EUA e quatorze países da União Europeia expulsam diplomatas russos
Bloco tomou a decisão nesta segunda-feira (26), após o envenenamento, na Inglaterra, do ex-espião russo Serguei Skripal
Quatorze países da União Europeia decidiram nesta segunda-feira (26) expulsar diplomatas russos, após o envenenamento, na Inglaterra, do ex-espião russo Serguei Skripal, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.
“Concretamente, 14 países da UE decidiram expulsar diplomatas russos”, declarou Tusk em Varna, na Bulgária, onde deve participar de uma reunião dos líderes da UE com o presidente turco Recip Tayyip Erdogan.
“Medidas adicionais, incluindo novas expulsões, não estão excluídas nos próximos dias e (próximas) semanas”, acrescentou Tusk.
Entre os países que anunciaram a expulsão de diplomatas russos, estão Alemanha (quatro expulsos), França (quatro), República Tcheca (três), Itália (dois), Dinamarca (dois), Ucrânia (treze) e Polônia (quatro).
Os Estados Unidos também anunciaram nesta segunda-feira a expulsão de 60 “espiões” russos e o fechamento do consulado da Rússia em Seattle (noroeste) como parte de um gesto coordenado com outros países ocidentais.
Em uma nota oficial, a Casa Branca informa que a ação foi adotada “em conjunto com nossos aliados da Otan”, acrescentando que Washington está disposto a construir melhores relações com Moscou, mas que isso só será possível “com uma mudança no comportamento do governo da Rússia”.
FONTE: Exame.com/AFP
A coisa está ficando cada vez mais feia para o déspota do Kremlin
A coisa está melhorando para Putin, agora tem um inimigo declarado, isso é bom para ele, para mostrar ao povo que o ocidente é inimigo da Rússia e seus investimentos militares são justificados.
Ter um “inimigo externo” pode até ser bom para os seus propósitos populistas mas para o país em médio-longo prazo é péssimo para não dizer desastroso. A história está cheia de exemplos disso…..
Logicamente haverá quem diga que ele tem os chineses mas a pergunta é: poderá ele confiar nos chineses? Mais uma vez ela, a história, mostra que não! Ou seja, teria sido mais inteligente para Putin ter construído uma relação com o Ocidente ao invés de querer reviver à sua maneira a URSS. E como diria Marx a história (olha ela aí novamente!) se repete ora como farsa, ora como tragédia. A farsa os russos já tem, falta a tragédia.
E poderá eles confiar nos EUA?
Certamente podem confiar mais nos EUA do que nos chineses. Basta lembrar a cooperação desenvolvida por eles quando da IIGM. Ademais com os EUA e os europeus os russos sabem o que esperar, bem diferente dos chineses.
Na primeira oputunidade os chineses passam ele para trás. Ainda mais se contar quantas vezes Russia e China já bateram de frente em vários assuntos, e se for ver até 91 eles ainda estavam brigando para definir fronteiras.
Até poucas décadas atrás China e Russia tinham relações cortadas por vários motivos desde disputa de território e até venda de armas, e só voltaram boas relações em 1991 com fim da URSS.
Chineses reclamaram e muito dos soviéticos no pós venda de material bélico na guerra da Coreia
Remember, we have no tragedy! never speak for my people! If you do not know anything! You are ready to kneel in front of the west – so clearly you do not love your country and you want to leave it!
The more clowns in the west will speak against Putin, the more they will support him, 76% in elections is fantastic
Certamente os Russos são os mestres da Desinformação, vão virar o jogo e sair de coitados…eles começam e fingem que não começaram.
Claro, o melhor pra Russia seria ter deixado a Ucrania entrar na NATO e essa organização ter seus barcos em Sebastopol, ou deixar a Siria cair pra que a Russia seja prejudicada diretamente nos seus interesses geopoliticos.
Ou talvez pedir perdão a USA por existir.
Já tenho muitos anos de vida, começo a achar divertido a ideia de uma UE dizimada no fogo eterno do uranio por servirem de vasalhos de USA, sabedor que o resto do mundo vai pro espaço. Acho que já vai sendo hora disso suceder, que começe a festa.
A Russia fez a Ucrania ir direto pra Otan quando essa desmembrou a mesma. A revolução ucraniana de 2014 foi pela entrada da mesma na UE e não na Otan, mas depois do imperalismo russo sobre a economia ucraniana que é soberana, é so questão de tempo da Ucrânia entrar na Otan.
Esse negócio de envenenamento do espião Russo foi uma armação. Quem armou isso esperava essa medida. Vamos ver que tipo de armação que a Rússia vai sofrer ainda até a Copa.
