US_china_flags

Entre os produtos que estão sendo sobretaxados estão carne suína e frutas

A China anunciou que vai impor novas tarifas sobre produtos como carne suína e frutas dos Estados Unidos, em retaliação à decisão do presidente americano, Donald Trump, de sobretaxar a importação de aço e alumínio – mercados em que o país asiático é um player dominante. O Ministério de Finanças da China disse que as novas tarifas entram em vigor nesta segunda-feira (2). O anúncio ocorre após semanas de ameaças chinesas, em meio à escalada das tensões comerciais entre EUA e China.

A Comissão de Tarifas Aduaneiras da China vai impor uma tarifa de importação de 25% sobre oito produtos, incluindo carne suína. Foi anunciada também uma tarifa de 15% sobre a importação de 120 commodities, incluindo frutas.

A China anunciou que vai impor novas tarifas sobre produtos como carne suína e frutas dos Estados Unidos, em retaliação à decisão do presidente americano, Donald Trump, de sobretaxar a importação de aço e alumínio – mercados em que o país asiático é um player dominante. O Ministério de Finanças da China disse que as novas tarifas entram em vigor nesta segunda-feira (2). O anúncio ocorre após semanas de ameaças chinesas, em meio à escalada das tensões comerciais entre EUA e China.

A Comissão de Tarifas Aduaneiras da China vai impor uma tarifa de importação de 25% sobre oito produtos, incluindo carne suína. Foi anunciada também uma tarifa de 15% sobre a importação de 120 commodities, incluindo frutas.

Produtores de carne suína dos EUA, em particular, devem ser bastante prejudicados pelas novas tarifas chinesas. Criadores de suínos e frigoríficos expandiram seus plantéis e construíram grandes unidades de processamento com a expectativa de exportações maiores. Em Eagle Grove, no Estado de Iowa, a Prestage Farms está construindo uma unidade para processar carne que teria como destino a China e outros países. Ron Prestage, presidente do negócio de família, teme que a planta possa ser vítima da disputa comercial com a China.

O lucro da chinesa WH, maior processadora mundial de carne suína, também deve ser afetado pelas tarifas. A WH comprou a norte-americana Smithfield em 2013, e uma das razões para a aquisição era tirar vantagem da diferença entre os preços de carne suína nos EUA e na China. A carne norte-americana costuma custar menos do que a chinesa por causa da escala e da eficiência da indústria dos EUA. Além disso, partes dos animais que os americanos não costumam consumir, como fígado e coração, por exemplo, podem ser vendidos na China por preços mais altos.

Richard Owen, vice-presidente da Associação de Comercialização de Frutas dos EUA, disse na semana passada que as tarifas também prejudicariam toda a cadeia de suprimentos da indústria de frutas do país. Os EUA exportam grandes quantias de cerejas, maçãs, uvas e cítricos para a China, bem como ameixas, peras e morangos.

FONTE: Estadão/Agências Internacionais

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

72 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Épsilon
Épsilon
6 anos atrás

Cada país tem que defender a sua economia os EUA querem equilibrar a balança OK, China se viu prejudicada é decidiu retaliar OK, em guerras comerciais não tem lado certo ou errado.

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Sinceramente, diante dessa guerra tarifária só me ocorre a frase (ou frasa?) de uma ex-líder (ou exa-lídera) nacional:

“Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.”
(Dilma Rousseff)

Augusto
Augusto
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Épica!

tomcat3.7
tomcat3.7
Responder para  Augusto
6 anos atrás

Histórica frase !!!

Mauro Cambuquira
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

É bem por aí Ozawa!

João Augusto
João Augusto
Responder para  Ozawa
6 anos atrás

Se bobear o Brazil pega uma rebarba: com o aumento do preço do milho os criadores de porcos estavam na iminência do prejuízo. Talvez com um player a menos no mercado chinês isso possa inverter a situação.

Nonato
Nonato
6 anos atrás

Trump está fazendo a coisa certa.
Deixaram o dragão se sentir muito à vontade.
Hora da águia bicar o dragão com força.

João
João
6 anos atrás

Não é dragão, é a nuvem de gafanhotos.

Nonato
Nonato
6 anos atrás

Muitas empresas americanas querendo ganhar dinheiro na China.
Todo produto chinês comprado no exterior financia a máquina de guerra chinesa.
Daqui a pouco chineses estarão desembarcando em Washington e dando ordens ao presidente americano.
Chega de hipocrisia.
Chega do politicamente correto.
Hora de agir…

XFF
XFF
6 anos atrás

È a hora do governo brasileiro aproveitar essa guerra comercial entre China e os Estados Unidos para consolidar produtos do nosso país na China de forma dominante, mas o Temer é bunda mole…

Nonato
Nonato
Responder para  XFF
6 anos atrás

Não. Hora de comprar as frutas americanas.
E substituir o lugar da China na exportação de aço.
Vender nosso minério de ferro diretamente para as siderúrgicas americanas…
Trump quer fazer a coisa certa, mas com tanta perseguição interna pode acabar metendo os peiz pelas mão…
E fazer inimizade com aliados.
Tem que saber mexer bem as peças dos tabuleiros.
Eu taxaria apenas o aço chinês…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Nonato
6 anos atrás

Para fazer o aço é necessário “Coque”, que nada mais é que o carvão mineral, que praticamente não existe no Brasil.

O Brasil poderia colocar um doce na boca do Trump e aumentar as importações do carvão mineral americano e assim evitar um aumento da taxa da importação do aço brasileiro.

Lucas Senna
Lucas Senna
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

O Trump já cancelou o aumento para os países “aliados”, o que incluiu o Brasil. Ao menos temporariamente.

