Justiça proíbe bloqueios em trecho da BR-101 e permite atuação do Exército

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Exército Brasileiro fechou toda a faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul

Exército Brasileiro fechou toda a faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul

A justiça Federal expediu liminar (decisão provisória) na terça-feira (22) proibindo que caminhoneiros em greve bloqueiem trecho da BR-101 entre Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, e Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Na decisão, assinada pelo juíz William Douglas, da 4ª Vara Federal de Niterói, o magistrado ordena que as “autoridades competentes – em especial a Polícia Rodoviária Federal – evitem pacificamente ou com uso de força necessária a ocupação dos bens pela Autopista Fluminense”.

Também segundo a determinação, o Comando do Exército deve dar apoio ao “cumprimento da decisão, em especial a garantia de livre uso pela população das vias públicas”. A decisão do juiz atende a pedido feito pela concessionária do trecho da rodovia, a Autopista Fluminense.

No texto do despacho, Douglas afirma que é “cristalina a ilegalidade do ato de invadir e bloquear o trânsito de rodovia federal”.

“O direito de ir e vir não pode ser obstado a pretexto de se buscar através das manifestações ora relatadas melhorias à classe representada pelos ora réus, sendo certo que a manifestação deve se pautar pela razoabilidade e observar as disposições legais e constitucionais atinentes à espécie”, afirmou o magistrado.

FONTE: G1

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Caio
Caio
6 anos atrás

Esse movimento gerado por um descontrole dos preços dos combustíveis, para agradar mais os investidores da Petrobrás do que se preocupar em diluílo pelo menos a cada seis meses, só podia dar em bagunça.
O que se faz na administração publica brasileira e de total desprezo pelo cidadão comum, coisa que eu espero gere mais e mais revoltas e acoes para enfim, acabe-se com essa zona.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Caio
6 anos atrás

Duas coisas pela elevação do preço dos combustíveis: a alta do petróleo pela instabilidade nos países árabes ( mais Irã e Israel) e pela alta do dólar por conta da elevação da taxa de juros nos EUA e proximidade das nossas eleições ( nunca se sabe o louco da vez).
E, sim, os prejuízos da Petrobrás no passado.
Posso lhe garantir que a atual administração da Petrobrás está C&A prós acionistas.

Delfim
Delfim
Responder para  Marcos10
6 anos atrás

Na verdade as ações da Petrobrás despencaram.

Jakson de Almeida
Jakson de Almeida
Responder para  Marcos10
6 anos atrás

“a alta do petróleo “Serio???Nos EUA os combustíveis diminuem de preço.
Essa elevação diária dos combustíveis no Brasil e para tampar o buraco da roubalheira na Petrobras ,onde 209 milhões de “trouxas” e que estão pagando o pato.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Jakson de Almeida
6 anos atrás

Em Julho de 2017 o petróleo Brent era cotado a US$50 o barril, hoje está em US$80 o barril.
Nos EUA, nos últimos dois anos o Diesel subiu 30% contra 15% no Brasil.

Bravox
Bravox
Responder para  Marcos10
6 anos atrás

Da onde voce tira esses dados? (Narnia?)

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Responder para  Marcos10
6 anos atrás

Problema não é se o barril está mais caro e sim os impostos que deixam combustíveis tão caros no Brasil

Dodo
Dodo
Responder para  Jakson de Almeida
6 anos atrás

Na realidade isso é uma falácia. A política de manutenção de preços de hidrocarbonetos nos EUA é uma política artificial de redução,pode ter certeza que lá n frente isso vai ter consequências para as refinarias. A Petrobras está certíssima em manter o preço baseado nas cotações externas,ela é uma empresa e como tal precisa de lucro, a propósito as ações só caíram como um colega falou acima,pq o governo decidiu fazer o que 90% das pessoas nos comentários pediu(intervenção estatal na empresa para regulação de preços)isso como é óbvio,desagradou o mercado e os investidores. A questão é,em nome do lado social,vc prefere sacrificar o mercado ? Aí é uma decisão que vai mudar dependendo de quem responda

Adalberto
Adalberto
Responder para  Jakson de Almeida
6 anos atrás

Robalheira? A “robalheria” que você diz é “dinheiro de pinga” perto do prejuízo que a PETROBRAX deliberadamente esta infligindo ao pais visando aumentar o lucro dos acionistas, tendo diminuindo nossa capacidade de produção de diesel e outros derivados.
Faço a mesma analogia com o famoso “bunker do Geddel”. Aquele dinheiro não era lucro de corrupção. Era reserva para as próximas eleições. Mala de dinheiro indo para o interior dos estados é muito mais comum que você imagina.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Caio
6 anos atrás

Somente uma perguntinha básica: Se hipoteticamente o preço do barril e do dólar despencarem, iremos ter uma redução proporcional seja da Petrobrás, distribuidoras e dos postos, como ocorre por exemplo nos EUA??? st4

Thomas_S
Thomas_S
Responder para  Saldanha da Gama
6 anos atrás

Acredito que a ideia é essa. Aqui no DF a gasolina comum está sendo comercializada em média pelo preço de R$ 4,79. Ontem uma rede de postos vendeu gasolina sem impostos à R$ 2,20, ou seja, menos da metade do preço. Logo, parece que o maior problema não é a política de preços de mercado da Petrobrás.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Thomas_S
6 anos atrás

Thomas, Tomara que vc esteja certo e caso os preços abaixem, sejam repassados de forma íntegra para o povo em geral (não somente os caminhoneiros) Aqui em Curitiba, na média alcool custando R$ 3,89 e gasolina R$ 4,39. Abasteci no posto extra que recebe combustível da Shell com álcool R$ 2,67 e a gasolina comum R$ 4,09 e este posto não estava praticando preços sem impostos. Abraços st4

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Saldanha da Gama
6 anos atrás

refazendo ÁLCOOL CUSTANDO EM mpedia R$ 2,89!!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Responder para  Thomas_S
6 anos atrás

Sim

Problemas são altos impostos

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Responder para  Saldanha da Gama
6 anos atrás

A conferir né…

O que me intriga hoje é a ordem do governo junto às refinarias de não aumentar o volume de refino, contando com importações dos derivados.
https://youtu.be/Zk_HLokniTM

PauloR
PauloR
6 anos atrás

O pior dessa greve é ver os liberais exigindo que o governo interfira no mercado para baixar o preço do combustível. kkkkkkkkkk

Marcos10
Marcos10
Responder para  PauloR
6 anos atrás

E como sempre, quando as coisas se complicam chamam os… como é mesmo o nome? Ah, sim, os torturadores.

Bravox
Bravox
Responder para  Marcos10
6 anos atrás

Quem são os torturadores ?

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Marcos10
6 anos atrás

Torturadores que você se refere são os terroristas comunistas?
Fiquei na dúvida. Não houve, na nossa história, outro grupo que se enquadrasse nessa alcunha.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Responder para  PauloR
6 anos atrás

Não, o que querem é que o governo retire/reduza os impostos absurdos que colocam.

Dodo
Dodo
Responder para  SmokingSnake ?
6 anos atrás

Ou seja,interfira no mercado como fizeram ontem com o preco dos hidrocarbonetos kkkk

_RR_
_RR_
Responder para  Dodo
6 anos atrás

Dodo,

Retirar impostos é justamente fazer cessar uma das tantas interferências críticas no mercado…

Uma má legislação também tem esse efeito…

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Responder para  SmokingSnake ?
6 anos atrás

Retire os impostos, e, ainda assim, ficaremos sujeitos às variações dos preços e do dólar.
Acho que devemos extrair e refinar tudo aqui no Brasil.

Doug385
Doug385
Responder para  PauloR
6 anos atrás

Isso porque o preço já é regulado por uma estatal, ou seja, o próprio governo. Combustível no Brasil não é regulado pelo livre mercado.
Essa sua conversa fiada de embusteiro esquerdista não vai encontrar boa acolhida aqui, amigo.

PauloR
PauloR
Responder para  Doug385
6 anos atrás

“Combustível no Brasil não é regulado pelo livre mercado”

Risos…

Ozzy
Ozzy
Responder para  PauloR
6 anos atrás

Quais liberais?
A unica exigência liberal que vejo é a redução dos impostos sobre combustiveis.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Acho que você se enganou sobre os liberais pedirem intervenção do governo no mercado. O que os liberais querem é que o governo deixe de intervir no mercado, quer seja pelo monopólio do refino e distribuição da Petrobrás, quer seja pelo Ministério das Minas e Energia e da ANP.

Heitor
Heitor
6 anos atrás

Enganado.. a larga maioria dos cidadãos está apoiando a manifestação. E vamos inverter isso aí: “E quem medir força com povo fique a vontade.”

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Responder para  Heitor
6 anos atrás

Isso !!!

