Estados Unidos têm “bala na agulha” para sustentar e mesmo se arrependerem de suas arrogâncias bélicas ao redor do mundo. As Forças Armadas do Brasil mal têm a agulha, e ainda assim com restrições orçamentárias, para desperdiçá-la com espetadelas inúteis. A despeito dos eventuais melindres infantis da caserna.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Amigo, percebo que você, constantemente, ofende os militares chamando-os de desprovidos de inteligência. A qual, acredita que somente você a possui. Está me parecendo algum distúrbio psicológico. Curraram você no Colégio Militar?

Ozawa
Ozawa
Responder para  Rinaldo Nery
6 anos atrás

Percebo que você, como um dos exemplos de bestas-feras da caserna, antes enrustidas, mas que estão despudoradas no momento político presente, além de desprovido de inteligência, equilíbrio e educação, precisa urgentemente frequentar no campo educacional, primeiramente, o supletivo, para aprender alguns conceitos básicos de interpretação de texto que certamente não assimilou, apesar de se identificar como coronel (o que desmerece a classe), e no campo médico, além da geriatria logicamente, a psiquiatria.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Ozawa. Não se desespere. Compreendo que para quem já teve em suas F.A. gente do gabarito de um Gen. Estilac Leal, Brig. Rui Moreira Lima, Gen. Lott, Gen. Caiado de Castro e outros ter de aturar o que temos hoje é osso duro.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Uau Ozawa, tamanha tentativa de demonstrar classe nas palavras de um discurso tão baixo.

Você deveria caprichar menos na sintaxe e morfologia de suas frases e focar mais no conteúdo. Tenha respeito com um dos poucos que contribuem tecnicamente para os debates daqui.

Você fala com desprezo das manifestações dos militares, quer o que? Que deixem esse pela saco falar o que quiser de algo que ele não faz ideia de como funciona?

Menos…muito menos.

Roberto F. Santana
Roberto F. Santana
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Prezado Ozawa.
Não pude deixar de acompanhar (com horror!) essa esteira de ofensas contra a sua pessoa.
Eu sempre votei nulo, tenho minhas razões, filosoficamente penso que a democracia* seja algo absurdo, muito embora, me submeta ao ensinamento de São Tomás de Aquino, que ensina que existem três formas de governo legítimas: monarquia, aristocracia e democracia.
Irei votar nulo nesse domingo.
Você, meu caro, escreve muito bem, revela cultura e boa educação; se destaca com seus comentários.
Fiquei curioso, se me permite perguntar.
Sua recusa em escolher o voto ao candidato de direita, implica necessariamente que você, de fato, votará no candidato da esquerda?

* Democracia liberal nascida na Revolução Francesa.

Ozawa
Ozawa
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Prezado Roberto,

Agradeço-lhe o desagravo e a deferência, ao tempo em que repiso que o considero, juntamente com o Ivan “Mapento” e Dalton, os protagonistas desse blog. E por essa consideração lhe respondo, primeiramente, que não considero Bolsonaro de “direita”. Neste pleito apenas Amoedo e Meirelles o eram. Bolsonaro, a mim, é um arrivista, e como tal absorve os rótulos que lhe confiram maiores dividendos eleitorais, ainda que contraditórios entre si, pois não há lógica racional ou moral no arrivismo, que por essência é amoral e oportunista. A mim, ainda, Bolsonaro é um fascista-arrivista-cinicamente-moralista e nesta linha de pensamento ele sintetiza – valendo-me das palavras do juiz Celso de Mello em contundente desafronta diante de ataques verbais, na plataforma YouTube, à presidência do TSE por um desvairado discípulo dessa chapa odiosa – “a incapacidade de conviver em harmonia e com respeito pela alteridade no seio de uma sociedade fundada em bases democráticas.”

Por outro giro, as escolhas neste pleito, penso, se resumiram ao voto útil em ambos os turnos. Assim, votei no Ciro, o melhor e mais preparado candidato com alargada folga dentre todos, no 1º turno, e seguramente votaria no 2º turno em qualquer um que estivesse se opondo a uma figura abjeta, para dizer o mínimo além do que já disse, como Bolsonaro, e essa pessoa hoje é o Haddad, assim votarei convictamente nele.

