sargento do EB preso com armas e drogas - 1

NOTA À IMPRENSA

A respeito da ocorrência policial envolvendo militar do Exército na rodovia Presidente Dutra, o Centro de Comunicação Social do Exército informa que:

1. No dia 18 Jan 2018, o 2º Sargento Renato Borges Maciel, lotado no 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BI Mec), sediado em Foz do Iguaçu/PR, foi preso na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em posse de substância entorpecente e armas de fogo não pertencentes à Instituição, como resultado de levantamento de dados dos Serviços de Inteligência do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil/RJ.

2. Será instaurado um Processo Administrativo para a apuração de todos os fatos e responsabilidades. O Exército Brasileiro enaltece a atuação sinérgica das Forças de Segurança Pública e coloca-se à disposição para apoiar as investigações na busca do rigoroso esclarecimento das circunstâncias que envolveram a ocorrência policial.

3. O Exército Brasileiro não admite atos dessa natureza, que ferem os princípios e valores cultuados pela Força Terrestre.

Brasília-DF, 18 de janeiro de 2018.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
EXÉRCITO BRASILEIRO
BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

100 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Pra que fazer esse tipo de coisa? Que besteira…já ganha bem, tem estabilidade, trabalho bom…não há necessidade de fazer esse tipo de coisa. Vai exatamente na contramão dos valores do EB, triste!
Trabalhe honestamente!

Xeroque Holmes
Xeroque Holmes
6 anos atrás

Caramba! Sempre é triste ver um praça companheiro numa situação dessas… Seus pais foram à sua formatura na ESsa.. Caramba lembro dos meus pais na minha formatura na EEAR, putz muito triste! Sério mesmo!

Rui chapéu
Rui chapéu
6 anos atrás

Pergunta:
Num caso como esse ele é julgado num tribunal militar ou civil mesmo?
Ou nos dois?

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Que vergonha! Um líder passando recibo de terrorista e narco-guerrilheiro!

Péssimo exemplo!

Manchou a farda e respingou na instituição que serve.

Tem que ser condenado e expulso, com direito a ter a farda rasgada e arrancada dele no meio do pátio e na frente de todo o Batalhão, e sair de lá debaixo de pontapés, para não dizer coisa pior.

Triste é estar na Op. GLO debaixo da mira duma coisa trazida por gente que deveria ombrear com você, não contra você. Traição é o mínimo que se usa para chamar isso! Nem bandido tolera trairagem!

Não é por nada, não, mas se eu fosse comandante dele, tomaria um avião e daria um esculacho por pelo menos 1 hora aos berros na cara desse meliante.

Que agora divida com o advogado a fortuna que amealhou, fim de todo palhaço que sonha com o sucesso no crime!

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Rui chapéu 18 de Janeiro de 2018 at 19:23
Acho que justiça militar. Se eu não me engano militares só são julgados pela justiça civil quando cometem crimes que atentam contra a vida de um civil, nesse caso, mesmo sendo militar será julgado na justiça civil.
Quem é da área do direito pode explicar melhor…

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Rui, boa noite.
Não foi contra a administração militar e nem contra militar, além de não ter sido em Serviço. Ele deverá ser julgado pela Justiça Comum.
Se entrar em alguma das situações acima, é crime militar.
Ele pode ter feito tudo estando de férias ou licença. Se estivesse com Vtr militar, mas fora de serviço, responderia pelo uso indevido da Vtr, mas o crime do tráfico seria civil.
O Q ocorrerá, é o Conselho de Justificação (se não me falha a memória do nome) Q expulsa-lo-á (em homenagem ao presidente) da Força, pelo ato contra o decoro da classe.
Se sua condenação for maior Q 2 anos, o próprio juiz, obedecendo o estatuto dos Militares, Q é Lei, pode expulsa-lo.
Sds

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

O Agnelo já esclareceu. Ele cometeu um crime comum, de forma que será julgado pela Justiça Comum.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Conselho de Disciplina. Justificação é pra oficial. É um vagabundo, que manchou a farda e o nome do EB. Tem que se ferrar e mofar na cadeia. Quanto ao “ganhar bem”, que foi postado acima, há controvérsias! Questão de referencial. Eu acho nosso soldo ruim, comparado com outras carreiras do próprio executivo. Exemplos: Receita Federal e Polícia Federal.

