A competição geopolítica entre EUA e China na América do Sul
Matias Spektor, Professor de relações internacionais na FGV
1. A competição geopolítica entre China e Estados Unidos chegou com tudo à América do Sul. O fenômeno não é novo, mas ganhou relevo com a visita do secretário de Defesa americano aos quatro grandes países da região —Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.
2. A pergunta que importa é simples: como a disputa entre Washington e Pequim moldará o ordenamento regional sul-americano, e quem vem ganhando as primeiras rodadas?
3. A resposta passa pelos três mecanismos diplomáticos básicos que a China vem utilizando para comunicar suas intenções aos países da vizinhança. O primeiro diz respeito ao modo pelo qual a diplomacia chinesa demanda concessões dos governos sul-americanos.
4. O melhor exemplo recente foi a intricada operação da China em Brasília para abocanhar lotes do pré-sal e conseguir comprar um terço do setor elétrico brasileiro, além de boa parte da produção hidrelétrica nas fronteiras. A negociação demandou dos chineses a capacidade de manter o fio da meada em meio à turbulência que derrubou Dilma e que levou Temer ao Palácio do Planalto.
5. O segundo mecanismo refere-se à forma como a diplomacia chinesa faz compromissos críveis capazes de levar seus parceiros sul-americanos à mesa. Aqui, o melhor exemplo é a costura elaborada pela embaixada chinesa em Buenos Aires para emplacar a construção de uma base de monitoramento de satélites e de segurança cibernética na Patagônia. A manobra demandou trabalho minucioso para evitar reação adversa da opinião pública e das Forças Armadas argentinas, que têm ojeriza à ideia de expor seu território ao radar dos Estados Unidos.
6. O terceiro mecanismo é composto pelos sinais que a China emite aos países da região quando sente seus interesses ameaçados pelos Estados Unidos. Ela avança e busca o conflito ou dá um passo atrás para evitá-lo? A ilustração mais contundente é a decisão chinesa de reduzir seu apoio ao regime venezuelano depois que os desmandos do governo Maduro atiçaram a atenção do Congresso americano.
7. A explicação parece simplista, mas não é o caso. O futuro geopolítico da América do Sul será, em grande medida, uma função desses poucos mecanismos de sinalização adotados pela China (e da reação a eles dos países da vizinhança).
8. A verdadeira notícia da semana, portanto, não é fala do chefe do Pentágono na Escola Superior de Guerra, mas a dificuldade americana de responder à escolha chinesa de fazer demandas moderadas, entregar promessas e recuar de situações conflituosas.
9. A entrada de uma potência no quintal de outra é sempre conflitiva. Pelo menos até agora, a China tem uma estratégia ganhadora.
É evidente que a China vem levando grande vantagem na disputa geopolítca, não só na América Latina como na Ásia e África.
Ela se tornou o principal parceiro econômico de grandes países em desenvolvimento como Indonésia, Paquistão, indonésia,Paquistão, Irã, África do Sul e muitos outros. Países onde se concentra a maior parte do crescimento econômico do mundo.
Além disso, tem como base a não interferência nos assuntos internos desses países.
Os EUA, por outro, estão se aferrando em uma política agressiva e belicista.
Tal política encontra eco nos tradicionais aliados europeus (e agora nem tanto) e em pequenos países governados pela extrema-direita como Letõnia, Estônia, Lituânia,Israel, Croácia, Hungria e, a um pouco maior, Ucrânia.
O resultado disso será evidente a longo prazo.
Academia DCE de geopolítica em ação!
O fato é que esses pequenos países, por força de situações locais, tendem a escolher dirigentes ligados à extrema direita, mesmo fascistas.
O discurso fácil de união nacional, ameaças externas, xenofobia, racismo e etc. se propaga feito rastilho de pólvora.
Encontramos até em países maiores. como os neonazistas na Alemanha, Le Pen na França e até supremacistas brancos nos EUA.
Mas, o fim deles nós já sabemos.
“O discurso fácil de união nacional, ameaças externas, xenofobia, racismo e etc. se propaga feito rastilho de pólvora.”
Você está certo! A Rússia sob o tacão do déspota Putin que o diga…rs!
Amigo TIRELESS
saudacoes
Excluindo a parte que fala sobre a extrema direita, dessa vez eu tenho q concordar q o comentario do Antonio foi bem centrado. A primeira parte do comentario onde ele cita as atitudes da China em relacao a America do Sul sao consistentes e a analogia com a indiferença dos EUA em relacao a regiao tbm faz sentido.
Sabemos que na maioria das vzs os comentarios do Antonio sao parciais pq ele é abertamente um dos defensores Pro-Russia da mesma forma amigo Tireless todos sabem que vc é abertamente um dos defensores Pro-EUA-Israel e que tambem é parcial nos seus comentarios, mas isso nao quer dizer que todos os comentarios de voces dois sejam errados.
Partes do comentario do Antonio sao baseados na realidade dos fatos e nao em ideologia, assim como partes do seu comentario tbm TIRELESS.
E eu analiso a parte do comentario baseado na noticia e na realidade dos acontecimentos e nao em puro achismo ideologico. Analisando as partes q falam da noticia, entao, partes dos comentarios de vcs dois tem sentido, independente deles serem opostos um ao outro.
MGNVS 18 de agosto de 2018 at 14:39
A diferença é que da nossa parte não há a busca fanática de criar um céu na terra, aplicando para isso uma ideologia que defende abertamente o relativismo moral, o assassinato em massa em nome do bem maior, a “mentir em nome da verdade”, nem defendemos assassinos em massa.
Quem de nós, da direita, defende genocidas?
Eu acho ainda mais aberrante um socialista emaconhado vir se fazer de patriota nacionalista atacando ferozmente tudo que vem de fora que tenha origem ocidental, e ao mesmo tempo abraçando como um cão dopado tudo que vem de países socialistas e infernos terrestres como os países islâmicos.
Se com o império do mal norte-americano tá ruim, porque com a Rússia que matou 40 milhões, ou a China que matou 70, ou Cuba que matou 1 milhão, ou Camboja que matou 1/3 de sua população estaria melhor?
A galera que defende que os fins justificam os meios não está do nosso lado, pode crer.
Bruno Rocha 19 de agosto de 2018 at 2:36
Bruno
Saudacoes
Igual eu disse na postagem, eu me abstenho de ler comentarios baseados somente no achismo ideologico e me atento mais a realidade dos fatos e a analise tecnica.
E isso aerve para os dois lados, tanto os pró-Russia/China quanto os pró-EUA/Israel.
Nenhuma Ditadura presta, nem de esquerda e nem de direita.
Eu vi gente aqui nos comentarios defendendo uma supremacia chinesa so pra colocar fogo no debate, e vi gente tbm defendendo que os EUA ataquem a China preventivamente, ou seja, insanidade dos dois lados.
Na minha opiniao, o Comunismo nunca teve chance frente ao Capitalismo. A URSS na verdade era uma Ditadura do Proletariado contra o proprio proletariado. E o que hoje chamam de “esquerda” na America do Sul nao passa de Populismo.
Em relacao a Russia eu discordo, foi a URSS de Stalin que massacrou o proprio povo e nao só os russos, ucranianos, belaruss, estonianos, lituanos, letoes, casaques, todos sofreram nas maos do tirano.
Hoje ao meu ver Putin faz da Russia um país estavel, imagina se os Pró-Comunistas tomatem o poder no Kremlin? Isso sim seria uma tragedia.
O crescimento chines é assustador, mas duvido que haja guerra, o prejuizo global economico seria imenso.
E sinceramente, ninguem que tenha um minimo de inteligencia defenderia uma Ditadura, seja ela de esquerda ou direita.
Ao meu ver o maior perigo mundial hoje vem do fanatismo islamico da Arabya Saudita, dos Aiatolas no Iran, do Hamaz e Hesbollah, do Taliban no Afeganisthan e Pakistan, e da Tchechenia.
Antonio,
Ao contrário, a política externa americana nos últimos 7/8 anos tem sido de retração… E isso explica, em parte, a ascensão chinesa ( vácuo de poder ).
Mesmo os movimentos mais agressivos de Trump não mudaram tanto esse quadro. Na maior parte das vezes em que o presidente americano se moveu mais agressivamente, foi em resposta a uma situação adversa, e não por uma iniciativa própria. A única exceção até aqui foi a Coréia do Norte, onde sentiu-se na obrigação de tomar uma iniciativa ante uma situação que, tudo indica, julgou ser previsivelmente catastrófica.
Os europeus, por outro lado, é que pedem por uma política mais acertiva dos EUA em relação aos adversários potenciais da Europa, como a Rússia; coisa que Trump não tem interesse em fazer… Aliás, o encontro na Finlândia deixou-os de cabelo em pé, com a certeza de que Trump tratar-se-a com Putin de forma diferenciada…
É preciso deixar de ideologia de lado. A Europa é tecnicamente mais “comunista” que China tem previdência, seguros, condições de trabalho, saúde e saúde quase universais, a China não. É um capitalismo de estado.
A estratégia que sempre foi usada de “criar” crises econômicas para comprar ativos nos países agora é aproveitada pela China, que compra tudo de países em crise. Na penúltima privatização do setor elétrico quem levou a maior parte foi a Tractebel e a Suez. Neste última rodada as chinesas. Isso está ocorrendo no mundo todo. A está com a carteira cheias de dólar que precisa gastar o quanto antes, e por isso está indo às compras no mundo todo.
A minha dúvida é: enquanto colônia será melhor ser dos EUA ou dos Chineses? O tempo dirá….
O comunismo Mao Tse Tunguista chinês sozinho matou, intencionalmente, 10 vezes mais que os nazistas, e quase o total da Primeira e Segunda Guerra juntos. Isso já basta.
Os americanos, por pior que fossem, não chegaram a fazer uma fração dos mortos que URSS e China causaram no mundo, contra sua própria população.
E o mais cínico e hipócrita, essa esquerda caviar viaja todo ano pra Disney, pra New York, pra Europa, mas nunca para as republiquetas latinas, principalmente para países que tentaram aplicar o Marxismo puro. São seres hipócritas, que ao fomentar uma ideologia perigosa, quando essa toma o poder, eles são sempre os primeiros a abandonar o barco do país naufragando.
— “Socialismo para os pobres; capitalismo, democracia e vinho italiano pra mim, chorando, aqui de Paris”.
Como o Formiga disse, a China atualmente está vivendo sob um comunismo de estado. E concordo que em termos de sistema de saúde e condições de trabalho o capitalismo chinês é bem mais selvagem do que o ocidental.