Jr
Jr
Responder para  Nonato
6 anos atrás

Não viaja cara, querer fazer politicagem com o bolso dos outros é fácil, prejuízo zero para você, o XFF tem razão, temos que saber aproveitar a briga dos dois gigantes, ganhar mercado em ambos, país sério faz isso, e não politicagem barata em cima disso. Temos que pesquisar quais são os produtos que temos que poderiam substituir o americano no mercado chinês e qual produto que temos que poderia substituir o chinês no mercado americano. A hora é de ser oportunista e aproveitar, não é toda hora que uma chance dessa aparece, no mais apesar do seu comentário delirante de tomar partido nessa briga de gigantes, os produtores de porcos em Santa Catarina estão soltando fogos de artificio com essa imposição de tarifas sobre os porcos americanos, os produtores de soja idem, os de milho também estão comemorando essa briga do Trump com o México. Deixa os dois gigantes se estapearem a vontade, no final vamos acabar ganhando muito com isso

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Jr
6 anos atrás

O problema é que o XFF quer apenas comércio com os chineses quando há excelentes oportunidades de negócios com os EUA por causa dessa guerra comercial.

João Adaime
João Adaime
Responder para  XFF
6 anos atrás

Prezado XFF
Não pergunte o que o Temer pode fazer pelos nossos exportadores, mas o que os exportadores podem fazer por suas próprias empresas.
Claro que o Itamaraty pode dar uma ajudinha, mas cabe aos nossos empresários irem à luta e oferecerem nossos produtos, aqui no caso alumínio, aço, frutas e carne suína, entre outros produtos.
Abraço

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Responder para  João Adaime
6 anos atrás

Exatamente João.

E é mais barato importar carvão mineral e vender o aço beneficiado do que apenas vender o minério de ferro para que o aço seja feito em outro lugar e vendido para os EUA e a China. Como os EUA são grande exportador de Carvão Mineral. É a hora de compramos bastante carvão mineral e beneficiar o minério de ferro para vender o aço. Vender carne suína para os Chineses e etc. Tem que ganhar dinheiro em cima de ambos, sem dó e sem piedade. Consolidar produtos e produtores nacionais. Uma hora eles farão as pazes entre eles, neste instante já teremos que ter nossos fornecedores consolidados para ambos.

Nonato
Nonato
6 anos atrás

E os chineses ainda posam de bonzinhos… Que seguem as regras do comércio internacional…

Augusto L
Augusto L
Responder para  Nonato
6 anos atrás

Akkkkkkkkkkkk, nunca seguiram, burlam todas e aí de quem for contra e agr ficam todos irritadinhos quando há o contra contra ataque.
Pelo andar da carroagem, o governo dos EUA vai impor novas tarifas em resposta à resposta chinesa às primeiras tarifas norte americanas, ou seja, isso nunca vai para. Por isso eu até entendo o medo dos mercados mas o que não se pode deixar acontecer é deixar os chineses aproveitarem esse medo para burla mais as regras do mercado, no meu ver a estratégia do Trump é usar do medo dos empresários contra a China, ele (Trump) pensa que pau q bate em Chico bate em Franscisco, vamo vê onde isso vai dar !

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Esse Nonato deve ser daqueles que acreditam que o “Nióbio é nosso”, e eu que achava que 2018 teríamos uma virada liberal na economia, nas pelo visto teremos mais do mesmo a partir de 2019. Creio que essa guerra tarifária entre os dois países não tem nada de politicamente correto, mas sim “incorreto”, visto que agora os consumidores chineses e americanos irão pagar mais caro por produtos importados. Essa brincadeira não vai acabar bem.

Lucas Senna
Lucas Senna
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Do jeito que o Trump é, capaz de querer retaliar a retaliação, e daí já viu… Enquanto ele não criar um crash econômico ele não sossega. Com sorte a ala libertária dos republicanos consegue se juntar aos democratas e derrubam essas insanidades economicas.

tomcat3.7
tomcat3.7
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

De quem é o Nióbio então ???
Só por curiosidade!!!

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Responder para  tomcat3.7
6 anos atrás

É do Itau!!!!(a maior parte está nas terras da família dona do itau)

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Responder para  Flávio Henrique
6 anos atrás

pelo menos é oque alguns de meus professores (engenheiros falam)

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Responder para  tomcat3.7
6 anos atrás

O nióbio é de quem pagar mais por ele. Esse negócio de governo controlando quem deve ou não extrair recurso x da natureza não dá certo. Resulta sempre em monopólio ou oligopólios.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Nióbio e grafeno é como Bolsonaro! Periga ele querer lastrear o real com ambos

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Responder para  HMS TIRELESS
6 anos atrás

Se o Bolsonaro ganhar é capaz da gente comer nióbio e grafeno no lugar de feijão e arroz.

ODST
ODST
Responder para  HMS TIRELESS
6 anos atrás

E porque não se poderia lastrear o real com nióbio? O ouro é valioso no mundo, e todas as moedas possuem lastro nele, o nióbio existe em grandes quantidades em poucos países, então repito; porque não lastrear a moeda TAMBÉM com nióbio? A Rússia dentre outras coisas tem como lastro os diamantes, a Venezuela tem o petróleo e por aí vai. Qualquer coisa que seja valiosa pode servir como lastro. Atualmente o nióbio é um dos metais mais exportados pelo Brasil, é muito valioso para nós, e não temos uma politica com relação a ele, e assim como existem especialistas que o ignoram, existem aqueles que o exaltam, e que acreditam que o Brasil poderia tirar mais proveito dele, como por exemplo aumentando os royalties sem assustar os compradores. A Austrália mesmo pede 8% a mais de royalties sobre o minério do que o Brasil.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Caro Defensor
Assim como o tomcat3.7, também estou curioso.
Este assunto do Nióbio é mais uma daquelas lendas da internet.
Vi uma entrevista com um integrante de um órgão que lida com pesquisa mineral. Desculpe, mas não lembro nem o nome do caboclo e nem da sua instituição.
Resumidamente, ele disse que somente nossas reservas de nióbio atendem a demanda mundial pelos próximos 400 anos. Logo, a abundância e a demanda baixa, deixam o preço achatado.
Se o Brasil resolver elevar a cotação, os compradores partirão para outros metais que possuem as mesmas propriedades. Ele até citou um exemplo, se não me engano da China, que fez isso com uma terra rara e os compradores foram comprar em outros países.
Ainda não conseguiram anular a lei da oferta e da procura.
Abraço

