Brasil e Rússia: acordo visa tecnologia de mineração subterrânea de urânio
Informações relevantes sobre as tecnologias de mineração subterrânea de urânio aplicadas na Rússia serão repassadas ao Brasil, além do processo de transição do atual método a céu aberto para o de recuperação “in-situ” (no próprio local).
O negócio começou nesta terça-feira (19/6), com a assinatura de memorando entre os presidentes da U1 Group – subsidiária russa da Rosatom –, Visily Konstantinov, e da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Reinaldo Gonzaga, com a participação do diretor de Recursos Minerais da INB, Adauto Seixas.
O Brasil detém a sétima maior reserva de urânio do mundo. Segundo o Plano Nacional de Energia (PNE-2030), do Ministério das Minas e Energia, o país está em boa situação, “capaz de sustentar a geração doméstica a longo prazo, com uma produção anual de 400 toneladas de concentrado de urânio”. Mas o PNE-2030 foi elaborado há 10 anos. E ainda hoje pouco se conhece sobre o real potencial brasileiro.
Atualmente, a INB está operando a mina do Engenho, no município de Caetité, na Bahia, a céu aberto. Já a mina subterrânea de Caetité, está parada há cerca de três anos, aguardando o licenciamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), para voltar a operar. Uma outra mina, a de Itataia, a 230 Km de Fortaleza (CE), também aguarda o licenciamento para operar.
Muito bom.
Se me lembro bem as reservas Brasileiras foram baseadas apenas no levantamento de 25% do território nacional não quer dizer que os outros 75% tenha mais mas também não quer dizer que não tenha.
Que bom que há essa troca com os russos! A mineração en plein aire, ainda mais de um contaminante tão perigoso como o urânio é muito danoso à qualquer corpo hídrico nas redondezas. Espero que para a mineração subterrânea haja consideração de salvaguardas para evitar a contaminação de lençóis freáticos. O solo da região, infelizmente, favorece isso.
Rússia, Suécia, França e Corea tem muito a ajuda o Brasil em parceria estratégicas.
Espero que sempre ocorra ações semelhantes para o bem do Brasil
Como tal transferência de tecnologia será paga ? Em dinheiro ou urânio ?
Dificilmente em nature..
Provavelmente em favores.
ainnnnnn, estão entregando nossas terras para os yankes , ainnnnn , não , pera……
Entregando o que meu filho? Isso é transferência de conhecimento, não exploração.
PRONTO, começou a besteira !!!!
Depois sou eu quem ideologiza a coisa
KD A ADMINISTRAÇÃO DA TRILOGIA NESSAS HORAS?
Conheço bem está mina de Caetité , passei lá em Janeiro do ano corrente….Muito bem vinda está ajuda Russa , eles são bem avançados nesta área…Outro fato que achei Curioso ,mas preciso confirmar, é que 80% do Urânio usado nos EUA vem da Rússia e Cazaquistão…e que também 60% do Titânio usado pela Boeing e Airbus provém da Rússia, e que a Boeing tem uma Joint Venture com a Rostec , para produção na Rússia, de mais de 50 peças do 777 e 787 …,
Interessante estas relações de EUA/Rússia
…
Inimigos inimigos
Negócios a parte
Business is business – Jacob, Tio.
Urânio e Titânio vem do país X…na verdade a questão relevante é saber quem é o dono do Urânio e Titânio, quem são os donos da companhia exportadora.
No caso do titânio é verdade. A maior parte do titânio consumido nos USA e na Europa é de origem russa. No caso do Urânio desconheço. Inclusive um detalhe interessante: uma boa parte do urânio da antiga União Soviética era extraído na Ucrânia. Não sei como esta hoje em dia.
Isso não é verdade : 38% vem da Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão, 40% vem de Canada e Austrália. E 22% vem dos outros países inclusive do Brasil…
OBS: E ainda a Rússia paga mais de 115% em taxas anti-damping .
