Brasil e mais cinco países suspendem participação na Unasul
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, e os chanceleres da Argentina, do Paraguai, da Colômbia, do Chile e do Peru enviaram carta à Presidência Pró-Tempore da União das Nações Sul-americanas (Unasul). No documento encaminhado ao chanceler da Bolívia, Fernando Huanacumi, que está no comando da organização, eles informam sobre a decisão de suspender, por tempo indeterminado, a participação nas reuniões do bloco.
A iniciativa, segundo o documento, foi motivada pelo impasse com o governo da Venezuela em relação à escolha do secretário-geral da organização. Na carta, os chanceleres alegam que a Unasul está paralisada desde janeiro de 2017 porque a Venezuela, com o apoio da Bolívia, do Suriname e do Equador, vetou o candidato argentino ao posto de secretário-geral.
Na ocasião, o candidato era o embaixador argentino José Octávio Bordón. Apesar do veto, a Venezuela e os demais países não apresentaram alternativa ao nome. Assim, a secretaria-geral ficou vaga e a organização, de acordo com os chanceleres liderados pelo Brasil e Argentina, acéfala.
Os chanceleres do Brasil e dos outros cinco países argumentam que o cargo de secretário-geral é fundamental na Unasul e a ausência da liderança prejudicou as discussões políticas do bloco, incluindo reuniões de chanceleres, que desde então não estão funcionando de forma adequada.
Polêmica
Na Unasul, há uma divisão entre as alas lideradas pela Bolívia e pela Argentina, sendo que esta segunda é denominada de conservadores. Atualmente a ala conservadora domina a organização.
O documento elaborado pelos chanceleres do Brasil e dos cinco países foi encaminhada no último dia 18. Para os ministros, há uma série de dificuldades que ameaçam o funcionamento do bloco.
Criada em 2008, a Unasul foi uma iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ex-presidentes da Venezuela Hugo Chávez (já morto) e da Argentina Néstor Kirchner. O objetivo era incentivar a integração regional.
Porém, com os novos presidentes da República de vários países, houve mudanças dos governos, redirecionando prioridades e tendências políticas. A Unasul é formada pela Argentina, o Brasil, Chile, Equador, a Guiana, o Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e a Venezuela.
FONTE: Jornal do Brasil
Tem mais é que sair fora de todos esses organismos criados por concepção do Foro de São Paulo.
Foro comunista de São Paulo diga-se de passagem.
Pois é, por incrível que pareça achei uma matéria antiga da rede bobo escrita pelo ex ministro da fazenda da Colômbia, onde mostra as reais intenções dessa organização e dos partidos que governavam/governam o Brasil, Argentina, etc.
https://oglobo.globo.com/opiniao/o-elefante-despercebido-da-unasul-17191837
E as intenções do comunismo são quais? É muito fanatismo e cegueira. A população precisa acordar. As viúvas do comunismo são o atraso da América latrina.
Fanatismo do Maduro e desses partidos de esquerda, eles que são as viúvas do comunismo trazendo essa ideologia fracassada. Pior são os cegos que se recusam a ver.
Os cegos são os principais responsáveis pelo avanço dessa ideologia e a situação da Venezuela que ainda por cima afeta os vizinhos.
Deus seja Louvado!
Achei esta forma de agradecer por este fim !!
Já há o Mercosul. Não precisamos de Unasul.
E temos a OEA também, muito mais séria.
Uma ideia q seria boa, parida por vagabundos pra aparelhar a praga do Foro de SP…
Isso mesmo. São um bando de vagabundos.
“Criada em 2008, a Unasul foi uma iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ex-presidentes da Venezuela Hugo Chávez …”
Os governantes que seguem a política bolivariana tiveram suas chances de demonstrar as qualidades de seus governos e veja onde (politicamente e economicamente) cada país foi parar…
Precisa dizer mais? Já vai tarde.
Exatamente. Mais cristalino do q isso, impossível, mas a esquizofrenia é maior em não perceber isso.