Na dúvida, nunca aceite um chá, se o Putin oferecer. Ainda mais se você for alérgico a Tálio.
Lembra que anos atras teve outro ex-KGB morto no reino unido, quem lembra?
Justamente. Envenenado com Tálio, se bem me lembro.
Senti a falta de ver um general britanico segurando um vidrinho dizendo que dentro tem o gas russo usado no ataque a uma cidade da Europa kk
Não to gostando nada do rumo que as coisas estão tomando, está parecendo uma guerra fria melhorada(ou piorada) e aceleradamente caminhando pras vias de fato militares, ae, babau mundo que conhecemos.
Eu nunca pensei que fosse viver para ver outra Guerra Fria, mas aqui estamos.
Com direito a testes nucleares, e ameaças vazias entre países.
E eu achando que a humanidade fosse aprender com os erros….
Demagogia e hipocrisia.
Kkkkk tem gente preocupada com o possível levantamento das sanções anti Russas em junho; que agora não deve acontecer, muitas empresas Italianas e Alemã já estão reclamando a muito tempo….Paises Europeus já perderam mais de U$18 bi ,com estas sanções , e continuam a depender do gás Russo ,enquanto isso a Rússia para de importar produto deles ,e importa de outros paises…
É aquele ditado expulsar os diplomatas podemos ,
Só não podemos ficar sem gás…. Sanções já não funciona muito bem para paises pobres em recursos , agora vão sancionar o pais que tem a maior área da terra e possivelmente as maiores reservas de recursos naturais…A Rússia esta ao lado das duas nações mais populosas do mundo ,no futuro só as vendas de commodities para estas duas nações ,já vai fazer a Rússia crescer bastante…
Este negócio que a China não é amiga da Rússia, os Russos já sabem disso , são apenas negócios ,amizade a parte …Se fosse assim o Brasil tinha que abrir os olhos também, pois investimentos chineses só aumenta aqui a cada ano que passa…
Entenda o Ocidente, a Rússia não precisa dele ,mas ele precisa da Rússia, Europa não tem tantos recursos naturais ,virar as costas para a Rússia ,é virar as costa para seu futuro..
Poís é…. se Europa ficar chiando putin corta o gás, ai vai metade do continente tomar banho gelado.
“Entenda o Ocidente, a Rússia não precisa dele ,mas ele precisa da Rússia”
Cada bobagem que a gente vê por aqui…
Em tempos de Globalização todo mundo tá amarrado com todo mundo.
Seria tolice achar que a Russia não sofreria se corta-se novamente relações com o resto do mundo.
Única coisa que Rússia é totalmente independente do mundo são misseis e redes sociais.
O resto, tá dependendo tanto quanto todo o resto do mundo.
Pois é HMS TIRELESS…me diz uma coisa a Rússia precisa da europa pra quê??? Pra comprar seu gás??
Qual país viveu isolado do Ocidente por 80 anos???
Ou nos tempos Soviéticos ,eles faziam grandes trocas comerciais com o Ocidente , ou mesmo dependia da Europa para existir?
Que me consta não…
Bobagem é achar que a Rússia vai colapsar por que o Ocidente virou as costa a ela.
Bruno W,
O que ergueu a economia russa foi dinheiro ocidental… Simples assim… Não fossem investimentos de países como França, Reino Unido, Alemanha e inclusive EUA, não haveria a Rússia atual. Aliás, essa carga de investimentos ainda hoje prevalece. Trata-se de uma via de mão dupla…
Quanto a gás, se Putin chiar demais, vai é jogar os europeus no colo dos africanos e dos árabes…
Por fim, não foi a Rússia que existiu sem contato com o Ocidente. Foi a URSS, um país que nem existe mais. Aliás, mesmo a URSS mantinha um mínimo contato com o Ocidente…
O ataque foi assinado, não há dúvida.
O Kremlin assinou o ataque para passar o recado: A Rússia vai caçar os traidores em qualquer lugar a qualquer custo.
O Putin foi realista pensou: Como o Ocidente alicia seus agentes na Rússia? Dinheiro. A Rússia não tem como competir financeiramente em tal arena, e passou o recado: Traidor será morto, e a família perseguida.
Foi um cálculo, a Russia pagará o custo diplomático, mas o recado está passado.
Só analisei a questão, não fiz qualquer juízo de valor sobre a ação.
Abraços
É lógico que sim. Putin tá só interpretando a personagem que é esperada dele. Mata o espião, nega publicamente e fica lá com cara de paisagem.
