Opinião: A luta contra fantasmas
Existem várias comissões para fiscalizar a intervenção e poucas articulações para cooperar com o Exército
Por Fernando Gabeira
Outro dia, chamaram-me de general num desses blogs. Não me importo: são os mesmos de sempre, como diria um personagem de Beckett, depois de apanhar. O ponto de partida é minha visão positiva sobre o papel do Exército no Haiti. O que fazer? Estive lá duas vezes, vi com os meus olhos e ainda assim sempre consulto o maior conhecedor brasileiro do tema, Ricardo Seitenfus.
Não estive com o Exército apenas no Haiti. Visitei postos avançados de fronteira da Venezuela, junto aos yanomamis, em plena selva perto da Colômbia. Vi seu trabalho na Cabeça do Cachorro, no Rio Negro, cobri o sistema de distribuição de água para milhões de pessoas no sertão do Nordeste.
Não tenho o direito de encarar o Exército com os olhos do passado, fixado no espelho retrovisor. Além de seu trabalho, conheci também as pessoas que o realizam.
Nesse momento de intervenção federal, pergunto-me se o Exército para algumas pessoas da esquerda e mesmo alguns liberais na imprensa, ainda não é uma espécie de fantasma que marchou dos anos de chumbo até aqui, como se nada tivesse acontecido no caminho.
Alguns o identificam com o Bolsonaro. Outro engano. Certamente existem eleitores de Bolsonaro nas Forças Armadas como existem na igreja, nos bancos e universidades. Mas Bolsonaro e o Exército não são a mesma coisa.
Existem várias comissões para fiscalizar a intervenção. Ótimo. Isso é democracia. Mas existem poucas articulações para cooperar com o Exército: isso é miopia.
Houve um certo drama porque os pobres foram fotografados por soldados. Quem dramatiza são pessoas da classe média que vivem sendo fotografadas, na portaria de prédios, na entrada de empresas. Por toda a parte alguém nos filma.
Há uma lei especifica sobre identificação. É razoável discutir com base nela. Mas é inegável também que os tempos mudaram. Na Europa e nos EUA por causa do terrorismo, aqui por causa da violência urbana.
Não se trata de dizer sorria, você está sendo filmado. É desagradável e representa uma perda de liberdade em relação ao passado. Mas expressa um novo momento.
O Ministro Raul Jungman tomou posse afirmando que a sociedade do Rio pede segurança durante o dia e à noite consome drogas. É uma frase muito eficaz em debates e artigos. Creio que apareceu até no filme Tropa de Elite.
Na boca de um ministro, que considero competente, merece uma pequena análise.
Parisienses, londrinos, paulistas e nova-iorquinos também consomem droga, suponho. No entanto não existem grupos armados dominando o território urbano.
Se isso é verdade não é propriamente a abstinência que tem um peso decisivo, mas sim a presença do Estado que garante uma relativa paz, apesar do consumo de drogas.
Núcleos de traficantes deslocaram-se para o roubo de cargas porque o acham mais rentável. É impossível culpar os consumidores de geladeiras e eletrodomésticos não só porque é uma prática legal.
As milícias pouco se dedicam ao tráfico de drogas. Vendem segurança, butijões de gás e controlam o transporte alternativo. São forças de ocupação.
Campanhas contra o consumo de drogas, nessa emergência, têm uma eficácia limitada, apesar de suas boas intenções.
Mas assim como há gente que vê um exército fantasma, perdido nas brumas do século passado, pode ser um erro mirar no consumo de droga e perder de vista a ocupação armada do território.
Uma das frases mais interessantes no Terra em Transe de Glauber Rocha é quando o personagem diz que não sabe mais quem é o inimigo.
Há tantos combatendo exércitos fantasmas ou investindo contra moinhos que é sempre bom perguntar: afinal, qual é o foco?
*Fernando Gabeira é jornalista e ex-deputado federal
FONTE: O Globo
Belo texto, vindo de quem vem(e sua história passada), merece aplausos.
Irretocável teu comentario! Aplausos a ti!
Bravo!
Também estranhei, é ele mesmo! E pior, escrevendo onde? No Goebbels!!!
Muito bom texto.
Para mim, mostrou maturidade ao escrever e reconhecer suas posições. Ganhou vários pontos comigo.
Gabeira, há algum tempo ao meu sentir, vem mostrando a lucidez e a maturidade que se esperam das cãs, antes tão negras quanto as ações do passado, ao asseverar com todas as letras em uma sabatina na Folha de São Paulo “que é um erro considerar que a militância dele e da presidenciável Dilma Rousseff (PT) em grupos armados durante a ditadura militar (1964-1985) visasse a redemocratização do país. (…) Todos os ex-guerrilheiros dizem que estavam lutando pela democracia. Mas se você examinar o programa que tínhamos naquele momento, queríamos uma ditadura do proletariado. Esse é um ponto de separação do passado. A luta armada não estava visando a democracia, ao menos não no seu programa”
Esse texto agora tem o mesmo tom desconcertante, para as esquerdas ideológicas, do reexame da verdade … Parabéns ao autor, mais uma vez.
