Denis Rosenfield
Denis Rosenfield

O presidente Michel Temer convidou o filósofo gaúcho Denis Lerrer Rosenfield para ser ministro da Defesa. E o convite foi aceito. Só falta comunicar às tropas.

Rosenfield foi indicado pelo ministro Sergio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional. Os dois são amigos. O futuro ministro tem sido um interlocutor importante de Temer. Sempre que possível, os dois se encontram em São Paulo.

O gaúcho Rosenfield tem 67 anos. Ele estudou filosofia na Universidade Nacional Autônoma do México, onde defendeu uma tese sobre a Fenomenologia do Espírito, de Hegel. Depois, estudou na França, onde, em 1982, obteve o título de doutor de Estado em Filosofia pela Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne). Sua tese, denominada “Política e Liberdade em Hegel”, se transformou em livro, publicado em português, espanhol e francês.

O futuro ministro é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1982. Suas principais influências em filosofia são Thomas Hobbes, Kant e Hegel.

Hoje, o Ministério da Defesa é comandado pelo general Joaquim Silva e Luna, considerado conciliador, mas firme e pragmático. O general, que é engenheiro, passou boa parte da carreira construindo estradas na Amazônia. Inicialmente, a ideia de Temer era mantê-lo no cargo até o fim de seu mandato. Mas os ventos mudaram e o presidente decidiu substitui-lo por Rosenfield.

O filósofo assumirá a Defesa em um momento delicado, de forte insatisfação nas Forças Armadas, sobretudo no Exército, onde generais da reserva andam pressionando por um posicionamento mais duro do Alto Comando. Tanto que o chefe do Exército, general Eduardo Villas Bôas, foi obrigado a se posicionar nas redes sociais um dia antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) votar o habeas corpus de Lula.

As mensagens de Villas Bôas, dizendo que o Exército repudiava a impunidade, casaram muito incômodo no governo e na sociedade, pois ressuscitaram o fantasma do golpe militar de 1964.

FONTE: Blog do Vicente/Correio Braziliense

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

153 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ODST
ODST
6 anos atrás

:facepalm:

Augusto
Augusto
Responder para  ODST
6 anos atrás

A bem da verdade, as forças armadas brasileiras representa das faces mais explicitas só atraso no Brasil.
Em pleno 2018 o comandante do exército ainda não entendeu que o lugar dos militares numa democracia moderna passa bem longe de pressão de forma velada em cima dos poderes da república, especialmente num momento tão crítico que estamos passando.
Ele era pra ter sido destituído e responder criminalmente perante a justiça. O Vilas é um atrasado, representante do atraso no Brasil.
Quanto a esse sujeito, dado os fatos que se sabe sobre temer, qualquer com ligações com ele é um mal caráter e corrupto em potencial.
Ademais, aonde estão as vozes desses fanfarrões fantasiados de militares esquento essa quadrilha entrega o país, nossas riquezas, nossos tesouros ao capital estrangeiro.
Uma amigo de João pessoa falou que o EB está fazendo a segurança da sucursal da rede esgoto de televisão em João Pessoa. Por que o EB tem que proteger prédios provados. É um escárnio isso. Que f o exército levou. Eu havia falado aqui que depois do golpe militar midiático parlamentar, as ffaa não passariam de meros vigilantes do patrimônio estrangeiro aqui no Brasil… Vigilantes
Vergonha!!!
Vergonha dessa gente!
Não importa se de sauwda de direita, importa se honra o país e defende os interesses e a soberania nacional, não os interesses de oligarquias, do capital estrangeiro
Ninguém nesse país, nem moro o traidor, consegue ser mais capaxo dos americanos do que os comandantes militares.
Eles destroem as suas respectivas forças.
Eles tratam as forças armadas como se fossem uma empresa deles
Se fizer uma auditoria independente e seria, muitos oficiais generais acabariam na cadeia como foi o caso do almirante Othon, o qual eu sou a favor de sanções mas sou contra a prisão dele pelo que ele já fez pelo país… Com tudo ele tem o meu respeito pela dedicação, genialidade e pragmatismo no que se propôs a fazer. Poucos fizeram ou fazem o que o almirante Othon fez… A maioria gosta mesmo é de mamar nas tetas do contribuinte e não fazem nada a não ser bravata

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Filósofo como Ministro da Defesa???
Tá de sacanagem???

Camargoer
Responder para  Tomcat3.7
6 anos atrás

Caro Tomcat. O mais intrigante é que ele foi indicado pelo Gal.Etchegoyen. Há uma intrigada disputa política no caso, porque o ministro da defesa é superior ao comandante do exército. Com isso, o Gal.Etchegoyen conquista mais poder dentro do governo. Não duvidaria que a intervenção no RJ tenha sido um pretexto para tirar o Jungmann do MinDef sem criar um grande alarde.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Faz sentido pois o Jungmann tava indo muito bem.

jorge Alberto
jorge Alberto
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Tambem achei isso curioso…

Certamente ha algo “oculto” nisso tudo, que transcende, nosso conhecimento…..

Camargoer
Responder para  jorge Alberto
6 anos atrás

Olá Jorge. Eu tenderia a pensar que se estivesse bem, não mudaria. Acho que seria impossível demitir Jungmann sem causar uma crise. Depois da tal intervenção, o Min.Jungmann desapareceu da mídia, além de ficar com o ônus da tal intervenção. Pior, a PF ficou em seu ministério mas o diretor da PF foi indicado por Etchegoyen. Jungmann foi anulado politicamente. O Gel Luna era o interino colocado por JUngmann, mas agora o MinDef passa para a esfera de influência de Etchegoyen. Alguma coisa aconteceu ou acontecerá.

romario
romario
6 anos atrás

Está tudo dominado: O CLA vai ser transferido para os EUA, a Embraer vai ser dada, disfarçado de venda, para a Boeing e o submarino de propulsão nuclear jamais será construído, talvez somente os a diesel. O cara é provavelmente é sionista, aqueles que determinaram que o Brasil é para fornecer minérios e alimentos, somente.

Ádson
Ádson
Responder para  romario
6 anos atrás

Maconha mofada faz mal pra saúde.

Cassiofrc
Cassiofrc
Responder para  romario
6 anos atrás

Se tudo isso realmente acontecer, você jura que para de escrever essas bobagens? O ambiente da Trilogia ficará menos poluído.

