Forças Especiais participaram de operação com oito mortes no Complexo do Salgueiro
Por Rafale Soares – Jornal Extra
Homens das Forças Especiais do Exército participaram da operação com oito mortos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na madrugada de 11 de novembro do ano passado. Entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2017, a procuradora Maria de Lourdes Souza Correia Sanson, do Ministério Público Militar (MPM) e três auxiliares estiveram em Goiânia para ouvir os depoimentos dos militares no 1º Batalhão de Forças Especiais, sede dos “fantasmas”, como são conhecidos internamente os integrantes da única unidade do Exército especializados em ações antiterror.
A viagem foi descoberta pelo EXTRA após ser registrada no Relatório Mensal de Diárias e Passagens de dezembro do ano passado, documento disponível no Portal da Transparência do MPM. Na planilha, aparecem dados como o valor da passagem aérea da promotora — R$ 2.942,50 —, os valores das diárias utilizadas — R$ 2.458,89 —, e o motivo da viagem: “oitiva de militares” do PIC 295-37.2017.1105, procedimento aberto pelo MPM para investigar o caso do Salgueiro.
Procurada, a procuradora Maria de Lourdes Sanson alegou que só se manifestaria sobre a investigação por escrito. Por meio de nota, entretanto, o MPM não negou nem confirmou se homens das Forças Especiais são investigados, só alegou que todos os militares foram ouvidos. O órgão somente afirma que “aguarda o cumprimento de diligências em andamento, tais como a requisição dos projéteis recolhidos pela Polícia Civil, a fim de que seja realizado, por exemplo, o confronto balístico com as armas dos militares do Exército”.
Ação teve 13 ‘fantasmas’
Quando perguntado sobre a viagem da procuradora à Goiânia, o porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), coronel Roberto Itamar, admitiu a participação das Forças Especiais na operação do Salgueiro. Segundo ele, 13 “fantasmas” estiveram naquela madrugada no Complexo do Salgueiro. Em todas as notas relativas à operação, o Exército se limitou a informar que “militares das Forças Armadas” participaram da ação.
— Foram dois motoristas dos blindados, outros dois homens responsáveis pela manutenção e 13 homens das Forças Especiais, se não me engano. Mas as armas de nenhum deles disparou. As armas estão à disposição do MPM, e eles podem provar que não atiraram — afirma Itamar.
Um dos três sobrevivente da operação — um padeiro de 19 anos, que passava de motocicleta pelo local no momento da ação — afirmou a promotores do Ministério Público estadual, que também investiga o caso, que os tiros que atingiram as vítimas foram disparados por homens vestidos de preto, com capacetes e fuzis com mira a laser que estavam escondidos numa mata ao lado da Estrada das Palmeiras. A descrição da testemunha bate com a farda usada pelos “fantasmas”: diferente dos demais militares do Exército, que usam farda camuflada, as Forças Especiais usam uniformes e coturnos pretos e capacetes com óculos de visão noturna em ações à noite.
Homens de preto
Para integrar o Batalhão de Forças Especiais, os militares precisam passar por um rígido processo de seleção no Forte Imbuí, em Niterói, antes de seguirem para um mínimo de cinco anos de preparação em Goiânia. Só militares de carreira podem ser das Forças Especiais. Se o candidato à tropa de elite do Exército for um sargento, além do período de cinco anos na Academia Militar, ele precisará de mais dois para concluir sua formação.
Há ainda três cursos obrigatórios. O primeiro é o básico de paraquedista, que dura seis semanas. Em seguida, começa o de comandos, com carga horária de 800 horas, distribuídas ao longo de quatro meses, durante os quais são ensinadas técnicas de uso de explosivos e de combate e infiltração. A etapa final exige 1.200 horas de treinamento, num período de cinco meses.
Os “fantasmas” integram uma unidade do Comando da Brigada de Operações Especiais do Exército, que tem em seu brasão uma faca enfiada numa caveira, desenho que inspirou o símbolo do Bope. O Exército, entretanto, não dá publicidade às ações das Forças Especiais. Após o decreto de intervenção, homens do batalhão participaram de ações na Vila Kennedy, há três semanas.
Até os anos 1990, as Forças Especiais eram sediadas no Rio. A transferência para Goiânia ocorreu por causa do assédio de traficantes a militares e ex-integrantes da tropa. Em 2004, o Exército criou a Brigada de Operações Especiais, que reúne diversas unidades de elite.
FONTE: Extra
“a procuradora Maria de Lourdes Souza Correia Sanson, do Ministério Público Militar (MPM) e três auxiliares estiveram em Goiânia para ouvir os depoimentos dos militares no 1º Batalhão de Forças Especiais, sede dos “fantasmas”, como são conhecidos internamente os integrantes da única unidade do Exército especializados em ações antiterror.”
República de lixos, desvalorizam quem merece e valorizam todo tipo de lixo. Deveriam ganhar uma medalha, por servir a nação.
Nossa cultura foi destruída, nossa verdadeira história, tentaram e tentam jogar algumas pás de areia por cima, mas saibam que não foi e não é o suficiente. Ave Império.
Infelizmente há aqueles que preferem estar defendendo criminosos, e toda ação que resultar em baixas no crime será sempre questionada.
Concordou , se for pra matar bandido pode ser até com atiradores de elite, viu bandido armado é bala, morte aos bandidos.
Aplausos! Nada mais tenho a escrever!
E quem apoio o golpe? Infelizmente as forças armadas pagam caro por um erro que cometeram.
Também acho, Mateus, inversão total de valores, os “fantasmas” estão defendendo a sociedade de bem, mas sempre tem gente do contra que torcem para o “quanto pior melhor”, lamentável!
Oito mortes é defender a “sociedade de bem”? Que doideira é essa?
Se forem oito mortes de bandidos é sim.
