Coreia do Sul fornece o moderno obuseiro K-9 à Noruega, ao preço de um MBT

48
K-9 Thunder

K-9 Thunder

K-9 Thunder

Por Roberto Lopes
Especial para o Forças Terrestres

A agência de notícias UPI divulgou, na manhã desta sexta-feira (22.12), que, no começo da semana, a empresa sul-coreana Hanwha Land Systems firmou um contrato com a Agência de Material de Defesa Norueguesa – Forsvarsmateriell –, para o fornecimento de 24 obuseiros autopropulsados K-9 Thunder.

O valor da encomenda foi estipulado em 215 milhões de dólares, mas sabe-se que o lote incluirá algumas viaturas K-10, da “família” Thunder, reabastecedoras de munição.

Mesmo com a inclusão dos carros K-10, é possível estimar que o valor unitário de um K-9 é hoje comparável ao de um main battle tank (MBT) alemão Leopard 2 A7+ (plus): cerca de 9 milhões de Euros (equivalentes a 10,3 milhões de dólares).

O entendimento entre as partes prevê (1) que o fabricante monte um “Centro de Excelência” na cidadezinha de Bjerkvik – uns 1.000 km ao norte da capital Oslo –, para prover apoio logístico à frota de obuseiros, e (2) a possibilidade de o Exército norueguês optar por mais duas dúzias de sistemas K-9, nas mesmas condições técnico-financeiras do primeiro lote.

Uma pré-série dos sistemas K-9 deve ser entregue, no ano de 2019, no território norueguês, para o início dos testes de campo do equipamento.

O grosso das entregas deve ter início em 2020.

Frio – Inspirado no famoso veículo americano M 109, projetado na década de 1960, o K-9 dispara diferentes tipos de munição, o que lhe permite alcances entre 30 km e 56 km.

Os blindados sul-coreanos medem 12 m de comprimento, pesam 47 toneladas e são projetados para alcançar uma velocidade de 67 km/h em estrada.

Os modelos a serem entregues ao Exército norueguês serão dotados de uma série de componentes especiais, aptos a resistirem às temperaturas glaciais do território norueguês.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

48 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ivan
Ivan
7 anos atrás

comment image

Link do mapa com relevo da Escandinávia.
Em tons mais escuros, norte por noroeste, a Noruega

Ivan
Ivan
7 anos atrás

comment image

Link do mapa com concentração de forças da Noruega.

Ivan
Ivan
7 anos atrás

Link ‘wikipediano’ para:
List of equipment of the Norwegian Army
.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_equipment_of_the_Norwegian_Army
.
Vai sobrar M-109 A3 por aquelas bandas… 😉
.
Sds.,
Ivan.

tomcat3.7
tomcat3.7
7 anos atrás

EB às compras, e já modernizamos por aqui aos moldes do belo trabalho nos M113.

Ivan
Ivan
7 anos atrás

Kkkkk…
.
É Natal.
A galera vai querer fazer compras na Lapônia.
.
Sds.,
Ivan, o Terrível.

Danilo José
Danilo José
7 anos atrás

Boa kkkk

Bueno
Bueno
7 anos atrás

Boa noite, desculpe … este valor é alto ou não em relação ao MBT da comparação ? Quanto o Brasil pagou pelos M109 Mais recentes?

Obrigado!

Ivan BC
Ivan BC
7 anos atrás

Ivan 22 de dezembro de 2017 at 17:48
Tinha que ser o MAPEMTO mesmo! kkkkk

Caramba, como pode esse veículo custar tão caro? Os benefícios desse sistema moderna justificam um preço tão elevado? Os USA deram alguns para a gente quase de graça kkkkk

Jorge Augusto
Jorge Augusto
7 anos atrás

Boa pergunta do Bueno, alguém poderia colocar os preços aproximados dos veículos para nós leigos terem uma ideia? Não sei se é considerado caro ou não.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Sao equipamentos incomparáveis. Lembrando quem é o principal “espantalho” da Europa M109 fica parecendo um brinquedo e NAO ATENDE as necessidades Ja a questão se justifica ou não o valor como base referencial – devemos perguntar dos norgies 🙂 : a grana é deles.
Um grande abraço!