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Responder para  João Adaime
6 anos atrás

Você apenas concordou comigo que o deve estabelecer preços é a lei da oferta e procura com base no mercado, e não na canetada do governo.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Perfeitamente

Angelo Chaves
Angelo Chaves
6 anos atrás

O Brasil deve aproveitar para vender aço para os americanos e carne de porco para os chinas. Na crise uns choram outros vendem lenços. Verdadeira essa frase.

Jr
Jr
Responder para  Angelo Chaves
6 anos atrás

Exatamente Agnelo, tem gente aqui nos comentários viajando legal na maionese, dizendo que temos que tomar lado de alguém nessa briga de titãs

Lucas Senna
Lucas Senna
6 anos atrás

Parece que os Americanos ainda não aprenderam absolutamente nada com a tarifa Smoot–Hawley. E o imbecil do Trump vai conseguir repetir os erros tudo de novo… tem horas que a história parece fadada a se repetir.

Jefferson
Jefferson
6 anos atrás

A China nessa história tende a perder, pois depende demais da exportação. Os chineses erraram, fizeram aquilo que Trump esperava, foram bem previsíveis. Produtos chineses tendem a ficar menos competitivos na economia mais consumista do mundo (USA), para ferrar a China só falta outros países agirem iguais. Já os EUA nem ganham e nem perdem…O presidente chinês prometeu a Trump reduzir o abismo na balança comercia dos países, chineses vendem demais para americanos, no entanto, compram pouco. Acho que o chinês não cumpriu. É salutar que a balança comercial dos países sejam equilibradas…isso vale para o Brasil também que vem perdendo muito dinheiro para os chineses.
Deixar de comprar frutas e carne suina tem um impacto insignificante na economia dos EUA, no curto prazo tende a reduzir os preços desses produtos no mercado interno americano, produtos que podem ser facilmente absorvida pelo consumo interno ou exportaçao para outros países como o Canadá que tem dificuldade de gerar essas commodities. Difícil é vender aço, aluminio entre outros metais…sendo que estes estão parados nas fábricas chinesas que até agora esperavam vende-las.
Agora vocês entendem o porquê dos homens mais ricos do mundo, entre eles os donos da APPLE, GOOGLE, MICROSOFT, AMAZON etc…não gostarem de Trump? Trump não está apenas vendo economia, olhando o prisma do dinheiro para grupos empresariais (0,01% da população), ele tem uma visão muito mais ampla…espera gerar diversos feitos com suas ações. Obama representava os interesses empresariais daqueles que pagaram a sua campanha, especialmente os donos dos meios de comunicação. Justamente por isso as ações econômicas na era Obama foram ZERO, foi voltado a importação de produtos industriais, não na geração interna de riqueza. Entendem o porquê dos homens mais ricos do mundo apoiarem Hillary e companhia?
Interesse de empresas são diferentes de interesses nacionais…
Vocês podem ter certeza de uma coisa…se psjonais dizem uma coisa, vocês podem ter certeza que essa coisa está errada.
Decisão estratégica é diferente de protecionismo como os jornalistas dizem…os mesmos jornalistas que diziam: 98% de chance de Hillary vencer!

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Responder para  Jefferson
6 anos atrás

E desde quando protecionismo gera riqueza interna? Fosse assim o Bananil era para ter padrão de vida suíço ou alemão, taxa de importação aqui chega à 60% para alguns produtos. O que nós temos de produto nacional barato e de boa qualidade? VW Gol pelado, cheio de plásticos à 40 mil? GM Ônix zero estrelas no LatinNCAP, bateu morreu? Essa histeria com balança comercial é puro fetiche de estatista e do baronato industrial local, se desvalorização de balança fosse ruim, Nova Zelândia, Hong Kong, Singapura, Austrália seriam países muito pobres, pois muito mais importam do que exportam. É mais fácil o Trump estar atendendo aos caprichos do baronato industrial americano, do que resolvendo questão geopolítica.

_RR_
_RR_
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Defensor,

Depende de quem faz o protecionismo… Se um o pratica e o outro não, o que não pratica sai prejudicado. Simples assim… A única forma lógica de resolver a questão, seria a derrubada gradual das barreiras, tanto de um lado quanto do outro. Mas aí entramos no problema da qualificação de mão de obra e capacidade de produção.

Num mundo sem barreiras, aqueles que são capazes de produzir em massa, mais barato e com qualidade é que vencerão… Temos condições disso? O país evoluiu a ponto de produzir dessa forma…? Se sim, muito bem. Se não, nossas empresas e nosso mercado terminam engolidos. Simples assim…

Quer ver produtos de qualidade ‘made im Brazil’? “Basta” corte de impostos e uma legislação trabalhista mais flexível para permitir mais contratações e maior desenvolvimento interno… Agora, quem vai se propor a isso…? Qual governante brasileiro hoje haverá de sugerir isso e qual Congresso irá fazer passar tais medidas…?

