15ª Bda Inf Mec testa modais de transporte na Operação Atlântico V
Cascavel (PR) – No período de 8 a 21 de agosto de 2018, sob a coordenação do Ministério da Defesa, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), Brigada Guarani, realizou a Operação Atlântico V.
A atividade teve como objetivos a realização do adestramento e o levantamento de dados médios de planejamento relativos ao transporte dos meios da Brigada Guarani por diversos modais.
Inicialmente, entre os dias 8 e 12 de agosto, foi realizado o embarque e transporte, por modal ferroviário, de um Batalhão de Infantaria Mecanizado, da cidade de Cascavel para Paranaguá, passando pelos municípios de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba, todos no Paraná.
Após a chegada ao destino e o desembarque ferroviário, no dia 13 de agosto, o Batalhão seguiu para o Porto de São Francisco do Sul (SC) por modais rodoviário e aquaviário, executando, inclusive, a travessia da Baía de Guaratuba com utilização de ferryboat.
No dia 18 de agosto, no Porto de São Francisco do Sul (SC), como ponto alto da operação, foram embarcadas, em um navio mercante contratado pela Marinha do Brasil, 31 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) Guarani e 34 viaturas sobre rodas de diversas categorias, além de materiais de emprego militar de um Batalhão de Infantaria Mecanizado.
Durante a operação, foram empregados aproximadamente 200 militares da 15ª Bda Inf Mec, atingindo-se, assim, os objetivos preconizados ao se adestrar o pessoal para esse tipo de atividade e colher os dados necessários, que certamente contribuirão com a experimentação doutrinária da Infantaria Mecanizada e com a evolução da Doutrina Militar Terrestre.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
É bom ver que o Exército está praticando apesar dos escassos recursos que são destinados a ele.
Assim como vemos que infelizmente o Brasil tem poucas opções de ferrovias para transporte mais rápido e eficiente de recursos, bem como utiliza de forma precária os rios que poderiam se tornar meios com maior navegabilidade, mas o que esperar de governantes que nem investem no que elegeram ser o principal modal viário, as rodovias?
Muito legal! Curti a foto na ferrovia passando pela montanha, vista incrível.
O mais impressionante ainda é que a estrutura é a mesma de quando foi inaugurada em 1885. Além do que engenheiros europeus não quiseram executar a obra, dizendo ser impossível. Só que os irmãos Rebouças (brasileiros) não ficaram sabendo da opinião dos europeus e a executaram.
Alex Nogueira 27 de agosto de 2018 at 9:43
Acho que é a estrada de trem Curitiba x Morretes x Paranaguá.
Uma viagem bem legal…dê uma pesquisada, é bem interessante o passeio e acessível.
Fernando, é uma das viagens mais lindas pela floresta atlântica. Moro em Curitiba, imperdível, assim como a serra da graciosa caindo em morretes.
Obrigado a todos pelas informações!
A 4 foto (na costa do penhasco) é a mais linda que eu já vi…que maravilha!
Venha ver pessoalmente, é um passeio inesquecível e que prova a capacidade da engenharia brasileira, e como dito pelo João Adaime foi recusada por engenheiros europeus, os irmãos Rebouças a executaram com perfeição, tendo o aval e a presença de d.Pedro II, éramos potência por incrível que possa parecer hoje, falta-nos um estadista e visionário como o imperador D.Pedro II abraços st4
Verdade, éramos uma Potência no fim do Império. 3ª maior marinha do mundo, 4ª maior economia, malha ferroviária bem decente para a época, uma industria naval no RJ, a amazônia atraía pesados investimentos estrangeiros pelo ciclo da borracha, linhas de telégrafo submarinas entre o brasil e a Europa. O Golpe Militar perpetrado pelo EXÉRCITO BRASILEIRO que instaurou a maldita República destruiu nosso lindo país nos levando a mais de 1 século de crise política intermitente.
Quando vier para Curitiba (ou região) é só descer para Morretes de trem, o mais bacana era a Litorina, mas lembro que era bem caro. Sei que existem trens turísticos, mas confesso que não sei sobre a qualidade. Mas este passeio tem que ser em dia de sol, senão, não vale a pena.
