Novos obuseiros M109 A5 realizam primeiros disparos em solo brasileiro
Três Barras (SC) – No dia 22 de março, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) coordenou o Tiro de Aceitação de duas Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5 (VBCOAP M109 A5) que desembarcaram no Porto de Paranaguá, há 14 dias.
Após concluídos os trabalhos de manutenção e inspeção dos armamentos, realizados no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), os obuseiros foram deslocados para o Campo de Instrução Marechal Hermes, localizado em Três Barras (SC), para a execução de seus primeiros disparos em solo brasileiro.
As guarnições das peças foram compostas por militares do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e cada obuseiro realizou cinco tiros. Após cada disparo, a equipe do Pq R Mnt/5 inspecionava o armamento, a fim de certificar se o obuseiro estava com seu funcionamento regular.
A atividade foi conduzida de forma segura e profissional, sob a supervisão do Comandante da AD/5, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, acompanhado de seu Estado-Maior e de militares envolvidos no processo de manutenção e transporte das peças.
Diante do resultado bem-sucedido, as VBCOAP M109 A5 estão sendo empregadas novamente no dia 3 de abril, por ocasião do Batismo de Fogo dos novos obuseiros, quando executarão os tiros de demonstração.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Esse bichão atirando é espetacular! Mais ainda quando em conjunto! Existe um video no Hoje no Mundo Militar” sobre o M-109 que exemplifica o que eu disse.
Essa munição eh de impacto neh??
o EB utiliza alguma munição com “espoleta de aproximação”? ou que exploda em cima do alvo…
Espoleta tempo.
Utiliza sim.
Mas não é a de aproximação igual da AAe.
Acredito que para tal atividade seja utilizada munição de v treinamento com pouca inerte.
Pouca leia-se ogiva… corretor infernal.
Já vi vídeos em que tripulantes americanos, alemães etc utilizam máscaras contra gases durante os disparos pois o ambiente fica inundado com fumaça. Esse tipo de equipamento de proteção individual é utilizado aqui no Brasil?
Os antigos obuseiros serão desmantelados, vendidos ou postos na reserva?
Fico muito feliz pelo EB estar equipando as forças de artilharia. Essas compras de oportunidade de peças de artilharia dos EUA ajudou muito…
Lindas fotos!
Colombelli, tem uma questão que não considero suficiente respondida pelos companheiros do blog e que talvez você saiba: quantos M-109 serão operacionais?
96 M-109 A5 e 32 M-109 A5+? Se for isso mesmo poderia rolar mais uns 3 lotes de modernizações, de qualquer forma parece ser uma quantidade muito boa. O M-198 e L-118 irão ser ótimas aquisições, especialmente o M-198, já que o M777 é sonho…
Não entendo. Porque a insistência do soldado brasileiro em não usar camuflagem no capacete? É tradição? Me ajuda a entender.
Deve de ser por economia. Se tiver um conflito eles usam
É treinamento de manuseio…