Sempre um prazer ler teus comentarios…
O próprio Gabeira já revelou a farsa desse pessoal que estava a serviço da união soviética e que hoje se fazem de vítimas e coitados que lutavam pela democracia, nunca vi os soviéticos estabelecendo uma democracia em lugar nenhum e ainda tem ditaduras que eles criaram que dura até hoje.
https://www.youtube.com/watch?v=OltmSPIcJu0
Seguindo o raciocínio, hoje na Goebbelsnews estavam os “especialistas de coisa nenhuma” (todos cariocas) falando sobre a atuação do EB, como se os militares fossem “marcianos”, e não fossem cidadãos do Rio como eles. Sempre fazendo referência aos anos do regime, como se a intervenção fosse um “perigo à democracia”. Deu nojo…
O curioso é que muitos do efetivo do Exercito e da PM sairam das mesmas favelas onde seus conhecidos viraram traficantes. Por que ? Por que pessoas criadas nas mesmas situações tomam rumos diferentes ?
Eu vi isso. Com participação “especial” da besta do Aldo Rebelo…
“Parisienses, londrinos, paulistas e nova-iorquinos também consomem droga, suponho. No entanto não existem grupos armados dominando o território urbano.”
———
O texto é bom mas discordo desta colocação. A situação de São Paulo é diferente da do Rio mas mesmo assim essa cidade sofre com o PCC que é financiado pelo tráfico de drogas. Não conheço a situação das cidades estrangeiras mas elas certamente possuem seus problemas derivados do consumo e tráfico de entorpecentes.
———-
Postarei aqui um vídeo do Bernado P. Küster publicado em setembro do ano passado. Sobre a relativização do consumo de drogas.
https://youtu.be/EFtPLNiyiVg
Bom artigo.
No fundo do poço que é a política brasileira, Gabeira está acima da média em termos de inteligência e certa coerência de ideias. Mas já fez umas maracutaias com passagens aéreas e verbas indenizatórias, ou seja, está no mesmo patamar ético que uns 99% dos políticos eleitos.
.
Gustavo, o Gabeira não disse que essas cidades não tem problemas com criminalidade relacionada ao consumo de drogas. Disse apenas que não existem grupos armados que dominam o território urbano. Você não tem imagens de SP com um bando de criminosos andando livremente com fuzis em favelas sem serem incomodados pela polícia.
Claro que tem criminosos com fuzis, mas eles não dominam o território.
Eu não leio Globo e Gabeira.
Uol, Folha, Globo e blogs sujos do PT estou fora…
Gabeira é uma das poucas vozes lúcidas da esquerda brasileira.
Foi um dos primeiros, ainda nos anos 70, a prever um processo de abertura e foi muito execrado por isto.
Muitos esquerdistas que defendem a libertinagem sexual ainda se referem à sua sunguinha de crochê com rancor. Ou inveja.
Delfim, veja o vídeo do Eduardo Jorge, que explica com seriedade que o que eles queriam mesmo era e que o socialismo já virou religião e que fez até cosias piores que os militares.
Achei a comparação dos consumidores de drogas com os compradores de geladeira a maior cretinice. Independente do meu ponto de vista pessoal – acho que a galera deveria ter liberdade para injetar gasolina na veia, contanto que não venha a usar o SUS depois – o fato é que não tem forma legal deadquirir droga no Brasil. Se você, para atender seu vício, subsidia o crime organizado você é sim parte do problema. Achar que uma pessoa que compra um eletrodoméstico subsidia o crime porque roubam a carga é apenas um sofisma vagabundo.
O que fica mais claro é a tentativa de igualar os que depreciam o papel do exército com os que vêem o consumo de drogas como um apoio ao crime organizado. Não caio nesse papo demagógico.
“Eu não leio Globo e Gabeira.
Uol, Folha, Globo e blogs sujos do PT estou fora…”
Me engana que eu gosto.
Gabeira não está preocupado como esse texto vai repercutir junto ao Exército, os leitores dessa pagina e com a mídia, ele está se dirigindo aos seus co-irmãos da esquerda caviar, que falaram até agora o óbvio.
Queimem ele, ele é um esquerdista, terrorista, comunista….ops..ele tá defendendo os milicos, pera, nao, deu tilt! E agora?
Texto e opinião impecável do Sr Gabeira. Por sinal, considero esse senhor um dos poucos esquerdistas que evoluiu, amadureceu e finalmente percebeu que o muro caiu e toda uma visão ideológica perdeu sua forma e sua essência.
Temos hoje o esquerdismo como apenas uma birra adolescente, uma mania infantil de defesa de “causas” e proselitismo de botequim.
O sr. Gabeira expõe de maneira lúcida o fetiche (ou trauma, como queiram) que muita gente ainda cultiva pelas forças armadas. E o que vemos diariamente na imprensa são sofismas, acusações, ofensas, teses esdrúxulas e discursos pueris de quem vive num mundinho asséptico,insípido e inodoro (nem tanto) de devaneios e delírios.
Falou em Exército na rua, falou em “golpe”.