Toda parceria é bem vinda, ah se é os EUA, seria uma choradeira rsrs…
É que os EUA num negócio sempre tenta arrancar uma casquinha a mais. E a Rússia conheço por cooperar com quase todos os países, ate o Irã, fazem o que tem de fazer e pronto, não tem extra termos, condições.
Diego K 20 de junho de 2018 at 22:48
kkkkkkk sim, cooperam muito!
“É que os EUA num negócio sempre tenta arrancar uma casquinha” Como assim casquinha, vc quer dizer lucrar ? Não vejo nada de errado nisso, ninguém dá nada de graça, ou vc acha que a Rússia não vai tbm tirar sua casquinha nesse negócio e vai nos ensinar de “grátis” ? E se fosse o contrário Diego K, e se fosse o Brasil ensinando um outro país a por exemplo, extrair petróleo do fundo do mar, vc acha que o Brasil tbm não iria tirar sua casquinha ? Vamos parar com essa síndrome de vira lata com os americanos, sabemos… Read more »
Eu acho que síndrome de vira latas é tentar defender os trambiques dos americanos com o papo de “lucrar”, oras, lucrar é bom, lucrar nas costas dos outros é outra conversa. Ainda mais quando tentam empurrar parcerias com os americanos por puro recalque ideológico quando se existem ofertas muito mais vantajosas oferecidas por outros países. Além que essa conversa de ~ai, se fossem os americanos seria uma choradeira~. A que custo os americanos fariam isso? Estamos vendo muito bem o caso da embraer o tipo de vantagem que oferecem aos outros países. Parceria é ganha-ganha, quando impõem os seus interesses… Read more »
Quando ouso falar em parceria saco meu três oitão !
Quero saber quanto de grana o Putin vai botar no empreendimento físico?
Tratando-se de ROUBO e TRAPAÇAS , ninguem vence os EUA !!
Ah vence… a começar pelo próprio Brasil, caro amigo.
Mas o anti-americanismo cuspido e escarrado nos comentários desta notícia insiste em pintar os russos como maravilhosos e os americanos como vilões. Não adianta, o latino-americano médio continua sendo o ignorante de sempre, arrotando xingamentos contra os EUA, e se submetendo (pra ser educado) aos russos e chineses.
No meu livro, ter um dono e ser submisso é algo ruim qualquer que seja o suserano, mas pelo visto o que brasileiro gosta mesmo é de ser mandado e pisado, desde que não seja pelos malditos americanos.
Jose Esposito, de onde tirou tal informação? Trabalhei durante anos com empresas americanas, seus executivos são honestos e as politicas são claras, tudo, TUDO, que estiver no contrato é seguido a risca, tudo o que vendem, tem respaldo e garantia. E mesmo quando não está no contrato, eles fornecem suporte, e é claro, ninguém trabalha de graça, nem você com certeza. Conheço muitos norte-americanos, são em sua grande maioria boas pessoas e no item cidadania e patriotismo são mil porcento melhores que uma boa parcela dos brasileiros. Então repito a pergunta, de onde tirou tal informação? Filmes? Achismo? Só para… Read more »
Vc está CORRETÍSSIMO, meu caro… é por causa de deletérios como o Sr. esposito costuma espumar pelo canto da boca e deixei de comentar em vários sites de geopolítica… não adianta lutar contra a boçalidade quando ela é investida de interesses que vão além do quesito personalíssimo que nos é comum e que não temos condições de inferir de onde vem tal orquestração… alguém que tem a mesma cantilena em todos os sites de um antiamericanismo infantil não pode ter sido adestrado senão para um combate específico de interesses que não contemplam a realidade e muito menos a verdade dos… Read more »
Acho que a “casquinha” a que os foristas se referem são as ingerências indevidas comuns de serem exigidas pelos EUA. Por exemplo, na primeira vez que os americanos tentaram alugar Alcântara para lançar satélites um dos pontos das exigências americanas no acordo proposto era que o valor pago por eles não poderia ser investido no programa espacial Brasileiro.
mas é só não aceitar e não fazer esse tipo de parceria, e assim aconteceu e foi uma decisão acertada do governo anterior … simples não !? É muito vitimismo no Brasil rsrs..