É o que penso. Reitero-lhe protestos de estima e consideração.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Amigo, o resultado do pleito eleitoral não será o que você espera, e você continuará, junto com os esquerdopatas, na sua insignificância. Os “bestas feras” retornarão ao poder. Pelo voto! Sugiro você ir postar noutros sites de esquerda. Aqui não é o seu lugar. De temas técnicos militares você não entende nada. Não sabe nem a composição dum Estado-Maior.

Ozawa
Ozawa
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Rinaldo, converse com seu psiquiatra sobre sua incapacidade de impor a permanência deste ou daquele neste blog. Meu lugar será onde e quando eu quiser, e nesse espaço, a critério dos editores. A democracia, inclusive em mídias como esta, prevalecerá apesar das bestas-feras como você, e mesmo as eleitas nunca serão onipotentes.

XO
XO
Responder para  Rinaldo Nery
6 anos atrás

Cel Nery, o que realmente surpreende é essa reação de Of Gen diante de comentários de um cidadão que se dispõe a ser fantoche de um criminoso condenado… não haveria nada a comentar, na minha opinião, não vale a pena, vindo de um representante da quadrilha do PT… enfim, vale para o senhor o que acabei de escrever para o colombelli mais abaixo… abraço de um irmão de armas naval…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Responder para  XO
6 anos atrás

Concordo, XO. O Of Gen deve ter comentado algo em off no coquetel após a cerimônia, mas o jornalista que esticou o ouvido não perderia a oportunidade. Meu ponto aqui são as ofensas constantes à nossa classe, provenientes de um imbecil que estudou gramática. Isso não aceitarei jamais.

Ozawa
Ozawa
Responder para  XO
6 anos atrás

Meu ponto aqui são as ofensas indistintas e constantes, provenientes de um senil que sequer estudou gramática. Isso não aceitarei jamais.

Paulo
Paulo
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Tanta ¨erudição¨ e ainda acha que o Meirelles e o Amoêdo ONU2030 são de ¨Direita¨ além de votar na Sardinha que disse que ia resgatar o Lula da cadeia, atirar na PF e tirar todo mundo do SPC.

Ozawa
Ozawa
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Colombelli, não desperdice seu tempo tentando impor seus “conhecimentos bélicos” em todas as postagens dos foristas “civis”. Eu continuarei com as minhas argumentações vazias. Continue você com suas munições ocas.

XO
XO
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

colombelli, acredito que devamos aceitar a possibilidade do contraditório… até porque não rezamos pela cartilha daqueles que só aceitam sua ideologia e nada mais… e que cada um assimile ou refute o que outros pensam de forma diferente… a gente é que decide o que agrega valor… abraço de um irmão de armas naval…

Ozawa
Ozawa
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

A questão de fundo nesse debate interminável é a escolha eleitoral de cada um. A partir daí que, para alguns, qualquer argumento alheio é (des)qualificado. O descaramento é completo quando a democracia para os tais é, assim, tida como um valor exclusivo de um segmento. O ápice da contradição em termos.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Com todo o respeito Ozawa, mas considerar o Bolsonaro “arrivista-facista e imoral” e declarar o voto no ciro, vc tem todo o direito a achar oq quiser, mas tbm tenho que deixar aqui a minha opinião, é de uma INCOERÊNCIA do tamanho da via láctea, acho que vc não deve ter acompanhado as entrevistas do Ciro, o cara é a personificação do fascismo em pessoa, é um ESTATISTA de primeira linha e nunca escondeu isso.

XO
XO
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

polêmicas à parte, mas isso que você escreveu é a liturgia consagrada do candidaro/partido que você escolheu… enfim, que os radicalismos de parte a parte sejam serenados e o governo eleito atue por todos, em prol do Brasil…

Ozawa
Ozawa
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

“polêmicas à parte, etc.” E a contradição em termos continua. E possivelmente não terminará. Enfim.

