Angela Merkel

Angela Merkel

Angela Merkel
Angela Merkel

Chanceler federal alemã condena decisão do presidente dos EUA de abandonar acordo nuclear com o Irã. “O multilateralismo vive uma crise real, e a Alemanha optou por fortalecê-lo também em tempos difíceis”, afirma

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira (11/05) que a decisão dos Estados Unidos de se retirarem do acordo nuclear iraniano, firmado em 2015 entre Teerã e seis potências mundiais, enfraquece a confiança na cooperação da comunidade internacional.

Em discurso num evento católico na cidade de Münster, no oeste alemão, a líder reconheceu que o pacto está “longe de ser perfeito” e que, em muitas áreas, as políticas iranianas são fonte de “grande preocupação”, citando o conflito com Israel e seu programa de mísseis balísticos.

Mesmo assim, Merkel disse não achar justo que um dos países implicados no acordo nuclear – que, lembra, custou 12 anos de trabalho para ser firmado – simplesmente o abandone.

“Não acho correto cancelar de forma unilateral um pacto que foi acordado, submetido a votação no Conselho de Segurança da ONU e aprovado por unanimidade. Isso prejudica a confiança na ordem internacional”, destacou a chanceler federal.

Merkel lembrou ainda a decisão anterior do presidente americano, Donald Trump, de retirar os Estados Unidos de outro tratado internacional, o Acordo de Paris sobre o clima, este assinado por quase 200 países, e afirmou: “Se nós não gostamos das coisas e não conseguirmos atingir uma nova ordem mundial, todo mundo vai fazer o que quiser – e isso é uma má notícia para o mundo.”

Segundo a chefe de governo, “o multilateralismo passa por uma crise real”, um fato que disse observar com “preocupação”. “Nós [Alemanha] optamos por fortalecer o multilateralismo, também em tempos difíceis”, afirmou ela a uma plateia de 4 mil pessoas. “Essa é a tarefa que está agora diante de nós, mais urgente do que nunca.”

Merkel se pronunciou três dias após Trump anunciar a saída dos EUA do acordo nuclear, apesar dos esforços internacionais para impedir tal movimento. A ofensiva incluiu viagens de Merkel e do presidente francês, Emmanuel Macron, a Washington nas últimas semanas.

O acordo nuclear foi firmado em 2015, antes de Trump assumir o cargo, entre Irã, Estados Unidos, Alemanha, França, China, Reino Unido e Rússia, visando restringir o programa nuclear iraniano em troca do alívio de uma série de pesadas sanções internacionais ao país.

‘Europeus não devem agir como vassalos de Washington’

Desde o anúncio do presidente americano, na terça-feira, os países remanescentes no acordo vêm defendendo a importância de que ele seja preservado, mesmo sem Washington, e apelam para que Teerã continue cumprindo suas obrigações no âmbito do pacto.

Em conversa por telefone com Merkel nesta sexta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou preocupação com a saída dos EUA e se disse favorável à manutenção do acordo nuclear.

Segundo um comunicado do Kremlin, os dois líderes concordaram que preservar o pacto internacional é importante tanto para a segurança regional como internacional.

Em tom mais agressivo, o ministro francês das Finanças, Bruno le Maire, disse também nesta sexta-feira que os países europeus deveriam pressionar o governo Trump em vez de agir como “vassalos” de Washington.

O político ainda opinou que a Europa não deveria aceitar os Estados Unidos como “polícia econômica do mundo”. Le Maire defendeu que empresas europeias possam continuar fazendo negócios com o Irã apesar da decisão de Trump de reinstaurar sanções ao país.

A Casa Branca antecipou que o presidente pretende impor mais sanções a Teerã, provavelmente na próxima semana, mas sem dar mais detalhes. O governo alemão informou estar sondando com os EUA quais seriam essas medidas.

FONTE: Deutsche Welle

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

73 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bardini
Bardini
6 anos atrás

“Em discurso num evento católico na cidade de Münster, no oeste alemão, a líder reconheceu que o pacto está “longe de ser perfeito” e que, em muitas áreas, as políticas iranianas são fonte de “grande preocupação”, citando o conflito com Israel e seu programa de mísseis balísticos.”
.
Pois é. O acordo passa longe de ser “perfeito”. É uma grande palhaçada, como destacou Netanyahu.
.
“Segundo um comunicado do Kremlin, os dois líderes concordaram que preservar o pacto internacional é importante tanto para a segurança regional como internacional.”
.
Bullshit…
Oóhh: $$$$
Só estão interessados no dinheiro do Irã.
.
“Em tom mais agressivo, o ministro francês das Finanças, Bruno le Maire, disse também nesta sexta-feira que os países europeus deveriam pressionar o governo Trump em vez de agir como “vassalos” de Washington.”
.
Ué… Mas os europeus não são meros vassalos?
.
“O político ainda opinou que a Europa não deveria aceitar os Estados Unidos como “polícia econômica do mundo”. Le Maire defendeu que empresas europeias possam continuar fazendo negócios com o Irã apesar da decisão de Trump de reinstaurar sanções ao país.”
.
De novo. Só estão interessados no dinheiro do Irã.
Não estão nem aí para o acordo nuclear…
.
Quem paga mais leva.
https://www.youtube.com/watch?v=RykS6t3S7_s