Somos 3.
Aleluia
Sai fora desse aparelhamento comunista.
Gosto do conceito de integração da Unasul, mas de fato com cada país afundado em suas crises internar, isso fica em segundo plano.
O Brasil deveria dar o que esses comunas querem e invadir, colocar governos fantoches e anexar todos esses países para criar um grande bloco que nem a Rússia fez haha
http://countryballs.net/news/east_west_latin_america/2017-11-17-4367
Graças a Deus!!!!!
Demorou mas o dia chegou.
Não é se ausentando que se resolverá os problemas do bloco. Isto acabou tornando a Venezuela o que ela é hoje. Uma atitude imbecil (ideologizar o Bloco), não pode ser respondida com outra atitude imbecil. Minha opinião.
Aleluia. Um comentário descente finalmente.
Duque, a questão é que como organismo a UNASUL já nasceu ideologizada.
O ideal seria a criação de outra entidade, que representasse Estados e instituições e não regimes e pessoas.
Notícia BOA! Brasil tem que sair da ONU e dessa porcaria de Mercosul e Unasul. Nosso país internamente já é uma tartaruga de tanta amarração, do ponto de vista externo fica preso a votos de países nânicos que não agregam nada de bom. Vamos acordar!
cho que deveríamos suspender toda e qualquer relação bilateral com outros países e fechar todas as embaixadas mundo afora, que só servem para gastar dinheiro dos nossos impostos.
Deveríamos tbm interromper qualquer tipo de exportação. O que é produzido no Brasil deve ficar no Brasil, para consumo dos brasileiros.
E as fronteiras deveriam ser definitivamente fechadas, não só para venezuelanos mas para qualquer estrangeiro, que vêm aqui só para roubar e matar.
Só nos tornaremos uma grande nação nos isolando desse mundo corrompido, comunista e muçulmano.
Discordo, com todo respeito Wilson. Deveria ser exatamente o contrário do que você propõe: O Brasil sair do Mercosul, estabelecer relações comerciais bilaterais com qualquer país que se propuser a fazê-lo, sem as condições, interferências e amarras do bloco. O mundo está cada vez mais integrado, o isolacionismo interromperia o nosso desenvolvimento, já bem comprometido em relação a outras nações. Claro que isso não implicaria em abrir indiscriminadamente nossas fronteiras e salvaguardas.
Adriano Luchiari 23 de Abril de 2018 at 19:13
………………..
Concordo! Meu medo é apenas a questão da onde imigratoria instigada por movimentos com objetivo questionáveis, geralmente meramente econômicos, como se a vida humana fosse apenas em detrimento do aspecto econômico.
1 -Acho que devemos privilegiar as relações BILATERAIS e tentar fugir de blocos econômicos, especialmente com grupo de países na mesma condição que o Brasil.
2 -Interromper as exportações??? Vamos vender para quem se o Brasil é um país onde as pessoas não tem poder de compra? Se outros países, especialmente europeus e americano, pensarem dessa forma, vamos voltar para a idade da pedra, pois 70% da pesquisa e desenvolvimento mundial vem desses países…nós que perdemos com o fechamento. O Brasil praticamente não cria nada, toda tecnologia vem de fora. O país não tem capital para investimentos e depende do mercado externo para gerar empregos internamente, milhões de empregos.
3 – As fronteiras devem ser vigiadas e pessoas ilegais em nosso território devem ser expulsas, especialmente essa onda de ilegais no Brasil: 200 mil haitianos, bolivianos, angolanos etc…é preciso impor o nosso rigor, se queres fazer parte da familia BRASIL, deve primeiramente entrar LEGALMENTE, aderir a nossa cultura, aprender nossa lingua, querer fazer parte da nossa gente. Não impor imigrantes a força igual na EUROPA, justamente por isso tantos alemães, italianos, franceses e europeus estão sendo assassinados a sangue frio, colocaram dentro de seus países pessoas que odeiam sua cultura, violência, estupros, racismo e preconceito apenas aumentou de forma assutadora.