Heitor
Heitor
Responder para  Heitor
6 anos atrás

Se algo assim acontecer comigo, meu senhor… Não vou culpar caminhoneiro, vou culpar o governo que vc apoia. “Governo” que não mostra a mínima vontade de negociar de forma prudente! O seu presidente, que se julgava a solução nacional, e deveria estar conduzindo as negociações, resolveu se esconder, simplesmente desapareceu.

Everton Matheus
Everton Matheus
Responder para  Heitor
6 anos atrás

Fale por você amigão. Nem a unanimidade dos caminhoneiros concordam, pq eu iria? Como eu vou apoiar um movimento que em prol de um beneficio pretende causar outros tantos malefícios? Como vou apoiar um movimento que atira ou joga pedra naqueles que desejam trabalhar em Paz? Os fins NUNCA justificaram os meios, alias, só nas ditaduras, e exageros a parte eu não quero ser refém de uma ditadura, muito menos se essa ditadura for exercida por uma categoria, ou parte dela. NINGUÉM tem o direito de parar um pais. NINGUÉM tem direito a paralisar um aeroporto, uma escola, uma viatura, uma ambulância… Alias, a Lei tem, e nunca a vontade popular esta acima da Lei. Reivindiquem da maneira certa.

Everton Matheus
Everton Matheus
Responder para  Everton Matheus
6 anos atrás

E aqueles que desejam militar pelos benefícios, então eu peço que por favor, paralisem seus caminhões sem obstruir rodovias.

Heitor
Heitor
Responder para  Everton Matheus
6 anos atrás

Mas qual a maneira certa então, Everton? Em toda a história, as grandes manifestações que trouxeram resultados são as que obrigaram os governos sentarem para negociar. O governo ainda insiste que nós, contribuintes, temos que levantar a Petrobrás após anos e anos de roubo, incompetência, e tudo mais… Essa manifestação é sim legítima e prova que nós não temos visto esse tal “20 anos em 2”.

Everton Matheus
Everton Matheus
Responder para  Heitor
6 anos atrás

Sem entrar no mérito da questão. Eu pensei aqui em pelo menos uma dezena, mas vou lembrar de uma simples. Basta paralisar sem obstruir as rodovias, simples, quem quiser aderir OK, quem não quiser OK, e é isso. Ja seria um prejuízo enorme.
Não morro de amores pelo Temer, mas esse ultimo tópico que vc colocou é política. Isso não é argumento para obstrução de via. De resto, segue o jogo.

Wagner
Wagner
Responder para  Heitor
6 anos atrás

EU ja estou prejudicado e quero que o pau caia a folha.
Hj não fui trabalhar pq não tem combustivel na minha cidade, e mesmo assim quero que a greve continua.
Só quem trabalha e depende de combustível derivado do petróleo sabe, tem que parar tudo mesmo. Deixa faltar comida, remédio e que se dane.

Pedro
Pedro
Responder para  Heitor
6 anos atrás

É isso aí Heitor. Greve de meia tigela não funciona. Senão vira que nem greve dos correios ou dos professores, todo ano tem, já entrou no calendário até, e não resolve nada. Tem que ser total. O governo tem que temer o povo. Triste ver que pela primeira vez na história (começando no impeachment), o povo está se juntando espontaneamente contra governos achacadores (e não sendo liderado por sindicatos e partidos, como no Diretas Já) e alguns ainda não enxergam esse momento singular da história brasileira, preferindo continuar levando no traseiro ordeira e pacificamente, em nome da Lei e da Ordem, ou continuarem agarrados a uma dezena de maneiras ineficazes de pressionar governantes profissionais em lhe roubar.

Pedro
Pedro
Responder para  Everton Matheus
6 anos atrás

Unanimidade? Em que mundo vc vive que algum movimento grande tem unanimidade? Que porra de argumento é esse? Nem dentro do PT tem unanimidade de coisa alguma. Dizer que não tem “unanimidade” só pode ser sacanagem… 90% de apoio não está bom para vc? Teve até enquete na TV, em programa de jornal, 94% apoiam. Toda guerra tem um preço.

Manuel Souza
Manuel Souza
Responder para  Heitor
6 anos atrás

Você não precisa apoiar. Democracia é pela maioria.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Heitor
6 anos atrás

Hehehe,isso mesmo nem precisa de tiro, é só uma moto passar e fazer barulho pelo escapamento, que todos saíram correndo

Pedro
Pedro
Responder para  Heitor
6 anos atrás

Ta aqui Colombelli, a prova do que falei ontem, que a maioria dos protestos NÃO estavam bloqueando as vias, ao contrário do que vc dizia, logo, suas objeções ao protesto caem por terra.
Está desinformado, raciocinando segundo a idéia errada de que a maioria dos protestos estavam bloqueando a rodovia. Falei ontem, aqui tá a prova. Não acreditem no que sai na Globo.

https://veja.abril.com.br/blog/rio-grande-do-sul/maioria-dos-caminhoneiros-fica-nas-margens-sem-bloquear-diz-prf/

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Heitor
6 anos atrás

É a “maioria dos cidadão” está apoiando as manifestações, formando gigantescas filas nos postos para pagar gasolina a mais de R$ 6,00.
Resultado. O diesel vai abaixar de preço. Bom, principalmente, para a maioria dos donos dos caminhões, que são as grandes transportadoras. Não que a reivindicação destas não tenha legitimidade, mas daí se torna o Locaute, vedado na legislação. Outro resultado, donos de postos com o bolso cheio e estoques vendidos. Outro resultado, gasolina vai continuar cara, pois além de todo o mecanismo de preços, o principal irá continuar…a altíssima tributação dos combustíveis.

Enfim…a nobreza do protesto foi mostrar que o Estado não é a única força. Mas o seguimento tornou-se exagero e sem fundamento. Os principais beneficiados fazem parte de todo o mecanismo sujo.

E, por fim, um outro resultado que deve-se extrair, é de que não dá para comparar brasileiro com cidadãos de países desenvolvidos que praticam o livre mercado. Bastou a notícia do caos, que os santos empresário jogaram o preço da gasolina no céu…Enfim, a máxima que vale é a de que o Brasil realmente não é pra amadores.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Cada vez mais as FA atuando nos problemas do país, cada vez mais os militares tendo voz…já vi situação similar nos livros de história.
Brasileiro sério está doido com o Estado e seus donos (políticos), perda de credibilidade e falta de esperança (conforme matéria publicada pelo FORTE dias atrás). Tanto a político quanto o próprio Estado estão falidos: os políticos podre pela corrupção e comodismo diante dos problema comuns das pessoas; já o Estado do ponto de vista técnico está podre, com divida pública gigante, inúmeras estatais, déficit crescente, serviços ruins, distante da sociedade enquanto consome 50% da riqueza nacional.
Tudo isso enquanto as FA tem grande aprovação social, perdem somente para o Corpo de Bombeiros (também militares) em niveis de confiança.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
6 anos atrás

Creio eu que o que já passou do limite (e faz tempo) é o montante de impostos e taxas que o governo impõem sobre produtos de uso básico que impactam diretamente no bolso do cidadão de menor renda, não é justo pagar muitas vezes 50%, 60 % do valor de um produto em impostos… o valor real de compra do salário mínimo deve ser o que uns R$400,00?

Só aqui no Brasil mesmo para pagar tanto em um produto de qualidade tão questionável… enquanto o governo não parar de explorar, a população tem que continuar agindo de alguma forma.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Responder para  Alex Nogueira
6 anos atrás

Colombelli, seria muito interessante realizar um projeto de iniciativa popular, mas sinceramente acho que deve ser tão burocrático que eu nem saberia começar (é algo que preciso de fato buscar saber mais). Caso alguém que tenha mais conhecimento sobre o assunto decidir organizar algo do tipo, terá meu apoio.

Seria legal passar para a parte prática das ideias e não ficar só debatendo, mas penso que, de todo modo nós que aqui buscamos debater e expor nossos pensamentos já estamos ao menos um passo a frente dos que não ligam para o destino do país.

Wagner
Wagner
Responder para  Alex Nogueira
6 anos atrás

Alex, você só tem que colher uns milhões de assinatura. Totalmente inviável, pois as pessoas trabalham. Normalmente iniciativa popular só consegue com algum grupo pra financiar, OAB, grupo estudantil, sindicato, quem trabalha realmente não tem tempo pra ficar colhendo assinaturas mesmo que seja virtualmente. Se não tiver derramamento de sangue nada muda. Tem que enforcar em praça publica alguns politicos, isso sim e acabar com as mordomias do funcionalismo publico. Juiz que não se adequar ao teto que saia fora pro privado, sempre tem gente querendo entrar.

Cbamaral
Cbamaral
6 anos atrás

Apoio a greve, mas estou preocupado com as exigências e com a postura do DESgoverno brasileiro, dia 06/06 tenho que ir pra SP, fazer os exames finais para ingressar na pm-sp, comprei minha passagem aérea com 4 meses de antecedência, e agora na reta final os aeroportos estão sem combustível, pelo menos o tanque da moto está cheio e estoquei um belo galão de gasosa, no pior do cenários terei que viajar quase 500km pra ida e mais 500km de volta de moto, mas ok… Nada para a infantaria.