Roberto Santana
Roberto Santana
6 anos atrás

Cuidado.
A fenomenologia já quase devastou a religião mais poderosa do mundo ( e criou outra).
Se esse sujeito for bom no que faz, ele pode falar duas ou três coisas completamente diferentes e querer que o militar entenda que são a mesma coisa. Fácil.
Mas está muito bom para esses humanistas da república.
Merecem, acho é pouco.

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

Etchegoyen e Rosenfield…

O GSI e o MDef liderados pela mais influente minoria religiosa do mundo.

Camargoer
Responder para  sub-urbano
6 anos atrás

Olá Sub-urbano. Não se esqueça que o Diretor da PF (Galloro) também foi indicado pelo Gal.Etchegoyen. Não acredito em conspirações mas também não acredito em coincidências.

sub-urbano
sub-urbano
Responder para  sub-urbano
6 anos atrás

Boa noite Camargoer.

Eu tbm não acredito em conspirações, mas depois que fui em “abir imagem em nova guia” e vi os olhinhos reptilianos do nosso candidato a Ministro de Def. minhas convicções foram abaladas kkk

Camargoer
Responder para  sub-urbano
6 anos atrás

Caro SubUrbano. Lembrei do fillme “Invasores de Corpos (1978)”. Se tiver chance, vale a pena.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Do ano em que nasci,rs, mas já o assisti faz décadas.

Camargoer
Responder para  Tomcat3.7
6 anos atrás

Olá Tom. Então assista “Serpico” (1973) também. É mais velho que você, mas continua atual. Tenho tido bastante dificuldade de encontrar filmes novos que sejam tão marcantes quanto àqueles da década de 70.

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

As coincidências requerem um cuidadoso planejamento . . .
Se a influência de Hobbes vai para a Defesa, estaria o Leviatã no GSI? ?

Camargoer
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Suspeito que sim.

Roberto Santana
Roberto Santana
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Ora meu caro, há muito Hobbes tem seu lugar no espírito das forças armadas, olhe por exemplo, um dos últimos textos aqui publicado, “pensamento realista na sociedade atual”.

Luciano
Luciano
Responder para  Roberto Santana
6 anos atrás

Exato!

Hermano
Hermano
6 anos atrás

Filosofia ?

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
6 anos atrás

Filosofo?
É verdade mesmo

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
6 anos atrás

É dificil crer, mas é verdade mesmo
Um filósofo
Ai meu Brasil

Dan01
Dan01
6 anos atrás

Filosofia? Esse senhor tem alguma formação, experiencia ou ate mesmo influencia no congresso pra gerir uma pasta tao importante como essa?

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Jefferson
Jefferson
6 anos atrás

Jesus…nao conheco esse senhor, justamente por isso nao vou tirar conclusoes, mas espero que nao seja de extrema esquerda ou esquerda. Incrível um país de 214 milhoes de pessoas que nao consegue criar mentes pensantes…é sempre a mesma coisa, nao percebem que correm atrás do próprio rabo?
Se eu nao me engano o sobrenome dele é judeu, judeu de esquerda é o fim do mundo. Ele deve ser inteligente, já deve ter observar o crescimento da perseguicao contra judeus no Brasil, principalmente no RS e SP, além de ataques contra o Estado de Israel, basta ver sites como Brasil247, o vermelho, O comuna, Pragmatismo político, cartacapital, operamundi, Paulo Henrique Amorim, O cafezinho, tijolaco, carta maior, diario do centro do mundo entre diversos outros sites de extrema esquerda que atacam judeus. Sites extremamente racistas.
Nada contra a formaçao de filósofo, mas qual a qualificaçao dele para o cargo? Vao por um biólogo para ser ministro da fazenda? Em 214 milhoes de habitantes nao tnha ninguém com qualificaçao? Nem mesmo generais da reserva? Nem estudiosos da área militar? Historiador militar?
Abraço e bom fim de semana!

Leonardo
Leonardo
Responder para  Jefferson
6 anos atrás

“judeu de esquerda é o fim do mundo”

Uai… e Marx? E Lenin? E Trostky? E os kibutz?

Sabe de nada, inocente!

Leonardo
Leonardo
Responder para  Jefferson
6 anos atrás
Almeida
Almeida
6 anos atrás

Ok, ele é doutor em filosofia, mas do que ele entende de assuntos militares ou relações internacionais mesmo?

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
6 anos atrás

Para ser ministro da defesa, não teria que possuir conhecimento específico? ahh é, não precisa não, já colocaram Jacques Wagner, Jungmann (que era contra os militares por sua doutrinação política), não sei o porquê, mas me veio n mente o casseta e planeta! st4

Bravox
Bravox
6 anos atrás

As mensagens de Villas Bôas, dizendo que o Exército repudiava a impunidade, casaram muito incômodo no governo e na sociedade, pois ressuscitaram o fantasma do golpe militar de 1964.

Quando li isso…. a quem causa encomodo? (bandidos,socialistas que sao bandidos também e quem mais?)
Hoje em dia até um cachorro é ministro de qualquer minsterio….

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Bravox
6 anos atrás

Pois é…

Só tem medo de ordem e disciplina vagabundo..

Rafael_PP
Rafael_PP
Responder para  Bravox
6 anos atrás

Pessoalmente, achei a declaração despropositada, serviu apenas para legitimar o discurso daqueles contrários a prisão do ex-presidente. Ademais, a declaração do ‘Comandante’ em nada influenciou os Ministros que votaram pela denegação do HC, que estão bem acima do mesmo na estrutura administrativa brasileira.

Foi algo para ‘consumo interno’ e reverberou negativamente em várias searas que não as useiras em criticar as forças armadas.

Camargoer
Responder para  Rafael_PP
6 anos atrás

Olá Rafael. Também fiquei incomodado. Se foi para “consumo externo” foi péssimo, porque as forças armadas não devem atuar politicamente. Agora, se foi para “consumo interno” é pior, poque significa que o cadeia de comando está fragilizada. Pior, contaminou a imagem das forças armadas. Quando alguém precisa dizer que as forças armadas defenderão a democracia é porque já tem gente pensando o contrário.

Bravox
Bravox
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Chegou os socialistas …..
(nao da pra conversa com essa gente vivem em um mundo paralelo)

Valter M
Valter M
6 anos atrás

Jesus…

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Senhores….