Silva
Silva
6 anos atrás

Todas essas armas apreendidas serão destruídas ou podem ser liberadas pelo tribunal de justiça para uso das polícias estaduais? As armas parecem ser novas e seria um desperdício muito grande, destruí-las, na atual situação de abandono, de algumas polícias pelo Brasil, em especial, as polícias do RJ, como sempre.

Rui chapéu
Rui chapéu
6 anos atrás

Só para ver como são as coisas:

Fiz o comentário e fui pro Paraguai abastecer o carro ( moro em Foz do Iguaçu).
Na volta a PM ou sei lá qual das polícias que estavam na hora apreenderam mais armas, estavam num Toyota Premium branco pelo que pude ver, vai sai nos jornais pq estavam filmando na hora.

Ou seja, o único jeito para o cidadão de bem conseguir reverter a bandidagem é liberar o uso de armas para civis.

Não tem outra forma, segurança de fronteira não existe. Nem os EUA conseguem segurar a fronteira com 1 país só (Canadá não conta).
Imaginem o Brasil que tem km de fronteiras secas com uns 10 países.
Impossível.

Libera a arma pro cidadão de bem poder ao menos se defender.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Bolsonaro vai liberar.

Rui chapéu
Rui chapéu
6 anos atrás

O problema é que presidente não governa sozinho.

Temos que ter deputados e senadores com a mesma proposta.

Senão o que acontece é ele tentar fazer e não aprovarem nada.

Estou torcendo, e votando pra isso.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Cel Nery
Obrigado pela correção!
A propósito, nunca vi um Conselho de Disciplina ou Justificação.
Todos os militares envolvidos em crimes Q vi foram expulsos na sentença do juiz, por terem sido condenados a mais de 2 anos.
Sds

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Silva
Boa noite
Pelo Q li, até aqui no forte, se não me engano, pode ir pra polícia sim.
Parecem novas, então é mais difícil de oferecerem riscos de acidentes ou falhas.
Sds

Alex
Alex
6 anos atrás

Todas as camadas da sociedade tem.pessoas boas e ruins, não podermos generalizar, e não o fazemos aqui proteção religiosa de farda. Mas um cidadão desse deve e vai arcar com seus atos, nessa hora fico refletindo que o mesmo quando foi aprovado, testado no início da carreira tirou um outro concorrente que poderia honrar a farda. Acontece infelizmente, tenho amigos na PM do Rio de Janeiro que nunca pegaram um real ilícito, mas também só trabalham isolados e onde ninguém quer ir. Isso para se manter ilibado honra de um pai de família.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Rinaldo Nery 18 de Janeiro de 2018 at 20:51
Eu quis dizer simplesmente: ganhar bem…em comparação a média da sociedade um Sargento do EB tem um bom salário, juntamente com estabilidade e uma boa profissão.
Eu concordo com você em relação a comparação com outros cargos do Executivo (acho muitos salários abusivos, algo errado, fruto de um corporativismo negativo), no entanto, eu não acho correto aumentar o salário dos militares do EB, mas sim reduzir o salários de várias áreas do Executivo Federal, especialmente da Receita Federal (auditor com salário INICIAL de 30 mil é inaceitável). Sem falar do Legislativo e Judiciário.
Abraço!

Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
6 anos atrás

Imaginem quantos seriam assassinados com essas armas…

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Tráfico internacional de armas e drogas é da competência da Justiça Federal e não Castrense.

Em dezembro passado três militares da MB também foram presos transportando armamentos e munições de Mato Grosso (fronteira com o Paraguai) para o Rio e em outubro do mesmo ano um militar do EB foi preso como armeiro do tráfico no Rio. E também não eram, como este agora, nenhum deles conscritos! Todos de carreira!

Quando se fala na atuação das FFAA como GLOs em apoio ou substituição eventual às polícias a postura da caserna é insistentemente refratária, alegando oficialmente desvio de finalidade constitucional, a despeito da mesma atuação policial delas no exterior, ainda que sob mandado da ONU, a soldo em dólar. Um país com 60.000 homicídios ao ano é, no mínimo, moralmente impedido de enviar tropas ao exterior em “missões de paz” … Isso beira à hipocrisia institucional.

Mas a verdade sobre o melindre castrense é essa daí. Cada vez mais militares envolvidos com o crime organizado mesmo não o combatendo diretamente.

