Lançamento do VLS

Lançamento do VLS

Lançamento do VLS
Lançamento do VLS – Veículo Lançador de Satélites

Papéis mostram que satélites americanos espionaram complexo militar brasileiro

Marcelo Godoy e Roberto Godoy

A CIA (Agência Central de Inteligência) usou satélites para espionar o programa espacial brasileiro e o complexo industrial militar do País entre 1978 e 1988. Documentos desclassificados pelo governo americano em dezembro de 2016 mostram análises de fotos aéreas das instalações de fábricas, da base de lançamentos de foguetes em Natal (RN), e do campo de provas de armamentos da Serra do Cachimbo, onde a Força Aérea Brasileira (FAB) construía um poço que poderia ser usado em testes de artefatos nucleares.

Além de satélites, os papéis mostram que os adidos de defesa e a embaixada americana dispunham de uma rede de informantes que permitiu aos Estados Unidos saber detalhes das negociações secretas entre Brasil e Arábia Saudita e as vendas de blindados e foguetes para o regime de Saddam Hussein, no Iraque, e para a Líbia, governada então por Muamar Kadafi. Os americanos temiam que, por meio dessas vendas, a tecnologia ocidental fosse parar nas mãos da União Soviética. Tinham ainda restrições às entregas a nações hostis aos Estados Unidos. Mas também enxergavam uma vantagem: o equipamento brasileiro podia roubar dos russos mercados inacessíveis a Washington.

Produzido pelo Centro Nacional de Interpretação Fotográfica, o relatório com o título Alcance de Mísseis: Instalações Mísseis Estratégicos SSM (Míssil Terra-Terra) lista dez locais de interesse da espionagem americana. O primeiro a ser fotografado foi a Base Aérea de São José dos Campos.

Na mesma cidade, os satélites registraram o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a fábrica da Avibrás, que participava dos projetos de foguetes militares. Na vizinha Santa Branca, outra área da Avibrás foi vigiada, assim como em Piquete, uma fábrica de explosivos – os americanos pensavam que ali seria feito o combustível sólido do foguete meteorológico Sonda IV e do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

O relatório de novembro de 1982 usa fotos da Base Aérea de Natal e de sua área de lançamento de foguetes e, por fim, do campo de teste de arma do Cachimbo. Os americanos previam que, em 1988, o País teria condições de lançar o VLS – ele só seria lançado em 1997 e seria abandonado após explodir em 2003 na Base Aérea de Alcântara, no Maranhão, deixando 21 mortos.

Em 1.º de outubro de 1982, os americanos fotografaram um protótipo do Sonda IV. Ele podia atingir mil quilômetros de altitude e levar uma carga de 300 quilos. Pelas coordenadas geográficas da foto é possível saber que ela foi feita sobre São José dos Campos. Em 27 de março de 1984, novo documento informava que se detectara a construção da torre de lançamento do Sonda IV, em Natal. Para os americanos “o Sonda IV podia ser adaptado para o transporte de arma”, o que nunca aconteceu.

Engesa EE-T1 Osório
Engesa EE-T1 Osório

Engesa
Os satélites americanos também espionaram a Engesa, maior indústria de armamentos brasileira. Fabricante dos blindados Cascavel e Urutu, ela pretendia produzir o tanque pesado Osório. Em 25 de agosto de 1978, o satélite identificou pela primeira vez na fábrica em São José dos Campos oito Urutus e um Cascavel. O Brasil passou a vender esses blindados a países como Líbia, Iraque e Colômbia.

Em 1980 e em 1984 a CIA produziria relatórios sobre as vendas, acusando o País de não se importar com o destino final das armas. Segundo eles, blindados Cascavel foram repassados pela Líbia aos rebeldes da Frente Polisário, que lutavam pela independência do Saara Ocidental (território ocupado hoje pelo Marrocos), e a rebeldes do Chade.

No papel de 1984, os americanos analisavam as vulnerabilidades da indústria bélica brasileira. A principal delas, segundo a CIA, era depender de vendas externas. Qualquer corte de compras podia ser letal para ao setor.

O documento secreto via risco de vazamentos de tecnologia para países hostis do Terceiro Mundo e para Moscou. O Brasil já teria despertado a atenção dos russos, mas não estaria preparado para proteger seus segredos. Também informava que os governo brasileiro vetara a vendas para Cuba e Coreia do Norte.

As vendas da indústria bélica a países árabes eram apontadas pelos americanos como a causa de o Brasil votar contra os Estados Unidos e Israel nas Nações Unidas. Por fim, o documento revelava um segredo: o Brasil teria feito um acordo secreto em janeiro de 1984 de US$ 2 bilhões para desenvolver e produzir o tanque Osório para a Arábia Saudita.

Só três meses depois os dois governos tornariam público um protocolo de cooperação militar, assinado em Brasília pelo ministro da defesa saudita, o príncipe Sultan Ibn Abdulaziz. Em 1989, os governos anunciariam a produção do Al Fahad, a versão saudita do Osório, que acabou não se concretizando – os sauditas compraram o tanque americano Abrams. Os Estados Unidos estavam certos: a quebra do acordo com os árabes foi letal à Engesa, que faliu em 1993.

Relatório do Departamento de Estado Americano alertava sobre as consequencias da venda do Osório para a Arábia Saudita
Relatório do Departamento de Estado e da Defesa dos EUA de 1990 alertava sobre as consequências da venda do tanque Engesa EE-T1 Osório para a Arábia Saudita

Brigadeiro
A rede de informantes americana atuou ainda na espionagem das atividades da empresa Órbita, uma parceira montada nos anos 1980 com a participação da Engesa e da Embraer. Além dos informantes, a CIA recebia informações da embaixada americana, que mantinha contatos com empresários brasileiros.

Vito Antonio de Grassi, então presidente da Órbita é apontado no relatório de 20 de maio de 1988 como a fonte da informação de que a empresa ia produzir mísseis terra-ar, ar-ar e antitanque para as Forças Armadas brasileiras. O vice-presidente da Órbita era o brigadeiro Hugo Piva, que depois chefiaria uma missão técnica brasileira que desenvolvia armas para Saddam Hussein.

O mesmo relatório informava que a Avibrás estaria desenvolvendo um míssil tático terra-terra. A embaixada dos Estados Unidos não quis se manifestar sobre o caso, assim como a Força Aérea Brasileira, a Embraer, a Avibrás e Vito Antonio de Grassi.

FONTE: Estadão

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

169 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Olhando a lista de clientes ‘gente boa’ até entendo a preocupação dos americanos. kkkkkkkkk

ODST
ODST
Responder para  Rodrigo
6 anos atrás

Nada diferente dos clientes “gente boa” do próprio EUA.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Responder para  Rodrigo
6 anos atrás

Nada diferente dos clientes “gente boa” do próprio EUA.

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Nem preciso ler mais! Já sei como serão os comentários! Que comecem os jogos!
Mas não devo negar que os americanos tivessem interesse mesmo em “melar” com o Osório, visto que ele estava a frente dos outros nos anos 80 e seria um sério (e mais barato) concorrente para o M1 Abrams.

Rui chapéu
Rui chapéu
Responder para  Hawk
6 anos atrás

Lendo ali, o Osório só nasceu devido ao U$2 bi que os árabes forneceram.
E isso parece claro, pq duvido a Egesa ter isso em caixa e tb o motivo que o exército brasileiro não comprou ele.
Os árabes viram que aqui teria a capacidade técnica pra fornecer o que eles queriam sem ter algum problema diplomático.
Porém os EUA foram mais rápido e devem ter usado o “ou eu, ou eles” e fim. Morreu Osório.

Hélio
Hélio
Responder para  Rui chapéu
6 anos atrás

O que derruba a tese de que o Osório perdeu a concorrência por motivos técnicos. Isso praticamente confirma a interferência americana visando a quebra da Engesa.

Everton Matheus
Everton Matheus
Responder para  Hélio
6 anos atrás

Visando o lucro e monopólio americano ‘ – Mt conspiração achar que visavam a quebra da ENGESA. Nós ja lemos inumeras matérias aqui mesmo tratando de problemas internos da empresa, casos até de policia.
A quebra da ENGESA veio de brinde. Apenas.
Vamos lembrar que era tempos de Guerra Fria.
Alias, não é novidade que os americanos faziam isso, e outros países também. E não fomos as únicos vitimas, e os EUA não foram os únicos a fazerem.

Mk48
Mk48
Responder para  Rui chapéu
6 anos atrás

Rui,

Segue abaixo um link de matéria publicada aqui mesmo no Forte.

O Osório bateu o M1 Abrams nos requisitos técnicos, mas perdeu por interferência política direta dos EUA.

http://www.forte.jor.br/2008/09/21/osorio-o-tanque-brasileiro-que-bateu-o-m1-abrams/

VEIGA 104
VEIGA 104
6 anos atrás

Na antiguidade tribos mandavam espiões para outras tribos e isso em nenhum momento da história da humanidade deixou de acontecer. É necessário, normal e faz parte do jogo. Nada que ninguém não saiba.

Antonio
Antonio
Responder para  VEIGA 104
6 anos atrás

Tu acha legal então os cara espionar industriais estratégica do Brasil ?
Acha normalzin. “faz parte”.
Ah não.

Rui chapéu
Rui chapéu
Responder para  Antonio
6 anos atrás

E tudo não leu a parte que os russos já sabiam tb?
Ou seja, eles tb espiavam se não ficou Claro pra vc.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Rui chapéu
6 anos atrás

Pronto… ja chegou um fan-boy tentando defender o indefensavel.

Sr.Rui Chapeu deve ter serios problemas mentais.

Os EUA, sim… o EUA espionavam o Brasil, no caso um país aliado, para sabotar o progresso tecnologico do nosso país inclusive interferindo na negociacao do Osorio, ja que o mesmo era concorrente direto do tanque americano.

E se o Sr. nao leu bem ou lhe falta interpretacao de texto, o proprio Brasil vetou vendas para Cuba e Coreia do Norte.

Sr.Rui Chapeu… nao seja um vira-lata q abana o rabo para as migalhas q os americanos lhe dao para vir aqui puxar saco. Para que esta ficando feio para o senhor.