O bom seria é passar o “rodo” na bandidagem, afinal é o que os bandidos estão fazendo com as pessoas de bem.
Quem sou eu para discordar de um argumento tão bem fundamentado, não e?
Senhor Alberto.
Morreram bandidos que matam pais e mães de familia. Que traficam drogas e destroem pessoas. Que enfrentam as autoridades com armas de guerra. Precisa falar mais alguma coisa? Bandido bom é bandido morto. Quando voce ou alguem de sua familia se deparar com um. Voce vai saber.
Rio já registra 16 policiais mortos e 34 feridos em 2018
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2018/02/02/rio-ja-registra-16-policiais-mortos-e-34-feridos-em-2018/
Mal começamos, e já tem policiais mortos e feridos em estado grave. Mas parece que os “bons homens” fecham os olhos para isso.
Mas o engraçado é que ninguém fala que destes que foram mortos 11 estavam envolvidos com milícias e tráfico, que um destes tinha apenas 29 homicídios em circunstâncias duvidosas.
Falam muito de inversão de valores então…
Se esses 8 forem bandidos (ainda mais se estiverem armados)… sim eh?
pq? Vai defender bandido agora?
Caro Alberto investigações são muito bem vindas e se como tenho certeza provarem a lisura do ato, fico satisfeito, não importando o número de baixas… O que não dá é para viver no caos social que é o RJ e continuar fingindo que não devemos tomar ações tão ou mais violentas que aquelas que aquelas sofremos diariamente… Se o psicopata tem o direito de me matar eu quero o direito de me defender a altura… Se o marginal usa fuzil eu quero um soldado de fuzil ou arma superior para me defender… Meus impostos estão pagando…
A ideia da investigação é pra isso, não? O pessoal tá reclamando mas esses inquéritos acontecem no mundo inteiro. É normal. Nem os militares acham ruim disso (ou ao menos não deveriam).
Daí eu penso.
Se fizessem ações como estas em grande escala, o Rio seria outro lugar hoje.
sim, um grande cemitério.
E o que é hoje? Quando vão perceber que morre mais gente nas favelas que na guerra da síria? Obviamente ações sociais são a solução a médio e longo prazo, mas ações imediatas são necessárias para retomar o controle e permitir que as ações sociais possam atuar sem problemas e trazer esperança a quem vê o crime como o único trabalho.
Ou você acha que os cabeças do trafico vão parar só por que ah escolas e pronto-atendimentos? Aliais, são pouquíssimas as pessoas pessoas que tem coragem de entrar em uma grande favela para realizar ações sociais sem apoio da policia e para mim tais pessoas são tão corajosas quanto os soldados, mais infelizmente são a minoria.
Já não é ? Não entendo o raciocinio de alguns, hoje morrem 60mil pessoas ano no Brasil, não sei quantos são de bem ou do mal. Mas são 60mil homicídios, numero que vai aumentar ano a ano. Daqui a pouco beira os 100. Algusn doentes preferem deixar como está. Têm que agir, vai morrer gente inocente, vai, mas hoje já morrem.
Creio que a passividade dos brasileiro médio é genética, não é possível achar normal o que acontece no RJ ou em qualquer lugar do país.
“Alberto 18 de Março de 2018 at 12:02
sim, um grande cemitério.” De bandidos.
No momento a criminalidade está matando a torto e direto, quanto antes eliminar essa corja de ladrões e assassinos melhor.
Acha ruim acabar a bandidagem? Acha ruim as ações do EB?
As Forças estão corretas em abrir fogo em bandido, eles tem é que limpar a área mesmo, ou estão lá para dar rosas?
Cara, quem sou para convencê-lo que pessoas morrendo numa ação que envolve o EB, em território nacional, não é no mínimo estranho? Afinal, eles poderiam ser “bandidos”, né? O EB apenas reagiu aos tiros, não? Que tiros? Houve troca de tiros? Isto foi dito no texto?
Em que país louco, estamos vivendo?
Alberto, manda o Caetano Veloso, Freixo e Maria do Rosário acabarem com o narcotráfico em São Gonçalo. Como disse a falecida vereadora (que Deus a tenha), “com lápis “! Ah, e vai junto.
Já está um grande cemitério.
A diferença é que os cadáveres não seriam como hoje, de gente inocente que acorda todo santo dia atrás de um sonho, de lutar pela vida, para buscar o sustento de duas famílias, para honrar e pagar suas contas ainda que nelas estejam embutidos impostos absurdos como os que eu e inclusive você pagamos.
O cemitério ao qual você se refere estaria com gente que tem medo da vida e se vitimiza dizendo que são “esquecidos da sociedade”, o na minha opinião são covardes, e escolhem o lado mais fácil para não trabalharem e sim tirarem na base da bala não somente o que lutamos para conquistar, mas nossas vidas, nossa dignidade.
Respeito a opinião do amigo e não estou indo para o enfrentamento de ideias ou ideologias mas penso que em dado momento, as ações civilizadas estrapolam a racionalidade quando ao se pensar em estar lidando com pessoas comuns, na verdade estamos lidando com um bando de animais.
Não podemos pagar pelo preço de eles terem escolhido empenhar uma arma ao invez de um livro. É isso não é culpa de governo, pq com LuLa ou sem Lula, com FHC ou sem FHC, com Pt ou sem PT, com PSDB ou sem PSDB, amanhã você terá que trabalhar e honrar suas dividas, colocar comida no prato de suas famílias. Passam-se os anos, mudam-se os governos e nada muda na sociedade. Continuamos com os mesmos problemas e lendo, ouvindo, vendo e vivendo o mesmo enredo, a mesma história.
Conheço empresários que nasceram e foram criados exatamente nas condições de comunidades e hoje tocam seus negócios, tem suas famílias, fazem acontecer. Não se vitimizaram e venceram na vida.
