Jungmann será o novo ministro da Segurança Pública; general Luna vai para Defesa
No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna
Andreza Matais
O presidente Michel Temer escolheu o ministro Raul Jungmann para assumir o novo ministério da Segurança Pública. A decisão foi tomada ontem e o anúncio será feito nesta segunda-feira, 26. O ministério será criado por Medida Provisória.
No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna, atual secretário-geral da pasta. Ele foi chefe do Estado Maior do Exército e é general do Exército da reserva.
O nome do ministro sempre foi o preferido do governo para a nova pasta que será responsável pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Segurança Pública, hoje vinculadas ao Ministério da Justiça.
O ministério é mais uma medida do governo dentro do pacote para reforçar a segurança pública. A primeira foi a intervenção na segurança do Rio de Janeiro, informação também revelada pela Coluna.
O presidente se reuniu ontem com Jungmann no Palácio do Jaburu, além dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria de Governo), Sergio Etchegoyen (GSI) e o deputado Darcisio Perondi (MDB-RS), vice-líder do governo. (Andreza Matais; colaboraram Tânia Monteiro e Vera Rosa)
FONTE: Estadão
O que vem acontecendo atualmente, pode ter certeza que estrará para o livro de história do Brasil.
Mais um ministério sendo criado ,depois reclamam que o pais esta no vermelho….E no final fica tudo do mesmo jeito : o Brasil sem segurança publica!
Se não me engano, já são cinco Generais nomeados para cargos de segurança no Brasil: Gen de Ex. Santos Cruz(secretário nacional da segurança pública), Gen de Div Hichard Fernandez( secretaria da segurança pública do RJ), Gen de Div Mauro Sinott( braço direito do Gen de Exército Braga Netto) , Interventor do RJ), e agora o Gen Silva e Luna para o MD.
Eu escolheria o Sato, pela administração que ele deu à FAB. Mas ficou tempo demais com o PT.
Em tempo, Off Topic: EB interessado em 08 células do Super Cobra AH-1W. http://tecnodefesa.com.br/ah-1w-super-cobra-via-fms-exercito-brasileiro-interessado-em-oito-exemplares/
Tem também o General Sergio Etchegoyen né, imaginei que ele poderia ser nomeado para um desses cargos. Mas já é um grande feito ter um Militar no MD.
Se criar ministérios resolvesse os problemas, a Dilma teria feito um governo excelente.
Mas isso, por si só, apenas gera burocracia.
O Jungmann segue pavimentando a sua candidatura a Governador do RJ
Santiago,
Seria uma pena o EB deixar de comprar o Mangusta ou até mesmo o AH-1Z Viper para ir de Super Cobra
http://www.forte.jor.br/2015/01/03/exercito-brasileiro-avalia-quatro-helicopteros-de-ataque-dois-deles-russos/
Prefiro que a MB compre o Super Cobra e equipe-os com alguns mísseis hellfire.
O NPh Pernambuco na costa do Amapá com helicópteros portando hellfires já deixaria o Maduro com os cabelos em pé.
Acho que o Ministério da Defesa deveria ter um militar como chefe da pasta. Um rodízio entre generais, almirantes e brigadeiros é o ideal.
Uma coisa o Temer acertou, por um militar no ministério da Defesa, nada mais óbvio que isso, mas vai falar isso no país da jabuticaba, onde escravagista quer ser ministra do trabalho e onde um corrupto semi analfabeto acha que pode constestar a justiça e a lei .
Acho que futuramente veremos o Jungmann na disputa pela presidência do Brasil.
O Jungmann fez uma boa administração a frente do Min. da Defesa. Temos que reconhecer um bom trabalho, independente do governo que está ai.
O Temer poderia entrar na História se livrando desse Jungmann pondo um militar na defesa e outro na segurança pública e equipando as forças militares de intervenção no Rio de Janeiro com um instrumento tão valioso quanto uma boa pistola 9mm e um bom fuzil IMBEL IA2: Um mandato coletivo de busca, apreensão e prisão contra esses crinosos, ai sim!
Zorann 26 de Fevereiro de 2018 at 16:01
É Verdade, depois de jobim, amorim, aldo rebelo e jackes wagner, esse foi o melhor deles.
CBamaral,
Acredito que o Jungmann foi o melhor MD que teve – em parte, porque os outros foram bem fraquinhos. José Viegas, José Alencar, Waldir Pires, Geraldo Magela e Élcio Álvares.
Perfil do novo MD.
.