Em termos práticos acredito que o comunismo foi um meio, cruel diga-se de passagem, para os chineses terminarem com os “100 anos de humilhação” que começaram no século XIX e terminaram na segunda metade do séc XX. Mao Tse Tung era chinês antes de ser comunista. Agora eles estão gradual e cautelosamente se afastando do comunismo e se adaptaram ao jogo capitalista, manipulando o jogo a favor deles, claro.
Se eles serão melhores? Duvido, mas é preciso admitir que são estrategistas espertos. Estão executando um plano com magnitude de décadas enquanto por aqui estamos afundados nesse flaxflu idiota.
Putz isso ficou horrível. no primeiro parágrafo entenda-se “capitalismo de estado” em vez de “comunismo de estado”
Renato, o problema é que o capitalismo não é uma ideologia, portanto não é uma estrutura cultura moral filosófica que sustenta qualquer tipo de moralidade, e o erro está justamente nisso.
O capitalismo é um sistema econômico que bem ou mal funciona até nas piores ditaduras estatistas.
O que define o ocidente é a cultura ocidental explicado na famosa metáfora do ”tripé cultural” do Cristianismo, como cosmo-visão universal de uma religião unitária; a estrutura do estado do direito romano, tomando a moralidade como justificativa das leis/direitos; e a filosofia grega, que encarrega de formalizar toda a estrutura de ordenamento de pensamento, senso crítico, razão e etc.
O que ocorre na China é que estão tentando imitar o paradigma europeu, onde há um socialismo de bem estar social aliado a um capitalismo de estado que não chega a estrangular a economia e a causar — grandes — crises. Mas estão entre o sistema czarista russo e o parlamentarismo ultra burocrático europeu. É mais provável que criem uma terceira via.
Mas a ameaça real é que a própria burocracia que a esquerda criou afetou tanto a economia ocidental que ela teve que levar suas fábricas para fora, e isso beneficiou a China, que intencionalmente mantém sua população da semi-miséria, enquanto absorve seu know-how tecnológico para si, enriquecendo, mandando sua população estudar nas universidades ocidentais para trazer seu conhecimento, e para depois destruí-los tomando suas maiores indústrias.
Pessoalmente falando, considero a China mais perigosa do que a URSS jamais foi, pois a China não tem a má estigma que a outra tinha, e seu poder de destruição é ainda maior, e nem é por vias militares, o que torna o reconhecimento do problema ainda mais lento. E ainda com o risco de ser chamado de teórico da conspiração.
Bruno, de boa, mas se eu seguir o conceito clássico de ideologia como como o conjunto de ideias e opiniões de uma sociedade entende-se que cada um tem a sua. Existe ideologia capitalista, socialista, facista, liberal alemã. Sistema econômico é só parte do equação. O capitalismo americano é diferente do inglês. É como o sotaque, você só estranha quando é diferente do seu.
Agora se você segue a interpretação marxista já é outra história. Nesse caso vai cair naquilo de ideologia como meio de dominação que ele tanto gostava. O lance é que todo mundo faz isso, não existe vácuo de poder. Hollywood é uma tremenda arma ideológica nesse aspecto.
Essa cultura ocidental que você fala não é única nem monolítica e não acho que as megacorporações foram vítimas inocentes da burocracia estatal do ocidente. Como se eles não tivessem influência. Dentro da ideologia capitalista o objetivo delas é lucrar e foi o que fizeram, just Business, nada pessoal.
Eu não acho que os chineses estão tentando imitar nada, acho que estão trilhando um caminho próprio e jogando o jogo a seu favor. No final das contas, para a ideologia ocidental dos países desenvolvidos os brasileiros são um povo de segunda e tenho sérias dúvidas de que os chineses nos vejam melhor. Do ponto de vista tupiniquim isso é uma briga Coringa x Pinguim e não Coringa x Batman.
Ao menos nas duas últimas décadas os EUA negligenciaram suas relações com toda a América Latina, imaginando que não havia mais a ameaça do comunismo e que seriam países naturalmente alinhados. Isso trouxe a China para o continente, aproveitando inclusive o fato de que o progresso chinês era alavancado por empresas norte-americanas e ocidentais.
Agora que a China passou a ter suas proprias empresas, sua própria tecnologia, suas próprias forças armadas, os EUA despertam… e constatam a burrada que foi dar às costas ao seu quintal.
A fascinação da “intelequitualidade” brasileira por regime ditatoriais é algo sempre impressionante! Aqueles que reclamam de que teria havido “gópi” são os mesmos que defendem com unhas e dentes os abusos de Maduro e a jurássica ditadura cubana. No mais os movimentos chineses acima, salvo quando adquiriram a concessão de parte do setor elétrico brasileiro, foram possíveis pela compra dos governos corruptos (de esquerda mas poderiam ser de direita) de então, como no caso argentino e da aquisição dos blocos do pré-sal tupiniquim em 2013.
Cara, não da pra te levar a sério um. Você é um brincalhão. rsrsrs
Nunca vi um comentário seu sensato, nunca vi você se deixar levar pela razão ao invés do viés ideológico, desse jeito não da pra te levar a sério.
Você não fala nada que se aproveite, portanto estamos empatados!
HMS, acho seus comentários extremamente lúcidos, infelizmente o viés de esquerda se deixa claro em vários setores da nossa sociedade, inclusive nos fóruns e blogs. O ódio aos EUA se mostra endêmico principalmente entre a grande mídia. isso é fruto de massiva lavagem cerebral a que sofremos desde criança. Seja na escola e até em simples programas infantil.
Esse é o grande desafio que nossa sociedade precisa enfrentar.
Ótimas colocações amigo Falcon! Lamentavelmente muitos setores da sociedade desenvolvem um sentimento anti-EUA baseados em argumentos falaciosos segundo os quais eles seriam culpados por todas as nossas mazelas, quando na verdade a culpa não é de ninguém senão nossa.
Falcon
Saudacoes
Discordo em partes de vc e concordo em partes
Como bom conhecedor do EUA os comentarios tecnicos do Tireless realmente sao bem criveis e lucidos como vc falou, mas sabemos que ele é abertamente pro-EUA e algumas vzs ele critica os comentarios de outros foristas baseado apenas na discordancia ideologica.
Discordo de vc na parte que fala da esquerda e do odio aos EUA.
Muitas vzs eu ja discordei do proprio amigo Tireless e tbm do Bosco mas isso nao quer dizer q eu seja Esquerda-Petralha-Petista-Comunista, e nem que eu tenha sofrido qualquer lavagem cerebral, isso diz apenas que eu nao concordei com partes do que foi dito no comentario.
Se formos levar ao pé da letra o q foi descrito no seu comentario, entao o mesmo pode ser dito do pessoal de direita conservadora aqui do site, pessoas que foram “doutrinadas” a nao pensarem “fora da caixa”, tipico da retorica anti-comunista passada para os soldados dentro de um quartel na epoca da Ditadura Militar qndo a URSS era o bicho-papao do Mundo. Mas onde esta a URSS hoje? Comunismo? Nunca teve a menor chance de dar certo no Brasil.
A Esquerda Pseudo-Intelectualoide de Anarquistas de boutique existe? É claro que existe. Mas comentarios puramente ideologicos nao tem credibilidade nenhuma pois sao altamente tendenciosos ao defenderem so um lafo da questao.
O mesmo pode ser dito da Direita-Conservadora-Retrograda qndo os comentaristas que defendem essa ideologia criticam so por criticar.
Os EUA tem responsabilidades por serem a unica Superpotencia Mundial, mas nem sempre eles agem certo, isso é fato. Israel tem todo direito de se defender, isso é fato, mas algumas vzs eles exageram. Muitos confundem a Russia com o Putin, ele pode ser autocratico, mas a Russia com o Putin é uma Russia estável, pior seria se ela fosse comandada pelos saudosistas da ex-URSS. Muitos criticam o IRAN, mas a culpa sao dos Aiatolás e nao do povo, pois eu duvido q o povo persa queira qualquer tipo de guerra. Da mesma forma o povo saudita é refem da monarquia real arabe onde as mulheres nao tem direito algum.
Entao ha que se analisar os fatos da noticia e do comentario sem se levar por qualquer tipo de ideologia.
Só esse trechinho amigo:
“Muitos criticam o IRAN, mas a culpa sao dos Aiatolás e nao do povo, pois eu duvido q o povo persa queira qualquer tipo de guerra. Da mesma forma o povo saudita é refem da monarquia real arabe onde as mulheres nao tem direito algum.”
Protestos têm irrompido frequentemente no Irã contra o regime dos aiatolás, inclusive atacando a intervenção do país no conflito sírio e o apoio ao hezbollah e outros grupos terroristas. E na Arábia Saudita recentemente as mulheres conquistaram o direito de dirigir e creio que MBS, para garantir a permanência da Casa de Saud no poder, vai conceder mais direitos.
Tireless
Sim… no caso dos Aiatolas no Iran, de Erdogan na Turkya, da Familia Saudita na Arabya e do Taliban no Afeganisthan, eu sou totalmente a favor de uma intervençao dos EUA pois todos eles sao radicais.
Logico q o EUA nao vao atacar a Familia Saudita, mas podem pressionar para que eles concedam mais direitos ao povo.
Eles tbm nao devem atacar o Iran, pois o povo persa tem uma cultura riquissima, mas deveriam eliminar os Aiatolás um por um e junto com a ONU aumentarem ainda mais as sançoes ate o povo se rebelar. Nesse caso Israel nao vai ter que mexer um dedo, basta dar tempo para q o proprio povo persa se liberte.
Parece que ONU também considerou que houve, Que vergonha!
Era melhor usar a velha fórmula de tanques e soldados.
Essa foi muito frágil.
Fique tranquilo, o estado brasileiro não é obrigado a acatar…
Tratados internacionais estão acima do arcabouço nacional justamente para impedir o que está acontecendo no País. Uma camarilha com tentáculos nos três Poderes da República tomou conta da situação. Portanto, se o Brasil não acatar as decisões da ONU será classificado como pária internacional na mesma categoria de Israel.
Acho q vc não conhece o conceito de Soberania….
Mas ela não importará se for pra passar a mão na cabeça de bandido q sustentou bandos de esquerda pelo mundo, não é?
Ah… os 3 Poderes da República… aparelhados e deturpados pelos últimos governos eleitos com o mesmo número…
Como já disse uma vez, o que sobra de ignorância, preconceito e ressentimento em você falta em conhecimento. Tratados internacionais não se sobrepõem aos ordenamentos jurídicos dos países pelo simples fato de que a ONU não pode atentar contra a soberania dos Estados Nacionais. No caso em tela ainda que o Brasil tenha ratificado o protocolo dos direitos humanos a teratológica decisão (prolatada por um comitê e não por um órgão da ONU) ela não pode ser aplicada visto que a Lei da ficha limpa, que impede o presidiário de concorrer, foi aprovada por processo legislativo regular e teve a sua constitucionalidade confirmada pelo STF.