Mas a postura estatal desses casos deveria ser o julgamento sumário com pena de fuzilamento ! Só assim para desencorajar de fato esse tipo de crime na caserna. O resto é masturbação jurídica …

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Ozawa, concordo.
Agnelo, na FAB já vi ambos. Com expulsão.

Pangloss
Pangloss
6 anos atrás

Esse verme repugnante não teve nem mesmo a decência de cometer o crime à paisana!
Certamente usou a farda como tentativa de inibir abordagens policiais.
Tomara que pegue pena máxima.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Ozawa 18 de Janeiro de 2018 at 21:18
“”Um país com 60.000 homicídios ao ano é, no mínimo, moralmente impedido de enviar tropas ao exterior em “missões de paz” … Isso beira à hipocrisia institucional.””
Boa! Concordo!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Minhas opiniões sobre o assunto estão no post anterior.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Ivan BC 18 de Janeiro de 2018 at 19:04
O salário de sargentos do EB para 2018 – BRUTOS (sem desconto de IR, 3% de FUSEX – só dele sem estar casado – e 7,5% Pensão Militar para aposentadoria).
– R$ 3.584,00 – 3º Sargento
– R$ 4.445,00 – 2º Sargento => aqui com pelo menos 10 anos de serviço
– R$ 5.110,00 – 1º Sargento => aqui com pelo menos 20 anos de serviço

Muito, mas muito defasado na minha opinião. As Forças Armadas são o setor do Poder Executivo de menor remuneração em média.

Rafael_PP
Rafael_PP
6 anos atrás

Rui chapéu 18 de Janeiro de 2018 at 19:23:
“Pergunta:
Num caso como esse ele é julgado num tribunal militar ou civil mesmo?
Ou nos dois?”
.
Rui e Agnelo, este senhor, caso condenado na instância federal, terá uma longa pena de reclusão. Um dos efeitos da pena de restrição de liberdade é a pronta perda de cargo, emprego ou função pública. Sequer é necessário procedimento administrativo. A questão da independência das instâncias civis, administrativas e penais é das mais instigantes no direito nacional.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Gonçalo Jr. 21:39h.
Pois é. Meu soldo é pouco pra minha qualificação, minha responsabilidade, minhas funções e meu tempo de serviço. Comparar com a iniciativa privada não é argumento. Hoje, como comandante na Azul ganho mais que duas estrelas. Motorista de avião! E meu celular não toca depois do expediente.
Na COPAC, fui fiscal dum contrato de USD 298 milhões. Era meu CPF no TCU. Se estivesse na iniciativa privada, responsável por esse contrato, meu salário seria 50 mil reais.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Gonçalo Jr. 18 de Janeiro de 2018 at 21:39
Sim…eu concordo com vocês, realmente o salário não é dos melhores dentro da Adm. Público. Estou apenas dizendo que dentro da nossa sociedade uma pessoa ganhar 3,5 mil de salário INICIAL bruto não é um salário ruim, sem mencionar o fato de ter estabilidade (sem dúvidas é um grande diferencial para muitas pessoas, mais importante que o próprio salário), muitos brasileiros preferem ganhar 3 mil com estabilidade do que 6 SEM estabilidade. Sem falar aposentadoria integral e outros aspectos.
Convenhamos também: a folha de pagamento das FA é enorme, principalmente em decorrência do efetivo ser grande, dessa forma, qualquer reajuste tem um impacto muito significativo no orçamento público.
Enfim, em um país onde 2/5 da população recebe Bolsa Familia, onde o salário médio das pessoas é de 1300 reais bruto (a maioria das pessoas trabalhando das 8-12H e das 14-18H, 6 dias por semana), sem aposentadoria integral; ganhar 3,5 mil pormês com estabilidade sem dúvidas não é nada ruim!
Mas eu entendi o que vocês querem dizer e concordo!
Mas continuo acreditando que o salário de Sgt está normal, errado é comparar o salário de sgt com o salário de servidores públicos federais com salários nas ESTRELAS (isso sim deve ser combatido).
Por fim, estamos falando de salários, mas eu acredito mesmo que no fundo o problema de quem transporte um arsenal para traficantes é outro, é algo moral…
O que justifica um deputado ou senador (salário enorme, sem falar todos os privilégios do cargo e subsídios de gabinete) roubar milhões? o que justifica empresários bilionários roubando de obras públicas? O que justifica ministros de Estado riquíssimos, com pastas cheio de cargos e orçamentos enormes, envolvidos em corrupção? O que justifica presidentes de empresas públicas enormes roubando (salários de 200 mil reais por mês)? O que justifica auditores e fiscais da RF roubando? Juízes vendendo sentenças? Promotores fingindo não ver crimes?
Abraço!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Não, o salário do sargento não é normal. É muito baixo. Um controlador dum centro de área, com 10 aeronaves sob sua responsabilidade, não pode ganhar isso. Aquele sargento lá em Maturacá, no c… do mundo, vigiando a fronteira, não pode ganhar só isso. Idem pra aquele que está a bordo dum submarino, a 100 NM da costa, há 5 dias sem tomar banho nem ver a luz do sol.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Gonçalo Jr.
Eu, Papiloscopista da PCERJ com 25 anos de serviço recebo mais do dobro do Primeiro Sargento.
Combater o crime não custa pouco.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Rinaldo Nery 18 de Janeiro de 2018 at 21:57
Gonçalo Jr. 21:39h.
=> Exato. O soldo das Forças Armadas vem defasando desde o fim dos anos 80 senão antes! Eu estimo que hoje o soldo está defasado em pelo menos 40%, no mínimo.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Delfim Sobreira 18 de Janeiro de 2018 at 22:07
Gonçalo Jr.
Segurança não custa barato. É fato isso. Alguns dizem que as Forças Armadas não fazem nada, só compram brinquedos caros para brincar de guerra e etc. Infelizmente o desconhecimento é geral e se as FFAAs não estão agindo com mais operações nas nossa fronteiras para coibir o tráfico de armas e outros ilícitos é pq não há investimento nem no material humano e muito menos em equipamentos necessários para tal.