Em Morretes existem ótimos restaurantes (não muito mais do que 3 hehehe) com peixe mas o prato típico é o Barreado, depois subir sem pressa de carro via Estrada da Graciosa. Particularmente acho que uma descida pela Estrada da Graciosa, parando para fazer um churrasco e pegando um sol nos rios é um ótimo programa. Na volta (pela BR 227) antes de chegar em Curitiba, virar para a região de piraquara e dar um pulo na Cave Colina, lá dá para visitar um antigo túnel de trem, que hoje é utilizado para envelhecer os espumantes.
Existem vários parques, o obvio Jardim Botânico (que está meio na entrada da cidade para quem vem de Morretes) e outros como Ópera do Arame, Tingui, Tanguá, do Para entre outros, particularmente se passar pelos dois primeiros e pelo Bosque do Alemão (se tiver criança pequena) já está mais do que bom.
A noite, existem ótimos restaurantes em Curitiba, sim sim, tem Santa Felicidade para jantar ou o típico almoço de domingo no Madalosso.
Se tiver um pouco mais de tempo, é legal sair cedo de carro sentido Ponta Grossa e visitar vila Velha e retornar na hora do almoço sentido Curitiba e parar na Colônia Witmarsum. Muito boa comida Alemã, queijos, doces, linguiças etc.
Pronto, fiz a minha propaganda da minha cidade. hehehe.
Um abraço
Saldanha da Gama 27 de agosto de 2018 at 15:40
Humberto 27 de agosto de 2018 at 16:20
…………………………..
Muito obrigado pelas dicas…sou aqui de SC, já fui a Curitiba, que por sinal gostei muito dos locais e das pessoas, porém, ainda não fui nesse passeio de trem, apenas vi por fotos…quando eu tiver um tempo quero ir, também quero ir no museu do expedicionário e outros locais que vocês citaram.
Obrigado novamente.
Ivan,
Venha sem expectativas no museu do expedicionário, se esta for a intenção, venha para cá, quando tiver algum evento do EB, como no fds passado, onde foram expostos vários blindados em uma praça da cidade.
Abraços e não tem o que agradecer, estamos aqui para nos ajudar.
Sim, acrescente que os irmãos Rebouças eram negros, um pequeno detalhe que a história teima em negar e tem que fazer este resgate.
Ainda mais que estamos falando do período imperial, onde escravidão era status quo.
Olá senhores! Essa matéria é feita sob medida para os críticos dos blindados sobre rodas! Mesmo sendo um admirador de forças especiais e aero moveis essas Brigadas Mecanizadas estão chamando a atenção! Espero que todas as Brigadas Motorizadas tornem-se Mecanizadas. As Brigadas Mecanizadas são um equilíbrio ótimo entre as pesadas e bem armadas Brigadas Blindadas e as ágeis e levemente armadas Brigadas leves.
Em tempo: Eu espero que logo o exercício seja ampliado para o modal aéreo embarcando no KC-390 e no KC-767, por que não?
A idéia do Programa guarani é justamente de transformar as 10 brigadas de infantaria motorisada em infantaria mecanizada,a 15° foi a primeira a ser “convertida”. Porém com a baixa cadência de produção dos Guaranis devido aos cortes orçamentários isso ainda vai demorar muito, se é que serão produzidos blindados suficientes para converter todas.
Prezado
As Bda Inf Mtz foram previstas para, dependendo de sua vocação territorial, digamos assim, transformarem-se em Mec ou L.
Inicialmente, seriam a 3ª, 15ª, 8ª, 11ª e 9ª. Depois de nova avaliação, por causa de $$, a 8ª não deverá ser Leve.
Sds
Agnelo 27 de agosto de 2018 at 15:14
Tempo atrás havia boatos de que o batalhão de infantaria de Florianópolis seria transformado em Infantaria leve…até porque foi desativado a base aérea que existia na cidade. Há algo nesse sentido?
A 14ª Bda Inf Mtz será Leve, com isso, o 23, 62 e 63 serão BIL.