Putin pode demorar para dar o troco, mas paciente, ele sempre foi. E os caras que tavam pensando em se aposentar no ocidente agora tão tudo pianinho na deles.
Os métodos russos são muito escrotos, mas por um lado eu entendo os russos serem como são, se eles se abrirem demais e se ocidentalizarem, vão começar a ficar meigos, como está acontecendo com a cultura ocidental, onde vemos a cada geração os homens ficando cada vez mais afeminados, os cristãos sendo perseguidos, a vitimização tomando conta da nossa cultura, e a nossa moralização sendo destruída de dentro pra fora.
Acredito que os russos não querem isso para eles, iriam enfraquece-los como nação, então o Putin inteligente que é, está revivendo a guerra fria e criando um inimigo externo pra ter uma desculpa de ter essa barreira invisível com o ocidente, mas ao mesmo tempo continua tendo alguns laços com a gente, ele sabe que não dá pra confiar plenamente nos chineses, mas tbm não dá pra confiar 100% no ocidente
De certa forma eu respeito isso nos russos, e eles estão certos, eles apenas estão protegendo sua cultura e sua forma de ser, na qual nós ocidentais temos dificuldade de entende-los, já pensou ver russos meigos e afeminados e cheio de mi, mi, mi por bobagens como acontece aqui ? Não dá né, isso não seria nada russo!! rsrs..
Putin só está sendo russo!!
Triste realidade que vivemos viu e é chaaaaaaaaaato pra caramba tbm esta situação. Bom pros russo se isolarem desta globalização LGBT.
não sou preconceituoso, cada um vive da melhor maneira que achar, mas essa vitimização e essa propaganda de opressor e oprimido que tomou conta no mundo ocidental, já está fora de controle, virou histeria coletiva!
por isso que eu entendo os russos.
Vocês só se esqueceram que foi a Russia (URSS) que criou tudo isso. Ou vão me dizer que não conhecem as cartilhas comunistas escritas há mais de 60 anos e na Rússia?
Geraldo Nunes
de certa forma vc tem razão, eles financiados pelos globalistas vem fomentando tudo isso, mas fora do seus domínios, apenas nos países ocidentais.
Theresa May já mostrou as provas do falso ataque ou continuará berrando aos 4 cantos do mundo que os russos são os culpados?
Foi-se o tempo que o ocidente convencia o mundo quando lançava ataques de falsa bandeira para criar inimigos, hoje só convence os tolos alienados que ainda resistem.
falso ataque?
o agente quimico é Russo propiedade militar da Russia de uso exclusivo (comprovado), o Putin não negou ainda ameaçou a tereza may dizendo para ela não se meter com uma potencia nuclear.
http://expresso.sapo.pt/internacional/nao-se-metam-com-uma-russia-nuclear=f887693
Reino Unido nao tem armas nucleares? (esse ditador putin falar nao muda nada)
O cara acha uma coisa e já pensa que é isso e pronto. O pior é que ainda chama os outros de alienados.
A Inglaterra não estava isolada!!!Segundo alguns blogs/sites de chapa vermelha.
Com relação a Russia não, os europeus estão do lado da rainha, quanto as questões econômicas do brexit, pode ter certeza que a terra da rainha esta isolada, esse semana os europeus vão expulsar as empresas britânicas de participar da próxima concorrência para os próximos satélites do sistema galileu europeu, vão ser bilhões de dólares em prejuízos para as empresas britânicas
Nem todos os países do bloco europeu seguiram as potências; sinal que os britânicos não convenceram o restante quanto as acusações. Provas ate agora nada…
E que comecem os boicotes da Copa …a Islândia é a primeira…, não fará muita falta mesmo..
Bom hoje o crescimento econômico da Europa ocidental esta abaixo de 2% (dados atualizados) , o país da europa que esta com maior crescimento econômico é a Romênia 4,4%, enquanto isso do outro lado China 6,5% ,Índia 7,4% ,Paquistão 5,6 ,Coréia do Sul 3%, Japão 0,7% este ultimo o menor crescimento econômico da região; todos estes paises precisam de recursos naturais para alimentar seu crescimento econômico ,pois não tem o suficiente em seus territórios; nenhum deles aderiu sanções anti Russas… Hoje a Rússia esta “deitada” sobre a área mais populosa e que mais cresce no mundo ,são mais de 3,8 bi de pessoas ,mais de 50% da população mundial …E este povo precisa comer e crescer economicamente ,a “Rússia pode ser a saída” , por isso europa tentar isolar a Rússia e um tiro no pé ,ela sera prejudicada enquanto a Rússia continua crescendo , crescimento atual :1,6%…
E não adianta dizer que os Chineses querem tomar a Sibéria , pois Índia ,Coréia do Sul, Japão e companhia com certeza se aliaria a Rússia neste suposto combate, os Chineses não teria chance se tiver a ideia de ser aventurar militarmente contra os Russos … teria só com a diplomacia do “Yuan” , como estão fazendo no Brasil..