Quanto aos três poderes, funcionam de acordo com o que é preceituado pela carta magna. Agora,se uma organização criminosa travestida de partido político é surpreendida em seus projetos de perpetuação no poder através do assalto aos cofres públicos, não é problema da democracia e sim um caso de polícia.
Por fim, e falando em párias internacionais, não custa lembrar que determinada nação do Oriente Médio, cujo regime teocrático tem tintas claramente fascistas, está sob embargo e sanções da ONU em virtude de seu programa nuclear clandestino. E não estamos falando de Israel…
O Trump esta tao interessado na America do Sul que ate o momento não visitou e nem pretende visitae… Não há duvidas que China toma o papel de liderança mundial , trazendo investimento para Africa com rota da seda e para America do sul.
Bye bye tio Sam….
Quem acredita que a China “traz investimento para a Africa e América do Sul” acredita em tudo, até mesmo em papai noel…rs!
Igualmente digo á você , quem acredita na bondade do Tio Sam com paises da America latina , acredita igualmente em papai noel!!
As rodovias e ferrovias chinesas cortam a Africa, você nao vê investimento americano lá igualmente á estes.
Tolinho…..
Essas “rodovias e ferrovias” construídas pelos chineses na África não apenas foram obtidas pela compra dos ditadores locais como a mão de obra e os insumos foram todos trazidos da China. Ou seja, os chineses na construção das mesmas não geraram riqueza nesses países. Para piorar elas ligam centros produtores de matérias primas aos portos ou seja, servem apenas para escoar as commodities que os asiáticos compram barato lá.
Se isso não for exploração meu caro…
Ps: Em “igualmente digo a você” não tem acento pois o “a” é apenas preposição.
Por favor cite indústrias, fábricas ou obras chinesas aqui no Brasil. Cite também quantos empregos diretos empresas chinesas tem gerado no Brasil, desde a sua expansão econômica na década de 70. Falar que a China está próxima ao Brasil é irresponsabilidade. A China não tem capacidade nem oferece segurança para o Brasil. Não só os Estados Unidos, mas principalmente a Europa possuem aqui empresas e instituições centenárias no país. A China jamais faria algo desta magnitude aqui no Brasil.
Os chineses constroem estradas, ferrovias e portos para os países exportarem e não estão ajudando o país???
Mesmo que eles sejam interessados em importar o que este país produz, isso é sim uma ajuda, pois gera integração e recursos ao país.
Quem tem commodities tem uma benção que deve explorar sem nenhuma vergonha.
Antunes 1980. Sugiro que vc dê uma passadinha no COMPERJ, que será o maior polo petroquímico do País. Será construído e operado por chineses. Sem contar as empresas que já trabalham por aqui. Isso porque estão uns 50 anos atrasados no mercado. Imagine daqui para frente.
Qual COMPERJ meu caro Antonio, aquele cujas obras estão paradas desde 2015 tendo em vista a corrupção sistêmica e generalizada descoberta pela Lava-jato? Aliás segundo especialistas o projeto original é megalomaníaco ou seja, o “Brasil-PuTênfia” de 2003 a 2016 utilizou-se dos mesmos expedientes do “Brasil-Grande” do regime militar para assaltar o erário público.
Lucas Lima a china hj e o maior comprador de soja frango e carne do Brasil junto com a Turquia fora o investimento em energia
E o investimento em energia é imenso, como as linhas de transmissão de Belo Monte. Queria saber quais as salvaguardas do processo de privatização sobre o assunto.
E o presidente Chinês veio ou vem visitar o Brasil quando? Quanta carência amigo!
Veio em 2014.
Victor Morais eu servi o dragões da independência em 2014 o presidente chines veio ao Brasil duas vezes
Desde 2000 que venho expondo em meus diálogos e debates que após a China se desenvolver e a população poder começar a adquirir seus bens de consumo e propriedades, com amplo apoio de multinacionais, o próximo passo seria a África, pois lá, na maioria dos países, precisam de tudo. Se os países desenvolvidos tivessem sido menos racistas e houvesse menos desprezo pela continente, o invenstimento estrangeiro, o surgimento de indústrias e empregos e o conseqüente consumo proporcionado pela maior circulação de dinheiro permitiriam a melhora das condições de vida das populações dos países africanos e evitaria em grande parte, talvez totalmente, as ondas de emigrantes que saem do continente com destino Á Europa.
Cristiano GR 18 de agosto de 2018 at 9:18
Sim, os chineses bonzinhos, NÃO racistas, mas que há 60 anos matavam dezenas de milhões de chineses fuzilados, em campos de extermínio, vão ajudar os coitadinhos na África…meu professor de história disse que o homem branco acabou com a África.
Sugiro estudar a África de forma séria…o que existe de estrutura sólida na África até hoje foi deixado pelos europeus, desde o judiciário e seus remédios até empresas mineradoras e estrutura pública.
Esse papo de racismo não tem fundamento algum, em grande parte da África as pessoas viviam em conjunto sem problema algum, nem havia conflitos, assim como no século 19 já havia negros na Europa, especialmente na Bélgica, Alemanha e Reino Unido.
A história dos europeus na África é uma das historias mais distorcidas que existe…sugiro buscar outras fontes.
Observação: Não estou dizendo que não houve erros e intromissão, apenas estou afirmando que a realidade foi muito diferente da citada por muitos “professores”.
É isso aí, Lucas. Direto e preciso.
O titio Lee não brinca em serviço e tem se esmerado cada vez mais na arte de se entranhar em nações de seu interesse , enquanto que titio Sam tá de boa,só observando e dando linha, o que pode ser ruim num futuro próximo e nisso tudo titio Putinsk só tomando Vodca e curtindo o jogo de xadrez esperando por sua vez.
Brincadeiras a parte, precisamos urgentemente de um governo mais patriótico e sério que resguarde os interesses do país e de seu povo.
O grande elefante nessa conversa é o Brasil, que sendo o país gigante da América Do Sul, fica no seu cantinho, caladinho, com o rabo entre as pernas, pois não pode fazer absolutamente nada, tendo em vista a sua impotência total, já que nem sequer a ordem em casa pode botar. Que venha o vencedor dessa briga, o Brasil estará pronto com o seu tributo.
O período compreendido entre 2003 e 2016 acabou com a diplomacia brasileira, que perdeu completamente a credibilidade. Foi por isso que com muita propriedade aquele funcionário da chancelaria israelense declarou que o Brasil era um anão diplomático.
E o mesmo pessoal ainda quer que a China venha construir ferrovia cortando o Brasil aos portos, já não basta terem vendido grande parte da infra estrutura e reservas naturais para a China, querem transformar o Brasil em uma Africa de vez. A Africa está tão boa com os “investimentos” chineses, que nunca tiveram tantos imigrantes africanos fugindo de lá, só estão tirando as riquezas naturais e enriquecendo ditadores.
Com muita propriedade?
Ignorância e arrogância pura daquele sujeito.
A diplomacia brasileira teve um papel fundamental na criação do estado de Israel.
Há universidade, avenidas praças e outros locais batizado com o nome de Oswaldo Aranha.
Caro Comandante Nogueira, o funcionário da chancelaria israelense não poderia estar mais certo quando sintetizou em duas palavras a indigência da diplomacia ideologizada e palanqueira de então.
No mais você colocou o tempo verbal correto pois o Brasil teve participação fundamental na criação de Israel. Contudo, o período acima citado (2003 a 2016) foi marcado por profunda hostilidade ao Estado Judeu, motivada pela ideologização da nossa política externa nessa época.
Que falta faz aquele que foi chamado de ”o cara” pelo Obama, para dirigir a diplomacia brasileira.
Mudando de assunto; Acho curioso os direitistas preocupados com o colonialismo chines. Isso nunca o fizeram sair da linha. Será que agora estão com medo de sair da zona de conforto?
China tem feito muito investimento no Brasil, principalmente na área de infraestrutura o que é importante para economia brasileira. Então, que sejam bem vindos, os americanos que vazem daqui pois só criam problemas.
O “cara” está na carceragem da PF, tendo em vista que o STF não considera hoje a execução antecipada da pena inconstitucional cumprindo lembrar que ele foi condenado a 12 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Ademais não custa lembrar que a diplomacia do “cara” junto com seus asseclas Samuel Pinheiro Guimarães, o chanceler megalonanico e o finado MAG transformaram o Brasil em anão diplomático e pária moral. Além do apoio incondicional à ditadura chavista que resultou na tragédia humanitária que estamos vendo houve uma longa lista de fiascos cabendo lembrar aqui alguns:
– O roubo dos ativos da Petrobrás na Bolívia;
– A participação brasileira na malfadada crise hondurenha, quando o país agiu como funcionário do chavismo;
– A infeliz declaração do “cara” que comparou os cidadão iranianos inconformados com a fraude eleitoral aos maloqueiros corintianos, que tudo depredam quando o gambá perde um jogo;
– A rodada Doha, que não saiu do lugar e fez o Brasil perder espaço no comércio mundial;
– O reconhecimento da China como economia de mercado;
– O malfadado acordo nuclear com Irã, cereja do bolo, reduzido à papel higiênico usado pelo CS da ONU.
Por essa e outras Nelson Jobim foi flagrado pelo wikileaks xingando a diplomacia do governo que servia de “diplomacia dos atabaques”……Viva o “Brasil-PuTênfia”!
Ps: Não se anima com a decisão da ONU! Além de ser liminar o Brasil não é obrigado a cumpri-la.
Muita dissertação para pouco conteúdo.
Agora, está mais do que comprovado. Esse blábláblá é tudo discurso político e tornou-se evidente para a população.
Prepare-se para nova pesquisa.
Dizem as mais línguas que o ‘cara’ continua disparado na frente. E o vice já estaria em segundo.
Conforme-se. Esta historinha não se conta nem mais em jardim de infância. Nem criança acredita mais.
O “cara” está inelegível! Aceite de uma vez que dói menos! Suas bravatas desesperadas de quem perdeu o pão com “mortandela” são absolutamente risíveis….
Quando o cara ou vice, um dos dois, ganhar a eleição, pode preparar uma Vara Federal em Chuí. Ou então uma bela aposentadoria compulsória.
Já falei. Juiz não deve usar o cargo para fazer política. Vai se estrepar.
O que sobra de ignorância, preconceito e ressentimento na sua declaração falta em conhecimento do funcionamento dos poderes do Estado em uma democracia. O que você e a sua organização criminosa de estimação ignoram e desconhecem é que teoria clássica de Montesquieu, adotada pelo “livrinho”, preceitua que os poderes (legislativo, executivo e judiciário) são independentes. Ou seja, chefe do poder executivo não tem poder para transferir juiz de uma seção judiciária pela outra e tampouco para aposentar compulsoriamente,o que no último caso é prerrogativa do CNJ.