Rui chapéu
Rui chapéu
Responder para  MGNVS
6 anos atrás

Quando não tem argumentos parte pra ataque pessoal. Tudo bem, conheço seu tipo, vamos lá:
Em momento algum neguei que os EUA estavam espionando aqui. Inclusive acredito que eles espionam todo mundo até hoje.
Agora, a interpretação de texto seletiva de vcs da esquerda se negam a ler ali no texto que os russos tb já sabiam das coisas, ou seja, espionavam do mesmo jeito que os americanos.
Mas vcs não condenam os russos da mesma forma que condenam os americanos.
Isso é feio, vergonhoso da parte de vcs não admitirem o que está claro.

Segundo: como pode ter nascido o Osório se os EUA estavam aqui “para sabotar o progresso tecnologico do nosso país” ?????

Terceiro:
Vetaram vendas pra cuba e Coreia da morte….
Mas que diabo de país venderia para dois países que matam seus próprios civis de fome????
Além de serem dois países comunistas, coisa que os militares (governo) da época estavam lutando contra???

Justo Cuba, aquele país que treinava guerrilheiros para matarem civis brasileiros?????
Pra esse país que vc queria que vendessem o Osório ???
E depois quem não é patriota sou eu????

E depois vem falar pra eu parar de passar vergonha… Kkkkkkkkkkkkkk

MGNVS
MGNVS
Responder para  Rui chapéu
6 anos atrás

Rui Chapeu

Da sua parte mais do mesmo.
So bla ..bla.. bla… ideologico.
Geralmente eh vc quem rebate os argumentos alheios com ironia e escarnios.
Seus comentarios aqui sao sempre os mesmos… ou seja: sao nada com coisa nenhuma.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Antonio
6 anos atrás

VEIGA 104 21 de Maio de 2018 at 21:01

Ah tah… (modo ironico on);
Entao o Brasil alem de ser espionado perdeu a oportunidade de ter seu proprio carro de combate e ainda perdeu bilhoes em vendas e o sr.Veiga104 acha isso “normalzin”???

Olha… os russofilos q comentam aqui no blog sao irritantes… mas percebe-se que os american-fan-boys sao muito piores pq sao traidores da patria. Venderiam o Brasil por centavos de dollar.

Apaga o comentario para evitar passar vergonha na net ja que aqui com certeza tem militares valorosos que honram a bandeira do nosso país.

Rui chapéu
Rui chapéu
Responder para  MGNVS
6 anos atrás

Ué, mas o Osório foi desenvolvido.
Quem não comprou foi o exército brasileiro….
Quem traiu quem?

Em nenhum momento foi falado que interviram no desenvolvimento do Osório. Foi falado que fecharam o negócio com os árabes antes que o Brasil.

O Osório tava prontinho pra ser comprado.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Rui chapéu
6 anos atrás

Sr.Rui Chapeu…
Acho que nao leu a parte q fala q o ponto fraco das empresas do Brasil eram o corte nas vendas:

“No papel de 1984, os americanos analisavam as vulnerabilidades da indústria bélica brasileira. A principal delas, segundo a CIA, era depender de vendas externas. Qualquer corte de compras podia ser letal para ao setor.”

E o Osorio era concorrente direto de qual tanque americano??? E nao foi o tanque americano escolhido pela Arabia Saudita???

So nao vê quem nao quer ver, ou entao o Sr. é mesmo um traidor da nossa naçao ao puxar tanto assim o saco dos EUA. O Sr. é pior do que os russofilos baba-Putin.

Bosco
Bosco
Responder para  Rui chapéu
6 anos atrás

MGNVS,
Esquece essas bobagens sobre o Osório. Nunca a AS iria compra um MBT (tanque principal de combate) de um país que só tinha um protótipo disponível e que “NUNCA” havia desenvolvido um carro de combate em toda a sua história e o único que fez era um frankenstein montado às pressas com fornecedores de vários países.
Os EUA tinha um curriculum cm mais de 60 anos na construção de veículos de combate e jamais o Brasil iria ganhar uma concorrência para fornecer 2000 CCs à AS. JAMAIS!!!!
Caia na real e para de ler porcaria!

Bosco
Bosco
Responder para  MGNVS
6 anos atrás

MGNVS,
Que mundo que você vive?
O mundo real funciona assim! Se você chegou na Terra hoje trate de se acostumar que aqui todo mundo espiona todo mundo e todo mundo (principalmente brasileiro) quer se dar bem. Essa matéria cita os EUA mas esquece de citar a Rússia e a China.
E o Brasil tá longe de ser santinho nessa história. Se não espiona ninguém é porque não dá conta ou não tem culhões porque devia fazê-lo.
E se o Brasil não conseguiu emplacar o Osório é porque o EB não o quis, não tem nada a ver com os EUA não! Eles fazem a parte deles no jogo de poder e se o Brasil se deixa bicar no galinheiro é por conta de ser um país com gente medíocre que culpa os outros por conta de suas mazelas e de sua incompetência.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Assino em baixo Bosco.

Excelente comentário. Na môsca.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Boa Noite Bosco!
Admiro muito seus comentarios tecnicos, aprendo muito com eles pois sou apenas um leitor. Vc agrega muito conhecimento ao blog.
Respondendo a sua questao.

Nao… nao cheguei na Terra agora.
Sou brasileiro e sim das mazelas do país, essa corrupcao, mediocridade vem desde a epoca da colonia. Mas o que esperar de um povo que gasta 200reais num abada de carnaval mas nao compra um livro de 50reais?

MAS… apesar disso sou brasileiro e sim, torco para nosso país chegar num nivel de expertise igual ao dos EUA.

Vc diz que o Brasil nao é santo e é incompetente ao deixar outros países entrarem aqui e espionarem o quanto quiserem, isso é seu ponto de vista. Eu sei da sua admiracao para com os EUA, so nao permita que isso o leve a deixar de ser imparcial nos comentarios, nao faca igual os russofilos que acreditam em Sputiniks.

Responda Bosco, sinceramente, vc nao fica nem um pouco aborrecido pelo fato do Brasil apesar de sempre ter sido aliado dos EUA ainda assim nao ser respeitado por isso?

MGNVS
MGNVS
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Bosco…
Como assim “ler porcaria”???

Entao as materias aqui do blog sao “porcarias”???

Pq a materia foi postada aqui.

Assim vc desmerece o trabalho dos editores que dao um duro danado para postarem aqui as melhores materias para os leitores.

Chega ate ser uma falta de respeito da sua parte para com os editores.

Hélio
Hélio
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Pera lá, então é o relatório da CIA que é bobagem? Não é a teoria de que o Osório era tecnicamente inferior? Oras, o próprio relatório diz o contrário. Negar isso é negar os fatos. No mais, se passar a perna nos outros é normal, não é bom fazer biquinho quando passam a perna nos EUA. Claro, sem falar no fato de achar ok que o seu próprio país acabe sabotado.

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Hélio,
No Brasil há vários critérios para se ganhar uma licitação e nem todas privilegiam o melhor produto. E ainda há uma série de regras de desempante. E também há de se comprovar a capacitação técnica em entregar o produto prometido dentro dos prazos estabelecidos e custos combinados.
Por que a AS tem que ser diferente??
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l8666cons.htm

GengisDu39
GengisDu39
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Boscoviskpédia tu fostes na moskva !!!rs
Triste realidade!!!!
Segue o jogo, nada como um dia após o outro.

Leandro
Leandro
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Tietes sendo tietes. No words.

DELTA PACHECO
DELTA PACHECO
Responder para  Antonio
6 anos atrás

Eu acho normal espionarem…
Eu acho anormal a nossa inteligência não fazer o mesmo ou tomar medidas de contrainteligência.

Hermes
Hermes
Responder para  DELTA PACHECO
6 anos atrás

Pois é, vergonha é não termos nossos próprios meios espionando Deus e o mundo em nosso benefício e não termos meios próprios de nos furtar à espionagem alheia.

Mk48
Mk48
Responder para  Antonio
6 anos atrás

Não entendo toda essa celeuma que vocês estão fazendo sobre espionagem.

Acho que a espionar deve ser a segunda profissão mai antiga do mundo (a primeira todos sabem qual é….rsrsrs).

A necessidade de informação (hoje em dia se chama “inteligência”) para proteger interesses ou mesmo para bisbilhotar o que outrem esteja fazendo sempre existiu desde que o mundo é mundo.

Alguns comentaristas estão revoltados com o fato dos EUA espionarem o Brasil, um país “amigo”. Ora ! Bobagem !

Os EUA, Israel, França, Rússia, China, Inglaterra e tantos outros países espionam a tudo e a todos que sejam do seu interesse, inclusive entre eles mesmos, com agentes duplos, triplos, espionagem eletrônica, por satélite, etc. e nem por isso deixam de ser “amigos” . Um bom exemplo disto é o caso dos EUA e Israel. Os dois são aliados de “alto nível”, compartilham inteligência mas…….se espionam entre si.

Faz parte do mundo.

É a regra do jogo de gente grande.

Agora para fazer isso tem que ter os meios e saber fazer, o que não é problema para eles.

Mk48
Mk48
Responder para  Mk48
6 anos atrás

Correção no texto : “Acho que a espionagem”

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Responder para  VEIGA 104
6 anos atrás

As coisas progridem em espiral, de fato.
Por um lado, espionagem sempre existiu, de fato.
Por outro, alianças são construídas com cooperação (vide URSS e China).
Nem importa tanto o fato da espionagem, mas a questão da rasteira (mais uma) dos EUA.
Eles não querem um país poderoso aqui embaixo, blza, mas estamos muito longe de sermos poderosos, então, talvez, o que eles queiram seja um país de bananas e nisso não os estamos decepcionando!

Ps.: Se não respiramos bem hoje é porque tem coisa nos puxando pra baixo. Devemos nos autoflagelar por tudo de ruim que apresentamos como sociedade (sem problema, pois temos muuito a evoluir como um todo) mas não me engano, somos hilotas e alguns até bem orgulhosos disso kKkkk.

Anderson Dias
Anderson Dias
6 anos atrás

O EUA e UK sempre sabotaram e sempre vão sabotar o Brasil, a primeira sabotagem foi com Dom Pedro II, segunda sabotagem 64, terceira sabotagem Diretas 86, quarta sabotagem 2016 Dilmanta.

Rui chapéu
Rui chapéu
Responder para  Anderson Dias
6 anos atrás

Sabotagem de 64?
Vc diz contra golpe de uma ditadura do proletariado né?

Em 64 ou viravamos Cuba, ou iríamos pro lado do ocidente.

Graças a Deus os militares forem inteligentes e acabaram com os doentes da esquerda. Pena que não os expulsaram de vez.