Bueno
Bueno
7 anos atrás

achei o valor que O EB pagou , emtendi que foi para a modernização
US$ 54 milhões para fornecer 32 obuseiros autopropulsados M109A5 de 155 mm atualizados para o padrão BR ao Exército Brasileiro
http://www.forte.jor.br/2017/03/23/exercito-recebe-o-primeiro-m109a5-br/

Marcelo-SP
Marcelo-SP
7 anos atrás

Essa compra veio para cobrir o cancelamento dos Archer? Por que teria havido esta decisão de troca de fornecimento?

Rafael_PP
Rafael_PP
7 anos atrás

Marcelo-SP 22 de dezembro de 2017 at 22:07:

Série de atrasos e não cumprimento dos requerimentos operacionais – o que me estranha, já que havia uma antiga parceria com a Suécia no desenvolvimento desta ‘versão escandinava’. Agora o governo sueco deverá arcar sozinho com o sistema…

Jone
Jone
7 anos atrás

Pessoal, Singapura não tem um obuseiro que seria interessante, por conta do baixo peso, para o Brasil?

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Mais uma comparação sem sentido…

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

Pelo menos os coreanos produzem quase tudo de que precisam para a defesa. Um país que, 60 anos atrás, era bem mais atrasado do que nós, que não conseguimos sequer produzir fuzis, submetralhadoras e pistolas decentes.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

“Boa noite, desculpe … este valor é alto ou não em relação ao MBT da comparação ?”
.
Pergunta retórica: Qual a eficiência de um Leopard 2 A7+ em saturar um área distante mais de 30 km?
.
É mais um comparação padrão, entre banana e laranja…
.
Deveria comparar o preço do K-9 com outro Obuseiro. Por exemplo, se comparar com um PzH 2000, o custo do pacote do K-9 é competitivo. Mas o valor da Wiki não servia aos propósitos da matéria.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Off – Venezuela expulsa o embaixador brasileiro.

tomcat3.7
tomcat3.7
7 anos atrás

Deveríamos atacar as bases venezuelanas e acabar com a farra do governo covarde de lá e mostrar que quem manda na AL é o Brasil, isso após chutar nossos políticos e alguns juízes do supremo direto pra papudo.

Dan01
Dan01
7 anos atrás

Acho que a teoria do inimigo externo esta pra acontecer, melhor as forças armadas abrirem o olho pra fronteira Venezuelana..

Bueno
Bueno
7 anos atrás

Bardini23 de dezembro de 2017 at 15:29
Obrigado Bardini, não é compativel a comparação

Zé
7 anos atrás

Atacar? Estado lixo e falido da venefavela só expulsou um representante de outro Estado lixo e falido de bananiam . Tá disposto a morrer por esses vermes? ?

Dodo
Dodo
7 anos atrás

M.silva sempre com o espirito de vira-lata,convenientemente ignorando a imbel,a avibras,a embraer,etc……

tomcat3.7
tomcat3.7
7 anos atrás

Zé, bom dia, a questão dos problemas venezuelanos está afetando consideravelmente o Brasil na região de Roraima e se uma força de 49 rebelados invadiram uma base lá, uma força capaz e treinada como o EB e CFN podem muito mais. E de quebra se passarmos aperto ae já fica a mostra pro governo de motivo pra investir nas FAAS.

rocha
rocha
7 anos atrás

Pergunto aos que querem guerra com a venezuela. são voçes que vão pra lá lutar? por que eu não vou não.

Ivan BC
Ivan BC
7 anos atrás

rocha 24 de dezembro de 2017 at 11:38
Eu estou de férias…iria tranquilo, se bobear já fico por lá kkkkkkk

ROBINSON CASAL
7 anos atrás

A mensagem de Natal da Equipe do Canal Arte da Guerra , Aviação & Mercado e Poder Naval !

https://www.youtube.com/watch?v=-PjzwWSrxjE

Caio
Caio
7 anos atrás

Equipamento oriental na Europa e por aqui ainda se faz biquinho para eles tsc, tsc.