Sei disso porque moro aqui na Fronteira Oeste e servi aqui. O SISFRON que está em responsabilidade do EB pelo jeito que a coisa está indo em termos de investimentos do GF vai ficar pronto só em 2030 e olhe lá! Um Sistema de Monitoramento de Fronteiras no qual vai abranger não só o nosso sistema de defesa mas também diversos órgãos do GF como PF, PRF, PC, PM, FUNAI, IBGE, diversos ministérios e muitos outros. Enfim.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Ivan BC 18 de Janeiro de 2018 at 21:57
Gonçalo Jr. 18 de Janeiro de 2018 at 21:39
As Forças Armadas operam equipamentos hoje em dia sofisticados e caríssimos! Para isso é preciso pessoal especializado e este pessoal tem que ganhar de acordo com isso ou estamos vendo o que está ocorrendo. Muita gente das FFAAs especializados em Logística, TI, Pilotos e outros de diversas áreas abandonando a carreira pq simplesmente não dá para sustentar as suas famílias e é injusto com as responsabilidades que têm. Fora que os mesmos são obrigados por DEVER de ofício, ao contínuo estudo, atualizações e tudo o mais até o final da carreira.

Se vc diz que há estabilidade, os outros setores do GF também possuem a mesma estabilidade também, com benefícios e salários imensamente superiores aos que os militares têm. E muto, mas muito superior mesmo!

Digo isso pois trabalho com funcionários públicos e sei muito bem as diferenças ABISSAIS que ocorrem no setor público em relação a militares. Fora a responsabilidade de todos os anos colocar nas mãos de um adolescente de 18 anos e fazer a formação militar básica deles ano após ano. Passei 7 anos na caserna como R2 e sei muito bem o que é isso. Não há nada que se compare.

Um militar no início da carreira até suboficial trabalha semanalmente pelo menos 76h sem ganho de horas extras, sem bonificação de fim de semana e feriados. E ir de 3º SGT a Sub Oficial são pelo menos 25 anos de caserna. Em suma, muito acima de qualquer um empregado na iniciativa privada. Se vc soubesse o que é uma escala de serviços o qual não tenho a mínima vontade de explicar aqui saberia do que estou falando como o Cel Nery e outros que foram ou são militares sabem.

Enfim, é isso. Abraços.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Cel. Nery.
Muitos oficiais, tanto das FAs quanto da PMERJ com os quais tive contato, possuem uma visão “elitista” que praças e graduados, se não estiverem satisfeitos com seus ganhos, que saiam.
O Sr. é uma honrosa e humana exceção.
.
Outra coisa que me chama a atenção é o número de postos hierárquicos, o que fatalmente dilui o salário dos subalternos. São seis degraus de praças e graduados e seis de oficiais, fora o generalato.