Mk48
Mk48
Responder para  Bardini
6 anos atrás

E os americanos que fazem vista grossa as atrocidades que o regime saudita faz, estão interessados em que ?

Gil
Gil
Responder para  Mk48
6 anos atrás

Estão logicamente interessados em outro importante aliado regional, porém mesmo assim vemos a Arabia Maldita se abrindo ao mundo de forma paulatina com o novo governante, algo bastante distinto ao que esta sucedendo com o regime dos Aiatolás.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Alguém, por favor, diga para esta ex membro da Stasi, que vá cuidar de sua casa, que por sinal está uma bagunça em termos militares, e paea criticar a grama do vizinho.
Acho muito bom a senhora ir cuidar do seu quintal sob aspecto militar antes que a senhora va´escovar nos dentes no banheiro e de cara com 125mm de um T90 entrando pela janela.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Responder para  Juarez
6 anos atrás

A Dilma do norte. As semelhanças na vida e nos governos são no mínimo curiosas.

Mk48
Mk48
Responder para  Clésio Luiz
6 anos atrás

Merkel está no seu quarto mandato á frente da maior economia europeia. Seria muito bom ter uma Dilma dessas aqui no Brasil.

Nonato
Nonato
Responder para  Mk48
6 anos atrás

Crescer por crescer muitos países crescem, inclusive sob a administração de muitos maus governantes tipo Lula, Chávez, Putin e Endorgan.
Muitos até se perpetuam no poder e com popularidade.
Mas na questão dos imigrantes ela está mais para Temer…
E parece que está deixando as forças armadas em más condições.
Por isso prefere manter boas relações com o Irã para não correr o risco de ver um missil balístico caindo em Berlim…

Mk48
Mk48
Responder para  Nonato
6 anos atrás

Nonato……

Nenhum míssil iraniano tem alcance e muito menos “pontaria” para “cair” em Berlin.

As condições das forças armadas de um país nunca foram critério para se definir um governante.

A questão da imigração é uma política de governo. Se a Alemanha vem consistentemente recebendo refugiados ao longo dos anos e a Merkel está no seu quarto mandato a frente da Alemanha, supõe-se que os seus eleitores (o povo alemão) estão de acordo com essa política.

Para finalizar, você citou Lula, Chaves, Putin e Erdogan. Todos os países (des)governados por eles estão com as suas economias em frangalhos, vide o Brasil.

Ivan BC
Ivan BC
Responder para  Mk48
6 anos atrás

Claro, o PIB da Alemanha é reflexo da Merkel kkkkkkk Alemanha já tinha um PIB enorme antes de Merkel nascer. Se eu virar presidente o Brasil terá a 9 economia do mundo por causa de mim? Causa e efeito ZERO. Acho melhor o pessoal acordar e focar mais em causa-efeito. Merkel e PIB alemão não tem nada a ver.
Por fim, PIB é apenas um indicador de diversos outros…o regime militar brasileiro pegou o país na 41 posição de PIB, entregaram em 85 na 11 posição de PIB.
Não tenho 1 amigo que morou na Alemanha que não diga que a Merkel é ruim…

Luciano
Luciano
Responder para  Clésio Luiz
6 anos atrás

Clésio vc tem uns comentários muito bons, mas este de comparar a Dilma com Merkel nao foi um deles. Quem dera a Dilma chegasse perto do que é a Merkel! Talvez nao estivéssemos hoje nessa crise!

pdias
pdias
Responder para  Clésio Luiz
6 anos atrás

Hehehe, Dilma do Norte é o Trump, pois este está fazendo exatamente o que a presidenta fez: “desoneração de impostos sem se preocupar com o déficit fiscal crescente, investimento irrestrito em infra-estrutura e programas de proteção à indústria nacional que a tornam mais preguiçosas em ganhar dos importados por capacidade (Inovar-Auto, por exemplo, condenado pela OMC)….. e assim vai a Dilma Trump… Enquanto Merkel proclamava medidas duras de AUSTERIDADE FISCAL, Dilma gastava horrores…. a conta veio. Trump segue o caminho de Dilma…. por ora será uma festa nos EUA, depois vem a conta e a ressaca

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Falou a mulher que mama nas tetas do Estado a vida toda (só no cargo de 1° ministra é o quarto mandato) e criou uma bolha de racismo e violência dentro da Alemanha.