Dodo
Dodo
7 anos atrás

Gente por favor,venezuela nao tem nem condicoes de controlar sue proprio povo,quem dira montar uma operacao militar ofensiva contra a maior potencia miltar do sul do globo

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Dodo 24 de dezembro de 2017 at 16:56
.
É, ir até a Austrália é complicado pra eles…

Carpophorus
Carpophorus
7 anos atrás

Caramba! Como um post sobre a aquisição de o useiro autopropulsados pela Noruega junto à Coreia do Sul desçam ou para uma discussão sobre uma guerra com a Venezuela? Sempre gostei de acompanhar os comentários da trilogia, mas a coisa está ficando cada vez pior! Torcer por uma guerra é um absurdo em qualquer circunstância inclusive se você é apenas um jogador de call of duty e nunca passou nem perto de um quartel.
Más referente ao post, eu gostaria de saber o que torna um equipamento desses obsoleto? Cadência de tiro? Manutenção? Eletrônica embarcada?

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
7 anos atrás

Ok a pessoa gostar de assuntos militares. Ok a pessoa se interessar por armas e equipamentos.
Agora, ficar torcendo para que aconteça uma guerra é dose.
Vai gostar se seu filho for lutar e voltar mutilado?
Seria bom pra nossa combalida economia, que mal começou a se recuperar?

A Venezuela não é inimiga do Brasil. Não tem absolutamente nada que justifique uma guerra.
“Ah, mas eu não gosto do Maduro”. Isso não é motivo para causar morte e sofrimento para milhares de pessoas.
“Ah, mas eles estão mandando refugiados pra cá”. Bastaria não permitir a entrada, aumentando o controle. A Itália e outros países europeus não declararam guerra ao Egito e demais países de onde saem refugiados.

No final das contas, que ver combates? Vai morar em alguma favela do Rio. Se quiser participar mais intensamente, faz concurso pra PM.

Carlos A Soares
Carlos A Soares
7 anos atrás

1) Muito “ç” assassinamdo o Português ai para cima;

2) O assunto é o tópico que nada tem haver com a Venezuela;

3) Um Forista já mencionou, estão comparando laranjeira com bananeira e

4) Não é auto-propulsado …. mas ….]

http://www.forte.jor.br/2009/04/28/500°-obuseiro-m777-para-o-us-army/

Carpophorus
Carpophorus
7 anos atrás

A Legião estrangeira está de portas abertas todos os dias do ano. Quer ver combate? Vai pra lá!

Ivan
Ivan
7 anos atrás

Só para lembrar.
O assunto é:
“Coreia do Sul fornece o moderno obuseiro K-9 à Noruega.. “
.
Muita coisa interessante para discutir sobre esse assunto.
Qual a origem do K-9?
Qual a importância do K-9 para o ROK Army?
Qual seu valor no esforço de contrabateria frente a artilharia norte coreana?
Porque a Noruega foi buscar um canhão coreano e não o alemão?
Porque aquela localização das forças mecanizadas norueguesas?
.
Que desperdício!
.
Sds.,
Ivan.

Dodo
Dodo
7 anos atrás

Exatamente Daniel Ferreira! Falou tudo. E Bardini,a Austrália está na quase que na posição 35 de poder militar,se não me engano logo acima da Etiópia e atrás da Arábia Saudita,o Brasil está em 15 logo atrás do Egito se não me engano

Felipe Morais
Felipe Morais
7 anos atrás

De quem é essa lista Dodo? Ela considera o que?

Sei não hein!

Como o Ivan disse, o assunto da matéria é bem interessante pra ser desviado com essa besteira de que fulano é mais forte que ciclano!

Felipe Morais
Felipe Morais
7 anos atrás

leia-se sicrano!