1) Cuidado com fakenews…..
2) Se um filósofo for MD, e for capaz, não há problema.
3) Ch GSI é um ministro, então não precisa inventar nada pra estar um nível acima dos Cmt das Forças.
4) pressão dos generais da reserva? A reserva organizada já se posicionou há muito tempo, e o Cmt EB tem mantido sua postura. Não há a minima possibilidade do Cmt EB se dobrar a essas ditas pressões. Lembrem-se Q quem está na ativa é superior a quem está na reserva. E o peso de mais de 200 mil homens e suas famílias está sobre o ombro dele e de mais ninguém.
O Cmt só disse o óbvio. Se alguém interpretou de forma diferente, como ameaça, é pq entende perfeitamente Q o benefício do HC ao Lula era no mínimo bizarro.
5) Gen Etchengoyen de minoria religiosa…. arquitetando com outro … viagem esquizofrênica…..
Todo nome alemao agora vem de minoria religiosa…. Estou cercado dessa minoria em casa e não sabia….

Roberto Santana
Roberto Santana
Responder para  Agnelo
6 anos atrás

O colega acima estava querendo dizer que o futuro ministro é judeu.
Na internet existem várias entrevistas dele, uma delas inclusive, ele versa sobre a Torá e Talmud.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Responder para  Roberto Santana
6 anos atrás

Eu sei.
Não quiz expor isso, para não ferir suscetibilidades.
Mas o Gen não é.
Sds

Benjamim
Benjamim
6 anos atrás

Solução: Bolsonaro 2018

Welington Candido
6 anos atrás

E incrivel como tem gente que gosta de colocar o a carroça na frente dos bois,e dai se o cara e filososofo, raul jungmam era especialista em defesa? os cara fica louco, quem nao garante que esse cara vai ser bom ministro? entao vamos esperar o cara assumir a pasta, lembro que quando jungmamm assumiu a pasta, rapaz mais foi um martlio, tinha cidadao querendo se jogar da ponte falando que ele ia vender ate as cuecas dos soldados kkkkk, ja tem brasileiro ai falando em alcantara, em embraer, ate em submarino nuclear, vcs acham mesmo que diante da insatisfacao das ffaas esse cara vai mudar algua coisa, vai ser como raul jungmamm sem tirar nem por…

mateus
mateus
6 anos atrás

Um filósofo formado no México de Minostro da Defesa…………. Depois alguém como o Bolsonaro está liderando, e acham ruim ainda.

Bolsonaro: General 5 estrelas no comando do MD. Vejam a diferença de um militar para ratos somente interessados em manter seu plano de saqueamento a pátria.

mateus
mateus
Responder para  mateus
6 anos atrás

Ministro*

Camargoer
Responder para  mateus
6 anos atrás

Olá Mateus. Quem lidera as intenções é Lula., não Bolsonaro.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Lula é carta fora do baralho(se e se realmente a porcaria da ficha limpa cheia de brexas funciona).

Camargoer
Responder para  Tomcat3.7
6 anos atrás

Caro Tomcat. Isso não muda os números da pesquisas de opinião. Ele continua tendo os números mais altos de preferência.

Wilson Marcos Santos
Wilson Marcos Santos
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Junto com os maiores números de rejeição (nunca divulgados pela Folha e pela mídia), na ordem de 55 %;
Ora, não é só ter votos, porque no Brasil, com segundo turno, a maioria pode se reunir para que aquele que tem mais votos no primeiro turno não seja eleito.
Nunca aconteceu, mas . . . . .

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Você realmente acredita nessas pesquisas?

Lucas Senna
Lucas Senna
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Sim, sim, e o Haddad também ia levar a prefeitura de São Paulo em primeiro turno. Não pera… Aliás, as mesmas pesquisas também diziam que ele possuía a rejeição mais alta de todos os candidatos. A chance de Lula numa eleição era zero, pesquisa de institutos que eram pautados abertamente (e a operação lava-jato provou isso nos áudios que foram liberados) não tem valor nenhum.

Camargoer
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Caro Cel. Nery. Quando avaliamos as pesquisas de eleições passadas, a maioria delas conseguiu captar as principais tendências eleitorais. Os erros aconteceram quando as intenções era próximas, talvez porque os erros amostrais eram maiores do que as diferenças. Nas pesquisa de opinião recentes, que mostram numeros com 33% para o primeiro colocado, 16% para o segundo e 8% para o terceiro, as diferenças são muito maiores do que os erros amostrais. Portanto, não haveria razão para duvidar. Outro ponto é que pesquisas de diferentes institutos que usam metodologias e técnicas diferentes mostram valores similares.

mateus
mateus
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Bolsonaro lidera, é só olhar a internet, petistas são minoria. Aliás, quem apoia um ladrão como presidente, tem mesmo é que viver em um país bosta igual a este, atualmente.

Alex
Alex
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

É sério que você acredita mesmo que Lula é o líder das intenções de votos? Lula e o PT só ganha uma eleição no Brasil se for fraudada.

Camargoer
Responder para  Alex
6 anos atrás

Olá Alex. Você tem duas opções. 1. confiar que as pesquisas refletem (mesmo com uma margem de erro) a opinião geral (neste caso, o datafolha publicou que Lula tinha cerca de 33% de preferência espontânea). 2. não acreditar nas pesquisas (inclusive aquelas que indicassem sucesso de suas preferências). Considerando que os institutos de pesquisa têm conseguido captar com grande margem de acerto os resultados das várias eleições passadas, para mim parece razoável aceitar (dentro das limitações normais que são feitas) os dados das pesquisas com alguma confiança. Sugiro o livro do Alberto Almeira “como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião”. Isso tudo apenas fazendo um juízo de mérito.

Camargoer
Responder para  mateus
6 anos atrás

Quero dizer que apenas as pesquisas que forem feitas sobre as candidaturas oficiais terão alguma validade. Por enquanto, o que existem são pesquisas de opinião que expressam preferencias. As pesquisas agora servem para avaliar potenciais candidaturas. As pesquisas antes dos registros das candidaturas não podem ser comparadas com aquelas feitas com os candidatos registrados.

