Jane’s: EB vai receber quatro aviões C-23 Sherpa excedentes do Exército dos EUA
O Jane’s noticiou em 13 de março que o Brasil deve receber quatro aeronaves de transporte tático Shorts C-23B+ Sherpa que estão sendo vendidas pelo Exército dos EUA como Artigos Excedentes de Defesa (EDAs).
Sob a planejada venda, anunciada pelo Comando de Aviação e Mísseis do Exército dos Estados Unidos (AMCOM) em 13 de março, as aeronaves bimotor de transporte serão transferidas para o Exército Brasileiro (EB) do depósito de aviões da Base da Força Aérea de Davis Monthan (AFB) no Arizona.
Conforme observado na solicitação feita pela fonte para a proposta de venda, os Sherpas seriam primeiro devolvidos a uma condição de aeronavegabilidade e teriam seus cockpits atualizados antes da entrega do Grupo de Manutenção e Regeneração de Aeronaves (AMARG). Esta atualização incluirá vários aprimoramentos, incluindo iluminação compatível com óculos de visão noturna (NVG); um piloto automático; Sistema de Aviso de Evitar o Terreno (TAWS/GPWS); Alerta de Tráfego e Sistema de Prevenção de Colisão (TCAS); um transponder civil; e radar meteorológico.
As quatro aeronaves C-23B+ identificadas como 93-1321 / SH3405 / AK05, 93-1334 / SH3418 / AK18, 93-1335 / SH3419 / AK19 e 94-0310 / SH3424 / AK24 – foram armazenadas há três ou quatro anos. O Brasil solicitou que eles sejam entregues não antes do primeiro trimestre do ano-calendário de 2021.
Além de preparar e entregar a aeronave, a empresa selecionada fornecerá treinamento aéreo e de de solo, que deve ser realizado antes da entrega da aeronave ao 4º Batalhão de Aviação do Exército, localizado em Manaus. Uma vez em serviço, o Brasil estipulou que a aeronave voe 200 horas por mês, ou cerca de 67 horas por aeronave, considerando que três aeronaves têm capacidade total para missões e uma aeronave não será capaz de missão devido ao cronograma ou manutenção não programada. Uma taxa de 75% de capacidade de missão é desejada, e o suporte no país por um período de cinco anos também é solicitado.
O contrato antecipado é de preço fixo firme, disse o Exército dos EUA, com as partes interessadas tendo até 16h da hora local de 12 de abril para responder.
Eu esperava que mais aeronaves fossem adquiridas já neste primeiro lote. Talvez seis ou sete aeronaves. Outra é o longo prazo para serem entregues, só em 2021.
O EB quer que com a chegada das aeronaves já haja pessoal pronto para operá-la imediatamente… Já pensou receber agora e a Globo denunciar descaso com o dinheiro publico?
Alguém me explica o que é “preço fixo firme”?
provavelmente é que não terá aumento do preço mesmo se aumentar o custo e/ou que se o EB quiser mais terão o mesmo preço das outras
Preço fixo firme se refere a uma proposta que não sofrera reajustes por nenhuma variável.
Muito bom!
Muito bom! Não sei quantos virá, mas bem que deveria vim uns 12 desses ai, mais uns 6 helicopteros como o amigo disse ai em cima,
Falando do avião em si, acho ele uma “belezinha” rsrs, parece ter tudo a ver com o EB. Espero que corresponda as necessidades e que venham mais unidades posteriormente.
Interessante que a camuflagem desse Sherpa seja muito parecida com o padrão da FAB. Será que a USAF se inspirou na FAB; a FAB se inspirou na USAF; ou a USAF fez seus estudos e chegou a um resultado similar ao da FAB, indicando que essa camuflagem de fato tem respaldo técnico por sua qualidade (não que eu duvidasse disso antes, mas é outro fator que confirma a eficiência do padrão de camflagem).
De fato eu não a conhecia. Obrigado pela informação! Isso, pra mim, comprova a funcionalidade da pintura da FAB, ainda que muitos colegas a achem feia.
Obrigado Bob, corrigi a legenda. Abs!
Pessoal achando que o padrão de camuflagem brasileiro foi copiado pela USAF… Kkkkkkkk… Tem uns 30 ou 40 anos que ninguém mais usa isso, é extremanente ultrapassado, mas tá de bom tamanho para a FAB…
É tão impossível assim a USAF ver algo de positivo na FAB e tentar utilizar ela mesma? Ou seu complexo de vira-latas é enorme ao ponto de mandar indiretas a outros comentaristas como se você fosse o senhor da verdade e essa fosse uma situação impensável?