…………………
O Brasil precisa de menos Estado, tanto em tamanho, quanto em arrecadação, quanto em regulação através de leis em todas as esferas; menos tributação (o Estado brasileiro consome 50% de toda riqueza nacional), deixando milhões na pobreza sem poder de compra; precisamos de livre mercado (boas relações comerciais), incentivo a inovação, a criação de novas empresas, a livre inciativa das pessoas; fim de regulamentações idiotas que em nada ajudam na tomada de decisão; redução da centralização de poder, precisamos de descentralização e menos niveis de decisão; dinheiro na ponta, perto das pessoas; precisamos transferir às pessoas o poder de decisão, menos Brasília e MAIS BRASIL. Menos “Estado babá” e mais autonomia individual; menos coletivismo e mais individualismo; menos intervenção econômica que acaba por gerar desequilibrios internos, transferindo renda pública para o bolsa empresário, MATANDO O PEQUENO PRODUTOR, menos Bolsa Família; menos regulação de fechamento de mercados (que serve para privilegiar alguns amigos do Estado), menos monopólios criados pelo Estado com a desculpa de garantir empregos internamente. Garantir empregos internamente é abrir o mercado interno, dar acesso a mercados para mais indivíduos, maior concorrência, maior variedade de fornecedores de produtos e serviços…por fim, o Estado precisa cuidar apenas de aspectos coletivos, realmente coletivo, visando apenas algumas áreas como Defesa, saúde, educação básica, segurança interna, credibilidade, estabilidade, previdência social (a verdadeira, única para todos, sem discriminação de renda, estamos falando de um renda básica com fins humanos e não de “renda elevada” como ocorre com aposentadorias especiais de servidores, quem quer se aposentar com 10 ou 20 mil que vai atrás de previdência privada, é inaceitável o gasto público com aposentadorias luxuosas.
Abraço! Menos dinheiro para o Estado e mais no bolso das pessoas.
Receita de Coréia do Norte. Só faltou sugerir para começar um programa nuclear agressivo, padronizar as roupas e cortar o cabelinho daquele jeito. kkkkk
Pelo menos o prédio da Unasur é bonito… Quanto será que custou aos cofres públicos brasileiros, para sair agora de mãos abanando?
Exato, Victor…quanto eu não sei, mas tenho certeza que daria para fazer com 1/3 do dinheiro gasto.
Deveria ter a sigla em portugues também 》 UNASUL. Mas como os espanos não aceitam outros idiomas, fica por isso mesmo.
E o governo do Brasil reclamou? Patéticos e incultos socialistas.
Falando em unasul, o que deu aquele avião de treinamento para o bloco?
Em nada!
Abandonado, tem uma matéria de 2015 no Aéreo sobre.
Notícia mais do que bem vinda….
A UNASUL foi criada pelo falecido ditador (e bufão) bolivariano Hugo Chávez e o Brasil sob o tacão da malfadada “diplomacia dos atabaques” do infame trio Samuel Pinheiro Guimarães-Celso Amorim e o também falecido MAG comportava-se nesse organismo como mero caudatário do tiranete tal como vimos no lamentável episódio ocorrido em Honduras quando não apenas acolhemos o presidente deposto Manuel Zelaya como ainda por cima permitimos que nossa embaixada em Tegucigalpa fosse utilizada como palanque político.
Ademais a UNASUL foi obviamente criada para proteger apenas e tão somente os governantes e tiranos populistas de esquerda que a criaram e não países e instituições. Isso ficou muito claro no tratamento dado ao impeachment ocorrido no Brasil em 2016, taxado pela UNASUL de “golpe” embora tenha previsão constitucional e tenha seguido o rito previsto em nossa carta política e legislação infraconstitucional, e também à “constituinte” de Maduro que, embora tenha sido imposta com o único objetivo de solapar o legislativo oposicionista eleito democraticamente e oficializar a ditadura, não apenas não recebeu nenhuma reprimenda como ainda foi tratado como “normalidade democrática”
Uma organização na América Latina em que o Brasil não tenha 50% dos votos nunca irá funcionar…
Demorou!