Rafael_PP
Rafael_PP
6 anos atrás

O movimento tem meu apoio, como qualquer pauta de desoneração tributária. O que me incomodou foi a falta de preparo ao lidar com as cargas vivas e perecíveis, era melhor não terem aceitado o transporte, os animais, por exemplo, não têm culpa de nossos desmandos.

No entanto, o principal fator do preço extorsivo dos combustíveis é o ICMS, no caso monofásico, que se tornou a salvação de muitos Estados da federação, ao garantir uma vultuosa arrecadação livre de ‘amarras constitucionais’. No entanto, tal questão teria que ser debatida no âmbito do CONFAZ, burocrático e ineficiente. Ou, ainda, por uma resolução do Senado, que se encontra quase na totalidade permeado por inquéritos, processos, e tentativas toscas de manutenção de foro privilegiado.

Qualquer alteração na sistemática do ICMS será ‘traumática’ para as contas públicas estaduais. A pressão dos caminhoneiros terá de ser gigantesca. Em minha região, empresas de transporte público já aderiram de forma camuflada.

Se o EB quer medir força com todo um setor produtivo da sociedade, fique a vontade. Será interessante ver a atuação do órgão na crise, o que farão: fuzilarão caminhoneiros? Usarão os próprios veículos para transportar as cargas? Rebocarão os caminhões com brinquedinhos novos que buscaram nos EUA?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Responder para  Rafael_PP
6 anos atrás

Também concordo que as cargas vivas e os alimentos perecíveis, além de medicamentos, também deveriam ser liberados a seguir em frente.

Pedro
Pedro
Responder para  Rafael_PP
6 anos atrás

Colombelli, vc diz que todo mundo é corajoso até o estouro do fuzil, do mesmo modo lhe digo que é fácil ser corajoso sendo da tropa de choque todo coberto de armadura e armado atacando o povo desarmado. Infantaria pesada contra peão desarmado é mole. Aí também é fácil ser machão.

Baixar o diesel não é irrealizável nem fantasia não, é só o governo baixar os impostos. E isso ele não quer fazer né. Vc acha justo 50% de imposto? Se não acha, qual sua solução para baixar isso? Pedir por favor pro governo? Fazer uma grevezinha de meia tigela? É tudo que o governo quer. Aí fica que nem greve dos correios ou dos professores, todo ano tem e nunca dá nada, o povo até já se acostumou, entrou no calendário…
Esse governo só tem burocratas corruptos, profissionais em se criar nas costas do povo e gastar bastante dinheiro público.
O Estado brasileiro atual nunca vai querer deixar de achacar o povo. Então vamos parar tudo mesmo, o burro cansou de carregar o peso.

Desobedência civil não é o caminho para nada, vc diz? Fosse assim os EUA ainda seriam colônia da Inglaterra, o que acha? Se no século XVIII o povo podia se juntar para correr um governo tirano, pq no século XXI não pode? A revolução americana também começou por causa de impostos.
Vamos ficar para sempre levando no rabo tudo em nome de manter a Lei? Continue tomando no rabo em nome da Lei… é para o seu bem Severino.
O que eu vejo é o povo do lado dos grevistas, que aliás até expulsaram os sindicalistas que queriam se infiltrar e se aproveitar.
Vc parece que fica contra o povo nessa sua posição de: ah já deu, vou baixar o cacete, porque tem meia dúzia que quer trabalhar e não estão deixando… Aí vc está ignorando como as coisas funcionam. Sempre vai ter gente contra. Nada tem 100% de adesão. No exército tem pq baixa uma ordem e fim de papo. Se nem o Lula com tudo que roubou tem 100% de desaprovação… Botar o Exército contra o povo é a solução agora? Sabe que mudança só vem com sacrifício.
Como disse antes, greve meia boca não resolve nada, fica tudo igual, o governo já tá até acostumado com isso. E governo tem que temer o povo. Política se resume a um jogo de poder. Está na hora do povo mostrar que tem mais poder que o governo. Já mostramos no impeachment daquela desgraçada, podemos mostrar de novo. Mas grevezinha de meia-pataca não vai pressioná-lo o suficiente.

Rafael_PP
Rafael_PP
Responder para  Rafael_PP
6 anos atrás

Belo Exército a República Federativa do Brasil possuí na sua visão. Um bando de jagunço que ataca o contribuinte que o emprega, assalaria e equipa. Exemplo de instituição de estado. Um farol para o país.

Não lembro de nenhuma siderúrgica, não. Mas lembro de centenas de greves no Regime Militar, muitas organizadas por um hoje condenado pela justiça que a época era informante dos militares. Resolveram tudo na bala naqueles dias? Fuzilaram grevistas? Ou negociaram e abriram as pernas para as montadoras aumentarem benefícios aos trabalhadores?

Se nem a Polônia socialista atacou diretamente seus grevistas que dirá o moribundo Temer e seus melhores amigos da caserna, muitos com pretensões eleitorais e políticas.

Mas caso você considere que alguns dias de paralisação são mais maléficos para o país do que anos de tributos confiscatórios, paciência, direito seu.

Ps: considero a moratória abusiva, mas não suficiente para deslegitimar o movimento.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
6 anos atrás

Infelizmente, devido as insanidades dos que estão no poder, mais uma vez a população que sofre as consequências, mas na vida é assim, se não aprende pelo amor então sofre pela dor.

Que a população se lembre bem destes fatos na hora de votar daqui a alguns meses.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Quando a escassez e a carestia apertarem vamos ver se o apoio popular permanece.
Na verdade penso numa teoria maquiavélica : o Temeroso deixar a coisa piorar para depois aparecer como salvador.

Diego K
Diego K
Responder para  Delfim
6 anos atrás

Já me passou pela cabeça também haushaushu mas não acredito nisso Delfim
O governos já está fraco se ele deixar piorar mais, ele sai no mínimo preso, entra militares, pode até ser morto.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
6 anos atrás

A solução é simples, reduz 80% do valor dos impostos e taxas sobre os combustíveis e todo mundo sai ganhando, só que não né, pois o governo vai deixar de arrecadar bilhões para encher os bols… ops, cofres públicos.

*Será que se o preço do petróleo cair para uns 20U$ a Petrobras baixaria o valor proporcionalmente?

GengisDu
GengisDu
Responder para  Alex Nogueira
6 anos atrás

Duvido q a Petroroubobras diminua o preço na mesma proporção.

Delfim
Delfim
Responder para  Alex Nogueira
6 anos atrás

Até pode mas tem as distribuidoras e os postos na equação.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Responder para  Alex Nogueira
6 anos atrás

Delfim,

32% do valor dos combustíveis referem-se ao monopólio da Petrobrás, logo acabar com esse monopólio já reduziria consideravelmente o valor dos combustíveis. apenas 12% do valor do combustíveis referem-se aos postos e distribuidoras.

Ari
Ari
6 anos atrás

Dúvida sincera: qualquer juiz mequetrefe pode determinar que as forças armadas façam isso ou aquilo? Sinceramente não entendi o teor dessa decisão. As forças armadas não respondem apenas aos seus superiores hierárquicos e que são subordinados apenas ao chefe do executivo federal por questão de prerrogativa?

Diego K
Diego K
Responder para  Ari
6 anos atrás

Acho que um juíz federal pode determinar o desbloqueio de uma rodovia federal por uma força da federação(exército), faz sentido, não?

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Vamos tomar mais uma medida populista na cabeça.
.
O Governo não vai cortar imposto de uma hora pra outra. Se cortar, vai acabar compensando em outro lugar. Tem dívida pra ser paga, bem grande por sinal. Não se baixa imposto de um hora pra outra.
Fica a pergunta: quem vai pagar essa conta?

Pedro
Pedro
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Fácil, diminuir o tamanho do Estado. Enxugar seus quadros. Tem funcionário público demais. O que mais consome o orçamento do governo hoje em dia é folha de pagamento, aposentadoria e a dívida. Tem que pagar a dívida, mas ela não é todo o orçamento. Deixa o pgto da dívida inalterado e baixa a aquisição de mais dívida no futuro, ou seja, a atual folha de pgto. Dá para enxugar muito sim, existem diversos exemplos de países que cortaram o funcionarismo radicalmente e depois prosperaram.

E se não vai cortar imposto de uma hora pra outra vai cortar quando? Se não cortar agora que está pressionado, vc acha que vai cortar depois que a greve acabar? Aí sim que não cortam mais.

Política se resume a um jogo de poder. Está na hora do povo mostrar que tem mais poder que o governo.