No entanto, essas pessoas esquecem que esses últimos 15 anos curiosamente marcaram a ascensão de facções criminosas alimentadas por omissão, desídia, incompetência, descaso, venalidade e muita conversa fiada. Nasceram e cresceram por inércia e inação dos governos “populares”, vejam só!!!
Hoje temos cidadãos de todas as classes sendo abatidos, chacinados e executados em plena luz do dia. Temos grupos criminosoes que determinam regras e procedimentos em várias localidades. Quem não obedece, é eliminado.
Décadas de “justiça social”, “defesa dos pobres” e “igualdade” nos trouxeram a essa barbárie moderna.
Aí, quando tenta-se enfrentar a situação dramática e insana em que vivemos, esses palermas do bom-mocismo vem com suas teses de boteco e interpretações pueris da realidade!
Afinal, esse povinho nunca vai largar dessa mania de fumar escondido?
“Temos hoje o esquerdismo como apenas uma birra adolescente, uma mania infantil de defesa de “causas” e proselitismo de botequim.”
Se vc chama a luta contra uma sociedade extremamente desigual, a defesa por uma sociedade onde os direitos individuais e coletivos sejam respeitados, o fim dos preconceitos e a defesa do meio ambiente – só pra citar algumas das bandeiras do “esquerdismo” – de “apenas”, sim, é isso. Aliás, mesmo entre parte da direita, a mais liberal em relação as liberdades individuais, algumas dessas bandeiras são comuns (o voto universal já foi visto como radicalismo de esquerda, por exemplo).
Aqui costuma-se colocar, muitas vezes, as diversas vertentes de esquerda no mesmo “balaio” (fora a galera alucinada que acha que Nazismo é esquerda porque fala em socialismo ou porque o NSDAP falava em trabalhadores). Existem correntes da esquerda que NAO sao comunistas e que propõe um diálogo com a sociedade, sendo, portanto, democratas. O que as difere das correntes de direta mais moderadas é, muitas vezes, o COMO se alcançar essa sociedade mais desenvolvida E MENOS DESIGUAL!
Esse Luciano deve usar fraldas ainda, não é possível que ele não perceba que todas as “bandeiras da esquerda” são meios para justificar o fim, que é a tomada e perpetuação de poder.
Eu não voto no PT há uns 10 anos e nunca votei no psol, PC do b e outros, mas, desculpa, Leonardo, quem está falando bobagem é vc. Toda generalização é burra e injusta.
Teríamos chance de ser um país mais desenvolvido se debatessemos as propostas independente de qual partido proviessem.
Nada impede que o psol venha com uma proposta que seja boa.
Ignorante é o sujeito que diz “se a idéia veio do pt eu sou contra” sem sequer ter visto qual é a idéia.
O mesmo vale para o esquerdista tacanho que diz “se a idéia vem do DEM eu sou contra” sem ter analisado a ideia.
Honestamente, eu acho muito mais nocivos os partidos que não tem ideologia alguma. Os partidos q vivem de mamar nas tetas do governo, independente se quem esteja no poder. Exemplo: PTB, que deu origem ao mensalao do PT e agora está envolvido em falcatrua no ministério do trabalho do Temer.
Meu comentário foi retido. Enfim, está no site do PSTU: “À exceção dos dirigentes bolcheviques, para os demais autores no espectro da esquerda a diferença fundamental são os meios para mudar dada realidade social, não os objetivos de longo prazo.”
Parecem ser palavras verdadeiras (sem sarcasmo), mas em ano eleitoral e sabendo como é nossa politica, lobos transvestidos de ovelhas, e principalmente sabendo que o povo em sua maioria apoia as acoes do exercito, me parece oportunismo…como disse pode ser verdade, mas nao me pega mais…
A esquerda nunca lutou e nem nunca lutará para reduzir desigualdade…
aliás minto…
A esquerda nivela a todos não membros da casta partidária por baixo, simples assim..
Defender esquerda, relativizar ou contextualizar é mau caratismo do mesmo jeito.
Na Venezuela temos o socialismo implantado com sucesso inegável.
Os irmãos Castro já são parte dos homens mais ricos do mundo, mais hora menos hora o Maduro vai entrar no mesmo ranking.
Luciano 2 de Março de 2018 at 22:57
Quem falou em o queimar? Quem o chamou de terrorista? Aponte nomes, ou então sou forçado a assumir que essas acusações são fruto da sua imaginação. Não invente um espantalho para depois bater nele, pois quem sabe pensar irá perceber que o senhor inventou tais insultos para se fazer de vítima e produzir a sensação de que você está correto.
Não há “tilt” algum. O Sr. Gabeira usou sua mente e seu raciocínio para chegar numa conclusão lógica, e por isso os diversos elogios dos colegas ao seu texto. Logo ele, que teria todos os motivos pessoais do mundo para odiar o Exército, de forma justificada ou não. Bastaria você utilizar a sua capacidade lógica e agir de forma condizente, sem esses escândalos contra insultos fantasmagóricos.