Por vezes, acho q deixaram os projetos da FAB e MB devagar, pra não entrarmos de marisco nas aventuras de Venezuela e Argentina, pelos laços da UNASUL…
Só achismo…
Um fundador no colo do capeta e o outro na cadeia…
Até demorou para sair.
La no estado do Ceara, um General recém filiado ao PSDB quer ser governador
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
entenderam né
O Aécio virou réu e o Azeredo está para ir para o xadrez..
Morreu mais uma narrativa da esquerda..
Quero ver você cobrar com ênfase agora o STF sobre a Gleisi e o Lindbergh
Eisenhower antes de filiar-se ao partido republicano e governar os EUA foi general, aliás foi comandante aliado supremo no TO europeu durante a II GM. Ou seja, nada impede que um militar, afastando-se da carreira e filiando-se a um partido político, venha a disputar eleições.
Assim, se o aludido general comprir as exigências legais e constitucionais poderá tranquilamente disputar o governo cearense.
Rafa, bebeu?
Bebi não…muito pelo contrario… é só buscar a noticia na internet
e a propósito está aberta a temporada de contorcionismos verbais!!!!!
Vamos la!
Não entendi. O que as Relações Exteriores da República Federativa do Brasil têm em comum com a pré-campanha no Ceará?
Nada como um dia após o outro eim…
kkkkkkkk
ps.: viva a UNASUL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
“Viva” um bloco falido, de países de terceiro mundo. Esquerdista orgulha-se do seu “império de areia”.
Rafa, tu trabalhas na Positron? Se sim, tenho dezenas de rastreadores em meus veículos da positron, vou mandar cancelar todos, porque de gente como tu, não bebo agua, e vou mandar uma oficio a empresa dizendo o porque.
Unasur, bom, berramos aos quatro ventos que devíamos já ter caído fora deste antro de vagabundos,comunistas e terroristas. Finalmente, parece que para minha surpresa, ainda existe vida inteligente em Banárnia Setentrional.
Quando pessoas começão a usar foro de são paulo, comunista, vagabundo e terrorista como argumento, já dá pra saber que é um entendido kkkkkkkk
Começão…
Muito bom anarquista. Você identificou um erro na minha sentença. Vendo a dos outros, consegue identificar? Não digo gramatical….
Não vai me dizer que usa nome de anarquista e é conservador?
Se desconhecer tempos verbais for sinônimo de “progressista” pode me chamar de conservador.
Perdoa o portugues dêle. Aprendeu com a Dilma, coitado.
menos um, agora só falta sair do mercosul, OEA, unesco e ONU
Clap,Clap,Clap e mais palmas por saírem dessa palhaçada esquerdoPaTa.
Precisamos de menos circo e mais seriedade pro país andar.
Melhor notícia dos últimos 20 anos.
Já não era sem tempo!
Pessoal, por mais que eu aprove a notícia, vale lembrar que o Brasil NÃO saiu da Unasul, mas apenas suspendeu sua participação. Eu comemoraria mais se o nosso país tivesse de fato saído desta organização inútil.
É engraçado entrar nos comentários desse blog. Enquanto há uma quantidade razoável de trabalhos, entrevistas e artigos acadêmicos sobre o tema, muitos críticos ao projeto, por sinal, os confrades aqui não tem medo de passar vergonha com suas assertivas mirins. Outro dia publicaram que vai ter evento da ABED aqui. Pra quê? ver professores e pesquisadores falar sobre defesa? Sendo que as pessoas aqui são muito mais inteligentes do que eles…
Quando penso em exemplos de dunning kruger eu venho aqui.
