NH-90 da Espanha

NH-90 da Espanha

NH90 da Espanha

A Direção Geral de Armamento e Material da Espanha (DGAM) está trabalhando em um programa de aquisição que visa uma futura frota de 104 helicópteros NH90 para as forças armadas espanholas, que incluirão pelo menos doze configurações diferentes.

O primeiro lote de Helicópteros de Transporte Tático (TTH), atualmente entregues ao Exército, é referido pelos fabricantes como o padrão GSPA1 NH90. Estes serão seguidos pelas máquinas padrão GSPA2 e GSPA3.

Em abril de 2018, os primeiros voos de teste começarão com o GSPA2 NH90. Essa configuração terá recursos aprimorados para as missões do Personal Recovery. O primeiro GS90 NH90 está programado para entrega no final de 2019.

O próximo lote de NH90 será Helicópteros de Transporte Tático Marítimo (MTTH) para a Marinha, capaz de operar a partir de navios da classe LHD e LPD. A indicação do fabricante para esta versão é MSPT.

FONTE/FOTO: Airbus Helicopters

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filipe
filipe
6 anos atrás

Devemos ter mais 50 EC-725 Super Cougar… para ter uma frota de 100.

Hélio
Hélio
Responder para  filipe
6 anos atrás

Se 50 são um problemão, imagina 100 kombis.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

Helicóptero LINDO!

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
6 anos atrás

A Espanha tá com tanto dinheiro assim para comprar tantos helicópteros? Pensei que a Espanha estava falida…

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Quebrada não está. Mas não tem $ para isso hoje. Importante entender como isso será pago.

Nonato
Nonato
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

O Brasil também está em crise mas está comprando gripen, scorpene e Tamandaré.
Todo ano o governo tem déficit de 150 bilhões…
Com a queda dos juros diminui um pouco esse tipo de despesa…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Como alguém já disse com muita propriedade uma vez “ter não significa operar”. O NH-90 é um aparelho de custos altíssimos de operação ou seja, ainda que eventualmente venham a ter esses 104 aparelhos dificilmente os espanhóis terão muitos deles operando ao mesmo tempo. Por precaução era melhor comprar alguns UH/MH-60 via FMS.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Responder para  HMS TIRELESS
6 anos atrás

Que lógica é essa que vc usou para elaborar esse comentário ?
Se a operação de um único vetor por todas as forças tende a baixar os custos de operação, vc vem propor a adoção de um segundo modelo de helicóptero para baixar custos ?
Isso pq nem citei o fato de que as grandes forças armadas européias operam o mesmo NH90 !!

Hélio
Hélio
Responder para  Alfredo Araujo
6 anos atrás

Mas a escala não baixa o preço, ela dilui, são coisas diferentes. Um equipamento caro sempre vai ser caro, não importa a escala. Agora, comprar Black hawk como opção mais barata não parece fazer sentido, ele também tem um custo de operação alto.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Hélio
6 anos atrás

Os custos do UH-60 são altos mas consideravelmente mais baixos que os do NH-90. Os suecos adquiriram o aparelho europeu mas como a entrega do mesmo atrasou acabaram comprando 15 UH-60M como paliativo,e descobriram que o aparelho da Sikorsky é mais barato de operar e manter.

Mauricio R.
Mauricio R.
Responder para  Alfredo Araujo
6 anos atrás

Esse NH-90 é um pesadelo logístico, cada operador tem a sua versão particular.
A Austrália opera essa coisa, na primeira oportunidade voltaram correndo para o helicóptero da Sikorsky, no caso o MH-60.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
6 anos atrás

Falando em helicoptero, o Exército da Indonésia está recebendo os ultimos 5 Apache de navio, os 3 primeiros vieram de C-17.
Isso é o sonho de muita gente aqui.
. http://defense-studies.blogspot.com.br/2018/03/5-heli-apache-guardian-tni-ad-tiba-di.html

Marcos10
Marcos10
6 anos atrás

Não dá para gente vender os nossos Super EC-725?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Marcos10
6 anos atrás

Apesar dos problemas, o NH90 é uma aeronave moderna e não um SuperPuma esticado, mal dimensionado e ainda não consertado adequadamente. Ademais, o NH90 é montado na Espanha. Se ela quiser comprar o H225M, irá falar direto com a Airbus e montar lá também em vez de comprar o caríssimo “Made in Brazil”.
Eu duvido que o Brasil exporte um mísero H225M. Aliás, nem vender no mercado civil a Helibrás consegue. Só ocorrerão as compras estatais e espero que fique apenas nas 50 unidades já contratadas.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Podia não ficar nem nas 50. Aparecer alguém com culhões e cancelar isso tudo. Tomara que sejam os órgãos de controle do Brasil.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Felipe Morais
6 anos atrás

Se logo que deu problema não apareceu ninguém com coragem para romper o contrato, agora que não irá surgir.
Tenho medo que comprem mais após o término das entregas.