Por fim, você fala que a esquerda propõe “a defesa por uma sociedade onde os direitos individuais e coletivos sejam respeitados”. Você já leu algo sobre a URSS? Sabia que lá, se você criticasse o regime, era morto? Não lê os noticiários sobre Cuba ou a Coréia do Norte? Tudo o que você diz é lindo, mas não é aplicado por governos esquerdistas justamente por eles não fazerem o que o Gabeira fez nesse texto: raciocinar de forma lógica e inteligente, sem deixar se levar por sua ideologia. Talvez você devesse fazer o mesmo.
Enfim, os “intelectuais e artistas” brasileiros se mostram, mais uma vez, inimigos do povo brasileiro. Não há motivos diretos para ser contra essa intervenção, exceto se for considerada que a presença das FA nessa operação é incompatível com seu propósito, e que isso devesse ser feito pelas polícias. Além desse caso, reclamar de moradores serem fotografados num cenário de guerra é cegueira seletiva e desonestidade intelectual, típico de um grupo que repetidas vezes se mostrou a favor do pior para a população, e contra o melhor.
Eu só passarei a criticar essa intervenção se ela se mostrar falsa, ou seja, somente para criar uma sensação artificial de segurança. Se as forças federais não entrarem para resolver o problema do RJ (e eu temo que é o caso), então o povo inevitavelmente deixará de respeitá-las como instituições.
Ele não fez elogio algum, muito embora vindo de quem veio nos cause surpresa ele apenas reconheceu o trabalho dos militares já que os lugares que ele cita não há qualquer outra representação do estado brasileiro além o EB.Quem fala mal do exército é certamente um militante lunático de esquerda ou não conhece de perto o trabalho desempenhado pelos militares sobretudo na fronteira, em alguns dos PEFs, as salas destinadas a diversos órgãos e instituições permanecem vazias todo tempo, IBAMA, PF, RECEITA e nem mesmo a FUNAI nao estão presentes, é o exercito o tutor e o guardião dos rincões desde pais, seja pelo Braço Forte, Seja pela Mão amiga….O EB é a única representação e atuação física do estado brasileiro, o único mostrar a garimpeiros, índios, guerrilheiros e desordeiros que há um país chamado Brasil e que ele (Exercito) os representa e o defende, apesar de todo descaso desta nação para com esta instituição.
Tem que moralizar o Rio de janeiro pois bandido não é nem de esquerda e nem de direita,ele é um mercenário do crime,o mau não reconhece direitos.A População das favelas alguns são vitimas e outros coniventes infelizmente,uns por medo outros por simpatia.O EB vai fazer um trabalho bom para a sociedade como um todo,mostrando os valores que devamos cultivar.Por favor esqueçam a Ditadura militar isto é passado.
Daglian 3 de Março de 2018 at 7:16
Daglian, bom dia. Fui eu que disse, meu nome está lá, nao citei o nome de ninguém. Minha imaginação é muito boa, mas nao sou irresponsável. O x que essa briga de torcida que existe entre “esquerda e direita”(especialmente na internet) rotula tudo e esquece que existem diferenças dentro das ideologias políticas de um lado a outro. Neste sentido é q indico o “tilt”, pois, para muitos aqui, dado o histórico de Gabeira e visao de que quem é de esquerda (ou direita, dependendo de quem olhe) é simplesmente um desmiolado, manipulável ou mesmo “usa fraldas” como o Leonardo colocou, isso só para citar os aspectos mais brandos. Essa onda de ódio polarizado é péssima para uma análise limpa dos fatos e para o progresso da nação. Daí, de um lado a outro, a intervenção ser vista ou como o retorno da Ditadura ou o fim da violência e do crime organizado no RJ, dependendo de quem observe.
Vc me pergunta se eu já li sobre a URSS, eu devolvo, vc já leu algum dos trabalhos acadêmicos que eu escrevi? É verdade que nesses países houve ditaduras sangrentas e absurdas, mas como te disse, a esquerda tem outras vertentes para além no marxismo, assim como a direita tem outros aspectos para além do fascismo.
Quanto a intervenção, algo precisava ser feito e dada toda a situação do RJ talvez somente as FFAA tivessem condições de agir com alguma eficiência como insituição. Contudo, nao se pode esquecer qual o cenário político em que as FFAA foram jogadas. É ingenuidade achar que o grupo político que está ai nao fez isso para obter ganhos dentro dessa lógica podre que norteia boa parte da política brasileira. Só que existe uma cadeia de comando e gostando ou nao O EB a obedeceu. Como Gabeira fala, muita coisa mudou (embora continue a existir as permanências e isso é natural na história). O EB está agora com a batata nas mãos…dando tudo certo – e tomara que dê! – o grupo político vai tentar levar os louros, se nao der vão jogar a culpa na instituição.
Luciano falando que esquerdismo é a defesa dos direitos INDIVIDUAIS!!!!
E eu ri!
Infelizmente uma operação política para angariar votos para a eleição presidencial de 2018. O EB sendo usado como bucha de canhão, inclusive com a opinião publica. Que eu esteja errado, e que dê certo, do geito que está não dá mais.
O texto é muito bom.
Tem algumas comparações equivocadas, opinião pessoal do autor, mas no geral é ótimo.