É só especialista. Acho engraçado vender a UNASUL como organização de esquerda, sendo que ela foi criada para ser um meio termo entre oea e Alba. Ter menos interlocução com os nossos vizinhos é sempre a melhor solução para os nossos problemas. Parabéns a todos os envolvidos nesta genial ideia.
A UNASUL nunca foi um “meio termo” entre a ALBA (outra criação do falecido bufão bolivariano) e a OEA (o organismo multilateral legítimo das Américas). Ela sempre foi, apenas e tão somente, um instrumento para defender as pessoas e os regimes que a criaram ( Chavismo, Evo Morales, Rafael Correa, o Lulopetismo e o Kirchnerismo) e não países e instituições. Tal fato ficou muito claro quer no impeachment ocorrido no Brasil como também na “constituinte” pela qual o boçal do Maduro oficializou a narcoditadura bolivariana.
Ademais ela está velozmente perdendo sua razão de ser ante ao implacável avanço da história visto que os governos populistas de esquerda que infestaram o continente estão rapidamente caindo e, para piorar, salvo o tiranete bolivariano que morreu de causas naturais (cortesia da “medicina” cubana) os demais perderam eleições ou foram impichados. E alguns até mesmo foram presos ou estão na iminência de sê-lo como é o caso de Rafael Correa e a rainha louca (e corrupta) dos Pampas.
Aonde ě que eu assino?
ALBA não foi proposta como contraponto à OEA, o objetivo era ser uma área de comércio antagônica à que foi proposta pelos americanos com a falecida ALCA.
Lendo os comentários eu percebo que hoje em dia uma ideia boa seria fazer uma marca de café: “Café da Direita” com uma versão premium “Café Patriótico Gourmet” o slogan seria “o sabor anticomunista” ou “nosso sabor nunca será vermelho” uhauhauha ia vender demais.
–
O negócio hoje virou quase torcida de futebol.
–
Essa UNASUL nunca serviu pra nada, nem para os “propósitos de esquerda” alegados aqui. Pelos comentários parece que com o fim dela o Brasil vai virar uma Suíça uhauhauha O debate ideológico é necessário, mas isso é ridículo, virou briguinha de quinta série…
Há a questão de não se ter nomeado um secretário. Eis a razão do conflito. Como bem alguém nos corrigiu, o Brasil não “saiu” da Unasur, mas não vai participar. A questão é que não se precisa sair da Unasur, desde que o Brasil exerça sua influência de forma predominante. O Brasil precisa exercer no mínimo 50% do poder de decisão. E, bem, se tiver que funcionar, é assim. Unasur é uma ótima oportunidade para Brasília definir como sua fronteirá única lá no norte do México, e dali para o sul, Brasilia exerce no mínimo 50% do poder decisório sobre as populações deste território. Aproveitar que Trump que fazer o muro e telefonar, Temer, para o presidente Mexicano e dizer: “Se você quiser ajuda, nós brasileiros vamos compartilhar das despesas de se fazer um muro na fronteira com os EUA, e daí para baixo somos um só povo?” E, bem, coloca-se o México e todos os países da América Central, Sul, e caribe sob influência da Unasur. Você não precisa destruir a Unasur se você reconfigura sua política. Se você repactua. Esta Unasur pode ainda ser muito útil ao Brasil, se o Brasil exerce influência, tendo em mente que por obrigação, deve exercer 50% do poder dentro desta organização. Então, da Fronteira do México com os EUA para o sul poderemos ter a UNIÃO DAS REPÚBLICAS DA AMÉRICA, e sermos se não o maior grupo em termos territoriais, talvez seremos o grupo mais rico (finaceiramente, mineralmente, militarmente e culturalmente?) ou um dos mais, e ter um poder de barganha com o resto do mundo enorme, se realmente nos organizamos. Esta Unasur, uma porcaria, ainda pode ser muito, muito útil ao Brasil.