Antonio
Antonio
Responder para  Ivan BC
6 anos atrás

Iguais aos milico do Brasil, só mamando nas tetas do estado. E o pior é quando a mamação passa pras esposas e depois filhas.

Gil
Gil
Responder para  Antonio
6 anos atrás

Os milico conformaram os melhores governos que tivemos nos ultimos 100 anos.

O Brasil nunca cresceu tanto como na epoca dos governos militares, não faltava trabalho e as pessoas podiam sair em paz nas ruas.

Hoje vivemos num clima de guerra civil, somente os vermeluchos são contra os militares, preferem outro tipo de ditadura e outro tipo de bandeira.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Gil
6 anos atrás

Voce nao deve estar falando serio?
Foi ironia nao foi?
A CIA acabou de divulgar informacoes dos assassinatos cometidos pela Ditadura Militar no Brasil e vc ainda defende?
E foi a CIA quem divulgou.
Nao foi o Sputinik.
Durante a Ditadura Militar o Brasil era praticamente rural e grande parte da populacao era analfabeta. O governo nao conseguia sequer instalar linhas telefonicas, tanto é assim que as pessoas alugavam um telefone no valor do aluguel de um imovel. Televisao colorida? Artigo de luxo so para os ricos. Carros entao? Melhor nem comentar.

Se tivesse um vizinho que nao gostasse de vc entao ele ia numa delegacia e falava q vc era um subversivo comunista e logo depois a policia ia na sua casa para “averiguacoes” e quebrava tudo, espancava todo mundo e ficava por isso mesmo… mesmo se vc nunca nem tivesse jamais ouvido falar em comunismo.

Tem gente aqui que nao tem o menor bom-senso.

Luis
Luis
Responder para  MGNVS
6 anos atrás

provavelmente o texto é falso, se fosse verdadeiro, problema algum com ele, os comunistas assistidos por cuba e união soviética estavam em guerra aberta com guerrilha e terrorismo contra a população e as forças de segurança, neste caso, não espero outra coisa de um governo q não queira entregar seu povo a escravidão e verdadeira repressão. em uma guerra naturalmente se cometem erros, como em tudo na vida, pois somos humanos, o q não muda o fato de militares terem todo o meu apoio e de outros cidadãos de bem, e portanto, não comunistas, para fazer o q for preciso para defender nossa liberdade. o inimigo sempre esteve do outro lado. o inimigo de ontem e hoje são os idiotas úteis e os comunistas natos de sempre.

Leandro
Leandro
Responder para  Gil
6 anos atrás

Wtf?

Mk48
Mk48
Responder para  Gil
6 anos atrás

Está com saudades do governo militar ?

Neste caso você tem várias opções de países mundo afora que são ditatoriais, é só escolher e se mudar para um deles, mas fique sabendo que em nenhum deles você terá a liberdade que você tem aqui no Brasil, como a de , por exemplo, escrever as sandices que você escreve aqui no Blog.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Mk48
6 anos atrás

Mk8…
Concordo com vc!
Aqueles que estiverem com saudades da Ditadura Militar do Brasil que se mudem para o Iran, Saudi Arabya, Norte Korea ou China.

O bom é que nesses paises linha dura esses que escrevem tamanhas bobagens aqui nao vao ter a menor oportunidade de falar ou escrever asneiras la.

Pelo visto alguns comentaristas aqui ou sao loucos ou entao sofrem de algum tipo de doença mental.

Como se nao bastasse a babaquice da torcida EUA x RUSSIA, agora tbm aparecem uns malucos defendendo antiga Ditadura Militar do Brasil.