Bardini
Bardini
Responder para  Pedro
6 anos atrás

Tem uma conta de mais de 4 trilhões pra pagar todo ano. Cortar um calhamaço de imposto de uma hora pra outra não resolve nosso problema. Quebra o país de vez… Tem de ser coisa planejada, feita com responsabilidade e com responsabilidade, para ser implementado de forma gradativa.
.
Sobre esse jogo de poder… É isso mesmo que está acontecendo. E você não passa de massa de manobra.
.
Os caminhoneiros estão negociando o preço da gasolina, que você usa?
Não… Só do diesel, que eles usam. Se eles ganharem “desconto”, na queda de braço com o Governo, todo mundo aqui vai pagar.

Pedro
Pedro
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Epaaa… peraí, já começou com um erro crasso! 4 trilhoes é a dívida total, não os juros… Se o PIB é de 6 trilhoes, como que iria pagar esse seu numero de 4 trilhoes de juros?

Então o juros não é de 4 trilhoes, como vc disse erroneamente, logo não via quebrar o país se baixar um pouco de imposto, pq tem três grandes coisas que consomem o orçamento federa, aposentadorias, juros e folha de pagamento. A saída é diminuir o governo, cortar gente. Cortar salários e penduricalhos. Dá para fazer.

Vc fala em gradação… eu estou vendo o governo botar no nosso c* gradualmente há décadas. Isso que eles fazem com pressão pequena e povo molenga. Gradação é o que especificamente? Quem vai fazer gradualmente, motivados pelo que? Quando? Te digo, não vão.

Sim, só do diesel. Eu sei. E vc não entendeu. Eu quero que eles ganhem desconto e que nao seja passada a conta para ninguém mais, finalmente, chega dessa palhaçada brasileira de dar desconto aqui e apertar la onde ninguém está vendo. Vc acredita ser impossível isso? Pq? Então vai ser sempre assim? Isso que estou defendendo, uma greve grande o suficiente para botar a pressão necessária para o governo diminuir os impostos SEM que cobre mais de outro lado.

Bardini
Bardini
Responder para  Pedro
6 anos atrás

Cara… A dívida está lá pra ser paga. Não conseguimos pagar, mas ela existe. Tentamos sobreviver pagando o juros. Cortar imposto, vai facilitar o pagamento dessa monstruosa dívida e o seus juros?
Se fosse algo tão simples, alguém já teria feito…
.
“Isso que estou defendendo, uma greve grande o suficiente para botar a pressão necessária para o governo diminuir os impostos SEM que cobre mais de outro lado.”
.
Isso é o que todo mundo quer. Todo mundo sonha com algo melhor.
Só que tem um problema. Vai acontecer de uma hora pra outra, na base do desespero e, sem mexer no tamanho do Governo?
.
Pra mim, cortar imposto não é uma medida que se faz no começo de uma reforma. Tirar o dinheiro de um Governo gigante, mal estruturado, que gasta muito e gasta mal, vai dar problema em algum lugar…
Por isso eu digo: vão dar um agrado para os caminhoneiros calarem a boca. Quem vai pagar esse agrado, vai ser o povo. Não vão mexer na estrutura dos gastos do Governo.

Fila
Fila
Responder para  Pedro
6 anos atrás

O Brasil tem menos funcionários públicos que a média da OCDE… o problema são os benefícios previdenciários… e a má prestação do serviço, claro.

Rafael_PP
Rafael_PP
Responder para  Fila
6 anos atrás

Gostaria de ver sua fonte para essa informação, achei muito curiosa.

É sabido por todos a farra que o Brasil transformou os ‘cargos de confiança/comissionados’. Estes cargos, tecnicamente um vínculo precário com a administração pública – exceção dos comissionados que são concursados – recebem vários nomes, alguns neologismos até, nas mais variadas esferas de forma a acobertar sua realidade. Na União, são os chamados DAS (Direção e Assessoramento Superior) e as Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE). Em 2017, tínhamos cerca de 20.000 ocupantes deste cargos, muitos indicados políticos que garantem a manutenção do mandato de Temer. O Tribunal de Contas da União calcula que os gastos com estas categorias equivalem a 35% de toda folha de pagamento do funcionalismo federal, cerca de 3.5 bilhões de reais por mês.

Deixarei um link de um artigo breve e elucidativo de um Procurador da Fazenda Nacional sobre a temática, se for o seu interesse…

Ps:https://antoniopires.jusbrasil.com.br/artigos/121940622/a-farra-dos-cargos-em-comissao-brasil-cabide

Marcos10
Marcos10
6 anos atrás

Parte dos impostos não vai para a União, vai para os Estados:
34% Custo Petrobras + lucro
16% Impostos Federais
29% Impostos Estaduais
12% Custo Etanol
09% Distribuição e revenda

Marcos10
Marcos10
6 anos atrás

My Good:
Parte dos impostos não vão…

Marcos10
Marcos10
6 anos atrás

É bom lembrar que parte desses 34% do “custo Petrobras” tem os Royaltes.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

O povo caiu no papinho furado (confesso que inclusive eu) de que um governo mais pró Mercado ajudaria os brasileiros.

A função do Mercado é servir o povo, não o contrário. O Liberalismo é obsoleto.

No papel o Liberalismo é lindo, eu fui seduzido, mas na prática é uma desgraça.

Marcos10
Marcos10
Responder para  sub-urbano
6 anos atrás

Não tem nada de liberalismo ai, cumpadre!
Tem uma estatal monopolista e muito, mas muito imposto em cima.

Bravox
Bravox
Responder para  Marcos10
6 anos atrás

Termer liberal? Temer é um socialista eleito na chama dilma/temer outro fabiano socialista (voce acha que PSDB é direita liberal?) socialistas meu caro!

Fila
Fila
Responder para  Bravox
6 anos atrás

Temer está lutando para manter o preço do combustível livre de qualquer controle, acompanhando os preços internacionais, ele é liberal sim. Se ele fez chapa com Dilma, não foi por afinidade ideológica, foi por pragmatismo.

Fila
Fila
Responder para  Marcos10
6 anos atrás

Se a Petrobrás fosse privatizada, acho que não mudaria muita coisa. Imposto realmente é alto, mas sempre vai existir. Acho que o problema não tem muita relação com isso. São empregados, autonomos e empresários que estão fazendo uma greve. Não adianta botar o exército pra liberar a estrada. Se o caminhoneiro não quiser ligar o motor e sair pra trabalhar, o País vai ficar de joelhos.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

O Cidadão tem tudo a ver com isso. Esse é um movimento legítimo, popular, não é algo decidido em salas de estado-maior em reuniões regadas a uísque singlemalt.

Essa nova política de preços só favoreceu os especuladores. O setor produtivo foi prejudicado com esses reajustes constantes.

Manuel Laurentino de Souza Neto
Manuel Laurentino de Souza Neto
Responder para  sub-urbano
6 anos atrás

É de uma burrice tão grande onerar com impostos abusivos gasolina e diesel. Ainda mais em um país com transporte predominantemente rodoviário. Impacta em toda a cadeia produtiva. Todos devemos apoiar a greve. O governo tem que saber que quem detém o poder é o povo.

Augusto L
Augusto L
Responder para  sub-urbano
6 anos atrás

O setor produtivo e o financeiro se convergem, se a Petrobrás abaixar artificialmente o preço o governo vai ter q aumentar os impostos para cobrir o prejuízo.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Os incompetentes dos últimos Governos liberaram mundos e fundos, para o pessoal comprar caminhão. Quem podia comprar comprou, já que os juros eram uma merreca. Muita gente ganhou, mas ninguém ganhou mais que a cumpanheirada das montadoras. Até o EB ganham uma porrada de caminhão. Tudo pra agradar a cumpanheirada.
.
Resultado? Caminhão demais na praça. Muita oferta para frete. Reduz a margem de lucro.
A Petrobras parou de torrar dinheiro do povão para maquiar o preço dos combustíveis.
.
Trump começou a mexer na taxa de juros americana. Muita gente voltou a comprar dólar pra investir nos EUA. O Dólar sobe. Esse é um motivo da Argentina estar se Fu. nesse momento. Ninguém vai deixar de investir nos EUA pra investir em uma Argentina.
.
No Brasil, a situação não é muito diferente. O calo apertou primeiro nos caminhoneiros, que tem boca, mas não conseguem competir entre si… Os caminhoneiros acham que estão com a razão. Vão chorar. O Governo vai ceder e vai fazer populismo, como no Governo Dilma se fazia. Vão tirar de um lado e pegar do outro.
Quem vai pagar a conta? Sim, tem uma conta bem grande pra ser paga…

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Responder para  Bardini
6 anos atrás

O ideal seria o governo cortar mais “gordura” de si próprio, reduzir ministérios, reduzir gastos com cartões corporativos, cortar ajudas extraordinárias etc.

O governo precisa aprender a gastar menos e se virar com menos, não pode criar novos impostos para cada vez que o orçamento fique curto… é a mesma coisa que eu pedir aumento no meu trabalho cada vez que eu fizer uma extravagância com meu orçamento e minhas contas ficarem no vermelho.