Já era para ter ocorrido, mas toda essa situação de $$ atrasou a mudança.
Ter meios aéreos perto ou não é indiferente.
Confunde-se Leve com Aeromóvel.
A Bda Leve pode ser aeromóvel.
Há estudos do 2º BAvEx ir para o CMS, o q deixaria a 14 e a 8 apoiadas por ele, quando necessário.
Como Inf Mtz, pode ser empregada aeromóvel, mas é mais pesada.
Em Blumenau, aeronaves nos apoiavam em exercícios.
Agnelo 28 de agosto de 2018 at 7:23
Obrigado pela resposta…muito detalhada.
Você disse: “”Confunde-se Leve com Aeromóvel.””…não é a mesma coisa? Pensei que era a mesma coisa, sempre com uso de helicópteros.
Blumenau tem o 23 Batalhão de infantaria (inclusive meu irmão serviu nele), qual seria as mudanças dele na situação de BIL?
Na minha cabeça de leigo seria interessante infantaria aeromóvel, assim como helicóptero de ataque (no futuro, caso seja adquirido), próximo de MBT visando apoio…sem falar para ação em desastres como enchentes.
Prezado
Confunde-se porque a primeira Bda Leve q tivemos é a 12ª Bda Inf Leve (Amv), mas há a 23ª Bda Inf Sl (Amv) também.
A Bda Amv é a q tem prioridade em ações de envolvimento e são de Emprego Estratégico, como a Bda Inf Pqdt.
As Bda Inf Leve “normais” tem capacidade de operar aeromóveis, mas não tem essa prioridade. Elas são empregadas em Zonas de Ação menos apropriadas aos Bld, regiões “passivas” (de mata), segurança de estruturas estratégicas, de Área de Retaguarda, contra forças irregulares e por ai vai.
Um Btl como o de Blumenau ao se tornar BIL, muda :
1º) A constituição das Cia Fuz, pois os Pel Inf L tem uma MAG e não 2.
2º) A Cia Cmdo Ap perde o Pel Mtr e ganha um Pel Mrt Médio e um Pel AC. Perde a Turma de Rec e ganha um Pel Rec e uma Sec de Caçadores.
3º) Mudanças na estrutura logística e de C2.
Sem dúvida, um Heli de Ataque “puro sangue” seria EXCELENTE!!
Desculpe o inoportuno, mas quando o seu irmão serviu lá? Eu também fui Sentinela do Vale
Sds
Ele serviu em 2001…foi recruta naquele ano.
Obrigado pelas informações, você sempre prestativo.
Abraço!
Na próxima quem sabe role umas viagens de Kc-390 levando tbm o Guarani pra passear, imaginem ao menos 10 KC-390 embarcando e transportando o Guarani simultaneamente.
Muito legal….!!!
At´que enfim vejo fotos de nossos VBTP em desdobramento num Ro-R-….muito bom!
Olha a Marinha Mercante aí!
http://norsulcargo.com.br/frota/frota-atual
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Tu deu uma analisada nesse conceito de empurrador e barcaça oceânica?
Bastante interessante…
Estou surpreso.
Não sabia que tinhamos….
São navios de 10 mil ton, simples como barcaças, porem cobertos. ( Um ro- ro mais simples)
122 metros com 22 metros de boca.
Velocidade máxima de 18 knots
Este ai é o Norsul 10 e utilizei os dados do Norsul 12 pois parecem o mesmo projeto.
O problema desse conceito, é que ele não é algo pensado para cobrir grandes distâncias… No final das contas, ainda falta um Ro-Ro com capacidade oceânica no país.
A não ser que tenha algum com nossa bandeira que eu não descobri. Mas acho que não…
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Os Chineses tem alguns Ro-Ro sendo usados por empresas estatais, que podem ser usados pelos militares por meio do conceito “Ship Taken Up From Trade”:
http://china-defense.blogspot.com/2018/02/stuft-ships-taken-up-from-trade-of-day.html
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Um Ro-Ro não é caro e é um navio extremamente útil, que não temos. Poderia gerar alguma receita, sendo empregado no mercado civil. Na hora que a porca torcer o rabo, o navio estaria a disposição…
Para levar equipamento para o Haiti foi uma vergonha. Nada mudou.
https://www.youtube.com/watch?v=4JPI9b76sTA
Essa foto do penhasco está sensacional mesmo. Esse trecho é bem conhecido.