Natural de Barreiros (PE), o general, conforme o perfil publicado no site do Ministério da Defesa, está no Exército desde 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e foi declarado aspirante-a-oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.
Durante a carreira, Silva e Luna comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante do Exército e chefe do Estado-Maior do Exército.
O general também participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai.
Silva e Luna é doutor em ciência militares e fez mestrado em operação militares. O general ainda tem no currículo cursos de Guerra na Selva e de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel.
Quando o estado não quer resolver algum problema, ele cria mais um ministério.
Já passou da hora do Brasil federalizar as polícias militares estaduais, transformando-as em polícia federal fardada, polícia nacional (ou integrando-as com a força de segurança nacional), bem treinada equipada com um salário decente, fazer um novo e realístico código penal e de execução penal.
Criar também uma Guarda costeira e um polícia federal de fronteira igualmente bem equipada, treinada e bem paga, se não, essas manobras de pirotecnia jurídico, político e institucional do desgoverno Temer só vai servir mesmo para dar férias a bandidos e enxugar gelo. Fala sério hein!
Pra mim o Jungmann foi o melhorzim dos ultimos que esteve ai.
E agr de fato eu acredito que o Temer quer os eleitores do Bolsonaro.
Conhecem algum país democrático de primeiro mundo cujo ministro ou secretário de defesa seja militar? Não tem porque a função do ministro não é administrava, mas política, ser um canal de interlocução entre as forças armadas e os poderes constituídos, a fim de garantir recursos para as pastas e viabilizar um trabalho coordenado entre elas sem preferências pela força A ou B.
Lembrem-se: se só tem no Brasil e não é jabuticaba, então é besteira.
Curiosidade: Com o Gen. Silva e Luna assumindo o MD, o Gen. Villas Boas vai para reserva?
Saiu aqui no Aéreo, há meros seis dias, uma matéria intitulada “O projeto Gripen em pauta”, no qual o brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, diretor do Departamento de Produtos de Defesa (Deprod) do Ministério da Defesa, manifesta sua insatisfação, nestes termos:
Disse ele: “Nos últimos três anos e pouco, o Brasil teve quatro ministros da Defesa. É possível trabalhar assim?”
Pois bem… suas palavras mal acabam de ser proferidas e já temos um novo titular na pasta da Defesa.
Robsonmkt, o secretário de defesa americano também é um general eu acho.
Bem…isto é bom ou ruim para as FAAs?
Eu acho ruim…
Vinha fazendo um bom trabalho e não puxava a sardinha para este ou aquele…
E agora?
Willhorv… Esse é realmente um dos piores problemas do Brasil. Ministros são geralmente incompetentes, ou simplesmente querem enriquecer o mais rápido possível. Os poucos que se revelam competentes e/ou responsáveis e patrióticos, duram pouquíssimo tempo na pasta e são substituídos rapidamente. Vamos ver no que vai dar.
Brasil; o último a sair, que apague a luz.
O Raul Jungmann fez um bom trabalho no MD. Tem inclusive, uma boa aprovação dos militares.
Verdade, perto dos que sentaram naquela cadeiraantes o Jungmann foi o melhorzinho, da para dar uma nota 7 para ele, talvez não tenha feito mais por causa do problema crônico que a pasta sofre, os cortes orçamentários anuais, sem $$$$$$$$$$$$$$$$$ fica difícil fazer as coisas
obs: Esse negócio do EB estar avaliando 8 super cobra via fms é verdadeiro ou é apenas boato???
Ele fez um belo trabalho, o Jungmann. A Boeing que o diga!
E pensar que tivemos recentemente Aldo Rebelo e Jackes Wagner! Realmente esse país passou pelo seu pior limbo de gestão, administração e partidarismo explícito! Literalmente um vácuo liderado por um analfabeto técnico e funcional e uma estocadora de vento com dislexia.
Concordo com os comentários do Zorann, Willhorv, Joao Moita Jr.
O que eu conheço das ações do Jungmann, eu obtive através dos canais de defesa como sites, revistas, fóruns, blogs, canais no youtube, etc. Confesso que não fui mais a fundo. Mas sendo um político eu não esperava grande coisa, entretanto ele não me desagradou tanto assim.
Não gosto tanto da ideia de um militar no cargo de ministro da defesa. Porque assim como em todos os países que tem esse cargo, ele é essencialmente político, é que o ocupa tem que ter muito ‘jogo de cintura’.