Faz tempo que o Gabeira deu uma “endireitada” em suas posições políticas.
Não que tenha deixado de ser de esquerda. Até pelo seu passado, é impossível “virar a casaca”. Mas hoje ele está muito mais próximo ao “centro” político do que a esquerda propriamente dita.
E o “centro” nada mais é do que o cara que sabe que a ideias de esquerda são malucas e completamente inexequíveis. Mas também não quer aceitar todo o “pacote” da direita.
É normal acontecer isso, os casos de antigos socialistas que hoje são de de direita são famosos.
Alguns inclusive se tornam ferozes opositores da antiga doutrina.
Tancredo Neves chegou a justificar seu afastamento da esquerda com a famosa frase “Quem não é socialista aos 20 não tem coração, e quem continua socialista aos 40 não tem cérebro”.
Sempre tive muito cérebro e pouco coração… 😀
Este é um blog frequentado majoritariamente por pessoas de direita. Todo mundo entra aqui para avacalhar a esquerda.
Naturalmente, existem blogs e sites frequentados majoritariamente por pessoas de esquerda, que lá entram para avacalhar a direita.
E sabe quem mais ganha com isso? Justamente as lideranças corruptas e salafrárias dos partidos brasileiros. Essa guerrinha direita x esquerda beneficia esses criminosos.
O sujeito que é de esquerda bota um capuz na cabeça e não enxerga a roubalheira que se desenrolou no governo do PT, enquanto brada contra a “direita fascista”.
E o sujeito que é ou virou de direita veste antolhos e, enquanto prega “morte aos comunistas” (coisa meio anos 50), não vê que os políticos da sua direita estão metidos em escândalos semelhantes.
Por isso, continua havendo apoio fanático para os dois lados.
Mas tem algo ainda pior. Alguém aqui sabe dizer o que é o PMDB? Ou o PTB, PP, PRB, PSC? São de esquerda ou de direita?
Como eles não são nada, são apenas governo, passam ilesos por essa guerrinha de criança. E perpetuam seus esquemas sórdidos independente se o governo é de direita ou de esquerda.
O PP fazia parte da base dos governos Lula e Dilma e teve mais deputados acusados de corrupção do que o próprio PT. Hoje o PP faz parte da base do Temer, e está tudo de boa. Ninguém tem ojeriza ao PP porque ele não é de esquerda ou de direita, apesar de tudo o que já fez.
Mesma coisa o PTB. Compunha a base dos governos do PT. Quando viu que o barco da Dilma ia naufragar, foi para o lado do PMDB, PSDB e DEM. O deputado Jovair Arantes foi o relator do impeachment. Hoje, é apontado como o líder do esquema de corrupção do ministério do trabalho do Temer.
Essa é a política brasileira. É necessária uma profunda reforma política.
Mas já que eu vim aqui e relativizei as coisas, devo ser mau caráter.
Coisas engraçadas que se observa:
O mesmo sujeito que baba ovo dos equipamentos militares da extinta URSS posa de anticomunista e afirma que a esquerda não é capaz de desenvolver nada de bom.
Em muitos casos, é o mesmo sujeito que sonha em ver o Brasil sendo uma potência como a CHINA, mas acha que a esquerda só serve para arruinar as nações.
Já o indivíduo de esquerda fica arengando contra os EUA, mas sonha em ir para a Disney. Chama quem é de direita de fascista, mas quando alguém não apoia sua ideia, age como… fascista.
PQP, até gabeira!!! Ella…
Daniel Ferreira, as pessoas não têm a mesma ojeriza aos partidos que você citou porque, diferentemente do PT, nenhum deles passou 30 anos posando de paladinos da ética e moralidade.
Como você mesmo disse, uma reforma política eliminaria esta quantidade enorme de partidos inúteis e concentraria o jogo político em poucos partidos com ideologia clara.
O problema é quando você aponta a corrupção de outros partidos para tentar pôr o PT no mesmo nível deles. Não acho que isto seja correto, porque nenhum deles ficou 15 anos no poder.
No segundo post, você novamente compara coisas que não são possíveis de serem comparadas por igual. Uma pessoa pode ser contra o comunismo e a URSS e ao mesmo tempo admirar a capacidade bélica dos russos. Ou não pode? Onde está a incoerência nisso?
A incoerência está em qualquer fanatismo. Se a pessoa tem plena certeza que o esquerdismo leva inabalavelmente ao fracasso, ficar invejando a China não é um pouco incoerente?
O PMDB está há muito mais tempo no poder do que o PT. Era base do governo do Fernando Henrique, depois do Lula e da Dilma e agora do Temer.
Assim como ele, diversos outros partidos eram aliados ao PSDB, depois passaram para o lado do PT por conveniência e agora mais uma vez migraram para junto de quem está no poder.
Se formos analisar bem, esses partidos estão há mais tempo no poder do que o PT, sempre ocupando ministérios e ditando os rumos da política. E da bandalheira.
Veja bem: eu não sou eleitor do PT. Não votei nas últimas eleições e não votarei de novo.