Ivan BC
Ivan BC
Responder para  Antonio
6 anos atrás

Antônio, seu comentário foi totalmente sem nexo. Agredindo o regime militar enquanto eu falava de Merkel que está a vida toda na política mamando no Estado. Do nada você aparece atacando o regime militar? Do que você está falando? Não sei se vocês estudaram história, mas o mundo de 64 é totalmente diferente do mundo de 2018. Vivíamos na guerra fria e o Brasil era atacado por ondas comunistas financiadas pela URSS. Os documentos da URSS divulgados comprovam isso…
Apenas para lembra-los, o regime militar foi um contragolpe para bloquear o verdadeiro golpe que o nosso país iria sofre: golpe comunista liderado pela URSS. Tão verdade que regimes militares tiveram em vários países da região, cuba chegou a ter mísseis nucleares.
Outra coisa, tempo no poder é o argumento determinante para atacar os militares? As 500 mortes em 21 anos de regime militar? Então vou dizer: em 33 anos de esquerda (PSDB -10 anos E PT – 14) e companheiros… Juntamente com políticas públicas de disseminação da violência e degradação social e dos valores humanos…quanto mortos? Ano passado tivemos 63 mil assassinatos, mais do que diversos países do mundo juntos. Quantas pessoas morreram por causa da corrupção desses governos? Quantos morreram por causa do desarmamento?
Só na Petrobrás roubaram de 40 a 60 bilhões de reais…em apenas 1 estatal. Imagina o resto!
Seu ataque voluntário contra o regime militar é de uma cegueira sem igual. O regime cubano, aquele que o exército brasileiro impediu de invadir o Brasil, matou mais de 100 mil pessoas e levou o país a ser um bolsão de miséria sem igual. Uma ditadura de fato, sem alternâncias e sem liberdades, onde tudo é Estado é nada são as pessoas.
Era isso que você queria?
Acorda!
A comissão da verdade disse que 500 pessoas morreram nas mãos do regime militar em 21 anos, agora eu te pergunto, quantos mortos o regime “democrático” matou? Ahhh daí você não tem nem ideia certo? Talvez por causa da cegueira.
Os tempos eram outros, ameaças eram diferentes.
O Lula saiu da presidência com os parentes cheio de empresas, filhos ocupando grandes cargos em empresas privadas e público e o próprio saiu da presidência com 27 milhões de reais na previdência privada. Saiu com uma aposentadoria enorme e diversos privilégios de ex-presidente. Dilma que roubou dezenas de bilhões anda de bicicleta na praia com seus 7 assessores pagos pelo estado, carro oficial blindado, apartamento público, 33 mil por mês e outros privilégios.
FHC tem um cobertura em Paris e vive no luxo.
Ciro Gomes tem uma cobertura frente mar em fortaleza e a família tem um patrimônio gigantesco.
Os militares, gostando ou não, fizeram um dos melhores governos da história. Nem por isso devemos cegar e fingir não ver erros graves. O mesmo vale para outros governos civis que matam muito mais que militares, roubam bilhões e de dentro da cadeia ameaça juízes, promotores e diz que voltará para ser candidato a presidente.

Artilheiro
Artilheiro
Responder para  Ivan BC
6 anos atrás

100% apoiado!!!

C. Silva
C. Silva
6 anos atrás

O teimoso e excessivamente colérico Trump do período de eleições revelou também que é assim também o Trump presidente. Infelizmente.

Markel não deixa de ter um pouco de razão no que fala.

Seu estilo de governar, que trouxe do mundo dos negócios, somente se sustentou até agora em função de uma equipe extremamente competente. Nada é mais perigoso na política do que aquele que é, ou mesmo procura descautelosamente parecer, “apolítico”.

DigoSSA
DigoSSA
6 anos atrás

Palavras sensatas da chanceler alemã;

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

“”‘Europeus não devem agir como vassalos de Washington’”
Comentário ridículo!
Essa Merkel, juntamente com o Maduro da Venezuela, merecem receber o troféu ASNO 2018.
Claro, em vez dos europeus serem vassalos dos EUA agora serão vassalos das políticas alemãs dentro do bloco…ou vassalos do petróleo do Irã, não é em vão que parte dos europeus querem o fim do bloco, povos dentro do bloco que não se sentem representados, são engolidos e guiados por agendas de meia dúzia de países.
Há 30 anos a metade da Alemanha era vassalo dos russos (antes da queda do muro de Berlim em 1989). Quando justamente os EUA barrou o expansionismo da URSS na Europa, mesmo assim ficou com metade do território europeu de 45-91, se não fosse os “maldosos americanos” e a vida de quase 500 mil americanos a Europa seria vermelha.
Pelo jeito em 30 anos os europeus NÃO serão vassalos dos russos e nem dos americanos, mas serão vassalos de Alá e suas mesquitas.
Quanta choradeira por causa desse acordo PORCARIA, não há a mesma choradeira dos europeus diante do mercado de 20 trilhões de dólares dos EUA para as companhias européias e nem diante dos grandes acordos feito pelos EUA nas ultimas 7 décadas e que beneficiaram o mercado europeu e as companhias européias, especialmente o acordo que abriu o maior mercado em desenvolvimento do MUNDO: China
Quando os negócios dos EUA são benéfícos para os europeus ninguém vê a choradeira e nem discursos de vassalos etc…hipócritas! Abandonem os EUA e vão buscar o mercado fechado da Rússia e do Irã…sejam felizes!
Acho melhor a Merkel acordar e começar a cuidar do quintal de sua casa…pois anda bem sujo!

