Saab recebe encomenda da KMW para sistemas de camuflagem móvel
A empresa de defesa e segurança Saab recebeu um pedido da empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann GmbH (KMW) para entregas de Sistemas de Camuflagem Móvel (MCS). As entregas terão lugar no período 2018-2022.
O Barracuda Mobile Camouflage System (MCS) é uma solução flexível que oferece proteção multiespectral para veículos quando se deslocam ou estão em posição estática. O MCS encomendado pela KMW, equipará o novo Leopard 2 A7V da Alemanha, a última versão do Leopard 2 A7, desenvolvido e fabricado pela KMW. Os sistemas de camuflagem encomendados pela KMW estarão na configuração da floresta.
“Estamos totalmente certificados pelo cliente como um fornecedor de soluções avançadas de camuflagem móvel, de que estamos extremamente orgulhosos. Com esta encomenda, o cliente irá equipar seus tanques com um sistema de camuflagem confiável, multiespectral e comprovado. Este ano celebramos 60 anos de desenvolvimento de sistemas de camuflagem estática e móvel, e esse pedido é uma prova dessa experiência”, diz Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.
Os produtos avançados de tecnologia de camuflagem Barracuda já foram exportados para mais de 60 países em todo o mundo. A Saab oferece um pacote exclusivo de sistemas de camuflagem sob medida e soluções de proteção de força que diminuem a capacidade do inimigo de detectar e engajar. Essas soluções protegem pessoal, veículos e infra-estrutura básica contra sensores hostis e aquisição de alvo inimiga.
As soluções de camuflagem oferecem proteção multiespectral. Tudo de ultravioleta, visual, infravermelho próximo, infravermelho de onda curta para sensores térmicos e radar. A proteção contra radiação térmica incorporada reduz a temperatura de operação dentro dos veículos e aumenta o conforto da tripulação, a precisão de tiro e a eficiência do combustível.
DIVULGAÇÃO: Saab
Pergunta,
Com a tecnologia atual não é possivel realizar uma camuflagem visual como um camaleão, que verefica ao entorno e reproduz o cenario a sua volta?
Sim:
http://www.forte.jor.br/2011/01/14/bae-planeja-usar-tecnologia-e-ink-para-camuflar-blindados/
http://www.forte.jor.br/2010/05/27/black-fox-agora-e-a-vez-do-blindados-invisiveis/
http://www.forte.jor.br/2012/08/10/nao-acredite-em-tudo-o-que-os-seus-sensores-ir-veem-parte-ii/
Meio fora do tema, mas tem como fazer um comparativo humvee e o LMV? E se possível um post sobre a possível compra do humvee pelo CFN!
Muito obrigado Galante
Gostei das 3 matérias
Quanto será que custa a unidade?
Isso aí é um tecido para redução IR?
Galante:
Há um vídeo, já antigo, de soldados americanos passando em frente de um blindado, mas o que se vê deles é apenas um borrão. Isso seria uma camuflagem similar?
Existe já esse tipo de camuflagem em uso??
Corre boatos que os EUA já tem uniformes de”invisibilidade” , no estilo O Predador.
OFF TOPIC: http://www.dw.com/pt-br/ex-policial-rebelde-reivindica-ataque-a-quartel-na-venezuela/a-41871425
Assim começam as revoluções. O ditador Maduro e o Cartel de Los Soles (A.K.A forças armadas bolivarianas) não perdem por esperar. O Forte bem que podia publicar não é!?
Pessoal, procurem no campo busca do blog que quase sempre tem matérias com respostas às perguntas.
Algumas já publicadas sobre as camuflagens da Saab (incluindo reportagens do própria Trilogia):
http://www.forte.jor.br/2017/02/22/o-valor-da-camuflagem-uma-questao-de-nao-ver-para-crer/
http://www.forte.jor.br/2017/02/23/uso-do-rbs-70-pode-trazer-oportunidades-para-as-camuflagens-saab-barracuda-no-eb/
http://www.forte.jor.br/2017/02/21/um-inusitado-teste-de-camuflagem-numa-rua-de-sao-paulo/
http://www.forte.jor.br/2016/10/14/saab-apresenta-novos-sistemas-de-camuflagem-ao-exercito-dos-eua/
http://www.forte.jor.br/2016/06/13/solucoes-de-treinamento-simulacao-e-camuflagem-da-saab-serao-apresentadas-em-conferencia-militar-em-brasilia/
Joao Moita Jr 20 de dezembro de 2017 at 4:07
Existe já esse tipo de camuflagem em uso??
Creio que pelo menos na Suécia sim, acrescento ainda que teve um tópico aqui acho q ano passado, uma demonstração feita no Brasil, no caso era um soldado vestindo uma roupa com esse material, em local público e lotado, e uma pessoa apontou um celular que tinha uma câmera com detecção termal e todo mundo era visto, menos o soldado, a SAAB anda caprichando mesmo, pudera, com os vizinhos q a Coroa Sueca possui…
Segundo eu pesquisei teria até um centro de treinamento dos equipamentos com tecnologia Barracuda: https://campus.barracuda.com/trainingcenters/in/SE
Eu acho fenomenais essas tecnologias de camuflagens desenvolvidas pelas SAAB! Você pode pegar por exemplo um blindado de reconhecimento sobre rodas dotado de canhão e misseis anti-tanque, e transforma-lo praticamente num caça tanques, porque se o Tank não ver o blindado e o blindado ver o Tank, então o blindado pode caça-lo. Penso que as tecnologias de camuflagem visual e termal, são muito benéficas principalmente aos países que dispõem de pequenas frotas de carros de combate e blindados no geral, porque da a esses veículos uma capacidade que em campo tem um resultado prático tremendo, se você tiver um bom equipamento com uma boa tecnologia, boa doutrina e mais essas camuflagens novas que vem sendo desenvolvidas, pode-se enfrentar uma força inimiga mais numerosa com boa chance de vitória.
Vou deixar aqui a sugestão aos editores, coloquem uma matéria sobre o novo tanque médio chines, que me parece já estar operacional, e o seu semelhante se não me engano, indonésio.
Abraço!
“Martins_PA_18 20 de dezembro de 2017 at 21:20
…acrescento ainda que teve um tópico aqui acho q ano passado, uma demonstração feita no Brasil…”
A matéria é justamente um dos links que coloquei em comentário mais acima. Foi no início deste ano.
O Challenger 2 fica ainda mais com cara de mau com esse tipo de camouflage…