Triste realidade…

Jefferson
Jefferson
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Defensor da Liberdade 2 de Abril de 2018 at 9:46
Vamos responder a sua indagação:
1 – Primeiramente os EUA não são um país protecionista, muito menos Trump! Aumentar taxa de importação, aumentar alguns impostos, intervir em alguns setores etc…não configura “”protecionismo””. Protecionismo é um conjunto de políticas públicas de GRANDE escala que tem como fim voltar o mercado para a economia interna, de forma ampla, não setorial. Se o trump é protecionista por elevar importação apenas DA CHINA, então a Dilma Rousseff é LIBERAL por reduzir alguns impostos de alguns produtos?? O Lula é liberal por tirar o IPI dos carros? ÓBVIO que não!
O Brasil é um país protecionista, onde o setor empresarial dentro do Estado protege suas empresas fechando o mercado. Os EUA é um país liberal do ponto de vista econômica, onde empresas do mundo todo tem POTENCIAL de acesso.
2 – Todos os países (Alemanha e Suiça…entre outros) que você citou tem balança comercial FAVORÁVEL para si, ou seja, as balanças desses países são positivas para elas, diferente do desequilíbrio da balança comercial China- USA. Outra coisa, esses países são grandes exportadores, certamente quem compra deles espera RECIPROCIDADE. Outra coisa, sem dúvidas esses países teriam a mesma reação que os EUA estão tendo em relação a CHINA caso tivessem uma balança comercial tão desequilibrada.
Você disse: “”””se desvalorização de balança fosse ruim, Nova Zelândia, Hong Kong, Singapura, Austrália seriam países muito pobres, pois muito mais importam do que exportam.””””
Amigo, depende de qual país a balança comercial deles é desequilibrada, é desequilibrada para quem? Qual país em específico? Uma coisa é o geral, outra coisa é relação individual…depende como é a relação deles com esses países, caso a caso. Hong Kong é a porta de entrada da importação Chinesa, ora, estamos falando exatamente da China. Singapura é minúsculo assim como Hong Kong, são dependentes de importação de commodities, porém exportam produto final…Austrália e Nova Zelândia já são bem diferentes, em regra são bons exportadores e bons importadores. Uma coisa é você importar commodities, transformar em produto final e vender…outra coisa é ser consumidor de produto final. Commodities é um setor bem específico, gera poucos empregos e é limitado…já indústria necessita de mão de obra qualificada, gera muitos empregos, gera marcas, é muito estratégico no mundo atual (não que commodities não sejam também). Alemanha e Suiça, citada por você, são grandes exportadores de diversos produtos finais…inclusive para os EUA.
3 – Você disse: “”Fosse assim o Bananil era para ter padrão de vida suíço ou alemão”” Tanto Alemanha quanto Suiça são grandes exportadores, logo tem suas balanças POSITIVAS, diferente da relação USA-China. Põe uma coisa na sua cabeça, rico é sempre quem vende algo, jamais quem compra. Ninguém é rico por comprar uma ferrari ou um apartamento frente mar, rico é o Grupo Ferrari que vende ferrari, rico é o dono da construtora que vendeu o apartamento frente mar. Rico está ficando a China de tanto vender produtos e concentrar indústrias. O maior consumidor de produtos chineses são os EUA, os chineses tentarem equilibrar a balança comercial é o mínimo que se espera, isso é uma tratativa comercial no mínimo acertada entre países.
………………………..
Você fez diversos ataques ao Trump, rotulou de estadista, de protecionista etc…exatamente o que a mídia faz lá nos EUA e aqui no Brasil, a mesma mídia que elegeu Dilma, Lula, Temer e Aécio Neves…a mesma mídia que sobrevive de publicidade estatal, a mesma mídia que é financiada por empresários braisleiros (totalmente protecionista). Quanto os brasileiros leem que os EUA são o país que mais compra aviões EMBRAER todos ficam felizes. No entanto, quando é o oposto, todos ficam tristes. Ninguém aceita comprar dos EUA, porém todos querem vender para os EUA.
Enquanto a mídia ataca Trump, a Bolsa de Valores e Fundos de investimentos SOBE, os empresários que financiaram a Hillary discursam dentro das suas empresas que a economia vai CRESCER (principalmente a carta aberta de Warren Buffett
aos acionista de seu conglomerado, o mesmo Buffett que tanto atacou o Trump e foi contra suas propostas, assim como os donos da Apple que hoje pretendem nacionalizar, ou seja, trazer para os EUA 250 bilhões dedólares que tem fora dos EUA. O desemprego nos EUA CAIU, segundo fontes o consumo aumentou, assim como a poupança. Os mesmos que diziam ser contra a Trump hoje colhem boas notícias em suas empresas…
Interesse de empresas são diferentes de interesses nacionais…
Por fim, desde quando a relação USA-CHINA é normal? Eu compro de você 10 Bi e você compra 4 BI de mim? Que relação é essa? Desde quando isso é saudável para um país? isso gera desemprego internamente…mas tem alguém que gosta disso: companhias internacionais, tanto dos EUA quanto estrangeiras…essas lucram muitos!
Como eu disse anteriormente: Rico é que tem um emprego, produz e acumula capital…pobre é que COMPRA, ninguém é rico comprando algo.

alex nascimento ricardo
alex nascimento ricardo
Responder para  Jefferson
6 anos atrás

Trump não é besta. Ele sabe certinho como o mecanismo econômico funciona e como tirar proveito disso. Aos poucos ele vai endireitar as coisas, enquanto isso as más línguas continuarão a lhe chamar de louco, burro e por ai vai.

Dan01
Dan01
6 anos atrás

Jogando com a economia pra ganhar na geopolitica, se dara certo ainda nao se sabe. O que sabemos e que quem ta de fora dessa briga vai poder ganhar um bom dinheiro vendendo pros dois lados.