Se não por um “registro” nessa torneira a situação nunca será favorável, o que tem de tão especial que justifique um senador, um deputado ganhar o tanto que ganham? E para que tantos?

Quanto a atrair investimentos é simples, desburocratiza o sistema, investe em infraestrutura e tira as trocentas barreiras que tanto as empresas nacionais quanto as internacionais enfrentam para produzir aqui…

Marcos10
Marcos10
Responder para  Alex Nogueira
6 anos atrás

Em um país que todo mundo quer Estado, fica difícil cortar alguma coisa.

Bardini
Bardini
Responder para  Alex Nogueira
6 anos atrás

“Quanto a atrair investimentos é simples, desburocratiza o sistema, investe em infraestrutura e tira as trocentas barreiras que tanto as empresas nacionais quanto as internacionais enfrentam para produzir aqui…”
.
Não acho nada simples no Brasil…
Desburocratizar bate de frente com que ganha com a burocracia. Investir em infraestrutura, bate de frente com quem ganha com a falta dela, como montadoras e caminhoneiros. Tirar trocentas barreiras bate de frente com quem é protegido por estas barreiras. Cada mudança é uma batalha colossal.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Olhando por esse lado você tem razão Bardini, sempre tem os que ganham quando outros perderm. Para uma minoria é excelente que o país continue assim. 🙁

Ádson
Ádson
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Bardini, a grande maioria dos que estão em greve são autônomos. Estes não compraram caminhões novos, estes andam em caminhões com com até 50 anos de uso. O problema dos caminhoneiros é desconhecido pela grande maioria da população.

Bardini
Bardini
Responder para  Ádson
6 anos atrás

A média de idade da frota de caminhões no Brasil está na casa dos 10 anos. Quem podia, aproveitou o momento e comprou caminhão 100% financiado pelo BNDES no Governo Lula. O Juros era uma merreca, era dado. O resultado está aí, muita oferta resulta em frete baixo. O combustível não está mais com preço maquiado, como na campanha Dilma 2. A Petrobras está trabalhando de forma independente, para se reerguer. Na primeira oscilação do preço do petróleo e do dólar, o lucro do frete some e o caminhoneiros abrem o bico.
.
Agora, a grande maioria pode ser autônomo.
Só que aqui em SC, eu estou vendo muita empresa metida nessas paralisações. Tem empresa que patrocina desde os caminhões para bloqueio, até a comida de quem está no bloqueio.

Ádson
Ádson
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Bardini, raro é o autônomo que tem um caminhão com dez anos. Transportadoras tem caminhões mais novos, autônomos em geral tem velhos.

Ádson
Ádson
Responder para  Ádson
6 anos atrás

Fiz uma pesquisa rápida e achei idade média de caminhões de autônomos em 2016 de 17,2 anos.

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

O Brasil parar por falta de combustível não é apenas um fato como é uma metáfora. E esta é a verdadeira causa daquele . . .

Alex Nogueira
Alex Nogueira
6 anos atrás

Uma coisa que me surpreendeu é ver como o sistema brasileiro é frágil… menos de uma semana de greve e o país já está quebrando… imagina se fosse uma guerra mundial, algo semelhante.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Responder para  Alex Nogueira
6 anos atrás

Infraestrutura fraquíssima, nenhuma novidade. Tinha que ter muito mais ferrovias e hidrovias. Ter que depender quase que totalmente do transporte rodoviário é um erro, fica na mãos dos caminhoneiros, o transporte custa mais caro e causa mais mortes nas estradas.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Alex Nogueira
6 anos atrás

Bem vindos ao mundo civilizado, cidades imensas, cheias de gente com estoques pequenos. A logística precisa ser tão complexa e a fragilidade é algo inerente ao sistema. Não acho que seria algo muito diferente em outros países do mundo.

Há muitas categorias interessadas na baixa de preço dos combustíveis e os caminhoneiros estão sendo apoiados pelas empresas de transporte. Os motoboys apoiam os caminhoneiros e aposto que os motoristas de taxi, Uber etc. também. Mesmo que os recursos cheguem nas cidades não vai ser o metrô ou o barco que vai distribuir as coisas dentro delas. O modal rodoviário continua sendo o principal.

É ingênuo achar que isso é feito apenas por caminhoneiros ou que há um grupo do mal no comando de tudo isso.

Joaquim Silveira
Joaquim Silveira
6 anos atrás

Colombelli …. colombelli
Risos …. nao se esqueça que o EB é feito pelo povo.
Apoio total aos trabalhadores autônomos caminhoneiros.
O inimigo do povo e do EB são outros.

Abraço.

Heitor
Heitor
Responder para  Joaquim Silveira
6 anos atrás

Achei brincadeira.. o EB ir de fuzil contra civis… Era só o que me faltava…

MGNVS
MGNVS
Responder para  Joaquim Silveira
6 anos atrás

Joaquim Silveira 24 de Maio de 2018 at 22:24

Joaquim… falou tudo em poucas palavras.

O inimigo do povo e do EB realmente sao outros.
Esse inimigo esta la no Palacio do Planalto e no Congresso Nacional. Esse inimigo usa terno e gravata e vive tentando se manter no poder a cada eleicao msmo qndo perdem e buscam loucamente um cargo “comissionado” pq no Brasil ser politico virou profissao, virou meio de vida.

A razao da existencia do EB é defender o país e o povo de inimigos e agressoes externas. O EB nao foi criado para atirar no cidadao comum, no trabalhador que ganha seu sustento honestamente no dia a dia.

No caso de manifestacoes legitimas se tornarem bagunca, ae quem teria que agir seria a Força Nacional de Segurança atuando nos msmos moldes da Guarda Nacional dos EUA.

Pedro
Pedro
Responder para  Joaquim Silveira
6 anos atrás

Apoiado caro Joaquim!
O EB tem não tem que mirar no povo, mas se juntar a esse contra aqueles burocratas corruptos sugadores. O burro cansou de carregar tanto peso.

Pedro
Pedro
6 anos atrás

O povo tá cansado de ser burro de carga Colombelli. E sim, a maior parte do povo apoia os caminhoneiros, eles realmente levam o país nas costas. Mas uma hora o burro não aguenta o peso. Ficar repetindo lei, lei, lei… lei isso, a lei aquilo, e ainda por cima latim para o cavalo esfoaldo que não aguenta mais puxar a carroça não ajuda em nada. Vai chicotear o pobre pangaré agora? Vai dizer, continue trabalhando para nos sustentar? Tá na hora mesmo do povo mostrar pra esse governo corrupto. Tem que parar mesmo. Que se libere uma pista então para passar ambulância e coisa do tipo. Tem coisa que só vem com sacrifício, é que nem obra de trânsito, dá uma tranqueira por uns dias pra melhorar depois.

Pedro
Pedro
Responder para  Pedro
6 anos atrás

“Povo? eu e muitos outros somos povo e não apoiamos isso ai.”

A mim me parece que tu e muitos poucos sao contra, na verdade. Vá nos comentários dos sites, veja neste mesmo, ou converse com o povo nas ruas, está todo mundo apoiando. Vá ver os vídeos na internet, os motoristas de vans e motoboys estão juntos, os produtores rurais, trabalhadores das indústrias.

“Uma classe que representa menos de 1% da população e que esta buscando os “seus” direitos não fala pelo povo. Pelo contrário, está se pondo contra o povo, que são os 99% prejudicados.”

1% são os pelegos do MST, os professores universitários vermelhos, esses sim são o 1% de que falas. Os caminhoneiros representam o povo sim, aqui cabe a metonímia, representam os trabalhadores comuns, que ralam para ganharem pouco.
E sim, eles estão buscando os “seus” direitos, mas que bom que alguma categoria está. Quem sabe os outros poderiam aderir, quem sabe agora consigamos juntos fazer esse governo de merda baixar imposto uma vez na vida?

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

volto a repetir, planejamento de governo do centrão (MDB, PP, PSDB, DEM)

– economia: aumentar impostos e exportar mais
– saúde: comprar mais ambulâncias
– segurança: comprar mais viaturas
– educação: distribuir, lápis, borrachas e livros do MEC, e passar um tinha nas escolas

vão abaixar o diesel em 0,20c e daqui um mês aumenta em 0,50c

Pedro
Pedro
Responder para  Alessandro
6 anos atrás

É vero

Henrique
Henrique
6 anos atrás

Por isso que concordo com um certo candidato, o cidadão tem que tá armado pra se defender. Queria vê se todo mundo podesse ter um arma pra vê se esses caminhoneiros preguiçoso iria ficar fazendo baderna. O cidadão de bem tem o direito de encher eles se bala pra saírem do meio. Mas o presidente temer deve da essa ordem em breve ao EB. Acabar com essa zona desses esquedopatas. Não pode pagar ande a pé. Aqui é capitalista. Fora comunistas

MGNVS
MGNVS
Responder para  Henrique
6 anos atrás

Henrique 24 de Maio de 2018 at 23:13

Vc tem qntos anos, 14anos?
Qnta bobagem em um so comentario.
Ainda bem que no nosso Exercito tem gente responsavel, competente e profissional que nunca vai dar atencao a esse tipo de comentario.