Almeida
Almeida
6 anos atrás

Teve um ciclo de desenvolvimento e testes complicado, mas aparentemente sanou todos seus problemas e se tornou o helicóptero mais moderno do mundo. Não fosse isso, as nações operadoras não estariam aumentando suas dotações como a Espanha.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Responder para  Almeida
6 anos atrás

Mas as reclamações sobre o custo de operação do NH-90 são muitas, é um helicóptero muito caro de se operar.
Eles vão ter que ter coragem para comprar mais de 100 unidades.

RL
RL
6 anos atrás

100 unidades para um território como o espanhol.
Nada mal.

E o Brasil?

A que pé anda nosso programa dos 50 EC-725?

Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Na boa…

O cara que fez este projeto, não conseguiu nem um lugar descente para colocar a metralhadora lateral.. Deixaram o no meio da porta..

Bem projeto de europeu…deviam ter pensado no lugar da metralhadora um dispersor de purpurina só pode…

Bardini
Bardini
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Nossa, esse Europeus são burros mesmo…
Deveriam ter feito uma janelinha apertada, como a do BH. Aquela em que o operador tem de ficar com metade do corpo pra fora.
.
“The armament consists of two 7.62mm M134D six-barreled, electrically driven Gatling Guns, one on each sidedoor. The gunner’s seat and weapon mount are on a platform that can be rotated inwards to clear the doorway.”
.
https://www.milavia.net/specials/italian-army-nh90-afghanistan/

Nonato
Nonato
6 anos atrás

100 helicópteros para a Espanha é muita coisa.
Território relativamente pequeno.
Não são uma potência militar nem têm inimigos com risco de invadir seu território.
É rasgar dinheiro.
Esses helicópteros são lindos…

Camilo
Camilo
Responder para  Nonato
6 anos atrás

Querido Nonato ,a Espanha pelo o que eu vi,tem mais força militar que o Brasil o Brasil só ganharia na infanteria,pelo demais ela ganha,no ar e mar,e muitas partes na terra,se o Brasil não fosse tão corrupto,podia ter o arsenal dos americanos.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Nossa… Quanto contribuinte espanhol aqui!
Todos muito preocupados com o fato de que vão ter que pagar a aquisição desses helicópteros.
.
Seria muito mais racional deixar de produzir eles na Espanha e importar dos EUA, como manda a cartilha.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Pagar a compranunca foi problema, mas manter e operar,ahhh voar, treinar, operar e manter aí sim.
Cem “táchos do problemas” para a Espanha, me lemvram muito outro país que queria 120 caças de primeira linha e vai ter que se contentar com um terço disto.
O tempo, ele guia a vontade e a realidade, só que em caminhos diferentes.

Camilo
Camilo
Responder para  Juarez
6 anos atrás

Claro Juarez,o de manter e operar depende de cada pais,tem paises que “compra” uma tornilho por 10x mais do que realmente costa,assim é normal que manter custa caro,já me entendi ,não.Em paises mais serio como a Espanha os corruptos estão na cadeia,na arêa dos aviões eles tem F!8,tornados e eurofigthers,entre outros,que seria um sonho para a FAB,saudos

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Marcos10 1 de Abril de 2018 at 18:22
Não dá para gente vender os nossos Super EC-725?
Se você souber de alguma “vítima” em potência pode avisar o Comaer. Enviamos com frete pago, emcaso de compra de três ou mais exemplares.
Aproveita os MI35, estes vão ter promoção especial, na compra de cinco exemplares, leva um gratis.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

RL 1 de Abril de 2018 at 20:06
100 unidades para um território como o espanhol.
Nada mal.

E o Brasil?

A que pé anda nosso programa dos 50 EC-725?
Pé esquerdo, com a unha do dedão encravada ainda por cima.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Juarez
6 anos atrás

Viva a Kombosa voadora!