E bota vitimismo nisso. Mas assim é fácil, quando uma coisa der errada, basta culpar fatores externos por nossas malezas e tudo estará resolvido e você será visto como um grande “patriota” e “nacionalista”.
Ué, mas não são os próprios defensores dos americanos que exigem que esse tipo de condição seja aceita e ainda chamam quem se opõem de comunista?
Mas o são… fazer o que ???…
Ou será que você apoiaria uma parceria com a Rússia no programa espacial? Faz-me rir.
Só para refrescar as “idéias”… Compro carne da JBS se comprarem equipamentos militares (pantsir) Russia só precisa de alimentos, pois recursos minerais tem de sobra… EUA preferem deixar os recursos MAIS estratégicos no solo e comprar dos outros países. Brasil somente é um país provedor, extrativista e de uso industrial secundário… que necessitam de energia “barata”….ou vocês NÃO sabem porquê a energia residencial é caríssima?! Isso é um dos grandes entraves para termos uma industria mais ativa e que vise atender ao consumo da população…A conta é simples: Depois de 10 anos poupando o restinho do salário que o governo… Read more »
aaahhh! Esqueci do MAIS nefasto e oligárquico de TODOS… O Maldito JUDICIÁRIO brasileiro que perdura há séculos e o principal da Máxima tupiniquim….Na família portuguesa com certeza.. tem de ter um filho Advogado, ou militar, outro Médico, outro um PADRE.
Marcelo Danton , O Golpe da republica criou uma republica de castas Corporativistas , lideradas pelo Judiciário , com o Legislativo de inicio composto por Escravagistas e latifundiários de Latifundios completamente improdutivos , Funcionários Públicos geralmente Parentes dos anteriores , e Militares ( são também membros destas castas ) , se não quebrarmos isto , nunca sairemos desta situação , e Golpe da republica talvez tenha feito o Brasil dar Adeus definitivamente ao Futuro. Mais uma pequena coisinha , talvez a mais importante e que nós insistimos em negar , Portugal nos legou de tudo para sermos um das Grandes… Read more »
Vcs estão no poder desde 1985, esposito… porque não mudaram tudo para melhor ???… já sei… uzamericanus não deixaram… 🙂
Correção : Jogamos um a um estes Legados no Lixo ! Mas as castas brasileiras para defenderem-se , sempre acusam Portugal e os portugueses como Culpados , mas existe algum português em nossas Casta Corporativistas ?
Só observo!!!!
Estou aguardando ansiosamente a Administração do Blog puxar as orelhas de quem faz comentarios provocativos tipicos de torcida organizada
Pq quando sou eu defendendo o Estado brasileiro, o pessoal cai em cima passando o pito e dizendo pra parar de fazer comentarios tendenciosos !!!!
Estou apenas na espera!
Com todo o respeito Rafa mas eu nunca lhe vi defendendo o Estado Brasileiro….
rsrsrrssss… ele, Rafael, antigo conhecido nosso, não sabe diferenciar o ESTADO da NAÇÃO brasileira… é uma questão de metonímia… a paralaxe cognitiva o pegou de jeito a muito tempo… não se trata de crítica, mas de constatação… talvez ele quisesse dizer que defende os interesses do povo brasileiro… o que eu, pessoalmente nunca consegui entender, como ele orquestra essa percepção da realidade em sua mente… 🙂
Pois é…. já que ta liberado os comentarios de torcida, eu venho dar uma bela de uma noticia a vcs
Na calada da noite, o Gilmarzão arquivou as investigações contra o Aecio
kkkkkk
E vcs fizeram mesmo papel de besta acreditando que o Aecim ia ser punido eim…..
hauahauahuhauahuauhaauhauauhauhauhuhauhauahuauha
“O judiciário não é parcial… ta ai o Aecio, que virou réu no STF”
chuuuuuuuuuuuuuuuuuupa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tenho certeza de que o Villas Boas vai colocar mensagem no FaceBook detonando o judiciário e ameaçando todo mundo