Nota de falecimento: Engenheiro Reginaldo Bacchi
Faleceu o engenheiro Reginaldo Bacchi, nosso amigo, colaborador e comentarista da Trilogia Forças de Defesa.
Engenheiro e profundo conhecedor da história militar, Bacchi trabalhou na ENGESA e escreveu durante muitos anos artigos relacionados aos assuntos militares.
Fará muita falta e deixará muitas saudades e um exemplo a ser seguido.
Nossas condolências aos familiares e amigos. A cerimônica de cremação será hoje (1/03), no crematório de Vila Alpina-São Paulo-SP (não haverá velório). — via Ivan Plavetz, no Facebook.
Reginaldo Bacchi foi entrevistado pelos editores da trilogia para a revista Forças de Defesa número 4 de 2012, que tratou do carro de combate EE-T1 Osório. Vamos mais tarde reproduzir a entrevista aqui no ForTe para relembrar nosso caro amigo que partiu.
Bacchi também colaborou com centenas de comentários aqui no ForTe e também com artigos e matérias, como estas:
- Leopard 2 versus M1 Abrams: Algumas comparações
- M1 versus Leo 2 – observações sobre comentários
- Sobre Urutus e Cascavéis
- Os trabalhadores e a indústria bélica
Bacchi também esteve presente no primeiro encontro de leitores da revista Forças de Defesa:
Grande Bacchi! Uma pena..
Os bons seguem nos deixando.
Fará falta. Pessoa sempre gentil em comentar e responder ponderadamente há muito tempo nos blogs e fóruns da vida.
Nossos sentimentos aos amigos e familiares.
R.I.P. Bacchi.
Sds.
Teve uma vida de conhecimento e realização. Meus sentimentos a família.
Muito chato isso de morte,mas é a vida, fazer o quê?
R.I.P Bacchi.
Uma pena!
Meus mais profundos e sinceros sentimentos à família. As palavras certas, se existem, faltam nesses momentos. Descanse na Paz.
A anos acompanho suas matérias e comentários. Tinha conhecimento de causa como poucos. Fará muita falta.
Meus sinceros sentimentos à família.
Fara muita falta. Era uma verdadeira enciclopédia viva no ramo de blindados. Que descanse em paz!
Uma pena.
Fará falta.
Não acredito….eu que li tantas vezes nos últimos anos(talvez desde 2011) os comentários dele havia percebido o distanciamento.
Agora leio essa informação triste.
Parece que a Trilogia perdeu um enorme pedaço.
Descanse em paz. Que família saiba que todos aprendemos muito com ele.
Obrigado Reginaldo Bacchi.
Uma grande perda. Um técnico que eu respeitava e tinha imensa alegria em poder debater e aprender.
Meus sinceros sentimentos a familia
Um grade membro da comunidade…Certamente fará falta. Condolências aos familiares e amigos.
O Engenheiro Bacchi foi um grande professor para quem teve o privilégio de ler suas contribuições aqui na Trilogia e em diversas publicações assinadas por ele.
Vamos levar sua memória com respeito e admiração.
Que descanse em paz.
Meus sentimentos à família.
Que notícia triste, meus amigos!! Minhas sinceras condolências à familiares e amigos do nosso prezado companheiro Reginaldo Bacchi. Que Deus possa confortá-los e acolher nosso nobre amigo no Reino Celestial.
—
Descanse em paz, Sr. Bacchi. 🙁
Uma perda irreparável.
Aprendi muito com ele. Sua experiência e conhecimento eram preciosas. E sempre fez questão de compartilha-las com todos os interessados em aprender.
Fará falta.
Meus sentimentos à família.
Um excelente profissional, profundo conhecedor dos temas aos quais era afeto. Ponderado, humildade, paciente e desapegado. Conhecia-o há 14 anos e sempre exibiu essas qualidades. Grande homem, fará falta.
Meus sentimentos à família do sr Bacchi, que Deus os abençoe e conforte ,sempre cordial em esclarecer à nós,entusiastas, dúvidas e fatos sobre blindados e afins dentro de seu vasto conhecimento.
Meus sentimentos a família, aos amigos e a Trilogia.
Perdemos um dos comentaristas que mais somavam ao debate. Fui diversas vezes corrigido pelo Bacchi, e que com uma frase desmontava as sandices que poderia estar tentando dizer… Ele me presenteou com diversos artigos e indicações de livros que só enriqueceram minha instrução de leigo.
Esteja com Deus e Meu muito obrigado.
Grande Bacchi!!!
.
Uma perda para a memória da indústria de defesa do Brasil!!
.
Mestre a pêsames à família
Meus sentimentos… Que descanse em paz.
Chega uma etapa da vida em que esta começa a tirar mais do que dar. Minhas condolências!
Nossa, o Bacchi vai fazer muita falta, meus pêsames a família e amigos
Eu e o Nunão fizemos essa entrevista.
O Bacchi era uma pessoa fora de série. Sujeito de espírito jovem. Embora fosse um especialista em indústria automobilística, sabia tudo de armas. Uma verdadeira enciclopédia.
Que Deus guarde.
Muito acompanhei seus comentários na trilogia, descanse em paz Bacchi.
Para que o mal não triunfe basta que os bons façam alguma coisa! R.I.P BACCHI *
Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e ao pessoal da trilogia. O engenheiro Bachi sempre nos presenteou com os seus conhecimentos.
Nos deixa, um grande brasileiro.
Meus mais profundos sentimentos aos familiares. Deus os abençoe.
E que ele, o sr. Bacchi, esteja com Deus, em sua infinita misericórdia.