Não adianta meu caro! Aqui não é a Turquia ou a Venezuela, terras do arbítrio e do autoritarismo. Como costumam dizer por aí: “aceita que dói menos”
Vamos aos fatos?
Condenado por excesso de provas.
Só isso.
Interessante colocação Comandante Nogueira….
Aliás cumpre lembrar que o próprio Código de Processo, reforçado pela jurisprudência dos tribunais, autoriza a condenação pela prova indiciária tal como vimos à profusão no processo em tela
Você pode falar o que quiser, inclusive fazendo esses textões vazios e superficiais originados pela sua mente ideológica mais vazia ainda. Mas com ele, nos estivemos lá no topo e fomos reconhecidos. E a direita ainda sente medo dele graças a sua política.
Mais vazia que a sua manifestação acima impossível! Pode fazer sucesso na plenária do DCE mas no mundo real…
Ps: explica por que China e Rússia jogaram aquele acordo nuclear no lixo apesar de serem “parças” do presidiário “Nuzbriqui”….
Quando eu digo que teu textão e raso, feito pela sua mentalidade ideológica cheia de inveja, eu não falo brincando.
Na época que o acordo foi feito, o Irã iria enviar urânio para ser enriquecido fora do seu território e esse acordo era o mesmo que estava sendo negociado dentro da ONU.
Quem lembra da cartinha americana ao Lula antes do acordo ser firmado?
Como falei; Eram bons tempos aquele e também era divertido ver os reaças espumando de raiva pelos sucessos do Brasil mundo à fora.
Deixo aqui o comentário do Lavrov na época, só para deixa mais claro
sua inveja pelas glorias do passado.
“Lavrov disse no entanto que o acordo mediado por Brasil e Turquia seria um avanço importante, caso viesse a ser implementado. Segundo uma nota do governo russo, ele mais tarde telefonou para o seu colega iraniano, Manouchehr Mottaki, a quem prometeu uma “cooperação ativa em levar adiante o processo de negociação.”
Leia mais: https://****oglobo.globo****.com/mundo/*****brasil-turquia-insistem-em-acordo-nuclear-com-ira-3001867#ixzz5OSxoMqg7
stest
Primeiramente é mundo afora e não “mundo à fora”….
No mais você dando voltas atrás do rabo! o fato é que o acordo nuclear que o presidiário e o Erdogangster celebraram foi rejeitado pelo Conselho de Segurança da ONU, estando inclusos aí Rússia e China. E você não consegue explicar esse fato talvez porque se recusa a admitir o fiasco da diplomacia brasileira de então….
Ps: Que “sucessos” o Brasil teve mundo afora (e não à fora)? a lista de fracassos posta acima além de extensa é real….
Ps2: Nada mais “deceístico” que chamar o oponente de “reaça”! É de um primarismo incrível….
O fato é que na reunião do Conselho de Segurança da ONU a diplomacia russa votou pela rejeição do acordo do presidiário e do Erdogângster. Cadê o sucesso? cadê a “glória”?
Paulo.
Fique frio!
O ‘mercado’ desabou hoje com notícias de nova pesquisa eleitoral.
Adivinhe o que vem por aí
O que vem por aí é o presidiário ser declarado inelegível….
Que alucinógeno vc usou cara PauloR?!
Deprimente ainda ter este tipo de fla x flu das décadas de 50-60. Qual mesmo a expectativa de vida no Brasil?! 76 anos?!
Puts vai demorar mais uns 15 anos para se livrarmos dessa boçalidade.
Bem colocado Marcelo! Alguém acha que o (P)MDB, que foi sócio deles até 2016, é de esquerda para continuar insistindo nesse Fla-Flu?
Tá criticando o FlaxFlu que você joga? Então tomou do mesmo alucinógeno que eu mas dose dupla.
PauloR, lamento. Não concordo 100% das vezes com o Tireless na maioria das vezes e realmente acho que ele tem um fervor ideológico um pouco agudo demais para o meu gosto, mas nesse caso ele está 10000% correto. Minha formação acadêmica é justamente em Relações Internacionais e nunca tivemos uma política externa tão desastrosa quanto à que tivemos com a era Lula e Celso Amorim no Itamaraty e com o ‘cargo especial’ de acessor para assuntos internacionais do Marco Aurélio Garcia.
Éramos ‘o cara’ para o Obama porque econômicamente o Brasil crescia e isso significava mercado. E não foi apenas para o Obama, mas para a administração Bush também, que viam a possibilidade de o Brasil ser um ator estabilizador da região e um novo player global. A faca e o queijo estavam na mão, mas o Brasil não apenas não assumiu a liderança regional, fugiu de suas responsabilidades para com a região, não apenas deixando de promover estabilidade, como inclusive aquiescendo à megalomanias óbvias de projetos de ditadores (leia-se: Hugo Chávez, entre outros).
E para qualquer observador mais ou menos imparcial, tudo isso era óbvio que explodiria no pé. Pela primeira vez na História, nosso presidente participou ativamente da campanha de um presidenciável de um país vizinho, participando inclusive de comícios desse candidato, aonde ele dizia em palavras claras para as multidões presentes, que nacionalizaria a produção de hidrocarbonetos em seu país, ou seja, nosso Presidente fazendo campanha para um candidato que declarava que iria prejudicar ativos do nosso país. E sim, no caso era o Lula e Evo Morales.
A diplomacia brasileira, nem mesmo durante os governos militares durante a Guerra Fria, foram tão anti-pragmáticos. E foi justamente nessa época em que eu simplesmente deixei de cogitar tentar fazer carreira no Itamaraty. Os relatos daqueles que estavam lá dentro eram os piores possíveis. Eram coisas de rir para não chorar.
Não sei se você percebeu, mas depois que o próprio governo brasileiro implodiu seu próprio país, o Sr. Obama simplesmente desapareceu. E também pudera. Ele próprio tem uma política externa extremamente desastrosa.
Não há, e falo isso com muita ênfase, não há atores bonzinhos no cenário internacional. Sempre há algum interesse, mesmo em atitudes humanitárias. Então, em relação aos Chineses, lembre-se sempre daquele ditado: “Quando a esmola é muita, mendigo desconfia.”
Obrigado Leandro! Muito precisas as suas colocações….
Leandro.
A sua crítica tem o mesmo viés ideológico. Portanto, depende apenas do seu ponto de vista.
Uns acham certo e outros errado.
Só isso.
Você como conhecedor da área, você sabe bem que o Brasil nunca quis adotar políticas de interferência externa em outros países, não sei porque insistem em citar a Venezuela para criticar o governo Lula. Oras, quem elegeu Hugo Chaves, referendou seu poder, defendeu ele de um golpe promovido pela direita e o reelegeu? Por que diabos o Brasil deveria assumir uma postura desestabilizadora ou invadir a Venezuela? Se o mundo abraçava a Venezuela naquela época, porque o Brasil seria contra? Pra agradar um único país que não tinha relações com a Venezuela porque seus interesses foram colocados de lado?
As posições da diplomacia brasileira eram tomadas em conjunto com outros países da região, seja pela OEA, UNASUL ou Mercosul.
”Éramos ‘o cara’ para o Obama porque econômicamente o Brasil crescia e isso significava mercado.”
Agora que citou o crescimento econômico, bateu a saudade daqueles 8% de crescimento também.
A direita deve se morder ate hoje porque não era um TUCANO sendo chamado de ”o cara”.
Você continua correndo atrás do rabo Paulo! Pode colar no DCE mas aqui não…
Logo virá a tona que a nacionalização dos ativos da Petrobrás na Bolívia foi, na verdade, um grande teatro, bem ensaiado e sincronizado.
O chefe de estado brasileiro conspirou contra nosso país, em favor de política partidária e de interesse próprio.
Entre um graduado em relações internacionais e um militante lobotomizado não há o que titubear..rs!
Leandro
Excelente comentario.
Totalmente baseado em fatos e nao em ideologias vazias.
Acho que aqui está faltando é um Erdogan. Colocaria uma metade em na cadeia e a outra metade mandaria para fora do País. Refiro-me às mesmas instituições que Erdogan sanitizou na Turquia.
Típico pensamento de quem despreza a democracia e admira a tirania…..
Fica assim não, a porta da rua é a serventia da casa. E enquanto você ladra as instituições continuam funcionando e o presidiário continua inelegível. Aceite de uma vez….
Mimimi de quem perdeu a mão. Foram avisados que essa patacoada não daria certo. Era só ‘cooptar’ meia dúzia em postos chaves que daria certo.
Evidentemente que não funcionou.
Agora, o que temos? Um barbudo e um ex-militar maluco.
Saiu tudo errado.
Quem perdeu a mão foi você e sua organização criminosa de estimação, que embora falem o tempo todo de democracia são abertamente adeptos do autoritarismo e do arbítrio. Em uma Democracia vocês são o corpo estranho que pode evoluir para um câncer.
Rio Grande do Sul – 43%
Até lá???????
Brasil – de 32% para 37%.
O que está havendo?
Chamem a Cavalaria.
kkkkkkkk
Antonio, essas Pe$qui$a$ não enganam mais nem criança, somente a quem interessa. Um amigo meu piloto de jatinho executivo me disse que ja presenciou vários a acordos de pesquisas, normalmente feito dentro do avião. Acertam até o percentual desejado.
Se o Lulla tem 62% de rejeição, como pode ter 39% de intenção de votos revelados na ultima pesquisa.
PauloR, comentário mais ridículo que eu já li em 3 anos de FORTE. Lula e Dilma foram horríveis, assim como seu amor de infância FHC. Eu sinceramente não vou nem comentar!
Direitista kkkk em um país onde 95% dos políticos são de esquerda, empresários, partidos, “intelectuais”, mídia, grupos sociais, parte das igrejas….até 6 anos atrás dizer que era de direita no Brasil era quase crime, dizer que era conservador era pena de morte…a tamanha hegemonia da esquerda.
Conservadores, liberais e pessoas de direita no Brasil quase desaparecem…estavam em extinção…somente com as mídias sociais, onde não há monopólio da informação, começaram a surgir e exigir um país com mentalidade diferente.
É raríssimo políticos conservadores, liberais e de direta no Brasil. Aqui quem manda é a esquerda…
Ano passado o PIB foi de 6,5 tri…a carga tributária foi de 3,4 tri. Tem mais estado do que economia…mesmo afim conseguem a façanha de ter orçamentos negativos.
O Brasil é reflexo de políticas desastrosas, especialmente do PSDB, PT e PMDB…os 2 primeiro de esquerda e extrema esquerda e o último é a ideologia de quem paga mais…o reflexo é a realidade, indicadores péssimos, inclusive aqueles que são manipulados, tal como o de classe média kkkkk 290-1019 reais mensais (per/capita).