Ao mesmo tempo, tenho amigos que foram estudar fora do país quando os pais pagaram tudo, no entanto, estão atrás das grades ou já morreram. Como se diz:. Eram de berço. Más…escolheram o caminho errado.
Ou seja, tudo é uma questão de índole, da percepção do indivíduo ao ambiente que ele quer pertencer.
Resumo.
O cemitério sempre existirá. Basta você escolher qual tipo de gente você quer que esteja lá ou tipo de gente que você não quer que esteja.
É radical meu pensamento. Sei disso. Más. Ainda mais radical é a falta de escrúpulos e a forma de agir desta gente.
Se eu cruzar com um bandido assassino destes, eu não farei nada pq pertenço àquele grupo que acorda cedo e contribui com a sociedade.
Se um deles cruzar comigo. Nem quero imaginar o que fariam comigo, minha família, minha esposa enfim.
Decide aí quem você gostaria que estivesse no cemitério. Ou com quem você gostaria de cruzar na rua.
Se for comigo lhe garanto bons assuntos e muita história de vida. Inclusive, rezarei para que nem eu, nem você cruzemos com aquela gente …ou ainda mais…que Deus permita que eles nunca cruzem com a gente.
………..
Se for de bandido eu dou todo apoio.
Belas palavras.
Ah, mas miliciano executar adolescente, na porta da casa da própria vítima, somente por que esse foi ao baile funk na comunidade vizinha, isso pode…
E você acha que existe alvo certo ou alvo errado para essa gente?
Milicianos são como traficantes. Atira e mata de forma igual.
Não são apenas os jovens que vão aos bailes funk de comunidade que morrem.
Quem estuda e vai pra escola também. Quem vai ao trabalho idem.
Aliás, não podemos sair para baiales funks, bailes de aniversário, bailes de casamento, não podemos ir a praia, ao cinema, não podemos ir ao parque, a casa do vizinho, não podemos sequer irmos ao trabalho quando não dizer que não podemos ficar em casa pq até dentro de nossas casas eles entram. Seja casa com porta na rua, seja em condôminío fechado de casas ou apartamentos, não importa.
Não importa que seja traficante ou miliciano. Se ambos optassem por pegar livros ao invés de armas, não haveria o meu, nem o seu discurso. Questão de índole. Você é o que escolhe ser. O menino que foi ao baile funk não tem culpa por optar ser uma pessoa normal quando outra escolher ser um verdadeiro F@#%!$ da P##@@%……
Nós estaríamos em outro nível de debate. Com certeza.
Até lá meu querido amigo.
Veremos estes cenários inúmeras vezes. Não é a primeira e nem será a última.
Eu continuo a defender que aqueles que prezam pela vida, devem permanecer. Os que vão contra, devem deixa-la.
Seja quem for, milicianos, bandido, político corrupto, traficante.
Que 8 mortos se transformem em 8 mil de bandidos, e não de vizinhos, jovens que vão a bailes funks, de pessoas que vão ao trabalho, que saem com seus carros, que voltam de seus ambientes de lazer….
Que os traficantes, bandidos, politicos e milicianos sejam agraciados com no máximo uma vala bem funda, de preferência que sejam cremados para que se tenha certeza de que nunca mais voltem.
Daqui a pouco o PSOL vai pedir o fim dos fantasmas pq homens todo de preto com capacetes e armas com mira laser estão assustando as crianças da comunidade,não pode falar mais favela é politicamente incorreto,que não conseguem mais dormir pensando que são aliens.
Logo logo Caetano,Chico e outros “artistas” farão músicas,Wagner Moura e Duvivier vão querer interpretar algum dos vitimados dos golpistas,da sociedade reacionária,da direita burguesa,pois eram meninos bons,trabalhadores,agregavam na comunidade,só faziam o bem pra sociedade.
O Projaquistão vai querer fazer uma minissérie,tipo Os dias eram assim.
Triste Brasil que não reagiu a tempo de ser dominado por ideologias que querem o seu caos .
? 100%
Kornet,
O Brasil reagiu sim, os militares só não fizeram o trabalho completo que lhes foi concedido pelo povo. O caos atual provocado pelo PT não é resultado de uma nova guerra, ainda estamos na mesma.
Queria por qual motivo as forcas especiais do exercito tiveram que participar de uma acao em favela, isso e rebaixar a forca e um passo para denegrir a sua imagem, bem a gosto dos bandidoes do colarinho branco, que ja se manifestam abertamente contra a intervencao, espero que a inteligencia do exercito e saia fora dessas armadilhas.
E por que as FEs que tem apontadores IR na armas iam usar a opção do laser visível a noite ?
Boa pergunta.
Realmente parece meio sem noção isso.
?.
Ainda mais com o uso de NVGs, que daria pra ver os feixes IR, não faria sentido usar o laser visivel.
É como é que um cara de moto viu os fantasmas de preto e ainda escondidos no meio do mato?!
Escrever que partido X, Y e/ou Z seriam supostamente constituídos por defensores de bandidos é atitude muito pouco inteligente, ou é desinformação e/ou é falha grave de caráter.
Vou levar a sério o que você diz o dia que:
DH visitarem as famílias das vítimas dos criminosos;
DH visitarem as famílias dos policiais vítimas dos criminosos;
Os partidos que você gosta pararem de relativizar o crime.
Digo mais…
Estes partidos de m…. só tem espaço de mídia por causa da classe artística e porque grande parte dos jornalistas são de esquerda, porque na realidade em termos de espaço no poder legislativo o PSOL da vida é praticamente invisível apenas sendo linha auxiliar do PT.
Nao, nao é. Todos sabem quais ParTidos defendem bandidos o tempo todo e também são constituídos por uma maioria de bandidos. Dar nome aos bois não é falha de caráter. Falah de caráter é defender bandidos. Desinformação é mentir. Apontar o resultados das seguidas ações tomadas por esses partidos de esquerda é falar a verdade. PSOL e PT não seriam supostamente constituídos por defensores de bandidos, eles SÃO. Ou defender estuprador, ex-presidente condenado, tesoureiro corrupto, senadora que roubou da previdência, ditador comunista assassino não é defender bandido?