Bruno w
6 anos atrás

Se os produtos americanos não podem concorrer em termos de preço na China devido as tarifas ,com certeza de outros paises vão ganhar este mercado…Esta guerra sera pior para americanos do que para Chineses , este últimos podem comprar de outros fornecedores ,mas os primeiros tem que disputar novos mercados…
Trump taxou o Aço/Alumínio de vários países ,depois voltou atrás , liberou o canadense, mexicano ,Inglês ,UE etc … O plano era taxar estes dois produtos para a indústria americana se reerguer de novo , moral da história a indústria siderúrgica americana vai continuar a tendo dificuldades para competir com o aço estrangeiro , os paises exportadores vão tomar o lugar que os chineses ocupavam ..vai continuar tudo na mesma…tentaram ferrar a China ,mas pode ser um tiro no pé..

Jefferson
Jefferson
Responder para  Bruno w
6 anos atrás

Óbvio que não…Trump não fez isso para reeguer a indústria, isso não faz o menor sentido. Eu sei que ele disse isso abertamente, porém esse não foi o seu alvo. O alvo é fazer os chineses comprarem dos EUA, os chineses comprando mais dos EUA as empresas americanas continuam ganhando dinheiro, porém, agora as exportações aumentaram, gerando receita e empregos. Percebe como ele está certo? O EUA comprar 3 vezes mais da China…é uma relação no mínimo estranha.
Outra coisa, nenhum país tem tanto consumo quanto os EUA, consumo e indústria estão intimamente ligados. Não se encontra um EUA em qualquer esquina do mundo. O poder de compra é mais alto do que em qualquer lugar do mundo. Basta ver as vendas de carros, eles vendem mais carros em 1 ano do que o Brasil em 10. Os EUA tem a sua própria indústria, justamente em decorrência do alto consumo interno.
Os produtos americanos podem concorrer com qualquer país do mundo, são grandes exportadores, tem boas relações comerciais com diversos países, tem marcas super valiosas e moeda de troca aceita pelo mundo todo. Basta ver a quantidade de produtos que nós utilizamos no dia a dia que são americanas…
China pode vender para outros países? Outros quais? A maior parte dos países são fechados, em suma são protecionistas…dificilmente você encontra uma país rico e aberto como os EUA, aliás, vamos falar sério, EUA são os únicos nesse sentido. Só a economia dos EUA é do tamanho da União Européia…percebe o tamanho da economia?

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Às vezes eu acho que a Hillary deveria ter ganhado, pelo menos o congresso iria barrar as ações socialistas delas, melhor do que esse bobalhão do Trump, que está cortando impostos à torto e a direito, sem reduzir 1 mísero dólar de gastos do governo, uma hora essa bolha vai explodir. É o que acontece quando se quer jogar para a platéia. Igualmente fez aquela outra farsa neocon do Reagan.

_RR_
_RR_
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Ele quer cortar gastos… Mas será que vão deixar…?

Maslow
Maslow
Responder para  Defensor da Liberdade
6 anos atrás

Deu para mim, vou dormir…
GloboNews na veia…

João Bosco
João Bosco
6 anos atrás

Está na hora do Brasil tirar proveito dessa situação, estabelecendo um tratado comercial interessante para ambos : EUA e Brasil. O mesmo com a China.

Jr
Jr
6 anos atrás

Os produtores de porcos lá em Santa Catarina agradecem

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Jr
6 anos atrás

Sem dúvida!

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

Bom para os EUA, agora podem taxar os produtos xing ling a vontade.

Bruno w
6 anos atrás

Trump acabou de convidar Putin para fazer uma visita aos EUA…
Muito enigmático este convite, pode significar uma centenas de suposições… Semana passada vi um figurão da politica Chinesa que visitava Moscou ,e segundo ele, naquela visita tinha sido assinado alguns acordos estratégicos ,inclusive na esfera militar…outro dia vi outro político Chinês dizer que a amizade entre Rússia X China “era inabalável como uma montanha” …
Se os americanos quiserem parar a China ,acho que devem fazer as pazes com os Russos..

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Bruno w
6 anos atrás

Só que os russos, que não são bobos,sabem que os chineses não são nada confiáveis. A antiga URSS ajudou a China recém convertida ao comunismo se estrutura e quando os chineses se sentiram confiantes o suficiente simplesmente desafiaram os soviéticos em 1962.

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Nossa tarifa sob produtos importados chega a 60%, tem mais de uma década que o Brasil declarou guerra comercial ao mundo.

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Responder para  Gabriel
6 anos atrás

Sem contar que não tenho noticias de muitas outras nações que taxam seus consumidores em suas importações somando o valor do frete e de outros impostos nacionais em cascata. Assim, na ponta do lápis, a taxação pode ultrapassar dramaticamente os 110%, por conta deste efeito cascata na tributação de produtos importados.

Gabriel
Gabriel
Responder para  Bezerra (FN)
6 anos atrás

Bem lembrado amigo!

Jefferson
Jefferson
6 anos atrás

Defensor da Liberdade 2 de Abril de 2018 at 9:59
Amigo, seu comentário não faz o menor sentido. Você acha que tem crianças gerindo os EUA e que nós aqui no Brasil com Lula, Dilma e Temer sabemos o que é certo?
O mundo com o Trump vai acabar dizia a Globo (essa e todos os jornais super inteligentes que elegeram o congresso nacional com Dilma e Temer), 1 ano depois:
Desemprego é o menor registrado.
Bolsa de Valores bate recorde.
Aqueles que atacavam Trump hoje elogiam suas políticas econômicas (especialmente empresários que financiavam Hillary).
Redução de impostos, redução de gastos (basta ver os cortes em diversos programas dos EUA).
O consumo médio aumentou, as exportações aumentaram, a poupança aumento.
Confiança dos empresários aumentou, muitos querem instalar fábricas nos EUA novamente.
…………………………….
Em vez de ficar repetindo o que a mídia diz, basta ver a realidade. Não há nada de errado com a divida dos EUA, pois o juros é de apenas 1,5% ao ano, não há aumento de gasto público…aparentemente a arrecadação está normal.
Não vou falar mais sobre isso, pois não tenho informações precisas, não tenho conhecimento para isso, minha vida não é estudar economia dos EUA. Porém, basta ver que a realidade não bate com suas falas.