ODST
ODST
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Camargoer

A candidatura do Lula será rejeitada de oficio pelo Fux, não tem como ele ganhar aquilo que não poderá disputar, e sem Lula o Bolsonaro aparece em primeiro lugar disparado, sem ninguém para ameaça-lo, com chance até de vencer no primeiro turno! O próprio PSDB se entregou esses dias; Duarte Nogueira (prefeito tucano de Ribeirão Preto) basicamente assumiu que eles não tem como competir com o Bolsonaro, dizendo que “Eleitores que votaram no PSDB nas últimas eleições estão declarando voto no Bolsonaro. Isso está acontecendo no nosso círculo de amigos, pessoas que sempre votaram no PSDB e agora estão dizendo que vão de Bolsonaro.”

Além disso, não da para confiar no Datafolha, o próprio Lula falou (em áudio) que a folha é a maior puxa-saco dele (não com essas palavras).

Camargoer
Responder para  ODST
6 anos atrás

Olá ODST. As pesquisas mostravam Lula em primeiro e Bolsonaro em segundo. Esse é o dado que a pesquisa mostra que não pode ser negado. O que não é certo seria dizer que retirando Lula das pesquisas, Bolsonaro fica em primeiro. Não há como saber como aqueles que preferiam Lula irão opinar. É preciso uma nova pesquisa no contexto do impedimento de Lula. Em março, Lula tinha 33% da preferência espontânea e Bolsonaro 16% (depois Marina com 8%, Alckimin com 6% e Ciro com 4%). No caso da candidatura de Lula ser indeferida, para quem iria os 33%? Certamente não para Bolsonaro nem Alckimin. Talvez para Marina e Ciro. Portanto, há dois cenários possíveis: Marina ou Ciro ficam em primeiro e Bolsonaro em segundo (se a maioria dos eleitores de Lula escolherem um ou outro preferencialmente), ou Marina e Ciro ficam na frente de Bolsonaro e ele fica em terceiro (isso se os eleitores se dividirem entre Ciro e Marina). Um dado interessante é que a rejeição de Bolsonaro e Marina são maiores do que a de Ciro.

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-segue-lider-em-pesquisa-eleitoral-sem-petista-bolsonaro-e-marina-disputariam-2-turno,70002215814

ODST
ODST
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Não tenho tanta certeza se os votos herdados do Lula farão uma diferença tão grande assim, pois serão todos muito distribuídos. Boa parte dos eleitores dele vão votar, no geral, em Ciro Gomes, Marina e no plano B do PT (se houver um), mas em menor medida temos ainda Manuela D’avila e Boulos (queridinho do Lula), além daqueles que não votarão em ninguém se Lula não for candidato, ou até mesmo dos poucos, que na dúvida, procurarão um refúgio mais ao centro com o PSDB. O Bolsonaro ainda pode conquistar muitos votos com os indecisos e com aqueles que não acompanham muito a politica, que em sua maioria, no atual cenário em que o país se encontra, estão querendo fugir daqueles que quebraram o país, mas que irão aguardar os debates na TV.

Camargoer
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Caro OSDT. Voce tocou no ponto principal do meu argumento. Não podemos tirar conclusões sobre como os eleitores de Lula (33%) irão fazer se comportar. É um erro “anular” os eleitores de Lula. A maioria pode anular os votos (em protesto), podem votar maciçamente em Ciro ou em um outro candidato do PT (Haddad?) ou dispersar os votos em vários candidatos da esquerda (Manuela, Boulos, Ciro, Marina?). Somente as pesquisas de opinião feitas a partir das candidaturas aceitas pelo TSE indicarão a reais chances de cada candidato. Existem uma série de livros do Alberto Almeida (A cabeça do brasileiro, A cabeça do eleitor, Como são feitas pesquisas eleiitorais, Erros nas pesquisas eleitorais) que são ótimos para entender como é a dinâmica de uma eleição presidencial. Vale a pena gastar um tempo com eles.

Camargoer
Responder para  ODST
6 anos atrás

Olá ODST. O meu argumento é exatamente este. Lula tinha 33% da preferência espontânea e não há neste momento como saber quem será beneficiado se ele não puder ser candidato. Não é possível extrapolar os dados das pesquisas feitas até o momento para um futuro onde o cenário de candidaturas será bem diferente. O correto seria esperar as pesquisas que serão feitas sobre as candidaturas registradas.

Carlito
Carlito
6 anos atrás

Sério, me perdoem os bons comentaristas que ainda frequentam este espaço, mas o nível dos debates está caindo bastante por aqui. Uma pena…

P.S.: Apenas para tranquilizar aqueles que possuem pavor de um eventual domínio mundial sionista, “Etchegoyen” não é um sobrenome judeu, e sim basco.

Camargoer
Responder para  Carlito
6 anos atrás

Olá Carlito. Concordo que é uma tolice essa questão de um poder judeu. O Temer é da maçonaria e isso também não quer dizer nada. Por outro lado, o Gal. Etchegoyen parece ter grande poder dentro do governo, tanto que o Diretor da PF e agora (segundo a noticia) o miinistro da defesa foram indicações suas. Sabemos que o EB sempre teve suas disputas políticas e ideológicas, com grupos mais legalistas e outros mais próximos da linha dura. Em períodos de fora da normalidade democrática, essas disputas se tornam mais agressivas.

Roberto Santana
Roberto Santana
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Temer é maçom?
Como você sabe?!

Roberto Santana
Roberto Santana
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Você tem alguma foto dele paramentado?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Roberto Santana
6 anos atrás

Maçom, satanista e um vampiro…

Everton Matheus
Everton Matheus
6 anos atrás

Os Suecos já presenciaram uns 6 ministros nesse pouco tempo de encomenda do Gripen?
O Almirantado já teve de explicar o que é o PROSUB pra quantos ministros?

Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
6 anos atrás

Fantasma do golpe…para quem??? Para aqueles que causaram nos ultimos 20 anos mais de 1 milhao de assassinatos???

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Olha a cara de retardado do cara! Sério, esses políticos não pensam antes de agirem! Como a pessoa coloca um cara desse para “comandar as forças armadas”? Tudo interesse e amizade e nada de trabalho técnico e sério!

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Gal. Etchegoyen é cristão.
.
Rosenfield, ao contrário de outros filósofos judeus, não faz referência ao judaísmo em sua obra. Me parece laicista, o que combina com sua filosofia liberal.

Bavaria Lion
6 anos atrás

Pelo menos de influencias, ele está muito bem. Só o fato de aconselhar temer que me deixa com um pé atrás.