XO
XO
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

enfim é realmente o termo adequado… tomo-o emprestado…

Max
Max
6 anos atrás

Tem esse exercicio da superinteressante…Como seria uma guerra entre Brasil x Venezuela?

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-seria-uma-guerra-entre-brasil-x-venezuela/

Diogo Prado
Diogo Prado
6 anos atrás

Esqueceram que to Agente Laranja (Trump) já perguntou se alguem queria que ele tirasse Maduro do poder. Ou seja, se o Brasil quiser sair como o grande lider vitorioso dessa suposta guerra, só pedir para o tio Trump eliminar a aviaçao ainda em terra e os sitios de s300 e buk com seus B2.

Pavan
Pavan
6 anos atrás

É bom debater… Espero que não aja guerra, talvez seja somente um jogo de cena, mas serve pra lembrarmos o qto é importante ter forças armadas preparadas com o mínimo pra nossa defesa, hoje o população não dá importância a isso pois somos um País pacífico, mas tai o exemplo neste post, se derrepente entrarmos em guerra olha o sulfoco pra derrotarmos uma Venezuela em cacos, sómos o maior País da América do Sul e deveríamos ser os protagonistas, mas hoje somos expectadores !! Não podemos viver de será, pq qdo precisar talvez seja tarde demais…
BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Pavan
6 anos atrás

Meu querido eu não estou nem um pouco afim de bancar aventura militar na Venezuela, só a nossa previdência social tem um déficit de mais de 200 bilhões, é muita dívida para rolar, é dinheiro que sairá da boca dos pobres desdentados deste país, pois com muito lobby e bolsa-empresário muitos ricos saem ilesos de pagar essa conta, e invasão na Venezuela não vai sair barato, não é jogo de estratégia de PC que tem os supertrunfos para conseguir recursos ilimitados. Quer bancar, banque você só, mas me deixem de fora por favor. E Brasil acima de tudo? Só se for de você, depois não querem ser chamados de fascistas, colocando o estado acima do indivíduo.

Paulo
Paulo
Responder para  Defensor da liberdade
6 anos atrás

Que lindo isso que vc escreveu! Agora que tal trocar o seu Nick para ¨Defensor de nada¨. ¨Defensor só do meu¨ ou ¨Defensor da mortadela¨, heim!?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Paulo
6 anos atrás

“Ain comunixta, petixta, psolixta, vai para Cuba”

A mente limitada só consegue isso? Rs rs rs E qual o problema com a mortadela? Hoje eu posso comer pasta de atum no pãozinho, ou salame pata negra de vez em quando, mas nos tempos da faculdade, lá nos anos 90, era mortadela mesmo, os velhos não me davam muito dinheiro, e o que eu ganhava com os bicos que fazia só dava para comprar mortadela e ovo para fazer um lanche, abria a vasilha no meio da sala e saia aquele cheiro de ovo cozido, acho que por isso hoje sou saudável, pelo tanto de proteína de ovo e mortadela que comi rs rs rs.

Paulo
Paulo
Responder para  Defensor da liberdade
6 anos atrás

Calma, fruta! Esse Nick ¨Defensor da liberdade¨ dá a entender que vc é uma pessoa generosa preocupada em defender a liberdade dos povos oprimidos. Aí vc escreve esse monte de coisas egoístas. O que vc ¨defende¨ então afinal? Ou vc é daqueles que acham que esta ¨sobrando¨ democracia na Venezuela??

Flanker
Flanker
Responder para  Defensor da liberdade
6 anos atrás

Para você o Brasil é o Estado brasileiro? Sua opinião…..e respeito, apesar de não concordar. Para mim, o Brasil é a Nação, conjunto de tudo que nela existe, em especial o seu povo. O Estado é parte integrante, mas não é o Brasil…..se você fica nesse reducionismo de que o Brasil é o Estado brasileiro, acho bom se inteirar mais de certos conceitos sobre pateia, nacão, país, etc….mas, quando rotula que quem quer o Brasil (Nação) “acima de tudo”, com sendo facistas, aí não tem como discutir….