Entendo a crítica a criação do Ministério da Segurança Pública, principalmente com a infinidade de ministérios criados nos últimos governos( me corrija se eu estiver errado, teve um governo que reduziu o número de ministérios, não teve?), entretanto vejo com bons olhos, pois essa criação vai dar uma importância maior a esse tema tão abandonado pela política nacional.
Agora, é inadmissível o fato de nos últimos 3 anos tivemos 4 ministros da defesa, no momento que a industria de defesa mais precisava.
Essa foto do general ai mais abaixo: Ele é personagem dos Simpsons??
Fernandes 26 de Fevereiro de 2018 at 16:36
Curiosidade: Com o Gen. Silva e Luna assumindo o MD, o Gen. Villas Boas vai para reserva?
1) O Comandate do Exército, o 01, JÁ É da Reserva, bem como os cmdtes da MB e a FAB. O cargo de comandante não é ocupado por militares da ativa. ” A nomeação é politica, portanto, ao serem empossados nos cargos, os Comandante das Forças Armadas – caso sejam oficiais-generais da ativa – são transferidos automaticamente para a reserva.”
2) Uma coisa não tem a ver com a outra. MD é MD, EB é EB.
Mais esclarecimentos: http://montedo.blogspot.com.br/2017/09/o-zero-um-e-da-reserva.html
O mesmo deveria acontecer quando um militar assumir o MD
A engenharia legal e política já demonstrou serem ineficientes, salvo como cabides para MUITOS EMPREGOS…
Já vai tarde junkman, comunista do inferno!
Robsonmkt 26 de Fevereiro de 2018 at 16:34
O General Marshall foi em 1950. O atual, James Mattis, também foi. Outros secretários do DoD tiveram carreira na Inteligência.
Certo colocar no ministério da defesa alguém que entende de defesa,mas junkman no ministério da segurança pública mandando na policia federal, é para barrar as investigação de temer é associados,porque abriu inquérito contra Jacques Vagner e não abriu de aecio nem temer nem Moreira franco e nem eliseu padinha Eu sei que no Brasil os políticos todos em sua grnde maioria estão envolvidos em atos de corrupção não defendo nenhum vamos ver no que vai dar
esse já foi tarde, como bem disse uma vez o Bolsonaro:
“Jugman é desarmamentista, é a mesma coisa que colocar um médico com medinho de sangue, pra fazer uma cirurgia”
Não tem jeito, né pessoal!?
Qualquer coisa que façam, todo mundo reclama.
Ministro da Defesa que o Bolsonaro gosta é o Aldo Rebelo..
Bala muita bala na bandidagem…..
–
https://twitter.com/twitter/statuses/966733921462472704
Felipe Barbieri
O General que assumiu o Mistério da Defesa é interino, daqui tem outro paisano por lá.
Cargos comissionados, secretarias e ministérios, se não forem ocupados por profissionais internos e competentes, serão ocupados por políticos oportunistas e incompetentes.
Senhores editores o off topic do Santiago vale uma postagem hein.
O Jungmann foi o melhor no MD sem comentários.
Doug385 26 de Fevereiro de 2018 at 21:17
O General Marshall foi em 1950. O atual, James Mattis, também foi. Outros secretários do DoD tiveram carreira na Inteligência.
______________
Verdade, mas esses foram a exceção. A regra é serem civis. Além disto, a lei americana determina que militares somente podem ser secretários de defesa sete após terem dado baixa do serviço militar.
Segue a lista de ex-secretários de defesa dos EUA:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_secret%C3%A1rios_de_Defesa_dos_Estados_Unidos
Esta é a melhor parte do Off Topic do Santiago;
“Os motores do AH-1W são os conhecidos turboshaft T700-GE401 da General Eletric, o mesmo motor dos SH-16 Seahawk da Marinha do Brasil (portanto, já existe uma capacidade instalada no País para treze motores da Aviação Naval).
Devido a sua origem (Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos), os exemplares do AH-1W ofertados ao Brasil já serão entregues “marinizados” (proteção extra contra corrosão marinha) e adaptados para operarem embarcados.”