Como eu sempre comento nesse tipo de assunto: não é que a China está ganhando dos EUA, muito menos que os EUA estão perdendo espaço, acontece que a China parte de uma base zero de influência aqui na região e agora começa a ganhar espaço.
Isso não significa que os EUA perdeu espaço, apenas que a China ganhou influência.
Vários países mantém relação com a China e com os EUA de forma amigável, o próprio Brasil é assim, além disso,
para os grupos empresariais dos EUA presentes na China isso é bom…gera estabilidade e amplia mercados.
Uma questão interessante é o fato de querer polarizar EUA x China e esquecerem do bloco europeu… Esse com mercado forte, empresas competitivas e com grande parte das aquisições e investimentos na região.
Basta ver nossas aquisições de submarinos, helicópteros, caças e blindados (França, Suécia e Itália)…sem falar os usados.
Mercado consumidor não é o quantitativo de pessoas de um país, mas sim seu poder de compra. Mais vale o mercado suíço do que o mercado paquistanês. Mais vale um EUA do que uma China.
Por fim, a matéria mostra que a China é discreta nas suas ações…certamente porque há décadas muitos jovens aprenderam o famoso “US americanuz malvaduz” e não conseguem mais distinguir o agente da ação praticada.
Uma coisa interessante é ver que esse comportamento discreto da China existe somente na região, em outros países são bem mais agressivos, inclusive financiando políticos, especialmente na África onde há grande desigualdade dos agentes econômicos e políticos.
Eu continuo com a ideia de que devemos tem relações amigáveis com todos, mas o que mais me preocupa é a fraqueza interna, a incapacidade dos brasileiros de conseguir espaço dentro do Brasil, o país é muito inerte, pouca mobilidade social, muito controle estatal e ambiente ruim de negócios. Basta ver a quantidade absurda de jovens querendo ser servidores públicos…os argumentos são incríveis: trabalhar pouco, não trabalhar em feriados, carga horária baixa e salário elevado. Qual a sustentabilidade disso? Basta ver o orçamento para perceber…não culpo quem deseja fazer concurso, culpo o ambiente que é ruim. (Eu sou servidor).
Para empresários chineses, que usam do Estado chinês para ganhar mercados, é fácil…para americanos e europeus com empresas fortes e capitalizadas é fácil. Quero ver uma empresa nacional conseguir crescer de forma decente dentro do próprio país. Até quando tem apoio do Estado a coisa não funciona, basta ver o eike batista, joesley e amigos…mesmo agindo de forma corrupta, tanto nas operações quanto no uso de dinheiro estatal, ainda assim os resultados são ruins.
O pior é ver “neguinho” feliz pelo crescimento chinês no Brasil, com a ideia de “americanuz malvadoisss perdedorisss”…abre o jornal e vê recessão de 3,5%.
E parece que os EUA estão começando as tratativas para terminar a guerra comercial com a China.
É Trump! Com a China o buraco é mais embaixo. Bem mais embaixo
Como de costume, bravatas!
A China ja começou a mijar para atras
A China tem 69 anos de independência e é a 2ª potencia econômica. O Brasil tem quantos anos de independência? 195? É nossa bandeira nunca será vermelha!
Ivamnc cadê você nesses momentos???
O Itamaraty só perdeu sua credibilidade nos últimos governos.
Dizer q na época do Governo Militar era ruim chega a ser bizarro de tanto comprometimento ideológico…
O mesmo Governo Militar foi o último a pensar, planejar e criar as bases de um país grande.
De lá pra cá, vemos cada vez mais a autodestruição.
O crescimento falso q tivemos gerou uma das piores crises, q é a q vivemos hj.
Quanto China e EUA, crescem onde podem.
Achar q um ou outro é bom ou ruim é infantil.
Quem gosta de concluir com o Fato!!!
Fato é q os últimos anos de GF destruíram o Brasil e China, EUA ou seja lá quem for vai crescer no nosso quintal.
Estamos às portas de uma nova guerra fria e os Srs. se aferrando a conceitos da guerra fria anterior.
Deixando ideologia de lado, repito o que digitei no outro tópico : o ideal será ficar neutro o quanto se puder, pois haverá um momento que será cobrado e exigido um posicionamento.
E como mostram Suíça e Suécia, neutralidade não é softpower, exige postura firme e poder de dissuasão, i.e. militar.
Delfim
Comentario mais sensato o seu.
Falou tudo em poucas palavras e sem achismo ideologico.
Vc esta totalmente certo qndo cita Suiça e Suécia e sobre neutralidade. O Brasil deve ser esmerar nisso, mas antes tem tbm de se fortalecer militarmente sem depender desse ou daquele país e sem se ater a qualquer tipo de ideologia. Tipo, se o melhor destroyer é americano, entao compre, se o melhor submarino é russo, entao compre; ou seja, comprar o melhor de tudo, desmontar e aprender a fazer um nosso aqui.
Deveriamos seguir o exemplo da Suécia, que procura fazer todos os meios de defesa de que precisa la mesmo.
Tks
Lembrem do Vargas nos anos 40. O cara podia ser um ditador, mas sabia negociar.
Boçal é quem acredita que a China quer fazer uma “parceria” com a América do Sul, estão se tornando os donos da nossa “despensa”, e daqui a pouco seremos inquilinos deles em nossa própria terra.
Até hoje os americanos foram os donos e nada resolveram.
Mudemos, pois.
quem tem que resolver os nossos problemas somos nós, e não os americanos e chineses, somente alguém com uma síndrome de “vira-latas” pensaria dessa forma.
Que os digam os fatos que vieram à tona com relação à atuação dos EUA em 64 e agora com essa ‘cooperação’ entre ‘autoridades’ judiciais americanas e sul-americanas.
Conta outra.
É óbvio q os EUA ajudaram o Brasil! Nem precisa de documento… no meio da Guerra Fria!
Tão óbvio é o apoio da ex-URSS e China, além de seus satélites, desde antes de 64 aos grupos terroristas de esquerda no Brasil.
Graças a Deus, não conseguiram seu intento!
Quanto a cooperação judicial, mais óbvia ainda, já q a troop P# roubou aqui e lá.
Tudo muito cristalino.
Corrupção e lavagem de dinheiro são delitos transnacionais, por isso a cooperação entre autoridades de diversos países.
Sugiro a você melhorar o lenga-lenga…
Antonio 19 de agosto de 2018 at 10:09
“Que os digam os fatos que vieram à tona com relação à atuação dos EUA em 64 e agora com essa ‘cooperação’ entre ‘autoridades’ judiciais americanas e sul-americanas.
Conta outra.”
______________
aposto que tu deve ter elogiado muito a mesma relação entre URSS e Cuba no golpe em 59, e hoje vemos a consequência terrível que o povo cubano pagou por isso. Sobre a cooperação entre autoridades no combate a corrupção na qual seus ídolos foram pegos, é RISÍVEL a sua indignação, o HMS Tireles foi muito bem na resposta.
Eles tão com medo dos chineses kkkk
Nossa Senhora!! Isso aqui virou um palanque eleitoral!! Mas, algumas coisas ficam bem claras: quando se vê tantos defendendo, apaixonada e imbecilmente, um ex-presidente que foi preso e condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, após julgamento e recursos onde lhe foi concedido o mais amplo direito de defesa e do contraditório, sem contar os outros julgamentos a que ele será submetido, por outros crimes, fica cristalino o motivo desse país estar na situação em que está! Se pessoas defendem e idolatram uma pessoa assim, um ex-presidente presidiário, não se pode cobrar que essas mesmas pessoas tenham um mínimo de discernimento e postura decente! Mostra também que grande parte do povo brasileiro é da mesma “estirpe” do condenado! Sendo assim, o país desse momento é reflexo dessas pessoas.Mas, para desespero e horror dessas pessoas, seu mentor e “grande líder” está preso! Inelegível pela lei da ficha limpa e é questão apenas temporal e de cumprimento de prazos para que o TSE confirme sua inelegibilidade. E, antes que digam ou pensem, torço e faço votos que muitos outros tenham o mesmo destino, independente do partido ou ideologia política. Não existem partidos decentes. Existem pessoas decentes, mas, infelizmente, essas pessoas (com raras exceções), não estão no poder!
Quando vc é condenado em processo em que se coloca na sentença que o sujeito praticou atos ‘indeterminados’. Quando um Desembargador embasa o acórdão dizendo que ‘se está ali é porque fez algo errado’. Quando todos os juristas que olham o processo dizem que ele é um lixo. Quando tudo isso ocorre fica fácil entender porque o povo dessa estirpe quer ele de novo.
Ainda mais, vendo os amigos dos paladinos andando livre e soltos por aí nos regabofes da vida.
Se você acredita, de fato, em tudo que você escreveu, é porque é um da mesma “estirpe” de Lula, Temer, Aécio e cia. Se você acredita que Lula é inocente, nada mais é do que um anencéfalo guiado pelos ditames do partidão……é impressionante o nível de lavagem cerebral de pessoas como você!! Mas, como já foi dito inúmeras vezes aqui e em outros locais, aceitem que dói menos! O líder de vocês está preso!! Preso!! E torço para que apodreça na cadeia! Junto com Temer, Aécio, Padilha, Jucá e outros do mesmo “nível”! Vocês podem gritar, esbravejar, espumar pela boca, escrever compêndios defendendo o presidiário, mas, não vai adiantar!! Ele está preso! Preso!!
típico argumento palanqueiro sem base factual:
– O presidiário foi condenado em um processo onde lhe foram garantidos o contraditório e a ampla defesa. E o fato é que ele foi condenado por “solicitar e receber vantagem ilícita” corroborada por farta prova indiciária;
– O desembargador relator ao proferir seu voto leu todas as provas indiciárias que sustentavam a condenação;
– Onde se lê “todos os juristas” leia-se “os operadores do direito que preferem emporcalhar suas biografias fazendo a defesa cega e irracional de um caudilho”
É só uma mudança de donos, nada de novo na colônia. Já fomos de Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra, EUA e agora estamos nos tornando propriedade da China. Enquanto nos degladiamos no debate coxinha × mortadela, nossas riquezas vão sendo sugadas até que não reste nem pó! Um dos meus sonhos para este país é que fosse proibido a exportação de matéria- prima. Enfim. Que falta faz Enéas Carneiro.
O sujeito escreve como se já fossemos colônia dos ditadores de pequim. Parece até que os povos e governos da região não possuem direito nem vontade propria. Ele torce pelo sucesso dos socielistas.