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Responder para  Flanker
6 anos atrás

Seja nação ou estado, está se pondo o coletivo acima do indivíduo, isso abre espaço para muitas interpretações, e toda vez que se colocou esse “Brasil, Alemanha, Itália,” ou qualquer outro país que seja “acima de tudo”, sempre resultou em tragédia.

Flanker
Flanker
Responder para  Defensor da liberdade
6 anos atrás

Mas uma nação é o coletivo. E como vc quer uma nação onde se pensa somente no indívíduo e não no coletivo. Por acaso, se pra vc estiver tudo certo, com emprego, bom salário, etc…o coletivo pra vc não irá importar? Mesmo que a maioria esteja numa situação muito pior que vc? Vc poderá dizer que isso é responsabilidade do Estado, através dos impostos que vc paga. Concordo. Mas, é função do Estado procurar o bem-estar coletivo. Daí, meu entendimento é que o país só vai crescer como Nacão quando todos tiverem acesso ao mínimo para ter uma vida digna. E para isso, o individualismo nào ajda em nada.

Gabriel Nery
Gabriel Nery
Responder para  Pavan
6 anos atrás

Disse tudo Pavan.

Overandout
Overandout
6 anos atrás

Com certeza os EUA iriam querer fazer o trabalho sujo pro Brasil sair como grande líder vitorioso

Overandout
Overandout
Responder para  Overandout
6 anos atrás

Em resposta ao Diogo Prado 25 de outubro de 2018 at 11:57

Pedro
Pedro
6 anos atrás

Olha eu sou anti-petista e anti-comunista roxo, mas não acho que dessa vez ele esteja tão errado assim… Podemos até ter tropas melhor treinadas, mas eles têm bastante equipamento melhor concentrado num país do tamanho de MG + BA. Deixem o egozinho machucado de lado e olhem os fatos. Nossa força aérea não tem condições de atacá-los, a não ser que seus Sukhoi estejam realmente no chão, e ainda asism teria toda a antiaérea de origem russa esperando. Teria que fazer uma coalisão com os americanos mesmo, essa é a real.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Responder para  Pedro
6 anos atrás

Mas quem falou em atacá-los? Não foi o candidato do PSL…

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Ter não significa operar.

JM

Almeida
Almeida
6 anos atrás

Preferências políticas à parte, ele está completamente certo. Nossas FAs mal tem capacidade de repelir uma agressão externa séria, muito menos capacidade expedicionária para invadir um país do tamanho da Venezuela.

E nem precisa comparar F-5 contra Su-30 ou Leopard 1 contra T-72, não temos capacidade nem de transportar ou manter o número de brigadas e esquadrões necessários para uma aventura deste tamanho, ponto.

O brigadeiros podem se roer de raiva com o orgulho ferido, mas a verdade é essa mesmo. Invadir a Venezuela só com MUITO apoio gringo.

Almeida
Almeida
Responder para  Almeida
6 anos atrás

Pois é, seria uma briga entre bêbados, onde ambos cairiam ao chão desmaiados em segundos.

Léo Barreiro
Léo Barreiro
6 anos atrás

Penso que não seria tão fácil assim!! Como parece ser… Tem que se ver o tempo de reparo de um f-5 a quantidade de horas que ainda nos restam… O pessoal fala que eles não tem doutrina de uso dos sistemas anto-aereos, mas há um mundo de mercenários que possuem… Pode ser até que se houver uma guerra entre os países e sendo o presidente da república um que seja contrário a regime venezuelano é possível que haja participação de cubanos e apoio da Bolívia! Meu medo não cai sobra as suas forças armadas, mas no caso de se ter mais de uma frente de batalha e ações de terrismo e sabotagem as indústrias bélicas e sensíveis do Brasil!! Imaginem um ataque de morteiros leves ao campo de Marte? Quanto tempo demorariamos para reativar? Como está a segurança física da Embraer? Da avibras? Dos engenheiros e técnicos? E até msm dos nosso pilotos?

Outro ponto que me preocupa é a nossa logística, como levar os homens e os recursos necessários do centro oeste até a fronteira se nem para escoar a produção nacional funciona.