O que estou querendo dizer é que nas entranhas da política brasileira ocorrem coisas tão ou mais escabrosas do que os escândalos envolvendo o PT.
Partidos que hoje escapam da guerrinha esquerda x direita são, a meu ver, o principal câncer do país. Passam despercebidos por serem anômalos (não terem ideologia definida), sendo que são justamente eles que, entra e sai governo, estão ocupando cargos e ministérios e dividindo parte do butim.
Luciano 3 de Março de 2018 at 0:53
“Se vc chama a luta contra uma sociedade extremamente desigual, a defesa por uma sociedade onde os direitos individuais e coletivos sejam respeitados, o fim dos preconceitos e a defesa do meio ambiente”
1) Não existem seres humanos iguais. A única forma de igualar seres humanos é pela violência. Vc admite usar violência contra pessoas pacíficas, o que é imoral e antiético. 2) O que vcs consideram direito é subjetivo. Mudam o tempo todo com fins políticos. Não existe direito coletivo. 3) Preconceito é uma simplificação da realidade. Ele é vencido quando confrontado com ela. Dizer que irá dar fim ao preconceito é dizer que irá eliminar a humanidade. 4) A esquerda jamais defendeu o meio ambiente. Todas as supostas bandeiras atuais são baseadas em falácias sem comprovação científica. A defesa ao meio ambiente que vcs fazem levará a destruição do planeta.
Daniel Ferreira 3 de Março de 2018 at 13:58
“Se a pessoa tem plena certeza que o esquerdismo leva inabalavelmente ao fracasso, ficar invejando a China não é um pouco incoerente?”
O crescimento da China ocorreu com abertura do mercado. O comunismo só trouxe miséria. Ou o país se abria ou acabava.
Leonardo 3 de Março de 2018 at 13:47
“Em muitos casos, é o mesmo sujeito que sonha em ver o Brasil sendo uma potência como a CHINA, mas acha que a esquerda só serve para arruinar as nações.”
Chineses eram miseráveis até o fim da década de 90. Milhares de pessoas morriam de fome todos os anos. Abriram o mercado para os próprios chineses e estrangeiros e agora vc argumenta que o comunismo deu certo? Não, é a prova de que ele fracassou.
Daniel Ferreira 3 de Março de 2018 at 13:05
“E o sujeito que é ou virou de direita veste antolhos e, enquanto prega “morte aos comunistas” (coisa meio anos 50), não vê que os políticos da sua direita estão metidos em escândalos semelhantes.”
Gentileza me enviar o link do grupo de direita que apoia Temer e cia. Ou que alguém foi perseguido pela polícia. Roubou tem que ser preso. Enquanto isso, o pessoal do PT faz carreata pro Lula.
Zeabelardo 3 de Março de 2018 at 15:07
Só para esclarecer, você me citou, mas foi o Luciano que disse aquilo, não eu. 🙂
Opa, na verdade quem disse aquilo foi o Daniel Ferreira, não o Luciano.
Li errado, sinal de que é hora de parar a cervejinha de sábado. rs
Zeabelardo, concordo com tudo que você disse.
Perdão.
Onde se lê Leonardo “3 de Março de 2018 at 13:47”
é “Daniel Ferreira 3 de Março de 2018 at 13:14”
A propósito, parabéns pelo seu comentário.
Zé Abelardo citou um ponto interessante, a evolução na China mostrou que o comunismo fracassou….
Como os EUA devem estar arrependidos disso, devem ter saudades do tempo em que o maior problema da China comunista era conseguir um mínimo de comida para seu povo não passar fome.
As pessoas não entendem que o tráfico de drogas não vai deixar de existir em nenhum lugar do mundo, mesmo na Indonésia que assassinou dois brasileiros e outros traficantes algemados com tiros na cabeça o tráfico acaba, isso só serviu para o Pres. ganhar mais votos dos radicais.
Agora mesmo apreenderam na Indonésia um barco de Taiwan com bandeira falsa de Singapura com grande quantidade de drogas, a máfia taiwanesa domina o tráfico em algumas regiões da Asia, mesmo com as pesadas penas aplicadas na região.
Perguntei a um amigo chinês que morava e ainda tem família em Macau se a situação piorou muito para eles depois que a China tomou conta do local, para minha surpresa ele disse que melhorou, pois antes quando ele era jovem as ruas eram controladas por gangues de grupos armados como no Brasil hoje, mas agora isso acabou, o crime dos mafiosos ainda existe por baixo do pano, mas as ruas estão limpas, ninguem mais ousa exibir uma arma.
Walfrido Strobel 3 de Março de 2018 at 16:15
Capital internacional não liga pra onde o lucro vem. Não estão nem aí pro Trump ou pro Xi Jinping. A era dos estados nacionais acabou. Existem três grandes projetos políticos no mundo e todos eles levam ao fim do estado nacional.
Se a China não é mais comunista porque abriu o mercado, porque estamos preocupados com o PT? O PT então também não é comunista. Jamais pretendeu fechar o mercado (pelo contrário, se mancomunou com grandes empresários).