Bruno w
6 anos atrás

Alguns dados :
Divida pública EUA: 03/18. > 21 trilhões , em 07/17 era de 19,23 trilhões ..No ano passado americanos gastaram 6% do orçamento para paga juros da dívida..
Divida publica China: 07/17 > 1,498 trilhões…
Desemprego dos EUA realmente caíram de 4,8% em 01/17 ,para 4,1% em 02/18..
Suas exportações também caíram 1,3% de dezembro passado para janeiro , seu déficit aumentou 8,1% de 797,8 bi para 862,7 bi..
8,5% das exportações americanas são para a China 130 bi , enquanto importa 505 bi da mesma ,seus três maiores parceiros comerciais são Canada ,México ,China…
De 2016 para 2017 os americanos aumentaram suas exportações em 6,6% , mas ainda ficou abaixo em 2% em relação a 2013..Eles são o terceiro maior exportador do mundo…
A situação é bem complexa…

Jefferson 2 de Abril de 2018 at 15:44

Basta ver a quantidade de produtos que nós utilizamos no dia a dia que são americanas…

VC quis dizer chinês né…..

Jefferson
Jefferson
Responder para  Bruno w
6 anos atrás

Bruno w 2 de Abril de 2018 at 18:16
Amigo, você mora no Brasil, nós sempre fomos bombardeados por causa de dívida pública, a princípio na há nada de errado com dívida pública, errado é ter taxa selic elevado ou juros elevados. Se o juros de umpaís é baixo, faça dívida e alavanque os negócios!
“”””Divida pública EUA: 03/18. > 21 trilhões , em 07/17 era de 19,23 trilhões ..No ano passado americanos gastaram 6% do orçamento para paga juros da dívida..
Divida publica China: 07/17 > 1,498 trilhões…”””
Não há nada de errado com a dívida dos EUA, a média de juros americano atrelado a dívida é de 0,75% ao ano. ISSO É QUASE NADA! O dinheiro vem quase de graça para o governo e empresas. A média de juros da dívida pública chinesa é de 3% anual, ou seja, 3 vezes mais cara que a dos EUA.
O mesmo vale para Itália, Espanha, Suiça e Japão, ambos com dívida elevada, porém juros muito baixo, na verdade o juros desses países é ZERO ou NEGATIVO (na prática o sujeito ganha apenas um bonus para emprestar para o governo).
………………………….
Você não entendeu o que eu disse: Nós utilizamos inúmeros serviços e produtos americanos e européias diariamente, porém são produzidos na China por motivos econõmicos. É mais barato para uma empresa produzir na China, sem falar a possibilidade de ganhar parte de um mercado de 1,3 bilhões de pessoas do que produzir no Brasil, por exemplo. Eu não quis dizer que o produto é feito nos EUA, quis dizer que pertence a grupos americanos. Até mesmo inúmeras empresas “chinesas” pertencem a grupos estrangeiros, observe a Tencent, o Alibaba etc..
………………………..
Não vejo nada de complexo, um país com o PIB em dólar e em PPC (paridade de compra) do tamanho da União Européia não tem nada de complexo. As pessoas gostam muito de jogar pedra nos EUA, sempre usam o país como referência em assuntos econômicos, muito ficam felizes quando o país vai mal, porém são os mesmos que ficam felizes quando vão viajar ou estudar nos EUA ou quando vendemos produtos para os EUA.
Eu espero ver a China bem, os EUA bem…quero ver o Brasil bem…importante é as pessoas terem acesso a bens e serviços, comprar o que precisam e o que gostam, terem acesso e uma vida saudável.
Nós compramos coisas produzidas nos EUA durante décadas, atualmente compramos coisas produzidas na China. Faz parte!

Dan01
Dan01
6 anos atrás

off

Operação do exército colombiano mata um dos líderes do ELN na fronteira com a Venezuela
https://g1.globo.com/mundo/noticia/operacao-do-exercito-colombiano-mata-um-dos-lideres-do-eln-na-fronteira-com-a-venezuela.ghtml

Carlos
Carlos
6 anos atrás

Isso é troco de pinga; vamos ter lágrimas e ranger de dentes se a China sancionar a Boeing.

Carlos
Carlos
Responder para  Carlos
6 anos atrás

retaliar, sancionar.

Bruno wecelau
6 anos atrás

Jefferson 2 de Abril de 2018 at 19:25

Cara não sei se VC manja de economia ,e muito menos aonde VC busca seus dados ..
Mas ,VC dizer que dívida publica não quer dizer nada …ai fica complicado, divida publica afasta investidores estrangeiros , compromete o orçamento etc …
Só no ano fiscal de 2018 os americanos terão que pagar U$ 310 bi da divida publica 7,4% , é o quarto maior item do orçamento.. A China detém 5,8% desta divida ,China e Japão são os maiores credores dos americanos externamente..
O juros da divida americana ficaram a media de 2,7% em 2017 , ficarão 2,6% em 2018 e 3,10% em 2019…. Este 0,75 ai são a taxa de juros comum e não a taxa de juros que o governo americanos pagam sobre a divida liquida…
A falta de controle nos gastos públicos ,prejudicam a economia de um país sim…..
Pode observar, paises desenvolvidos com divida alta ,tem taxa de crescimento econômicas baixa
EUA 2,3%, Japão 0,7% , fora paises europeus com divida alta que cresce menos de 1,8% ano…