Imaginem um ataque a Manaus por parte dos su’s partindo da Bolívia ou outro ponto onde haja uma as áreas cegas dos radares brasileiros por onde os su’s entrariam e sairiam… Acredito que não dá para manter os r99 Full time em 100% do nosso Gap de monitoramento os estragos para nós seriam graves!!!

Flávio Henrique
Flávio Henrique
6 anos atrás

Uma análise simples só entre meios:
– A Venezuela tem IFV anfíbio o que dá a ela um meio de contornar a selva…
-O T-72B conseguir destruir um Leopard 1 A5 a 3km em quanto um Leopard 1 A5 o destrói a uma distância de 800m…
– Tem defesa AA em camadas o que é um problema…o R-99 talvez possa localizar antes deles serem ameaça maior e junto ao AMX A-1 e/ou infantaria possar ser eliminado/neutralizado
– Tem muito MANPAD o que pode ser minimizado pelos A-29 ST…
– A Su-30 e F-16 mas para balancear a dupla E-99 e F-5 e/ou seriam neutralizado antes de levantar vôo…
– A Venezuela não tem um rabastecedor então seu caças teriam alcancer limitado…

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Responder para  Flávio Henrique
6 anos atrás

Esqueci duas coisas:
-O ALAC da conta da maioria dos blindado, exceção do T-72B, e é nacional….
– A Miss 12 (MSS 1.2) dá conta do resto (T-72B)…

O ALAC penetra 250mm RHAe já a Miss 12 penetra 700mm de RHAe já o EB avalia a blindagem frontal do T-72B da Venezuela em 530mm RHAe

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Responder para  Flávio Henrique
6 anos atrás

Esqueci de duas coisas:
-Produzimos o ALAC que dá conta de quase todos os blindados a exceção ddo T-72B
-A Miss 12 (MSS 1.2) da conta do “resto” (T-72B) mas está em fase final de projeto…

O T-72B tem uma blindagem frontal de 530mm (fonte é o próprio EB) de RHAe já o ALAC penetra até 250mm de RHAe e a Miss 12 penetra até 700mm de RHAe.
Há e antes que falem uma munição cinética de 105mm de urânio penetra até 425mm de RHAe.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Flávio Henrique
6 anos atrás

O que eleva a blindagem do T-72b a 530mm é a blindagem reativa, que não tem o mesmo efeito contra projéteis cinéticos, pelo menos não essa versão que a Venezuela tem.
Os Leo 1a5Br tem eletrônica do Leopard 2a4, oh seja, consciência situacional superior.
Quanto aos transporte de blindados entre as fronteiras, é um cenário impossível, é mata fechada só tem uma ou duas estradas ligando os 2 paises, ou seja blindados enfileirados um prato cheio, tanto para uma incursão venezuelana aqui quanto uma brasileira lá.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Responder para  Augusto L
6 anos atrás

O maior risco de força blindada são os meios anfíbios, CAS, infantaria além de defesa AA algo que eu acredito que seria só canhão e MANPAD pois os demais teriam dificuldade de operar na região. Mas no caso a gente teria uma certa vantagem pois produzimos o Guarani

Agnelo
Agnelo
Responder para  Flávio Henrique
6 anos atrás

A parte do IFV anfíbio contornar a Selva é impagável!!!!
?????????

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Responder para  Flávio Henrique
6 anos atrás

Caro Ângelo a região amazônica tem muito rio no caso não seria contornar a floresta inteirar, mas usar os rios para movimentar a tropa e equipamentos.

wilde branco
6 anos atrás

Uma coisa é ter potencial para invadir, outra é deixar-se invadir, os meios disponíveis para nos defendermos, estando nós dentro de nossas fronteiras, serão potencialmente assistidas pela grande e competente logística das nossas forças armadas, os venezuelanos possuem condições para se defenderem devidos aos sistemas de defesa de baixa e média altura, mas não possuem capacidade de projeção, com toda certeza, ao Brasil não faltaria vontade,destreza, competência e principalmente munição, muita munição! seria uma chuva de aço derretido, implementado principalmente pelo sistema Astros, que certamente em caráter emergencial iria testar o sistema do míssil de cruzeiro, fora alguns segredinhos que todo bobo tem!