Diplomata92
Diplomata92
6 anos atrás

Caro colombelli
O engraçado é que esse discurso de medir forças com o EB
Nas favelas do Rio de janeiro não acontece né? Muito menos com o MST e seus iguais !
O alto comando do EB que pense bem,ou todo o apoio que conquistou do povo nos últimos anos
Vira pó com um único disparo.
Se ele mesmo não pode fazer nada pelo povo não o atrapalhe
Chutar cachorro morto é Facil,depois é só se esconder atras da farda e dizer que foram ordens !

MGNVS
MGNVS
Responder para  Diplomata92
6 anos atrás

Diplomata92

Perfeito.
A razao da existencia do EB é defender o país e o povo de inimigos e agressoes externas. O EB nao foi criado para atirar no cidadao comum, no trabalhador que ganha seu sustento honestamente no dia a dia.

No caso de manifestacoes legitimas se tornarem bagunca, ae quem teria que agir seria a Força Nacional de Segurança atuando nos msmos moldes da Guarda Nacional dos EUA.

O EB, a FAB e a MB tem que intervir em outro local.
As forcas armadas lideradas pelo povo e por entidades como MP tem que intervir no Palacio do Planalto e Congresso. Dilma caiu, Lula foi preso, Azeredo ja dancou, Eduardo Cunha preso, Maluf preso, Garotinho ficou chorando na cela, agora cadeia no Aecio, Alckimin, Serra, Sarney, ACM Neto e toda essa canalhada que vive de roubar o erario publico.

Douglas
Douglas
Responder para  Diplomata92
6 anos atrás

Parabéns Diplomata92!!! Concordo em gênero, numero e grau… disse tudo e mais um pouco.

Diplomata92
Diplomata92
Responder para  Diplomata92
6 anos atrás

Colombelli acompanho o EB sim
Sei que no RJ a oab tá no Cangote de vocés
E até tiro de advertência vocês tem que dar para os vermes armados de fuzis! E sobre o mst não tô falando de agora não,mais sempre faziam manifestaçoes nos.mesmo moldes e ninguém falava nada! A alguns tempo atrás o líder deles falou horrores sobre o exército e nem uma nota vocês soltaram
Outra sobre hierarquia militar meu pai serviu no 9¤ BEC Meu tio indem,infelizmente um acidente me tirou a oportunidade e honra de servir o EB sei que ordens são ordens,mais aí que tá ate sobre a pressão popular o exército vaí Cumprir ?
Sobre camimhoneiros não ter uma procuração do povo,acabei de sair de uma manifestação e adivinha ? Não tem ninguém contra os motoristas e pela primeira vez eu ouvi em alguns anos a população ir contra o EB E uma viatura receber vaias
Como eu disse vamos ver os próximos passos
Mais que vai piorar mais ainda isso vai !

Rafael Q Rocha
Rafael Q Rocha
6 anos atrás

Tenho condições apenas de comentar o aspecto jurídico atinente a decisão referida na matéria. Com a devida vênia a quem pense de forma diversa, em meu sentir, caminhou bem a decisão do magistrado em assegurar e privilegiar no caso concreto o direito constitucional de ir e vir em detrimento ao direito de greve, mitigado por extrapor os limites do razoável. Friso que nenhum direito é absoluto. Apar disso, um ponto que me chamou à atenção e me pareceu preocupante, é de que forma o EB dará esse apoio? Com uso de força? Se sim, quais os limites para seu emprego? Tais aspectos não percebi nos trechos da decisão transcritos na matéria (faço a seguinte ressalva: tais pontos podem estar presentes na integra da decisão). Lembrando sempre que à atuação dos agentes públicos deve ser balizada pela estrita legalidade, sob pena da invalidade do ato e consequente responsabilidade jurídica do agente público e até do Estado. Por isso minha preocupação em se precisar o tipo e alcance do apoio que o EB prestará à PRF, medida essencial para preservar todos os atores envolvidos.

As variáveis politicas e econômicas que são questões de fundo aos fatos, confesso que não tenho condições de analisá-las.

Ádson
Ádson
6 anos atrás

Colombelli, tenho dois caminhões que carregam equipamento Brasil a fora (câmera hiperbárica, compressores, dcs, geradores, etc). Sempre estão na estrada. O preço do combustível foi simplesmente a gota d’água. A classe (caminhoneiros) vem há muito tempo dando sinais de insatisfação. São explorados pelas transportadoras, pelos agenciadores de carga, pelos chapas, por borracheiros, eletricistas, mecânicos, pelos pedágios, prejudicados por estradas mal traçadas e mal conservadas, roubados por prostitutas, por maus policiais, humilhados por fiscais e por clientes finais que os desprezam e por fim roubados por marginais. Os fretes, mesmo antes dos aumentos dos combustíveis já não davam para dar manutenção nos caminhões, que diga-se de passagem são muito velhos. Quase na totalidade andam com pneus em péssimo estado, freios no limite e as vezes além deste, etc, etc. Como regra trabalham 12, 13… até 20 horas dia só para colocar alimento em casa. Na estrada é comum terem que pagar para estacionar em postos para pernoitar. Os banheiros, na maioria são lastimáveis, a comida se for boa é muito cara sobrando “butiquins” para alimentação no dia a dia com uma qualidade duvidosa. Em contrapartida, tudo que está a seu redor neste momento incluindo as paredes, ou o que vc esta vestindo, passou pela condução deste profissional mal remunerado, mal tratado, mal compreendido. Por isso digo, “o combustível foi só a gota que faltava”.

Bravox
Bravox
Responder para  Ádson
6 anos atrás

Sem palavras!

GengisDu39
GengisDu39
Responder para  Ádson
6 anos atrás

Triste realidade, hoje meus filhos não teem aula devido a greve , a qual apoio totalmente. Se acabar a gasolina de minha moto fico em casa tbm mas continuo apoiando. Os caminhoneiros carregam este país nas costas por serem basicamente o único modal de transportes pois o ferroviário mal carrega minério. A chance de termos uma melhora real na situação é,ao que parece, agora e se os caminhoneiros, como os que vi ontem aqui em BH com faixas nas grades dos caminhões pedindo intervenção, conseguirem retirar os generais de sua zona de conforto em prol da nação a qual já na sua maioria apoia os militares, ae sim missão cumprida na melhor forma.

Fila
Fila
Responder para  Ádson
6 anos atrás

Mas porque simplesmente não aumenta o frete pra cobrir tudo e rapassa o custo?? Problemas existem em todas as áreas, se o frete não cobre isso tudo, aí é que está o erro. Tá muito estranha essa greve em que uma das reivindicações é “não reonerar a folha de pagamento do setor de transportes”.

Ádson
Ádson
Responder para  Fila
6 anos atrás

Quem determina o frete não é o caminhoneiro, se fosse estaria resolvido o problema.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Ádson
6 anos atrás

Sr Adson eu não sou caminhoneiro,mas passamos por tudo isso de dificuldades também.Apenas estamos pagando a conta, das eleições passadas.Até 1985 mal ou bem a casa tava arrumada,depois veio a tal da Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil aos politiqueiros, artistas e demais brasileiros exilados, e condenados por crimes políticos.Aí só um aeroporto para ir embora,torcendo que tenha combustível para a viagem.

Bueno
Bueno
Responder para  Ádson
6 anos atrás

Adson, tem os Índios que cobram também pedágios… incluía ai, atacados pro índios

Pedro
Pedro
Responder para  Ádson
6 anos atrás

Qual é a melhor forma, dê uma outra solução eficaz, que force o governo a se dobrar… vamos… ficar repetindo que é tudo burro para passar de inteligente não faz sentido se o que vc propõe não vai dar em nada. Uma greve de meia tigela, que nem greve de professores e dos correios, todo ano tem e já até entrou no calendário, não dá nada.

Vc fala como se estivesse tudo bloqueado, não está. Tem muita coisa por aí já desobstruída, ou total ou parcial. Dessa forma seu principal argumento contra a greve não se sustenta. Que tal culpar os governadores que parecem não estarem comovidos pelos doentes nos hospitais, já que não admitem baixar o ICMS, a sua menina-dos-olhos?

Ádson
Ádson
Responder para  Ádson
6 anos atrás

Colombelli, os sindicatos dos caminhoneiros estão pedindo socorro como ultimo suspiro ao governo desde julho do ano passado. Avisos foram as dezenas. Simplesmente por serem pessoas com pouco estudo em sua maioria, mal vestidas, em sua maioria muito simples, que vivem em um circulo muito diferente do resto da sociedade, foram ignorados. Este protesto foi a derradeira forma.