1,6% é um crescimento minúsculo, ainda mais para uma economia tão dependente da exportação de hidrocarbonetos com a Rússia. Se Putin não diversificar a economia do país essa nova Guerra Fria acabará como a anterior: um país falido, balcanizado e humilhado.
Bruno W,
Realmente… A Rússia está deitada sobre a região mais populosa do planeta… e tem uma população menor que a do Brasil… São cerca de 145 milhões de russos, e isso já a quase duas décadas…
Enquanto isso, o dragão, salvo melhor juízo, cresce cerca de 50 milhões de pessoas por ano e fica cada vez mais sedento…
Isso ainda nos alinha a um outro problema: a economia russa depende de jovens, e eles estão começando a escassear… Esse é um dos principais dilemas da governança russa.
—
Os russos ainda são extremamente dependentes da exportação de hidrocarbonetos. Mais de 60% de suas exportações dependem disso…
Eu acho que o Putin deveria iniciar uma aproximação “lenta, gradual e segura” (apud Ernesto Geisel) com o Ocidente, antes que a China tome conta do vazio demográfico russo. Seria bom para o Ocidente e para a Rússia – que, goste-se ou não, tem muito mais em comum com o Ocidente do que com a China ou qualquer outra cultura asiática.
Para isso acontecer os russos terão que dobrar os joelhos para as potências ocidentais e abrir mão da influência no Oriente Médio deixando seus aliados isolados e entregues.
E os russos não querem fazer isso, eles também não esperam que os países ocidentais vão trata-los bem.
Então, tudo que o ocidente quer é dobrar a Russia e tirar deles a força que tem fora do seu território, se não fizerem isso, os ataques ao país continuará.
Se o Putin prefere dobrar os joelhos para a China, nada há a ser feito.
A China tem na Russia um aliado, não um lacaio.
Ai reside a diferença.
O que seria dobrar joelhos pra vc ? Eu tenho 100% que se a Russia se abrisse o ocidente dividiria poder com os russos, o problema é q o ocidente ia cobrar a ocidentalizacao da Russia, os EUA/Europa/Japão, só dividem poder com nações com o mesmo sistema politico, a democracia ocidental ou democracia d mercado e isso pros russos é inviavel.
“Os Estados Unidos também anunciaram nesta segunda-feira a expulsão de 60 “espiões” ”
60 diplomatas?
Como funciona isso?
Eu achava que a representação de um pais em outro fosse feito por apenas 1 representante diplomatico (e logicamente pelo corpo de servidores que compõe a embaixada) que fica na capital de cada Estado
Mas 60 diplomatas em um pais só?
A Inglaterra expulsou 14 (salvo engano) diplomatas russos
Praque tanto diplomata de um mesmo pais em outro?
Imagino que estejam se referindo a todo mundo que trabalha numa embaixada como “diplomata”.
História da carochinha para quem quiser acreditar. Muito conveniente essas mortes para alguns países interessados. A Rússia não teria nada para ganhar com essas mortes. Não em um ano de copa do mundo, é subestimar a inteligência de um povo. Ademais, uma cidade com tantos sistemas de vigilâncias com câmeras por todo canto e nada de provas entre outras. O novitchok tem a sua receitinha conhecida por outros poucos países também. Muito conveniente tudo isso. Quanto a geopolítica, seguem os planos.
Minstério das Relações Exteriores da Russia esta fazendo um sorteio entre os russos para decidir qual consulado americano será fechado no país.
Putin sabe colocar o povo ao seu lado quando se espera uma reação negativa da opinião pública.
Putin não tem do que reclamar, pois tiveram muita paciência com ele. Criméia, Donbass, Síria, hackers… o cara se meteu em tudo, saindo ileso e fortalecido
Com certeza ele agora levantou uma sombrancelha. Juntar esse pessoal todo, em uníssono, em uma ação conjunta…não é bom sinal.
De imediato não muda absolutamente nada. Putin vai retaliar com certeza, até para não parecer fraco perante o público interno, mas tudo depende dos próximos passos, seus e do ocidente.
Enquanto ficar no campo diplomático, não há com que se preocupar. Se e quando uma ação econômica for tomada, poderemos levantar uma sombrancelha também.