Ou UNIÃO DA AMÉRICA.
UNIÃO DAS REPÚBLICAS da AMÉRICA dá a abreviação – URA, que em latin significa “Atacar!”. Ura é o grito de guerra do exército romano.
E das forças armadas russas também. Coincidência?
Como e o grito de guerra Brasileiro? Atacar? Atacar! Fogo? Vai lá e desce o cacete? Passa fogo? Cada um por si e Deus por todos? Ura, para os Russos talvez não seja coincidência, mas influência. Influência romana e do latim.
Eu não sei exatamente…
ou UNIÃO DAS NAÇÕES DA AMÉRICA – UNA.
Ou então sair de todas estas organizações. Elas só servem para engessar. É igual sociedade, sempre começa bem e cheio de sonhos valiosos, mas com o tempo, começam os conflitos. É igual casamento. Aliás, acordos bilaterais como o casamento vá lá, o que não pode é suruba. Então… Maldita Unasur que como tantas outras organizações Latino Americanas não deram certo. Desperdício de tempo e dinheiro…
Ao invés de nos unirmos com os outros países latino americanos para formar uma comunidade latino americana de nações, como deseja nossa constituição, nós deveríamos fazer, sempre ter feito, como fazem os americanos agora, valorizar o que é nosso, esforçar em produzir tudo aqui, ser auto-suficiente em quase tudo, ou em tudo, e, antes de nos preocuparmos com o conforto de nuestros hermanos, deveríamos nos preocupar com nossas mazelas, que já não são poucas. Como dizem os militares brasileiros, “Brasil acima de tudo, só abaixo de Deus”.
Eu me arrependo amargamente de ter sugerido a formação de uma União das Repúblicas da América. Muito arrependido. Ao invés de demonstrar capacidade de domínio soft power do Brasil, em relação aos demais países Latino-Americanos, mostra sim toda nossa “viralatice”, pois, mostra que nós não nos amamos, primeiro. Exceto pelo domínio militar, opressivo e de forte ordem, qualquer acordo pode ser rompido facilmente depois que os parceiros ganharem e nós perdermos. A tendência matemática destes acordos é o Brasil sair perdendo. Nós somos exóticos. Nós falamos uma língua que praticamente ninguém mais fala no mundo (apenas países insignificantes no cenário internacional falam português); nós vivemos quase isolados na América do Sul, longe dos grandes centros de acontecimentos do mundo, o que nos dá uma certa paz, mas que, ao mesmo tempo aumenta os nossos custos de exportação e importação; nós temos o nosso jeitinho, a nossa preguiça, a nossa cerveja gelada feita basicamente de milho, nós temos o nosso churrasco na beira da piscina nos fins de semana, que, mantendo isto, por prazer, modifica totalmente o nosso padrão de economia e cultura. O Brasil é um país ímpar, único, que nós deveríamos valorizar mais. Nós deveríamos parar de querer ser outro, uma comunidade latino americana de nações, para ser Brasil, com orgulho, raça, trabalho e inteligência. É coisa de vira-latas misturado com mega tirano dominador esta estorinha de Unasur ou comunidade latino americana de nações, na nossa constituição. Antes de qualquer coisa, precisamos nos valorizar, parar de procurar lá fora e começar a procurar aqui dentro, e acima de tudo, ter como valor máximo esta nossa identidade única, nossa nação, nação brasileira, lusófona, sul-hemisférica, tropical, miscigenada, rica, livre, e infelizmente desorganizada. Melhor valorizar o Brasil.
O português é o sétimo idioma mais falado do mundo.
Você estava melhor quando ficava promovendo a volta da Monarquia.
A monarquia é a melhor forma de governo para o Brasil. República nunca funcionou aqui.
O chinês é o idioma mais falado no mundo, nem por isto tem abrangência. Quem mais fala chines no mundo além da China? Mesma coisa o português, é o sétimo idioma mais falado, mas mais de 70% dos falantes de português vivem no Brasil, depois, Angola, Moçambique, e Portugal. Quais mais “significantes” falam português? Você parece que comenta apenas para contestar. Contestar por contestar.