E golpe em 2016?? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Responder para  Rui chapéu
6 anos atrás

Rui, Jango era um fazendeiro gaúcho dos grandes, acha que ia querer virar comunista??? kkKKKkkkkk
Sobre 2016, daqui uns vinte anos os americanos liberam uns documentos pra você acreditar, tá bem?

Hélio
Hélio
Responder para  Fabiano WVJ
6 anos atrás

A familia do fidel Castro também era de fazendeiros, tinham metade de cuba, depois da revolução confiscaram a outra metade.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

Depois assistam “The Children of Agent Orange” para derrubar de vez o mito dos americanu bonzinhu. Tem no youtub

Daglian
Daglian
Responder para  sub-urbano
6 anos atrás

Esse tal “mito” é nada mais que isso: um mito. Nunca existiu, e ninguém com mais de um neurônio jamais pensou nisso.

Não há “bonzinhos”. É óbvio que os americanos espionaram o Brasil e vão continuar fazendo isso. Mas não se enganem: tenho certeza que europeus, chineses, russos, israelenses e, se bobear, até argentinos nos espionam também. O único trouxa é o nosso país, o qual parece ter descoberto isso ontem e, sempre que alguma notícia do tipo surge, se escandaliza como se jamais imaginasse essa possibilidade. Haja inocência.

Bosco
Bosco
Responder para  Daglian
6 anos atrás

Daglian,
Devemos ser trouxa mesmo porque bonzinhos não somos não. Haja vista o nível de crueldade de nossa classe política, defensores dos oprimidos e da soberania nacional. E também nos matamos a taxa de 60 mil por ano com mais de 250 mil de tentativas de homicídio.
Não temos nada de bonzinhos. Somos é trouxas e incompetentes.

Daglian
Daglian
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Sem sombras de dúvidas, Bosco. O Brasil se pinta de vítima na política internacional, mas basta olharmos para o próprio país para vermos que a realidade é outra.

Dan01,
É verdade, mas a diferença é que esses países também faziam essas mesmas ações (a própria Alemanha, foi, em sequência, acusada de espionar os EUA, e não negou pois… bem, era verdade). Esses outros países sabem se defender e, mesmo depois das informações vazadas pelo Snowden, não deixaram de se relacionar com os EUA ou mesmo de comprar equipamentos de defesa sensíveis daquele país. Por quê? Pois a expectativa de todos é exatamente de serem espionados. Por isso criam medidas defensivas e dançam conforme a música; diferente do Brasil que chora, se desespera, e não faz nada a respeito além de questionar a moral dos outros.

Hélio
Hélio
Responder para  Bosco
6 anos atrás

O que isso tem a ver com espionagem? A corrupção e a violência de nada tem a ver com a politica internacional.

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Responder para  Hélio
6 anos atrás

Nesse ponto discordo xará! Tem tudo a ver: nossa classe política e a elite nacional só se preocupam em roubar, vide nosso sistema político especialmente moldado para isso.

Espionagem e contra-espionagem é jogo para gente grande, tarimbada e engajada. Nossos “çábios” não estão nem aí para o que rola nas cidades ao redor de Brasília, quiçá na arena geopolítica!

Somos um estado falho, um arremedo de nação. Se estou errado, como explicar 14 anos para construir uma única fragata? E os quase 40 anos para um submarino nuclear? E a Base de Alcântara? E as fragatas Niterói no osso? E o míssil ar-ar? E, para citar um único item fora da agenda militar, como ainda temos, em 2018, milhões de analfabetos funcionais????

Gastamos bilhões para nada, porque os projetos morrem na praia? Culpa dos “americânu” algozes ou nossa culpa?

Nos digladiamos numa insana e improdutiva briga “direita” x “esquerda” (ambas entre aspas, porque estão longe de ser uma verdadeira direita ou verdadeira esquerda!) e fazemos política por redes sociais! De quem é a culpa? Do Sputnik!?!?

Isso tudo acontece porque não há gente séria no comando estratégico da nação (aliás, isso nem existe…..).

Então, respondendo à sua pergunta: tem tudo a ver! Somos espionados, sabotados e prejudicados porque somos os bobinhos da arena internacional. Depois Israel nos chama de anão diplomático e ainda há quem reclame…..

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Somos trouxas e incompetentes principalmente porque a maioria fica babando ovo de americano, ao invés de tentar sua independência. Mas parece que, atualmente, até a Europa, vide Alemanha depois do rompimento do acordo com o Irã, está buscando sua independência e defendendo seus próprios interesses. Quem sabe o Brasil siga o exemplo e também faça o correto.

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Quando se anuncia que os chineses roubam ou espionam os americanos ou europeus, inclusive o projeto do F-35, a mesma turma de “indignados” fica em êxtase. Relativismo moral travestido de “patriotismo”.
Que o diga Samuel Johnson!!

MGNVS
MGNVS
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Nesse ponto eu concordo com vc Bosco.

Essa torcida cega nao vê o perigo da iminencia do surgimento de uma superpotencia chinesa. A China nao so esta roubando empregos, mas esta literalmente comprando terras em outros paises, e isso acende um sinal de alerta. Aqui mesmo no Brasil eles estao fazendo altos investimentos em agropecuaria.

Fora a quantidade de lojinhas chinesas sendo montadas nas mais variadas cidades do mundo.

Sera que essas “lojinhas” pagam o mesmo tanto de impostos que os nossos lojistas que geram empregos aqui?

Dan01
Dan01
Responder para  Daglian
6 anos atrás

Alemanha e vários outros paises tambem escandalizaram quando o snowden colocou a boca no trombone.

Marcos10
Marcos10
6 anos atrás

“Além de satélites, os papéis mostram que os adidos de defesa e a embaixada americana dispunham de uma rede de informantes que permitiu aos Estados Unidos saber detalhes das negociações secretas entre Brasil e Arábia Saudita…”

Informantes. A culpa não é deles, é nossa.

Gilson Moura
Gilson Moura
6 anos atrás

O pessoal ainda não compreende que os americanos sempre irão ver o Brasil como um potencial inimigo, isso porque do continente americano, somos os únicos capazes de bater os EUA, mesmo que alguns neguem essa realidade de pensamento norte-americano. Pena que alguns entendem esse recado, mas então propõe a maravilhosa de aliar integralmente a outras potências e excluir definitivamente nossas relações com os americanos, o que em hipótese nenhuma pode acontecer, não por motivos ideológicos, mas sim estratégicos.

Dan01
Dan01
Responder para  Gilson Moura
6 anos atrás

Comentario mais sensato ate o momento.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Muita gente não se dá conta que o “Programa Espacial Brasileiro” pode originar um ICBM.
.
O Brasil “desceu pro play” e não soube brincar. Está até hoje de mimimi, pq ainda não aprendeu. Simples assim…

Wellington Góes
Wellington Góes
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Sim. Daí porque a preocupação dos EUA com o nosso programa VLS.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Bardini
6 anos atrás

O que eu achei extremamente irônico é que os americanos levaram mais fé nos nossos projetos do que nós mesmos. A previsão deles acerca do VLS para 1988 é extremamente interessante justamente por ser otimista. Talvez se não tivéssemos tido as diretas e a queda do regime quando aconteceu, essa previsão tivesse sido realizada, mas não contavam com a onda ‘democratizadora’ e nossos super políticos hehehehehe

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Toda vez que eu vejo um “defensor dos oprimidos pelo imperialismo” e um “defensor da soberania nacional” rosnando em blogues de defesa eu dou uma vomitada verde e amarela. Sem bem o nível de comprometimento com causas patrióticas e humanitárias dessa turma.

Hélio
Hélio
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Qual é o comprometimento com as causas patrióticas e humanitárias de quem despreza a soberania nacional e defende o imperialismo? O que eu vejo é gente que é fervorosamente, fanaticamente patriota, mas o patriotismo é direcionado a outros países que não o Brasil.

Bosco
Bosco
Responder para  Hélio
6 anos atrás

Na sua cabeça ser patriota é inventar que o VLS foi explodido por um raio laser americano? Ser patriota é achar que o Osório tinha que ter vencido o M-1 (que já tinham mais de 2000 fabricados) na AS porque há notícias dele ter se saído melhor nos testes?
Ser patriota é culpar os EUA por termos o 8º PIB do mundo e termos 50 milhões de pessoas vivendo na miséria e 50% do orçamento público ser desviado pela corrupção?
Isso é que é ser patriota pra você?
Realmente não sou tão patriota quanto você.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Bosco…
admiro seus conhecimentos tecnicos mas quando vc parte parte para o fanatismo ideologico cego ae vc perde credibilidade.

E o pior é quando vc responde de forma grosseira o comentario de outros que tem uma opiniao diferente da sua.

No meu outro comentario voce falou para eu parar de “ler porcarias”… bom, se a materia foi publicada aqui no blog entao o blog publica porcarias?

Assim vc desrespeita o trabalho dos editores por causa de fanatismo cego pro-EUA.

E antes q vc diga que sou “esqueropata” “antiamericanalha” saiba que eu considero os EUA a unica superpotencia atual e que eles sao os responsaveis por grande parte do progresso humano em varias areas , nao so na militar. Adoro cidades como Las Vegas e Nova Orleans e mais ainda o Everglades.

Entao caro Bosco, nao julgue uma pessoa por ela ter uma opiniao diferente da sua e procure ser mais imparcial.

E mais, se vc esta tao decepcionado assim com o Brasil entao faça algo positivo para ajudar a mudar o país.

Com os conhecimentos que tem entao vc poderia montar o seu proprio blog, existem muitos adolescentes que leem as materias e vc pode ajuda-los a formar uma melhor consciencia politica e a exercer cidadania.