E nao são?
A falha grave de caráter fica a cargo desses partidos. A muito pouca inteligência já parte dos que os defendem.
Psol provavelmente tem relação com comando vermelho “CV”.
http://rvchudo.blogspot.com.br/2016/10/eles-tem-as-mao-sujas-com-o-sangue-de.html
Não, Celso, inteligente é bancar o neutro e superior na internet, esquecer que partidos com PT, PSTU e PSOL cria leis que protegem marginais cinicamente e ainda criminaliza qualquer reação da sociedade.
“Escrever que partido X, Y e/ou Z seriam supostamente constituídos por defensores de bandidos é atitude muito pouco inteligente, ou é desinformação e/ou é falha grave de caráter.”
Se foi pra mim,tenho muito caráter e se vc for dessa laia que quer inverter as coisas no país ,saiba que como eu há muitos que são contra.
Quanto a afirmar,não preciso vide o que esse partido e outros do mesmo naipe e ideologia dele defende,nunca os vi defender policiais,trabalhadores e pessoas de bem,só defendem o errado,o que a maioria quer eles são contra,quem não tem caráter e amor ao país são vcs esquerdoPaTas.
Mateus at 2000 anos disse:
“cego guiando cegos e todos vão para o buraco”
PS: O bem vence sempre contra os inimigos da luz!
Isto é verdade..
Por isto uma hora a paciência da população vai acabar com os defensores dos manos.
E pelo visto você é o bem e quem discorda é das trevas, né?
Na paráfrase de um jargão popular, há alguns que pensam ser possível num país faminto por paz social fazer um omelete de ordem pública sem quebrar ovos de granja ilícita …
Bem escrito.
?.
hahahahahahaha I-M-P-A-G-Á-V-E-L!
Na mesma semana em que os “Fantasmas” visitaram o Salgueiro, houve uma operação onde o exército foi recebido a bala. Essa operação ocorreu em resposta ao ataque a uma base da PRF na madrugada anterior. Na ocasião tropas regulares foram recebidas a bala e não foi permitido seu acesso a localidades da comunidade, o confronto foi evitado pois poderia gerar baixas entre civis e militares. Os “meninos da comunidade” divulgaram vídeos nas redes sociais se dizendo “brabos” e que lá nem o EB entrava. Por isso foram tratados de forma tão atenciosa pelos fantasmas.
Marcelo se for vdd, foi uma operação de vingança, o EB mostrou que pode ataca-los a qualquer hora, quando bem entender. No meu vêr, acertadissima!
O que impede as forças armadas de acabar de vez com a malandragem nas favelas são justamente os partidos socialistas, que como seguem a tradição ideológica, filiam-se ao crime organizado, ajudam e fomentam a criminalidade, atam as mãos das polícias e militares e, por fim, toma as armas da população, abrindo espaço para o banho de sangue generalizado.
“As armas estão à disposição do MPM, e eles podem provar que não atiraram — afirma Itamar.”
É inacreditável o que está acontecendo neste país!
Ele teve que dar uma entrevista e dar essa satisfação! Só faltou mandarem ele pedir desculpas! Agora é proibido atirar e neutralizar bandidos de altíssima periculosidade armados com fuzil, granadas, metralhadoras ponto 50 que derrubam aeronaves e coletes à prova de balas!
Agora com certeza vão querer processar e prender imediatamente estes soldados que estão libertando a população e o cidadão de bem! Se um bandido desses morre, a gritaria é absurda! Estamos vivendo uma total e completa inversão de valores, proporcionada por mais de uma década da esquerda no poder! É condição sine qua non Bolsonaro vencer em 2018, pois se continuar do jeito que está, corremos o risco de ter que deixar o país, assim como sírios, iraquianos e afegãos…
Até parece uma operação para punir o EB por combater o tráfico.
Esses FANTASMAS tem é que trabalhar todos os dias , e por muito tempo….
São mais de 700 favelas no Rio. Haja fantasma. Vai ter que ser um poltergeist!
Se fizerem uma operação por dia, vai levar dois anos para passarem por todos os lugares. E aí os primeiros já estarão tomados de novo.
São mais de 1000, muito mais. No final dos anos 90, a prefeitura juntou favelas em “complexos” para iludir o povo e diminuir o número.
Mataram pouco. Pra mim todos os meliantes portando armas de uso restrito nas ruas devem ser abatidos sem nenhum tipo de abordagem. Se estão de fuzis são alvos e ponto.
Alberto 18 de Março de 2018 at 12:02
sim, um grande cemitério.
________________
se for um grande cemitério de bandidos, irá virar mais um ponto de turismo no Brasil e motivo de orgulho nacional.
As armas dos “Fantasmas” não foram utilizadas.
2018 e os caras ainda acham que militar/policial sobe morro com a arma da corporação. Pra quê? Levar um processo por matar bandido em troca de tiros?
Ou seja.
Nenhuma arma da corporação foi utilizada.
Segue o baile.
Na próxima vez.que matem o dobro…
Quer dizer: a polícia e o exército não usam armas da corporação, os bandidos usam armas vendidas por policiais… é uma zona só. E depois querem que dê certo.
Você está equivocado.
Quem usa armas vendidas por policiais corruptos são as milícias.
Que são formadas em sua maioria absoluta por ex-policiais, a maioria deles expulsos das corporações.
É um negócio entre iguais = Policiais Corruptos + ex-policiais expulsos por corrupção.
Os “bandidos” usam armas de contrabando, que chegam via Paraguai e Bolivia.