Se o senhor não sabe ler, então eu te explico: meu comentário foi uma pergunta, não uma afirmação, e dada a óbvia semelhança entre as camuflagens, foi algo pertinente.
Para finalizar, seu comentário demonstra ignorância sobre o assunto: a camuflagem da FAB não é ultrapassada, e ninguém a usa há 30 ou 40 anos justamente pois a própria força aérea a desenvolveu num período de tempo muito menor do que esse.
Tiro no pé, da logística.
Alexandre nogueira,belezinha ,que avião feio.Parece avião de transporte alemão da segunda guerra,o se serve pro EB tudo bem,mas falar que é uma excelente compra de oportunidade é outra coisa,agora falar que o helicóptero cobra é um excelente negocio,vai aumentar bastante a capacidade do exercito,pena que querem só 8, ou o dinheiro dá só para oito,tem que vir pelo menos o dobro disto é mais motores é peças de reposição e ferramental.
“O contrato antecipado é de preço fixo firme, disse o Exército dos EUA, com as partes interessadas tendo até 16h da hora local de 12 de abril para responder.”
Tradução, está correta ?
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“Juarez 18 de Março de 2018 at 14:13
Tiro no pé, da logística.”
6 ou 8 Bandecos C 95M seriam bem melhores.
O problema é convencer a FAB a transferir, por outro lado o Sherpa é superior como transporte militar pela sua rampa traseira e asa alta, mesmo sendo o EMB-110 um excelente avião, mas com porta lateral de carga.
Ei-lo
https://www.youtube.com/watch?v=UuLlowl4pSM
Juárez
Motores ? Série reconhecida pela qualidade !
Na época da coleção Aviões de Guerra essa camuflagem da USAF estava bombando!
So 4 e para 2021?? aff…
Pensei q iria arrematar “o lote” e ir utilizando-os aos poucos
Vejam como ficaram os Sherpa transferidos para o Serviço Florestal americano, o USFS.
. http://fireaviation.com/2016/09/05/usfs-has-one-sherpa-operational-out-of-15
Em 2016 decidiram colocar “glass cockpit” nos 2 primeiros dos 15 Sherpa da USFS, foi contratada a empresa Field Aviation de Oklahoma City, vão usar o Garmin 950.
Com dinheiro na mão é outra coisa. Vamos ver se o EB se anima.
. http://fireaviation.com/2016/01/13/usfs-sherpas-to-get-glass-flight-decks
Saindo um pouco do assunto só achei interessante http://setelagoas.com.br/noticias/cidade/44100-exercito-brasileiro-recebe-o-guarani-300-em-cerimonia-ocorrida-na-iveco-de-sete-lagoas
Será que vão criar mais uma estrutura de pessoal para operar isso? Onde o pessoal de voo vai ser treinado????
Diz a matéria que será nos EUA, pela empresa executora da modernização.
Como o pessoal se preocupa com o padrão de camuflagem. Impressionante. Vão ser pintados com esmalte semi gloss da Contém 1G, ou da Marikay. O cmt do 4° BAVEX vai ganhar um carro rosa.
Olá Cel.Nery. Ri muito. Sobre camuflagem, eu lembro de um inverno em Mineápolis e de não conseguir distinguir o perfil dos C130 pintados de verde escuro que estavam no pátio do aeroporto. Não consegui contar quantos aviões estavam estacionados além de ter demorado muito para notar um outro C130 verde escuro que estava estacionado bem na minha frente.
Marikay??? Hummm… rosinha??? Ai não né!!!! Kkkk
Tanta coisa importante pra comentar: missão, treinamento, logística, custo operacional. Mas o povo tá preocupado com a “cor”.
O EB irá criar algum parque de material aeronáutico em MN ou as manutenções periódicas ficarão concentradas no sudeste?
A manutenção poderá ser realizada toda pelo próprio 4° BAVEX. Alguma coisa específica poderá ser terceirizada, o que é a solução mais econômica. As estruturas de Parque estão caindo em desuso, a não ser que você tenha uma frota muito grande de determinado equipamento. Ninguém cria Parque pra cuidar de 4 aeronaves.
Cel Nery, obrigado pela explicação. Um forte abraço.
ETV
Seria melhor 8 unidades do que apenas 4, para evitar fadiga das células que iram voar muito na Amazônia e assim o índice de disponibilidade ficaria maior e teria sempre disponíveis aeronaves quando outras tiverem em manutenção.