Detestaria estar num país que existisse apenas um partido único ditando regras e cujos dirigentes se mantivessem interruptamente no poder. Odiaria estar num país onde os meios de produção são estatizados sem chance para produção independente onde o homem pudesse ser o seu próprio patrão e não empregado ou funcionário eterno do “Grande estado”. Abomino qualquer que seja a intervenção ao livre pensamento mesmo contra meus princípios. Livre iniciativa, tecnologia, educação de qualidade, saúde e segurança. Trabalho e não bolsas ou cotas ou qualquer benefício populista que venha retirar daquele que contribui para aquele que não faz nada e só reclama como Hardy ,a Hiena do desenho de Hanna Barbera, Todos os comentários aqui expressam pensamentos diversos de cunho ideológicos bem apresentados com propostas cada um dentro do conceito de estar certo. Só a democracia proporciona isto. O capitalismo é a chave de tudo. Quando os agentes que detêm o poder se tornam gananciosos nada funcionará em uma nação. Conhecimento reflete futuramente à sabedoria, desprezar àquele que a possui para apoiar facínoras é no mínimo despeito, inveja ou simplesmente ignorância, ou as três. Falam mal dos EUA mas vivem e consomem seus produtos. Ganham em real porém almejam dólares. Se a China tornou-se a segunda economia a tendência é o povo chinês exigir de seus governantes maior liberdade política. Isto acontecerá de alguma maneira. Nosso país não possui países amigos e sim aliados do momento oportuno. porém lembremos que nossa neutralidade sempre foi pendente para o lado ocidental e não oriental. Não quer dizer que não podemos ter negócios com estes e tão pouco desprezá-los. sigamos em frente e discutindo e divergindo sempre as opiniões. “Toda unanimidade é burra”… Abraços a todos. Esqueci: alinho-me com a direita e assumo. Reitero os abraços.
O Novo Liberalismo Econômico, adotado pelo PSDB a partir dos anos 90, pautou a política econômica do governo Temer nos últimos 3 anos.
–
O apedeutismo da base governista atual foi exemplificado no debate de ontem com o candidato Álvaro Dias dizendo que precisamos aumentar a produção de derivados de petróleo dentro do país ao invés de importar. É irônico pois o governo Temer vendeu ativos da Petrobrás da ordem de 40 bilhões de reais por valores bem abaixo do mercado. Não fizeram 10 bilhões de caixa com essa medida.
–
Das 20 maiores empresas Chinesas, 20 são estatais kkkk chega a ser ofensivo. Só as lágrimas da nova direita me consolam, pq confesso que também fico chateado.
Meu caro Relojoeiro, a despeito do PSDB ter sido liberal a Organização criminosa que o sucedeu praticou o Estatismo desenfreado, o aparelhismo do Estado e a criação de mais estatais ineficientes e perdulárias. O resultado: corrupção sistêmica e institucionalizada (virou praxe administrativa), a maior recessão da história e 13 milhões de desempregados.
A propósito, seu mantra sobre o gigantismo das estatais chinesas não apaga o fato de que sõ extremamente corruptas! Podem produzir balas à vontade que ainda faltarão projéteis para acertar a nuca dos gatunos…
Por fim divertido mesmo é assistir de camarote a hipocrisia da velha (e decrépita) esquerda….
Prepare a criação da Vara Federal do Arroio Chuí ou uma bela aposentadoria compulsória com proventos proporcionais. Ah! E o auxílio moradia vai acabar, viu?
Aí você acordou né?
Desista, o condenado continuará onde está, na carceragem da PF. E para seu desgosto a Lava-jato chegou à Argentina, a beiçola ladra que se prepare…
Caro Dom Quixote. Desista de defender o Picolé de Chuchu. Este sim está fora do páreo. E por méritos próprios.
Quixotesco é achar que presidiário pode se eleger presidente e, pior, intervir no judiciário. Você está no estágio da autoenganação
Não creio que seja possível classificar o período FHC como de liberalismo econômico…
O que FHC fez, foi privatizar meia dúzia de empresas que julgou-se serem improdutivas, e só… Mas no que diz respeito a micro e pequenos empreendedores, que é onde está o peso real da economia, não fez nada de muita valia de fato… Nunca criou-se naquele período uma legislação que fosse efetivamente liberal, e jamais realizou-se uma revisão real da estrutura do Estado Brasileiro e seu peso sobre os contribuintes… Em outras palavras, dificil considerar que era intenção daquela administração partir para um liberalismo econômico de fato, no sentido real desse termo…
E um dos segredos desse sucesso da China, é justamente deixar as áreas não estratégicas para exploração privada, nas mãos de pequenos e micro empreendedores, concentrando o peso do Estado apenas em áreas que se julgam essenciais…
Na real, a China é mais liberal que o Brasil hoje… O pouco de liberalismo sincero que havia no Estado Brasileiro, foi golpeado de morte no período Vargas, e seus últimos resquícios se foram até a saída de Kubitschek… Do regime militar pra cá, só planejamento estatal Keynesiano regado a tributação crescente e endividamento público, cujos resultados sentimos hoje…
No mais… Dentre as dez maiores empresas do mundo, mais da metade se constituí em privadas… E a mais rica não explora commodities… E seja como for, ter grandes empresas não significa nada no que tange ao verdadeiro desenvolvimento, visto que os países onde melhor se vive no mundo não tem sequer economias que poderiam ser consideradas expressivas…
O único dado que importa, que realmente é relevante para avaliação de desenvolvimento de uma sociedade, é a renda per capita. É a única forma mais ou menos acurada de se medir o desenvolvimento social…
OFF: Srs editores!
Temos duas datas “redondas” que talvez podem ser interessantes de ponto visto histórico:
100 anos da operação “Urso Polar” (intervenção dos americanos e britânicos no Norte e Leste da USSR ) e 50 anos da operação “Danúbio” (Primavera de Praga).
O que a China está fazendo não difere em nada do que o Brasil fez durante os governos do ex-presidente Luiz I. L. da Silva e de sua sucessora, quando esta ainda estava presidente. Foram investidos bilhões de reais (vamos valorizar nossa moeda) em republiquetas da América Latina e da África.
Porém, enquanto a China o faz dentro de uma política de Estado, visando sua sobrevivência e afirmação no concerto das nações, por aqui o objetivo foi o enriquecimento ilícito individual e a manutenção do “puder”.
Os resultados podem ser sentidos em ambos os casos. Infelizmente, para o nosso lado, este resultado foi trágico e catastrófico. Esta conta terá de ser paga com muito choro e ranger de dentes. Quiçá uma guerra civil.
Relações Brasil X China nos últimos anos ..
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41088186
Empresas chinesas no Brasil ( noticia antiga, aumentaram)..
https://exame.abril.com.br/negocios/10-empresas-chinesas-com-operacao-no-brasil/
Pelo sexto ano consecutivo segundo a Forbes ,
O Industrial and commercial Bank of China e o
China Construction Bank , ocupa respectivamente o primeiro e segundo lugar de maiores empresas do mundo…
O crescimento econômico e geopolítico Chinês não são lendas , é fato…
A verdade é que a China já é a grande potência econômica mundial e o mundo vai passar por uma lenta e gradual mudança nas próximas décadas ao estilo chinês.
E não é só isso Madmax. A cada dia que passa, a China fica muito maior que os EUA. E isso os americanófilos não suportam.
Bravatas, bravatas é mais bravatas…
Tireless, eu estou esperando para ver o espetáculo de contorcionismo lógico dessa turma de viciados em mortadela, quando a China e a Rússia começarem a se chocar na defesa de seus interesses.
Eles são especialistas em sofismas. Nem sentem vergonha, tamanha a impostura intelectual desse pessoal.
Amigo Pangloss, vão ter que executar um triplo mortal carpado para explicar, e ainda assim cairão de bunda no chão….rs!
Se plantarem um pé de couve na cabeça de Trump ele vai ficar enorme.
É um terreno fértil.
Acabei de ler notícia de que está criando confusão com a Índia.
Se continuar assim, será quase que totalmente expulso do sul da Ásia e Ásia Oriental, baseando-se apenas em Taiwan, Japão e Coreia do Sul. O que é muitíssimo pouco.
Paralelo a isso, a China já está entabulando conversações para aumentar o comércio com a Índia.
Depois não sabem o motivo da ascensão da China e da queda dos EUA.
Mais bravatas, com expedientes típicos para esquentá-las na linha “li a notícia..”
Depois que essa patota entrou o nível dos debates desceu ladeira abaixo! E onde deveria haver debate virou rinha…
Tanto faz quem vai investir no Brasil…
Desde que o acordo seja bom para nós e não estas parcerias Caracu que foram feitas pelo (des)Governo do PT.
Off : conflito em Roraima : crimes cometidos por possíveis refugiados venezuelanos levam à xenofobia local, Temer faz que não é com ele e a ONU só quer saber do Lula.
Delfim, do mesmo jeito que a ONU não pode impor a decisão teratológica que permite um presidiário ser candidato à presidente também não pode impor que Maduro saia do poder e permita à Venezuela voltar a ser uma democracia.
Alguma medida contra o ditador Maduro pode ser aprovada na assembleia geral mas no Conselho de Segurança a Rússia vetaria. Agora em RR a coisa tá feia mesmo! Segundo um refugiado a força nacional de segurança cruzou os brações e assistiu parada as agressões. É lamentável que brasileiros estejam se comportando dessa forma pois nosso país tem a obrigação moral de acolher os refugiados tendo em vista o apoio irrestrito e incondicional dado à ditadura bolivariana de 2003 a 2016.
o que está acontecendo não é digno de um país como o Brasil. Acolher, assimilar e integrar os venezuelanos no tecido socio- econômico brasileiro seria tarefa mais simples e vantajosa do que acolher milhares de haitianos. Infelizmente o Brasil não é preparado para esse tipo de situação e Roraima não tem mínima condição de enfrentar esse fenômeno sem uma resposta política nacional.
Não é pelo “apoio incondicional”, e sim pela nossa histôria e demografia.
Não temos como tratar mal quem vem de fora.
A questão é o Temeroso que resolveu que o problema de RR é de RR e não da União.
Já é um Estado pobre, que não consegue se gerir financeiramente, era Território Federal por isso, com vários conflitos de terra e com recursos minerais cobiçados.
Não demonizo o Estado mas também não quero que se intrometa na vida pessoal das pessoas. O Estado tem papel fundamental na economia. Foi o que de fato transformou a economia brasileira em uma mera fazenda de café e a transformou no passado recente na sexta maior economia mundial. Segundo Eneas Carneiro em entrevista a Band nos idos de 1990 somente a petrobras investiu mais no Brasil do que a soma de todas as multinacionais em 100 anos! O próprio Bolsonaro reconheceu a importância do Estado durante o governo militar em entrevista na globo news. No caso ele questionava qual empresa teria construido itaipu por exemplo? Esse liberalimo a brasileira não me convence. Iniciativa privada tem compromisso com lucro não com o Brasil. E a minha obsessão é o desenvolvimento do país. Nisso o Estado pode atuar fortemente. Desconheço o país que se tornou desenvolvido sem uma forte atuação do Estado.