Aliás essa rota de contrabando de armas que abastece o PCC, Comando Vermelho, etc. é uma das mais rentáveis do mundo. Os traficantes pagam bem mais caro e em dinheiro vivo. Um baita negócio para os senhores da guerra.
Infelizmente, bandidos também usam armas vendidas por policiais corruptos, que interceptam carga e cobram ágio para devolver.
Qualquer um pode comprar uma arma de um policial corupto, eu comprei um .38 Rossi com numeração raspada de um policial em 1982 para levar nas minhas viagens de Pirassununga para Curitiba de noite, depois quando me formei vendi a um colega meu de turma.
Conheci o policial em um estande de tiro no Clube Santa Monica em Curitiba, falei que queria comprar um revolver .32 ou .38 e ele foi no carro e apareceu com esse, comprei na hora.
Walfrido comprar pistola e revolver vc compra em qualquer boteco da zona do baixo meretrício de qualquer cidade do Brasil.
Nem precisa ir atrás de policial corrupto.
Agora pra comprar fuzil e metralhadora, ou vc tem ligação direta com a banda podre da polícia, e isso existe até na polícia de Nova York, ou é através do tráfico internacional de armas.
Esse dias apreenderam fuzis vindo de Miami!
PRF toda semana intercepta fuzis e munições vindo do Paraguai.
Essa é a Rota que abastece PCC e CV.
O tráfico sabe que a Banda Podre da polícia “sustenta” a milícia.
Eles vão atrás de outros “fornecedores”.
E em Ciudad del Leste nem precisa ser traficante pra comprar armas.
Os caras te oferecem nas ruas.
Eu mesmo quase comprei um 9mm.
O cara me entregava no hotel no lado brasileiro, igual fazem com TVs, câmeras, etc.
Juro que me deu uma vontade…
Traficante portando essas armas de guerra devem ser tratados como terroristas, ponto. Guerra é guerra.
Esperta e sorrateieamente o crime organizado tem se infiltrado desde o final dos anos 90 na politica…financiando “candidatos” e obrigando a grande massa das “comunidades” a votar nos seus indicados, que naturalmente não admitem tal condição, ao contrário, inflam o peito dizendo-se defensores dos mais humildes e das diversas minorias….que de minorias nada tem, pois invariavelmente já são o oposto, maiorias.
Notem pois que leis, normas e outros atos legais, ONG’s, artistas, membros do MP e até mesmo do Judiciário foram mudando todas as formas de entendimento, persecução e aplicação destas.
Isto sem mencionar os partidos politicos, sobretudo os nanicos, ondes as forças criminosas locais ou municipais encontram terreno fértil para se infiltrar e multiplicar os defensores das tropas e das ações do crime e do tráfico.
Faz tempo que venho dizendo que as “saúvas” venceram….
Sds.
RL 18 de Março de 2018 at 12:00
Daí eu penso.
Se fizessem ações como estas em grande escala, o Rio seria outro lugar hoje.
Reply
Alberto 18 de Março de 2018 at 12:02
sim, um grande cemitério
Amigo Alberto.
Já está um grande cemitério.
A diferença é que os cadáveres não seriam como hoje, de gente inocente que acorda todo santo dia atrás de um sonho, de lutar pela vida, para buscar o sustento de duas famílias, para honrar e pagar suas contas ainda que nelas estejam embutidos impostos absurdos como os que eu e inclusive você pagamos.
O cemitério ao qual você se refere estaria com gente que tem medo da vida e se vitimiza dizendo que são “esquecidos da sociedade”, o na minha opinião são covardes, e escolhem o lado mais fácil para não trabalharem e sim tirarem na base da bala não somente o que lutamos para conquistar, mas nossas vidas, nossa dignidade.
Respeito a opinião do amigo e não estou indo para o enfrentamento de ideias ou ideologias mas penso que em dado momento, as ações civilizadas estrapolam a racionalidade quando ao se pensar em estar lidando com pessoas comuns, na verdade estamos lidando com um bando de animais.
Não podemos pagar pelo preço de eles terem escolhido empenhar uma arma ao invez de um livro. É isso não é culpa de governo, pq com LuLa ou sem Lula, com FHC ou sem FHC, com Pt ou sem PT, com PSDB ou sem PSDB, amanhã você terá que trabalhar e honrar suas dividas, colocar comida no prato de suas famílias. Passam-se os anos, mudam-se os governos e nada muda na sociedade. Continuamos com os mesmos problemas e lendo, ouvindo, vendo e vivendo o mesmo enredo, a mesma história.
Conheço empresários que nasceram e foram criados exatamente nas condições de comunidades e hoje tocam seus negócios, tem suas famílias, fazem acontecer. Não se vitimizaram e venceram na vida.
Ao mesmo tempo, tenho amigos que foram estudar fora do país quando os pais pagaram tudo, no entanto, estão atrás das grades ou já morreram. Como se diz:. Eram de berço. Más…escolheram o caminho errado.
Ou seja, tudo é uma questão de índole, da percepção do indivíduo ao ambiente que ele quer pertencer.
Resumo.
O cemitério sempre existirá. Basta você escolher qual tipo de gente você quer que esteja lá ou tipo de gente que você não quer que esteja.
É radical meu pensamento. Sei disso. Más. Ainda mais radical é a falta de escrúpulos e a forma de agir desta gente.
Se eu cruzar com um bandido assassino destes, eu não farei nada pq pertenço àquele grupo que acorda cedo e contribui com a sociedade.
Se um deles cruzar comigo. Nem quero imaginar o que fariam comigo, minha família, minha esposa enfim.
Decide aí quem você gostaria que estivesse no cemitério. Ou com quem você gostaria de cruzar na rua.
Se for comigo lhe garanto bons assuntos e muita história de vida. Inclusive, rezarei para que nem eu, nem você cruzemos com aquela gente …ou ainda mais…que Deus permita que eles nunca cruzem com a gente.