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Pela ordem! Que os soldos militares estão defasados é fato, mas não justifica ou mesmo explica uma conduta criminosa ou desidiosa.

Os tempos maus e bons, das vacas gordas e magras pertencem às literaturas milenares, especialmente a bíblica com suas metáforas poderosas, e delas os princípios subjacentes são sempre os mesmos: a prudência e a previdência em relação ao porvir.

Um salário de R$ 4.000,00 não é condição de miserabilidade para um jovem militar de 20 e poucos anos, solteiro e sem prole. O problema ocorre comumente quando não refreiam as loucas paixões da mocidade e escolhem cônjuges ou amantes aleatoriamente, ligam o “f” literalmente, e multiplicam-se indiscriminadamente, onerando até mesmo o sistema de saúde das Forças que também estão beirando o colapso … Querem manter o mesmo padrão? Escolham outro patrão! Ou então, perdão, fiquem onde estão …

Outro ponto equivocado é criticar os salários mais promissores das carreiras jurídicas, técnico-jurídicas, fazendárias, e outras da elite do Estado. Aos críticos: estudem, façam concurso (o instituto de acesso mais democrático existente) e passem, ou então calem-se. Não é raro ex-milicos nessas carreiras até pelo cacoete precoce da papiragem.

A relação salarial do serviço público é a mesma há uns 30 anos, portanto uma condição preexistente à maioria dos atuais servidores das respectivas instituições, cada qual com o livre arbítrio para suas escolhas profissionais na carreira pública durante esse período.

Enfim, os baixos soldos da caserna nunca foram, não são, nem nunca serão justificativas para lamúrias, desídias ou, no pior dos casos, crimes infames como desse post. O baixo caráter, sim, sempre será a explicação incontestável! E repito, num caso como tráfico de armas o réu-militar deveria ser extirpado da face da terra pelas mãos de seus pares.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Salário baixo não é desculpa para virar bandido, muito menos salário alto evita que se torne. É só ver os vários casos de políticos, desembargadores, juízes, delegados, o VA da MB, e etc que são criminosos.
Bandido é mau-caráter, egoísta e ambicioso por definição.
.
A diferença dos vencimentos dos servidores civis e militares leva em conta que militares, em regra, ingressam adolescentes nas FA enquanto civis ingressam após concluírem um curso superior e serem aprovados em concursos difíceis . Enquanto um recebe investimentos estatais na formação, outros investem antes de entrarem pata o Estado. Claro que tem as exceções como os copeiros do Senado, mas a regra é essa. E sim, salários do funcionalismo federal são muito elevados e deveriam ser menores, principalmente os iniciais.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Gonçalo Jr.
Nenhuma segurança, externa ou interna, custa pouco.
Mas acredito na especialização. O uso de tropas militares no combate a ORCRIMs, além de um desvio de função, é um atestado de ineficiência da nossa (des)governança no combate ao crime.
Se as FAs forem adestradas no combate a ORCRIMs, perderão foco na sua função original que é a segurança externa.
O exemplo perfeito ocorreu na Argentina, onde as FAs usadas na repressão foram ineficazes no conflito nas Malvinas, com honrosas exceções.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Ozawa, agora você foi infeliz. Estava indo tão bem… Calar-se e conformar-se com baixos salários? Você está louco. Chegamos a esse ponto graças à submissão, por muitos anos, dos nossos AltCom. E, ao falso pudor de milico com dinheiro (“fulano é mercenário! “). Quantas vezes não ouvi isso em 30 anos de FAB? Como diz o ditado popular, “quem muito se abaixa aparece o rabo”. Foi isso que ocorreu com os militares. Não queria ser juiz, auditor, policial federal, porra nenhuma! Queria ser piloto de combate. O Estado Brasileiro é que tem que pagar o que eu mereço. Outro problema: milico não sabe quanto vale o seu trabalho.
Outro detalhe: quem disse que concurso pra escola militar é fácil? Quando fiz a prova pra EPCAR na BAFL, em 1979, somente 4 no Estado de SC foram aprovados, dentre eles eu. Eram mais de 300.
Não estamos ligando o crime do vagabundo ao soldo. Tem vagabundo pobre e vagabundo na JBS.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Gonçalo Jr. 18 de Janeiro de 2018 at 22:30
Rinaldo Nery 18 de Janeiro de 2018 at 22:03
Obrigado pelos comentários!
Pessoal, eu apenas quis dizer que o salário é “bom” (somente “bom”, não disse que era ótimo ou excelente) dentro da sociedade brasileira; mas também não acho correto comparar com ALGUNS servidores civis federais (justamente porque eu acho os salários dos servidores civis federais alto demais (aberração), não acho que esse parâmetro é correto porque eu não concordo com os altos salários).
Foi apenas isso que eu quis dizer…no fundo o que eu quis dizer é o seguinte: não acho que o salários dos sargentos deva ser tão alto quanto os de alguns cargos federais, justamente porque alguns cargos tem salários altíssimos (coisa que sou contra).
Mas realmente, eu concordo com vocês e acho que vocês que já foram militares tem muito mais propriedade para discutir o assunto do que eu que nunca fui militar, alguns sargentos desempenham funções muito importantes e sem dúvidas mereciam adicional para isso!!!
Por mim, dentro do contexto salarial federal, eu daria prioridade para os militares. Eu confesso que os salários não são os melhores do mundo (modo de falar).
Vamos ser sinceros: 3,5 mil por mês bruto, descontando várias coisas, vai restar uns 2700 líquido, realmente é pouco, concordo com vocês. Militar geralmente sai das suas cidades de origem, tendo que ter gastos adicionais por esse motivos…
Assim como os salários de sargentos devem ser revistos eu acredito que os de oficias também.
Apenas para finalizar, não quero que o tema SALÁRIO seja a discussão central da matéria, vamos trocar de assunto!
Abraço!