Só poderia ter em high-res (alias, todas publicações do EB podiam ser assim).
Agora estou curioso com a quantidade de exercícios de transporte nesses ultimos tempos. Recentemente teve outra postagem aqui mesmo com Guaranis sendo içados nos vagões pranchas.
Estaria o EB fazendo testes e estudos para se preparar para algo ?
O EB sempre faz teste e estudos para algoS.
Com o General Theophilo(Comandante Logistico até pouco tempo) eu notei uma certa intensificação nesse sentido, muitos exercícios, prova disso foi o inédito AmazonLog 2017. Hoje o General Theophilo é candidato a Governador pelo Ceará.
O Brasil está se preparando para uma crise humanitária na fronteira com possibilidade de um conflito.
Parte do deslocamento rodoviário do comboio sendo escoltado e passando por Curitiba:
https://www.youtube.com/watch?v=AnhsCi_q3gA
https://www.youtube.com/watch?v=rdXIri06ij0&t=100s
Embarque dos Guaranis:
https://www.youtube.com/watch?v=hSYChyg8oNE
Reportagem a respeito (modal aéreo, com a utilização de aeronaves para o transporte do Guarani, ocorrerá em novembro no ES):
https://www.youtube.com/watch?v=TBb6cT5kRi4
Alguns anos atras eu li uma entrevista de um General relatando que a missão no Haiti serviu para alertar os militares sobre o atraso de mobilização que a tropa estava enfrentando e eles nem percebiam que exista, e ele afirmou que foram precisos mais de 1 mês para selecionar, organizar e enviar um primeiro pelotão para o Haiti(isso pq foi uma medida emergencial), dificuldades que eles precisaram resolver a nivel interno, organizacional e externo(logística para envio) e na época da entrevista(ja com a missão estabelecida) eles conseguiram reduzir esse tempo para 1 semana. Para mim esse é um dos motivos que os EUA permanecem em estado constante de exercícios e missões mundo afora, justamente para ter a lâmina afiada e preparada para os atritos organizacionais do mundo moderno, é fundamental que as forças se mantenham atualizadas.
Sinto que uma grande ação militar está para acontecer e não será treinamento….
Responda-me quem puder: O controle acionário da Norsul é nacional?
Positivo. Empresa brasileira.
Exercício interessante. “A logística é tudo, menos o combate”. Barão de Jomini.
legal esse trilho no alto,o Brasil apesar de suas problemas críticos, tem a parcela profissional que faz de tudo com o pouco que consegue ter, e tem gente que afirma ser um GASTO DESNECESSÁRIO INVESTIR EM DEFESA….e pior é que o reclamante vai pedir socorro pro EB,MB E FAB.
Muito bom o treinamento e exclentes fotos. Vi a notícia em outros sites mas com poucas fotos, principalmente do navio civil contratado para o exercício.
Diga-se de passagem, excelente ideia em treinar também em meios civis. Lembrando que a Constituição autoriza expressamente a requisição de material em tempos de guerra.
O meio escolhido, apesar de não ser um navio com DNA Militar para desmebarque anfíbio é possível notar que ele não só suporta bem o emprego de blindados como também tem uma exlcente rampa para embarque/desembarque. Mais exercícios do tipo, envolvendo equipamentos civis que podem vir a ser requisitados, deveriam ser feitos com maiores frequências.
A título de curiosidade, o navio irmão do Titanic, o RMS Olimpic foi requisitado na Segunda Guerra Mundial para servir como navio hospital e foi supostamente afundado por uma mina.
Saudações
Correção:é Olympic e ele serviu na 1° Guerra e não na segunda.
Correção da correção (fui posar se inteligente e falei merda de cabeça)
O Rms Britanic, outro irmão do Titanic, é que foi afundado por uma mina na primeira guerra.