Bosco
Bosco
Responder para  MGNVS
6 anos atrás

MGNVS,
Você pode não ser um esquerdopata mas utiliza das mesmas táticas. Se vitimiza, considera os EUA um ser onipotente e onisciente que se comporta como as Moiras da mitologia tecendo o destino dos outros, e culpa os outros por suas falhas.
Em momento algum eu fui agressivo com você, apenas recomendei que deixasse de ler porcaria. Antes de qualquer comentário meu Vossa Senhoria já havia chamado outros que pensam diferente de você e do texto redigido pelo Estadão de autoria do Godoy (que definitivamente não está entre as minhas leituras mais agradáveis e sensatas) de “traidor” e “traíra” e utiliado termos como “abana o rabo” e “vira-latas”. Mas apesar de toda essa agressividade verbal se chocou com eu tê-lo recomendado a “parar de ler porcaria”.
Quanto à Trilogia, ela coloca vários tipos de artigos que não representam necessariamente a convicção deles sobre determinado tema. O artigo é colocado para discussão. Mas te adianto que se algum dos artigos sobre a concorrência na AS entre o Brasil e os EUA, redigido por eles teve como conclusão que o Brasil foi vítima de artimanhas desleais dos EUA e que o Osório tinha reais chances de vencer e que por isso não ter ocorrido a Engesa faliu, eu o aconselho a não ler ou pelo menos a não acreditar nele.
No mais, peço desculpas se pareci grosseiro. Meu entendimento do que é ser patriota é diferente do seu e de alguns outros que aqui comentam. Na minha opinião o principal motivo de sermos o cocó do cavalo do bandido é interno e não tem nada a ver com os EUA. Não é os EUA que rouba do erário 50% dele e com isso deixa de investir em educação. Não é os EUA que rouba do erário e não investe em estradas e segurança pública.
E por aí vai! Não me vitimizo. Mas não ser sentir um vira-latas e achar que o Brasil devia investir no ser humano e deixar de se vitimizar e de parecer uma puta indefesa é ser antipatriota nos tempos atuais.
De qualquer forma, desculpe se se sentiu agredido com minha recomendação. Não foi essa a minha intenção.

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Responder para  MGNVS
6 anos atrás

BOSCO!! Ele É um esquerdopata…e agora ainda temos os esquerdopatas Bolsomions…aquele que É mas diz que não é!
Ao menos os PeTralhas tem mais caráter em assumir…mas todos esses nacionalistas e socialistas dão vontade de vomitar. Verde amarelo e vermelho.
Agora pegou a modinha CIA diz isso…CIA fez aquilo. Não passa de BOMBAs de fumaça para manter sempre a escória social nacionalista no poder na América Latina.
Fora Peronismo e Getulismo…FORA! Vocês cumpriram seus deveres em 1930-1960…de lá pra cá só destruíram o Brasil com a insistência dessa oligarquia trabalhista em deter o poder no Brasil.
ACORDA povão!

MGNVS
MGNVS
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Bosco 22 de Maio de 2018 at 9:23

Caro Bosco…
Reforco minhas palavras sobre a sua pessoa e seus comentarios pois eles realmente agregam muito conhecimento ao site.

E vc explica tudo de forma tao simples e com tal assertividade que mesmo um leigo no assunto entende perfeitamente as suas colocaçoes.

Nesse quesito vc esta de parabens!

Vc tem seu ponto de vista e eu respeito ele e tbm a sua opiniao, o mesmo nao se pode dizer de outros comentaristas aqui que apenas tumultuam o blog e diferente de vc, eles nao agregam conhecimento nenhum, so verborragia ideologica.

Caro Bosco, nao sou esquerdopata, nao uso taticas e nem me vitimizo.

No caso em questao eu me chateio mesmo com tanta baboseira ideologica.

Igual eu disse, vc nos brinda com excelentes comentarios tecnicos. Uma pena que outros foristas nao tem o mesmo brilhantismo que vc. E se os russofilos parassem um pouco de acreditar em Sputinices eles tbm poderiam nos brindar com bons comentarios tecnicos sobre as armas da Russia ao inves de ficarem defendendo historias de ficcao cientifica.

Em alguns pontos nossas opinioes convergem.

Eu tbm odeio esse titulo idiota de Brasil país do carnaval e futebol. Enquanto isso a Educacao, a Ciencia e a Tecnologia passam longe dos bancos das escolas. Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento? Pode esquecer. Nossos melhores cientistas vao todos trabalhar fora pq o proprio Brasil nao investe neles.

Qnto aos EUA, eu admiro sim o país.
O EUA sao a vanguarda do desenvolvimento ocidental tanto na area militar, qnto tecnogica e cultural. Somente um tolo negaria isso.

Em outro ponto eu tbm concordo com vc, o Brasil é incompetente em muitas areas, principalmente na contra-espionagem. Mas o que dizer de um país onde assessores do Palacio do Planalto usavam Gmail para mandar mensagens importantes. Com certeza vcs aqui devem se lembrar dessa materia.

No meu ponto de vista os melhores países a serem tidos como exemplo a ser seguido sao os nordicos devido a qualidade de vida. Dinamarca, Noruega, Suecia e Islandia, esses sim sao países que eu admiro.

Nao torço por EUA e nem por RUSSIA, e tbm nao acho que o Brasil seja esse “coitadinho” qndo ele mesmo nao faz o dever de casa.

No mais eu so gostaria de dxar claro para vc e outros aqui na Trilogia que aprendo muito com todos qndo os comentarios agregam conhecimento.

E se eu fui grosseiro com vc entao tbm lhe peço desculpas.

Espero que continue nos brindando com seus conhecimentos e nao entre nas provocaçoes ideogicas pq vc nao merece se rebaixar assim.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Marcelo Danton…

Ri muito de vc aqui!
Vc vai ter que se decidir.
Eu sou esquerdopata ou bolsominion?
Pq os dois ao mesmo tempo geraria um paradoxo atemporal de magnitudes cataclismicas.

Mas vc tem senso de humor.

Hahahahahaha

Foxtrot
Foxtrot
6 anos atrás

Alguns acidentes acontecidos em Alcântara, principalmente em momentos importantes de nosso programa espacial no mínimo foram curiosos.
É o caso do acidente com o VLS na rampa de lançamento, que vitimou técnicos importantes para o programa e sem motivos aparentes.
Caso do Sara suborbital, que explodiu numa falha em um foguete mais que testado e operacional e por ai vai.
Em outro fórum a quem defenda ferrenhamente parcerias com esse país, um país que só visa seu desenvolvimento e sabotam o dos outros.
Agora conseguiram o que queriam, estão levando de bandeja a base de Alcântara e Embraer, possuem um centro de “desenvolvimento” da Boeing em São José dos Campos (maior polo de P&D do país).
OU seja abocanhando a Embraer estarão com todas as informações dos SBR e futuro SNBR, SGDC, radar Saber-M200/60 e sentir M20.
Torpedo nacional, Mansup-01, Sonar etc..
Pois todos esses programas tem participação da Atech (empresa do grupo Embraer).
Hoje em dia a CIA/NSA/NRO não precisa mais de tanto esforço para espionar o Brasil, alguns nacionais estão fazendo isso para eles de graça mesmo.
Triste nossa realidade !

Daglian
Daglian
Responder para  Foxtrot
6 anos atrás

Com todo o respeito, Foxtrot, mas se o Brasil permitiu que seu programa espacial inteiro (praticamente) fosse abaixo exclusivamente por sabotagem dos americanos, então não merecíamos mesmo um programa do gênero. Se não foi possível colocar alguns militares fazendo patrulha para a proteção do foguete (além de medidas similares), é melhor mesmo abandonar um programa dessa magnitude: o contribuinte brasileiro agradece.

No mais, o que todas as pessoas que insistem em sabotagem esquecem é que o mais fácil de ocorrer num foguete é, justamente, ele falhar. Se um foguete atinge altos níveis de confiabilidade, é porque invariavelmente falhou inúmeras vezes antes e, a cada nova tentativa, erros foram corrigidos e o foguete foi aperfeiçoado. Raras vezes se acerta de primeira, e mesmo russos e americanos (já experientes no ramo) vira e mexe explodem alguns foguetes. O problema é que, tão cedo um problema do gênero ocorreu no VLS, o Brasil simplesmente jogou a toalha.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Responder para  Foxtrot
6 anos atrás

Me surpreenderia se lançassem tudo perfeitamente com um orçamento miserável e sendo um país fraquíssimo em tecnologia, nenhum país fez essa façanha. Até o foguete da SpaceX já explodiu, mesmo já tendo feitos lançamentos com sucesso antes, um explodiu lá no alto, outro nos preparativos antes de lançar e outro na base durante os testes, mas adivinha só? Ninguém morreu porque não são burros o suficiente de deixar todos os cientistas junto ao foguete sem segurança nenhuma.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Foxtrot
6 anos atrás

O VLS é um míssil balístico dissimulado, porque só o uso militar justifica a utilização de combustível sólido.

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

o próprio brasileiro ajuda países gringos a nos espionar, infelizmente somos um povo com baixa auto estima, condenados a sempre acharmos um culpado por nossos erros. O que tem de traíra nesse país não é brincadeira.

Dan01
Dan01
Responder para  Alessandro
6 anos atrás

Nao duvido. Aqui mesmo na trilogia sempre tem os amantes dos Eua vs os amantes da Russia. E só falar mal de algum dos lados que comeca a briga hahaha

MGNVS
MGNVS
Responder para  Dan01
6 anos atrás

Dan01 21 de Maio de 2018 at 22:24

Perfeito Dan01… falou tudo.
Essa briga tosca de torcida dos american-fanboys vs os made-in-russia esta estragando os comentarios.

E o pior é que eles sao tao cegos que nao conseguem ver o quanto sao ridiculos e quando nao ter argumentacao entao partem para o escarnio ao defender ideologias baratas.

Eu confesso que rio muito disso.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Dan01
6 anos atrás

Dan, não vamos generalizar para isso, comentários são comentários, é apenas a visão das pessoas sobre um determinado tema, eu mesmo já tecei comentários mais pró-EUA e nem por isso confio neles, como tbm já elogiei os russos.

quando digo “traíra” é no sentido de entregar dados, fazendo o serviço para os países em questão, e até mesmo aprovar leis (no caso políticos) que ajuda a prejudicar o povo brasileiro, como vem acontecendo nas últimas décadas, onde muitas de nossas leis, estão vindas prontas lá da ONU, isso sem contar essas demarcações de terras para indígenas, que é uma grande farsa, mas que a grande mídia vende como “boa ação”

tudo isso pra mim são formas de trairagem, que é o próprio brasileiro que ajuda os gringos (seja quem for) a nos manter no atraso, portanto a culpa é NOSSA!!

Dan01
Dan01
Responder para  Alessandro
6 anos atrás

Eu admiro muitas coisas dos dois paises tambem, talvez bem mais dos Eua por serem mais parecidos conosco. Em outros sites envolvendo noticias relacionadas a defesa tambem vi varias pessoas cegas de amor(literalmente) pela Russia. Nao quis generalizar, só estou querendo dizer que por ai há tantas pessoas no Brasil que amam tanto os paises estrangeiros que se torna facil pra um pais estrangeiro fazer uma peneira e achar possíveis recrutas. De fato muitos daqueles que estao no governo provavelmente sao os maiores sabotadores do Brasil.