ODST
ODST
Responder para  Ivan BC
6 anos atrás

Mas não foi a Merkel que disse isso, foi Bruno le Maire (francês).

Mk48
Mk48
Responder para  Ivan BC
6 anos atrás

Ivan, quem falou a frase ”‘Europeus não devem agir como vassalos de Washington’” não foi a Merkel, foi o ministro das finanças francês, como disse o outro comentarista logo acima.

Concordo em boa parte com o que você escreveu, e acho também que se a Airbus e outras empresas européias não tivessem investido tanto dinheiro no Irã desde que este famigerado acordo foi assinado, o discurso deles seria outro, bem diferente. Esta é a razão deles para querer “manter o acordo” mesmo sem os EUA. Money.

Os países europeus, como quaisquer outros no mundo, estão interessados em dinheiro sim, é uma coisa óbiva e não há mal nenhum nisso. Inclusive o Brasil também será afetado com a volta das sanções ao Irã, especialmente na exportação de carnes.

Para finalizar, também acho muito preocupante essa islamização da Europa.

Abs.

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Apesar de ser um país desenvolvido, a Alemanha também anda com seu quintal bagunçado.
Sem comparação com aqui (aqui sempre esteve bagunçado) e também pra eles é bem mais fácil de resolver, mas se depender dessa política atual deles, o negócio vai longe.
Toda vez que eles falam do Trump, que tudo que ele faz é errado, parece que Obama, Clinton, os Bush todos estavam todos no mesmo barco.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

A única coisa que quero saber da Merkel é qual a opinião que ela tem sobre a mandioca e se ela já desenvolveu alguma máquina que armazena vento.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Responder para  Bosco
6 anos atrás

kkk kkk kkk Não Bosco, de novo não!!!!! Ela se perde qdo faz discurso, já falou em “mulher sapiens” ? 1 Dilma o mundo consegue aguentar, 2 é o apocalipse! abraços st4

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

Acho que os países mais ricos da Europa como Noruega e Suíça deveriam assumir a liderança da Europa porque a França e alemanha só vem fazendo besteira.

Camargoer
Camargoer
Responder para  SmokingSnake ?
6 anos atrás

Olá Smoking. Talvez possamos propor a mesma coisa no continente americano, colocando o Canada no comando em lugar dos EUA, que também só vem fazendo besteiras.

Bravox
Bravox
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

E o Canada não? ( a coisa ta feia la)

Mk48
Mk48
Responder para  SmokingSnake ?
6 anos atrás

Meu caro, para sua informação os países mais ricos da Europa são Alemanha e França , exatamente nesta ordem.

Seria bom se informar antes de escrever abobrinhas.

Abs.

Gil
Gil
Responder para  Mk48
6 anos atrás

Ele não falou nenhuma abobrinha, ele fala de riqueza per capita.

Acho bom vc ja ir se acostumando a interpretar bem um texto!

Mk48
Mk48
Responder para  Gil
6 anos atrás

“Acho bom vc ja ir se acostumando a interpretar bem um texto”

Sério isso ? Quem você pensa que é espertao ? Vai te catar. O cara escreveu besteira sim e você a complementou.

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Essa mulher é uma das poucas pessoas que embrulham meu estômago quando eu vejo. Não existe nada pior do que uma pessoa que trai a história, a cultura e o povo do seu próprio país.

Jacinto
Jacinto
6 anos atrás

A Angela Merkel tem de ser rememorada qua a criaçao do Estado de Israel e a confusão subsequente, em grande parte, ė o resultado do que o pais dela fez algumas décadas atrás… e que se existe um pais com uma obrigaçao moral de se comprometer com a seguranca do povo judeu e a Alemanha.

Mk48
Mk48
Responder para  Jacinto
6 anos atrás

Prezado, o que isto tem a ver com a matéria?

Jacinto
Jacinto
Responder para  Mk48
6 anos atrás

A questao de o Irã ter ou nao armas atômicas essencialmente reflete na segurança de Israel dada as ameaças do Irã em destruir aquele pais. E Israel foi criado após o fim da 2 guerra em virtude do fato de a Alemanha ter cometido o maior genocidio conhecido na historia, exterminando judeus, ciganos, gays e deficientes entre outros. Nao se pode analisar os fatos que ocorrem hoje no Oriente Medio sem refletir sobre as origens deles e no caso de Israel, a origem do país esta diretamente ligada as politicas da Alemanha.