Se é o mais falado do mundo tem abrangência…
Pode não ter no seu meio de convivência..
Contesto porque eu quando vejo bobagem falo mesmo.
Vai fazer o que ? Me mandar para a sua masmorra imperial ?
Interessante que a sigla na fachada da sede, está em espanhol somente.
Deveriam ter também escrito em Portugues. Aonde está a integração, se discriminam o idioma portugues na fachada do edifício sede?
O Itamaraty foi ideologicamente sufocado pela a esquerda.
Tem que fechar a fronteira, congelar as contas do ditador maduro e seus comparsas, promover um boicote mundial ao petróleo da ditadura bolivariana e comandar uma Força internacional, junto aos EUA, para intervir na Venezuela. O povo Venezuelano e Roraimense não podem mais sofrer as consequências funestas dessa ditadura comunista.
MUITO BOM!
Agora é só esperar pala nossa saída do MercoSul.
Longe de gostar desse verme socialista do Aloysio Nunes, em quem votei porque a alternativa era PT ou PCdoB, mas pelo menos uma bola dentro ele deu, suspendendo a participação brasileira nessa estrovenga bolivariana.
.
Não, o Brasil não deixou a Unasur, mas tocou o dobre de morte nessa joça. Sem Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile e Peru essa porcaria acaba. Vira outra ALBA, sem representatividade alguma. Vira mais um foro pra comunista ficar falando com comunista, coisa que eles, aliás, adoram…
.
Resultado, aliás, previsível. Onde quer que “socialistas do séc. XXI” pisem a grama morre. Ou alguém em sã consciência imaginava que uma organização criada por Lula, Chavez e Kirchner fosse prestar pra alguma coisa?
.
É a diplomacia “altiva e ativa” do megalonanico Celso Amorim, do “boca-podre” Marco Aurélio “top-top” Garcia e dos demais gênios ideólogos do PT e da esquerda que aparelharam o Itamaralívia por 13 anos, naufragando em berço esplêndido, como eu e alguns outros tanto dissemos aqui que iria acontecer…
.
Nada fora do esperado.
Cara, você é que devia estar no Itamaraty. Vc é muito foda!!!
Votou no Aluysio ex-guerrilheiro e listado na odebrecht?
Nesses 15 anos que comenta aqui nos blogs, nunca coçou a mão para comprar um livro de RI?
Esse é grande Vader kkkkkkkk leitor do Olavo do Caralho, lunático, visão monocromática de tons de vermelho, enxerga comunisno em tudo que vê.
Cara, se tem uma coisa que eu não preciso fazer é provar nada pra esquerdista algum. Tudo que eu escrevi está aí no blog, público. Os meus conhecimentos de RI estão demonstrados pelos fatos, mais uma vez…
.
Já vocês que seguem defendendo idéias mortas tudo que conseguem demonstrar é o desespero diante do enterro (infelizmente nada tardio) de sua ideologia.
.
Vocês estão acabados. São dignos de pena. Tudo que conseguem hoje em dia é encher o saco. Nada mais.
Unarsul….o nar vcs sabem…
Os camaradas que aqui comentam, caso formados, já pensaram em ingressar no Rio Branco? Seriam excelentes diplomatas!!! Estão anus luz a frente de nossa diplomacia!!!! É impressionante o tamanho das ideias!!!!!!!! São ideias grandiosas! Gigantescas!!! Ideiazonas!!! Ideotas!!!
Caso não sejam formados, já pensaram em estudar em um curso de RI, para aprender como funcionam essas organizações e diplomacia???
Aliás, já pensaram em estudar?
Depois vai reclamar que é perseguição, mas já pensou em estudar uma boa e velha gramática antes de mandar os outros estudarem? Ânus luz quem tem é o vagalume.