Em verdade, USA e a UE e que estão se metendo no quintal da Russia.
Bento que bento é o frade (frade)
na boca do forno (forno)
tudo que seu mestre mandar
faremos todos
Se não fizeres
levaremos bolo
Bem, é o mínimo que qualquer nação soberana deveria fazer. Nenhum país no mundo tolera um ataque terrorista em seu próprio território, nem a Argentina tolerou (o ataque iraniano a uma sinagoga na década de 90); não seria diferente com o UK.
.
Que ninguém se engane: uma nova Cortina de Ferro surgiu no leste da Europa, comandada por um crápula ex-KGB que não tem o menor pudor em assassinar quantos forem necessários para fazer valer seu desejo de dominação.
.
É muito bom que as máscaras caiam. Não, a Rússia não quer se integrar ao mundo: ela quer DOMINAR o mundo. E esse plano é antiquíssimo, remonta mesmo aos tempos de Ivan, o Terrível; no mínimo aos de Pedro, o Grande. O pensamento hegemônico messiânico ortodoxo está tão entranhado na alma russa quanto a malandragem no brasileiro.
.
Só que a Rússia tem algumas desvantagens no caminho de seu indiscutível intento. Primeiro, e mais evidente, o bloco ocidental, capitaneado pela maior potência econômica e militar do mundo, a América. Segundo, a China Popular, que já lutou guerras com a Rússia, e possui problemas fronteiriços até hoje, sem contar que são claros rivais econômicos. A Rússia, lutando economicamente com uma China PRC cada vez mais poderosa economica e militarmente, e isolada do Ocidente, tende à pobreza, à falência, à irrelevância. É o caminho pro fracasso.
.
Mas o pior de tudo para os planos do biltre do Kremlin não é isso, mas sim uma bomba relógio que ele não tem como desarmar: se chama taxa de natalidade, está em 0,2%, muito menor que a de qualquer país em desenvolvimento, e inferior mesmo a países já desenvolvidos. Em duas ou três gerações não haverão mais russos ou eles estarão todos idosos. Não há petróleo e gás que ossa sustentar um crescimento econômico sem um massivo aporte de imigrantes, coisa que os russos também são contra.
.
Então, como vejo a coisa é: no curto prazo, a Rússia está condenada pelo seu isolamento cada vez maior. O desastre é tão certo como foi o desastre de 1991. No longo prazo, a Rússia está condenada por sua baixa taxa de natalidade…
.
A realidade é que o russo médio não quer a guerra, não quer o isolamento, não quer dominar o mundo, não quer nada disso; como todo povo, quer paz, riqueza e prosperidade. Mas a elite russa, que basicamente é a mesma desde Nicolau II, não vai lhe dar nada disso, e vai insistir nos planos de conquista mundial.
.
Enfim, mais uma oportunidade histórica perdida pela Rússia, de se abrir, se integrar ao mundo, e se aliar profundamente à Europa, com quem possui indeléveis laços geográficos, culturais, religiosos e étnicos.
.
Prevejo mais 50 anos de atraso e isolamento pra Rússia, sendo que o fim será catastrófico para aquele país e povo. No final, será desmembrado e ocupado por outros povos.
.
Uma pena para o povo, mas sua elite merece.
Duas coisas que simbolizam a teimosa tentativa de Putin em demonstrar um poder que os russos já não tem mais: O kuznetsov sendo rebocado de volta para casa após a curta campanha na Síria e a carnificina sofrida pelos mercenários do Grupo Wagner. A primeira beirou o patético, já sobre a segunda, prefiro transcrever o que disse o General americano Jon Braga sobre a tentativa dos mercenários em tomar uma refinaria defendida por operadores americanos e seus aliados sírios:
“eu expliquei-lhes que posso repetir se for preciso, mas eles não quiseram entender nada…”
Temos mais felizes esses:
https://www.youtube.com/watch?v=YRYiTmjOoj0
Marcos10, essa imagem vale mil palavras…
Doug385 27 de Março de 2018 at 11:05 >>>>
Você está completamente enganado. A Rússia matou muitos oficiais dos EUA/OTAN infiltrados entre os terroristas”moderados”. Esses oficiais tinham bunkers em Aleppo e Gouta oriental para comandar os terroristas.. Sem contar milhares de terroristas do ocidente que a Rússia eliminou. Gastaram dezenas de bilhões de dólares para treinar e armar esses delinquentes.
China tem todo interesse em uma Rússia forte porque bloqueia o ocidente. Sem a Rússia o bicho papão do mundo seria a China.