Camargoer
Responder para  Bavaria Lion
6 anos atrás

Olá Bavaria. Que alívio retomarmos a discussão política. riso. Talvez a nomeação de Rosenfield para o MinDef não tenha nada de estranho, mas acho curioso que tenham sentido a necessidade de mudar o ministro. Talvez o Gal Luna não tenha um compromisso ideológico com o governo ou esteja ocorrendo uma guerra por espaço político dentro do governo (o que acho mais provável). O fato de Rosenfield ser ligado à Temer é a única coisa que faz sentido até agora.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Responder para  Bavaria Lion
6 anos atrás

O Ministro do GSI tem sido função de um Of Gen desde o início. Porque é uma função de Estado e por estar ligado à atividade de inteligência e segurança.
O Gen era o cara indicado para a função.
Ele não assessora o Temer. Ele assessora o Presidente da República.
Para quem não está acostumado, pode ser difícil diferenciar, mas pra nós, militares, é bem fácil.
Sds

Camargoer
Responder para  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Agnelo. Posso estar errado, mas creio que o Bavaria mencionou que Rosenfield é quem aconselha Temer.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Rosenfield???????
Já não digo mais nada…rsrsrs

VEIGA 104
VEIGA 104
6 anos atrás

Lamentável a falta de seriedade desses políticos em relação a nação. Triste..

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Ficha técnica do bicho:
Antiesquerdista ferrenho;
Antipetista de longa data;
Postulante a qualquer coisa no gov. Temer desde sempre;
Articulista de um assunto só;
Meio maluco;

Saudações de um conterrâneo do dito cujo

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Carvalho
6 anos atrás

Antiesquerdista e antipetista? Já é um excelente começo…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

O cara ser judeu para vocês é problema..

Se fosse mais um esquerdista, pró-terrorista e pró-islã estava tudo certo..

Pqp..

O Brasil acabou mesmo..

Vão lá pra SBC ficar abraçando o Lularápio, gritando “Lulla Guerreiro do Povo Brasileiro”

Alessandro
Alessandro
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

pois é, ô povo pra gostar de socialista, depois reclama pq o país não vem dando certo

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Que diferença faz para o Brasil um pró-Islã ou pró-Judaismo???
Ja conheci Oficiais muçulmanos e judeus na FAB e os dois desempenhavam suas funções com dedicação, um deles, o muçulmano foi colega, fazia curso de mergulho para o SAR e morreu afogado em uma piscina treinando mergulho com tempo prolongado sozinho, o que é um erro, pode apagar debaixo d’água como aquele treinador da seleção brasileira de futebol que pescava com arpão mergulhando sozinho e morreu, isto tem que ser feito com supervisão e o Judeu foi meu CMT Brig. Ar. Eliezer Negri.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Walfrido Strobel
6 anos atrás

Pra vocês esquerdistas..só presta quem é anti americano e anti israel..

Se for pro-Palestino, pró Russia e Pro China

Vocês elegem o cara a categoria de candidato a Deus..

ODST
ODST
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Rodrigo Martins Ferreira

Desde quando ser pró-palestina, anti-americano ou anti-Israel é ser de esquerda??? É o mesmo que dizer que quem é a favor do aborto e/ou ateu não pode ser de direita… Você nem sabe do que fala, apenas age através de um impulso ideológico extremista…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
6 anos atrás

Falar mais o quê ? Nossas lideranças militares não “apitam ” em mais nada. Nem palpite.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Senhores
Eu acho q o Gen Luna continua.
Em q pese a observação internacional, da q os militares devem estar sob o comando de um civil, principal motivo da criação do MD e subordinação das Forças a este.

Matheus G.
Matheus G.
Responder para  Agnelo Moreira
6 anos atrás

Vale destacar que uma das imposições dos americanos é um civil chefiar a pasta da defesa para fortalecer a democracia, sendo que nem mesmo eles com o Trump o seguem, um ótimo motivo para quebrar essa imposição e colocar um general na pasta da defesa do Brasil.

Dizem que a criação do MD pelo FHC foi um ato de subordinação aos americanos, porém o digníssimo da alma mais honesta do país seguiu outra imposição dos americanos: civil na pasta da defesa.

Fernando Moura
Fernando Moura
6 anos atrás

Estou buscando alguns materiais sobre ele e vejo que ele é contra o desarmamento civil e considera o direito de autodefesa um pilar de uma sociedade livre e democrática, isso nas suas palavras. Também achei estranho a escolha de um filosofo, mas aparentemente ele difere um pouco daquilo que vem sendo posto no cargo nas ultimas décadas, pelo menos no discurso.
Mas claro que considero um militar a melhor opção para a pasta.

Partícula de uma coluna sua publicada na Época.
“A perversão é total. Note-se que a liberdade de escolha e o direito à autodefesa são pilares de uma sociedade livre e democrática. Não se trata de nenhum direito de matar, mas do direito de conservação da própria vida. Os que advogam pelo desarmamento dos cidadãos almejam que o cidadão fique completamente desguarnecido diante de criminosos que invadem suas residências. Os cidadãos não escolhem seus representantes para que estes suprimam sua liberdade de escolha. Posso perfeitamente pretender não ter nenhuma arma, mas isso não significa que o meu direito deva ser abolido.”

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Responder para  Fernando Moura
6 anos atrás

Bacana o texto, e juntando com as informações do Carvalho acima, posso ter me precipitado em julgar o cara só por sua formação acadêmica(e torço para estar errado).

Camargoer
Responder para  Tomcat3.7
6 anos atrás

Caro TOmcat. Veja a floresta atrás da árvore.

Rafael_PP
Rafael_PP
Responder para  Fernando Moura
6 anos atrás

Parabéns Fernando! Talvez o único que se preocupou em analisar além do sobrenome do pretenso novo ministro.

Acredito que alguém com essa visão ideológica pudesse fazer algo para combater o monopólio na industria de armas curtas nacional, que em muito se sustenta na atuação do Estada brasileiro, principalmente por meio do Exército… Mas para isso, precisaria de mais que oito meses de administração.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Fernando Moura
6 anos atrás

Se é pro Armamento já manda a ordem pra acabar com o R105.