Bardini
Bardini
6 anos atrás

A real discussão não é Brasil vs Venezuela. Isso é uma ilusão sem fundamento na geopolítica.
A situação ali é muito mais ampla e complexa do que essa baboseira, de dizer que “o meu é maior que o seu”.
.
Tudo depende do posicionamento do Brasil, com relação a uma ação dos Estados Unidos, caso a crise se agrave ainda mais. Certamente, em caso de conflito direto, seria formada uma coalizão para destruir o poderio militar daquele país. Destruir equipamento Venezuelano, pensando na utopia extremamente ultrapassada, que é um conflito convencional, poderia ser feito.
E daí?
E o que vem depois?
Esse é o real problema: um conflito envolvendo a Venezuela é algo que abalaria a “paz” de nossa região. O Brasil seria gravemente envolvido e, em um momento extremamente delicado para a tão esperada recuperação da economia e melhora da conjuntura social.
Seriamos envolvidos principalmente no tocante a ser a força de paz, que teria de prover uma infinidade de meios e recursos, para mediar a estabilização daquele país.
.
Somos aptos e temos amplas condições de pacificar aquele país, se for deflagrada uma sangrenta ação militar, podendo descambar para uma Guerra Civil e com toda certeza, seria algo que acarretaria na formação de novas forças no melhor estilo FARC, que teriam amplo acesso a armamentos provenientes deste conflito?
.
Qual seria o posicionamento dos Russos e Chineses, em um eventual conflito?
O posicionamento deles com relação a situação da Venezuela, seria semelhante ao tomado na Líbia ou teríamos uma nova Síria?
.
Se Rússia e China se anteciparem a essa ação militar e, deslocarem suas forças para proteger a Ditadura Madurista, algo semelhante ao que foi feito na Síria, criamos um gravíssimo flanco que expõe toda o Norte do país a uma potência intrusa na Região. EUA não bateria de frente com estas duas potências nucleares.
.
Se fosse simples, os americanos já teriam resolvido esse assunto, que diz respeito ao seu quintal.

Rafael_PP
Rafael_PP
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Nem os EUA querem. Para a atual administração, não há nada de valor abaixo do Rio Grande, para o bem e para o mal.

Recentemente li o interessante Chávez: O Espectro. O autor, Leonardo Coutinho, relata que o Departamento de Estado norte-americano negou apoio a militares venezuelanos oposicionistas, bem como à resistência civil daquele país. Se não deram dinheiro e armas para criar uma mínima desestabilização, iriam eles morrer pela liberdade venezuelana? Não é crível.

A Venezuela vive um momento de isolamento no continente, após uma década passada de protagonismo e aliados em quase todos os países. Maduro se segurará até as próximas eleições na América do Sul. Se a conjuntura se tornar favorável talvez arrisque alguma coisa.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Não viria nada depois, seria igual granada em 82 e o Panamá em 89, o povo venezuelano estaria a favor da intervenção, até inclusive aposto que criariam um feriado para comemorar.
Sem contar que nem “boots on the ground” é necessário, uma capanha aérea e o suporte ao povo venezuelano contra o regime resolveria.
Somente FEs seria necessárias.
Campos de refugiados nas fronteiras da Venezuela com o Brasil, com a Colômbia e com a Guiana, depois da destituição de Maduro a reintegração desse povo de volta no seu pais.
É simples como 2+2 é 4

Bardini
Bardini
Responder para  Augusto L
6 anos atrás

Então pq não está sendo feito, já que é tão simples?

Munhoz
Munhoz
Responder para  Augusto L
6 anos atrás

Augusto, tenha noção da dimensão e complexidade da Venezuela em relação a estes 2 casos.

É uma situação completamente diferente, um pais com 300 mil militares e uma força para militar de 200 mil, naqueles países tinha exércitos de no máximo 5 mil homens !