Mikhail Bakunin mitando forte, rsrsrsrs
Anus foi justamente uma provocação… mas pelo visto faltou interpretação….
Ai vem o rei da palhaçada toda e acha que tá mitando kkkkkk bom…mas pra essa gente até bolsonaro é mito kkkk
Devia mudar o nome pra Mikhail Kudabunda…
Tá serto jênio, vosse vemceu
Sair da ONU, da OEA, do Mercosul… Esperando para ver quem propor sairmos do planeta…
Unasul, o Pacto de Varsovia corrupto da América Lstina..
Sempre achei que o Mercosul se assemelhava mais ao congênere soviético – Comecon. É um bloco de escambo acordado, não de livre mercado.
O Mercosul foi criado para os 4 países membros ganharem dinheiro juntos. O Chile preferiu ficar de fora. Posteriormente a Bolívia virou um estado associado. Agora aguarda para virar membro pleno.
Com a tomada do poder pelas esquerdas na América Latina, a Venezuela passou diretamente a membro pleno, atropelando a Bolívia.
Não satisfeitos, os esquerdistas criaram a Unasul. Se o Mercosul era para ganhar dinheiro, a Unasul é para gastar. Sua sobrevivência se baseava nos petrodólares da Venezuela, que assumiu com o Chávez a liderança do bloco, e dos dólares do BNDES (ou do povo brasileiro). Com a virada do poder na região, onde a esquerda vem paulatinamente sendo varrida pelas populações cansadas das aventuras socialistas, assim como a falência da Venezuela, hoje o bloco é apenas um sonho de verão. Resumindo, a Unasul é uma OEA sem os EUA.
Está na UTI e o melhor é desligar os aparelhos.
O mais certo é investir no Mercosul, mesmo com os argentinos de vez em quando querendo mudar as regras do jogo durante a partida.
Na criação dessa instituição o Brasil foi a reboque do desejo de protagonismo da Venezuela, e ao suspender sua participação seguiu a Argentina. Relações internacionais devem ser conduzidas com pragmatismo, se não houver ganho para o país melhor não participar.
Concordo plenamente com você Bakunin, devem ser conduzidas com pragmatismo e sem ideologia política. Você poderia listar quais os ganhos reais que a UNASUL, o Mercosul e mesmo a ONU proporcionaram ao Brasil?
Sem ideologia? Então não há ideologia nessa ação?
Ideologia é coisa só da esquerda mesmo…kkkkkkkkk
Não João Vicente, só ações visando os interesses comerciais e estratégicos que possam trazer vantagens para o Brasil. Pura e simplesmente!
Nem unasur presa . . .
Me impressiona um país como o Brasil que deveria ser o carro chefe da AL, ditando o direcionamento do continente, entrar em associações caquéticas como essa Unasul liderada por bolivarianos populistas. Enquanto a maior nação do continente se portar como um cachorro vira lata ninguém nos respeitará seja neste ou qualquer outra continente.
Primeira medida decente tomada em relação à questão geopolítica regional… espero que não sejamos mais dragados por esse tipo de acefalia esquerdeopada.
O Brasil é grande mas precisa primeiro eliminar os inimigos internos para de fato emergir no cenário mundial.
Unasul, Foro de São Paulo, Mercosul ….. tá na hora de dar um basta nestas porcarias.
Apoiado Henrique, graças a Deus estamos caminhando para isso!
A próxima, é nos livrarmos das amarras do ‘Merdosul” que só serviu para servirmos de “rufião” dos daquela gente de “Corrientes” que não valem a boia que comem. Literalmente cagaram em cima de nós, criado problemas e barreiras as nossas exportações ao sabor de seu mercado interno.
Vamos tentar de forma lenta e gradativa nos juntar a elite do mundo, nos livrando das amarras da escória.
Pois é…
Não entendo a tara que esta turma tem de ficar amarrado com miserável.
dos daquela, não, daquela gente