Ai vamos ver se é pro Armamento mesmo.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
6 anos atrás

Não tem problema nenhum não, minha gente, basta ser honesto e bem-intencionado, o resto ele aprende, seria ideal que ele entendesse de defesa, mas não é, paciência, um civil e filósofo ministro da defesa é um ótimo cartão de visitas.

elton
elton
6 anos atrás

sempre elogiei a maneira que o brasil era administrado pelos militares mas a maneira que as forças armadas foram gerenciadas nesse periodo geraram problemas que ate hoje nao tem soluçao e que em boa parte sao responsaveis pelo atual sucateamento de varios sistemas de armas

Wilson França
Wilson França
6 anos atrás

O ministro da Saúde sabe alguma coisa de medicina?
O ministro da Educação é formado em pedagogia?
O ministro dos Transportes é engenheiro?
Nenhum ocupante de cargo de livre nomeação no Brasil, salvo raras exceções, é escolhido conforme sua capacidade técnica e aptidão na área que vai comandar.

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Quanto a ser filósofo…
Acho excelente
Filosofia é a ciência de saber pensar metodicamente e com visão crítica, descartando sofismas e arranjos intelectuais de pouca extensão.
No que me diz respeito, adoraria ouvir as premissas de emprego de nossas FFAA e entender sua lógica de reaparelhamento.
Sds

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
6 anos atrás

O general Etchegoyen é de uma familia tradicional de Cruz Alta, os Westphalen. Seu sobrenome é Westphalen Etchegoyen. Seu pai foi oficial em Cruz Alta onde casou com a mãe do general Sérgio.
Era oficial da mais alta competencia e profissionalidade. Sério e muto respeitado. A julgar por seu DNA podemos esperar o melhor dos melhores por parte de suas ações. Sou de Cruz Alta e ponho a mão no fogo por esse general Sérgio. Deve ter suas razões para essa indicação.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Luiz Floriano Alves
6 anos atrás

O Gen Etchegoyen honrou seu nome sendo um grande militar. Não seria 4 estrelas se não fosse muito competente.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

O que tem a ver ser judeu, muçulmano ou maçom pro exercício de qualquer função? Quanta besteira. A maioria nem sabe o que é maçonaria. Eu sou maçom e tem Loja em Brasília só de militares. Vão se informar.
E quanto ao filósofo : VTNC! Espero que o Gen Etchegoyen não esteja fazendo merda.

Camargoer
Responder para  Rinaldo Nery
6 anos atrás

Olá Cel, Nery. Exatamente o que coloquei. Não há qualquer relação entre pertencer a uma dada sociedade ou comunidade religiosa com o fato de possuir caráter ou ser competente. Há pessoas cinicamente hipócritas e sem qualquer caráter que são bastante religiosas, enquanto outros ateus são honestos e defendem valores democráticos. Aliás, julgar o caráter ou competência pela formação da pessoa também acho estranho. Um exemplo de uma associação criminosa eu lembraria a loja maçônica P2 na Itália que esteve envolvida em diversos crimes e com a máfia italiana, mas de modo algum posso dizer que outras lojas maçônicas ou maçons sejam criminosos. Essa generalização é absurda como é absurda a generalização em relação aos judeus, ateus, evangélicos ou corinthianos.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Concordo com vc em quase tudo…. corinthiano, não….. kkkkkkk

Camargoer
Responder para  Agnelo
6 anos atrás

Olá Agnelo. Incluo minhas criticas e queixas ás generalizações aos amigos palmeirenses (riso). Apenas os fascistas parecem ser suficientemente previsíveis para que eu acredite que as generalizações sobre eles fazem enorme sentido. Né?

Agnelo
Agnelo
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Quando um grupo “reza” uma cartilha muito frenética e radicalmente, dá nisso. Não só os fascistas.

Camargoer
Responder para  Agnelo
6 anos atrás

Olá Agnelo. Eu gosto de dizer que a cegueira ideológica não é um privilégio da esquerda, mas até isso parece não ser bem compreendido por alguns. riso. Um abração.

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Gostei da ideia !
Acho importante num país como o Brasil o mistério da Defesa estar nas mão de um civil

Lucas Senna
Lucas Senna
6 anos atrás

Eu não entendo essa tara que tem pessoas aqui com que o ministro da defesa seja militar. A função do ministro é politica, ele não é o comandante das forças, ele tá ali pra conseguir recursos para os projetos pela pasta tocados, ele tem que entender de politica no congresso e no executivo, entender de questões militares é totalmente secundário. Se for possível juntar os dois ótimo, mas no geral, militares aqui no Brasil costumam ser péssimos políticos, e geralmente não se misturam bem com esses.

Robsonmkt
Responder para  Lucas Senna
6 anos atrás

Exatamente. Disse tudo aquilo que deveria ser óbvio para quem entende um mínimo de defesa e política que é o que se espera de frequentadores de espaço como este.
Quanto a este novo ministro, é apenas ministro tampão pois, na prática, o governo Temer acabou. Foi obrigado a trocar inúmeros ministros (a Defesa foi só um deles) pois a partir de agora o país inteiro – inclusive o Executivo – estará de com sua atenção voltada para as eleições.
É um ministro tampão com poucos meses de gestão pela frente aguardando o verdadeiro titular que chegará com o novo presidente da república em 2019.

Hélio
Hélio
Responder para  Robsonmkt
6 anos atrás

É? É só se lembrar do Nelson Jobim dizendo que as compras militares eram 100% políticas diante dos protestos dos militares frente ao entubamento do Rafale

Robsonmkt
Responder para  Hélio
6 anos atrás

Sim, é. Aqui e em qualquer lugar do mundo. Basta ver na notícia sobre o governo alemão afastando oficiais da Força Aérea Alemã que declararam publicamente que preferia o F35 ao Typhoon para substitutos dos veteranos Tornado.

Hélio
Hélio
Responder para  Robsonmkt
6 anos atrás

Não, não é, o atual governo alemão não dá a mínima para as forças armadas, por isso esse tipo de atitude é tomada, isso é típico de quem neglicencia o assunto. Onde a defesa é tratada como assunto sério isso não acontece.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Lucas Senna
6 anos atrás

Concordo em parte. Não diria que o conhecimento de defesa é secundário, dado a certas peculiaridades, mas realmente, não há problema de ser um civil.
O problema é quando o Ministro não percebe (ou não quer) q são instituições de Estado e não de Governo.
A entubada dos Sabres na FAB foi dose, pelo Celso Amorim…. coisas desse tipo….