………..
Que coisa LINDA, viva o EB, viva as Forças Armadas. Bandido bom é bandido com 8 furos no corpo!
Boa tarde
Os comentários daqui do fórum sempre afirmaram que a missão de GLO seria ineficaz.
O próprio comando do exército não queria tal tarefa.
Pois sabemos que não há condições de fazê-la, não por inoperância ou ineficácia das FAA. O problema é a nossa sociedade que é esquizofrênica, bipolar, inconsequentes, etc.
Na minha modesta opinião, retiro a tropa mando os entendidos resolverem e pronto.
Que se virem com o narcotráfico, com os milicianos, e todos mais e deem uma resposta a população.
O que não dá é para tentar arrumar a casa e levar o ônus de vilão. Que o GF se vire com força nacional, que o GE entenda e aprenda como lidar com essa turba. Treine e aparelho as polícias.
Só para ilustrar, sou professor em um bairro considerado pesado da periferia de SP. O relato foi colhido junto aos alunos. Há 9 anos, quando começaram os pancadões, fluxos, a PM foi chamada para dar um jeito em um, dentro de uma “comunidade” (favela). Foi uma viatura normal, na época usavam o Corsa, dois policiais. Tentaram fazer seu trabalho. Foram maltratados e sofreram ameaças. O pancadão continuou. Em meia hora a PM voltou com mais de 100 homens, viaturas do Tático Móvel, motos da Rocam, Rota. Fizeram o serviço. Nunca mais houve outra tentativa do evento.
Até hoje ninguém mais quis reviver o momento.
CULTURA nhamnhamnham que inverte a ordem das valores das coisas…
As FFAA vão acabar sendo desmoralizadas pelo TO de guerra assimétrica que enfrentam e por ações de extremo constrangimento a que são submetidas.
SÓ VOU ACREDITAR NA EFICÁCIA DAS FFAA NO COMBATE A QUE FORAM LANÇADAS, QDO O GUARANI USAR DA SUA TORRE de 30mm!
Usar uma 30mm pra deter traficante?
Deter não. Exterminar,mata-los até não sobrar nem os elementos astrais.
Mas investigar é normal e obrigação quando existem mortes, o EB participou de uma operação com mortes, então tem que ser investigado, não existe surpresa nenhuma nisto.
O anormal seria não ser investigado.
Concordo… a diferença entre um exército e uma milícia é justamente existir esse tipo de controle.
Será que poderia ter feito por vídeo conferência? Assim, haveria uma economia nas passagens e diárias.
Eu penso que o exército Brasileiro devia fechar todas as favelas do Brasil, ninguém entra ou sai sem passar por revista. Então , junto com a inteligência, faria uma triagem, tirando todos os Cidadãos de bem , o que sobrasse, fosse homem , mulher , com mais de 12 anos e que não se submetesse ao pente fino, podia matar sem pena, tipo um genocídio de bandidos e bandidas. Depois era só chamar o rabecão e liberar o retorno das pessoas de bem.
Vc cercaria todas as favelas do Brasil ao mesmo tempo ou algumas por vez?
E os cidadãos de bem que vc tiraria das favelas, colocaria onde até eles poderem voltar?
A Rocinha tem 50 mil habitantes. Vamos supor, exagerando, que mil são criminosos. Vc colocaria 49 mil pessoas esperando onde?
Se sou comandante do EB, chamo todos os militares envolvidos na Intervenção Federal e deixo a zorra correr solta no Rio de Janeiro, não apenas no Rio, mas no Brasil inteiro, deixe que os entendidos e demagogos enfrentem a situação!Aí eles verão que com violência se combate violência!
Não conheço nenhuma favela, nunca fui em uma, mas pelo que vejo na tv sempre são mal iluminadas. Agora pergunto, como o cara que estava passando de moto a noite viu homens dentro de uma mata vestidos completamente de preto e ainda disse com exatidão que a arma era uma fuzil?
Ele “viu” por que foi levado por quem tomou o depoimento a “ver”. Se o membro do Ministério Publico conduzir o depoimento de certa maneira, o rapaz veria até o Predador, personagem de filmes de ação/terror na mata fumando um cachimbo de crack.
Conheço o personagem e ele ainda fica invisível.
Esse depoimento pode ser derrubado por qualquer advogado. Sinceramente querem crucificar as Forças Armadas de todo jeito.
Acho que qualquer instituição militar especial ou de elite que seja de qualquer umas das tres forças NÃO deveriam ficar aquarteladas no Rio. Fico impressionado com a incrível enormidade de bases navais e aéreas, quartéis, instituições de pesquisa e ensino, paióis e arsenais, centros de comandos e por ai a fora de todas as tres armas sediadas no Rio. E como ja deu pra ver, e faz tempo, existem lugares melhores.
O ParaSAR da FAB fica em Campo Grande/MS e o CFN pensa em movimentar o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais para o Centro Oeste. Faltam verbas para o feito e exige bastante planejamento. Mas o fato de existir assédio do crime sobre essas unidades especiais não tem nada haver com a movimentação do Comandos e FE do EB para o Centro Oeste, foi por razões logística, assim como a MB também deseja com o Tonelero no futuro. Jornalista INVENTA cada teoria.
Deveriam era investigar como usar essas forças na eliminação de traficantes e toda essa corja que tornou as áreas do RJ e do resto do Brasil também. Deveriam considerar Marcola e seus comparsas do PCC como terroristas e autorizar essas forças a usar armas letais na eliminação em caso de resistência.
Opa, ta’ rolando censura aqui no blog?? Bando de cuzão defensores de defensores de bandidos.
Pelo teu palavreado, acho que não está rolando censura…
Acho maravilhoso esse discurso hipócrita de pessoas como esse Alberto. Incita todo mundo a mostrar argumentos contra seu posicionamento. Mas não consegue justifica o porque se posiciona dessa forma. Será que enxerga o mundo de outra forma? Será que está enxergando o copo meio cheio e 90% da população só enxerga a parte vazia?