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

A Merkel é só mais um desses governantes fantoches do establishment, vai destruir a cultura e a moral dos alemães, em nome do lucro e poder, assim como acontece no Brasil há muito tempo.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Considerando que :

1 – os refugiados não vão pros EUA e sim para a Europa;
2 – que quando Trump aumenta o imposto do aço quem se dana é a Europa;
3 – quando o couro come no OM o petróleo aumenta, quem paga mais é a Europa;
4 – se o Putin se invocar vai pra cima da Europa;
5 – onde tem mais atentado é na Europa.

A Merkel não está errada de todo não.

Nonato
Nonato
Responder para  Delfim
6 anos atrás

Só vão refugiados porque a Europa os recebe.
Se Putin se invocar… Mas quer fazer acordo com ele…

Camargoer
Camargoer
Responder para  Nonato
6 anos atrás

Caro Nonato. Existe um Atlântico separando o norte da África dos EUA e apenas um Mediterrâneo até a Europa. O leste europeu é uma coisa, o sul do Rio Grande é outra. Agora, tirando as brincadeiras, o Delfim tem razão em dizer que os interesses europeus (geopolíticos mas também culturais, não apenas econômicos como geralmente é colocado aqui) apontam para um direção diferente dos interesses dos EUA.

MGNVS
MGNVS
Responder para  Delfim
6 anos atrás

Concordo com vc sr.Delfim.
Nesse aspecto Merkel e os lideres franceses tem toda razao.

A Europa realmente tem q parar de ser vassala dos EUA.

E os paises europeus ja começaram a perceber isso por causa da politica desastrosa do Trump.

Se as coisas continuarem desse jeito os EUA vao ficar isolados e nao precisarao mais temer o Iran nem a North Korea, ja que o proprio Trump vai se tornar o maior inimigo da naçao americana.

Russia e China agradecem.

MateusPeruibe
MateusPeruibe
Responder para  MGNVS
6 anos atrás

É mesmo, a Europa que trilhe seu próprio caminho. Mas vai que a história repete e ela precise do cowboy do outro lado do Atlântico novamente.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
6 anos atrás

A Merkel está matando a cultura alemã. Ela está facilitando a criação da Eurábia.

ODST
ODST
6 anos atrás

Não gosto muito da Merkel, ela chamava o Lula de amigo… Mas quando o despreparado do Trump (que acha poder trazer suas sujas estratégias imobiliárias para serem usadas na politica mundial) faz m$#%* em nome dos interesses do país dele, afetando inclusive o Brasil, aparece um monte para defender, mas quando a Merkel/Europa age em nome dos seus próprios interesses, essas mesmas pessoas acham errado (!). A Europa aos poucos vai abrindo os olhos para o seu principal e nada confiável “aliado”. Reclamam que a Merkel abriu as portas para os refugiados, e que isso está mudando a cultura deles, mas não admitem que um dos principais colaboradores para isso foi o EUA, com suas sempre desastrosas ações no Oriente Médio. Está na hora de a Europa se tornar independente novamente e seguir seu próprio caminho, mesmo que isso exija grandes sacrifícios, pois não se trata mais de “se”, e sim de quando isso vai acontecer. Concordo que precisam de líderes mais fortes, mas que pelo próprio bem deles, mantenham certa distância de Washington.

Nonato
Nonato
Responder para  ODST
6 anos atrás

Refugiados só entram na Europa porque deixam.
Se não deixassem ninguém entrar, nenhum refugiado sairia de seu país para se deslocar 5.000 km.

ODST
ODST
Responder para  Nonato
6 anos atrás

Nonato

“Refugiados só entram na Europa porque deixam”

E só existe uma grande crise de refugiados lá por causa de países como o EUA, que desconhecem o significado da palavra “diplomacia”. Se tudo fosse tão simples quanto você faz parecer seria ótimo!

“Se não fossem os maus EUA, hoje a Europa estaria nas mãos de Hitler ou de Stálin.”

Não estamos mais em 1945, o mundo mudou, e o EUA ainda não se adaptou, e como consequência disso só fez cagadas desde então. Os acertos do passados não justificam os erros do presente/futuro.

ODST
ODST
Responder para  ODST
6 anos atrás

*passado

Nonato
Nonato
Responder para  ODST
6 anos atrás

Os EUA assumiram o posto de maior potência mundial depois que toda a Europa caiu de joelhos perante Hitler.
Se não fossem os maus EUA, hoje a Europa estaria nas mãos de Hitler ou de Stálin.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Responder para  Nonato
6 anos atrás

E a Europa nas mãos de Hitler estaria mal?

Matheus Parreiras
Matheus Parreiras
Responder para  Nonato
6 anos atrás

Se não fossem os milhões de soldados americanos na europa, e a existência da bomba atômica americana, Stálin teria tomado o restante da europa com a maior facilidade, e com certeza seria menos delicado que Hitler ( bem menos ), os Britânicos e o exército livre da frança não eram pário para o monstro que era o exército vermelho em 1945.