Mabeco
Mabeco
Responder para  Agnelo
6 anos atrás

O que teria sido essa “entubada”?
Os helis cumprem adequadamente a missão ou a entubada refere-se apenas a defeito de origem?
Se a aquisição de caças está intrisecamente ligada ao fator político, quase tanto quanto sua capacidade técnica, porque no caso dos helis deveria ser diferente?

Agnelo
Agnelo
Responder para  Mabeco
6 anos atrás

Foi obrigada a receber esta aeronave.
Cumprem?
Não houve nenhum estudo como o FX. Por mais q haja politica na compra de MEM, estes devem atender o q a (ou as) Força (s) precisa (m).

Mabeco
Mabeco
Responder para  Agnelo
6 anos atrás

Ainda que imprescindíveis, as forças militares não representam um fim em si mesmas, mas estão inseridas dentro de um contexto político e geopolítico. Se o poder político existisse apenas para chancelar as decisões militares, não haveria necessidade de poder político.

Concordo que o melhor dos cenários é quando os requisitos militares coincidem com os objetivos políticos. Mas isso raramente acontece nas aquisições militares que são, majoritariamente, afetadas por decisões políticas.

A lista seria interminável, mas podemos citar a questão dos Mistral vendidos para a Rússia, os atritos sobre o S400 adquirido pela Turquia, nas promessas para Iraque, Sauditas, a venda dos ST para a Venezuela etc. Podemos citar até o radar Artisan na matéria recente no Naval.

No caso dos Sabres, ainda que não tenha sido o interesse primário da força, resta saber se ele cumpre a missão, dentro da doutrina projetada para extrair o melhor do equipamento.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Agnelo
6 anos atrás

Heli de Atq tem uma função importante na Atq AC e Ap Ae Aprox.
Se reparar em outras Forças Aéreas, reparará que não fazem parte de seus inventários. Somente naquelas que não há aviação no exército.
Forças Aéreas realizam a Campanha Aérea Estratégica.
Aviação do Exército (e Heli Atq) fazem parte de um nível tático.
A nossa Força Aérea precisa de Heli Atq?
No nosso caso, que as Forças tem a missão Guerra e a missão Segurança, há missões de “perfil mais baixo”. Para patrulhar fronteira, é preciso um Heli Atq?
Perceba q o EB não patrulha fronteira com CC, por exemplo.
A FAB não caça traficantes com F-5.
Heli Atq estão para os Heli, como os CC estão para as Vtr Bld, como os Caças estão para os A-29 e semelhantes.
Concluindo
1) Heli como o Sabre não são para o q estão fazendo aqui.
2) Como Heli Atq não tem o perfil para o emprego q a nossa doutrina prevê para Heli Atq.

Em comentários de pilotos de Heli aqui, isso já foi explorado.
Sds

Carvalho
Carvalho
Responder para  Mabeco
6 anos atrás

Caro Agnelo,
Esta questão que vc discute com o Mabeco acho muito proveitosa.
Por tudo que já foi dito (problema de disponibilidades, falta de padronização, limitação de manobras, etc) entendo qdo vc fala na “entubada”. Não faço nenhuma ressalva a este entendimento.
Mas se coloque na posição de um cmdt de batalhão na RCA. Não seria ótimo ter 6 dúzia desses aparelhos disponíveis para emprego em uma operação??

Abraço

Agnelo
Agnelo
Responder para  Carvalho
6 anos atrás

Camarada
Querer, eu queria um Heli Atq me dando apoio, mas os pilotos não iriam gostar desse elefante não.
Heli Atq são como Fórmulas 1. Ágeis.
O Sabre não é. Não é uma anv pra ficar circulando e se abrigando. Ele ia sobre as formações blindadas aumentando o poder de choque. Podia levar tropas para objetivos imediatamente à frente, garantindo cabeças de pontes de menor valor.
Um Sabre numa guerra onde manpads são normais, acontece o Q houve no Afeganistão com eles. Caíram aos baldes. O Kamov e Havos vem dessa decepção.
Abraço

Carvalho
Carvalho
Responder para  Carvalho
6 anos atrás

OK , Entendi!
Obrigado,
Abraço.

cwb
cwb
6 anos atrás

Atenção aos anti-semitas de plantão:
Existem no mundo 20 milhões de judeus,se dividir a população do mundo pela quantidade de judeus,tem 1 judeu para 300.000 dominados.
Segundo as estatísticas daqui a um século não haverá mais judeus puros devido a miscegenação.
Vocês terão infelizmente de eleger alguém para justificar seus fracassos….

Camargoer
Responder para  cwb
6 anos atrás

Encontrei um artigo no Scientific American em português que discute bem a questão da variabilidade genética.

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/ambiguidades_que_limitam_uma_definicao_de_raca.html

Hélio
Hélio
Responder para  cwb
6 anos atrás

Eu nem entro nesse tipo de discussão mas esse seu argumento é falacioso. O judaísmo nada tem a ver com raça, tem a ver com Cultura e com pensamento político, historicamente sim, os judeus foram responsáveis por muita coisa, mas isso nada tem a ver com o DNA. Hoje é evidente que não se trata de judeus mas sim de um establishment global que, por coincidência, tem a participação de judeus mas não só de judeus. Israel por exemplo é uma força contra esse establishment, assim como o próprio sionismo é.

Camargoer
Responder para  Hélio
6 anos atrás

Olá Helio. Mas é o que estou afirmando. riso. Não é possível caracterizar um grupo étnico geneticamente, porque a variação é muito grande. O argumento da pureza genética está errado. Novamente, recomendo a leitura do artigo da Scientific American.

Camargoer
6 anos atrás

Olá CWB. Atualmete, acho difícil que alguém encontre um ariano puro.. riso. Há algum tempo, li um artigo que mencionava que a variação genética dentro de um grupo (étnico ou regional) é maior do que a variação genética da espécie humana. Isso quer dizer que o código genético entre dois judeus, ou japoneses ou arianos tem maior probabilidade de ser parecido com um estrangeiro do que com outro pessoa do mesmo grupo étnico.

Roberto Santana
Roberto Santana
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Códigos genéticos de judeus?!!!
É mesmo?
Como é que se faz ou como é um “código genético”de um judeu.

Para o outro lá de cima, o cwb.
O que é um “judeu puro”?