Rafael_PP
Rafael_PP
7 anos atrás

Ivan 25 de dezembro de 2017 at 12:06:
.
Ivan, aceitarei seu desafio, na medida de meus parcos conhecimentos…
.
O K-9 é tratado como o ápice da indústria de defesa ‘terrestre’ sul-coreana. Este país se valeu de um vasto, competitivo e diversificado segundo setor para criar e produzir sistemas voltados para sua realidade, usando joint adventures ou partindo de produtos já testados e comprovados. é exatamente o contrário do que outro país insiste em fazer há mais de 60 anos…
.
Sobre a sua exata importância não sei falar. A plataforma é capaz de oferecer a cadência de: “três disparos a cada 15 minutos”. Suporta de “seis a oito disparos por minuto, durante três minutos”. De forma prolonga, disfere “dois a três projéteis por minuto, no intervalo de uma hora”. Ainda acho que as principais estrelas na próxima guerra insular serão os mísseis de cruzeiro e a ROKAF como um todo.
.
Acho que a principal discussão é a razão de ter abandonado o canhão sueco… Porém, na comparação do K-9 com o PzH-2000, o último é consideravelmente mais pesado, o que o faz menos rápido e com menor autonomia. Sem contar que o exército coreano fez um ‘esforço’ maior na aquisição que os alemães, além de exportações para mais países. Provavelmente o K-9 é bem mais acessível que o modelo germânico.
.
Por fim, a única coisa que sei da geografia norueguesa na área militar, é que fiordes ‘escondiam’ navios…
.
Ps: eu invejo muito o que a Austrália e seus 24 milhões de habitantes fazem na área militar, apesar de alguns erros e más tomadas de decisões.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Dodo 25 de dezembro de 2017 at 14:47
.
Na “lista militar”… O que porcaria isso aí define? “Gasto”? Já viu como gastamos nosso dinheiro? Contabilizou os equipamentos deles, que deixam os nossos no chinelo? Contabilizou experiência de combate que eles tem e demais fatores doutrinários?
.
Mas enfim… Dispenso continuar esse offtopic.

Dan01
Dan01
7 anos atrás

Ele esta falando do rank da globalfirepower.com, comparando os numeros o Brasil sai na frente mesmo, mas se nos fossemos o pais atacante acredito que estaríamos em desvantagem.
Pra quem quiser pular a lista e ja ir direto pra comparacao https://www.globalfirepower.com/countries-comparison-detail.asp?form=form&country1=brazil&country2=australia&Submit=COMPARE

Felipe Morais
Felipe Morais
7 anos atrás

Que números o que velho…isso ai é nada.

Adianta gastar o triplo de outros países se a maior fatia disso vai para custeio? Se boa parte dessa grana vai para as infinitas missões civis que as forças exercem? Se o orçamento é constantemente contingenciado? Se a pouca grana que resta para investimento muitas vezes é gasta de forma equivocada?

” Ah mas não é só dinheiro, olhe os outros números”.

Adianta ter mais de uma centena de navios já ultrapassados e obsoletos? Adianta ter mais CC’s com blindagem ultrapassa e canhão de 105? Adianta ter mais peças de artilharia em que o alcance é metade dos atuais?

Enfim…e com isso não quero nem criticar nossas FA’s…só demonstrar que essas listas baseadas em números são ridículas.

Se fossem algo sério, a Coreia do Norte teria uma força convencional TOP 05, já que conta com milhares de CC’S, vários submarinos, uma tropa imensa etc etc etc.

Eu, se for pra apostar minhas fichas em algo convencional, apostaria nos sul coreanos sem pensar duas vezes. Operam, no geral, equipamentos no estado da arte…mas seus números são inferiores aos norte coreanos.

A Austrália faz seu dever de casa…como ocorre em todo o mundo, faz suas cagadas, mas possui FA’s de respeito.

Chico Novato
Chico Novato
6 anos atrás

Felipe.

O global leva diversos fatores além de armamentos e orçamentos que têm influência direta na capacidade de sustentar um conflito que não estão diretamente ligados às forças armadas. Dois exemplos: reservas internacionais, num eventual embargo o país teria que usar o dinheiro que está fora do país para adquirir suprimentos (Coreia do Norte e grupos terroristas são exemplos); cobertura rodoviária, um exemplo prático era a Ho chi min.