O que vejo é uma violência brutal nesse país. Vivemos presos dentro de grades, enjaulados. Saímos de casa, a qualquer hora do dia, com medo, desconfiados. Nossos familiares saem de casa e nos resta apenas torcer (orar pra quem é de oração) que possam voltam em segurança. Completamente entregues à violência que qualquer pode imprimir sobre nossa rotina. Olhamos para nossa fronteira e vemos uma criminalidade brutal que envolve todo o tipo de crime. Olhamos para nossas capitais e as taxas de violência são gigantescas. Todo dia vemos sonhos gigantes sendo encerrados por uma orda de vagabundo (isso mesmo, VAGABUNDO), não tem que acariciar não.
Quantos policiais já foram mortos no Rio esse ano? E ai vem você, hipócrita, criticar a ação policial sem motivo algum. “Ah e se morreram inocentes?” A investigação está ocorrendo para isso. Se houve, que sejam punidos. Mas enquanto não surge nada, não tem porque desqualificar a ação da segurança.
E como disseram ai encima…o que a população quer, é que o exército responda o fogo bandido com a 30mm do Guarani. Que vagabundo coloque na mente dele que, se brincar, vai levar rajada.
“Não adianta nada sem ações estruturais, especialmente sociais”. Concordo plenamente. Mas a população de bem tem que esperar até a boa vontade política para isso acontecer?
Com a morte da vereadora, em vez de bradarem por ai o fim da PM, deveriam invadir os gabinetes dos deputados estaduas e chefes do executivo do RJ. Só saírem de lá quando fizerem algo de concreto. Caso contrário, pedindo fim da PM, não passam de uma cambada de vagabundo, iguais ou piores que aqueles que agem diretamente contra a população.
Essa semana o GF irá liberar a grana pra segurança pública…estão se preparando pra fiscalizar onde será empregado? Ou vão ficar fechando o trânsito, gritando contra a PM e atrapalhando a vida do cidadão de bem?
Quero ver, quero muito ver, a partir de agora, onde os parlamentares de esquerda irão empregar o dinheiro de suas emendas. Se farão algo pelo RJ ou se continuarão investindo em movimentos de esquerda e intelectual/artista barato.
Este link resume o que penso sobre todo este cenário em que vivemos.
https://youtu.be/A_vQxLrkYi0
Fake news. Esse é o Prof. Marco Antonio Villa, que participa dos programas jornalisticos da Jovem Pan
Se fossemos uma nação séria,realmente comprometida com a segurança de seus cidadaos e com a verdade, estariamos debatendo aqui nesse blog a criação de no minimo, um batalhao desse em cada regiao militar,no minimo do minimo…e reconheceriamos o trabalho desses que colocam suas vidas acima das dos demais, para defenderem o direito de ir de vir das pessoas de bem, mas…
Só tem algo pior que assassinos e bandidos. O Alberto!
Se Deus, na sua magnificência , fizesse eu escolher eliminar um bandido ou “Alberto”…..adivinha quem escolheria??
Esses tipinhos de pessoas que se acham glorificados com estes espasmos de benevolência calhorda, são os reais problemas de uma sociedade que almeja ser civilizada.
E não adianta argumentar com esses hipócritas falsetes……pegue o filhinho dele pra se ver como se transforma no pior facínora vingativo da humanidade.
Amigo Danton, calma!!!! Infelizmente somos obrigados a ler certas opiniões que são difíceis de serem digeridas!!! Como a do Alberto, mas como vivemos numa democracia somos obrigados (infelizmente) escutar as opiniões de cada Um!!! Eu estou com o exército brasileiro e não abro!!!
Senhores
Forças de Operações Especiais NÃO são tropas de Operações Policiais Especiais.
As FOpEsp são empregadas em ambientes negados e politicamente sensíveis.
Estão “ATÉ O TALO” de missão pra cumprir…
Os senhores acham, realmente, que mandariam um DOFEsp pra emboscar bandidinho zé roela?
Se fosse pra prender um “pica das galáxias” do tráfico, super protegido, ainda vai….
Fazer um reconhecimento VELADO, tudo bem…
Tem gente vendo muito filme….
Seu menino mau.Eu estava acreditando e feliz
Quem crítica os militares esquece de dizer que os vagabundos do alto comando das facções também mandam “um salve” pra quem eles querem. A justiça desse país é a essência da hipocrisia!!!
Dan01:
Bom dia!
Não seria tolo o suficiente para postar uma bobagem destas… quero ver é as FFAA ganharem de assalto uma posição forte da bandidagem no TO da guerra assimétrica urbana que lhes foi imposto. E, quem sabe, sim!, talvez, pq não? deter traficante!
Qualquer pessoa com o mínimo de esclarecimento sabe a origem das guerrilhas no RJ, em especial o CV que nasceu da junção de bandidos comuns com os “revolucionários” de esquerda os quais detinham treinamento militar e farta ideologia made in Cuba. No início era a força vermelha de comunhão da comunidade, o bem agindo contra o proletariado e essa baboseira toda, distribuindo botijas, cestas básicas, etc… mas o tempo passou e assim como em qualquer sociedade onde a liberdade fica à sombra do poder, quem detinha as armas passou a ser o senhor da comunidade.
Hoje temos guerrilhas com toda a doutrina e poder para fazer frente a um poder militar entrincheiradas em meio a civis, sendo que o discurso dos “moralmente corretos” é que esse embate deve ser feito no âmbito social e com a polícia.