Mas não é este o problema americano ,por que dizem que sua divida é “segura”, a ameaça para os americanos é a desvalorização do dólar ,que a China pode causar.. Semana passada ela lançou seu primeiro contrato de compra de petróleo em Yuan ,foi negociado U$ 2,9 bi ,em um único dia ,só que na moeda local , no futuro próximo a China planeja comprar todo seu petróleo em Yuan , ela é o maior importador do produto mais de U$123 bi ,no ano passado , se ela migrar todas suas compras de petróleo para Yuan , significa que vai sobrar 123bi de dólares no mercado , o dólar vai perder valor ,o resultado disso tudo ,que os americanos teme e muito…
Alguns vai dizer ,há mais quem vai vender petróleo para China em Yuan ?? Irã ,Venezuela ,Rússia e no Futuro Síria , paises que estão sancionado pelos EUA ,e querem fugir do dólar americano..
Rússia,Venezuela e Irã já negociam com a China outros itens em moeda local..

Carlos 2 de Abril de 2018 at 20:54
Isso é troco de pinga; vamos ter lágrimas e ranger de dentes se a China sancionar a Boeing.

Para a Boeing o pior será se a Rússia cortar o Titânio…

Jefferson
Jefferson
Responder para  Bruno wecelau
6 anos atrás

Sou formado em Administração, mas gosto muito de economia. A quantidade de bobagem econômica que falam por aí é algo sem tamanho.
………………..
“””O juros da divida americana ficaram a media de 2,7% em 2017 , ficarão 2,6% em 2018 e 3,10% em 2019….”””
O custo médio da dívida americana corresponde a 0,75% do total dos 19 trilhões de dólares. Agora eu te faço a pergunta, se eu te emprestar 1 bilhão de reais por 0,75% ao ano você aceitaria? Eu não pensaria 2 vezes.
Nós brasileiros temos uma visão muito ruim de dívida pública, pois passamos momentos ruins nos anos 90 até os dias atuais, na Era PT a nossa divida aumentou quase 3 vezes (já descontando a inflação do período).
Como eu disse anteriormente, dívida pública em países com juros baixo e inflação baixa não significa nada, tão verdade que há diversos países muito ricos cheio de dividas.
………………….
“””Só no ano fiscal de 2018 os americanos terão que pagar U$ 310 bi da divida publica 7,4% , é o quarto maior item do orçamento.. “””
Resposta: O juros da dívida não passa de 150 bilhões de dólares e a média é de 0,75% ao ANO. Você quis dizer o orçamento federal certo? Então, no caso brasileiro os juros e amortizações corresponde a 42% de todo o orçamento federal (e olha que no Brasil a União concentra quase 50% de toda a arrecadação nacional). Aqui o juros médio da dívida é 10 vezes maior que nos EUA. Percebe que o problema está na nossa dívida e não da deles.
…………………
Este 0,75 ai são a taxa de juros comum e não a taxa de juros que o governo americanos pagam sobre a divida liquida…
Resposta: Óbvio que não! Taxa básica de juros é referência de pagamento de títulos públicos em todo o mundo. Essa taxa sempre está atrelada a inflação, na verdade sempre está acima da inflação, existe exatamente para corrigir a infação do período…justamente por isso ninguém fica rico investindo em títulos públicos, ou você conhece alguém que ficou rico emprestando dinheiro para o Estado? É matematicamente impossível.
O 0,75% corresponde a uma média dos prazos dos títulos…atualmente a taxa básica de juros dos EUA está em 1,5. Quem comprar títulos hoje e prefixar vai ganhar 1,5 durante o prazo do título.
………………..
“””A China detém 5,8% desta divida ,China e Japão são os maiores credores dos americanos externamente..”””
Resposta: isso não quer dizer absolutamente nada! Se fosse ruim comprar títulos americanos os chineses e japoneses não comprariam. Certamente parte dessa comprar de títulos estão atreladas a investimentos dentro dos EUA em setores ligados a companhias chinesas. Uma mão lava a outra.
…………………
“”Pode observar, paises desenvolvidos com divida alta ,tem taxa de crescimento econômicas baixa
EUA 2,3%, Japão 0,7% , fora paises europeus com divida alta que cresce menos de 1,8% ano…””
Volto a discordar…tais países tem crescimento NORMAL. Sabe por que normal? Porque são países DESENVOLVIDOS, já tem inúmeros serviços e infraestruturas prontas. O crescimento não tem relação com a dívida…países em desenvolvimento, como o próprio nome diz, estão em uma fase anterior, estão crescendo.
EXEMPLO: matematicamente falando é 9 ou 10 vezes mais difícil os EUA crescerem do Brasil. Para o Brasil ter um crescimento equivalente a 1% do PIB dos EUA nós precisamos crescer 9 ou 10% do nosso PIB para ter a mesma riqueza.
Observe que são grandezas totalmente diferentes…para um carro 1.0 gerar a potência de um carro 2.0 no mesmo perído ele precisa de muito mais força TOTAL.
É justamente por esse motivos que todos os pa´sies desenvolvidos investem nos países em desenvolvimento, pois os crescimentos são muito maiores em termos de POTENCIAL. O mundo deseja investir na China e India, são países com grande POTENCIAL, por isso crescem tanto…há muito mercado a ser explorado, muita riqueza a ser produzida. diferente dos EUA que já tem um PIB de 20 TRILHÕES de dólares e muita coisa estabelecida.
Olhe o tamanho do PIB da Itália, Japão, Alemanha, Suiça etc…são PIB gigantescos em termos de população, território etc…o PIB da Itália é maior que o do Brasil, mesmo eles tendo apenas 60 milhões de pessoas, território pequeno, população envelhecida etc…percebe que já esgotaram?
………………………
“”a ameaça para os americanos é a desvalorização do dólar ,que a China pode causar.. “””
RESPOSTA: essa é uma das maiores falácias dos últimos anos, escuto isso há muito tempo. O pessoaldiz: Ahhh os chineses vão lançar todos os títulos que eles tem que afundar os EUA
kkkkk isso não faz o menor sentido econômico. Há um erro absurdo nessa falácia. Para vender algo é preciso alguém comprar esse algo, os chineses vão vender os títulos para quem? Para o governo americano? Vão por ar ordens de vendas e ninguém vai comprar os títulos, pois os chineses tem 1 trilhão de dólares em títulos, uma venda desse tamanho demora muito tempo!
………………………
O que tem os chineses venderem petróleo na moeda deles? O que isso interfere na economia? Interfere que os chineses terão que lançar mais títulos públicos para ter mais moeda ou emitir moeda (fazer moeda), um gera divida e o outro gera inflação.
A Libra esterlina, o Euro e o Franco Suiço (isso mesmo, a Suiça, país com apenas 10 milhões de habitantes e PIB equivalente a menos de 5% do PIB dos EUA), valem mais que o Dólar, mesmo não sendo a moeda usada para transações internacionais e para venda de petróleo. O dólar vai continuar muito valioso, quem não quiser comprar basta comprar outras moedas, fiquem a vontade. A China fazendo transação com sua moeda, quase que na força, mostra apenas que o país deseja ter uma moeda mais valiosa e isso nem sempre éum ponto positivo, diversos países ricos tem moedas fracas, a exemplo da Suécia, Noruega, Coréia do Sul e Japão.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Responder para  Jefferson
6 anos atrás