Mas ambos, Olympic e Britanic, serviram ma primeira guerra.
O Olympic pegou fogo durante a guerra mas não afundou. Ele foi desmanchado em 1937.
A RFA britanica é eximia mestre em mobilização por meios civis.
Credito a ela, a vitoria nas Falklands….em uma semana o inventário mobilizado foi incrivel.
Missies e radares antiaereos não funcionaram….
defesas anti submarinas não funcionaram….
PAC´s não funcionaram….
Mas o material e pessoal foi entregue….de forma extremamente rapida e a guerra continuou….de forma rapida….
Foi a logistica britanica a maior vencedora, apesar de todas as adversidades….
Com o tamanho do Brasile que tenha poucas opções de ferrovias, tanto para uso militar como civil,as vezes da vergonha de ver paises muito mais pequenho e tem muitos mais Kms de ferrovía.
Mais uma demonstração de como nossas FAAs não se comunicam entre si e que nosso MD não passa de cabide de empregos.
Mesmo com o Bahia operando há um bom tempo na MB o EB precisou fretar um navio civil para este exercício.
O correto seria o exercício ser feito em conjunto com a MB no Bahia, até mesmo para aproveitar e adestrar a tripulação deste navio.
A intenção é a verificar a capacidade de mobilização, não a capacidade do Bahia. Essa já sabemos.
Mestre Fox….foi um pequeno ensaio do SINAMOB…..Sistema Nacional de Mobilização….eu ao menos não lembro de outro similar…foi muito bom independente dos tempos e resultados….tem de praticar e estimular isto ai….pois quando o pior ocorrer, faltara recursos de todas as naturezas….tem de saber empregar os meios civis acessorios…
Caro Agnelo
Desconheia essa informação da 23 Bda Inf SL ser (Amv) sempre entendi que apenas o 1° Batalhão de Inf SL era aero-móvel na região.
Poderia confirmar essa informação? Grato.
Vou procurar saber e posto. Foi a Info q tive, por ser a Bda FEE.
Caro Ângelo, não seria para verificar a capacidade do Bahia como você disse, seria para treinar conjuntamente a tripulação do Bahia e força blindada do EB em desembarque, embarque, transporte oceânico etc em meios da MB em proveito de forças do EB.
Como acontece no mundo moderno .
Por essas e outras é que precisamos de um MD crivil é capaz e um comando conjunto de logística como é nas FAAs norte Americanas.
Porquê se não daqui a pouco o EB irá identificar a necessidade de um meio naval de transporte e irá querer adquirir o mesmo.
Como acontece na Amazônia e como aconteceu no caso dos Shepard norte americanos.
Concordo plenamente com os treinos conjuntos e com o Bahia, como vc postou.
É q esse exercício especificamente era para a capacidade nacional de logística.
Há um setor no MD para isso, mas não sei o quão preparado está. Sei q a Ba Ap Log EB está muito bem no controle das capacidades de cada modal. tamanho, peso, pontes, capacidade de transposição de um modal para outro etc
Correto mestre Agnelo….um pequeno ensaio ao estilo do Sinamob…..
Mestre Fox, no dia que o bicho pegar, todos os recursos…absolutamente todos..deverão ser empregados….inclusive os civis….
Fiquei surpreso com esta categoria de barcaças oceanicas….o ideal seriam ro-ro´s…tal como britanicos e americanos fretam….
mas já é um começo….não lembro de noticias parecidas ou similares assim a muito tempo….
isto tem de continuar e ser desenvolvido…
Grande modais são extremamente estratégicos não somente do ponto de vista economico, mas inclusive pelo viés militar e geopolitico….
é uma tecla que teimo continuadamente…marinha de defesa sem marinha mercante não é nada….exercito continental sem escoadouros logisticos é um jabuti de casco duro que não chega onde e quando necessario….
Forças Modernas não se restringem apenas as dimensões de equipamentos de linha…
logistica é 70% a 80% das causas de vitoria na guerra…
Planos nacionais civis neste contexto, devem receber apoio e influencia militar pois dependem em muito disto…