Bosco
Bosco
Responder para  Dan01
6 anos atrás

Eu aviso que sou da iniciativa privada, da área de saúde, e portanto não sirvo pra espião traíra americano infiltrado no glorioso e patriótico serviço público nacional. Não sou servidor público e nem trabalho em nenhuma estatal ou empresa pública.
Não mamo nas tetas do Estado, sou cidadão se segunda classe (branco, hétero, profissional liberal, ateu, com ojeriza a futebol, escola de samba e política partidária) e totalmente sem serventia para a CIA. Seria um péssimo espião americano!

Dan01
Dan01
Responder para  Dan01
6 anos atrás

Calma Bosco, nao sou da abin kkk. Estou apenas tentando fazer uma analise do amor de muitos brasileiros por potencias estrangeiras, na verdade eu só usei de exemplo as briguinhas que rolam na trilogia por muitas vezes serem o exemplo mais facil de se ver. Apesar das briguinhas que ocorrem na trilogia serem bem mais por fan club do que por idolatria, nesse Brasil a fora ainda tem muita gente que idolatra e faria qualquer coisa pela volta da Urss por exemplo. Logico que nem todo mundo que idolatra a urss seria um possível espiao mas a chance de achar alguém nesse meio seria maior.

Bosco
Bosco
Responder para  Dan01
6 anos atrás

Eu particularmente não tenho esse amor todo aos EUA não. Só não fui contaminado pela retórica esquerdista em moda no Brasil desde o fim do Regime Militar quando a esquerda tomou de assalto o poder e as mentes no Brasil e com mais ênfase desde que o PT assumiu o poder há 15 anos. Retórica essa que aponta um culpado pelas mazelas do mundo e beatifica regimes como o de Cuba, da Venezuela, da Rússia, da China, da CN e do Irã.
Não sou fluente em inglês e jamais estive nos EUA, mas reconheço lá uma grande nação, com erros e acertos, que não são santos, que buscam primariamente seus interesses, incluída num mundo complexo mas que fez e ainda faz diferença no sentido de contribuir para que o ser humano não seja só um monte de carne ambulante querendo sobreviver e procriar.
Diferente de muitos eu defendo minhas posições mas no processo não demonizo país nenhum do mundo. Acho que estamos todos viajando na espaçonave Terra sem saber pra onde e nem o que fazemos aqui.
Em relação ao meu nível de patriotismo ou de amor ao Brasil, eu sei bem o que ele e seu povo merece e o forneço na medida certa.

ODST
ODST
Responder para  Alessandro
6 anos atrás

Alessandro

No EUA está cheio de traidores também, existem centenas de informantes que vendem dados para os chineses, russos e etc. Existe bastante corrupção dentro das forças armadas deles. Achar que isso é um problema do brasileiro é a mais pura inocência ou falta de conhecimento sobre eventos do tipo lá. Basta dar uma pesquisada no Google para encontrar vários casos/escândalos.

Alessandro
Alessandro
Responder para  ODST
6 anos atrás

ODST sim eu concordo com vc, da mesma forma que os países que nos espionam, os mesmos tbm sofrem do mesmo mal, mas tem um porém, independente da corrupção e espionagem que sofrem, lá eles não ficam se vitimizando e usando isso como desculpa, para dizer que foi isso que atrasou eles, esses países, cada um no seu grau de desenvolvimento, se eu tivesse que defini-los, usaria aquela expressão do Maluf, “rouba mas faz” enquanto aqui no Brasil é “rouba e não faz”. Na minha opinião temos um problema gravíssimo de falta de cultura e educação, e só mudando os conceitos da nossa base educacional para daqui quem sabe 1 geração, começar a dar resultados mais positivos, mas do jeito que vejo, onde não há nenhum projeto de longo prazo entre os partidos políticos para mudar isso, dificilmente isso vai mudar, vamos sofrer por um bom tempo !!

Rui chapéu
Rui chapéu
6 anos atrás

Nossa, precisa o 007 falando inglês ou o dono da KGB vir aqui pra falar que uma empresa não vive sem vendas!!!!!!!!!!

esse é super espião, deve ter sido ele que achou e pegou pela barba o Bin Laden e depois jogou no mar.

Só um espião desse naipe pra desvendar um mistério tão misterioso que ninguém na humanidade saberia!

Era o xeroque romes da época!
Kkkkkkkkkkkkkkk

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
6 anos atrás

O Brasil, mesmo não sendo uma potencia militar, tecnológica ou econômica, ainda sim é alvo de atenções por parte de agencias de inteligência extrangeiras.

Somente alguns idiotas é que acham que isso é o fim do mundo. A CIA, está no Brasil a muitos anos (graças a Deus), assim como a FSB (ex KGB) está no Brasil a décadas. O Mossad, o MI-6 , os Franceses, os alemães, os iranianos, e talvez até os chineses, atuam em território brasileiro coletando informações e exercendo influencia.

Se o Brasil não espiona, ou é porque é tímido, ou tem medo das consequencias. Se até mesmo países fortemente aliados expionam entre si ( Israel e EUA por exemplo), então porque não iriam expionar um país em cima do muro, com uma história de atentados pró comunistas, relações com Estados e organizações terroristas, e com um alto índice de corrupção generalizada.

O Brasil é um país estratégico, continental e indiscutivelmente importante no tabuleiro geopolítico internacional.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Tadeu Mendes.
6 anos atrás

Tadeu

O Brasil não é tímido, é incompetente.

VEIGA 104
VEIGA 104
6 anos atrás

A pouco tempo tornou-se público que os americanos espionaram a primeira ministra alemão além de França e quase todos os líderes mundiais. Não disse que é correto é muito menos achei ” legal” . Só falei uma realidade ( sempre houve e sempre haverá espionagem ). Disputa entre nações não é um jogo de crianças onde se reclama que ” ISSO NÃO VALE “. Basta criar meios para se evitar o máximo possível não facilitar que outros países, seja qual for, obtenha informações sobre produtos e projetos de interesse nacional. Sem mais, BRASIL ACIMA DE TUDO.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
6 anos atrás

Alcantara era concorrente direto com a base francesa na Guiana. Então é melhor colocar os franceses na lista de suspeitos também.

Hélio
Hélio
Responder para  Tadeu Mendes.
6 anos atrás

Já são suspeitos, inclusive espiões franceses foram identificados na época do acidente. A ABIN não conseguiu provar o envolvimento do governo francês no caso, mas veja bem, não conseguir provar é diferente de descartar.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
6 anos atrás

Está faltando um comentário meu. Caixa de Spam deve ter retido.

VEIGA 104
VEIGA 104
6 anos atrás

Perfeito Tadeu Mendes

Marcelo r
Marcelo r
6 anos atrás

O Brasil sempre foi sabotado e impedido de ser um país independente. De acordo com essas “noticias”, fica bastante claro o porquê d o Brasil nunca ter tido FFAA realmente equipadas, modernas e independentes. A “justificativa” é sempre….. “desinteresse político” e/ou ” falta de verbas”. É claro que isso é mentira para encobrir a verdade. Dinheiro há e muito e quanto à “políticos”, existem políticos honrados, sérios, honestos e que pensam num grande Brasil sim; assim como existem médicos honestos, jornalistas, engenheiros, pedreiros, políciais, militares e etc e etc e etc….Aos que vociferam contra os que ousam admitir e denunciar essa realidade, aí está mais uma prova. Não existe teoria de conspiração , o que existe é realidade mesmo. Infelizmente a triste cina (planejada) deste gigantesco e rico pais será ser eternamente um país de ” terceiro mundo” ou, nos dias atuais, “país ou estado periférico” ou “terra de retaguarda”, destinado apenas à produção e fornecimento de produtos primários…vendidos à preços de banana estragada e importador de produtos industrializados, com grande valor tecnológico agregado. Partindo dessas denúncias de um grande jornal de extrema direita (que aliás causa muita estranheza) os que resistem em acreditar (ou fazem de conta que não vêem ou acreditam) em teorias “conspiratórias” poderiam agora entender o porquê de este país viver em eterna crise política, social, segurança, econômica e etc…Outro dia eu lia que os eua haviam “doado” equipamento blindado e até artilharia ao exército brasileiro. Faca de dois gumes essas tais “doações”. Na verdade essas “doações” acabam com qualquer projeto ou indústria nacional (que já é incipiente) voltada para a área de defesa além de claro, manterem o país escravizado em relação à peças sobressalentes (que dependerão do humor do fornecedor e contra quem esse material será usado e em quê quantidade), doutrina, conhecimento e desenvolvimento técnico/cientifico e liberdade de utilização de tais equipamentos “doados”. Não discuto aqui quanto aos equipamentos serem materiais usados ou novos, se são bons ou ruíns; não sou especialista nisso e nem pretendo ser (sou militar com muitos anos de caserna, já vi muita coisa). Coréia, pais desenvolvido: Não são mais inteligentes do que nós brasileiros. Apenas a Coréia foi “autorizada, incentivada e ajudada” à ser um país desenvovido por óbvia razão. Acabada a guerra da Coréia (na verdade ainda estão tecnicamente em guerra as duas Coreias), os eua precisavam de aliados economicamente e militarmente fortes na Àsia para ajudarem na pressão e contenção das poderosas URSS e China . Daí a explicação do “desenvolvimento astronômico” da pequenina Coréia e Japão. Essa mesma política de segurança dos EUA foi aplicada na Europa. Os eua reconstruiram e fizeram rápidamente a Alemanha ocidental rica e poderosa. Era, é e será uma aliada dos eua de primeira hora e nos primeiros instantes de uma grande confrontação militar na Europa contra os russos. Na América latina os eua jamais permitirão o surgimento de grande e poderosa nação. Eles não correm nenhum perigo militar por estas bandas ( e precisam cuidar para que isso nunca aconteça), além de estarmos à poucas horas para qualquer deslocamento de grandes contingentes militares direto dos eua (para puxão de orelha em algum desobediente) caso alguém por aqui resolva criar “confusão”..