Camargoer
Responder para  Roberto Santana
6 anos atrás

Olá Roberto. Cada individuo tem um código genético. É um fato biológico. Estes códigos podem ser sequenciados e comparados. Isso é um fato tecnológico. Se você comparar o código de dois indivíduos que pertençam ao mesmo grupo étnico e depois comparar estes códigos com o de indivíduos de outros grupos étnicos aleatoriamente escolhidos, o resultado mais provável é que existam mais diferenças entre os indivíduos de mesmo grupo do que entre os indivíduos de diferentes etnias. Isso é um fato científico. Portanto, não é possível afirmar que exista um código genético judeu, ariano ou coreano. O artigo da Scientific American que sugeri explica isso com mais detalhes. Recomendo a leitura.

Roberto Santana
Roberto Santana
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Camargoer.
Você afirmou:
“Isso quer dizer que o código genético entre dois judeus,…”
E depois afirma:
“Portanto, não é possível afirmar que exista um código genético judeu,..”

Fale claro rapaz.

Camargoer
Responder para  Roberto Santana
6 anos atrás

Olá Roberto. Você pode comparar o código genético entre dois judeus do mesmo modo que pode comparar o código genetico entre dois corinthianos. Se você ler o início do meu comentário, eu também menciono que o código genético de (individuos) judeus, japoneses e arianos são mais parecidos com (individuos) de fora destes grupos. A conclusão é a impossibilidade de afirmar a existência de grupos genéticos puros.

cwbm
cwbm
6 anos atrás

Olá Camargoer:
Concordo com vc em gênero e grau!
O pessoal aqui coloca opinião sem nenhum embasamento,beira às vezes o ridículo.
Gosto dos seus comentários,pois demonstram conhecimento de causa.
Abraço

Hellcat
Hellcat
6 anos atrás

No atual momento de negociações com Boeing, o melhor é que continue o General Silva e Luna. Muito arriscado deixar isso nas mão de um banana como era o Jungmann, e agora desse filosofo.

Que se efetive o Silva e Luna como Ministro da Defesa.

Requena
Requena
6 anos atrás

Denis Rosenfield sempre se posicional a direita no cenário político.

É um dos poucos filósofos brasileiros que fizeram isso, remar contra a maré marxista que tomou conta das supostas mentes pensantes de nossa república.

Teremos um “pensador” de direita ocupando um dos cargos mais importante do país. Pra quem já teve Celso amorim e Aldo Rebelo sentados nessa cadeira, não deixa de ser um grande avanço.

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
6 anos atrás

Meu melhor candidato a Ministro da Defesa: Nunão. Ele nos representa.

Roberto Santana
Roberto Santana
6 anos atrás

Camargoer.
Eu não estou falando do Corinthians, não estou falando de japonês, não estou falando de botafoguense.
Fiz duas perguntas simples e claras:
Como é o código genético de um judeu?
Como é que se faz (se chega) ao código genético de um judeu?

Responde isso e depois eu posso falar sobre o Campeonato Carioca.

Camargoer
Responder para  Roberto Santana
6 anos atrás

Olá Roberto. Se você coletar o sangue de um individuo judeu (ou de uma pessoa de outro grupo étnico ou social, ok?) terá a possibilidade de extrair o DNA deste individuo. Em seguida, é feito o sequenciamento deste DNA que resulta em um mapa genético deste individuo (isso tem sido feito rotineiramente para determinação de paternidade, por exemplo). Então, deste modo você consegue chegar ao código genético deste individuo judeu (ou de qualquer pessoa de qualquer grupo, ok?). Vou deixar um link abaixo de uma pagina da NatureEducation com que mostra esquematicamente o processo de sequenciamento genético. É bem legal. Recomendo também que você leia o artigo que sugeri da American Scientist.

https://www.nature.com/scitable/content/how-to-sequence-dna-4518

Roberto Santana
Roberto Santana
6 anos atrás

Você está tentando escorregar pela corda que você mesmo colocou no pescoço.
Eu vou fazer o seguinte, vou conduzir a conversa de modo que você possa corrigir a bobagem que você falou e as pessoas que estão lendo vão ter a impressão que você não se saiu tão mal assim. Aliás, não é a primeira vez que se encurrala em conversas comigo.
Preste atenção:
Vamos inverter a situação, você que sabe ler códigos genéticos, vamos supor que lhe são apresentadas dois mapas genéticos, um de indivíduo judeu e outro, de um homem não-judeu semelhante fisicamente ao primeiro. Você não sabe quem é quem, estuda profundamente a questão biológica.
Pergunto:
Você saberia dizer qual é o judeu?

De bandeja.

Camargoer
Responder para  Roberto Santana
6 anos atrás

Olá Roberto. Com respeito e educação, irei responder pela última vez. Se você comparar o mapa genético de dois indivíduos oriundos do mesmo grupo étnico, as diferenças serão maiores do que se você comparar estes mapas genéticos com indivíduos aleatoriamente escolhidos de outros grupos. Essa é a conclusão do artigo da Scientific American. Paro por aqui antes de ser repreendido pelo editor do blog.

Roberto Santana
Roberto Santana
Responder para  Camargoer
6 anos atrás

Tudo bem Camargoer.
Com todo respeito e educação tenha um feliz….

Dominica in Albis in Octava Paschae !

Camargoer
Responder para  Roberto Santana
6 anos atrás

Olá Roberto. Nada com um bom debate para uma manhã de domingo. Se tiver um tempinho, leia o artigo. Acho que estávamos falando a mesma coisa. Um grande e mestiço abraço. riso (os pais de minha bisavó eram cristão-novos)

cwb
cwb
6 anos atrás

Bom,deixo uma questão para refletir pessoalmente:
Se somos racistas contra determinado grupo,e um familiar nosso tem uma doença na qual o melhor especialista é desse grupo,então na nossa lógica nosso familiar deve morrer,pois não devemos deixar ele ser tocado por um suposto ser ‘inferior’.
Fica a reflexão.
Bom domingo

Camargoer
Responder para  cwb
6 anos atrás

Olá CWD. Se todas as espécias descendem de um ancestral comum, e se todos os seres humanos tem uma origem única (entre 200 e 300 mil anos na África), haveria sentido em diferenciar as pessoas pelos seus grupos de origem? (para não dar confusão, eu já respondo.. riso. A resposta é NÂO)