Mike FT
Mike FT
6 anos atrás

O salário de sargentos do EB para 2018 – BRUTOS (sem desconto de IR, 3% de FUSEX – só dele sem estar casado – e 7,5% Pensão Militar para aposentadoria).
– R$ 3.584,00 – 3º Sargento
– R$ 4.445,00 – 2º Sargento => aqui com pelo menos 10 anos de serviço
– R$ 5.110,00 – 1º Sargento => aqui com pelo menos 20 anos de serviço

Uma vergonha o salário de um 3º Sargento do Exército Brasileiro, eu como Soldado na PMESP ganho o mesmo que ele com os descontos!

Antonio Ferreira
Antonio Ferreira
6 anos atrás

Em pensar, que caso estes fuzis chegassem as mãos de traficantes, poderiam vitimar além dos civis, e dos policiais das diversas esferas de estado, também, os militares das da própria instituição a qual ele servia. Lamentável, tem que ser apurado com rigor máximo!

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Coronel Nery, cumprimentando-o, peço venias para corrigir sua interpretação equivocada do meu texto ao qual sugiro a releitura. Veja onde se insere o verbo calar e o senhor concluirá a que contexto eu me referi: criticar o salário das carreiras alheias, até desmerecendo-as, como solução ou justificativa para a valorização salarial própria. A essa conduta eu recomendei, e reitero, estudar para sair ou calar-se.

Ainda disse que não raro são encontrados ex-militares, que preferiram estudar para sair, nas ditas carreiras de elite do Estado pelo “cacoete precoce da papiragem”.

Não bastasse isso, sei por experiência própria da dificuldade de ingresso nas escolas militares, tendo estudado sobremaneira para conquistar uma das 60 vagas do Colégio Militar do Rio de Janeiro, há mais de 30 anos, aos quais acudiram 3.000 candidatos, uma relação candidato/vaga própria dos cursos mais disputados das faculdades públicas atualmente.

Conheço bem a salutar disputa cognitiva do ambiente militar e civil, logrando êxito neste em grande medida pelo que aprendi naquele, portanto não desmereci e não desmereço nenhum dos dois. Somente reprovo o argumento depreciativo contra uma categoria como defesa remuneratória da outra. É uma tese rasa e desqualificada, e quanto a isso, e somente a isso, eu disse, e repiso: “calem-se”.

Manter-se dignamente na sua carreira e lutar por ela com argumentos que a valorizem sem desqualificar as demais em vãs relações salariais, quanto a isso jamais se calem, mas falem! E até serem valorizados!

Meus sinceros respeitos ao senhor.