Valter M
Valter M
6 anos atrás

Trump faz o que acha melhor pros EUA, Merkel defende os anseios europeus, e o Brasil continua rodando a bolsinha na esquina…vida que segue.

away
away
Responder para  Valter M
6 anos atrás

Encher o continente de refugiados é o interesse do povo europeu?

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Muita gente fala dos refugiados como se fossem uma praga q deve ser erradicada, mas vcs já pararam pra pensar a quantidade de BRASILEIROS que migram legal e ilegalmente? Uma guerra civil como a da Síria ou a crise da Venezuela gera milhões de pessoa q só querem fugir da morte certa ou da miséria e as pessoas os tratam como pragas! O que fazer com essas pessoas? Jogar no mar? Cercar e deixar morrer num canto qualquer? Eles sao muçulmanos, ok, e ai, vamos deixar que moram? “Ah, o problema é deles!” Em 1944 o problema tb era americano e eles estavam lá presentes pra ajudar. A coisa nao é tão simples. Se nao cooperar hoje o problema estoura amanhã!

Gil
Gil
Responder para  Luciano
6 anos atrás

Em quem te disse que o Brasil já não tem uma guerra civil?

A diferença é que os brasileiros não são islamicos, não se ressistindo portanto a integrar se na cultura local.

Mk48
Mk48
Responder para  Luciano
6 anos atrás

Certíssimo Luciano.

away
away
Responder para  Luciano
6 anos atrás

É por essa lógica que, os que estão por trás dessa guerra irregular, promovem esse movimento imigratório. E você caiu feito patinho no lenga-lenga.

Mk48
Mk48
Responder para  away
6 anos atrás

Poxa , obrigado. Não tinha percebido, mas graças a sua informação abalizada eu agora vou mudar de opinião.

DANTON
DANTON
6 anos atrás

Bom não sei que continente ocorreu 2 enormes guerras mundiais devido à cegueiras, colonialismo, arrogância e o pior defeito de TODOS…. europeus deixam cobras se criarem e até ganhar asas!
são omissos por conivência!
Irã já tem bomba atômica….pelo menos a capacidade de fazer….a miniatura….aquela que cabe na ponta de uum míssil……e o tratado “libanês” …..deixou livre o IRÃ para desenvolver os misseis balísticos..
Trump é um demônio e vai ABRIR OS PORTOES DO INFERNO!! Esses tipos de frase ameaçadores demonstra cabalmente o quão infantiloides violentos e insanos são os povos dessa regiao….muito pior que a Coréia do norte.
ENTENDERAM!?

Mk48
Mk48
Responder para  DANTON
6 anos atrás

Danton,

Concordo contigo quando você diz “…..continente ocorreu 2 enormes guerras mundiais devido à cegueiras, colonialismo, arrogância e o pior defeito de TODOS…. europeus deixam cobras se criarem e até ganhar asas!”.

E agora estão permitindo a islamização da Europa.

Não concordo contigo quanto a capacidade técnica do Irã relativa a miniaturização de uma bomba nuclear. O Mossad e a CIA estão no calcanhar deles. Se esta possibilidade fosse real hoje a “conversa” e as “ações” contra o Irã seriam outras. Realmente seria inadmissível permitir que os iranianos tivessem essa capacidade, seria o caos completo no Oriente Médio, e com consequências nefastas para o resto do mundo . Os americanos e os israelenses não vão permitir isso, por razões distintas, mas não vão permitir.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

E a fala do irã? aonde eles afirmam que agora,conseguem enriquecer urânio em um nivel maior que antes do acordo? palavras do proprio aitola, fora que nao seria dificil de maquiar que estavam cumprido acordo

Mk48
Mk48
Responder para  Rodrigo
6 anos atrás

Rodrigo, você respondeu ao meu comentário acima ?

Pergunto porque não ficou claro para mim.

away
away
6 anos atrás

Se não fosse pela polícia mundial o mundo ainda teria Stalins, Hitleres, Mussolinis, Francos, Napolões, Jacobinos, Caligulas, Alexandres, Khans etc…
A diferença é que hoje o “império” é de fato democrático, tendo alternância de líderes que representam a necessidade do contexto moral ocidental a sua contemporaneidade.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

E óbvio que tem as indiretas de Merkel para o UK. Velha Albion nunca foi européia.
De Gaulle já dizia que o UK era vassalo dos EUA há 50 anos.