É o velho raciocínio ideologicamente contaminado. Se está dando certo, não é mais comunismo. E aqui, o que nunca foi nem de perto comunismo, passa a ser porque está dando errado.
Na verdade, o comunismo já morreu há muito tempo. Só na cabeça de quem vive na década de 50 ainda existe esse conflito capitalismo x comunismo. E aqui no Brasil pensar isso é ainda mais ridículo. Não existe rigorosamente nenhum partido de esquerda com 0,1% de chance de assumir o poder que defenda a implantação daquele comunismo dos livros de escola, com economia planificada, coletivização dos meios de produção etc.
O PT adotou como política (no meu ponto de vista de forma equivocada) privilegiar os campeões nacionais – grandes empresas que tinham potencial de expansão aqui e no exterior. Onde que isso é coletivizar os meios de produção???
Eu volto a insistir. O problema mais sério do país não é a existência de partidos de esquerda. É a corrupção que contamina TODOS os partidos, é o sistema político que não funciona.
Não adiantaria eleger um presidente de extrema direita (se isso for solução para alguns daqui), porque para governar ele vai ter que se aliar aos mesmos PMDB, PP, PTB, PRB de agora.
Mas tem gente aqui tão bitolada, que qualquer coisa que seja dita diferente de “morte ao PT” significa apoio ao PT.
“Ah, você está falando mal do sistema político ou do presidencialismo de coalizão para acobertar os mal feitos do PT”. “Ah, você criticou os partidos sem ideologia definida, para defender o PT”.
Outro dia alguém escreveu, não nesse tópico, num outro sobre a intervenção federal, que a Rede Globo era de esquerda, pois fazia matérias contra o racismo (sim, foi exatamente essa a palavra usada). Então quer dizer que quem é de direita precisa ser racista?!
Esse é o tipo de alucinação que está se espalhando.
Eu volto a insistir. O problema mais sério do país não é a existência de partidos de esquerda. É a corrupção que contamina TODOS os partidos, é o sistema político que não funciona.
………………………
Na minha visão o problema é que todos os partidos brasileiros são de extrema-esquerda ou esquerda (PP, PSDB, PMDB, PT etc…), é quase um corrente totalitária no país, nada anda fora disso, o país está fechado em prol desses grupo polític0-empresariais.Tão verdade que o movimento é tão forte aqui na região que criaram o FORO DE SP, uma organização supranacional com o intuito de impor governos de esquerda em toda a amárica latina.
Justamente por isso eu tenhouma avaliação de que suas análises são bem simplistas em relação a realidade, não se trata apenas de corrupção, mas sim de uma corrente política com o intuito de degradação nacional, os movimento de direito e consevadores só surgiram na internet em 2013, até o 2013 as pessoas tinham vergonha de dizer que eram de direita ou conservadoras, era quase um palavrão dizer que era de direita. O Brasil chegou em um nível tão ruim socialmente que muitos brasileiros acreditam que grande empresário é contra elevados impostos (grande empresário ama altos impostos…pois mata toda a concorrência, tão verdade que nos EUA os mais ricos do mundo defendem abertamente os aumentos de impostos), juros elevado é culpa de banqueiro (não é culpa do desequilibrio econômico, especialmente dos setores públicos), que o PSDB é de direita (agenda inteira do partido é liberal ou de esquerda), que Hitler era de direita (justamente o Hitler que defendia o exterminio do empresariado, controle da mídia, fim da igreja, fim do conservadorismo, era do partido Socialista Alemão, cheio de bandeiras VERMELHAS, defendendia o fim da sociedade de classes, enfim defendia o controle supremo do estado em cima das pessoas, o Estado era maior que qualquer coisa…esse é o sujeito que em 2018 é chamado de conservador e de direita), pensamento que o Estado deve “proteger” as pessoas (as Constituições nacionais existem exatamente para proteger as pessoas do ESTADO, quem estuda direito constituicional sabe disso, os partidos venderam a ideia exatamente oposta da realidade e dezenas de milhões de brasileiros acreditam nisso)…um conjuntode aberrações.
O Brasil está sendo vítima de uma corrente totalitária de PENSAR, desde as escolas, passando pelas universidades (TODAS), pela mídia jogando esse “pensar” diariamente, indo pela igreja, pelas grandes empresas, TODOS pregam a mesma linha…é um movimento contínuo.
A mídia brasileira inteira é de esquerda, a Globo, UOL, Folha de SP, BBC Brasil e todos os blogs sujos de esquerda, não há 1 de direita ou conservadorismo.
O pais desde os anos 80 não está sendo apenas vítima de CORRUPÇÃO, o problema é muito, mas muito maior, os caras quebraram a economia do país (em termo líquidos, após retirar a inflação do período, a divida pública brasileira foi TRIPLICADA em apenas 14 anos); milhões de empresas fecharam; renda das pessoas caiu; poder de compra caiu; fecharam o mercado; milhões de empresas faliram; milhões perderam o empregos; milhões tem nivel superior ganhando 1000 reais por mês; estão vendendo estatais com total direcionamento de países alinhados politicamente (China comprando o Brasil, semana passada levaram o porto de Paranagua, houve um churrasco em Brasília para executivos chineses, exatamente igual a Dilma fez após os chineses levarem 52 bilhões em contratos com o Governo federal petista); a violência explodiu no país; as pessoas mal-educadas e sem bons valores; as cidades imundas; loteram todos os setores, só faltou lotear as FORÇAS ARMADAS e parte do judiciário e resquiscios de pessoas de direita e conservadores, todo o RESTO das pessoas ou não tem a menor noção do que está acontecendo no país ou são de esquerda.