Rodrigo Hemerly
6 anos atrás

Eu sou historiador formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e quem tiver interesse em aprender mais sobre história é só acessar minha página eletrônica no seguinte endereço eletrônico, a saber: https://www.historiahumana.com.br.

carcara_br
carcara_br
6 anos atrás

… rede de informantes … Cadê o SNI? Provavelmente a rede era o SNI.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O que eu acho engraçado é que o malvado EUA não impediu o coitadinho do Brasil em vender centenas de lançadores Astros II ao exterior enquanto tinha o MLRS M270. Também não impediu o Brasil de vender centenas de veículos Cascavel para uns 30 países enquanto podia ter emplacado o Sheridan ou alguns de seus milhares de M41 excedentes.
Ou porque o diabólico EUA não impediu o Brasil de vender centenas de Urutu pra emplacar o M-113??
Ele só foi malvado quando impediu o Brasil de vender o Osório. Aí a esquerdada cai matando!!
Durma-se com um barulho desses!!!

Wellington Góes
Wellington Góes
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Tu só pode estar de brincadeira com estas perguntas, não é não?!

Bosco
Bosco
Responder para  Wellington Góes
6 anos atrás

Não estou não. Fique à vontade pra responder!
Aí aproveita e me diga por que a JBS é uma das maiores indústrias mundiais de proteína animal e não uma empresa americana?
Por que a Odebretch é uma das maiores empreiteira mundiais e não foi sabotada pelos EUA?
Ou seja, quando o Brasil ganha é mérito nosso mas quando perde é porque fomos sabotados. A isso eu chamo de “viralatice”! Vitimismo tinha que ser crime de lesa pátria. Vitimismo é preguiça e falta de patriotismo.
Alegar que a Engesa faliu por conta de não ter ganho a concorrência da AS é viralatice, é covardia e falta de patriotismo. Eles lá da Engesa que sejam patriotas e profissionais e digam porque faliram e quanto teve de influência externa e quanto teve de mal gestão no processo.
Ou aprendemos a jogar o jogo ou vamos voltar a viver em ocas e sermos coletores/caçadores. Não dá é querermos jogá-lo e ficarmos posando de vítimas e procurando a CIA em tudo para servir de desculpas à nossa incompetência gerencial e tecnológica quando os resultados não são os que esperamos.
Será que a Engesa e o Governo Brasileiro não sabia da CIA na época? Não sabia que existia espionagem industrial e empresarial entre os civis (particulares)?
Eu há 40 anos atrás vi um filme em que toda uma equipe da CIA em NY formada por “leitores de livros” foi eliminada e só sobrou um. A função desses “agentes” era ler tudo que era publicado em todos os idiomas do mundo. Se eu com 17 anos já sabia que a CIA fazia isso imaginem os executivos da Engesa , os militares e o Governo Brasileiro.
Aí agora, depois de 30 anos, nós nos posamos de “inocentes” e “desavisados” e “desvirginados” pelos malvados americanos.
Ora! Tenha dó!
Mas fique à vontade pra dar a sua opinião.
Um abraço!

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
6 anos atrás

O nome do filme é: Os Três Dias do Condor. Com Robert Redford e dirigido por Sydney Pollack. http://www.metacafe.com/watch/7697322/robert_redford_three_days_of_the_condor_legendado/

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Bosco
Onde assino?

Bosco
Bosco
6 anos atrás

comentário retido

Bueno
Bueno
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Boa Bosco!
O malvado dos EUA comprará o Super Tucano…. se vencer ne

Juvenal Santos
Juvenal Santos
6 anos atrás

Os EUA espionam. A Rússia espiona. A China é campeã de espionagem. Se a gente não espiona é porque somos incompetentes, ainda estamos combatendo a corrupção interna, que não acaba nunca, ainda temos seca no nordeste, ainda somos um país de impostos em cascata que acabam com a indústria e a competição. Não temos educação, não temos universidades, não temos centros de pesquisa, não temos a mínima noção de organização, mas temos 126 estatais que consomem bilhões sem nenhuma contrapartida. Enfim, culpar os outros é mole, quero ver mudar o Brasil, projetos não faltam, mas quando são implementados pessoas ficam ricas e ninguém vê resultado prático, é tudo falso para enganar trouxas, o maior problema brasileiro é a corrupção.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Quem frequenta sites militares sabe que espionagem é algo comum, principalmente na área industrial civil, assim como na militar.
Hoje com a internet o problema criou uma dimensão ainda maior…um chinês, americano ou russo perto de uma empresa estratégia brasileira ou base militar era algo sem dúvidas chamativo, agora imaginem com a internet, é possível roubar muita coisa.
Quanto ao Osório, produto bom e preço competitivo, sem dúvidas iria incomodar o Abrams, assim como blindados de outros países. Importante lembrar que países centrais não compram apenas “armas”, eles esperam aproximação, esperam algo a mais…por isso árabia saudita compra de USA, por isso Paquistão compra de China e por isso Bielorússia e síria compram de Rússia. O apoio tende a ser mais amplo…coisa que países como Suécia, Brasil, Israel etc…não conseguem fornecer.

Bosco
Bosco
Responder para  Ivan BC
6 anos atrás

Ivan,
Tenho um comentário retido e nele faço o questionamento do por que o malvado e desleal EUA não ter nos impedido de vender centenas de unidades de Astros II, veículos Cascavel e Urutu a dezenas de países estrangeiros e no lugar emplacado seus MLRS, o Sheridan e o M-113?
Só lembram do “natimorto” Osório que nem o Brasil comprou como prova da deslealdade dos EUA.

YuriFr
YuriFr
Responder para  Bosco
6 anos atrás

Bosco acredito que nesse caso aconteceu como foi citado na matéria, a possibilidade do Brasil “tirar” vendas da Russia em mercados que produtos 100% americanos não seriam bem aceitos ja era algo bem visto pelo lado dos EUA

Bosco
Bosco
Responder para  YuriFr
6 anos atrás

Yuri,
Então se ganhamos nesses locais por conta da complacência americana e não necessariamente pela qualidade do produto, não podemos reclamar quando perdemos pela falta dela.

Hélio
Hélio
6 anos atrás

Bosco 22 de Maio de 2018 at 0:08
Tá, mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Os critérios de uma licitação são públicos, se existir favorecimento sigiloso a qualquer uma das partes isso é fraude, é assim em todo lugar do mundo, não só no Brasil. O caso é que a Arabia Saudita tinha um acordo de desenvolvimento, o produto foi desenvolvido, atendeu todos os requisitos mas eles não escolheram, até aí tudo bem, mas como mostra o relatório, não escolheram por interferência politica dos EUA que o fez visando a quebra da industria de defesa brasileira, e foi justamente o que aconteceu na época. A Engesa foi uma entre tantas empresas que faliram, só ficaram em pé a Embraer, que era estatal, e a Avibrás com o Astros, fora da influencia americana.

Daglian
Daglian
Responder para  Hélio
6 anos atrás

Os EUA o fizeram visando a quebra da indústria brasileira? O senhor não acha que sua declaração foi longe demais?

Os EUA fizeram pressão política para emplacar o seu produto. Se isso iria quebrar ou não produtos de outras nações, o problema é delas. Oras, era só o Brasil comprar esses produtos já que gostaria tanto assim de proteger sua indústria de defesa! Por que isso não foi feito? Ah sim, mas a culpa é dos americanos!! É impressionante, quase doentio, a maldade e crueldade extrema que algumas pessoas conseguem ver por trás de toda e qualquer ação dos EUA, como se eles realmente fossem o satã da humanidade.

No mais, o que a Embraer e a Avibrás tem a ver com a venda do Osório pra AS? O que essas duas têm a ver com o programa espacial brasileiro, e da onde o senhor tirou que a Embraer era uma “indústria da defesa brasileira” neste nível, sendo que até 1990 a Embraer nem tinha começado o desenvolvimento do Super Tucano, seu primeiro produto verdadeiramente militar (além de aeronaves de transportes)?

Menos hipocrisia. Já disse e reitero: os EUA nos espionaram sim. Mas os chineses, russos, europeus, israelenses, até ugandenses fazem o mesmo, e no fundo todos estão rindo de nós, os verdadeiros otários.

Hélio
Hélio
Responder para  Daglian
6 anos atrás

“No papel de 1984, os americanos analisavam as vulnerabilidades da indústria bélica brasileira. A principal delas, segundo a CIA, era depender de vendas externas. Qualquer corte de compras podia ser letal para ao setor.

O documento secreto via risco de vazamentos de tecnologia para países hostis do Terceiro Mundo e para Moscou. O Brasil já teria despertado a atenção dos russos, mas não estaria preparado para proteger seus segredos. Também informava que os governo brasileiro vetara a vendas para Cuba e Coreia do Norte.

As vendas da indústria bélica a países árabes eram apontadas pelos americanos como a causa de o Brasil votar contra os Estados Unidos e Israel nas Nações Unidas. Por fim, o documento revelava um segredo: o Brasil teria feito um acordo secreto em janeiro de 1984 de US$ 2 bilhões para desenvolver e produzir o tanque Osório para a Arábia Saudita.

Só três meses depois os dois governos tornariam público um protocolo de cooperação militar, assinado em Brasília pelo ministro da defesa saudita, o príncipe Sultan Ibn Abdulaziz. Em 1989, os governos anunciariam a produção do Al Fahad, a versão saudita do Osório, que acabou não se concretizando – os sauditas compraram o tanque americano Abrams. Os Estados Unidos estavam certos: a quebra do acordo com os árabes foi letal à Engesa, que faliu em 1993”
Está implícito, você não leu? Além que você mesmo justifica o fato. No mais, como somos ruins, cruéis, tadinho dos EUA, são uns anjinhos injustiçados pelos carniceiros brasileiros, é muita crueldade.

No mais, leia o que ru escrevi, nunca disse que a avibras e a Embraer tem algo a ver com o Osório, eu disse que toda a indústria de defesa acabou, exceto essas duas.

No mais, agora você quer negar a natureza militar da Embraer? Não sei se sabe mas a Embraer foi criada justamente para atender o mercado militar ~ah, mas aviões de transporte não são armas, logo não são do mercado militar~, sério que você tem coragem de falar uma coisa dessas? Então o kc 390 não é projeto militar?

Hipócrita é essa defesa fanática e completamente maluca dos EUA onde tentam contradizer um relatório da própria inteligência americana, aí ainda tenta justificar ~aí, mas todos espionam~. Parece petista falando ~ai, mas e o Cunha~. Espionar é uma coisa, sabotar é outra muito diferente, além que o assunto aqui é os EUA, não Uganda.