RL
RL
Responder para  Juarez
6 anos atrás

Chorei de rir kkkkkk…..rsrsr….

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Muito bom!
Ao menos existe algum país europeu fazendo o dever de casa

tomcat3.7
tomcat3.7
6 anos atrás

Será que, tirando o problema que houve na gear box(nem sei se já solucionaram), o H-225M é tão ruim assim pra inspirar tanto desden???

willhorv
willhorv
6 anos atrás

Não acho o H-225M ruim. Solucionaram a questão do gear box, não?
Vem de uma família boa de helis, possui boas características e não é tão caro de operar.
Atende a demanda e é um burro de carga.
Acredito que o nh90 seja muito caro comprar e operar, principalmente por não termos nada aqui no BR do fabricante.
Estou muito errado?

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Não Tomcat, é tudo implicância minha, fake news, campanhas de desinformação, batuque, trabalhos pesados da Mãe Dinah, encosto e mau agouro.
Quando chegar a conta da Kombi de rosca, o NH 90 e Typhoon vão parecer um Bell 206 e outro um custo de paulistinha perto desta, desta coisa que teimam em chamar de helicóptero “militar”.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Responder para  Juarez
6 anos atrás

Então está explicado!!!rs

Mauricio R.
Mauricio R.
6 anos atrás

Mas nem nas compras estatais, em recente concorrência da Petrobrás, ofertas contendo a “komboza do mal, que solta pecinha” não foram aceitas.

Willhorv
Willhorv
6 anos atrás

Não acho o H 225M ruim não. Possui boas capacidades, vem de uma família de helis muito boa e seu custo benefício não é ruim.
É a nossa realidade do que um helis caro como o nh90.
Agora, não vamos confundir corrupção agregada com custos de aquisição e operacionais. São coisas que deveriam ser bem separadas.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Camilo 2 de Abril de 2018 at 19:22
Claro Juarez,o de manter e operar depende de cada pais,tem paises que “compra” uma tornilho por 10x mais do que realmente costa,assim é normal que manter custa caro,já me entendi ,não.Em paises mais serio como a Espanha os corruptos estão na cadeia,na arêa dos aviões eles tem F!8,tornados e eurofigthers,entre outros,que seria um sonho para a FAB,saudos

Camilo, a questão é que, nem com toda a pretensa honestidade dos Europeus, eles conseguiram trazer para dentro do que seria o mimimo aceitável, o custo de operação de algumas anvs modernas deles. Não é a toa que se viu, que as disponibilidades operacionais de forças aéreas de países estruturados técnica e financeiramente andam abaixo dos 35%..
Em relação especificamente ao NH 90, Suevos, Holandeses, Belgas, Alemães abriram o berro contra está anv.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Willhorv 3 de Abril de 2018 at 7:27
Não acho o H 225M ruim não. Possui boas capacidades, vem de uma família de helis muito boa e seu custo benefício não é ruim.
É a nossa realidade do que um helis caro como o nh90.
Agora, não vamos confundir corrupção agregada com custos de aquisição e operacionais. São coisas que deveriam ser bem separadas.
Como você sabe que o custo benefício dele não é ruim, se ainda não se compilou o custo total de hora voada, em função de todos os problemas técnicos que estão acontecendo?
Se eu considerar tão somente no custo de aquisição, algo próximo a 45 milhões de euros a unidade, me refiro a versão básica, Kombi furgão, e um.ansurdo total.
Quando vocês tomarem ciência do final desta história, vão chorar…….
Você voaria em combate num helicóptero que precisa fazer uma inspeção na transmissão a cada dez horas para verificar se ela não vai debulhar????
Eu não.

Willhorv
Willhorv
6 anos atrás

Não creio que os problemas com o H225 perdurem.
Já solucionaram o problema, ou estão bem próximos disto.
A inspeção deve ser feita se a substituição dos itens não foi executada, ou por segurança até o fazê-la, ou até se confiar novamente.
Não desmereço o helis….e o apelido de Kombi também não é ruim não….dá pra levar muita coisa.
Deve ser melhor que a lata de sardinha dos Phanter para ir e vir…kkkkk.
E a fábrica queira ou não queira, mesmo que montadora, está aí…..

Wellington Góes
Wellington Góes
Responder para  Willhorv
6 anos atrás

Willhorv,

Quer um conselho?! Não vale a pena discurtir com o Juarez sobre este projeto, vai por mim, é perda de tempo qualquer argumentação, por mais realista que seja, o problema é de outra ordem.