É o tipo de notícia que a gente não gosta de receber! O Mestre Bacchi era um ser humano excepcional pois embora dotado de conhecimento acerca da matéria que beirava o infinito era de uma humildade ímpar. Apesar da lenda que era (e é) nunca o vi aqui ou no Facebook se jactando dos seus feitos. Não apenas nós mas o Brasil perde com a partida dele. Fica com Deus Mestre Bacchi, aqui embaixo nós choramos e sentimos a sua falta….
Verdade, Poggio, e hoje vi de novo a entrevista transcrita, para separar e mandar ao Galante o conteúdo completo, que ele acabou de publicar.
Pessoa ímpar, de uma perspicácia à toda prova e uma franqueza e objetividade difíceis de se encontrar. Lembro de conversas sensacionais do encontro que promovemos em Santos dos leitores da Trilogia, em que ele dialogou com outra pessoa também tão franca e direta que traz a franqueza no nome, o Franco Ferreira. Diálogos impagáveis.
E lembro também, além da entrevista que eu e você fizemos, de uma longa conversa na ida e volta ao Museu da TAM quando eu e o Galante o levamos pra conhecer, há alguns anos. Foi a última vez em que estive com ele. Entre tantos assuntos, uma observação bem típica dele: chovia no caminho e, num dado momento ele perguntou, lá do banco de trás, se o ar-condicionado estava ligado (ele estava resfriado, então eu ligava o ar o mínimo possível, só pra desembaçar os vidros). Respondi que tinha ligado por uns minutos, mas já desligara. E ele replicou: “Por que brasileiro não consegue responder uma pergunta simplesmente com um sim ou não, e tem essa mania de tentar adivinhar o que a pessoa que perguntou quer receber de resposta?” E começou uma longa e divertida explanação sobre o caráter típico dos brasileiros. Rimos muito.
Sujeito fantástico. Fará falta.
Puxa! Vai fazer muita falta. Sinceros sentimentos a familia.
Sentimentos a família, sempre segui seus lúcidos artigos.
R.I.P
Meus sentimentos!!! 🙁
O Brasil, a indústria militar e a imprensa especializada perdem um grande homem, mas é a família dele que sentira mais sua falta que todos.
Deixo registrado aqui todo o meu respeito e admiração a esse homem que foi amigo de todos aqui mesmo se conhecer a grande maioria de nós.
Que Deus o acolha a seu lado, meus sentimentos à família.
Sempre gostei de acompanhar aqui seus comentários contundentes, que só pessoas com a autoridade do conhecimento são capazes. Porém, nunca deixou que essa autoridade se transformasse em afronta ou desrespeito à nenhum comentarista com quem dialogava.
Perda irreparável. Requiescat in Pace. Que a terra lhe seja leve.
Engraçado como a vida é… Outro dia me peguei pensando que o Sr. Bacchi tinha morrido… Pensei isso porque fazia algum tempo que ele não postava alguma opinião ou esclarecimento. Que Deus o tenha em bom lugar. Meus sentimentos a família e amigos desse engenheiro ímpar.
Que pena! Diversas vezes eu lia seus comentários e matéria aqui no FORTE.
Esse teve méritos para ter o nome associado a projetos militares, espero que ele receba alguma homenagem por parte do EB.
Descanse em paz!
Obrigado, Engenheiro Reginaldo Bacchi. Quase tudo que aprendi sobre blindados brasileiros foi com ele. Que descanse em paz, em um lugar melhor.
Respeitos a família.
Meus sentimentos à família.
Bom, eu tomei umas respostas atravessadas do Bacchi (se o Bosco e o Colombelli tomaram, imaginem eu rsrsrs), principalmente quando ele esperava uma resposta técnica ou profunda e eu dizia alguma obviedade ou quando ele entendia errado o comentário e pensava que eu estava duvidando da capacidade dele.
Sem dúvidas, aprendi muito com os comentários dele aqui no Forte e com as matérias publicadas em revistas especializadas.
Descanse em paz.
Que triste! Sempre aprendi muito com os comentários dele e quando colaborava com os posts! Merecido descanso e pra nós uma lacuna de parte de nossa história viva que segue seu caminho evolutivo…
.
Meus sentimentos aos familiares e amigos! Ficarão os ensinamentos e sempre educados, pacientes e de altíssimo nível comentários (o que nem sempre é fácil).
.
Sds
Meus sentimentos à família. R.I.P.
Putz, meus sentimentos para a família. Realmente foi um aprendizado e uma honra conviver com ele por aqui.
Meus sentimentos à família! Que Deus possa dar-lhe o descanso merecido e força e consolo à família!
Que Deus console a família e os amigos, e que possa descansar na paz do Senhor.
Os bons vão dando lugar aos medíocres e maus aqui na terra…
Tive a honra de dividir a sala com o Bachi por dois anos na Engesa. Um cara especial. Uma enciclopédia ambulante. Um ser humano generoso. RIP.
Uma grande perda. Tive o prazer de tirar dúvidas e aprender com ele pelos seu posts! Vai com Deus Bacchi!
Meus sinceros sentimentos!
.
Reginaldo Bacchi vai deixar uma lacuna imensa no Brasil, tendo vivido de forma intensa seu sonho, que, de certa forma, era o sonho de tantos brasileiros.
Todos nós aprendemos muito com o Mestre que agora partiu, pelos seus feitos e pelos seus textos, mas também tivemos o incrível privilégio de conversar, trocar ideias, tirar dúvidas com este amigo através da Trilogia.
.
Descanse em paz.
Ivan, do Recife.
Tem pessoas que não poderiam morrer para prestarem seus conhecimentos e sabedoria eternamente e o R. Bacchi faz parte desse seleto grupo.
Amigo, agora você irá fazê-lo em outra esfera.
Shalom
Que Cristo conforte a familia. Que Deus o tenha. Fara falta aqui nos comentários.