É realmente somos otarios, os brasileiros preferem defender fanaticamente um país estrangeiro que sequer permitiriam que vivessem lá a reconhecer o próprio país.

~aí, o Brasil foi sabotado por que é trouxa~ e a mulher foi estuprada por que usava roupa curta.

O mais absurdo disso tudo é que admitem que os EUA passam a perna nos trouxas e defendem com unhas e dentes uma parceira estratégica exclusiva com esses. Oras, eles não passariam a perna nos trouxas? Depois de tudo isso eles ainda são dignos de confiança?

Cesar A. Ferreira
Cesar A. Ferreira
6 anos atrás

Sim…
Fomos espionados, sabotados… E não só pela CIA, coloquem na lista o MOSSAD, que é suspeito de assassinar um oficial da Força Aérea Brasileira.
O costume foi mantido, como revelado com o affair Snowden, que diga-se, afundou o favoritíssimo F-18E e abriu portas para a escolha do Gripen E…

Não é uma surpresa, afinal, basta olhar o mapa para entender a resistência da potência do norte no tocante a um possível rival geopolítico no sul do continente… O lamentável não é a atitude irritante dos EUA e dos seus serviços de inteligência, mas a cumplicidade, complacência e compassividade dos nacionais para com estes atos (espionagem estrangeira).

O custo da soberania é manter-se vigilante.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Cesar A. Ferreira
6 anos atrás

E a Rússia e China são tão boazinhas não é César? Não espionam seus aliados e tampouco agem de acordo com os seus interesses nacionais. Talvez por isso devamos considerar todos aqueles países do Leste Europeu que após o fim da URSS correram para a UE e a OTAN todos uns ingratos com a “mãe Rússia” não é mesmo!?

A propósito, por que você não conta para o restante da audiência que o referido oficial da FAB, cuja morte leva a suspeitas do envolvimento do Mossad, estava passando segredos tecnológicos para o Iraque de Saddam Husseim?

Hélio
Hélio
Responder para  HMS TIRELESS
6 anos atrás

O que a Rússia e a china tem a ver com isso? Na incapacidade de defender os EUA logo jogam para os supostos antagonistas?

Não sei o que é pior, dizer que sabotar o Brasil é ~agir pelos próprios interesses~ ou tentar nivelar isso com o caso chinês e russo onde você mesmo trata como criminosos. Afinal, só os EUA devem agir de acordo com os próprios interesses, não é? Os outros países, com Brasil incluso, devem agir de acordo com os interesses americanos, se não são países criminosos, ~ditaduras~, ~estados mafiosos~ etc…

Sobre defender o assassinato por um governo estrangeiro de um oficial brasileiro, isso já é passar de todos os limites da cara de pau. Se o serviço secreto chinês matar um oficial americano por passar segredos para Taiwan você trataria da mesma maneira?

Gente igual a você são traidores em potêncial.

Raduga
Raduga
Responder para  Hélio
6 anos atrás

O governo do Tireless é outro. Por isso ele acha aceitável o assassinato de um nacional, oficial das nossas FFAA.

Valter M
Valter M
6 anos atrás

Enquanto não levarmos a sério nossos interesses basicos (saude,educação,emprego,segurança publica e moradia),nunca seremos respeitados, sempre seremos os coitadinhos, seremos espionados pelo EUA,pela Russia,França e por ai vai,ate a Bolivia deve nos espionar,enquanto tivermos essa democracia onde se elege por cotas de partido,onde o voto é obrigatorio (meu Deus o voto é obrigatorio) urna eletronica e todo esse sistema cancerigeno politico que temos, na verdade é até bom que sejamos espionados e sabotados, acho que assim fazemos um pouco menos de c*****s ,dadas as condiçoes atuais (nivel de tecnologia exitente vs nivel de capacidade de administrar) é mesma coisa que dar uma granada pra um macaco, é melhor tirar dele ante que faça besteira,nesse caso foi isso que aconteceu, nos espionaram,nos espionam e nos espionarão, e sou patriota sim, mas o mundo real é assim, e ainda bem que é.

Mauricio R.
Mauricio R.
6 anos atrás

Das “falências” da BID original a que eu mais gosto é a da Órbita.
Reza a lenda que Sidewinder, Tow, Stinger, (e/ou Maverick) incomodados ante a possibilidade de concorrência dos mísseis brasileiros, teriam batido a porta da Embraer e sem mais delongas soltaram a ameaça: Saia de órbita ou não venda mais nos EUA!!!!
Se é verdade eu não sei, só sei que a Embraer continua a vender nos EUA.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
6 anos atrás

Eu diria que antes de culpar os EUA pela quebra da Engesa, deveriam colocar o Saddam Hussein no topo da lista, por causa do calote que êle deu na empresa.

A Avibrás também foi vítima do calote iraquiano.

O Brasil quase entrou na lista negra da CIA e do Mossad, por causa da suposta venda de Urânio enriquecido para o Iraque.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Tadeu Mendes.
6 anos atrás

Tadeu Mendes. 22 de Maio de 2018 at 2:52
Nesse comentario especifico eu concordo plenamente com voce. Saddam Husseim realmente foi um fator determinante para quebra da Engesa.

Samuca cobre
6 anos atrás

Imagina Tadeu Mendes!!!! O Brasil??? O Brasil é super bonzinho!!! Só tem gente boa Aqui!!!

Felipe
Felipe
6 anos atrás

Nada mais me surpreende.

Estou lendo um livro sobre a guerra civil da Rhodesia, que era uma colonia inglesa no sudeste africano. Foram literalmente sabotados pelo governo britanico no processo de descolonizacao da Africa. O pior de tudo é que os Rhodesianos foram traidos, pois, pouco tempo antes, lutaram lado a lado dos britanicos na 2a guerra mundial. Inclusive muitos rhodesianos foram parte fundamental do nascimento do Regimento SAS.

Russian Bear
Russian Bear
6 anos atrás

A sequência de documentos da CIA divulgados na mídia, só comprova que os Estados Unidos agem de forma inescrupulosa com qualquer país, independente do nível de parceria. Até hoje os países europeus sofrem com as ações unilaterais do tio Sam, vide acordo nuclear com o Irã e relações comerciais com a Rússia. Em ambos os casos não ocorreram nenhuma violação direta de acordos anteriormente assinados. O mundo não aceita mais um país agindo desta forma ditatorial. O Brasil deveria buscar acordos no âmbito de defesa com Rússia e China para dar um recado claro de que ele é o único responsável pelo seu próprio destino. Sobre os comentários do Bosco, devemos entender que ele tem um posicionamento fanático por qualquer influência dos EUA ou UK. Nada mudará sua opinião.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Responder para  Russian Bear
6 anos atrás

Lógico!!!!
A Rússia e a China sempre trataram muito bem seus aliados… muito…
Eles nunca fizeram nada disso…

Sem lembrar da guerrilha urbana e rural financiada e treinada pela URSS e seus aliados, graças a Deus, derrotada pelas FFAA brasileiras.

Wilson França
Wilson França
Responder para  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Numa situação em que o próprio Estado viola as leis, promovendo torturas e prisões arbitrárias, o direito de resistência deveria ser considerado legítimo.

Luiz Campos
Luiz Campos
6 anos atrás

O que deveríamos esperar da CIA ou de qualquer outro serviço de inteligência do mundo? É lógico que vão tentar melar qualquer iniciativa do Brasil ou de outro país que tente ser independente. O Brasil precisa deixar de ser ingênuo. O Subnuc está indo pro mesmo destino se bobearem de novo.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
6 anos atrás

Ninguém me tira da cabeça que a base de Alcantara foi sabotada, podem me xingar, enxovalhar, chutar, Mas principalmente aquela explosão que vitimou uma grande quantidade de técnicos e que praticamente a destruiu, foi sabotada, Só não sei por quem, simplesmente porque várias potências ocidentais e orientais (FLUxfla) poderiam rer interesses em não permitir mais um país a dominar esta ciência. Fatos estranhos foram relatados na época, mas, paro por aqui. Quanto ao Osório, faltou ao governo brasileiro adquirir um lote destes, porque encomendas viriam pelo parque industrial já formado e a expertise do mesmo melhorada. Mercado na época e até hoje para ele não faltaria, mas teria que haver produção confiável. ST4

GengisDu39
GengisDu39
6 anos atrás

O coronel Nery postou um link de um texto falando sobre a política norte americana para “aliados/parceiros” como o Brasil, não me lembro o nome ,mas, que explica bem a nossa realidade explica . A facilitação com base na doação de equipamentos militares via FMS e tal está bem dentro dos planos dos EUA.
Gilson Moura 21 de Maio de 2018 at 21:44
Pra mim este foi o comentário mais prudente e realista.

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Mesmo? Foi a Cia que botou no Planalto a gentalha como sarney, fhc, lula e dilma, todos agentes do Tio Sam. Cada uma…

João Augusto
João Augusto
Responder para  DaGuerra
6 anos atrás

Viaja errado não. Lula e Dilma agentes dos EUA?! Nunca li tamanha sandice.