A arrumacao de uma casa tem que comecar debaixo para cima. Um assunto que vem sendo debatido em diversas administracoes a muitos anos nos estados e nunca colocado em andamento. Esses pulhas sabem bem qual seria o resultado em diversas formas……mas quem tem a coragem para acabar com o coronelismo nas PMs e dos CARDEAIS da policia CIVIL , cupulas inuteis e em permanente conflito de PODER, verdadeiras milicias armadas , tanto faz se para o bem ou para o mal, que afrontam diariamente a autoridade dos estados e outros (vide a violencia das greves feitas recentemente e a anos). Necessaria e urgentissima mesmo se faz essa reestruturacao policial, ou seja, a unificacao das policias. Para comecar acabariamos com essa porcaria militar introduzida numa area de clara competencia civil e cujos objetivos tem que ser a ordem publica no dia a dia. Enorme poupanca de recursos que serao efetivamente direcionados ao policiamento diario e na melhoria de equipamentos e treinamento. Isso so para comecar. Essa tal forca das couves eh absurda e nao funciona de nenhuma forma, ao contrario, so drena mais e mais recursos. Os resultados ai estao claros e so nao enxerga quen nao quer, movidos por infos, noticiarios diarios absurdos, infames e totalmente conduzidos por interesses obscuros (CASTAS) em todos os niveis. O problema vem sendo conduzido a dezenas de anos por verdadeiras hordas de insetos e seres rastejantes da pior especie. Cade a moralidade, a coragem e a competencia para colocar ordem na casa ??? ela inexiste por razoes obvias, sabem quais ?? os esmo que ai estao aos apos anos, politicalha que se locupleta dos recursos publicos, esses que sempre estao procurando mais e mais recursos para desvios e benefico proprio, inclusive eleitoral vendendo o ceu. Congresso e casas legislativas estaduais corrompidas e na maioria impregnada por verdadeiros sangue sugas e ignaros. A omissao indescritivel de nossos politicos, mereceria uma penalidade curta e rapida, porem nao eh isso o que acontece……sabem porque ?? Enfim, nada vai mudar perseverando o atual quadro da educacao inutil passada a nossos jovens. O estado inexiste atualmente em todas as instituicoes e isso eh fato, nao e fofoca ou boato, so nao enxerga quem nao quer. Nao temos a plena democracia, longe disso a comecar pelo voto de cabresto , obrigatoriedade de se votar na marra…..desde quando o estado democratico te obriga a fazer aquilo que nao quer por inumeras razoes….. Facamos uma reflexao desses assuntos sem vies ideologico ou qualquer outra baboseira, usemos a racionalidade e analise critica, sera q nao existem outras opcoes a nao ser aquelas que nos sao impingidas por estes canostroes e vendilhoes da patria..?? ufaa…….vamos debater sem paixoes o obvio ai esta a vista e nao sera nesse afogadilho q certas questoes serao resolvidas, leam anos para serem implementads…muito meos o uso das FAs nessas questoes dara a solucao desejada de longo prazo. Ainda ha tempo……………… Sds
Ministro da Defesa precisa tanto ser militar, quanto Ministro da Saúde precisa ser médico..
O que precisa ter é gente competente lá só isto…
Acredito que este é um momento ímpar na história do BRASIL democrático, e que esta pasta só foi preenchida por um militar através,de muita pressão das forças armadas, opinião minha. A atual conjuntura nacional e Internacional, exigiu uma postura de tempos duros e complicados, exp: Síria, corea do Norte, Croácia e a a arrogância das grandes potencias encima destes. Por outro lado vemos uma China vindo de um longo período de imbernação, com um apetite voraz,onde está requendo seu direito milenar de grande potência. E pra finalizar, o crime organizado dentro do brasil e ingerência venezuelana arruinando seu país, desestabilizando a região e fungando quente em nosso cangote. A nação tem e é preciso se proteger..
O que Jugmann acaba de declarar no discurso de posse a respeito do consumo de drogas financiar a violência é a mais pura, sem perdão do trocadilho, verdade, e o mundo sabe disso.
O discurso de Jugmann, voluntariamente ou não, aponta o dedo para esse segmento da classe média/alta que diz estar preocupado com a “intervenção militar” mas não se melindra com a “intervenção do tráfico” nas zonas urbanas conflagradas. O discurso estereotipado das, ditas, “esquerdas”, com seu ativismo criminal, vitimismo social, repulsa marcial e relativismo moral.
A classe média/alta é hipócrita. A Rocinha movimenta milhões de Reais com drogas e essas drogas não são tipo-exportação mas para consumo interno da favela e dos arredores: São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. A nata da cidade, dita, maravilhosa.
A frase do ex-Chefe de Polícia Civil do Rio de 95/97, Hélio Luz, vai na mesma linha: “Ipanema brilha à noite …”
O Governo Federal tem que ter coragem de veicular propagandas institucionais escancarando essa relação espúria, promíscua, entre o consumo de drogas dessa classe média/alta hipócrita e a violência urbana que vitimiza toda a sociedade!