E o que mais impressiona são os vermelhos que batem palmas para Assad que faz o que faz em meio aos “terríveis guerrilheiros” nas áreas urbanas da Síria criticarem os nossos confrontos sem canhões, bombardeios, gases, hospitais destruídos, escolas destruídas… Aqui o comando e os homens ao menos fazem jus à sua honra e lutam cara a cara com essa desgraça de herança vermelha que assola esse estado. Uns ainda falam :”Houve troca de tiros?”, meu Deus do céu… pergunto a qualquer pessoa, quem ao vir um grupo de pessoas com fuzis vai esperar o guerrilheiro atirar primeiro? Sério..?
Parece que o povo torce pelos bandidos .
Estou com os amigos.
EB e Brasil acima de tudo.
Bandido que pega numa arma ou usa uma gravata…. Bala.
Quem pega em livros e almeja crescer, que a vida e este país lhes sejam de direito.
De resto. Fo fo fo fooooda-se. Manda pra vala. Não contribuem e não farão falta.
Engraçado que um padeiro conseguiu descrever o soldado tava de capacete, carabina, mira laser, e tudo isso a noite enquanto andava de moto.
LEVA ESSE PADEIRO PRA FAZER PÃO PRO COMANDOS.
O que me intriga nesse caso ao ler as matérias é que os mortos estavam ao longo da estrada …todos, inclusive os feridos. Estranho as pessoas que disseram ser em maioria pessoas da comunidade passando e sendo alvejadas como patos numa linha de tiro.
Não me parece atitude de quem age dentro de técnicas rígidas de engajamento das Op Esp onde furtividade, e eficiência são a tônica para o cumprimento de uma misssão onde geralmente há um objetivo específico determinado anteriormente.
Se os militares agiram dentro do exposto …seria bom o EB repensar todo o seu treinamento e passar a fazer reforço para a PM mesmo. Aliás o que está sendo deliberadamente realizado no RJ; se não houver inteligência e mudanças no poder civil, com Juízados especiais, presídios novos e fora do contexto habitual de corrupção do sistema penitenciário carioca onde tudo se compra …vide as suítes do presídio dos presos da Lava-jato.
E principalmente …mudanças no código penal para enfrentar essa crise nacional de violência para-militar do narcotráfico.
Me parece uma cena armada para atingir os militares com as vítimas de sempre…ou nossos fantasmas PISARAM NA BOLA….não acredito com tantos anos de treinamento…e com o nível sócio-cultural de nossos oficiais e sargentos.
exelente trabalho das tropa especiais , estão de parabéns ,como podemos ver a rede de marginais chega até a ONU e os esquerdopatas inverte os valores defendendo marginais como este Alberto. perfil destas pessoas demostra que ganha muito com a defesa de marginais e falando mal dos órgãos de segurança gostaria que a lei fosse mais severa com os marginais e quem os defende
fora tranqueiras
Só uma pergunta, o que o Ministério da Defesa tem em mente para evitar um efeito México?
O México também botou o exército para enfrentar o tráfico e lembram no que deu? Nos Zetas, que tornaram um cartel muito violento que empregava táticas militares.
Se não tomarem cuidado pode surgir um Comando ainda pior que o vermelho.
Vai haver uma investigaçãozinha e nada mais… morreu o assunto!
Renato, essa é uma das razões de a sede do batalhão ter mudado do RJ para Goiânia.
É algo realmente preocupante, mas acredito que o comando seja atento à isso.
Você citou o México. Temos exemplo aqui do lado, na Colômbia.
Também vejo com muitas ressalvas a permanência de batalhões importantes no RJ.
Nada contra o estado, pelo contrário.
Mas esperar com convicção que um soldado não dê bola para o tráfico com a mixaria de soldo que recebem…sei não!
Vc entendeu meu ponto. Na verdade acho que a Colômbia é um exemplo positivo afinal eles reduziram a violência. Já o Mexico…
Amigos o start já foi dado o exército a marinha e a força aérea do Brasil já sabem o que tem que ser feito!!!! Eles não vão deixar esses marginais tripudiar e deboxar do poder público desta nação!!!! Vocês podem ter certeza que eles irão acabar com esta corja de vagabundos!!! Pode ser que demore ou não, mas temos que acreditar nesses heróis!!!! São a nossa única esperança!!! Deus salve o nosso Brasil!!!!!
Apartir do momento que o pessoal da inteligencia tomar as redeadda situação, a guerra vai virar.
O assassinato da vereadora mostrou que ainda foram pegos com a retaguarda aberta, mas isto deveudat em breve, mas como disse o ozzawa, todos os ovos da dispensa serão quebrados.
Srs.
Existe alguma página no facebook ou similar em que pessoas civis e/ou militares, que não estão mais suportando esta situação, no Rio e no Brasil, e que possa trocar idéias?
8 mortes, 8 brasileiros, para onde apontam nossas alça de mira? Onde está dito que foram 8 bandidos? Não há qualquer qualificacão dos alvos, homens, mulhares, crianças, mulas, chefes, vereadores, senadores?
Creio que sem uma declaração de objetivos da operação não haverá possibilidade de sucesso. Se o sucesso for o número de brasileiros mortos abra-se uma metralhadora.
Mas, se o objetivo for o trafico pode-se trabalhar com indicadores como o preço da droga no varejo, se a operação for bem sucedida o preço da droga subirá.
Alguem é do Rio?
Há Objetivos.
Com os 8, tinham 7 Pst e 2 Fuzis, pelo q a PC encontrou.
Ricardo, há relatos e vídeos na internet em que os traficantes se vangloriam por “terem botado o Exército pra correr”.Na verdade, responsável que é, o EB evitou ação no momento pra evitar os danos colaterais. Mas depois voltou. Pelo visto, numa ação planejada e bem executada.
” Alguém é do Rio?” Pq? Quem é do Rio sabe o que rolou? Só quem tem legitimidade pra falar é quem é de lá? Você é do Rio? Como faz pra saber o “preço da droga no varejo”? Sai pesquisando de boca em boca? Só “pesquisando”?