Hélio
Hélio
Responder para  João Augusto
6 anos atrás

O Brasil nunca teve tão boas relações com os EUA quanto nos governos Bush e lula.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Isto parece jogo do XVI de Piracicaba contra o Ituano. Há uma dividida para pegar a bola, e o atacante do Ituano bate o cotovelo na bola e marca o gol. O Juiz, que gosta de ver o jogo fluindo, marca o gol. Mas depois de muitas reclamações e comentários dos narradores do jogo, por vídeo, percebe-se que houve um irregularidade. Mas alguns diziam, que cotovelo não é mão, nem foi intencional. Então o gol foi válido. Pode chorar mas não adianta reclamar. São estas as regras do jogo. Como disse o Bosco, se você está chegado neste mundo agora, é melhor se preparar. Espionagem, assim como a curiosidade, é algo natural. O fato é que no jogo das relações internacionais, o Brasil, se vitimiza, e se esquece de realizar as correções necessárias para vencer, e manter-se vencedor. Perde muito, tudo perna-de-pau, quando não veste a camisa, os líderes, e fazem um jogo de excelência. Os EUA possuam uma administração pública excelente. Provavelmente a melhor administração pública do mundo. E o Brasil? Lá eles amam a pátria, e trabalham por ela com dedicação de quem cuida do que é seu. E todos, geralmente são agraciados. Por vencerem. Enquanto isto, aqui no Brasil o cara olha para o calendário e para o relógio, ansioso para chegar o fim de semana para ir navegar com a lancha em Búzios. Os interesses do povo, da nação, são negligenciados. A culpa é da própria cultura negro-indígena-portuguesa que nos faz razoavelmente relapsos uns com os outros, não formando uma irmandade proativa, coesa e bem organizada, bem como pela grandiosidade do Brasil, o que nos faz de certa forma satisfeitos e conformados. Nós também uma nação multicultural, como os EUA, mas não nos identificamos tanto como pátria, exceto pela língua, uma vez que nossa maior união patriótica se dá na Copa do Mundo. Sui generis. O Brasil é um país exótico, e quando nós aprendermos a ganhar com isto, seremos sim uma potência administrativa, militar, cultural e econômica. Mas antes disto, enquanto formos levados a reboque, seremos uma republiqueta de bananas. Nós somos mais, mas ainda não demos conta disto. Nós ainda não percebemos o tamanho de nossa responsabilidade, nem as enormes chances que diariamente perdemos. Se o Brasileiro confiasse mais em Brasileiro…E se Brasileiro se comportasse de forma a inspirar a confiança de seus compatriotas…

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Victor Moraes
6 anos atrás

Victor, nem uma letra, palavra ou vírgula, ONDE ASSINO POR FAVOR? ABRAÇÃO ST4

GengisDu39
GengisDu39
Responder para  Victor Moraes
6 anos atrás

Rapaz, digno de aplausos!!!Parabéns pela sensatez !!!

Victor Carvalho
Victor Carvalho
6 anos atrás

Os americanos fazem o jogo deles. Nós não jogamos, ou jogamos muito mal. Nunca investimos realmente em inteligência e espionagem. Isso fica evidente quando analisamos o processo de ingresso na ABIN. Está longe de ter profissionais de “campo”…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
6 anos atrás

MGNVS, tá vendo que eu não sou tão mal. Rsrsrs.

Temos visões diametralmente opostas, mas podemos dialogar.

Eu sempre quiz o melhor para o Brasil, mas a nação se sabota a sí mesma.

Já fui segundo tenente R2 no EB, em 1977, da arma de cavalaria. Jamais traicionaria o Brasil, mas a decepção com os rumos que o país tomou, foi grande naquela época.

O Brasil já deveria ser uma potência há duas decada atrás, e so não é ainda, por culpa do brasileiro.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Tadeu Mendes
6 anos atrás

É meu caro Tadeu, infelizmente nos falta o que sobra ao americano. O amor e respeito por sua pátria, estive algum tempo atrás vendo um jogo da NFL e o cantar do hino deles e todos, todos presentes cantando com amor, respeito para com sua pátria. Este é o abismo que nos separa de nos tornarmos uma potência, condições e potencial temos de sobra. abraços st4

ODST
ODST
Responder para  Saldanha da Gama
6 anos atrás

Saldanha da Gama

Se depender de certos comentaristas da trilogia, patriotismo/nacionalismo se tornaria crime no Brasil!

MGNVS
MGNVS
Responder para  Tadeu Mendes
6 anos atrás

Tadeu Mendes 22 de Maio de 2018 at 10:05

Tadeu… pela segunda vez eu concordo plenamente com vc.

Tbm estou decepcionado com essa classe politica sua tanto de esquerda qnto direita ou centro. Sao todos corruptos. E isso ja destruiu nossas Forças Armadas e ainda vai destruir o resto do pais.

Tadeu … nos ate podemos ter opinioes diametralmente opostas, mas eu respeito seu ponto de vista. Assim é a democracia.

O que as vzs realmente me chateia aqui sao a brigas bobas por causa desse ou daquele país, pq isso polui os comentarios e atrapalha as analises tecnicas.

Vc mesmo ja postou excelentes comentarios tecnicos tbm.

Isso sim faz difetenca!

Manuel Souza
Manuel Souza
6 anos atrás

Espionagem é normal. Sabotagem e traição não. Nós todos sabemos como terminou todos esses programas citados no texto. Deve ser mesmo apenas coincidência. Essas pessoas que tanto defendem os EUA e o regime militar irão tomar sustos atrás de sustos agora com a liberação de documentos dessa época nefasta brasileira. Empresários e militares brasileiros sendo adidos dos EUA em seu próprio país. Que nojo meu Deus.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
6 anos atrás

Bosco,

Quando quiseres visitar Boston, te convido a hospedar na minha casa.

Bosco
Bosco
Responder para  Tadeu Mendes
6 anos atrás

Tadeu,
Será um prazer e uma honra!
Quem sabe um dia…
Um abraço.

Leandro Costa
Leandro Costa
6 anos atrás

Eu não sei qual é a controvérsia aqui. A CIA está simplesmente cumprindo a função para a qual foi criada. Providenciar informações relevantes para o processo decisório. É o que a ABIN deveria ter feito em relação ao caso Honduras e não fez. É o que ela deveria fazer no dia a dia de sua existência, mas é um pouco difícil pedir que uma agência de inteligência composta por concursados tenha esse tipo de coisa em mente, de estar sempre gerando relatórios acerca de diversos países cujas atividades podem interessar ou futuramente pesar contra ou à favor dos interesses brasileiros. O Mundo não é lugar para ingênuos não, e aparentemente boa parte dos comentaristas aqui é.

Não sei por que se preocupam com as teorias da conspiração de sabotagem americana acerca de nossa indústria e desenvolvimento científico. NÓS MESMOS sabotamos tudo isso sem qualquer ajuda externa no fratricídio deste país. No caso do VLS é ainda mais gritante. O projeto todo praticamente pronto, foguete que funcionava, e mais perto do que nunca de se tornar operacional e por causa de um acidente, joga-se tudo fora. Típico de país que nunca irá para a frente mesmo.

Gustavo
Gustavo
6 anos atrás

e depois de tudo, há quem fique abaixando a cabeça para americanos e russos.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Gustavo
6 anos atrás

Pelo menos você é imparcial e isso eu respeito…

ODST
ODST
Responder para  HMS TIRELESS
6 anos atrás

HMS TIRELESS

Tem que respeitar né, afinal, imparcialidade é algo que te falta. E muito!

jose luiz esposito
jose luiz esposito
6 anos atrás

RUI CHAPÉU , engano teu , a ENGESA já possuía o Osório , depois que o ofereceu a venda ao Oriente Médio , embora o projeto fosse dirigido a países da região , pois aqui no Brasil , nossos militares somente gostam de projetos de terceira , como o Tamoio !

Jorge Tadeu
Jorge Tadeu
6 anos atrás

Todos os países espionam ou, deviam espionar seus vizinhos; parceiros; inimigos, etc. O conhecimento adquirido por alguém, ou a existência de um determinado fato, pode ser útil em algum momento do futuro. Todas as nações minimamente desenvolvidas tem seus serviços de inteligência e contra-inteligência. Não vejo nada de excepcional nisso. Há que se considerar que em termos de países, estes não tem amigos, mas, em determinados momentos históricos, interesses coincidentes ou conflitantes. Na SGM a URSS começou como aliada do Eixo (em, especial da Alemanha) e, depois se aproximou dos Aliados. Ao final da SGM, os antigos aliados estavam em campos opostos e a cortina de ferro nasceu. Com o fim da guerra fria houve uma aproximação da Russia com os EUA e, agora, novo distanciamento. Esse pequeno exemplo, denota que os países precisam estar estruturados para competir pelo acesso a informações sensíveis e a proteger as suas. Se o Brasil é incompetente nesses campo, infelizmente, a culpa é só nossa, não dos outros. SDS.

Jerônimo Torres
Jerônimo Torres
6 anos atrás

Típico caso de substimar a capacidade do nosso governo.

Eles deveriam saber que foguete brasileiro nenhum bancado pelo governo iria chegar no limite da atmosfera…..

E na pior das hióteses quando a gente finalmente conseguiu lançar um satélite (usando foguete russo e frânces) ningém se preucupou em escrever o softwre para decodificar as codificações em terra ,então. é o mesmo que colocar uma pedra no espaço, só que mais caro.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Jerônimo Torres
6 anos atrás

Jerônimo, diversos foguetes brasileiros chegaram nos limites da atmosfera. Geralmente com cargas de pesquisa metereológica, mas chegaram. O próprio VLS já foi lançado com sucesso em ocasiões. Mas por causa de um acidente, decidiram deixar de continuar com o projeto.

Andre
Andre
Responder para  Leandro Costa
6 anos atrás

Mentira.
Nenhum foguete da série VLS foi lançado com sucesso.

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Ainda bem que espionaram e acompanharam de perto a situação!
Não esqueçam que na época o Brasil era uma ditadura militar

GengisDu39
GengisDu39
Responder para  Gabriel
6 anos atrás

Ditadura militar camarada, por favor…..Só os vermelhos usam este termo mentiroso e difamador de nossas forças, que ,na ocasião nos livraram de ser uma Venezuela/Cuba da vida. Aqui houve regime militar!!!!

Marcelo Danton
Marcelo Danton
6 anos atrás

BOSCO!! Ele É um esquerdopata…e agora ainda temos os esquerdopatas Bolsomions…aquele que É mas diz que não é!
Ao menos os PeTralhas tem mais caráter em assumir…mas todos esses nacionalistas e socialistas dão vontade de vomitar. Verde amarelo e vermelho.
Agora pegou a modinha CIA diz isso…CIA fez aquilo. Não passa de BOMBAs de fumaça para manter sempre a escória social nacionalista no poder na América Latina.
Fora Peronismo e Getulismo…FORA! Vocês cumpriram seus deveres em 1930-1960…de lá pra cá só destruíram o Brasil com a insistência dessa oligarquia trabalhista em deter o poder no Brasil.
ACORDA povão!

GengisDu39
GengisDu39
Responder para  Marcelo Danton
6 anos atrás

Vc está usando o mesmo termo dos petralhas para rotular os que se dizem,assim como eu, eleitores futuros do Bolsonaro meu caro. Não misture as coisas e respeite a opinião diferente dos outros.

Heitor
Heitor
6 anos atrás
Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Responder para  Heitor
6 anos atrás

Eu daria uma vasculhada geral antes de liberar o uso.

Caio
Caio
6 anos atrás

Os americanos so estavam ajudando os nossos proprietarios internosa manter o “status quo” de eterna colonia de exploração.