1º BFv e ABPF avivam Memória Ferroviária
Lages (SC) – 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), participou nos dias 11, 12, 15, 18 e 19 de agosto, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e a Prefeitura de Lages (SC), de um evento que teve por finalidade a preservação da Memória Ferroviária. Durante esses dias aconteceram passeios de Maria Fumaça e exposição do Espaço Cultural Museu Ferroviário, nas dependências da Estação Ferroviária de Lages.
A Maria Fumaça, raramente vista pela população, desperta interesse até nos mais experientes, pois é símbolo de uma época em que ainda se utilizava esse meio de transporte entre as cidades. As crianças ficaram encantadas com a oportunidade de conhecer a magia do trem, ouvir seu apito e o barulho característico e desfrutar do passeio.
O deslocamento da Maria Fumaça ocorreu da Estação Ferroviária de Lages, até a Estação Ferroviária de Escurinho, localidade de Coxília Rica, distante 36 quilômetros de Lages, pela Ferrovia do Tronco Principal Sul, que foi construída pela Engenharia Militar e inaugurada em dezembro de 1968.
A exposição do Museu Ferroviário trouxe um pouco da memória dos antigos ferroviários e seus feitos durante a construção do Tronco Principal Sul.
No museu, localizado no 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), foram expostos vídeos, banners e peças utilizadas durante a construção da ferrovia.
Para o 1º BFv, poder levar ao público externo um pouco de sua história, que foi construída em sua maioria por trilhos é muito gratificante. A atividade se torna ainda mais significante neste ano em que a Ferrovia do Tronco Principal Sul completa 50 anos de existência, assim como a junção dos trilhos que vieram do norte, com os trilhos que partiram do sul, unindo-se no dia 28 de dezembro de 1968, em local situado no Vale do Rio Pelotas, 45 quilômetros ao sul de Lages.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Muito linda essa maria fumaça, espero um dia dar uma volta em uma dessas, uma pena que o modal ferroviário foi deixado de lado no Brasil… assim como quase tudo que é bom para a infraestrutura do país…
BOM DIA!
Que falta que nos faz a incrementação e otimização do transporte ferroviário.
P.ex., para irmos de Pelotas para Porto Alegre é preciso tansitar por metade do Estado.
Qtos milhões de reais seriam economizados em custo de manutenção de rodovias e consumo de combustivel derivado do petróleo.
Imagine, o porto de Rio Grande ligando-se a capital? seja para cargas, seja para passageiros? imagine praticamente todas as capitais ligadas por via ferroviária? st4
Olá senhores! O grande problema do transporte ferroviário é sua viabilidade econômica! O custo de construção e principalmente de manutenção torna inviável se comparado com o transporte rodoviário! O caminhão torna-se lucrativo com 1/3 da carga algo que não acontece com o trem! Ferrovias e cabotagem devem ser concentradas em linhas tronco! Outra coisa impeditiva é que nosso modelo ferroviário é engessado para ser publico. Em tempo o caminhão vai para a porta da fazenda / deposito / fabriqueta.
Errado, a implementação do transporte ferroviário é cara mas a manutenção é muito mais barata que a do rodoviário.
Tocou em um ponto crucial Pedro, a legislação ferroviária é extremamente antiquada, principalmente no que tange à posse/propriedade dos equipamentos ligados à operação. É difícil achar um investidor com este modelo. Ademais, a União padece de um problema crônico em gerir concessões, isso quando consegue conceder algo…
Minha cidade natal, já andei muitas e muitas vezes por esses trilhos rsrsrsrrs. Gostaria de saber qual o papel do batalhão ferroviário? Transportar blindados por via férrea? Eles se deslocam até RS e lá embarcam os blindados?
Os batalhões ferroviários são Batalhões de Engenharia de Construção que também tem a capacidade de realizar o trabalho em linhas ferroviárias.
O 1º Batalhão Ferroviário de Lages construiu todo o tronco sul da linha férrea da antiga RFFSA. É um batalhão de engenharia de construção do Exército como outro qualquer, mas guarda esta designação por motivos históricos/tradição. Alguns anos atrás ele passou a chamar-se 10 BEC, (Btl Eng Const) porém voltou a designação antiga por tradição.
Já era pra ter ferrovias aqui no Brasil ligando Norte Sul, Leste Oeste do País, com enormes e velozes trens-bala (risos). Sonhei, mas sonhar não custa nada. Como seria lindo.
Hoje, num debate num canal de cabo, foi dito que pra deixar o Brasil com uma estrutura de transporte de primeiro mundo (todos os modais), é necessário um investimento de um trilhão de reais. Isso mesmo, um trilhão.
E como ressaltou um economista que comentava, como os recursos são poucos, deve-se começar pelo mais importante e ir aos poucos. Concordo com ele.
Mas lembro que no Brasil político só se interessa por “obras” que rendam muito mais do que os tradicionais 10% e que possam ser inauguradas ainda dentro da sua gestão.
Eu moro perto dessa ferrovia, todo dia essa Maria apitando muito bonito .
(Todos os dias lotado de gente passeando muito bom)
Concordando com a importância de todos os modais, construir aeroportos é bem mais barato que construir rodovias/ferrovias. Temos 5300 municípios, e em torno de 275 aeroportos. Sendo que podemos chamar de “aeroporto” menos de 50. Os demais não passam de pistas de pouso pavimentadas (curtas e estreitas). O GF, por meio da “INFRAZERO” é incapaz de melhorar esse cenário (e qualquer outro), e algumas concessões não deram certo (Viracopos), graças, fundamentalmente, à corrupção.
Agilidade e logística são fundamentais para o uso de tropas que deverão ( em caso de conflito ) deslocarem-se de um ponto sul ao norte em 24 horas. Para isso faz-se necessário uso do transporte aeronáutico e um excelente fluxo do rodoviário. O transporte fluvial faz-se presente centro- sul e parte da região norte. Transporte ferroviário interligado para grandes cargas a serem transportadas via aviões cargueiros. Conceito na antiguidade,(estradas-via Ápia, Roma; ligando todo o Império) no século XX o general Eisenhauer atravessou os EUA em caminhões para mais tarde, quando presidente implementar grandes rodovias. Logística é tudo. Precisamos de tropas aerotransportadas sempre de prontidão para estarem em qualquer lugar do país em pouco tempo e as forças de infantaria mecanizada e cavalaria em velocidade. lembrando que sem uma boa Força Aérea(caças, cargueiros,…) não se consegue dissuadir o inimigo.PS; estou comentando em forças de terra. MB a dissuasão, submarinos fazem a diferença e para e para fechar um país em sua área litorânea navios de superfície. como nossa CF não permite guerra de intervenção esperamos um possível conflito. Só hipóteses. reafirmando logística , boas estradas, boas pistas para aviação e velocidade.
Uma Mallet 2-6-6-2 completamente restaurada! Ela tava abandonada A ABPF faz um trabalho excepcional tendo em vista os parcos recursos que possui.
Aqui tem os dados dela e uma foto antes da restauração:
http://www.abpfsc.com.br/locomotiva204.htm
O 1º Batalhão Ferroviário de Lages construiu todo o tronco sul da linha férrea da antiga RFFSA. É um batalhão de engenharia de construção do Exército como outro qualquer, mas guarda esta designação por motivos históricos/tradição. Alguns anos atrás ele passou a chamar-se 10 BEC, (Btl Eng Const) porém voltou a designação antiga por tradição.
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http://www.trem.org.br/