Perfeita sua colocação Nico.
Lenin, Mao, Stalin, Fidel e Kim aprovariam seu comentário também.
–
Brincadeiras a parte, o PIB soviético em 1985 era maior que o PIB brasileiro de hoje, 33 anos depois… se corrigir os valores deve dar o dobro.
Era a obrigação do Estado atuar como desenvolvedor do país, já que a iniciativa privada era sufocada pelas regulações e intervenções do governo na vida econômica privada, a mesma coisa se aplica a Petrobrás de hoje, é sua obrigação atuar como desenvolvedor do mercado de petróleo no país já que detém o monopólio, e especificamente nos anos 90 a empresa teve um monopólio garantida pelo governo até ser quebrando no final dos anos 90, logo era sua obrigação investir, mas parece que nada adiantou já que hoje é a empresa mais endividada do mundo e extrai “apenas” 2,5 milhões de barris por dia.
O governo militar fez enormes construções em infraestrutura atuando para desenvolver o país, mas com um alto custo, endividamento e inflação, construíram Itaipu, mas o povo ficou sem poder comer carne, construiu a ponte Rio-Niterói, mas os carros eram velharias ou como Collor gostava de chamar, essas “carroças” e assim sucessivamente.
Essa repulsa pelo liberalismo é símbolo da herança de Getúlio Vargas, eu sempre disse que esse cara foi o câncer para o país. Para você sequer falar algo contra o liberalismo e os empreendedores, primeiro teria que conhecer a história da energia elétrica antes de falar tais bobagens.
Eu darei um breve resumo para você meu caro:
A eletricidade surgiu no Brasil em 1879, exatamente na mesma época em que também era adotada nos EUA e na Europa para fins comerciais. O período de 1880—1930 foi dominado pelo setor privado, sendo que as principais empresas no início eram a São Paulo Tramway, Light and Power Company — mais conhecida como Light São Paulo — e a The São Paulo Gás Company. A Light era uma empresa canadense e se estabeleceu no Brasil em 1899. Já a The São Paulo Gás Company foi fundada em Londres em 1869, e teve sua autorização para operar no Brasil concedida a 28 de agosto de 1872. O contrato de concessão assegurava os serviços de iluminação urbana a gás, realizados por meio de lampiões.
A Light, tão logo se estabeleceu no Brasil em 1899, procurou servir inicialmente os bairros centrais e, portanto, mais populosos da cidade. Era um serviço caro, que envolvia desde a compra de cabos até a manutenção das próprias geradoras. Todo o custoso aparato envolvia desde a usina geradora, os fios de distribuição, até os postes de iluminação
Enquanto a Light avançava pelos bairros centrais, a municipalidade mantinha o privilégio da concessão do serviço de iluminação pública para a São Paulo Gás Company nos lugares já ocupados pela empresa inglesa. A disputa entre as duas empresas viria a ocorrer no âmbito da iluminação particular. Nesse quesito, a Light — segundo a renovação do contrato da São Paulo Gás Company, feito em 1897 — poderia passar a oferecer serviços de iluminação elétrica para as residências enquanto a São Paulo Gás Company forneceria iluminação por meio dos lampiões de gás.
Ou seja, não foi o governo, mas sim o setor privado quem trouxe a energia elétrica para a casa das pessoas no Brasil. Com efeito, já havia iluminação elétrica em algumas partes do Brasil, majoritariamente comercial; porém, quem ofereceu esse serviço para as casas particulares foi a Light, empresa privada. A disputa entre as empresas e suas tecnologias seria acirrada até o início da década de 1910, quando inovações nos equipamentos de iluminação elétrica, com a substituição das lâmpadas de filamento de carvão por aquelas de filamento de tungstênio, tornariam a concorrência no setor elétrico mais logisticamente difícil.
Esse foi mais um fato a que devemos agradecer, primeiramente, aos cientistas e depois ao mercado. A concorrência para oferecer melhores serviços trouxe um enorme avanço, que foram as lâmpadas com filamento de tungstênio, muito mais duráveis e estáveis que as lâmpadas de filamento de carvão.
A Light inicialmente conseguiu estabelecer um “monopólio” na distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo após fazer com que os produtos da São Paulo Gás Company — cuja especialidade era o gás — ficassem restritos apenas à distribuição de gás para uso doméstico.
Porém, a energia elétrica ainda não chegava às áreas mais afastadas, e as empresas municipais de iluminação e geração de energia passaram também a promover obras para substituir a iluminação a querosene pela elétrica, via usinas a vapor ou pequenas hidrelétricas.
A Light notou a expansão dessa produção de energia elétrica e começou uma campanha para evitar que essa distribuição de energia fosse feita por outras empresas, ou mesmo por indústrias independentes. Ela tentou criar um autêntico monopólio fazendo lobby perante o governo para ganhar novos serviços de concessão exclusiva. No entanto, algumas pequenas empresas lutaram contra esse pedido da Light. Uma das principais empresas a se opor a esse lobby da Light foi a Klabin — Companhia de Fabricação de Papel.
Foi nesse cenário que a Companhia Brasileira de Energia Elétrica (CBEE), dos empresários Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle, entrou em cena, em 1905.
A companhia foi criada com a intenção de fornecer energia para as principais capitais do país. Os empresários já haviam construído uma hidrelétrica próxima à cachoeira de Itatinga, que fornecia energia elétrica ao Porto de Santos. O excedente era vendido a alguns locais ainda não abastecidos de São Paulo. A empresa queria mostrar que, caso conseguisse a autorização do governo, poderia fornecer energia para a cidade de São Paulo a preços baixos, ajudando especialmente as áreas não atendidas da cidade.
A Light, embora ciente dos planos dessa nova empresa, não acreditava que a CBEE teria condições de oferecer energia para São Paulo tão rapidamente, pois a empresa canadense detinha o privilégio concedido pelo governo — monopólio — de oito anos de distribuição elétrica. Porém, devido às propostas da CBEE, boas demais para ser ignoradas, o prefeito de São Paulo aprovou a entrada da empresa de Guinle no mercado, causando espanto à Light.
Assim começou a livre concorrência para o fornecimento de energia elétrica no Brasil.
Mesmo com uma concorrência pequena e continuamente tolhida pelo estado, que sempre privilegiava suas empresas favoritas (ou seja, aquelas com mais capacidade de lobby), o setor elétrico brasileiro se desenvolveu e se expandiu pela ação concorrencial de empresas privadas. Os preços caíam (ao contrário do que ocorre hoje) e a qualidade dos serviços só aumentava.
Não fossem os privilégios concedidos pelo estado, a concorrência seria ainda mais acirrada.
Paradoxalmente, em um país de forte ranço nacionalista, o fim da CBEE ocorreu justamente por causa de privilégios governamentais concedidos a uma concorrente estrangeira. Mais um exemplo de como a intromissão estatal causa prejuízo à sociedade.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742009000200008#top10
E vale destacar, Edison construiu a primeira hidrelétrica nos EUA, a Vulcan Street Plant, de 12,5kW, no Fox River (Appleton, Wisconsin), o mesmo teria acontecido se o governo deixasse a iniciativa privada atuar de forma plena e soberana, mas como o Brasil é atrasado até mesmo para ideologias, a situação energética só mudou depois de Itaipu, e mesmo assim sofremos bizarros apagões.
“Esse liberalimo a brasileira não me convence. Iniciativa privada tem compromisso com lucro não com o Brasil. E a minha obsessão é o desenvolvimento do país. Nisso o Estado pode atuar fortemente.”
Escravo sempre terá mentalidade de escravo. Liberdade não se ganha, se conquista.
“Desconheço o país que se tornou desenvolvido sem uma forte atuação do Estado.””
Precisa estudar mais então.
Também vejo assim…
Concordo com o Sr. Nico 88. porém creio que uma política de Estado e não de governo seria para Educação, Saúde e Segurança(interna e externa.) Ter um controle do estado na Economia como um todo pode gerar riqueza a curto, médio prazos , porém a longo prazo a tendência é o desastre. Fortalecimento do estados e dá através de impostos que “deveriam ‘ de certa forma’ retornar em benefícios para todos, principalmente para os contribuintes. No próprio regime militar , o que se estatizou foi terrível e atualmente pagamos um preço. Não quer dizer que não se fez necessário. Sim , era preciso à época. Hoje , faz-se necessário que o estado estimule a iniciativa privada em permanecer e investir no país, quer em diminuir impostos indiretos, e deixar que os Entes federativos, (Estados e municípios possam ter liberdade em buscar investidores(empresas) sem aà intromissão do Governo federal. Em suma : o fim deste pacto federativo seria um começo. não é possível que estados e municípios produtores sustentem àqueles que por incompetência de seus governantes não consigam administrar a coisa pública. Autonomia entre os estados. Muda-se a forma de arrecadação. O que deve ser dado para o GF deveria ser menos e não esta centralização da arrecadação e distribuição desigual. No mais reitero concordar com os Sr. Colombelli e outros. e reafirmando que o não alinhamento para o Brasil seria o ideal. Relembrando que estamos mais centralizados ao Ocidente do que ao Oriente, entretanto nem por isso devemos desprezar bons negócios comerciais com china, Rússia ou qualquer outra nação que deseja intercâmbio. Daí termos de ter bons economistas, diplomatas e negociadores. Abraços a todos.
Desculpe os erros. Não acostumei com este teclado e digito rápido. “Catador de milho profissional”. vou beber algo para ficar mais calmo. Idade, óculos para rocar, ainda vivo om o martelo, cinzel e placa de argila para comunicação. Passei da idade da pedra para o do Bronze. Porém estou aprendendo e reaprendendo com os ótimos comentaristas e editores desta trilogia. Digo todos sem exceção. Posso dizer de coração que adquiri uma amizade indireta aos comentaristas e editores desta trilogia e gostaria que essa amizade se propague e dure pelo menos uns mil anos. Abraços.
Importantes considerações q fiz e não foram publicadas:
1) Não há lei que se sobreponha à nossa. Nós, Brasil, somos Soberanos.
2) EUA, segundo estudos, apoiaram a Revolução de 64. Segundo diversas publicações, doutrina e testemunho, ex-URSS, China e seus satélites apoiaram os grupos comunistas desde antes de Vargas até o fim da União Soviética.
3) O Brasil tem feito comércio, intercâmbio militar, enlaces políticos com ambas as potências. Cabe ao Brasil ser Soberano e poder contribuir e se defender de qq uma das duas.