Bravox
Bravox
6 anos atrás

Acaba com o tal bolsa familia entre outros gastos inuteis que baixa imposto facil…. (chega de socialismo)

GengisDu39
GengisDu39
Responder para  Bravox
6 anos atrás

Tem muitas bolsas, acabar com elas vai reservar muito dindin, forçar os folgados(são a maioria pois tem gente realmente necessitada) a procurar emprego e ainda ajudarem a roda econômica girar.

Dodo
Dodo
6 anos atrás

Exatamente colombelli ! Assino embaixo !

Bruno w
6 anos atrás

Kkkk. Tem gente aí falando que os caminhoneiros estão errado ….será que eles não sabem que até seu papel higiênico que vc usa , é trazido até os supermercados pelos “malvados” caminhoneiros , e que se o preço do diesel tiver alto ,o frete também estará alto , e os produtos transportados também estará alto..
Vcs sabem quantos é um pneu de caminhão ???
1800,00 não é o melhor….sabem quanto é o mesmo no Paraguai ??? 756,00…..
Por que a gasolina no Paraguai ,(que é comprada no Brasil) é vendida lá, bem abaixo do preço do que aqui??????
Vcs que estão criticando os caminhoneiros ,sabem quantos eles pagam de pedágio ??????

Eu , meus companheiros de trabalho ,minha família ,meu estado apoiamos está greve….e aposto que o alto escalão do exército também apoia…
Quem é contra , é por que mama na “tetinha”do governo….
Antes do Brasil ter o pré sal ,o barril era bem mais caro ,e os combustíveis bem mais barato, hoje exportamos petróleo , e não conseguimos pagar os preços dos combustíveis….

Ádson
Ádson
Responder para  Bruno w
6 anos atrás

Colombelli, vc não conhece nada da realidade de fretes no Brasil. Quase nada em aumento de diesel, pedágio, manutenção, pneus, etc foi passado para o frete, que já estava no limite, nos últimos dois anos, pelo contrário o frete caiu. Eu tenho dois caminhões mas não sofro com fretes por quê só trabalham para mim, mas vejo o sofrimento dos que tem que viver deste seguimento, sim a palavra é sofrimento.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

A maioria pensa de través, não é possível.
Não há situação nenhuma do EB atirar em ninguém.
Se for ordenado (esquecem q não estamos no Regime Militar, quando os militares podiam querer algo?), haverá a desobstrução de vias. Só isso.
Se os caminhões ficarem parados, já produz o resultado, pois tudo para.
Aqui em SC, q estou visitando, não há um bloqueio, e está tudo parado.
Sds

GengisDu39
GengisDu39
Responder para  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Agnelo tens ouvido algo entre seus companheiros de farda sobre intervenção. Tipo por via “rádio peão” como falamos aqui na Copasa em MG???

Fila
Fila
Responder para  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Agnelo, isso que é o mais grave dessa greve, quase não há bloqueios! O que existe é uma recusa em trabalhar. Como resolve isso??? Não adianta força bruta, os caras não querem pegar estrada. “É o livre mercado se regulando”…

M. Silva
M. Silva
6 anos atrás

Grevista brasileiro sempre parte para o abuso.

Ao invés de bloquearem a Praça dos 3 Poderes e a Esplanada dos Ministérios em Brasília para intimidarem os políticos, acabam exagerando em medidas inócuas e prejudicando o cidadão comum, que nada pode fazer para mudar as coisas além de cometer menos asneiras na hora de votar.

O governo não cede nas tributações. Se faltar grana, leiloam o país, pegam empréstimos, etc e todos se ferram. O negócio é depor quem abusa do mandato.

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

7 de novembro de 1988
Siderúrgica de Volta Redonda
Data negra para o EB..mostrando total despreparo da tropa e comando. Impensável hoje.
Alguns ainda comemoram. Muito triste.

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

A Petrobras é muito maior e mais impactante na economia do que um punhado de caminhoneiros, lesar ela abaixando os preços artificialmente é populismo e será nos o povo que com os iimpostos que teriamos que bancar esse prejuízo.

Quanto ao imposto, existe um princípio econômico da maxima arrecadação, Ex: um imposto 100% arrecada igual à zero e um de 50% seria o ponto maximo de arrecadação.
Não sabemos se cide/cofins esta em quall parte da parábola, pelo que vejo, nem Minc Fazenda sabe.
Sabendo disso vcs tem que saber que na economia o multiplicador do imposto é maior do que o do gasto privado, ou seja, á retirada do imposto assim sem pensar, pode resultar em menos dinheiro na economia.

Sabendo disso, o governo não deveria abaixar nada, até que se tenha uma ideia do impacto econômico e da curva de arrecadação, se os caminhoneiros reclamarem é só sentar a porrada.

Renato B.
Renato B.
6 anos atrás

Nada como o estado achando que vai distribuir paz e amor com suas canetadas.

Colocar o exército nas estradas vai ser absolutamente inócuo. O que temos são várias categorias determinadas a baixar o preço dos combustíveis, com o apoio dos empresários de seus respectivos setores. No caminho para o trabalho hoje grupos de motoboys faziam bloqueios rápidos no trânsito: paravam a via e criavam um imenso engarrafamento. Quando as sirenes apareciam no horizonte eles subiam nas motos e liberavam o trânsito. Maquiavélico, mas devo admitir que os caras são espertos. Os motoboys não são subordinados aos caminhoneiros, mas estão atuando também.

O EB não vai conseguir impedir a maioria dos bloqueios e mesmo que impeça não vai fazer os caminhões andarem, as empresas de transporte não tem esse interesse. Mesmo que um ou outro fura greve passe a logística já está toda zoneada. A cadeia de suprimentos está quase estática e as cidades já estão sentido o impacto pesado. Estou surpreso de ter fila nos postos e não nos mercados.

E assim segue o país, ensaiando movimentos de apocalipse.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

Temer pode cair com esses protestos.

Renato B.
Renato B.
Responder para  sub-urbano
6 anos atrás

Se ficar só nisso estamos no lucro. Todo mundo gosta de falar mal do estado, mas ruim com ele e muito pior sem ele. Somália e Líbia podem atestar.

Ozzy
Ozzy
6 anos atrás

Quando houver grave crise de desabastecimento, isso se tornará assunto de segurança nacional, e o Exercito irá agir com ou sem ordem de juiz.

GengisDu39
GengisDu39
Responder para  Ozzy
6 anos atrás

Assim espero e principalmente que o façam arrancando os bandidos que nos desgovernam de seu conforto nos plenários da vida pois os militares tbm são vítimas dos mesmos. Tbm são pai, mães e filhos , tbm carecem dos mesmos serviços que a população.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Ozzy
6 anos atrás

De boa, mas e daí? Vai ter um soldado assumindo a boléia de cada caminhão e levando até o seu destino?

Ozzy
Ozzy
Responder para  Renato B.
6 anos atrás

Não é necessario, basta liberar as vias. Esse protesto só tomou essa proporção porque alguns manifestantes quebram os caminhoes que querem continuar trabalhando e ameaçam os motoristas.

Fila
Fila
Responder para  Ozzy
6 anos atrás

Engano seu. A maior parte dos motoristas não sai do lugar porque não quer

Renato B.
Renato B.
Responder para  Fila
6 anos atrás

Exatamente.

Eu resolvi dar uma olhada na Confederação Nacional dos Transportes, segundo a CNT 47% dos caminhoneiros são autônomos, donos de seu instrumento de trabalho (e todos os ônus juntos). O que a esquerda costuma a chamar de “pequena burguesia” e a direita de “empreendedores”. Desses, uns 45,5% tem dívidas acima de R$ 6.000, o que é bem mais que eles ganham em média. Imagine como ficaram as coisas depois dos últimos aumentos?

Esses caras estão em aliança (o que é diferente de subordinação) com os grandes empresários do setor? Muito provavelmente. E entre eles e as forças do estado (como o EB) acho as chances deles são boas. Eles não precisam enfrentar em campo aberto, basta que façam corpo mole. Eles nem precisam obedecer a seus sindicatos ou representantes.

Entrando em exemplos históricos, me parece que adotaram uma tática parecida algo com o que os dinamarqueses fizeram depois que os nazistas ocuparam o país na segunda guerra.

JOEL EDUARDO SOARES
JOEL EDUARDO SOARES
6 anos atrás

Compra diesel e gasolina da Venezuela, bem mais barato!
porque comprar da Petrobras ???

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  JOEL EDUARDO SOARES
6 anos atrás

Podemos até recomprar do Paraguay!!! abraços st4

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

SE O ACORDO SOBRE O PREÇO COMBUSTÍVEIS EXCLUI A GASOLINA E O ETANOL, penso que deve ser liberado o abastecimento dos postos, exatamente, para a gasolina e o etanol e o querosene de aviação.

SE FOR ASSIM, NÓS, USUÁRIOS E DEPENDENTES DA GASOLINA E DO ETANOL FOMOS VEXAMINOSAMENTE ENGANADOS PELOS CAMIONEIROS E SUAS LIDERANÇAS.