Até mais!!! 😉

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

Uma pena um projeto que parecia tão promissor, apresentar tanto problema. Espero que consigam solucioná-los. Essa é a realidade de projetos que tentam ser mais avançados do que se pode, tanto o NH-90, quanto o A400M, ou mesmo o F-35, são o exemplo disso.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
6 anos atrás

O território espanhol não se resume ao espaço que ocupa na península ibérica. A Espanha possui territórios ultramarinos no Atlántico (Ilhas de Tenerife e Canárias) que são áreas altamente estratégicas e muito cobiçadas desde a época das grandes navegações.
Sem falar que de vez em quando surgem atritos entre Espanha e Marrocos por questões fronteiriças que perduram há séculos. A Espanha tem 3 enclaves no território marroquino, as cidades de Ceuta, Melilla e Peñon de Vélez de la Gomera, na verdade uma rocha desabitada de apenas 400 metros de comprimento a menos de 90 metros do litoral marroquino!
Com Portugal, a Espanha tem problemas fronteiriços no município de Olivença, uma área de 430 km2 disputada desde o Tratado de Badajoz e nunca definitivamente resolvida.
Até hoje tudo vem sido resolvido no campo diplomático mas…..nunca se sabe quem será o maluco que virá depois!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Dr. Mundico
6 anos atrás

Ainda tem a treta de Gibraltar com a Coroa Britânica.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Willhorv 3 de Abril de 2018 at 10:11

Não creio que os problemas com o H225 perdurem.

Estas redondamente enganado, os problema vão ficar piores a medida que o número de horas de voo aumentar, e a lei da mordaça está imposta neste assunto no meio militar.

Já solucionaram o problema, ou estão bem próximos disto.

Não, e nem vão, porque:

Porque o problema passa primeiro, a Airbus assumir que errou dimensionamento da transmissão e isto vai gerar um maremoto de ações na justiça, inclusive daquelas familias, cuja as pessoas morreram no mar do norte.
A solução mágia para nós será a seguinte:
Quando a anv atingir nivel de IRAN, vão propor sorrateiramente, um “up rade” de transmissão com aquele papo furado de “melhorar o desempenho de issão da anv”, e obviamente será cobrado dos usuários, os quais foram enganados com esta porcaria.
Este novo “pujeto” já está em gestação, e você, Willhorv, vai pagar a conta.

A inspeção deve ser feita se a substituição dos itens não foi executada, ou por segurança até o fazê-la, ou até se confiar novamente.

Não vai ser feita substituição alguma, o negócio é inspeção a cada dez horas, luz “ambar” e oração de São Benedito grudada no painel.

Não desmereço o helis….e o apelido de Kombi também não é ruim não….dá pra levar muita coisa.
Deve ser melhor que a lata de sardinha dos Phanter para ir e vir…kkkkk.
E a fábrica queira ou não queira, mesmo que montadora, está aí…..

Lamento te informar que o projeto Kombi de rosca foi acelerado pela Airbus, mesmo com pagamentos atrasados, porque eles já sabem que não vão conseguir entubar mais aquelas bost….em ninguém, e nem acreditam mais no mercado Brasileiro, vão transformar em um galpão de manutenção para efetuar revisões.
Lembra daquela patuscada quando um fabrica fabricou um punho, aqueles idiotas batendo palmas, e os papagaios de pirata tendo orgasmos pleonásticos com a famigerada “transferência de tecnulugia” de mim para mim, subsidiada pelo BNDES???
Pois é, você foi enganado, os Franceses pegaram o deles, pagaram os políticos e lobistas e nós vamos ficar com a trolha e com a conta.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Moderação, por favor, o doberman comeu um post meu.

humberto
humberto
6 anos atrás

É importante lembrar que a compra dos helicopteros franceses não veio das forçar armadas e sim uma compra do Estado (via defesa e GF) e é só pesquisar quem eram os governantes da época.
Um outro ponto, quantos 225v novos foram comprados pelas forças armadas depois da encomenda do GF? ZERO. Houve compras de outros helicopteros? Sim, BH pela FAB e SH pela MB. Se os 225 fossem realmente tão bons como alguns foristas teimam em afirmar, por que a FAB e a MB não compraram novos lotes? Teria todo o sentido comprar mais unidades para padronizar a frota.