Matheus G.
Matheus G.
Responder para  Delfim
6 anos atrás

a relacao e ao contrario o uk e o cerebro e os eua e o corpo

Augusto L
Augusto L
6 anos atrás

Os europeus têm que entender que a posição de sustentação das relações ocidentais não são mais um ônus que EUA vão pagar sozinho e os outros irão ficar só com o bônus como era antes.

Vamos pensar, em termos econômicos o acordo é ótimo para os europeus vão ter um mercado controlado por um estado corrupto que precisa importar muitas tecnogias para produzir e é quase certo que a maioria desses insumos e produtos viram da UE, agora sê pensarmos no campo da segurança será um desastre pros europeus, eles estão fortalecendo um estado que irá corromper a ordem mundial liberal do qual os europeus são defensores junto ao EUA masssss PQ? Os europeus não estão com medo desse Irã fortalecido? Simples pq eles sabem que vai ter um país do outro lado do Atlântico que vai ficar com o ônus de conter essa praga, enquanto eles europeus ficam com o bônus de ganhar dinheiro com os aiotalas.
Europeus hipocritas, queria ver se não existisse um EUA para lutar seus guerras o que seriam deles.

Matheus G.
Matheus G.
Responder para  Augusto L
6 anos atrás

se eu fosse um americano exigiria para ontem a retirada das tropas americanas no territorio europeu para voltar a america deixava eles a merce da russia e china assim eles aprendem

os paises do leste europeu ja entenderam como e cair nas maos de um governo tirano e eu torco por isso

a america deveria ficar isolada todas as frotas deveriam retornar para os eua e ali permanecer para defender apenas o territorio americano enquanto o mundo se explode os americanos estarao seguros

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Não concordo contigo quanto a capacidade técnica do Irã relativa a miniaturização de uma bomba nuclear. O Mossad e a CIA estão no calcanhar deles.

Não duvide, inclusive com a participação no fornecimento de yelow cake e de projeto de uma certa ultra centrífuga “entregue” por um almirante da reserva de uma certa marinha do hemisfério sul, oficial este que vocês teimam em idolatrar, mas que está sujo que pau de galinheiro.Tudo com patrocínio e apoio logísitico do boquirroto do ABC.

Maccabi Haifa
Maccabi Haifa
6 anos atrás

O capitalismo venceu, é um fato. Algo irreversível a curto prazo. Porém o que ele propaga é no mínimo assustador. Todos os países poderosos do mundo, sem exceção pensem no acúmulo de riqueza em detrimento a escolhas que possam a vir melhores para seu próprio povo. Interessante como a maior economia europeia, mesmo com os cofres abarrotados de ouro, consegue pensar somente em forma de ganância. Os iranianos estão dando o kick off da terceira guerra Mundial, e ninguém faz nada. Trump e Israel estão certíssimos em amassar o quanto puderem do Irã , Síria e Rússia. São países que sabem dominar a Europa, aplicando seu discurso financeiro, afetando o bolso dos banqueiros e ao mesmo tempo um discurso humanitário. Só acredita nisso quem quer. Shalom!

Marcelo Danton
Marcelo Danton
6 anos atrás

Capitalismo não é acumular riqueza e sim o poder da criatividade humana…a máxima do capitalismo verdadeira é “destruição criadora”…. para se manter jovial o capitalismo sempre se renova através da competitividade criativa…os mais criativos vencem e ficam mais ricos que a maioria…MAS…todos ganham bem estar social..de vida. Ou estou mentindo?! Chega de imbecilidades socialistas/comunistas que sempre são APELATIVAS…chorosas e pouquissima eficientes contra a pobreza.
Seriedade senhores..chega de má fé por favor.

Marcelo Danton
Marcelo Danton
6 anos atrás

Agora sobre geopolitica!
Desde que o mundo começou o escambo (produzir excessos econômicos), rotas comerciais são questão de vida ou de morte para qualquer nação. A coreia do norte não existiria caso não houvesse petróleo Russo e comida chinesa. MANTER essas rotas LIVRES é dever dos países hegemônicos.
E manter livres custa dinheiro que os países hegemônicos, criativamente ou forçosamente, impõe aos países limitrofes dessas rotas…
A China quer isso…ser senhora do mar da China e cobrar dos outros países quando solapar os EUA da região.
Já os países muçulmanos querem colocar a faca no pescoço do Ocidente e assim exporta o Islã.
A Russia que ainda usa a bandeira vermelha e com a foice e martelo como o segundo pavilhão…riquissima em TODOS os recursos minerais estratégicos (onde o sol nunca se põe), detentora de excelente tecnologia e cientistas, é um caso que nem Freud conseguiu explicar…Adoram um ditador…odeiam a fraqueza….para entender os russos tem de vasculhar a vida pregressa de Cirio o “fundador” deste povo que nem escrita detinha.