Enfim, guerra não se faz apenas com tanques e fuzis.

Dan01
Dan01
6 anos atrás

Concordo com o Chico Novato. Sao vários os fatores, por isso falei que nesse caso o fato do pais ser invasor ou o que esta sendo atacado contaria muito, teríamos que levar em conta como seriam empregados esses veículos com alcance menor, quanto tempo a guerra duraria, onde seria travada a guerra(ou boa parte dela), como a industria se comportaria durante a guerra, qual pais teria uma industria mais voltada a guerra, tecnologia militar, dinheiro pra manter e se armar durante a guerra, numero de soldados e tamanho populacional, logística, estrategias mais bem empregadas, questões relacionadas ao território, aliados etc.

Mesmo com os avanços da tecnologia, um numero maior de habitantes aptos a guerra e de armas ultrapassadas ainda podem fazer um estrago caso sejam bem utilizadas. No caso da Coreia do norte vs Coreia do sul nos teríamos que levar em conta que os dois sao vizinhos entao o fator quantidade pode fazer uma bela diferença. Nao estou dizendo quem ganharia uma provável guerra entre esses dois, mas analisando tudo eu também apostaria na Coreia do sul.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Isso aí.
Muitos fatores devem ser considerados quanto a sustenção da capacidade de combate.
Alianças, por exemplo.
Creio q é aí q a CN fica pior, pois um apoio chinês ou russo, ainda q velado, se descoberto, ficaria muito ruim para ambos nas relações internacionais, em q pese os dois já terem deixado bem claro q não se importam muito com isso.
A Coreia do Sul, ainda com apoio americano, tem uma capacidade de degradar significativamente o poder da CN, mas teria q ser um ataque preventivo.
Este tem q ser muito bem costurado, pois a perda da legitimidade seria bem mais prejudicial para EUA e aliados.

Dodo
Dodo
6 anos atrás

Exatamente isso chico, essa lista leva em conta nao so os numeros de equipamentos,mas tambem sua qualidade,a geografia do pais,seu poderio economico( nesse aspecto entao o brasil da uma surra na australia),etc… é de se observar tbm a quantidade ppopulacional e a posicao geografica das nacoes. Enfim,a australi tem bons equipamentos ? Sim,mas nos tambem temos bons equipamentos(basta ler as materias desse blog e verá), a questao que enfraquece a australia é sua capacidade economica(que convenhamos,devido a uma serie de mas gestoes e decisoes politicas,basta conversar com um australiano o que ele acha do atual primeiro ministro, eé pequeno para um pais da sua dimencao),isso importa pois nao conseguem manter uma industria belica capaz de manter todas suas necessidades como os impede de adiquiri materias de defesa em grande quantidade(12 f18 nao sao nada pra proteger os ceus de um pais continental como eles,isso porque os outras 10 estao parados por falta de peças,inclusive isso obrigou a australia a abandonar sua participacao,de incriveis 2 f18, na luta contra o estado islamico pra nao ter sua propria soberania aerea afetada)

Arariboia
Arariboia
6 anos atrás

Bardini 24 de dezembro de 2017 at 18:23
Dodo 24 de dezembro de 2017 at 16:56
.
É, ir até a Austrália é complicado pra eles…

Hahahahahahahahaha…. Tive crise de risos agora com aresposta! Muito boa Bardini e 100% direto!
Se a FAV estiver um pouco operacional e profissional com ela foi anos 90/2000 a FAB já terá enorme quase impossível dificuldades para lidar com SU-30MKV e F-16A e ainda tem os BUk e S300. Brasil maior potência do Sul… rsrsrsrsrs

Rodrigues
Rodrigues
6 anos atrás

Venezuela só tem embuste, não tem dinheiro pra manter nada, equipamentos da Rússia já não são de simples manutenção, em um país que nem papel higiênico tem, tudo piora, Venezuela já deu calote na Rússia, obviamente não estão recebendo peças de reposição.
Sou muito mais F-5 com Derby e os E-99 do que SU-30 que nem do chão sai.