Bardini
Bardini
Responder para  humberto
6 anos atrás

“Um outro ponto, quantos 225v novos foram comprados pelas forças armadas depois da encomenda do GF? ZERO”
.
Também… Nem entregaram todos os 50 e tu já quer mais encomendas?
Seria estranho comprarem mais, se nem estão pagando pelo o que compraram…
.
“Houve compras de outros helicopteros? Sim, BH pela FAB e SH pela MB.”
.
Sim. BH, que é de outra categoria e também substitui os Sapões e SH para a MB fazer ASW.
.
“Se os 225 fossem realmente tão bons como alguns foristas teimam em afirmar, por que a FAB e a MB não compraram novos lotes?”
.
Não entregaram todos…
E tem mais coisa para ser comprada. A MB precisa com mais urgência, tocar o IHP e o UHP. E se ela adquirir outra aeronave fora isso, certamente será mais SH para ASW.
.
“Teria todo o sentido comprar mais unidades para padronizar a frota.”
.
O H225M virou o helicóptero “pesado” das 3 forças… Não tem nenhum sentido em padronizar a frota por ele, ainda mais, sendo uma aeronave grande e a mais cara do inventário.

humberto
humberto
Responder para  Bardini
6 anos atrás

Bardini,
Me desculpe mas não são helicopteros de classes tão diferentes. O Chile utiliza uma variante do Super Puma para o trabalho que o SH faz para a MB, Courgar e 225 são helis diferentes mas não seria um disparate utilizar o 225 para isto, não vejo sentido sobre o ponto de vista financeiro e logistica ter tão poucos SH e 225 juntos. Gosto e muito dos super puma mas o 225 não, como muitos dizem, parece uma gambi para uso militar.
Por que mesmo com uma encomenda de 20 225 na FAB a mesma continua teimando em comprar o BH? Mesmo os gringos não tem uma solução parecida, o helicoptero superior ao BH é o Chinook. A doutrina de uso não pode ser alterada para colocar mais soldados dentro do mesmo heli?
E tem sentido sim padronizar a frota, vai desde custo a logistica, passando pela doutrina de uso. Se é grande ou caro não deveria ter sido comprado, mas já que é o que tem, tem que ser usado até o osso. Coisa cara é o que não é plenamente utilizado. O Brasil é um pais muito pobre para se dar ao luxo de ter BH e 225 sendo utilizado juntos, algo tem que ser sacrificado.
Quanto as encomendas, neste pinga pinga, quando todos forem entregues, a linha do 225 já deve estar no fim da carreira.

Bardini
Bardini
Responder para  humberto
6 anos atrás

“O Chile utiliza uma variante do Super Puma para o trabalho que o SH faz para a MB”
.
Que não é tão bom quanto SH.
Sabiamente, não adotaram uma versão ASW da Kombi.
.
“Gosto e muito dos super puma mas o 225 não, como muitos dizem, parece uma gambi para uso militar.”
.
Super Puma também é derivado de um Civil…
.
“Por que mesmo com uma encomenda de 20 225 na FAB a mesma continua teimando em comprar o BH?”
.
Pra substituir os Sapões…
Pq H225M e BH são de classe diferentes…
.
“Mesmo os gringos não tem uma solução parecida, o helicoptero superior ao BH é o Chinook.”
.
Concordo. Por mim, seria Chinook, BH/SH e helicóptero leves by Helibras. Mas…
.
“Se é grande ou caro não deveria ter sido comprado, mas já que é o que tem, tem que ser usado até o osso.”
.
Sim… Mas agora já foi. Se é grande e caro, não serve pra muita função. Melhor parar nesses 50…
.
“O Brasil é um pais muito pobre para se dar ao luxo de ter BH e 225 sendo utilizado juntos”
.
Categorias diferentes…

humberto
humberto
6 anos atrás

Me desculpe Bardini, dia muito corrido.
Um pouco de preciosismo, o Super Puma é derivado do Puma que foi desenvolvido para uso militar, inicialmente a França e Inglaterra.
O 225 não pode substituir o Hzão? Sim, ele é bem maior mas nada que seja proibitivo, por sinal quem está substituindo o Sapão são o 225 e BH.
Particularmente acho que a compra foi perversa para as Forças Armadas, elas precisavam então qq coisa que venha sempre são bem vindas, mas pelas compras posteriores dos BH sinalizam o que a FAB e MB desejavam.
Sempre é um prazer discutir com pessoas preparadas e educadas.
Abraços