Franklin de Paula
Franklin de Paula
6 anos atrás

SOS FFAA.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Aiiinnn caminhoneiros reaças opressores capEtalistas…
Mas peraí…
Se o caminhoneiro é autônomo (é dono do seu esforço, trabalha quando quer) e é dono do seu caminhão (meio de produção), como ele é um burguês explorador se ele se encaixa no ideário comunista que “tudo ele produz tudo lhe pertence” ?

Bravox
Bravox
Responder para  Delfim
6 anos atrás

Burgues opressor certamente, não trabalha em um caminhão estatal fornecido pelo socialismo digo governo federal ……

Pedro
Pedro
6 anos atrás

Isso dos preços, não tem a ver com a política da Petrobras em mudar seu foco do mercado interno para o mercado externo, a fim de minorar a roubalheira de bilhões do atual e dos governos anteriores?

Marcelo Danton
Marcelo Danton
6 anos atrás

NÃO!! ISSO NÃO É ACHAQUE.
Estacionar em lugar proibido deveria ser todos o dias
Na Banânia Republik não é, pois cada cidadão que se dizem “honestões”, adoram as leis PARA OS OUTROS.
Querem abastecer e vão ter o direito de parar em filas duplas ou onde é proibidor parar, no rebaixamento de guias, etc?!?!
Estão confundindo o direito de greve/protesto(que neste caso especifico dos caminhoneiros é JUSTÍSSIMO, pois estão sem a máfia sindical brasileira PeTralhas), com a falta de civilidade dos brasileiros que, para abastecer o seu direito, invadem sem cerimonias o direito dos outros?
Esquecem que nós, cidadãos, NÃO temos o poder de mobilização e boicote como os caminhoneiros. Então aproveitemos esse movimento que é HONESTO SIM, e apoiar, mesmo que soframos. Chega de impostos altos.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Marcelo Danton
6 anos atrás

Opss eerrei! É sobre um video feito por uma mulher reclamando que a policia esta multando as filas duplas e fechamento de acessos pelos viciados em gasolina.

JORGE BRAGA
JORGE BRAGA
6 anos atrás

Por que o Preço do Combustível é tão Alto no Brasil?
A pergunta que todo o proprietário de carro se faz constantemente no Brasil é a seguinte:
Por que o preço do combustível é tão alto? Por que a nossa gloriosa gasolina é tão cara? Por que os nossos próprios vizinhos sulamericanos, que não produzem petróleo, têm preços de combustível mais baixos do que nós? Por que diabos é tudo tão caro por aqui?
Por que esse combustível é tão caro? Por que a gasolina é cara?
Quase 60 por cento (57,13%) do preço da gasolina é apenas imposto, segundo os especialistas. Mais da metade do preço do litro.
Quase alto suficiente em petróleo e com invejável cultura de cana de açúcar, por que um preço tão elevado? E o Brasil tem a gasolina mais cara do mundo.
E não é pouco não, os especialistas calculam que o preço do combustível esteja até 60% acima das cotações internacionais.
O que vocês acham da Petrobras exportar petróleo a um preço menor do que pagamos aqui no Brasil, enquanto nós, consumidores, temos que arcar com o valor altíssimo pela gasolina. Por que o preço não reduz? Até quando vamos comprar uma gasolina tão cara?
O Brasil é o único país do mundo onde a população não se beneficia pela riqueza de seus recursos naturais. Apenas os investidores internos, estrangeiros, o governo e poucos funcionários da estatal lucram com as riquezas minerais do país.
E como você explica o fato da Petrobras cobrar de outros países metade do preço que nos cobra pelo barril de petróleo? Para a extração desse petróleo que é exportado os custos são menores? Os bilhões de dólares de lucratividade trimestral obtidos pela Petrobras, os valores milionários gastos pela Petrobras com patrocínio de times de futebol inclusive na Inglaterra? Os cerca de cinquenta milhões de reais anuais pagos a titulo de conselho por “especialistas” em petróleo.
Mas, o preço da gasolina no Brasil é mais caro por causa da carga tributária.
Quem Faz a Festa?
No Paraguai, que não tem nenhum poço de petróleo, não tem pré-sal nem Petrobras, a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool. Na Argentina, Chile e Uruguai, que juntos, somados os três, produzem menos de um quinto da produção brasileira, o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool.
E o Brasil anunciou que já é autossuficiente em petróleo. Serve pra quem? Quem faz a festa?
Estamos pagando quase 5 reais pelo litro da gasolina. Realmente, só tem uma explicação para pagarmos tanto: menosprezo e desrespeito ao consumidor.
Já houve quem sugerisse um boicote aos postos da Petrobras. Como?
A verdade é que parece que a cada dia que passa o custo do etanol e da gasolina ficam mais caro para o cidadão, o que me indaga muito, pois, não somos um país autossuficiente em cana-de-açúcar e petróleo? Então, logicamente, os preços não deveriam estar entre os mais altos da América Latina.
O Brasileiro não recebe em dólar seu salario e o PIB do brasil em comparação a outros paises

Javier Bonilla
Javier Bonilla
Responder para  JORGE BRAGA
6 anos atrás

Meu querido, no Uruguai o preço de gasolina é de 6.5 R$, porque aqui tambem, mesmo sem produzir petróleo, a gente tem que bancar o nosso Petrolao, quando o recentemente deposto ex vice presidente Raúl Sendic (Jr.) ,ex presidente da poetroleira estatal ANCAP fazia acordos mirabolantes , precisamente com Petrobrás, PDVSA, OAS (para construir uma unidade gasificadora carísima e que nunca saiu do papel) , aceitava cheques sem fundo dos antigos donos da falida linha aérea Pluna ou pretendia ressucitar os plantios de açucar e a industria sucrocoleira ao sul de Uruguaiana….. Quer saber mais?O botijao de gás de 13 kg. ta a 22 dólares!!!! Nós é que vamos ,se perto da fronteira, carregar de gasolina, gás ou que for no RS!!!!

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Para quem quiser debater baseado em números

Preço do da gasolina e do diesel na última década no mercado americano:
https://www.eia.gov/dnav/pet/pet_pri_gnd_dcus_nus_a.htm
Preço atual (diário): https://www.eia.gov/petroleum/gasdiesel/
Cotação do petróleo na última década: http://www.macrotrends.net/2480/brent-crude-oil-prices-10-year-daily-chart
Paridade Real R$ X Dólar USD : http://economia.acspservicos.com.br/indicadores_iegv/iegv_dolar.html

Pedro
Pedro
6 anos atrás

Pronto, conseguiram! Acaba de sair noticia que o Temer vai usar as FFAA contra o povo! Parabéns… Fizeram algum acordo espúrio na calada da noite de ontem com sindicatos que nao representam os caminhoneiros autonomos e agora querem forçar goela abaixo da maioria. Nossos governantes ladroes estao dizendo: calem a boca e voltem ao trabalho, escravos! Contentem-se com migalhas. Quero ver o general dizer não a essa ordem absurda!
https://www.oantagonista.com/brasil/temer-quer-usar-forcas-armadas-contra-caminhoneiros/
E para aqueles que dizem que a maioria do povo nao apoia a greve, olhem os comentarios, de qualquer site, ta todo mundo com os caminhoneiros.

Delfim
Delfim
Responder para  Pedro
6 anos atrás

O EB vai trocar os blindados por caminhões pipa ?

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Responder para  Pedro
6 anos atrás

E vai forçar os motoristas rodarem em prejuízo?

PauloR
PauloR
6 anos atrás

Os esquizofrênicos vão ter sua reivindicação atendida pelo exercito.

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PauloR
PauloR
6 anos atrás

Desconfiava que essa greve tinha um cheiro podre vindo dos empresários do ramo de transporte, agora com essa lei aprovada no Senado sem passar pelo plenário, o cheiro de chorume dominou o ar.

https://g1.globo.com/politica/noticia/senado-aprova-regras-para-eleicao-indireta-em-caso-de-vacancia-da-presidencia.ghtml

Jose
Jose
6 anos atrás

Tá difícil tá? Bate panelinha que passa! Ah….aproveita e pergunta “pro” homem propaganda “engraçadinha” da ipiranga onde tem gasolina à R$ 2,70 o litro, como era à 2 ou 3 anos atrás e de “mentirinha” alguém fez um trabalho monstruoso, sofisticado e carissimo “espalhando” que tudo estava ruím no país. E pensar que muitos desavisados ou ingênuos políticos acreditaram na “istorinha”. Agora já era… O “fumo” adentrou….e com vidro moído….

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Responder para  Jose
6 anos atrás

Desiste amiguinho, o caminhão de mortadela também ficou preso no bloqueio.

Pedro
Pedro
Responder para  Jose
6 anos atrás

Cai fora petralha! Vcs nao foram chamados. Os sindicalistas mortadelas tentaram entrar no protesto e foram expulsos pelos trabalhadores de verdade. Quem votou no vice da Dilma foi vc.