Antônio
Antônio
6 anos atrás

Essa questão de salário bom ou ruim dá muito pano para as mangas…
FHC tentou acabar com uma situação que considerava incoerente – o servidor público ganhar muito mais do que o trabalhador privado. Eu discordo dessa visão e acho que o servidor público tem que ganhar mais, até porque a média da iniciativa privada é muito baixa.
Naquela época, falava-se em garçons ou ascensoristas do congresso ganhando tipo 10, 15 mil reais.
Naquela época, ser funcionário do banco do Brasil era estar com a vida feita.
O mesmo ocorria com servidores do judiciário federal.
FHC tentou cortar muitas coisas.
Uma foi estabelecer o subsídio para juízes e acabar com penduricalhos.
FHC deu aumento a poucas categorias. Uma foi a polícia federal que colaborou muito no caso da CPI do TRT de São Paulo.
Os congressistas ficaram sensibilizados com os baixos salários e deram aumento.
Lula entrou, meteu mais reforma da previdência nos servidores públicos.
Em 2004, o PT se deu mal nas eleições municipais.
Os especialistas disseram a Lula: só ajudar pobres não ganha eleição. Os servidores públicos estão revoltados e a classe média também.
2005 – mensalão e quase queda de Lula.
A partir de então vieram aumentos generosos.
A ponto de em 2008, ministros do governo dizerem que os servidores do executivo deveriam ganhar igual aos do legislativo e do judiciário.
Em resumo, no desgoverno lulopetista, houve uma bagunça geral relacionada a custo de vida e salários.
Imóveis dispararam de preços.
Muitos produtos em geral também.
Com esse oba oba de que 50 milhões de pessoas foram para a classe média (ganhar mil reais) ou sairam da miséria, etc.
De modo que há muita distorção.
É difícil saber o que é ganhar muito ou pouco.
No banco do Brasil o salário inicial é na faixa de 2 mil reais.
Há muito professor universitário federal ganhando 4 mil e outros 15 mil.
Um juiz ganhar 30 mil bruto não é muito. Mas ganhar 60 mil é.
O desgoverno lulopetista gerou uma bagunça econômica que vai demorar a se estabilizar.
O orçamento da defesa já é na casa de 70 bilhões de reais e quase todo para pagar pessoal. Portanto não há como pagar 20 mil à maioria dos militares.
Uma empresa aérea pagar 10, 15, 20 mil a um piloto é um ponto fora da curva na iniciativa privada.
Nos EUA ocorre o mesmo – as empresas aéreas pagam muito mais do que o governo.
O ex piloto militar, pelo seu treinamento, disciplina etc é muito apreciado pela iniciativa privada.
O aluguel de qualquer imóvel numa capital é de 600 a mil reais.
Não sei como há gente que vive de salário mínimo.
Qualquer feira são 200 reais no mínimo.
Percebo esse descasamento entre valores de salários, custo de vida e capacidade de pagamento por parte do governo ou da iniciativa privada.
Enquanto isso não for resolvido, haverá muita distorção.
Por falar nisso, a reforma da previdência é outro problema.
No Chile, muita gente se aposenta ganhando 400 reais por mês enquanto o salário médio é de 1.300 reais.
No Brasil, todo mundo acha que ganha pouco.
Mas nenhum governo consegue pagar 10, 20, 30 mil para 600 mil servidores.
FHC priorizou as carreiras típicas de Estado.
No desgoverno lulopetista, todo mundo quis passar a ganhar igual a juíz (delegado, auditor, procurador jurídico, defensor público, etc).
O pior é que com 20 ou 30 mil ninguém é rico.
Um juiz ganhando 23 mil líquido não dá para ter um padrão de vida tão elevado. Nem um deputado.
Dá para ter uma casa de bom padrão e um bom carro.
Mas não para ter dois carros de luxo na garagem (tipo dias Hilux SW4 de 200 mil reais cada) ou morar numa mansão ou apartamento de alto padrão que chega facilmente a 2 milhões de reais.
Nem ficar rotineiramente comendo em restaurantes de alto luxo ou fazendo viagens frequentes ao exterior.
23 mil líquido é um bom salário mas não torna ninguém rico.
Essa é outra distorção da população e da mídia que acham que deputados ganham rios de dinheiro.

donitz123
6 anos atrás

Que fuzil é esse?