Curiosamente no Brasil a agenda cultural da esquerda é maciça, ser contra-cultura em alguns países do mundo é ser “esquerda”, no Brasil, ser contra-cultura é ser conservador.
Tem um livro mutio bom que sintetiza um pouco a situação do país: Pare De Acreditar No Governo – Por Que Os Brasileiros Não Confiam Nos Políticos E Amam O Estado do Bruno Garschagen.
Mostra o quanto o brasileiro repete um conjunto de coisas, mas no fim sonha com algo totalmente diferente. Mostra como esse tipo de “pensar” é intencional da classe política para minar o setor público e perpetuar os “””líderes”””
A mídia bombardeia os setores públicos, destrói a classe política e os valores democráticos, não dá espaço para pensamentos diferentes, ataca pessoas que ameaçam ocupar os cargos públicos, recebem 2 dezenas de bilhões de reais por ano (quase 1/3 do orçamento federal de educação para “publicidade institucional”) para fazer esse trabalho sujo. No últimos anos o problama ficou ainda mais evidente com os sites sujos do PT, sites que receberam mlhões de reais do Governo…é uma máquina estatal em prol das classes políticas.
A mídia faz o trabalho sujo de afastar a parte boa da sociedade da política, na cabeça de 200 milhões de brasileiros ser políticos no Brasil, participar de foruns coletivos, ser próximo das discussões é sinônimo DE CORRUPÇÃO, você automaticamente é visto como um potencial corrupto, todos os brasileiros sentem isso, TEM ESSE SENTIDOMENTO…ninguém confia nos políticos, o problema é tão grave que milhões de brasileiros ODEIAm servidores públicos (EU MESMO QUANDO DIGO QUE SOU SERVIDOR PÚBLICOS TENHO QUE ESCUTAR: ENTÃO NÃO FAZ NADA NÉ…GANHA BEM E TRABALHA POUCO, DÁ PARA ROUBAR?)…querem um exemplo melhor do que os atores e jornalistas da Globo, Uol e Folha de SP, assim como a mídia inteira de blogs do PT atacando o EXÉRCITO BRASILEIRO dia e noite após essa intervenção? A mídia está fuzilando os militares todos os dias nos jornais, minando a credibilidade do exército Brasileiro…fazem uma salada de frutas na cabeça das pessoas para impor uma forma hegemônica de pensar, a forma deles de pensar. Sabe para que isso?
Manter o “status quo”, deixar do jeito que está…igual a Globo atacando a corrupção (vai que cola), uma das empresas mais corruptas do país perguntando para as pessoas O QUE VOCÊS ESPERAM DO BRASIL? deixando e mantendo o poder da classe política que jamais deixou de mamar nas tetas e que continua e que continuará com Temer e pós-Temer.
O Brasil que já vinha mal desde os militares, afundou de vez após 1985.
“Se a China não é mais comunista porque abriu o mercado, porque estamos preocupados com o PT? O PT então também não é comunista. Jamais pretendeu fechar o mercado (pelo contrário, se mancomunou com grandes empresários).”
A China é um sistema que se reformou para não implodir. Contudo, continua mal como sempre foi. Quando os chineses atingirem um certo padrão de vida, vão querer mais do que um IPhone. Vão querer o direito de ir e vir, de ir a Igreja, de falar o que pensam e ter quantos filhos quiser. Coisas proibidas hoje.
Grandes Empresários gostam e sempre gostaram de socialismo, pois é a oportunidade de viver nas costas do estado sem ter que arriscar. Em todas as sociedades socialistas se formou uma elite riquíssima que se aproveitava da pobreza a sua volta.
Os problemas com todas as correntes de esquerda são:
1) Não dá certo. Mudam, mudam, mudam… mas no final fracassam.
2) Todas as pessoas são diferentes. A única forma de torná-las iguais é pela violência. Usar violência contra uma pessoa pacífica é antiético e imoral.
Ivan BC 3 de Março de 2018 at 18:22
Concordo, PT e PSDB são partidos de esquerda. Criaram uma aparente rivalidade para enganar os trouxas. Basta ler algum livro do FHC, Aloysio Nunes era guerrilheiro, José Serra foi fundador da Ação Popular…
Delícias da China que vcs adoram:
1) Um casal só pode ter um filho (medida relaxada hoje). Isso levou a morte de muitas meninas. Portadores de deficiência são mortos ou abandonados.
2) Um cidadão não pode se mudar de região sem autorização do governo.
3) A internet é bloqueada, filtrada e censurada.
4) Igrejas devem receber autorização do governo para funcionar. A liderança é indicada pelo governo.