Sds
Angelo, você me lembrou algo que o país soube fazer muito bem durante a Era Vargas, na época da segunda guerra mundial. Conseguimos obter muito de ambos os lados enquanto foi possível e fomos parceiros confiáveis quando fomos obrigados a escolher.
Exatamente. Perfeito Agnelo.
O Brasil tem buscar os seus interesses onde e quando for necessário para o bem maior da nação.
Infelizmente o marxismo cultural difundido por todo (isso mesmo, todo), o nosso defasado, anacrônico e retrógrado sistema de ensino só distorce a história e os fatos.
Alguns exemplos bem sucedidos de atuação do Estado na economia:
1- A construção da malha ferroviária Alemã na Era Bismarck, a chamada Länderbahnen.
2- O New Deal que solucionou a crise liberal de 29
3- O Complexo Industrial Militar Estadunidense
4- A implantação da SME por Deng Xiaoping
5- O Milagre Econômico Brasileiro no início da década de 70 com os milicos.
6- A nova política de incentivos agrícolas russa… Essa é a mais recente. A Rússia era um importador de alimentos não faz 5 anos, hoje a agricultura é a segunda maior receita do país, atrás somente de petróleo e gás.
O liberalismo só funciona para transferir a riqueza do setor produtivo para o especulativo/financeiro. Sem dirigismo estatal seríamos sociedades tribais até hoje.
Você não aprende mesmo não é relojoeiro!? Continua cantando loas ao estatismo desenfreado mas se esquece de mencionar que:
– Embora o Estado tenha atuado no New Deal ele não suplantou a autonomia particular, e foi uma medida pontual. E para piorar não resolveu sozinho pois precisou de um componente externo (II GM);
– O complexo militar industrial norte-americano, ainda que tenha o Pentágono como maior comprador, é composto apenas por empresas privadas, nada de estatal…
– Deng Xiaping precisou trazer o capitalismo para poder reformar a economia chinesa. Ou seja, teve de abrir algum espaço para o liberalismo;
– O “Milagre econômico” do “Brasil-Grande” da ditadura militar, tão farsesco quanto o “Brasil-PuTênfia” de 2003 a 2016, rendeu como ressaca recessão, desemprego, inflação e uma dívida externa monstruosa. E igualmente em comum com o “Brasil-PuTênfia”, corrupção desenfreada.
– Quanto à política de incentivos agrícolas russa, vamos ver até onde a maquininha de rublos aguenta…
E falando no liberalismo você esquece foi ele que permitiu aos EUA saírem de 13 colônias e chegarem até o Oceano Pacífico. Rockfeller, Carnegie e os Vanderbilts não eram agentes estatais e foram aventureiros atrás de ouro que chegaram até a Califórnia e não o governo dos EUA.
1 – O governo alemão tão e somente liberou investimentos em infraestrutura para apoiar a economia. Agiu, portanto, onde um Estado deve agir… E mesmo assim, infraestrutura também depende de damanda… Não se pode simplesmente construir estradas que vão do nada a lugar algum e menos ainda pontes onde se precisa de passarelas…
2 – As medidas tomadas por Roosevelt ( aumento do salário mínimo, subsídios governamentais para agronegócio não produzir, entre outros ) a partir de 1930, somente fizeram foi aprofundar a crise. Só não foi pior porque a suprema corte americana revogou diversos de seus mandados. É exatamente o contrário, portanto…
3 – O complexo militar americano em muito beneficiou-se das grandes guerras… E mesmo assim, tal como falou o HMS, não tem nada de estatal ali…
4 – A economia estatizada de Mao foi o que levou a China ao caos nos anos 60. O que salvou o dragão da hecatombe final foi a abertura econômica introduzida em finais dos anos 70.
5 – As políticas keynesianas do governo militar, embora tenham produzido crescimento agudo, gerou um algo que não era sustentável, pois elas inflaram artificialmente o mercado. Sempre que isso acontece, gera-se uma bolha econômica, que vem sempre a estourar no espaço de umas décadas… A nossa começou a ser gerada ainda nos anos 60, e veio a estourar nos anos 80…
6 – Quanto a política de incentivo russa… Todo o investimento sustentável sempre dependerá de equilíbrio entre custos e a demanda para se produzir uma oferta rentável. Se os russos conseguirem manter a demanda interna e baixarem custos a ponto de compensar a produção em casa, muito bem. Caso contrário…
O “dirigismo estatal” concentra-se na garantia da Lei e da Ordem, além da segurança jurídica necessária para manter a boa fluência dos negócios. Assim agem e sobrevivem as sociedades mais desenvolvidas do mundo.
Esqueci de mencionar alguns notáveis como:
– Restauração Meiji no Japão
– A Nova Ordem, durante a administração Suharto da Indonésia. Crescimento econômico de 545% em uma década, impressionante em um país com índices educacionais africanos no período.
– A economia soviética, a URSS tinha o PIB do Japão no seu fim precoce no fim do século passado.
Exemplos notáveis de fracasso Liberal:
– Haiti
– Somália
– Bolívia (só passou a crescer com a estatização do gás, o pobre pagava a taxa de água do rico antes do Evo!)
– A lista é grande, tem país com 200 anos de capitalismo liberal e não produz 1 palito de fósforo rs
Continuando….
– Suharto era um ditador corrupto que havia derrubado outro ditador corrupto (Sukarno). E o crescimento econômico indonésio não significou necessariamente redução de desigualdades sociais;
– A economia soviética, que estava em franco colapso no final dos anos 80, é o exemplo clássico de como a intervenção excessiva do Estado é a receita certa do fracasso
E por falar em liberalismo….
– Chile adota o liberalismo desde os tempos de Pinochet, e hoje é o país com maior IDH do continente;
– Os países com mais liberdade econômica do mundo estão localizados na…..Escandinávia! A Dinamarca sequer tem salário mínimo! E são os países com melhor IDH e mais baixos índices de corrupção do mundo…
Tente novamente meu caro Relojoeiro!
PS: É lamentável que em nome de uma ideologia você venha a se vangloriar do roubo dos ativos da Petrobrás pelo Índio Cocaleiro
Metade da economia do Chile é exploração mineral de cobre.
–
Quando as minas de cobre secarem sobra uma economia do Haiti kkk
Exemplos notáveis de sucessos liberais: Singapura, Hong Kong, Coréia do Sul… Todos países que apostaram no início em confiar na mão dos seus cidadãos, não no mero despejo de dinheiro na economia….
Até onde já li, a Restauração Meiji dependeu do Estado para gerar industrias de base, mas foi necessário mão privada para toca-las e faze-las se desenvolverem. No mais, os setores não essenciais permaneceram com a iniciativa privada. E hoje, o Japão só é o que é graças ao liberalismo econômico adotado nos anos 50 e 60.
—
A economia soviética, já se sabe hoje, era em grande parte uma economia informal… Por isso sobreviveu tanto tempo… E mesmo assim, a economia soviética somente foi erguida graças… a pequenos e micro empreendimentos e investimento externo!!!
Após o fracasso da estatização forçada no inicio dos anos 20, a liderança comunista da URSS viu-se forçada a adotar reformas econômicas, que nada mais consistiam em permitir pequenas propriedades privadas, liberar salários e liberar investimentos estrangeiros; o plano conhecido como NEP… E deu certo… A economia soviética começou lentamente a se erguer entre 1922 e 1928, sendo esse ciclo interrompido com Stalin, cujas medidas estatizantes voltaram a desordenar a economia soviética, iniciando um novo período de caos…
A economia soviética do período Stalin somente assentou-se a base da expropriação de produções e exploração sem dó da força de trabalho. E mesmo durante os anos anos de Guerra Fria, era algo muito pouco funcional. Notadamente a partir dos anos 70, o Estado soviético passou a ter muitas dificuldades com alocação de recursos ( avaliação imprecisa de oferta e demanda, típica de sistemas estatizados ), burocracia sufocante e empresas ineficientes ( lucros normalmente eram somente redistribuídos entre a força de trabalho, e raras vezes investidos na capacitação ou novos sistemas de produção )… Salvo alguns centros de excelência, a economia soviética era primitiva, virtualmente de subsistência. Eram de fato capazes de produzir uma nave espacial, mas mal produziam os bens de consumo comuns, e menos ainda em tão variadas opções e qualidades como existe em qualquer economia capitalista. Com ou sem perestroika, cairia por seu próprio peso…
—
O Haiti é um país convulsivo desde a sua origem… Impossível dizer que tenha sequer alguma forma de economia que não seja informal… Sem uma estrutura mínima para garantir a segurança pública, simplesmente não há ambiente para economia… E grosso modo, dá pra dizer o mesmo da Somália…
—
A Bolívia vive de exportações de hidrocarbonetos e turismo. E antes, sequer gerava impostos para manter a máquina pública funcionando; um caso típico de “Estado demais e povo de menos”… Só fizeram foi mudar parte da fonte de recursos e acertar parte das contas… Não dá pra usar como exemplo de nada, no que tange a economia…
—
Apenas complementando o HMS, um sistema jurídico simples e a burocracia enxuta ( características fundamentais de qualquer economia liberal ) foi o que fizeram essas economias do norte da Europa prosperarem.
Note que são países pequenos e que teriam tudo para serem pobres. Mas não o são; e tudo graças a suas economias liberais, que permitiram a produção de riqueza necessária para sustentarem seu welfare state até aqui.
A hilário como um país que se diz comunista se dobra ao dinheiro e ao monopólio mundial como a China hahahahahah igualdade e liberdade, sqn.
Off : o Equador, parceirão bolivariano, está restringindo a presença de venezuelanos apenas aos portadores de passaporte. Não tem, vai embora.
Delfim, o atual presidente equatoriano, Lenin Moreno, a despeito de ter sido apoiado por Rafael Correa após tomar posse rompeu com ele e agora traz o país de volta à normalidade democrática e institucional.
Como uma hora dessas faz falta ao Brasil um Franco ou Henri Guisan com aquele conselho suíço 39 a 45, como enganaram Aliados e o Eixo, negociavam com os dois lados e tiravam proveito….
Inclusive um dos maiores bancos suíço lavava dinheiro do Eixo e tinha contas de judeus americanos
Acho que é preciso considerar que a China ultrapassará os EUA como maior economia do mundo em poucos anos. A PWC publicou um artigo projetando 2.050 e coloca a China como maior economia, a Índia como 2a. maior economia, os EUA em terceiro, a Indonésia em 4º e nós (Brasil) em 5º.
Um cenário daqui 30 anos, bem diferente do que temos hoje (atualmente somos a 9a. economia). A pergunta “de que lado devemos ficar?” parece retórica, porque acho que não precisamos ficar de lado nenhum, ou melhor, podemos ficar dos dois lados e aproveitar as oportunidades deste embate.