Augusto L
Augusto L
Responder para  Munhoz
6 anos atrás

Que não suportam o governo.
É o mesmo cenário, a força militar estrangeira terá total apoio da sociedade é tudo igual.
Inclusive a superioridade militar americana sobre Caracas, próxima a supremacia se não suprema.
Como disse uma campanha aérea + suporte a oposição derruba maduro.
Depois faz que nem o Brasil democrátiza e faz a anistia a aqueles que não se opuseram a intervenção o resto prende.
Em grandana a até um feriado de comemoração da intervenção americana, na Venezuela será o mesmo.

WVJ
WVJ
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Concordo com essa análise. A realidade é quase sempre mais complexa. Rússia e China estão com um pé na américa do sul, querem vender armas, querem disputar territórios sob influência dos EUA, acho que vão trabalhar duro (mesmo que ocultos) ao lado do ditador Maduro. Na minha opinião a melhor saída é diplomacia enquanto o próprio Maduro não cai ou é morto.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Eu duvido que Rússia e China entrassem numa canoa furada como esta. A Russia não precisa do petroleo da Venezuela, a China tem interesses gigantescos no Brasil e em toda a América Latina, tãograndes que não valem proteger um idiota como Nicolas Maduro.

Carlos Campos
Carlos Campos
6 anos atrás

Pessoal joga muito super trunfo, esqueceram que a marinha deles é pequena, que sem vender petróleo não a dinheiro, um bloqueio da venezuela e ela não resiste, o exército pode ter papel higiênico mas e se dermos uns FAL ou outro fuzil para população matar os militares? a população odeia o governo, o Maduro e os Militares iam se defender de estrangeiros e da população, sem dinheiro e sem apoio, a China é nosso parceiro econômico, a Rússia já está gastando uma fortuna na Síria, e menos um player no campo do petróleo seria bem vindo, fora que teríamos a Guyana deixando nós nos infiltrarmos pelo seu país, mesma coisa colômbia, os Americanos poderiam fazer uma vaquinha e nos dar algum dinheiro, ninguém precisa ficar na Venezuela, só precisamos chutar o pal da barraca, os SU 30 tem motores reservas? a manutenção é na Venezuela, em quantos eles iam fazer Xablau em pleno ar sem manutenção adequada? quanto a Venezuela consegue produzir sendo embarga e bloqueada por todos os lados? pra mim o Haddad é uma anta, mas também não vejo motivo para invadir a Venezuela, uma hora essa ditadura vai acabar, e se não vier a acabar ela nunca será uma ameaça concreta ao Brasil

Wagner
Wagner
6 anos atrás

Não vai ter guerra,motivo? Grana os 2 estão falidos,se caso acontecer vai ser como na Síria EUA de um lado,Russia de outro. E no fim a população e soldados que pagou caro.

Carlos Campos
Carlos Campos
6 anos atrás

Pessoal joga muito super trunfo, esqueceram que a marinha deles é pequena, que sem vender petróleo não a dinheiro, um bloqueio da venezuela e ela não resiste, o exército pode ter papel higiênico mas e se dermos uns FAL ou outro fuzil para população matar os militares? a população odeia o governo, o Maduro e os Militares iam se defender de estrangeiros e da população, sem dinheiro e sem apoio, a China é nosso parceiro econômico, a Rússia já está gastando uma fortuna na Síria, e menos um player no campo do petróleo seria bem vindo, fora que teríamos a Guyana deixando nós nos infiltrarmos pelo seu país, mesma coisa colômbia, os Americanos poderiam fazer uma vaquinha e nos dar algum dinheiro, ninguém precisa ficar na Venezuela, só precisamos chutar o pal da barraca, os SU 30 tem motores reservas? a manutenção é na Venezuela?, em quantos dias eles iam fazer Xablau em pleno ar sem manutenção adequada? quanto a Venezuela consegue produzir sendo embarga e bloqueada por todos os lados? pra mim o Haddad é uma anta, mas também não vejo motivo para invadir a Venezuela, uma hora essa ditadura vai acabar, e se não vier a acabar ela nunca será uma ameaça concreta ao Brasil.

Por favor apagar meu outro comentário