Mosczynski
Mosczynski
6 anos atrás

Donitz123, me pergunto a mesma coisa. Quais seriam os modelos? Me parece que são 2.
E como é fácil trazer armas do Paraguai, não é mesmo? Só confirma que a fiscalização parece ser mais direcionada ao combate da sonegação de impostos para tranqueiras de sacoleiros, porque no Centrão de São Paulo a venda de cigarros paraguaios é livre…

Antonio
Antonio
6 anos atrás

VERGONHA!!!
Pior, deve ter mais criminoso infiltrado nas FFAA, fazendo isso ou pior.
Deve ser 2º Sgt do Quadro Especial (QE) que ingresso no 34º BI Mec como soldado e foi estabilizado antes de 1993/4. Deve conhecer muito bem o tráfico de armas e drogas na fronteira. Quem montou o carro sabia como caracterizar a Vtr direitinho, talvez o próprio bandido com itens oficiais.
Agora, onde tem um cara desses, tem mais 10 do mesmo bando ou facção.
Não exatamente no mesmo quartel, mas com certeza ligado a esse imprestável.
Pela quantidade de arma, se fosse na justiça militar ia passar os 30 (trinta) anos de pena máxima de regime fechado, e ser expulso da instituição com perda de salário e futuro da família.
Infelizmente, esse animal ferrou a FAMÍLIA.

Joao
Joao
6 anos atrás

Ainda querem Intervenção Militar , e ainda acreditam em salvador da pátria moralista de goela com quase 30 anos mamando no dinheiro público,qual projeto importante esse sujeito fez pelo RJ, porte de armas para “Cidadão de bem ?”.

Bueno
Bueno
6 anos atrás

Rinaldo Nery 18 de Janeiro de 2018 at 23:35
“Não estamos ligando o crime do vagabundo ao soldo. Tem vagabundo pobre e vagabundo na JBS.” Correto e concordo.
Isto é questão de caráter, assim como tem Padre honesto tem Padre Bandido, Pastores bandidos e pastor honesto, espirita bandido e espirita honesto.
A profissão ou o credo religioso não substitui o caráter, pode ajudar ou atrapalhar na conduta e personalidade da pessoa devido o meio inserido.

Ozawa e Rinaldo Nery , vocês são muito inteligentes nas explanações , gosto de ler a postagem de vocês. Acho que os dois estão certos e tem suas razões de contentamento e discórdia referente ao soldo… Cada um tem seu ponto de vista conforme suas ambições e desejo de realizações, isto é muito bom e o ambiente democrático proporciona isto. Na china isto não é apreciado…
Abrç

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Bravo, Ozawa!

Tom
Tom
6 anos atrás

Caros Ozawa e Cel. Nery.

Individualmente eu creio que a melhor forma de demonstrar o descontentamento com o trabalho é pedindo demissão. Seja no serviço público ou na iniciativa privada. Mas também acho lícito a busca por melhores condições de trabalho para a categoria e porque não para todo o país. Eu entendo haver uma histórica distorção remuneratória em algumas carreiras do estado brasileiro em relação a sua importância para qualquer país. Eu não consigo entender, por exemplo, como professores universitários, cientistas, pesquisadores, etc. ganham menos da metade, às vezes menos de um terço, do que qualquer magistrado. Eu vejo uma inversão de valores, pois os primeiros constroem a estrada para o futuro de uma nação e os demais, apesar sua importância para o bom funcionamento da democracia, atuam mais como um controle das regras do jogo, não se prestam a garantir o desenvolvimento tecnológico de uma nação. Na minha opinião é como se fosse dada mais importância a uma atividade meio do que a uma atividade fim. Como se em uma empresa fosse dada mais importância à contabilidade do que ao setor de vendas. O ranço de um estado burocrático versus um estado eficiente. Este país que parece funcionar ao contrário. Basta ver quantos bancos existem no ranking das 10 empresas mais lucrativas do país. Vamos então todos ser banco! Vamos todos ser bacharéis em direito e viva o Brasil!

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Ozawa 19 de Janeiro de 2018 at 1:09

Que gramática!!! Uau, parabéns !!!
Com base em que se vê erros drásticos de gramática ,escrita e tal na mídia digital em geral ,ler um comentário tão rico em palavras é muito bom.
Obs. vou ter que pegar um dicionário.rs

Sds a todos

Antonio Palhares
Antonio Palhares
6 anos atrás

Vagabundo sem honra. Vai ser expulso.