Oi Jefferson! Outro fator interessante é que enquanto a dívida pública norte-americana tem se mantido estável nos últimos 4 anos no mesmo período a dívida pública chinesa cresceu 25%.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Jefferson
6 anos atrás

Perfeito! Como ja venho dizendo, tudo é limiar de produção. Paises desenvolvidos precisam de progresso tecnologico e educação, subs o que importa é o investimento. Os EUA crescem a praticamente a mesma taxa desde o inicio do Sec. 20, quando se tornaram uma economia desenvolvida, isso prova que o mesmo não tem dificuldade de expandir seu limiar.

Celso
Celso
Responder para  Bruno wecelau
6 anos atrás

Bruno, e ai ….vao pegar o YUAN e comprar o que e de quem com essa moeda ???? ficarao a merce dos Chinas. De certa forma, isso seria a mesma coisa que depender dos USA e o dollar… Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega, rsrsrsrsrr…menos, menos,……

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

“ela lançou seu primeiro contrato de compra de petróleo em Yuan ,foi negociado U$ 2,9 bi ,em um único dia ,só que na moeda local , no futuro próximo a China planeja comprar todo seu petróleo em Yuan , ela é o maior importador do produto mais de U$123 bi ,no ano passado , se ela migrar todas suas compras de petróleo para Yuan , significa que vai sobrar 123bi de dólares no mercado , o dólar vai perder valor”

Cantei essa pedra aqui no Forte a algum tempo. O Yuan tende a se valorizar, é inevitável. Para a China isso não é necessariamente bom, pois ela tem crescido na base de uma moeda desvalorizada que favorece a exportação. Mas é a ordem natural das coisas.

A China economicamente é um bebê, sua economia ainda é baseada no setor secundário. A China é um Mike Tyson, mal saído da puberdade e já desafia um campeão mundial. Com o amadurecimento economico, valorização da moeda, predominância de um setor terciário da economia, virá uma classe artística, uma classe média exigente, o consumismo. É a história se repetindo minha gente.

Já os EUA é um tiozão na crise dos 40, colocando brinco na orelha, lançando uma tattoo e perambulando de sunga na praia assediando as novinhas… ele pode até muchar a barriga, mas não consegue prender o folego por mto tempo.

Jefferson
Jefferson
Responder para  sub-urbano
6 anos atrás

Meu comentário acima trata um pouco disso…

R_cordeiro
R_cordeiro
6 anos atrás

O mercado sempre encontra o ponto de equilíbrio. Se sobram proteína suína lá nos EUA, com preço mais barato que os chineses levando-se em conta que nesta guerra podem baratear ainda mais: Oceania, alguns lugares da Asia e Europa podem ser beneficiados. Brasil pode ser beneficiado com um player como a China precisando da proteína, além de a América do Sul ser grande produtora de frutas. A reviravolta dos mercados geram mais oportunidades que o contrário, basta estarmos preparados.

Bruno wecelau
6 anos atrás

Melhor colocar aqui o link que esplanada sobre a dívida publica americana , ai todos pode lerem …
https://www.thebalance.com/interest-on-the-national-debt-4119024

Bruno wecelau
6 anos atrás

Explana*

Renato B.
Renato B.
6 anos atrás

Bruno, pelo que entendi desse artigo que você colocou, o item “Causes”, os últimos governos americanos propositalmente aumentaram o débito para aquecer a economia. O que é exatamente o contrário do que as políticas de austeridade defendem, não?

Karl Bonfim
Karl Bonfim
6 anos atrás

Essa é uma briga de cachorro grande, daqui a pouco eles se acalmam e se acertam, depois de pesarem os pros e os contras desse lati e não morde (não muito forte). As duas economias estão irremediavelmente interligadas, é só os malefícios dessa insensatez começar a pipocar em forma de prejuizo em ambos os lados que eles para num instante…